Viviane Aparecida da Silva Falcomer

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9532288619231634
  • Última atualização do currículo em 12/09/2018


Doutora em Química Inorgânica pelo Instituto de Química da Universidade de Brasília (2009). Obteve o título de Mestre em Química Inorgânica (2004) pela Universidade de Brasília e o título de Licenciada em Ciências Naturais, com habilitação em Química, pela Universidade Católica de Brasília (2000). Atualmente é professora adjunta da Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, atuando no curso de Licenciatura em Ciências Naturais, área de educação. Trabalhou por cinco anos na Universidade Católica de Brasília atuando nos Cursos de Química, Farmácia e Biologia. Atuou ainda, durante oito anos, como professora concursada da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, além de trabalhar com ensino fundamental, médio e EJA em escolas particulares do DF. Desenvolve projetos na área de Educação, Ensino de Ciências, Ensino de Química e Formação de Professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Viviane Aparecida da Silva Falcomer
Nome em citações bibliográficas
FALCOMER, V. A. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, Campus Planaltina.
Área Universitária 1 - Vila Nossa Senhora de Fátima
Planaltina
73350010 - Brasília, DF - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Química.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Síntese e Caracterização de Complexos de Mo e W com Ligantes Heterocíclicos contendo Nitrogênio e Enxofre, a partir das respectivas carbonilas., Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Sebastião de Souza Lemos.
Palavras-chave: carbonilas metálicas; molibdênio; tungstênio; ligantes heterocíclicos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2002 - 2004
Mestrado em Química.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Sintese e Caracterização de Complexos de Cobre(I) com Ligantes Heterocíclicos Contendo Nitrogênio e Enxofre.,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Sebastião de Souza Lemos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
1996 - 2000
Graduação em Licenciatura Em Química.
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Curso sobre Moodle: Nível Básico. (Carga horária: 20h).
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
2009 - 2009
Moodle como Apoio ao Presencial.
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
2009 - 2009
Avaliação da Aprendizagem.
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
2009 - 2009
Organização da Sala de Aula Virtual para o Apoio a.
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
2004 - 2004
Eletroquímica aplicada a compostos inorgânico. (Carga horária: 6h).
Sociedade Brasileira de Química, SBQ, Brasil.
1998 - 1998
Das Cândidas ao Ajax: a química do cotidiano. (Carga horária: 20h).
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
1997 - 1997
Tópicos de Física e Química para o Ensino Fundamen. (Carga horária: 60h).
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
1997 - 1997
Controle de Alimentos. (Carga horária: 6h).
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
1997 - 1997
Química e Sobrevivência: a atmosfera e o uso de se. (Carga horária: 6h).
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Lotada no Campus de Planaltina

Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tecnico em Ressonância Magnética Nuclear, Carga horária: 20
Outras informações
Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear do Instituto de Química.

Atividades

03/2016 - Atual
Ensino, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Redação do trabalho científico
03/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Planaltina, .

03/2012 - Atual
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências Naturais
Metodologia de Pesquisa em Educação
Ensino de Ciências
Experimentos de Química para o Ensino Médio
Fundamentos e Estratégias no Ensino de Ciências Naturais
03/2014 - 07/2014
Ensino, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Análise e Desenvolvimento de Recursos Didáticos
08/2012 - 09/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Planaltina, .

Cargo ou função
Coordenadora da área de Educação e Linguagens.
11/2003 - 03/2007
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Química, Instituto de Química.

Atividade realizada
Obtenção e processamento de espectros de RMN multinuclear, nos estados líquido e sólido. Obtenção e processamentos de espectros uni e bi-dimensionais no estado líquido.

Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40
Outras informações
Ministra aulas para os cursos de Química, Biologia e Farmácia.

Atividades

08/2010 - 02/2012
Direção e administração, Curso de Química, .

Cargo ou função
Diretor de Curso.
02/2007 - 12/2011
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Bioinorgânica
Química Geral
Química Geral e Inorgânica
Química Geral Experimental
02/2007 - 12/2011
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Inorgânica I e II
Química Geral I e II
Química Geral Experimental
Química Inorgânica Experimental
Estágio Supervisionado em Química I e II
Pesquisa e Prática no Ensino de Química Orgânica e Inorgânica
2010 - 2011
Pesquisa e desenvolvimento , Curso de Química, .

Linhas de pesquisa
Compostos de Coordenação
02/2008 - 07/2010
Direção e administração, Curso de Química, .

Cargo ou função
Assessora de Curso.
07/2009 - 12/2009
Ensino, Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Geral Experimental

Secretaria de Educação do Distrito Federal, SEDF, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20

Atividades

8/1999 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências Naturais
Matemática
Química

Colégio Dinâmico, CD, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

02/2001 - 12/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Química ensino médio
Ciências Naturais de 5a a 8a série

Curso Souza Lima, CSL, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

08/2001 - 12/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Química


Linhas de pesquisa


1.
Ensino de Ciências
2.
Formação de professores
3.
Ensino de Química
4.
Compostos de Coordenação


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Supervisão de estágio supervisionado de ensino: conhecer para avançar
Descrição: Considerando que o estágio supervisionado de ensino é um dos momentos mais importantes no processo de formação dos futuros docentes e que os professores da escola que supervisionam os alunos estagiários desempenham um papel fundamental nesse processo, esse projeto tem como objetivos identificar e conhecer os professores que recebem alunos estagiários da FUP, conhecer a percepção que estes professores têm sobre o estágio no processo de formação dos futuros professores e o papel deles nesse processo. A partir dessas informações pretendemos propor estratégias que aproximem mais os espaços de formação (universidade e escola), bem como auxiliar o professor a compreender e exercer o seu papel de formador..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Viviane Aparecida da Silva Falcomer - Integrante / Delano Moody Simões da Silva - Coordenador / Ana Julia Lemos Alves Pedreira - Integrante.
2014 - 2016
O papel do PIBID na formação de professores de Ciências Naturais
Descrição: O presente estudo pretende avaliar a influência do PIBID na formação do futuros professores de ciências naturais e dos professores já formados que atuam como supervisores do programa.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente na Escola e na Formação Continuada de Professores.
Descrição: Projeto Novos Talentos - CAPES: "Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente na Escola e na Formação Continuada de Professores". Ampliar as possibilidades de integração e articulação entre o meio acadêmico e a comunidade escolar Melhorar o processo de ensino e aprendizagem, beneficiando educadores, alunos e a comunidade, a médio e longo prazo, atuando como facilitador da compreensão de conceitos científicos, exercitando o raciocínio lógico e estratégico do aluno na solução de problemas complexos. Elaborar, em parceria com professores de Ciências Naturais, Biologia, Fisica e de Química, estratégias para abordar questões ambientais em sala de aula associado a conteúdos das Ciências, contemplando, preferencialmente, às vivências dos alunos. Desenvolver atividades experimentais, enfatizando a relação teoria-experimento, incorporando a interdisciplinaridade, a contextualização e aliando a sensibilização frente à educação ambiental. - Incentivar a produção de metodologias, estratégias e materiais didáticos inovadores, visando à melhoria das condições de aprendizagem, em articulação com a realidade local, regional e global. Criar um grupo de estudos envolvendo professores do ensino Básico, alunos de graduação e Pós-Graduação, na perspectiva de desenvolver ações de educação ambiental voltada para as questões do Distrito Federal. - Contribuir para a formação de cidadãos capazes de analisar, discutir e posicionar-se diante de suas próprias realidades. - Estabelecer diálogos entre o conhecimento científico e os saberes escolares produzidos por professores e estudantes da educação básica que atuam em escolas públicas do DF, estimulando práticas que visem à transformação da realidade. - Estimular a participação organizada e ativa da juventude, na política da escola pública, por meio de discussões sobre os temas, identidade e pertencimento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) / Mestrado acadêmico: (6) .
Integrantes: Viviane Aparecida da Silva Falcomer - Integrante / Maria de Lourdes Lazzari de Freitas - Coordenador / Juliana Eugênia Caixeta - Integrante / Franco de Salles Porto - Integrante / Jeane Cristina Gomes Rotta - Integrante / Paulo Eduardo de Brito - Integrante / Elizabeth Maria Mamede da Costa - Integrante / Renata Cardoso de Sa Ribeiro Razuck - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2013 - 2014
Desenvolvimento do Pensamento Científico por meio do Ensino de Química em Estudantes do Ensino Médio
Descrição: Projeto de Iniciação Científica Junior - UnB.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
Síntese e Avaliação Farmacológica de Compostos de Coordenação com Bases de Schiff Derivadas da Condensação de Aminas Primárias
Descrição: O projeto propõe a síntese, caracterização físico-química e avaliação farmacológica de novos agentes complexantes e compostos de coordenação que possam atuar como modeladores de metaloproteínas e agentes de diagnósticos. Dentro deste contexto, uma classe de agentes complexantes que podem ser de grande interesse são as bases de Schiff, que são compostos formados pela condensação de uma amina primária com a carbonila ativa de um aldeído ou cetona, representadas pelo grupo funcional azometano R1HC= N-R2. A s bases de Schi ff vêm desempenhando um papel muito importante no desenvolvimento da química de coordenação desde o século XIX, sendo de grande importância dentro do estudo de compostos organometálicos e na química bioinorgânica. Bases de Schiff derivadas de aminoácidos bem como os complexos de metais de transição obtidos pela complexação com essas bases, têm recebido muita atenção por parte dos cientistas devido às propriedades fungicida, bactericida, antiviral e antitubercular. Compostos de coordenação com bases de Schiff também apresentam as mesmas atividades que essas bases livres, porém, a presença do metal pode potencializar os efeitos do composto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Viviane Aparecida da Silva Falcomer - Coordenador / Sebastião S. Lemos - Integrante / Luiz Antonio Soares Romeiro - Integrante / Sergio Macedo Soares - Integrante / Francisco Alexandre de Melo Castro - Integrante.


Projetos de extensão


2010 - 2012
Desenvolvimento de Experimentos Didáticos em Química Inorgânica para o Ensino Médio com auxílio de um projetor de slides: Construindo Competências e Pensamento Científico
Descrição: Alunos de ensino médio de escolas públicas da Secretaria de Estado e Educação do DF recebem bolsas para desenvolverem na universidade, com a ajuda de alunos de graduação, experimentos didáticos em Química Inorgânica com o auxílio de um projetor de slides e os validam nas escolas de educação básica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Viviane Aparecida da Silva Falcomer - Coordenador / Luiz Antonio Soares Romeiro - Integrante / Silvia Keli de Barros Alcanfor - Integrante / Luciana de Camargo Nascente - Integrante.Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Bolsa.
2010 - 2012
Implementação de Clubes de Química em Escolas Públicas de Ensino Médio do Distrito Federal
Descrição: Alunos de graduação do Curso de Química da UCB, bolsistas e voluntários, desenvolvem e testam materiais didáticos que serão validados em Clubes de Química nas escolas públicas da Secretaria de Estado e Educação do DF..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Viviane Aparecida da Silva Falcomer - Coordenador / Luciana de Camargo Nascente - Integrante / Vanda Maria de Oliveira - Integrante.Financiador(es): Universidade Católica de Brasília - Remuneração.
2009 - 2010
Desenvolvimento de Experimentos e Jogos Didáticos em Química para o Ensino Médio: Construindo Competências e Pensamento Científico
Descrição: Alunos de ensino médio da Secretaria de Estado de Educação do DF recebem bolsas para desenvolver e testar experimentos e jogos didáticos em Química na Universidade Católica de Brasília e os validam em suas escolas públicas. São auxiliados por alunos de graduação do Curso de Química da UCB.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Viviane Aparecida da Silva Falcomer - Coordenador / Luiz Antonio Soares Romeiro - Integrante / Silvia Keli de Barros Alcanfor - Integrante.Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Bolsa.


Outros Projetos


2014 - 2018
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência - Pibid
Descrição: Coordenadora de gestão do Pibid institucional da UnB..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2014 - 2015
Laboratórios LIFE para Faculdade UnB Planaltina-FUP
Descrição: O objeto do presente projeto institucional que a Universidade de Brasília (UnB) submete à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no âmbito do Edital 067/2013 (Programa LIFE), consiste na criação de laboratórios interdisciplinares de formação de educadores no campus da UnB localizado na região administrativa de Planaltina-DF, denominado de Faculdade UnB Planaltina. Esses laboratórios voltam-se à realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão focadas na formação inicial e continuada de professores, buscando estimular o desenvolvimento de metodologias e a troca de experiências centradas em práticas pedagógicas inovadoras, bem como a elaboração de materiais didáticos de caráter interdisciplinar e o uso das tecnologias da informação e comunicação..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2013 - 2014
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência - Pibid
Descrição: O PIBID-FUP (Ciências Naturais) tem como objetivos proporcionar melhoria do ensino de ciências na região de Planaltina, pela aproximação entre escola e universidade, assim como pela reflexão da prática docente por parte de nossos alunos e professores da educação básica. Além disso, estaremos contribuindo para o crescimento e consolidação de nosso curso..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (24) .
Integrantes: Viviane Aparecida da Silva Falcomer - Integrante / Delano Moody Simões da Silva - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Ensino de Química.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Compostos de Coordenação.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Compostos Organo-Metálicos.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:7
Total de citações:13
Fator H:3
FALCOMER V. A. S OR FALCOMER VAD  Data: 10/05/2011

SCOPUS
Total de trabalhos:8
Total de citações:18
FALCOMER V OR FALCOMER V. A. S. OR FALCOMER VAD  Data: 10/05/2011

Artigos completos publicados em periódicos

1.
3REGO, E. C. M.2017REGO, E. C. M. ; BARROS, M. R. M. ; GUIMARAES, E. M. ; FALCOMER, V. A. S. . Uma revisão bibliográfica sobre as impressões de professores a respeito da interdisciplinaridade no ensino de Ciências. INTERDISCIPLINARIDADE, v. 11, p. 39-57, 2017.

2.
2Xavier, R.A.2017Xavier, R.A. ; Arrais, A. A. M. ; GUIMARAES, E. M. ; SILVA, D. M. S. ; FALCOMER, V. A. S. . Conteúdos Procedimentais e Atitudinais no Ensino de Ciências: uma revisão de literatura em publicações brasileiras (1998-2015). REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, v. 7, p. 24-34, 2017.

3.
1GUIMARAES, E. M.2013GUIMARAES, E. M. ; FALCOMER, V. A. S. . Conteúdos Atitudinais e Procedimentais no Ensino da Metamorfose de Borboletas. Ensenanza de Las Ciencias, v. extra, p. 2292-2296, 2013.

4.
7OKINO, E.2010OKINO, E. ; Inês Sabioni Resck ; SANTANA, M. ; CRUZ, C. S. ; SANTOS, P. O. ; FALCOMER, V. A. S. . Evaluation of wood chemical constituents of Hevea brasiliensis and Cupressus decomposed by Gloeophyllum striatum using CP /MAS 13C NM R and HPLC techniques. Journal of Tropical Forest Science, v. 22, p. 184-196, 2010.

5.
4FALCOMER, V. A. S.2009 FALCOMER, V. A. S.; LEMOS, Sebastião S. ; POLITI, J. R. S. ; CASAGRANDE, Gleison Antônio ; LANG, Ernesto Schulz ; Burrow, R. A. . Synthesis, structure and properties of the mixed-ligand tungsten(II) complex [WBr2(CO)3(tmpymt)] (tmpymt = 1,4,6-trimethylpyrimidine-2-thione). Inorganic Chemistry Communications, v. 12, p. 580-582, 2009.

6.
8Esmeralda Y.A. Okino2008Esmeralda Y.A. Okino ; Marcos A.E. Santana ; Inês Sabioni Resck ; Marcus V. da S. Alves ; FALCOMER, V. A. S. ; João B.M. da Cunha ; Paulo H. de O. dos Santos . Liquid chromatography and solid state CP/MAS 13 C NMR techniques for chemical compound characterizations of cypress wood Cupressus glauca Lam. exposed to brown- and white-rot fungi. Carbohydrate Polymers, v. 73, p. 164-172, 2008.

7.
9SOARES, R. M.2007SOARES, R. M. ; Antonio Claret Soares Sabioni ; Inês Sabioni Resck ; FALCOMER, V. A. S. ; José Alves Dias ; Naira Machado da Silva ; Sônia Maria Cabral de Menezes ; Geraldo Magela da Costa . Structural Characterization of Mullites Synthesized by Thermal Decomposition of Topaz. Journal of Materials Research, v. 10, p. 75-78, 2007.

8.
5FALCOMER, V. A. S.2007 FALCOMER, V. A. S.; LEMOS, Sebastião S ; Guilherme B. C. Martins ; CASAGRANDE, Gleison Antônio ; Burrow, R. A. ; LANG, Ernesto Schulz . Synthesis, structural characterization and reactivity of copper(I)-nitrile complexes: Crystal and molecular structure of www.elsevier.com/loca. Polyhedron, v. 26, p. 3871-3875, 2007.

9.
6FALCOMER, V. A. S.2006 FALCOMER, V. A. S.; LEMOS, Sebastião S ; BATISTA, Alzir A ; ELLENA, Javier ; CASTELLANO, Eduardo e . Mono- and dinuclear copper(I) with metyl-substituted pyrimidinethiones. Inorganica Chimica Acta (Testo stampato), v. 359, p. 1064-1070, 2006.

10.
11SOUSA, Gerimário F de2006SOUSA, Gerimário F de ; FALCOMER, V. A. S. ; MASCARENHAS, Yvonne P ; ELLENA, Javier ; ARDISSON, José D ; VALDÉSMARTÍNES, Jesús ; ORTEGA, Simón Hernandex . Synthesis, 119Sn Mossbauer spectroscopic studies and X-ray crystal structure determination of new seven-coordinate diorganotin(IV) complexes with S,N,N,N,S-pentadentate Schiff bases derives from 2,6-diacetylpyridine of S-metyl-and S-benzyldithiocarbazates.. Transition Metal Chemistry (Weinheim), v. 31, p. 753-759, 2006.

11.
10CASAGRANDE, Gleison Antônio2006CASAGRANDE, Gleison Antônio ; LANG, Ernesto Schulz ; OLIVEIRA, Gelson Manzoni de ; LEMOS, Sebastião S. ; FALCOMER, V. A. S. . New cation-dependent supramolecular arrangements of [RTeI4]- tectons: synthesis and X-ray structural characterization of the mixed valence complex salts [p-CH3O(C6H4)Te(etu)][p-CH3O(C6H4)TeI4] (etu = ethylenethiourea) and [p-PhO(C6H4)Te(tu)][p-PhO(C6H4)TeI4] (tu = thiourea).. Journal of Organometallic Chemistry (Print), v. 691, p. 4006-4011, 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FALCOMER, V. A. S.; GUIMARAES, E. M. ; SILVA, D. K. S. . O Desenvolvimento de Conteúdos Procedimentais e Atitudinais Por Meio do Ensino por Investigação em uma Unidade Didática sobre Densidade. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais do XI ENPEC, 2017.

2.
LOPES, E. ; FALCOMER, V. A. S. . Praticando Interdisciplinaridade durante o Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências Naturais. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC, 2015, Águas de Lindóia. Anais do X ENPEC, 2015.

3.
GUIMARAES, E. M. ; Xavier, R.A. ; FALCOMER, V. A. S. . Desenvolvendo o conceito de teoria a partir de uma atividade investigativa. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. Anais do X ENPEC, 2015.

4.
GUIMARAES, E. M. ; FALCOMER, V. A. S. . Conteúdos Atitudinais e Procedimentais no Ensino da Metamorfose de Borboletas. In: IX Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, 2013, Girona - Espanha. IX Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, 2013. p. 2292-2296.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Sousa, D. B. ; FALCOMER, V. A. S. . Desenvolvimento de ferramentas pedagógicas para o aprendizado de estrutura atômica no ensino médio. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010, Brasília. XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010.

2.
SILVA, A. F. ; FALCOMER, V. A. S. . Quimilionário: introduzindo o conteúdo de aminas no ensino médio utilizando um jogo didático. In: 32a Reuniào Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2009, Fortaleza. 32a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2009.

3.
FALCOMER, V. A. S.; LEMOS, Sebastião S. ; CASAGRANDE, Gleison Antônio ; LANG, Ernesto Schulz ; Burrow, R. A. . Síntese e caracterização estrutural de carboniloxocomplexos hepta-coordenados de metais do grupo VI com o ligante 1,4,6-trimetilpirimidina-2-tiona.. In: 30a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2007, Águas de Lindóia. Livro de resumos, 2007.

4.
FALCOMER, V. A. S.; LEMOS, Sebastião S. ; DEFLON, Victor M. ; ELLENA, Javier . New Phenylmercuric Complexes with Heterocyclic Thione/Thiol Ligands: The X-Ray Structure of [{HgPh}2(m-dtu)]. In: XIII Brazilian Meetingon Inorganic Chemistry, 2006, Fortaleza - CE. Livro de resumos, 2006.

5.
FALCOMER, V. A. S.; LEMOS, Sebastião S . RMN de 63Cu de complexos de cobre(I) com nitrilas aromáticas.. In: 27ª Reunião Anual da SBQ, 2004, Salvador. Livro de resumos, 2004.

6.
FALCOMER, V. A. S.; LEMOS, Sebastião S ; BATISTA, Alzir A ; ELLENA, Javier ; CASTELLANO, Eduardo e . Dinuclear Copper(I) Complexes with 4,6-dimethylpyrimidine-2(1H)-thione ligand: the X-Ray structures of [CuCl(dmpymtH)2 and [Cu(dmpymtH)3]2[BF4]2.2H2O.. In: XII Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry, 2004, São Carlos. Livro de resumos, 2004. p. 198.

7.
FALCOMER, V. A. S.; LEMOS, Sebastião S ; BATISTA, Alzir A ; ELLENA, J. A. ; CASTELLANO, Eduardo e . Síntese e Caracterização estrutural de um complexo de cobre(I) tricoordenado com o ligante 1,4,6-trimetilpirimidina-2-tiona.. In: 27ª Reunião Anual da SBQ, 2004, Salvador. Livro de resumos, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
Souza, G. P ; Chassot, A. ; LOPES, J. G. S. ; FALCOMER, V. A. S. . Interdisciplinaridade escolar e ensino de ciências. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
GUIMARAES, E. M. ; FALCOMER, V. A. S. . Conteúdos Atitudinais e Procedimentais no Ensino da Metamorfose de Borboletas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
Sousa, D. B. ; FALCOMER, V. A. S. . Desenvolvimento de Ferramentas Pedagógicas para o Aprendizado de Estrutura Atômica no Ensino Médio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
SILVA, A. F. ; FALCOMER, V. A. S. . Quimilionário: introduzindo o conteúdo de aminas no Ensino Médio utilizando um jogo didático. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
FALCOMER, V. A. S.; LEMOS, Sebastião S. ; POLITI, J. R. S. ; CASAGRANDE, Gleison Antônio ; LANG, Ernesto Schulz ; Burrow, R. A. . SYNTHESIS AND STRUCTURAL CHARACTERIZATION OF THE MIXED-LIGAND TUNGSTEN(II) COMPLEX [WBr2(CO)3(tmpymt)]. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
FALCOMER, V. A. S.; LEMOS, Sebastião S. ; Guilherme B. C. Martins ; CASAGRANDE, Gleison Antônio ; Burrow, R. A. ; LANG, Ernesto Schulz . Sintese e caracterização estrutural de um complexo de cobre(I) com fenilacetonitrila - [Cu(BzCN)4][BF4]. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
FALCOMER, V. A. S.; LEMOS, Sebastião S. ; CASAGRANDE, Gleison Antônio ; LANG, Ernesto Schulz ; Burrow, R. A. . Sintese e caracterização estrutural de carboniloxocomplexos hepta-coordenados de maetais do grupo VI com o ligante 1,4,6-trimetilpirimidina-2-tiona. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
FALCOMER, V. A. S.; LEMOS, Sebastião S ; CASAGRANDE, Gleison Antônio ; LANG, Ernesto Schulz ; Burrow, R. A. . Síntese e caracterização estrutural de carboniloxocomplexos hepta-coordenados de metais do grupo VI com o ligante 1,4,6-trimetilpirimidina-2-tiona. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
FALCOMER, V. A. S.; LEMOS, Sebastião S ; Guilherme B. C. Martins ; CASAGRANDE, Gleison Antônio ; Burrow, R. A. ; LANG, Ernesto Schulz . Síntese e caracterização estrutural de um complexo de cobre(I) com fenilacetonitrila-[Cu(BzCN)4[BF4]. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
LEMOS, Sebastião S ; FALCOMER, V. A. S. ; DEFLON, Victor M. ; ELLENA, J. A. . New phenylmercuric complexes with heterocyclic thione/thiol ligands: The X-ray structure of [{HgPh}2(M-dtu)]. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
LEMOS, Sebastião S ; FALCOMER, V. A. S. ; BATISTA, Alzir A ; ELLENA, J. A. ; CASTELLANO, Eduardo e . Dinuclear copper(I) complexes with 4,6-dimetylpyrimidine-2(1H)-thione ligand: the X-ray structures of [CuCl(dmpymtH)2]2 and [Cu(dmpymtH)3]2[BF4].2H2O. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
FALCOMER, V. A. S.; LEMOS, Sebastião S . RMN de 63Cu de complexos de cobre(I) com nitrilas aromáticas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
FALCOMER, V. A. S.; LEMOS, Sebastião S ; BATISTA, Alzir A ; ELLENA, J. A. ; CASTELLANO, Eduardo e . Síntese e caracterização estrutural de um complexo de cobre(I) tricoordenado com o ligante 1,4,6-trimetilpirimidina-2-tiona. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
FALCOMER, V. A. S.; ROTTA, J. C. G. ; PORTO, F. S. . Experimentação em Química e Física. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
FALCOMER, V. A. S.. Metais no organismo (Palestra). 2009 (Palestra) .

2.
FALCOMER, V. A. S.. Química Bioinorgânica (Palestra). 2008 (Palestra) .

3.
FALCOMER, V. A. S.. Sintese e Caracterização de Complexos de Cobre(I) (Palestra). 2007 (Palestra) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
RIBEIRO, A. M.; ROTTA, J. C. G.; FALCOMER, V. A. S.. Participação em banca de LUANA MARIA OLIVEIRA. Sexualidade: uma proposta metodológica para a formação de professores de Ciências Naturais. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília.

2.
ZANCUL, M. S.; RODRIGUES, L. P. F.; RIBEIRO, A. M.; FALCOMER, V. A. S.. Participação em banca de Aline Firmino Sampaio. A temática Educação em Saúde na Formação de Professores de Ciências Naturais. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília.

3.
FALCOMER, V. A. S.; LEMOS, Sebastião S.; José Alves Dias. Participação em banca de Viner Sousa Lima. Síntese e Caracterização de Complexos de Cádmio(II) e Mercúrio(II) com Bases de Schiff Derivadas de Aminoácidos. 2011. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Doutorado
1.
FALCOMER, V. A. S.; LEMOS, Sebastião S.; BESSLER, K. E.. Participação em banca de Sérgio Macêdo Soares. Síntese e Caraterização de Complexos de Rênio(I) com Bases de Schiff contendo O,N,S como átomos doadores. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Química) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Mestrado
1.
RIBEIRO, A. M.; FALCOMER, V. A. S.; GUIMARAES, Z. F. S.. Participação em banca de Luana Maria Oliveira. Sexualidade: uma proposta metodológica para formação inicial de professores de ciências naturais. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FALCOMER, V. A. S.; ROTTA, J. C. G.. Participação em banca de Daniel Alisson de Sousa.Uma proposta investigativa para o ensino de peixes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

2.
ROTTA, J. C. G.; FALCOMER, V. A. S.. Participação em banca de Caroline Santana de Almeida.Interdisciplinaridade na formação de docentes: perspectiva de docentes de uma instituição de ensino superior. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

3.
FALCOMER, V. A. S.; Lima, T.A.. Participação em banca de Ana Paula Rodrigues de Sousa.A contribuição do estágio supervisionado para a prática profissional na visão dos egressos do Curso de Ciências Naturais da Universidade de Brasília. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

4.
FALCOMER, V. A. S.; Lima, T.A.. Participação em banca de Aline Muniz Guedes.Transição do ensino fundamental I para o ensino fundamental II: as dificuldades de ensino e aprendizagem em ciências naturais na visão do professor. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

5.
FALCOMER, V. A. S.; Freitas, M.L.L.; Ferreira, O. A.. Participação em banca de Valdeci Alexandre de Souza.Oficinas pedagógicas como estratégia de ensino: uma visão dos futuros professores de Ciências Naturais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

6.
FALCOMER, V. A. S.; PORTO, F. S.; Claudio, G. C.. Participação em banca de Washington da Silva Mathias.Planetário: Um facilitador para o Ensino de Ciências. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

7.
FALCOMER, V. A. S.; SILVA, D. M. S.; PORTO, F. S.. Participação em banca de Wender de Sousa Barbosa.A interdisciplinaridade no Ensino de Ciências: uma investigação sobre a percepção dos professores. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

8.
Freitas, M.L.L.; FALCOMER, V. A. S.. Participação em banca de Laene do Santos Alarcão.O Ambiente de Trabalho Docente na Percepção dos Professores de Ciências Naturais de Escolas Públicas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

9.
SILVA, D. M. S.; FALCOMER, V. A. S.; LOPES, E.. Participação em banca de Nathália Coelho Jacome Araújo.As concepções de interdisciplinaridade dos licenciandos em ciências naturais: o papel da disciplina de estágio supervisionado. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

10.
FALCOMER, V. A. S.; SILVA, D. M. S.. Participação em banca de Érika Cristina Campos da Silva.Análise dos projetos interdisciplinares desenvolvidos na disciplina de estágio supervisionado em ensino de ciências naturais 4 da Universidade de Brasília - Campus Planaltina. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

11.
FALCOMER, V. A. S.; ROTTA, J. C. G.. Participação em banca de Jony Jefferson Barbosa Carvalho.Uma Proposta de Aulas Experimentais de Ciências por meio do Ensino por Investigação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

12.
Ferreira, O. A.; FALCOMER, V. A. S.; ROTTA, J. C. G.. Participação em banca de Mayara Bezerra de Albergaria.Caracterização das Principais Dificuldades de Aprendizagem em Química de Alunos da 1ª série do Ensino Médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

13.
Freitas, M.L.L.; Bizerril, M.; FALCOMER, V. A. S.. Participação em banca de Elves Santos Salgado.Experimentação no ensino de ciências em escolas de ensino fundamental - Planaltina/DF. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

14.
Parize, A. L.; Castilho, J.E.; FALCOMER, V. A. S.. Participação em banca de Ágatha do Nascimento Maciel.Influência do íon Ca2+ no desenvolvimento de micropartículas de aginato de sódio preparadas por gelatização iônica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

15.
FALCOMER, V. A. S.; SOARES, S. M.; ALCANFOR, S. K. B.. Participação em banca de Carlos Eugenio Ribeiro de Souza.Química das Palavras: Um Jogo para Facilitar a Aprendizagem de Conceitos Químicos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Católica de Brasília.

16.
FALCOMER, V. A. S.; SILVA, J. G.; CASTRO, FAM. Participação em banca de Sebastião Felix da Rocha.O Papel do Fósforo em Ambientes Lacustres: Uma Revisão Bibliográfica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Católica de Brasília.

17.
FALCOMER, V. A. S.; SOARES, S. M.; OLIVEIRA, V. M.. Participação em banca de Nathália de Melo Campelo.Reação Multicomponente como Metodologia para Síntese de Complexos de Ferro(II) e (III). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Católica de Brasília.

18.
FALCOMER, V. A. S.; SOARES, S. M.; Viner Souza Lima. Participação em banca de Andressa Godoi Batista.Síntese e Caracterização de Complexos de Cobre(II) com Bases de Schiff Derivadas da Condensação do Bromosalicilaldeído e Beta-Aminoácido. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Católica de Brasília.

19.
FALCOMER, V. A. S.; SOARES, S. M.; OLIVEIRA, V. M.. Participação em banca de Alessandro Borges Ferreira.Síntese e Caracterização de Complexos de Estanho(II) contendo Ligantes Escorpionatos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Católica de Brasília.

20.
Freitas, M.L.L.; Caixeta, J. E.; FALCOMER, V. A. S.. Participação em banca de Laís Sonnara.O Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

21.
OLIVEIRA, V. M.; FALCOMER, V. A. S.; Deuner, M. C.. Participação em banca de Cristiane Souza da Silva.Sequência Didática como Metodologia de Ensino de Química em Turmas Inclusivas de Deficientes Visuais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química - Licenciatura) - Universidade Católica de Brasília.

22.
FALCOMER, V. A. S.; NASCENTE, L. C.; SOARES, S. M.. Participação em banca de Ana Cândida Ferreira Matos.Síntese e Caracterização de Composto de Coordenação de Cobre(I) Promisso na Elucidação de Metaloproteínas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química - Licenciatura) - Universidade Católica de Brasília.

23.
SOARES, S. M.; FALCOMER, V. A. S.; NASCENTE, L. C.. Participação em banca de Zairo Moreira Nogueira Faria.Aplicação do Jogo "funções em ação"como ferramenta para a melhor compreensão e assimilação do conteúdo de funções inorgâncias no ensino médio.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química - Licenciatura) - Universidade Católica de Brasília.

24.
SOARES, S. M.; FALCOMER, V. A. S.; LIMA, V.. Participação em banca de Marlon Aécio da Conceição Padre.Síntese e caracterização de complexos de manganês em baixo estado de oxidação com bases de Schiff contendo O e N como átomos doadores.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Católica de Brasília.

25.
SOARES, S. M.; FALCOMER, V. A. S.; Viner Souza Lima. Participação em banca de Thaís Cristine de Jesus Martins.Síntese e Caracterização de Complexos de Estanho II com Bases de Schiff Derivadas da Condensação de b-Aminoácidos com Cetonas.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Católica de Brasília.

26.
SANTOS, A. L. F.; FALCOMER, V. A. S.; ALCANFOR, S. K. B.. Participação em banca de Alexandre Rangel Schweckardt.Utilização de resíduos (lodo) industrial proviniente do processo de anodização do alumínio como matéria-prima integrante na produção de tijolos.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Católica de Brasília.

27.
ROMEIRO, L. A. S.; FALCOMER, V. A. S.; SANTOS, A. L. F.. Participação em banca de Kelly de Carvalho Lima.Uso do lúdico para o processo de ensino e aprendizagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química - Licenciatura) - Universidade Católica de Brasília.

28.
Dalston, RCR; FALCOMER, V. A. S.; SOARES, S. M.. Participação em banca de Cristiane Alves Moreira.Reciclagem de Questões de Química para o Vestibular: um estudo comentado. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química - Licenciatura) - Universidade Católica de Brasília.

29.
Dalston, RCR; FALCOMER, V. A. S.; ALCANFOR, S. K. B.. Participação em banca de Dayse Juliana Mesquita Paulo.A Influência da Qualidade Analítica no Tratamento da Água: Qualidade e a Segurança em Três Níveis de Impacto.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química - Licenciatura) - Universidade Católica de Brasília.

30.
ALCANFOR, S. K. B.; FALCOMER, V. A. S.; LIMEIRA, P. S.. Participação em banca de Ana Lúcia Batista.A abordagem do programa Ciência em Foco em uma escola classe no DF. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química - Licenciatura) - Universidade Católica de Brasília.

31.
ALCANFOR, S. K. B.; FALCOMER, V. A. S.; LIMEIRA, P. S.. Participação em banca de Cristina de Oliveira Miranda da Cruz.Construção do Conhecimento Químico através do Teatro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química - Licenciatura) - Universidade Católica de Brasília.

32.
ALCANFOR, S. K. B.; FALCOMER, V. A. S.; LIMEIRA, P. S.. Participação em banca de Mário Viktor de Azeredo Arneitz.As Componentes Comportamentais (Traumas) que Influenciam na Aprendizagem de Química. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química - Licenciatura) - Universidade Católica de Brasília.

33.
ROMEIRO, L. A. S.; FALCOMER, V. A. S.; SANTOS, A. L. F.. Participação em banca de Andréia Pavan.O Uso de Modelos Moleculares na Previsão do Balanceamento de Equações Químicas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química - Licenciatura) - Universidade Católica de Brasília.

34.
SARAIVA, M. H.; FALCOMER, V. A. S.; BOTAR, E. M.. Participação em banca de Gleysson Correia Lima.O Professor Reflexivo: Uma Possibilidade para o Ensino da Química. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química - Licenciatura) - Universidade Católica de Brasília.

35.
ROMEIRO, L. A. S.; FALCOMER, V. A. S.; SANTOS, P. T.. Participação em banca de Kelly de Freitas Gomes.LIBRAS e a Química: Identificando Sinais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química - Licenciatura) - Universidade Católica de Brasília.

36.
ALCANFOR, S. K. B.; FALCOMER, V. A. S.; ROMEIRO, L. A. S.. Participação em banca de Nelikim Pelizer Peres de Lima.Uma Abordagem da Química em 3D para Educandos do Ensino Médio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química - Licenciatura) - Universidade Católica de Brasília.

37.
ALCANFOR, S. K. B.; FALCOMER, V. A. S.; SOARES, S. M.. Participação em banca de Katiúscia Paiva Ferreira.A Abordagem da Química no Campo Visual como Alternativa a Inclusão Social de Alunos Surdos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química - Licenciatura) - Universidade Católica de Brasília.

38.
ODA, E. A.; FALCOMER, V. A. S.. Participação em banca de Silvana Maria Batista Araújo.Socialização do Conhecimento da Química na Comunidade Educativa do Riacho Fundo II. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química - Licenciatura) - Universidade Católica de Brasília.

39.
ALCANFOR, S. K. B.; FALCOMER, V. A. S.. Participação em banca de Daniella Fonseca Borges da Silva.Alternativas Educacionais e Novas Concepções da Prática Pedagógica para o Ensino de Quimica na Perspectiva da Inclusão dos Deficientes Auditivos no Ensino Regular. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química - Licenciatura) - Universidade Católica de Brasília.

40.
SANTOS, A. L. F.; FALCOMER, V. A. S.. Participação em banca de Paulo Cesar Maciel da Silva.A Energia Nuclear na Matriz Energética Brasileira e sua Contextualização no Ensino Médio. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química - Licenciatura) - Universidade Católica de Brasília.

41.
ROMEIRO, L. A. S.; FALCOMER, V. A. S.; ALCANFOR, S. K. B.. Participação em banca de Carpgiany Pereira da Cruz.A Percepção dos Estudantes do Ensino Medio sobre as Aulas Experimentais de Quimica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química - Licenciatura) - Universidade Católica de Brasília.

42.
ROMEIRO, L. A. S.; FALCOMER, V. A. S.; RODRIGUES, A. P. C.. Participação em banca de Elcio Antonio Ferreira.Estudo Teórico sobre o Efeito de Grupos Substituintes em Reações de Substituição Eletrofílica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química - Licenciatura) - Universidade Católica de Brasília.

43.
ALCANFOR, S. K. B.; FALCOMER, V. A. S.. Participação em banca de Paula Pereira Osvaldo de Jesus.Discussão Teórica do Funcionamento da Pilhas Alternativas como Instrumento Didático para o Ensino de Eletroquímica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química - Licenciatura) - Universidade Católica de Brasília.

44.
ALCANFOR, S. K. B.; FALCOMER, V. A. S.. Participação em banca de Sebastião Felix da Rocha.Determinação de fosfato a partir das considerações apresentadas pelo sedimento encontrado no fundo do lago Paranoá. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Católica de Brasília.

45.
ALCANFOR, S. K. B.; FALCOMER, V. A. S.. Participação em banca de Cristina de Oliveira Miranda da Cruz.Construção do Conhecimento Químico através do Teatro. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química - Licenciatura) - Universidade Católica de Brasília.

46.
RODRIGUES, A. S. W.; FALCOMER, V. A. S.. Participação em banca de Cleia Aires do Rego.Irradiação de alimentos no ensino médio, quebrando paradígmas sobre energia nuclear. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química - Licenciatura) - Universidade Católica de Brasília.

47.
ALCANFOR, S. K. B.; FALCOMER, V. A. S.. Participação em banca de Antônio Átila Cortez Varão.Análise de Água da Lagoa na Lagoa Nova da Cidade Ocidental - GO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Católica de Brasília.

48.
SILVA, C. R.; FALCOMER, V. A. S.. Participação em banca de Rogério Júnio da Silva Pacheco.Sintese e Caracterização de Complexos de Paládio(II) Contendo o Ligante Nitrogenado Bis(trans-cinamaldeído)-o-fenileno-di-imino e a difosfina 1,3-bis-difenilfosfinapropano(DPPP) com Potencialidades Farmacológicas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Católica de Brasília.

49.
SILVA, C. R.; FALCOMER, V. A. S.. Participação em banca de Vanusa de Oliveira Cruz.Obtenção de Compostos de Manganês com Atividade Catalícia em Sintese Organica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Católica de Brasília.

50.
SILVA, C. R.; FALCOMER, V. A. S.. Participação em banca de Igor Ramon Alves do Nascimento.Uso da lignina na absorção de metais pesados. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Católica de Brasília.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FALCOMER, V. A. S.; SILVA, D. M. S.; OLIVEIRA, C. B. E.. Seleção para professor substituto na área de educação - ensino de ciências. 2017. Universidade de Brasília.

2.
FALCOMER, V. A. S.; SILVA, D. M. S.; Pereira, A.P.. Concurso público para professor adjunto da UnB - área ensino de ciências. 2017. Universidade de Brasília.

3.
FALCOMER, V. A. S.; Ferreira, O. A.; FERREIRA, L. B. M.. Seleção para professor substituto na área de educação - Ensino de Ciências. 2015. Universidade de Brasília.

4.
FALCOMER, V. A. S.; GUIMARAES, E. M.; SILVA, D. M. S.. Seleção Simplificada para professor substituto na área de educação - Ensino de Ciências. 2014. Universidade de Brasília.

Outras participações
1.
FALCOMER, V. A. S.. Avaliação de trabalhos do XVIII Eneq. 2016. Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
SOARES, S. M.; NASCENTE, L. C.; FALCOMER, V. A. S.. Seleção para professor - Ensino de Química. 2013. Universidade Católica de Brasília.

3.
FALCOMER, V. A. S.; Alexandre Luís Parize. Seleção para professor - Físico-Química. 2011. Universidade Católica de Brasília.

4.
FALCOMER, V. A. S.; CASTRO, FAM; ALCANFOR, S. K. B.. Seleção para professor - Fisico-Química. 2011. Universidade Católica de Brasília.

5.
FALCOMER, V. A. S.; ALCANFOR, S. K. B.; ROMEIRO, L. A. S.. Seleção para professor - Química Geral e Inorgânica. 2011. Universidade Católica de Brasília.

6.
FALCOMER, V. A. S.; ALCANFOR, S. K. B.. Seleção para professor - Química Analítica. 2011. Universidade Católica de Brasília.

7.
FALCOMER, V. A. S.; ALCANFOR, S. K. B.; CASTRO, FAM. Seleção para professor - Ensino de Química. 2011. Universidade Católica de Brasília.

8.
FALCOMER, V. A. S.; ALCANFOR, S. K. B.; ROMEIRO, L. A. S.. Seleção para professor - Química Orgânica. 2011. Universidade Católica de Brasília.

9.
MEDEIROS, E. F. F.; FALCOMER, V. A. S.. Seleção para professor - Análise e Controle de Medicamentos e Farmacognosia. 2010. Universidade Católica de Brasília.

10.
FALCOMER, V. A. S.; SANTOS, A. L. F.. Seleção para professor - Físico-Química. 2010. Universidade Católica de Brasília.

11.
FALCOMER, V. A. S.; ROMEIRO, L. A. S.. Seleção para professor - Química Orgânica. 2010. Universidade Católica de Brasília.

12.
FALCOMER, V. A. S.; ALCANFOR, S. K. B.. Seleção para professor- Química Analítica. 2010. Universidade Católica de Brasília.

13.
FALCOMER, V. A. S.; ALCANFOR, S. K. B.. Seleção para professor - Ensino de Química. 2010. Universidade Católica de Brasília.

14.
FALCOMER, V. A. S.; ALCANFOR, S. K. B.; SOARES, S. M.. Seleção para professor - Química Inorgânica. 2010. Universidade Católica de Brasília.

15.
ALCANFOR, S. K. B.; ROMEIRO, L. A. S.; FALCOMER, V. A. S.. Seleção para professor - Ensino de Química. 2009. Universidade Católica de Brasília.

16.
FALCOMER, V. A. S.; ROMEIRO, L. A. S.; ALCANFOR, S. K. B.. Seleção para professor - Química Inorgânica. 2009. Universidade Católica de Brasília.

17.
ALCANFOR, S. K. B.; FALCOMER, V. A. S.; ROMEIRO, L. A. S.; SILVA, D. L. M.. Seleção para professor - Química Orgânica. 2008. Universidade Católica de Brasília.

18.
ALCANFOR, S. K. B.; FALCOMER, V. A. S.; SILVA, D. L. M.; ROMEIRO, L. A. S.. Seleção para professor - Química Geral. 2008. Universidade Católica de Brasília.

19.
ALCANFOR, S. K. B.; FALCOMER, V. A. S.; ROMEIRO, L. A. S.; SILVA, D. L. M.. Seleção para professor- Química Analítica. 2008. Universidade Católica de Brasília.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.O Desenvolvimento de Conteúdos Procedimentais e Atitudinais Por Meio do Ensino Por Investigação Em Uma Unidade Didática Sobre Densidade. 2017. (Encontro).

2.
Oficinas dos Subprojetos PIBID/UnB (2/2016).Evento Institucional PIBID/UnB. 2016. (Oficina).

3.
XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química.Interdisciplinaridade escolar e ensino de ciências. 2016. (Encontro).

4.
Oficinas Subprojetos PIBID/UnB (1/2015).Evento Institucional PIBID/UnB. 2015. (Oficina).

5.
Oficinas Subprojetos PIBID/UnB (2/2015).Evento institucional do PIBID/UnB. 2015. (Oficina).

6.
III Encontro Acadêmico Internacional Interdisciplinaridade nas Universidades Brasileiras - Resultados e Desafiosass. 2014. (Encontro).

7.
I Seminário Regional de Ensino de Ciências Naturais e I Encontro do Projeto Educação e Psicologia.Roda de conversa: Nem te conto...como foi meu estágio. 2014. (Seminário).

8.
I Seminário Regional de Ensino de Ciências Naturais e I Encontro do Projeto Educação e Psicologia.Formação inicial e continuada de professores de ciências: o papel do estágio supervisionado. 2014. (Seminário).

9.
XII Semana da Química da Universidade Católica de Brasília.Mesa redonda: Relatos e Refleções sobre a Docência do Ensino de Química. 2014. (Outra).

10.
III Circuito de Ciências DF. Comissão Julgadora. 2013. (Feira).

11.
IX Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias. Conteúdos Atitudinais e Procedimentais no Ensino da Metamorfose de Borboletas. 2013. (Congresso).

12.
XV Encontro Nacional de Ensino de Química.Desenvolvimento de ferramentas pedagógicas para o aprendizado de estrutura atômica no ensino médio. 2010. (Encontro).

13.
32a Reuniào Anual da Sociedade Brasileira de Química. Quimilionário: introduzindo o conteúdo de aminas no ensino médio utilizando um jogo didático. 2009. (Congresso).

14.
VI Semana da Química da UCB - Química e a Inclusão Social: Desafios e Oportunidades.Química e a Inclusão Social: Desafios e Oportunidades. 2008. (Outra).

15.
XIV BMIC and I LABIC. SYNTHESIS AND STRUCTURAL CHARACTERIZATION OF THE MIXED-LIGAND TUNGSTEN(II) COMPLEX [WBr2(CO)3(tmpymt)]. 2008. (Congresso).

16.
30ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Sintese e caracterização estrutural de carboniloxocomplexos hepta-coordenados de maetais do grupo VI com o ligante 1,4,6-trimetilpirimidina-2-tiona. 2007. (Congresso).

17.
II Encontro Regional do Distrito Federal da Sociedade Brasileira de Quimica e V Semana de Quimica da UCB.Sintese e caracterização estrutural de um complexo de cobre(I) com fenilacetonitrila - [Cu(BzCN)4][BF4]. 2007. (Encontro).

18.
XIII BMIC. New Phenylmercuric Complexes with Heterocyclic Thione/Thiol Ligands: The X-Ray Structure of [{HgPh}2(m-dtu)]. 2006. (Congresso).

19.
27ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química e 26º Congresso Latinoamericano de Química. RMN 63Cu de complexos de cobre(I) com nitrilas aromáticas. 2004. (Congresso).

20.
XXVII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. 1999. (Congresso).

21.
I Conferência Nacional de Educação Ambiental. 1997. (Outra).

22.
IX ECODEQ e I ECODEC. 1997. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FALCOMER, V. A. S.. 3º Seminário Brasileiro de Integração das Licenciaturas em Ciências Naturais. 2014. (Outro).

2.
FALCOMER, V. A. S.. I Seminário Regional de Ciências Naturais e I Encontro do Projeto Educação e Psicologia. 2014. (Outro).

3.
ROMEIRO, L. A. S. ; FALCOMER, V. A. S. . VII Semana da Química da UCB - Química: um Espectro de Oportunidades. 2009. (Outro).

4.
ROMEIRO, L. A. S. ; FALCOMER, V. A. S. . VI Semana de Química da UCB - Química e a Inclusão Social: Desafios e Oportunidades. 2008. (Outro).

5.
FALCOMER, V. A. S.. XXVII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. 1999. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Herllen Walleson Ramalho Mendes. ELABORAÇÃO DE UMA UNIDADE DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA UTILIZANDO OBJETOS DE APRENDIZAGEM: UMA CONSTRUÇÃO COLABORATIVA. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília, . Coorientador: Viviane Aparecida da Silva Falcomer.

2.
Elaine Cunha Morais do Rego. INTERDISCIPLINARIDADE E ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: PROPOSTA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília, . Coorientador: Viviane Aparecida da Silva Falcomer.

3.
Rodrigo Alves Xavier. O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, FAVORECENDO O DESENVOLVIMENTO DE ATITUDES E PROCEDIMENTOS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA APLICADA EM SALA DE AULA. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília, . Coorientador: Viviane Aparecida da Silva Falcomer.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Aline Muniz Guedes. Transição do ensino fundamental I para o ensino fundamental II: as dificuldades de ensino e aprendizagem em ciências naturais na visão do professor. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Viviane Aparecida da Silva Falcomer.

2.
Ana Paula Rodrigues de Sousa. A contribuição do estágio supervisionado para a prática profissional na visão dos egressos do Curso de Ciências Naturais da Universidade de Brasília. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Viviane Aparecida da Silva Falcomer.

3.
Daniel Alisson de Sousa. Uma proposta investigativa para o ensino de peixes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Viviane Aparecida da Silva Falcomer.

4.
Daniele Kaiane Santos da Silva. O Desenvolvimento de Conteúdos Procedimentais e Atitudinais por meio do Ensino por Investigação em uma Unidade Didática sobre Densidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Viviane Aparecida da Silva Falcomer.

5.
Jony Jefferson Barbosa Carvalho. Uma Proposta de Aulas Experimentais de Ciências por meio do Ensino por Investigação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Viviane Aparecida da Silva Falcomer.

6.
Érika Cristina Campos da Silva. Análise dos projetos interdisciplinares desenvolvidos na disciplina de estágio supervisionado em ensino de ciências naturais 4 da Universidade de Brasília - Campus Planaltina. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Viviane Aparecida da Silva Falcomer.

7.
Nathália Coelho Jacome Araújo. As concepções de interdisciplinaridade dos licenciandos em ciências naturais: o papel da disciplina de estágio supervisionado. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Viviane Aparecida da Silva Falcomer.

8.
Anna Clara da Cunha Pessoa. Uma proposta de ensino investigativo para trabalhar biomoléculas no ensino médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Viviane Aparecida da Silva Falcomer.

9.
Francinayla de Souza Barros Campelo. A proposta de uma unidade didática com uso de tecnologias como ferramentas de aprendizagem no ensino de tabela periódica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Viviane Aparecida da Silva Falcomer.

10.
Ivaneide Alves da Silva. A utilização de espaços não formais de educação na prática pedagógica de professores da educação básica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Viviane Aparecida da Silva Falcomer.

11.
Ana Cândida Ferreira Matos. Síntese e Caracterização de Compostos de Coordenação de Cobre(I) Promissor na Elucidação de Metaloproteínas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química - Licenciatura) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Viviane Aparecida da Silva Falcomer.

12.
William Cardoso de Souza. Programa Ciência em Foco: a modificação da componente curricular Ciências Naturais em uma escola dos anos iniciais do ensino fundamental.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química - Licenciatura) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Viviane Aparecida da Silva Falcomer.

13.
Viviane Carrijo Souza. Síntese e Caracterização de complexo de Ni(II) com derivados da pirimidina. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Viviane Aparecida da Silva Falcomer.

14.
Glahston Matos Felix Albuquerque. Avaliação de sequencia didática sobre Química Verde para o 3 ano do ensino médio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química - Licenciatura) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Viviane Aparecida da Silva Falcomer.

15.
Bruno César Alves de Azevêdo. A percepção do aluno no ensino de ciências nas séries iniciais da educação básica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química - Licenciatura) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Viviane Aparecida da Silva Falcomer.

16.
Mauro Sérgio Almeida Garcia. Avaliação do processo de produção e controle de qualidade da água sanitária produzida em indústrias das cidades de Alexânia e Anápolis. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Viviane Aparecida da Silva Falcomer.

17.
Márcio Wilisson de Oliveira. Sistema de Biolavagem Automotiva. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Viviane Aparecida da Silva Falcomer.

18.
Sara Regina Morais Kollar. Síntese e Caracterização do complexo de mercúrio(II) com bis(transcinamaldeído)etilenodiimina. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Viviane Aparecida da Silva Falcomer.

19.
Francisco Américo Lopes de Oliveira. A prática como instrumento na construção do conhecimento científico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química - Licenciatura) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Viviane Aparecida da Silva Falcomer.

20.
Eurimeire Gonçalves Evangelista. Estudo dos métodos de avaliação da aprendizagem escolar no ensino de Química em escolas públicas de ensino médio do Gama-DF. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química - Licenciatura) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Viviane Aparecida da Silva Falcomer.

21.
Diogo Bacellar Sousa. Desenvolvimento de ferramentas pedagógicas para o aprendizado de estrutura atômica no ensino médio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química - Licenciatura) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Viviane Aparecida da Silva Falcomer.

22.
Katiana da Silva Martins. A Percepção do Aluno da Educação Infantil sobre a Química. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química - Licenciatura) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Viviane Aparecida da Silva Falcomer.

23.
José Gomes da Silva. A Evasão Escolar na Visão do Professor do Centro de Ensino Fundamental 507 de Samambaia/DF. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química - Licenciatura) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Viviane Aparecida da Silva Falcomer.

24.
Elaine Oliveira de Souza. Avaliar o Uso do Computador como Ferramenta para o Ensino de Química em Escolas Públicas de Ensino Médio de Taguatinga/DF. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química - Licenciatura) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Viviane Aparecida da Silva Falcomer.

25.
Marcos Benicio dos Santos. A Utilização de Complexos Metálicos na Fixação de Corantes. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Viviane Aparecida da Silva Falcomer.

26.
Alexandre Gomes de Brito. A Experimentação como Facilitadora do Ensino de Química Em Escolas do Plano Piloto. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química - Licenciatura) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Viviane Aparecida da Silva Falcomer.

Iniciação científica
1.
André Luis Nunes de Sousa Basto. Desenvolvimento do Pensamento Científico por meio do Ensino de Química em Estudantes do Ensino Médio. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Viviane Aparecida da Silva Falcomer.

2.
Bianca Gonçalves da Silva. Desenvolvimento do Pensamento Científico por meio do Ensino de Química em Estudantes do Ensino Médio. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Viviane Aparecida da Silva Falcomer.

3.
Cláudio Adão Dutra Ribeiro de Sousa. Desenvolvimento do Pensamento Científico por meio do Ensino de Química em Estudantes do Ensino Médio. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Viviane Aparecida da Silva Falcomer.

4.
Jean Carlos do Nascimento Junior. Desenvolvimento do Pensamento Científico por meio do Ensino de Química em Estudantes do Ensino Médio. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Viviane Aparecida da Silva Falcomer.

5.
Larissa Pricya de Oliveira Freire. Desenvolvimento do Pensamento Científico por meio do Ensino de Química em Estudantes do Ensino Médio. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Viviane Aparecida da Silva Falcomer.

6.
Maria Carolina Gomes da Silva. Desenvolvimento do Pensamento Científico por meio do Ensino de Química em Estudantes do Ensino Médio. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Viviane Aparecida da Silva Falcomer.

7.
Paulo Henrique Cortes Cordeiro. Desenvolvimento do Pensamento Científico por meio do Ensino de Química em Estudantes do Ensino Médio. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Viviane Aparecida da Silva Falcomer.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
1GUIMARAES, E. M.2013GUIMARAES, E. M. ; FALCOMER, V. A. S. . Conteúdos Atitudinais e Procedimentais no Ensino da Metamorfose de Borboletas. Ensenanza de Las Ciencias, v. extra, p. 2292-2296, 2013.

2.
3REGO, E. C. M.2017REGO, E. C. M. ; BARROS, M. R. M. ; GUIMARAES, E. M. ; FALCOMER, V. A. S. . Uma revisão bibliográfica sobre as impressões de professores a respeito da interdisciplinaridade no ensino de Ciências. INTERDISCIPLINARIDADE, v. 11, p. 39-57, 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
GUIMARAES, E. M. ; FALCOMER, V. A. S. . Conteúdos Atitudinais e Procedimentais no Ensino da Metamorfose de Borboletas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Cursos de curta duração ministrados
1.
FALCOMER, V. A. S.; ROTTA, J. C. G. ; PORTO, F. S. . Experimentação em Química e Física. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 23:14:31