Marina Célia Moraes Dias

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5217443025440025
  • Última atualização do currículo em 18/03/2014


Marina Célia Moraes Dias, Bacharel em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP (1973), Mestre em Educação pela Universidade da Califórnia em Berkeley (1983), Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP (1997). Professora Doutora da Faculdade de Educação da USP, onde atuou como docente da graduação e pós-graduação. Tese de doutoramento intitulada Saberes Essenciais ao Educador da Primeira Infância: Uma Reflexão na Perspectiva dos Protagonistas , a qual contém uma coletânea de entrevistas com educadores renomados, nacionais e internacionais. Na UNIFESP-Guarulhos, ministrou uma disciplina de graduação como professora convidada e orienta monografias de trabalhos de conclusão de curso. Tem participado de inúmeras bancas de qualificação e defesa de mestrado e doutorado na USP (FE, ECA, EEF, IP, FFLCH), UNICAMP, PUCSP, Mackenzie, entre outras. Orientou uma tese de doutorado e cinco dissertações de Mestrado. Na pesquisa, tem dado contribuições na área da formação do Educador da Infância, particularmente no estudo do papel do lúdico e das linguagens artísticas. Foi Professora Visitante na Universidade de Paris XIII e na Universidade de Gotemburgo (Suécia). Autora do capítulo Imagination and Creativity da International Encyclopedia on Early Childhood Education e co-coordenadora do livro Oficinas de Sonho e Realidade na Formação do Educador da Infância , entre outras publicações. Tradutora do livro Jogos em Grupo na Educação Infantil , de Constance Kamii e Rheta Devries. Assessora de diversos projetos municipais, estaduais e federais em vários Estados da federação voltados à Educação Infantil. Coordenadora do Curso de Formação Continuada Leitura de Mundo, Letramento e Alfabetização: Os Espaços e Tempos da Linguagem e do Brincar para Educadores de CEIS e EMEIS e do Curso A Hora e a Vez do Agente da Ação Educativa , ambos promovidos pela USP/SMESP. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marina Célia Moraes Dias
Nome em citações bibliográficas
DIAS, M. C. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.
Av. da Universidade, 308 - Cidade Universitária
Butantã
05508900 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 38183099
Fax: (11) 38150297
URL da Homepage: http://www.fe.usp.br


Formação acadêmica/titulação


1992 - 1997
Doutorado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Saberes Essenciais ao Educador da Primeira Infância: Uma Reflexão na Perspectiva dos Protagonistas., Ano de obtenção: 1997.
Orientador: Tizuko Morchida Kishimoto.
Palavras-chave: Educação da Infância; Formação do Educador.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Pré-Escolar.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
1979 - 1983
Mestrado em Master Of Arts In Education.
University Of California Berkeley.
Título: Reflections on Early Childhood Education in Brazil: An Analysis of Selected Public Programs for Children Three to Six Years Old in The City of São Paulo,Ano de Obtenção: 1983.
Orientador: Millie Almy.
Palavras-chave: Educação da Infância.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: História da Educação.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
1969 - 1973
Graduação em História.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1965 - 1969
Curso técnico/profissionalizante.
Instituto Estadual de Educação Anhangüera.
1967 - 1968
Ensino Médio (2º grau).
Mount Saint Joseph Academy.




Formação Complementar


1977 - 1977
Extensão universitária em Variations Orff-Schulwerk: Language, Music and Mov.
San Francisco State University.
1977 - 1977
Extensão universitária em Music And Movement.
U C Berkeley Extension.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) Professora aposentada, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
1992 a 1995 em RTC

Atividades

01/2006 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Orientadora no Projeto PEC Formação Universitária.
2003 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.

Cargo ou função
Membro da Comissão de Pós Graduação.
2001 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
"O lúdico e as linguagens expressíveis na educação da infância: implicações para a formação do educador"
1994 - Atual
Ensino, Especialização Em Educação Infantil, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Currículo e Cognição: Iniciação às Ciências Sociais
A criança e o Meio Ambiente
Alfabetização e Literatura Infantil
Arte e Educação Infantil
1992 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.

1992 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria e Prática da Educação Pré-Escolar I e II
Educação Infantil
1992 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.

Atividade de extensão realizada
assessoria e consultoria.
2000 - 2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.

Cargo ou função
Membro do Conselho do EDM.
8/2002 - 11/2003
Ensino, Especialização Em Educação Infantil, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Alfabetização e Literatura na Educação Infantil
2/2003 - 6/2003
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.

Atividade realizada
Coordenadora do Laboratório de Brinquedos e Materiais Pedagógicos e do Museu de Educação e do Brinquedo da FEUSP.
2/2001 - 6/2001
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.

Atividade realizada
Coordenadora do Laboratório de Brinquedos e Materiais Pedagógicos e do Museu de Educação e do Brinquedo da FEUSP.
1996 - 2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.

Cargo ou função
Membro da COC - Comissão de Organização Curricular.

Instituto Sedes Sapientae, ISS, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1992
Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 4

Atividades

1987 - 1992
Ensino, Especialização Em Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Questões políticas e filosóficas do trabalho do psicopedagogo: uma abordagem crítica do fracasso escolar.

Faculdade de Artes Santa Marcelina, FASM*, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1986
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 8

Atividades

1984 - 1986
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Integração da Linguagens Artísticas
Projeto Educativo
Didática

Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, SMESP, Brasil.
Vínculo institucional

1971 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Coord. Pedagógica e Supervisora, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenadora a partir de 1985 e Supervisora a partir de 1995. Assessora da Divisão de Educação do MAC/USP (afastamento convênio USP/SME 1991-1993) Afastamento sem vencimentos 1994-2000. Exoneração - 02/2001.

Atividades

1975 - 1985
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora de primeiro grau.


Linhas de pesquisa


1.
Educação Infantil
2.
Formação do educador da infância
3.
Arte e educação
4.
Psicologia e educação


Projetos de pesquisa


2000 - 2002
Contextos Integrados na Educação Infantil
Descrição: Projeto destinado à formação de um grupo de pesquisa em rede, coordenado pelas professoras Julia Formosinho e Tizuko Kishimoto, numa parceria entre o Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho (Portugal) e a FEUSP, de 2000 a julho de 2002. Participou ativamente da fase inicial de planejamento e consolidação do grupo, assumindo a coordenação dos trabalhos no Brasil quando das viagens da prof. Kishimoto a Portugal. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marina Célia Moraes Dias - Coordenador.
1998 - Atual
Saberes essenciais ao educador da primeira infância: uma reflexão na perspectiva dos protagonistas
Descrição: Pesquisa de Doutoramento, que verificou os saberes essenciais ao educador de primeira infância através de depoimentos de vida de pesquisadores seniores da área de Educação Infantil da University of California/Berkeley (Millie Almy), Columbia University (Celia Genishi, Leslie Williams, Maxine Greene), University of Alabama/Birmingham (Constance Kamii), London Institute of Education (Kathy Silva), Worcester College of Education U.K. (Christine Pascal), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Paulo Freire), Fundação Carlos Chagas (Maria Malta Campos), Espaço Pedagógico São Paulo (Madalena Freire Weffort), além de vários educadores da rede pública e privada das cidades de São Paulo e Belo Horizonte. Em preparação de publicação, incluindo tradução das tradução das entrevistas internacionais para o português. Em continuidade ao projeto original de pesquisa, tem-se incorporando depoimentos de vida de novos protagonistas nacionais e internacionais, a partir de oportunidades surgidas de parcerias com Instituiuções de Pesquisa Internacionais: Université Paris-Nord, convênio CAPES/COFECUB, prof. Gilles Brougére, 1999; Instituto de Estudos da Criança (IEC), Universidade do Minho, profs. Julia e João Formosinho, 2002-2003; Instituto Pedagógico, da Universidade de Gottemburgo, Projeto Linneaus Palme, prof. Lars Gunnarson, 2003 e Projetos de Formação Continuada de Educadores Nacionais: MEC/UNESCO Projeto Parâmetros em Ação Formação de Formadores de Educação Inafntil 2000-2001; SEE-SP/USP/UNESP/PUC-SP PEC Formação Universitária 2000-2001; FAFE-USP/PUC-SP/SEE-SP PEC Formação Universitária Municípios 2003.Essas oportunidades excepcionais de contato com protagonistas, tanto a nivel de instituição de pesquisa de excelência quanto de formadores e professores envolvidos com o cotidiano da escola, têm permitido coleta de dados e depoimentos de vida valiosos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marina Célia Moraes Dias - Coordenador.
1992 - Atual
Projeto Arte e Infância
Descrição: Projeto de pesquisa e extensão que envolve a FEUSP (Marina Célia Moraes Dias) e museus de arte MAC-USP (Maria Ângela Serri Francoio), Pinacoteca do Estado e Museu de Arte Moderna (MAM), além do Espaço Unibanco de Cinema (Patrícia Duran). Busca aproximar escolas públicas de educação infantil e séries iniciais a instituições culturais de qualidade, através da construção de projetos pedagógicos integrados, visando tanto educação de crianças como principalmente a formação permanente do educador e a formação dos graduandos da Pedagogia (Disciplina EDM-327, Educação Infantil) e pós-graduandos (Disciplina EDM5041, O Lúdico e as Linguagens Expressivas na Educação da Infância). Compartilha a concepção de arte como campo privilegiado de trabalho na educação da infância (Freire, 1983; Greeene, 1995; Mae, 1998; Albano, 2001; Dias, 2003; e outros). Parte do reconhecimento da necessidade de interação escola/museus de arte, dentro de uma realidade educacional carcterizada pela pobreza material e precariedade de formação do educador de infância (Campos, 1992; Rosemberg, 1994; Dias, 1997, 2003), acreditando que equipamentos culturais de alta qualidade possam enriquecer e impulsionar a escola..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marina Célia Moraes Dias - Coordenador.


Projetos de extensão


2003 - Atual
Desafios da formação do educador da infância: Brasil e Suécia
Descrição: Projeto de Cooperação e Intercâmbio (Linnaeus Palme International Programme) entre a Universidade de Gotemburgo e a Fe-USP, envolvendo alunos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Gotemburgo e da FE-USP, tendo como foco a formação do educador da infância Coordenação: Prof Dr Lars Gunnarson e Profa Dra Marina Celia Moraes Dias Financiamento: SIDA - Swedish Internacional Development Co-operation Agency O projeto já realizou a Semana de Estudos em Gotemburgo, com a participação da Profa Dra Marina Célia Dias, no período entre 28/09 a 05/10/2003 e agora está prevista a vinda do Prof Dr Lars Gunnarson, no período entre 20 e 28/09/2004, na FE-USP.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marina Célia Moraes Dias - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Pré-Escolar.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Arte e Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação do Educador.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Linguagem e Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DIAS, M. C. M.2010 DIAS, M. C. M.. Maxine Greene Apresentação. Pró-Posições (UNICAMP. Impresso), v. 21, p. 245, 2010.

2.
DIAS, M. C. M.2007 DIAS, M. C. M.. Early Childhood Education in Brazil - Creativity and Imagination. Early Childhood Education Journal, v. 4, p. 952-957, 2007.

3.
DIAS, M. C. M.2004DIAS, M. C. M.. O papel da arte na educação infantil. Cadernos de Formação Pec Formação Universitária Municípios, São Paulo, 2004.

4.
DIAS, M. C. M.1998DIAS, M. C. M.. Contribuição de Henri Wallon para a Educação. Um Caminho para a Construção de uma Pedagogia Política e Humanamente Comprometida. Construção Psicopedagógica, São Paulo, v. 4, n.4, p. 24-27, 1998.

5.
DIAS, M. C. M.1996DIAS, M. C. M.. Corpo e Construção do Conhecimento: Uma Reflexão para a Educação Infantil.. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 2, p. 13-15, 1996.

6.
DIAS, M. C. M.1995DIAS, M. C. M.. Metáfora e Pensamento: Considerações sobre a Importância do Jogo e Implicações para a Educação Pré-escolar.. Releitura, Belo Horizonte, v. 7, p. 39-43, 1995.

7.
DIAS, M. C. M.1984DIAS, M. C. M.. Uma reflexão coletiva em torno de pré-escola municipal.. Escola Municipal, São Paulo, v. 17, n.12, p. 39-42, 1984.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
DIAS, M. C. M.. Brincar: O Brinquedo e a Brincadeira na Infância. 1. ed. São Paulo: CENPEC, 2009. v. 1. 84p .

2.
DIAS, M. C. M.; NICOLAU, M. (Org.) . Oficinas de Sonho e realidade na Formação do Educador da Infância. 1. ed. Campinas: Papirus, 2003. v. 1. 180p .

Capítulos de livros publicados
1.
DIAS, M. C. M.. Saberes essenciais ao educador da primeira infância: uma reflexão na perspectiva dos protagonistas. In: Material didático organizado por professores da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. (Org.). PEC - Programa de Educação Continuada - Municípios - 2ª edição. 2ed.São Paulo: Equipe de Produção de Materiais Educacionais (EPEME), 2006, v. 1, p. 39-47.

2.
DIAS, M. C. M.. As Diretrizes Curriculares Nacionais: um marco político-pedagógico na construção de programas de qualidade humana e democrática para a educação infantil. In: Organizado por professores da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. (Org.). PEC - Municípios 2ª edição. 2ed.São Paulo: Equipe de Produção Editorial de Materiais Educacionais, 2006, v. 2, p. 105-108.

3.
DIAS, M. C. M.. O papel da arte na educação infantil. In: Professores da Faculdade de Educação da USP. (Org.). PEC Formação Universitária Municípios. 1ed.São Paulo: EPEME, 2005, v. 1, p. 484-489.

4.
DIAS, M. C. M.. O direito da criança e do educador à alegria cultural.. In: Marina Célia Moraes Dias; Marieta Nicolau. (Org.). Oficinas de sonho e realidade na Formação do Educador da Infância. 1ed.Campinas: Papirus, 2003, v. , p. -.

5.
DIAS, M. C. M.. Knowledge Essencial to Teachers of Young Children: A Reflection from the Perspective of the Protagonists.. In: S Rayna. (Org.). Seminaires sur Politiques, Pratiques et Acteurs de l'Éducation Préscolaires en Europe et Au-delá.. Paris: INRP-CRESAS, GREC-Université Paris-Nord, 2002, v. , p. -.

6.
DIAS, M. C. M.. Metáfora e Pensamento: Considerações sobre a Importância do Jogo na Aquisição do Conhecimento e Implicações para a Educação Pré-Escolar.. In: Tizuko Morchida Kichimoto. (Org.). Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação.. São Paulo: Cortez, 1996, v. , p. 45-55.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
DIAS, M. C. M.. A Recuperação em Discussão. . Folha de São Paulo, São Paulo, 10 dez. 2001.

2.
DIAS, M. C. M.. Os Mundinhos da Criança.. Revista Meu Nenê, São Paulo, 02 dez. 1999.

3.
DIAS, M. C. M.. O Direito de Brincar.. Revista Ao Mestre Com Carinho, São Paulo, , v. 6, p. 20 - 26, 04 nov. 1998.

4.
DIAS, M. C. M.. Como Escolher um Bom Berçário para Seu Filho.. Revista Meu Nenê, São Paulo, , v. 2, p. 52 - 55, 12 jun. 1998.

5.
DIAS, M. C. M.. MEC e Educadores Aceitam Armas de Brinquedo na Educação Infantil.. Folha de São Paulo, São Paulo, p. 3 - 3, 16 mar. 1998.

6.
DIAS, M. C. M.. Em Busca da Roda Quase Perdida.. Revista Crescer, São Paulo, , v. 50, p. 80 - 81, 06 jan. 1998.

7.
DIAS, M. C. M.. Arte Pura e Cristalina.. Revista Crescer, São Paulo, , v. 21, p. 48 - 51, 01 ago. 1995.

8.
DIAS, M. C. M.. Impressões sobre os limites e possibilidades da escola alternativa LUMIAR. O Estado de São Paulo, São Paulo.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DIAS, M. C. M.. A formação dos profissionais da educação infantil.. In: 3º Congresso de Alfabetização, 2003, Uberlândia. Anais do 3º Congresso de Alfabetização, 2003.

2.
DIAS, M. C. M.. Espaços públicos para a infância. In: II Congresso Paulista de Educação Infantil - COPEDI, 2003, Águas de Lindóia. Anais do II Congresso Paulista de Educação Infantil - COPEDI, 2003.

3.
DIAS, M. C. M.. Saberes essenciais ao educador da primeira infância. In: VI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2001, Água de Lindóia, 2001.

4.
DIAS, M. C. M.. A Educação Infantil como processo de iniciação cultural. In: II Congresso Paulista de Educação Infantil - COPEDI, 2000, Águas de Lindóia, 2000.

5.
DIAS, M. C. M.. Formation des Enseignants et Éducation Préscolaire.. In: Ciclo de Seminários Valeurs Pratiques Préscolaires et Formation., 1999, Paris. Resumos. Paris: Université Paris Nord, 1999.

6.
DIAS, M. C. M.. Training and Profession in American and Brazilian Early Childhood Education.. In: Ciclo de Seminários Processus de Professionnalisation pour Metiers en Mutation, 1999, Paris. Resumos. Paris: Université Paris Nord, 1999.

7.
DIAS, M. C. M.. Saberes Essenciais ao Educador da Primeira Infância: Uma Reflexão Na Perspectiva de Seus Protagonistas. In: I Congresso Paulista de Educação Infantil - COPEDI, 1998, Lindóia - MG, 1998.

8.
DIAS, M. C. M.. Educação Física na pré-escola.. In: III Seminário de Educação Física Escolar, 1995, São Paulo. Resumos, 1995.

9.
DIAS, M. C. M.. O brinquedo e o brincar na educação infantil.. In: 5º Congresso de Educação para o Desenviolvimento, 1995, São Paulo. Resumos. São Paulo: Grupo Associação de Escolas Particulares, 1995.

10.
DIAS, M. C. M.. Considerações Sobre a Educação Pré-Escolar no Brasil: Um Olhar sobre a Reorientação Curricular nas EMEIs da Cidade de São Paulo: Relato de Uma Experiência (1989-1992). In: 17a Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação - ANPED, GT Educação da Criança de 0 a 6 Anos, 1994, Caxambu-MG, 1994.

11.
DIAS, M. C. M.. Metodologia de la Integracion Artistica. Una Propuesta de Trabajo para Niños de Jardin de Infantes hasta la Escuela Elemental. In: II Encuentro Latino- Americano sobre Enseñanza Artistica, 1988, La Habana, 1988.

Apresentações de Trabalho
1.
DIAS, M. C. M.. Relato de pesquisa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
DIAS, M. C. M.. Mediadora - Papers: Tempos e espaços do V Congresso Municipal de Educação de São Paulo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
DIAS, M. C. M.. Exposição da pesquisa intitulada Papel do Lúdico e das Linguagens Expressivas na Formação do Educador da Infância no IV COPEDI. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
DIAS, M. C. M.. Comunicação Oral: Entre o trabalho da educadora e o da pesquisadora: o desenvolvimento de projetos artístico-estéticos na Educação Infantil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
DIAS, M. C. M.. Proyeto de Desarrollo Curricular El litoral, Sonidos, Musica. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
DIAS, M. C. M.. A parceria Escola e Museus de Arte. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
DIAS, M. C. M.. Saberes essenciais ao educador da primeira infância.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
DIAS, M. C. M.. Os tempos e os espaços das linguagens e do brincar na educação infantil. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
DIAS, M. C. M.. A formação do educador da infância no Brasil: conquistas e desafios. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
DIAS, M. C. M.. Desafios do Ensino da Arte na Escola Pública. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
DIAS, M. C. M.. Os Desafios do Ensino da Arte na Escola Pública. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
DIAS, M. C. M.. A História da Educação Infantil Brasileira no Século XX: Marcos e Repercursões na Atuação do Professor. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
DIAS, M. C. M.. A Criança na Sociedade de Informação e do Conhecimento. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
DIAS, M. C. M.. Principais Perspectivas Norteadoras das Atuais Políticas Educacionais em Diversos Países e Suas Implicações nas Propostas Curriculares de Educação Infantil. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
DIAS, M. C. M.. Um Currículo para Educação Infantil. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
DIAS, M. C. M.. A Escola de Educação Infantil como Espaço de Construção de Identidade. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
DIAS, M. C. M.. Pesquisa e Formação de Professores para Educação Infantil. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
DIAS, M. C. M.. Espaços Públicos para Infância. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
DIAS, M. C. M.. A Formação dos Profissionais da Educação Infantil. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
DIAS, M. C. M.. Oficinas de Sonho e Realidade na Formação do Educador da Infância. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
DIAS, M. C. M.. O Papel do Registro Reflexivo na Formação Contínua de Educadores. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
DIAS, M. C. M.. A Criança e o Meio Ambiente: Contribuições das Ciências Sociais para Educação Infantil. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
DIAS, M. C. M.. Oficinas de Sonho e Realidade na Formação do Educador da Infância. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
DIAS, M. C. M.. O Lúdico e as Linguagens Expressivas na Educação da Infância. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
DIAS, M. C. M.. O Lúdico e as Linguagens Expressivas na Formação do Educador da Infância. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
DIAS, M. C. M.. Os Desafios da Formação do Educador de Creches. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
DIAS, M. C. M.. O Menino Maluquinho. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
DIAS, M. C. M.. A Contribuição da Universidade Frente ao Desafio da Formação do Educador da Infância. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
DIAS, M. C. M.. A Escola de Educação Infantil como Espaço de Construção da Identidade.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
DIAS, M. C. M.. 10 anos de berçário Natura.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
DIAS, M. C. M.. Saberes Essenciais ao Educador da Primeira Infância: Uma Reflexão na Perspectiva dos Protagonistas. . 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
DIAS, M. C. M.. Educação Infantil.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
DIAS, M. C. M.. 500 anos de brincadeira.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

34.
DIAS, M. C. M.. A Formação do Educador.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
DIAS, M. C. M.. Arte e desenvolvimento infantil.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
DIAS, M. C. M.. Saberes essenciais ao educador da primeira infância - uma reflexão na perspectiva dos protagonistas.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
DIAS, M. C. M.. Lúdico corpo.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
DIAS, M. C. M.. Concepções de Educação Infantil e o desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
DIAS, M. C. M.. Educação infantil: desafios e perspectivas.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
DIAS, M. C. M.. Formation des Enseignants et Éducation Préscolaire. (USA, Brésil).. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

41.
DIAS, M. C. M.. Training and Profession in American and Brazilian Early Childhood Education.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

42.
DIAS, M. C. M.. A criança, a família, a escola e o meio ambiente.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

43.
DIAS, M. C. M.. Saberes essenciais ao educador da primeira infância: uma reflexão na perspectiva de seus protagonistas.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
DIAS, M. C. M.. Museu de Arte e construção da cidadania.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
DIAS, M. C. M.. Projeto Arte-Infância: parceria FEUSP e MAC.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

46.
DIAS, M. C. M.. O lúdico na educação.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

47.
DIAS, M. C. M.. Psicologia e Educação.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

48.
DIAS, M. C. M.. Materiais Pedagógicos.. 1996. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

49.
DIAS, M. C. M.. O brinquedo e o brincar na educação infantil.. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

50.
DIAS, M. C. M.. Educação Física na pré-escola.. 1995. (Apresentação de Trabalho/Outra).

51.
DIAS, M. C. M.. Considerações sobre a educação pré-escolar no Brasil: um olhar sobre a reorientação curricular nas EMEIS da cidade de São Paulo: relato de uma experiência (1989-1992).. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

52.
DIAS, M. C. M.. Ação cultural e os espaços lúdicos da criança.. 1994. (Apresentação de Trabalho/Outra).

53.
DIAS, M. C. M.. A evolução do desenho na criança.. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

54.
DIAS, M. C. M.. O papel das linguagens expressivas no currículo pré-escolar.. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

55.
DIAS, M. C. M.. O jogo e a criança.. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

56.
DIAS, M. C. M.. O papel do professor nas séries iniciais.. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

57.
DIAS, M. C. M.. Da psicologia do desprivilegiado à psicologia do oprimido: contribuições de Maria Helena Patto para o estudo do fracasso escolar.. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

58.
DIAS, M. C. M.. O papel do jogo na construção do imaginário da criança.. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

59.
DIAS, M. C. M.. Jogos em Grupo na Educação Infantil: implicações da teoria de Piaget.. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

60.
DIAS, M. C. M.. A construção do imaginário na criança: o papel da arte na educação infantil.. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

61.
DIAS, M. C. M.. Contribuições de Piaget para a Educação Infantil.. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

62.
DIAS, M. C. M.. A apropriação da informação pela criança.. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

63.
DIAS, M. C. M.. Conversando sobre alfabetização.. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

64.
DIAS, M. C. M.. Reflexões sobre a afalbetização infantil - da leitura do mundo à leitura da palavra.. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

65.
DIAS, M. C. M.. Metodologia de la integracion artistica. Una propuesta de trabajo para niños de jardin de infantes hasta la escuela elemental.. 1988. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
DIAS, M. C. M.. A construção dda autonomia da criança por Kamii. Piracicaba: UNIMEP, 2004 (Entrevista).

2.
DIAS, M. C. M.. Primeira infância não é brincadeira. Jornal O Imperial - São Luis - Maranhão, 2004 (Entrevista).

3.
DIAS, M. C. M.. Os espaços e tempos das linguagens e do brincar: Música. São Paulo: SME - São Paulo, DOT, 2004 (Texto de Circulação Restrita).

4.
DIAS, M. C. M.. Os espaços e tempos das linguagens e do brincar: Artes visuais. São Paulo: SME - São Paulo / DOT, 2004 (Texto de Circulação Restrita).

5.
DIAS, M. C. M.. Os espaços e tempos das linguagens e do brincar: Brinquedos e brincadeiras. São Paulo: SME - São Paulo / DOT, 2004 (Texto de Circulação Restrita).

6.
DIAS, M. C. M.. Os espaços e tempos das linguagens e do brincar: tempos e espaços. São Paulo: SME - São Paulo / DOT, 2004 (Texto de Circulação Restrita).

7.
DIAS, M. C. M.. Os espaços e tempos das linguagens e do brincar: Literatura. São Paulo: SME - São Paulo / DOT, 2004 (Texto de Circulação Restrita).

8.
DIAS, M. C. M.. Os espaços e tempos das linguagens e do brincar: Movimento. São Paulo: SME - São Paulo / DOT, 2004 (Texto de Circulação Restrita).

9.
DIAS, M. C. M.. Saberes Essenciais ao Educador da Primeira Infância 2003 (Texto de Circulação Restrita).

10.
DIAS, M. C. M.. As Diretrizes Curriculares Nacionais: um marco Político e Pedagógico na Construção de Programas de Qualidade Humana e Democrática para a Educação Infantil 2003 (Texto de Circulação Restrita).

11.
DIAS, M. C. M.. A Disciplina na Educação Infantil 2003 (Entrevista).

12.
DIAS, M. C. M.. Metáfora e Pensamento: O Papel do Jogo na Construção do Conhecimento. 2002 (Texto de Circulação Restrita).

13.
DIAS, M. C. M.. Apresentação. Campinas, 2002. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

14.
DIAS, M. C. M.. A construção da identidade na escola de educação infantil.. São Paulo: MEC, 2001 (Texto de Circulação Restrita).

15.
DIAS, M. C. M.. Princípios Norteadores da Educação Infantil.. São Paulo: PRONAICA- MEC/Reitoria USP, 1996 (Texto de Circulação Restrita).

16.
DIAS, M. C. M.. Desvendando a aritmética - implicações da teoria de Piaget.. Campinas: Papirus, 1995. (Tradução/Livro).

17.
DIAS, M. C. M.. Jogos em grupo na educação infantil.. São Paulo: Trajetória Cultural., 1991. (Tradução/Livro).

18.
DIAS, M. C. M.. Reinventando a aritmética. Implicações da Teoria de Piaget.. Campinas: Papirus Editora, 1989. (Tradução/Livro).

19.
DIAS, M. C. M.. Programação para Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.. São Paulo: DEPLAN, 1985 (Texto de Circulação Restrita).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
DIAS, M. C. M.. Projeto FEUSP-FAFE-Secretaria Municipal de Educação de Itatiba. 2007.

2.
DIAS, M. C. M.. Projeto Entre na Roda: leitura na escola e na comunidade. 2006.

3.
DIAS, M. C. M.. Projeto: Brincar: o brinquedo e a brincadeira na infância para professores de Educação. 2006.

4.
DIAS, M. C. M.. Projeto Casa da Criança.. 2003.

5.
DIAS, M. C. M.. Assessoria ao Grupo de Apoio Pedagógico da Educação Infantil (GAP).. 2003.

6.
DIAS, M. C. M.. Assessoria à equipe pedagógica da EMEI Mariazinha Fusari, NAE-12.. 2003.

7.
DIAS, M. C. M.. Assessoria ao Projeto MEL do MAC-USP.. 2003.

8.
DIAS, M. C. M.. Parâmetros em ação para Educação Infantil: Formação de Formadores.. 2001.

9.
DIAS, M. C. M.. Museu Educação e o Lúdico.. 2001.

10.
DIAS, M. C. M.. Centro Cida Romano.. 2001.

11.
DIAS, M. C. M.. Parâmetros em Ação de Formação de Formadores para a Educação Infantil.. 2001.

12.
DIAS, M. C. M.. Refletindo sobre a prática da Educação Infantil.. 2000.

13.
DIAS, M. C. M.. Integração EMEI e EMEF.. 2000.

14.
DIAS, M. C. M.. Programa de Formação do Profissional de Educação Infantil - Intervenção Educativa.. 1999.

15.
DIAS, M. C. M.. Projeto PRONAICA-MEC/USP.. 1996.

16.
DIAS, M. C. M.. Projeto Ensino de Arte no MAC-USP para crianças da pré-escola.. 1995.

17.
DIAS, M. C. M.. Arte no Parque.. 1993.

18.
DIAS, M. C. M.. Educação Pré-escolar.. 1993.

Trabalhos técnicos
1.
DIAS, M. C. M.. Parecer para Relatório Parcial de Iniciação Científica. 2006.

2.
DIAS, M. C. M.. Parecer para a publicação de artigo na Revista Educação e Pesquisa. 2006.

3.
DIAS, M. C. M.. Parecer sobre projeto de pesquisa encaminhado para o concurso para Professor Doutor junto ao Departamento de Psicologia e Educação da USP - Ribeirão Preto. 2006.

4.
DIAS, M. C. M.. Revista Pro-posições. 2004.

5.
DIAS, M. C. M.. Projeto de Formação de Educadores. 2004.

6.
DIAS, M. C. M.. Leitura de Mundo, letramento e alfabetização: os tempos e espaços das linguagens e do brincar na educação infantil. 2004.

7.
DIAS, M. C. M.. Educação Infantil em Cuba: Fragmentos de um Olhar Estrangeiro.. 2003.

8.
DIAS, M. C. M.. Módulo Artes, Programa de Formação Continuada PEC. 2002.

9.
DIAS, M. C. M.. Da formação do educador infantil. 2002.

10.
DIAS, M. C. M.. Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Infantil .. 2001.

11.
DIAS, M. C. M.. A criança e suas múltiplas relações.. 2000.

12.
DIAS, M. C. M.. Projeto Arte-Infância.. 1999.

13.
DIAS, M. C. M.. Projeto Museu de Arte e Construção da Cidadania.. 1999.

14.
DIAS, M. C. M.. Revista Educação e Sociedade.. 1998.

15.
DIAS, M. C. M.. Cadernos de Pesquisa.. 1998.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
DIAS, M. C. M.; MARQUES, F. . Brinquedos e brincadeiras na educação da criança e dos jovens. 2002. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
DIAS, M. C. M.. Arte na Educação Infantil. 2002. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
DIAS, M. C. M.. A construção da identidade da criança.. 2001. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
DIAS, M. C. M.. Educação Infantil.. 1998. (Programa de rádio ou TV/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
DIAS, M. C. M.. Arte e Conhecimento. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
DIAS, M. C. M.. Vídeo-aula: Articulando a atuação docente e aspectos da gestão da instituição de Educação infantil. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
DIAS, M. C. M.. Vídeo-aula - A: Principais perspectivas norteadoras das políticas educacionais e implicações para as instituições de Educação Infantil.. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
DIAS, M. C. M.. Vídeo-aula: Educação Infantil e Ensino Fundamental: diferentes momentos no percurso da Educação Básica.. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
DIAS, M. C. M.. Vídeo-aula: Um Currículo para a Educação Infantil. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
DIAS, M. C. M.. Vídeo-aula: Educadores que influenciaram a Educação Infantil. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
DIAS, M. C. M.. Principais perspectivas norteadoras das atuais políticas educacionais de diversos países e suas implicações nas propostas curriculares para as instituições de Educação Infantil. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo-aula).

8.
DIAS, M. C. M.. A reforma educacional em curso no país e a organização curricular: Diretrizes, PCN e projetos alternativos. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo-aula).

9.
DIAS, M. C. M.. IV COPEDI e I Simpósio Internacional de Educação Infantil. 2006. (Coordenadora da Mesa Redonda - Espaços Culturais para a Infância no IV COPEDI).

10.
DIAS, M. C. M.. Educação Infantil: diferentes linguagens artísticas na Educação Infantil. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).

11.
DIAS, M. C. M.. Arte e Conhecimento. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

12.
DIAS, M. C. M.. Educação Infantil . 2003. (Membro de GT).

13.
DIAS, M. C. M.. Especialização em Literatura Infantil.. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

14.
DIAS, M. C. M.. Literatura na educação da infância.. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
DIAS, M. C. M.. Curso de especialização em Educação Infantil da FEUSP. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

16.
DIAS, M. C. M.. Especialização em literatura infantil. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

17.
DIAS, M. C. M.. Literatura na educação da infância. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
DIAS, M. C. M.. O Museu e a Criança.. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

19.
DIAS, M. C. M.; BATTAGLIA, S. M. F. . A criança e a literatura. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - texto).

20.
DIAS, M. C. M.. Arte e Educação. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).

21.
DIAS, M. C. M.. Da formação do educador infantil. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo-aula).

22.
DIAS, M. C. M.. A Dialética Jogo e Cultura: Uma Reflexão para a Educação Infantil.. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

23.
DIAS, M. C. M.. Brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil.. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

24.
DIAS, M. C. M.. Minha história - meu porto seguro: o educador navegador em busca de seu redescobrimento.. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

25.
DIAS, M. C. M.. Especialização em Educação Infantil.. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

26.
DIAS, M. C. M.. A dialética jogo e cultura: uma reflexão sobre o papel da arte na educação.. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

27.
DIAS, M. C. M.. A criança e suas múltiplas relações. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

28.
DIAS, M. C. M.. A dialética, jogo e cultura - uma reflexão para a educação da infância. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

29.
DIAS, M. C. M.. O coordenador pedagógico em construção.. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

30.
DIAS, M. C. M.. Princípios Norteadores da Educação Infantil.. 1996. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo-aula).

31.
DIAS, M. C. M.. Especialização em Serviços de Informação Educativos.. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

32.
DIAS, M. C. M.. Pré-escola: reflexões e perspectivas.. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

33.
DIAS, M. C. M.. Jogos em grupo nas séries iniciais: implicações da teoria de Piaget.. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

34.
DIAS, M. C. M.. O papel das linguagens expressivas nas séries iniciais: artes plásticas.. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

35.
DIAS, M. C. M.. A importância da arte na pré-escola.. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

36.
DIAS, M. C. M.. Trabalhando a Integração das Linguagens Artísticas: Relato de Uma Experiência no Museu de Arte Contemporânea da USP com Crianças de Cinco e Seis Anos.. 1993. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

37.
DIAS, M. C. M.. Especialização em Psicopedagogia.. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

38.
DIAS, M. C. M.. A construção do imaginário da criança.. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

39.
DIAS, M. C. M.. Grupo de Formação de coordenadores pedagógicos de EMEI.. 1990. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

40.
DIAS, M. C. M.. Brincar Pensando.. 1989. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

41.
DIAS, M. C. M.. Trabalhando a construção da linguagem da criança. 1987. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

42.
DIAS, M. C. M.. Treinamento de Capacitação para Coordenador Pedagógico.. 1985. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

43.
DIAS, M. C. M.. Treinamento em Linguagem e Raciocínio Lógico-Matemático.. 1985. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
DIAS, M. C. M.. O Menino Maluquinho. 2002 (Cine-Debate) .

2.
DIAS, M. C. M.. Desafios do Ensino de Arte na Escola Pública. 2002 (Teleconferência) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Sueidy Pithon Suyeyassu. Projetos Multiculturais: Um Possível Caminho a Percorrer. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

2.
DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Sirlene Maria Giannotti. Exame de Qualificação: Fayga Ostrower: o papel dos processos criativos da arte na educação. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Usp.

3.
DIAS, M. C. M.; BELINTANE, Claudemir; OSTETTO, Luciana Esmeralda. Participação em banca de Sheila Regina Brisson Ruiz. A palavra criativa: reflexões sobre a linguagem oral na educação infantil à luz de pressupostos psicanalíticos. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Usp.

4.
DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Maria Cristina Meirelles Toledo Cruz. Para uma educação da sensibilidade: a experiência da Casa Redonda Centro de Estudos. 2006. Dissertação (Mestrado em Artes Plásticas) - Escola de Comunicação e Arte da Usp.

5.
DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Ana Teresa Gavião Almeida Marques da Silva. O direito de brincar: construindo a autoria do pensar. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Usp.

6.
DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Eloisa da Riva Moura. Iniciação ancestral da criança Guarani Mbyá. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Usp.

7.
DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Rose Mara Gozzi. Oficina de informação: conhecimento e cultura na educação infantil. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação e Documentação) - Escola de Comunicação e Arte da Usp.

8.
DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Maria Alice de Rezende Proença. O registro reflexivo na formação contínua de educadores: tessituras da memória na construção da autoria 'Amacord'. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

9.
DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Guilherme Santinho Jacobik. O processo curricular como auxiliar na educaçãoinfantil. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

10.
MORAIS, J. V.; DIAS, M. C. M.; BENEVIDES, M. V.; CARVALHO, J. S. F.. Participação em banca de Janaina Vargas de Morais. Crianças Cidadãs? A formação para a cidadania em uma EMEI de São Paulo. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Usp.

11.
SOUZA, D. R.; DIAS, M. C. M.; GARRIDO, E.. Participação em banca de Daniela Rodrigues de Souza. Representações Sobre a Mídia na Educação infantil. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Usp.

12.
SOUZA, N. A.; DIAS, M. C. M.; ALBANO, A. A.. Participação em banca de Nilza Alves de Souza. Daqui se vê o Mundo. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Usp.

13.
DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Vilma dos Santos Diniz. Discurso e ação na educação infantil: Uma intervenção em parceria. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Braz Cubas.

14.
PROENÇA, M. A. R.; DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Maria Alice de Rezende Proença. O registro reflexivo e a formação contínua de educadores: tessituras da memória e a construção da autoria.. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

15.
SOUZA, N. A.; DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Nilza Alves de Souza. Daqui se vê o mundo: as múltiplas relações em uma experiência de educação não formal.. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

16.
MEDEIROS, W. A.; DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Wanderléa Azevedo Medeiros. As representações do professor sobre educação diante de uma escola inclusiva: formação e atuação.. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

17.
BARBOSA, A. A. T. B.; DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Ana Amália Tavares Bastos Barbosa. Diário de uma experiência: o ensino das artes visuais e do inglês de forma interdisciplinar.. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Escola de Comunicação e Arte da Usp.

18.
FRANCOIO, M. Â. S.; DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Maria Ângela Serri Francoio. Museu de Arte e Acap Educativa: proposta de uma metodologia lúdica.. 2001. Dissertação (Mestrado em Museu Educação e Arte) - Escola de Comunicação e Arte da Usp.

19.
MACHADO, M. M.; DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Maria Marcondes Machado. Cacos de infância: nascimento, vida e morte da personagem criança em roteiros de improviso. . 2001. Dissertação (Mestrado em Arte e Educação Infantil) - Escola de Comunicação e Arte da Usp.

20.
OLIVEIRA, M. L.; DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Márcia Lágua de Oliveira. Rua Guajuviras s/ nº - Parque da Conceição, casa 3 - um estudo sobre a EMIA - Escola Municipal de Iniciação Artística. . 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

21.
ROCHA, S. G.; DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Silvia Gentile Rocha. Artes Visuais no Ensino Fundamental: Práticas de Pensar e Transformar Atividades Educativas de Desenho e Pintura nas Séries Iniciais.. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

22.
LARA, S. M. S. R.; DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Selma Martinez Simões Rodrigues de Lara. Formando caminhos para a educação em valores humanos: a importância da literatura.. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

23.
SILVA, R. T. N. S. E.; DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Renata Teixeira Nacimento de Sant'Anna e Silva. Páginas de História: a criança, o livro e a arte.. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Usp.

24.
OBERG, M. S. P.; DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Maria Silvia Pires Oberg. A mediação sociocultural reguladora: a ficção juvenil brasileira contemporânea entre a educação, a arte e o mercado.. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Escola de Comunicação e Arte da Usp.

25.
SERRÃO, C. R. B.; DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Célia Regina batista Serrão. Atos, sombras e fatos: o programa creche / pré-escola - Secretaria do Menor - São Paulo (1987-1985).. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

26.
OLIVEIRA, R. A.; DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Ronaldo Alexandre Oliveira. Arte e ensino público. Desvelando uma experiência com o ensino de artes visuais na cidade de Jacareí. Conquistas, transformações e limites. . 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

27.
OLIVEIRA, M. L.; DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Márcia Lágua de Oliveira. Rua Guajuviras s/ nº - Parque da Conceição, casa 3 - um estudo sobre a EMIA - Escola Municipal de Iniciação Artística. . 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

28.
FRANCOIO, M. A. S.; DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Maria Angela Serri Francoio. Museu, Educação e o Lúdico: Construindo uma Metodologia Lúdica na Ação Educativa em Museu de Arte.. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

29.
SERRÃO, C. R. B.; DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Célia Regina Batista Serrão. Programa Creche/Pré-Escola - São Paulo 1987-1998 - Atos, Sombras e Fatos. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

30.
JORGE, L. S.; DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Linice da Silva Jorge. Roda de Histórias: Sons, Imagens e Movimentos - Novos Modos de Informação em Educação.. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

31.
LARA, S. M. S. R.; DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Selma Martinez Simões Rodrigues de Lara. Formando caminhos para a educação em valores humanos: a importância da literatura.. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

32.
SILVA, R. T. N. S. E.; DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Renata Teixeira Nascimento de Sant'Anna e Silva. Páginas de História: a criança, o livro e a arte.. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

33.
OBERG, M. S. P.; DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Maria Silvia Pires Oberg. A mediação sociocultural reguladora: a ficção juvenil brasileira contemporânea entre a educação, a arte e o mercado.. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Escola de Comunicação e Arte da Usp.

Teses de doutorado
1.
DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Adriana Friedmann Garkov. Paisagens Infantis: Uma Incursão pelas Naturezas, Linguagens e Culturas das Crianças. 2011. Tese (Doutorado em Antropologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Maria Alice de Rezende Proença. A Construção de um Currículo em Ação na Formação do Edcuador Infantil. De Alice à Alice. 2009. Tese (Doutorado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
DIAS, M. C. M.; Szymanski, Heloísa. Participação em banca de Marina Marcondes Machado. A flor da vida: sementeira para a fenomenologia da pequena infância. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-graduados em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
DIAS, M. C. M.; PERROTI, Edmir; Cintra, Anna Maria; CUNHA, Maria Antonieta Antunes; MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Participação em banca de Maria Silvia Pires Oberg. Informação e Significação: a fruição literária em questão. 2007 - Escola de Comunicação e Arte da Usp.

5.
DIAS, M. C. M.; Miranda, Hercilia Tavares de; MACHADO, R. E. B.; RIZZI, Maria Christina de Souza Lima; IAVELBERG, Rosa. Participação em banca de Sumaya Mattar Moraes. Descobrir as texturas da essência da terra: formação inicial e práxis criadora do professor de arte. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Usp.

6.
DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Wanderleia Azevedo Medeiros. Miritibrincando, miritizando: ludicidade, educação e inclusão. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Usp.

7.
DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Luciana Esmeralda Ostetto. Educadores na roda de dança: formação-transformação. 2006. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

8.
DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Celi Rodrigues Chavez Dominguez. Desenhos, palavras e borboletas na Educação Infantil: brincadeiras com as idéias no processo de significação sobre os seres vivos. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Usp.

9.
DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Analucia de Morais Vieira. Currículo e arquitetura escolar: olhares cruzados na educação infantil. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Usp.

10.
DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Linice da Silva Jorge. Narrativas intergeracionais - o papel educativo da narrativa na relação idoso-criança-adolescente. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Usp.

11.
DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento. Creche e família na constituição do eu: um estudo sobre imagens e as representações de crianças no terceiro ano de vida na cidade de São Paulo. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

12.
DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Márcia Amaral Corrêa. Educação moral: um caminho para a realização de transformações cognitivas em crianças com dificuldades de aprendizagem. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

13.
DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Mônica Cintrão França Ribeiro. Avaliação escolar do desenho infantil: uma proposta de critérios para análise. 2003. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

14.
DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Selma Martinez Simões Rodrigues de Lara. Educação Infantil ao ensino fundamental: do lúdico aos saberes escolares - uma passagem expressiva por meio das múltiplas linguagens. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

15.
COSTA, M. L. G.; DIAS, M. C. M.; NICOLAU, M.. Participação em banca de Maria Lúcia Gurgel da Costa. Benefícios e Entraves da Inclusão Escolar e Social de Crianças com dificuladades no processo de construção da Linguagem. 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Usp.

16.
GRINSPRUM, D.; DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Denise Grinsprum. Educação como patrimônio: Museu de Arte e Escola - responsabilidade compartilhada na formação de públicos. . 2000. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

17.
FERRAZ, O. L.; DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Oswaldo Luiz Ferraz. Educação Física na Educação e o Referencial Curricular Nacional: significado para os professores. . 2000. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

18.
ALMEIDA, A. R. S.; DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Ana Rita Silva Almeida. A Concepção Walloniana de Afetividade - Uma Análise a Partir das Teorias do Desenvolvimento e das Emoções.. 1999. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

19.
PEREIRA, M. I. G. G.; DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Maria Isabel Galvão Gomes Pereira. Emoções e Conflitos: Análise de Dinâmica das Interações numa Classe de Educação Infantil.. 1998. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Marina Marcondes Machado. A flor da vida / Sementeira para a fenomenologia da pequena infância. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Educação (Psicologia da Educação)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Selma Martinez Simões Rodrigues de Lara. Educação infantil e transição: um caminho prazeroso ao limiar do ensino fundamental por meio da linguagens expressivas. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

3.
DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Selma Frossard Costa. Gestão institucional na educação infantil.. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

4.
DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Ivete Pieruccini Faria. Busca de Informação e Construção do Conhecimento. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade de São Paulo.

5.
DIAS, M. C. M.; PERROTTI, E.. Participação em banca de Ivete Pieruccini. Busca de informação e construção de conhecimento: um estudo sobre dispositivos informacionais em Educação.. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

6.
DIAS, M. C. M.; KISHIMOTO, T. M.; OLIVEIRA, M. K.; OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.. Participação em banca de Alessandra Pimentel. Jogo e Aprendizagem Escolar: Análise de uma Proposta de Formação Continuada de Professores.. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Faculdade de Educação da Usp.

7.
COSTA, M. L. G.; DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Maria Lúcia Gurgel da Costa. O papel do silêncio e do erro no processo de construção da linguagem oral e alfabetização. . 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

8.
PEDROSO, M. L. B.; DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Maria Letícia Barros Pedroso. Caminhos e conquistas das crianças pequenas na creche. . 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

9.
SEKKEL, M. C.; DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Marie Claire Sekkel. Inclusão de crianças com deficiência na educação infantil: relato e reflexão sobre uma experiência. . 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Escolas e Desenvolvimento Humano) - Instituto de Psicologia da Usp.

10.
ALMEIDA, A. R. S.; DIAS, M. C. M.; MOROZ, M.. Participação em banca de Ana Rita Silva Almeida. A Concepção Walloniana de Afetividade - Uma Análise a Partir das Teorias do Desenvolvimento e das Emoções.. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

11.
FERRAZ, O. L.; DIAS, M. C. M.; MACEDO, L.. Participação em banca de Osvaldo Luiz Ferraz. Educação Física e Educação Infantil: análise curricular, perspectiva dos coordenadores, dos professores e uma proposta psicopedagógica.. 1998. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Outros tipos
1.
DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Kathia Kobal Benedito. A literatura na escola de educação infantil. 2004. Outra participação, Universidade de São Paulo.

2.
DIAS, M. C. M.; PERROTTI, E.. Participação em banca de Rose Mara Gozzi. A biblioteca na educação infantil. 2004. Outra participação, Universidade de São Paulo.

3.
DIAS, M. C. M.; AMARAL., Maria Nazaré de Camargo Pacheco. Participação em banca de Inês dos Santos Gossi. Educação e arquitetura (escolar): implicações filosófico-educacionais. 2003. Outra participação, Universidade de São Paulo.

4.
DIAS, M. C. M.; DOMITE, Maria Do Carmo Santos. Participação em banca de Guilherme Santinho Jacobik. O processo curricular como auxiliar na educação infantil. 2003. Outra participação, Universidade de São Paulo.

5.
DIAS, M. C. M.; PERROTI, Edmir. Participação em banca de Lúcio de Souza Júnior. Histórias de profissionais: Bibliotecários de BIJ/PMSP. 2003. Outra participação, Universidade de São Paulo.

6.
DIAS, M. C. M.. Participação em banca de Roberta Silva Nunes de Oliveira. O teatro nos espaços improváveis: adolescentes em liberdade assistida e a pedagogia teatral.. 2003. Outra participação, Universidade de São Paulo.

7.
DINIZ, V. S.; DIAS, M. C. M.; CIOPO, M.; CIPRIANO, E.. Participação em banca de Vilma dos Santos Diniz. Os desafios da formação do educador de creche.. 2002. Outra participação, Universidade Braz Cubas.

8.
CANIVATO, A. A.; DIAS, M. C. M.; PUPO, M. L.; MARTINS, M. C.. Participação em banca de de Andréa Aparecida Canivato. A história do menino navegador Ilo Krugli e seu Indomável Vento Forte. 2002. Outra participação, Escola de Comunicação e Arte da Usp.

9.
NEIRA, M. F.; DIAS, M. C. M.; MATOS, M. G.; NICOLAU, M.; CASTRO, A. A. D.; ELIAS, M. C.; MELLO, A. M.. Participação em banca de Marcos Farcia Neira. Educação física: a professora polivalente e o aluno. 2002. Outra participação, Faculdade de Educação da Usp.

10.
VARGAS, J. M.; DIAS, M. C. M.; CARVALHO, J. S. F.; BENEVIDES, M. V.. Participação em banca de Janaina de Morais Vargas. Crianças Cidadãs? A formação para a cidadania em uma EMEI de São Paulo. 2002. Outra participação, Faculdade de Educação da Usp.

11.
DIAS, M. C. M.; SCIOPO, Marisa Del. Participação em banca de Vilma dos Santos Diniz. Discurso e ação na educação infantil: Uma intervenção em parceria. 2002. Outra participação, Universidade Braz Cubas.

12.
DIAS, M. C. M.; NICOLAU, Marieta Lúcia Machado. Participação em banca de Kátia Silene Fernandes de Souza. A relevância do adulto significativo na interação com as crianças e com seus brinquedos: um estudo de 0-3 anos. 2002. Outra participação, Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
DIAS, M. C. M.. Concurso para provimento de 1 cargo de Professor Doutor (ingresso na carreira docente) para as disciplinas EDM/327 - Educação Infantil, EDM/671 - Educação Infantil e Sociedade e EDM/669 - Brinquedos e Brincadeiras para a Educação Infantil. 2006. Faculdade de Educação da Usp.

2.
DIAS, M. C. M.. Membro da banca do concurso de ingresso na carreira docente para Professor Doutor para a disciplina EDM 327 - Educação Infantil do Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada da FEUSP. 2006. Faculdade de Educação da Usp.

3.
DIAS, M. C. M.. Concurso público para provimento de cargo efetivo de Professor Doutor para a disciplina Psicologia da Educação I: a Capacidade Cognitiva e a Potencialidade Humana de Aprender. EDF/118.. 2003. Universidade de São Paulo.

4.
DIAS, M. C. M.. provimento de cargo de Professor Assistente .. 2001. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

5.
DIAS, M. C. M.. Provimento de cargo de Professor Assistente.. 2001. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

6.
DIAS, M. C. M.. Provimento de cargo de Professor Doutor.. 2000. Universidade de São Paulo.

7.
DIAS, M. C. M.. Processo seletivo para contratação de um Auxiliar de Ensino MS-1 em RTP.. 2000. Universidade de São Paulo.

8.
DIAS, M. C. M.. Provimento de cargo para Professor Doutor.. 2000. Faculdade de Educação da Usp.

9.
DIAS, M. C. M.. Processo seletivo para contratação de um auxiliar de Ensino.. 2000. Faculdade de Educação da Usp.

10.
DIAS, M. C. M.. Processo Seletivo para Técnico Especializado de Apoio ao Ensino e à Pesquisa (Nível Superior).. 1994. Faculdade de Educação da Usp.

11.
DIAS, M. C. M.. Seleção de Pedagogo.. 1994. Instituto Butantã.

Outras participações
1.
DIAS, M. C. M.; MORAES, A. C.; FERNANDES, I. G. M. E.; CALVILLA, W.. Membro da Comissão de Seleção para o Programa de Pós-Graduação na Área de Linguagem e Educação, em nível de Mestrado, FEUSP. 2002. Faculdade de Educação da Usp.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro Brasileiro-Candense Mediações Culturais e Informação Estética: a literatura na educação.Encontro Brasileiro-Candense Mediações Culturais e Informação Estética: a literatura na educação. 2006. (Encontro).

2.
Seminário Educación Artística Musical.Proyeto de Desarrollo Curricular El litoral, Sonidos, Musica. 2004. (Outra).

3.
IV Encontro de Iniciação Científica e VII Mostra de Pós-Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie.Pesquisa e Formação de professores para a Educação Infantil. 2003. (Encontro).

4.
1º Encontro Arte, Educação e Cidadania.1º Encontro Arte, Educação e Cidadania. 2002. (Encontro).

5.
1º Seminário em Educação em Rede de Creches e Emeis.O Papel do Educador da Infância. 2002. (Seminário).

6.
A Escola de Educação Infantil como Espaço de construção de identidade.A Escola de Educação Infantil como Espaço de construção de identidade. 2002. (Outra).

7.
Encontro de Educadores de São Paulo.O lúdico e as linguagens expressivas na formação do educador da infância . 2002. (Outra).

8.
II Simpósio da Educação Infantil do NAE/ 4.O lúdico e as linguagens expressivas na formação do educador da infância. 2002. (Outra).

9.
Múltiplos Olhares sobre a Construção de Projetos de trabalho em parceria.Múltiplos Olhares sobre a Construção de Projetos de trabalho em parceria. O papel da Universidade frente aos desafios do Educador da Infância. 2002. (Outra).

10.
Projeto "Escola no Cinema" junto aos alunos da Graduação e Pós-Graduação da FEUSP, em parceria com o Espaço Unibanco Filmes.Projeto Escola no Cinema junto aos alunos da Graduação e Pós-Graduação da FEUSP, em parceria com o Espaço Unibanco Filmes. 2002. (Outra).

11.
Seminário Paulo Freire: Encontro de Educadores da Micro-região da Lapa..A escola como espaço de construção da identidade pessoal e cultural. 2002. (Outra).

12.
III Semana dos Museus da USP..III Semana dos Museus da USP.. 2001. (Outra).

13.
Workshop do Museu de Ciências da USP..Workshop do Museu de Ciências da USP.. 2001. (Outra).

14.
1º Congresso sobre a Formação do Educador Infantil. 1º Congresso sobre a Formação do Educador Infantil.. 2000. (Congresso).

15.
Curso de Especialização em Educação Infantil.Curso de Especialização em Educação Infantil.. 2000. (Outra).

16.
Seminário Internacional A Importância da História de Vida na Formação do Professor..Seminário Internacional A Importância da História de Vida na Formação do Professor. . 2000. (Seminário).

17.
21ª Reunião Anual da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.. 21ª Reunião Anual da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.. 1998. (Congresso).

18.
I Jornada Internacional de Psicanálise e Educação sobre Fracasso Escolar: Impasses do Saber e do Desejo. I Jornada Internacional de Psicanálise e Educação sobre Fracasso Escolar: Impasses do Saber e do Desejo.. 1998. (Congresso).

19.
Seminário Contribuições da História Oral para Pesquisa em Educação..Seminário Contribuições da História Oral para Pesquisa em Educação.. 1997. (Seminário).

20.
I Seminário Homenagem Latino-Americana..I Seminário Homenagem Latino-Americana a Piaget.. 1996. (Seminário).

21.
Seminário "A Reforma Curricular do Curso de Pedagogia da FEUSP".A Reforma Curricular do Curso de Pedagogia da FEUSP.. 1996. (Seminário).

22.
Seminário Internacional "O Construtivismo no Currículo Escolar"..O Construtivismo no Currículo Escolar.. 1995. (Seminário).

23.
Seminário Internacional "Re-formas e Re-paros à Formação do Professor de Arte"..Re-formas e Re-paros à Formação do Professor de Arte.. 1994. (Seminário).

24.
I Congresso sobre Ensino das Artes na Universidade.. I Congresso sobre Ensino das Artes na Universidade.. 1992. (Congresso).

25.
14a Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 14a Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.. 1991. (Congresso).

26.
IV Congresso Nacional da FAEB - Federação de Arte-Educadores do Brasil.. IV Congresso Nacional da FAEB - Federação de Arte-Educadores do Brasil.. 1991. (Congresso).

27.
II Congresso Brasileiro do Brinquedo na Educação de Crianças de 0 a 6 anos.. II Congresso Brasileiro do Brinquedo na Educação de Crianças de 0 a 6 anos.. 1990. (Congresso).

28.
XI Encontro Estadual de Arte-Educadores.XI Encontro Estadual de Arte-Educadores.. 1988. (Encontro).

29.
Festival Latino-Americano de Arte e Cultura.Festival Latino-Americano de Arte e Cultura.. 1987. (Outra).

30.
IV Encontro Estadual dos Cursos de Educação Artística..IV Encontro Estadual dos Cursos de Educação Artística.. 1987. (Encontro).

31.
II Simpósio Internacional de História da Arte-Educação..II Simpósio Internacional de História da Arte-Educação.. 1986. (Simpósio).

32.
Congresso Comemorativo dos 50 Anos da Pré-Escola Municipal.. Congresso Comemorativo dos 50 Anos da Pré-Escola Municipal.. 1985. (Congresso).

33.
III Congresso Estadual de Educação. III Congresso Estadual de Educação.. 1985. (Congresso).

34.
I Conferência Brasileira de Educação.. I Conferência Brasileira de Educação.. 1980. (Congresso).

35.
Primeiro Congresso Brasileiro Piagetiano.. Primeiro Congresso Brasileiro Piagetiano.. 1980. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DIAS, M. C. M.. Membro da Comissão Científica do IV COPEDI - Congresso Paulista de Educação Infantil/ I Simpósio Internacional de Educação Infantil. 2006. (Congresso).

2.
DIAS, M. C. M.. A Matemática na construção da autonomia. 2004. (Outro).

3.
DIAS, M. C. M.. A educação infantil e a formação do educador na Suécia. 2004. (Outro).

4.
DIAS, M. C. M.. Seminário Internacional de Educação Estética. 2004. (Outro).

5.
DIAS, M. C. M.. Infância Modernidade e Cultura. 2003. (Outro).

6.
DIAS, M. C. M.. Constance Kamii, Uma vida dedicada à Educação da Infância. 2003. (Outro).

7.
DIAS, M. C. M.. III Semana da Educação da FEUSP Educação e Cidadania - Desafios da Formação Docente no Século XXI . 2002. (Outro).

8.
DIAS, M. C. M.. I Semana de Educação da FEUSP.. 2000. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Sheila Regina Brisson. O papel da literatura na educação infantil. Início: 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

2.
Elizabeth Bueno de Camargo. A música na Educação Infantil: o trabalho com bebês. Início: 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Linice da Silva Jorge. Estágio (de doutoranda) junto à disciplina da EDM 327 - Educação Infantil.. Início: 2002. Orientação de outra natureza. Faculdade de Educação da Usp. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Paulo Nin Ferreira. O Espírito das Coisas: Um Estudo sobre a Assemblage Infantil. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Usp, . Orientador: Marina Célia Moraes Dias.

2.
Sirlene Maria Giannotti. Dar Forma e Formar-se: Processos Criativos da Arte para a Infância. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Usp, . Orientador: Marina Célia Moraes Dias.

3.
Laura Dantas de Souza Pinto. Do Imperativo Ético à Demonstração Empírica: O projeto Letras e Livros no Embú das Artes. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Usp, . Orientador: Marina Célia Moraes Dias.

4.
Adriana Ximenez Machado Silveira. Entre o trabalho do educador e o da pesquisadora: o desenvolvimento de projetos artísticos-estéticos na educação infantil. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Usp, . Orientador: Marina Célia Moraes Dias.

5.
Fabiana de Pontes Rubira. Contar e ouvir estórias: um diálogo de coração para coração acordando imagens. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Usp, . Orientador: Marina Célia Moraes Dias.

6.
Sheila Regina Brisson Ruiz. O Papel da Oralidade na Constituição da Criança Enquanto Sujeito. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Usp, . Orientador: Marina Célia Moraes Dias.

Tese de doutorado
1.
Stela Maris Fazio Battaglia. Questões de Linguagem na Obra Robinson Crusoé. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Usp, . Orientador: Marina Célia Moraes Dias.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria Angela Serri Francoio. A Aprendizagem Lúdica: Uma proposta de Trabalho com Leitura de Obras de Arte para o Público Infanto-Juvenil. 1993. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Museu Educação e Arte) - Universidade de São Paulo. Orientador: Marina Célia Moraes Dias.

2.
Thais Mara da Silva Rosa. A Leitura da Obra de Arte Inserida na Estimulação Artística em Crianças Pré-escolares: Relato de Uma Experiência. 1993. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Museu Educação e Arte) - Universidade de São Paulo. Orientador: Marina Célia Moraes Dias.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luz Marina Espíndola. Apro-fundamentos antropológicos da música: diálogos com a educação infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação) - Faculdade de Educação da Usp. Orientador: Marina Célia Moraes Dias.

Iniciação científica
1.
Simoni Souza Santos. Artes visuais, museus e alunos de séries iniciais.. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marina Célia Moraes Dias.

Orientações de outra natureza
1.
Paola Ribeiro Versignassi. Orientador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - FAFE/FEUSP (vigência 2004-2005), junto à FEUSP, da bolsista Paola Ribeiro Versignassi. 2006. Orientação de outra natureza - Faculdade de Educação da Usp, Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP. Orientador: Marina Célia Moraes Dias.

2.
Andreia Morais Magliano. Orientador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - FAFE/FEUSP (vigência 2004-2005), junto à FEUSP. 2006. Orientação de outra natureza - Faculdade de Educação da Usp, Fundação de Apoio à Faculdade de Educação. Orientador: Marina Célia Moraes Dias.

3.
Karin Priscila Lima. Projeto Arte-Infância.. 2001. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade de São Paulo, Coordenadoria e Serviço de Assistência Social. Orientador: Marina Célia Moraes Dias.

4.
Helena Freire Weffort. Projeto Museu de Arte e construção da cidadania.. 1999. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade de São Paulo. Orientador: Marina Célia Moraes Dias.

5.
Maira Bittencourt. Projeto Museu de Arte e Construção da Cidadania.. 1999. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade de São Paulo. Orientador: Marina Célia Moraes Dias.

6.
Virginia de Almeida Bessa. Projeto Museu de Arte e construção da cidadania.. 1999. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade de São Paulo. Orientador: Marina Célia Moraes Dias.

7.
Ana Carolina Bonjardim Filizzola. Projeto Museu de Arte e construção da cidadania.. 1999. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade de São Paulo. Orientador: Marina Célia Moraes Dias.

8.
Estela Maria Barbieri. Projeto Museu de Arte e construção da cidadania.. 1999. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade de São Paulo. Orientador: Marina Célia Moraes Dias.

9.
Maria Amália Bava. Projeto Arte-Infância.. 1998. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade de São Paulo, Coordenadoria e Serviço de Assistência Social. Orientador: Marina Célia Moraes Dias.

10.
Bárbara Campos de Oliveira. Projeto Arte-Infância.. 1997. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade de São Paulo, Coordenadoria e Serviço de Assistência Social. Orientador: Marina Célia Moraes Dias.

11.
Rosângela Anzelloti. Projeto Arte-Infância.. 1996. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade de São Paulo, Coordenadoria e Serviço de Assistência Social. Orientador: Marina Célia Moraes Dias.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
DIAS, M. C. M.2007 DIAS, M. C. M.. Early Childhood Education in Brazil - Creativity and Imagination. Early Childhood Education Journal, v. 4, p. 952-957, 2007.


Livros e capítulos
1.
DIAS, M. C. M.. Brincar: O Brinquedo e a Brincadeira na Infância. 1. ed. São Paulo: CENPEC, 2009. v. 1. 84p .



Outras informações relevantes


Atualmente, coordena o grupo de pesquisa: O Lúdico e as Linguagens Expressivas na Formação do Educador da Infância, inserido nas linhas de pesquisa: Formação do Educador da Infância; Arte e Infância; Linguagem e Educação.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 3:36:16