Marcos Cesar Polifemi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8684370230045655
  • Última atualização do currículo em 16/01/2018


Marcos Cesar Polifemi concluiu o doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2007. Sua pesquisa abordou o processo reflexivo de coordenadores em um curso de formação continuada à distância: o e-ducation. Atualmente é Gerente de Projetos Especiais da Cultura Inglesa São Paulo e, ocasionalmente, professor convidado da Faculdade Cultura Inglesa. Publicou 6 artigos em periódicos especializados e 34 trabalhos em anais de eventos. Possui 3 livros publicados. Participou de 4 eventos no exterior e inúmeros no Brasil. Atua na área de Letras, com ênfase em Formação de Professores. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: learning, reflection, writing, aprendizagem, coordinators, reflective practice, reflexão, action, avaliação e awareness. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcos Cesar Polifemi
Nome em citações bibliográficas
POLIFEMI, M. C.

Endereço


Endereço Profissional
Cultura Inglesa - São Paulo.
Rua Ferreira de Araujo, 741 - 3º andar
Pinheiros
05428-002 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30390500
Ramal: 546
URL da Homepage: http://www.culturainglesasp.com.br


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2007
Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Uma Jornada pelas Trilhas de um Processo de Reflexão Online de Coordenadores, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Maximina Maria Freire.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: reflexão; virtual; EAD; formação; coordenadores; tecnologia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1995 - 1997
Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: O Desenvolvimento do Coordenador: Possibilidades de se Aprender a Trabalhar Aprendendo,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Profa Dra. Maria Cecília Camargo Magalhães.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: coordenador; desenvolvimento; aprendizagem.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1985 - 1990
Graduação em Bach. e Licenc.em Lingua e Literaturas Inglesas.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1978 - 1984
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual de Primeiro e Segundo Graus Prof Antonio Firmino de Proença, FIRMINO, Brasil.
1974 - 1977
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual de Primeiro Grau Eduardo Carlos Pereira, EEPGECP, Brasil.




Formação Complementar


2017
Grupo de estudos Letramentos e Educação Crítica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2013 - 2013
A pessoa com deficiência: informação e atendimento. (Carga horária: 8h).
Fundação Dorina Nowill para Cegos, DORINA NOWILL, Brasil.
2012 - 2012
Certificate in TESOL. (Carga horária: 135h).
Anaheim University, ANAHEIM, Estados Unidos.
2011 - 2011
Educorporate - Estratégia Projeto Corporativo. (Carga horária: 21h).
International Business Communications, IBC, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Gestão Estratégica de Negócios. (Carga horária: 60h).
Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.
2009 - 2009
Moodle para Tutores de EAD. (Carga horária: 80h).
Instituto EAD Virtual, EADVIRTUAL, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Antropologia da Infância. (Carga horária: 30h).
Instituto de Educação Superior Vera Cruz, ISEVEC, Brasil.
2008 - 2008
Treinamento Lousa Interativa. (Carga horária: 4h).
HetchTech Soluções Tecnológicas, HETCHTECH, Brasil.
2005 - 2005
Fórum Nacional de Estratégias Empresariais. (Carga horária: 10h).
Kla Eventos Empresariais, KLA, Brasil.
2004 - 2004
Gestão da Resp Social Empresarial Para o Desenv Su. (Carga horária: 16h).
Uniethos Educ Para a Responsabilidade Social e Desenv Sustentável, UNIETHOS, Brasil.
2004 - 2004
Exp Aprend Colaborativa Educação Para o Desenv Hum. (Carga horária: 30h).
Instituto Ayrton Senna Microsoft, IAS, Brasil.
2004 - 2004
Exp. Aprend. Colaborativa A Tecnologia e o Jovem. (Carga horária: 30h).
Instituto Ayrton Senna Microsoft, IAS, Brasil.
2003 - 2003
Overview da Iso 9001 2000. (Carga horária: 16h).
Abs Group Safety Quality Environment, ABS, Brasil.
2003 - 2003
Exp. de Aprendizagem Colaborativa Nova Educação. (Carga horária: 30h).
Instituto Ayrton Senna Microsoft, IAS, Brasil.
2001 - 2001
As Vendas Em Uma Nova Era. (Carga horária: 5h).
Hsm Education, HSM, Brasil.
2001 - 2001
Gestão Estratégica de Custos. (Carga horária: 5h).
Hsm Education, HSM, Brasil.
2001 - 2001
Crescimento Com Foco no Cliente. (Carga horária: 5h).
Hsm Education, HSM, Brasil.
1999 - 1999
Habilidades Gerenciais para Novos Gerentes. (Carga horária: 24h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC-SP, Brasil.
1992 - 1992
Curso de Conversação Para Professores.
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Idiomas, SENAC, Brasil.
1992 - 1992
Curso de Metodologia Para Cursos Avançados.
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Idiomas, SENAC, Brasil.
1980 - 1982
Yázigi English Program. (Carga horária: 300h).
Instituto de Idiomas Yázigi, YÁZIGI, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Cultura Inglesa, FCI, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 40
Outras informações
Fui convidado a ministrar um dos módulos do curso de pós-graduação lato-sensu intitulado Tech ?n? Teaching - Ensinando com Tecnologia: Diferentes Possibilidades. Esse curso foi desenhado por mim como um curso online e, em 2016, foi adaptado e ministrado no formato presencial. Desta feita o curso foi ministrado em formato intensivo com carga horária de 40 horas ao longo de uma semana.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante., Carga horária: 4
Outras informações
Fui convidado a ministrar um dos módulos do curso de pós-graduação lato-sensu intitulado Tech ?n? Teaching - Ensinando com Tecnologia: Diferentes Possibilidades. Esse curso foi desenhado por mim como um curso online e, em 2016, foi adaptado e ministrado no formato presencial.


Cultura Inglesa - São Paulo, CULTURA INGLESA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos Especiais, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2011 - Atual
Direção e administração, Cultura Inglesa São Paulo, .

Cargo ou função
Gerente de Projetos Especiais.

Instituto de Idiomas Yázigi, YÁZIGI, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 2011
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Diretor do Centro de Linguística Aplicada, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Já há 17 anos na instituição participei de vários projetos na linha de elaboração de materiais didáticos para o ensino de inglês como língua estrangeira. No entanto, nos últimos quatorze anos, tenho me concentrado mais na área de formação de professores e tenho atuado tanto no desenho, quanto na condução de programas de desenvolvimento (presenciais e à distância), sem contar a elaboração de materiais de formação continuada para professores de inglês e espanhol da instituição.

Atividades

2/1993 - Atual
Direção e administração, Diretoria de Serviços Pedagógicos, Sede Nacional.

Cargo ou função
Diretor Técnico do Centro de Lingüística Aplicada.

Coordenadoria Geral de Apereiçoamento e Extensão Universitária, PUCCOGEAE, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 4
Outras informações
Fui convidado para trabalhar o curso "O Papel do Coordenador no Processo Reflexivo dos Professores" , cujo conteúdo relacionava-se muito com o meu trabalho de Mestrado. Vale também ressaltar que este cursoo me foi muito interessante, na medida em que pude ter contato com coordenadores de escolas regulares (ensino fundamental e médio), isto é, fora do contexto de escolas de línguas, no qual tenho maior parte de minha experiência.

Atividades

8/1999 - 12/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
O Papel do Coordenador no Processo Reflexivo dos Professores

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Idiomas, SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1992
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações
Depois de ter atuado por aproximadamente 1 ano como professor, me submeti e fui aprovado em um processo seletivo interno para a função de T.D. (teacher developer), que tinha como atribuição dar suporte aos professores novos na instituição e trabalhar na formação continuada de toda a equipe.

Atividades

2/1990 - 12/1992
Ensino,

Disciplinas ministradas
inglês

Escolas Up To You, UPTOYOU, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1986
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 25

Atividades

11/1985 - 12/1986
Ensino,

Disciplinas ministradas
ingles


Projetos de desenvolvimento


2010 - 2014
Grupo de Pesquisa da Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica
Descrição: Grupo de pesquisa que busca aprofundar diferentes interpretações sobre a abordagem Hermenêutico-Fenomenológica de pesquisa com enfoque em investigações relacionadas à Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, mais especificamente relacionada à formação de educadores, e tecnologia na Educação..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Revista CBTecLE
2016 - Atual
Periódico: Intercâmbio (PUCSP)
2016 - Atual
Periódico: The Especialist (PUCSP)


Membro de comitê de assessoramento


2012 - 2012
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (Online)
2014 - 2014
Periódico: Intercâmbio (PUCSP)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Formação de Professores.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Lê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Aprovação em 2o. lugar no concurso público de professor de ensino superior de Letras - Língua Inglesa, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
POLIFEMI, M. C.2016POLIFEMI, M. C.. Os diálogos possíveis entre metodologias de ensino de inglês como língua estrangeira e teorias de aprendizagem. The ESPecialist, v. 37, p. 79-98, 2016.

2.
POLIFEMI, M. C.2016POLIFEMI, M. C.. Interatividade, hipermodalidade e hipertextualidade nas práticas discursivas contemporâneas e na escola: oportunidades de inovação e aprendizagem. Revista Scitis, v. 3, p. 34-42, 2016.

3.
POLIFEMI, M. C.2015POLIFEMI, M. C.. Once upon a time, I had a hundred choices to make. Braz-Tesol Newsletter (São Paulo), v. 1, p. 21-23, 2015.

4.
POLIFEMI, M. C.2014POLIFEMI, M. C.. Reflexões sobre a participação de um aprendiz em uma Comunidade de Prática. Revista Veras, v. 4, p. 320-339, 2014.

5.
POLIFEMI, M. C.1999 POLIFEMI, M. C.. O contar histórias em reuniões pedagógicas: uma simples troca de experiências?. Intercâmbio (PUCSP), São Paulo, v. VIII, p. 201-214, 1999.

6.
POLIFEMI, M. C.1995 POLIFEMI, M. C.. The Changing Role of Coordinators: from Standardization to Reflection. Newsletter da Apliesp, São Paulo, v. dez199, 1995.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Locks, Luciana (Org.) ; POLIFEMI, M. C. (Org.) . Multiples dimensions of learning: selected articles and essays from the IX Yázigi Internexus Language Teaching Seminar. 1. ed. São Paulo: Difusão de Educação e Cultura S/A, 2010. v. 1. 248p .

2.
Locks, Luciana (Org.) ; POLIFEMI, M. C. (Org.) . Different contexts, different perspectives: selected articles and essays from the VIII YILTS. 1. ed. São Paulo: Difusão de Educação e Cultura S/A, 2008. v. 1. 230p .

3.
POLIFEMI, M. C.. VI YILTS - Yázigi Internexus Language Teaching Seminar Proceedings. 1. ed. São Paulo: Difusão de Educação e Cultura S/A, 2003. v. 01. 126p .

4.
POLIFEMI, M. C.. Intersections - A Yázigi English Program for International Communication. São Paulo: Difusão de Educação e Cultura S/A, 1994.

5.
POLIFEMI, M. C.. Imagine 3 - Manual Complementar do Professor. São Paulo: Editora Interação ltda., 1993. v. 01.

Capítulos de livros publicados
1.
POLIFEMI, M. C.. O papel da multimodalidade no processo de remidiação de um curso online. In: Takaki, Nara Hiroko; Monte Mór, Walkyria. (Org.). Construções de sentidos e letramento digital crítico na área de línguas/linguagens. 1ed.Campinas: Pontes, 2017, v. , p. 143-168.

2.
POLIFEMI, M. C.. Laços digitais: em busca da participação dos alunos. In: Lobato, Maria Cristina Ataíde; Geraldini, Alexandra Fogli Serpa; Cunha, Ana Lygia Almeida. (Org.). Educação a Distância: particularidades e desafios. 'ed.Belém: EditAedi, 2015, v. , p. 147-173.

3.
POLIFEMI, M. C.. Educommunication and Communicative Approach: Different knots of the same web. In: Sarmento, Simone; Freitas, Ana Luiza. (Org.). O Ensino do Inglês como Língua Estrangeira: Estudos e Reflexões II. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009, v. 1, p. 205-221.

4.
POLIFEMI, M. C.. Getting Together. In: Jack C. Richards; Ron White. (Org.). Telling Tales out of School - New Ways in Teaching Writing. Alexandria, USA: TESOL, 1995, v. , p. 100-102.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
POLIFEMI, M. C.. Onde está a tecla = nessa calculadora HP?. YTOP - 60 years on the road, Campinas - SP, p. 09 - 10, 23 out. 2010.

2.
POLIFEMI, M. C.. Pensando bem... a importância de pensar antes de fazer. YTOP -Have you got Yázigi deep inside your heart?, Campos do Jordão - SP, p. 15 - 16, 23 set. 2009.

3.
POLIFEMI, M. C.. Múltiplas Dimensões da Aprendizagem. YTEACHERS, São Paulo, p. 03 - 04, 21 jul. 2009.

4.
POLIFEMI, M. C.; Drudi, Silvia Regina . Entrevista - Reflexões sobre Bakhtin e Vygotsky. Psicopedagogia (São Paulo), São Paulo, p. 129 - 131, 26 jun. 2009.

5.
POLIFEMI, M. C.. Gestão PRO + Equipe FIT = PROFIT. YTOP, Porto Alegre, p. 31 - 32, 28 out. 2008.

6.
POLIFEMI, M. C.. A Sustentabilidade Apoiada em Pessoas. YTOP, Taubaté, p. 17 - 18, 22 out. 2007.

7.
POLIFEMI, M. C.. Eu educo, tu educas, nós aprendemos. YTeachers, São Paulo, Capital, p. 03 - 04, 19 jul. 2007.

8.
POLIFEMI, M. C.. Tendências: projetando o futuro a partir de temas passados. YTOP, São Roque, p. 17 - 19, 24 out. 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
POLIFEMI, M. C.. Multiple Dimensions of Learning. In: IX YILTS Yázigi Internexus Language Teaching Seminar, 2010, São Paulo. Multiple Dimensions of Learning: Selected articles and essays from the IX Yázigi Internexus Language Teaching Seminar. São Paulo: Difusão de Educação e Cultura S/A, 2009. v. 1. p. 177-187.

2.
POLIFEMI, M. C.. Yeah, I'm an apprentice... so what?. In: VIII Yázigi INternexus Language Teaching Seminar, 2008, São Paulo. Different Contexts, different perspectives: selected articles and essays from the VIII YILTS. São Paulo: Difusão de Educação e Cultura S/A, 2007. v. 1. p. 173-187.

3.
POLIFEMI, M. C.. Where is the communication in the communicative approach?. In: VII YILTS - Yázigi Internexus Language Teaching Seminar - Learning is cool, so is teaching., 2006, São Paulo. Learning is cool. So is teaching: selected articles and essays from the VII Yázigi Internexus Language Teaching Seminar. São Paulo: Difusão de Educação e Cultura SA, 2006. p. 128-138.

4.
POLIFEMI, M. C.. e-ducation: a experiência se igualando em importância ao conteúdo. In: TecEduc@tion 2006 - 3º Congresso e Exposição Internacional de E-learning e Tecnologia Educacional, 2006, São Paulo. Anais Digitais TecEduc@tion 2006 - 3º Congresso e Exposição Internacional de E-learning, 2006.

5.
POLIFEMI, M. C.. Transformar a experiência de aprendizagem? Não é muita pretensão?. In: VI YILTS Yázigi Internexus Language Teaching Seminar, 2003, São Paulo. VI YILTS - Yázigi Internexus Language Teaching Seminar Proceedings. São Paulo: Difusão de Educação e Cultira SA, 2003. p. 94-100.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
POLIFEMI, M. C.. The Tech 'n' Teaching Learning Experience. In: AILA 2017 World Congress - 18th World Congress of Applied Linguistics: Innovations and epistemological challenges in Applied Linguistics, 2017, Rio de Janeiro. AILA 2017 World Congress - Abstract Booklet, 2017. p. 238-239.

2.
POLIFEMI, M. C.. A avaliação dos alunos do Teachers' Links sobre o aprender a distância. In: AILA World Congress - 18th World Cngress of Applied Linguistics: Innovations and epistemological challenges in Applied Linguistics, 2017, Rio de Janeiro. AILA World Congress Rio 2017 Abstract Booklet, 2017. p. 288-288.

3.
POLIFEMI, M. C.. Tech `n` Teaching: aprendizagens. In: V JEALAV - Jornada sobre ensino e aprendizagem de línguas em ambientes virtuais, 2014, São Paulo. V JEALAV - Jornada sobre ensino e aprendizagem de línguas em ambientes virtuais - Caderno de Resumos, 2014.

4.
POLIFEMI, M. C.. Algumas fotos de uma jornada pelos conceitos da abordagem de pesquisa Hermenêutico-Fenomenológica. In: IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2011, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2011. p. 246-246.

5.
POLIFEMI, M. C.. Softwares na interpretação Hermenêutico-Fenomenológica. In: III CLAFPL - Congreso Latino Americano de Formação de Professores de Línguas, 2010, Taubaté. Livro resumos do III Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. Taubaté: Editora Casa Cultura, 2010. p. 185-185.

6.
POLIFEMI, M. C.. A journey through an online reflective process of academic coordinators. In: 12th Braz-Tesol National Convention, 2010, São Paulo. 12th Braz Tesol National Convention Program, 2010.

7.
POLIFEMI, M. C.. O que vem primeiro? O futurop do educador ou o educador do futuro?. In: I YIES C6B - Tuning up our Practice, 2010, Londrina. I YIES C6B - Tuning up our Practice Program Booklet, 2010.

8.
POLIFEMI, M. C.. Uma jornada pelas trilhas de um processo reflexivo online para coordenadores. In: I Encontro de Pesquisadores da Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica, 2009, São Paulo. I Encontro de Pesquisadores da Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica Caderno de Resumos, 2009.

9.
POLIFEMI, M. C.. Uma jornada pelas trilhas de um processo reflexivo online para coordenadores. In: II CLAFPL - Congresso Latino Americano de Formação Professores de Línguas, 2008, Rio de Janeiro. II CLAFPL - Caderno de Resumos, 2008.

10.
POLIFEMI, M. C.. Tendências e Sustentabilidade da Coordenação Pedagógica. In: II YISAC - Yázigi Internexus Seminar for Academic Coordinators: Teaming Up and Developing Talents, 2006, São Paulo. II YISAC - Yázigi Internexus Seminar for Academic Coordinators Booklet Program, 2006.

11.
POLIFEMI, M. C.. Uma caminhada nas trilhas da formação continuada de coordenadores. In: I Congresso Latino Americano sobre Formação de Professores de Línguas, 2006, Florianópolis. I Congresso Latino Americano sobre Formação de Professores de Línguas Caderno de Reumos, 2006. p. 105-105.

12.
POLIFEMI, M. C.. Uma caminhada nas trilhas da formação continuada de coordenadores. In: 1º Congresso Latinoamericano sobre Formação de Professores de Línguas, 2006, Florianópolis. Anais do 1º Congresso Latinoamericano sobre Formação de Professores de Línguas, 2006.

13.
POLIFEMI, M. C.; LIMA, L. L. ; LIMA, M. A. P. . A formação continuada de coordenadores? Onde é que isso foi dar?. In: 1º Congresso Latinoamericano sobre Formação de Professores de Línguas, 2006, Florianópolis. Anais do 1º Congresso Latinoamericano sobre Formação de Professores de Línguas, 2006.

14.
POLIFEMI, M. C.. Ensino de Língua e Desenvolvimento de Professores: Diferentes Significados, Diferentes Possibilidades. In: 2º Seminário Regional de Línguas e Literatura da UNIJUÍ: Refletindo sobre a Prática de Ensino, 2005, Ijuí - RS. 2º Seminário Regional de Línguas e Literatura: Refletindo sobre a Prática de Ensino - Caderno de Resumos, 2005.

15.
POLIFEMI, M. C.. Managing Teacher Education Processes: facing tendencies. In: ExpoELT International Congress and Expo - The Present and Future of English Language Training, 2005, São Paulo. ExpoELT Conference Program and Handbook, 2005. p. 88-90.

16.
POLIFEMI, M. C.. Where is the communication in the communicative approach. In: VII YILTS - Yázigi Internexus Language Teaching Seminar, 2005, São Paulo. VII YILTS - Learning is cool, so is teaching, 2005.

17.
POLIFEMI, M. C.. The way we are, the things we do. In: Yázigi Education Seminar, 2004, Bragança Pauilista. Yázigi Education Seminar Program Booklet, 2004.

18.
POLIFEMI, M. C.. Ensino de línguas e desenvolvimento de professores: diferentes significados, diferentes possibilidades. In: VII CBLA - Congresso Brasileiro de Lingüístcia Aplicada - Lingüística Aplicada e Contemporaneidade, 2004, São Paulo. VII CBLA - Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada - Lingüística Aplicada e Contemporaneidade - Programa, 2004.

19.
POLIFEMI, M. C.. Transforming the Learning Experience? Isn´t it too pretensious?. In: VI YILTS Yázigi Internexus Language Teaching Seminar, 2003, São Paulo. VI YILTS Yázigi Internexus Language Teaching Seminar Program Booklet, 2003.

20.
POLIFEMI, M. C.. Technologies come and go... how about us?. In: VI YILTS Yázigi Internexus Language Teaching Seminar, 2003, São Paulo. VI YILTS Yázigi Internexus Language Teaching Seminar Program Booklet, 2003.

21.
POLIFEMI, M. C.. Coping with the Stress of the Classroom Observation Process. In: IV LAURELS Teacher Education and Development Conference, 2002, São Paulo. IV LAURELS Teacher Education and Development Conference CD-ROM, 2002.

22.
POLIFEMI, M. C.. Teacher Education. In: V YILTS Yázigi Internexus Language Teaching Seminar, 2001, São Paulo. V YILTS Yázigi Internexus Language Teaching Seminar Program Booklet, 2001.

23.
POLIFEMI, M. C.. Teacher Development? What do you mean?. In: V YILTS - Yázigi Internexus Language Teaching Seminar, 2001, São Paulo. V YILTS - Yázigi Internexus Language Teaching Seminar Program Booklet, 2001.

24.
POLIFEMI, M. C.. Teacher's learning... student's learning... what is it all about?. In: IV YILTS - Yázigi Internexus Language Teaching Seminar - Confronting Our Practices, 1999, São Paulo. V YILTS - Yázigi Internexus Language Teaching Seminar Program Booklet, 1999.

25.
POLIFEMI, M. C.. Calling Teacher Educators to a Reflective Practice. In: 32nd Annual TESOL Convention and Exposition - Connecting Our Global Community, 1998, Seattle, WA. 32nd Annual TESOL Convention and Exposition - Connecting Our Global Community Program, 1998.

26.
POLIFEMI, M. C.. Calling Teacher Educators to a Reflective Practice. In: 6th Braz-TESOL National Convention - English Surround Us, 1998, Recife. 6th Braz-TESOL National Convention - English Surround Us, 1998.

27.
POLIFEMI, M. C.. Os sentidos atribuídos à aprendizagem presentes em entrevista virtuais com coordenadores. In: 7 InPla - Intercambio de Pesquisa em Lingüística Aplicada, 1997, São Paulo. 7 InPla - Intercambio de Pesquisa em Lingüística Aplicada - Programa, 1997.

28.
POLIFEMI, M. C.. Modes of participation: a way of looking reflectively at our interactions. In: IIIYILTS - Yázigi Internexus Language Teaching Seminar - NetLearning: Building Relationships, 1997, São Paulo. III YILTS - Yázigi Internexus Language Teaching Seminar - NetLearning: Building Relationships - Program Booklet, 1997.

29.
POLIFEMI, M. C.; GERVAI, S. . Adult Learning Process and Teacher Education: A Relationshipo to be Studied. In: II YILTS Yázigi Internexus Language Teaching SeminaIr, 1995, São Paulo. II YILTS Yázigi Internexus Language Teaching SeminaIrProgram Booklet, 1995.

30.
POLIFEMI, M. C.. A Project on the Development of Coordinators. In: II YILTS - Yázigi Internexus Language Teaching Seminar, 1995, São Paulo. II YILTS - Yázigi Internexus Language Teaching Seminar - Program Booklet, 1995.

31.
POLIFEMI, M. C.. Learner Training in the Process Approach to Writing. In: I YILTS - Yázigi Internexus Language Teaching Seminar, 1993, São Paulo. I YILTS - Yázigi Internexus Language Teaching Seminar Program Booklet, 1993.

Apresentações de Trabalho
1.
POLIFEMI, M. C.. The Tech 'n' Teaching Learning Experience. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
POLIFEMI, M. C.. A avaliação dos alunos do Teachers' Links sobre o aprender a distância. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
POLIFEMI, M. C.. Teachers' Links: algumas impressões dos alunos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
POLIFEMI, M. C.. Once upon a time, I had a hundred choices to make. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
POLIFEMI, M. C.. Mediação de mesa de comunicações. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
POLIFEMI, M. C.. Novos usos da língua, novas formas de ensino. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
POLIFEMI, M. C.. Tech 'n' Teaching. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
POLIFEMI, M. C.. Click HERE to tear down the walls. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
POLIFEMI, M. C.. Mediação de mesa de comunicações. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
POLIFEMI, M. C.. Uma jornada pelas trilhas de um processo reflexivo online para coordenadores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
POLIFEMI, M. C.. Algumas fotos de uma jornada pelos conceitos da abordagem de pesquisa Hermenêutico-Fenomenológica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
POLIFEMI, M. C.. A journey through an online reflective process of educators. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
POLIFEMI, M. C.. Uma jornada pelo processo reflexivo de coordenadores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
POLIFEMI, M. C.. A Journey through an Online Reflective Process of Academic Coordinators. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
POLIFEMI, M. C.. O que vem primeiro? O futuro do educador ou o educador do futuro?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
POLIFEMI, M. C.. O que vem primeiro? O futuro do educador ou o educador do futuro?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
POLIFEMI, M. C.. Tematização do fenômeno 'ser professor atualmente'. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
POLIFEMI, M. C.. Uma jornada pelas trilhas de um processo reflexivo online para coordenadores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
CELANI, Maria Antonieta Alba ; FREIRE, M. M. ; POLIFEMI, M. C. . Debatedor de posteres em sessão de encerramento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
POLIFEMI, M. C.. As Múltiplas Dimensões da Aprendizagem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
POLIFEMI, M. C.; Friedman, Adriana ; Pinsky, Mirna . Sobra tempo para brincar? Interlocuções sobre a infância contemporânea. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
POLIFEMI, M. C.. Teaching Young Learners: one challenge, a strategy, different tools, some ideas, an account. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
POLIFEMI, M. C.. E-ducation: a experiência se igualando em importância ao conteúdo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
POLIFEMI, M. C.. Uma caminhada nas trilhas da formação continuada de coordenadores. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
POLIFEMI, M. C.. Formação continuada online de coordenadores: desdobramentos previstos e imprevistos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
POLIFEMI, M. C.. E-ducation: a experiência se igualando em importância ao conteúdo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
POLIFEMI, M. C.. Tendência e sustentabilidade da coordenação pedagógica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
POLIFEMI, M. C.. Ensino de línguas e desenvolvimento de professores: diferentes significados, diferentes possibilidades. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
POLIFEMI, M. C.. Managing teacher education processes: facing tendencies. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
POLIFEMI, M. C.. Where is the communication in the communicative approach?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

31.
POLIFEMI, M. C.. E-ducation: a experiência se igualando em importância ao conteúdo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
POLIFEMI, M. C.. Ensino de línguas e desenvolvimento de professores: diferentes significados, diferentes possibilidades. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
POLIFEMI, M. C.. Transforming the learning experience? Isn´t it too pretentious of you?. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
POLIFEMI, M. C.. Calling teacher educators to a reflective practice. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
POLIFEMI, M. C.. Calling Teacher Educators to a Reflective Practice. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
POLIFEMI, M. C.. Os sentidos atribuídos à aprendizagem presentes em entrevistas virtuais com coordenadores. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

37.
POLIFEMI, M. C.. Pesquisa colaborativa e construção do conhecimento na formação continuada do educador (professor e coordenador). 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
POLIFEMI, M. C.. A project on the development of coordinators. 1995. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

39.
POLIFEMI, M. C.; GERVAI, S. . Adult learning process & teacher education: a relationship to be studied. 1995. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
POLIFEMI, M. C.; Allen, C. P. ; Guido, M. R. ; Martino, Caio Cesar . To the point: inglês para atendimento a turistas. São Paulo: Difusão de Educação e Cultura, 2010 (Coordenação geral de elaboração de materiais didáticos).

2.
POLIFEMI, M. C.; Allen, C. P. ; Ferreira, F.M.C.C. ; Guido, M. R. ; Vieira, M.R.C. . YTEEN 4. São Paulo: Instituto de Idiomas Yázigi, 2009 (Coordenação geral de elaboração de materiais didáticos).

3.
POLIFEMI, M. C.; Ferreira, F.M.C.C. ; Vieira, M.R.C. ; Allen, C. P. ; Guido, M. R. . YTEEN 3. São Paulo: Instituto de Idiomas Yázigi S/C, 2008 (Coordenação geral de elaboração de materiais didáticos).

4.
POLIFEMI, M. C.; Ferreira, F.M.C.C. ; Vieira, M.R.C. ; Allen, C. P. ; Guido, M. R. . YTEEN 1. São Paulo: Instituto de Idiomas Yázigi S/C, 2007 (Coordenação geral de elaboração de materiais didáticos).

5.
POLIFEMI, M. C.; Ferreira, F.M.C.C. ; Vieira, M.R.C. ; Allen, C. P. ; Guido, M. R. . YTEEN 2. São Paulo: Instituto de Idiomas Yázigi S/C, 2007 (Coordenação geral de elaboração de materiais didáticos).

6.
POLIFEMI, M. C.. InterEnglish 4 - A Yázigi Program for International Communication - Resource Book. São Paulo: Editora Interação Ltda, 1993 (colaboração na elaboração de atividades).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
POLIFEMI, M. C.. IV CBTecle - Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras na Formação Técnica e Tecnológica. 2018.

2.
POLIFEMI, M. C.; O'Kuinghttons, M.F.M. ; Costa, H.B.A. . VIII Jornada sobre Ensino-aprendizagem de línguas em ambientes virtuais (JEALAV). 2017.

Trabalhos técnicos
1.
POLIFEMI, M. C.. Procedimentos metodológicos para o desenvolvimento do professor. 2009.

2.
POLIFEMI, M. C.. Autonomia e o trabalho do professor. 2009.

Redes sociais, websites e blogs
1.
POLIFEMI, M. C.. Blog Memórias do LAEL. 2015; Tema: Celebração dos 45 anos do Programa de Estudos Pós-graduados em Linguística Aplicada da PUC-SP. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
POLIFEMI, M. C.. Programa de Desenvolvimento Pedagógico para Professores de Inglês do Município de São Paulo. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
POLIFEMI, M. C.. Teacher Development Online - Módulo 2. 2016. .

3.
POLIFEMI, M. C.. Desenvolvimento de professores da rede pública municipal: aspectos práticos e conceituais do trabalho com crianças. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
POLIFEMI, M. C.. Teacher Development Online - Módulo 1. 2015. .

5.
POLIFEMI, M. C.. Once upon a time, I had a hundred choices to make. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
POLIFEMI, M. C.. Tech 'n' Teaching. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
POLIFEMI, M. C.; ESTEFOGO, F. ; D'Esposito, M. E. ; Goldchleger, L. . Flipping Classroom Practice. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
POLIFEMI, M. C.. Click 'here' to tear down the walls. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
POLIFEMI, M. C.. e-ducation 9 - Infância em foco. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
POLIFEMI, M. C.. e-ducation 8 - Metodologias de Ensino de Línguas Estrangeiras: uma jornada. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
POLIFEMI, M. C.; Santos, C. L. A. ; Locks, Luciana ; Barros, M. ; Ferreira, F.M.C.C. ; Pires, M.C.A. . TEP - Teacher Education Program - 2009 edition. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material para preparação inicial de professores).

12.
POLIFEMI, M. C.. e-ducation 7 - A Complexidade na Aprendizagem. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
POLIFEMI, M. C.. e-ducation 6 - Comunidades de Prática: histórias compartilhadas de aprendizagem. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
POLIFEMI, M. C.. e-ducation 5 - O Paradigma Educacional Emergente. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
POLIFEMI, M. C.. YTEEN. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Subsídios para Reuniões Pedagógicas (material instrucional para coordenadores)).

16.
POLIFEMI, M. C.. e-ducation 4: A paixão e o desafio do trabalho com crianças: resignificando o que sabemos. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
POLIFEMI, M. C.. e-ducation 3 - O coordenador pedagógico e a reflexão de professores: mitos, caminhos e possibilidades de ação. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
POLIFEMI, M. C.. Getting instructions across. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Subsídios para Reuniões Pedagógicas (material instrucional para coordenadores)).

19.
POLIFEMI, M. C.. e-ducation 2 - O Senso Comum Pedagógico no Ensino à Distância. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

20.
POLIFEMI, M. C.. Technologies come and go... how about us?. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

21.
POLIFEMI, M. C.. Getting Acquainted with Make Your Point. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Subsídios para Reuniões Pedagógicas (material instrucional para coordenadores)).

22.
POLIFEMI, M. C.. e-ducation 1 - Estratégias de aprendizagem: compartilhando nossas histórias. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

23.
POLIFEMI, M. C.. O professor e o material didático: preparando-se para essa interação. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Subsídios para Reuniões Pedagógicas (material instrucional para coordenadores)).

24.
POLIFEMI, M. C.. Communicative English Program: conhecendo o material e os conceitos. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Subsídios para Reuniões Pedagógicas (material instrucional para coordenadores)).

25.
POLIFEMI, M. C.. Teacher development? What do you mean?. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

26.
POLIFEMI, M. C.. Avaliação Contínua: Especificando os critérios de correção. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Subsídios para Reuniões Pedagógicas (material instrucional para coordenadores)).

27.
POLIFEMI, M. C.. Avaliação contínua: aprofundando a reflexão sobe os critérios de correção. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Subsídios para Reuniões Pedagógicas (material instrucional para coordenadores)).

28.
POLIFEMI, M. C.; Pires, M.C.A. . A experiência positiva em nossa sala de aula: conhecendo a perspectiva dos alunos. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Subsídios para Reuniões Pedagógicas (material instrucional para coordenadores)).

29.
POLIFEMI, M. C.. Teachers' learning... students' learning... what is it all about?. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

30.
POLIFEMI, M. C.. Feedback: mas afinal o que eu digo para o aluno?. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Subsídios para Reuniões Pedagógicas (material instrucional para coordenadores)).

31.
POLIFEMI, M. C.. Avaliação contínua: entendendo o que o aluno nos conta. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Subsídios para Reuniões Pedagógicas (material instrucional para coordenadores)).

32.
POLIFEMI, M. C.. Avaliação contínua: interagindo com o aluno através do Student Individual Report. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Subsídios para Reuniões Pedagógicas (material instrucional para coordenadores)).

33.
POLIFEMI, M. C.. Avaliação Contínua: Diagnosticando e qualificando os resultados de aprendizagem do aluno. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Subsídios para Reuniões Pedagógicas (material instrucional para coordenadores)).

34.
POLIFEMI, M. C.; Barros, M. . Aprendizagem colaborativa. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

35.
POLIFEMI, M. C.. Modes of Participation: a way of looking reflectively at our interactions. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

36.
POLIFEMI, M. C.; Pires, M.C.A. . Avaliação!!! Afinal, o que avaliamos?. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

37.
POLIFEMI, M. C.; Pires, M.C.A. ; Ferreira, F.M.C.C. ; Ribeiro, M.A.C ; Antonioli, R. ; Argolo, R. ; Glebocki, S. B. . TEP - Teacher Education Program - pilot edition. 1996. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material para preparação inicial de professores).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
POLIFEMI, M. C.. Memórias do LAEL - documentário. 2015. Vídeo.

2.
POLIFEMI, M. C.. Profa. Celani - 90 anos. 2013. Filme.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MAGALHAES, M. C. C.; LESSA, A. B. C. T.; Fidalgo, S. S.; POLIFEMI, M. C.; FREIRE, M. M.. Participação em banca de Glauco Augusto de Souza. Construção identitária do professor de inglês de escola pública em um curso de formação linguística. 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aolicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
DALLAGNELLO, A. C. K.; GIL, G.; DELY, R. C. S. F.; POLIFEMI, M. C.. Participação em banca de Paola Gabriella Biehl. Tracing Teacher Development: A Case-Study of a Novice English Teacher. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
POLIFEMI, M. C.; FREIRE, Maximina Maria; CELANI, Maria Antonieta Alba. Participação em banca de Carla Cristina Gonçalves Gallego Lima. A experiência de reuniões pedagógicas para coordenadores nos ambientes digitais e presenciais: da semente a potenciais flores e frutos. 2011. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aolicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
POLIFEMI, M. C.; FREIRE, Maximina Maria; CELANI, Maria Antonieta Alba. Participação em banca de Carla Cristina Gonçalves Gallego Lima. A experiência de participar de reuniões pedagógicas para coordenadores nos ambientes presenciais e digitais: da semente a potenciais flores e frutos. 2011. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aolicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

5.
POLYDORO, S. A. J.; MERCURI, E. N. G. S.; IAOCHITE, R. T.; AZZI, R. G.; POLIFEMI, M. C.. Participação em banca de Ana Cecília de Medeiros Maciel. A autoeficácia e autorregulação em estudos sobre aprendizagem de língua estrangeira por estudantes de ensino superior. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
FREIRE, Maximina Maria; D'Orange Ferreira, A.A.G.; IFA, P. D. S.; POLIFEMI, M. C.; Fidalgo, S. S.. Participação em banca de Milton Andrade do Nascimento. O computador no ensino-aprendizagem: sua presença e as representações de professores e gestores da rede pública.. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

7.
FREIRE, Maximina Maria; D'Orange Ferreira, A.A.G.; MAYRINK-OKUINGHTTONS, M. F.; LESSA, A. B. C. T.; POLIFEMI, M. C.. Participação em banca de Leonardo Nogueira da Silva Filho. A Presença da Grafia da CMC Síncrona em Textos Escolares em Língua Materna. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

8.
POLIFEMI, M. C.; FREIRE, Maximina Maria; CELANI, Maria Antonieta Alba. Participação em banca de Sonia Maria Leites Pereira. A prática reflexiva compartilhada na formação contínua de uma equipe de professores de língua estrangeira. 2003. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aolicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
FREIRE, M. M.; POLIFEMI, M. C.; OLIVEIRA, W.; RAMOS, R. C. G.; CELANI, Maria Antonieta Alba. Participação em banca de Gisele de Oliveira. Uma caminhada pela vivência de graduandos em Educação Física na disciplina Produção Textual, pelo percurso da Complexidade. 2012. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
POLIFEMI, M. C.; CELANI, Maria Antonieta Alba; LESSA, A. B. C. T.; FREIRE, Maximina Maria; Rezende, Paulo Sérgio. Participação em banca de Taciana Oliveira Carvalho Coelho. Formação Crítico-Reflexiva de professoras-alfaberizadoras mediadas pela leitura da obra "A Fada que tinha ideias". 2011. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
CELANI, Maria Antonieta Alba; MAYRINK-OKUINGHTTONS, M. F.; FREIRE, M. M.; MAGALHAES, M. C. C.; POLIFEMI, M. C.. Participação em banca de Marilisa Shimazumi. O papel do mentor e da mentoria em um programa de formação de professores. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
POLIFEMI, M. C.; FREIRE, Maximina Maria; CELANI, Maria Antonieta Alba; OLIVEIRA, W.; RAMOS, R. C. G.. Participação em banca de Gisele de Oliveira. A disciplina Produção Textual no curso de Educação Física: necessidades e vivências dos graduandos. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
POLIFEMI, M. C.; FREIRE, Maximina Maria; Oliveira, Wellington. Participação em banca de Gisele de Oliveira. A disciplina Produção Textual no curso de Educação Física: necessidade e vivências dos graduandos. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
POLIFEMI, M. C.; FREIRE, Maximina Maria; LESSA, A. B. C. T.; Rezende, Paulo Sérgio. Participação em banca de Taciana Oliveira Carvalho Coelho. A formação crítico reflexiva de professoras-alfabetizadoras mediada pela leitura da obra "A fada que tinha ideias". 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Engllsh Language for Schools: Pensando a Língua Inglesa nas Escolas Brasileirass" n. 2016. (Simpósio).

2.
XIV Forum em ILCAE - Inclusão Linguística em Cenários de Atividades Educacionais. 2016. (Encontro).

3.
XV Colloque Annuel de L'Alliance Française de São Paulo.Mesa Redonda: Novos usos da língua, novas formas de ensino. 2014. (Outra).

4.
BETT América Latina - Cúpula de Liderança. 2013. (Encontro).

5.
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. 2013. (Congresso).

6.
IV JEALAV - Jornada de Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais. Sessão de comunicações do evento. 2013. (Congresso).

7.
10th ABCI Conference. 2012. (Congresso).

8.
34th Cultura Director´s Conference. 2012. (Congresso).

9.
InovaEduca 3.0. 2012. (Congresso).

10.
IX CBLA - Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. 2011. (Congresso).

11.
IX YILTS Yázigi Internexus Language Teaching Seminar - Multiple Dimensions of Learning.As Multiplas Dimensões da Aprendizagem. 2009. (Seminário).

12.
I CBTecLE - Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras na Formação Tecnológica. e-ducation: a experiência se igualando em importância ao conteúdo. 2008. (Congresso).

13.
1º Congresso Latinoamericano sobre Formação de Professores de Línguas. Uma caminhada nas Trilhas da Formação Continuada de Coordenadores. 2006. (Congresso).

14.
Congresso Pitágoras - Qualidades. Da palavra ao gesto eficaz. 2006. (Congresso).

15.
III Congresso Ibero-Americano Educarede: educação, internet e oportunidades. 2006. (Congresso).

16.
II YISAC - Yázigi Internexus Seminar for Academic Coordinators: Teaming Up and Developing Talents.Tendências e Sustentabilidade da Coordenação Pedagógica. 2006. (Seminário).

17.
TecEduc@tion 2006 - 3º Congresso e Exposição Internacional de E-learning e Tecnologia Educacional. e-ducation: a experiência se igualando em importância ao conteúdo. 2006. (Congresso).

18.
2º Seminário Regional de Línguas e Literatura: Refletindo sobre a prática de ensino.2º Seminário Regional de Línguas e Literatura: Refletindo sobre a prática de ensino. 2005. (Seminário).

19.
Diferenças: E se todos fossem iguais a você?. 2005. (Congresso).

20.
TecEduc@ation 2005 - Congresso e Exposição Internacional de Tecnologia Educacional. 2005. (Congresso).

21.
VII YILTS Yázigi Internexus Language Teaching Seminar. 2005. (Seminário).

22.
VII YILTS - Yázigi Internexus Language Teaching Seminar - Learning is cool, so is teaching..Learning is cool, so is teaching.. 2005. (Seminário).

23.
InPla Intercâmbio de Pesquisa em Lingüística Aplicada - Linguagem, Inserção e Cidadania.e-ducation: a experiência se igualando em importância ao conteúdo. 2004. (Simpósio).

24.
VII CBLA - Congresso Brasileiro de Lingüístcia Aplicada - Lingüística Aplicada e Contemporaneidade. Ensino de línguas e desenvolvimento de professores: diferentes significados, diferentes possibilidades. 2004. (Congresso).

25.
Educação e Tecnologia para o Desenvolvimento Humano. 2003. (Congresso).

26.
Seminário Internacional de Educação - Teorias e Políticas. 2003. (Seminário).

27.
VI YILTS - Yázigi Internexus Language Teaching Seminar.Transforming the learning experience? Isn't it too pretentious of you?. 2003. (Seminário).

28.
IV LAURELS Teacher Education and Development Conference. Coping with the stress of the classroom observation process. 2002. (Congresso).

29.
V YILTS - Yázigi Internexus Language Teaching Seminar.Teacher development? What do you mean?. 2001. (Seminário).

30.
III LAURELS Teacher Education and Development Conference. 2000. (Congresso).

31.
IV YILTS - Yázigi Internexus Language Teaching Seminar - Confronting Our Practices.Teacher's learning... student's learning... what is it all about?. 1999. (Seminário).

32.
32nd Annual TESOL Convention and Exposition - Connecting Our Global Community. Calling Teacher Educators to a reflective Practice. 1998. (Congresso).

33.
6th Braz-TESOL National Convention - English Surround Us. Calling Teacher Educators to a Reflective Practice. 1998. (Congresso).

34.
8o InPLA Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada. 1998. (Congresso).

35.
XIV JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa. Collaborative Learning. 1998. (Congresso).

36.
7 InPla - Intercambio de Pesquisa em Lingüística Aplicada.Os sentidos atribuídos à aprendizagem presentes em entrevistas virtuais com coordenadores. 1997. (Simpósio).

37.
IIIYILTS - Yázigi Internexus Language Teaching Seminar - NetLearning: Building Relationships.Modes of participation: a way of looking reflectively at our interactions. 1997. (Seminário).

38.
TESOL ´97 - 31st Annual Convention and Exposition - Creating Magic with TESOL. 1997. (Congresso).

39.
XIII JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa. Avaliação!!! Afinal, o que avaliamos?. 1997. (Congresso).

40.
XLV Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de S.P. - GEL.Pesquisa Colaborativa e Construção do Conhecimento na Formação Continuada do Educador (Professor e Coordenador). 1997. (Seminário).

41.
5th Braz- TESOL National Convention - 10 years old and moving on.... 1996. (Congresso).

42.
6 InPla - Intercambio de Pesquisa em Lingüística Aplicada. 1996. (Simpósio).

43.
II YILTS - Yázigi Internexus Language Teaching Seminar.A Project on the Development of Coordinators. 1995. (Seminário).

44.
4th Braz- TESOL National Convention - Opening New Doors. 1994. (Congresso).

45.
Teachers Create, Teachers Develop - 3rd International Laurels Conference. 1993. (Congresso).

46.
Teacher Training Priorities and Learner Training for the 90´s. 1993. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
POLIFEMI, M. C.. 20 InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. 2015. (Congresso).

2.
POLIFEMI, M. C.. 10th ABCI Conference: from teaching experience to learning results. 2012. (Congresso).

3.
POLIFEMI, M. C.; LIMA, L. L. . III YISAC Yázigi Internexus Seminar for Academic Coordinators - Make it happen. 2010. (Congresso).

4.
POLIFEMI, M. C.; LIMA, L. L. . IX YILTS Yázigi INternexus Language Teaching Seminar. 2009. (Congresso).

5.
POLIFEMI, M. C.. VIII YILTS - Yázigi Internexus Language Teaching Seminar. 2007. (Congresso).

6.
POLIFEMI, M. C.; LIMA, L. L. . II YISAC Yázigi Internexus Seminar for Academic Coordinators. 2006. (Congresso).

7.
POLIFEMI, M. C.; LIMA, L. L. . VII YILTS Yázigi Internexus Language Teaching Seminar. 2005. (Congresso).

8.
FREIRE, Maximina Maria ; POLIFEMI, M. C. . VII CBLA Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. 2005. (Congresso).

9.
Ferreira, F.M.C.C. ; POLIFEMI, M. C. . VI YILTS Yázigi Internexus Language Teaching Seminar. 2003. (Congresso).

10.
Ferreira, F.M.C.C. ; POLIFEMI, M. C. . V YILTS Yázigi Internexus Language Teaching Seminar. 2001. (Congresso).

11.
Ferreira, F.M.C.C. ; Pires, M.C.A. ; POLIFEMI, M. C. . I YISAC Yázigi Internexus Seminar for Academic Coordinators. 2000. (Congresso).

12.
Ferreira, F.M.C.C. ; Pires, M.C.A. ; POLIFEMI, M. C. . IV YILTS Yázigi Internexus Language Teaching Seminar. 1999. (Congresso).

13.
Ferreira, F.M.C.C. ; Pires, M.C.A. ; POLIFEMI, M. C. . III YILTS Yázigi Internexus Language Teaching Seminar. 1997. (Congresso).

14.
Ferreira, F.M.C.C. ; Pires, M.C.A. ; POLIFEMI, M. C. . II YILTS Yázigi Internexus Language Teaching Seminar. 1995. (Congresso).

15.
Ferreira, F.M.C.C. ; Pires, M.C.A. ; POLIFEMI, M. C. . I YILTS Yázigi Internexus Language Teaching Seminar. 1993. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Janaína Yara Pinheiro. Mlearning. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Estratégias e Metodologias do Ensino e do Uso do Inglês) - Faculdade Cultura Inglesa. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Selma Aparecida Taraborelli Seiscenti. O Ensino da língua inglesa através da música. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teachers' Links) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Associação Cultura Inglesa São Paulo. Orientador: Marcos Cesar Polifemi.

2.
Maria Vitória Prata Palhares. A competência leitora do ENEM e de exames vestibulares na sala de aula de língua inglesa. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teachers' Links) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Associação Cultura Inglesa São Paulo. Orientador: Marcos Cesar Polifemi.

3.
Alexandre Goes Amorim. Linguagens, recursos e intertextualidade nas histórias em quadrinhos. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teachers' Links) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Associação Cultura Inglesa São Paulo. Orientador: Marcos Cesar Polifemi.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
POLIFEMI, M. C.2014POLIFEMI, M. C.. Reflexões sobre a participação de um aprendiz em uma Comunidade de Prática. Revista Veras, v. 4, p. 320-339, 2014.

2.
POLIFEMI, M. C.2015POLIFEMI, M. C.. Once upon a time, I had a hundred choices to make. Braz-Tesol Newsletter (São Paulo), v. 1, p. 21-23, 2015.


Livros e capítulos
1.
POLIFEMI, M. C.. Laços digitais: em busca da participação dos alunos. In: Lobato, Maria Cristina Ataíde; Geraldini, Alexandra Fogli Serpa; Cunha, Ana Lygia Almeida. (Org.). Educação a Distância: particularidades e desafios. 'ed.Belém: EditAedi, 2015, v. , p. 147-173.


Apresentações de Trabalho
1.
POLIFEMI, M. C.. A journey through an online reflective process of educators. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
POLIFEMI, M. C.. Tech 'n' Teaching. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
POLIFEMI, M. C.; ESTEFOGO, F. ; D'Esposito, M. E. ; Goldchleger, L. . Flipping Classroom Practice. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
POLIFEMI, M. C.. Once upon a time, I had a hundred choices to make. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
POLIFEMI, M. C.. Tech 'n' Teaching. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


Aprovado em segundo lugar com nota 7.76, no concurso público de professor de ensino superior de Letras - Língua Inglesa, promovido pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Campus Guarulhos, na classe de Professor Adjunto A, regulamentado pelo extrato do edital 539/2016, de 18/08/2016, publicado no Diário Oficial da União de 23/08/2016, Seção 3, página 72. PROCESSO: 23089.015327/2016-24, edital de homologação Nº 146, de 19 DE ABRIL DE 2017, publicado em 26 de abril de 2017, Seção 3, página 76, no Diário Oficial da Uião.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 23:32:58