João Luís Anzanello Carrascoza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6452672613600277
  • Última atualização do currículo em 27/09/2018


É graduado em Publicidade e Propaganda pela Escola de Comunicações e Artes (1983), com mestrado (1999) e doutorado (2003) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, onde é professor da disciplina Redação Publicitária desde 1990. É também docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (SP), com pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014) sobre a interface publicidade e literatura. Comunicação é a sua área de investigação, com ênfase nos processos retóricos e análise do discurso da publicidade. Escritor, vem publicando coletâneas de contos e romances, além de obras para crianças e jovens, que lhe valeram alguns dos mais importantes prêmios literários do país: Jabuti, Guimarães Rosa/Radio France Internationale, Fundação Biblioteca Nacional, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e Associação Paulista dos Críticos de Arte. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
João Luís Anzanello Carrascoza
Nome em citações bibliográficas
CARRASCOZA, J. L. A.

Endereço


Endereço Profissional
Escola Superior de Propaganda e Marketing, Mestrado Acadêmico.
Rua Doutor Álvaro Alvim, 123
Vila Mariana
04018-010 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 50854687
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2003
Doutorado em Ciências da Comunicação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Razão e mais sensibilidade no texto publicitário, Ano de obtenção: 2003.
Orientador: Prof. Dr. Ivan Santo Barbosa.
Palavras-chave: Redação Publicitária; Persuasão; Literatura e publicidade; Texto publicitário; Retórica do consumo; História da publicidade.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1994 - 1999
Mestrado em Ciências da Comunicação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O algo mais na publicidade brasileira nos anos 90,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Prof. Dr. Tupã Gomes Correa.
1980 - 1983
Graduação em Publicidade e Propaganda.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A publicidade e o falso valor de uso.
Orientador: Francisco da Rocha Morel.


Pós-doutorado


2012 - 2014
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Atuação Profissional



Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 40

Atividades

10/2004 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola Superior de Propaganda e Marketing, .

10/2004 - Atual
Ensino, Publicidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Criação de Conceitos
Programa de Orientação ao portfólio
10/2004 - Atual
Ensino, Comunicação e Práticas de Consumo, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
História das estratégias publicitárias
Fundamentos para análise de discursos midiáticos

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
Professor das disciplinas Redação Publicitário II e III.

Atividades

2/2000 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Relações Públicas Propaganda e Turismo.

3/1993 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redação Publicitária II
Redação Publicitária III
11/2004 - 12/2004
Ensino, Publicidade e Mercado - Poéticas Verbais, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Oficina de Texto Publicitário III


Linhas de pesquisa


1.
Publicidade, Moda e Produção Simbólica
2.
Lógicas da produção e estratégias midiáticas articuladas ao consumo

Objetivo: Ancorada em perspectivas epistemológicas interdisciplinares e na conjugação de aportes teórico-empíricos, esta linha de pesquisa abriga investigações que relacionam comunicação e consumo a partir das condições de produção das mensagens midiáticas e processos midiático-comunicacionais. Para tanto, destacam-se investigações que se debruçam sobre a produção simbólica, analisando suas estratégias discursivas, considerando as dimensões culturais e políticas da comunicação. Estudam-se mediações e representações sociais do consumo inseridas nas dinâmicas midiáticas..


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
O consumo e o centenário do poeta Manoel de Barros
Descrição: A pesquisa, desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa "Comunicação, Consumo e Arte", visa investigar aspectos da obra do poeta Manoel de Barros e suas articulações com o consumo e a comunicação, como 1) o consumo e a natureza na obra de Manoel de Barros, 2) estratégias comunicacionais da obra poética de Manoel de Barros, 3) produção e consumo de um estilo poético singular, 4) A arte do precário na obra do poeta pantaneiro, 5) Por uma estética do grão ? Consumo na poesia de Manoel de Barros, 6) A retórica da inversão na obra de Manoel de Barros, 7) A poesia de Manoel: multi-imagens consumidas fora da mídia, entre outros. Representações do Brasil na obra do Manoel de Barros.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: João Luís Anzanello Carrascoza - Coordenador.
2014 - Atual
O consumo e o ensino da publicidade por meio de obras literárias
Descrição: Com o apoio do CAEPM ? Centro de Altos Estudos da ESPM-SP, esta pesquisa visa discutir a produção do discurso publicitário (em especial, a sua poética) e o consumo (entendido como uma prática sociocultural complexa e abrangente), a partir de narrativas literárias. Romances, contos, crônicas e poemas de escritores brasileiros e estrangeiros, clássicos e contemporâneos, serão retextualizados para o estudo das lógicas produtivas da publicidade e para a elaboração de material didático ? como suplemento de leitura, ?cases? de propaganda, desafios práticos ? utilizado em sala de aula nos cursos de graduação de Publicidade e Propaganda e pós-graduação em Comunicação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: João Luís Anzanello Carrascoza - Coordenador / João Luis Anzanello Carrascoza - Integrante / Maria Irene Carballido - Integrante.Financiador(es): Centro de Altos Estudos da ESPM - Bolsa.
2013 - 2017
Páginas do consumo. Publicidade e narrativa ficcional
Descrição: A pesquisa visa discutir a produção do discurso publicitário (em especial, a sua poética) e o consumo (entendido como uma prática sociocultural complexa e abrangente), a partir de narrativas literárias. Romances, contos, crônicas e poemas de escritores brasileiros e estrangeiros, clássicos e contemporâneos são retextualizados para o estudo das lógicas produtivas da publicidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: João Luís Anzanello Carrascoza - Coordenador / Maria Irene Carballido - Integrante.
2011 - 2012
Abordagens da relação comunicação e consumo na teleficção brasileira (2011-2013)
Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo desenvolver ampla investigação acerca das conexões entre comunicação e consumo, assumindo como principal problemática o mapeamento e a análise do modo como tais interfaces se fazem notar especificamente no campo da ficção televisiva contemporânea. A teleficção, para os objetivos deste trabalho, é apreendida em sua produção narrativa e simbólica, mas também em sua circulação social e em termos de seus usos e apropriações. O método adotado para a apreensão do objeto de estudo contempla a utilização de ferramentas multi-metodológicas [a saber: pesquisa bibliográfica; pesquisa documental; análise de imagem; estudos de recepção; antropologia do consumo; netnografia] e a demarcação de três focos de investimento analítico [a saber: (1) Comunicação, educação e consumo; (2) Consumo e estruturas narrativas em plataformas midiáticas; (3) Estética das narrativas midiáticas: lógicas de produção e de consumo]. Como principais resultados esperados para o período completo da investigação estão: a realização de dois simpósios internacionais; a publicação de três coletâneas; a divulgação de resultados parciais em congressos científicos da área e o desenvolvimento de quatro dissertações de Mestrado articuladas à temática central e aos focos de investimento analítico assumidos. De caráter coletivo, trata-se de projeto que ora agrega o Grupo de Pesquisa Cnpq Comunicação e Práticas de Consumo e, em termos de suas parcerias internacionais, vincula-se às instâncias investigativas do Obitel (Observatório Ibero-Americano de Ficção Televisiva). Possui financiamento CAPES/Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP)/Cursos Novos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: João Luís Anzanello Carrascoza - Integrante / Tânia Hoff - Integrante / Vander Casaqui - Integrante / Maria Aparecida Baccega - Coordenador / Rose de Melo Rocha - Integrante / Isabel Orofino - Integrante / Marcia P. Tondato - Integrante / Rosilene Marcelino - Integrante / Gisela G S Castro - Integrante / Dayse Maciel Araujo - Integrante / Andrea Antonacci - Integrante.Financiador(es): CAPES - PROSUP | CURSOS NOVOS - Bolsa.
2009 - 2013
Narrativas midiáticas, poética e retórica do consumo
Descrição: Projeto vinculado à linha de pesquisa ?Lógicas de produção e estratégias midiáticas articuladas ao consumo? tem como tema as narrativas midiáticas e suas articulações com o consumo. Os aspectos poéticos e retóricos presentes na produção discursiva de tais narrativas na contemporaneidade constituem o nosso objeto. O problema ao qual a pesquisa intenta responder é como a retórica do dito e do não-dito é utilizada pelos seus produtores como estratégia de diferenciação das mercadorias e das marcas empresariais, valendo-se dos recursos poéticos das linguagens. O objetivo geral é investigar e analisar os procedimentos retóricos e poéticos utilizados na produção de narrativas midiáticas e suas relações com o consumo material e simbólico. Como metodologia, será realizada pesquisa bibliográfica, acionando saberes das áreas de comunicação, consumo e arte. A seleção de um corpus e a análise empírica correspondente se apóiam nos estudos de análise de discurso de linha francesa (Orlandi), nos tratados de argumentação retórica (Perelman e Tyteca); nos estudos das poéticas (Aristóteles) e nas contribuições de teorias interpretativas de narrativas impressas e audiovisuais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: João Luís Anzanello Carrascoza - Coordenador.Financiador(es): Escola Superior de Propaganda e Marketing - Auxílio financeiro.
2009 - 2010
Concepções e práticas de consumo na ficção televisiva: construção de representações nas narrativas das diferentes plataformas e presença dessa diversidade na cena sociomidiática (2009-2010)
Descrição: O Projeto analisou a produção, a distribuição e o consumo de narrativas teleficcionais apreendidas em múltiplas plataformas. Objetivou-se conhecer sua participação na construção do conceito e das representações sociais do consumo, com a análise crítica do âmbito socioeconÿmi co no qual elas são encenadas. Em termos de seus diálogos interinstitucionais, inseriu-se no CETVN, da USP, e no Obitel. Como recurso metodológico, desdobrou-se em focos temáticos dialógicos, a saber: a) narrativas transmidiáticas e representações dos corpos e do mundo do trabalho; b) transmidialidade e formatos dos discursos publicitários; c) influência de cenários de culturas estrangeiras, utilizados nas narrativas midiáticas, sobre o receptor/consumidor; d) estruturação dessas narrativas em redes sociais digitais; e) linguagens e impactos estéticos da transmidiação; f) representações de formas de viver a vida e práticas de consumo a elas articuladas. Através de pesquisa da recepção mediatizada por múltiplas plataformas verificou-se as relações entre o comentário social sobre as narrativas e as ações de consumo do receptor/consumidor. Também as relações comunicação, educação e consumo foram investigadas, bem como o diálogo ficção/real idade. De caráter multimetodológico, teve como principais resultados: elaboração e publicação de relatório científico; organização e produção de coletânea; apresentação de artigos em congressos científicos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: João Luís Anzanello Carrascoza - Integrante / Tânia Hoff - Integrante / Vander Casaqui - Integrante / Maria Aparecida Baccega - Coordenador / gisela castro - Integrante / Rose de Melo Rocha - Integrante / Isabel Orofino - Integrante / Marcia P. Tondato - Integrante / Fernanda Elouise Budag - Integrante / Rosilene Marcelino - Integrante / Diana Gualberto - Integrante / Maria Amélia Paiva Abrão - Integrante / Gisela G S Castro - Integrante.
2005 - 2008
O ready-made como método de criação publicitária
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: João Luís Anzanello Carrascoza - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 29
1999 - 2004
Razão e mais sensibilidade no texto publicitário de mídia impressa - Como se criam anúncios que contam histórias.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


1996 - 1999
O algo mais na publicidade brasileira nos anos 90 - Um estudo sobre a rede semântica no texto publicitário de mídia impressa.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2007 - 2009
Tramas publicitárias. Momentos marcantes da publicidade no século XX
Descrição: O pesquisa buscou desenvolver uma nova metodologia para o ensino da publicidade, apresentando uma trilogia de narrativas ficcionais que demonstram, em seus enredos e nas vivências dos personagens, valores culturais de suas épocas e o impacto da comunicação de massa em seu cotidiano. A primeira narrativa tratava do surgimento das técnicas publicitárias (Belle Époque), a segunda abordava estratégias e táticas inovadoras na propaganda (Segunda Guerra Mundial) e a terceira trazia as interações da publicidade com as mídias digitais (contemporaneidade). Esse novo formato de texto didático foi inspirado no romance de Umberto Eco ?A misteriosa chama da Rainha Loana?. A metodologia apresentada foi validada por meio de pesquisas feitas com alunos dos cursos de graduação e pós-graduação de Publicidade e Propaganda e também de Design..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: João Luís Anzanello Carrascoza - Coordenador / Christiane Santarelli - Integrante.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: UNOPAR Científica. Ciências Humanas e Educação
2012 - 2013
Periódico: Informe anual - Universidade Complutense de Madrid
2009 - Atual
Periódico: Signos do consumo
2008 - Atual
Periódico: Signos (Lajeado)
2004 - Atual
Periódico: Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo)
2004 - Atual
Periódico: Cadernos da Escola de Comunicação da Unibrasil


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: UNOPAR Científica. Ciências Humanas e Educação
2015 - Atual
Periódico: Significação: Revista de Cultura Audiovisual
2015 - Atual
Periódico: Matrizes (USP. Impresso)
2016 - Atual
Periódico: Revista Comunicação Midiática
2016 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de História da Mídia (RBHM)
2016 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de História da Mídia (RBHM)
2016 - Atual
Periódico: Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo. Impresso)
2017 - 2017
Periódico: SESSÕES DO IMAGINÁRIO (ONLINE)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
Prêmio Orígenes Lessa, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
2017
Prêmio Livro Infantil Altamente Recomendável, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
2017
Prêmio Livro Juvenil Altamente Recomendável, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
2017
Prêmio Glória Pondé, Fundação Biblioteca Nacional.
2016
Prêmio Rumos Itaú Cultural, Instituto Itaú Cultural.
2015
Premio Livro Infantil Altamente Recomendável, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
2015
Premio Livro Juvenil Altamente Recomendável, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
2015
Prêmio Jabuti 2015, Câmara Brasileira do Livro.
2014
Prêmio Orígenes Lessa, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
2014
Prêmio Rumos Itaú Cultural, Instituto Cultural Itaú.
2013
Prêmio Jabuti 2013, Câmara Brasileira do Livro.
2013
Prêmio Orígenes Lessa, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
2013
Prêmio The White Ravens 2013, Internationale Jugendbibliothek.
2012
Prêmio Melhor Livro de Contos de 2012, Associação Paulista de Críticos de Arte.
2012
Prêmio Livro Juvenil Altamente Recomendável, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
2011
Prêmio Clarice Lispector, Fundação Biblioteca Nacional.
2009
Prêmio Troféu Cultura Econômica, Jornal do Comércio e Caixa RS.
2007
Prêmio Jabuti 2007, Cãmara Brasileira do Livro.
2006
Prêmio Central de Outdoor, Central de Outdoor.
2000
Prêmio Eça de Queiroz, União Brasileira de Escritores - Rio de Janeiro.
1996
Prêmio Projeto Nascente, USP/Editora Abril.
1996
Prêmio Campanha de propaganda carioca, Associação Brasileira de Indústria Hoteleira.
1996
Prêmio Anúncio do ano - Rio de Janeiro, Campanha Viva Rio.
1996
Prêmio I Concurso de Campanhas Publicitárias, Jornal O Globo.
1995
Prêmio J.J.Veiga, União Brasileira de Escritores - Goiás.
1995
Prêmio Ignacio de Loyola Brandão, Prefeitura de Araraquara.
1994
Prêmio Campanha publicitária do ano - Destaque, FEBRABAN.
1993
Prêmio Guimarães Rosa, Radio France Internationale-Paris.
1993
Prêmio Cipra-Creativity in Public Relations Awards, Revista Inside PR - New York.
1993
Prêmio Colunistas Nacional, Editora Referência.
1992
Prêmio Concurso Nacional de Contos do Paraná, Secretaria Estadual de Cultura - Paraná.
1991
Prêmio Concurso Nacional de Histórias Infantis - Paraná, Secretaria Estadual de Cultura - Paraná.
1990
Prêmio Cidade de Belo Horizonte, Prefeitura Municipal - Belo Horizonte.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:420
Total de citações:1320
CARRASCOZA, J.L.A.  Data: 19/02/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARRASCOZA, J. L. A.2018CARRASCOZA, J. L. A.. Literatura e cultura publicitária: de Macondo ao planeta Coca-Cola. TRÍADE: COMUNICAÇÃO, CULTURA E MÍDIA, v. 6, p. 4-12, 2018.

2.
CARRASCOZA, J. L. A.2017CARRASCOZA, J. L. A.. Diário de um consumidor e o consumo de amanhã. REVISTA FAMECOS (IMPRESSO), v. 25, p. 1-15, 2017.

3.
CARRASCOZA, J. L. A.2017CARRASCOZA, J. L. A.. Literatura e consumo: uma leitura do clássico 'Vidas secas'. SIGNOS DO CONSUMO, v. 9, p. 93-105, 2017.

4.
CARRASCOZA, J. L. A.2017CARRASCOZA, J. L. A.. O consumo e a publicidade no conto 'O pôster' de Luis Fernando Verissimo. LUMINA (JUIZ DE FORA), v. 11, p. 40-54, 2017.

5.
CARRASCOZA, J. L. A.2017CARRASCOZA, J. L. A.. O consumo, o estilo e o precário na poesia de Manoel de Barros. BAKHTINIANA - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO, v. 13, p. 5-16, 2017.

6.
CARRASCOZA, J. L. A.2017CARRASCOZA, J. L. A.. O consumo e o discurso niilista da publicidade. ANIMUS (SANTA MARIA), v. 16, p. 49-61, 2017.

7.
CARRASCOZA, J. L. A.2016CARRASCOZA, J. L. A.. Suíte acadêmica: apontamentos poéticos para elaboração de projetos de pesquisa em Comunicação. Matrizes (Online), v. 10, p. 55-63, 2016.

8.
CARRASCOZA, J. L. A.2016CARRASCOZA, J. L. A.. Um conto de Natal e a fé no consumo. Interin (UTP), v. 21, p. 129-144, 2016.

9.
CARRASCOZA, J. L. A.2016CARRASCOZA, J. L. A.. O consumo e a distinção num conto de Lima Barreto. E-Compós (Brasília), v. 19, p. 1-12, 2016.

10.
CARRASCOZA, J. L. A.2016CARRASCOZA, J. L. A.. O trabalho publicitário: uma jam session. Improviso na criação e cotidiano com poucas variações. Contracampo (UFF), v. 35, p. 220-240, 2016.

11.
CARRASCOZA, J. L. A.2016CARRASCOZA, J. L. A.. A invenção da ficção. SCRIPTORIUM, v. 2, p. 90-91, 2016.

12.
CARRASCOZA, J. L. A.2015CARRASCOZA, J. L. A.; HOFF, T. . Ditos e não-ditos: O Brasil e as práticas de consumo nos auto-anúncios das agências de publicidade nos anos 1950. Revista Organicom, v. 22, p. 39-45, 2015.

13.
CARRASCOZA, J. L. A.2015CARRASCOZA, J. L. A.. A lógica produtiva da publicidade num conto de Primo Levi. Comunicação & Inovação (Online), v. 16, p. 27-40, 2015.

14.
CARRASCOZA, J. L. A.2015CARRASCOZA, J. L. A.; FARO, O. E. . O anúncio pautado pela imprensa: um estudo da relação entre a hipótese do Agenda-Setting e a criação de anúncios de oportunidade. Cadernos de Comunicação (UFSM), v. 19, p. 109-125, 2015.

15.
CARRASCOZA, J. L. A.2014CARRASCOZA, J. L. A.; HOFF, T. . Consumo e modernização em anúncios autorreferenciais de agências de propaganda no Brasil dos anos 1950. Comunicação & Sociedade (Online), v. 36, p. 205-227, 2014.

16.
SANTARELLI, C.2013SANTARELLI, C. ; CARRASCOZA, J. L. A. . A memória sangra: literatura e propaganda na segunda guerra mundial. Revista Z Cultural (UFRJ), v. VIII, p. 06, 2013.

17.
CARRASCOZA, J. L. A.2011CARRASCOZA, J. L. A.. O discurso da ironia e o consumo do grotesco na publicidade. Comunicacao e Educacao (USP), v. 1, p. 97-106, 2011.

18.
CARRASCOZA, J. L. A.2011CARRASCOZA, J. L. A.; BARROSO, Carmen Llorente ; GUARDIA, Maria Luisa García . Paráfrase e memória: estratégias persuasivas do discurso publicitário contemporâneo. Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo. Impresso), v. 8, p. 65-98, 2011.

19.
CARRASCOZA, J. L. A.2011CARRASCOZA, J. L. A.. O não consumo de poesia. Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo. Impresso), v. 8, p. 145-146, 2011.

20.
CARRASCOZA, J. L. A.2011CARRASCOZA, J. L. A.. Sonífero consumo. Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo. Impresso), v. 8, p. 85-88, 2011.

21.
CARRASCOZA, J. L. A.2011CARRASCOZA, J. L. A.. A anunciação midiática. Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo. Impresso), v. 8, p. 127-130, 2011.

22.
CARRASCOZA, J. L. A.2010CARRASCOZA, J. L. A.. Proceso creativo y ready-made en la publicidad. La Revista Icono 14, v. 2, p. 136-147, 2010.

23.
CARRASCOZA, J. L. A.2010CARRASCOZA, J. L. A.. Narrativas literárias: retextualizações para o estudo do discurso publicitário. Conexiones. Revista Iberoamericana de Comunicación, v. 2, p. 41-50, 2010.

24.
CARRASCOZA, J. L. A.2010CARRASCOZA, J. L. A.; CASAQUI, V. ; HOFF, T. . O consumo da diferença: corpo e trabalho nas narrativas do "Portal da Superação". Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo. Impresso), v. 7, p. 191-214, 2010.

25.
CARRASCOZA, J. L. A.2009CARRASCOZA, J. L. A.; FURTADO, J. . O pensamento estruturalista e as teorias de comunicação. Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo. Impresso), v. 6, p. 173-183, 2009.

26.
CARRASCOZA, J. L. A.2009CARRASCOZA, J. L. A.. Números e palavras. O universo de Sangiorgi. Comunicacao e Educacao (USP), v. 2, p. 100-101, 2009.

27.
CARRASCOZA, J. L. A.2007CARRASCOZA, J. L. A.; SANTARELLI, C. . Um olhar de descoberta na Paris da Belle Époque. Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo), v. 4, p. 43-61, 2007.

28.
CARRASCOZA, J. L. A.2007CARRASCOZA, J. L. A.; HOFF, T. ; CASAQUI, V. . A publicidade da Coca-Cola ?Happiness Factory? e o imaginário do sistema produtivo na sociedade de consumo. Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo. Impresso), v. 4, p. 65-77, 2007.

29.
CARRASCOZA, J. L. A.2007CARRASCOZA, J. L. A.; FURTADO, J. . Rebelde. Estratégia mercadólogica de rizoma e tática discursiva de árvore. Comunicação & Educação, v. 3, p. 81-89, 2007.

30.
CARRASCOZA, J. L. A.2006CARRASCOZA, J. L. A.. Uma propaganda exemplar do governo Lula. Comunicacao e Educacao (USP), v. 2, p. 249-253, 2006.

31.
BARROS FILHO, C.2006BARROS FILHO, C. ; LOPES, F. ; CARRASCOZA, J. L. A. . Identidade e consumo na pós-modernidade: crise e revolução no marketing. Revista FAMECOS (Impresso), v. 1, p. 102-116, 2006.

32.
CARRASCOZA, J. L. A.2005CARRASCOZA, J. L. A.. Duchamp e a anestesia estética na publicidade. Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo. Impresso), v. 2, p. 61-76, 2005.

33.
CARRASCOZA, J. L. A.2005CARRASCOZA, J. L. A.. O apolíneo e o dionisíaco no texto publicitário. Cadernos da Escola de Comunicação (Unibrasil), v. 2, p. 24-39, 2005.

34.
CARRASCOZA, J. L. A.2005CARRASCOZA, J. L. A.. Um pouco de razão e mais sensibilidade na propaganda. Ecos Revista, v. 9, p. 107-127, 2005.

35.
CARRASCOZA, J. L. A.1999CARRASCOZA, J. L. A.. A associação de idéias e palavras na propaganda. Revista da ESPM, São Paulo, p. 77-80, 1999.

36.
CARRASCOZA, J. L. A.1996CARRASCOZA, J. L. A.. Literatura e propaganda:flashes. Revista da ESPM, v. 1, p. 27-33, 1996.

37.
CARRASCOZA, J. L. A.1995CARRASCOZA, J. L. A.. A constelação do texto publicitário. Revista da ESPM, São Paulo, v. 2, p. 13-16, 1995.

38.
CARRASCOZA, J. L. A.1991CARRASCOZA, J. L. A.. Idéia, a mega solução?. Comunicarte, Campinas, v. 1, p. 121-126, 1991.

39.
CARRASCOZA, J. L. A.1989CARRASCOZA, J. L. A.. Todo mundo ri da nossa propaganda. Comunicarte, São Paulo, v. 1, p. 91-96, 1989.

40.
CARRASCOZA, J. L. A.1984CARRASCOZA, J. L. A.. A publicidade e o falso valor de uso. Comunicarte, Campinas, p. 67-78, 1984.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CARRASCOZA, J. L. A.. O segundo olhar: antologia lírica de Mario Quintana. 1. ed. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2018. v. 1. 142p .

2.
CARRASCOZA, J. L. A.. Laboratório do sensível ? Comunicação, consumo e arte. 1. ed. Porto Alegre: Sulina, 2016. v. 1. 229p .

3.
CARRASCOZA, J. L. A.. Estratégias criativas da publicidade - Consumo e narrativa publicitária. 1. ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014. v. 1. 176p .

4.
ROCHA, R. M. (Org.) ; CARRASCOZA, J. L. A. (Org.) . Consumo midiático e culturas da convergência. 1. ed. São Paulo: Miró Editorial, 2011. 184p .

5.
CARRASCOZA, J. L. A.; YVES, P. (Org.) . A propaganda e o sonho. Orígenes Lessa e o universo publicitário. 1. ed. Rio de Janeiro: Singular, 2011. v. 1. 175p .

6.
CARRASCOZA, J. L. A.; SANTARELLI, C. . Tramas publicitárias - Narrativas ilustradas de momentos marcantes da publicidade. 1. ed. São Paulo: Editora Ática, 2009. v. 1. 128p .

7.
CARRASCOZA, J. L. A.. Do caos à criação publicitária: processo criativo, plágio e ready-made na publicidade. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2008. v. 1. 160p .

8.
CARRASCOZA, J. L. A.. Razão e sensibilidade no texto publicitário - Como são feitos os anúncios que contam histórias. 1. ed. São Paulo: Futura, 2004. v. 1. 331p .

9.
CARRASCOZA, J. L. A.. Redação Publicitária - A retórica do consumo. 4. ed. São Paulo: Futura, 2003. v. 1. 155p .

10.
CARRASCOZA, J. L. A.. A evolução do texto publicitário - A associação de palavras como elemento de sedução na propaganda. 6. ed. São Paulo: Futura, 1999. v. 1. 214p .

Capítulos de livros publicados
1.
CARRASCOZA, J. L. A.. A palavra e o silêncio na publicidade. In: Rogério Covaleski. (Org.). VIII Propesq PP. 1ed.Recife: Editora UFPE, 2017, v. 1, p. 84-98.

2.
CARRASCOZA, J. L. A.. Consumo e estratégias publicitárias num conto de Primo Levi. In: Denise Cogo; Rose de Melo Rocha; Tânia Hoff. (Org.). O que é consumo ? Comunicação, dinâmicas produtivas e constituição de subjetividades. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2016, v. 1, p. 57-72.

3.
CARRASCOZA, J. L. A.. Verissimo, Che Guevara e o consumo. In: João Anzanello Carrascoza. (Org.). Laboratório do sensível ? Comunicação, consumo e arte. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2016, v. 1, p. 165-178.

4.
CARRASCOZA, J. L. A.; HOFF, T. . Consumo e modernização em anúncios auto-referenciais de agências de propaganda no Brasil dos anos 1950. In: Daniel S. Galindo; Vânia B.Oliveira. (Org.). Comunicação de mercado & contemporaneidade. 1ed.São José dos Campos: Tachion, 2016, v. 1, p. 15-30.

5.
CARRASCOZA, J. L. A.. As flores vencem o canhão. In: Carlos Eduardo Lins da Silva; José Marques de Melo; Maria Cristina Gobbi; Osvando J. de Moraes. (Org.). Ciências da Comunicação no Brasil 50 anos - Histórias para contar. Século XXI Empirismo crítico. 1ed.São Paulo: Fapesp/Intercom/Unesp, 2015, v. III, p. 63-69.

6.
CARRASCOZA, J. L. A.. Produção e consumo do não-dito: um elemento estético da campanha publicitária da TV Folha. In: Rose de Melo Rocha; Luiz Peres-Neto. (Org.). Memória, comunicação e consumo: vestígios e prospecções. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2015, v. 1, p. 217-233.

7.
CARRASCOZA, J. L. A.; HOFF, T. . Interação discursiva: os discursos nacional e estrangeiro em auto-anúncios de agências de propaganda no Brasil dos anos 1950. Comunicação com o mercado. 1ed.Engenheiro Coelho: Unaspress, 2015, v. , p. 00-00.

8.
CARRASCOZA, J. L. A.. Onde está a literatura?. In: Celia Abicalil Belmiro; Francisca Izabel Pereira Maciel; Mônica Correia Baptista; Aracy Alves Martins. (Org.). Onde está a literatura? Seus espaços, seus leitores, seus textos, suas leituras. 1ed.Belo Horizonte: Editora da Universidade Federal de Minas Gerais, 2014, v. 1, p. 45-64.

9.
CARRASCOZA, J. L. A.. A cena de consumo no anúncio clássico e na guerrilha publicitária. In: Rose de Melo Rocha; Maria Isabel Rodrigues Orofino. (Org.). Comunicação, consumo e ação reflexiva: caminhos para a educação do futuro. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2014, v. 1, p. 239-260.

10.
CARRASCOZA, J. L. A.. O consumo de arte: luz, perspectiva e sfumato. In: Gisele Jordão; Renata R. Allucci. (Org.). Panorama Setorial da Cultura Brasileira 2013/2014. 1ed.São Paulo: Allucci, 2014, v. 1, p. 149-158.

11.
CARRASCOZA, J. L. A.. Dizeres e silenciamentos na narrativa publicitária contemporânea. In: Guilherme Nery; Thaiane Moreira de Oliveira; Sandro Tôrres de Azevedo. (Org.). Ciperpublicidade. Discurso, experiência e consumo na cultura transmidiática. 1ed.Rio de Janeiro: E-papers, 2014, v. 1, p. 107-119.

12.
CARRASCOZA, J. L. A.. O poder da narrativa na comunicação do intangível. In: Justo Villafañe. (Org.). Informe Anual 2013. 1ed.Madri: Person Educación, 2013, v. , p. 99-104.

13.
CARRASCOZA, J. L. A.; HOFF, T. ; CASAQUI, V. . Significações do trabalho e do corpo nas "narrativas de superação": um estudo dos depoimentos do Portal da superação em Viver a Vida. In: Maria Aparecida Baccega; Maria Isabel Rodrigues Orofino. (Org.). Consumindo e vivendo a vida: telenovela, consumo e seus discursos. 1ed.São Paulo: Intermeios, 2013, v. 1, p. 89-105.

14.
CARRASCOZA, J. L. A.; HOFF, T. . Advertising: the intercultural dialogue's possibilities. In: Laurence Raw. (Org.). The Silk Road Road Adaptation: transformations across disciplines and cultures. 1ed.Londres: Cambridge Scholars Publishing, 2013, v. 1, p. 152-159.

15.
CARRASCOZA, J. L. A.; HOFF, T. . A constituição discursiva da publicidade brasileira nos anos 1950: o nacional e o estrangeiro. In: Clotilde Perez e Eneus Trindade. (Org.). Por uma publicidade livre sempre ? IV Pro-Pesq PP ? Encontro Nacional de Pesquisadores de Publicidade e Propaganda. 1ed.São Paulo: INMOD, 2013, v. 1, p. 529-547.

16.
CARRASCOZA, J. L. A.; HOFF, T. . Poética social e consumo: narrativa publicitária nos anos JK e Lula. In: Goiamérico Felicio. (Org.). Poéticas midiáticas. Goiânia: , 2012, v. , p. -.

17.
CARRASCOZA, J. L. A.. A cena de consumo. Um detalhe da estética publicitária. In: Rocha, Rose de Melo; Casaqui, Vander. (Org.). Estéticas midiáticas e narrativas do consumo. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2012, v. 1, p. 98-120.

18.
CARRASCOZA, J. L. A.. Publicidad: el sueño del consumo y la realidad de la producción. In: Maria Aparecida Baccega. (Org.). Comunicación y culturas eel consumo. 1ed.Zamora, Espanha: Comunicación social ediciones y publicaciones, 2012, v. 1, p. 247-259.

19.
CARRASCOZA, J. L. A.; HOFF, T. . Os imaginários de consumo nos auto-anúncios das agências de propaganda no Brasil dos anos 1950. In: Clotilde Perez; Eneus Trindade. (Org.). Deve haver mais pesquisa na publicidade. 1ed.Salto: Editora Schoba, 2012, v. 1, p. 159-169.

20.
CARRASCOZA, J. L. A.. E o vento mudou... as transformações do trabalho publicitário. In: Vander Casaqui; Viviane Riegel; Manolita Correia Lima. (Org.). Trabalho em publicidade e propaganda. História, formação profissional, comunicação e imaginário. Sao Paulo: Atlas, 2011, v. 1, p. 1-30.

21.
CARRASCOZA, J. L. A.; SANTARELLI, C. . Convergência entre a arte e o valor do precário na criação publicitária. In: Carrascoza, João Anzanello; Rocha, Rose de Melo. (Org.). Consumo midiático e culturas da convergência. 1ed.São Paulo: Miró Editorial, 2011, v. , p. 45-62.

22.
CARRASCOZA, J. L. A.; BACCEGA, M. A. ; BUDAG, F. E. ; CASAQUI, V. ; CASTRO, G. G. S. ; HOFF, T. ; ROCHA, R. M. ; TONDATO, M. P. ; OROFINO, I. . Consumindo e vivendo a vida: telenovela, consumo e seus discursos. In: Maria Immacollata Vassalo de Lopes. (Org.). Ficção televisiva transmidiática no Brasil: plataformas, convergências, comunidades virtuais. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2011, v. 2, p. 339-374.

23.
CARRASCOZA, J. L. A.; HOFF, T. . Narrativa publicitária: modernização e consumo no Brasil dos anos 1950. Primeiro movimento. In: PEREZ, Clotilde; TRINDADE, Eneus. (Org.). Como anda a publicidade?. São Paulo: Schola Ltda., 2011, v. 1, p. 256-269.

24.
CARRASCOZA, J. L. A.. Definições. In: Victor Aquino. (Org.). A USP e a invenção da propaganda. 40 anos depois. 1ed.São Paulo: Fundac, 2010, v. 1, p. 73-73.

25.
CARRASCOZA, J. L. A.. Duchamp e a anestesia estética na publicidade. In: Gisela Grangeiro da Silva Castro e Marcia Perencin Tondato. (Org.). Caleidoscópio midiático: o consumo pelo prisma da comunicação. São Paulo: ESPM, 2009, v. , p. -.

26.
CARRASCOZA, J. L. A.; FURTADO, J. . Rebeldes: estratégia mercadólogica de rizoma e tática discursiva de árvore. In: Gisela Grangeiro da Silva Castro e Marcia Perencin Tondato. (Org.). Caleidoscópio midiático: o consumo pelo prisma da comunicação. São Paulo: ESPM, 2009, v. , p. -.

27.
CARRASCOZA, J. L. A.; HOFF, T. . Ecos da literatura na publicidade brasileira nas primeiras décadas do século XX. In: Gisela Grangeiro da Silva Castro e Maria Aparecida Baccega. (Org.). Comunicação e consumo nas culturas locais e global. São Paulo: ESPM, 2009, v. , p. -.

28.
CARRASCOZA, J. L. A.. A retórica no texto publicitário de serviços espirituais e de bens materiais. In: Juan Antonio García Galindo; Maria Immacolata Vasallo de Lopes; Maria Teresa Vera Balanza. (Org.). Construir la sociedad de la comunicación. 1aed.Madrid: Editorial Tecnos, 2009, v. 1, p. 282-290.

29.
CARRASCOZA, J. L. A.; BARROS FILHO, C. ; CASAQUI, V. ; HOFF, T. . Publicidade: o sonho do consumo e a realidade da produção. In: Maria Aparecida Baccega. (Org.). Comunicação e culturas do consumo. 1ed.São Paulo: Atlas, 2008, v. 1, p. 216-229.

30.
CARRASCOZA, J. L. A.. Criação e linguagem publicitária - Redação. In: Clotilde Perez, Ivan Santo Barbosa. (Org.). Hiperpublicidade 2 - Atividades e tendências. 1ed.São Paulo: Thomson, 2007, v. 2, p. 126-158.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CARRASCOZA, J. L. A.. Raiz velha. Cadernos Emília, São Paulo, p. 71 - 73, 25 abr. 2018.

2.
CARRASCOZA, J. L. A.. O entreposto. Folha de S. Paulo, Caderno Ilustríssima, p. 8 - 8, 23 nov. 2016.

3.
CARRASCOZA, J. L. A.. Nuvens e pássaros. Folha de S. Paulo, p. 4 - 5, 11 nov. 2016.

4.
CARRASCOZA, J. L. A.. Uma nova pessoa. Revista Pessoa, 01 fev. 2016.

5.
CARRASCOZA, J. L. A.. Escuro. O Globo, 07 fev. 2015.

6.
CARRASCOZA, J. L. A.; HOFF, T. . Narrativa publicitária: os ditos e os não ditos de modernização e consumo no Brasil dos anos 1950. Marketing, São Paulo, p. 55 - 57, 01 set. 2012.

7.
CARRASCOZA, J. L. A.. Afeto arcaico. Folha de S. Paulo, São Paulo, 01 jul. 2012.

8.
CARRASCOZA, J. L. A.. Um olhar de primeira vez. Blog da Cosac Naify, web, 27 jun. 2012.

9.
CARRASCOZA, J. L. A.. Mundos imaginados. Emilia, São Paulo, 01 abr. 2012.

10.
CARRASCOZA, J. L. A.. O conto-riacho. Cândido, Curitiba, p. 22 - 23, 01 nov. 2011.

11.
CARRASCOZA, J. L. A.. Pitys. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. 8 - 8, 18 set. 2011.

12.
CARRASCOZA, J. L. A.. Grandes feitos. Revista E, São Paulo, p. 42 - 44, 01 fev. 2011.

13.
CARRASCOZA, J. L. A.. Raiz. A cada 15, 01 out. 2009.

14.
CARRASCOZA, J. L. A.. Moinho de sonhos. Revista Nova Escola, São Paulo, p. 128 - 129, 01 set. 2009.

15.
CARRASCOZA, J. L. A.. Domingo. O Globo Online, Rio de Janeiro, 16 jul. 2008.

16.
CARRASCOZA, J. L. A.. Regras. Continuum Itaú Cultural, São Paulo, 01 jul. 2008.

17.
CARRASCOZA, J. L. A.. O indiscreto charme da publicidade. Éica e meios, São Paulo, p. 18 - 20, 01 fev. 2008.

18.
CARRASCOZA, J. L. A.. Passos. Revista E, São Paulo, p. 42 - 44, 01 dez. 2007.

19.
CARRASCOZA, J. L. A.. Fala. Nova Escola Encarte Especial, São Paulo, p. 14 - 15, 01 dez. 2007.

20.
CARRASCOZA, J. L. A.. Escolar. Pesquisa FAPESP, p. 94 - 95, 01 ago. 2007.

21.
CARRASCOZA, J. L. A.. E vem o sol. Nova Escola Edição Especial, São Paulo, p. 32 - 33, 01 abr. 2007.

22.
CARRASCOZA, J. L. A.. Uma visão estreita da criação publicitária. CENP em revista, São Paulo, p. 14 - 16, 01 out. 2006.

23.
CARRASCOZA, J. L. A.. Coppie e Strani segni dei tempi. Il Manifesto, Roma, p. 12 - 12, 15 ago. 2006.

24.
CARRASCOZA, J. L. A.. Cerâmica. Continente Multicultural, p. 31 - 31, 01 ago. 2006.

25.
CARRASCOZA, J. L. A.. Verde na névoa. Et Cetera - Literatura e arte, p. 10 - 13, 01 maio 2006.

26.
CARRASCOZA, J. L. A.. A terceira margem de mim. Folha de São Paulo, São Paulo, p. 20 - 20, 22 ago. 2004.

27.
CARRASCOZA, J. L. A.. Árvore Recreio. Revista Recreio, p. 16 - 16, 18 dez. 2003.

28.
CARRASCOZA, J. L. A.. Outono. Folha de São Paulo (Folhinha), São Paulo, p. F8 - F8, 13 set. 2003.

29.
CARRASCOZA, J. L. A.. Dome o medo. Revista Recreio, p. 13 - 13, 21 ago. 2003.

30.
CARRASCOZA, J. L. A.. Apenas uma ponte. Revista Nova Escola, São Paulo, p. 30 - 31, 01 dez. 2002.

31.
CARRASCOZA, J. L. A.. Hora da brincadeira. Revista Recreio, São Paulo, p. 15 - 16, 31 out. 2002.

32.
CARRASCOZA, J. L. A.. Tirésias. Revista do Movimento Humanista, São Paulo, p. 15 - 15, 01 jun. 2002.

33.
CARRASCOZA, J. L. A.. Um encontro fantástico. Revista Nova Escola, São Paulo, p. 30 - 31, 01 ago. 2001.

34.
CARRASCOZA, J. L. A.. O anjo do e-mail. Revista Zá, São Paulo, p. 22 - 23, 01 jun. 2001.

35.
CARRASCOZA, J. L. A.. Esperança. Revista do Movimento Humanista, São Paulo, p. 15 - 15, 01 mar. 2001.

36.
CARRASCOZA, J. L. A.. O nevoeiro. Revista Zá, São Paulo, p. 30 - 31, 01 jul. 2000.

37.
CARRASCOZA, J. L. A.. Uma lição inesperada. Revista Nova Escola, São Paulo, p. 30 - 31, 01 jul. 2000.

38.
CARRASCOZA, J. L. A.. Texto e persuasão. Revista Grandes Idéias em Marketing, São Paulo, p. 6 - 9, 01 jun. 2000.

39.
CARRASCOZA, J. L. A.. Belerofonte. Revista Livro Aberto, São Paulo, p. 26 - 27, 01 mar. 2000.

40.
CARRASCOZA, J. L. A.. A dança do arco-íris. Revista Nova Escola, São Paulo, p. 30 - 31, 01 dez. 1999.

41.
CARRASCOZA, J. L. A.. A noz de luz. Revista Bem Estar, São Paulo, p. 18 - 19, 01 jun. 1999.

42.
CARRASCOZA, J. L. A.. O que pedir ao gênio. Revista Zá, p. 42 - 43, 01 out. 1998.

43.
CARRASCOZA, J. L. A.. O segredo do casco da tartaruga. Revista Nova Escola, São Paulo, p. 30 - 31, 01 abr. 1998.

44.
CARRASCOZA, J. L. A.. Estrelas em greve. Revista Nova Escola, São Paulo, p. 30 - 31, 01 nov. 1997.

45.
CARRASCOZA, J. L. A.. A árvore teimosa. Revista Zá, São Paulo, p. 34 - 35, 01 out. 1997.

46.
CARRASCOZA, J. L. A.. O mal que os analfabetos visuais podem fazer. Revista Imprensa Mídia, São Paulo, p. 22 - 22, 01 abr. 1997.

47.
CARRASCOZA, J. L. A.. Tentação de Natal. Jornal Opção Cultural, Goiânia, p. 4 - 4, 22 dez. 1996.

48.
CARRASCOZA, J. L. A.. O Tao na propaganda. Revista Imprensa Mídia, São Paulo, p. 29 - 29, 01 nov. 1996.

49.
CARRASCOZA, J. L. A.. Antes do almoço. D.O Leitura - Cultura, p. 7 - 7, 01 set. 1996.

50.
CARRASCOZA, J. L. A.. Casais. Jornal das Artes Nicolau, Curitiba, p. 30 - 30, 01 ago. 1996.

51.
CARRASCOZA, J. L. A.. Sinais desses tempos. Jornal Opção Cultural, Goiânia, p. 4 - 4, 24 dez. 1995.

52.
CARRASCOZA, J. L. A.. Trovões e roseiras. Jornal Opção Cultural, Goiânia, p. 3 - 3, 30 out. 1994.

53.
CARRASCOZA, J. L. A.. Adeus aos redatores. Revista Propaganda, p. 73 - 73, 01 nov. 1993.

54.
CARRASCOZA, J. L. A.. O silêncio dos culpados. Folha da Tarde, p. 3 - 3, 06 abr. 1992.

55.
CARRASCOZA, J. L. A.. Minerva. Jornal da Manhã - Suplemento Cultural, Aracaju, p. 8 - 8, 01 out. 1991.

56.
CARRASCOZA, J. L. A.. Através dela. Jornal da Manhã - Suplemento cultural, Aracaju, p. 8 - 8, 01 out. 1991.

57.
CARRASCOZA, J. L. A.. Ipiranga com São João. Revista Infâmia Literária, São Paulo, p. 25 - 27, 01 out. 1991.

58.
CARRASCOZA, J. L. A.. A saída. Revista Nova Escola, São Paulo, p. 30 - 31, 01 abr. 1991.

59.
CARRASCOZA, J. L. A.. Página de um relatório de viagem. O Estado de S. Paulo - Suplemento Cultura, p. 12 - 12, 30 mar. 1991.

60.
CARRASCOZA, J. L. A.. Qual é graça?. O Estado de São Paulo - Suplemento Estadinho, São Paulo, p. 8 - 8, 03 mar. 1991.

61.
CARRASCOZA, J. L. A.. O verbo. O Estado de Minas - Suplemento Literário, p. 10 - 10, 01 nov. 1990.

62.
CARRASCOZA, J. L. A.. Basta de amenidades. Revista Nova Escola, p. 58 - 58, 01 out. 1990.

63.
CARRASCOZA, J. L. A.. A era do erro no texto publicitário. Revista Propaganda, São Paulo, p. 46 - 47, 01 out. 1990.

64.
CARRASCOZA, J. L. A.. O reino podre do pós-moderno. O Estado de Minas - Suplemento Literário, Minas Gerais, p. 10 - 10, 01 set. 1990.

65.
CARRASCOZA, J. L. A.. O sapatinho de cristal. O Estado de S. Paulo - Suplemento Estadinho, São Paulo, p. 3 - 3, 05 ago. 1990.

66.
CARRASCOZA, J. L. A.. Balão. A Revista - Secretaria de Cultura do Paraná, Curitiba, p. 57 - 60, 01 ago. 1990.

67.
CARRASCOZA, J. L. A.. A propaganda se transforma em culto. Revista Propaganda, São Paulo, p. 56 - 57, 01 jul. 1990.

68.
CARRASCOZA, J. L. A.. A ditadura da superfície. Revista Propaganda, São Paulo, p. 58 - 58, 01 jul. 1990.

69.
CARRASCOZA, J. L. A.. Para onde caminha a criatividade?. Folha da Tarde, São Paulo, p. 3 - 3, 21 maio 1990.

70.
CARRASCOZA, J. L. A.. A crise do texto no contexto da crise. Revista Propaganda, São Paulo, p. 15 - 18, 01 ago. 1989.

71.
CARRASCOZA, J. L. A.. Mitos e verdades da mídia. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 08 jul. 1989.

72.
CARRASCOZA, J. L. A.. O consumidor em transformação. Revista Propaganda, São Paulo, p. 72 - 74, 01 jul. 1989.

73.
CARRASCOZA, J. L. A.. No meio da propaganda o engano é por inteiro. Revista Propaganda, São Paulo, p. 55 - 57, 01 dez. 1988.

74.
CARRASCOZA, J. L. A.. Propaganda, uma mentira de verdade?. Revista Propaganda, São Paulo, p. 48 - 51, 01 set. 1988.

75.
CARRASCOZA, J. L. A.. Criação de novos valores. Revista Propaganda, São Paulo, p. 28 - 32, 01 mar. 1988.

76.
CARRASCOZA, J. L. A.. Slogan, o minimalismo na propaganda. Revista Propaganda, São Paulo, p. 40 - 41, 01 dez. 1987.

77.
CARRASCOZA, J. L. A.. A propaganda faz o seu gênero. Revista Propaganda, São Paulo, p. 20 - 22, 01 abr. 1987.

78.
CARRASCOZA, J. L. A.. Sociedaderótica, publicidaderótica. Revista Propaganda, São Paulo, p. 24 - 26, 01 nov. 1986.

79.
CARRASCOZA, J. L. A.. Visualização da propaganda e pop art. Revista Propaganda, São Paulo, p. 21 - 24, 01 maio 1986.

80.
CARRASCOZA, J. L. A.. Plágio e coincidência na criação publicitária. Revista Propaganda, São Paulo, p. 16 - 20, 01 nov. 1985.

81.
CARRASCOZA, J. L. A.. Anúncio de uma falsa arte. Revista Propaganda, p. 90 - 91, 01 maio 1985.

82.
CARRASCOZA, J. L. A.. Dueto. Revista Et Cetera, p. 236 - 237.

83.
CARRASCOZA, J. L. A.. Rosa do Deserto. Rascunho.

84.
CARRASCOZA, J. L. A.. Procura. Rascunho, p. 24 - 24.

85.
CARRASCOZA, J. L. A.. O verbo. Revista Et Cetera, p. 195 - 195.

86.
CARRASCOZA, J. L. A.. Um fauno. Revista Et Cetera, p. 35 - 35.

87.
CARRASCOZA, J. L. A.. Belerofonte. Revista Cult, p. 34 - 34.

88.
CARRASCOZA, J. L. A.. Pontos de vista. Nova Escola, p. 58 - 58.

89.
CARRASCOZA, J. L. A.. A maior façanha de Hércules. Revista Movimento Humanista, p. 8 - 9.

90.
CARRASCOZA, J. L. A.. Um peregrino. Revista Et Cetera, p. 190 - 191.

91.
CARRASCOZA, J. L. A.. A narrativa realista na comunicação empresarial. MSG - Revista de Comunicação e Cultura, São Paulo, p. 21 - 21.

92.
CARRASCOZA, J. L. A.. Oceanos. Revista Pessoa.

93.
CARRASCOZA, J. L. A.. Como fazer um mar. Opção Cultural.

94.
CARRASCOZA, J. L. A.. Cicatrizes. Revista Gueto.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CUNHA, G. R. ; CARRASCOZA, J. L. A. . O snap chat e as narrativas ficcionais. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016, São Paulo. Intercom Jr.. São Paulo: Intercom, 2016.

2.
CARRASCOZA, J. L. A.. Splendid brazilian streams. In: Festival of the European Short Story, 2014, Zagreb. Festival of the European Short Story. Zagreb: Quorum, 2014. v. 1. p. 46-47.

3.
CARRASCOZA, J. L. A.; HOFF, T. . Narrativa publicitária: modernização e consumo no Brasil dos anos 1950. Primeiro movimento. In: II Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade de Propaganda, 2011, São Paulo. Anais do II Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade de Propaganda, 2011.

4.
CARRASCOZA, J. L. A.. A ironia e o grotesco para publicitário ver. In: INTERCOM, 2010, Caxias do Sul. Anais do INTERCOM 2010, 2010.

5.
CARRASCOZA, J. L. A.; HOFF, T. . Discurso publicitário e pós-modernidade. In: II Colóquio Binacional Brasil-México de Ciências da Comunicação, 2009, São Paulo. Anais do II Colóquio Binacional Brasil-México de Ciências da Comunicação, 2009.

6.
CARRASCOZA, J. L. A.; SANTARELLI, C. . Um novo método de ensinar publicidade. In: INTERCOM 2009, 2009, Curitiba. Anais do INTERCOM 2008, 2009.

7.
CARRASCOZA, J. L. A.; SANTARELLI, C. . O valor do precário na criação publicitária. In: INTERCOM 2008, 2008, Natal. Anais do INTERCOM 2008, 2008.

8.
CARRASCOZA, J. L. A.; HOFF, T. ; CASAQUI, V. . A publicidade da Coca-Cola ?Happiness Factory? e o imaginário do sistema produtivo na sociedade de consumo. In: IX Seminário Internacional da Comunicação - Simulacros e (dis) simulaçôes na sociedade hiper-espetacular, 2007, Porto Alegre. Site da Faculdade de Comunicação Social da PUC Rio Grande do Sul, 2007.

9.
CARRASCOZA, J. L. A.. Os desafios da redação publicitária no novo milênio. In: 1º Congresso de Comunicação e Marketing do Piauí, 2000, Teresina. Anais do 1º Congresso de Comunicação e Marketing do Piauí, 2000.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BACCEGA, M. A. ; BUDAG, F. E. ; CARRASCOZA, J. L. A. ; CASAQUI, V. ; CASTRO, G. G. S. ; HOFF, T. ; OROFINO, I. ; TONDATO, M. P. . Consumindo e vivendo a vida: telenovela, consumo e seus discursos. In: III Encontro Obitel Nacional de Pesquisadores de Ficção Televisiva no Brasil, 2011, São Paulo. Ficção televisiva transmidiática: plataformas, convergência, comunidades virtuais. Porto Alegre: Sulina, 2011. v. 2. p. 339-374.

2.
CARRASCOZA, J. L. A.. Memória afetiva na publicidade. In: SBPC Jovem, 2010, Natal. Linguagens. Brasília: Casas das Musas, 2010. v. 1. p. 32-35.

3.
CARRASCOZA, J. L. A.; SANTARELLI, C. . Narrativas ilustradas. Um novo método de ensinar publicidade. In: 2º Simpósio Iberoamericano en Generación, Comunicación y Gerencia del Conocimiento, 2010, Orlando. 2º Simpósio Iberoamericano en Generación, Comunicación y Gerencia del Conocimiento, 2010.

4.
CARRASCOZA, J. L. A.. La anestesia estetica en la publicidad. In: 6ta Cumbre Iberoamericana de Comunicadores, 2007, Santo Domingo. Anais da 6ta Cumbre Iberoamericana de Comunicadores, 2007.

5.
CARRASCOZA, J. L. A.. Processo criativo em propaganda e intertextualidade. In: INTERCOM 2007 - XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2007, Santos. Anais do INTERCOM 2007, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARRASCOZA, J. L. A.; HOFF, T. . Advertising and consumption practices in Brazil in the beginning of two centuries: 20th and 21st. In: 3º European Communication Conference in Hamburg, 2010, Hamburgo. 3º European Communication Conference in Hamburg, 2010.

2.
CARRASCOZA, J. L. A.; SANTARELLI, C. . A memória sangra. Momentos da propaganda na Segunda Guerra Mundial. In: VIII LUSUCOM, 2009, Lisboa. Anais do VIII LUSUCOM, 2009.

3.
CARRASCOZA, J. L. A.. Mostra de produção publicitária. Convergência de mídias e linguagens. In: 7º Simpósio Nacional Comunicação e Práticas de Consumo, 2009, São Paulo. 7º Simpósio Nacional Comunicação e Práticas de Consumo, 2009.

4.
CARRASCOZA, J. L. A.; SANTARELLI, C. . A publicidade brasileira e a poética do precário. In: Brasa IX - Brazilian Studies Association, 2008, New Orleans. Anais do Brasa IX - Brazilian Studies Association, 2008.

5.
CARRASCOZA, J. L. A.; SANTARELLI, C. . Advertising plots: the creation of an educational methodology. In: IAMCR World Congress on Media and Global Divides, 2008, Estocolmo. Anais do IAMCR World Congress on Media and Global Divides, 2008.

6.
CARRASCOZA, J. L. A.; CASAQUI, V. ; HOFF, T. . Contribuições da análise do discurso nos estudos de comunicação e consumo. In: III Simpósio Internacional sobre análise do discurso, 2008, Belo Horizonte. Anais do III Simpósio Internacional sobre análise do discurso, 2008.

7.
CARRASCOZA, J. L. A.; SANTARELLI, C. . The hybridization of the literary academic genre: a proposal for teaching history of advertising. In: IAMCR 50Th Anniversary Paris Conference, 2007, Paris. IAMCR 50Th Anniversary Paris Conference, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
CARRASCOZA, J. L. A.. Curitiba Litérária. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CARRASCOZA, J. L. A.. Meet the author João Carrascoza. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CARRASCOZA, J. L. A.. Pen Literary Café. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
CARRASCOZA, J. L. A.. Aonde vamos? A linguagem da memória na literatura. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
CARRASCOZA, J. L. A.. Cultura e criação da identidade cultural. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CARRASCOZA, J. L. A.; FARIAS, F. . A estação das pequenas coisas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
CARRASCOZA, J. L. A.. Catálogo de perdas: criação e produção. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
CARRASCOZA, J. L. A.. Lição das coisas: o diário das coincidências. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
CARRASCOZA, J. L. A.. O processo criativo do 'Diário das coincidências'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
CARRASCOZA, J. L. A.. Caminhos da literatura: entre a academia, a trajetória editorial e o reconhecimento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
CARRASCOZA, J. L. A.; CARRASCOZA, J. M. . Criação artística em família: Catálogo de perdas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
CARRASCOZA, J. L. A.. Literatura é para comer. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
CARRASCOZA, J. L. A.. Catálogo de perdas: o processo criativo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
CARRASCOZA, J. L. A.. Literatura: o tempo da imaginação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
CARRASCOZA, J. L. A.. Literatura: o tempo da imaginação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
CARRASCOZA, J. L. A.. Literatura: o tempo da imaginação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
CARRASCOZA, J. L. A.. Literatura: o tempo da imaginação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
CARRASCOZA, J. L. A.. Literatura: o tempo da imaginação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
CARRASCOZA, J. L. A.. Conversa com autores semifinalistas do Prêmio Oceanos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
CARRASCOZA, J. L. A.. As astúcias do narrador. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
CARRASCOZA, J. L. A.. Literatura, memória e cotidiano. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
CARRASCOZA, J. L. A.. Ler o mundo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
CARRASCOZA, J. L. A.. A palavra e o silêncio na publicidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
CARRASCOZA, J. L. A.. Leitura da palavra, de mundo e do outro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
CARRASCOZA, J. L. A.. Segundas intenções. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
CARRASCOZA, J. L. A.. Encontros e desencontros. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
CARRASCOZA, J. L. A.. Coincidências, coincidências. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
CARRASCOZA, J. L. A.. Um percurso literário. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
CARRASCOZA, J. L. A.. Conversa com o autor. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
CARRASCOZA, J. L. A.. Sempre um papo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
CARRASCOZA, J. L. A.. Viagem Literária - Bate-papo com o escritor em Lutécia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
CARRASCOZA, J. L. A.. Viagem Literária - Bate-papo com o escritor em Oscar Bressane. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
CARRASCOZA, J. L. A.. Viagem Literária - Bate-papo com o escritor em Herculândia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
CARRASCOZA, J. L. A.. Viagem Literária - Bate-papo com o escritor em Penápolis. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
CARRASCOZA, J. L. A.. Viagem Literária - Bate-papo com o escritor em Lins. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
CARRASCOZA, J. L. A.. A criação de universos literários e o consumo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

37.
CARRASCOZA, J. L. A.. Lembranças e experiências no gênero de ficção. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

38.
CARRASCOZA, J. L. A.. Literatura e cultura publicitária: de Macondo ao planeta Coca-Cola. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
CARRASCOZA, J. L. A.. Criação literária: microcontos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
CARRASCOZA, J. L. A.. Diário das coincidências. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

41.
CARRASCOZA, J. L. A.. A literatura e a realidade: a palavra como testemunho e invenção. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

42.
CARRASCOZA, J. L. A.. O narrador e a narrativa na contemporaneidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
CARRASCOZA, J. L. A.. A linguagem contemporânea no contexto da sociedade de consumo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
CARRASCOZA, J. L. A.. Trajetória literária. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
CARRASCOZA, J. L. A.. A cozinha da doidivana ? escritor convidado. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

46.
CARRASCOZA, J. L. A.. Encontro literário. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

47.
CARRASCOZA, J. L. A.. Encontro literário. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

48.
CARRASCOZA, J. L. A.. A memória e a infância. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

49.
CARRASCOZA, J. L. A.. As quatro estações ? Outono. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

50.
CARRASCOZA, J. L. A.. Encontro Clubes de Leitura. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

51.
CARRASCOZA, J. L. A.. Outono literário. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

52.
CARRASCOZA, J. L. A.. Café literário ? Entre flores e espinhos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

53.
CARRASCOZA, J. L. A.. A mídia e novos leitores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

54.
CARRASCOZA, J. L. A.. O fantástico na literatura infantojuvenil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

55.
CARRASCOZA, J. L. A.. O artista da fome, o consumo e a guerrilha publicitária. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

56.
CARRASCOZA, J. L. A.. Brasil à mesa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

57.
CARRASCOZA, J. L. A.. Brasil à mesa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

58.
CARRASCOZA, J. L. A.. Brasil à mesa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

59.
CARRASCOZA, J. L. A.. Brasil à mesa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

60.
CARRASCOZA, J. L. A.. A literatura e os prêmios. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

61.
CARRASCOZA, J. L. A.. Literatura transatlântica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

62.
CARRASCOZA, J. L. A.. O romance e sua tradução para outro idioma. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

63.
CARRASCOZA, J. L. A.. Razão e sensibilidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

64.
CARRASCOZA, J. L. A.. Brasil: o país do futuro ou a desconstrução de uma imagem edênica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

65.
CARRASCOZA, J. L. A.. Tecidos familiares. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

66.
CARRASCOZA, J. L. A.. Caro leitor. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

67.
CARRASCOZA, J. L. A.. Aquela água toda. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

68.
CARRASCOZA, J. L. A.. Leituras de um escritor. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

69.
CARRASCOZA, J. L. A.. A origem das histórias. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

70.
CARRASCOZA, J. L. A.. A multiplicidade do olhar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

71.
CARRASCOZA, J. L. A.. Estratégias criativas da publicidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

72.
CARRASCOZA, J. L. A.. Encontro literário. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

73.
CARRASCOZA, J. L. A.. Literatura marginal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

74.
CARRASCOZA, J. L. A.. Literatura marginal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

75.
CARRASCOZA, J. L. A.. Literatura marginal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

76.
CARRASCOZA, J. L. A.. A arte do conto. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

77.
CARRASCOZA, J. L. A.. Vasto mundo, microcontos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

78.
CARRASCOZA, J. L. A.. A leltura: descobertas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

79.
CARRASCOZA, J. L. A.. Amor parental, família e o medo da perda. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

80.
CARRASCOZA, J. L. A.. O universo literário. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

81.
CARRASCOZA, J. L. A.. Encontros literários. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

82.
CARRASCOZA, J. L. A.. Conferência de abertura. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

83.
CARRASCOZA, J. L. A.. Encontro com o escritor - Finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

84.
CARRASCOZA, J. L. A.. O processo criativo na literatura. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

85.
CARRASCOZA, J. L. A.. O autor no palco. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

86.
CARRASCOZA, J. L. A.. Voz do escritor. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

87.
CARRASCOZA, J. L. A.. Adote um escritor. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

88.
CARRASCOZA, J. L. A.. Um escritor entre escritores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

89.
CARRASCOZA, J. L. A.. Literatura infantojuvenil: presente e futuro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

90.
CARRASCOZA, J. L. A.. O coração das histórias. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

91.
CARRASCOZA, J. L. A.. Aonde eu não estou as palavras me acham. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

92.
CARRASCOZA, J. L. A.. Aonde eu não estou as palavras me acham. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

93.
CARRASCOZA, J. L. A.. Aonde eu não estou as palavras me acham. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

94.
CARRASCOZA, J. L. A.. Aonde eu não estou as palavras me acham. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

95.
CARRASCOZA, J. L. A.. Aonde eu não estou as palavras me acham. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

96.
CARRASCOZA, J. L. A.. Mapping Brazilian Literature. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

97.
CARRASCOZA, J. L. A.. A short introduction to the contemporary brazilian literature. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

98.
CARRASCOZA, J. L. A.. Stories from around the Globe - The night of the short story - Zagreb. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

99.
CARRASCOZA, J. L. A.. 7 voices ? Dossier on contemporary brazilian short story. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

100.
CARRASCOZA, J. L. A.. Stories from around the Globe - The night of the short story - Sibenik. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

101.
CARRASCOZA, J. L. A.. Isto não é um perfil ? Desmontando os escritores da prosa contemporânea. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

102.
CARRASCOZA, J. L. A.. Criação publicitária: dos classificados à web. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

103.
CARRASCOZA, J. L. A.. Quando os escritores mudam de gênero. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

104.
CARRASCOZA, J. L. A.. Ofício da Palavra. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

105.
CARRASCOZA, J. L. A.. A reinvenção da linguagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

106.
CARRASCOZA, J. L. A.. Palavras que narram sentimentos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

107.
CARRASCOZA, J. L. A.. Com a palavra, os criadores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

108.
CARRASCOZA, J. L. A.. Três cronópios e um Cortázar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

109.
CARRASCOZA, J. L. A.. Os mundos possíveis da literatura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

110.
CARRASCOZA, J. L. A.. A arte do conto. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

111.
CARRASCOZA, J. L. A.. Literatura e experiência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

112.
CARRASCOZA, J. L. A.. A escrita na metrópole. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

113.
CARRASCOZA, J. L. A.. Alguma poesia na publicidade contemporânea. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

114.
CARRASCOZA, J. L. A.. A trajetória do escritor e suas criações. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

115.
CARRASCOZA, J. L. A.. A gênese do romance. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

116.
CARRASCOZA, J. L. A.. A palavra presente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

117.
CARRASCOZA, J. L. A.. Sempre um papo - Aos 7 e aos 40. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

118.
CARRASCOZA, J. L. A.. Young adult fiction within the brazilian education contex. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

119.
CARRASCOZA, J. L. A.. The new reading habits of brazilian young adults. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

120.
CARRASCOZA, J. L. A.. Entrevista Aberta. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

121.
CARRASCOZA, J. L. A.. Paiol Literário. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

122.
CARRASCOZA, J. L. A.. A nova literatura brasileira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

123.
CARRASCOZA, J. L. A.. Na arena do marketing político. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

124.
CARRASCOZA, J. L. A.. Por um Brasil e uma BH literários. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

125.
CARRASCOZA, J. L. A.. Leituras jovens do mundo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

126.
CARRASCOZA, J. L. A.. Arte e literatura pelo coletivo Dulcinéia Catadora. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

127.
CARRASCOZA, J. L. A.. Leitores mirins. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

128.
CARRASCOZA, J. L. A.. Criação publicitária. Para onde vamos?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

129.
CARRASCOZA, J. L. A.. As marcas pela ótica da poesia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

130.
CARRASCOZA, J. L. A.. Viagem literária - Apiaí. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

131.
CARRASCOZA, J. L. A.. Viagem literária - Itapeva. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

132.
CARRASCOZA, J. L. A.. Viagem literária - Fartura. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

133.
CARRASCOZA, J. L. A.. Viagem literária - Taguaí. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

134.
CARRASCOZA, J. L. A.. Viagem literária - Boituva. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

135.
CARRASCOZA, J. L. A.. Literatura brasileira contemporânea. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

136.
CARRASCOZA, J. L. A.. Este país está diferente ? O Brasil literário hoje. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

137.
CARRASCOZA, J. L. A.; HOFF, T. . Consumo e modernização em anúncios auto-referenciais de agências de propaganda no Brasil dos anos 1950. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

138.
CARRASCOZA, J. L. A.; HOFF, T. . Os imaginários de consumo nos auto-anúncios das agências de propaganda no Brasil dos anos 1950. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

139.
CARRASCOZA, J. L. A.. A poesia e o conto nunca vão vender e ponto final?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

140.
CARRASCOZA, J. L. A.. A produção de livros sem idade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

141.
CARRASCOZA, J. L. A.. O detalhe na narrativa publicitária. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

142.
CARRASCOZA, J. L. A.. Ecos de la Feria Internacional del Libro Guadalajara. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

143.
CARRASCOZA, J. L. A.. Ecos de la Feria Internacional del Libro Guadalajara. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

144.
CARRASCOZA, J. L. A.. Os rumos da criação publicitária. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

145.
CARRASCOZA, J. L. A.; HOFF, T. . Narrativa publicitária: modernização e consumo no Brasil dos anos 1950. Primeiro movimento.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

146.
CARRASCOZA, J. L. A.. Como se chega numa boa ideia: o briefing pela ótica do redator. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

147.
CARRASCOZA, J. L. A.; HOFF, T. . Narrativa publicitária: modernização e consumo no Brasil dos anos 1950. Primeiro movimento.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

148.
CARRASCOZA, J. L. A.. As transformações do trabalho publicitário. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

149.
CARRASCOZA, J. L. A.. Literatura e sedução. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

150.
CARRASCOZA, J. L. A.. A criação publicitária contemporânea. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

151.
CARRASCOZA, J. L. A.. Os novos caminhos da criação publicitária. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

152.
CARRASCOZA, J. L. A.; HOFF, T. . A narrativa publicitária no Brasil dos anos 1950. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

153.
CARRASCOZA, J. L. A.. O que faz um autor diante do próprio silêncio?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

154.
CARRASCOZA, J. L. A.. Literatura viva - Ribeirão Preto. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

155.
CARRASCOZA, J. L. A.. Literatura viva - Sertãozinho. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

156.
CARRASCOZA, J. L. A.. Literatura viva - Franca. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

157.
CARRASCOZA, J. L. A.; HOFF, T. . Narrativa publicitária: modernização e consumo no Brasil dos anos 1950. Segundo movimento.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

158.
CARRASCOZA, J. L. A.. Desfiles incríveis. A moda como discurso contemporâneo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

159.
CARRASCOZA, J. L. A.. Poesia na criação publicitária. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

160.
CARRASCOZA, J. L. A.; SANTARELLI, C. . Narrativas ilustradas. Um novo método de ensinar publicidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

161.
CARRASCOZA, J. L. A.. O primeiro amor na obra de Caio Fernando Abreu e Hilda Hilst. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

162.
CARRASCOZA, J. L. A.. A linguagem publicitária e a poética. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

163.
CARRASCOZA, J. L. A.. Do caos à criação publicitária. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

164.
CARRASCOZA, J. L. A.. A inversão na literatura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

165.
CARRASCOZA, J. L. A.; HOFF, T. . Advertising and consumption practices in Brazil in the beginning of two centuries: 20th and 21st. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

166.
CARRASCOZA, J. L. A.; HOFF, T. . Contemporaneous advertising, masculinity and consumption practices in Brazil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

167.
CARRASCOZA, J. L. A.. A ironia e o grotesco para publicitário ver. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

168.
CARRASCOZA, J. L. A.. O processo criativo na publicidade contemporânea. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

169.
CARRASCOZA, J. L. A.. Processo de criação, coincidência e plágio na propaganda. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

170.
CARRASCOZA, J. L. A.. Poética na nova prosa brasileira. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

171.
CARRASCOZA, J. L. A.; SANTARELLI, C. . A memoria sangra. Momentos da propaganda na Segunda Guerra Mundial. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

172.
CARRASCOZA, J. L. A.; SANTARELLI, C. . Um novo método de ensinar publicidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

173.
CARRASCOZA, J. L. A.. Convergência de mídias e linguagens na publicidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

174.
CARRASCOZA, J. L. A.. O ready-made na criação publicitária. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

175.
CARRASCOZA, J. L. A.. A hora do conto. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

176.
CARRASCOZA, J. L. A.. O cinema como leitura de mundo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

177.
CARRASCOZA, J. L. A.. Dias raros. O livro e a peça teatral. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

178.
CARRASCOZA, J. L. A.. Minuto de poesia na publicidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

179.
CARRASCOZA, J. L. A.. A arte de narrar na publicidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

180.
CARRASCOZA, J. L. A.; SANTARELLI, C. . Advertising plots: the creation of an educational methodology. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

181.
CARRASCOZA, J. L. A.; SANTARELLI, C. . A publicidade brasileira e a poética do precário. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

182.
CARRASCOZA, J. L. A.. Emoção na publicidade: uma força aliada da memória empresarial. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

183.
CARRASCOZA, J. L. A.. Se eu fosse você, eu faria um TCC monográfico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

184.
CARRASCOZA, J. L. A.. Onde pulsa o segredo do conto?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

185.
CARRASCOZA, J. L. A.; SANTARELLI, C. . O precário na publicidade brasileira. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

186.
CARRASCOZA, J. L. A.; SANTARELLI, C. . O valor do precário na criação publicitária. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

187.
CARRASCOZA, J. L. A.. Do caos à criação publicitária: processo criativo, plágio e ready-made na publicidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

188.
CARRASCOZA, J. L. A.. Outdoor: uma colagem cultural urbana. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

189.
CARRASCOZA, J. L. A.. O texto publicitário e o profissional de redação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

190.
CARRASCOZA, J. L. A.. Publicidade e cultura - A criação publicitária e o ready made. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

191.
CARRASCOZA, J. L. A.. Debatedor da mesa - Mas literatura infantil não é literatura?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

192.
CARRASCOZA, J. L. A.. Instantes poéticos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

193.
CARRASCOZA, J. L. A.. Um olhar poético sobre a imagem publicitária. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

194.
CARRASCOZA, J. L. A.. O apolíneo e o dionisíaco na propaganda. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

195.
CARRASCOZA, J. L. A.. O papel da linguagem na publicidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

196.
CARRASCOZA, J. L. A.. Publicidade e poesia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

197.
CARRASCOZA, J. L. A.. O texto publicitário contemporâneo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

198.
CARRASCOZA, J. L. A.. A publicidade diniosíaca. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

199.
CARRASCOZA, J. L. A.. O texto publicitário. Retrospectiva e perspectivas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

200.
CARRASCOZA, J. L. A.. Bastidores de uma campanha publicitária. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

201.
CARRASCOZA, J. L. A.. Teorias e paradigmas da comunicação: estruturalismo francês. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

202.
CARRASCOZA, J. L. A.. A singularidade no conto brasileiro contemporâneo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

203.
CARRASCOZA, J. L. A.. Comunicação mercadológica x comunicação institucional. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

204.
CARRASCOZA, J. L. A.. Mediador da Mesa: Mudanças na linguagem publicitária - II Simpósio Nacional - Comunicação e práticas de consumo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

205.
CARRASCOZA, J. L. A.. Debatedor da mesa : Literatura com "l" minúsculo ? no Colóquio Encontros de Interrogação. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

206.
CARRASCOZA, J. L. A.. O texto publicitário: razão e emoção na imprensa e na televisão. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

207.
CARRASCOZA, J. L. A.. A narrativa literária em textos publicitários. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

208.
CARRASCOZA, J. L. A.. Texto publicitário: razão e mais emoção. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

209.
CARRASCOZA, J. L. A.. O poder do texto publicitário: retrospectiva e perspectivas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

210.
CARRASCOZA, J. L. A.. Texto publicitário: razão e sensibilidade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

211.
CARRASCOZA, J. L. A.. O texto publicitário - razão e emoção na imprensa e na televisão. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

212.
CARRASCOZA, J. L. A.. O papel da redação publicitária para uma comunicação responsável. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

213.
CARRASCOZA, J. L. A.. O publicitário como contador de histórias. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

214.
CARRASCOZA, J. L. A.. A escola faz o leitor crítico e o leitor crítico faz a escola. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

215.
CARRASCOZA, J. L. A.. A retórica do consumo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

216.
CARRASCOZA, J. L. A.. Marketing educacional: apenas um diferencial competitivo ou questão de sobrevivência?. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

217.
CARRASCOZA, J. L. A.. Os desafios da redação publicitária no novo milênio. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

218.
CARRASCOZA, J. L. A.. Criação e redação na publicidade. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

219.
CARRASCOZA, J. L. A.. O escritor e a língua. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

220.
CARRASCOZA, J. L. A.. A descoberta da poesia. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

221.
CARRASCOZA, J. L. A.. Viagem pelo imaginário das crianças. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

222.
CARRASCOZA, J. L. A.. Literatura Infantil. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
CARRASCOZA, J. L. A.. A vida íntima das histórias. Curiitba: Instituto Paranaense de Arte, 2018 (Reunião de contos).

2.
CARRASCOZA, J. L. A.. Lines. Brancaster: Ambit, 2018 (Conto traduzido).

3.
CARRASCOZA, J. L. A.. Vamos acordar o dia?. São Paulo: SM, 2018 (Contos infantis).

4.
CARRASCOZA, J. L. A.. Aquela água toda. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2018 (Conto).

5.
CARRASCOZA, J. L. A.. O caos precede a criação. São Paulo, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

6.
CARRASCOZA, J. L. A.. Fonte luminosa. São Paulo: Scortecci, 2017 (Conto em antologia).

7.
CARRASCOZA, J. L. A.. Trilogia do adeus. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2017 (Romance).

8.
CARRASCOZA, J. L. A.. Caixa de brinquedos. São Paulo: SM, 2017 (Contos infantis).

9.
CARRASCOZA, J. L. A.. O volume do silêncio. São Paulo: Sesi-SP, 2017 (Reunião de contos).

10.
CARRASCOZA, J. L. A.; CARRASCOZA, J. M. . Catálogo de perdas. São Paulo: Sesi-SP, 2017 (Reunião de contos).

11.
CARRASCOZA, J. L. A.. Cultura do consumo. São Paulo: FGV, 2017 (Resenha).

12.
CARRASCOZA, J. L. A.. Em terra. Rio de Janeiro: Imã editorial, 2017 (Conto em antologia).

13.
CARRASCOZA, J. L. A.. A estação das pequenas coisas. Curiitba: Positivo, 2017 (Reunião de contos).

14.
CARRASCOZA, J. L. A.. Outra Copacabana. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2017 (Conto em antologia).

15.
CARRASCOZA, J. L. A.. Monteiro Lobato, nós e o fio da meada. São Paulo, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

16.
CARRASCOZA, J. L. A.. Uma dupla e fascinante história. São Paulo, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

17.
CARRASCOZA, J. L. A.. Meia dúzia de contos desconcertantes. São Paulo, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

18.
CARRASCOZA, J. L. A.. O abismo da escrita. São Paulo, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

19.
CARRASCOZA, J. L. A.. Viajar é se descobrir. São Paulo, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

20.
CARRASCOZA, J. L. A.. Uma grande estreia com nano-narrativas. São Paulo, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

21.
CARRASCOZA, J. L. A.. A inteireza dos cacos. Curitiba, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

22.
CARRASCOZA, J. L. A.. Um encontro (para se guardar) com Manoel. Rio de Janeiro, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

23.
CARRASCOZA, J. L. A.. A dor em ação. Rio de Janeiro, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

24.
CARRASCOZA, J. L. A.. Amoridades. Rio de Janeiro, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

25.
CARRASCOZA, J. L. A.. Direto ao assunto. São Paulo, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

26.
CARRASCOZA, J. L. A.. Um livro-manhã. São Paulo, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

27.
CARRASCOZA, J. L. A.. A poesia é inevitável, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

28.
CARRASCOZA, J. L. A.. A primeira sede. São Paulo: MGuarnieri, 2016 (Conto em antologia).

29.
CARRASCOZA, J. L. A.. A primeira fome. São Paulo: MGuarnieri, 2016 (Conto em antologia).

30.
CARRASCOZA, J. L. A.. A primeira morte. São Paulo: MGuarnieri, 2016 (Conto em antologia).

31.
CARRASCOZA, J. L. A.. Linha única. São Paulo: Sesi-SP, 2016 (Texto integral).

32.
CARRASCOZA, J. L. A.. Sonho de uma noite. Curitiba: Juruá, 2016 (Conto em antologia).

33.
CARRASCOZA, J. L. A.. Tecidos. São Paulo: Lápis-Lazuli, 2016 (Conto).

34.
CARRASCOZA, J. L. A.. Sea. Your impossible voice, 2016 (Conto em antologia).

35.
CARRASCOZA, J. L. A.. Tempo justo. São Paulo: SM, 2016 (Conto).

36.
CARRASCOZA, J. L. A.. Parque encantado. São Paulo: FTD, 2016 (Conto).

37.
CARRASCOZA, J. L. A.. Diário das coincidências. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016 (Conto).

38.
CARRASCOZA, J. L. A.. Plava vaza. Zagreb 2016 (Conto traduzido).

39.
CARRASCOZA, J. L. A.. The blue vase. Northampton: Spring & Fall, 2016 (Conto traduzido).

40.
CARRASCOZA, J. L. A.. Viajar é um jeito de sonhar. Rio de Janeiro, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

41.
CARRASCOZA, J. L. A.. Este é o lobo. São Paulo, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

42.
CARRASCOZA, J. L. A.. Apreciação miudinha. Maceió, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

43.
CARRASCOZA, J. L. A.. Vidas nada simples. São Paulo, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

44.
CARRASCOZA, J. L. A.. Vozes veladas, mas não veludosas. Porto Alegre, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

45.
CARRASCOZA, J. L. A.. Contos dilacerantes. Rio de Janeiro, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

46.
CARRASCOZA, J. L. A.. Noite única. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2015 (Conto em antologia).

47.
CARRASCOZA, J. L. A.. Como a luz. São Paulo: Editora do Brasil, 2015 (Conto em antologia).

48.
CARRASCOZA, J. L. A.. A los siete y a los cuarenta. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2015 (Conto em antologia).

49.
CARRASCOZA, J. L. A.. Le cours des choses. Genebra: La Joie de Lire, 2015 (Texto integral).

50.
CARRASCOZA, J. L. A.. Com a força e com afeto. São Paulo, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

51.
CARRASCOZA, J. L. A.. Viajar é um jeito de sonhar. Rio de Janeiro, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

52.
CARRASCOZA, J. L. A.. Toda saudade que faz jus a esse nome. Rio de Janeiro, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

53.
CARRASCOZA, J. L. A.. Prisão ficcional. Franca, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

54.
CARRASCOZA, J. L. A.. Águas da compaixão. Rio de Janeiro, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

55.
CARRASCOZA, J. L. A.. Parovi. Zagreb: Quorum, 2014 (Conto em antologia).

56.
CARRASCOZA, J. L. A.. Prinos. Zagreb: Quorum, 2014 (Conto em antologia).

57.
CARRASCOZA, J. L. A.. Instruções para observar humanos. Curitiba: Juruá, 2014 (Conto em antologia).

58.
CARRASCOZA, J. L. A.. Couples. New York: Sangam House Books, 2014 (Conto em antologia).

59.
CARRASCOZA, J. L. A.. Ponto colorido. New York: Routledge, 2014 (Conto em antologia).

60.
CARRASCOZA, J. L. A.. O primeiro dia do último inverno. Jaraguá do Sul: Formas breves, 2014 (Texto integral).

61.
CARRASCOZA, J. L. A.. Contas. São Paulo: SESC SP, 2014 (Texto integral).

62.
CARRASCOZA, J. L. A.. Escada. São Paulo: SESC SP, 2014 (Texto integral).

63.
CARRASCOZA, J. L. A.. Chave. São Paulo: SESC SP, 2014 (Texto integral).

64.
CARRASCOZA, J. L. A.. Défaite. Paris: Anacaona, 2014 (Conto em antologia).

65.
CARRASCOZA, J. L. A.. Aproximação a Borges. São Paulo: Melhoramentos, 2014 (Conto em antologia).

66.
CARRASCOZA, J. L. A.. Talentos rio acima. Suzano, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

67.
CARRASCOZA, J. L. A.. Instruções para ler este livro. Curitiba, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

68.
CARRASCOZA, J. L. A.. Comunicação e mobilização social. São Paulo, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

69.
CARRASCOZA, J. L. A.. O culto diário do mínimo. São Paulo, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

70.
CARRASCOZA, J. L. A.. Comunicação e afetividade. São Paulo, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

71.
CARRASCOZA, J. L. A.. Ninguém humano. São Paulo, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

72.
CARRASCOZA, J. L. A.. Estamos sempre partindo. Rio de Janeiro, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

73.
CARRASCOZA, J. L. A.. Uma senhora estreia literária. Rio de Janeiro, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

74.
CARRASCOZA, J. L. A.. Toda esa agua. México DF: Cal y arena, 2013 (Conto em antologia).

75.
CARRASCOZA, J. L. A.. Ali. São Paulo: Sesi-SP, 2013 (Conto em antologia).

76.
CARRASCOZA, J. L. A.. Thorn. Londres: Full Circle Editions, 2013 (Conto em antologia).

77.
CARRASCOZA, J. L. A.. Comunicação e cultura visual. São Paulo, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

78.
CARRASCOZA, J. L. A.. Breve advertência. São Paulo, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

79.
CARRASCOZA, J. L. A.. Comunicação e sociedade tecnológica. São Paulo, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

80.
CARRASCOZA, J. L. A.; RESENDE, B. ; MAGRI, I. . Toda arte é também outra arte. Rio de Janeiro, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

81.
CARRASCOZA, J. L. A.. Idiossincrasias publicitárias. Curitiba, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

82.
CARRASCOZA, J. L. A.. De onde vem e para onde vai a criatividade publicitária?. Porto Alegre, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

83.
CARRASCOZA, J. L. A.. Comunicação e imaginários. São Paulo, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

84.
CARRASCOZA, J. L. A.. Um livro mapa em suas mãos. Londrina, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

85.
CARRASCOZA, J. L. A.. Iluminados. São Paulo: Panda Books, 2012 (Conto em antologia).

86.
CARRASCOZA, J. L. A.. Passos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012 (Conto em antologia).

87.
CARRASCOZA, J. L. A.. Mais um casal. São Paulo: Terracota, 2012 (Conto em antologia).

88.
CARRASCOZA, J. L. A.. Destinação Brasil. Guadalajara: Editora Universidad de Guadalajara, 2012 (Texto integral).

89.
CARRASCOZA, J. L. A.. Despertar. Curitiba: Arte e Letra, 2012 (Conto em antologia).

90.
CARRASCOZA, J. L. A.. Ceramics. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2012 (Conto em antologia).

91.
CARRASCOZA, J. L. A.. Couples. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2012 (Conto em antologia).

92.
CARRASCOZA, J. L. A.. Sign of these times. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2012 (Conto em antologia).

93.
CARRASCOZA, J. L. A.. Cardume de paixões. Rio de Janeiro, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

94.
CARRASCOZA, J. L. A.. Um livro-mural. São Paulo, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

95.
CARRASCOZA, J. L. A.. Comunicação e ética. São Paulo, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

96.
CARRASCOZA, J. L. A.. Amarrar-se. Rio de Janeiro, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

97.
CARRASCOZA, J. L. A.. Comunicação e infância. São Paulo, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

98.
CARRASCOZA, J. L. A.. Comunicação e subjetividade. São Paulo, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

99.
CARRASCOZA, J. L. A.. Álbuns da Lusitânia. Campo Grande, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

100.
CARRASCOZA, J. L. A.. Là-haut. Paris: AnaCaona Editions, 2011 (Conto em antologia).

101.
CARRASCOZA, J. L. A.. O vermelho e o branco. São Paulo: Cosac Naify, 2011 (Resenha).

102.
CARRASCOZA, J. L. A.. Navelstrangslikt. Estocolmo: Bokforlaget Tranan, 2011 (Conto em antologia).

103.
CARRASCOZA, J. L. A.. #Eueela. São Paulo: Melhoramentos, 2011 (Conto em antologia).

104.
CARRASCOZA, J. L. A.. Sonífero consumo. São Paulo: ESPM, 2011 (Texto integral).

105.
CARRASCOZA, J. L. A.. Herança. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2011 (Conto em antologia).

106.
CARRASCOZA, J. L. A.. Sensibilidade para captar o bruto. Rio de Janeiro, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

107.
CARRASCOZA, J. L. A.. Do avesso. Uma estreia certeira. São Paulo, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

108.
CARRASCOZA, J. L. A.. A vida: sfumato. São Paulo, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

109.
CARRASCOZA, J. L. A.. Publicidade: novos contornos à vista. Goiânia, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

110.
CARRASCOZA, J. L. A.. Comunicação e literatura. São Paulo, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

111.
CARRASCOZA, J. L. A.; CASAQUI, V. . Comunicação e memória do consumo. São Paulo, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

112.
CARRASCOZA, J. L. A.. Pais e filhos. Rio de Janeiro: Record, 2010 (Conto em antologia).

113.
CARRASCOZA, J. L. A.. Estratégia de criação. São Paulo: Intercom, 2010 (Verbete).

114.
CARRASCOZA, J. L. A.. Amor-menino. São Paulo: Scipione, 2010 (Conto em antologia).

115.
CARRASCOZA, J. L. A.. Autores e ideias. São Paulo: Benvirá, 2010 (Entrevista).

116.
CARRASCOZA, J. L. A.. O não consumo de poesia. São Paulo: ESPM, 2010 (Texto integral).

117.
CARRASCOZA, J. L. A.. A anunciação midiática. São Paulo: ESPM, 2010 (Texto integral).

118.
CARRASCOZA, J. L. A.. Comunicação publicitária e consumo. São Paulo, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

119.
CARRASCOZA, J. L. A.. A mulher que lia as pessoas. Jundiaí, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

120.
CARRASCOZA, J. L. A.. Editorial - Comunicação e educação. São Paulo, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

121.
CARRASCOZA, J. L. A.. Ensaio de estreantes. São Paulo, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

122.
CARRASCOZA, J. L. A.. Comunicação e consumo. São Paulo, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

123.
CARRASCOZA, J. L. A.. O lado de lá dos lares. Paraty, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

124.
CARRASCOZA, J. L. A.. Minúcias. O segredo da fortuna. São Paulo, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

125.
CARRASCOZA, J. L. A.. Esses meninos!. Lins, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

126.
CARRASCOZA, J. L. A.. Comunicacão e narrativas. São Paulo, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

127.
CARRASCOZA, J. L. A.. Comunicação e diversidade. São Paulo, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

128.
CARRASCOZA, J. L. A.. Comunicação e representações do feminino. São Paulo, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

129.
CARRASCOZA, J. L. A.. O menino e o pião. Anajé - Bahia: Casarão do Verbo, 2008 (Conto em antologia).

130.
CARRASCOZA, J. L. A.. O dia do marinheiro. São Paulo: Geração Ediitorial, 2008 (Conto em antologia).

131.
CARRASCOZA, J. L. A.. Lua nova entre as mãos. São Paulo, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

132.
CARRASCOZA, J. L. A.. O som traz a luz. São Paulo, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

133.
CARRASCOZA, J. L. A.. Um mapa para você não se perder no labirinto da comunicação. São Paulo, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

134.
CARRASCOZA, J. L. A.. Comunicação e cidadania. São Paulo, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

135.
CARRASCOZA, J. L. A.. Comunicação e juventude. São Paulo, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

136.
CARRASCOZA, J. L. A.. Comunicação e linguagens digitais. São Paulo, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

137.
CARRASCOZA, J. L. A.. A vogal A. São Paulo: Panda Books, 2007 (Conto em antologia).

138.
CARRASCOZA, J. L. A.. Sign of these times. Chicago: Words Without Borders, 2007 (Conto em antologia).

139.
CARRASCOZA, J. L. A.. Apenas un puente. La Paz: El Educador, 2007 (Conto em antologia).

140.
CARRASCOZA, J. L. A.. Minas de poesia. São Paulo, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

141.
CARRASCOZA, J. L. A.. Sem logo, com logo.. São Paulo, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

142.
CARRASCOZA, J. L. A.. Comunicação e análise do discurso. São Paulo, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

143.
CARRASCOZA, J. L. A.. Comunicação e cidade. São Paulo, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

144.
CARRASCOZA, J. L. A.. Comunicação e arte. São Paulo, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

145.
CARRASCOZA, J. L. A.. Pollyanna. São Paulo: Ática, 2006 (Adaptação do romance original para crianças).

146.
CARRASCOZA, J. L. A.. Natividade - Quartas histórias: contos baseados em narrativas de Guimarães Rosa. Rio de Janeiro: Garamond, 2006 (Conto em antologia).

147.
CARRASCOZA, J. L. A.. O último gol - História de futebol. São Paulo: Scipione, 2006 (Conto em antologia).

148.
CARRASCOZA, J. L. A.. Epistemologia da comunicação. São Paulo, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

149.
CARRASCOZA, J. L. A.. Consumo e culturas. São Paulo, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

150.
CARRASCOZA, J. L. A.. Comunicação e saúde. São Paulo, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

151.
CARRASCOZA, J. L. A.. Chamada - História dos tempos de escola. São Paulo: Nova Alexandria, 2005 (Conto em antologia).

152.
CARRASCOZA, J. L. A.. Ana - Já não somos mais crianças. São Paulo: Ática, 2005 (Conto em antologia).

153.
CARRASCOZA, J. L. A.. Aprendizagem à vista!. São Paulo, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

154.
CARRASCOZA, J. L. A.. Economia política. São Paulo, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

155.
CARRASCOZA, J. L. A.. Estética da cultura midiática. São Paulo, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

156.
CARRASCOZA, J. L. A.. Comunicação política. São Paulo, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

157.
CARRASCOZA, J. L. A.. Travessia - Fora da ordem do progresso - História do Brasil (Polítca). São Paulo: Geração editorial, 2004 (Conto em antologia).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CARRASCOZA, J. L. A.. Criatividade em Comunicação Corporativa. 2010.

2.
CARRASCOZA, J. L. A.. Criatividade em Comunicação Corporativa. 2009.

Trabalhos técnicos
1.
CARRASCOZA, J. L. A.. Artigo em inglês para avaliação da revista Comunicação, Mídia e Consumo. 2018.

2.
CARRASCOZA, J. L. A.. O delírio do verbo - Consumo e a poesia de Manoel de Barros. 2017.

3.
CARRASCOZA, J. L. A.. Relatório de atividades do docente - PPGCOM-ESPM. 2017.

4.
CARRASCOZA, J. L. A.. Relatório COMUNICON 2016. 2017.

5.
CARRASCOZA, J. L. A.. As lógicas da publicidade online. 2017.

6.
CARRASCOZA, J. L. A.. O consumo de publicidade. 2017.

7.
CARRASCOZA, J. L. A.. A única riqueza é a vida - Resenha do livro "Carta à D." de André Gorz. 2008.

8.
CARRASCOZA, J. L. A.. A memória estilhaçada - Resenha do livro "A misteriosa chama da Rainha Loana" de Umberto Eco. 2006.

9.
CARRASCOZA, J. L. A.. As gotas de orvalho caem como martelo - Resenha do livro "Consumo, luego existo" de Joan Torres I Prats. 2006.

10.
CARRASCOZA, J. L. A.. A faca e os sapatos - Resenha do livro "Na toca dos leões" de Fernando Moraes. 2005.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CARRASCOZA, J. L. A.. A volta ao solar. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
CARRASCOZA, J. L. A.. Todas as faces da sociedade. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
CARRASCOZA, J. L. A.. Na sala de aula. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
CARRASCOZA, J. L. A.; HOLANDA, A. . Onde a escrita nasce. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
CARRASCOZA, J. L. A.; MARCELO, C. . Sob a pele do passado. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
CARRASCOZA, J. L. A.. João Carrascoza: a presença na ausência. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
CARRASCOZA, J. L. A.; RANIERI, G. . Entre o ganhar e o perder. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
CARRASCOZA, J. L. A.. Um olhar para as miudezas. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

9.
CARRASCOZA, J. L. A.. Miudezas poéticas. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

10.
CARRASCOZA, J. L. A.. Entre comillas - Autoentrevista. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

11.
CARRASCOZA, J. L. A.. Perfil: João Anzanello Carrascoza. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

12.
CARRASCOZA, J. L. A.. Um camaleão chamado publicidade. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
CARRASCOZA, J. L. A.. Diário das coincidências. 2016; Tema: Livro de contos. (Site).

2.
CARRASCOZA, J. L. A.. As águas e as secas. 2014; Tema: Resenha do livro João Cabral: uma fala só lâmina, de Antonio Carlos Secchin. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
CARRASCOZA, J. L. A.. Literatura e imagem: uma relação criativa. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CARRASCOZA, J. L. A.. O texto publicitário criativo:offline e online. 2018. .

3.
CARRASCOZA, J. L. A.. O texto publicitário criativo:offline e online. 2018. .

4.
CARRASCOZA, J. L. A.. Redação publicitária contemporânea. 2018. .

5.
CARRASCOZA, J. L. A.. Parecer Revista Bakhtiniana. 2018. (Parecer).

6.
CARRASCOZA, J. L. A.. Revisitando Barthes. 2018. (Parecer).

7.
CARRASCOZA, J. L. A.. O texto publicitário com razão e mais emoção. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
CARRASCOZA, J. L. A.. Microcontos: um vasto mundo. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
CARRASCOZA, J. L. A.. Comunicação pública ? publicidade e propaganda. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
CARRASCOZA, J. L. A.. Redação publicitária. 2017. .

11.
CARRASCOZA, J. L. A.. Arte da palavra. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
CARRASCOZA, J. L. A.. Oficina de microcontos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
CARRASCOZA, J. L. A.. A grande cidade: seu centro e o vasto mundo do microconto. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
CARRASCOZA, J. L. A.. Encontros mensais do GP Comunicação, Consumo e Arte. 2017. (Grupo de Pesquisa).

15.
CARRASCOZA, J. L. A.. Encontros mensais do Grupo de Pesquisa de Novas Narrativas. 2017. (Grupo de Pesquisa de Novas Narrativas).

16.
CARRASCOZA, J. L. A.. Comissão de avaliação dos candidatos do Processo seletivo do PPGCOM-ESPM. 2017. (Processo seletivo PPGCOM-ESPM).

17.
CARRASCOZA, J. L. A.. As margens do conto. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

18.
CARRASCOZA, J. L. A.. O texto publicitário com razão e mais emoção. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

19.
CARRASCOZA, J. L. A.. A grande cidade: microcontos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

20.
CARRASCOZA, J. L. A.. Nas águas do conto. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

21.
CARRASCOZA, J. L. A.. Parecer Revista Comunicação, Mídia e Consumo. 2016. (Parecer).

22.
CARRASCOZA, J. L. A.. Parecer Revista Matrizes. 2016. (Parecer).

23.
CARRASCOZA, J. L. A.. Parecer Revista Brasileira da História da Mídia. 2016. (Parecer).

24.
CARRASCOZA, J. L. A.. Parecer Revista Significação. 2016. (Parecer).

25.
CARRASCOZA, J. L. A.. Parecer Revista Comunicação Midiática. 2016. (Parecer).

26.
CARRASCOZA, J. L. A.. Parecer Revista Unopar Científica. 2016. (Parecer).

27.
CARRASCOZA, J. L. A.. Parecer GT COMUNICON 2016. 2016. (Parecer).

28.
CARRASCOZA, J. L. A.. Oficina Criação de microcontos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

29.
CARRASCOZA, J. L. A.. Vasto mundo, microcontos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

30.
CARRASCOZA, J. L. A.. Criação de textos para a venda de livros. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

31.
CARRASCOZA, J. L. A.. O texto publicitário com razão e mais emoção. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

32.
CARRASCOZA, J. L. A.. Criação publicitária para tevê e rádio. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

33.
CARRASCOZA, J. L. A.. Nas águas do conto. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

34.
CARRASCOZA, J. L. A.. Nas águas do conto. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

35.
CARRASCOZA, J. L. A.. A escrita do conto. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

36.
CARRASCOZA, J. L. A.. O texto publicitário com razão e mais emoção - Curso de férias ESPM. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

37.
CARRASCOZA, J. L. A.. Criação publicitária para tevê e rádio. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

38.
CARRASCOZA, J. L. A.. Microcontos 2016. 2015. (Microcontos Calendário 2016).

39.
CARRASCOZA, J. L. A.. Parecer GT COMUNICON 2015. 2015. (Parecer).

40.
CARRASCOZA, J. L. A.. O texto publicitário com razão e mais emoção ? Curso in company. 2014. .

41.
CARRASCOZA, J. L. A.. O texto publicitário com razão e mais emoção - Curso itinerante. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

42.
CARRASCOZA, J. L. A.. O texto publicitário com razão e mais emoção - Curso itinerante. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

43.
CARRASCOZA, J. L. A.. O texto publicitário com razão e mais emoção. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

44.
CARRASCOZA, J. L. A.. Criação publicitária para tevê e rádio. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

45.
CARRASCOZA, J. L. A.. O conto, ponto por ponto. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

46.
CARRASCOZA, J. L. A.. Literatura em linha única. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

47.
CARRASCOZA, J. L. A.. A arte do conto. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

48.
CARRASCOZA, J. L. A.. Parecer GT COMUNICON 2014. 2014. (Parecer).

49.
CARRASCOZA, J. L. A.. Parecer I Congresso Internacional de Marcas. 2014. (Parecer).

50.
CARRASCOZA, J. L. A.. Parecer Revista Comunicação, Mídia e Consumo. 2014. (Parecer).

51.
CARRASCOZA, J. L. A.. Parecer Revista Signos do Consumo. 2014. (Parecer).

52.
CARRASCOZA, J. L. A.. Brandorama. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

53.
CARRASCOZA, J. L. A.. O texto publicitário com razão e mais emoção - Curso de férias ESPM. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

54.
CARRASCOZA, J. L. A.. Criação publicitária para tevê e rádio. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

55.
CARRASCOZA, J. L. A.. A linguagem sedutora: oficina de redação publicitária. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

56.
CARRASCOZA, J. L. A.. Redação publicitária - Disciplina do Curso de Pós-graduação em Criação Publicitária. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

57.
CARRASCOZA, J. L. A.. Oficina de criação - Disciplina do Curso de Pós-graduação em Criação Publicitária. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

58.
CARRASCOZA, J. L. A.. Redação publicitária - Disciplina do Curso de Pós-graduação em Criação Publicitária. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

59.
CARRASCOZA, J. L. A.. Oficina do conto. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

60.
CARRASCOZA, J. L. A.. Parecer GT Publicidade e Propaganda INTERCOM. 2013. (Parecer).

61.
CARRASCOZA, J. L. A.. Parecer GT COMUNICON 2013. 2013. (Parecer).

62.
CARRASCOZA, J. L. A.. Parecer Revista Comunicação, Mídia e Consumo. 2013. (Parecer).

63.
CARRASCOZA, J. L. A.. Redação publicitária - Disciplina do Curso de Pós-graduação em Criação Publicitária. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

64.
CARRASCOZA, J. L. A.. Guerilha publicitária. Teoria e armas de combate - Curso de férias ESPM. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

65.
CARRASCOZA, J. L. A.. Histórias em 30 segundos. Redação publicitária para TV e rádio - Curso de férias ESPM. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

66.
CARRASCOZA, J. L. A.. O texto publicitário com razão e mais emoção - Curso de férias ESPM. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

67.
CARRASCOZA, J. L. A.. Oficina do conto. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

68.
CARRASCOZA, J. L. A.. Parecer GT Publicidade e Propaganda INTERCOM. 2012. (Parecer).

69.
CARRASCOZA, J. L. A.. Parecer Revista Comunicação, Mídia e Consumo. 2012. (Parecer).

70.
CARRASCOZA, J. L. A.. Parecer GT COMUNICON 2012. 2012. (Parecer).

71.
CARRASCOZA, J. L. A.. Parecer Revista Signos do Consumo. 2012. (Parecer).

72.
CARRASCOZA, J. L. A.. O texto publicitário com razão e mais emoção - Curso de férias ESPM. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

73.
CARRASCOZA, J. L. A.. Histórias em 30 segundos. Redação publicitária para TV e rádio - Curso de férias ESPM. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

74.
CARRASCOZA, J. L. A.. A linguagem sedutora: oficina de redação publicitária. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

75.
CARRASCOZA, J. L. A.. Redação publicitária - Disciplina do Curso de Pós-graduação em Criação Publicitária. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

76.
CARRASCOZA, J. L. A.. A hora e a vez do conto - Oficina literária. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

77.
CARRASCOZA, J. L. A.. Oficina de criação literária - Programa Viagem Literária (Governo de São Paulo). 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

78.
CARRASCOZA, J. L. A.. Oficina de criação literária - Programa Viagem Literária (Governo de São Paulo). 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

79.
CARRASCOZA, J. L. A.. Oficina de criação literária - Programa Viagem Literária (Governo de São Paulo). 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

80.
CARRASCOZA, J. L. A.. Oficina de criação literária - Programa Viagem Literária (Governo de São Paulo). 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

81.
CARRASCOZA, J. L. A.. Oficina de criação literária - Programa Viagem Literária (Governo de São Paulo). 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

82.
CARRASCOZA, J. L. A.. Guerilha publicitária. Teoria e armas de combate - Curso de férias ESPM. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

83.
CARRASCOZA, J. L. A.. O texto publicitário com razão e mais emoção - Curso de férias ESPM. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

84.
CARRASCOZA, J. L. A.. Histórias em 30 segundos. Redação publicitária para TV e rádio - Curso de férias ESPM. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

85.
CARRASCOZA, J. L. A.. Guerrilha publicitária. Teoria e armas de combate - Curso de férias ESPM. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

86.
CARRASCOZA, J. L. A.. O conto contemporâneo - Oficina literária - Academia Internacional de Cinema. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

87.
CARRASCOZA, J. L. A.. Redação publicitária - Disciplina do Curso de Pós-graduação em Criação Publicitária. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

88.
CARRASCOZA, J. L. A.. Guerrilha publicitária. Teoria e armas de combate - Curso Road Show ESPM. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

89.
CARRASCOZA, J. L. A.. O texto publicitário com razão e mais emoção - Curso Road Show ESPM. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

90.
CARRASCOZA, J. L. A.. O conto contemporâneo - Oficina literária - Academia Internacional de Cinema. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

91.
CARRASCOZA, J. L. A.. Oficina de criação literária - Programa Viagem Literária (Governo de São Paulo). 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

92.
CARRASCOZA, J. L. A.. Oficina de criação literária - Programa Viagem Literária (Governo de São Paulo). 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

93.
CARRASCOZA, J. L. A.. Oficina de criação literária - Programa Viagem Literária (Governo de São Paulo). 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

94.
CARRASCOZA, J. L. A.. Oficina de criação literária - Programa Viagem Literária (Governo de São Paulo). 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

95.
CARRASCOZA, J. L. A.. Oficina de criação literária - Programa Viagem Literária (Governo de São Paulo). 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

96.
CARRASCOZA, J. L. A.. Processo Criativo na Comunicação - Disciplina do Curso de Pós-graduação em Comunicação com o mercado. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

97.
CARRASCOZA, J. L. A.. Processo Criativo na Comunicação - Disciplina do Curso de Pós-graduação em Comunicação com o mercado. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

98.
CARRASCOZA, J. L. A.. Processo Criativo na Comunicação - Disciplina do Curso de Pós-graduação em Comunicação com o mercado. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

99.
CARRASCOZA, J. L. A.. Oficina de redação publicitária: o certo e o errado no texto publicitário. 2010. .

100.
CARRASCOZA, J. L. A.. A linguagem sedutora: oficina de redação publicitária. 2010. .

101.
CARRASCOZA, J. L. A.. Oficina de criação - Disciplina do Curso de Pós-graduação. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

102.
CARRASCOZA, J. L. A.. Oficina de Texto Publicitário III - Disciplina do Curso de Especialização Publicidade e Mercado: poética verbais. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

103.
CARRASCOZA, J. L. A.. Criação e redação publicitária - Disciplina do Curso de Pós-graduação em Propaganda e Marketing. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

104.
CARRASCOZA, J. L. A.. O texto publicitário com razão e mais emoção - Curso de férias ESPM. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

105.
CARRASCOZA, J. L. A.. Histórias em 30 segundos. Redação publicitária para TV e rádio - Curso de férias ESPM. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

106.
CARRASCOZA, J. L. A.. Oficina de criação literária - Programa Viagem Literária (Governo de São Paulo). 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

107.
CARRASCOZA, J. L. A.. Oficina de criação literária - Programa Viagem Literária (Governo de São Paulo). 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

108.
CARRASCOZA, J. L. A.. Oficina de criação literária - Programa Viagem Literária (Governo de São Paulo). 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

109.
CARRASCOZA, J. L. A.. Oficina de criação literária - Programa Viagem Literária (Governo de São Paulo). 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

110.
CARRASCOZA, J. L. A.. Oficina de criação literária - Programa Viagem Literária (Governo de São Paulo). 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

111.
CARRASCOZA, J. L. A.. O conto contemporâneo - Oficina literária - Academia Internacional de Cinema. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

112.
CARRASCOZA, J. L. A.. Processo Criativo na Comunicação - Disciplina do Curso de Pós-graduação em Comunicação com o merca. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

113.
CARRASCOZA, J. L. A.. Processo Criativo na Comunicação - Disciplina do Curso de Pós-graduação em Comunicação com o mercado. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

114.
CARRASCOZA, J. L. A.. Redação publicitária - Disciplina do Curso de Pós-graduação em Criação Publicitária. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

115.
CARRASCOZA, J. L. A.. Oficina de Texto Publicitário III - Disciplina do Curso de Especialização Publicidade e Mercado: poética verbais. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

116.
CARRASCOZA, J. L. A.. Construção de Marcas e Redação Publicitária - Disciplina do Curso de Especialização em Comunicação Mercadológica. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

117.
CARRASCOZA, J. L. A.. Workshop criativo em Redação Publicitária. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

118.
CARRASCOZA, J. L. A.. Criação e redação publicitária - Disciplina do Curso de Especialização em Propaganda e Marketing. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

119.
CARRASCOZA, J. L. A.. Oficina de Texto Publicitário III - Disciplina do Curso de Especialização Publicidade e Mercado: poética verbais. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

120.
CARRASCOZA, J. L. A.. Criação Publicitária - Disciplina do curso de Pós-Graduação lato sensu em Marketing. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

121.
CARRASCOZA, J. L. A.. Novas tendências de marketing - Disciplina do cuso de Especialização em Estratégias de Propaganda. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

122.
CARRASCOZA, J. L. A.. Redação publicitária em mídia impressa e eletrônica - Disciplina do Curso de Especialização em Propaganda, Publicidade e Marketing. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

123.
CARRASCOZA, J. L. A.. Cuso de Pós-Graduação, especialização em Propaganda e Marketing. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

124.
CARRASCOZA, J. L. A.. Redação publicitária em mídia impressa e eletrônica - Disciplina do Curso de Especialização em Propaganda, Publicidade e Marketing. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

125.
CARRASCOZA, J. L. A.. Oficina de Texto Publicitário III - Disciplina do Curso de Especialização Publicidade e Mercado: poética verbais. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

126.
CARRASCOZA, J. L. A.. Redação Publicitária - Disciplina do Curso de Especialização em Marketing. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

127.
CARRASCOZA, J. L. A.. Oficina de Redação Publicitária. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

128.
CARRASCOZA, J. L. A.. Construção de Marcas e Redação Publicitária - Disciplina do Curso de Especialização em Comunicação Mercadológica. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

129.
CARRASCOZA, J. L. A.. Redação Publicitária - Disciplina do Curso de Especialização em Marketing. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

130.
CARRASCOZA, J. L. A.. Criação e Redação Publicitária- Disciplina do Curso de Especialização em Comunicação Empresarial. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

131.
CARRASCOZA, J. L. A.. A sedução pela narrativa. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

132.
CARRASCOZA, J. L. A.. Criação publicitária - Disciplina do Curso de Especialização em Gestão Corporativa. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

133.
CARRASCOZA, J. L. A.. O processo de criação na propaganda e o ready-made. 2006. (Relatório de pesquisa).

134.
CARRASCOZA, J. L. A.. Criação e redação publicitária. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

135.
CARRASCOZA, J. L. A.. Construção de Marcas e Redação Publicitária - Disciplina do Curso de Especialização em Comunicação Mercadológica. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

136.
CARRASCOZA, J. L. A.. O texto publicitário - Disciplina do Curso de Especialização em Marketing. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

137.
CARRASCOZA, J. L. A.. Redação publicitária em mídia impressa e eletrônica - Disciplina do Curso de Especialização em Propaganda, Publicidade e Marketing. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

138.
CARRASCOZA, J. L. A.. Oficina de Texto Publicitário III - Disciplina do Curso de Especialização Publicidade e Mercado: poética verbais. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

139.
CARRASCOZA, J. L. A.. Criação e redação publicitária - Disciplina do Curso de Especialização em Comunicação e Marketing. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

140.
CARRASCOZA, J. L. A.. Redação publicitária. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

141.
CARRASCOZA, J. L. A.. Criação e Redação - Disciplina do curso de Especialização em Comunicaçao e Marketing. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

142.
CARRASCOZA, J. L. A.. Oficina de Texto Publicitário III - Disciplina do Curso de Especialização Publicidade e Mercado: poética verbais. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

143.
CARRASCOZA, J. L. A.. A linguagem sedutora - Oficina de redação publicitária. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

144.
CARRASCOZA, J. L. A.. A sedução pela narrativa. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

145.
CARRASCOZA, J. L. A.. Redação Empresarial - Disciplina do Curso de MBA em Comunicação Empresarial. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

146.
CARRASCOZA, J. L. A.. Criação Publicitária - Disciplina do curso de Pós-Graduação lato sensu em Comunicação Social. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

147.
CARRASCOZA, J. L. A.. Redação Publicitária. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
CARRASCOZA, J. L. A.. Fósforos, nuvens e passarinhos. 2016. Teatral.

2.
CARRASCOZA, J. L. A.; VICENT, J. . Contos sobre mim. 2014. Teatral.

3.
CARRASCOZA, J. L. A.. Aquela infância toda. 2014. Teatral.

4.
CARRASCOZA, J. L. A.. Só uma corrida. 2008. Teatral.

5.
CARRASCOZA, J. L. A.. Dias raros. 2008. Teatral.

Música
1.
CARRASCOZA, J. L. A.. Desconcertos. 2008. Composição (estréia).

Outras produções artísticas/culturais
1.
CARRASCOZA, J. L. A.. Rascunho de família. 2014 (Conto).

2.
CARRASCOZA, J. L. A.. Aos 7 e aos 40. 2013 (Romance).

3.
CARRASCOZA, J. L. A.. El volumen del silencio. 2011 (Texto integral).

4.
CARRASCOZA, J. L. A.. A vida naquela hora. 2011 (Texto integral).

5.
CARRASCOZA, J. L. A.. Amores mínimos. 2011 (Texto integral).

6.
CARRASCOZA, J. L. A.. Mar. 2011 (Conto em antologia).

7.
CARRASCOZA, J. L. A.. A Terra do Lá. 2010 (Texto integral).

8.
CARRASCOZA, J. L. A.. Moinho de sonhos. 2010 (Conto em antologia).

9.
CARRASCOZA, J. L. A.. Espinhos e alfinetes. 2010 (Texto integral).

10.
CARRASCOZA, J. L. A.. Prendedor de sonhos. 2010 (Texto integral).

11.
CARRASCOZA, J. L. A.. Hora de ir. 2010 (Adaptação de livro).

12.
CARRASCOZA, J. L. A.. Moinho de sonhos. 2009 (Conto em antologia).

13.
CARRASCOZA, J. L. A.. A véspera, o dia e o dia seguinte. 2009.

14.
CARRASCOZA, J. L. A.. Reencontro. 2009 (Conto em antologia).

15.
CARRASCOZA, J. L. A.. Meu avô espanhol. 2009 (Texto integral).

16.
CARRASCOZA, J. L. A.. O livro da selva. 2009 (Adaptação de livro).

17.
CARRASCOZA, J. L. A.. O homem que lia as pessoas. 2007 (Texto integral).

18.
CARRASCOZA, J. L. A.. O volume do silêncio. 2006 (Texto integral).

19.
CARRASCOZA, J. L. A.. O menino que furou o céu. 2005 (Texto integral).

20.
CARRASCOZA, J. L. A.. Dias raros. 2004 (Texto integral).

21.
CARRASCOZA, J. L. A.. Seleção de Contos da Nova Escola. 2004.

22.
CARRASCOZA, J. L. A.. Inspiração. 2004.

23.
CARRASCOZA, J. L. A.. Seleção de Contos da Nova Escola. 2004.

24.
CARRASCOZA, J. L. A.. Fora da ordem e do progresso (História do Brasil). 2004 (Conto em antologia).

25.
CARRASCOZA, J. L. A.. Seleção de Contos da Nova Escola. 2004.

26.
CARRASCOZA, J. L. A.. Os cem menores contos brasileiros do século. 2004.

27.
CARRASCOZA, J. L. A.. Meu amigo João. 2004.

28.
CARRASCOZA, J. L. A.. Os contadores de história. 2003.

29.
CARRASCOZA, J. L. A.. Olhar de Descoberta. 2003.

30.
CARRASCOZA, J. L. A.. Scrittori Brasiliani. 2003.

31.
CARRASCOZA, J. L. A.. O aprendiz de inventor. 2003.

32.
CARRASCOZA, J. L. A.. Ladrões de histórias. 2003.

33.
CARRASCOZA, J. L. A.. Duas Tardes. 2002.

34.
CARRASCOZA, J. L. A.. História para sonhar acordado. 2002.

35.
CARRASCOZA, J. L. A.. Quadradinha e Redondela. 2002.

36.
CARRASCOZA, J. L. A.. Histórias dos tempos de escola. 2002.

37.
CARRASCOZA, J. L. A.. Geração 90 - Manuscritos de computador. 2001.

38.
CARRASCOZA, J. L. A.. O jogo secreto dos alquimistas. 2000.

39.
CARRASCOZA, J. L. A.. O decálogo. 2000.

40.
CARRASCOZA, J. L. A.. Projeto Dois Zero Zero Zero. 2000.

41.
CARRASCOZA, J. L. A.. O vaso azul. 1998.

42.
CARRASCOZA, J. L. A.. Cuentos Breves Latinoamericanos. 1998.

43.
CARRASCOZA, J. L. A.. Zoomágicos. 1997.

44.
CARRASCOZA, J. L. A.. A lua do futuro. 1995.

45.
CARRASCOZA, J. L. A.. Hotel Solidão. 1994.

46.
CARRASCOZA, J. L. A.. De papo com a noite. 1992.

47.
CARRASCOZA, J. L. A.. As flores do lado de baixo. 1991.

48.
CARRASCOZA, J. L. A.. Antologia de Contos Premiados do IV Concurso de Contos Paulistas. 1988.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CARRASCOZA, J. L. A.; NUNES, M. R. F.; OLIVEIRA, M. R.. Participação em banca de Pedro Ernesto Gandine Tancini. Temporalidades contemporâneas ressignificadas- representações de passados e futuros no cenário ficcional Tormenta RPG. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

2.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Luiza Ribeiro Merten. Moda, consumo e biossociabilidade: convocações para gestão do corpo diferente em narrativas publicitárias de moda. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

3.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Sami Argentino Nappo. De tabardo e espada em punho: consumo, memória e medievalismo em um grupo juvenil praticante de boffering. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

4.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Regiane Machado Konopka. Moda imaginada ? Consumo das representações midiáticas e atribuições de sentido pelos estudantes universitários à carreira fashion. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

5.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Gilson Dias Pedrosa. Cores caiçaras: memórias, consumos e afetos compartilhados no Litoral Norte de São Paulo. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

6.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Maria Carolina da Silva Rosa. Estamos sempre voltando para casa: uma leitura de Lavoura Arcaica. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

7.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Henrique Balbi. Fernando Sabino: entre o fluido e o fixo - uma leitura comparativa de "O homem nu" e "A nudez da verdade". 2017. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

8.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Regiane Machado Konopka. Moda imaginada ? Consumo das representações midiáticas e atribuições de sentido pelos estudantes universitários à carreira fashion. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

9.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Renato Gonçalves Ferreira Filho. E a gente faz um país: sentidos da autonomia artística e do mercado na obra de Marina Lima e Antonio Cicero no Brasil da década de 1980. 2016. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade de São Paulo.

10.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Marina Tranquilin. A família homoafetiva nos livros infantis: por uma comunicação poética. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba.

11.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Gracy Cristina Astolpho Duarte. Comunicação mercadológica e entretenimento nas redes digitais: a convocação do consumidor conectado. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

12.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Vera da Cunha Pasqualin. Comunicação, consumo e memória: uma escuta sobre as narrativas radiofônicas de José Medina na década de 1940. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

13.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Gracy Cristina Astolpho Duarte. Comunicação mercadológica e entretenimento nas redes digitais: a convocação do consumidor conectado. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

14.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Daniele de Oliveira Garcia. Construção da imagem do estudante de educação a distância via publicidade. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba.

15.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Guy Pinto de Almeida Junior. Pelas ruas e nas páginas das revistas: estratégias de construção da representação do morador de rua no discurso jornalístico de Ocas e Veja São Paulo. 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

16.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Davi Naraya Basto de Sá. Eu sou um gamer e um cosplayer ? Consumo de games míticos e sua repercussão na prática cosplay. 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

17.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Pedro Arthur Nogueira. O discurso corporativo ressignificado na internet: processos midáticos e polifonia na web. 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Mercado) - Faculdade Cásper Líbero.

18.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Camila Calixto Rocca Brandão. Processos de criação de interfaces digitais: o usuário como protagonista. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

19.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Ednaldo Edilei Franco. Consumo e construções midiáticas: corpos diferentes no futebol. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

20.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Cristina Paiva. Oficinas de criação como redes em construção: aspectos comunicativos nas propostas de Edith Derdyk e Mario Bellatin. 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

21.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Vicente Martin Mastrocola. Comunicação, consumo e entretenimento: o interator na ficção seriada Star Wars. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

22.
CARRASCOZA, J. L. A.; CASAQUI, V.. Participação em banca de Fabio Sergio Teixeira Boueri. Significados do trabalho e as representações do consumo nas narrativas do Eu: uma análise do projeto Avon - Memória dos 50 anos de Brasil no Museu da Pessoa. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

23.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Fábio Barbosa Dias. Loira gelada, loira gostosa: um estudo de representações imagéticas femininas em campanhas publicitárias de cerveja. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina.

24.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Eliana Teresinha Blessa Parisi. Negação visual: a representação do não ser em publicidade. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

25.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Patricia Bieging. Da busca de popularidade às práticas de bullying: crianças e produção de sentidos a partir de artefatos midiáticos. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

26.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Daniel Bittencourt Portugal. A imagem entre vinculações e interpretações: consumo, mídia e estetização pelas lentes da comunicação e da iconologia. 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

27.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Mauro Miguel Rodrigues Berimbau. Advergames: Comunicação e consumo de marcas. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

28.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Camila da Silva Carvalho. O consumo e a representação da felicidade em 40 anos de propaganda brasileira. 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás.

29.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Alvaro de Melo Filho. O design da marca Colcci. 2010. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi.

30.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Marcos Henrique Bedendo. Tendência sócio-cultural da alimentação saudável no Brasil e sua re-significação a partir da publicidade: um estudo de casa da campanha de Maxi-Goiabinha da Bauducco. 2010. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Getulio Vargas - SP.

31.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Vulmeron Borges Marçal Neto. O afeto como valor de troca: estratégias de acoplagem entre o remédio xenical e o site xenicare.com.br. 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação contemporânea) - Universidade Anhembi Morumbi.

32.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Celso Francisco Gayoso. A formação do campo teatral: o pensamento e a prática comunicacional da companhia Teatro Mosaico. 2008. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso.

33.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Simone Maria Rocha. Um olhar tensionador sobre a publicidade: articulações da publicidade com o mundo social reveladas em anúncios de antipublicidade. 2008. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

34.
CARRASCOZA, J. L. A.; HOFF, T.. Participação em banca de Natália de Alcântara Vaz. Discurso publicitário como dispositivo disciplinar:os impactos da campanha "Real Universitário" na recepção do público jovem. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

35.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Katiuscia da Cunha Lopes. A leitura sob o signo da relação: ler como ato de Comunicação Social. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Sheila Darcy Antonio Rodrigues. A literatura como parte de uma narrativa transmidiática: uma viagem ao sistema literário de Star Wars. 2018. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

2.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Frederico Jorge Tavares de Oliveira. Mitosfera do consumo: trajetos do sentido e narrativas mediáticas. 2018. Tese (Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

3.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Priscila Kalinke da Silva. Representações culturais no jornalismo e na publicidade na Copa do Mundo de 2014. 2017. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Universidade Metodista de São Paulo.

4.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Paulo Roberto Ferreira da Cunha. American way of life: representação e consumo de um estilo de vida modelar no cinema norte-americano dos anos 1950. 2017. Tese (Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

5.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Maria Aparecida da Silva Abranches. Distinção criativa: o consumo da publicidade criativa na ordem dos bens de simbólicos. 2017. Tese (Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

6.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Vicente Martin Mastrocola. Wearable technologies: comunicação, consumo e possíveis reconfigurações humano-tecnológicas. 2017. Tese (Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

7.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Carlos Henrique Aiello. O nivelamento e glamorização da juventude na produção publicitária: estratégias miméticas nos fenômenos adultescentes e infantecentes. 2016. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Paulista.

8.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Maria Cristina Dias Alves. Mediações e os dispositivos dos processos criativos da publicidade midiatizada: vestígios e perspectivas. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

9.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Patricia Bieging. Potencialização da experiência estética no iCinema: diretrizes para a criação de roteiro cinematográfico ficcional multilinear interativo. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências) - Universidade de São Paulo.

10.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Euler Alves Brandão. A estética do marketing: a propaganda como condutor na estratégia de diferenciação no varejo de eletrodomésticos brasileiro. 2011. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal de Minas Gerais.

11.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Martin Khun. Império do imediato: a urgência como argumento de vendas na comunincação mercadológica. 2011. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Universidade Metodista de São Paulo.

12.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Sérgio Roberto Trein. Tão perto e de mim distante: a comunicação política da Prefeitura Municipal de Porto Alegre através das placas de obras. 2010. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Comunicação Social - PUCRS) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

13.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Katiuscia da Cunha Lopes. A leitura sob o signo da relação. Ler como ato de comunicação social. 2010. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

14.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Rogerio Luiz Covaleski. Processo de hibridização da publicidade: entreter e persuadir para interagir e compartilhar. 2010. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

15.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Kleber Nogueira Carrilho. Sustentabilidade e responsabilidade socioambiental. Transformações culturais na mensagem publicitária. 2010. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Universidade Metodista de São Paulo.

16.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Christiane Paula Godinho Santarelli. Processos de análise da imagem gráfica. Um estudo comparativo da publicidade de moda. 2009. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

17.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Nelson Luiz Garcia de Oliveira. O jogo de forças na lírica portuguesa contemporânea. 2008. Tese (Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

18.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Valéria Ravier. Caçadores de símbolos: culture jamming, a publicidade e seu duplo. 2005. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Guy PInto de Almeida Junior. Comunicação midiática e biopolíticas do consumo: da cidade discursiva aos discursos sobre moradia. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

2.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Beatriz Braga Bezerra. O potencial pedagógico da publicidade em conteúdos de marca na internet. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

3.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Sheila Darcy Antonio Rodrigues. A literatura como parte de uma narrativa transmidiática: uma viagem ao universo literário de Star Wars. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

4.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Vicente Martin Mastrocola. Wearable technologies": comunicação, consumo e possíveis novas configurações humano-tecnológicas. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

5.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Maria Aparecida da Silva Abranches. Ditos e não-ditos nos critérios de avaliação da criação publicitária. A premiação como uma das lógicas de legitimação no campo. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

6.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Carlos Henrique Aiello. Estratégias comunicativas e estéticas das marcas Hering e Lilica & Tigor ? O papel dos meios de comunicação na criação e proliferação de padrões estéticos da "adultescência" e "infantescência". 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação) - Universidade Paulista.

7.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Maria Cristina Dias Alves. Processos criativos da publicidade midiatizada: vestígios e perspectivas. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

8.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Martin Kuhn. A urgência na comunicação de mercado e a obsessão pelo imediato: análise da utilização da velocidade como argumento de vendas em uma sociedade acelerada. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação Social) - Universidade Metodista de São Paulo.

9.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Nelson Luiz Garcia de Oliveira. O sagrado e o profano na poesia portuguesa contemporânea. 2007 - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

10.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de João Vicente Cegato Bertomeu. O processo de criação do fiilme publicitário e a criação de filmes para o mercado global. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de William da Silva Ferreira. A reificação do gênero ? uma análise sobre as lógicas do discurso de gênero nos bens de consumo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

2.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Jonas Santos Nogueira. O comsumo cultural das marcas: lógicas de produção de estratégias empresariais de patrocínio cultural e seus discursos corporativos. 2018.

3.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Pedro Ernesto Gandine Tancini. Temporalidades contemporâneas ressignificadas- representações de passados e futuros no cenário ficcional Tormenta RPG. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

4.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Luiza Ribeiro Merten. Moda, consumo e biossociabilidade: convocações para a gestão do corpo diferente em narrativas publicitárias de moda. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

5.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Sami Argentino Nappo. De tabardo e espada em punho: consumo, memória e rituais em um grupo juvenil praticante de boffering. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

6.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Vera da Cunha Pasqualin. Instantes românticos: memória e consumo de roteiros radiofônicos em São Paulo por meio da produção midiática de José Medina na década de 1940. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

7.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Emiliana Pomarico Ribeiro. Novas narrativas na comunicação organizacional: o desenvolvimento de micronarrativas afetivas como estratégia de comunicação interna. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Ana Rosa Aparecida Araújo da Costa. Nas entrelinhas do amor - Coletânea de contos. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formacão de Escritores e Especialistas em Produção) - Instituto Superior de Educação Vera Cruz.

2.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Antoune Nicolas Nakhle Filho. Assessoria de Imprensa e Relações Públicas: uma parceria fundamental no processo organizacional do mercado editorial de livros. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica em Com. Org. e Rel. Públicas) - Universidade de São Paulo.

3.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de André Luis de Jesus Gomes. A casa-grande e a empresa ? A divisão social de Casa-grande & Senzala se reproduz nas empresas da atualidade por uma questão de estrutura do poder ou por um traço cultural brasileiro?. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica em Com. Org. e Rel. Públicas) - Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Vitor Coelho Ribeiro.Caminhos para uma publicidade que dialogue com a brasilidade: perspectivas de narrativas marcárias. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.

2.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Pedro Bisordi Taraboulous.Medo vende: como a comunicação do medo assusta para persuadir. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.

3.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Maria Luiza Walverde Magri.Corpo para consumo: representação de gênero feminino em trilhas sonoras de campanhas publicitárias - qualificação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

4.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Mariana Caroline Rodrigues Paku.Comunicação, circuitos musicais e práticas de consumo juvenis: a cena cultural do festival Coachella. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

5.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Marcio Terra Junior.Baladas de música eletrônica em São Paulo - Uma imersão no universo mainstream e underground. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

6.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Cristina Cardoso Simões Dornellas de Barros.A importância da embalagem no processo de decisão de compra. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

7.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de João Victor Settimi Noronha Ribeiro.Sangue, trabalho, lágrimas, suor... e palavras. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.

8.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Adriano Tozin de Sá.A influência da abordagem humorística na publicidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

9.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Jannerson Xavier Borges.O criativo, seu mundo e suas possibilidades. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.

10.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Chimene Santos Ramos.Carnaval: cultura, entretenimento e negócio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo.

11.
CARRASCOZA, J. L. A.; BARROS FILHO, C.. Participação em banca de Aline Simone Erédia.Crianças, consumo e relações públicas: riscos de instrumentalização da comunicação com o público infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo.

12.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Denise de Almeida Souza.Ser feliz no trabalho. As iniciativas do endomarketing e o papel do Relações Públicas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.

13.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Fernando Hodeki Takey.Criando atalhos entre produtos e consumidores - possíveis soluções para o paradoxo da escolha. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.

14.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Vivian Gonçalves Pereira.O design do desejo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.

15.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Mariano Mattos Martins.Peça-conceito. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.

16.
CARRASCOZA, J. L. A.; BARROS FILHO, C.. Participação em banca de Lyvia Tascone.A publicidade e a formação moral da criança. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.

17.
BARROS FILHO, C.; CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Micheli Umebayashi.Políticas culturais e comunicação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo.

18.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Felipe dos Santos Vega Senise.Lovebrands. Uma análise sobre o amor no centro do relacionamento entre pessoas e marcas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.

19.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Ariel Jarovsky.Criatividade: dissecação e desmistificação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.

20.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Ricardo das Graças Vernalha.Sua caixa de ferramentas criativas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.

21.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Renato Mobaid Pereira.What is your quest? Um estudo sobre comunicação nerd. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.

22.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Fernando Zarpelon.O mito e o símbolo na mídia publicitária contemporânea. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.

23.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Flávia Monteiro.Graffit e contracultura. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.

24.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Julia de Figueiredo Radaeli.Panorama da publicidade homoissexual no Brasil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.

25.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Cíntia Ribeiro de Santana.Atendimento publicitário: agente inspirador de possibilidades. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.

26.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Carolina Facina Araújo.Refletindo os anos 80. Propaganda: o espelho da sociedade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.

27.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Francisco Tiago Rosa.A marca no mercado de cerveja. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.

28.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Luis Fernando Rodrigues Silvestre.A evolução criativo do outdoor. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.

29.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Rodrigo Alves da Silveira Lebrun.Untitled2 - As narrativas não verbais e o homem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.

30.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Marcelo Zamproni Sverzut.Nossa propaganda é uma piada: estudo sobre o humor na propaganda brasileira. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.

31.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Priscila Bernal Pedro.Propaganda para adolescentes. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.

32.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Camila Nunes Freitas.Lançamento de filmes. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.

33.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Fernanda Lanna Fernandes.Estética publicitária no cinema contemporâneo brasileiro. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.

34.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Cristina Lázaro Ramos.Consumidor de baixa renda: quem gosta de pobreza é intelectual. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.

35.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Vinicíus de Araújo Barreto.United Colors of Benneton - Estudando os mecanismos de produção e recepção da mensagem. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.

36.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Maria Helena Magalhães Silva Alvim.O escritório Lego - A descentralização criativa do trabalho. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.

37.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Jacqueline de Bessa Santos.O segredo do fracasso - contestando o foco exclusivo em cases de sucesso. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.

38.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Luis Fernando Marques Dias Gomes Carneiro.Ícones: um olhar profundo. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.

39.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Marcia Misawa.Ilustração de livros infantis: coisa de criança. Uma análise dos livros só-imagens de Angela Lago. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.

40.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Enio Sakotami.Design x Conteúdo - O que é mais para um website?. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.

41.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Marina Monteiro Vidigal.Revista da melhor idade - Uma publicação dirigida para o público de terceira idade. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.

42.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Tatiana Rovina Castro Pereira.Duloren e a imaginação. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.

43.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Ana Lúcia Simonelli Cester.Cada um na sua, mas com alguma coisa em comum. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.

44.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Luciano Tasso.Criatividade na web. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.

45.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Guilherme Costa Oliva.Bill Bernbach. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.

46.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Vinícius Adachi.www.seiko.com.br. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.

47.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Christiane Paula Godinho Santarelli.O consumidor moderno paga com dinheiro virtual. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.

48.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Giselle Curci Garbe.Quando uma gota vira milagre. 1997.

49.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Lígia Lia de Barros.A imagem da mulher na propaganda. Avanço ou retrocesso na luta pela igualdade?. 1993. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.

50.
CARRASCOZA, J. L. A.. Participação em banca de Fernanda Reciolli de Britto.O arrependimento de Huxley. 1993. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
CARRASCOZA, J. L. A.. Membro Titular da Comissão de Seleção do Processo Seletivo de docente para o Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo. 2009. Escola Superior de Propaganda e Marketing.

2.
CARRASCOZA, J. L. A.. Membro Titular da Comissão de Seleção do Processo Seletivo de docente para o Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo. 2008. Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Concurso público
1.
CARRASCOZA, J. L. A.. Membro da Comissão Julgadora do Processo Seletivo para contratação de professor. 2015. Universidade de São Paulo.

2.
CARRASCOZA, J. L. A.. Membro Titular da Comissão de Seleção do Processo Seletivo de docente para o Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo. 2011. Escola Superior de Propaganda e Marketing.

3.
CARRASCOZA, J. L. A.. Membro Titular da Comissão de Seleção do Processo Seletivo de docente para o curso de Publicidade e Propaganda. 2011. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
CARRASCOZA, J. L. A.. Membro Titular da Comissão de Seleção do Processo Seletivo de docente para a disciplina Redação Publicitária. 2009. Universidade Federal do Espirito Santo.

5.
CARRASCOZA, J. L. A.. Membro Titular da Comissão de Seleção do Processo Seletivo do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA-USP, nas disciplinas CRP-0349 Teoria e Técnica da Publicidade I ; CRP-0351 Teoria e Técnica da Publicidade II e CRP-0314 Língua Portuguesa IV (Linguagem Publicitária), candidato: Eneus Trindade Barreto Filho.. 2004. Universidade de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XII Congreso Internacional ALED. O consumo e o discurso niilista da publicidade. 2017. (Congresso).

2.
22a Pula Book Fair. Literatura transatlântica. 2016. (Feira).

3.
2o FLICOM ? Festa Literária da Comunicação. Modos de legitimação do texto literário. 2016. (Feira).

4.
COMUNICON 2016. O artista da fome, o consumo e a guerrilha publicitária. 2016. (Congresso).

5.
Congreso Iberoamericano de Lengua y Literatura Infantil y Juvenil. A linguagem da poesia e do luto. 2016. (Congresso).

6.
FLIPA ? Festa Literária de Paranaguá.A arquitetura da palavra. 2016. (Outra).

7.
II FLICAT ? Festival Literário de Catalão.Todo mundo tem uma coincidência para contar. 2016. (Outra).

8.
IX Simpósio de Letras, Discursos e Textualidades.As coincidências na literatura. 2016. (Simpósio).

9.
COMUNICON 2015. Verissimo, Che e o consumo. 2015. (Congresso).

10.
15o Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 6o Congresso Internacional de Lusofonia?SP. Língua portuguesa e literaturas. 2014. (Congresso).

11.
COMUNICON 2014. Consumo e estratégias publicitárias num conto de Primo Levi. 2014. (Congresso).

12.
II Seminário Integrado de Pesquisa ? Pensamento ESPM.A literatura retextualizada para o estudo da poética publicitária e suas relações com o consumo. 2014. (Seminário).

13.
V Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda. A poética do discurso publicitário. 2014. (Congresso).

14.
XII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación. O discurso do consumo escrito no próprio corpo. 2014. (Congresso).

15.
COMUNICON 2013. Produção e consumo do não-dito: um elemento estética da campanha publicitária da TV Folha. 2013. (Congresso).

16.
III Seminário Internacional de Estudos e Pesquisas em Consumo.Razão e sensibilidade nas interações do consumo. 2013. (Seminário).

17.
I Polo Literário UFRJ.Academia x escritores. 2013. (Simpósio).

18.
IV Pró-Pesq - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda.Constituição discursiva da publicidade brasileira nos anos 1950: o nacional e o estrangeiro. 2013. (Encontro).

19.
XII Congreso Internacional IBERCOM. Propaganda comparativa. Ditos e não-ditos da campanha da TV Folha. 2013. (Congresso).

20.
XXII Encontro Anual COMPÓS 2013. Interação discursiva: os discursos nacional e estrangeiro nos auto-anúncios de agências de propaganda nos anos 1950. 2013. (Congresso).

21.
COMUNICON 2012. A cena de consumo. Um detalhe da estética publicitária. 2012. (Congresso).

22.
III Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda.Os imaginários de consumo nos auto-anúncios das agências de propaganda no Brasil dos anos 1950. 2012. (Encontro).

23.
XXI Encontro Anual COMPÓS 2012.Práticas Interacionais e Linguagens na Comunicação. 2012. (Encontro).

24.
3o Seminário Internacional - Como as histórias estão transformando os negócios.Memória, identidade e inovação. 2011. (Seminário).

25.
Across Languages and Cultures. Multicultural narratives of advertising in the globalized world. 2011. (Congresso).

26.
COMUNICON 2011 - Congresso Internacional em Comunicação e Práticas de Consumo. Comunicação, consumo e estética. 2011. (Congresso).

27.
III Encontro Obitel Nacional de Pesquisadores de Ficção Televisiva no Brasil. Consumindo e vivendo a vida: telenovela, consumo e seus discursos. 2011. (Congresso).

28.
III Fórum Ibero-Americano de Letramentos e Aprendizagens e IX Jogo do Livro: Onde está a literatura?. Onde está a literatura?. 2011. (Congresso).

29.
II Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade de Propaganda.Narrativa publicitária: modernização e consumo no Brasil dos anos 1950. Primeiro movimento.. 2011. (Encontro).

30.
INTERCOM 2011. Narrativa publicitária: modernização e consumo no Brasil dos anos 1950. Segundo movimento.. 2011. (Congresso).

31.
O século McLuhan.Notícias, mais do que arte, são artefatos. 2011. (Encontro).

32.
19º Encontro Anual Compós. 2010. (Encontro).

33.
2º Simpósio Iberoamericano en Generación, Comunicación y Gerencia del Conocimiento.Narrativas ilustradas. Um novo método de ensinar publicidade. 2010. (Simpósio).

34.
3º European Communication Conference in Hamburg. Advertising and consumption practices in Brazil in the beginning of two centuries: 20th and 21st. 2010. (Congresso).

35.
8º Simpósio Nacional Comunicação e Práticas de Consumo.Publicidade, magia e consumo. 2010. (Simpósio).

36.
Comunicação, Análise de Discurso e Atividade Linguageira. 2010. (Outra).

37.
INTERCOM 2010. A ironia e o grotesco para publicitário ver. 2010. (Congresso).

38.
7º Simpósio Nacional Comunicação e Práticas de Consumo.Mostra de produção publicitária. Convergência de mídias e linguagens. 2009. (Simpósio).

39.
8º LUSOCOM/ 6º Congresso SPCOM/ 4º Congresso Ibérico. 2009. (Congresso).

40.
Encontros Publicitários.Processos criativos em publicidade. 2009. (Encontro).

41.
II Colóquio Binacional Brasil-México de Ciências da Comunicação. Discurso publicitário e pós-modernidade. 2009. (Congresso).

42.
III Encontro ESPM de Comunicação e Marketing. 2009. (Encontro).

43.
INTERCOM 2009. Um novo método de ensinar publicidade. 2009. (Congresso).

44.
Palestra Espaço público, espaço midiático e espaço virtual - Bernard Miége. 2009. (Outra).

45.
VII Encontro Nacional de História da Mídia.Os literatos na publicidade brasileira antes do movimento modernista. 2009. (Encontro).

46.
VIII LUSOCOM. A memória sangra. Momentos da propaganda na Segunda Guerra Mundial. 2009. (Congresso).

47.
6º Simpósio Nacional Comunicação e Práticas de Consumo. 2008. (Simpósio).

48.
Brasa IX - Brazilian Studies Association. A publicidade brasileira e a poética do precário. 2008. (Congresso).

49.
Curso Elogio do Grande Público - Dominique Wolton. 2008. (Outra).

50.
IAMCR World Congress on Media and Global Divides. Advertising plots: the creation of an educational methodology. 2008. (Congresso).

51.
III Simpósio Internacional sobre análise do discurso.Contribuições da análise do discurso nos estudos de comunicação e consumo. 2008. (Simpósio).

52.
INTERCOM 2008 - XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O valor do precário na criação publicitária. 2008. (Congresso).

53.
16º Encontro Anual dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação - COMPÓSTP2007. 2007. (Encontro).

54.
5º Simpósio Nacional de Comunicação e Práticas de Consumo.Leituras contemporâneas do consumo. 2007. (Seminário).

55.
5º Simpósio Nacional de Comunicação e Práticas de Consumo. 2007. (Simpósio).

56.
6ta Cumbre Iberoamericana de Comunicadores. La anestesia estetica en la publicidad. 2007. (Congresso).

57.
IAMCR 50Th Anniversary Paris Conference. Um olhar poético na Paris da Belle Époque. 2007. (Congresso).

58.
II Seminário Intermestrandos em Comunicação. 2007. (Seminário).

59.
INTERCOM 2007 - XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Processo criativo em propaganda e intertextualidade. 2007. (Congresso).

60.
I Seminário Internacional de Publicidade e Pós-modernidade. 2007. (Seminário).

61.
IX Seminário Internacional da Comunicação - Simulacros e (dis) simulaçôes na sociedade hiper-espetacular.A publicidade da Coca-Cola Happiness Factory e o imaginário do sistema produtivo na sociedade de consumo. 2007. (Seminário).

62.
4ª Simpósio Nacional de Comunicação e Práticas de Consumo. 2006. (Simpósio).

63.
INTERCOM 2006. 2006. (Congresso).

64.
IV Colóquio Brasil-Espanha de Ciências da Comunicação. A retórica no texto publicitário de serviços espirituais e bens de consumo. 2006. (Congresso).

65.
2º Simpósio Nacional de Comunicação e Práticas de Consumo.Mudanças na linguagem publicitária. 2005. (Simpósio).

66.
3º Simpósio Nacional de Comunicação e Práticas de Consumo. 2005. (Simpósio).

67.
I Encontro ESPM de Comunicação e Marketing sobre mídia e consumidor do futuro.A retórica em propaganda de serviços espitiruais e bens materiais. 2005. (Simpósio).

68.
VIII Seminário Internacional da Comunicação - Mediações tecnológicas e a reinvenção do sujeito.A imagem que os publicitários fazem da propaganda. 2005. (Seminário).

69.
XI Seminário Schenberg Arte e Ciência: Pensar Criativo; Natureza e Universo.XI Seminário Schenberg Arte e Ciência: Pensar Criativo; Natureza e Universo. 2000. (Seminário).

70.
11ª Semana Internacional da Criação Publicitária. 1997. (Seminário).

71.
10ª Semana Internacional da Criação Publicitária. 1996. (Seminário).

72.
9ª Semana Internacional da Criação Publicitária. 1995. (Seminário).

73.
Seminário Internacional Rock Janes & Carol Nelson in the successful direct response TV. 1995. (Seminário).

74.
XV Encontro de Professores Universitários Brasileiros de Literatura Portuguesa e IV Seminário de Estudos Literários.O texto literário hoje - Depoimento de escritores. 1994. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARRASCOZA, J. L. A.. 5o Congresso Internacional de Comunicação e Consumo ? Comunicon 2015. 2015. (Congresso).

2.
CARRASCOZA, J. L. A.. 4o Congresso Internacional de Comunicação e Consumo ? Comunicon 2014. 2014. (Congresso).

3.
CARRASCOZA, J. L. A.. 3o Congresso Internacional de Comunicação e Consumo ? Comunicon 2013. 2013. (Congresso).

4.
CARRASCOZA, J. L. A.. 2o Congresso Internacional de Comunicação e Consumo ? Comunicon 2012. 2012. (Congresso).

5.
CARRASCOZA, J. L. A.. 1o Congresso Internacional de Comunicação e Consumo ? Comunicon 2011. 2011. (Congresso).

6.
CARRASCOZA, J. L. A.. 8º Simpósio Nacional Comunicação e Práticas de Consumo. 2010. (Outro).

7.
CARRASCOZA, J. L. A.. Conversações - Publicidade: muito além da mídia e das classes A e B - Adriana Lima de Oliveira. 2010. (Exposição).

8.
CARRASCOZA, J. L. A.. Conversações - Paisagens sonoras, cultura e consumo - José Eugênio Menezes. 2010. (Exposição).

9.
CARRASCOZA, J. L. A.. Conversações - Corpo, moda e consumo na publicidade - Kathia Castilho. 2010. (Exposição).

10.
CARRASCOZA, J. L. A.. Conversações - Papo de mestre: Comunicação e consumo - Fernanda Elouise Budag, Juliana de Assis Furtado e Maria Cecília Andreucci Cury. 2010. (Exposição).

11.
CARRASCOZA, J. L. A.. 7º Simpósio Nacional de Comunicação e Práticas de Consumo. 2009. (Outro).

12.
CARRASCOZA, J. L. A.. IV Seminário Intermestrandos de Comunicação. 2009. (Outro).

13.
CARRASCOZA, J. L. A.. Palestra Espaço público, espaço midiático e espaço virtual - Bernard Miége. 2009. (Outro).

14.
CARRASCOZA, J. L. A.. Conversações - O Itamaraty e a política externa brasileira - Paulo Bozzi. 2009. (Exposição).

15.
CARRASCOZA, J. L. A.. Conversações - Consumo, logo comunico? Abordagens etnográficas em estudos de consumo e comunicação - Lívia Barbosa. 2009. (Exposição).

16.
CARRASCOZA, J. L. A.. Conversações - A propaganda está sob controle? - Edney Narchy. 2009. (Exposição).

17.
CARRASCOZA, J. L. A.. Conversações - Palimpsestos. Escavando significações - Mario Chamie. 2009. (Exposição).

18.
CARRASCOZA, J. L. A.. Conversações - Comunicçaão e cidadania nos discursos de responsabilidade social e empresarial - Ricaro Zagallo Carmargo. 2009. (Exposição).

19.
CARRASCOZA, J. L. A.. I Encontro de Egressos do PPGCOM ESPM. 2009. (Outro).

20.
CARRASCOZA, J. L. A.. IV Seminário Intramestrandos ESPM. 2009. (Outro).

21.
CARRASCOZA, J. L. A.. 6º Simpósio Nacional Comunicação e Práticas de Consumo. 2008. (Outro).

22.
CARRASCOZA, J. L. A.. Conversações - Direitos autorais e novas tecnologias - Programa observatório da Imprensa - Gisela G.S. Castro. 2008. (Exposição).

23.
CARRASCOZA, J. L. A.. Conversações - Comunicação, economia política e sociedade - Valério Cruz Brittos. 2008. (Exposição).

24.
CARRASCOZA, J. L. A.. Conversações - Para onde? História, práxis, emancipação - Gianni Vattimo. 2008. (Exposição).

25.
CARRASCOZA, J. L. A.. Conversações - Publicidade, consumo e estética da mercadoria sob a luz de Fellini - Vander Casaqui. 2008. (Exposição).

26.
CARRASCOZA, J. L. A.. Conversações - Transformações no mundo da produção: uma história social do trabalho - Leandro Karnal. 2008. (Exposição).

27.
CARRASCOZA, J. L. A.. 5º Simpósio Nacional de Comunicação e Práticas de Consumo. 2007. (Congresso).

28.
CARRASCOZA, J. L. A.. Conversações - Corpos exemplares, corpos admiráveis, corpos inusitados: corporalidades, consumo, publicidade - Josimey Costa da Silva. 2007. (Exposição).

29.
CARRASCOZA, J. L. A.. Conversações - Preconceitos e estereótipos na propaganda - Leando Leonardo Batista. 2007. (Exposição).

30.
CARRASCOZA, J. L. A.. 4º Simpósio Nacional de Comunicação e Práticas de Consumo. 2006. (Outro).

31.
CARRASCOZA, J. L. A.. I Seminário Intermestrandos ESPM. 2006. (Outro).

32.
CARRASCOZA, J. L. A.. I Semana de Poesia da ESPM. 2006. (Outro).

33.
CARRASCOZA, J. L. A.. 2º Simpósio Nacional de Comunicação e Práticas de Consumo. 2005. (Outro).

34.
CARRASCOZA, J. L. A.. 3º Simpósio Nacional de Comunicação e Práticas de Consumo. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Jonas Nogueira. Patrocínios culturais e o consumo discursivo. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
William Ferreira. Produção e consumo de publicidade de gênero. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Walfredo Ribeiro de Campos Junior. Juventude, consumo e empreendorismo: Narrativas de jovens inseridos em incubadoras universitárias. Início: 2018. Tese (Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. (Orientador).

2.
Carolina Fabris Ferreira. Comunicação e cultura empreendedora: a representação dos pequenos negócios nos discursos publicitários nos últimos 30 anos. Início: 2018. Tese (Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bruno Sabino Fonseca Dias. Processo de criação publicitária: convergências e divergências em relação ao processo criativo nas artes. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Jane de Freitas Misseno Mundel. O consumo e o discurso publicitário intercultural ? As lógicas produtivas da propaganda internacional de Havaianas. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, . Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

2.
Gustavo Tadeu Testa Reis. Comunicação e consumo transmídia: Estratégias discursivas interativas da Nike para a celebração do consumo.. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, . Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

3.
Danilo Costa Scatigno. Consumidor, perdoa-me por me traíres. O consumo de narrativa sobre fidelidade na obra de Nelson Rodrigues e na publicidade. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

4.
Julliana Biscaia. Comunicação, consumo e representações do fazer artesanal e artístico - As narrativas dos artesãos no blog Elo 7. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, . Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

5.
Rodrigo Costa Maceira. Videorrelato: outra cena de enunciação para a guerrilha publicitária: risco e recuperação na busca de uma poética para o consumo. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, . Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

6.
Heloisa Kazuko Omine. Estratégias de produção comunicacional no ambiente de lojas fast fashion. A narrativa visual para o consumo no Megapolo Moda. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, . Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

7.
Maria Irene Carballido Romero. Comunicação e microdiscurso do consumo ? Lógicass de produção dos nomes de marcas publicitárias no Brasil. 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

8.
Marisa Baruch Portela Abujamra. Um segredo que se espalha: consumo e estratégias de produção discursiva de ?O segredo?. 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, . Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

9.
Marcio Casarotti. Estratégias publicitárias e o consumo de arte na Bienal de São Paulo. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, . Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

10.
Renata Furtado Massetti. Narrativas audiovisuais na era digital e suas relações com o consumo: formas culturais e práticas sociais. 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, . Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

11.
Ellen Kiss. As (i)materialidades do consumo. Um estudo sobre as estratégias discursivas da marca Apple na sociedade de consumo. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, . Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

12.
Sulce Neide de Lima Papineanu. A comunicação de ONGs e a cultura do consumo. A publicidade da Fundação SOS Mata Atlântica. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, . Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

13.
Renato Vercesi Mader. A publicidade no contexto pós-moderno: produção e consumo de fluxos discursivos da marca Seda Shampoo. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, . Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

14.
Maria Cristina Dias Alves. Construções retóricas do discurso publicitário de condomínios residenciais. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, . Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

15.
Carolina Prieto de Ataliba Nogueira. O consumo do medicamento: um estudo das simbologias no discurso publicitário da indústria farmacêutica. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, . Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

16.
Marcelo Eduardo Ribaric. Advertainment: uma presença ausente. O não-dito no discurso publicitário dos filmes da série. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, . Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

17.
Juliana de Assis Furtado. Porque eu sou é homem: a representação do masculino na publicidade brasileira na década de 1970 e nos anos 2000. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, . Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

18.
Maria Aparecida da Silva Matuck. O uso das características específicas dos meios impressos nas peças publicitárias - Um convite à interatividade. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, . Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

Tese de doutorado
1.
Dorama de Miranda Carvalho. Blogs literários, consumo de literatura e a formação da identidade de um leitor-protagonista. 2018. Tese (Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

2.
Gisele Jordão. A apropriação de espaços públicos por meio das práticas de comunicação e consumo das artes: as experiências subjetivas da Festa do Divino Espírito Santo de São Luiz do Paraitinga. 2018. Tese (Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, . Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Fabio Parrilha de Paula. O discurso publicitário na sociedade contemporânea e a persuasão através da mitificação do consumo. Análise do discurso do cartão de crédito Visa. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Publicidade e Mercado - Poéticas Verbais) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

2.
Isaac Barella Acras. A expressão do capital pelos símbolos do consumo. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Publicidade e Mercado - Poéticas Verbais) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

3.
Carla Ramos. Sonho de consumo: a interface do simbólico com o real. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Marketing e Propaganda) - Faculdade Estácio de Sá. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

4.
Patricia Bieging. A subjetividade em Harry Potter e a Pedra Filosofal. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Marketing e Propaganda) - Faculdade Estácio de Sá. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

5.
Adriana Soares de Castro. Texto-figura: elementos da poética visual nos anúncios publicitários impressos. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Publicidade e Mercado - Poéticas Verbais) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

6.
Rafaela Castro Fontenele. A técnica de analogia de significados nos textos publicitários de mídia impressa em Teresina. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Marketing) - Centro Universitário de Teresina. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

7.
Greta Marostegan. Havaianas do Brasil e do mundo. Um estudo sobre a estratégia comunicacional que transformou as Havaianas de produto popular em ícone de moda. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Publicidade e Mercado - Poéticas Verbais) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

8.
Robson Tadeu Mendes do Carmo. O anúncio-poesia. Poesia na publicidade de mídia impressa. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Publicidade e Mercado - Poéticas Verbais) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

9.
Miriam Virgil. Análise do discurso dionisíaco em propaganda com animais. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Propaganda e Marketing) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Felipe Longatto Dindorf. Do social ao mercado: a causa LGBT na publicidade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

2.
Giovana Luísa Silveira Salles. O poder das narrativas da mídia contemporânea: o caso O. J. Simpson. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

3.
Mariana Bolgheroni. Femvertising, o empoderamento feminino na publicidade: ambiguidades e formas de construção. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

4.
Paula dos Santos Braga. O cinema e o ideal de amor romântico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

5.
Vanessa Soares de Sousa. O discurso apolíneo na comunicação das instituições bancárias. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

6.
Maria Luísa Cunha Alves. A série na era da convergência: uma análise da co-criação entre produtores e espectadores no seriado SKAM. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

7.
Larissa de Lima Francez. Estrutura da jornada do herói no RPG eletrônico: uma análise do caso Undertale. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

8.
Camila De Felice Cossermelli. Uma língua de muitos nomes: A percepção de nomes de marcas por falantes de português de Portugal, de Moçambique e do Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

9.
Guilherme Cintra. Estrutura, estrutura, estrutura - Princípios fundamentais da estruturação de roteiros aplicados na reescrita do piloto do "Fora de cena", de Gui Cintra e Rodrigo Moura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

10.
Diana Sarah Proença Ribeiro. A publicidade é para todxs - Análise da representatividade da comunidade LGBTT em propagandas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

11.
Paulo Victor do Prado. Filme publicitário ? Um estudo de estruturas narrativas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

12.
André Luiz Mendes Dorea. Realidade virtual ? Imersão e interação como artifícios de storytelling. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

13.
Thaís Kawakami Fontenelle. Fotografia e preservação ambiental ? Uma análise do impacto de imagens na conscientização ecológica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

14.
Gabriela Domingues da Costa Ventura. O uso do Search Engine Optimization em blogs como artifício para geração de visibilidade e publicidade na web. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

15.
Laila de Albuquerque Moraes. O espetáculo da vida no Instagram ? A publicização do eu e a inserção das marcas no Instagram. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

16.
Frederico Guizellini Espinha. Escutar e aplicar: a importância do reposicionamento de marca. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

17.
André Amato de Oliveira. Comunicação pública: A tênue linha entre a noção do público e do privado no âmbito governamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

18.
Beatriz Rocco Nunes. Comerciais mais lembrados ? As estratégias discursivas dos filmes publicitários que marcaram a memória dos brasileiros em 2015. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

19.
Danilo Cavalcanti Souto. Tudo precisa de um nome:o naming na construção de marcas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

20.
Isabela Pagliari Brun. A importância do consumo de moda na construção da identidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

21.
Luiz Carlos Silva da Cunha. Star wars: a força da intertextualidade no filme publicitário. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

22.
Guilherme Iegawa Sugio. Conteúdo de marca: contando boas histórias. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

23.
Rodrigo Piloto Moreti. Publicidade poética: longe do abismo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

24.
Rodrigo Guimarães Togeiro Moura. Isto está ficando muito ridículo: o nonsense aplicado aos mecanismos risíveis da narrativa cômica audiovisual. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

25.
Márcio Ramos de Serra e Moura Ferreira. Bardos virtuais ? Um estudo sobre as relações entre gameplay e storytelling apoiados por plataformas digitais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

26.
Williane Vieira da Silva. Vende-se empoderamento: a apropriação do discurso feminista pela publicidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

27.
Renata Cordeiro Napoli. O uso de elementos em embalagens retóricos em embalagens ? A moda fitness e o caso Nesfit. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

28.
Luana Corradine Valentim. De Branca de Neve a Elsa: como sociedade e publicidade se valem do estereótipo da mulher criado pelas animações de Walt Disney. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

29.
Ana Cláudia Imaizumi Pereira. Experiências em festivais de música: como o público, a indústria cultural e as marcas se relacionam no Popload Festival 2016. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

30.
Miguel Luiz de Souza. Do funk ao pop: os processos de massificação de um produto cultural genuinamente brasileiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

31.
Lucas Moschione Castro. Story: um ensaio sobre narrativas digitais e sua relação com a publicidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

32.
Igor de Carvalho Maia. Fantasia e expectativa: contos de fadas como ferramenta intertextual para a publicidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

33.
Renata Sayeg Regis. A moda e a construção/desconstrução do gênero ao longo dos séculos XIX, XX e XXI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

34.
Fernando Auada Kopaz. A metáfora e a metonímia na mensagem publicitária e no processo criativo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

35.
Luiz Fernando Belezoni Palma. Quem te viu, quem te vê ? O samba e a indústria cultural. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

36.
Guilherme Ferraciolli Muezerie. Compra-se um eu: o consumo como formador de identidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

37.
Gustavo Silva Mariano. O senso do nonsense. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

38.
Lucas Carrasco Dantas. Mexe o quê? O que o mashup na música diz sobre os nossos tempos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

39.
Ian Perlungieri Frugoli Peixoto. A narrativa do filme publicitário ? O gênero dominante de Cannes em 1994, 2004 e 2014. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

40.
Gabriel Lancman Lewkowicz. Criações críticas em animação ? Uma proposta criativa para o desenho animado politicamente incorreto no Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

41.
Carlos Eduardo Garisto de Nicola. A coisificação em "Circuito fechado", de Ricardo Ramos: publicidade e literatura. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

42.
Mirian Miyuk Shirakawa. De vilão a mocinho ? O anti-herói na publicidade contemporânea. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

43.
Marina Araujo de Abreu. Orgulho sem preconceito: uma segunda impressão sobre adaptações de obras literárias para plataformas audiovisuais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

44.
Fernando Brandt Ribeiro da Silva. Das margens ao centro ? A comunicação publicitária de músicos independentes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

45.
Sophia Tavares Silva. Publicitário: do super-criativo ao bricoleur ? Uma abordagem sobre técnicas criativas em anúncios impressos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

46.
Lucas Siqueira Cesar. Boa e barata: o uso da criatividade publicitária em campanhas de baixo orçamento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

47.
Olívia Pena Moraes. Da mesa à marca: como os programas de televisão gastronômicos constroem sua marca na sociedade pós-moderna. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

48.
Pedro Henrique Ferreira Kastelic. Era uma vez uma marca ? Storytelling e ficção na construção identitária da Diletto. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

49.
Mauricio Bina da Silva. Visto, revisto, revisto, revisto, invisível. Um estudo sobre o clichê verbal na propaganda. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

50.
Camila Denleschi Rodrigues. Estados Unidos e Japão: propaganda ideológica em filmes de ficção. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

51.
Otávio Nunhez da Silva. O oráculo contemporâneo: a publicidade como veiculadora do mito cotidiano. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

52.
Leandro Shimizu. Transmidia storytelling na publicidade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

53.
Franklin Barbosa. Marcas da fé: sobre uma teologia do consumo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

54.
Lucas Nascimento da Silva. Literatura e publicidade: as referências literárias em anúncios de mídia impressa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

55.
Tamiris Gomes Costa. De mil palavras a uma imagem: A redução do texto escrito na publicidade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

56.
Marcello Portugal Moura Leal. Símbolos urbanos: a publicidade das utilidades urbanas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

57.
Gisele Spolador Lopes. Storytelling na construção de marcas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

58.
Rodrigo Gambassi Pereira. Encenação e narrativa: a fotografia como construção de realidades midiáticas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

59.
Aline Machado. Espelho, espelho meu... Relações entre moda, corpo e comunicação no decorrer dos tempos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

60.
Denis Vinicius Carmago Santosu. Deixe o logo como está e aumenta a ideia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

61.
Ivan Aguirra Izar. A sociedade rejuvenile: brinquedo e publicidade de gente grande. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

62.
João Paulo Coelho da Costa. O processo criativo e a publicidade não convencional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

63.
Viviane Mieko Ito. Beatlemania em rede. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

64.
Bianca Sakai. A fama contemporânea. Estudo de caso da cantora Lady Gaga. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

65.
Adrielly Ramos Mantovani. Efeito camaleão. Uma análise do processo de adaptação publicitária no Brasil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

66.
Luciana de Almeida Lins. De quem é a criação?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

67.
Luana Carolina Baio. O status célebre. Dos heróis as figuras da era midiática. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

68.
Luiz Marcelo Clitton Costa. O longtail da propaganda. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

69.
Marcelo Botta Riani Costa. Sr. Noir. A construção do personagem em um novo ambiente. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

70.
Daniela Mina Sato. Sociedade e linguagem publicitária. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

71.
Juliana Gueli de Queiroz Yamanaka. Beatles. Keeping an eye on the world going by my window. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

72.
Marcelo de Toledo Campaner. Consciência expandida. O olhar na construção de identidades. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

73.
Denise Prestes Fernandes. Welcome to Marlboro Country - Os elementos da cultura norte-americana presentes na campanha de Marlboro. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

74.
Nader Fathi Shousha. Pós-publicidade - A publicidade brasileira no ano 2000. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

75.
Rafael Bertacini Gonzaga. Publicidade Registrada. O case que mudou a imagem da propaganda. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

76.
Priscila Ribeiro Freitas. `o consumo do sagrado - A manifestação de temas míticos na comunicação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

77.
Carolina Yurie Misumi. A campanha Dove pela real beleza e a mulher no Japão - Um estudo sobre a identidade da mulher japonesa e os impactos das culturas ocidentais neste processo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

78.
Elaine Christina Pinto Resende. Um olhar sobre a poesia de Ana Rüshe com base nas filosofias da arte desenvolvidas no Brasil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

79.
Omar El Faro. O anúncio pautado pela imprensa - Um estudo da relação da hipótese do agenda setting e a criação de anúncios de oportunidade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

80.
Saulo Pinto de Oliiveira. Construindo o humor. Estudo da imagem e do texto na criação do cômico na propaganda. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

81.
Ana Maria Mendes Vilela. Pela tela, pela janela. Um estudo sobre a propaganda dirigida para as crianças no Brasil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

82.
Ademir dos Santos Ferrari Jr. Heróis de vitrine: como a propaganda fabrica ídolos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

83.
Leandro Freire Barreto. Os homens e o poço. Arquétipos e mitologia na construção das marcas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

84.
Wagner Maurício Gonçalves Senaiote. Aumente o volume e abra a latinha ? Os jingles de cerveja brasileiros neste início de século. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

85.
Fernando Henrique Serrador. Rock´n´sell ? A influência do rock nas trilhas sonoras de comerciais voltados ao público jovem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

86.
Thiago Lopes Souza. O portfólio publicitário ? A cultura da pasta. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

87.
Felipe Honorato Cunha. O slogan aberto: o slogan como elemento organizador da retórica publicitária. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

88.
Yuri Noronha Sugimoto. A emoção da campanha da Mastercard. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

89.
Marcio Keiti Kota. Padrão Cannes de Criatividade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

90.
Marcos Renato Abrucio. Qual é a graça? Um estudo do humor e do seu uso na publicidade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

91.
Lívia Silva de Souza. A obra publicitária de poetas e escritores brasileiros no início do século XX. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

92.
Gabriel Gustavo Tortoni Milanez. Política pela palavra: um estudo semiótico sobre a comunicação do PT nas eleições presidenciais de 1989 e 2002. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

93.
Edson Shundi Oda. Relações entre propaganda e histórias em quadrinhos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

94.
Lubana Ferreira Alves. Quando a publicidade peca. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

95.
Alessandra de Paula Muccillo. Anúncios fantasmas: os publicitários aplaudem, mas o público não vê. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

96.
Luis Fernando Mirando Delai. Dá pra fazer um anúncio brilhante?. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

97.
Luiz Paulo Haruo Takahashi. O texto visual. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

98.
Daniel Malavazzi Mariotto. Super 15 ? Os pilares do sucesso. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

99.
Lessandro Sócrates. Montagem Mauro Alice ? Projeto Documentário. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

100.
Pedro Ivo Souto Dubra. Madame Bovary somos nós: publicidade e literatura massa. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

101.
Alex Gessner Gobato. Criatividade e desenvolvimento do ser criativo: teoria, processo e prática. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

102.
Cezar Perini Alves de Siqueira. O p de paquera ? A arte da sedução aplicada à publicidade. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

103.
Alessandra Cristina Angolini. Retomando o cinema brasileiro. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

104.
Raquel Machado Fernandes. Quem pode falar mal do Brasil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

105.
Alexandre Chiquillo. ONGS e Comunicação: O Tem Yad e a necessidade de se comunicar. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

106.
Suely Chisayo Nishi. A ideografia na Propaganda - um estudo sobre o método ideogrâmico no texto publicitário de mídia impressa. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

107.
Juliana de Assis Furtado. Os anúncios de oportunidade: uma estratégia criativa que até Freud explica. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

108.
Valéria Desideri de Freitas. O personagem de animação como símbolo de personalidade de marca. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

109.
Tiago Barreto. A construção do roteiro para o filme publicitário. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

110.
Karen Naomi Rodrigues. Coisa de criança ou de gente grande? Uma análise de comerciais de produtos infantis. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

111.
Carla Alonso Cancellara. Propaganda impressa interativa direcionada às crianças. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

112.
Camila Ribeiro de Moraes. Publicidade e Moda, palco da sexualidade utilitária. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

113.
Luiz Paulo Interliquia Betti. Publicidade e religião. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

114.
Ricardo Casele Laganaro. Luis Fernando Veríssimo ? Um caso de humor crônico. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

115.
Rodolfo Vaz Valente. Bertolt Bretch 1001 Utilidades. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

116.
Rodrigo Kazuo Saito. Os deuses gregos e a publicidade: em busca de uma relação através dos arquétipos e das sombras. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

117.
Fabíola de Melo Nehin Guadix. Educação ambiental para uma nova cidadania (Projetos para Ilha Grande - RJ). 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

118.
Victor Bittow. Vestido de noiva: um casamento entre teatro e cinema. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

119.
Roberta Corradi Astolfi. A linguagem e a estética do lucro. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

120.
Cesar Herszkowicz. Guerra e tinta ? Uma análise da propaganda dos EUA na Segunda Guerra Mundial. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

121.
Daniella Novaes Filipini. Na ciranda da propaganda. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

122.
Marcio Assêncio Barbosa Araújo. Publicidade Highlander. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

123.
João Carlos Schleder Filho. A linguagem do cinema na propaganda. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

124.
Renata D´Ávila Vieira. Cinema Brasileiro S.A. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

125.
Carla Luisa Marin. E os elogios são todos pra vocês. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

126.
Cristian Korny. Jingle também é música. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

127.
Andréa Mesquita Ciparullo. O anúncio sem texto. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

128.
Marília Duque Estrada. Uma palavra vale por mil imagens. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

129.
Shirley A. Souza. Jovem. Quando seu público-alvo é uma metamorfose ambulante. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

130.
Gabriela de Medeiros Mongelli. Propaganda da vida real. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

131.
Rogério Silva Schneider. (Re)cri(e)ção). 1997. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

132.
Edson Kenichiro Sueyoshi. htpp//www.semiologia.barthes/ecausp.pp. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

133.
Daniela de Aguiar Magosso. Uma verdadeira mãe nunca abandona a filha: publicidade e literatura, limites e influências. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

Iniciação científica
1.
Fernando Kopaz. O uso das figuras de linguagem e de referências literárias na publicidade. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

2.
Gabriel Moraes Nieto. Propaganda líquida. Dilemas da comunicação publicitária no cenário contemporâneo. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.

Orientações de outra natureza
1.
Ana Kartalian. Publicidade, literatura e consumo: interfaces. 2011. Orientação de outra natureza. (Publicidade e propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 8:33:37