Eliana Rocha de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6690166471092759
  • Última atualização do currículo em 26/09/2017


Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ingresso em 2017). Possui Licenciatura Plena em Letras Português-Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1979); Mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1993) e título de Especialista em Implementação e Gestão da Educação em Distância Universidade Federal Fluminense (2010) . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Estatuto da Criança e do Adolescente, integração social na adolescência, politica social, políticas públicas e direitos humanos. Desenvolveu consultorias em Educação e Direitos Humanos para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, agência da ONU, no Ministério da Justiça e na Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. Conselheira de Direitos da Criança e do Adolescente do Estado do Rio de Janeiro por quatro mandatos. Colaboradora da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ por dois mandatos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eliana Rocha de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, E. R.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Políticas Públicas e Formação Humana.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Entre a Democracia Participativa e o Projeto Neoliberal: como se expressam as contradições políticas nas diferentes representações da sociedade civil no Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA),
Orientador: Esther Maria de Magalhães Arantes.
Palavras-chave: DIREITOS HUMANOS; ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE; Políticas Públicas.
1988 - 1993
Mestrado em Educacao.
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Título: VIVER E MORRER NA RUA: UM ESTUDO SOBRE MENINOS E MENINAS DE RUA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO,Ano de Obtenção: 1993.
Orientador: ESTHER MARIA DE MAGALHÃES ARANTES.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE; EUCAÇÃO POPULAR; DIREITOS HUMANOS; MENINOS E MENINAS DE RUA.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Brasileira.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Comportamento Político / Especialidade: Classes Sociais e Grupos de Interesse.
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2011
Especialização em Planejamento e Gestao da educacao a Distancia. (Carga Horária: 455h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: GESTÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO MODALIDADE A DISTÂNCIA OFERECIDA PELA UFRRJ..
Orientador: Dr. FERNANDA SIMAS CORREA BIANCALANA.
1975 - 1979
Graduação em Licenciatura Plena em Letras Portugues-Literaturas.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador projeto de extensão
Outras informações
Pesquisadora do Programa Cidadania e Direitos Humanos da Sub-Reitoria de Extensao e Cultura/SR-3 no tema Direitos da Criança e do Adolescente,/SIPIA sob coordenação da Prof. Dra.Esther Maria de Magalhães Arantes( jan/1994 a jun de1995 e ago1996 a dez/1997) No periodo de ago/95 a jul/96 o contrato de prestação de serviços foi interrompido Coordenadora-adjunta do Programa de Cooperação Técnica UERJ/DEGASE, aprticipando de capacitações e outras ações complementares para os funcionários do Sistema Socioeducativo do Estado do Rio de Janeiro, sob coordenação executiva da Prof.Dra. MariaTherezinha Nóbrega da Silva.Integrante do Nucleo Gestor do Programa de Formação em Direitos da Infância e Juventude/Pró-Adolescente, coordenado pela Prof. Dra. Leila Maria Torraca de Brito (jan/1998 a dez/2001)


Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil, PNUD BRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: consultoria, Enquadramento Funcional: consultor
Outras informações
Atuando na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, como consultora das Escolas de Conselho da Região Nordeste, com o objetivo de criar uma proposta avaliativa das Escolas de Conselho, e investigar o processo de implementação da nova matriz pedagógica, contribuindo para o fortalecimento da formação continuada de conselheiros tutelares e de direitos.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: consultor
Outras informações
Atuando na Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, em Brasília/DF, como Mobilizadora das Atividades Educativas das Caravanas da Anistia. A consultoria teve como principais objetivos gerar processos de mobilização social, produzir memória das atividades empreendidas; transferir conhecimentos, capacitação de agentes públicos e sociais e avaliação de políticas públicas fornecendo subsídios para seu aprimoramento. Fui palestrante da II Conferência Nacional de Educação/CONAE, Brasília, novembro de 2014, apresentando o trabalho de articulação realizado entre o Ministério da Justiça e o MEC, sobre as violações de direitos humanos ocorridos no período da ditadura civil-militar 64/85 e a necessidade de incluir o tema em Educação para os Direitos Humanos.



Projetos de pesquisa


1998 - 1999
Envolvimento de Crianças e Adolescentes com o uso e o tráfico de drogas no Rio de Janeiro
Descrição: A pesquisa desenvolveu estudo quantitativo e qualitativo visando dimensionar e qualificar o fenômeno de envolvimento de crianças e adolescentes co o tráfico de drogas no Rio de Janeiro, no período de 1995 a 1998. A metodologia abrangeu técnicas de grupo focal com adolescentes internos nas unidades do DEGASE e entrevistas pessoais com adolescentes, policiais e delegados, baseadas na teoria das representações sociais. A pesquisa integrou o projeto de Cooperação Técnica UERJ/DEGASE e foi financiada pelo Ministério da Justiça.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Permanente.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação em Periferias Urbanas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, E. R.; BRITO, L. M. T. ; ARANTES, E. M. M. ; BAZILIO, L. C. . Dez anos do Estatutto da Criança e do Adolescente: observações sobre a política de atendimento a jovens em conflito com a lei no Estado do rio de janeiro. In: Leila Maria Torraca de Brito. (Org.). Jovens em conflito com a lei. 1ed.Rio de Janeiro: EdUERJ, 2000, v. unico, p. 11-26.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
OLIVEIRA, E. R.. ECA, esse adolescente. O GLOBO, Rio de Janeiro, 27 ago. 2002.

2.
OLIVEIRA, E. R.. Sobre lírios e leis. Tribuna de Petrópolis, Petrópolis, 13 jan. 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, E. R.. Educação como instrumento de cidadania. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
OLIVEIRA, E. R.. Os Direitos Humanos e a Promoção da Justiça Social. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
OLIVEIRA, E. R.. Construindo uma propost sobre direitos sexuais e saúde sexual para o DEGASE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
COSTA, N. P. ; TURCO, C. ; OLIVEIRA, E. R. . HIV/AIDS prevention in a women's prison in the state o Ceará/Brazil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
OLIVEIRA, E. R.; VOLPI, M. . Estatuto da Criança e do Adolescente. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
OLIVEIRA, E. R.. O ECA e a cultura indígena. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
OLIVEIRA, E. R.. Educação para os Direitos Humanos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
OLIVEIRA, E. R.. Transformações na Adolescência. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
OLIVEIRA, E. R.. Diagnóstico Econômico, Social e Legal da Juventude. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
OLIVEIRA, E. R.. O ECA como objeto de pesquisa e ação na Universidade. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
SILVA, M.T.N. ; OLIVEIRA, E. R. . Children and Violence: Our Individual, Family and Collective Responsabilities. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
OLIVEIRA, E. R.. Instituições Estratégicas para Consolidação do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
OLIVEIRA, E. R.. Quem tem medo dos Direitos Humanos?. Petrópolis: REDE Boletim dos Cristãos das classes médias, 2010 (Boletim Rede de Cristãos das Classes Médias nº 206).

2.
OLIVEIRA, E. R.. Índice de Desenvolvimento Juvenil: novo índice destaca velhas desigualdades. Rio de janeiro: UERJ, 2001 (Revista Polêmica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

3.
OLIVEIRA, E. R.; BRITO, L. M. T. ; SILVA, M.T.N. . Responsabilidades:Ações Socioeducativas e politicas públicas para a Infancia e Juventude no Estadodo Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2000. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

4.
OLIVEIRA, E. R.. Ensinando a não sonhar: a anit-pedagogia oficial destinada a adolescentes do ERJ. Florianópolis: Editora da UFSC, 1997 (Revista Katálysis da Universidade Federal de Santa Catarina).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
OLIVEIRA, E. R.. Relatório da Avaliação das Escolas de Conselhos da Região Nordeste do Brasil, contendo propostas de adequações ao projeto político-pedagógico. 2016.

2.
OLIVEIRA, E. R.. Relatório sobre desenvolvimento e ampliação das políticas de Justiça Transicional do Brasil. 2014.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
ARANTES, E. M. M. ; OLIVEIRA, E. R. ; BRITO, L. M. T. ; RUFINO, J. . 12 Anos do ECA: Atualização e Debate. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BRITO, L. M. T. ; OLIVEIRA, E. R. . A Liberdade Assistida em Questão. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BAZILIO, L. C. ; BRITO, L. M. T. ; SILVA, M.T.N. ; ARANTES, E. M. M. ; OLIVEIRA, E. R. . Curso de qualificação profissional para a ação socioeducativa. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
OLIVEIRA, E. R.. Curso de Capacitção para Conselheiros Tutelares. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Conferência Nacional de Educação.O ENSINO DA DITADURA NAS ESCOLAS: DIREITO À MEMÓRIA E À VERDADE. 2014. (Seminário).

2.
IV Congreso latinoamericano y I Congreso Uruguayo Salud y Derechos Sexuales y Reproductivos. 2008. (Congresso).

3.
Taller Regional de Disseminacion e Implementación de las Pautas Medicas y de Prestación de Servicios en Salud Sexual y Reproductiva. 2005. (Seminário).

4.
Expansion del Acesso a los Servicios de SSR para Jóvenes en Brasil, Ecuador y Peru. 2003. (Seminário).

5.
Defesa de Direitos dos Adolescentes: a contribuição da Universidade.Defesa de Direitos dos Adolescentes: a contribuição da Universidade. 2000. (Simpósio).

6.
IV Conferencia Internacional sobre Infância e Violência. Apresentacáo resultados Programa de Cooperação Técnica Uerj?DEGASE. 1999. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRITO, L. M. T. ; OLIVEIRA, E. R. ; Teles, S.S. . Projeto O Corpo: as marcas no contexto socioeducativo. 2002. (Exposição).

2.
OLIVEIRA, E. R.. Seminário Políticas Inclusivas para a Juventude: reflexões e perspectivas. 2000. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
BAZILIO, L. C. ; BRITO, L. M. T. ; SILVA, M.T.N. ; ARANTES, E. M. M. ; OLIVEIRA, E. R. . Curso de qualificação profissional para a ação socioeducativa. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
OLIVEIRA, E. R.. Curso de Capacitção para Conselheiros Tutelares. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 21:24:29