Ilan CHAMOVITZ

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1986734636970397
  • Última atualização do currículo em 30/10/2018


Ilan CHAMOVITZ realizou Pós-doutorado (2012-2016) em Sistemas de Serviço na Alliance Manchester Business School (Reino Unido). É doutor em Engenharia da Produção (UFRJ/COPPE) mestre em Informática pela UFRJ/IM-NCE (área de Informática aplicada na Educação), MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (FGV/RJ), pós-graduado em Análise de Sistemas (PUC/RJ) e com extensão em Programação de Computadores (PUC/RJ). Atua como Supervisor de Acompanhamento na Fundação CECIERJ, colaborando para a melhoria do ensino a distância em instituições públicas do Rio de Janeiro. Instrutor e consultor credenciado pelo SEBRAE desde 2007, graduado em Administração de Empresas (UFRJ), desenvolveu um perfil profissional multidisciplinar que alia GESTÃO, TECNOLOGIA E ESTRATÉGIA, em diversas áreas de negócio, incluindo Administração, Educação e Saúde. No FGV Online e na Manchester Business School atua como tutor e desenvolvendo conteúdo online. Servidor ativo do MINISTÉRIO DA SAÚDE- Departamento de Informatica do SUS, atuou como professor convidado na UFRJ (NCE) em curso de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação em Educação. Também atua como professor convidado na FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS ( Management e FGV Online). Como conteudista, já desenvolveu material para a Universidade de Derby (UK), Fundação Getulio Vargas, Laureate Internacional, SENAC, SEBRAE, Universidade Veiga de Almeida, Rede Universidade Estácio de Sá. Também desenvolveu material para o SEST/SENAT e para FURNAS. Também tem experiência em projetos com Organizações sem fins lucrativos, no Brasil e no exterior. . (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ilan CHAMOVITZ
Nome em citações bibliográficas
CHAMOVITZ, I.;CHAMOVITZ, ILAN

Endereço


Endereço Profissional
Departamento de Informatica do SUS, Datasus - RJ.
Rua Mexico 128
Centro
20031142 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 39857059
URL da Homepage: http://www.api.adm.br/apresenta


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Engenharia da Produção.
Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, COPPE, Brasil.
Título: Aplicação do Modelo de Hierarquia Fuzzy Coppe-Cosenza para a avaliação de Grupos Operativos em fóruns educacionais na Internet, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Carlos Alberto Nunes Cosenza.
Palavras-chave: Engenharia da Produção; EAD; Tecnologia; Webquests.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção / Especialidade: Projetos de Tecnologia.
Setores de atividade: Informacao e Gestao C&T; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Educação.
2002 - 2004
Mestrado em Informática.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Gerador De Redes Sistêmicas Na Web: Um Instrumento de Apoio ao Desenvolvimento Cooperativo e a Distância de Atividades Acadêmicas,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Marcos Elia.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Redes Sistemicas; EAD; Cooperação; TVEscola; Colaboração.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO.
Setores de atividade: Educação; Desenvolvimento de Programas (Software) e Prestação de Serviços em Informática; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
2000 - 2001
Especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. (Carga Horária: 380h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Título: Data Warehousing de Sistemas Vitais..
Orientador: Sérgio Côrtes.
1987 - 1988
Especialização em Análise de Sistemas. (Carga Horária: 720h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
1983 - 1984
Especialização em Programação de Computadores. (Carga Horária: 520h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
1983 - 1986
Graduação em Administração de Empresas.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Pós-doutorado


2012 - 2016
Pós-Doutorado.
University of Manchester, MANCHESTER, Inglaterra.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Formação Complementar


2014 - 2014
Extensão universitária em LIfe Coaching. (Carga horária: 200h).
School of Natural Health Sciences, SNHS, Inglaterra.
2014 - 2014
An Introduction to Population Health. (Carga horária: 20h).
University of Manchester, MANCHESTER, Inglaterra.
2013 - 2013
Curso Introd. sobre Mudança do Clima para Getoress. (Carga horária: 20h).
Escola de Administração Fazendária (ESAF), ESAF, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


University of Manchester, MANCHESTER, Inglaterra.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: eventual
Outras informações
Desenvolvimento de pesquisa de pós-doutorado, de 2012 a 2016. Convidado como Global MBA Project Supervisor, em 2015.


Univers.Fed.do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador associado, Carga horária: 8
Outras informações
Grupo de pesquisa - (CERTIFICADO PELA INSTITUIÇÃO) LABORATÓRIO DE LÓGICA FUZZY DA COPPE UFRJ Endereço para acessar este espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3059182023522985

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor (pós-graduação), Carga horária: 4
Outras informações
Curso de Pós-graduação em Tecnologia da Informação em Educação - PGTIAE, no NCE-UFRJ, em parceria com a UnB.

Atividades

10/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Labfuzzy - Laboratório de Lógica Fuzzy da COPPE UFRJ, .

12/2002 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Informática aplicada a Educacao, .

03/2002 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Informática aplicada a Educacao, .


Ministério da Saúde - Brasil, M.S., Brasil.
Vínculo institucional

1992 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, pesquisador & professor, Carga horária: 40
Outras informações
Atuando no Datasus - Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (SUS) na Divisão de Disseminação de Informaçôes de Saúde. Atua, também, como especialista em EaD, como professor tutor a distância do curso SUS - Saúde e Cidadania. Responsável pela disseminação de informação na Intranet, e em pesquisa sobre Linkages.


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Contrato
Outras informações
Professor substituto em Informática.


Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Professor colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 30
Outras informações
Atualmente (2017) colabora como tutor on line no MBA Empresarial, na disciplina de Gestão da Qualidade e Produtividade, no PósAdm na disciplina Estrutura e Processos Organizacionais, e em Disciplinas Livre. Participa, também, eventualmente, de Seminários Presenciais. Histórico Participação como professor colaborador da FGV no Programa Netuno, realizado nas dependências da Marinha do Brasil - RJ, ministrando curso de Análise e Melhoria de Processos e Planejamento Estratégico, para mais de 150 militares entre fevereiro e setembro de 2008. Em 2009 iniciou como Professor Tutor em cursos da FGV Online, atuando nas disciplinas Gestão do Conhecimento, Gestão Estratégica de RH (Séries Estratégicas) ,Sistemas de Saúde e Balanced Scorecard . Em 2011 atuou como professor convidado na disciplina Operações e Funções Organizacionais" do curso de MBA em Gestão de Processos. A partir de 2011 passou a ministrar cursos online em turmas internacionais, na disciplina Doing Business in Brazil.


Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Nacional (NA), SEBRAE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Credenciado (concurso 2007), Enquadramento Funcional: Eventual, Carga horária: 4
Outras informações
Atuando como instrutor e consultor em Engenharia de Produção e Administração (Gestão). Atuou, também, na Universidade Corporativa SEBRAE, como professor-tutor da disciplina SEBRAE e as micro e pequenas empresas.


Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro, SEBRAE/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: eventual, Carga horária: 4
Outras informações
Instrutor nas áreas de Produção e Administração. Consultor na equipe de Petróleo e Gas.


Assoc.Bras. de Endometriose, ABEND, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntario
Outras informações
Idealizador e responsavel pelo sitio, que é referencia nacional e internacional sobre a doenca. http://abend.org.br

Atividades

01/1999 - Atual
Serviços técnicos especializados , Consultor, .

Serviço realizado
Criacao do sítio e assessoria no desenvolvimento de pesquisas sobre a doença.

Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor visitante, Carga horária: 6
Outras informações
Deenvolveu conteúdo sobre uso de Tecnologias na Educação, disciplina que tutora eventualmente na UVA.

Atividades

09/2006 - Atual
Ensino, Análise de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Programação

Faculdade Sao Camilo RJ, FASC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Eventual
Outras informações
MBA Auditoria em Sistemas de Saúde, disciplinas Auditoria em Compras Internacionais e Gestão de Serviços e Processos.


Instituto Ecológico Aqualung, AQUALUNG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Curso de Gerência Projetos Socioambientais, com apoio de plataforma para EAD.


Assoc.Brasileira dos Analistas de Mercado de Capitais, ABAMEC, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor
Outras informações
Consultoria, desenvolvimento e manutenção do Site da Abamec Nacional.

Atividades

01/1999 - 12/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Abamec, .

Cargo ou função
WebMaster.

Consultoria Independente, CONSULTORIA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor
Outras informações
Elaboração de unidades didáticas online para o curso de Introdução a Engenharia de Produção da Universidade Estácio de Sá. Elaboração de Questões.

Vínculo institucional

1989 - Atual
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Consultor
Outras informações
Desenvolvimento de Sistemas sob medida em diversas áreas: Publicidade, Gráfica, Clínica médica, Medicina do Trabalho, Imóveis, Decoração, Indústria Têxtil, Pronta Entrega, Distribuição, Logística. Desenvolvimento de Sítios na Web para pequenas empresas e instituições.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor
Outras informações
Apresentação para empresários Noruegueses (oil & gas) sobre o mercado imobiliário no Brasil.

Atividades

12/1989 - 12/2001
Serviços técnicos especializados , Consultoria Independente, .

Serviço realizado
Consultoria em Sistemas.

Dataprev, DATAPREV, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1992
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40
Outras informações
Classificado em concurso público realizado pela Fesp.

Atividades

12/1989 - 06/1992
Serviços técnicos especializados , CI - Centro de Informações, .

Serviço realizado
Consultoria, desenvolvimento e treinamento.

S.A. White Martins, SAWM, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1989
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista, Carga horária: 40
Outras informações
Iniciou como Estagiário. Foi promovido a Programador e a Analista, sendo convidado a fazer parte do grupo do Centro de Informações, responsável pelo processo de inclusão digital dos funcionários a empresa. Planejou, organizou e implantou os cursos de microinformática para usuários em todos os níveis (técnicos, gerentes e diretores).

Atividades

01/1984 - 12/1989
Ensino, Editor de Texto, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
SAS, WordStar, Lotus, Word, Excel, Windows, etc..
01/1984 - 12/1989
Serviços técnicos especializados , CI - Centro de Informação, .

Serviço realizado
Consultoria a Usuários. Controle de Acesso a Dados (DataMart). Planejamento e implantação de cursos em microinformática..
01/1984 - 12/1989
Serviços técnicos especializados , Depto de Mantenção de Sistemas, .

Serviço realizado
Manutenção de Sistemas em Cobol. Desenvolvimento de Sistemas Ad hoc para Diretoria e para o Depto de Marketing..

University Of Derby, UD, Inglaterra.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: eventual, Carga horária: 2
Outras informações
Desenvolvimento de conteúdo para o curso de Mestrado Integrative Health and Social Care, da Universidade de Derby, a convite.


Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisor para Acompanhamento, Carga horária: 10
Outras informações
Análise de dados de turmas de EaD e acompanhamento em disciplinas. .



Linhas de pesquisa


1.
Instrumentos de Pesquisa na Web

Objetivo: Desenvolver um programa na Web para auxiliar no uso de Redes sistêmicas em análise qualitativa de dados, em pesquisas que utilizem o paradigma interpretativo..
2.
Modelagem de Sistemas de Informação com Lógica Fuzzy
3.
Colaboração em pesquisas sobre plataformas educativas na Web

Objetivo: Estudo de plataformas na Web voltadas para ensino aprendizagem..


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Data-driven Business Models: A Case Study for Henshaws
Descrição: The area of focus for the proposed activity is data-driven business models [1] for charities and not-for-profit organisations. It is commonly advocated nowadays that ?data is the new oil?. Helping organisations to capitalise on their data assets is a challenge that becomes even more important in a big data context. The key question is: how can organisations innovate through their ability to collect, refine and utilise their data assets? In other words, how can organisations develop new data-driven business models? Developing data-driven business models is a challenge and at the same time, an opportunity for any organisation. Especially for charities and not-for-profit organisations extracting business value from their data assets will strengthen their social impact as measured though the social return on investment framework [2]. The development of data-driven business models could be facilitated through the use of one of the well-established frameworks such as the business model canvas [3]. As part of this project, a feasibility study will be carried out to determine whether such frameworks and specifically, the business model canvas, could be used to support data-driven innovation. The feasibility study will be carried out in collaboration with Henshaws [4]. This is a charity that supports visually impaired people in order to make them full members of our society by providing support to work, volunteer, or study. Henshaws has a long established association with MBS and have agreed to take part in the study. The deliverable of the project will be a data-driven business model framework for charities and not-for-profit organisations. The project will apply and refine the business model canvas framework in two stages (milestones). The first stage (April ? May) will define the existing business model of Henshaws and the second stage (May ? July) will extend and refine the existing business model with data-driven innovation pathways. [1] http://www.nemode.ac.uk/?page_id=53 [2] http://en.wikipedia.org/wiki/Social_return_on_investment [3] http://www.businessmodelgeneration.com/canvas/bmc [4] http://henshaws.org.uk/.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
SASS Simulação Aplicada à Serviços de Saúde
Descrição: imulação Aplicada à Serviços de Saúde objetiva utilizar metodologias e técnicas de simulação para identificar restrições, analisar a utilização da capacidade, avaliar o fluxo de pacientes e promover soluções inovadores para problemas nesse ambiente. Este projeto está vinculado ao núcleo de pesquisa em simulação na saúde da COPPE-UFRJ. site do projeto: http://sass-sim.weebly.com/.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO/Especialidade: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
5.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
6.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Pesquisa Operacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Hebraico
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2014
2014 - Srii Health Care Analytics Hackathon, Service Research & Innovation Institute (SRII).
2003
Programa de Apoio à Pesquisa em Educação a Distância - PAPED, Ministério da Educação - MEC.
2001
Concurso de Inovações na Gestão Pública Federal - Prêmio Helio Beltrão, ENAP Escola Nac. da Adm.Pública e Secretaria de Gestão do Ministério do Plan, Orçam.e Gestão.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SABBADINI, F. S.2016SABBADINI, F. S. ; CHAMOVITZ, I. ; Ferreira Filho, E. ; SILVA, C. F. ; DESIDÉRIO, M. . Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional: a consolidação de dois estudos de casos. Revista de Administração da FATEA, v. 12, p. 123-141, 2016.

2.
CHAMOVITZ, I.;CHAMOVITZ, ILAN2013CHAMOVITZ, I.; THEODOULIDIS, B. . Dominant Logic approach for health service information system: value creation and co-creation through asynchronous communication. RECIIS. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde (Edição em Português. Online), v. 7, p. 776, 2013.

3.
de OLIVEIRA, M. J. F.2009de OLIVEIRA, M. J. F. ; SABBADINI, F. S. ; CHAMOVITZ, I. . Uma plataforma de simulação visual em 3D orientada para o ciclo de vida das entidades. Revista Produção Online, v. IX, p. 398-415, 2009.

4.
OLIVEIRA, MARIO JORGE2009OLIVEIRA, MARIO JORGE ; SABBADINI, F. S. ; CHAMOVITZ, I. . Uma plataforma de simulação visual em 3D orientada para o ciclo de vida das entidades . Revista Produção Online, v. 9, p. 398-415, 2009.

5.
CHAMOVITZ, I.;CHAMOVITZ, ILAN2008CHAMOVITZ, I.; SABBADINI, F. S. ; de OLIVEIRA, M. J. F. . A utilização da. simulação baseada na Web para o estudo de processos operacionais. Revista Produção Online, v. 8, p. 1-1, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Valdati, Aline de Brittos Magalhães, Ana Lúcia Leite, André de Oliveira Calazans, Angelica Toffano Seidel Mattoso, Beatriz Figueiredo, Celso Gomes, Clarisse Nehme, Claudio Chauke Santos, Dax Caldeira dos Santos, Éber José Dos Oliveira, Edgard Costa Lapolli, Édis Mafra Moresi, Eduardo Dutra Masson, Eloisa Toffano Seidel Dandolini, Gertrudes Aparecida Alves, Gláucia Guarda, Graziela Ferreira Oliveira, Guilherme Antonio De Sousa Dias, Ibsem Agrello Durão, Iêda Lenzi CHAMOVITZ, ILAN Bezerra, Jacks Williams Peixoto Souza, João Artur de Santos, Jorgina Mendonça, Leopoldo , et al.Pinto, Lindara Hage Anunciação Dessimoni Pires, Lívia Müller Marins, Luiz Fernando Meiriño, Marcelo Jasmim Alvarenga, Marcia Silva de Bacha, Maria de Lourdes Oliveira Neto, Mario Santos de Atineé, Mayara Manssouri, Mehdi El Coelho, Moisés Andrade Santos, Nirian Martins Silveira dos Alves, Patrícia Jacob, Philipe Medeiros de Carvalho Ribeiro, Rafael Lopes Junior, Rafael Timóteo de Sousa Mahmoud, Rhaifa Moraes, Roberto Costa Fernandes, Roberto Fabiano Andrade Filho, Rodolfo Leite de Streit, Rosalvo Ermes Renault, Thiago Borges Zacarkim, Valder Lemes Gomes Junior, Waldoir Valentim Silva, Willians Rodrigues da ; Gestão do conhecimento e inovação: volume 6. 1. ed. Belo Horizonte: 10.5935, 2018. v. 6. 188p .

2.
FELICIANO, A.M. ; BERG, C.H. ; CHAMOVITZ, I. . Gestão do conhecimento. 1. ed. UNIVEL, 2017. v. 1. 164p .

3.
CHAMOVITZ, ILAN; ABREU, H. A. . Legislação, empreendedorismo e ética. 1. ed. Fael Editora, 2017. v. 1. 176p .

4.
CHAMOVITZ, I.. Gestão da qualidade: parcerias eficazes: curso: livro do participante. 1. ed. Brasilia: Sebrae, 2017. v. 1. 152p .

5.
CHAMOVITZ, I.. Gestão da qualidade: métodos de análise e melhoria de processos: curso: livro do participante. 1. ed. Brasilia: Sebrae, 2017. v. 1. 142p .

6.
CHAMOVITZ, I.. Gestão da qualidade: métodos de análise e melhoria de processos: curso: manual de orientações para aplicação. 1. ed. Brasilia: Sebrae, 2017. v. 1. 148p .

7.
CHAMOVITZ, I.. Gestão da qualidade: compromisso com o êxito: oficina: livro do participante. 1. ed. Brasilia: Sebrae, 2017. v. 1. 46p .

8.
CHAMOVITZ, I.. Gestão da qualidade: compromisso com o êxito: oficina: manual de orientações para aplicação. 1. ed. Brasilia: Sebrae, 2017. v. 1. 50p .

9.
CHAMOVITZ, I.. Gestão de qualidade: fundamentos da excelência: curso: livro do participante. 1. ed. Brasilia: Sebrae, 2017. v. 1. 90p .

10.
CHAMOVITZ, I.. Gestão de qualidade: fundamentos da excelência: curso: manual de orientações para aplicação. 1. ed. Brasilia: Sebrae, 2017. v. 1. 68p .

11.
CHAMOVITZ, I.. Gestão da qualidade: d-olho na qualidade: curso: livro do participante. 1. ed. Brasilia: Sebrae, 2017. v. 1. 114p .

12.
CHAMOVITZ, I.. Gestão da qualidade: d-olho na qualidade: curso: manual de orientações para aplicação. 2. ed. Brasilia: Sebrae, 2017. v. 1. 81p .

13.
CHAMOVITZ, I.. Avaliação de Imóveis. 1. ed. Porto Alegre: Editora Laureate Brasil, 2015. v. 1. 84p .

14.
CHAMOVITZ, ILAN. Organizações. 1. ed. Curitiba: IEL/PR, 2015. v. 1. 169p .

15.
CHAMOVITZ, ILAN. Lógica de Programação. 1. ed. São Paulo: Laureate Brasil, 2015. v. 1. 120p .

Capítulos de livros publicados
1.
CHAMOVITZ, I.. Pacientes aprenden sin fronteras en foros virtuales. In: Universidad Peruana Cayetano Heredia. (Org.). Perú y America Latina en la Era Digital: Transformando la Sociedad. 1ed.Lima: Universidad Cayetano Heredia Fondo Editorial, 2007, v. , p. 1-413.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CHAMOVITZ, I.. Fundamentos de Inteligência: Informação e ações por tutores em EaD. Revista Inteligência em Foco, Brasilia, DF., p. 13 - 17, 01 jan. 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CHAMOVITZ, I.. A contribuição da UFRJ para a Saúde por meio do Datasus, no Rio de Janeiro. In: Seminário A UFRJ faz 100 anos, 2017, Rio de Janeiro. Anais - Seminário A UFRJ faz 100 anos, 2017. v. 1.

2.
CHAMOVITZ, I.. Análise preliminar sobre a citação da Wikipédia em trabalhos acadêmicos. In: I Congresso Científico Brasileiro da Wikipédia, 2016, Rio de Janeiro. Anais do I Congresso Científico Brasileiro da Wikipédia, 2016.

3.
CHAMOVITZ, ILAN; DA FONSECA ELIA, MARCOS ; COSENZA, CARLOS ALBERTO NUNES . Fuzzy assessment model for operative groups in virtual educational forums. In: 2015 Science and Information Conference (SAI), 2015, London. 2015 Science and Information Conference (SAI), 2015. p. 395.

4.
CHAMOVITZ, I.. Reflexões Sobre Um Curso A Distância Em Saúde No Brasil: Fatos Relevantes Encontrados Nos Fóruns E Recomendações.. In: X Congresso Nacional de Excelência em Gestão (CNEG), 2014, Rio de Janeiro. nais do X Congresso Nacional de Excelência em Gestão (CNEG).. Rio de Janeiro, 2014. v. 1.

5.
PASSOS, G.F. ; CHAMOVITZ, I. . Modelo De Responsabilidade Organizacional, Aplicado Em Empresa Pública De Tecnologia Da Informação E Fundamentado Em Dinâmica De Sistemas. In: IX Congresso Nacional de Excelência em Gestão (ISSN 1984-9354), 2013, Rio de Janeiro. Anais do IX Congresso Nacional de Excelência em Gestão. Rio de Janeiro, 2013.

6.
CHAMOVITZ, I.; CANTON, E. . AVALIAÇÃO POR MEIO DA INTERAÇÃO EM FÓRUNS VIRTUAIS. In: 8 Encontro Nacional de Tutores do FGV Online, 2012, Rio de Janeiro. 8 Encontro Nacional de Tutores do FGV Online, 2012.

7.
CHAMOVITZ, I.; COSENZA, C.A.N. . Lógica Fuzzy: Alternativa viável para projetos complexos no Rio de Janeiro. In: XIV PROFUNDÃO, 2010, Rio de Janeiro. Anais do XIV PROFUNDÃO, 2010.

8.
ELIA, M. ; CHAMOVITZ, I. . CQMsg - Classificador e Qualificador de Mensagens: um instrumento para apoio à avaliação de fóruns temáticos. In: XX Simpósio de Informática na Educação. (SBIE 2009), 2009, Florianópolis. Anais do XX Simpósio de Informática na Educação. (SBIE 2009). Florianopolis, 2009.

9.
CHAMOVITZ, I.. Fórum De Discussão: Ativo Intangível Utilizado No Apoio a Atividades em Processos De Produção e Implantação De Software. In: XV SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção, 2008, Bauru - SP. Anais - SIMPEP, 2008.

10.
CHAMOVITZ, I.. Avaliação de Intangíveis em organizações sem fins lucrativos utilizando fundamentos de apoio multicritério à decisão. In: Profundão - 11 Encontro de Engenharia de Produção - UFRJ, 2007, Rio de Janeiro. Anais do XI, 2007. v. 1.

11.
CHAMOVITZ, I.. Inovação em Educação com Internet: a distância, com o uso de Webquests e da Lógica Nebulosa. In: Profundão 2006, 2006, Rio de Janeiro. Anais do Profundão 2006, 2006.

12.
CHAMOVITZ, I.; outros . Uma plataforma de simulação visual em 3D. In: II Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia (SEGET), 2006, Resende. Anais do II Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia (SEGET), 2006.

13.
CHAMOVITZ, I.. Didactic-pedagogical instructional content: management and representation using systemic networks technique. In: 9th International Congress on Medical Librarianship, 2005, Salvador. Anais - 9th International Congress on Medical Librarianship, 2005.

14.
CHAMOVITZ, I.. Patients? messages in a chronic disease forum board: a call for an interactive participation. In: 9th International Congress on Medical Librarianship, 2005, Salvador. 9th International Congress on Medical Librarianship, 2005.

15.
CHAMOVITZ, I.. Gerência do conteúdo de material instrucional em educação: uma sugestão utilizando Redes Sistêmicas na Internet. In: XIII Congreso Iberoamericano de Educación Superior en Computación, 2005, Cali. Anais - XIII Congreso Iberoamericano de Educación Superior en Computación, 2005.

16.
CHAMOVITZ, I.. Sistema de Geração de Sítios e Manutenção de Conteúdo: Uma Solução Incorporando Regras de Acessibilidade. In: II Workshop de Manutenção de Software Moderna ? WMSWM?05, 2005, Manaus. Anais do II Workshop de Manutenção de Software Moderna ? WMSWM?05, 2005. v. I. p. 139-146.

17.
CHAMOVITZ, I.; outros . Aspectos Relevantes para o Desenvolvimento de Ambientes Educacionais para a WEB. In: SIECI 2004: Simpósium Iberoamericano de Educación, Cibernética e Informática, 2004, Orlando - FL. Memorias de conferencias de CISCI. Orlando - Florida: Instituto Internacional de Informática y Sistémica (IIIS), 2004. v. I. p. 301-305.

18.
CHAMOVITZ, I.. Sistemas de Informação na Web: Como o uso de recursos de Internet pode resultar em mudanças sociais e comportamentais em pacientes com uma doença crônica. In: I WorkComp Sul, 2004, Florianópolis - SC. Anais do I WorkComp Sul, 2004.

19.
CHAMOVITZ, I.; outros . Processo Cooperativo de Elaboração de Um Projeto de Pesquisa: A Contribuição do Uso de Uma Plataforma de Ensino a Distância. In: X WIE - Workshop sobre Informática na Escola, 2004, Salvador - BA. Anais do X WIE - Workshop sobre Informática na Escola (SBC), 2004.

20.
CHAMOVITZ, I.; outros . Gerador de Redes Sistêmicas - Uma aplicação para levantamento de pré-concepções sobre as estações do ano. In: SBC2003 - XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2003, Campinas. Anais do XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - IX WIE, 2003. v. V. p. 287-296.

21.
CHAMOVITZ, I.; outros . Gerador de Redes Sistêmicas - Uma aplicação para levantamento de pré-concepções sobre as estações do ano. In: XXIX Conferencia LatinoAmericana de Informatica, 2003, La Paz. Annales del XXIX ClEI, 2003. v. XXIX. p. 300-310.

22.
CHAMOVITZ, I.; outros . O Estado da Arte dos NTE no Brasil. Um estudo de levantamento de dados. In: Simposio Brasileiro de Informatica em Educacao, 2002, Sao Leopoldo. Anais do XIII Simposio Brasileiro de Informatica em Educacao. Porto Alegre: UNISINOS, 2002. p. 539-541.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CHAMOVITZ, I.; ELIA, M. . Oficina - Utilizando Redes Sistêmicas na Internet para representar vídeos instrucionais: oficina com vídeos da TV Escola. In: XV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2004, Manaus. SBIE 2004. Manaus, 2004. v. II.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CHAMOVITZ, I.; BEZZERRA, J.W.P. . Inovação Aberta E Governança Do Conhecimento: Uma Proposta Estratégica Para O Laboratório De Lógica Fuzzy Da COPPE/UFRJ. In: XIV SEGeT ? Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2017, Resende. Anais do XIV SEGeT ? Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2017. v. 1.

2.
CHAMOVITZ, I.. A very preliminary set of outputs from the Introduction to Population Health course. In: International Festival of Public Health UK, 2015, Manchester. International Festival of Public Health UK. Manchester: MUNCH, 2015.

3.
CHAMOVITZ, I.; ELIA, M. ; COSENZA, C.A.N. . Aplicação Do Modelo De Hierarquia Fuzzy Coppe-Cosenza Para A Avaliação De Grupos Operativos Em Fóruns Educacionais Na Internet. In: Congresso de Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde, 2010, Salvador, BA. Anais do I Congresso de Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde., 2010. v. 1.

4.
CHAMOVITZ, I.. Globalização e Meio ambiente a 264 mãos.. In: X Semana da Cultura, 2010, Rio de Janeiro, RJ. Anais da X Semana da Cultura, 2010.

5.
CHAMOVITZ, I.. Educação em Informática: A expressão da informação por meio de Histórias em Quadrinhos (HQs). In: X Semana da Cultura, 2010, Rio de Janeiro, RJ. Anais da X Semana da Cultura, 2010.

6.
CHAMOVITZ, I.. 3 Representações do Universo Escolar: Estratégica, de Processo e Sistêmica. In: III Encontro Nacional de Educação a Distância da Rede de Escolas de Governo, 2010, Rio de Janeiro. Anais do III Encontro Nacional de Educação a Distância da Rede de Escolas de Governo, 2010.

7.
CHAMOVITZ, I.; ELIA, M. ; COSENZA, C.A.N. . Gestão de Conhecimento em Saúde: Proposta de um modelo nebuloso para a Avaliação de Grupos Operativos em Fóruns Virtuais. In: 8º Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde - CRICS8, 2008, Rio de Janeiro. Resumo do Crics8. Rio de Janeiro, 2008. v. I.

8.
COSENZA, O. N. ; CHAMOVITZ, I. . Ética, Ética Empresarial e Responsabilidade Social: Reflexões e Recomendações.. In: ENEGEP - XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2007, Foz do Iguaçu. Anais do XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), 2007.

9.
CHAMOVITZ, I.. Educação com Internet: Projetos com uso de Webquests. In: Fórum Mundial de Educação Temático de Nova Iguaçu ? Rio de Janeiro - 2006 (FME-NI)., 2006, Nova Iguaçu ? Rio de Janeiro. Fórum Mundial de Educação Temático de Nova Iguaçu, 2006.

10.
CHAMOVITZ, I.. O uso de Webquests para formação de profissionais em saúde. In: XI Congresso Mundial de Saúde Pública / VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2006, Rio de Janeiro. Anais do XI Congresso Mundial de Saúde Pública / VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2006.

11.
CHAMOVITZ, I.. Endometriose e desinformação: Fatores limitantes à reprodução no século XXI. In: XI Congresso Mundial de Saúde Pública / VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2006, Rio de Janeiro. Anais do XI Congresso Mundial de Saúde Pública / VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2006.

12.
CHAMOVITZ, I.. DATASUSWEB (DSWEB): Um instrumento para o acesso à informação, serviços e sistemas em saúde. In: XI Congresso Mundial de Saúde Pública / VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2006, Rio de Janeiro-RJ. Anais do Anais do XI Congresso Mundial de Saúde Pública / VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2006.

13.
CHAMOVITZ, I.; ELIA, M. . GRS Gerador de Redes Sistêmicas: uma sugestão para representar o conteúdo de vídeos educacionais em saúde na Internet. In: WIM 2005 - V Workshop de Informática Médica, 2005, Porto Alegre. IV Simpósio Brasileiro da Qualidade de Software (SBQS'2005), 2005.

14.
ELIA, M. ; CHAMOVITZ, I. . Pii_ED - Editor Cooperativo da Plataforma Interativa para Internet. In: XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2005, Juiz de Fora. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2005.

15.
CHAMOVITZ, I.; ELIA, M. . Gerador de Redes Sistêmicas: uma sugestão para representar e compartilhar entre professores o uso dos vídeos da TV Escola. In: XV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2004, Manaus. SBIE 2004 - Diversidade e Integração: desafios para a telemática na educação, 2004. v. II.

16.
CHAMOVITZ, I.; ELIA, M. . Gerador de Redes Sistemicas: um instrumento de apoio a pesquisa na Web. In: Simposio Brasileiro de Informática na Educação, 2003, Rio de Janeiro. Anais do Simposio Brasileiro de Informática na Educação. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Computação, 2003. v. 1. p. 803-804.

Apresentações de Trabalho
1.
CHAMOVITZ, ILAN. GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO: ATIVIDADES EDUCACIONAIS EM SAÚDE REALIZADAS EM PESQUISA, NA ALLIANCE MANCHESTER BUSINESS SCHOOL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CHAMOVITZ, I.; COSENZA, CARLOS ALBERTO NUNES . Possíveis Aplicações da Lógica Fuzzy na Gestão da Informação e do Conhecimento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CHAMOVITZ, I.. Websites No Brasil: Na Babel Nublada, Para Estrangeiro Ler?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
CHAMOVITZ, ILAN. A contribuição da UFRJ para a Saúde por meio do Datasus, no Rio de Janeiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
CHAMOVITZ, I.; BEZZERRA, J.W.P. . Inovação Aberta E Governança De Conhecimento: Uma Proposta Estratégica para o Labfuzzy. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
CHAMOVITZ, I.. Análise preliminar sobre a citação da Wikipédia em trabalhos acadêmicos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
CHAMOVITZ, I.. Compartilhando a experiência de pós-doutorado com colegas do Datasus. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
CHAMOVITZ, I.; ELIA, M. ; COSENZA, C.A.N. . Fuzzy assessment model for operative groups in virtual educational forums. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
CHAMOVITZ, ILAN. A very preliminary set of outputs from the Introduction to Population Health courses. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
CHAMOVITZ, I.. Agent-Based Simulation for Authentic Learning in Marketing: Netlogo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
PASSOS, G.F. ; CHAMOVITZ, I. ; THEODOULIDIS, B. . Organizational Responsibility Model: Dealing with demand for services higher than installed capacity.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
CHAMOVITZ, I.. Fundamentos e relato de aplicação da Lógica Nebulosa para Inovação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
CHAMOVITZ, I.. Utilização de Fóruns para apoio ao desenvolvimento e implantação de software. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
CHAMOVITZ, I.. Educação em Informática: A expressão da informação por meio de Histórias em Quadrinhos (HQs). 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
CHAMOVITZ, I.. Globalização e Meio Ambiente por 268 mãos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
CHAMOVITZ, I.. Em cursos online aprendem estudantes. Aprendem Tutores?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
CHAMOVITZ, I.. A importância da Gestão da Informação em saúde na ótica dos programas de qualidade em saúde e acreditação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
CHAMOVITZ, I.. PO Soft na Saúde: Fóruns de Discussão, Redes Sistêmicas e Lógica Nebulosa para a Tomada de Decisão. O Caso da Gripe Aviária. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
CHAMOVITZ, I.. Foro Internacional: Adolescentes, Jóvenes y TIC en la lucha contra el VIH-Sida. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
CHAMOVITZ, I.. FORUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO SP - Educação cidadã em saúde: como os recursos de internet são usados para facilitar o acesso à informação e para promover mudanças sociais e comportamentais em pacientes de uma doença crônica. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
CHAMOVITZ, I.; outros . IX Workshop de Informática na Educação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
CHAMOVITZ, I.. Interação e Comunicação em Comunidades de Aprendizagem Online: rumo a um futuro engajado e flexível. São Paulo: Artesanato Educacional, 2015. (Tradução/Artigo).

2.
CHAMOVITZ, I.. GRS - GERADOR DE REDES SISTÊMICAS NA WEB: Um Instrumento de Apoio ao Desenvolvimento Cooperativo e a Distância de Atividades Acadêmicas. Rio de Janeiro 2004 (Dissertação de Mestrado).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CHAMOVITZ, I.; outros . Desenvolvimento de solução de EAD para grande empresa nacional. 2017.

2.
CHAMOVITZ, I.; outros . Revisão de Conteúdo da solução Gestão da Qualidade - Sebrae Nacional. 2017.

3.
CHAMOVITZ, I.. Revisao de Questões - Gestão do Conhecimento. 2016.

4.
CHAMOVITZ, I.. Desenvolvimento de Questões para avaliação. 2015.

5.
CHAMOVITZ, I.. Política de Atendimento do SEBRAE. 2015.

6.
THEODOULIDIS, B. ; CHAMOVITZ, I. ; Giselle Chien . Business Model Canvas proposition (research). 2015.

7.
CHAMOVITZ, I.. M.Sc. in Integrative Health and Social Care (authoring). 2014.

8.
CHAMOVITZ, I.. Oi Futuro - Oi Tonomundo. 2010.

9.
CHAMOVITZ, I.. Desenvolvimento e Implantação de Sistemas de Informação. 2002.

Programas de computador sem registro
1.
CHAMOVITZ, I.. Criação de um curso sobre acessibilidade e, também, de um sistema para Gerência de projetos submetidos para inclusão de regras de acessibilidade em páginas Web. 2005.

2.
CHAMOVITZ, I.; outros . Licitações e Contratos do Ministério da Saúde. 2004.

3.
CHAMOVITZ, I.; ELIA, M. . GRS - Gerador de Redes Sistêmicas na Web. 2003.

4.
CHAMOVITZ, I.. Sítio e Fórum da Associação Brasileira de Endometriose. 2003.

5.
ELIA, M. . GRS - Gerador de Redes Sistêmicas na Web. 2003.

6.
CHAMOVITZ, I.. Sistemas de Criticas do SIOPS (M.Saúde e M.Planej., Orçamento e Gestão). 2002.

7.
CHAMOVITZ, I.. Sava - Sistema de apoio 'a verificação de aprendizagem. 2002.

8.
CHAMOVITZ, I.. Impraih - Impressor de Espelhos de AIH -Autorização de Internação Hospitalar (M.Saúde). 1999.

9.
CHAMOVITZ, I.. Siops - 1999 ano base 1998. 1999.

10.
CHAMOVITZ, I.. Appenda - Anexador de Arquivos. 1994.

Trabalhos técnicos
Redes sociais, websites e blogs
1.
CHAMOVITZ, I.. Asssociação Brasileira de Endometriose. 2000; Tema: Forum Discussion - for patients. (Fórum).


Demais tipos de produção técnica
1.
CHAMOVITZ, I.; BEZZERRA, J.W.P. . Gestão do Tempo e Organização do Trabalho. 2017. .

2.
CHAMOVITZ, I.. Gestão do Tempo e Organização do Trabalho. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

3.
CHAMOVITZ, I.. Metodologia de Análise de Problemas. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

4.
CHAMOVITZ, I.. Introdução à Gestão por Processos. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialInstrucional).

5.
CHAMOVITZ, I.. Design Thinking. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialInstrucional).

6.
CHAMOVITZ, I.; outros . Sebrae - Gestão da Qualidade - 5 manuais. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialInstrucional).

7.
CHAMOVITZ, I.. Management Module. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialInstrucional).

8.
SAMPAIO, F. F. ; ELIA, M. ; CHAMOVITZ, I. . Sistemas Complexos - Introdução ao Netlogo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
CHAMOVITZ, I.; SAMPAIO, F. F. ; ELIA, M. . Apostila Tutorial para Introducao ao Netlogo. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - educacional).

10.
CHAMOVITZ, I.. Serious Games - Sistemas de Informação e CRM. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

11.
CHAMOVITZ, I.. Curso Introducao a Engenharia de Producao. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - educacional).

12.
CHAMOVITZ, I.. Curso Linguagem de Programacao I. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - educacional).

13.
CHAMOVITZ, I.. Curso - Tecnologia da Informacao aplicada em Educacao. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - educacional).

14.
CHAMOVITZ, I.. Operações e Funções Organizacionais. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

15.
CHAMOVITZ, I.. Recursos Tecnológicos para Educação a Distância. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Social).

16.
CHAMOVITZ, I.. Gerência de Projetos Socioambientais. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
CHAMOVITZ, I.. Cobertura da Mesa Redonda sobre Plataformas de Educação a Distância. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo VHS e CDROM).

18.
CHAMOVITZ, I.. Site da Associação Brasileira de Endometriose. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Social).

Demais trabalhos
1.
CHAMOVITZ, I.. Participação como professor-colaborador no projeto de Atualização de Formadores dos Núcleos de Tecnologia Educacional - NTE/RJ. 2005 (Organizacional) .

2.
CHAMOVITZ, I.. Participação como professor-colaborador no projeto: Formação Continuada nas áreas de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. 2005 (Organizacional) .

3.
CHAMOVITZ, I.. Suporte e Administração da Plataforma Educacional para apoio à Disciplina Online de Terapia Cogintivo-Comportamental - Instituto de Psicologia/UFRJ. 2005 (Organizacional) .

4.
CHAMOVITZ, I.. Suporte e Administração da Plataforma Educacional para apoio ao desenvolvimento do Projeto Final do Curso de Metodologia de Pesquisa. 2004 (Organizacional) .

5.
CHAMOVITZ, I.; ELIA, M. ; SAMPAIO, F. F. . Suporte em EAD - Escola Técnica de Santa Cruz - objetivo: auxiliar os professores que preparam os cursos nas áreas de Matemática, de Segurança do Trabalho e de Desenvolvimento de Projetos, utilizando a plataforma PII.. 2004 (Organizacional) .

6.
CHAMOVITZ, I.. Suporte e administração da Plataforma Interativa para Internet - PII ao curso de Inteligência Computacional. 2003 (Organizacional) .

7.
CHAMOVITZ, I.. Suporte e Administração da Plataforma Educacional para apoio às aulas presenciais de Memória e Representação do Conhecimento. 2002 (Organizacional) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Nisembaum, M.A.; Goldbach, T.; CHAMOVITZ, I.. Participação em banca de Marcello Miranda Ferreira Spolidoro. Utilização de um Weblog como ferramenta de apoiio no ensino de biologia num pré-vestibular comunitário. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CHAMOVITZ, I.; outros. Participação em banca de Luis Claudio Lopes Luna.Sistema Vota Web. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise de Sistemas) - Universidade Veiga de Almeida.

2.
CHAMOVITZ, I.; outros. Participação em banca de Nayara Nunes Zahn.Sistema Vota Web. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise de Sistemas) - Universidade Veiga de Almeida.

3.
CHAMOVITZ, I.; outros. Participação em banca de Rafael Cavalcante Salles.Sistema Vota Web. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise de Sistemas) - Universidade Veiga de Almeida.

4.
CHAMOVITZ, I.; outros. Participação em banca de Timóteo Costa dos Santos.Sistema Vota Web. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise de Sistemas) - Universidade Veiga de Almeida.

5.
CHAMOVITZ, I.; outros. Participação em banca de Rafael Terra.Sistema Vota Web. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise de Sistemas) - Universidade Veiga de Almeida.

6.
CHAMOVITZ, I.; outros. Participação em banca de Elvis Camilo Lima da Silva.Sistema de Controle e Gerenciamento de Fornecimento de Produtos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise de Sistemas) - Universidade Veiga de Almeida.

7.
CHAMOVITZ, I.; outros. Participação em banca de Julio Cesar de Jesus Junior.Sistema de Controle e Gerenciamento de Fornecimento de Produtos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise de Sistemas) - Universidade Veiga de Almeida.

8.
CHAMOVITZ, I.; outros. Participação em banca de Roberto Abud Ferreira.Sistema de Controle e Gerenciamento de Fornecimento de Produtos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise de Sistemas) - Universidade Veiga de Almeida.

9.
CHAMOVITZ, I.; outros. Participação em banca de Rodrigo Menchio Faria.Sistema de Controle e Gerenciamento de Fornecimento de Produtos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise de Sistemas) - Universidade Veiga de Almeida.

10.
CHAMOVITZ, I.; outros. Participação em banca de Antonio Lourenço da S. Junior.Projeto Metodologia de Avaliação da Rede de Ensino Infantil - ProMARE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise de Sistemas) - Universidade Veiga de Almeida.

11.
CHAMOVITZ, I.; outros. Participação em banca de Edison Gouvea.Projeto Metodologia de Avaliação da Rede de Ensino Infantil - ProMARE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise de Sistemas) - Universidade Veiga de Almeida.

12.
CHAMOVITZ, I.; outros. Participação em banca de Lucia Diniz Marques.Projeto Metodologia de Avaliação da Rede de Ensino Infantil - ProMARE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise de Sistemas) - Universidade Veiga de Almeida.

13.
CHAMOVITZ, I.; outros. Participação em banca de Marcelo Brito Gomes.Projeto Metodologia de Avaliação da Rede de Ensino Infantil - ProMARE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise de Sistemas) - Universidade Veiga de Almeida.

14.
CHAMOVITZ, I.; outros. Participação em banca de Pedro Ivo Confort Santos.Projeto Metodologia de Avaliação da Rede de Ensino Infantil - ProMARE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise de Sistemas) - Universidade Veiga de Almeida.

15.
CHAMOVITZ, I.; outros. Participação em banca de Luciano Fettermann Guimarães.Sistema Gerenciador de Auto Escola. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise de Sistemas) - Universidade Veiga de Almeida.

16.
CHAMOVITZ, I.; outros. Participação em banca de Luiz Fernando Dias Peixoto.Sistema Gerenciador de Auto Escola. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise de Sistemas) - Universidade Veiga de Almeida.

17.
CHAMOVITZ, I.; outros. Participação em banca de Marcelo Castro Figueiredo.Sistema Gerenciador de Auto Escola. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise de Sistemas) - Universidade Veiga de Almeida.

18.
CHAMOVITZ, I.; outros. Participação em banca de Wilson Lopes Rezende.Sistema Gerenciador de Auto Escola. 2007 - Universidade Veiga de Almeida.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Rio Fuzzy Logic 2017. 2017. (Seminário).

2.
Seminário A UFRJ faz 100 anos.A contribuição da UFRJ para a Saúde por meio do Datasus, no Rio de Janeiro. 2017. (Seminário).

3.
XIV SEGeT ? Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia.Inovação Aberta E Governança Do Conhecimento: Uma Proposta Estratégica Para O Laboratório De Lógica Fuzzy Da COPPE/UFRJ. 2017. (Simpósio).

4.
I Congresso Científico Brasileiro da Wikipédia. Análise preliminar sobre a citação da Wikipédia em trabalhos acadêmicos. 2016. (Congresso).

5.
2015 Science and Information Conference (SAI). Fuzzy assessment model for operative groups in virtual educational forums. 2015. (Congresso).

6.
International Festival of Public Health UK. A very preliminary set of outputs from the Introduction to Population Health course. 2015. (Feira).

7.
IV Encontro de Administradores. 2009. (Encontro).

8.
V Encontro Nacional de Tutores FGV Online.Em cursos online aprendem estudantes. Aprendem Tutores?. 2009. (Encontro).

9.
Segurança da Informação (GSI/PR e CASNAV/MB). 2008. (Outra).

10.
6 Semana de Ciência e Tecnologia.Processo Cooperativo de Elaboração de um Projeto de Pesquisa: A Contribuição do uso de uma Plataforma de Ensino a Distância. 2007. (Encontro).

11.
Fuzzy Logic com professor Timothy Ross. 2007. (Seminário).

12.
DATASUSWEB (DSWEB): Um instrumento para o acesso à informação, serviços e sistemas em saúde. XI Congresso Mundial de Saúde Pública / VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2006. (Congresso).

13.
Educação com Internet: Projetos com uso de Webquests.Forum Mundial de Educação. 2006. (Outra).

14.
Endometriose e desinformação: Fatores limitantes à reprodução no século XXI. XI Congresso Mundial de Saúde Pública / VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2006. (Congresso).

15.
Foro Internacional: Adolescentes, jóvenes y TIC en la lucha contra el VIH-sida.LAS TECNOLOGÍAS DE INFORMACIÓN Y COMUNICACIÓN EN LAS POLÍTICAS SOCIALES DE LOS ESTADOS: MEJORANDO LA SALUD Y LA EDUCACIÓN DE LOS ADOLESCENTES Y JÓVENES. 2006. (Seminário).

16.
Inovação em Educação com Internet: a distância, com o uso de Webquests e da Lógica Nebulosa.Profundão 2006. 2006. (Encontro).

17.
O uso de webquests para formação de profissionais em saúde. XI Congresso Mundial de Saúde Pública / VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2006. (Congresso).

18.
Pesquisa Operacional (PO) como apoio à Gestão em Saúde. 2006. (Seminário).

19.
Seminário de Educação a Distância na UFRJ. 2006. (Seminário).

20.
Didactic-pedagogical instructional content: management and representation using systemic networks technique. 9 th World Congress on Health Information and Libraries. 2005. (Congresso).

21.
Patients? messages in a chronic disease forum board: a call for an interactive participation. 9 th World Congress on Health Information and Libraries. 2005. (Congresso).

22.
Pii_ED - Editor Cooperativo da Plataforma Interativa para Internet.SBIE 2005 Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2005. (Simpósio).

23.
Forum Mundial de Educação - Sao Paulo.Educação Cidadã em Saúde: como os recursos de Internet são usados para facilitar o acesso à informação e para promover mudanças sociais e comportamentais em pacientes de uma doença crônica.. 2004. (Outra).

24.
Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.SBIE 2004 - Minicurso: Utilizando Redes Sistêmicas na Internet para representar vídeos instrucionais: oficina com vídeos da TV Escola. 2004. (Simpósio).

25.
Curso: Utilizando uma plataforma para EaD.Educação a Distância. Há limites?. 2003. (Seminário).

26.
Processo Cooperativo de Elaboração de Um Projeto de Pesquisa: A Contribuição do Uso de Uma Plataforma de Ensino a Distância. Congresso da Sociedade Brasileira de Computação 2003 - IX Workshop de Informática na Educação. 2003. (Congresso).

27.
SEminário Internacional: Pesquisa em Educação em Ciencias: implicações para o desenvolvimento de currículos e de materiais educativos. 2003. (Seminário).

28.
Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2003. (Simpósio).

29.
Seminário de Tecnologia da Informação na Gestão da Saúde. 2000. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CHAMOVITZ, I.. I Congresso Científico Brasileiro da Wikipédia (CCBWIKI). 2016. (Congresso).

2.
CHAMOVITZ, I.. DECISION MAKING AND FUZZY LOGIC IN BRAZIL Desire, Pricing, Evaluation and Perception. 2015. (Outro).

3.
CHAMOVITZ, I.; THEODOULIDIS, B. ; ZAKI, M. . Financial Marketing Service Systems. 2013. (Outro).

4.
CHAMOVITZ, I.. X Semana da Cultura - IFRJ. 2010. (Outro).

5.
CHAMOVITZ, I.; outros . 2a. Mesa sobre aplicações de Pesquisa Operacional em Saúde. 2008. (Congresso).

6.
CHAMOVITZ, I.. 1a. Mesa sobre aplicações de Pesquisa Operacional em Saúde. 2007. (Congresso).

7.
CHAMOVITZ, I.; GINAPE, . XIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - 2003. 2003. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Wu Hui Ying. Business Plan of Online Mandarin Education. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Global MBA) - University of Manchester. (Orientador).

Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
JULIANA CALMONT DE SOUSA. A INFORMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS A FAVOR DO ENSINO DA MATEMÁTICA A TODOS. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Educação e Tecnologia) - Universidade Veiga de Almeida. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Hellen Marques Rodrigues. A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciencia da Computacao) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ilan CHAMOVITZ.

2.
Alan de Freitas Guilherme. Proposta para utilização do Second Life em oficina para suporte a utilização do Sistema de Gestão de Contratos na Engenharia da PETROBRAS. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ilan CHAMOVITZ.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
ELIA, M. . GRS - Gerador de Redes Sistêmicas na Web. 2003.


Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CHAMOVITZ, I.;CHAMOVITZ, ILAN2013CHAMOVITZ, I.; THEODOULIDIS, B. . Dominant Logic approach for health service information system: value creation and co-creation through asynchronous communication. RECIIS. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde (Edição em Português. Online), v. 7, p. 776, 2013.

2.
SABBADINI, F. S.2016SABBADINI, F. S. ; CHAMOVITZ, I. ; Ferreira Filho, E. ; SILVA, C. F. ; DESIDÉRIO, M. . Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional: a consolidação de dois estudos de casos. Revista de Administração da FATEA, v. 12, p. 123-141, 2016.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CHAMOVITZ, I.. Fundamentos de Inteligência: Informação e ações por tutores em EaD. Revista Inteligência em Foco, Brasilia, DF., p. 13 - 17, 01 jan. 2014.


Apresentações de Trabalho
1.
CHAMOVITZ, I.. Fundamentos e relato de aplicação da Lógica Nebulosa para Inovação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
CHAMOVITZ, I.. Utilização de Fóruns para apoio ao desenvolvimento e implantação de software. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PASSOS, G.F. ; CHAMOVITZ, I. ; THEODOULIDIS, B. . Organizational Responsibility Model: Dealing with demand for services higher than installed capacity.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CHAMOVITZ, I.. Agent-Based Simulation for Authentic Learning in Marketing: Netlogo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
CHAMOVITZ, ILAN. A very preliminary set of outputs from the Introduction to Population Health courses. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
CHAMOVITZ, ILAN. A contribuição da UFRJ para a Saúde por meio do Datasus, no Rio de Janeiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
CHAMOVITZ, I.; BEZZERRA, J.W.P. . Inovação Aberta E Governança De Conhecimento: Uma Proposta Estratégica para o Labfuzzy. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Programa de Computador sem registro de patente
1.
ELIA, M. . GRS - Gerador de Redes Sistêmicas na Web. 2003.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CHAMOVITZ, I.. I Congresso Científico Brasileiro da Wikipédia (CCBWIKI). 2016. (Congresso).


Redes sociais, websites e blogs
1.
CHAMOVITZ, I.. Asssociação Brasileira de Endometriose. 2000; Tema: Forum Discussion - for patients. (Fórum).



Outras informações relevantes


Ilan CHAMOVITZ é doutor emEngenharia da Produção da COPPE/UFRJ (área de Projetos Industriais e de Tecnologia). É Mestre em Informática pela UFRJ (área de Informática aplicada na Educação), MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (FGV/RJ), pós-graduado em Análise de Sistemas (PUC/RJ) e com extensão em Programação de Computadores (PUC/RJ). 

Graduado em Administração de Empresas (UFRJ), desenvolveu um perfil profissional multidisciplinar, é Professor-Tutor em cursos da Fundação Getúlio Vargas (FGV Online) e da Universidade Corporativa Sebrae. Também atua como professor de Informática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRJ.
 
Em sua dissertação de mestrado desenvolveu, sob a orientação e apoio do professor Marcos Elia, o GRS - Gerador de Redes Sistêmicas na Web, um instrumento de apoio à pesquisa qualitativa, utilizado por pesquisadores, professores e analistas. A dissertação ficou entre as 10 melhores selecionadas pelo Programa de Apoio à Pesquisa em Educação a Distância - PAPED/2003 (CAPES/MEC - SEED) e vem divulgando a Técnica de Redes Sistêmicas por meio de publicações, palestras e oficinas. 

Desde 1986 vem participando ativamente de processos ligados à inclusão digital, em empresas multinacionais, instituições públicas e em empresas de menor porte, através do planejamento e implantação de cursos e de consultoria ? pela qual aproximou centenas de usuários dos recursos de informática.

No Datasus (Ministério da Saúde), desenvolveu parte do SIOPS ? Sistema de Informações de Orçamento Público em Saúde, que serve de instrumento para o cumprimento da Emenda Constitucional 29/2000, que estabelece gastos mínimos na Saúde. O sistema também auxilia na gestão dos recursos e provê transparência governamental, utilizando recursos da Internet. 

Hoje, integra a equipe de Disseminação de Informação e Gestão do Conhecimento do Datasus. Sua área de pesquisa envolve Avaliação com o uso de Fóruns de Discussão Online



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 8:19:45