Alessandro Pedro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0916008443903287
  • Última atualização do currículo em 13/12/2018


É licenciado Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), mestrado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Bauru (2015), sendo que atualmente desenvolve seu doutoramento em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (início em 2016). É Diretor de Escola da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alessandro Pedro
Nome em citações bibliográficas
PEDRO, A.

Endereço


Endereço Profissional
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
Rua Lourenço Prado, 503
Centro
17212591 - Jaú, SP - Brasil
Telefone: (14) 36224466


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Educação Para a Ciência.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: As atividades práticas na formação inicial de professores de Ciências,
Orientador: Fernando Bastos.
2013 - 2015
Mestrado em Educação Para a Ciência.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: As atividades práticas como situações deflagradoras de discussões sobre fatos e modelos na formação continuada de professores de Ciências,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Fernando Bastos.
Bolsista do(a): Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEESP, Brasil.
Palavras-chave: atividades práticas; ensino de ciências; Saberes; formação de professores; relações entre fatos e modelos.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2012 - 2013
Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola. (Carga Horária: 480h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A utilização de vídeo aulas da disciplina Construção de Valores do curso Ética, Valores e Cidadania na Escola como fomentadores de discussões e possibilidade de formação continuada de professores em horário de ATPC..
Orientador: Me. Guilherme Valente.
1998 - 2002
Graduação em Química.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Ensino de Física com uso da robótica. (Carga horária: 128h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2011 - 2012
Extensão universitária em Diálogos sobre o Ensino de Ciências Naturais. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Os avanços recentes da genética e as aulas de ciên. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Esco. (Carga horária: 120h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2008 - 2009
A Rede Aprende com a Rede - PEB II - Química EM. (Carga horária: 30h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEESP, Brasil.
2005 - 2005
Metodologias do Ensino de Leitura em todos os Comp. (Carga horária: 120h).
Faculdade São Luís, ANEAS, Brasil.


Atuação Profissional



SESI - SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA-SP, SESI SP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2017
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica III, Carga horária: 18


Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor de Escola - Professor PEB II, Carga horária: 40

Atividades

2/2003 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Química

Escola Cenecista Benedito Ortiz, CENEC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 9



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Separação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BASTOS, F.2014 BASTOS, F. ; TAKAHASHI, B. T. ; LABARCE, E. C. ; PEDRO, A. . Formação Continuada de Professores: contribuições de estudos sobre a História da Ciência. Revista da SBEnBIO, v. 7, p. 2093-2104, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
BASTOS, F. ; LABARCE, E. C. ; PEDRO, A. ; TAKAHASHI, B. T. . Modelagem didática na formação de professores para o trabalho com atividades práticas de ciências. In: Oliveira, A.C.. (Org.). Reflexões em Ensino de Ciências. 1ed.Ponta Grossa: Atenas, 2018, v. 4, p. 182-193.

2.
BASTOS, F. ; TAKAHASHI, B. T. ; LABARCE, E. C. ; PEDRO, A. . A história da ciência na formação continuada de professores do ensino de ciências. In: GATTI, S.R.T.; NARDI, R.. (Org.). A História e a Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências: a pesquisa e suas contribuições para a prática pedagógica em sala de aula. 1ed.São Paulo: Escrituras, 2016, v. 1, p. 157-170.

3.
LABARCE, E. C. ; BASTOS, F. ; PEDRO, A. ; TAKAHASHI, B. T. . Saberes Disciplinares em Ciências e Formação de Professores. In: FERRAZ, D.F.; SANTOS, F.S.; FRANCISCO, A.C.. (Org.). Reflexões em Ensino de Ciências II. 1ed.Curitiba: Atenas, 2016, v. 1, p. 10-20.

4.
BASTOS, F. ; LABARCE, E. C. ; PEDRO, A. . Atividades práticas no ensino escolar de ciências naturais: contribuições para o debate. In: MARQUES; A,F.; GIARDINETTO, J.R.B.; MACHADO, V.. (Org.). O ensino na educação básica: desafios didáticos. 1ed.SÃO PAULO: Cultura Acadêmica, 2016, v. 5, p. 22-33.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PEDRO, A.; BASTOS, F. ; LABARCE, E. C. . As atividades práticas como situações modelagem didática e construção de saberes docentes na formação continuada de professores de ciências. In: Encontro Nacional de Pesquisam em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais..., 2017.

2.
LABARCE, E. C. ; BASTOS, F. ; PEDRO, A. ; TAKAHASHI, B. T. . Professores de Ciências, saberes disciplinares e formação continuada. In: Congresso Nacional de Formação de Professores, 2016, Águas de Lindóia. Anais..., 2016.

3.
PEDRO, A.; BASTOS, F. ; LABARCE, E. C. . Os objetivos didáticos das atividades práticas de uma professora de química: um estudo de caso. In: EVEQ - Evento de Educação em Química, 2016, Araraquara. Anais.... Araraquara, 2016.

4.
BASTOS, F. ; LABARCE, E. C. ; PEDRO, A. ; TAKAHASHI, B. T. . Conhecimentos em didática das ciências e formação de professores. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. Anais..., 2015.

5.
LABARCE, E. C. ; BASTOS, F. ; PEDRO, A. ; TAKAHASHI, B. T. . Saberes disciplinares e formação de professores. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindoia. Anais..., 2015.

6.
PEDRO, A.; BASTOS, F. ; LABARCE, E. C. ; TAKAHASHI, B. T. . Atividades práticas na formação continuada de professores de ciências: a construção de saberes docentes numa relação entre Universidade e Escola Básica. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. Anais..., 2015.

7.
BASTOS, F. ; PEDRO, A. ; TAKAHASHI, B. T. ; LABARCE, E. C. . A história da ciência na formação continuada de professores do ensino de ciências. In: II Congresso Nacional de Formação de Professores, 2014, Águas de Lindóia. Anais do II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2014.

8.
PEDRO, A.; BASTOS, F. ; LABARCE, E. C. . OBJETIVOS DIDÁTICOS DAS ATIVIDADES PRÁTICAS UTILIZADAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS. In: IX ENPEC - 9º Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013.

9.
LABARCE, E. C. ; BASTOS, F. ; PEDRO, A. ; TAKAHASHI, B. T. . Professores e a discussão entre fatos e modelos no ensino de ciências. In: IX ENPEC - 9º Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PEDRO, A.; BASTOS, F. ; LABARCE, E. C. . Objetivos didáticos das atividades práticas utilizadas por professores de ciências. In: Encontro Ibero-americano de Educação, 2013, Araraquara. Anais..., 2013.

2.
LABARCE, E. C. ; BASTOS, F. ; PEDRO, A. ; TAKAHASHI, B. T. . Professores e a discussão sobre relações entre fatos e modelos no ensino de ciências. In: Encontro Ibero-americano de Educação, 2013, Araraquara. Anais..., 2013.

3.
LABARCE, E. C. ; PEDRO, A. ; TAKAHASHI, B. T. ; BASTOS, F. ; CERDAS, L. . Apontamentos sobre a utilização de simulações no Ensino de Ciências. In: VII Encuentro Iberoamericano de Educaión, 2012, Santiago Chile. Anais do VII Encuentro Iberoamericano de Educación, 2012.

4.
LABARCE, E. C. ; PEDRO, A. ; TAKAHASHI, B. T. ; BASTOS, F. ; CERDAS, L. . Apontamentos sobre a utilização das simulações no ensino de ciências. In: ENCUENTRO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN, 2012, Santiago - Chile. Anais..., 2012.

5.
CASTELLANE, T.C.L. ; PEDRO, A. ; LEMOS, E.G.M ; OTTOBONI, A.M.M.B . Determinação da composição de exapolissacarídeos de Rizóbios por CLAE. In: XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2003, Florianópolis. XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2003.

6.
CASTELLANE, T.C.L. ; PEDRO, A. ; OTTOBONI, A.M.M.B ; LEMOS, E.G.M . Análise da Composição de Exapolissacarídeos de Bradirrizóbios e Rizóbios por CLAE. In: 10º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2002, Piracicaba. 10º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - RESUMOS, 2002.

7.
CASTELLANE, T.C.L. ; PEDRO, A. ; LEMOS, E.G.M ; OTTOBONI, A.M.M.B . Análise da Composição de exapolissacarídeos de bradirrizóbios e rizóbios por CLAE. In: XIV Congresso de Iniciação Científica, 2002, Presidente Prudente. Análise da Composição de Exapolissacarídeos de bradirrizóbios e rizóbios por CLAE, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
PEDRO, A.; BASTOS, F. ; LABARCE, E. C. . Os objetivos didáticos das atividades práticas de uma professora de química: um estudo de caso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PEDRO, A.; BASTOS, F. ; LABARCE, E. C. . Atividades Práticas na Formação Continuada de Professores de Ciências: a construção de saberes docentes em uma relação entre universidade e escola básica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LABARCE, E. C. ; BASTOS, F. ; PEDRO, A. ; TAKAHASHI, B. T. . Saberes Disciplinares em Ciências e formação de professores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BASTOS, F. ; LABARCE, E. C. ; PEDRO, A. ; TAKAHASHI, B. T. . Conhecimentos em Didática da Ciência e Formação de Professores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PEDRO, A.; BASTOS, F. ; LABARCE, E. C. . Objetivos didáticos das atividades práticas utilizadas por professores de ciências. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LABARCE, E. C. ; BASTOS, F. ; PEDRO, A. ; TAKAHASHI, B. T. . Professores e a discussão sobre relações entre fatos e modelos no ensino de ciencias. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LABARCE, E. C. ; BASTOS, F. ; PEDRO, A. ; TAKAHASHI, B. T. . Professores e a discussão entre fatose modelos no ensino de ciencias. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PEDRO, A.; BASTOS, F. ; LABARCE, E. C. . Objetivos didáticos das atividades práticas utilizadas por professores de ciências. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PEDRO, A.. Participação em banca de Marlon Márcio Ferreira Urata.Capacitação e Avaliação do Conhecimento de Graduandos do Curso de Psicologia UNIP-Bauru. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Paulista.

2.
PEDRO, A.. Participação em banca de Marina Fernanda Dias.Identificação de Cromo Hexavalente em Amostras de Águas de Abastecimento de um Município do Interior do Estado de São Paulo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Paulista.

3.
PEDRO, A.. Participação em banca de Flávia Helena Teixiera Ferrari.A Importância dos Contraceptivos Orais em Relação à Trombose Venosa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Paulista.

4.
PEDRO, A.. Participação em banca de Deborah Torrezan Marques.Capacitação para Graduandos de Psicologia e Dificuldades Apresentadas em Relação aos Psicofármacos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Paulista.

5.
PEDRO, A.. Participação em banca de Alessandra Esteves Haddad.Avaliação no Ensino de Ciências do Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências) - Universidade de São Paulo.

6.
PEDRO, A.. Participação em banca de Marlene Aparecida Furtado Rossi.Práticas pedagógicas no ensino de ciências: um estudo sobre ações bem sucedidas no processo de aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências) - Universidade de São Paulo.

7.
PEDRO, A.. Participação em banca de Solange Mendes Bordim.Utilização de Ensino Híbrido em Escolas Estaduais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências) - Universidade de São Paulo.

8.
SILVA, M. A. V.; BARRACH, F. H.; PEDRO, A.. Participação em banca de Alcilene Marques Bianchini Zanqui.Análise dos parâmetros de qualidade e estilo de vida de universitários do curso de farmácia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Paulista.

9.
PEDRO, A.; SILVA, M. A. V.; BARRACH, F. H.. Participação em banca de Hellen Generoso Moreira.Letramento Funcional em Saúde em Diabéticos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Paulista.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. As atividades práticas como situações modelagem didática e construção de saberes docentes na formação continuada de professores de ciências. 2017. (Congresso).

2.
EVEQ - Evento de Educação em Química. Os objetivos didáticos das atividades práticas de uma professora de química: um estudo de caso. 2016. (Congresso).

3.
X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Atividades Práticas na Formação Continuada de Professores de Ciências: a construção de saberes docentes em uma relação entre universidade e escola básica. 2015. (Congresso).

4.
II Congresso Nacional de Formação de Professores. A História da Ciência na formação continuada de professores de ciências. 2014. (Congresso).

5.
IX ENPEC - 9º Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Objetivos didáticos das atividades práticas utilizadas por professores de ciências. 2013. (Congresso).

6.
VIII Encontro Ibero-americano de Educação. Professores e a discussão entre fatos e modelos no ensino de ciências. 2013. (Congresso).

7.
VIII Evento de Educação em Química. 2010. (Encontro).

8.
XI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2008. (Olimpíada).

9.
10º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Análise da Composição de Exapolissacarídeos de Bradirrizóbios e Rizóbios por CLAE. 2002. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEDRO, A.. Olimpíada Brasileira de Física. 2016. .

2.
PEDRO, A.. Olimpíada Brasileira de Física. 2015. .

3.
PEDRO, A.. 18 OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONAUTICA. 2015. .

4.
PEDRO, A.. XI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2008. .



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
BASTOS, F. ; TAKAHASHI, B. T. ; LABARCE, E. C. ; PEDRO, A. . A história da ciência na formação continuada de professores do ensino de ciências. In: GATTI, S.R.T.; NARDI, R.. (Org.). A História e a Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências: a pesquisa e suas contribuições para a prática pedagógica em sala de aula. 1ed.São Paulo: Escrituras, 2016, v. 1, p. 157-170.

2.
BASTOS, F. ; LABARCE, E. C. ; PEDRO, A. . Atividades práticas no ensino escolar de ciências naturais: contribuições para o debate. In: MARQUES; A,F.; GIARDINETTO, J.R.B.; MACHADO, V.. (Org.). O ensino na educação básica: desafios didáticos. 1ed.SÃO PAULO: Cultura Acadêmica, 2016, v. 5, p. 22-33.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEDRO, A.. Olimpíada Brasileira de Física. 2015. .

2.
PEDRO, A.. 18 OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONAUTICA. 2015. .

3.
PEDRO, A.. Olimpíada Brasileira de Física. 2016. .

4.
PEDRO, A.. XI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2008. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 10:52:58