Heulália Charalo Rafante

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  • Última atualização do currículo em 19/11/2018


Professora Adjunto III no Departamento de Fundamentos da Educação, da Universidade Federal do Ceará. Foi professora da Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba (2013-2015), Graduada em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP ? MG 2001) e em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE-2010) . Mestre (2006) e Doutora (2011) em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na área Fundamentos da Educação. Atuou como Professora Substituta do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (2012) e Orientadora Educacional On Line, no curso de especialização em História da UNICAMP-RedeFor (2011-2012). Foi professora da Educação Básica, disciplina História, no Serviço Social da Indústria (2011-2012). Integrou o Grupo de Estudos e Pesquisas ?História, Sociedade e Educação? ? HISTEDBR, núcleo UFSCar e o Grupo de Pesquisa Terapia Ocupacional e Educação no Campo Social ? CNPq; participou do Grupo de Estudos em Psicologia e em Ciências Humanas: história e memória, do Departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP (2010). Atualmente, é colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufscar-So e da Linha Trabalho e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC; pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito à Educação e Educação Especial (NEPEDE?ES) Tem experiência na área de Trabalho e Educação; História da Educação, História da Educação Especial no Brasil, Política Educacional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Heulália Charalo Rafante
Nome em citações bibliográficas
RAFANTE, H. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação.
Rua Waldery Uchôa - 01
Benfica
60020110 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (15) 33667682
URL da Homepage: www.ufc.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Helena Antipoff, as Sociedades Pestalozzi e a Educação Especial no Brasil, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Roseli Esquerdo Lopes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Psicologia; Trabalho; Adolescente; História; Educação Especial.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2004 - 2006
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Helena Antipoff e o Ensino na Capital Mineira: A Fazenda do Rosário e a Educação pelo Trabalho dos Meninos "Excepcionais",Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Roseli Esquerdo Lopes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação; Escola; criança; Institucionalização; Trabalho; Psicologia.
Grande área: Ciências Humanas
2010 - 2010
Graduação em Pedagogia.
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Título: O processo de ensino e aprendizagem de História nas séries iniciais do ensino fundamental.
Orientador: Karla Tonus.
1997 - 2001
Graduação em História.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
APEDAGOGIAHISTÓRICO-CRÍTICAEALUTAPORUMANOVAHEGEMONIA. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2010 - 2010
História da Psicologia. (Carga horária: 120h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Filosofia Marxista e Educação. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2009 - 2009
Curso de Formação em Tutoria. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2009 - 2009
Gramsci e Manacorda: marxismo e educação séc. XX. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2009 - 2009
Curso Livre Pierre Bourdieu. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Moodle para Professor Tutor. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2008 - 2008
Formação da pessoa com deficiência para o trabalho. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2008 - 2008
Gramsci e a Educação. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2008 - 2008
Sociologia e Hist. da Educação: teoria de N.Elias. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2008 - 2008
Metodologias da História e Educação. (Carga horária: 135h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2002 - 2002
Análise de Pesquisas Eleitorais. (Carga horária: 10h).
Associação Nacional de História, ANPUH, Brasil.
2001 - 2001
Organização e Preservação de Acervos Fotográficos. (Carga horária: 24h).
Arquivo Público Mineiro, APM, Brasil.
2000 - 2000
Integração Inclusão Pessoa Portadora Necessidade E. (Carga horária: 40h).
Ichs Ufop e Apae, ICHS/UFOP - APAE, Brasil.
1999 - 1999
Elementos do Folclore. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
1999 - 1999
Oficina para Contadores de História. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas na graduação: Sociologia da Educação História da Educação e da Pedagogia Estudos Sócio-Históricos e Culturais da Educação // Disciplinas Ministradas na Pós-Graduação Pedagogia Histórico Crítica e a Educação Escolar Docência no Ensino Superior Tópicos Especiais em Educação II e IV: Pesquisa Científica: Aspectos Teóricos-Metodológicos e Práticos

Atividades

06/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Graduação, .

Cargo ou função
Membro titular da Diretoria Executiva do Fórum de Coordenadores de Graduação.
05/2016 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Coordenação do Curso de Pedagogia Diurno.
03/2015 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Educação I
03/2015 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estúdos Sócio-Históricos e Culturais da Educação
03/2015 - Atual
Ensino, Dança, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estúdos Sócio-Históricos e Culturais da Educação
03/2015 - Atual
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estúdos Sócio-Históricos e Culturais da Educação

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas: História da Educação, Pesquisas e Práticas Pedagógicas II , Política Educacional, Docência do Ensino Superior, Pesquisas e Práticas Pedagógicas II

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: TUTOR, Enquadramento Funcional: Professor Tutor

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Tutor, Enquadramento Funcional: Professor Tutor

Atividades

11/2013 - Atual
Ensino, Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação
01/2013 - 03/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Docência no Ensino Superior
História da Educação
Pesquisas e Práticas Pedagógicas II
Política Educacional
09/2014 - 01/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, Centro de Ciências Humanas e Biológicas.

Cargo ou função
Representante do Centro de Ciências Humanas e Biológicas no Conselho de Graduação.
07/2013 - 01/2015
Direção e administração, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, Departamento de Ciências Humanas e Educação.

Cargo ou função
Vice-chefe de departamento.
03/2014 - 12/2014
Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba.

Atividade realizada
Grupo de Estudos Gramsci e a Educação, com encontros quinzenais no primeiro e segundo semestres de 2014, com alunos da graduação, pós-graduação e participantes da comunidade externa à Ufscar.
03/2012 - 01/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração das escolas de educação básica e planejamento escolar
Educação e Sociedade
Estágio supervisionado em administração educacional-Educação Infantil
História da Educação II
Princípios e Métdos de Administração e Supervisão Escolar
Sociologia, Sociedade e Educação
06/2011 - 09/2011
Ensino, Gestão Escolar, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Fundamentos do Direito à Educação - Pólo de Osasco
10/2008 - 11/2008
Ensino, Gestão Escolar, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Fundamentos do Direito à Educação - Pólos de Sorocaba e São José dos Campos

Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP, FUNCAMP/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Orientador Educacional On Line História, Carga horária: 24

Atividades

09/2011 - 01/2013
Ensino, História, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
História Antiga e Medieval
História das Américas Portuguesa e Espanhola
História do Brasil Império
História do Brasil República
Trabalho de Conclusão de Curso

Centro Universitário Barão de Mauá, CBM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 16

Atividades

03/2012 - 03/2012
Ensino, CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA, CULTURA E SOCI, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Didática do Ensino Superior

Serviço Social da Indústria, SESI, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 21

Atividades

01/2011 - 03/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
HISTÓRIA

Collegium Sapiens Araraquara, CSA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Orientadora Educacional, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2006 - 05/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Atuação junto aos alunos, pais, professores e direção da Escola nos Encaminhamentos Pedagógicos da Instituição

Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2003 - 02/2004
Treinamentos ministrados , Faculdade de Educação do Estado da Bahia, .

Treinamentos ministrados
Projeto de Regularização de Fluxo Escolar 5a. a 8a. série, componente do Programa Educar para Vencer - Atuação na formação de professores dos municípios baianos: Mucuri, Nova Viçosa, Itamaraju, Alcobaça, Caravelas e Prado

Alumínio do Brasil, ALCAN, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 24

Atividades

1/2001 - 8/2001
Outras atividades técnico-científicas , Alumínio do Brasil, Alumínio do Brasil.

Atividade realizada
Estágio no Centro de Memória da Empresa.

Fundação Antônio Francisco Lisboa O Aleijadinho, FAFL, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessora, Carga horária: 40

Atividades

9/2001 - 9/2002
Outras atividades técnico-científicas , Fundação Antônio Francisco Lisboa O Aleijadinho, Fundação Antônio Francisco Lisboa O Aleijadinho.

Atividade realizada
Coordenadora da organização do Centro de Documentação e Informação Técnica da ALCAN Alumínio do Brasil.

Prefeitura Municipal de Mariana, PMM, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

3/2000 - 9/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia

Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: monitora, Carga horária: 12

Atividades

04/1999 - 09/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Projeto de extensão da Universidade Federal de Ouro Preto, junto aos alunos da rede estadual e municipal da cidade de Mariana, utilizando a Contação de Histórias como metodologia para o desenvolvimento da leitura e da produção de textos


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
As Sociedades Pestalozzi, as APAES e a relação entre a sociedade civil e o Estado na criação e implementação de políticas públicas na área da Educação Especial no Brasil (1973-1996)
Descrição: Esse estudo refere-se a uma pesquisa histórica, baseada em fontes documentais e consulta bibliográfica, e analisa a influência da sociedade civil, especialmente as Sociedades Pestalozzi e das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAES), na elaboração das políticas públicas destinadas ao atendimento dos excepcionais, assim como analisar a situação dessas instituições diante das políticas públicas implementadas. O recorte temporal vai de 1973, ano da criação do Centro Nacional de Educação Especial (CENESP), o primeiro órgão nacional destinado a organizar a Educação Especial, até 1996, quando entra em vigor a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96). A pesquisa tem como referencia teórico os princípios gramscianos e será desenvolvida em diferentes frentes, relacionadas entre si: exame do contexto histórico; análise das Sociedades Pestalozzi e das APAES sob o ponto de vista técnico e político; investigação das ações do Estado direcionadas à educação dos excepcionais, a partir das atividades do CENESP e dos documentos oficiais emitidos no período (1973-1996), contemplando a análise comparativa entre o que foi reivindicado pelas Sociedades Pestalozzi e pelas APAES e o que foi proposto em termos de política pública; verificação de como essas políticas públicas foram implementadas, especificamente, pelas Sociedades Pestalozzi e pelas APAES, e o que essas políticas representaram para essas instituições e para a Educação Especial no Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Heulália Charalo Rafante - Coordenador.
2013 - 2016
O desenvolvimento da Educação Especial no Brasil: um olhar a partir da história de uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)
Descrição: Esse estudo analisa a história de uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), situada num município brasileiro, que, atualmente, atende pessoas de 0 a 50 anos, oferecendo diferentes tipos de serviços. A APAE se intitula uma organização social sem fins lucrativos, com objetivo de promover a atenção integral à pessoa com deficiência, priorizando as deficiências intelectual e múltipla. A APAE analisada neste projeto foi fundada em 1967, por um grupo de pais de pessoas com deficiência intelectual e a análise do seu desenvolvimento será feita em duas frentes. A primeira investiga as ações institucionais e seu desenvolvimento nos primeiros trinta anos de sua existência, com o objetivo de mapear as principais atividades direcionadas ao atendimento da pessoa com deficiência, especialmente, no campo educacional, identificando, numa perspectiva histórica: o perfil do deficiente atendido; as trajetórias institucionais desses deficientes; os princípios e práticas pedagógicas. Esse recorte se justifica porque, a partir de 1997, entra em vigor a Lei 9394/96, que trará novas orientações à política educacional brasileira. A segunda frente de trabalho é dedicada à análise das publicações em jornais locais a respeito da instituição, visando verificar a sua relação com a comunidade local. A pesquisa foi realizada no acervo da APAE analisada, que conta com estatutos, atas de reuniões, prontuários de alunos, projetos pedagógicos, relatório de atividades e recortes de jornais. Além da pesquisa em fontes primárias, será feita pesquisa bibliográfica sobre temas relacionados ao escopo desse trabalho. Em geral, os estudiosos da História da Educação Especial no Brasil consideram que as instituições privadas tiveram grande influência no desenvolvimento desse campo no país, mas ainda são poucos os estudos que se dedicam à análise do seu desenvolvimento histórico. Ao colocar esse tema em tela, busca-se contribuir para a compreensão dos caminhos que levam ao fortalecimento de suas ações em âmbito nacional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Heulália Charalo Rafante - Coordenador / Lenaye Valvassori Silva - Integrante / Isabelle Karolline Chaves de Oliveira - Integrante.
2013 - Atual
A organização política das pessoas com deficiência no Brasil nas décadas de 1970 e 1980 e suas reivindicações na área das políticas educacionais
Descrição: Trata-se de uma pesquisa histórica, baseada em fontes primárias e estudos bibliográficos, sobre a organização política das pessoas com deficiência no Brasil, nas décadas de 1970 e 1980, e suas reivindicações no campo educacional. O foco é o processo de formação da Coalizão Nacional pró-Federação de Entidades de Pessoas Deficientes (1979) e sua consolidação por meio do I e II Encontros Nacionais de Pessoas Deficientes (1980 e 1981). O objetivo desses encontros foi reunir entidades de pessoas com deficiências do Brasil para se organizarem na luta por seus direitos. A pesquisa analisa os processos históricos que levaram à criação da Coalizão e quais os seus objetivos gerais e específicos; os principais sujeitos envolvidos e como se constituíam os grupos de interesses no interior da Coalizão; as principais reivindicações estabelecidas por esses sujeitos; o espaço para a Educação nesses debates; as principais reivindicações no que se refere à educação da pessoa com deficiência. As fontes primárias serão as entrevistas, transcritas no livro ?História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil?, que faz parte do ?Projeto OEI/BRA 08/001 ? Fortalecimento da organização do Movimento Social das Pessoas com Deficiência no Brasil e Divulgação de suas Conquistas?. A pesquisa bibliográfica inclui livros, artigos, dissertações e teses que tratam da história e da política de Educação Especial no Brasil e da Educação em geral, pois parte-se do princípio de que a educação especializada não se desenvolve de forma independente. A partir desse material, pretende-se analisar o significado da Coalizão na luta pelo direito à educação das pessoas com deficiência no Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Heulália Charalo Rafante - Coordenador / Joyce Fernanda Guilanda de Amorim - Integrante / Lourdes Duarte - Integrante.
2007 - 2011
HELENA ANTIPOFF, AS SOCIEDADES PESTALOZZI E A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL
Descrição: Neste estudo, analisamos a trajetória de Helena Antipoff, visando compreender sua participação, bem como de instituições criadas por ela, na constituição da Educação Especial no país. Investigamos desde os primeiros estabelecimentos educacionais especializados até a criação do Centro Nacional de Educação Especial (CENESP), em 1973, apresentando o contexto em que as idéias e práticas de Antipoff foram introduzidas no cenário nacional e os condicionantes que permitiram a permanência das mesmas. Trata-se de uma pesquisa fundamentada em fontes documentais e na análise bibliográfica, na qual lidamos com a Educação Especial, tomando como referência a Educação em geral e os diferentes contextos históricos, com suas particularidades sociais, políticas e econômicas no Brasil, dimensionando a participação da sociedade civil na constituição de políticas públicas no país..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Heulália Charalo Rafante - Coordenador / Roseli Esquerdo Lopes - Integrante.
2004 - 2006
HELENA ANTIPOFF E O ENSINO NA CAPITAL MINEIRA: A Fazenda do Rosário e a Educação pelo Trabalho dos Meninos ?Excepcionais? de 1940 a 1948.
Descrição: A Fazenda do Rosário foi criada em 1940, pela educadora russa Helena Antipoff, para receber, em regime de internato, meninos ?excepcionais? de Belo Horizonte e compõe o conjunto de instituições criadas pela Sociedade Pestalozzi de Minas Gerais, a partir de 1932. O objetivo do projeto foi analisar as práticas pedagógicas da instituição, buscando verificar como essas ações repercutiram na vida dos meninos internos. A pesquisa se fundamentou na análise de documentos da instituição, como estatuto, relatórios de reuniões, palestras proferidas pela sua fundadora, diários das atividades desenvolvidas no período de 1940 a 1952. O resultado dessa pesquisa foi a dissertação de mestrado, que apresentou a trajetória de Helena Antipoff, buscando compreender tanto os princípios educativos endossados por ela, quanto as motivações para sua vinda ao Brasil em 1929. Em seguida, analisou a atuação da educadora junto ao sistema de ensino da capital mineira na década de 1930, identificando o caminho que a levou à criação de instituições para atender as crianças que ela chamou de ?excepcionais? ? a Sociedade Pestalozzi, o Instituto Pestalozzi, o Pavilhão de Natal e a Fazenda do Rosário. Finalmente, com base no estudo da história da Fazenda do Rosário, apresentou o perfil das crianças atendidas, as ações pedagógicas, as trajetórias dos internos, as reações ao processo de institucionalização, constatando que o trabalho constituiu-se o fio condutor dessas relações. Após um estudo das condições em que o trabalho foi adotado como princípio educativo, fez uma crítica à união entre ensino e trabalho praticada naquela instituição à luz dos referenciais de Karl Marx e Antônio Gramsci..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Heulália Charalo Rafante - Coordenador / Roseli Esquerdo Lopes - Integrante.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Escola da Terra: Formação de professores de escolas multisseriadas do campo e quilombolas
Descrição: Trata-se de um projeto de extensão desenvolvido em parceria com o MEC/SECADI, SEDUC/CE, Secretarias Municipais de Educação e UFC. As ações que envolvem a Escola da Terra caracterizam-se como ensino, pesquisa e extensão, pois concretizam-se através da realização de um curso de formação de professores(ensino), pesquisa bibliográfica e empírica sobre as realidades das comunidades em que se inserem as escolas e professores beneficiados com a formação e extensão, pois a universidade por meio de seus professores desenvolve suas ações em vários municípios do Ceará e atende um público externo. Assim, busca-se por meio da Escola da Terra promover a formação continuada de professores para que atendam às necessidades específicas de funcionamento das escolas do campo e daquelas localizadas em comunidades quilombolas.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (12) .
Integrantes: Heulália Charalo Rafante - Coordenador / CLARICE ZIENTARSKI - Integrante / Maria Aires de Lima - Integrante / Fatima Maria Nobre Lopes - Integrante / Waldemarim Coelho Gomes - Integrante / Perla de Almeida Freire - Integrante.


Revisor de periódico


2013 - 2013
Periódico: Horizontes (EDUSF)
2014 - 2018
Periódico: Educacao e Realidade
2015 - Atual
Periódico: EDUCAÇÃO EM DEBATE (UFC)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, R. N.2016SILVA, R. N. ; RAFANTE, H. C. . O ideário educacional iluminista na produção da escola pública. Quaestio (UNISO), v. 18, p. 353-367, 2016.

2.
RAFANTE, H. C.2016RAFANTE, H. C.. História e política da Educação Especial no Brasil: bases teórico-metodológicas e resultados de pesquisa. Revista de Educação PUC Campinas, v. 21, p. 149-162, 2016.

3.
CHAMBAL, L. A.2015CHAMBAL, L. A. ; RAFANTE, H. C. ; SELINGARDI, S. C. . A educação especial em Angola, Moçambique e Brasil: marcos históricos e a política de educação inclusiva das agências multilaterais. Revista Crítica Educativa, v. 1, p. 7-23, 2015.

4.
RAFANTE, H. C.2013RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . Helena Antipoff e o Desenvolvimento da Educação Especial no Brasil (1929-1961). Revista HISTEDBR On-line, v. 13, p. 331-356, 2013.

5.
RAFANTE, H. C.2011RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . Helena Antipoff, seus pressupostos teórico-metodológicos e suas ações na educação dos ?excepcionais? no Brasil. Memorandum (Belo Horizonte), v. 20, p. 01-27, 2011.

6.
RAFANTE, H. C.2010RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . Helena Antipoff no Departamento Nacional da Criança: a Psicologia no Centro de Orientação Juvenil (1946-1956). Psicologia da Educação (Impresso), v. 30, p. 25-42, 2010.

7.
RAFANTE, H. C.2009 RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . HELENA ANTIPOFF E A EDUCAÇÃO DOS ?EXCEPCIONAIS?: UMA ANÁLISE DO TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO. Revista HISTEDBR On-line, v. 33, p. 1-24, 2009.

8.
RAFANTE, H. C.2009RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . NOTAS SOBRE OS ALUNOS INTERNOS NA ESCOLA RURAL D. SILVÉRIO, NA FAZENDA DO ROSÁRIO? - POR IOLANDA BARBOSA, 1952. Revista HISTEDBR On-line, v. 33, p. 1-24, 2009.

9.
RAFANTE, H. C.2008RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . Helena Antipoff e a Fazenda do Rosário: a educação pelo trabalhode meninos ?excepcionais? na década de 1940. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 19, p. 144-152, 2008.

10.
RAFANTE, H. C.2008RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . Helena Antipoff e a Educação Especial: a permanência dos princípios antipoffianos no Brasil. Educação e fronteiras (UFGD), v. 5, p. 23-33, 2008.

11.
RAFANTE, H. C.2006RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . TRABALHO: ENSAIO PSICOLÓGICO COM ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES EXPERIMENTAIS POR HELENA ANTIPOFF. Revista HISTEDBR On-line, v. 23, p. 1-11, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RAFANTE, H. C.; ZIENTARSKI, C. (Org.) . Ação Escola da Terra no Ceará: formação continuada de professores do campo. 1. ed. Fortaleza: Edições UFC, 2018. v. 1. 296p .

Capítulos de livros publicados
1.
RAFANTE, H. C.; SILVA, L. V. ; OLIVEIRA, I. K. C. . Educação e socialização das pessoas com deficiência intelectual: história, política e indicadores sociais. In: Clarice Zientarski; Oseias Santos de Oliveira; Anderson dos Anjos Pereira Pena; Estanislau Ferreira Bié; Maria Saraiva da Silva; Henrique Cunha Júnior. (Org.). Educação Como Forma de Socialização. 1ed.Porto Alegre: Editora FI, 2018, v. 9, p. 209-240.

2.
RAFANTE, H. C.; ZIENTARSKI, C. ; AGUIAR, P. L. . A Formação Continuada de Professores pela Ação da Escola da Terra no Ceará: limites e possibilidades para a emancipação humana. In: Heulalia Charalo Rafante; Clarice Zientarski. (Org.). Ação Escola da Terra no Ceará: formação continuada de professores do campo. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2018, v. 1, p. 105-134.

3.
MOREIRA, I. E. L. ; RAFANTE, H. C. . Categorias da Educação do Campo na Ação Escola da Terra do Ceará: caminhos para a formação emancipatória. In: Heulalia Charalo Rafante; Clarice Zientarski. (Org.). Ação Escola da Terra no Ceará: formação continuada de professores do campo. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2018, v. 1, p. 157-188.

4.
RAFANTE, H. C.; ZIENTARSKI, C. . Apresentação. In: Heulalia Charalo Rafante; Clarice Zientarski. (Org.). Ação Escola da Terra no Ceará: formação continuada de professores do campo. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2018, v. 1, p. 07-12.

5.
RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . As Sociedades Pestalozzi, o pensamento e a ação da educadora Helena Antipoff: princípios e práticas da Educação Especial no Brasil. In: Francisca Geny Lustosa; Fernando Bombim Mariana. (Org.). Diversidade, Diferença e deficiência: análise histórica e narrativas cinematográficas. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2017, v. 1, p. 35-56.

6.
RAFANTE, H. C.. Política de Educação Especial no Brasil (1932-1973). In: Alberto Filho Maciel Maia; Antonia Rozimar Machado e Rocha; Francisco Ari de Andrade; José Arimateia Barros Bezerra; Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca. (Org.). Experiências de Pesquisa em Educação: rumos, perspectivas e desafios. 1ed.Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2016, v. 01, p. 83-95.

7.
RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . Helena Antipoff e as instituições para a criança ?excepcional?. In: Ana Lydia Santiago; Regina Helena de Freitas Campos. (Org.). Educação de crianças e jovens na contemporaneidade/pesquisas sobre sintomas na escola e subjetividade. Belo Horizonte: Ed. PUC Minas, 2010, v. , p. 41-55.

8.
RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . Helena Antipoff e a Fazenda do Rosário: a Educação dos Meninos "Excepcionais". In: Marisa Bittar; Roseli Esquerdo Lopes. (Org.). Estudos em Fundamentos da Educação. São Carlos: Pedro e João Editores, 2007, v. , p. 205-229.

9.
RAFANTE, H. C.. Institucionalização. In: Margareth Brandini Park; Renata Sieiro Fernandes; Amarildo Carnicel. (Org.). Palavras-Chave em Educação Não-Formal. Campinas: Setembro, 2006, v. , p. 175-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RAFANTE, H. C.. Anais Eletrônicos do IX Congresso Brasileiro de História da Educação João Pessoa ? Universidade Federal da Paraíba ? 15 a 18 de agosto de 2017 ISSN 2236 - 1855 2549 MARIO ALIGHIERO MANACORDA E A DIFUSÃO DOS PRINCÍPIOS DAS PEDAGOGIAS MARXIANA E MARXISTA NAS DISSERTAÇÕES E TESES PRODUZIDAS NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS DAS REGIÕES NORDESTE E SUDESTE (2009 - 2012). In: IX Congresso Brasileiro de História da Educação, 2017, João Pessoa. Anais Eletrônicos do IX CBHE: história da educação global, nacional e local, 2017. v. 1. p. 2549-2563.

2.
BARROS, A. R. B. C. ; RAFANTE, H. C. . A Escola Técnica Agrícola Estadual de Segundo Grau Doutor Dario Pacheco Pedroso e a política educacional do regime militar. In: X Seminário Nacional do HISTEDBR, 2016, Campinas. "30 anos do HISTEDBR (1986-2016): contribuições para a história e historiografia da educação brasileira?, 2016. p. 01-23.

3.
RAFANTE, H. C.. Política de Educação Especial no Brasil: a relação entre o Estado, a sociedade civil e as agências internacionais na criação do CENESP. In: 37ª Reunião Anual da ANPED, 2015, Florianópolis. 37ª Reunião Anual da ANPED - PNE: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira, 2015.

4.
SILVA, R. N. ; RAFANTE, H. C. . Intelectuais orgânicos e currículo: o papel de Arthur Higgins na elaboração curricular da Educação Física no Brasil (1896-1934). In: XIII Jornada do HISTEDBR, 2015, 2015, São Carlos. Anais do III Seminário de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo. V Jornada de Educação Especial no Campo. XIII Jornada do HISTEDBR, 2015. v. 1. p. 1-15.

5.
RAFANTE, H. C.; SIEMS-MARCONDES, M. E. R. ; BEZERRA, G. ; FERREIRA, G. ; FIGUEIRAS, K. C. N. . História e Memória das Instituições Brasileiras de Educação Especial: entre práticas e representações. In: VIII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2015, Maringá. VIII Congresso Brasileiro de História da Educação: matrizes interpretativas e internacionalização, 2015.

6.
TRINDADE, G. C. ; NOSELLA, P. ; RAFANTE, H. C. ; GOMES, M. A. O. . O livro 'História da Educação: da antiguidade aos dias atuais', de Mario Alighiero Manacorda: difusão e influência no campo da História da Educação no Brasil. In: VIII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2015, Maringá. VIII Congresso Brasileiro de História da Educação: matrizes interpretativas e internacionalização, 2015.

7.
AMORIM, J. F. G. ; RAFANTE, H. C. ; DUARTE, L. . A organização política das pessoas com deficiência no Brasil nas décadas de 1970 e 1980 e suas reivindicações na área das políticas educacionais. In: X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, 2014, Curitiba. X COLUBHE - X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação - Percursos e deseafios na História da Educação Luso Brasileira, 2014. v. 1. p. 1-15.

8.
OLIVEIRA, I. K. C. ; SILVA, L. V. ; RAFANTE, H. C. . O desenvolvimento da Educação Especial no Brasil: um olhar a partir da história de uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). In: X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, 2014, Curitiba. X COLUBHE - X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação - Percursos e deseafios na História da Educação Luso Brasileira, 2014. v. 1. p. 1-14.

9.
RAFANTE, H. C.; SILVA, L. V. ; OLIVEIRA, I. K. C. . Impactos da legislação brasileira nas matrículas das pessoas com deficiência mental na cidade de Sorocaba: uma análise dos microdados do censo escolar da educação básica no período de 2008 a 2012. In: IV Encontro Interinstitucional de Pesquisa: políticas públicas e escolarização de alunos com deficiência, 2014, Sorocaba. IV Encontro Interinstitucional de Pesquisa: políticas públicas e escolarização de alunos com deficiência, 2014. v. 1. p. 1-15.

10.
RAFANTE, H. C.; TAVARES, A. . A educação dos surdos em Sorocaba - uma análise das políticas públicas e dos dados de matrícula do censo escolar, no período de 2007 a 2012. In: IV Encontro Interinstitucional de Pesquisa: políticas públicas e escolarização de alunos com deficiência, 2014, Sorocaba. IV Encontro Interinstitucional de Pesquisa: políticas públicas e escolarização de alunos com deficiência. v. 1. p. 1-15.

11.
RAFANTE, H. C.. Formação dos profissionais para a educação dos excepcionais brasileiros (1930-1960). In: I Colóquio Educação Especial e Pesquisa: história, política, formação e práticas pedagógicas, 2013, Canela- RS. I Colóquio Educação Especial e Pesquisa: história, política, formação e práticas pedagógicas, 2013. v. 1. p. 1-15.

12.
RAFANTE, H. C.. Formação dos profissionais para a educação dos excepcionais brasileiros (1930-1960). In: XI Jornada do Histedbr, 2013, Cascavel. XI Jornada do Histedbr: : a pedagogia histórico-crítica, a educação brasileira e os desafios de sua institucionalização, 2013. v. 1. p. 1-15.

13.
RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . Helena Antipoff e a Educação Especial no Brasil: os Seminários sobre a Infância Excepcional promovidos pelas Sociedades Pestalozzi na década de 1950. In: VI Congresso Brasileiro de História da Educação, 2011, Vitória. VI Congresso Brasileiro de História da Educação, 2011. p. 01-15.

14.
RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . A Sociedade Pestalozzi e a Educação Especial em Minas Gerais nas décadas de 1930 e 1940. In: 34ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED, 2011, Natal. Educação e Justiça Social - 34ª Reunião Anual. Rio de Janeiro: Anped, 2011. p. 1-17.

15.
RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . Helena Antipoff, Arthur Ramos e Durval Marcondes: a educação dos. In: VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: Infância, Juventude e Relações de Gênero na História da Educação, 2010, São Luis - Maranhão. VIII Congresso Brasileiro de História da Educação: Infância, Juventude e Relações de Gênero na História da Educação, 2010. p. 01-19.

16.
RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . A Escola Nova e a constituição da demanda pela educação dos. In: IV Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2010, São Carlos. IV Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2010. p. 1-17.

17.
RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . Caminhos da Educação Especial no Brasil: Helena Antipoff e a Psicologia Aplicada à Educação. In: VIII Seminário de Estudos e Pesquisas, 2009, Campinas. História, Educação e Transformação: tendências e perspectivas, 2009. p. 01-25.

18.
RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . Dos Caminhos da História da Educação às teorizações de Norbert Elias: apontamentos sobre referenciais teórico-metodológicos na pesquisa da ação de Helena Antipoff no Brasil. In: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2009, São Carlos. Pesquisa em Educação no Brasil: balanço do século XX e desafios para o século XXI, 2009. p. 01-07.

19.
RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . Educação e Trabalho nas instituições para crianças "excepcionais" mineiras nas décadas de 1930 e 1940: a atuação de Helena Antipoff. In: II Encontro Memorial: nossas Letras na História da Educação, 2009, Mariana. II Encontro Memorial: nossas letras na história da educação, 2009.

20.
RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . Helena Antipoff e a Educação Especial: a permanência dos princípios antipoffianos. In: VIII Jornada do Histedbr, 2008, São Carlos. Sociedade, Estado e Educação: um balanço do século XX e perspectivas para o século XXI, 2008. p. 01-21.

21.
RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . Os primórdios da Educação Especial no Brasil e a Atuação da Psicóloga Helena Antipoff. In: III Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2008, São Carlos. III Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2008. p. 01-10.

22.
RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . A educação pelo trabalho de meninos ?excepcionais? na Fazenda do Rosário: uma leitura crítica a partir do Materialismo Histórico. In: III Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo - a Educação para além do Capital, 2007, Salvador. Marxismo: a Educação para além do Capital, 2007. p. 01-11.

23.
RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . Educação e Psicologia: as Pesquisas de Helena Antipoff e o Ensino Primário em Belo Horizonte na Década de 1930.. In: VI Congresso Luso- Brasileiro de História da Educação: Percursos e Desafios da Pesquisa e do Ensino de História da Educação, 2006, Uberlândia/MG. VI Congresso Luso- Brasileiro de História da Educação: Percursos e Desafios da Pesquisa e do Ensino de História da Educação - ANAIS, 2006. p. 1-14.

24.
RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . A Questão da Criança Abandonada na Capital Mineira desde o Início do Século XX e a Atuação de Helena Antipoff na Década de 1930: a Influência do Modelo Suíço. In: VII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas, 2006, Campinas - SP. VII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas, 2006. p. 1-26.

25.
RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . Apontamentos sobre Trabalho e Educação de Crianças e Adolescentes nas Proposições de Helena Antipoff. In: VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2005, Belo Horizonte/MG. VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Anais., 2005. v. Vol.1. p. 1-10.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTIAGO, N. A. ; RAFANTE, H. C. . COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO: A E DUCAÇÃO EM FORTALEZA NO SÉCULO XIX / 1865-1989. In: IV Seminário de Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, 2017, Fortaleza. IV Seminário de Práticas Educativas, Memórias e Oralidades: Docência e Formação: percursos e narrativas. Fortaleza: Editora da Universidade Estadual do Ceará, 2017. v. 1. p. 1898-1991.

2.
RAFANTE, H. C.; MELLO, G. S. ; GOUVEIA, I. . As Fontes Primárias do acervo da Sociedade Pestalozzi do estado do Rio de Janeiro e suas contribuições para a História Da Educação Especial no Brasil. In: IV Multiencontros: práticas discentes, saberes diferentes, 2016, Fortaleza. IV Multiencontros: práticas discentes, saberes diferentes, 2016. v. 4.

3.
MELLO, G. S. ; GOUVEIA, I. ; RAFANTE, H. C. . Mario Alighiero Manacorda e a difusão dos princípios das pedagogias marxiana e marxista nas dissertações e teses produzidas nas universidades federais brasileiras das regiões Nordeste e Sudeste (2009-2012). In: IV Multiencontros: práticas discentes, saberes diferentes, 2016, Fortaleza. IV Multiencontros: práticas discentes, saberes diferentes, 2016. v. 1.

4.
MENEZES, H. C. M. ; ALVES, F. D. N. ; RAFANTE, H. C. . O Círculo de Cultura em Gramsci e a organização das aulas da disciplina História da Educação e da Pedagogia. In: I, 2016, Fortaleza. IV Multiencontros: práticas discentes, saberes diferentes, 2016.

5.
RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . Helena Antipoff e a Fazenda do Rosário: a educação pelo trabalho dos meninos ?excepcionais? de 1940 a 1948. In: IV Congresso de Pós-Graduação - VII Jornada Científica da Ufscar, 2007, São Carlos. Anais de Eventos da UFSCar, 2007. p. 1-2.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RAFANTE, H. C.. Formação dos profissionais para a educação dos excepcionais brasileiros (1930-1960). In: XII Encontro Cearense de História da Educação ECHE e II Encontro Nacional do Núcleo História e Memória da Educação ? ENHIME, 2013, Fortaleza. 50 anos de Educação: história, memória e formação docente, 2013. v. 1. p. 1-1.

2.
RAFANTE, H. C.. Antônio Gramsci e suas contribuições para a análise do desenvolvimento da Educação Especial no Brasil. In: III Colóquio Nacional: Marxismo, Teoria Crítica e Filosofia da Educação, 2013, Fortaleza. III Colóquio Nacional: Marxismo, Teoria Crítica e Filosofia da Educação, 2013.

3.
RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . Helena Antipoff e o Ensino na Capital Mineira da Década de 1930: a criança. In: II Encontro Iberoamericano de Educação, 2007, Araraquara. ANAIS - II Encontro Iberoamericano de Educação, 2007. p. 1-1.

4.
RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . Helena Antipoff e o Ensino na Capital Mineira: a Fazenda do Rosário e a Educação pelo Trabalho dos Meninos. In: II Seminário de Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, 2006, São Carlos. II Seminário de Dissertações e Teses, 2006. p. 01-01.

5.
RAFANTE, H. C.. O Processo de ?Venda? da Eletroquímica Brasileira - ELQUISA para a Alcan Aluminium Limited. In: V Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes, 2001, Ouro Preto. Anais do V Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes, 2001.

6.
RAFANTE, H. C.. O Livro Didático e seus Leitores na Região dos Inconfidentes. In: IV Seminário Perspectivas do Ensino de História, 2001, Ouro Preto. Caderno de Resumos do IV Seminário Perspectivas do Ensino de História, 2001.

7.
RAFANTE, H. C.. Métodos e Procedimentos para a Realização de uma Pesquisa de Opinião. In: XII Encontro Regional da Associação Nacional de História, 2000, Belo Horizonte. Anais do XII Encontro Regional da Associação Nacional de História, 2000.

Artigos aceitos para publicação
1.
ZIENTARSKI, C. ; RAFANTE, H. C. . As relações que envolvem o Estado, as classes sociais e a escola pública sobre a égide do capitalismo neoliberal. PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
RAFANTE, H. C.. A formação de professores para a educação especial e inclusão escolar: contribuições de Helena Antipoff. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
RAFANTE, H. C.. Política Pública e Formação de Professores para a Educação Especial no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
RAFANTE, H. C.. Política de Educação Especial no Brasil: a relação entre o Estado, a sociedade civil e as agências internacionais na criação do CENESP. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
RAFANTE, H. C.. Polítca de Educação Inclusiva no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
TAVARES, A. ; RAFANTE, H. C. . A educação dos surdos em Sorocaba - uma análise das políticas públicas e dos dados de matrícula do censo escolar, no período de 2007 a 2012. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
RAFANTE, H. C.. O desenvolvimento da pesquisa em História da Educação Especial na Ufscar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
OLIVEIRA, I. K. C. ; SILVA, L. V. ; RAFANTE, H. C. . Impactos da legislação brasileira nas matrículas das pessoas com deficiência mental na cidade de Sorocaba: uma análise dos microdados do censo escolar da educação básica no período de 2008 a 2012. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
RAFANTE, H. C.. Antônio Gramsci e suas contribuições para a análie do desenvolvimento da Educação Especial no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
RAFANTE, H. C.. FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DOS EXCEPCIONAIS BRASILEIROS (1930-1960). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . Helena Antipoff e a Educação Especial no Brasil: os Seminários sobre a Infância Excedpcional promovido pelas Sociedades Pestalozzi na década de 1950. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . A Sociedade Pestalozzi e a Educação Especial em Minas Gerais nas décadas de 1930 e 1940. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . A Escola Nova e a constituição da demanda pela educação dos "excepcionais" nas primeiras décadas do século XX. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . Helena Antipoff, Arthur Ramos e Durval Marcondes: a educação dos excepcionais em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e em São Paulo (1930-1940). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . Helena Antipoff no Departamento Nacional da Criança: a Psicologia no Centro de Orientação Juvenil na década de 1940. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . Helena Antipoff e a criança ?excepcional? mineira nas décadas de 1930 e 1940: o trabalho como princípio educativo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . Caminhos da Educação Especial no Brasil: Helena Antipoff e a Psicologia Aplicada à Educação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . Dos caminhos da História da Educação às teorizações de Norbert Elias: apontamentos referenciais teórico-metodológicos na pesquisa da ação de Helena Antipoff no Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . Helena Antipoff e a Educação Especial: a permanência dos princípios antipoffianos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . Os primórdios da Educação Especial no Brasil e a Atuação da Psicóloga Helena Antipoff. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . A Educação pelo Trabalho dos Meninos "Excepcionais" na Fazenda do Rosário: uma Leitura Crítica a partir do Materialismo Histórico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . Helena Antipoff e o Ensino na Capital Mineira da Década de 1930: a Criança. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . Helena Antipoff e a Fazenda do Rosário: a educação pelo trabalho dos meninos "excepcionais". 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . A Questão da Criança Abandonada na Capital Mineira desde o Início do Século XX e a Atuação de Helena Antipoff na Década de 1930: a Influência do Modelo Suíço. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . Helena Antipoff e o Ensino na Capital Mineira: a Fazenda do Rosário e a Educação pelo Trabalho dos Meninos "Excepcionais". 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . Educação e Psicologia: as Pesquisas de Helena Antipoff e o Ensino Primário em Belo Horizonte na Década de 1930. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . Apontamentos sobre Trabalho e Educação de Crianças e Adolescentes nas Proposições de Helena Antipoff. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
RAFANTE, H. C.; VILALTA, L. C. ; SILVA, D.C. . O Livro Didático e seus Leitores na Região dos Inconfidentes. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
RAFANTE, H. C.. O Processo de ?Venda? da Eletroquímica Brasileira - ELQUISA para a Alcan Aluminium Limited. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
RAFANTE, H. C.; FAVERSANI, F. . Métodos e Procedimentos para a Realização de uma Pesquisa de Opinião. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
RAFANTE, H. C.. Escola da Terra Ceará: conhecimentos formativos para a práxis docente do/no campo. Assis: Triunfal Gráfica e Editora, 2016 (Apresentação de Livro).

2.
RAFANTE, H. C.. Aprese ntação. Assis, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
RAFANTE, H. C.. Sistema Mineiro de Avaliação - SIMAVE. 2002.

Trabalhos técnicos
1.
RAFANTE, H. C.. V Pesquisa Renac. 2002.

2.
RAFANTE, H. C.. Treinamento para preparação da pesquisa JB - DataUff - América Online. 2000.

3.
RAFANTE, H. C.. Supervisora da Pesquisa JB-DataUff - América Online. 2000.

4.
RAFANTE, H. C.. Pesquisa de Opinião Pública. 2000.


Demais tipos de produção técnica
1.
CAIADO, K. R. M. ; RAFANTE, H. C. . Gestão e Avaliação Educacional. 2015. .

2.
RAFANTE, H. C.. Helena Antipoff, as Sociedades Pestalozzi e a Educação Especial no Brasil (1930-1973). 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
RAFANTE, H. C.. Estrutura e Organização do esnino no Brasil: evolução e contemporaneidade. 2013. (Palestra).

4.
RAFANTE, H. C.. Estudos sobre Gramsci: o conceito de Escola Unitária. 2013. (Palestra).

5.
RAFANTE, H. C.. Elaboração de projeto de pesquisa. 2013. (Palestra).

6.
RAFANTE, H. C.. Helena Antipoff, as Sociedades Pestalozzi e a Educação Especial no Brasil (1930-1973). 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
RAFANTE, H. C.. Helena Antipoff, as Sociedades Pestalozzi e a História da Educação dos Excepcionais no Brasil. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
RAFANTE, H. C.. Helena Antipoff, as Sociedades Pestalozzi e a Educação Especial no Brasil. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . Helena Antipoff, as Sociedades Pestalozzi e a Educação Especial no Brasil (1930-1973). 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . Helena Antipoff, as Sociedades Pestalozzi e a Educação Especial no Brasil. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . A educação dos excepcionais nas proposições de Helena Antipoff: princípios, ações e seus reflexos na constituição de políticas de Educação Especial no Brasil. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
RAFANTE, H. C.. Metodos e Recursos Alternativos para o Ensino de História: O Livro Didático. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
RAFANTE, H. C.; SAFELICE, J. L.; MARTINS, M. F.; COUTINHO, L. C. S.. Participação em banca de Ana Rita Bueno de Carmargo Barros. A história da Escola Dario Pacheco Pedroso: sua origem, inserção e impacto nas formação dos alunos (1970-1994). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
ROCHA, A. R. M. E.; LIMA, K. R. R.; RAFANTE, H. C.; BEZERRA, T. S. A. M.. Participação em banca de Agercicleiton Coelho Guerra. A implementação do REUNI na Universidade Federal do Ceará no contexto da contrarreforma da educação superior. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

3.
RAFANTE, H. C.; PINHEIRO, R. A.; GARCIA, M. R. V.. Participação em banca de Geovane dos Santos Dama Leno. O papel da família no processo ensino aprendizagem e seu reflexo no desempenho acadêmico dos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Gerônimo Monteiro. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

4.
CAIADO, K. R. M.; LAPLANE, A. L. F.; RAFANTE, H. C.. Participação em banca de Deise de Sales Rustichelli. A supervisão de ensino: atuação na educação especial. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

Teses de doutorado
1.
CAIADO, K. R. M.; GONCALVES, A. G.; MARTINS, M. F.; GARCIA, R. M. C.; RAFANTE, H. C.. Participação em banca de João Henrique da Silva. Federação Nacional das APAES: hegemonia e propostas educacionais (1990-2015). 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
OLIVEIRA, A. L.; JUCA, G. N. M.; RAFANTE, H. C.; LOPES, A. P. C.; ARAUJO, F. M. L.. Participação em banca de Simone Vieira de Mesquita. Ensino Militar Naval: Escola de Aprendizes de Marinheiro (1841889). 2016. Tese (Doutorado em Programa de PósGraduação em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

3.
KAIADO, K. R. M.; DENARI, F. E.; RAFANTE, H. C.; BAPTISTA, C. R.; OLIVEIRA, R. G.. Participação em banca de Maria Edith Romano Siems-Marcondes. Educação Especial em Roraima: história, política e memória. 2013. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos.

Qualificações de Doutorado
1.
DIAS, A. M. I.; PORTO, B.; TEIXEIRA, C. M. D. A.; TERRIEN, J.; RAFANTE, H. C.. Participação em banca de Conceição Maria Alves Sobral. O saber lúdico sensível na docência universitária: ecos na prática docente do pedagogo. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de PósGraduação em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

2.
OLIVEIRA, A. L.; JUCA, G. N. M.; ARAUJO, F. M. L.; CARDOSO, G. P.; RAFANTE, H. C.. Participação em banca de Simone Vieira de Mesquita. Ensino Militar Naval: Escola de Aprendiz de Marinheiro (1864-1889). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Qualificações de Mestrado
1.
CAIADO, K. R. M.; RAFANTE, H. C.; MARTINS, M. F.. Participação em banca de Joyce Fernanda Guilanda de Amorim,. A Participação das Pessoas com Deficiência na Assembleia Nacional Constituinte (1987/1988) e suas Reivindicações no Campo Educacional. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação - Campus Sorocaba) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
MARTINS, M. F.; LIMA, P. G.; RAFANTE, H. C.. Participação em banca de Ester Chichaveke. As tendências educativas da supervisão de ensino: aspectos legais e conceituais presentes nos Termos de Visita da Supervisão na Diretoria de Ensino de Itapetininga entre os anos de 1960 e 2000.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
CAIADO, K. R. M.; NASCIMENTO, F.; RAFANTE, H. C.. Participação em banca de Dese Sales Rustichelli. A Supervisão de Ensino: atuação na Educação Especial no interior de São Paulo de 1977 a 2013. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

4.
RAFANTE, H. C.; CAIADO, K. R. M.; SANTANA, I. M.. Participação em banca de Miriam Rosa Torres de Camargo. Salas de recursos multifuncionais: um estudo sobre a formação e atuação de professores. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CORREA, J. F.; TRINDADE, G. C.; RAFANTE, H. C.. Participação em banca de Neuzi Schotten. A cultura escolar em Pomerode: o que cabe ao sistema de educação?. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso da Especialização em Educação Escolar Contemporânea) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ROCHA, A. R. M. E.; ZIENTARSKI, C.; RAFANTE, H. C.. Participação em banca de Maicon Donizete Andrade Silva.A pedagogia Histórico Crítica e a construção da subjetividade no ambiente escolar: o papel do ensino médio no processo de ensinoaprendizagem na formação do aluno como agente social. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.

2.
RAFANTE, H. C.; ZIENTARSKI, C.; SALES, C. M. V.; NASCIMENTO, F. P.. Participação em banca de Paula Virgínia de Oliveira Nunes Colares.Movimento de Mulheres Olga Benário: pedagogia feminista e ação política de mulheres no Ceará. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.

3.
ROCHA, A. R. M. E.; ALBUQUERQUE, M. J.; RAFANTE, H. C.. Participação em banca de Lorena Carvalho Gomes.A mercantilização do Ensino Superior no contexto neoliberal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.

4.
COUTINHO, L. C. S.; CAIADO, K. R. M.; RAFANTE, H. C.. Participação em banca de Isabelle Karoline Chaves de Oliveira.A educação especial no Brasil no início do século XX: uma análise da produção científica em História da Educação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

5.
BESERRA, B. L. R.; DIEB, M. H.; RAFANTE, H. C.. Participação em banca de Jéssica Rodrigues Dantas.O trabalho docente na escola de tempo integral. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.

6.
RAFANTE, H. C.; CAIADO, K. R. M.; MARTINS, M. F.. Participação em banca de Joyce Fernanda Guilanda de Amorim.O movimento político das pessoas com deficiência no Brasil e sua participação na Assembleia Nacional Constituinte: as reivindicações no campo educacional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

7.
RAFANTE, H. C.; CAIADO, K. R. M.; PADILHA, A.. Participação em banca de Lenaye Valvassori Silva.A Primiera Reunião da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (1962). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

8.
CAIADO, K. R. M.; RAFANTE, H. C.; PADILHA, A.. Participação em banca de Larissa Karen Augusto.A escolarização de uma aluna com a doença de Pelizaeus-Merzbacher no ensino regular: um estudo de caso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

9.
CAIADO, K. R. M.; RAFANTE, H. C.; CHAMBAL, L. A.. Participação em banca de Lourdes do Nascimento Duarte.Alunos com necessidades Especial no contexto de uma escola localizada na Zona Rural. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

10.
RAFANTE, H. C.; LIMA, P. G.; MARTINS, M. F.. Participação em banca de Tatiane Almeida Merlo.Uma análise do processo de ensino-aprendizagem desenvolvido por duas escolas técnicas da região de Sorocaba-SP.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
VARANI, A.; RAFANTE, H. C.; LOMBARDI, L. M. S. S.. Educação Infantil e Estágio dos Anos Iniciais. 2013. Universidade Federal de São Carlos.

2.
MONTEIRO, R. B.; RAFANTE, H. C.; LIMA, P.. Didática; Metodologia e Prática de Ensino no Ensino Fundamental; Organização do Trabalho Pedagógico. 2013. Universidade Federal de São Carlos.

Outras participações
1.
GOMES, A. L.; CIASCA, M. I. F. L.; RAFANTE, H. C.. Comissão de Análise de projeto de pesquisa: "O desempenho dos estudantes de Pedagogia da UFC no ENADE: um olhar investigativo dos resutlados". 2016. Universidade Federal do Ceará.

2.
RAFANTE, H. C.. Comissão Científica da Anpedinha Sudeste. 2014. Universidade Federal de São Carlos.

3.
RAFANTE, H. C.. Parecerista de resumos de trabalhos submetidos para apresentação na Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar. 2009. Universidade Federal de São Carlos.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIII Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino Americana. Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) no Brasil: relação entre a sociedade civil e o Estado na criação de políticas públicas para a Educação Especial (1954-1973). 2018. (Congresso).

2.
Colóquio Internacional Antonio Gramsci.História e política da Educação Especial no Brasil: bases teórico-metodológicas e resultados de pesquisa a partir dos referenciais de Antonio Gramsci. 2017. (Outra).

3.
IV Colóquio Educação Especial e Pesquisa: história, política formação e práticas pedagógicas.Formação de professores no contexto da contrarreforma no Estado.. 2017. (Outra).

4.
IV Seminário de Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - IV SEPEMO.Colégio Imaculada Conceição: a educação em Fortaleza no século XIX. 2017. (Seminário).

5.
Encontro de práticas docentes.O Círculo de Cultura em Gramsci e a organização das aulas da disciplina História da Educação e da Pedagogia. 2016. (Encontro).

6.
Encontros Universitários.As Fontes Primárias do acervo da Sociedade Pestalozzi do estado do Rio de Janeiro e suas contribuições para a História Da Educação Especial no Brasil. 2016. (Encontro).

7.
Encontros Universitários.Mario Alighiero Manacorda e a difusão dos princípios das pedagogias marxiana e marxista nas dissertações e teses produzidas nas universidades federais brasileiras das regiões Nordeste e Sudeste (2009-2012). 2016. (Encontro).

8.
37ª Reunião Anual da ANPED. Política de Educação Especial no Brasil: a relação entre o Estado, a sociedade civil e as agências internacionais na criação do CENESP. 2015. (Congresso).

9.
II Colóquio Educação Especial e Pesquisa: história, política, formação e práticas pedagógicas fo.História e Política de Educação Especial no Brasil: bases teórico-metodológicas para a pesquisa. 2015. (Outra).

10.
Ciclo de Atividades 50 anos do Golpe Civil Militar no Brasil 1964-2014. 2014. (Simpósio).

11.
Encontro Ufscar - Campus Sorocaba junto com 10 anos da ASUS - Associação dos Surdos de Sorocaba. 2014. (Encontro).

12.
I Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação Ufscar - Sorocaba. 2014. (Congresso).

13.
IV Encontro Interinstitucional de Pesquisa: políticas públicas e escolarização de alunos com deficiência.Impactos da legislação brasileira nas matrículas das pessoas com deficiência mental na cidade de Sorocaba: uma análise dos microdados do censo escolar da educação básica no período de 2008 a 2012. 2014. (Encontro).

14.
X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. A organização política das pessoas com deficiência no Brasil nas décadas de 1970 e 1980 e suas reivindicações na área das políticas educacionais. 2014. (Congresso).

15.
Gramsci no Limiar do Século XXI. 2013. (Outra).

16.
I Colóquio Educação Especial e Pesquisa: história, política, formação e práticas pedagógicas.FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DOS EXCEPCIONAIS BRASILEIROS (1930-1960). 2013. (Encontro).

17.
Palestra no Núcleo Histdbr Ufscar - New directions in the History of Education. 2013. (Outra).

18.
Sorocaba Lado B: quem é você nesta história. 2013. (Encontro).

19.
XII Encontro Cearense de História da Educação ECHE e II Encontro Nacional do Núcleo História e Memória da Educação - ENHIME.FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DOS EXCEPCIONAIS BRASILEIROS (1930-1960). 2013. (Encontro).

20.
34ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED.A Sociedade Pestalozzi e a Educação Especial em Minas Gerais nas décadas de 1930 e 1940. 2011. (Outra).

21.
VI Congresso Brasileiro de História da Educação. Helena Antipoff e a Educação Especial no Brasil: os Seminários sobre a Infância Excepcional promovidos pelas Sociedades Pestalozzi do Brasil na década de 1950. 2011. (Congresso).

22.
II Seminário Sobre Políticas Públicas - financiamento da Educação Básica - Políticas públicas para a Educação: entre o público e o privado. 2010. (Seminário).

23.
IV Congresso Brasileiro de Educação Especial. A Escola Nova e a constituição da demanda pela educação dos "excepcionais" nas primeiras décadas do século XX. 2010. (Congresso).

24.
VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: Infância, Juventude e Relações de Gênero na História da Educação. Helena Antipoff, Arthur Ramos e Durval Marcondes: a educação dos. 2010. (Congresso).

25.
XXVIII Encontro Anual Helena Antipoff.Helena Antipoff no Departamento Nacional da Criança: a Psicologia no Centro de Orientação Juvenil na década de 1940. 2010. (Encontro).

26.
II Encontro Memorial: nossas Letras na História da Educação.Educação e Trabalho nas instituições para crianças "excepcionais" mineiras nas décadas de 1930 e 1940: a atuação de Helena Antipoff. 2009. (Encontro).

27.
IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Dos caminhos da História da Educação às teorizações de Norbert Elias: apontamentos sobre referenciais teórico-metodológicos na pesquisa da ação de Helena Anitpoff no Brasil. 2009. (Encontro).

28.
Seminários de Estudos: os intelectuais e a educação - 2009 Gramsci e a Educação. 2009. (Seminário).

29.
VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil.Caminhos da Educação Especial no Brasil: Helena Antipoff e a Psicologia Aplicada à Educação. 2009. (Seminário).

30.
XXVII Encontro Anual Helena Antipoff.Helena Antipoff e a criança. 2009. (Encontro).

31.
Colóquios de Filosofia e História da Educação ? História das Idéias Pedagógicas no Brasil. 2008. (Outra).

32.
III Congresso Brasileiro de Educação Especial. Os primórdios da Educação Especial no Brasil e a atuação da psicóloga Helena Antipoff. 2008. (Congresso).

33.
II Seminário Nacional do projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil: ? 1822/2022 ? Reformas Educacionais no Brasil. 2008. (Seminário).

34.
VIII Jornada do Histedbr.Helena Antipoff e a Educação Especial: a permanência dos princípios antipoffianos. 2008. (Outra).

35.
III Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo.A Educação pelo Trabalho de Meninos "Excepcionais" na Fazenda do Rosário: uma Leitura Crítica a partir do Materialismo Histórico. 2007. (Encontro).

36.
III Encontro Iberoamericano de Educação.Helena Antipoff e o Ensino da Capital Mineira da Década de 1930: a Criança "Excepcional" e as Classes Especiais. 2007. (Encontro).

37.
IV Congresso de Pós-Graduação - VII Jornada Científica da Ufscar. Helena Antipoff e a Fazenda do Rosário: a educação pelo trabalho dos meninos "excepcionais" de 1940 - 1948. 2007. (Congresso).

38.
II Seminário de Dissertações e Teses.Helena Antipoff e o Ensino na Capital Mineira: a Fazenda do Rosário e a Educação pelo trabalho dos meninos "excepcionais" de 1940-1948. 2006. (Seminário).

39.
VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação:. VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. 2006. (Congresso).

40.
VII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" HISTEDBR 20 anos.A QUESTÃO DA CRIANCA ABANDONADA NA CAPITAL MINEIRA DESDE O INÍCIO DO SÉCULO XX E A ATUAÇÃO DE HELENA ANTIPOFF NA DÉCADA DE 1930: A INFLUÊNICA DO MODELO SUÍÇO. 2006. (Seminário).

41.
História Oral: uma Visão Interdisciplinar. 2005. (Outra).

42.
III Semana de Ciências Sociais e Estudos Marxistas. 2005. (Outra).

43.
I Seminário de Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFSCAR. 2005. (Seminário).

44.
Pode o Discurso Falar na Ciência da Informação?. 2005. (Oficina).

45.
VII Encontro de Pesquisa em Educação no Brasil / Região Sudeste - Educação: Direito ou Serviço?.VII Encontro de Pesquisa em Educação no Brasil / Região Sudeste - Educação: Direito ou Serviço?. 2005. (Encontro).

46.
V Jornada do Histedbr. 2005. (Outra).

47.
I Encontro Memorial do Instituto de Ciências Humanas e Sociais. 2004. (Encontro).

48.
III Encontro de Supervisores do Projeto de Regularização do Fluxo Escolar do Programa Educar para Vencer. 2003. (Encontro).

49.
IV Encontro de Supervisores do Projeto de Regularização do Fluxo Escolar do Programa Educar para Vencer. 2003. (Encontro).

50.
XIII Encontro Regional de História: História: O Saber Produzido e o Saber Difundido. 2002. (Encontro).

51.
IV Seminário Perspectivas do Ensino de História.O Livro Didático na Região dos Inconfidentes. 2001. (Seminário).

52.
V Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes. V Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes. 2001. (Congresso).

53.
Integração e Inclusão de Pessoa Portadora de Necessidade Especial na Rede Regular de Ensino. 2000. (Outra).

54.
Violência na Escola. 2000. (Outra).

55.
XII Encontro Regional da Associação Nacional de História.Procedimentos da pesquisa de opinião pública. 2000. (Encontro).

56.
III Encontro Regional Sudeste de História Oral. 1999. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MELO, E. M. P. C. ; MENDONCA-MAGRO, V. M. ; OLIVEIRA, A. R. C. ; RAFANTE, H. C. ; MARTINS, M. F. ; MONTEIRO, R. B. ; TORRES, J. R. . Ciclo de Atividades 50 anos do Golpe Civil Militar no Brasil 1964-2014. 2014. (Outro).

2.
RAFANTE, H. C.; CORROCHANO, M. C. ; MELO, E. M. P. C. ; MARTINS, M. F. . Ciclo de Debates Universidade e Democracia. 2014. (Outro).

3.
RAFANTE, H. C.. IV Colóquio sobre o Trabalho Pedagógico na Educação Especial: o aluno com deficiência no ensino superior. 2014. (Outro).

4.
RAFANTE, H. C.. I Seminário Programa de Pós-Graduação em Educação - Ufscar Sorocaba. 2014. (Congresso).

5.
RAFANTE, H. C.. III Colóquio sobre o Trabalho Pedagógico na Educação Especial: o aluno com deficiência no ensino superior. 2013. (Outro).

6.
RAFANTE, H. C.. I Seminário de Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação em Educação - Ufscar. 2005. (Congresso).

7.
RAFANTE, H. C.. XIII Encontro Regional de História. 2002. (Outro).

8.
RAFANTE, H. C.. V Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes. 2001. (Congresso).

9.
RAFANTE, H. C.. IV Seminário Perspectivas do Ensino de História. 2001. (Congresso).

10.
RAFANTE, H. C.. Educação e o Novo Milênio. 2000. (Congresso).

11.
RAFANTE, H. C.. III Encontro Regional Sudeste de História Oral. 1999. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Ana Rita Bueno de Camargo Matos. HISTÓRIA DA ESCOLA ESTADUAL DE SEGUNDO GRAU DOUTOR DARIO PACHECO PEDROSO: SUA ORIGEM, INSERÇÃO SOCIAL E IMPACTO NO PERCURSO PROFISSIONAL DOS ALUNOS (1970-1994). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Heulália Charalo Rafante.

2.
Ribamar Nogueira da Silva. Currículo escrito e a história da Educação Física no Brasil (1896-1945). 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Heulália Charalo Rafante.

Tese de doutorado
1.
João Henrique da Silva. Federação Nacional das APAES, hegemonia e propostas educacionais (1990-2015). 2017. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Heulália Charalo Rafante.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Irene Mendonça Rodrigues de Meira. A QUESTÃO RACISMO E AS AÇÕES AFIRMATIVAS NA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em História para Profe) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Heulália Charalo Rafante.

2.
Tadeu Medeiros Nunes. O USO DA IMAGEM NO ENSINO DE HISTÓRIA: a fotografia como fonte histórica. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em História para Profe) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Heulália Charalo Rafante.

3.
João Batista de Oliveira. Bonfiglio de Oliveira: estudos sobre a música popular brasileira. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em História para Profe) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Heulália Charalo Rafante.

4.
Edmilson Rivair Guimarães. A REALIDADE POLÍTICA AMPARENSE 1945-1958. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em História para Profe) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Heulália Charalo Rafante.

5.
Israel de Oliveira. História e Trabalho: apontamentos sobre a transição do trabalho escravo para o trabalho livre no Brasil. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em História para Profe) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Heulália Charalo Rafante.

6.
José Luiz de Sousa. Democracia após a redemocratização do Brasil. Que democracia queremos?. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em História para Profe) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Heulália Charalo Rafante.

7.
Reginaldo Alves Monteiro. As religioões afro-brasileiras na sala de aula. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em História para Profe) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Heulália Charalo Rafante.

8.
Amanda Ribeiro Mafra de Andrade. Entre alunos e imagens: a leitura do retrato de Luís XIV na aula de História. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em História para Profe) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Heulália Charalo Rafante.

9.
Antonio Sotéro de Oliveira. A Conquista de Direitos políticos da Mulher e sua inserção no Mercado de Trabalho no Brasil na Segunda Metade do Século XX. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em História para Profe) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Heulália Charalo Rafante.

10.
Deborah Gada Quinteiro. Ensinando a Revolta da Chibata por meio da música e da dança. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em História para Profe) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Heulália Charalo Rafante.

11.
Dinerval José Batista Cardoso. A abordagem da História da África na Escola e os desafios da Lei 10.639/03. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em História para Profe) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Heulália Charalo Rafante.

12.
Joana Rodrigues Pereira. A História no Currículo do Estado de São Paulo visando à avaliação externa SARESP. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em História para Profe) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Heulália Charalo Rafante.

13.
Lauro Ratti Junior. O Quintal da Vovó: Tradição frente à Modernidade. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em História para Profe) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Heulália Charalo Rafante.

14.
Rodolfo Cesar Mendes de Almeida. Nas leis e na imprensa: a educação como campo privilegiado para reformas no início da República, 1890-1895. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em História para Profe) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Heulália Charalo Rafante.

15.
Sueli Ferreira de Farias. Metodologia e Ensino de História: o uso do Blog nas aulas de História. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em História para Profe) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Heulália Charalo Rafante.

16.
Joseane Oliveira Franco. Apontamentos sobre os caminhos de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência do Brasil. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em História para Profe) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Heulália Charalo Rafante.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Paula Virgínia de Oliveira Nunes Colares. Movimento de Mulheres Olga Benário: pedagogia feminista e ação política de mulheres no Ceará. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Heulália Charalo Rafante.

2.
Joyce Fernanda Guilanda de Amorim. O movimento político das pessoas com deficiência no Brasil e sua participação na Assembleia Nacional Constituinte: as reivindicações no campo educacional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Heulália Charalo Rafante.

3.
Lenaye Valvassori Silva. A Primeira Reunião das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (1962). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Heulália Charalo Rafante.

Iniciação científica
1.
Natielly de Almeida Santiago. As Sociedades Pestalozzi e a política pública para a Educação Especial no Brasil: fontes primárias, organização dos documentos e outras possibilidades de pesquisas. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Heulália Charalo Rafante.

2.
Giusevilly de Souza Melo. As Sociedades Pestalozzi e a política pública para a Educação Especial no Brasil: fontes primárias, organização dos documentos e outras possibilidades de pesquisas. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Heulália Charalo Rafante.

3.
Giusevilly de Souza Melo. Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) no Brasil: relação entre a sociedade civil e o Estado na criação de políticas públicas para a Educação Especial (1954-1973). 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Ceará. Orientador: Heulália Charalo Rafante.

4.
Igor Golveia Maia. A APAE no Brasil: relação entre a sociedade civil e o Estado na criação de políticas públicas para a Educação Especial (1954-1973). 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Heulália Charalo Rafante.

5.
Anie Elisa de Moraeso. A educação dos surdos em Sorocaba - uma análise das políticas públicas e dos dados de matrícula do censo escolar, no período de 2007 a 2012. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Heulália Charalo Rafante.

6.
Isabelle Karolline Chaves de Oliveira. Impactos da legislação brasileira nas matrículas das pessoas com deficiência mental na cidade de Sorocaba: uma análise dos microdados do censo escolar da educação básica no período de 2008 a 2012. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Heulália Charalo Rafante.

7.
Lenaye Valvassori Silva. Impactos da legislação brasileira nas matrículas das pessoas com deficiência mental na cidade de Sorocaba: uma análise dos microdados do censo escolar da educação básica no período de 2008 a 2012. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Heulália Charalo Rafante.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . A educação dos excepcionais nas proposições de Helena Antipoff: princípios, ações e seus reflexos na constituição de políticas de Educação Especial no Brasil. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. . Helena Antipoff, as Sociedades Pestalozzi e a Educação Especial no Brasil. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
RAFANTE, H. C.. Helena Antipoff, as Sociedades Pestalozzi e a História da Educação dos Excepcionais no Brasil. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
RAFANTE, H. C.. Helena Antipoff, as Sociedades Pestalozzi e a Educação Especial no Brasil. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Outras informações relevantes


AGOSTO 2011 - Aprovada em 2º lugar no processo seletivo simplificado de professor substituto ? 40 horas semanais. Área: Educação. Sub-área: Política e Gestão Educacional. Disciplinas: 1) Política Educacional e Organização do Ensino no Brasil; 2) Estrutura e Funcionamento da Educação Básica; 3) Educação e Sociedade. Departamento de Educação, Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos

AGOSTO 2010 ? Aprovada em 1º lugar no Concurso realizado pelo SESI ? Serviço Social da Indústria, para o Cargo de Professor de Educação Básica II e III ? Ensino Fundamental e Ensino Médio. Disciplina História. Cidades de Ribeirão Preto e Jardinópolis.

JULHO 2010 ? Aprovada em 2º lugar no Concurso Público do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Campus de Sertãozinho, para o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais. Publicado no Diário Oficial da União n° 125, Sessão 3, de 02 de julho de 2010, p. 122.

MARÇO 2010 ? Aprovada em 2º lugar no processo seletivo simplificado de professor substituto ? 40 horas semanais. Área: Educação. Sub-área: Política e Gestão Educacional. Disciplinas: 1) Política Educacional e Organização do Ensino no Brasil; 2) Estrutura e Funcionamento da Educação Básica. Departamento de Educação, Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos

Aprovada no Concurso de provas e títulos para provimento de cargos de professor de Educação Básica II, em História nos termos das instruções especiais SE n. 01/2003, publicado no DOE de 06/09/2003.



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