Adriana Silvia Marusso

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  • Última atualização do currículo em 27/03/2018


Possui mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994) e doutorado em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). De junho de 2013 a junho de 2014 realizou seu estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, da Universidade Federal de Minas Gerais, sob a supervisão da Professora Doutora Thaïs Cristófaro-Silva. Atualmente é professor associado nível III da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Fonética e Fonologia, atuando principalmente nos seguintes temas: aspectos sonoros do português brasileiro, do inglês e do espanhol, análise acústica e ensino de língua estrangeira, ensino de pronúncia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adriana Silvia Marusso
Nome em citações bibliográficas
MARUSSO, A. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Letras.
Rua do Seminário s/n°
Centro
35420000 - Mariana, MG - Brasil
Telefone: (31) 35579404
Fax: (31) 35579430
URL da Homepage: http://www.ufop.br


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2002
Doutorado em Estudos Lingüísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
com período sanduíche em University of Edinburgh (Orientador: Robert Dwight Ladd).
Título: Redução vocálica: estudo de caso em português brasileiro e inglês britânico, Ano de obtenção: 2003.
Orientador: THAÏS CRISTÓFARO ALVES DA SILVA.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: análise acústica; Inglês britânico; Português brasileiro; Redução vocálica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1990 - 1994
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Lingü.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Fenômenos de enfraquecimento consonantal no espanhol argentino de Rosario,Ano de Obtenção: 1995.
Orientador: Thaïs Cristófaro Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.


Pós-doutorado


2013 - 2014
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Atuação Profissional



Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado nível III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

4/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Letras.
07/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .

03/2003 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .

3/1996 - Atual
Ensino, Licenciatura em Língua Inglesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa: Compreensão e Expressão Oral
Língua Inglesa: Fonologia I
Língua Inglesa: Fonologia II
Língua Inglesa I
Língua Inglesa II
Língua Inglesa III
Língua Inglesa IV
7/2010 - 9/2012
Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .

Cargo ou função
Coordenadora do Setor de Línguas Estrangeiras Modernas e Tradução.
07/2010 - 04/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Letras.
8/2011 - 12/2011
Ensino, Letras: Estudos da Linguagem, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Métodos de Pesquisa
08/2009 - 12/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Coleta Seletiva Solidária da UFOP.
02/2009 - 12/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Monitorias do Dpto. de Letras.
03/2010 - 12/2010
Extensão universitária , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .

Atividade de extensão realizada
Curso: Trabalhando a voz do professor.
08/2004 - 08/2010
Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .

Cargo ou função
Coordenador do Laboratório de Línguas.
04/2003 - 04/2004
Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Letras.

Cargo ou função
Chefe de Departamento.

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Aluna de Residência Pós-Doutor, Enquadramento Funcional: Aluna de Residência Pós-Doutor



Linhas de pesquisa


1.
Aspectos sonoros da linguagem
2.
Tradução e Práticas Discursivas

Objetivo: Estudo das práticas discursivas, dos seus processos de constituição e da tradução em contextos interculturais e em sistemas semióticos variados, tendo em vista suas múltiplas materializações, da produção à recepção..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: aprendizado sócio-cognitivo; variação; aquisição.


Projetos de pesquisa


2013 - 2014
Variabilidade e dispersão vocálica em L1 e L2: um estudo de caso
Descrição: Este trabalho pretende aprofundar no estudo do efeito do tamanho do inventário no espaço acústico de línguas com inventários vocálicos de tamanho diferente (português com sete vogais orais e inglês com onze), da variabilidade vocálica em duas variedades da mesma língua (inglês americano e britânico), da variabilidade vocálica em falantes ?bilíngues? (brasileiros aprendizes avançados de inglês como língua estrangeira) e da variabilidade intrafalante em dois contextos de interação (leitura de sentenças e entrevista semi-controlada)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Inglês britânico ou americano: Caracterização acústica das vogais do inglês produzidas por aprendizes brasileiros
Descrição: A presente proposta é a última etapa de uma pesquisa que tem por objetivo estudar a realização fonética das vogais do inglês por falantes brasileiros. Grande parte dos professores de inglês no Brasil tende a uma pronúncia americana, contudo, o material didático utilizado é, em sua maioria, em inglês britânico. Assim, o aluno escuta uma variedade na fonte sonora e outra na fala do professor, o que pode gerar uma pronúncia híbrida. Dada essa situação, em etapas anteriores desta pesquisa analisaram-se acusticamente as vogais de uma e outra variedade (MARUSSO, 2003; CAMARGOS, 2009), além das vogais do português brasileiro (MARUSSO, 2003). Agora, ao analisar acusticamente as vogais em inglês produzidas por falantes brasileiros, será possível avaliar qual a influência dos sotaques americano e britânico e qual a interferência do sistema vocálico da L1..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Adriana Silvia Marusso - Coordenador / Denice de Mello Toledo - Integrante.
Número de produções C, T & A: 5
2008 - 2009
Aspectos fonéticos das vogais do inglês: Caracterização acústica das vogais do inglês americano
Descrição: Este projeto de iniciação científica foca a realização fonética das vogais do inglês americano. A relevância de se estudar as características fonéticas das vogais do inglês americano se justifica pelo fato de que essa é uma das duas variedades mais usadas no ensino de inglês como língua estrangeira no Brasil. Primeiramente, será feita uma análise acústica das vogais em questão para caracterizá-las acusticamente em termos de qualidade e quantidade vocálica. Posteriormente, os resultados serão comparados com aqueles obtidos em pesquisa similar, realizada por Marusso (2003) sobre as vogais do inglês britânico e as vogais do português brasileiro. Este estudo, além de enriquecer as descrições fonéticas do inglês, fornecerá os dados empíricos necessários para a segunda etapa da pesquisa que visa a comparar a realização das vogais do inglês por falantes brasileiros..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Adriana Silvia Marusso - Coordenador / Camargos, Marco Aurélio Cunha - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
2005 - 2006
Ritmo silábico: a realização das vogais postônicas em dialeto do Mato Grosso do Sul
Descrição: Este projeto de iniciação científica visa especificamente a caracterizar a realização fonética das vogais postônicas no português brasileiro da cidade de Amambai, situada no extremo sul do estado do Mato Grosso do Sul, perto da divisa com o Paraguai. A relevância de se estudar essa variedade de PB se justifica pelo fato de que pressupomos que tal variedade apresenta características próprias do ritmo silábico. O estudo das vogais postônicas permitirá avaliar se existe ou não redução vocálica nessa variedade de PB e, dessa forma, levantar algumas evidências sobre os padrões rítmicos da mesma..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Adriana Silvia Marusso - Coordenador / Karina Sarto Szpak - Integrante.


Membro de corpo editorial


2006 - 2008
Periódico: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MARUSSO, A. S.2016MARUSSO, A. S.. Variabilidade e dispersão vocálica em Português Brasileiro e Inglês Britânico: um estudo de caso. Alfa: Revista de Linguística (UNESP. Online), v. 1, p. 175-201, 2016.

2.
SILVA, M. O.2014SILVA, M. O. ; PARREIRAS, V. A. ; MARUSSO, A. S. . ESTUDO DAS INTERAÇÕES NA PERCEPÇÃO DE SEGMENTOS FONÉTICOS DA LÍNGUA INGLESA. the ESPecialist, v. 35, p. 60-86, 2014.

3.
MARUSSO, A. S.2010MARUSSO, A. S.; CAMARGOS, M. A. C. . Correlatos acústicos das vogais do inglês americano e britânico e do português brasileiro: uma análise contrastiva. Revista da Pesquisa & Pós-Graduação, v. 10, p. 120-128, 2010.

4.
MARUSSO, A. S.2005MARUSSO, A. S.. Princípios básicos da teoria acústica de produção da fala. Revista de Estudos da Linguagem, v. 13, p. 19-43, 2005.

5.
MARUSSO, A. S.2000MARUSSO, A. S.. Aspectos do ritmo na Ave Maria. Estudos Lingüísticos (São Paulo), São Paulo, v. 29, p. 292-296, 2000.

6.
MARUSSO, A. S.1999MARUSSO, A. S.. Fonética: Brincando com o bicho de sete cabeças. Revista da Pesquisa & Pós-Graduação, Ouro Preto - MG, v. 1, n.2, p. 43-45, 1999.

7.
MARUSSO, A. S.1996 MARUSSO, A. S.. Cancelamento de /b,d,g/ intervocálicos no espanhol argentino de Rosário. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 2, n.4, p. 45-70, 1996.

Capítulos de livros publicados
1.
MARUSSO, A. S.; Camargos, M.A.C . Caracterização acústica das vogais do inglês americano. In: Zyngier, Sonia; Viana, Vander (eds.). (Org.). Avaliações & Perspectivas: estudos empíricos em Letras. 1ed.Rio de Janeiro: Publit Soluções Editoriais, 2010, v. , p. 103-125.

2.
MARUSSO, A. S.; Cristófaro-Silva, T. . A contrastive analysis of schwa in English and Portuguese. In: Rauber, A. S., Watkins, M. A., & Baptista, B. O.. (Org.). New Sounds 2007: Proceedings of the Fifth International Symposium on the Acquisition of Second Language Speech. 1ed.Florianópolis: Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, 2008, v. 1, p. 350-360.

3.
MARUSSO, A. S.. Schwa como variante átona de /a/ - um estudo preliminar. In: César Reis. (Org.). Estudos em fonética e fonologia do português. 1ed.Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2002, v. 5, p. 193-204.

4.
MARUSSO, A. S.. Enfraquecimento consonantal no espanhol argentino. In: Ana Lúcia Esteves dos Santos; Rômulo Monte Alto. (Org.). Panorama Hispánico. 1ed.Belo Horizonte: APEMG, 1999, v. , p. 341-347.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MARUSSO, A. S.. On the importance of stress and rhythm. Apliemge Newsletter, Belo Horizonte, p. 6 - 7, 31 mar. 1999.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARUSSO, A. S.. O cenário como estratégia de ensino/aprendizagem de pronúncia: sua aplicação na formação do professor de LE. In: III Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas, 2011, Taubaté. III Congresso Latino Americano de Profissionais de Línguas. Taubaté, 2010. p. 31-39.

2.
Toledo, D.M. ; MARUSSO, A. S. . Caracterização acústica das vogais do inglês produzidas por aprendizes brasileiros. In: IV Encontro de Estudos da Linguagem III Encontro Internacional de Estudos da Linguagem, 2011, Pouso Alegre. Anais do ENELIN 2011, 2011. p. 1-7.

3.
MARUSSO, A. S.. O ensino de pronúncia na formação do professor de língua estrangeira. In: IX Semana de Letras, 2008, Mariana. As Letras e o seu ensino: Anais da IX semana de letras. Mariana: Aldrava Letras e Artes, 2006. v. 1. p. 26-28.

4.
MARUSSO, A. S.. Redução das vogais postônicas no português brasileiro. In: VIII Congresso Nacional e II Congresso Internacional de Fonética e Fonologia, 2007, São Luís do Maranhão. VIII Congresso Nacional e II Congresso Internacional de Fonética e Fonologia, 2004. p. 215-226.

5.
MARUSSO, A. S.. Phonetics: Playing with Nessy. In: XIV Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa, 1999, Belo Horizonte. Anais do XIV Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa. Belo Horizonte: Departamento de Letras Anglo-Germânicas da UFMG, 1997. p. 17-24.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MARUSSO, A. S.. El escenario como estrategia de enseñanza/aprendizaje de pronunciación: su aplicación en la formación de profesores de LE. In: VIII Congreso Iberoamericano de Docencia Universitaria y de Nivel Superior, 2014, Rosario, Argentina. Libro de Resúmenes. Rosario, Argentina: Humanidades y Artes Ediciones, 2014. v. 1. p. 272-273.

2.
MARUSSO, A. S.. Variabilidade e dispersão vocálica em L1 e L2: um estudo de caso. In: I Encontro do Núcleo de Pesquisa em Fonética e Fonologia Aplicada à Língua Estrangeira, 2014, Florianópolis. Caderno de Resumos. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2014. v. 1. p. 13-13.

3.
MARUSSO, A. S.. Variabilidade e dispersão vocálica em L1 e L2: um estudo de caso. In: XIII Semana de Letras, 2014, Mariana. Programação e Caderno de Resumos. Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto, 2014. p. 45-45.

4.
MARUSSO, A. S.. Vowel variability and dispersion in L1 and L2: a case study. In: 4th International Meeting on Speech Sciences (EICEFALA), 2013, Belo Horizonte. Proceedings of the 4th EICEFALA. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2013. v. 1. p. 17-17.

5.
MARUSSO, A. S.. Variabilidade e dispersão vocálica em L1 e L2: um estudo de caso. In: V Seminário de Ciências da Fala, 2013, Belo Horizonte. Caderno de Resumos. Belo Horizonte: Laboratório Eletrônico de Oralidade e Escrita, 2013. v. 1. p. 4-4.

6.
MARUSSO, A. S.. Acoustic characteristics of the English vowels as produced by Brazilian learners of English: a case study. In: Ill Congresso Internacional da ABRAPUI, 2012, Florianópolis. Programação e Caderno de Resumos. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2012. v. 1. p. 182-182.

7.
Toledo, D.M. ; MARUSSO, A. S. . CARACTERIZAÇÃO ACÚSTICA DAS VOGAIS DO INGLÊS PRODUZIDAS POR APRENDIZES BRASILEIROS. In: IV Encontro de Estudos da Linguagem III Encontro Internacional de Estudos da Linguagem, 2011, Pouso Alegre. IV Encontro de Estudos da Linguagem III Encontro Internacional de Estudos da Linguagem, 2011.

8.
MARUSSO, A. S.; Toledo, D.M. . British or American English: Acoustic Characteristics of the English Vowels as Produced by Brazilian Learners of English. In: III Encontro Internacional de Ciência da Fala, 2011, Belo Horizonte. III Encontro Internacional de Ciência da Fala, 2011. p. 7-7.

9.
MARUSSO, A. S.. O cenário como estratégia de ensino/aprendizagem de pronúncia: sua aplicação na formação do professor de LE. In: III Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas, 2010, Taubaté. Livro de resumos do III Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. Taubaté: Casa Cultura, 2010. p. 218-218.

10.
Toledo, D.M. ; MARUSSO, A. S. . INGLÊS BRITÂNICO OU AMERICANO: CARACTERIZAÇÃO ACÚSTICA DAS VOGAIS DO INGLÊS PRODUZIDAS POR APRENDIZES BRASILEIROS. In: XVIII Seminário de Iniciação Científica da UFOP, 2010, Ouro Preto. XVIII Seminário de Iniciação Científica da UFOP, 2010.

11.
CAMARGOS, M. A. C. ; MARUSSO, A. S. . Aspectos fonéticos das vogais: caracterização acústica das vogais do inglês americano. In: X Encontro de ciência empírica em Letras, 2009, Rio de Janeiro. Avaliações e perspectivas: mapeando os estudos empíricos na área de Humanas. Rio de Janeiro: Redes.

12.
Figueiredo, A.M. ; Faria, H.P. ; MARUSSO, A. S. . Cenários como estratégia de ensino/aprendizagem: sua aplicação em diferentes contextos da educação superior. In: VII Simpósio de Formação e Profissão Docente, 2009, Mariana. VII Simpósio de Formação e Profissão Docente, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MARUSSO, A. S.. Caracterização Acústica das Vogais do Inglês Produzidas por Aprendizes Brasileiros: um estudo de caso. In: I Encontro Intermediário do GT de Fonética e Fonologia da ANPOLL, 2013, Porto Alegre. Livro de Resumos. Porto Alegre: Instituto de Letras - UFRGS, 2013. v. 1. p. 16-16.

2.
MARUSSO, A. S.; Cristófaro-Silva, T. . On the nature of schwa: a comparative study between English and Portuguese. In: British Association of Academic Phoneticians Conference, 2006, Edimburgo. British Association of Academic Phoneticians Conference, 2006. p. 07.

3.
MARUSSO, A. S.; PAGOTTO, I.I.M. . Redução Vocálica e ritmo: as vogais postônicas em dialetos de São Paulo. In: IX Semana de Letras, 2006, Mariana. IX Semana de Letras: As letras e seu ensino, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
MARUSSO, A. S.. Fonologia e Fonética. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MARUSSO, A. S.. Dispersão e variabilidade vocálica em português brasileiro e inglês britânico: um estudo de caso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MARUSSO, A. S.. Mediação da tradução comentada de Dois Ilustres Lunáticos ou a divergência universal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MARUSSO, A. S.. Dispersão e variabilidade vocálica em português brasileiro e inglês britânico: um estudo de caso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MARUSSO, A. S.. Sistemas adaptativos complexos, interdisciplinaridade e emergência de pronúncia em L2. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MARUSSO, A. S.. Minicurso: O ensino/aprendizagem das habilidades orais no ICHS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
MARUSSO, A. S.. Sistemas adaptativos complexos, interdisciplinaridade e emergência de pronúncia em L2. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MARUSSO, A. S.. El escenario como estrategia de enseñanza/aprendizaje de pronunciación: su aplicación en la formación de profesores de LE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MARUSSO, A. S.. Variabilidade e dispersão vocálica em L1 e L2: um estudo de caso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MARUSSO, A. S.. Variabilidade e dispersão vocálica em L1 e L2: um estudo de caso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MARUSSO, A. S.. Caracterização Acústica das Vogais do Inglês Produzidas por Aprendizes Brasileiros: um estudo de caso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MARUSSO, A. S.. Vowel variability and dispersion in L1 and L2: a case study. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
MARUSSO, A. S.. Variabilidade e dispersão vocálica em L1 e L2: um estudo de caso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MARUSSO, A. S.. Variabilidade e dispersão vocálica em L1 e L2: um estudo de caso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MARUSSO, A. S.. Acoustic characteristics of the English vowels as produced by Brazilian learners of English: a case study. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MARUSSO, A. S.. O cenário como estratégia de ensino/aprendizagem de pronúncia: sua aplicação na formação do professor de LE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
MARUSSO, A. S.; Toledo, D.M. . British or American English: Acoustic Characteristics of the English Vowels as Produced by Brazilian Learners of English. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MARUSSO, A. S.. INGLÊS BRITÂNICO OU AMERICANO: CARACTERIZAÇÃO ACÚSTICA DAS VOGAIS DO INGLÊS PRODUZIDAS POR APRENDIZES BRASILEIROS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
MARUSSO, A. S.. O cenário como estratégia de ensino/aprendizagem de pronúncia: sua aplicação na formação do professor de LE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
MARUSSO, A. S.. O ensino/aprendizagem da pronúncia de Língua Inglesa através da música. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
MARUSSO, A. S.. O ensino/aprendizagem da pronúncia de Língua Inglesa através do teatro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
MARUSSO, A. S.. O uso de cenários no ensino de língua estrangeira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
CAMARGOS, M. A. C. ; MARUSSO, A. S. . Aspectos fonéticos das vogais: caracterização acústica das vogais do inglês americano. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
Figueiredo, A.M. ; Faria, H.P. ; MARUSSO, A. S. . Cenários como estratégia de ensino/aprendizagem: sua aplicação em diferentes contextos da educação superior. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
MARUSSO, A. S.. Fonologia e Organização Sonora da Comunicação Humana. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
MARUSSO, A. S.. TRANSDISCIPLINARIDADE: CONCEITOS E PRÁTICA NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
MARUSSO, A. S.. Pronunciation activities: beyond listen and repeat. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
MARUSSO, A. S.. Literatura, fonologia e teatro: encontros interdisciplinares. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
MARUSSO, A. S.; Cristófaro-Silva, T. . A contrastive analysis of schwa in English and Portuguese. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MARUSSO, A. S.. Redução vocálica: Estudo de caso no português brasileiro e no inglês britânico 2003 (Tese de Doutorado).

2.
MARUSSO, A. S.. Os Sutras do Yoga de Patanjali. Belo Horizonte: Gráfica e Editora Del Rey Ind. e Com. Ltda., 2000. (Tradução/Livro).

3.
MARUSSO, A. S.. Yoga for the Special Child. Buckingham, Virginia, USA: Special Yoga Publications, 1998. (Tradução/Livro).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MARUSSO, A. S.. Parecer para artigo submetido à Revista CELL - Revista Discente do Centro de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Federal de Ouro Preto. 2017.

2.
MARUSSO, A. S.. Parecer para artigo submetido à Revista Ilha do Desterro. 2017.

3.
MARUSSO, A. S.. Parecer a artigo submetido à Revista Caletroscópio. 2016.

4.
MARUSSO, A. S.. Parecer a artigo submetido à Revista DELTA. 2015.

5.
MARUSSO, A. S.. Parecer a artigo submetido à Revista Gragoatá. 2015.

6.
MARUSSO, A. S.. Parecer a artigo submetido à Revista Organon. 2015.

7.
MARUSSO, A. S.. Parecer a artigo submetido à Revista de Estudos da Linguagem. 2014.

8.
MARUSSO, A. S.. Parecer a artigo submetido à Revista Letras de Hoje. 2013.

9.
MARUSSO, A. S.. Parecer a artigo submetido à Revista Práticas de Linguagem. 2013.

10.
MARUSSO, A. S.. Parecer a artigo submetido à Revista Letras&Letras. 2012.

11.
MARUSSO, A. S.. Parecer a artigo submetido à Revista Letras&Letras. 2012.

12.
MARUSSO, A. S.. Parecerista "ad hoc" da Revista da Pesquisa e Pós-Graduação da UFOP. 2010.

13.
MARUSSO, A. S.. Avaliação de Livros Didáticos de Línguas Estrangeiras (6o ao 9o ano) para o PNLD 2011. 2009.


Demais tipos de produção técnica
1.
MARUSSO, A. S.. Fonética e Fonologia da Língua Inglesa. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
MARUSSO, A. S.. Fonética e Fonologia da Língua Inglesa. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
MARUSSO, A. S.. XXIV Festival das Línguas. 2004 (Projeto de Extensão).

2.
MARUSSO, A. S.. XXV Festival das Línguas. 2004 (Projeto de Extensão).

3.
MARUSSO, A. S.. XXIII Festival das Línguas. 2003 (Projeto de Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MARUSSO, A. S.; ANTUNES, L. B.; MENDES, P. H. A.. Participação em banca de Naaman Mendes Lataliza. Análise prosódico-discursiva das dimensões ethica e patêmica na ancoragem de telejornais sensasionalistas. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras: Estudos da Linguagem) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
ANTUNES, L. B.; GALINARI, M. M.; MARUSSO, A. S.; LIMA, H. M. R.. Participação em banca de Leandro de Silva Moura. O papel da prosódia na expressão de atitudes de ataque ao ethos no discurso político. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras: Estudos da Linguagem) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
Cristófaro-Silva, T.; AZEVEDO, A. M. T.; MARUSSO, A. S.. Participação em banca de Jamila Viegas Rodrigues. A emergência da lateral pós-vocálica em inglês-L2 de falantes de português brasileiro. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
Cristófaro-Silva, T.; MARUSSO, A. S.; CERQUEIRA, F. C. A.. Participação em banca de Marco Aurélio Cunha Camargos. Conhecimento fonológico de retroflexos em inglês-L2. 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
PARREIRAS, V. A.; BAMBIRRA, M. R. A.; MARUSSO, A. S.; NEDER NETO, T.. Participação em banca de Marden Oliveira Silva. Estudo da interação em contexto de aprendizagem da pronúncia de língua inglesa. 2012. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

6.
MARUSSO, A. S.. Participação em banca de Bruno Horta Liza. Aspectos sonoros dos anglicismos no português brasileiro. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Lingü) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
MARUSSO, A. S.; Mello, H.; Cristófaro-Silva, T.. Participação em banca de Flávia Christina de Azeredo Silva. Contribuições da Fonética e da Fonologia ao Ensino de Língua Estrangeira: o caso das vogais altas frontais e do glide /j/ no Inglês e no Português Brasileiro. 2004. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Lingü) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
Mello, H.; MARUSSO, A. S.; Evangelista, H.; Jorge, M. L.; Bastos, H. M.. Participação em banca de Tufi Neder Neto. Uma concepção alternativa de educação formal aplicada ao Ensino de Pronúncia de Inglês. 2006. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Mestrado
1.
ANTUNES, L. B.; GALINARI, M. M.; MARUSSO, A. S.. Participação em banca de Leandro da Silva Moura. O papel da prosódia na expressão de atitudes de ataque ao ethos no discurso político. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras: Estudos da Linguagem) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
MARUSSO, A. S.; ANTUNES, L. B.. Participação em banca de Nágela Horst Milanez. A aquisição e variação dos encontros tautossilábicos do fonema /l/ em crianças.. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Letras: Estudos da Linguagem) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
SILVA, S. R. E.; MARUSSO, A. S.. Participação em banca de Lílian Maria dos Santos Carneiro. O discurso do livro didático de inglês (LE) à luz da legislação educacional brasileira, da teoria sociointeracional e da abordagem comunicativa. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Letras: Estudos da Linguagem) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ANTUNES, L. B.; MARUSSO, A. S.; GONCALVES, C. R.. Participação em banca de Renata Lena de Lourdes.A variação do fonema /R/ em coda silábica nas cidades de Patos de Minas, Uberlândia e Varginha. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
MARUSSO, A. S.. Participação em banca de Maria Luiza de Freitas Santos.Os desafios do tradutor-intérprete da LIBRAS em uma escola pública regular de Mariana. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Tradução) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
MARUSSO, A. S.. Participação em banca de Andreza Alves Pereira.Representação da cultura e humor norte-americanos nas legendas e dublagens de ?Uma família da pesada?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Tradução) - Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
MARUSSO, A. S.. Participação em banca de Tatiana Augusta Alves.Um estudo sobre a relação entre o ofício do tradutor público/intérprete comercial e a competência tradutória. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Tradução) - Universidade Federal de Ouro Preto.

5.
MARUSSO, A. S.. Participação em banca de Elaine Iris dos Reis.A cultura como estratégia de ensino de inglês no livro didático. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Ouro Preto.

6.
MARUSSO, A. S.. Participação em banca de Ana Cláudia Baesso Gonçalves.Acento lexical: a influência da língua materna na aprendizagem fonológica da L2. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Ouro Preto.

7.
MARUSSO, A. S.. Participação em banca de Humberto Jamim Barreto.A poesia silvestre de Robert Frost e tradução do poema ?Blueberries?. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Tradução) - Universidade Federal de Ouro Preto.

8.
MARUSSO, A. S.. Participação em banca de Kátia Silva Tomaz.Pronúncia em inglês da consoante nasal bilabial [m] em posição final de palavra da língua inglesa por crianças brasileiras. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Ouro Preto.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MARUSSO, A. S.; GALERY, M. C. V.; DUTRA, A. F.. Banca examinadora para seleção de Prof. Substituto na área de Língua Inglesa. 2016. Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
MARUSSO, A. S.. Banca examinadora para seleção de Prof. Temporário na área de Língua Inglesa. 2011. Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
MARUSSO, A. S.. Banca examinadora para seleção de Prof. Temporário na área de Língua Inglesa. 2011. Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
MARUSSO, A. S.. Banca examinadora para seleção de Prof. Substituto na área de Língua Espanhola. 2009. Universidade Federal de Ouro Preto.

5.
MARUSSO, A. S.. Banca examinadora para seleção de Prof. Substituto na área de Didática e Prática de Ensino de Língua Inglesa. 2008. Universidade Federal de Ouro Preto.

6.
MARUSSO, A. S.. Banca examinadora para seleção de Prof. Substituto na área de Língua Espanhola. 2007. Universidade Federal de Ouro Preto.

7.
MARUSSO, A. S.; GOMEZ, G. I. R.; GONZALEZ, N. T. M.; ROSA, S. C. R. L.; INFANTE, S. M. S.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto de Língua Espanhola: Estudos Gramaticais. 2004. Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
MARUSSO, A. S.. Banca examinadora para seleção de Prof. Substituto na área de Língua Espanhola. 2004. Universidade Federal de Ouro Preto.

9.
MARUSSO, A. S.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto de Língua Inglesa. 2003. Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
MARUSSO, A. S.. Banca examinadora para seleção de Prof. Substituto na área de Língua Espanhola. 2002. Universidade Federal de Ouro Preto.

Outras participações
1.
MARUSSO, A. S.; GALERY, M. C. V.; LAGES, R.. Comissão de avaliação de desempenho em estágio probatório. 2017. Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
MARUSSO, A. S.; SOTO, E. U. M. S.. Comissão do Processo Seletivo 2016 do Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos da Linguagem. 2015. Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
MARUSSO, A. S.. Comissão especial de avaliação. 2011. Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
MARUSSO, A. S.. Comissão de avaliação de desempenho em estágio probatório. 2011. Universidade Federal de Ouro Preto.

5.
MARUSSO, A. S.. Comissão de avaliação de desempenho em estágio probatório. 2011. Universidade Federal de Ouro Preto.

6.
MARUSSO, A. S.. Comissão de avaliação de desempenho em estágio probatório. 2011. Universidade Federal de Ouro Preto.

7.
MARUSSO, A. S.. Comissão de avaliação de desempenho em estágio probatório. 2011. Universidade Federal de Ouro Preto.

8.
MARUSSO, A. S.. Comissão de avaliação de desempenho em estágio probatório. 2011. Universidade Federal de Ouro Preto.

9.
MARUSSO, A. S.. Comissão de Seleção do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos da Linguagem. 2011. Universidade Federal de Ouro Preto.

10.
MARUSSO, A. S.. Comissão de avaliação de desempenho em estágio probatório. 2010. Universidade Federal de Ouro Preto.

11.
MARUSSO, A. S.. Comissão de Seleção do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos da Linguagem. 2010. Universidade Federal de Ouro Preto.

12.
MARUSSO, A. S.. Comissão especial de avaliação. 2009. Universidade Federal de Ouro Preto.

13.
MARUSSO, A. S.. Comissão de avaliação de desempenho em estágio probatório. 2009. Universidade Federal de Ouro Preto.

14.
MARUSSO, A. S.. Banca examinadora para seleção de estagiário na área de Língua Espanhola. 2002. Universidade Federal de Ouro Preto.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Encontro do Núcleo de Pesquisa em Fonética e Fonologia Aplicada à Língua Estrangeira.Dispersão e variabilidade vocálica em português brasileiro e inglês britânico: um estudo de caso. 2016. (Encontro).

2.
Jornadas Shakespeare e Cervantes: 400 anos.Mediação da tradução comentada de Dois ilustres lunáticos, ou a divergência universal. 2016. (Outra).

3.
II Encontro Intermediário do GT de Fonética e Fonologia da ANPOLL.Dispersão e variabilidade vocálica em português brasileiro e inglês britânico: um estudo de caso. 2015. (Encontro).

4.
VII Seminário de Ciências da Fala.Sistemas adaptativos complexos, interdisciplinariedade e emergência de pronúncia em L2. 2015. (Seminário).

5.
VI Seminário de Atividades Acadêmicas.Minicurso: O ensino/aprendizagem das habilidades orais no ICHS. 2015. (Seminário).

6.
VI Seminário de Atividades Acadêmicas.Sistemas adaptativos complexos, interdisciplinariedade e emergência de pronúncia em L2. 2015. (Seminário).

7.
XIII Semana de Letras. Oficina: Aprimorando a pronúncia em espanhol. 2014. (Congresso).

8.
XIII Semana de Letras. Variabilidade e dispersão vocálica em L1 e L2: um estudo de caso. 2014. (Congresso).

9.
4th International Meeting on Speech Sciences (EICEFALA 2013).Vowel variability and dispersion in L1 and L2: a case study. 2013. (Encontro).

10.
I Encontro Intermediário do GT de Fonética e Fonologia da ANPOLL.Caracterização Acústica das Vogais do Inglês Produzidas por Aprendizes Brasileiros: um estudo de caso. 2013. (Encontro).

11.
Ill Congresso Internacional da ABRAPUI. Acoustic characteristics of the English vowels as produced by Brazilian learners of English: a case study. 2012. (Congresso).

12.
XVI Semana de Letras. O cenário como estratégia de ensino/aprendizagem de pronúncia: sua aplicação na formação do professor de LE. 2012. (Congresso).

13.
III Encontro Internacional de Ciência da Fala.British or American English: Acoustic Characteristics of the English Vowels as Produced by Brazilian Learners of English. 2011. (Encontro).

14.
II Jornadas Intenacionales de Fonética y Fonología.Inglês britânico ou americano: Caracterização acústica das vogais do inglês produzidas por aprendizes brasileiros. 2011. (Outra).

15.
XVI Seminário de Iniciação Científica da UFOP.Avaliador de trabalhos. 2010. (Seminário).

16.
British Association of Academic Phoneticians Conference.On the nature of schwa: a comparative study between English and Portuguese. 2006. (Outra).

17.
IV Congresso Internacional da ABRALIN. Análise acústica do schwa final em português e em inglês. 2005. (Congresso).

18.
Palestra para o curso LET050.Estrutura sonora do espanhol. 2005. (Outra).

19.
XVIII Encontro Nacional de Prof. Universitários de Língua Inglesa.Redução vocálica: um desafio para o aprendiz de L2. 2005. (Encontro).

20.
Curso para Prof. de inglês em formação inicial.Técnicas de Ensino de Fonologia em Língua Inglesa. 2004. (Oficina).

21.
I Encontro Memorial do ICHS.Redução das vogais postônicas [I,U] no português brasileiro: análise auditiva/acústica. 2004. (Encontro).

22.
VIII Congresso Nacional de Fonética e Fonologia e II Congresso Internacional de Fonética e Fonologia. Redução das vogais postônicas no português brasileiro. 2004. (Congresso).

23.
Calourada 2003/1.Aplicações práticas da Fonética e da Fonologia. 2003. (Outra).

24.
II Seminário Internacional de Fonologia.Redução vocálica em Português Brasileiro. 2002. (Seminário).

25.
Palestras do Laboratório de Fonética.Praat: programa de análise acústica da fala. 2002. (Outra).

26.
VII Congresso Nacional de Fonética e Fonologia e I Congresso Internacional de Fonética e Fonologia. Schwa como variante átona de /a/ em português brasileiro. 2002. (Congresso).

27.
Postgraduate Conference 2001. Vowel Reduction & Rhythm: A Case Study in Brazilian Portuguese and British English. 2001. (Congresso).

28.
IV Semana de Eventos da Faculdade de Letras da UFMG.Redução vocálica e ritmo. 2000. (Outra).

29.
Tópicos em Lingüística: Estrutura Sonora das Línguas.Estrutura sonora do espanhol. 2000. (Outra).

30.
VII Semana de Letras ICHS/UFOP.Fonética e Fonologia: aplicações ao ensino de Língua Estrangeira. 1999. (Outra).

31.
XLVII Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo - GEL.Aspectos prosódicos da oração Ave Maria. 1999. (Seminário).

32.
2º Encontro Brasileiro de Profissionais de Espanhol.Minicurso: Mejorando tu pronunciación en español. 1998. (Encontro).

33.
Cursos especiais de Línguas Clássicas e Modernas do Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG.Fonética Espanhola. 1998. (Outra).

34.
I Seminário de Estudos Lingüísticos, na III Semana de Eventos da Faculdade de Letras da UFMG.Aspectos do ritmo na oração "Ave Maria". 1998. (Seminário).

35.
VI Semana de Letras, Artes e Cultura.Oclusivas, fricativas e africadas: inglês vs português. 1998. (Outra).

36.
VII Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. Enfraquecimento consonantal no Espanhol Argentino. 1997. (Congresso).

37.
VI Semana de Letras do ICHS/UFOP.Análise acústica das oclusivas em espanhol argentino. 1997. (Outra).

38.
VI Semana de Letras do ICHS/UFOP.Fonética: Brincando com o bicho de sete cabeças. 1997. (Outra).

39.
XIV Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa.Phonetics: Playing with Nessy. 1997. (Encontro).

40.
II SEVFALE - Semana de Eventos da Faculdade de Letras.A segmentação da fala espontânea no espanhol argentino. 1996. (Outra).

41.
V Congresso Nacional de Fonética e Fonologia. Cancelamento de /b,d,g/ intervocálicos em espanhol argentino. 1996. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARUSSO, A. S.; ANTUNES, L. B. ; BODOLAY, A.N. ; LUCENTE, L. ; ARANTES, P. ; LIMA-GREGIO, A. . VI COLÓQUIO BRASILEIRO DE PROSÓDIA DA FALA. 2017. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Marden Oliveira Silva. Estudo da interação em contexto de aprendizagem da pronúncia de língua inglesa. 2012. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, . Coorientador: Adriana Silvia Marusso.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Cláudia Baesso Gonçalves. Acento lexical: a influência da língua materna na aprendizagem fonológica da L2. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Adriana Silvia Marusso.

2.
Kátia Silva Tomaz. Pronúncia em inglês da consoante nasal bilabial [m] em posição final de palavra da língua inglesa por crianças brasileiras. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Adriana Silvia Marusso.

Iniciação científica
1.
Denice de Mello Toledo. Inglês britânico ou americano: Caracterização acústica das vogais do inglês produzidas por aprendizes brasileiros. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Adriana Silvia Marusso.

2.
MARCO AURÉLIO CUNHA CAMARGOS. Aspectos fonéticos das vogais do inglês: Caracterização acústica das vogais do inglês americano. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Adriana Silvia Marusso.

3.
Karina Sarto Szpak. Ritmo silábico: a realização das vogais postônicas em dialeto do Mato Grosso do Sul. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Adriana Silvia Marusso.

4.
INGRID ISABELA MENDONÇA PAGOTTO. Redução vocálica e ritmo: as vogais postônicas em dialetos de SP e ES. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Adriana Silvia Marusso.

5.
Milene Mendes de Oliveira. Redução vocálica e ritmo: análise auditiva e acústica. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Língua Inglesa) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Adriana Silvia Marusso.

6.
Gleice de Andrade Neves. Redução das vogais postônicas [I,U] no português brasileiro: análise auditiva/acústica. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Língua Inglesa) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Adriana Silvia Marusso.

7.
Anna Carolina Soares. Análise auditiva/acústica das vogais postônicas [I,U] no português brasileiro. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Língua Inglesa) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Adriana Silvia Marusso.

8.
Fernanda Wermelinger Rocha. Análise auditiva/acústica das vogais postônicas [I,U] no português brasileiro. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Língua Inglesa) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Adriana Silvia Marusso.

Orientações de outra natureza
1.
Cynara Lopes de Paiva. Bolsistas para o Laboratório de Línguas. 2007. Orientação de outra natureza. (Curso de Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Adriana Silvia Marusso.

2.
JANILZA ALENCAR DA SILVA. Bolsistas para o Laboratório de Línguas. 2006. Orientação de outra natureza. (Curso de Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Adriana Silvia Marusso.

3.
MARDEN DE OLIVEIRA SILVA. Bolsistas para o Laboratório de Línguas. 2006. Orientação de outra natureza. (Curso de Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Adriana Silvia Marusso.

4.
Cynara Lopes de Paiva. Bolsista para o novo Lab. de Línguas. 2005. Orientação de outra natureza. (Curso de Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Adriana Silvia Marusso.

5.
Ana Elisa Gomes do Nascimento. Monitoria de Língua Inglesa: Fonologia I. 2005. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Língua Inglesa) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Adriana Silvia Marusso.

6.
Samuel Leal de Carvalho. Bolsista para o novo Laboratório de Línguas. 2004. Orientação de outra natureza. (Curso de Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Adriana Silvia Marusso.

7.
Marden Oliveira Silva. Bolsista para o novo Lab. de Línguas. 2004. Orientação de outra natureza. (Curso de Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Adriana Silvia Marusso.

8.
Ana Elisa Gomes do Nascimento. Bolsista para o novo Lab. de Línguas. 2004. Orientação de outra natureza. (Curso de Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Adriana Silvia Marusso.

9.
Ingrid Isabela Mendonça Pagotto. Monitoria de Língua Inglesa: Fonologia I. 2004. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Língua Inglesa) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Adriana Silvia Marusso.

10.
Gleice de Andrade Neves. Monitoria de Língua Inglesa: Fonologia I. 2003. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Língua Inglesa) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Adriana Silvia Marusso.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SILVA, M. O.2014SILVA, M. O. ; PARREIRAS, V. A. ; MARUSSO, A. S. . ESTUDO DAS INTERAÇÕES NA PERCEPÇÃO DE SEGMENTOS FONÉTICOS DA LÍNGUA INGLESA. the ESPecialist, v. 35, p. 60-86, 2014.


Apresentações de Trabalho
1.
MARUSSO, A. S.. Acoustic characteristics of the English vowels as produced by Brazilian learners of English: a case study. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MARUSSO, A. S.. O cenário como estratégia de ensino/aprendizagem de pronúncia: sua aplicação na formação do professor de LE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MARUSSO, A. S.. Caracterização Acústica das Vogais do Inglês Produzidas por Aprendizes Brasileiros: um estudo de caso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MARUSSO, A. S.. Vowel variability and dispersion in L1 and L2: a case study. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MARUSSO, A. S.. Variabilidade e dispersão vocálica em L1 e L2: um estudo de caso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MARUSSO, A. S.. Variabilidade e dispersão vocálica em L1 e L2: um estudo de caso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MARUSSO, A. S.. El escenario como estrategia de enseñanza/aprendizaje de pronunciación: su aplicación en la formación de profesores de LE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MARUSSO, A. S.. Variabilidade e dispersão vocálica em L1 e L2: um estudo de caso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MARUSSO, A. S.. Variabilidade e dispersão vocálica em L1 e L2: um estudo de caso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
MARUSSO, A. S.. Fonética e Fonologia da Língua Inglesa. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
MARUSSO, A. S.. Fonética e Fonologia da Língua Inglesa. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Outras informações relevantes


Coord. do Lab. de Línguas, ICHS/UFOP 06/2004-08/2010
Chefe do Depto. de Letras, ICHS/UFOP abr/2003-abr/2004.
Chefe do Lab. de Letras, ICHS/UFOP set/1997-jul/1999



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