Rita de Cassia Barbirato

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6962819573963727
  • Última atualização do currículo em 10/11/2018


possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita (1991), mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é profª efetiva associada da Universidade Federal de São Carlos e coordena um grupo de estudos sobre o uso de tarefas comunicativas em contextos iniciantes adversos.Faz parte também de um grupo de pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: atividades de sala de aula, produção de materiais para o ensino de LE, planejamento de cursos de línguas, ensino e aprendizagem de inglês. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rita de Cassia Barbirato
Nome em citações bibliográficas
BARBIRATO, R. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de São Carlos.
Rodovia Washington Luís (SP-310), km 235
13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil
Telefone: (16) 33518358
Ramal: 9319
Fax: (16) 33518111
URL da Homepage: www.ufscar.br


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2005
Doutorado em Lingüística Aplicada.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Tarefas Geradoras de Insumo e Qualidade Interativa na Construção do Processo de Aprender Língua Estrangeira em Contexto Inicial Adverso, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: José Carlos Paes de Almeida Filho.
Palavras-chave: Tarefas; Atividades de sala de Aula.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior.
1997 - 1999
Mestrado em Lingüística Aplicada.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: A tarefa como ambiente para aprender LE,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: José Carlos Paes de Almeida Filho.
Palavras-chave: LE; tarefa.
1993 - 1994
Especialização em metodologia de ensino superior. (Carga Horária: 368h).
Faculdade de Engenharia de Agrimensura de Pirassununga, FEAP, Brasil.
Título: Metodologia de Ensino superior.
1988 - 1991
Graduação em Letras.
Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita, UNESP, Brasil.




Formação Complementar


2003 - 2003
Extensão universitária em I Encontro de Linguistica Aplicada do Centro Oeste. (Carga horária: 20h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1997 - 1997
ENGLISH.
CAMBRIDGE, CAMBRIDGE, Inglaterra.
1991 - 1991
Extensão universitária em Narrativa Brasileira contemporânea. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1991 - 1991
Extensão universitária em Intérprete e sua Importância em eventos acadêmicos. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1990 - 1990
Extensão universitária em A Sátira Prática de Sátiros. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1989 - 1989
Extensão universitária em A cultura clássica e a formação do homem moderno. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1989 - 1989
Extensão universitária em A Poesia na Literatura Brasileira. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Profª Efetiva Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/2013 - Atual
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução aos Estudos de Língua Inglesa I
Ingl~es Instrumental para Biblioteconomia e Ciência da Informação
03/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Letras.

03/2013 - Atual
Extensão universitária , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Letras.

Atividade de extensão realizada
Inglês para a Comuniddade UFSCar - Coordenadora da atividade.
02/2013 - Atual
Direção e administração, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Letras.

Cargo ou função
Coordenadora da área de Língua Inglesa.
08/2012 - 12/2012
Ensino, Programa de Pós graduação em Linguistica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento de Cursos de Línguas

Núcleo de Ensino de Inglês, ESCOLA DE IDIOMA, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2006
Vínculo: proprietário e professor, Enquadramento Funcional: proprietário e professor


Universidade de Sorocaba, UNISO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplina ministrada: Linguística Aplicada - Nível Especialização


WIZARD, WIZARD, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1994
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de inglês


CCAA, CCAA, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: professor de inglês


Academia da Força Aérea de Pirassununga, AFAP, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de lingua Inglesa


Associação dos Professores de Língua Inglesa de São Paulo, APLIESP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Membro da Diretoria, Enquadramento Funcional: primeira secretária

Atividades

2001 - 2003
Direção e administração, APLIESP, .

Cargo ou função
Membro da diretoria.

Centro de orientação Educacional de Ararquara, PARALELO, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1991
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor


Colégio José A. Araújo, J AA, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1993
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de ingles


Cursinho Anglo, ANGLO, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1994
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de inglês


Maria J. O. Jacobsen, E. E. P. G., Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor de inglês



Linhas de pesquisa


1.
Líder de grupo de pesquisa - Grupo Task - UFSCar/CNPq


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Ensino e Aprendizagem de Línguas na Contemporaneidade
Descrição: Este grupo de pesquisa tem por objetivo aprofundar conhecimento sobre processos de ensinar e aprender línguas na contemporaneidade com ênfase em tendências atuais de ensino e aprendizagem, focando atividade com foco no sentido e o uso de tecnologias na sala de aula. Há vários vários projetos de iniciação científica e mestrado vinculados a esse projeto maior com a finalidade de coletar dados e discutir resultados que possam contribuir para uma maior compreensão do que de diferentes tipos de planejamentos e atividade que vem sendo apontadas na literatura da área como estando alinhadas à contemporaneidade , como por exemplo, o uso de novas tecnologias na sala de aula e o uso de atividades com foco no sentido, bem como as políticas públicas de ensino de línguas e seus impactos na sala de aula de línguas. Nosso objetivo é contribuir com compreensões mais aprofundadas sobre como tais tendências vem sendo concretizadas no processo de ensino e aprendizagem de línguas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Rita de Cassia Barbirato - Coordenador.
2012 - Atual
Projeto de Pesquisa Planejamento e produção de materiais com ênfase no ensino comunicativo
Descrição: Este grupo de pesquisa tem por objetivo aprofundar conhecimento sobre a teoria que embasa a elabora e análise de materiais com ênfase nos princípios comunicativos bem como coletar e analisar dados sobre a utilização de tais planejamentos e materiais em contextos de ensino e aprendizagem de língua estrangeira..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2012
Projeto de Pesquisa TASK Líder do grupo
Descrição: Este grupo tem por objetivo realizar discussões e intervenção em contexto de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa em cursos de Letras para melhor compreender os possíveis resultados do uso de um planejamento temático baseado em tarefas em tal contexto. Esperamos contribuir com encaminhamento de uso deste tipo de planejamento para professores interessados e também com uma melhor compreensão teórico-prática sobre como pode se dar o processo de aquisição de uma LE quando as experiências criadas têm como foco o sentido prioritariamente e são organizadas em torno de tarefas comunicativas, tendo a forma como secundária..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (4) .
Integrantes: Rita de Cassia Barbirato - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.


Projetos de extensão


2007 - 2016
Inglês para a Comunidade UFSCar
Descrição: Este projeto tem por objetivo oferecer aulas gratuitas de inglês para os alunos do campus de São Carlos da UFSCar. As aulas são ministradas por alunos do curso de Letras que além de ministrarem aulas são também responsáveis por elaborar materiais didáticos baseados em tarefas comunicativas. Este projeto propicia uma importante oportunidade para os alunos do curso de Letras que dele participam, de terem experiência com a prática docente de forma supervisionada bem como desenvolverem projetos de iniciação científica, TCC e pesquisas de mestrado..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Rita de Cassia Barbirato - Coordenador.


Projetos de ensino


2018 - Atual
Curso de Formação Continuada para Professores de Línguas -Elaboração de material didático para o ensino de Língua Inglesa para crianças da escola pública
Descrição: A presente proposta de curso surgiu da demanda apresentada por professores de inglês que lecionam para crianças na rede pública de ensino de Santa Bárbara do Oeste para a realização de um curso de formação visando contribuir com a elaboração de aulas e materiais didáticos para suas aulas. Reconhecemos a importância de cursos de formação continuada voltados para a reflexão e desenvolvimento da competência teórico-prática dos professores, importância esta diretamente ligada à qualidade de ensino que pode ser ensejada na sala de aula e aos resultados que pretendemos alcançar no processo de ensino e aprendizagem de línguas. Destacamos ainda a necessidade de aprofundamento e maiores oportunidades de desenvolvimento para professores que atuam no ensino e aprendizagem de línguas para crianças, considerando que esta é uma área que vem ganhando cada vez mais maior destaque e espaço na agenda de estudos de pesquisadores e professores de línguas. Temos por objetivo no curso aqui apresentado auxiliar os professores a desenvolverem materiais didáticos e aulas para crianças, objetivando atender as necessidades do referido público-alvo e obter resultados bem sucedidos, visando a colaborar de forma efetiva para a aquisição de língua inglesa pelas crianças..
Situação: Em andamento;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
O projeto possui ações inovadoras no(a): Ensino Fundamental(1o grau).
Em relação a temática: Projeto de Intervenção, Formação inicial ou continuada de professores, Ensino e aprendizagem.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: Objetivos: a) Contribuir com a criação de oportunidades de aprofundamento sobre a teoria e a prática na área de ensino e aprendizagem de língua inglesa para crianças na rede pública; b) Analisar e discutir teoria relevante para o desenvolvimento das competências teórica e aplicada de professores que lecionam língua inglesa para crianças na escola pública; c) Construir com os professores planejamento e material didático para serem utilizados em suas aulas; d) Auxiliar os professores na reflexão sobre os processos criados em suas práticas de sala de aula a partir do uso dos materiais elaborados; e) Avaliar os resultados obtidos por meio do uso dos materiais elaborados e auxiliar os professores no processo de ajustes (caso necessários) para versão final do material; f) Auxiliar os professores a se tornarem autônomos no processo de elaborar seus próprios materiais para seus contextos e necessidades..


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Contexturas
2013 - 2013
Periódico: Contexturas
2008 - Atual
Periódico: Revista eletrônica linguasagem
2008 - Atual
Periódico: Horizontes em Linguistica Aplicada


Revisor de periódico


2013 - 2013
Periódico: Contexturas
2013 - 2013
Periódico: Contexturas
2013 - 2013
Periódico: Contexturas


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Ensino/Aprendizagem de LE.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Ensino/Aprendizagem de LE/Especialidade: Ensino/Aprendizagem de LE.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Almeida Filho2014Almeida Filho ; BARBIRATO, R. C. ; NOGUEIRA, M. . Professores de LE do Ensino Médio voltam à formação: o que podem fazer de diferente?. Salto para o Futuro, v. XXIV, p. 22, 2014.

2.
Almeida Filho2014Almeida Filho ; BARBIRATO, R. C. . O Futuro das Associações de Professores de Línguas. Contexturas, v. 23, p. 06-16, 2014.

3.
BARBIRATO, R. C.2013BARBIRATO, R. C.; Cassoli, Elaine . O desenvolvimento da Competência Linguístico- Comunicativa em Planejamentos temáticos baseados em tarefas por alunos de Letras. Revista Horizontes de Linguistica Aplicada, v. 12, p. 15-48, 2013.

4.
BARBIRATO, R. C.2012BARBIRATO, R. C.. Planejamento de Cursos de Língua. Versão Beta (UFSCar), v. 68, p. 5, 2012.

5.
BARBIRATO, R. C.2012BARBIRATO, R. C.; OLIVEIRA, S. M. ; FLORENTINO, D. C. . Percepções de aprendizes poloneses de língua inglesa: planejamento temático baseado em tarefas comunicativas. Contexturas, v. 19, p. 123-146, 2012.

6.
BARBIRATO, R. C.2011BARBIRATO, R. C.; Kovalek . Cultura: Possíveis contribuições para o ensino e aprendizagem de Língua Inglesa. Contexturas, v. 18, p. 109, 2011.

7.
MASSAROTTO, F. A.2010MASSAROTTO, F. A. ; SOUZA, Adriana ; BARBIRATO, R. C. . Vivência comunicativa na aula de inglês do ensino médio. Horizontes (UnB), v. 8, p. 113-126, 2010.

8.
BARBIRATO, R. C.2010BARBIRATO, R. C.; Cassoli, Elaine ; BATTOCCHIO, Luciana . A avaliação dentro de um planejamento temático baseado em tarefas: uma experiência na escola pública. Contexturas, v. 16, p. 135-160, 2010.

9.
BARBIRATO, R. C.2009BARBIRATO, R. C.. Tarefas comunicativas para ensinar inglês na escola pública: Uma experiência. Contexturas, v. 14, p. 67-86, 2009.

10.
BARBIRATO, R. C.2009BARBIRATO, R. C.; BORGES, E. F. V. . COMUNICAÇÃO, INTERAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NO CONTEXTO DE ENSINO E DE AQUISIÇÃO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. Contexturas, v. 15, p. 83-103, 2009.

11.
BARBIRATO, R. C.2007 BARBIRATO, R. C.. Alguns resultados do uso de tarefas com iniciantes de contexto adverso. Contexturas, v. 12, p. 09-28, 2007.

12.
BARBIRATO, R. C.2001 BARBIRATO, R. C.. O Uso de Atividades Comunicativas na Aula de LE: Alguns Resultados. Contexturas, Indaiatuba, v. 5, p. 27-44, 2001.

13.
BARBIRATO, R. C.2000 BARBIRATO, R. C.; Almeida Filho . Ambientes Comunicativos para Aprender LE. Trabalhos em Lingüísitica Aplicada, Campinas, v. 36, n.jul./dez., p. 23-41, 2000.

14.
BARBIRATO, R. C.1999BARBIRATO, R. C.. O Método no Contexto de Ensino/Aprendizagem de LE. Revista de Educação - UNIFIAN, Pirassununga, v. 2, p. 121-133, 1999.

15.
BARBIRATO, R. C.1998BARBIRATO, R. C.. Tasks - What do they do in the language lesson?. APLIESP NEWSLETTER, p. 03-03, 1998.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BARBIRATO, R. C.; SILVA, V. L. T. (Org.) . Planejamento de cursos de línguas: Traçando rotas, explorando caminhos Volume 2. 345. ed. Campinas: Pontes Editores, 2018. v. 200. 180p .

2.
BARBIRATO, R. C.; SILVA, V. L. T. (Org.) . Planejamento de Cursos de Línguas: Traçando rotas, Explorando Caminhos. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2016. v. 500. 188p .

3.
Almeida Filho (Org.) ; BARBIRATO, R. C. (Org.) ; Viana, N (Org.) ; MATTEUSSI, S. O. (Org.) ; FRANCISCHINI, A. R. (Org.) ; FIGUEIREDO, F. J. Q. (Org.) ; XAVIER, E. V. (Org.) ; IZAKI, M. A. (Org.) ; FREITAS, M. S. (Org.) ; SILVA, S. V. (Org.) . Interação e Aquisição na Aula de Língua Estrangeira. 1. ed. Campinas e São Carlos: Pontes Editores e EDUFSCar, 2016. v. 1000. 212p .

Capítulos de livros publicados
1.
Almeida Filho ; BARBIRATO, R. C. ; MATTEUSSI, S. O. ; FRANCISCHINI, A. R. ; FIGUEIREDO, F. J. Q. ; XAVIER, E. V. ; IZAKI, M. A. ; FREITAS, M. S. ; SILVA, S. V. ; Viana, N . Interação Implicitadora e Aquisição na Aula de Línguas. In: Rita de Cássia Barbirato; José Carlos Paes de Almeida Filho. (Org.). Interação e Aquisição na Aula de Língua Estrangeira. 1ed.Campinas e São Carlos: Pontes Editores e EDUFSCar, 2016, v. , p. 47-74.

2.
BARBIRATO, R. C.. Planejamento baseado em tarefas subjacente a um material didático para o ensino de línguas: conceitos e compreensões reveladas. In: Rita de Cássia Barbirato; Vera Lúcia Texeira da Silva. (Org.). Planejamento de Cursos de Línguas: Traçando Rotas, Explorando Caminhos. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2016, v. 500, p. 117-142.

3.
BARBIRATO, R. C.. Reflexões sobre o processo de ensinar e aprender línguas. In: Rodrigo Aragão. (Org.). Conversas com (mais) formadores de línguas: avanços e desafios. 1ed.Campinas: Pontes, 2016, v. 1, p. 10-20.

4.
BARBIRATO, R. C.; Almeida Filho ; Viana, N ; MATTEUSSI, S. O. ; IZAKI, M. A. ; FREITAS, M. S. ; SILVA, S. V. ; XAVIER, E. V. ; FIGUEIREDO, F. J. Q. ; FRANCISCHINI, A. R. . Perspectivas Teóricas nas Pesquisas sobre Interação e Aquisição de LE. In: Rita de Cássia Barbirato e José Carlos Paes de Almeida Filho. (Org.). Interação e Aquisição na Aula de Língua Estrangeira. 1ed.Campinas e São Carlos: Pontes Editores e EDUFSCar, 2016, v. , p. 15-46.

5.
BARBIRATO, R. C.. Planejamentos temáticos baseados em tarefas: focalizando a comunicação na sala de aula. In: SILVA, K. A.; ALVAREZ, M. L. O. (Org.). Perspectivas de Investigação em Lingüística Aplicada.. Campinas: Pontes, 2008, v. , p. 359-372.

6.
BARBIRATO, R. C.. Interação e aquisição de Língua Estrangeira. In: Sandra Regina Buttros Gattolin; Mônica Baltazar Diniz Signori; Valdemir Miotello. (Org.). Década - Dez anos entre o aprender e o ensinar linguagens. 1ed.São carlos: Pedro e João Editores, 2007, v. , p. 189-210.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BARBIRATO, R. C.. Material Aut~entico: Motivando o aprendizado de LE (inglês). In: Anais, 2004. Anuário de produção de Iniciação Científica Discente.

2.
BARBIRATO, R. C.. Relação professor/ aluno na sala de aula. In: Produção de Iniciação Cientifica Discente, 2003. Anuário de Produção de Inciação Cinetífica Discente.

3.
BARBIRATO, R. C.. Crenças e Concepções de professores de Língua Inglesa. In: Produção de Iniciação Cinetífica Discente, 2003. Anuário Produção de Iniciação Cinetífica Discente.

4.
BARBIRATO, R. C.; STCCO, A. M. . Material Autêntico: motivando o aprendizado de LE (inglês). In: III CONIC, 2003. SEMESP.

5.
BARBIRATO, R. C.; ALVARENGA, M. M. . Crenças e Concepções de professores de Língua Inglesa. In: II CONIC, 2002. SEMESP, 2002.

6.
BARBIRATO, R. C.; CAMPOS, O. G. . Análise Contrastiva do Futuro do Indicativo. In: GEL, 1992, Jaú. Anais, 1992.


Demais tipos de produção técnica
1.
BARBIRATO, R. C.. Tarefas Comunicativas para Ensinar LE em Contextos Adversos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BARBIRATO, R. C.. Curso de Extensão em Inglês para universitário. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BARBIRATO, R. C.. Language and teaching Development Course. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
BARBIRATO, R. C.; Almeida Filho . História do reino Unido. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
BARBIRATO, R. C.. APLIESP NEWSLETTER. 2002. (Editoração/Outra).

6.
BARBIRATO, R. C.. APLIESP NEWSLETTER. 2002. (Editoração/Outra).

7.
BARBIRATO, R. C.; CAMPOS, O. G. L. A. S. . Flexão verbal. 1991. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ORTALE, F. L.; BARBIRATO, R. C.; SANTORO, E. A. R. M. C.. Participação em banca de Vinicio Corrias. A competência interacional de aprendizes de língua estrangeira (italiano) durante a produção oral espontânea em sala de aula: uma análise da conversa. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras (Língua e Literatura Italiana)) - Universidade de São Paulo.

2.
PAULA, S. R. G.; BARBIRATO, R. C.; MARGONARI, D. M.. Participação em banca de Débora Cristina Simões Balestrini. Centro de Estudos de Línguas (CEL): a abordagem presente no caderno e na prática docente. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós graduação em Linguistica) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
Viana, N; Almeida Filho; BARBIRATO, R. C.. Participação em banca de Marina Ayumi Izaki. Professores em Formação: significados construídos no processo de interação em sala de aula de português língua estrangeira. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós graduação em Linguistica) - Universidade Federal de São Carlos.

4.
Almeida Filho; MOURA FILHO, A. C. L.; BARBIRATO, R. C.. Participação em banca de Mirelle da Silva Freitas. Daquilo que sabemos: uma cronologia da pesquisa da pesquisa aquisicional em L2 sobre abordagem na agenda brasileira de pesquisa aplicada. 2013. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

5.
Almeida Filho; BARBIRATO, R. C.; MOURA FILHO, A. C. L.. Participação em banca de Samara Maria Cordeiro Gomes. Decolagem em Língua Estrangeira (Francês): Potências do Ensino por Ensino por Conteúdos e Tarefas na Comunicação. 2011. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

6.
Almeida Filho; BARBIRATO, R. C.. Participação em banca de Elysio Soares Santos Junior. O caminho de Raniere: a jornada de aprendizagem de um peregrino on line. 2011. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

7.
BARBIRATO, R. C.; Barbosa, Lúcia; Viana, N. Participação em banca de Julio Orlando Gallardo. Adicionando língua: ensinar/aprender a ensinar língua portuguesa através da internet, em contexto de integração regional. 2011. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

8.
Almeida Filho; BARBIRATO, R. C.; Alvarenga. Participação em banca de Andreza Jesus Meireles. Criando uma aquarela: a formação de professores no uso de TICs na aula de LE. 2010. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

9.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.; BARBIRATO, R. C.; Viana, N. Participação em banca de Roberta Oliveira Guedes. A relação entre atenticidade e motivação na redação de notícias de jornal por jovens aprendizes de língua inglesa. 2010. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

10.
BARBIRATO, R. C.; Aranha; Capobianco. Participação em banca de Eduardo Augusto Lázaro Capobianco. O uso de tarefas comunicativas e pré-comunicativas no ensino de Língua Inglesa em uma Faculdade Particular. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

11.
BARBIRATO, R. C.; Mendonça, M. C.; Bollela, M. F. F. P.. Participação em banca de Maíra Sueco Maegava Córdula. Aspectos Prosódicos e Textuais do Gênero Diálogo Didático em Manual de Ensino de Língua Inglesa. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Franca.

12.
BARBIRATO, R. C.; Almeida Filho; Ortiz, M. L.. Participação em banca de Ticiana Ribeiro de Campos. Forças de Abordagens em Busca de uma Equação de Ensinar e Aprender LE. 2008. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

13.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.; Viana, N; BARBIRATO, R. C.. Participação em banca de Daniela Terenzi. Ensino de LI baseado no modelo de gramática como habilidade: resultados na acuidade e na fluência de jovens aprendizes. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós graduação em Linguistica) - Universidade Federal de São Carlos.

14.
BARBIRATO, R. C.; Viana, N; SILVA, A.. Participação em banca de Sandra Mari Kaneko Marques. O Desenvolvimento de Competências de Professores de Língua Inglesa por meio de Diários de Aprendizagem. 2007. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

15.
BARBIRATO, R. C.; AUGUSTO-NAVARRO, E. H.; SILVA, A.; PAULA, S. R. G.. Participação em banca de Denise Elaine Emídio. O processo de Conscientização do Futuro professor de Língua Inglesa sobre as especificidades de se Aprender para Ensinar. 2006. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

Teses de doutorado
1.
BARBIRATO, R. C.; ABRAHAO, M. H. V.; CONSOLO, D.; MARQUES, S. M. K.; CAVALARI, S. S.. Participação em banca de Mariana da Silva Casemiro. A (Co) Construção de Conhecimentos Teórico-Práticos na formação Inicial do Professor de Língua Inglesa a Partir de uma Perspectiva Sociocultural. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Estudos Linguísticos) - Univeresidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Campus Rio Preto.

2.
BARBIRATO, R. C.; Viana, N; MARQUES, S. M. K.. Participação em banca de MarinaAyumi Izaki Gómes. saberes docentes e desafios no ensino de Português Língua Estrangeira: Variáveis Contextuais na Atuação de Professores em Formação. 2018. Tese (Doutorado em Pós graduação em Linguistica) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
AUGUSTO, E. H. N.; GREGOLIN, I. V.; KAWASHI, C.; KHUN, D.; BARBIRATO, R. C.. Participação em banca de Roberta de Oliveira Guedes. Publicações nacionais sobre call e outras teconologias no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras: um olhar na segunda década do século XXI. 2015. Tese (Doutorado em Pós graduação em Linguistica) - Universidade Federal de São Carlos.

4.
Viana, N; AUGUSTO, E. H. N.; BARBIRATO, R. C.; KAWASHI, C.. Participação em banca de Luis Felipe Pereira dos Santos Donadio. A pesquisa sobre formação de professores de língua inglesa no período 2003-2014, reformulações curriculares e sua possíveis relações com as resoluções fovernamentais. 2015. Tese (Doutorado em Pós graduação em Linguistica) - Universidade Federal de São Carlos.

5.
AUGUSTO, E. H. N.; BARBIRATO, R. C.; GREGOLIN, I. V.. Participação em banca de Roberta Guedes de Oliveira. Panorama sobre pesquisas em Call e outras tecnologias no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras: um olhar na segunda década do século X. 2014. Tese (Doutorado em Pós graduação em Linguistica) - Universidade Federal de São Carlos.

Qualificações de Doutorado
1.
BARBIRATO, R. C.; SILVA, V. L. T.; ROZENFELD, C. C. F.; XAVIER, R. P.. Participação em banca de Denise Elaine Emídio. O uso do PTBT no ensino e aprendizagem de inglês na plataforma moodle. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Pós graduação em Linguistica) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
Barbosa, Lúcia; BARBIRATO, R. C.; AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Participação em banca de Olena Kovalek. A abordagem do potencial cultural: sua elaboração e aplicação com professores da rede pública de ensino. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Pós graduação em Linguistica) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
Viana, N; BARBIRATO, R. C.; AUGUSTO, E. H. N.. Participação em banca de Andreia Dias Ianuskiewtz. "Professoram, se nós aprende inglês aqui, então o que eles aprende nos Estados Unidos?": A Relação estabelecida com a aprendizagem de inglês por alunos da escola pública. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Pós graduação em Linguistica) - Universidade Federal de São Carlos.

Qualificações de Mestrado
1.
PAULA, S. R. G.; BARBIRATO, R. C.; SILVA, V. L. T.. Participação em banca de Debora Cristina Simões Balestrini. Centro de Estudos de Línguas (CEL): A abordagem revelada no caderno de inglês e na prática docente. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós graduação em Linguistica) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
BARBIRATO, R. C.; Viana, N; SILVA, V. L. T.. Participação em banca de Aline Raquel Francischini. Componentes da competência comunicativa à luz de um ensino temático baseado em tarefas. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós graduação em Linguistica) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
GATTOLIN, S. R. B.; AUGUSTO, E. H. N.; BARBIRATO, R. C.. Participação em banca de Gabriel Maldonado Fabbro Sarturato. Letramentos Múltiplos e Interculturalidade no ensino de inglês na escola pública: posicionamentos de professores sobre o material didático por eles utilizados. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós graduação em Linguistica) - Universidade Federal de São Carlos.

4.
Barbosa, Lúcia; GATTOLIN, S. R. B.; BARBIRATO, R. C.. Participação em banca de Olena Kovalek. Estudos (inter) culturais em cadernos de Língua Inglesa da rede pública do Estado de São Paulo. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós graduação em Linguistica) - Universidade Federal de São Carlos.

5.
Viana, N; Barbosa, Lúcia; BARBIRATO, R. C.. Participação em banca de Marina Ayumi Izaki. Formação de professores: significados na relação eu-outro no processo de interação em sala de aula de português segunda língua. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós graduação em Linguistica) - Universidade Federal de São Carlos.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BARBIRATO, R. C.; HOLFLING, C.; KHUN, D.. Concurso Professor Substituto. 2014. Universidade Federal de São Carlos.

2.
HOLFLING, C.; FERREIRA, C. A.; BARBIRATO, R. C.. Concurso professor substituto - UFSCar. 2012. Universidade Federal de São Carlos.

3.
BARBIRATO, R. C.; Paiva; Moraes Filho. Concurso para professor adjunto efetivo - UFU. 2008. Universidade Federal de Uberlândia.

Outras participações
1.
BARBIRATO, R. C.. Membro da Banca avaliadora do concurso do programa de Iniciação Científica - PIC. 2002. Centro Universitário Anhanguera.

2.
BARBIRATO, R. C.. Membro da Banca avaliadora do concurso do programa de Iniciação Científica - PIC. 2001. Centro Universitário Anhanguera.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CBTecle - Congresso Brasileiro de línguas estrangerias na formação técnica e tecnológica. Elaboração de Tarefas Comunicativas para a aula de línguas. 2018. (Congresso).

2.
VI Congresso Latino-Americano de Formação de Professores -. 2016. (Congresso).

3.
XI CBLA -Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. O porocesso da formação de agentes parao ensino de línguas antes e depois do certificado de conclusão. 2015. (Congresso).

4.
18. Jornada de Letras da UFSCar.Ensino de Línguas e Letramento Crítico. 2014. (Seminário).

5.
CLAPFL. Saindo da mesmice: uma experiência de revitalização do ensino de línguas na escola. 2014. (Congresso).

6.
50 Anos de Abordagem: De Anthony a Almeida Filho. Desdobramentos do conceito de abordagem em pesquisas realizadas na área de LA. 2013. (Congresso).

7.
Colóquio do Programa de Pós-Graduação em LA.Ambientes Comunicativos na teoria e na prática de ensino e aquisição de línguas. 2013. (Seminário).

8.
VII Seminário de pesquisas da Pós-Graduação em Linguística.Ensino e aprendizagem de Línguas. 2013. (Seminário).

9.
SELIN - IV Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP.Arguidora de pesquisa de mestrado. 2012. (Seminário).

10.
VI Seminário de Pesquisas da Pós-Graduação em Linguística/UFSCCar.Debatedora de Trabalhos. 2012. (Seminário).

11.
I Encontro Nacional Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts. 2009. (Encontro).

12.
Colóquios em Linguística Aplicada.Interagir para Aprender LE. 2008. (Seminário).

13.
SELIN - Seminário de Linguística.O uso de tarefas comunicativas em um curso de Letras. 2008. (Seminário).

14.
I Congresso Internacional da ABRAPUI. Alguns resultados do uso de tarefas com iniciantes. 2007. (Congresso).

15.
VIII Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. 2007. (Congresso).

16.
VII Jornada Científica da UFSCar. O uso de tarefas comuicativas em contextos adversos. 2007. (Congresso).

17.
XXIII JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa. Planejamentos de cursos: buscando comunicação na aula de LE. 2007. (Congresso).

18.
XXIII JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa. Comunicação, interação e participação na aquisição de línguas estrangeiras. 2007. (Congresso).

19.
X Jornada de Letras.A tarefa comunicativa como ambiente para adquirir LE em contexto adverso nos cursos de letras.. 2006. (Outra).

20.
XXII JELI (Educar para incluir - Incluir para Educar). Análise e Elaboração de Tarefas Comunicativas para aprender inglês e ensino- aprendizagem de L. I. em um cenário de inclusão. 2006. (Congresso).

21.
IX Semana da Educação. Professor, você dá aula de conversação?. 2005. (Congresso).

22.
VII Semana de Letras da Universidade Metodista de Piracicaba. Análise e eleaboração de tarefas comunicativas para aprender inglês. 2005. (Congresso).

23.
XIX Spring Conference. Professor, você dá aula de conversação?. 2005. (Congresso).

24.
XIX Spring Conference. Planejamento temático e tarefas em nível iniciante adverso. 2005. (Congresso).

25.
VII Congresso Brasileiro de Linguistica Aplicada. O Papel das Teorias de Linguagem na Metodologia de Ensino de Línguas. 2004. (Congresso).

26.
VII Congresso Brasileiro de Linguistica Aplicada. Tipos de Interação na sala de LE e seus possíveis efeitos para a aquisição. 2004. (Congresso).

27.
VII Congresso Brasileiro de Linguistica Aplicada. O papel da prática de ensino na formação prática do futuro professor: desafios e camihos - relato de experiência. 2004. (Congresso).

28.
XX JELI. Tipos de Interação na aula de LE. 2004. (Congresso).

29.
1º Congresso Internacional de Iniciação cinetífica (1º COINT- SEMESP/2003). Material Aut~entico: Motivando o aprendizado de LE (inglês). 2003. (Congresso).

30.
3º Congresso Nacional de Iniciação Científica. Material Autêntico: Motivando o aprendizado de LE (inglês). 2003. (Congresso).

31.
VII Semana da Educação. Spotlight on classroom activities: reflecting on the nature of activities and their implications for learning English. 2003. (Congresso).

32.
XIX JELI. 2003. (Congresso).

33.
XVII Spring Conference. Spotlight on Classroom Activities: reflecting on the Nature of Activities and Their Implications for Learning English. 2003. (Congresso).

34.
2º Congresso Nacional de Iniciação científica (2º CONIC)- SEMESP. Crenças e Concepções de professores de Língua Inglesa. 2002. (Congresso).

35.
II Jornada de professores de línguas estrangeiras das faculdades particulares. 2002. (Congresso).

36.
XVIII JELI. A Atuação do Professor de Línguas: Discutindo os Contrastes Sociais na Sala de Aula. 2002. (Congresso).

37.
XVIII JELI. A sala de aula como ambiente para adquirir LE. 2002. (Congresso).

38.
I Jornada de Professores de Línguas Estrangeiras das faculdades Particulares do Estado de São Paulo. 2001. (Congresso).

39.
VI Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. A representação da sala de aula e o processo de ensino/aprendizagem de línguas. 2001. (Congresso).

40.
XVII JELI. Análise e seleção de material didático para o ensino de línguas. 2001. (Congresso).

41.
XV Spring Conference. Vozes da Abordagem Comunicativa e dos Parâmetros Curriculares Nacionais no Ensino/Aprendiazegem de LE. 2001. (Congresso).

42.
XV Spring Conference. 2001. (Congresso).

43.
IV Semana de Educação da Rede Pública de Ensino- Qualidade em educação para o século XXI. Introdução à pronúncia da lingua Inglesa. 2000. (Congresso).

44.
Semana de Educação da Rede Pública de Ensino.O uso de tarefas comunicativas na sala de aula. 2000. (Outra).

45.
XVI JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa. 2000. (Congresso).

46.
III Semana de Educação - A palavra na educação. Aprendendo a Comunicação na Comunicação: o processo de ensino- aprendizagem na lingua Inglesa. 1999. (Congresso).

47.
Longman Teacher Development Course. 1999. (Oficina).

48.
XV Jornada de Ensino de Língua Inglesa - JELI : Tecnologia no Ensino de Língua Inglesa. Aprendendo com tarefas: alguns resultados. 1999. (Congresso).

49.
(Seminário de metodologia da Investigação em Linguística Aplicada: Foco na pesquisa Interpretativista). 1998. (Seminário).

50.
XIV JELI/E. Alguns efeitos de uso de tarefas comunicativas em aula de LE. 1998. (Congresso).

51.
XIII JELI/E. Análise do uso da atividade de lacuna de informação bidirecional e atividade de tomada de decisão na aula de linguas: alguns resultados. 1997. (Congresso).

52.
(Seminário: Aquisição de Segunda Língua e Língua Estrangeira na escola". 1996. (Seminário).

53.
XII JELI. Projeto para estudo dos efeitos do uso de tarefas no desenvolvimento da proficiência oral do aluno intermediário. 1996. (Congresso).

54.
XI JELE/I (Teacher development: reflecting about the learning process). 1995. (Congresso).

55.
X JELI/E (A questão da Compet~encia Lingustico-comunicativa na formação permanente dos professores em serviço). 1994. (Congresso).

56.
VI Spring Conference. 1992. (Congresso).

57.
XL Seminário de Linguistica do GEL.Os dois futuros: considerações baseadas em dois Corpora. 1992. (Seminário).

58.
III Congresso de Iniciação Científica da Unesp. (Autora de trabalho*). 1991. (Congresso).

59.
V Spring Conference da Apliesp ( O ensino de Inglês reconstruindo a prática). 1991. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
INFANTE, J. F. ; BARBIRATO, R. C. . Jornada de Letras. 2014. (Congresso).

2.
INFANTE, J. F. ; BARBIRATO, R. C. . Jornada de Letras. 2013. (Congresso).

3.
BARBIRATO, R. C.. II Seminário sobre Planejamento de Cursos de Línguas. 2013. (Outro).

4.
BARBIRATO, R. C.. Seminário sobre Planejamento de Cursos de Línguas. 2012. (Congresso).

5.
BARBIRATO, R. C.; PAULA, S. R. G. . XXIV JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa. 2008. (Congresso).

6.
BARBIRATO, R. C.; Baltazar . XII Jornada de Letras da UFSCar. 2008. (Outro).

7.
BARBIRATO, R. C.. XIX JELI. 2003. (Congresso).

8.
BARBIRATO, R. C.; BRESSAN, M. B. . VI Semana da Educação (O micro-espaço da sala de aula: espaço de Ação). 2002. (Congresso).

9.
BARBIRATO, R. C.. XVIII JELI. 2002. (Congresso).

10.
BARBIRATO, R. C.. II Jornada de professores de línguas estrangeiras das faculdades particulares. 2002. (Congresso).

11.
BARBIRATO, R. C.. XVI Spring Conference. 2002. (Congresso).

12.
BARBIRATO, R. C.. III Congresso de Iniciação Científica da Unesp. 1991. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Emmanuelle Avelar. ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA CRIANÇAS EM CONTEXTO DE ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós graduação em Linguistica) - Universidade Federal de São Carlos. (Orientador).

2.
Marina Pereira Carandina. O processo de elaboração de tarefas comunicativas na formação continuada de professores: desafios e encaminhamentos. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós graduação em Linguistica) - Universidade Federal de São Carlos. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Elaine Cassoli. O Uso de Tarefas Comunicativas e Formação de Professores. Início: 2016. Tese (Doutorado em Pós graduação em Linguistica) - Universidade Federal de São Carlos. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Renan Mateus Tudela. Formação Inicial de Professores de Língua Inglesa e o Uso de TICs na Sala de Aula. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Ana Cecília Fernandez. Competência Espontânea de Aprendizes: Uma Análise. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós graduação em Linguistica) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rita de Cassia Barbirato.

2.
Aline Raquel Franciscihini. A relação entre a competência comunicativa e o uso de um planejamento temático baseado em tarefas para o ensino de PLE. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós graduação em Linguistica) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Rita de Cassia Barbirato.

3.
Scarlett de Oliveira Matteussi. análise da abordagem de dois materiais didáticos para o ensino de inglês na escola pública. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós graduação em Linguistica) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rita de Cassia Barbirato.

4.
Luciana Battochio. Investigação dos instrumentos avaliativos em um planejamento temático baseado em tarefas em contexto adverso de um curso de Letras. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós graduação em Linguistica) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Rita de Cassia Barbirato.

5.
Fábio Arruda Massarotto. O conceito de planejamento subjacente aos adernos do estado de São Paulo. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós graduação em Linguistica) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Rita de Cassia Barbirato.

6.
Elaine Regina Cassoli. O desenvolvimento da competência linguistico-comunicativa de alunos de Letras utilizando um planejamento temático baseado em tarefas comunicativas. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós graduação em Linguistica) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Rita de Cassia Barbirato.

Tese de doutorado
1.
Ana Gabriela Périco. Análise do uso de um material temático de Língua Inglesa baseado em tarefas para crianças de seis anos do ensino fundamental público estadual paulista. 2018. Tese (Doutorado em Pós graduação em Linguistica) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Rita de Cassia Barbirato.

2.
Denise Emídio. Tarefas comunicativas para o desenvolvimento da competência comunicativa em língua inglesa a partir de um ambiente digital Second Life e de avatares de aprendizes da primeira série do ensino médio de um Instituto Federal. 2017. Tese (Doutorado em Pós graduação em Linguistica) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Rita de Cassia Barbirato.

3.
Juscelino da Silva Sant'Ana. A construção de competências de professores de LE em serviço: A competência aplicada em questão. 2017. Tese (Doutorado em Pós graduação em Linguistica) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Rita de Cassia Barbirato.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo Larré. 2018. Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Rita de Cassia Barbirato.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gabriel Vinicius Dangió. Análise de situações conflitivas vivenciadas na comunicação oral legitimamente intercultural por English Teaching Assistants (ETAs) no Brasil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rita de Cassia Barbirato.

2.
Ana Cecília Fernadez dos Santos. Reflexões sobre o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à competência espontânea de aprender. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rita de Cassia Barbirato.

3.
Dalma Cristina Florentino. Analise de um livro didático baseado em tarefas elaborado por uma professora pré-serviço. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Rita de Cassia Barbirato.

4.
Camila Mendes. As diferenças em relação às dificuldades encontradas no processo de aprendizagem de uma LE (inglês) entre jovens e adultos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Rita de Cassia Barbirato.

5.
Érika Karina de Oliveira. A música como recurso do aprendiz no proceso de aquisição de LE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Rita de Cassia Barbirato.

6.
Scarlett Matteussi de Oliveira. Crenças sobre as competências necessárias a um professor de LE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Rita de Cassia Barbirato.

7.
Olena Kovalek. A cultura no contexto da escola pública: uma análise sobre sua presença no material didático de LI. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Rita de Cassia Barbirato.

8.
LUIZ FERNANDO MEDEIROS. DESMOTIVAÇÃO PRODUTORA OU PRODUTO DO INSUCESSO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: UMA REFLEXÃO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Rita de Cassia Barbirato.

9.
Aline Raquel Franceschini. Possíveis perfis de alunos adultos com baixo rendimento em sala de aula de Língua Estrangeira. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Rita de Cassia Barbirato.

10.
Vanessa de Lima Fernandes. DESENVOLVIMENTO DA LEITURA CRÍTICA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: ANÁLISE DO MATERIAL JORNAL SÃO PAULO FAZ ESCOLA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Rita de Cassia Barbirato.

Iniciação científica
1.
Marina Pereira Carandina. A materilização de um planejamento temático baseado em tarefas por um professor em formação inicial. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rita de Cassia Barbirato.

2.
Gabriel Vinicius Dangió. Entre o português e o inglês: situações confitivas na interação oral vivenciadas na comunicação verbal por norte americanos vivendo no Brasil. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rita de Cassia Barbirato.

3.
Ana Cecília Fernandez. Experiência de uso da Língua Inglesa em contexto de imersão por graduandos do CsF. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rita de Cassia Barbirato.

4.
Dalma Cristina Florentino. Análise do desenvolvimento da competência linguística em um planejamento temático baseado em tarefas. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rita de Cassia Barbirato.

5.
Olena Kovalek. Cultura: possíveis contribuições no ensino e aprendizagem de língua inglesa pelo viés da abordagem comunicativa. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Rita de Cassia Barbirato.

6.
Scarlett Matteussi. Análise das crenças de alunos sobre a aquisição de LE mediada por tarefas comunicativas. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rita de Cassia Barbirato.

7.
Vivian Barone. Concepções de professores de Letras sobre o papel das atividades na aquisição de LE. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rita de Cassia Barbirato.

8.
Vanessa de Lima Fernandes. Criticidade ou decodificação: uma investigação das concepções dos professores sobre a leitura. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Rita de Cassia Barbirato.

9.
Ariane Antonini. O Uso de Materiais Autênticos no Ensino de LE. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Centro Universitário Anhanguera. Orientador: Rita de Cassia Barbirato.

10.
Alessandra Marta Stocco. Material Autêntico. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Centro Universitário Anhanguera. Orientador: Rita de Cassia Barbirato.

11.
Marta Alvarenga. Concepções e Crenças de professores de Língua Inglesa. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Centro Universitário Anhanguera. Orientador: Rita de Cassia Barbirato.



Inovação



Projeto de extensão


Outras informações relevantes


Membro da Diretoria da Associação dos Professores de Língua Inglesa do Estado de São Paulo - APLIESP, gestão 2001-2003, na função de primeira secretária.

Membro da Diretoria da Associação dos Professores de Língua Inglesa do Estado de São Paulo - APLIESP, 
gestâo 2005 - 2007, na função de primeira secretária.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 23:34:54