Denise de Paula Martins de Abreu e Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6212114975297800
  • Última atualização do currículo em 06/11/2018


tem graduação em Letras pela UNESP, mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp, doutorado em Lingüística Aplicada pela UNICAMP e pós-doutorado pela Purdue University, Estados Unidos. Tem formação em Inteligências Múltiplas e Tutoria Virtual pela Universidade de Harvard. Ë docente da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar desde 1994. Foi coordenadora UAB da UFSCar de 2006 a 2012, presidente do Fórum de Coordenadores UAB de 2011 a 2013 e assessora do secretário de Educação Superior - SESu/MEC de 2013 a 2017. Foi uma das criadoras do Programa Idiomas sem Fronteiras e está como presidente do Programa desde 2012. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Denise de Paula Martins de Abreu e Lima
Nome em citações bibliográficas
ABREU-E-LIMA, D. P. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de São Carlos, Universidade Aberta do Brasil - UAB-UFSCar.
Rodovia Washington Luiz km 235
Monjolinho
13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676
Telefone: (16) 33519572
Fax: (16) 33519572
URL da Homepage: http://www.ufscar.br


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2006
Doutorado em Lingüística Aplicada.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Um modelo macro-organizacional de formação reflexiva de professores de língua(s): articulações entre a Abordagem Comunicativa através de projetos e o desenvolvimento de Competências sob a temática das Inteligências Múltiplas., Ano de obtenção: 2006.
Orientador: José Carlos Paes de Almeida Filho.
Palavras-chave: ensino/aprendizagem de inglês; Inteligências Múltiplas; abordagem comunicativa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral; Educação Pré-Escolar e Fundamental; Educação Superior.
1990 - 1996
Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: O Processo de Aquisição da Língua Estrangeira (inglês) por crianças brasileiras em sala de aula: Reflexões sobre a teoria de Krashen,Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Dirce Charara Monteiro.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: aquisição de linguagem; ensino/aprendizagem de inglês; alfabetização lingua estrangeira; teoria de Krashen.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
1984 - 1989
Graduação em Letras.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Pós-doutorado


2008 - 2009
Pós-Doutorado.
Purdue University, PURDUE, Estados Unidos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada / Especialidade: Fomração de Educadores.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.


Formação Complementar


2005 - 2005
Project Zero Classroom: views on understanding. (Carga horária: 40h).
Harvard Graduate School of Education, HGSE, Estados Unidos.
2004 - 2004
Coach Course - preparação de tutores em EaD. (Carga horária: 30h).
Harvard University Graduate School of Education, HGSE, Estados Unidos.
2001 - 2001
Extensão universitária em Multiple Intelligences Theory Pathways To Practice. (Carga horária: 30h).
Harvard University, HARVARD, Estados Unidos.
1994 - 1994
Extensão universitária em Metodologia de Inglês Instrumental Módulo 2. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1990 - 1990
Extensão universitária em Atualização para Professores de Inglês. (Carga horária: 15h).
União Cultural Brasil Estados Unidos, UCBEU, Brasil.
1988 - 1988
Extensão universitária em Poesia Brasileira. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora efetiva - Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2010 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, .

Cargo ou função
representante professsor adjunto.
10/2006 - Atual
Direção e administração, Universidade Aberta do Brasil - UAB-UFSCar, .

Cargo ou função
Coordenador de Programa.
4/2002 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Letras.

Cargo ou função
Membro de conselho superior - Conselho Universitário (suplente).
2/2002 - Atual
Extensão universitária , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Letras.

Atividade de extensão realizada
Trabalhando a Pronúncia do PRofessor de Inglês.
1/2002 - Atual
Direção e administração, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Letras.

Cargo ou função
Coordenadora da subunidade do DL - ELIOT.
3/1996 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa 1
Língua Inglesa 2
Língua Inglesa 3
Língua Inglesa 4
Língua Inglesa 5
Língua Inglesa 6
Língua Inglesa 7
Língua Inglesa 8
Lingüística Aplicada - Ensino de Inglês
Metodologia de Ensino de Inglês Instrumental - 1
2/1996 - Atual
Direção e administração, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Letras.

Cargo ou função
Representante de Espaço Físico do DL.
2/1996 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Letras.

Cargo ou função
Membro de comissão permanente - Espaço Físico.
3/1994 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Letras.

3/2000 - 3/2002
Direção e administração, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Letras.

Cargo ou função
suplente de chefe de departamento.
1/1997 - 2/2002
Direção e administração, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Letras.

Cargo ou função
Coordenadora da área de Língua Inglesa e suas Literaturas.
3/2000 - 1/2002
Extensão universitária , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Letras.

Atividade de extensão realizada
Inglês para Adolescentes Coreanos.
3/2001 - 8/2001
Extensão universitária , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Letras.

Atividade de extensão realizada
Inglês Instrumental - módulo 2.
8/2000 - 8/2001
Extensão universitária , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Letras.

Atividade de extensão realizada
Inglês Instrumental - módulo 1.
8/2000 - 7/2001
Extensão universitária , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Letras.

Atividade de extensão realizada
Projeto Cinemania.
6/2001 - 6/2001
Extensão universitária , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Letras.

Atividade de extensão realizada
II COnstruir Pontes - Universidade e Escola no Ensino de Inglês.
6/2000 - 6/2000
Extensão universitária , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Letras.

Atividade de extensão realizada
I Construir Pontes - Universidade e Escola no Ensino de Inglês.
3/1998 - 3/2000
Direção e administração, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Letras.

Cargo ou função
suplente de chefe de departamento.
2/1996 - 3/1998
Direção e administração, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Letras.

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
4/1996 - 4/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Letras.

Cargo ou função
Membro de conselho superior - Conselho Universitário.
9/1996 - 10/1996
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Letras.

Cargo ou função
Membro de comissão temporária - projeto EXIMBANK.
3/1994 - 3/1996
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental para Ciências da Computação - módulo 1
Inglês Instrumental para Ciências da Computação - módulo 2
3/1994 - 3/1996
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental para Engenharias

Universidade Aberta do Brasil - UAB-UFSCar, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Coordenadora, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Cape

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Coordenadora, Enquadramento Funcional: coordenadora - UFSCar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Fórum dos Coordenadores UAB, Enquadramento Funcional: Presidente, Carga horária: 5

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: coordenador adjunto - UFSCar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Coordenadora, Enquadramento Funcional: coordenadora - UFSCar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2006 - Atual
Direção e administração, Universidade Aberta do Brasil - UAB-UFSCar, .

Cargo ou função
Coordenadora do Projeto.
06/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Aberta do Brasil - UAB-UFSCar, .


Purdue University, PURDUE, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: visiting scholar, Carga horária: 40


Harvard Graduate School of Education - Wide World, HGSE, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: professor convidado, Enquadramento Funcional: tutor de cursos a distância, Carga horária: 6

Atividades

07/2004 - 05/2005
Ensino, Differentiated Instruction, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Using Multiple Intelligences as a tool to help students learn
Differentiated Instruction: Strategies for Teaching English Language Learners

Side By Side Escola de Inglês, SIDEBYSIDE, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1994
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Sócio Proprietário, Carga horária: 30

Atividades

3/1993 - 3/1994
Treinamentos ministrados , Diretoria Pedagógica, .

Treinamentos ministrados
Preparação de Professores - Alfabetização em Língua Inglesa
8/1992 - 3/1994
Treinamentos ministrados , Diretoria Pedagógica, .

Treinamentos ministrados
Preparação de Professores - Metodologia de Ensino de Inglês
8/1991 - 3/1994
Direção e administração, Side By Side Escola de Inglês, .

Cargo ou função
Diretora Pedagógica.
8/1991 - 12/1993
Ensino, Inglês, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Inglês - nível básico
Inglês - nível Intermediário
Inglês - nível avançado
Inglês - alfabetização de crianças

Colégio Objetivo, OBJETIVO, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1990
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor de inglês, Carga horária: 20

Atividades

8/1990 - 12/1990
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês
1/1990 - 7/1990
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Escola Maternal Cazuza, CAZUZA, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 1983
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de inglês, Carga horária: 0

Atividades

1/1983 - 12/1983
Ensino,

Disciplinas ministradas
inglês para educação infantil

Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Servidora Cedida, Enquadramento Funcional: Assessora, Carga horária: 40


Associação de Comunicação Educativa Roquete Pinto, ACERP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Membro Conselho Administrativo, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho Administrativo



Linhas de pesquisa


1.
Ensino/aprendizagem de Língua Inglesa

Objetivo: Pesquisar, discutir, analisar e utilizar os conceitos de ensino/aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira na formação de professores pré-serviço, utilizando como base a teoria das Inteligências Múltiplas..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada / Especialidade: Ensino Aprendizagem de Língua Estrangeira.
Setores de atividade: Educação; Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Palavras-chave: abordagem comunicativa; educador reflexivo; formação de educadores; Inteligências Múltiplas; avaliação de material didático; produção de material didático.
2.
Educação a Distância - Tutoria Virtual - GEPEaD

Objetivo: O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação a Distância (GEPEaD) busca os fundamentos técnico-científicos do processo de trabalho e do desenvolvimento de atividades de ensino-aprendizagem pela modalidade de educação a distância. A pretensão é fornecer elementos para a melhor compreensão dos diversos aspectos envolvidos nos quatro fatores básicos da educação (presencial ou a distância): gestão, docência, aprendizagem e mediação tecnológica. O GEPEaD pretende tornar-se referência nacional (e internacional) tanto na produção e difusão de conhecimentos quanto e no desenvolvimento e aplicação de tecnologias e estratégias educacionais no âmbito da educação a distância. A linha de pesquisa específica trata de assuntos relacionados à tutoria, especialmente tutoria virtual..
Palavras-chave: educação a distância; tutoria virtual; tecnologia educacional.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Análise da relação entre sujeitos e conhecimento na Sociedade Grafocêntrica Digital

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Daniel Ribeiro Silva Mill em 15/11/2015.
Descrição: Considerando uma visão mais ecológica de compreender a relação fundamental entre os fenômenos sócio-técnicos, entre si e com sujeitos, em sua interação com conhecimento e a formação do cidadão, propomos aqui estudar as transformações que a emergência das Sociedades Grafocêntricas Digitais tem promovido. O estágio de desenvolvimento tecnológico que estamos experienciando, atualmente, trouxe consigo novas possibilidades de experimentar os tempos e espaços; trouxe-nos inéditas maneiras de comunicação ou interação entre sujeitos, novas formas de nos relacionarmos com o conhecimento, seja em termos de formação ou acesso/assimilação do conhecimento. Nesse contexto, propomos esta investigação, que tem como objetivo analisar transformações nas práticas de formação e de acesso ao conhecimento após emergência da sociedade grafocêntrica digital, com atenção especial às suas influências sobre a instituição escolar. A pesquisa considera três aspectos: a) a emergência da Sociedade Grafocêntrica Digital (tecnologias digitais como meio de convivência e formação); b) a relação entre comunicação, linguagem e tecnologia na construção do conhecimento em novos cenários digitais; e c) a dinâmica da Educação a Distância em sua convergência com a Educação Presencial...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Denise de Paula Martins de Abreu e Lima - Integrante / Daniel Ribeiro Silva Mill - Coordenador / Glauber Lucio Alves Santiago - Integrante / Joice Lee Otsuka - Integrante / Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira - Integrante / Gláucia Maria dos Santos Jorge - Integrante.
2008 - 2009
Análise das Interações e dos modelos de feedback na tutoria virtual e sua influência no processo de ensino-aprendizagem à distância
Descrição: Com o crescente desenvolvimento da EaD no Brasil e a implementação do sistema Universidade Aberta do Brasil, consolida-se o papel de um novo personagem no processo de ensino-aprendizagem - o tutor virtual. É ele o responsável por interagir com os alunos, mediando e facilitando a aquisição e construção de conhecimento. O objetivo deste trabalho é verificar os padrões de feedback que os tutores virtuais de uma universidade federal pública utilizam em sua interação dialógica com os alunos. Esse reconhecimento possibilitará uma melhoria na qualidade de atendimento e orientação em cursos preparatórios de tutoria virtual desta instituição e poderá servir de subsídio significativo para outras instituições que apliquem o mesmo modelo de tutoria adotado pela universidade em questão..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2006 - 2011
Estudos sobre processos de ensino-aprendizagem em EaD: Implicações da UAB-UFSCar para a Educação Básica e Superior
Descrição: A Universidade Federal de São Carlos ? UFSCar, em parceria com a Secretaria de Educação a Distancia (SEED/MEC) e com alguns Municípios (Pólos), está implementando cinco cursos de graduação, a serem oferecidos pela modalidade da educação a distância (Sistema UAB ? Universidade Aberta do Brasil). Com esta configuração, está previsto um conjunto de ações em prol do ensino-aprendizagem que, acredita-se, exercerá influências diversas sobre a comunidade acadêmica tanto no que se refere à modalidade de Educação a Distância como à educação presencial. A proposta de pesquisa tomará quatro fatores como eixo de análise: docência, mediação (tecnológica e pedagógica), aprendizagem e gestão. É nesse contexto que se insere a presente proposta de investigação, tendo por objetivo analisar as implicações diretas e indiretas da implementação de cursos pela modalidade educação a distância para o Ensino Superior, segundo os moldes proposto pela UAB-UFSCar..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2009 - Atual
Periódico: Cadernos da pedagogia (UFSCar. Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Educação a Distância.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Ensino Aprendizagem de Língua Estrangeira.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.2013ABREU-E-LIMA, D. P. M.; MILL, D. R. S. . Reflexões sobre autonomia e limitações nas relações polidocentes na Educação a Distância. Teoria e Prática da Educação, v. 16, p. 33-46, 2013.

2.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.2011 ABREU-E-LIMA, D. P. M.; ALVES, M. L. N. . O feedback e sua importância no processo de tutoria a distância. Pró-Posições (UNICAMP. Online), v. 22, p. 50-55, 2011.

3.
MILL, D. R. S.2009MILL, D. R. S. ; ABREU-E-LIMA, D. P. M. ; LIMA, V. S. ; TANCREDI, R. M. S. . O DESAFIO DE UMA INTERAÇÃO DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O TUTOR E SUA IMPORTÂNCIA NESSE PROCESSO. Cadernos da pedagogia (UFSCar. Online), v. 2, p. no. 4 (2), 2009.

4.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.2008ABREU-E-LIMA, D. P. M.; OLIVEIRA, L. C. . The Use of Fairy Tales in Preservice Teacher Education: Learning to Work with Adolescents. Contexturas, v. 13, p. 09-23, 2008.

5.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.2002ABREU-E-LIMA, D. P. M.; MARGONARI, D. . O Processo de Formação de Educadores em Língua INglesa: Relato de uma Experiência. Contexturas, Indaiatuba, v. 6, n.1, p. 11-24, 2002.

6.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.2002ABREU-E-LIMA, D. P. M.. As Inteligências Múltiplas na Formação de Educadores em Língua Estrangeira - Inglês: Relato de Experiência. Versão Beta, São Carlos, v. 4, n.1, p. 1-6, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; SARMENTO, S. (Org.) ; MORAES FILHO, W. B. (Org.) . Do Inglês sem Fronteiras ao Idiomas sem Fronteiras: a construção de uma política linguística para a internacionalização. 1. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016.

2.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; ABREU-E-LIMA, F. C. B. (Org.) ; BOER, W. (Org.) ; BERARD, R (Org.) . Inteligências Múltiplas - Múltiplas Reflexões. 1. ed. Araraquara: Gráfica Bolsoni, 2005. v. 1. 95p .

Capítulos de livros publicados
1.
MILL, D. R. S. ; ABREU-E-LIMA, D. P. M. ; LIMA, V. S. ; Sitnik, D. C. . Sistema de Gestão Pedagógica e Avaliativa em Educação a Distância: Acompanhando o Desempenho de Tutores e Alunos. In: Rossit, Rosana Ap. Salvador; Storani, Karin. (Org.). Avaliação nos Processos Educacionais. 1ed.São Paulo: Editora UNIFESP, 2010, v. 1, p. 193-208.

2.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; ABREU-E-LIMA, F. C. B. . A polidocência em Educação a Distância sob o enfoque das Inteligências Múltiplas. In: Mill, Daniel; Ribeiro, Luis Roberto de Camargo Ribeiro; Oliveira, Marcia Rozenfeld Gomes de. (Org.). Polidocência na Educação a Distância. 1ed.São Carlos: Edufscar, 2010, v. 1, p. 131-147.

3.
MILL, D. R. S. ; REALI, A. M. M. R. ; ABREU-E-LIMA, D. P. M. ; LIMA, V. S. ; OTSUKA, J.L. . Sobre a Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal de São Carlos (UAB-UFSCar): um relato de experiência de Educação a Distância. In: Mill, Daniel; Ribeiro, Luis Roberto de Camargo Ribeiro; Oliveira, Marcia Rozenfeld Gomes de. (Org.). Polidocência na Educação a Distância. 1ed.São Carlos: Edufscar, 2010, v. 1, p. 173-189.

4.
LIMA, V. S. ; OTSUKA, J.L. ; MILL, D. R. S. ; ABREU-E-LIMA, D. P. M. . Formação Docente para a modalidade a distância na UAB-UFSCar: um olhar sobre o professor-coordenador de disciplina a distância. In: Mill, Daniel; Ribeiro, Luis Roberto de Camargo Ribeiro; Oliveira, Marcia Rozenfeld Gomes de. (Org.). Polidocência na Educação a Distância. 1ed.São Carlos: Edufscar, 2010, v. 1, p. 149-164.

5.
NAVARRO, E. A. H. ; ABREU-E-LIMA, D. P. M. ; OLIVEIRA, L. C. . Ongoing needs analysis: English for Aviation in Brazil.. In: Smith, A.; Strong, G.. (Org.). Adult learners: Context and Innovation. 1ed.Vancouver: Teachers of English to Speakers of Other Languages., 2009, v. 1, p. 149-154.

6.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. As Inteligências Múltiplas e o Trabalho com Projetos na Formação de Professores de Inglês. In: Kleber Aparecido da Silva; Maria Luisa Ortiz Alvarez. (Org.). Perspectivas de Investigação em Lingüística Aplicada. 1ed.Campinas: Editora Pontes, 2008, v. 1, p. -.

7.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; OLIVEIRA, L. C. ; NAVARRO, E. A. H. . Focusing on Teaching From the Get-GO: An Experience from Brazil. In: Michael Carroll. (Org.). Developing a New Curriculum for Adult Learners. 1a.ed.Alexandria: TESOL, 2007, v. , p. 179-197.

8.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Ensino-aprendizagem de inglês para crianças: refletindo sobre a teoria de Krashen. Dez anos entre o aprender e o ensinar linguagens. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2007, v. 1, p. 11-47.

9.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. As Inteligências Múltiplas e a formação de educadores. In: Denise Martins de Abreu e Lima; Fabio CB de Abreu e Lima; Wania Boer, Regina Berard. (Org.). Inteligências Múltiplas - Múltiplas Reflexões. 1ed.Araraquara: Gráfica Bolsoni - Grupo Imagine, 2005, v. 1, p. 35-48.

10.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. A teoria das Inteligências Múltiplas: Caminhos para a prática. In: Denise Martins de Abreu e Lima, Fabio CB de Abreu e Lima, Wania Boer, Regina Berard. (Org.). Inteligências Múltiplas - Mútliplas Reflexões. 1ed.Araraquara: Gráfica Bolsoni - Grupo Imagine, 2005, v. 1, p. 25-31.

11.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Uma experiência com as Inteligências Múltiplas. In: Denise Martins de Abreu e LIma, Fabio CB de Abreu e Lima, Wania Boer, Regina Berard. (Org.). Intelîgências Múltiplas - Mútliplas Reflexões. 1ed.Araraquara: Gráfica Bolsoni - Grupo Imagine, 2005, v. 1, p. 63-69.

12.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. O Processo de aquisição de língua estrangeira por crianças brasileiras em sala de aula: reflexões sobre a teoria de Krashen. In: Dirce Charara Monteiro. (Org.). Ensino-aprendizagem de língua inglesa em alguns contextos brasileiros. 1a.ed.Araraquara: Cultura Acadêmica Editora, 2004, v. 1, p. 35-69.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Música e Dinâmica na Sala de Aula. Revista Nova Escola, São Paulo, , v. 98, p. 55 - 55, 20 nov. 1996.

2.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Imaginação a Serviço dos Verbos. Revista Nova Escola, São Paulo, , v. 97, p. 52 - 52, 22 out. 1996.

3.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Uma Língua com 1500 anos de História. Revista Nova Escola, São Paulo, , v. 94, p. 49 - 49, 20 jun. 1996.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; MILL, D. R. S. ; ABREU-E-LIMA, F. C. B. . Tutoring Model in distance education: the case of Brazilian Open University at Federal University of Sao Carlos. In: Ed-Media 2011 - World Conference on Educational Media, Hypermedia & Telecommunications, 2011, Lisboa, Portugal. Ed-Media 2011. Lisboa-Portugal, 2011.

2.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; MILL, D. R. S. ; LIMA, V. S. ; SITNIK, D. . Ambiente de gerenciamento administrativo e pedagógico de cursos a distância: uma proposta para a gestão e acompanhamento de desempenho de tutores e estudantes. In: 6o. Seminário Nacional de Educação a Distância, V ESUD - Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2008, Gramado. Anais do ESUD - SENAED, 2008.

3.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; MONTEIRO, D. C. . Superando dificuldades Lingüístico-Pedagógicas na elaboração de material didático. In: XXVII GEL, 1998. Anais do XXVII GEL.

4.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; MONTEIRO, D. C. . Superando dificuldades Lingüístico-pedagógicas na Elaboração de Material Didático. In: XLV Seminário do GEL, 1997, Campinas. Anais do XVL Grupo de Estudos Lingüísticos, 1997.

5.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; MONTEIRO, D. C. . Formando um Profissional Competente para o Ensino de Língua Estrangeira. In: IV Congresso de Formação de Educadores, 1996, Águas de São Pedro. Anais do IV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 1996.

6.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. A Aquisição de Inglês como Língua Estrangeira: o papel do Input. In: IV EPPLE, 1996, Assis. Anais do IV EPPLE, 1995.

7.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; MASCIA, B. F. ; MORONI, B. L. A. . Simple Past e Present Perfect Tense: Uma tentativa de adequar teoria e ensino. In: XXI Grupo de Estudos Lingüísticos, 1995, Franca. Estudos Lingüísticos XXI Anais do Seminários do GEL. Franca, 1992. v. II. p. 869-876.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
NAVARRO, E. A. H. ; ABREU-E-LIMA, D. P. M. ; OLIVEIRA, L. C. . On-site Needs Assessment: Rich Information Gathering. In: TESOL, 2008, New York. TESOL - summary book, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Língua Inglesa na sala de aula: estimulando as inteligências do aluno e do professor. In: XXI JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa, 2005, Sorocaba. Caderno de Resumos da JELI, 2005. v. 1. p. 26-26.

2.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Practical Applications of Multiple Intelligences in ESL/EFL. In: 2004 CATESOL, 2004, Santa Clara. 2004 CATESOL Statewide Conference program guide, 2004. v. 1.

3.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; NAVARRO, E. A. H. ; VIANA, N. ; MARGONARI, D. ; OLIVEIRA, L. C. . Preparing Nonnative English Speakers in Brazil: Content, Methods, Reflection. In: 2004 CATESOL, 2004, Santa Clara. 2004 CATESOL, 2004. v. 1.

4.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; NAVARRO, E. A. H. ; MARGONARI, D. . A teoria na prática: reflexões sobre experiências bem sucedidas na formação de professores pré-serviço. In: VII CBLA - Congresso Brasileiro de Linguistica Aplicada, 2004, São Paulo. Anais do VII CBLA, 2004. v. 1.

5.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Ensino de língua e formação de professores: a química que dá certo. In: VII CBLA, 2004, São Paulo. Anais do VII CBLA, 2004. v. 1.

6.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; NAVARRO, E. A. H. ; SILVA, A. ; VIANA, N. . Especificidades do ensino/aprendizagem de LI na formação de educadores. In: VII CBLA -, 2004, São Paulo. Anais do VII CBLA, 2004. v. 1.

7.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. O Professor da Rede Pública como aluno: O ressurgimento da auto-estima. In: XIX JELI, 2003, Cotia. Caderno de Resumos da XIX JELI, 2003. v. 1.

8.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; ALVES, M. L. N. . Projeto Portal: Um mapa para professores e alunos navegarem no processo de ensino/aprendizagem de LI. In: XIX JELI, 2003, Cotia. Caderno de Resumos - XIX JELI, 2003. v. 1.

9.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. A teoria das Inteligências Múltiplas Aplicada ao Ensino. In: Jonada de Letras e Tradutor Intérprete, 2003, Franca. caderno de resumos do evento, 2003. v. 1.

10.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; NAVARRO, E. A. H. . A atuação do professor de inglês instrumental na área empresarial: a experiência UFSCar-TAM. In: XIX JELI, 2003, Cotia. caderno de resumos do evento, 2003. v. 1.

11.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Inteligências Múltiplas para o ensino de línguas. In: XXIV Encontro Nacional de Estudantes de Letras, 2003, São Carlos. Anais do evento. São Carlos: Edufscar, 2003. v. 1.

12.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. A teoria das Inteligências Múltiplas como forma de inclusão. In: VII Congresso Internacional Responsabilidade Social da Universidade, 2003, Descalvado. Caderno de Resumos do evento, 2003. v. 1.

13.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Ensino à Distância - Novos desafios para terapia ocupacional. In: TO - 25 anos evento comemorativo UFSCar, 2003, São Carlos. caderno de resumos do evento, 2003. v. 1.

14.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. A Teoria das Inteligências Múltiplas e sua Aplicação na Sala de Aula de LI. In: XVIII JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa, 2002, Piracicaba. XVIII JELI - A Atuação do Professor de Língua Inglesa: Discutindo os Contrastes Sociais na Sala de Aula. Piracicaba, 2002. v. I. p. 8-8.

15.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; CIPRES, L. M. . Trabalhando a Pronúncia do Professor de Inglês. In: XVIII JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa, 2002, Piracicaba. XVIII JELI - A Atuação do Professor de Língua Inglesa: Discutindo os Contrastes Sociais na Sala de Aula. Piracicaba, 2002. v. 1. p. 13-13.

16.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; MARGONARI, D. . O Processo de Formação de Educadores em Língua Inglesa: uma experiência interdisciplinar na Universidade Federal de São Carlos. In: V Jornada de Educação- UNESP, 2002, Assis. V Jornada de Educação. Assis, 2002. v. 1. p. 53-53.

17.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Atividades Comunicativas de Língua Inglesa por INtermédio das Inteligências Múltiplas. In: XVI Spring Conference, 2002, Itatiba. XVI Spring Conference. Itatiba, 2002. v. 1. p. 8-8.

18.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. As Inteligências Múltiplas na Formação de Educadores em Língua Estrangeira - Inglês: relato de uma experiência. In: 1a. Conferência Internacional de Educação, 2002, Ribeirão Preto. 1a. Conferência Internacional de Educação: Multiculturalismo, Diferenças e Convivência por uma cultura do outro. Ribeirão Preto, 2002. v. 1. p. 16-16.

19.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; MARTINS, R. . O Sujeito em Humanização. In: VI CBLA - Congresso Brasileiro de Linguistica Aplicada, 2001, Belo HOrizonte. Anais do VI Congresso Brasileiro de Linguistica Aplicada, 2001.

Apresentações de Trabalho
1.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Diálogos Internacionais: pesquisa, língua e cultura acadêmica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Aprendizagem e Formação de Professores de Línguas no Contexto Brasileiro: Rotas, Rumos, Contornos e (Novas) Perspectivas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. O Programa Idiomas sem Fronteiras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. 'Challenges and outcomes of the Brazilian Open University (UAB) experience on English Language Programs'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Gestão e Avaliação Institucional em EaD. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Processo de Gestão da EaD na UFSCar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Educação Superior Virtual: Desafios e Perspectivas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; OTSUKA, J.L. ; ABIB, S. . O Sistema UAB na UFSCar: Trajetória, Possibilidades e Desafios. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; MILL, D. R. S. ; ABREU-E-LIMA, F. C. B. . Tutoring Model in distance education: the case of Brazilian Open University at Federal University of Sao Carlos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. A UAB e seus reflexos no Ensino Superior Brasileiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Ensinar na Idade Média - o desafio do professor. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Processo de Gestão da EaD na UFSCar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Ensinar na Idade Mídia - o desafio do professor. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Educação a Distância: conhecer para decidir. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. As Habilidades e as inteligências do tutor virtual no trabalho em EaD. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Ensino e aprendizagem de línguas em ambientes virtuais: experiências e reflexões. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. As Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação: Uma relação Dialética e Recíproca. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Tutoria Virtual e os recursos de feedback: a teoria na prática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. A tutoria na UAB-UFSCar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Educação a Distância: conhecer para decidir. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. O profissional de Letras na Educação a Distância: trabalho e polidocência. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Educação a Distância e as novas relações sociais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Educação a Distância: as diferentes dimensões da sala de aula. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

24.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Desenvolvendo as competências do professor de língua estrangeira: experiências e práticas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; MILL, D. R. S. ; LIMA, V. S. . Ambiente de gerenciamento administrativo e pedagógico de cursos a distância: uma proposta para a gestão e acompanhamento de desempenho de tutores. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Avaliação da Aprendizagem em EaD. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Aspectos Pedagógicos da EaD. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. A Universidade Aberta do Brasil da UFSCar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
NAVARRO, E. A. H. ; ABREU-E-LIMA, D. P. M. ; OLIVEIRA, L. C. . On-site Needs Assessment: Rich Information Gathering. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; MILL, D. R. S. ; LIMA, V. S. . Universidade Aberta do Brasil - UAB-UFSCar: Novas Possibilidades de Democratização do conhecimento na UFSCar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

31.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. As Competências de Ensinar e as Inteligências Múltiplas na Formação de Professores. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

32.
MILL, D. R. S. ; ABREU-E-LIMA, D. P. M. ; LIMA, V. S. . Universidade Aberta do Brasil (UAB): Novas possibilidades de democratização do conhecimento na UFSCar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

33.
GARDNER, H. ; ABREU-E-LIMA, D. P. M. ; CHEN, J-Q ; FLEETHAM, M. ; KAYA, O.N. . Multiple Intelligences in Global Perspective: Howard Gardner and Panel. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. The Influence of Using the theory of Multiple Intelligences in Teacher Education and Foreign Language Learning. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; BOER, W. ; BERARD, R . Requisitos necessários para desenvolver a interdisciplinaridade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Multiple Intelligences: the intrapersonal skills. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; NAVARRO, E. A. H. ; VIANA, N. ; MARGONARI, D. ; OLIVEIRA, L. C. . English Language Teachers Education: A Brazilian Experience. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Um olhar sobre a teoria das Inteligências Múltiplas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

39.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; MARGONARI, D. ; NAVARRO, E. A. H. . Teoria na Prática: Reflexões sobre experiências bem sucedidas na formação de professores pré-serviço. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

40.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Ensino de Língua e Formação de professores: a química que dá certo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; NAVARRO, E. A. H. ; VIANA, N. ; SILVA, A. . Especialidades do ensino/aprendizagem de LI na formação de professores. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

42.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Ensino à Distância - Novos Desafios para Terapia Ocupacional. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. A teoria das inteligências múltiplas como forma de inclusão. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

44.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. A teoria das Inteligências Múltiplas Aplicada ao Ensino. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

45.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. A atuação do professor de inglês instrumental na área empresarial: a experiência UFSCar-TAM. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

46.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. O professor da rede pública como aluno: o ressurgimento da auto-estima. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

47.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Projeto Portal: Um Mapa para Professores e Alunos NAvegarem no Processo de Ensino/Aprendizagem de LI. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

48.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; CIPRES, L. M. . Trabalhando a Pronúncia do Professor de Inglês. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

49.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; MARGONARI, D. . O Processo de Formação de Educadores em Língua Inglesa: Uma experiência INterdisciplinar na UNiversidade Federal de São Carlos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

50.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. As Inteligências Múltiplas na Formação de Educadores. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

51.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; MARTINS, R. . O Sujeito em Humanização. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

52.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; FERRÃO, M. A. . O Ensino de Inglês para Alunos Coreanos: Choque de Metodologias. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

53.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; KAWASHI, C. J. . Relato de Experiência sobre o centro de apoio a alunos em processo de desenvolvimento lingüístico e pedagógico - ELIOT - UFSCar. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

54.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Confecção de Material DIdático com Filmes. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

55.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. O processo de orientação de alunos de Letras - UFSCar: preparo para a carreira docente. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

56.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; MORAES, S. G. . Ensinando Adolescentes Coreanos: o desafio cultural. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

57.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; OLIVEIRA, M. E. C. . O Inglês Instrumental para público heterogêneo: uma proposta de trabalho. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

58.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Os temas transversais no ensino de LI: o projeto na sala de aula. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

59.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. O papel do inglês nos temas transversais. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

60.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; CABRAL, A. ; MARGONARI, D. . Recursos Tecnológicos no Ensiino de Inglês. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

61.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Luzes, Câmera, Ação: o papel do filme na sala de aula de língua estrangeira. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

62.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; SILVA, S. S. ; SILVA, D. . Dobre a língua, mas não cale a boca - sobre ética e política no ensino de línguas. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

63.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Processo de Ensino/aprendizagem de língua inglesa como lingua estrangeira. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

64.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Second Language Acquisition: from Theory to Practice. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

65.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Formando um profissional competente para o ensino de língua estrangeira. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

66.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. O Processo de aquisição de língua estrangeira por crianças brasileiras em idade escolar: reflexões sobre a teoria de Krashen. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. As Inteligências Múltiplas na sala de aula de língua estrangeira. São Paulo: SBS - Special Book Services, 2002 (e-talk).

2.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; ABREU-E-LIMA, F. C. B. ; ARANHA, S. . Crescendo Sem Cárie. São Paulo: Quintessence, 1996. (Tradução/Livro).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; MILL, D. R. S. ; LIMA, V. S. ; SITNIK, D. . Sistema de Avaliação e Acompanhamento de Tutoria - UAB-UFSCar. 2007.

Trabalhos técnicos
1.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Supervisão da Sede de Apoio Presencial do Instituto COC - Ribeirão. 2010.

2.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Parecerista da Revista Eletrônica de Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFSCar. 2010.

3.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Comissão de Avaliação das Propostas de Adesão ao Curso de Especialização em Matemática no Ensino Médio do PARFOR. 2010.

4.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Comissão de Avaliação das Propostas de Adesão ao Edital para Tecnologia de Informação e Comunicação. 2010.

5.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Comissão de Avaliação do Plano Anual de Capacitação Continuada 2011. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Teoria das Inteligências Múltiplas. 2017.

2.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Políticas de Educação a Distância. Portal dos Professores da UFSCar: Bases Teórico-Metodológicas, Programas, Desafios e Perspectivas. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Gestão e Avaliação Institucional em EAD. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. O Sistema UAB na UFSCar: Trajetória, Possibilidaades e Desafios. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. O Ensino a Distância e a reformulação pedagógica no Brasil. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. A Educação a Distância: novos modelos de sala de aula. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Curso de Capacitação para Ingresso no Programa Idiomas sem Fronteiras. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Feedback as a tool to enhance students. 2012. .

3.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Orientações Pedagógico-administrativas para o uso do S.O.F.I.A.. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

4.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; ABREU-E-LIMA, F. C. B. ; BOER, W. ; BERARD, R . Ciclo de Orientações Pedagógicas. 2006. .

5.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; BOER, W. ; BERARD, R ; ABREU-E-LIMA, F. C. B. . Acordando as Múltiplas Inteligências: o papel do Educador. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Um olhar sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Inteligências múltiplas na Educação. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Abordagens do ensino/ aprendizagem de Língua Inglesa e confecção de materiais didáticos. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Inteligências Múltiplas e Ensino de Inglês. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Inteligências Múltiplas para o Ensino de Línguas. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. A Teoria das Inteligências Múltiplas e sua Aplicação na Sala de Aula de Língua Inglesa. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; CIPRES, L. M. . Trabalhando a Pronúncia do Professor de INglês. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Atividades com Inteligências Múltiplas para o ensino de inglês. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Atividades Comunicativas de Língua Inglesa por intermédio da teoria das Inteligências Múltiplas. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; ESTEVAO, G. R. ; SANTOS, S. A. . Aprendendo a trabalhar com a habilidade Listening. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Atividades Comunicativas de Língua Inglesa por Intermédio da Teoria das Inteligências Múltiplas. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Desenvolvendo suas Inteligências: uma etapa para sua transformação. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Inteligências Múltiplas e Ensino de Inglês. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Leitura e Gramática. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

20.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; MARGONARI, D. . Integrando as Inteligências Múltiplas e os Temas Transversais no Ensino de Inglês. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

21.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. O ensino de inglês para crianças. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

22.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. O ensino de inglês para crianças de 1a. a 4a. séries do ensino fundamental. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

23.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Confecção de Material Didático com Filmes. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

24.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Processo de Ensino/Aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

25.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Repensando e Reconstruído as aulas de inglês: uma proposta de trabalho. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

26.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. O Ensino/aprendizagem de língua estrangeira. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

27.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Metodologia para o Ensino de língua estrangeria moderna - inglês. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

28.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Repensando a Prática: maneiras de trabalhar o material didático em Língua Inglesa. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

29.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; MONTEIRO, D. C. . Evaluating Communicative Activities. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Ensino de Inglês para alunos de 1a. a 4a. séries. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Comissão Especial designada para REvalidação de Diploma. 2003 (Comissão Julgadora) .

2.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Written and Spoken LAnguage. 2002 (Organização de evento) .

3.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Trabalhando a Pronúncia do Professor de Inglês. 2002 (Demais trabalhos relevantes) .

4.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Construir Pontes III. 2002 (Organização de evento) .

5.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Construir Pontes II. 2001 (Organização de evento) .

6.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. REvisão do texto da Exposição Itinerante dos 30 Anos da UFSCar. 2000 (Demais trabalhos relevantes) .

7.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Suplente de Chefe do Departamento de Letras da UFSCar. 1997 (Cargo de Chefia) .

8.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Suplente de Chefe do DEpartamento de LEtras. 1995 (CArgo de Chefia) .

9.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. II Semana de Estudos de Letras e Lingüística. 1985 (Organização de evento) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Participação em banca de Fidel Armando Canas Chavez. Cursos e (per)cursos: aspectos históricos e políticos do ensino de PLE na América Central. 2016. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

2.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; ALMEIDA, V. P.. Participação em banca de Glauco Wright da Silva. Um mergulho autonômo. O impacto de um programa de mobilidade estudantil, com imersão na aprendizagem de línguas estrangeiras. 2016. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

3.
Sérgio Ifa; STELLA, P. R.; ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Participação em banca de Rusanil dos Santos Moreira Júnior. Português como língua adicional e letramento crítico: ensino-aprendizagem com participantes falantes de outras línguas da Universidade Federal de Alagoas. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.

4.
SOUZA, V. V. S.; RIBAS, F. C.; ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Participação em banca de Gisele da Cruz Rosa. Cursos do idiomas sem fronteiras Inglês - UFU: tecnologias digitais, investimento e complexidade. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia.

5.
NAVARRO, E. A. H.; ABREU-E-LIMA, D. P. M.; VIANA, N.. Participação em banca de Gabriela Rossetti. Autenticidade, Direitos Autorais e Produção de Materiais Didáticos para Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa Presencial e a Distância. 2010. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

6.
BRAGA, D. B.; ABREU-E-LIMA, D. P. M.; MILL, D. R. S.. Participação em banca de Mario Luiz Nunes Alves. Caminhos e Entraves para o sucesso de fóruns digitais pedagógicos. 2008. Dissertação (Mestrado em mestrado Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
SANTOS, P.; Almeida Filho, J.C.P.; ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Participação em banca de Denise Maria Guarino de Felice. Evidências da Neurobiologia na Aquisição de Segunda Língua. 2007. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

Teses de doutorado
1.
ABREU, A.S; ABREU-E-LIMA, D. P. M.; MILANEZ, N.; SOTO, E.U.M.S.; O'Kuinghttons, M.F.M.. Participação em banca de Isadora Valencise Gregolin. Estratégias de cortesia em língua espanhola: estudo de caso em fórum online. 2008. Tese (Doutorado em Letras - Área de concentração em Lingüística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Qualificações de Doutorado
1.
SOTO, E.U.M.S.; GREGOLIN, Maria do Rosario de Fatima Valencise; ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Participação em banca de Luciana Rocha Cavalcante. A oralidade nos cursos a distância de licenciatura em letras com habilitação em língua estrangeira: uma análise discursiva. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Letras - Área de concentração em Lingüística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Qualificações de Mestrado
1.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; VETROMILE-CASTRO, R.; LEFFA, V. J.. Participação em banca de Ana Paula Roesler Legg. O papel da competência simbólica no processo de internacionalização das universidades brasileiras. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

2.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; MORAES FILHO, W. B.; ALMEIDA, V. P.. Participação em banca de Tatiana Vasconcelos Brick. O desenvolvimento das competências voltadas para a prática docente: a formação de professores pré-serviço em Letras-Língua Inglesa no contexto do Programa Idiomas sem fronteiras. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia.

3.
NAVARRO, E. A. H.; ABREU-E-LIMA, D. P. M.; HOFLING, Camila. Participação em banca de Nathalie Messias de Andrade. A dimensão de uso da gramática (pragmalinguística) em um livro didático para ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira.. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

4.
NAVARRO, E. A. H.; VIANA, N.; ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Participação em banca de Stéfanie Fernanda Pistoni Della Rosa. Perfil de pesquisadores do interior paulista acerca do interesse e da necessidade de aprimorar os conhecimentos em língua inglesa para fins acadêmicos. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NAVARRO, E. A. H.; ABREU-E-LIMA, D. P. M.; HOFLING, Camila. Participação em banca de Nathalie Messias de Andrade.Inteligências Múltiplas no desenvolvimento do ensino de gramática como habilidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; SOUZA, E. C.; Santiago, G. L. A.. Participação em banca de Fernando Henrique Rossit.Desenvolvimento e Aplicação de um Curso Básico de Leitura e Percepção Musical a Distancia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal de São Carlos.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
VIANA, N.; PAULA, S. R. B. G.; ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Banca de seleção para professor substituto. 2007. Universidade Federal de São Carlos.

2.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; VIANA, N.; SARGENTINI, V. M. O.. Concurso Público para Professor Substituto TP20h - área de inglês. 2002. Universidade Federal de São Carlos.

3.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; VIANA, N.; SILVA, A.. Concurso Público para Professor Substituto TP20h - área de inglês. 2002. Universidade Federal de São Carlos.

4.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; NAVARRO, E. A. H.; VIANA, N.. Concurso Público para Professor Substituto - tp20. 2002. Universidade Federal de São Carlos.

5.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; ALMEIDA, G. M. B.; VIANA, N.. Concurso Público para Professor Substituto TP20h - área de inglês. 2001. Universidade Federal de São Carlos.

6.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; VIANA, N.; SARGENTINI, V. M. O.. Concurso Público para Professor Substituto - TP20h. 2000. Universidade Federal de São Carlos.

7.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; VIANA, N.; KUHN, D. C. E. S.. Concurso Público para Professor Substituto TP20h - área de inglês. 1998. Universidade Federal de São Carlos.

8.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; BARREIRA, V. B.; ONOFRE, M. B.. Concurso Público para Professor Substituto - TP20h - área de inglês. 1996. Universidade Federal de São Carlos.

Outras participações
1.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; CONDE, D. C.. Política Linguística para a UFSCar. 2018. Universidade Federal de São Carlos.

2.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; ALMEIDA, V. P.; BLUM, A. S.. Comissão do Edital 001/2016 SESu UNESCO, para análise e seleção de consultores, modalidade produto, conforme previsto o Decreto nº 5.151/2004, de 22 de julho de 2004, no âmbito do Acordo 914BRZ1009.6. 2015. Ministério da Educação.

3.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; VIANA, N.; NAVARRO, E. A. H.. Seleção de monitor para as disciplinas de inglês. 2002. Universidade Federal de São Carlos.

4.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; VIANA, N.; NAVARRO, E. A. H.. Seleção de monitor para as disciplinas de inglês. 2001. Universidade Federal de São Carlos.

5.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; VIANA, N.; NAVARRO, E. A. H.. Seleção de monitor para as disciplinas de inglês. 2000. Universidade Federal de São Carlos.

6.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; VIANA, N.; ALMEIDA, G. M. B.. Seleção de Monitor para as disciplinas de inglês. 1999. Universidade Federal de São Carlos.

7.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; VIANA, N.; SARGENTINI, V. M. O.. Seleção de monitor para as disciplinas de inglês. 1998. Universidade Federal de São Carlos.

8.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; ONOFRE, M. B.; SARGENTINI, V. M. O.. Seleção de monitor para as disciplinas de inglês. 1997. Universidade Federal de São Carlos.

9.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; BARREIRA, V. B.; ULMANN, A.. Seleção de monitor para as disciplinas de inglês. 1996. Universidade Federal de São Carlos.

10.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; Zoppi-Fontana, Monica Graciela. seleção de monitor para Língua Estrangeira. 1996. Universidade Federal de São Carlos.

11.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; BARREIRA, V. B.; ULMANN, A.. Membro da banca de seleção de monitor para as disciplinas de inglês. 1995. Universidade Federal de São Carlos.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Conferência FAUBAI 2017.O Programa Idiomas sem Fronteiras como componente estruturante para a internacionalização no Ensino Superior: edital de credenciamento de universidades brasileiras. 2017. (Outra).

2.
Painel: Português Língua Estrangeira: Público, Propósito, Abordagem e Papel na Internacionalização da IES Brasileiras.Português Língua Estrangeira: Público, Propósito, Abordagem e Papel na Internacionalização da IES Brasileiras. 2017. (Outra).

3.
Conferência Faubai 2016. Abertura da Conferência FAUBAI 2016. 2016. (Congresso).

4.
II Encontro de Professores de Línguas, Literaturas e Culturas Celin-UFPR.Currículos, formação, plurilinguismo e o impacto na internacionalização. 2016. (Encontro).

5.
V Jornada Nacional de Formação de Professores e Internacionalização.O Programa Idiomas sem Fronteiras: Políticas Linguísticas e Internacionalização. 2016. (Outra).

6.
XI CONSIPLE - Formação de professores PLE/2 no contexto do Multilinguismo Global. O IsF - Português: Caminhos para o fortalecimento de uma Política Linguística do PLE-PLA. 2016. (Congresso).

7.
25th Literacy Foundation. Language education, the strategic objectives of Languages Without Borders, and its implementation process. 2015. (Congresso).

8.
2º Seminário de Internacionalização na UFMG: o papel das línguas estrangeiras na internacionalização.Programa Idiomas sem Fronteiras. 2015. (Seminário).

9.
Evento Nósotros.O Programa Idiomas sem Fronteiras. 2015. (Outra).

10.
Evento Nósotros.O Programa Idiomas sem Fronteiras. 2015. (Outra).

11.
FAUBAI 2015-Conference.Programa Idiomas sem Fronteiras: As novas direções no processo de internacionalização. 2015. (Seminário).

12.
Grupo de Trabalho em Educação Brasil-Reino Unido - 2ª Reunião.Formação em língua inglesa: desafios e oportunidades para o Ensino Profissionalizante e a Educação Superior. 2015. (Outra).

13.
III Colóquio de Linguística Aplicada Crítica e Sociololínguistica Educacional - Conversas com estudiosos da linguagem.Política e Políticas de Ensino Aprendizagem e Formação de Professores de Línguas no Contexto Brasileiro: Rotas, Rumos, e (Novas) Perspectivas. 2015. (Outra).

14.
III SEMAPLE- Seminário de Avaliação de Proficiência em Língua Estrangeira.O Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) e as implicações para uma política linguística. 2015. (Seminário).

15.
Language Education Innvovation Forum 2015. Government Initiatives- LWB- Brazilian Program. 2015. (Congresso).

16.
Letras Debate: Linguagens e Ensino.O Programa Idiomas sem Fronteiras: desafios e oportunidades para as línguas estrangeiras no Brasil. 2015. (Seminário).

17.
LI Reunião da CRC - ES PPTB 2015.Idiomas sem Fronteiras- Espanhol e Português. 2015. (Seminário).

18.
Seminário de Reconhecimento de títulos.Reconhecimento de títulos no marco do setor educacional do Mercosul. 2015. (Seminário).

19.
V SELL- Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e literários.Relações Internacionais: Língua e Cultura. 2015. (Simpósio).

20.
XVI Congresso da ABPI. O Italiano no Programa Idiomas sem Fronteiras. 2015. (Congresso).

21.
XX Congrès Brésilien des Professeurs de Français. Les enjeux du français sans frontières au Brésil. 2015. (Congresso).

22.
Ciclo de debates: Pesquisa e Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagensas.Rumos da Educação a distância no Brasil. 2014. (Encontro).

23.
Conferência Nacional de Educação CONAE 2014. Papel da Educação a Distância (EaD) na ampliação de atendimento escolar: limites e possibilidades. 2014. (Congresso).

24.
Conferência Nacional de Educação-CONAE 2014. 2014. (Outra).

25.
II Simpósio Internacional Celpe-Bras (II SinCelpe).O Programa Português sem Fronteiras e o Celpe-Bras: Impactos Políticos e educacionais em tempos de internacionalização. 2014. (Simpósio).

26.
I Seminário de Internacionalização e XII Congresso de Produção Científica e Acadêmica. O Programa Idiomas sem Fronteiras. 2014. (Congresso).

27.
V Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. Inglês sem Fronteiras: Implicações para a formação de professores de línguas. 2014. (Congresso).

28.
VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas. Políticas educativas e de pesquisa sobre o espanhol no Brasil. 2014. (Congresso).

29.
X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD). Práticas de feedback- modelos e técnicas para melhorar as relações interpessoais online. 2013. (Congresso).

30.
XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino.Didática e práticas de ensino: compromisso com a escola pública, laica, gratuita e de qualidade. 2012. (Encontro).

31.
XXV ENCONTRO NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE GRADUAÇÃO. 2012. (Encontro).

32.
5° Encontro Nacional de Coordenadores UAB. 2011. (Encontro).

33.
ED-MEDIA 2011-- World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia & Telecommunications. Tutoring model in distance education: the case of Brazilian Open University (UAB) at Federal University of Sao Carlos (UFSCar). 2011. (Congresso).

34.
ESUD - VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. 2011. (Congresso).

35.
Minicurso Gerenciamento em EAD - VIII ESUD. 2011. (Congresso).

36.
16° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. 2010. (Congresso).

37.
16° Congresso Internacional ABED de Educação a Distãnica. As habilidades e as inteligências do tutor virtual no trabalho em EaD. 2010. (Congresso).

38.
16o. Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. As Habilidades e as inteligências do tutor virtual no trabalho em EaD. 2010. (Congresso).

39.
I Encontro de Capacitação sobre Execução Orçamentária e Financeira da UAB. 2010. (Encontro).

40.
I Encontro de Capacitação sobre Execução Orçamentária e Financeira da UAB. 2010. (Encontro).

41.
III Encontro Nacional de Coordenadores da UAB. 2010. (Encontro).

42.
III Encontro Nacional de Coordenadores UAB. 2010. (Encontro).

43.
I Jornada sobre Ensino-aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais.Ensino e aprendizagem de línguas em ambientes virtuais: experiências e reflexões.. 2010. (Encontro).

44.
I Jornada Sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais.Ensino e aprendizagem de línguas em ambientes virtuais: experiências e reflexões. 2010. (Encontro).

45.
VII Congresso Acadêmico. As Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação: Uma relação Dialética e Recíproca. 2010. (Congresso).

46.
VII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância ? ESUD 2010. Tutoria Virtual e os recursos de feedback: a teoria na prática. 2010. (Congresso).

47.
I CONEA. 2009. (Congresso).

48.
I Congresso Internacional Universidade Aberta do Brasil. 2009. (Encontro).

49.
II Encontro Nacional de Coordenadores UAB. 2009. (Encontro).

50.
Teaching and Learning with Technology Conference - TLT. 2009. (Congresso).

51.
TESOL. On-site Needs Assessment: Rich Information Gathering. 2008. (Congresso).

52.
I Congresso Internacional da ABRAPUI - 1st International ABRAPUI Conference. Uso de ambientes virtuais como apoio na formação presencial de professores.. 2007. (Congresso).

53.
(Palestra aos docentes da Faculdade de Odontologia de Araraquara Unesp).O quê estou fazendo e como estou fazendo para formar esses profissionais?. 2006. (Encontro).

54.
(Palestra aos docentes da Faculdade de Odontologia de Araraquara Unesp).A importância e os benefícios do trabalho em equipe. 2006. (Encontro).

55.
(Palestra aos docentes da Faculdade de Odontologia de Araraquara Unesp).Reconhecimento do procedimento metodológico: a prática de cada um. 2006. (Outra).

56.
(Palestra aos docentes da Faculdade de Odontologia de Araraquara-Unesp).Competências e habilidades: o que é necessário para a formação do profissional em odontologia. 2006. (Encontro).

57.
America Educational Research Association (Annual Meeting). 2006. (Encontro).

58.
Jornada de Letras, Tradutor Intérprete. Inteligências Múltiplas e Ensino de Línguas. 2006. (Congresso).

59.
(Palestra no Programa de Pós- Graduação em Educação Escolar, Unesp Araraquara).O ensino de língua estrangeira na perspectiva das inteligências múltiplas. 2005. (Outra).

60.
I Mostra Regional "Por uma escola acolhedora e inclusiva.Inteligências Múltiplas: uma ferramenta no processo de inclusão. 2005. (Oficina).

61.
Working with Multiple Intelligences. 2005. (Oficina).

62.
XIX Spring Conference. Portal para sites de ensino/ aprendizagem de/ em língua Inglesa. 2005. (Congresso).

63.
XIX SPRING CONFERENCE. Transversalidade em ação: o "ser" e o "fazer" na confecção de material didático. 2005. (Congresso).

64.
XXI JELI. Língua Inglesa na sala de aula: estimulando as Inteligências Múltiplas do aluno e do professor. 2005. (Congresso).

65.
Congresso Internacional sobre Projetos. 2004. (Congresso).

66.
V Construir Pontes. A Internet e o Portal do Eliot: as ferramentas para o professor pesquisar, construir e utilizar material didático. 2004. (Congresso).

67.
V Construir Pontes. O professor de Lingua na escola inclusiva. 2004. (Congresso).

68.
VII Congresso Brasileiro de Linguistica Aplicada. Teoria na Prática: Reflexões sobre experiências bem sucedidas na formação de professores. 2004. (Congresso).

69.
VII Congresso Brasileiro de Linguistica Aplicada. Especialidades do ensino/ aprendizagem de LI na formação de professores. 2004. (Congresso).

70.
VII Congresso Brasileiro de Linguistica Aplicada. Ensino de Língua e Formação de professores: A química que dá certo. 2004. (Congresso).

71.
Curso de Introdução à Análise Transacional.Introdução à Análise Transacional. 2003. (Outra).

72.
Jogos Psicológicos.Curso Jogos Psicológicos. 2003. (Outra).

73.
XXVI Encontro ERIC/Professores de Inglês.Jogos no Ensino/Aquisição da Língua Inglesa. 2003. (Encontro).

74.
III Construir Pontes.Construir Pontes III: Universidade e Escola no Ensino de Inglês. 2002. (Simpósio).

75.
SABER 2002. VI Congresso e Feira de Educação: SABER 2002. 2002. (Congresso).

76.
Seminário Acordando Inteligências.Seminário Educacional Um novo Ser, uma Nova Proposta: Acordando Inteligências. 2002. (Seminário).

77.
VI Jornada de Letras. PCN`s do ensino fundamental de língua estrangeira: refletindo sobre teoria e prática. 2002. (Congresso).

78.
Written and Spoken LAnguage.Written and Spoken LAnguage. 2002. (Outra).

79.
XVIII Jornada de Ensino de Língua Inglesa. XVIII JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa. 2002. (Congresso).

80.
II Construir Pontes: Universidade e Escola no Ensino de INglês.II Construir Pontes: Universidade e Escola no Ensino de Inglês. 2001. (Simpósio).

81.
VI Congresso de Lingüística Aplicada. VI Congresso de Lingüística Aplicada. 2001. (Congresso).

82.
XVII JELI.XVII JELI. 2001. (Encontro).

83.
XXVI Encontro ERIC/ Professores de Inglês ( jogos no ensino/ aquisição da lingua Inglesa). 2001. (Encontro).

84.
I Construir Pontes: Universidade e Escola no Ensino de Inglês.I Construir Pontes: Universidade e Escola no Ensino de Inglês. 2000. (Simpósio).

85.
II Encontro de Pais e Educadores.II Encontro de Pais e Educadores: Filhos: tem que dar certo?. 2000. (Encontro).

86.
XIV Spring Conference.XIV Spring COnference. 2000. (Encontro).

87.
XVI JELI- Jornada de Ensino de Língua Inglesa. 2000. (Encontro).

88.
2ª Semana de letras.Alunos e professores na mesma platéia: os filmes em inglês na sala de aula (minicurso). 1999. (Outra).

89.
III Jornada de Letras.III Jornada de Letras. 1999. (Outra).

90.
Introdução à tecnologia online: desafios para professores e alunos.Mini-curso: Introdução à tecnologia online: desafios para professores e alunos. 1999. (Outra).

91.
OKTOBERTECH.A utilização de recursos tecnológicos para aprender e ensinar inglês. 1999. (Outra).

92.
XI Semana de Letras- As letras e o próximo milênio: reflexões e perspectivas.Luzes, Câmera e ação: a relevância do vídeo no ensino de língua.. 1999. (Outra).

93.
XIX Encontro ERIC/ Professores de Inglês (Using Learner`s Dictionaries). 1999. (Encontro).

94.
XVII Encontro ERIC/ Professores de Inglês (Reflexão sobre a ação: o professor de inglês aprendendo e ensinando). 1999. (Encontro).

95.
XVIII Encontro ERIC/ Professores de Inglês.XVIII Encontro ERIC/ Professores de Inglês. 1999. (Encontro).

96.
XVIII Encontro ERIC/ Professores de Inglês (Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Inglês Instrumental). 1999. (Encontro).

97.
XV JELI.XV JELI. 1999. (Encontro).

98.
Xv Jornada de ensino de Língua Inglesa "tecnologia no ensino de Língua Inglesa".Luzes, Cãmera e Ação: o papel do filme na sala de aula de LE. 1999. (Outra).

99.
XV Jornada de ensino de Língua Inglesa "Tecnologia no Ensino de Língua Inglesa".O Prorama de Trabalho e de curso de Inglês do Convênio Empresa- Universidade: aprender no processo de ensinar (comunicação). 1999. (Outra).

100.
XV Jornada de Ensino de Língua Inglesa "Tecnologia no Ensino de Língua Inglesa".Aprendendo e esninando inglês: uma experiência de parceria empresa-universidade Faber-Castel e UFSCar na formação do aluno de Letras. 1999. (Outra).

101.
Alfabetização Emocional.Alfabetização Emocional. 1998. (Seminário).

102.
II Jornada de Letras.II Jornada de Letras. 1998. (Outra).

103.
XII Spring COnference.XII SPring Conference. 1998. (Encontro).

104.
XLVI GEL. XLVI GEL. 1998. (Congresso).

105.
I Congresso de Ciências da Educação. I COngresso de Ciências da Educação. 1997. (Congresso).

106.
I Semana de Letras.I Semana de Letras. 1997. (Outra).

107.
O Ensino da Língua Inglesa como Exercício da Cidadania.O Ensino da Língua Inglesa como Exercício da Cidadania. 1997. (Seminário).

108.
Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística APlicada. VI INPLA. 1996. (Congresso).

109.
IV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. IV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. 1996. (Congresso).

110.
XII Jornada de Ensino de Língua Inglesa.XII JELI. 1996. (Encontro).

111.
A construção da narrativa na criança: uma visão sócio-histórica.A Construção da Narrativa na criança: uma visão sócio-histórica. 1995. (Oficina).

112.
II BRAZ TESOL Regional Chapter. II BRAZ TESOL - Regional Chapter. 1995. (Congresso).

113.
Intechange: a tool for communicative language teaching.Interchange: a tool for communicative language teaching. 1995. (Seminário).

114.
IV Encontro de PRofessores de Línguas e Literaturas Estrangeiras e III Encontro Paulista de pesquisadores em Tradução. IV EPPLE. 1995. (Congresso).

115.
O Bom Aluno e O Bom Professor no ensino/aprendizagem de inglês.Mini-curso: O Bom Aluno e o Bom Professor no Ensino/Aprendizagem de Língua Estrangeira. 1995. (Outra).

116.
XI JELI.XI JELI. 1995. (Encontro).

117.
IV BRAZ TESOL. IV BRAZ TESOL. 1994. (Congresso).

118.
Spring Conference.MIni-curso: Culture and the teaching of culture in the EFL classroom. 1994. (Outra).

119.
VIII Spring Conference.VIII Spring Conference. 1994. (Encontro).

120.
IX JELE - Jornada de Ensino de Língua Estrangeira.IX JELE - Jornada de Ensino de Língua Estrangeira. 1993. (Encontro).

121.
O intérprete e sua importância em eventos acadêmicos.O Intérprete e sua importância em eventos acadêmicos. 1991. (Seminário).

122.
O professor e a pesquisa na sala de aula de língua estrangeira. Mini-curso: O professor e a pesquisa na sala de aula de língua estrangeira. 1991. (Congresso).

123.
Tendências Atuais no Estudo da Língua Falada.I Simpósio de Estudos: Tendências Atuais no Estudo da Língua Falada. 1991. (Simpósio).

124.
VI Jornada de Ensino de Língua Estrangeira.VII JELE. 1991. (Encontro).

125.
V Spring Conference.V Spring Conference. 1991. (Encontro).

126.
XXXIX Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo. XXXIX GEL. 1991. (Congresso).

127.
I Semana de Semântica.I Semana de Semântica. 1990. (Outra).

128.
IV Spring Conference.IV Spring Conference. 1990. (Encontro).

129.
IX Congresso Internacional da Associação de Lingüística e Filologia da América Latina. IX Congresso Internacional da Associação de Lingüística e Filologia da América Latina. 1990. (Congresso).

130.
VI Jornada de Ensino de Língua Estrangeira.VI Jornada de Ensino de Língua Estrangeira. 1990. (Encontro).

131.
XXXVIII Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo. XXXVIII GEL. 1990. (Congresso).

132.
I Congresso de Bolsistas de Iniciação Científica. Congresso PIBIC. 1989. (Congresso).

133.
II Congresso Brasileiro de LIngüística Aplicada. II Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. 1989. (Congresso).

134.
Recent Developments in LIlterary Criticism - American Transcedentalism Metafiction.MInicurso: Recent Developments in LIlterary Criticism - American Transcedentalism Metafiction. 1989. (Outra).

135.
V JELE - Jornada de Ensino de Língua Estrangeira.V JELE - Jornada de Ensino de Língua Estrangeira. 1989. (Encontro).

136.
I Semana de Estudos Gramaticais.I Semana de Estudos Gramaticais. 1988. (Outra).

137.
IV JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa.IV JELI Jornada de Ensino de Professores de Língua Inglesa. 1988. (Encontro).

138.
II Semana de Letras e Lingüística.II Semana de Estudos de Letras e Lingüística. 1985. (Outra).

139.
I Semana de Estudos de Letras e Lingüística.I Semana de Estudos em Letras e LIngüística. 1984. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. I Encontro Internacional do Programa Idiomas sem Fronteiras: Internacionalização e Multilinguismo. 2015. (Outro).

2.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. II Encontro Nacional de Coordenadores IsF- Francês. 2015. (Outro).

3.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. I Encontro de Representantes das Relações Internacionais das IFES. 2015. (Outro).

4.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. I Encontro Nacional do Programa Idiomas sem Fronteiras. 2014. (Outro).

5.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. V Encontro Nacional de Coordenadores do Programa Inglês Sem Fronteiras. 2014. (Outro).

6.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. IV Encontro Nacional de Coordenadores do Programa Inglês Sem Fronteiras. 2014. (Outro).

7.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. II Encontro Nacional de Coordenadores do Programa Inglês Sem Fronteiras. 2013. (Outro).

8.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. III Encontro Nacional de Coordenadores do Programa Inglês Sem Fronteiras. 2013. (Outro).

9.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. I Encontro Nacional de Coordenadores do Programa Inglês Sem Fronteiras. 2012. (Outro).

10.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; MILL, D. R. S. . II Encontro de Pólos UAB-UFSCar. 2008. (Outro).

11.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; MILL, D. R. S. . I Encontro de Pólos de Apoio Presencial - UAB-UFSCar. 2007. (Outro).

12.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. V Construir Pontes. 2004. (Congresso).

13.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. IV Construir Pontes. 2003. (Congresso).

14.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. III Construir Pontes: Universidade e Escola no Ensino de INglês. 2002. (Congresso).

15.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; SILVA, S. S. . III Jornada de Letras. 1999. (Congresso).

16.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.; VIANA, N. . XII Spring Conference. 1998. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Wania Aparecida Boer. Adequações Curriculares na Área da Deficiência Intelectual: Análise de uma realidade. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . Coorientador: Denise de Paula Martins de Abreu e Lima.

Iniciação científica
1.
Débora Duarte de Medeiros Pollini. AVALIAÇÃO DO PERFIL DOS TUTORES DA UAB-UFSCar: competências e inteligências. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Denise de Paula Martins de Abreu e Lima.

2.
Karina Oliveira de Paula. AS INTELIGÊNCIAS INTRA E INTERPESSOAIS NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA PARA ADOLESCENTES. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Denise de Paula Martins de Abreu e Lima.

3.
Mario Luiz Nunes Alves. Elaborando um Portal de sites de ensino/aprendizagem de/em Língua Inglesa. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Denise de Paula Martins de Abreu e Lima.

Orientações de outra natureza
1.
Lilian Musetti Cipres. Trabalhando a pronúncia do professor de inglês. 2001. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Denise de Paula Martins de Abreu e Lima.

2.
Mario Nunes Alves. Formação de um portal para o ensino/aprendizagem de inglês. 2001. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Denise de Paula Martins de Abreu e Lima.

3.
Marco Antônio Ferrão. Inglês para Adolescentes Coreanos. 2001. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional e Tecnológico. Orientador: Denise de Paula Martins de Abreu e Lima.

4.
Marcia Acebedo Lois. Inglês para Propósitos Específicos. 2001. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional e Tecnológico. Orientador: Denise de Paula Martins de Abreu e Lima.

5.
Daniela Matos Pinheiro. Inglês para Propósitos Específicos. 2001. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional e Tecnológico. Orientador: Denise de Paula Martins de Abreu e Lima.

6.
Claudia Jotto Kawashi. Cinemania. 2001. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Denise de Paula Martins de Abreu e Lima.

7.
Mary Ellen Camarinho de Oliveira. Inglês para Propósitos Específicos. 2000. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional e Tecnológico. Orientador: Denise de Paula Martins de Abreu e Lima.

8.
Solange Maimoni Gonçalves. Inglês para Propósitos Específicos. 2000. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional e Tecnológico. Orientador: Denise de Paula Martins de Abreu e Lima.

9.
Daniela Matos Pinheiro. Cinemania. 2000. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Denise de Paula Martins de Abreu e Lima.

10.
Marcia Acebedo Lois. Material didático de inglês para auto-instrução no Laboratório de Idiomas. 2000. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Denise de Paula Martins de Abreu e Lima.

11.
Savio Garcez de Moraes. Inglês para Adolescentes Coreanos. 2000. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Apoio Institucional e Tecnológico. Orientador: Denise de Paula Martins de Abreu e Lima.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. O Programa Idiomas sem Fronteiras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Aprendizagem e Formação de Professores de Línguas no Contexto Brasileiro: Rotas, Rumos, Contornos e (Novas) Perspectivas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Feedback as a tool to enhance students. 2012. .


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Políticas de Educação a Distância. Portal dos Professores da UFSCar: Bases Teórico-Metodológicas, Programas, Desafios e Perspectivas. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. Gestão e Avaliação Institucional em EAD. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
ABREU-E-LIMA, D. P. M.. O Sistema UAB na UFSCar: Trajetória, Possibilidaades e Desafios. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 11:09:30