Ana Dolores Santiago de Freitas

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6734173724110965
  • Última atualização do currículo em 10/12/2018


Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1988), mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1994) e doutorado em Tecnologias Energéticas e Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Atualmente é engenheira agrônoma da Universidade Federal Rural de Pernambuco, professora permanente do Programa de Pós-graduação em Agronomia/Ciências do Solo, da UFRPE, e professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares, da UFPE. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Microbiologia e Bioquímica do Solo, atuando principalmente em fixação biológica do nitrogênio e técnicas isotópicas em estudos agrícolas e ambientais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Dolores Santiago de Freitas
Nome em citações bibliográficas
FREITAS, A. D. S.;Freitas, Ana D.;Freitas, Ana Dolores Santiago;Freitas, Ana Dolores Santiago de;Freitas, A.D.S;DE FREITAS, A.D. SANTIAGO;SANTIAGO DE FREITAS, A.;SANTIAGO DE FREITAS, A;DE FREITAS, ANA DOLORES SANTIAGO;FREITAS, ANA DOLORES S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Agronomia, Área de Solos.
RUA DOM MANOEL DE MEDEIROS, S/N
DOIS IRMAÕS
52171900 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 33206237
Fax: (81) 33206221


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2008
Doutorado em Tecnologias Energéticas Nucleares.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Abundância Natural do 15N e Fixação Biológica do N2 em Espécies Arbóreas da Caatinga, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Everardo Valadares de Sá Barretto Sampaio.
Grande área: Ciências Agrárias
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.
1990 - 1994
Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Título: EFEITO DE FERTILIZANTES ORGÂNICOS NA FIXAÇÃO BIOLÓGICA DO NITROGÊNIO E NO DESENVOLVIMENTO DO MILHO INOCULADO COM AZOSPIRILLUM SP.,Ano de Obtenção: 1994.
Orientador: NEWTON PEREIRA STAMFORD.
Palavras-chave: BACTÉRIAS DIAZOTRÓFICAS; FIXAÇÃO EM GRAMÍNEAS; ZEA MAYS.
Grande área: Ciências Agrárias
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo / Especialidade: Fertilidade do Solo e Adubação.
Setores de atividade: Produtos e Processos Biotecnológicos; Desenvolvimento Rural.
2000 - 2000
Especialização em XIII Curso Intensivo de Agrobiologia. (Carga Horária: 120h).
Centro Nacional de Agrobiologia, EMBRAPA, Brasil.
1988 - 1989
Especialização em Curso Básico de Irrigação. (Carga Horária: 240h).
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
2000 - 2000
Aperfeiçoamento em Demografia e Genética Molecular de Plantas Tropica. (Carga Horária: 60h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil. Ano de finalização: 2000.
2000 - 2000
Aperfeiçoamento em Sistema de Amostragem Em Populações Vegetais. (Carga Horária: 60h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil. Ano de finalização: 2000.
2000 - 2000
Aperfeiçoamento em Introdução a Ecologia de Populações Vegetais. (Carga Horária: 75h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil. Ano de finalização: 2000.
1997 - 1997
Aperfeiçoamento em I Curso de Atualização Em Genética. (Carga Horária: 40h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil. Ano de finalização: 1997.
1984 - 1988
Graduação em Agronomia.
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Orientador colaborador

Vínculo institucional

1991 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ENGENHEIRA AGRÔNOMA, Carga horária: 40
Outras informações
APROVADA EM PRIMEIRO LUGAR EM CONCURSO PÚBLICO PARA ENGENHEIRO AGRONOMO NA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO-UFRPE.

Atividades

11/2000 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Agronomia, Área de Solos.

Cargo ou função
Representante no Conselho Técnico Administrativo.
8/1998 - Atual
Direção e administração, Departamento de Agronomia, Área de Solos.

Cargo ou função
Responsável pelo Laboratório de Microbiologia do Solo.
4/2001 - 4/2001
Treinamentos ministrados , Departamento de Agronomia, Área de Solos.

Treinamentos ministrados
Isolamento dae bactérias diazotróficas de plantas não leguminosas

Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Orientador colaborador



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Sistemas de cultivo utilizando a fixação biológica do nitrogênio no semiárido brasileiro Coordenadora
Descrição: A fixação biológica do nitrogênio (FBN) é uma alternativa para promover a sustentabilidade da agricultura e a segurança alimentar para a agricultura em muitas partes dos trópicos. Este projeto objetiva estudar o processo de FBN como opção para o aumento da sustentabilidade em cultivos de importância potencial ou tradicional no semiárido brasileiro. Serão estudados os seguintes sistemas de cultivo: 1) cultura do sorgo, que é uma cultura energética com grande potencial de produção de biomassa no semiárido; 2) fruticultura, que é uma atividade com potencial para garantir uma renda maior aos produtores que os cultivos tradicionais de subsistência; e 3) cultivo de milho e feijão-caupi, geralmente plantados em consórcio, que são as culturas dominantes na agricultura familiar da região. Serão realizados experimentos em campo, em municípios representativos de algumas das condições edafoclimáticas mais comuns do semiárido de Pernambuco (Belo Jardim, Caruaru, Serra Talhada, Araripina e Petrolina). Para a cultura do sorgo serão conduzidos 5 experimentos, sendo 4 para estimar a produtividade e as quantidades de N fixadas em diferentes genótipos que estão em testes de recomendação para diferentes localidades do semiárido Pernambucano e outro para investigar o potencial de produção de biomassa e de FBN em cultivos consorciados de sorgo e leguminosas no Agreste de Pernambuco. Em fruticultura, serão estudados sistemas com adubos verdes em plantios de maracujá e melão. Em maracujá, os tratamentos consistirão no cultivo, nas entrelinhas das fruteiras, de diferentes leguminosas de cobertura, além de tratamento controle, onde será permitido o crescimento das plantas espontâneas. Para o cultivo do melão serão testados coquetéis de plantas utilizadas como adubos verdes em pré-plantio. A produtividade e quantidades de N fixadas pelo feijão-caupi serão avaliadas em diferentes plantios solteiros e consorciados típicos da agricultura de pequenas propriedades do semiárido de Pernambuco. Experimentos complementares serão instalados para avaliação da transferência do N fixado no feijão-caupi para o milho, utilizando diferentes combinações de variedades e espaçamento das culturas. Em todos os experimentos, serão estimadas as produtividades de biomassa, as quantidades de N fixadas (utilizando a técnica da abundância natural do 15N) e exportadas e o balanço de N do sistema de cultivo testado. Esta pesquisa contribuirá para a uma compreensão integralizada da importância do processo de FBN em agroecossistemas do semiárido e para a adoção da adubação verde e de técnicas de manejo que favoreçam um balanço de N mais favorável. Estas tecnologias podem representar ganhos econômicos e ambientais, contribuindo para o estabelecimento de um modelo de produção agrícola sustentável para a região. Finalmente, esse projeto contribuirá para formar recursos humanos com habilitação na pesquisa, uma vez que envolve estudantes em sua equipe de pesquisadores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Ana Dolores Santiago de Freitas - Coordenador / Rosemberg de Vasconcelos Bezerra - Integrante / EDILANDIA FARIAS DANTAS - Integrante / Maria do Carmo Catanho Pereira de Lyra - Integrante / Benaia Gonçalves de França Barros - Integrante / STELLA JORGE DE CARVALHO NETA - Integrante / José Nildo Tabosa - Integrante / Everardo Valadares de Sá Barretto Sampaio - Integrante / Carolina Etienne de Rosália e Silva Santos - Integrante / REGINALDO ALVES FERREIRA NETO - Integrante / Renata Janaína Carvalho de Souza - Integrante / Paulo Ivan Fernandes Júnior - Integrante / Vanderlise Giongo - Integrante / Fábio Freire de Oliveira - Integrante / Rômulo S. C. Menezes - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
Geração de dados e modelagem para subsidiar políticas de adaptação à variabilidade climática em sistemas agropecuários na região Nordeste
Descrição: A agricultura, a pecuária e exploração florestal são atividades vulneráveis aos fatores climáticos e afetados pelos eventos extremos. Há evidências de que o aumento da temperatura no futuro causará redução na produção de algumas das principais culturas agrícolas e o Nordeste será uma das regiões mais afetadas. Este projeto é uma tentativa de traçar um panorama amplo da situação pretérita e atual do uso das terras nas diferentes regiões de Pernambuco, representativo do Nordeste, e dos efeitos que mudanças climáticas possam ter nestes usos. Os cenários gerados são úteis para prever mudanças econômicas e sócias e para o delineamento de políticas públicas que antevejam os problemas e as potencialidades futuros e preparem a sociedade para estas mudanças. Os objetivos específicos são: 1) mapear a cobertura e uso atual e passada do solo em Pernambuco na escala de 1:100.000; 2) quantificar e mapear os estoques de carbono e nitrogênio das principais classes de solo sob diferentes usos da terra; 3) estimar a biomassa aérea e radicular e os estoques de N na vegetação nativa; 4) gerar mapas de precipitação pluviométrica e temperatura atuais e passados; 5) quantificar a fixação biológica de nitrogênio nas principais culturas de Pernambuco; 6) elaborar cenários climáticos futuros regionalizados para Pernambuco utilizando o modelo ETA para downscaling de cenários globais; 7) simular produtividade e ciclagem de C e N na caatinga, pastagens e principais culturas e simular impactos de cenários climáticos e de manejo, usando o modelo Century; e 8) adaptar o modelo Century para distribuir as simulações de forma espacialmente explícita. Para atingir estes objetivos são propostos trabalhos de laboratório, casa de vegetação e, principalmente, de campo, nas três regiões de Pernambuco (Mata, Agreste e Sertão), por uma equipe multidisciplinar envolvendo participantes de várias instituições do Estado e de outras regiões. Os recursos solicitados (R$ 480 mil, além das bolsas (R$116 mil), visam adquirir equipamento que capacite o grupo principal para análises de C e N e complementar e ampliar os trabalhos de campo já desenvolvidos pela equipe, apoiados parcialmente por projetos em andamento e bolsas de estudantes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Compreendendo a variabilidade da fixação biológica de nitrogênio em feijão-caupi ao longo de diferentes agroecossistemas de Pernambuco.
Descrição: Projeto para concessão de bolsa de pós-graduação (Doutorado)/FACEPE.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Ana Dolores Santiago de Freitas - Coordenador / REGINALDO ALVES FERREIRA NETO - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa.
2013 - 2015
Produção de biomassa e contribuição da fixação biológica do nitrogênio para o sorgo em diferentes sistemas de cultivo no Agreste de Pernambuco
Descrição: O objetivo geral do projeto é investigar o potencial de produção de biomassa e de FBN em diferentes genótipos de sorgo, em cultivo solteiro e em consórcio com leguminosas no Agreste de Pernambuco. Os objetivos específicos são estimar as produtividades de diferentes genótipos de sorgo em cultivo solteiro e em consórcio com leguminosas, estimar as quantidades de N fixadas nos diferentes genótipos de sorgo e nas leguminosas consorciadas, estimar as transferências de N fixado nas leguminosas para o sorgo e estudar a comunidades de bactérias diazotróficas associadas aos diferentes genótipos de sorgo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Ana Dolores Santiago de Freitas - Coordenador / Carolina Etienne de Rosália e Silva Santos - Integrante / Rosemberg de Vasconcelos Bezerra - Integrante / Everardo Valadares de Sá Barretto Sampaio - Integrante / Adália Cavalcanti do Espírito Santo Mergulhão - Integrante / Maria do Carmo Catanho Pereira de Lyra - Integrante / José Nildo Tabosa - Integrante.
2013 - 2015
Produção de biomassa e contribuição da fixação biológica do nitrogênio para o sorgo cultivado no Agreste de Pernambuco
Descrição: Projeto para concessão de bolsa de pós-graduação (Mestrado) / FACEPE.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Ana Dolores Santiago de Freitas - Coordenador / Benaia Gonçalves de França Barros - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa.
2013 - Atual
Nitrogen Cycling In Latin America: Drivers, Impacts And Vulnerabilities (Nnet)
Descrição: The objective of this proposal is to establish a scientific cooperation network in Latin America to study, document and understand, the processes that modify different aspects of the nitrogen cycle, adopting an integrated approach related to: (1) N-reactive (N-r) species in the atmosphere, identifying their sources and long-range transport connected to natural (biogenic emissions from forests and soils) and anthropogenic (fossil fuel and biomass burning and agriculture) processes, (2) nitrogen biological fixation, denitrification and ecosystem nitrogen balance, (3) changes in ecosystem dynamics by excess nutrient loads (aquatic and terrestrial environments) including urban environments and (4) coupling carbon-nitrogen cycles. (5) Synthesize the knowledge on the complex socio-ecological dynamics and its associated institutional arrangements related to N cycle and its associated impacts..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
Produção de biomassa e aportes de nitrogênio por plantas de cobertura em pomares do Agreste de Pernambuco
Descrição: No cenário atual de necessidade de substituição de fontes de energia não renováveis e diminuição de emissões de carbono, os sistemas de produção agrícola devem ser direcionados para adoção de tecnologias e manejos que prescindam ao máximo do uso de fertilizantes nitrogenados, dependentes de energia fóssil para sua fabricação, e que evitem perdas do carbono do solo. No semiárido brasileiro, áreas convertidas à agricultura perdem carbono e nutrientes com velocidade muito maior que as encontradas em outras regiões (Tiessen et al., 1992), o que pode levar a uma rápida perda da capacidade produtiva. A sustentabilidade da atividade agrícola nesta região requer a maximização da produtividade e a manutenção da capacidade dos solos de prover água e nutrientes para as plantas. A utilização de plantas de cobertura entre as fileiras de plantio de culturas perenes é uma tecnologia que pode propiciar a substituição ou a complementação da adubação mineral, além de representar uma fonte de matéria orgânica e proporcionar uma proteção física ao solo, garantindo a sustentabilidade dos sistemas. O objetivo geral do projeto é estudar o uso de leguminosas como plantas de cobertura em pomares de maracujá e mamão no Agreste de Pernambuco. Os objetivos específicos são estimar as quantidades de nitrogênio e de biomassa aportadas por plantas de cobertura cultivadas entre fileiras de maracujazeiro e mamoeiro, determinar os efeitos desses aportes sobre a produtividade desses pomares e comparar os custos da adubação verde com os custos da fertilização com N mineral nesses pomares..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Ana Dolores Santiago de Freitas - Coordenador / Maria do Carmo Catanho Pereira de Lyra - Integrante / Rosemberg de Vasconcelos Bezerra - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2012 - 2014
Aportes de N e C por plantas de cobertura no Agreste Pernambucano: efeitos sobre atributos do solo e produtividade do maracujá
Descrição: O cultivo de plantas de cobertura nos corredores entre as linhas de maracujá é uma alternativa economicamente viável e ecologicamente sustentável. O objetivo do projeto é estimar as quantidades de nitrogênio (N) e carbono (C) aportadas e os efeitos sobre a produtividade do maracujá por diferentes espécies de leguminosas usadas como adubação verde em um pomar localizado no município de Belo Jardim, Agreste de Pernambuco. Será conduzido um experimento de campo, utilizado um delineamento experimental em blocos ao acaso, com quatro repetições instaladas em um pomar de maracujá (Passiflora edulis). Nas entrelinhas do pomar serão plantadas as espécies feijão-caupi IPA 206 (Vigna unguiculata), crotalaria (Crotalaria juncea), feijão-de-porco (Canavalia ensiformes), que são adaptadas a condições de baixa fertilidade do solo, e feijão de rolinha (Macropitilium lathyroides), que é uma espécie nativa do semiárido e com grande capacidade de fixar nitrogênio atmosférico. Tratamentos controle com fertilização química e uma testemunha absoluta (com vegetação espontânea) serão adicionados. O corte dos adubos verdes e plantas espontâneas será feito aproximadamente 120 dias após o plantio, quando serão avaliados a produção de biomassa, número e biomassa seca dos nódulos. Na biomassa serão determinados os teores de C (%), N total (%) e 15N (?), por espectrometria de massa. Para estimar a proporção de N derivado da atmosfera nas leguminosas (%Ndda), será utilizado o método da abundância natural do 15N. A quantidade de N fixado será estimada multiplicando o valor de %Ndda pelo conteúdo de N de cada planta fixadora, através do produto do teor deste nutriente e da biomassa seca da parte aérea. Por ocasião da colheita, uma porção de cada planta de cobertura será colocada em sacos de decomposição para avaliações da decomposição do material. Ao fim do ciclo do maracujá, serão coletadas amostras de solo para determinações químicas e físicas e será avaliada a produtividade dos frutos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Ana Dolores Santiago de Freitas - Coordenador / Rosemberg de Vasconcelos Bezerra - Integrante / Everardo Valadares de Sá Barretto Sampaio - Integrante / EDILANDIA FARIAS DANTAS - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa.
2012 - Atual
Qual a importância da fixação simbiótica do nitrogênio na regeneração da caatinga? Quantidades fixadas e condições ambientais
Descrição: Devido aos sistemas de produção agrícola predominantes, a vegetação atual do semiárido brasileiro é um mosaico de pequenas áreas com distintos tempos de regeneração, entremeadas a poucas áreas de caatinga madura preservada. As áreas nos estádios iniciais da regeneração são dominadas por leguminosas nodulantes, enquanto que áreas bem preservadas apresentam baixas proporções dessas espécies. Apesar de ser uma fonte essencial de nitrogênio para ecossistemas terrestres, ainda não está estabelecida a importância do processo de fixação biológica do nitrogênio (FBN), através da simbiose entre leguminosas e bactérias do grupo dos rizóbios, ao longo do processo de regeneração da caatinga. Estimativas dos inputs de N em áreas ocupadas por espécies pioneiras são praticamente inexistentes e a compreensão dos fatores que controlam a FBN em florestas secas é incipiente. O objetivo deste projeto é estimar as quantidades de N fixadas em leguminosas nativas de áreas em diferentes estádios de regeneração da vegetação da caatinga, além de determinar as características das populações de rizóbios dessas áreas e as repostas da simbiose a diferentes condições ambientais. O N fixado nas diferentes áreas será quantificado através da estimativa simultânea da biomassa de leguminosas (utilizando equações alométricas) e do N derivado da atmosfera (%Ndda), utilizando a metodologia da abundância natural do 15N. Amostras de solos serão coletadas, nas diferentes áreas estudadas, para realização de experimentos em casa-de-vegetação, onde serão determinados o tamanho, a diversidade e a eficiência das populações de rizóbios nativas e os efeitos da disponibilidade de nutrientes e água e da competição com não leguminosas sobre a FBN em leguminosas nativas. Os resultados desta pesquisa contribuirão para a compreensão dos diversos aspectos que envolvem a simbiose entre rizóbios e leguminosas (ocorrência e diversidade de rizóbios nativos, nodulação e eficiência do processo simbiótico) durante o processo d.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Ana Dolores Santiago de Freitas - Coordenador / Maria do Carmo Catanho Pereira de Lyra - Integrante / Carolina Etienne de Rosália e Silva Santos - Integrante / Rosemberg de Vasconcelos Bezerra - Integrante / Jacob Silva Souto - Integrante / Gustavo Ribeiro Xavier - Integrante / Arthur Jorge da Silva - Integrante / Augusto Cesar de Arruda Santana - Integrante / Carla Danielle de Oliveira Paizinho - Integrante / José Fábio Cavalcanti Macedo - Integrante / Luciana Remígio Santos Nascimento - Integrante / Monaliza Mirella de Morais Andrade - Integrante / Rômulo Simões César de Menezes - Integrante / Shirleane Rodrigues da Silva - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2010 - 2013
Biofertilizante misto com rochas e materiais orgânicos inoculados com bactérias diazotróficas e fungos produtores de quitosana
Descrição: Projeto integrante da Rede de Pesquisa BIOTECNOLOGIAS PARA INCREMENTO DA PRODUTIVIDADE DA CANA-DE-AÇÚCAR (BIOPRODUCANA). O objetivo do projeto é o de conhecer a possibilidade do uso de fertilizantes biológicos naturais, fosfatados e potássicos (os quais podem se integrar na agricultura ecológica), utilizando rochas moídas, e matéria orgânica (inoculada com bactérias diazotróficas), para assegurar a colocação dos nutrientes P e K e S (biofertilizantes de rochas) e N mais micronutrientes pela MO, visando aumento da absorção de nutrientes e da produtividade agrícola. Também é incluído como objetivo conhecer a influencia dos mencionados biofertilizantes na qualidade e na sustentabilidade dos solos onde os mesmos serão introduzidos e bem como pela atuação na defesa da planta contra patógenos através da inoculação com o fungo Cunninghamella elegans, que produz quitina e quitosana. Além disso, a Rede de Pesquisa tem o objetivo de avaliar as variedades de cana-de-açúcar plantadas na Zona da Mata de Pernambuco e Paraíba quanto ao potencial de FBN e sua interação com bactérias diazotróficas endofíticas e Paenibacillus spp. (rizobactérias promotoras de crescimento) como suporte de produção sustentável da cultura na região Nordeste..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Ana Dolores Santiago de Freitas - Coordenador / Newton Pereira Stamford - Integrante / MARCIA BARRETO FIGUEIREDO - Integrante / Carolina Etienne de Rosália e Silva Santos - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2010 - 2013
Prospecção, tecnologias para a produção de inóculo e potencial de aplicação de fungos micorrízicos arbusculares em agrossistemas do Nordeste do Brasil
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
Produção e Eficiência Agronômica de Biofertilizante de Rochas com Materiais Orgânicos Inoculados
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
UTILIZAÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA DE NOVA GERAÇÃO E PROCESSOS MICROBIOLÓGICOS NA IMPLANTAÇÃO DE UM AGROSSITEMA NO SEMI-ÁRIDO NORDESTINO
Descrição: O projeto apresenta dois componentes importantes: a) a geração de tecnologias para uma agricultura menos agressiva ao meio ambiente e b) a geração de informação e de produção de elementos básicos para o desenvolvimento vegetal. A geração de tecnologia para sistemas agrícolas e agroflorestais, além de buscar nichos de produção e mercado que melhore a renda dos agricultores, terá ainda como função importante a melhoria e a preservação da biodiversidade. A diminuição da cobertura vegetal é um dos maiores causadores da degradação ambiental, promovendo o aparecimento de áreas degradadas, principalmente em ecossistemas frágeis como o da Caatinga. O estudo do potencial das espécies leguminosas é de grande importância, juntamente com o estudo da diversidade dos rizóbios e dos fungos micorrízicos, microrganismos que possibilitam às plantas maior resistência ao estresse ambiental. Aspectos relacionados com a eficiência de rizóbios na fixação do N2, e com a nutrição fosfatada e potássica, que tornarão possível a revegetação de áreas com riscos de desertificação, através do plantio inicial com leguminosas de ciclo curto (amendoim e caupi), e posteriormente com o plantio definitivo com leguminosas arbóreas (leucena e sabiá), em função do rápido crescimento e da comprovada eficiência simbiótica. O trabalho tem como objetivo efetuar o levantamento da biodiversidade nativa em áreas degradadas, assim como avaliar o efeito da inoculação com estirpes de rizóbios e com fungos micorrízicos, e da adubação com biofertilizantes de rochas, desenvolvendo tecnologias de revegetação para as condições edafoclimáticas de regiões semi-áridas. A matéria orgânica e a biota do solo são os principais indicadores da sustentabilidade de um sistema de cultivo, principalmente em solos sob condições tropicais. Espera-se obter uma tecnologia de revegetação para a região semi-árida que promova a recuperação ambiental, utilizando insumos biológicos para garantir o crescimento vegetal, processos que serão d.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
Competição entre espécies arbustivo-arbóreas e gramíneas da caatinga sob deficiências hídrica e nutricional
Descrição: A vegetação de caatinga tem múltiplos usos nos sistemas de produção do semi-árido brasileiro: pastagem, agricultura itinerante e extrativismo. A maior parte da vegetação de caatinga corresponde a distintos estádios de regeneração, com largos trechos em processo de desertificação. Manejos para recuperação ou mais sustentáveis têm sido postulados, envolvendo combinações de agricultura, silvicultura e pecuária. Em todos estes usos e manejos, a dicotomia entre o crescimento do estrato arbustivo-arbóreo e do estrato herbáceo é patente. No entanto, quase nada foi pesquisado sobre o assunto, no semi-árido nordestino. O objetivo deste projeto é investigar a capacidade de competição entre plântulas de diferentes espécies arbustivo-arbóreas nativas da caatinga e entre elas e plantas do estrato herbáceo. Serão estabelecidos experimentos de campo, em Patos, na Paraíba, e experimentos de casa de vegetação, tanto em Patos como em Recife, testando diferentes espécies arbustivo-arbóreas e capins, submetidas a diferentes combinações de água, nutrientes, luz, corte e presença ou ausência do estrato herbáceo. Durante os dois anos de estudo, o crescimento relativo das plântulas no campo será monitorado medindo-se biomassa aérea, biomassa de raízes, altura do caule, área e massa de folhas. Em casa de vegetação serão montados experimentos, em vasos, de competição de plântulas das espécies arbustivo-arbóreas, com diferentes tratamentos de nutrientes e água. Os vasos terão plântulas de mesma espécie ou de duas espécies, formando pares de combinações das espécies escolhidas. Ao longo do crescimento, serão feitas medidas das mesmas variáveis descritas no experimento de campo e, ao final, as plantas serão colhidas, separadas por espécie e em partes (folhas, caules e raízes) e secas, pesadas e moídas e subamostras serão retiradas para análise de nutrientes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ana Dolores Santiago de Freitas - Integrante / Everardo Valadares de Sá Barretto Sampaio - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2008 - 2011
Fixação biológica do nitrogênio em áreas de caatinga com diferentes tempos de regeneração
Descrição: No sistema de agricultura itinerante, sistema de produção predominante no semi-árido Nordestino, grandes áreas são abandonadas após sofrerem desmatamento, queima, cultivo e/ou superpastejo. A regeneração da vegetação nativa depende, entre outros fatores, do restabelecimento dos estoques iniciais de nutrientes, porém não existem estudos sobre as quantidades de nitrogênio aportadas a estes sistemas através da fixação biológica do N2 atmosférico (FBN) via simbiose leguminosas-rizóbios. No entanto, há indicações de que estas quantidades podem ser consideráveis, principalmente na vegetação em regeneração. Um dos problemas da falta de dados sobre as quantidades de N fixadas é a dificuldade de medir simultaneamente a produção de biomassa e as proporções de N derivadas da fixação (%Ndda), nesta biomassa. O objetivo deste trabalho é determinar, em diferentes estádios de regeneração da vegetação da caatinga, as quantidades de N fixadas em leguminosas dos estratos arbustivo-arbóreo e herbáceo. Para tanto, serão determinadas as biomassas produzidas e a composição florística nos dois estratos, com a estimativa simultânea do %Ndda nas leguminosas identificadas como fixadoras, em áreas com 1 ano, 10 anos, 25 anos e 50 anos sem corte e/ou pastoreio. Em cada área serão demarcadas três parcelas de 60 x 30 m, para as medidas das arbustivo-arbóreas, e seis subparcelas de 2 x 2 m, para as herbáceas. Das arbustivo-arbóreas serão determinados as alturas e os diâmetros dos caules e das copas, para cálculo da biomassa aérea utilizando modelos de equações alométricas. Toda a biomassa das herbáceas será colhida nas subparcelas, duas vezes na estação de chuvas. A estimativa do %Ndda será feita utilizando a metodologia da abundância natural do 15N. Amostras de folhas de plantas de todas as espécies potencialmente capazes de fixar N2 (espécies alvo) e de plantas de espécies não fixadoras (espécies referência) serão coletadas nos dois estratos da vegetação. A abundância natural será analisada por.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2011
Fixação biológica do nitrogênio em plantios de leguminosas nativas da caatinga e características de rizóbios associados
Descrição: Com o objetivo de obter pares simbiontes (leguminosas fixadoras inoculadas com rizóbios eficientes) para recomendação de uso em sistemas agroecológicos e recuperação de áreas degradadas no semi-árido pernambucano, este projeto pretende estimar a fixação biológica do nitrogênio em plantios de leguminosas arbóreas da caatinga e estudar a diversidade e a taxonomia das bactérias capazes de nodular estas espécies. O cultivo de leguminosas arbóreas nativas, intercaladas com culturas tradicionais ou para revegetação de áreas degradadas, é uma tecnologia que possibilita um aporte de biomassa rica em nitrogênio (N), contribuindo para o aumento da produtividade das culturas associadas ou para o estabelecimento de espécies sucessoras. Este aporte de N, através da fixação biológica do nitrogênio (FBN), é a alternativa mais viável e sustentável para a manutenção ou o restabelecimento dos estoques deste nutriente nas áreas cultivadas ou abandonadas no sistema de agricultura itinerante típico do semi-árido de Pernambuco. Neste sistema, o fertilizante nitrogenado geralmente não está disponível, ficando as culturas dependentes do N liberado pela mineralização da matéria orgânica. Apesar da abundância de leguminosas nativas da vegetação de caatinga, poucos estudos foram feitos sobre a capacidade de FBN destas espécies. Entretanto, como são espécies adaptadas às severas condições de ressecamento e temperatura da região, é provável que elas tenham a capacidade de fixar quantidades consideráveis de N em simbiose com rizóbios específicos e que possam se beneficiar com a inoculação com bactérias selecionadas. Pouco se sabe sobre as bactérias capazes de nodular leguminosas da caatinga. O isolamento e a caracterização destas bactérias são de grande interesse científico por representarem um germoplasma adaptado às condições específicas do semi-árido. O estudo da biodiversidade destes rizóbios nativos é fundamental para o manejo da FBN, contribuindo para implementar a sobrevivência de populaç.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2011
Biofertilizante ? Bioprotetor na produção de uva orgânica
Descrição: O objetivo geral é a produção de biofertilizante organo-mineral e bioprotetor, a partir de rochas (fosfatada e potássica) e composto de minhoca enriquecido com N por adição de bactérias diazotróficas de vida livre, e quitosana fúngica; e avaliar o efeito do biofertilizante ? bioprotetor na nutrição, na produtividade e qualidade dos produtos (uva de mesa e vinho) e na resistência da videira na região do Vale do São Francisco..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
Fixação biológica de nitrogênio em diferentes genótipos de amendoim
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
? Instituto do milênio do semi-árido: recursos vegetais da caatinga. Edital MCT/CNPq 01/2005. Demanda Induzida, Segmento 1. 2006-2008.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
Composição isotópica do nitrogênio na vegetação e no solo ao longo de um gradiente climático no Nordeste do Brasil. Edital MCT/CNPq 02/2006 ? Universal.
Descrição: Os valores de δ15N da maioria das amostras naturais (tecidos de planta, N total do solo) são o resultado líquido dos processos biogeoquímicos que atuam na ciclagem do nitrogênio e podem ser utilizados para interpretar as transformações do N a nível de ecossistema. Padrões globais de efeitos de condições ambientais sobre o sinal isotópico da vegetação têm sido investigados na Amazônia e no Cerrado, mas existe uma lacuna de informações para a vegetação do Nordeste do Brasil. Pesquisas preliminares desenvolvidas pelo grupo do DEN da UFPE encontraram valores de δ15N em folhas de plantas da caatinga surpreendentemente altos quando comparados aos encontrados para outros ecossistemas brasileiros, porém são necessários mais dados para que se estabeleçam hipóteses e padrões de ciclagem do N em ecossistemas da região. Desta forma, o objetivo deste projeto é utilizar o sinal de δ15N de amostras de folhas e solo para estabelecer padrões de ciclo de N na vegetação do Nordeste brasileiro, estabelecendo correlações com variáveis ambientais (disponibilidade hídrica, temperatura, precipitação, tipos e características do solo, composição florística e tipos de vegetação) e identificando a existência de diferentes estratégias de absorção de N (p.ex., evidência de fixação biológica do N2) entre diferentes espécies vegetais. Este objetivo será alcançado através da estratégia de amostragem intensiva de folhas de diferentes grupos funcionais e táxons, em diferentes tipos vegetacionais, amostragem do solo em diferentes profundidades e estabelecimento de correlações dos valores médios obtidos para as diferentes variáveis ambientais. Serão escolhidas diferentes áreas (mata atlântica úmida costeira, mata atlântica seca, caatinga arbórea de agreste, matas serranas, caatinga arbustiva-arbórea típica, carrasco e cerrado), ao longo de grandes transectos estendendo-se no sentido leste ? oeste, na Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Nas amostras de folhas e solos serão determinadas as comp.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2006
Diversidade e eficiência de rizóbios isolados de plantas de amendoim, sob diferentes manejos agrícolas.-Financiado pela FACEPE-CNPq
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: Revista Caatinga (UFERSA. Impresso)
2010 - Atual
Periódico: Isotopes in Environmental and Health Studies
2010 - Atual
Periódico: Journal of Plant Nutrition and Soil Science (1999)
2012 - Atual
Periódico: Journal of Arid Environments
2016 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Microbiologia e Bioquímica do Solo.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Fertilidade do Solo e Adubação.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:7
Total de citações:121
Fator H:6
Freitas, Ana Dolores S. de  Data: 21/12/2017

Artigos completos publicados em periódicos

1.
RODRIGUES, D. R.2018RODRIGUES, D. R. ; SILVA, A. F. ; CAVALCANTI, M. I. P. ; ESCOBAR, I. E. C. ; FRAIZ, A. C. R. ; ALMEIDA, P. R. R. ; FERREIRA NETO, R. A. ; FREITAS, A. D. S. ; FERNANDES JUNIOR, P. I. . Phenotypic, genetic and symbiotic characterization of Erythrina velutina rhizobia from Caatinga dry forest. BRAZILIAN JOURNAL OF MICROBIOLOGY, p. 1, 2018.

2.
SILVA, V. S. G.2018SILVA, V. S. G. ; SANTOS, C. E. R. E. S. ; Freitas, A.D.S ; STAMFORD, N. P. ; SILVA, A. F. ; LYRA, M. C. C. P. ; SANTOS, L. R. C. ; FERREIRA, J. S. . Symbiotic efficiency of native rhizobia in legume tree Leucaena leucocephala derived from several soil classes of Brazilian Northeast region. AUSTRALIAN JOURNAL OF CROP SCIENCE (ONLINE), v. 12, p. 478-485, 2018.

3.
SANTOS, C. E. R. E. S.2017SANTOS, C. E. R. E. S. ; SILVA, V. S. G. ; Freitas, A.D.S ; SILVA, A. F. ; BEZERRA, Rosemberg de Vasconcelos ; LYRA, M. C. C. P. ; FERREIRA, J. S. . Prospecting of efficient rhizobia for peanut inoculation in a Planosol under different vegetation covers. AFRICAN JOURNAL OF MICROBIOLOGY RESEARCH, v. 11, p. 123-131, 2017.

4.
SILVA, A. F.2017SILVA, A. F. ; FREITAS, A. D. S. ; COSTA, T. L. ; FERNANDES JUNIOR, P. I. ; Martins, L.M.V. ; SANTOS, C. E. R. E. S. ; MENDES, K. A. S. ; SAMPAIO, E. V. S. B. . Biological nitrogen fixation in tropical dry forests with different legume diversity and abundance. NUTRIENT CYCLING IN AGROECOSYSTEMS, v. 107, p. 321-334, 2017.

5.
ANTUNES, J. E. L.2017ANTUNES, J. E. L. ; LYRA, M. C. C. P. ; OLLERO, F J ; FREITAS, A. D. S. ; OLIVEIRA, L. M. S. ; ARAUJO, A. S. F. ; FIGUEIREDO, M. V. B. . Diversity of Plant-Growth Promoting Bacteria associated with sugarcane. GENETICS AND MOLECULAR RESEARCH, v. 2, p. 1, 2017.

6.
OLIVEIRA, W. S.2017OLIVEIRA, W. S. ; STAMFORD, N. P. ; SILVA, E. V. N. ; SANTOS, C. E. R. E. S. ; OLIVEIRA, F. L. N. ; FREITAS, A. D. S. . Effectiveness of biofertilizer enriched in N by Beijerinckia indica on sugarcane grown on an Ultisol and the interactive effects between biofertilizer and sugarcane filter cake. JOURNAL OF SOIL SCIENCE AND PLANT NUTRITION, v. 17, p. 1040-1057, 2017.

7.
CARVALHO, E. X.2017CARVALHO, E. X. ; Menezes, R.S.C. ; FREITAS, A. D. S. ; SAMPAIO, E. V. S. B. ; SIMOES NETO, D. E. ; TABOSA, J. N. ; PRIMO, D. C. ; QUEIROZ, R. O. . The 15N natural abundance technique to assess the potential of biological nitrogen fixation (BNF) in some important C4 grasses. AUST J CROP SCI, v. 11, p. 1559-1564, 2017.

8.
Xavier, G.R.2017Xavier, G.R. ; RUNJANEK, N. G. ; SANTOS, C. E. R. E. S. ; Freitas, A.D.S ; SILVA, V. S. G. ; SILVA, A. F. ; FERREIRA, J. S. ; STAMFORD, Newton Pereira ; Martins, L.M.V. ; LEITE, J. ; MORGADO, L. B. ; ALCANTARA, R. M. C. M. . Agronomic effectiveness of rhizobia strains on cowpea in two consecutive years. AUSTRALIAN JOURNAL OF CROP SCIENCE (ONLINE), v. 11, p. 1154-1160, 2017.

9.
FERREIRA NETO, R. A.2017FERREIRA NETO, R. A. ; FREITAS, A. D. S. ; GIONGO, V. ; CAMARGO, P. B. ; MENEZES, R. S. C. ; SAMPAIO, E. V. S. B. . Nitrogen fixation of Poaceae and Leguminoseae in a green manure experiment in the Brazilian semiarid region. AUST J CROP SCI, v. 11, p. 1474-1480, 2017.

10.
Stamford, N.P2016Stamford, N.P ; SIMOES NETO, D. E. ; Freitas, A.D.S ; OLIVEIRA, E. C. A. ; OLIVEIRA, W. S. ; CRUZ, L. . Rock biofertilizer and earthworm compost on sugarcane performance and soil attributes in two consecutive years. Scientia Agricola, v. 73, p. 29-33, 2016.

11.
SILVA, WAGNER O.2016SILVA, WAGNER O. ; STAMFORD, NEWTON P. ; SILVA, EMMANUELLA V.N. ; SANTOS, CAROLINA E.R.S. ; FREITAS, ANA DOLORES S. ; SILVA, MARCONDES V. . The impact of biofertilizers with diazotrophic bacteria and fungi chitosan on melon characteristics and nutrient uptake as an alternative for conventional fertilizers. Scientia Horticulturae, v. 209, p. 236-240, 2016.

12.
SILVA, V. S. G.2016SILVA, V. S. G. ; SANTOS, C. E. R. E. S. ; Freitas, A.D.S ; STAMFORD, N. P. ; SILVA, A. F. ; LYRA, M. C. C. P. . Systems of land use affecting nodulation and growth of tree legumes in different soils of the Brazilian semiarid area. African Journal of Agricultural Research, v. 11, p. 3966-3974, 2016.

13.
MARTINS, J. C. R.2015MARTINS, J. C. R. ; Freitas, A.D.S ; Menezes, R.S.C. ; SAMPAIO, E. V. S. B. . Nitrogen symbiotically fixed by cowpea and gliricidia in traditional and agroforestry systems under semiarid conditions. Pesquisa Agropecuária Brasileira (Online), v. 50, p. 178-184, 2015.

14.
DE FREITAS, ANA DOLORES SANTIAGO2015DE FREITAS, ANA DOLORES SANTIAGO; DE SÁ BARRETTO SAMPAIO, EVERARDO VALADARES ; DE SOUZA RAMOS, ANDRESA PRISCILA ; DE VASCONCELLOS BARBOSA, MARIA REGINA ; LYRA, ROSÂNGELA PEREIRA ; ARAÚJO, ELCIDA LIMA . Nitrogen isotopic patterns in tropical forests along a rainfall gradient in Northeast Brazil. Plant and Soil (Dordrecht. Online), v. 391, p. 391-109, 2015.

15.
STAMFORD, N. P.2015STAMFORD, N. P. ; FIGUEIREDO, M. B. ; LIRA JR., Mário Andrade ; Freitas, A.D.S ; SANTOS, C. E. R. E. S. . Effect of gypsum and sulfur with Acidithiobacillus on soil salinity alleviation and on cowpea biomass and nutrient status as affected by PK rock biofertilizer. Scientia Horticulturae, v. 192, p. 287-292, 2015.

16.
FREITAS, A. D. S.2015FREITAS, A. D. S.; SAMPAIO, E. V. S. B. ; SANTOS, C. E. R. E. S. ; SILVA, A. F. ; SOUZA, R. J. C. . Fixação biológica de nitrogênio no Semiárido Brasileiro. Revista Brasileira de Geografia Física, v. 8, p. 585-597, 2015.

17.
STAMFORD, N. P.2014STAMFORD, N. P. ; Silva Jr, S. ; SANTOS, Carolina Etienne de Rosália e Silva ; Freitas, A.D.S ; SANTOS, C. M. A. ; ARNAUD, T. M. S. ; SOARES, H. R. E. . Yield of grape (Vitis labrusca cv. Isabel) and soil nutrients availability affected by biofertilizer with diazotrophic bacteria and fungi chitosan. Australian Journal of Crop Science, v. 8, p. 301-306, 2014.

18.
FREITAS, A. D. S.2014FREITAS, A. D. S.; BORGES, W. L. ; Andrade, M.M.M. ; SAMPAIO, E. V. S. B. ; SANTOS, C. E. R. E. S. ; PASSOS, S. R. ; Xavier, G.R. ; MULATO, B. M. ; LYRA, M. C. C. P. . Characteristics of nodule bacteria from Mimosa spp grown in soils of the Brazilian semiarid region. African Journal of Microbiology Research, v. 8, p. 788-796, 2014.

19.
SANTANA, R. S.2014SANTANA, R. S. ; STAMFORD, N. P. ; SANTOS, C. E. R. E. S. ; Silva Jr, S. ; FREITAS, A. D. S. ; ARNAUD, T. M. S. . Influence of Bioprotector Produced by Interspecific Microbial Inoculation on Green Pepper Characteristics and Nutrient Uptake. Global Journal Science Frontier Research, v. 14, p. 1-9, 2014.

20.
SANTANA, R. S.2014SANTANA, R. S. ; STAMFORD, N. P. ; Silva Jr, S. ; SANTOS, C. E. R. S. ; Freitas, A.D.S ; ARNAUD, T. M. S. . Influence of Bioprotector with Microbial Inoculation on Green Pepper Yield and Improvement on Soil Nutrients Availability. International Journal of Agriculture Innovations and Research, v. 2, p. 1027-1034, 2014.

21.
OLIVEIRA, W. S.2014OLIVEIRA, W. S. ; STAMFORD, N. P. ; SILVA, E. V. N. ; SANTOS, C. E. R. E. S. ; Freitas, A.D.S ; ARNAUD, T. M. S. ; SARMENTO, B. F. . Biofertilizer produced by interactive microbial processes affects melon yield and nutrients availability in a Brazilian semiarid soil. Australian Journal of Crop Science, v. 8, p. 1124-1131, 2014.

22.
LYRA, Maria Do Carmo Catanho Pereira de2013LYRA, Maria Do Carmo Catanho Pereira de ; FREITAS, A. D. S. ; Silva, T.A. ; SANTOS, Carolina Etienne de Rosália e Silva . Phenotypic and molecular characteristics of rhizobia isolated from nodules of peanut (Arachis hypogaea L.) grown in Brazilian Spodosols. African Journal of Biotechnology, v. 12, p. 2147-2156, 2013.

23.
FREITAS, A. D. S.2013FREITAS, A. D. S.; SILVA, M. L. R. B. ; MERGULHAO, A. C. E. S. ; LYRA, M. C. C. P. . The genetic variability using sequencing of the ribosomal internal transcribed spacer (ITS) region in cultivars of the cowpea [Vigna unguiculata L. (Walp).]. African Journal of Agricultural Research, v. 8, p. 4365-4373, 2013.

24.
Andrade, M.M.M.2013Andrade, M.M.M. ; STAMFORD, N. P. ; SANTOS, Carolina Etienne de Rosália e Silva ; SOUSA, C.A. ; FREITAS, A. D. S. ; LIRA JR., Mário Andrade . Effects of biofertilizer with diazotrophic bacteria and mycorrhizal fungi in soil attribute, cowpea nodulation yield and nutrient uptake in field conditions. Scientia Horticulturae, v. 162, p. 374-379, 2013.

25.
STAMFORD, N. P.2013STAMFORD, N. P. ; Silva Jr, S. ; SANTOS, Carolina Etienne de Rosália e Silva ; Freitas, A.D.S ; BARROS, M. F. C. . Cowpea nodulation, biomass yield and nutrient uptake, as affected by biofertilizers and rhizobia, in a sodic soil amended with Acidithiobacillus - doi: 10.4025/actasciagron.v35i4.16994. Acta Scientiarum. Agronomy (Online), v. 35, p. 453-459, 2013.

26.
BERGER, L.R2013BERGER, L.R ; STAMFORD, Newton Pereira ; Santos, Carolina Etienne Rosália e Silva ; FREITAS, A. D. S. ; FRANCO, L. O. ; STAMFORD, T.C.M . Plant and soil characteristics affected by biofertilizers from rocks and organic matter inoculated with diazotrophic bacteria and fungi that produce chitosan. Journal of Soil Science and Plant Nutrition, v. 13, p. 592-603, 2013.

27.
PEREIRA, M. G.2013PEREIRA, M. G. ; SANTOS, Carolina Etienne de Rosália e Silva ; Freitas, Ana Dolores Santiago ; STAMFORD, N. P. ; ROCHA, G. S. D. C. ; BARBOSA, A. T. . Interações entre fungos micorrízicos arbusculares, rizóbio e actinomicetos na rizosfera de soja. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Impresso), v. 17, p. 1249-1256, 2013.

28.
Freitas, A.D.S2012Freitas, A.D.S; SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto ; SILVA, Acácia Fernandes . Yield and biological nitrogen fixation of cowpea varieties in the semi-arid region of Brazil. Biomass & Bioenergy, v. 45, p. 109-114, 2012.

29.
SOUZA, LEONARDO QUEIROZ2012SOUZA, LEONARDO QUEIROZ ; Freitas, Ana Dolores Santiago ; SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto ; MOURA, PATRÍCIA MAIA ; Menezes, Rômulo Simões Cezar . How much nitrogen is fixed by biological symbiosis in tropical dry forests? 1. Trees and shrubs. Nutrient Cycling in Agroecosystems, v. 94, p. 171-179, 2012.

30.
Freitas, Ana Dolores Santiago2012Freitas, Ana Dolores Santiago; SAMPAIO, EVERARDO VALADARES SÁ BARRETTO ; SILVA, BÁRBARA LAINE RIBEIRO ; ALMEIDA CORTEZ, JARCILENE SILVA ; Menezes, Rômulo Simões Cezar . How much nitrogen is fixed by biological symbiosis in tropical dry forests? 2. Herbs. Nutrient Cycling in Agroecosystems, v. OF, p. 1-12, 2012.

31.
Stamford, N.P2011Stamford, N.P ; Andrade, I.P. ; SILVA JUNIOR, S. ; Lira Jr, M.A. ; SANTOS, Carolina Etienne de Rosália e Silva ; FREITAS, A. D. S. ; Van Straaten, P. . Soil properties and grape yield affected by rock biofertilisers with earthworm compound. J SOIL SCI PLANT NUT, v. 11, p. 15-25, 2011.

32.
STAMFORD, Newton Pereira2011STAMFORD, Newton Pereira ; Andrade, I.P. ; Silva Jr, S. ; Lira Jr, M.A. ; SANTOS, Carolina Etienne de Rosália e Silva ; FREITAS, A. D. S. ; Van Straaten, P. . Nutrient uptake by grape in a Brazilian soil affected by rock biofertilizer. J SOIL SCI PLANT NUT, v. 11, p. 79-88, 2011.

33.
Freitas, Ana Dolores Santiago de2011Freitas, Ana Dolores Santiago de; Silva, Tácio Oliveira da ; Menezes, Rômulo Simões Cezar ; Sá Barretto Sampaio, Everardo Valadares de ; Araújo, Eduardo Rodrigues ; Silva Fraga, Vânia da . Nodulação e fixação de nitrogênio por forrageiras da caatinga cultivadas em solos do semiárido paraibano. Revista Brasileira de Zootecnia (Online), v. 40, p. 1856-1861, 2011.

34.
FREITAS, A. D. S.;Freitas, Ana D.;Freitas, Ana Dolores Santiago;Freitas, Ana Dolores Santiago de;Freitas, A.D.S;DE FREITAS, A.D. SANTIAGO;SANTIAGO DE FREITAS, A.;SANTIAGO DE FREITAS, A;DE FREITAS, ANA DOLORES SANTIAGO;FREITAS, ANA DOLORES S.2010 FREITAS, A. D. S.; SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto ; SANTOS, Carolina Etienne de Rosália e Silva ; SILVA, Acácia Fernandes . Biological Nitrogen Fixation in Tree Legumes of the Brazilian Semi-arid Caatinga. Journal of Arid Environments, v. 74, p. 344-349, 2010.

35.
FREITAS, A. D. S.;Freitas, Ana D.;Freitas, Ana Dolores Santiago;Freitas, Ana Dolores Santiago de;Freitas, A.D.S;DE FREITAS, A.D. SANTIAGO;SANTIAGO DE FREITAS, A.;SANTIAGO DE FREITAS, A;DE FREITAS, ANA DOLORES SANTIAGO;FREITAS, ANA DOLORES S.2010FREITAS, A. D. S.; SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto ; Menezes, R.S.C. ; Tiessen, H. . 15N natural abundance of non-fixing woody species in the Brazilian dry forest (caatinga). Isotopes in Environmental and Health Studies, v. 46, p. 210-218, 2010.

36.
Vieira, Carolina L.2010Vieira, Carolina L. ; Freitas, Ana D. ; Silva, Acácia F. ; Sampaio, Everardo V. ; Araújo, Maria do S. . Inoculação de variedades locais de feijão macassar com estirpes selecionadas de rizóbio. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online), v. 14, p. 1170-1175, 2010.

37.
NASCIMENTO, Luciana Remígio S2010NASCIMENTO, Luciana Remígio S ; SOUSA, C.A. ; SANTOS, Carolina Etienne de Rosália e Silva ; FREITAS, A. D. S. ; VIEIRA, Iraci Maria de Mendonça Bastos ; SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto . Eficiência de isolados de rizóbios nativos do agreste paraibano em caupi. Agrária (UFPE. Impresso), v. 5, p. 36-42, 2010.

38.
ANDRADE, M. M. M.2009ANDRADE, M. M. M. ; STAMFORD, Newton Pereira ; SOUSA, C.A. ; Silveira, A.C.G.A. ; FREITAS, A. D. S. ; SANTOS, Carolina Etiene de Rosália e Silva . Fertilização mineral e biofertilizante de rocha com Bradyrhizobium e fungos micorrízicos arbusculares em caupi. Agrária (UFPE. Impresso), v. 4, p. 289-292, 2009.

39.
STAMFORD, Newton Pereira2007STAMFORD, Newton Pereira ; SANTOS, Patrícia Ribeiro dos ; SANTOS, Carolina Etienne de Rosália e Silva ; FREITAS, A. D. S. ; DIAS, Sílvio Henrique Lino ; LIRA JR., Mário Andrade . Agronomic effectiveness of biofertilizers with phosphate rock, sulphur and Acidithiobacillus for yam bean grown on a Brazilian tableland acidic soil. Bioresource Technology, v. 98, p. 767-773, 2007.

40.
SANTOS, Carolina Etiene de Rosália e Silva2007SANTOS, Carolina Etiene de Rosália e Silva ; STAMFORD, Newton Pereira ; BORGES, W. L. ; NEVES, Maria Cristina Prata ; RUMJANECK, Norma Gouvea ; NASCIMENTO, Luciana Remígio S ; FREITAS, A. D. S. ; VIEIRA, Iraci Maria de Mendonça Bastos ; BEZERRA, Rosemberg de Vasconcelos . Faixa hospedeira de rizóbios isolados das espécies Arachis hypogaea, Sytlosanthes guyanensis e Aeschynomene americana. Agrária (Recife), v. 2, p. 20-27, 2007.

41.
SANTOS, Carolina Etiene de Rosália e Silva2007SANTOS, Carolina Etiene de Rosália e Silva ; STAMFORD, Newton Pereira ; NEVES, Maria Cristina Prata ; RUMJANECK, Norma Gouvea ; BORGES, W. L. ; BEZERRA, Rosemberg de Vasconcelos ; FREITAS, A. D. S. . Diversidade de rizóbios capazes de nodular leguminosas tropicais. Agrária (UFPE. Impresso), v. 2, p. 249-256, 2007.

42.
Freitas, Ana Dolores Santiago de2007Freitas, Ana Dolores Santiago de; Vieira, Carolina Lucena ; SANTOS, Carolina Etiene de Rosália e Silva ; STAMFORD, Newton Pereira ; LYRA, Maria Do Carmo Catanho Pereira de . Caracterização de rizóbios isolados de Jacatupé cultivado em solo salino no Estado de Pernanbuco, Brasil. Bragantia (São Paulo, SP. Impresso), v. 66, p. 497-504, 2007.

43.
STAMFORD, N. P.2007STAMFORD, N. P. ; RIBEIRO, M. R. ; CUNHA, K. P. V. ; FREITAS, A. D. S. ; SANTOS, C. E. R. S. ; DIAS, S. H. L. . Effectiveness of sulfur with Acidithiobacillus and gypsum in chemical attributes of a Brazilian sodic soil. World Journal of Microbiology & Biotechnology, v. 23, p. 1433-1439, 2007.

44.
Santos, Carolina Etienne Rosália e Silva2005Santos, Carolina Etienne Rosália e Silva ; STAMFORD, Newton Pereira ; Freitas, Ana Dolores Santiago ; Vieira, Iraci Maria de Mendonça Bastos de ; SOUTO, Sebastião Manhães ; NEVES, Maria Cristina Prata ; Rumjanek, Norma Gouveira . Efetividade de rizóbios isolados de solos da região Nordeste do Brasil na fixação do N<sub>2</sub> em amendoim (<em>Arachis hypogaea</em> L.). Acta Scientiarum. Agronomy (Online), Maringá-PR, v. 27, n.2, p. 301-307, 2005.

45.
STAMFORD, Newton Pereira2003STAMFORD, Newton Pereira ; FREITAS, A. D. S. ; FERRAZ, D. S. ; MONTENEGRO, A. ; SANTOS, Carolina Etiene de Rosália e Silva . Nitrogen fixation and growth of cowpea (Vigna unguiculata) and yam bean (Pachyrizus erosus) in a sodic soil as affected by gypsum ans sulphur inoculated with Thiobacillus and rhizobial inoculation. Tropical Grasslands, Austrália, v. 37, n.2, p. 11-19, 2003.

46.
FREITAS, A. D. S.;Freitas, Ana D.;Freitas, Ana Dolores Santiago;Freitas, Ana Dolores Santiago de;Freitas, A.D.S;DE FREITAS, A.D. SANTIAGO;SANTIAGO DE FREITAS, A.;SANTIAGO DE FREITAS, A;DE FREITAS, ANA DOLORES SANTIAGO;FREITAS, ANA DOLORES S.2003FREITAS, A. D. S.; MEDEIROS, P. J. C. ; SANTOS, Carolina Etiene de Rosália e Silva ; STAMFORD, Newton Pereira . Fixação do N2 e desenvolvimento do guandu inoculado com rizóbio em um cambissolo salinizado do semi-árido. Agropecuária Técnica (UFPB), v. 24, n.2, p. 87-95, 2003.

47.
STAMFORD, Newton Pereira2003STAMFORD, Newton Pereira ; SANTOS, Patrícia Ribeiro dos ; MOURA, Adriana Muniz Mendes Freire de ; SANTOS, Carolina Etiene de Rosália e Silva ; Freitas, Ana Dolores Santiago de . Biofertilzers with natural phosphate, sulphur and Acidithiobacillus in a siol with low available-P. Scientia Agrícola (USP. Impresso), Piracicaba, SP, v. 60, n.4, p. 767-773, 2003.

48.
Stamford, N.P2002 Stamford, N.P ; Silva, A.J.N ; Freitas, A.D.S ; Araújo Filho, J.T . Effect of sulphur inoculated with Thiobacillus on soil salinity and growth of tropical tree legumes. Bioresource Technology, v. 81, p. 53-59, 2002.

49.
FREITAS, A. D. S.;Freitas, Ana D.;Freitas, Ana Dolores Santiago;Freitas, Ana Dolores Santiago de;Freitas, A.D.S;DE FREITAS, A.D. SANTIAGO;SANTIAGO DE FREITAS, A.;SANTIAGO DE FREITAS, A;DE FREITAS, ANA DOLORES SANTIAGO;FREITAS, ANA DOLORES S.2002FREITAS, A. D. S.; STAMFORD, Newton Pereira . Associative nitrogen fixation and growth of maize in a Brazilian rainforest soil as affected by Azospirillum and organic materials. Tropical Grasslands, Austrália, v. 36, p. 77-82, 2002.

50.
STAMFORD, N. P.2002 STAMFORD, N. P. ; FREITAS, A. D. S. ; FERRAZ, D. S. ; SANTOS, C. E. R. S. . Effect of sulphur inoculated with Thiobacillus on saline soils amendment and growth of cowpea and yam bean legumes. Journal of Agricultural Science (Print), Cambridge Univers. Press, U.K., v. 139, n.03, p. 275-281, 2002.

51.
SILVA, Acácia Fernandes2002 SILVA, Acácia Fernandes ; FREITAS, A. D. S. ; STAMFORD, Newton Pereira . Efeito da inoculação da soja (cv Tropical) com rizóbios de crescimento rápido e lento em solo ácido submetido a calagem. Acta Scientiarum (UEM) (Cessou em 2002), Maringá, v. 24, n.05, p. 1327-1333, 2002.

52.
STAMFORD, Newton Pereira1999STAMFORD, Newton Pereira ; SANTOS, Carolina Etiene de Rosália e Silva ; MEDEIROS, R. ; FREITAS, A. D. S. . Efeito da Fertilização com Fósforo, Potássio e Magnésio em Jacatupé (Pachyrhizus erosus) Infectado com Rizóbio em um Latossolo Álico. Pesquisa Agropecuária Brasileira, BRASÍLIA, v. 34, n.10, p. 1831-1838, 1999.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Menezes, R.S.C. ; Lima, J.P.R. ; SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto ; FREITAS, A. D. S. ; Sicsú, A.B. ; Lopes, G.M.B. ; Silveira, H.L.F. ; Mendes, L.N. ; Garrido, M.S. ; Ferreira, M.O. ; Wanderley, M.B. ; Silveira, S.K. . Produção de óleos vegetais em Pernambuco para conversão em biodiesel. Recife: Editora Universitária UFPE, 2011. 242p .

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, C. E. R. E. S. ; FREITAS, A. D. S. ; STAMFORD, N. P. ; BARBOSA, M. S. ; BERGER, L. R. R. ; SILVA, E. V. N. ; OLIVEIRA, J. R. S. ; SANTOS, L. R. C. ; OLIVEIRA, W. S. . O uso de bioprotetor no controle de patógenos radiculares. In: Ueder P. Lopes; Sami J. Michereff. (Org.). O uso de bioprotetor no controle de patógenos radiculares. 1ed.Recife: Editora da Universidade Federal de Alagoas/EDUFAL, 2018, v. 1, p. 161-178.

2.
SAMPAIO, E. V. S. B. ; FREITAS, A. D. S. . Caatinga: descrição geral. In: Flávia de Barros Prado Moura; José Vieira Silva. (Org.). Restauração na Caatinga. 1ed.Maceió: Editora da Universidade Federal de Alagoas/EDUFAL, 2017, v. , p. 13-38.

3.
SAMPAIO, E. V. S. B. ; MENEZES, R. S. C. ; SAMPAIO, Y. S. B. ; FREITAS, A. D. S. . Sustainable agricultural uses in the Caatinga. In: Caatinga: The largest Tropical Dry Forest region in South America. (Org.). Caatinga: The largest Tropical Dry Forest region in South America. 1ed.New York: Springer, 2017, v. 1, p. 1-482.

4.
FREITAS, A. D. S.; SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto ; SANTOS, Carolina Etienne de Rosália e Silva . Abundância natural do 15N para quantificação da fixação biológica do nitrogênio em plantas. In: Márcia do Vale Barreto Figueiredo; Hélio Almeida Burity; José de Paula Oliveira; Carolina Etienne de Rosália e Silva Santos; Newton Pereira Stamford. (Org.). Biotecnologia aplicada à agricultura - Textos de apoio e protocolos experimentais. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica e Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), 2010, v. , p. 505-517.

5.
SANTOS, Carolina Etienne de Rosália e Silva ; STAMFORD, Newton Pereira ; FREITAS, A. D. S. . Use of Saline Waters in Sodic Soil with Sulfur and Acidithiobacillus. In: Michael Theophanides; Theophile Theophanides. (Org.). Environmental Engineering and Management. 1ed.Atenas: ATINER, 2009, v. , p. 441-450.

6.
SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto ; FREITAS, A. D. S. . Produção de biomassa na vegetação nativa do semi-árido nordestino. In: Menezes, R.S.C.; Sampaio, E.V.S.B.; Salcedo, I.H.. (Org.). Fertilidade do solo e produção de biomassa no semi-árido. Recife: Editora Universitária UFPE, 2008, v. 1, p. 11-26.

7.
FREITAS, A. D. S.; SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto . Fixação biológica do N2 em leguminosas arbóreas do semi-árido da Paraiba e de Pernambuco. In: Menezes; R.S.C.; Sampaio, E.V.S.B.; Salcedo, I.H.. (Org.). Fertilidade do solo e produção de biomassa no semi-árido. Recife: Editora Universitária UFPE, 2008, v. 1, p. 27-46.

8.
SANTOS, Carolina Etiene de Rosália e Silva ; FREITAS, A. D. S. . Fixação biológica do N2 em leguminosas tropicais. In: Figeuiredo, M.V.B.; Burity, H.A.; Stamford, N.P.; Santos, C.E.R.S.. (Org.). Microrganismos e agrobiodiversidade: o novo desafio para a agricultura. Guaiba: Agrolivros Edição e Comércio Ltda, 2008, v. 1, p. 1-22.

9.
FIGUEIREDO, M. B. ; SANTOS, Carolina Eriene de Rosália e Silva ; FREITAS, A. D. S. ; LIRA JR., Mário Andrade . A SIMBIOSE DO RIZÓBIO COM AS LEGUMINOSAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. In: Araújo, ASF; Leite, LFC; Nunes, LAPL; Carneiro, RFV. (Org.). Matéria organica e organismos do solo. Terezina: EDUFPI, 2008, v. , p. 151-194.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FREITAS, A. D. S.; Falcão, V. ; SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto . Plantas da caatinga fixam nitrogênio. Jornal do Comércio, Recife-PE, p. Cidades 5 - Cidades 5, 17 ago. 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTANA, A. C. A. ; Nascimento, L.R.S. ; SILVA, A. J. ; FREITAS, A. D. S. . FIXAÇÃO DE NITROGÊNIO EM MUDAS DE SABIÁ E LEUCENA CULTIVADAS EM SOLOS DA CAATINGA SOB DIFERENTES COBERTURAS VEGETAIS. In: International Nuclear Atlantic Conference - Inac 2013 -, 2013, Recife. Anais do International Nuclear Atlantic Conference - Inac 2013 -, 2013.

2.
SILVA, A. J. ; FREITAS, A. D. S. ; ANDRADE, M. M. M. ; SAMPAIO, E. V. S. B. ; SANTANA, A. C. A. . FIXAÇÃO DE NITROGÊNIO EM MUDAS DE JUREMA PRETA CULTIVADAS EM SOLOS COM DIFERENTES TEMPOS DE REGENERAÇÃO DA CAATINGA. In: International Nuclear Atlantic Conference - Inac 2013 -, 2013, Recife. Anais do International Nuclear Atlantic Conference - Inac 2013 -, 2013.

3.
Freitas, A.D.S; SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto ; Souza, L.Q. ; Moura, P.M. ; Silva, B.L.R. ; Menezes, R.S.C. . NITROGÊNIO FIXADO EM LEGUMINOSAS DE ÁREAS DE CAATINGA COM DIFERENTES TEMPOS DE REGENERAÇÃO. In: III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro, 2011, Petrolina. Anais do III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro, 2011.

4.
SANTOS, Carolina Etienne de Rosália e Silva ; Santos, C.M.A. ; Queiroz, I.V. ; Freitas, A.D.S . DIVERSIDADE DE RIZÓBIOS DA REGIÃO SEMI ÁRIDA DE PERNAMBUCO CAPAZES DE NODULAR A LEUCENA (Leucaena leucocefala). In: III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro, 2011, Petrolina. Anais do III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro, 2011.

5.
Santos, C.M.A. ; SANTOS, Carolina Etienne de Rosália e Silva ; Queiroz, I.V. ; Freitas, A.D.S . EFICIÊNCIA DE RIZÓBIOS DA REGIÃO SEMI ÁRIDA DE PERNAMBUCO PROMISSORES COMO INOCULANTES PARA LEUCENA (Leucaena leucocefala). In: III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro, 2011, Petrolina. Anais do III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, V. S. G. ; SANTOS, C. E. R. E. S. ; Freitas, A.D.S ; SILVA, A. F. ; LYRA, M. C. C. P. . SISTEMAS DE USO DA TERRA AFETAM A NODULAÇÃO NATURAL DE LEGUMINOSAS CULTIVADAS EM SOLOS DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2017, Belém. Anais do XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2017.

2.
FERREIRA, J. S. ; Lira Jr, M.A. ; Dubeux, J.C.B. ; SILVA, A. F. ; GOMES, V. S. ; FREITAS, A. D. S. . Substâncias húmicas em pastagem consorciada com leguminosas arbóreas na Zona da Mata de Pernambuco. In: III Reunião Nordestina de Ciência do Solo, 2016, Aracaju. Anais da III Reunião Nordestina de Ciência do Solo, 2016.

3.
SILVA, V. S. G. ; SILVA, A. F. ; FERREIRA, J. S. ; SANTOS, C. E. R. E. S. ; FREITAS, A. D. S. ; LYRA, M. C. C. P. . Crescimento e nodulação natural de mudas de leucena em solos do semiárido de Pernambuco. In: III Reunião Nordestina de Ciência do Solo, 2016, Aracaju. Anais da III Reunião Nordestina de Ciência do Solo, 2016.

4.
SILVA, V. S. G. ; LYRA, M. C. C. P. ; SILVA, A. F. ; SANTOS, C. E. R. E. S. ; FREITAS, A. D. S. ; FERREIRA, J. S. . Amplificação de fragmentos de genes simbióticos e características morfofisiológicas de bactérias de nódulos de sabiá oriundos de solo sob Caatinga. In: III Reunião Nordestina de Ciência do Solo, 2016, Aracaju. Anais da III Reunião Nordestina de Ciência do Solo, 2016.

5.
SILVA, A. F. ; FREITAS, A. D. S. ; MENEZES, K. A. S. ; FERREIRA, J. S. ; SILVA, V. S. G. ; SANTOS, C. E. R. E. S. . Caracterização morfofisiológica de rizóbios de nódulos de Mimosa tenuiflora nativos de duas classes de solos do Agreste de Pernambuco. In: III Reunião Nordestina de Ciência do Solo, 2016, Aracaju. Anais da III Reunião Nordestina de Ciência do Solo, 2016.

6.
OLIVEIRA, K. G. ; SILVA, A. F. ; RODRIGUES, D. R. ; NASCIMENTO, T. R. ; NASCIMENTO, R. C. ; CAVALCANTE, M. I. P. ; ESCOBAR, I. E. C. ; Freitas, A.D.S ; FERNANDES JUNIOR, P. I. . Amplificação de Fragmentos de Genes Simbióticos e Características Fenotípicas de Bactérias Isoladas de Nódulos de Angico Oriundas de Solos do Sertão Pernambucano. In: IV Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro, 2015, Petrolina. Anais IV Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro, 2015.

7.
SOUZA, R. J. C. ; GIONGO, V. ; SAMPAIO, E. V. S. B. ; FERREIRA NETO, R. A. ; SILVA, A. A. ; BARROS, B. G. F. ; Freitas, A.D.S . Produção de Biomassa de Espécies Utilizadas como Adubação Verde. In: IV Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro, 2015, Petrolina. Anais IV Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro, 2015.

8.
ESCOBAR, I. E. C. ; SILVA, A. F. ; RODRIGUES, D. R. ; OLIVEIRA, K. G. ; NASCIMENTO, T. R. ; NASCIMENTO, R. C. ; CAVALCANTE, M. I. P. ; SANTOS, C. E. R. E. S. ; FREITAS, A. D. S. ; FERNANDES JUNIOR, P. I. . Diversidade de Isolados de Rizóbios de Leguminosas Nativas de Solos de Caatinga em Diferentes Estágios de Regeneração no Estado de Pernambuco. In: IV Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro, 2015, Petrolina. Anais IV Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro, 2015.

9.
CARVALHO NETA, S. J. ; SILVA, A. F. ; FERNANDES JUNIOR, P. I. ; Martins, L.M.V. ; COSTA, T. L. ; Freitas, Ana Dolores Santiago . Características de bactérias de nódulos de jurema preta nativas de solos da Caatinga. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2015, Natal. Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2015.

10.
SOUZA, R. J. C. ; FERREIRA NETO, R. A. ; SILVA, A. A. ; BARROS, B. G. F. ; GIONGO, V. ; FREITAS, A. D. S. . Produção de biomassa e relação C/N em plantas utilizadas como adubos verdes no município de Juazeiro- BA. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2015, Natal. Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2015.

11.
RODRIGUES, D. R. ; OLIVEIRA, K. G. ; NASCIMENTO, R. C. ; ESCOBAR, I. E. C. ; FREITAS, A. D. S. ; FERNANDES JUNIOR, P. I. . Diversidade genética de rizóbios isolados de angico (Anadenanthera colubrina) em áreas de Caatinga do Semiárido Pernambucano. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2015, Natal. Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2015.

12.
Andrade, M.M.M. ; Freitas, A.D.S ; SILVA, A. J. . FIXAÇÃO DE NITROGÊNIO POR LEGUMINOSAS ARBÓREAS EM SIMBIOSE COM BACTÉRIAS NATIVAS DE ÁREAS COM DIFERENTES TEMPOS DE REGENERAÇÃO DA CAATINGA. In: XX Congreso Latinoamericano y XVI Congreso Peruano de la Ciencia del Suelo, 2014, Cusco, Perú. Anais do XX Congreso Latinoamericano y XVI Congreso Peruano de la Ciencia del Suelo, 2014.

13.
STAMFORD, N. P. ; OLIVEIRA, F. L. N. ; SANTOS, C. E. R. E. S. ; FREITAS, A. D. S. . ORGANIC BIOFERTILIZER ENRICHED IN N BY DIAZOTROFIC BACTERIA AND MUD CAKE IN SUGARCANE. In: 16 th WORLD FERTLIZER CONGRESS, 2014, Rio de Janeiro. Anais do 16 th WORLD FERTLIZER CONGRESS, 2014.

14.
SILVA, A. A. ; MOURA FILHO, G. ; FREITAS, A. D. S. . MACRONUTRIENTES EM CANADE- AÇÚCAR SOB ADUBAÇÃO NITROGENADA E VINHAÇA EM ALAGOAS. In: XX Congreso Latinoamericano y XVI Congreso Peruano de la Ciencia del Suelo, 2014, Cuzco, Peru. Anais do XX Congreso Latinoamericano y XVI Congreso Peruano de la Ciencia del Suelo, 2014.

15.
Dantas, E.F. ; SANTANA, A. C. A. ; BEZERRA, Rosemberg de Vasconcelos ; CARVALHO NETA, S. J. ; FREITAS, A. D. S. . Liberação de nutrientes de resíduos culturais de plantas de cobertura em um pomar de maracujá no agreste Pernambucano. In: II Reunião Nordestina de Ciência do Solo, 2014, Ilhéus. II Reunião Nordestina de Ciência do Solo, 2014.

16.
CARVALHO NETA, S. J. ; FREITAS, A. D. S. ; SANTANA, A. C. A. . BIOMASSA E NODULAÇÃO DE LEGUMINOSAS UTILIZADAS COMO ADUBOS VERDES EM SOLOS DO SEMIÁRIDO DE PERNAMBUCO. In: II Reunião Nordestina de Ciência do Solo, 2014, Ilhéus. Anais da II Reunião Nordestina de Ciência do Solo, 2014.

17.
Freitas, A.D.S; SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto ; RAMOS, A. P. S. . Limitação do método do δ15N(?) para estimativa da fixação biológica do nitrogênio em Matas Costeiras do Nordeste do Brasil. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2013, Florianópolis. Anais XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2013.

18.
ANTUNES, J. E. L. ; Andrade, M.M.M. ; BARROS, B. G. F. ; FREITAS, A. D. S. ; LYRA, M. C. C. P. ; FIGUEIREDO, M. B. . Bactérias endofíticas solubilizadoras de fosfato inorgânico em cana-de-açúcar. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2013, Florianópolis. Anais XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2013.

19.
SANTOS, Carolina Etienne de Rosália e Silva ; SANTANA, A. C. A. ; FREITAS, A. D. S. ; SILVA, A. J. ; CARVALHO NETA, S. J. ; NASCIMENTO, Luciana Remígio S . Características biológicas do solo em áreas com diferentes coberturas vegetais no semiárido pernambucano. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2013, Florianópolis. Anais XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2013.

20.
SANTOS, Carolina Etienne de Rosália e Silva ; FREITAS, A. D. S. ; BARBOSA, M. V. ; NASCIMENTO, A. R. L. ; BEZERRA, Rosemberg de Vasconcelos ; RAMOS, A. P. S. . INFLUÊNCIA DE LEGUMINOSAS ARBÓREAS ASSOCIADAS A G. MARGARITA E RIZÓBIOS NA MICROBIOTA DO SOLO EM SAF?S. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2013, Florianópolis. Anais XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2013.

21.
FREITAS, A. D. S.; SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto ; RAMOS, A. P. S. ; Barbosa, M.R.V. ; LEMOS, R. P. L. ; ARAÚJO, E. L. . FOLIAR δ 15N AND USE OF THE NATURAL ABUNDANCE METHOD FOR IDENTIFYING FIXING LEGUMES ALONG A PRECIPITATION GRADIENT IN NORTHEAST BRAZIL. In: 10th Applied Isotope Geochemistry Conference (AIG-10), 2013, Budapeste. Anais do 10th Applied Isotope Geochemistry Conference (AIG-10), 2013.

22.
ANTUNES, J. E. L. ; Andrade, M.M.M. ; BARROS, B. G. F. ; Freitas, A.D.S ; LYRA, M. C. C. P. ; FIGUEIREDO, M. B. . BACTÉRIAS ENDOFÍTICAS SOLUBILIZADORAS DE FOSFATO INORGÂNICO ISOLADAS DA CULTURA DE CANA-DE-AÇÚCAR. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2013, Florianópolis. Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2013.

23.
ANDRADE, M. M. M. ; SILVA, A. J. ; FREITAS, A. D. S. ; SANTANA, A. C. A. ; SANTOS, Carolina Etienne de Rosália e Silva ; SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto . Bactérias de nódulos de leguminosas nativas de áreas com diferentes tempos de regeneração da caatinga. In: Fertbio 2012, 2012, Maceió, AL. Anais da Fertbio 2012, 2012.

24.
FREITAS, A. D. S.; SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto ; RAMOS, A. P. S. ; ARAÚJO, E. L. ; Barbosa, M.R.V. ; LEMOS, R. P. L. . Composição isotópica do C e relação C/N na vegetação de diferentes ecossistemas do Nordeste do Brazil. In: Fertbio 2012, 2012, Maceió, AL. Anais da Fertbio 2012, 2012.

25.
SANTANA, A. C. A. ; FREITAS, A. D. S. ; NASCIMENTO, Luciana Remígio S ; SANTOS, Carolina Etienne de Rosália e Silva ; SILVA, A. J. . Eficiência de bactérias formadoras de nódulos em leguminosas nativas de solos sob diferentes coberturas vegetais no semiárido pernambucano. In: Fertbio 2012, 2012, Maceió, AL. Anais da Fertbio 2012, 2012.

26.
Silva, M.F. ; SANTOS, Carolina Etienne de Rosália e Silva ; ARAÚJO, R.S.L. ; SOUSA, C.A. ; FREITAS, A. D. S. ; LYRA, Maria Do Carmo Catanho Pereira de . Diversidade fenotípica e eficiência simbiótica de rizóbios nativos isolados de feijão-caupi em um Espodossolo de Pernambuco. In: Fertbio 2012, 2012, Maceió, AL. Anais da Fertbio 2012, 2012.

27.
Martins, J.C.R. ; Menezes, R.S.C. ; Freitas, Ana Dolores Santiago ; SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto . Fixação biológica de nitrogênio em gliricidia em sistemas agroflorestais no semiárido paraibano. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2011, Uberlândia. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo - Solos nos biomas basileiros: Sustentabilidade e Mudanças Climáticas, 2011.

28.
SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto ; FREITAS, A. D. S. ; RAMOS, A. P. S. ; Barbosa, M.R.V. ; LEMOS, R. P. L. . The 15N signals of different ecosystems in Northeast Brazil. In: 19 World Congress of Soil Science, 2010, Brisbane. Anais 19 World Congress of Soil Science, 2010. p. 1-4.

29.
FREITAS, A. D. S.; Souza, L.Q. ; SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto ; Moura, P.M. ; Menezes, R.S.C. . Tree nitrogen fixation in a tropical dry vegetation in Northeast Brazil. In: 19th World Congress of Soil Science, 2010, Brisbane. 19th World Congress of Soil Science, 2010. p. 1-4.

30.
ANDRADE, M. M. M. ; FREITAS, A. D. S. ; PASSOS, S. R. ; SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto ; SANTOS, Carolina Etienne de Rosália e Silva ; Xavier, G.R. ; LYRA, Maria Do Carmo Catanho Pereira de . Caracterização de rizóbios nativos de solos da caatinga em associação com Mimosa spp.. In: Fertbio 2010, 2010, Guaraparí, ES. Anais da Fertbio 2010, 2010.

31.
FREITAS, A. D. S.; SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto ; SILVA, Acácia Fernandes . Nitrogênio total e fixado em variedades locias de feijão-caupi no semi-árido brasileiro. In: Fertbio 2010, 2010, Guaraparí. Anais da Fertbio 2010, 2010.

32.
NASCIMENTO, Luciana Remígio S ; SANTOS, Carolina Etiene de Rosália e Silva ; FREITAS, A. D. S. ; SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto ; Silva, M.F. ; SOUSA, C.A. . Diversidade de rizóbios nativos do Agreste da Paraíba capazes de nodular o caupi. In: Fertbio 2010, 2010, Guaraparí. Anais da Ferbio 2010, 2010.

33.
SANTOS, Carolina Etienne de Rosália e Silva ; FREITAS, A. D. S. ; STAMFORD, Newton Pereira ; Martins, L.M.V. ; Xavier, G.R. . Estudo da eficiência de rizóbios nativos da região Nordeste da produtividade do feijão-caupi. In: Fertbio 2010, 2010, Guaraparí. Anais da Ferbio 2010, 2010.

34.
FREITAS, A. D. S.; SILVA, Acácia Fernandes ; SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto . FIXAÇÃO DO N2 E PRODUTIVIDADE DE VARIEDADES DE FEIJÃO-CAUPI CULTIVADAS NA PARAÍBA. In: II Congresso Nacional de Feijão-Caupi - II CONAC, 2009, Belém. Anais do II Congresso Nacional de Feijão-Caupi, 2009.

35.
LYRA, Maria Do Carmo Catanho Pereira de ; SILVA, M. L. R. B. ; FREITAS, A. D. S. . Diversidade genética entre cultivares de feijão-macassar (Vigna unguiculata (L.) (Walp.) usando marcadores ISSR (sequencia repetida inter-simples). In: II Congresso Nacional de Feijão-cupi, 2009, Belém. Anais do II Congresso Nacional de Feijão-cupi, 2009.

36.
RAMOS, A. P. S. ; FREITAS, A. D. S. ; SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto ; LEMOS, R. P. L. ; Barbosa, M.R.V. . Abundância natural de 15N e teor de Nitrogênio em plantas não-fixadoras, ao longo de um grdiente climático no Nordeste brasileiro. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza. Anais do XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009.

37.
NASCIMENTO, Luciana Remígio S ; SANTOS, Carolina Eriene de Rosália e Silva ; FREITAS, A. D. S. ; SOUSA, C.A. ; Costa Jr., C.R. ; LUCENA, A. C. . Eficiência de Isolados de Rizóbios do Agreste Paraibano em Feijão Caupi. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza. Anais do XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo.

38.
LYRA, Maria Do Carmo Catanho Pereira de ; SILVA, M. L. R. B. ; FREITAS, A. D. S. . Evaluación de la variabilidad genética de cultivares de Cowpea (Vigna unguiculata (L.) (Walp) mediante el uso de marcadores ISSR y la técnica de ARDRA. In: VII Simposio de recursos genéticos para América Latina y del Caribe, 2009, Pucón. VII Simposio de recursos genéticos para América Latina y del Caribe, 2009.

39.
FREITAS, A. D. S.; SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto ; LYRA, Maria Do Carmo Catanho Pereira de . ESTIMATIVA DA FIXAÇÃO DE NITROGÊNIO EM ÁRVORES DA CAATINGA DE PERNAMBUCO. In: Fertbio 2008, 2008, Londrina. Anais da Fertbio 2008, 2008.

40.
FREITAS, A. D. S.; SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto ; SILVA, Rosilene ; VIEIRA, Iraci Maria de Mendonça Bastos ; SANTOS, C. E. R. E. S. . CARACTERÍSTICAS CULTURAIS DE RIZÓBIOS ASSOCIADOS A LEGUMINOSAS ARBÓREAS DA CAATINGA. In: XI Encontro Nacional de Microbiologia Ambiental, 2008, Fortaleza. Anais do XI Encontro Nacional de Microbiologia Ambiental, 2008.

41.
ANDRADE, M. M. M. ; STAMFORD, Newton Pereira ; SANTOS, Carolina Etiene de Rosália e Silva ; FREITAS, A. D. S. ; SOUSA, C.A. . Avaliação na disponibilidade de nutrientes no solo por biofertilizante fosfatado e potássico. In: Fertbio 2008, 2008, Londrina. Anais da Fertbio 2008, 2008.

42.
NASCIMENTO, Luciana Remígio S ; SANTOS, Carolina Etiene de Rosália e Silva ; FREITAS, A. D. S. ; VIEIRA, Iraci Maria de Mendonça Bastos ; SOUSA, C.A. ; SILVA, Acácia Fernandes ; SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto . Diversidade de rizóbio do Estado da Paraiba capaz de nodular o feijão caupi. In: Fertbio 2008, 2008, Londrina. Anais da Fertbio 2008, 2008.

43.
FREITAS, A. D. S.; SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto . Fixação Biológica do N2 em Leguminosas Arbóreas de um Remanescente de Caatinga da Paraíba. In: XXXI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 2007, 2007, Gramado/RS. Anais do XXXI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 2007, 2007.

44.
ANDRADE, M. M. M. ; FREITAS, A. D. S. ; LYRA, Maria Do Carmo Catanho Pereira de . Isolados de rizóbios oriundos de solos salinos do Semi-árido de Pernambuco utilizando como planta isca o jacatupé (Pachyrizus erosus L. Urban) caracterizados fenotípica e genotipicamente. In: Fertbio 2006, 2006, Bonito. Anais da Fertbio 2006, 2006.

45.
SILVA, Acácia Fernandes ; NASCIMENTO, Luciana Remígio S ; SANTOS, Carolina Etienne de Rosália e Silva ; FREITAS, A. D. S. ; LYRA, Maria Do Carmo Catanho Pereira de ; SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto . Isolamento e caracterização morfofisiológica de isolados de rizóbio em associação com caupi oriundos do estado da Paraíba. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2005, Recife, PE, 2005.

46.
LYRA, Maria Do Carmo Catanho Pereira de ; MADINABEITA, Nuria ; FREITAS, A. D. S. ; SILVA, Acácia Fernandes ; SANTOS, Carolina Etienne de Rosália e Silva ; OLLERO, F J . Fenotipo simbiótico del mutante en el gen de nodulación rhcJ de Sinorhizobium fredii en Cajanus cajan cv. D2 type, Macrotyloma axilare e Vigna unguiculata cv. IPA 206 y su capacidad simbiótica en otras leguminosas. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2005, Recife, PE. Anais do XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2005.

47.
Azevedo, M.P.P. ; BEZERRA, Rosemberg de Vasconcelos ; SANTOS, Carolina Etiene de Rosália e Silva ; FREITAS, A. D. S. ; VIEIRA, Iraci Maria de Mendonça Bastos . Eficiência de rizóbios isolados de amendoim cultivado em solos com diferentes manejos agrícolas na Zona da Mata de Pernambuco. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2005, Recife. Anais do XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2005.

48.
Ferreira, A.R. ; Queiroz, L. ; SANTOS, Carolina Etiene de Rosália e Silva ; FREITAS, A. D. S. ; VIEIRA, Iraci Maria de Mendonça Bastos ; LYRA, Maria Do Carmo Catanho Pereira de . Isolamento e caracterização de bactérias diazotróficas endofíticas em pau brasil (Caesalpinea echinata). In: XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2005, Recife. Anais do XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2005.

49.
ANDRADE, M. M. M. ; SILVA, Rosilene ; NASCIMENTO, Luciana Remígio S ; STAMFORD, Newton Pereira ; FREITAS, A. D. S. ; SANTOS, Carolina Etiene de Rosália e Silva . Caracterização morfofisiológica de rizóbios capazes de nodular o caupi (Vigna unguiculata) cultivado em solos do Semi-árido da Paraíba. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2005, Recife. Anais do XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2005.

50.
BEZERRA, Rosemberg de Vasconcelos ; SANTOS, Carolina Etiene de Rosália e Silva ; STAMFORD, Newton Pereira ; FREITAS, A. D. S. ; VIEIRA, Iraci Maria de Mendonça Bastos ; LYRA, Maria Do Carmo Catanho Pereira de . Diversidade morfofisiológica de rizóbios isolados de amendoim, cultivado em solos da Zona da Mata de Pernambuco. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2005, Recife. Anais do XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2005.

51.
SILVA, Rosilene ; NASCIMENTO, Luciana Remígio S ; BEZERRA, Rosemberg de Vasconcelos ; STAMFORD, Newton Pereira ; FREITAS, A. D. S. ; SANTOS, Carolina Etiene de Rosália e Silva . Eficiência da fixação de N2 de rizóbos nativos da Zona da Mata de Pernambuco, inoculados em plantas de amendoim. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2005, Recife. Anais do XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2005.

52.
FREITAS, A. D. S.; SILVA, Rosilene ; SANTOS, Carolina Etienne de Rosália e Silva ; SILVA, Acácia Fernandes ; LYRA, Maria Do Carmo Catanho Pereira de ; SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto . Caracterização fenotípica de rizóbios isolados de leguminosas arbóreas da caatinga. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2005, Recife, PE. Anais do XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo.

53.
FREITAS, A. D. S.; SANTOS, Carolina Etienne de Rosália e Silva ; STAMFORD, Newton Pereira ; BESERRA, Rosemberg de Vasconcelos ; COSTA, Gutemberg de Almeida . Diversidade morfológica de rizóbios isolados de plantas de amendoim sob diferentes manejos agrícolas. In: FERTBIO 2004, 2004, Lages SC. Anais da Fertbio 2004, 2004.

54.
FREITAS, A. D. S.; SANTOS, Carolina Etienne de Rosália e Silva . Eficiência de estirpes de rizóbio nativas da Zona da Mata de Pernambuco isoladas de amendoim (Arachis hypogaeae). In: FERTBIO 2004, 2004, Lages SC. Anais da Fertbio 2004, 2004.

55.
FREITAS, A. D. S.; VIEIRA, C. L. ; SANTOS, Carolina Etiene de Rosália e Silva ; FREITAS, N. S. A. ; LYRA, Maria Do Carmo Catanho Pereira de . Caracterização fenotípica e genotípica de rizóbios de jacatupé (Pachyrrizus erosus) isolados de solos salinos. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2003, Ribeirão Preto. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2003.

56.
SANTOS, Carolina Etiene de Rosália e Silva ; OLIVEIRA, C. C. S. ; FREITAS, A. D. S. ; RUMJANECK, Norma Gouvea ; STAMFORD, Newton Pereira . Fixação biológica do nitrogênio em diferentes genótipos de amendoim. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2003, Ribeirão Preto, 2003.

57.
SANTOS, Carolina Etiene de Rosália e Silva ; FREITAS, A. D. S. ; BORGES, W. L. ; RUMJANECK, Norma Gouvea ; NEVES, Maria Cristina Prata . Diversidade Genotípica de Rizóbios Nativos da Região Semi-árida do Nordeste do Brasil. In: FERTBIO 2002, 2002, Rio de Janeiro. Anais da Fertbio 2002 (XXV Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas; IX Reunião Brasileira Sobre Micorrizas; VII Simpósio Brasileira de Microbiologia do Solo; IV Reunião Brasileira de Biologia do Solo), 2002.

58.
FREITAS, A. D. S.; SANTOS, Carolina Etiene de Rosália e Silva ; VIEIRA, Iraci Maria de Mendonça Bastos ; STAMFORD, Newton Pereira ; RUMJANECK, Norma Gouvea ; NEVES, Maria Cristina Prata . Eficácia de Estirpes de Rizóbio Nativas do Semi-árido do Brasil em Leguminosas Tropicais. In: FERTBIO 2002, 2002, Rio de Janeiro. Anais da Fertbio 2002 (XXV Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas; IX Reunião Brasileira Sobre Micorrizas; VII Simpósio Brasileiro de Microbiologia do Solo; IV Reunião Brasileira de Biologia so Solo), 2002.

59.
SANTOS, Patrícia Ribeiro dos ; MOURA, A. M. M. F. ; SANTOS, Carolina Etiene de Rosália e Silva ; FREITAS, A. D. S. ; STAMFORD, Newton Pereira . Avaliação de Biofertilizantes Produzidos a Partir de Fosfato Natural com Thiobacillus em Solo com Baixo Nível de Fósforo Cultivado com Jacatupé (Pachyrrizus erosus). In: FERTBIO 2002, 2002, Rio de Janeiro. Anais da Fertbio 2002 (XXV Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas; IX Reunião Brasileira Sobre Micorrizas; VII Simpósio Brasileiro de Microbiologia do Solo; IV Reunião Brasileira de Biologia do Solo, 2002.

60.
OLIVEIRA, C. C. S. ; SANTOS, Carolina Etiene de Rosália e Silva ; FREITAS, A. D. S. ; RUMJANECK, Norma Gouvea ; NEVES, Maria Cristina Prata . Diversidade Fenotípica de Rizóbios Nativos da Região Semi-árida do Nordeste do Brasil Isolados de Amendoim (Arachis hypogaea). In: FERTBIO 2002, 2002, Rio de Janeiro. Anais da Fertbio 2002 (XXV Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas; IX Reunião Brasileira Sobre Micorrizas; VII Simpósio Brasileiro de Microbiologia do Solo; IV Reunião Brasileira de Biologia do Solo), 2002.

61.
STAMFORD, Newton Pereira ; FERRAZ, D. S. ; FREITAS, A. D. S. . Atuação do S com Thiobacillus na correção de solos sódicos com jacatupé e caupi. In: XVIII Congresso brasileiro de Ciência do Solo, 2001, Londrina-PR. Anais do XXVIII Congresso brasileiro de Ciência do Solo, 2001. p. 86.

62.
VIEIRA, Iraci Maria de Mendonça Bastos ; SILVA, Acácia Fernandes ; STAMFORD, Newton Pereira ; FREITAS, A. D. S. . Efeito da Inoculação com Bradyrhizobium e de Corretivos da Acidez em Soja Cultivada em um Podzólico Vermelho Amarelo. In: FERTBIO 2000, 2000, Santa Maria-RS. Anais da XXIV Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, VIII Reunião Brasileira Sobre Micorrizas, VI Simpósio Brasileiro de Microbiologia do solo e III Reunião de Biologia do Solo (Fertbio 2000), 2000.

63.
FREITAS, A. D. S.; VIEIRA, C. L. ; ARNAUD, B. L. ; VIEIRA, Iraci Maria de Mendonça Bastos ; SANTOS, Carolina Etiene de Rosália e Silva ; STAMFORD, Newton Pereira . Caracterização Morfológica, Resistência Intrínseca a Antibióticos e Tolerância à Salinidade de Rizóbios de Jacatupé Isolados de Solos Salinos. In: FERTBIO 2000, 2000, Santa Maria-RS. Anais da XXIV reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, VIII Reunião Brasileira Sobre Micorrizas, VI Simpósio Brasileiro de Microbiologia do Solo e III Reunião de Biologia do Solo (Fertbio 2000), 2000.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Freitas, A.D.S; COSTA, T. L. ; SAMPAIO, E. V. S. B. ; SILVA, A. F. ; ARAÚJO, ELCIDA LIMA . Leguminosae species and biological nitrogen fixation in forests with different ages under humid and dry climates in Northeast Brazil. In: 13TH EUROPEAN NITROGEN FIXATION CONFERENCE, 2018, Estocolmo. Anais do 13TH EUROPEAN NITROGEN FIXATION CONFERENCE, 2018.

2.
LYRA, M. C. C. P. ; SANTOS, Carolina Etiene de Rosália e Silva ; SILVA, M. L. R. B. ; FREITAS, A. D. S. . Autenticação dos genes nodC e nifH por duplex-PCR em rizóbios de três leguminosas arbóreas da Caatinga. In: XXVII Reunião Latino-americana de Rizobiologia, 2016, Londrina. Anais da XXVII Reunião Latino-americana de Rizobiologia, 2016. p. 131.

3.
FREITAS, A. D. S.; SILVA, A. F. ; COSTA, T. L. ; FERNANDES JUNIOR, P. I. ; Martins, L.M.V. ; SANTOS, C. E. R. E. S. ; MENDES, K. A. S. ; SAMPAIO, E. V. S. B. . Dominância por leguminosas nodulantes e taxas de fixação biológica de nitrogênio em florestas tropicais secas do Brasil. In: XXVII Reunião Latinoamericana de Rizobiologia, 2016, Londrina. Anais da XXVII Reunião Latinoamericana de Rizobiologia, 2016. p. 152.

4.
SANTOS, C. E. R. E. S. ; FREITAS, A. D. S. ; LYRA, M. C. C. P. ; GOMES, V. S. ; STAMFORD, N. P. ; SILVA, A. F. ; SILVA, C. C. G. . Efeito de diferentes coberturas vegetais na diversidade de rizóbios capazes de nodular sabiá (Mimosa caesalpiniifolia). In: XXVII Reunião Latino-americana de Rizobiologia, 2016, Londrina. Anais da XXVII Reunião Latino-americana de Rizobiologia, 2016. p. 152.

5.
FERREIRA NETO, R. A. ; FREITAS, A. D. S. ; GIONGO, V. ; CAMARGO, P. B. ; MENEZES, R. S. C. ; SAMPAIO, E. V. S. B. . BIOLOGICAL NITOGEN FIXATION IN POACEAE AND LEGUMINOSEAE SPECIES USED AS GREEN MANURE IN NORTHEAST BRAZIL. In: III Taller Latinoamericano de Rizobactérias Promotoras de Crescimento Vegetal, 2016, Pucón. Anais do III Taller Latinoamericano de Rizobactérias Promotoras de Crescimento Vegetal, 2016.

6.
BARROS, B. G. F. ; SAMPAIO, E. V. S. B. ; Freitas, A.D.S ; TABOSA, J. N. ; LYRA, M. C. C. P. ; MERGULHAO, A. C. E. S. . CONTRIBUTION OF BIOLOGICAL NITROGEN FIXATION TO SWEET AND FORAGE SORGHUMS USING THE 15N NATURAL ABUNDANCE TECHNIQUE. In: III Taller Latinoamericano de Rizobacterias Promotoras de Crescimento Vegetal, 2016, Pucón. Anais do III Taller Latinoamericano de Rizobacterias Promotoras de Crescimento Vegetal, 2016.

7.
Dantas, E.F. ; FREITAS, A. D. S. ; SANTOS, C. E. R. E. S. ; BEZERRA, Rosemberg de Vasconcelos ; LYRA, M. C. C. P. ; CARVALHO NETA, S. J. ; SANTANA, A. C. A. . NITROGÊNIO FIXADO EM ADUBOS VERDES CONSORCIADOS AO MARACUJÁ NO AGRESTE PERNAMBUCANO. In: FERTBIO 2016, 2016, Goiania. Anais da FERTBIO 2016, 2016.

8.
Dantas, E.F. ; FREITAS, A. D. S. ; SANTOS, C. E. R. E. S. ; BEZERRA, Rosemberg de Vasconcelos ; LYRA, M. C. C. P. ; CARVALHO NETA, S. J. ; SANTANA, A. C. A. . TRANSFERÊNCIA DO NITROGÊNIO FIXADO POR ADUBOS VERDES PARA O MARACUJÁ NO AGRESTE PERNAMBUCANO. In: Fertbio 2016, 2016, Goiania. Anais da Fertbio 2016, 2016.

9.
ANTUNES, J. E. L. ; FREITAS, A. D. S. ; OLIVEIRA, J. P. ; GOMES, E. W. F. ; LYRA, M. C. C. P. ; FIGUEIREDO, M. B. . CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR DE ISOLADOS BACTERIANOS EM CANADE- AÇÚCAR. In: Fertbio 2014, 2014, Araxá, MG. Anais da Fertbio 2014, 2014.

10.
DANTAS, E. F. ; BEZERRA, Rosemberg de Vasconcelos ; CARVALHO NETA, S. J. ; SANTANA, A. C. A. ; SANTOS, Carolina Etienne de Rosália e Silva ; FREITAS, A. D. S. . BIOMASSA E NODULAÇÃO DE LEGUMINOSAS DE COBERTURA EM POMAR DE MARACUJÁ NO AGRESTE DE PERNAMBUCO. In: XXVII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2013, Natal. Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2013.

11.
LYRA, Maria Do Carmo Catanho Pereira de ; FREITAS, A. D. S. ; Silva, T.A. ; SANTOS, Carolina Etienne de Rosália e Silva . Molecular characteristics of rhizobia from nodules peanut grown in brazilian soils. In: Ecology of Soil Microorganisms: microbes as important dirives of soil processes, 2011, Praga. Ecology of Soil Microorganisms: microbes as important dirives of soil processes, 2011.

12.
FREITAS, A. D. S.; Souza, L.Q. ; SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto ; Moura, P.M. ; Menezes, R.S.C. . Leaf biomass and nitrogen fixation in trees of semiarid vegetation at different regeneration stages. In: IV Congreso Internacional de Ecosistemas Secos, 2011, Arequipa. Anais do IV Congreso Internacional de Ecosistemas Secos, 2011.

13.
Freitas, A.D.S; SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto ; SANTOS, Carolina Etienne de Rosália e Silva ; LYRA, Maria Do Carmo Catanho Pereira de ; ANDRADE, M. M. M. . Characterization of indigenous rhizobia from caatinga soils in association with Mimosa spp.. In: 26 Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2011, Foz do Iguaçu. Anais do 26 Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2011.

14.
FREITAS, A. D. S.; SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto ; SANTOS, Carolina Etiene de Rosália e Silva ; SILVA, Acácia Fernandes . FIXAÇÃO BIOLÓGICA DO NITROGÊNIO EM LEGUMINOSAS ARBÓREAS DA CAATINGA. In: III Congreso Internacional de Ecosistemas Secos, 2008, Santa Marta. III Congreso Internacional de Ecosistemas Secos - Libro de Resúmenes. Santa Marta, 2008. p. 153.

15.
SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto ; FREITAS, A. D. S. ; SILVA, Acácia Fernandes . Composição isotópica do nitrogênio de folhas de plantas arbóreas da caatinga.. In: XXIX Reunião Nordestina de Botânica, 2006, Mossoró, 2006.

16.
SANTOS, Carolina Etienne de Rosália e Silva ; STAMFORD, Newton Pereira ; SILVA, Gleice ; FREITAS, A. D. S. ; VIEIRA, Iraci Maria de Mendonça Bastos ; LYRA, Maria Do Carmo Catanho Pereira de . Efeito da fertilidade do solo na diversidade da microbiota de viveiros de camarão. In: XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2005, Santos, SP. Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2005.

17.
FREITAS, A. D. S.; SILVA, Acácia Fernandes ; LYRA, Maria Do Carmo Catanho Pereira de ; VIEIRA, Iraci Maria de Mendonça Bastos ; SANTOS, Carolina Etienne de Rosália e Silva ; BEZERRA, Rosemberg de Vasconcelos . Seleção de estirpes de rizóbio para inoculação do amendoim na Zona da Mata de Pernambuco. In: XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2005, Santos, SP. Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2005.

18.
FREITAS, A. D. S.; SILVA, Acácia Fernandes ; SANTOS, Carolina Etienne de Rosália e Silva ; LYRA, Maria Do Carmo Catanho Pereira de ; SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto . Nodulação de Leguminosas da Caatinga. In: VII Congresso de Ecologia do Brasil, 2005, Caxambu, MG. Anais do VII Congresso de Ecologia do Brasil, 2005.

19.
LYRA, Maria Do Carmo Catanho Pereira de ; MADINABEITA, Nuria ; FREITAS, A. D. S. ; SANTOS, Carolina Etienne de Rosália e Silva ; SAINZ, J. E. R. ; OLLERO, F J . La mutation en el gen rhcJ de la bacteria de amplio rango de nodulación de Sinorhizobium fredii (HH 103) puede cambiar el pelfil de pçásmidos, LPS e LCOs?. In: XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2005, Santos. Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2005.

20.
SILVA, Acácia Fernandes ; NASCIMENTO, Luciana Remígio S ; SANTOS, Carolina Etiene de Rosália e Silva ; FREITAS, A. D. S. ; LYRA, Maria Do Carmo Catanho Pereira de ; VIEIRA, Iraci Maria de Mendonça Bastos ; SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto . Avaliação da distribuição de grupos morfofisiológicos de isolados de rizóbio em relação a variedades de caupi. In: XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2005, Santos. Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2005.

21.
VIEIRA, Iraci Maria de Mendonça Bastos ; FREITAS, A. D. S. ; SANTOS, Carolina Etienne de Rosália e Silva ; LYRA, Maria Do Carmo Catanho Pereira de ; BEZERRA, Rosemberg de Vasconcelos ; STAMFORD, Newton Pereira . Resistência intrínseca de rizóbios isolados de amendoim (Arachis hypogaea) a antibióticos. In: XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2005, Santos. Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2005.

22.
ARAÚJO, E. L. ; ALMEIDA, K. V. S. ; FREITAS, A. D. S. ; SILVA, Acácia Fernandes . Danos foliares e variação de biomassa em Bernardia sidoides Mull. Arg.. In: XXVI REUNIÃO NORDESTINA DE BOTÂNCIA, 2003, Fortaleza. Anais da XXVI Reunião Nordestina de Botânica. v. 1. p. 57.

23.
ZILLI, J. E. ; XAVIER, G. ; SANTOS, Carolina Etiene de Rosália e Silva ; CARVALHO, F. G. ; FREITAS, A. D. S. ; TEBBE, C. ; STRALIOTTO, R. ; RUMJANECK, Norma Gouvea . Uso de PCR-SSCP (Single Strand Conformation Polymorphism) em Estudos de Ecologia Microbiana Tropical. In: XXI Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2001, Foz do Iguaçu. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2001. p. 265.

24.
SANTOS, Carolina Etiene de Rosália e Silva ; FREITAS, A. D. S. ; BORGES, W. L. ; RUMJANECK, Norma Gouvea ; NEVES, Maria Cristina Prata . Especificidade de Associação Entre Estirpes de Rizóbio Tropical e Espécies da Tribo Aeschynomeneae e da Tribo Phaseoleae e. In: XII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2001, Foz do Iguaçu-RS. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2001. p. 267.

25.
STAMFORD, Newton Pereira ; FREITAS, A. D. S. ; FERRAZ, D. S. . Effect of Sulphur with Thiobacillus and Rhizobia Inoculation on Nitrogen Fixation and Growth of Cowpea ans Yam-bean en Brazilian Soils. In: XXI Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2001, Foz do Iguaçu-RS. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2001. p. 274.

26.
FREITAS, A. D. S.; VIEIRA, Iraci Maria de Mendonça Bastos ; STAMFORD, Newton Pereira . Efeito de Compostos Orgânicos na Fixação Biológica do N2 e Desenvolvimento do Jacatupé (Pachyrrizus erosus (L) Urban) Inoculado com Rizóbio. In: XXI Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2001, Foz do Iguaçu. Anais do XXI Congresso de Microbiologia, 2001. p. 274.

27.
ARNAUD, B. L. ; STAMFORD, Newton Pereira ; FERRAZ, D. S. ; FREITAS, A. D. S. . Efeito da Inoculação com Rizóbio no Jacatupé (Pachyrrizus erosus) em Solo Salino da Região Semi-árida de Pernambuco. In: X Congresso de Iniciação Científica da UFRPE, 2000, Recife. Anais do X Congresso de Iniciação Científica da UFRPE, 2000. p. 69-70.

28.
FREITAS, A. D. S.; VIEIRA, Iraci Maria de Mendonça Bastos ; SANTOS, Carolina Etiene de Rosália e Silva ; STAMFORD, Newton Pereira . Processos Microbiológicos e Adubação Mineral do Jacatupé (Pachyrrizus erosus (L) Urban) em um Podzol Hidromórfico do Estado de Pernambuco. In: VII Encontro Nacional de Microbiologia Ambiental, 2000, Recife-PE. Anais do VII Encontro Nacional de Microbiologia Ambiental, 2000. p. 175.

29.
FREITAS, A. D. S.; VIEIRA, Iraci Maria de Mendonça Bastos ; SANTOS, Carolina Etiene de Rosália e Silva ; STAMFORD, Newton Pereira . Inoculação da Soja em Tabuleiro Costeiro do Estado de Pernambuco. In: VII Encontro Nacional de Microbiologia Ambiental, 2000, Recife-PE. Anais do VII Encontro Nacional de Microbiologia Ambiental, 2000. p. 145.

30.
SILVA, Acácia Fernandes ; VIEIRA, Iraci Maria de Mendonça Bastos ; FREITAS, A. D. S. ; STAMFORD, Newton Pereira . Inoculação da Soja em Solo da Zona da Mata de Pernambuco. In: VII Encontro Nacional de Microbiologia Ambiental, 2000, Recife-PE. Anais do VII Encontro Nacional de Microbiologia Ambiental, 2000. p. 14a.

31.
STAMFORD, Newton Pereira ; MEDEIROS, R. ; SANTOS, Carolina Etiene de Rosália e Silva ; FREITAS, A. D. S. . Fertilização do Jacatupé com Fósforo, Potássio e Magnésio e Inoculação com Rizóbio em um Latossolo Amarelo. In: Simpósio de Pesquisa e Pós-graduação da UFRPE, 1997, Recife. Anais do I Simp;osio de Pesquisa e Pós-graduação da UFRPE, 1997. p. 67.

32.
FREITAS, A. D. S.; SABINO, S. T. B. O. ; LIMA JR., M. A. . Seleção de Extratores de Fósforo em Dois Solos da Zona da Mata de Pernambuco. In: XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 1995, Viçosa-MG. Anais do XXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. CAMPINAS: SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO, 1995. p. 978-979.

33.
SANTOS, Carolina Etiene de Rosália e Silva ; FIGUEIREDO, M. B. ; STAMFORD, Newton Pereira ; LOPES, A. J. ; ARRUDA, S. R. O. ; FREITAS, A. D. S. ; LUCENA, N. M. . Efeito do Vermicomposto, Vinhaça e Uréia na Fixação do N2, no Desenvolvimento e Produção do Jacatupé em um Latossolo Vermelho Amarelo. In: XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 1995, VIÇOSA - MG. Anais do XXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Viçosa-MG: SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO, 1995. p. 765-766.

34.
FREITAS, A. D. S.; STAMFORD, Newton Pereira . Efeito de Fertilizantes orgânicos na Fixação do N2 e Desenvolvimento do Milho Inoculado com Azospirillum sp. In: XXI Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, 1994, Petrolina. Anais da XXI Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, 1994. v. 1. p. 265-266.

Apresentações de Trabalho
1.
Freitas, A.D.S. Uso de isótopos na agricultura: experiências em estudos de FBN no Nordeste do Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FREITAS, A. D. S.. Exploração de espécies agrícolas e nativas: estimativas da fixação biológica de nitrogênio em agroecossistemas do Semiárido brasileiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Freitas, A.D.S; SAMPAIO, E. V. S. B. ; SANTOS, C. E. R. E. S. ; SILVA, A. F. ; SOUZA, R. J. C. . Fixação Biológica de Nitrogênio no Semiárido Brasileiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Freitas, A.D.S; SAMPAIO, E. V. S. B. ; RAMOS, A. P. S. ; Barbosa, M.R.V. ; LEMOS, R. P. L. ; ARAÚJO, E. L. . FOLIAR δ15N AND USE OF THE NATURAL ABUNDANCE METHOD FOR IDENTIFYING FIXING LEGUMES ALONG A PRECIPITATION GRADIENT IN NORTHEAST BRAZIL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
FREITAS, A. D. S.; RAMOS, A. P. S. ; SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto . Limitação do método do δ15N(?) para estimativa da fixação biológica do nitrogênio em Matas Costeiras do Nordeste do Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto ; FREITAS, A. D. S. . Medidas isotópicas da fixação biológica de N2 em plantas do Nordeste. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Andrade, M.M.M. ; SILVA, A. J. ; FREITAS, A. D. S. ; SANTANA, A. C. A. ; SANTOS, Carolina Etienne de Rosália e Silva ; SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto . Bactérias de nódulos de leguminosas nativas de áreas com diferentes tempos de regeneração da caatinga. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
FREITAS, A. D. S.; SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto ; RAMOS, A. P. S. ; ARAÚJO, E. L. ; Barbosa, M.R.V. ; LEMOS, R. P. L. . Composição isotópica do C e relação C/N na vegetação de diferentes ecossistemas do Nordeste do Brazil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
Freitas, A.D.S; SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto ; SANTOS, C. E. R. E. S. ; LYRA, Maria Do Carmo Catanho Pereira de . Characterization of indigenous rhizobia from caatinga soils in association with Mimosa spp. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
Freitas, Ana Dolores Santiago de; Souza, L.Q. ; SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto ; Moura, P.M. ; Menezes, Rômulo Simões Cezar . Leaf biomass and nitrogen fixation in trees of semiarid vegetation at different regeneration stages. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
ANDRADE, M. M. M. ; Freitas, Ana Dolores Santiago de ; PASSOS, S. R. ; SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto ; SANTOS, Carolina Etiene de Rosália e Silva ; Xavier, G.R. ; LYRA, Maria Do Carmo Catanho Pereira de . Caracterização de rizóbios nativos de solos da caatinga em associação com Mimosa spp.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
Freitas, Ana Dolores Santiago de; SILVA, Acácia Fernandes ; SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto . Nitrogênio total e fixado em variedades locias de feijão-caupi no semi-árido brasileiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
Freitas, Ana Dolores Santiago de; Souza, L.Q. ; SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto ; Moura, P.M. ; Menezes, R.S.C. . Tree nitrogen fixation in a tropical dry vegetation in Northeast Brazil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
Freitas, Ana Dolores Santiago de; SILVA, Acácia Fernandes ; SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto . FIXAÇÃO DO N2 E PRODUTIVIDADE DE VARIEDADES DE FEIJÃO-CAUPI CULTIVADAS NA PARAÍBA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
Freitas, Ana Dolores Santiago de; SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto ; SANTOS, Carolina Etienne de Rosália e Silva ; SILVA, Acácia Fernandes . FIXAÇÃO BIOLÓGICA DO NITROGÊNIO EM LEGUMINOSAS ARBÓREAS DA CAATINGA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
Freitas, Ana Dolores Santiago de; SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto ; LYRA, Maria Do Carmo Catanho Pereira de . ESTIMATIVA DA FIXAÇÃO DE NITROGÊNIO EM ÁRVORES DA CAATINGA DE PERNAMBUCO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, Carolina Etiene de Rosália e Silva ; BEZERRA, Rosemberg de Vasconcelos ; FREITAS, A. D. S. ; Seido, S.L. ; Martins, L.M.V. ; RUMJANECK, Norma Gouvea ; Xavier, G.R. . Modificação de vasos de Leonard com garrafas descartáveis tipo Pet. Seropédica: Embrapa Agrobiologia, 2009 (Comunicado Técnico).



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 STAMFORD, Newton Pereira ; SANTOS, Carolina Etienne de Rosália e Silva ; Freitas, A.D.S ; Franco, L. . Biofertilizante misto (mineral e orgânico) enriquecido em N, P e K produzido de rochas com S inoculado com Acidithiobacillus e Matéria orgânica com diazotróficas de vida livre. 2011, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: PI1104734, título: "Biofertilizante misto (mineral e orgânico) enriquecido em N, P e K produzido de rochas com S inoculado com Acidithiobacillus e Matéria orgânica com diazotróficas de vida livre" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 27/12/2011



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FREITAS, A. D. S.; MOURA, F. B. P.; BRITO, D. R.; SANTOS, C. G.. Participação em banca de Ana Jéssica Gomes Guabiraba. Simbiose de Chloroleucum dumosum (Benth.) G.P. Lewis e rizóbios de solos da Caatinga. 2018. Dissertação (Mestrado em Agricultura e Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas.

2.
Freitas, A.D.S; SIMOES, A. N.; SANTOS, C. E. R. E. S.. Participação em banca de Luana de Pádua Souza. Feijão-caupi inoculado com diferentes estirpes de rizóbio irrigado com água salina. 2018. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

3.
Freitas, A.D.S; PRAGANA, R. B.. Participação em banca de Mayane de Souza Barbosa. Efeito do bioprotetor com quitosana fúngica no controle biológico do Scletorium Rolfsii Sacc e no estado nutricional da cultura do feijão-caupi (Vinga unguiculata (L.) Walp.). 2017. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

4.
FERNANDES JUNIOR, P. I.; Freitas, A.D.S. Participação em banca de JONNATHAN WHINY MORAES DOS SANTOS. DIVERSIDADE GENÉTICA E POTENCIAL SIMBIÓTICO DE BACTÉRIAS DE NÓDULOS DE Arachis spp. CULTIVADAS EM SOLOS DO SEMIÁRIDO. 2017. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AGRÁRIAS) - Universidade Estadual da Paraíba.

5.
Freitas, A.D.S; CARVALHO, E. X.. Participação em banca de Adriana Bezerra dos Santos. Diversidade rizobiana em sistemas silvipastoris com leguminosas arbóreas e braquiária. 2017. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

6.
FREITAS, A. D. S.; FERNADES, J. G.. Participação em banca de Emanuelle Maria da Silva. Atributos do solo e estrutura da comunidade microbiana em solo salino no semiárido de Pernambuco. 2017. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

7.
FREITAS, A. D. S.; PRIMO, D. C.; LIRA JR., Mário Andrade. Participação em banca de Mariana Brito Silva. Estoques de carbono e nitrogênio e disponibilidades de nutrientes em sistemas silvipastoris em região tropical sub-úmida. 2017. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

8.
SANTOS, R. L.; DUTRA, E. D.; Freitas, A.D.S. Participação em banca de Alice Sabrina Ferreira da Silva. Avaliação do processo de compostagem com diferentes proporções de resíduos de limpeza urbana e restos de alimentos. 2016. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Energéticas Nucleares) - Universidade Federal de Pernambuco.

9.
FREITAS, A. D. S.; PRAGANA, R. B.; SANTOS, C. E. R. E. S.. Participação em banca de Michelle Justino Gomes Alves. Eficiência da inoculação na fixação de N2 e na produtividade do feijão-caupi (Vigna unguiculata L. (Walp) na região semiárida de Pernambuco. 2016. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

10.
FREITAS, A. D. S.; CANTINHA, R. S.; PRIMO, D. C.. Participação em banca de Fabiano da Silva Ferreira. Elementos químicos em ecossistemas: caracterização ambiental para restauração de áreas impactadas. 2016. Dissertação (Mestrado em TECNOLOGIAS ENERGÉTICAS E NUCLEARES) - Universidade Federal de Pernambuco.

11.
FREITAS, A. D. S.; PRIMO, D. C.; ALMEIDA, B. G.. Participação em banca de Jéssica Rafaella de Sousa Oliveira. QUALIDADE DE SOLO CULTIVADO COM CANA-DE-AÇÚCAR SOB DIFERENTES MANEJOS. 2016. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

12.
Freitas, A.D.S; LIMA, A. L. A.; SIMOES, D. F. F.; SANTOS, C. E. R. E. S.. Participação em banca de Gleymerson Vieira Lima de Almeida. Aporte, decomposição e ciclagem de nutrientes da serrapilheira em área de caatinga preservada no semiárido pernambucano. 2015. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

13.
SAMPAIO, E. V. S. B.; Freitas, A.D.S; CARVALHO, A. L.. Participação em banca de Carolina Rodrigues Gonzales. Modelagem dos estoques e fluxos de carbono no sistema solo-planta em áreas de caatinga densa do Semiárido pernambucano. 2015. Dissertação (Mestrado em TECNOLOGIAS ENERGÉTICAS E NUCLEARES) - Universidade Federal de Pernambuco.

14.
FREITAS, A. D. S.; SANTOS, C. E. R. E. S.; GRACIANO, E. S. A.; Lira Jr, M.A.. Participação em banca de Tamiris Kempner. Variabilidade interna em grupos morfologicamente idênticos de isolados rizobianos. 2014. Dissertação (Mestrado em Agronomia ( Melhoramento Genético de Plantas)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

15.
FIGUEIREDO, M. B.; SANTOS, Carolina Etiene de Rosália e Silva; FREITAS, A. D. S.; ARAUJO, J. M.. Participação em banca de ANIBIA VICENTE DA SILVA. Eficiência da inoculação com bactérias promotoras de crescimento, rizóbio e fungos micorrízicos em gliricídia. 2013. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

16.
FREITAS, A. D. S.; Silva, L.F.. Participação em banca de Marisângela Viana Barbosa. UTILIZAÇÃO DE RECURSOS BIOTECNOLÓGICOS PARA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA AGROFLORESTAL NO SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO. 2013. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

17.
Freitas, A.D.S; SANTOS, Carolina Etienne de Rosália e Silva; Lira Jr, M.A.; Silva, G.A.. Participação em banca de Vanessa Dina Cavalcante Barros. Diversidade rizobiana de caupi em solos de diferentes classes e origens. 2012. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

18.
Freitas, A.D.S; Souto, J.S.; Andrade, A.P.. Participação em banca de Paula Frassinetti Medeiros de Paulo. Caracterização morfofisiológica de isolados de rizóbios em leguminosas forrageiras do Semiárido. 2012. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal da Paraíba.

19.
FREITAS, A. D. S.; Dubeux, J.C.B.; Biondi, C; LIRA JR., Mário Andrade. Participação em banca de Rayssa Pereira Vicentim. Características químicas e microbiológicas de solo sob pastagem de Brachiaria decumbens após a implantação de leguminosas forrageiras. 2011. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

20.
LYRA, Maria Do Carmo Catanho Pereira de; SILVA, M. L. R. B.; LIRA JR., Mário Andrade; FREITAS, A. D. S.. Participação em banca de Paulo Geovani Silva Martins. Filogenia e diversidade molecular de sabiá (Mimosa caesalpiniifolia Benth.) e de bactérias diazotróficas. 2011. Dissertação (Mestrado em Agronomia ( Melhoramento Genético de Plantas)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

21.
LIRA JR., Mário Andrade; LYRA, Maria Do Carmo Catanho Pereira de; SILVA, M. L. R. B.; FREITAS, A. D. S.. Participação em banca de Cybelle Souza de Oliveira. Diversidade fenotípica de rizóbios isolados de sabiá nativos de um Argissolo sob diferentes coberturas vegetais. 2011. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

22.
FREITAS, A. D. S.; LYRA, Maria Do Carmo Catanho Pereira de; SANTOS, Carolina Etienne de Rosália e Silva; SILVA, M. L. R. B.. Participação em banca de Marsílvio Gonçalves Pereira. Interações entre fungos micorrízicos arbusculares (FMA), rizóbio e actinomicetos na rizosfera da soja. 2011. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

23.
Martins, L.M.V.; Freitas, A.D.S; Cruz, M.H.L.. Participação em banca de Rubens Silva Carvalho. Diversidade de bactérias de nódulos de fijão-caupi nativas de áreas que margeiam o RioSão Francisco. 2011. Dissertação (Mestrado em Horticultura Irrigada) - Universidade do Estado da Bahia.

24.
FREIRE, M. B. G. S.; FREITAS, A. D. S.; Pereira, S.V.; Kuklisky Sobral, J.. Participação em banca de Karen Cristina Fialho dos Santos. Atividade biológica e caracterização de bactérias associadas a Atriplex nummularia em solo salino sódico no Agreste de Pernambuco. 2010. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

25.
FREITAS, A. D. S.; CORREIA, K. G.; GALDOS, M. V.. Participação em banca de Tiago Diniz Althoff. Calibração do Century para Simulação da Ciclagem de Carbono em uma Área de Caatinga Preservada no Sertão Paraibano. 2010. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Energéticas Nucleares) - Universidade Federal de Pernambuco.

26.
FREITAS, A. D. S.; SANTOS, Carolina Etiene de Rosália e Silva; STAMFORD, Newton Pereira; Galindo, I.C.L.. Participação em banca de Luciana Remígio Santos do Nascimento. Diversidade e eficiência de rizóbios nativos so agreste da Paraíba, capazes de nodular o feijão caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp). 2009. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

27.
FREITAS, A. D. S.; STAMFORD, Newton Pereira; SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto; Santos, M.F.V.. Participação em banca de Rosemberg de Vasconcelos Bezerra. Biodiversidade e efetividade de rizóbios nativos de solos do Semi-árido de Pernambuco em caupi. 2009. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Teses de doutorado
1.
Freitas, A.D.S; Menezes, R.S.C.; GUEDES, E. A. C.; REIAS, A. L. S.; FIGUEIREDO, R. A.. Participação em banca de Fernando Pinto Coelho. Potencial de aproveitamento energético da biomassa de macroalgas no estado de Alagoas. 2018. Tese (Doutorado em Tecnologias Energéticas Nucleares) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
FREITAS, A. D. S.; PALHA, M. L. A. P. F.; SCHULER, A. R. P.; PRIMO, D. C.. Participação em banca de Monaliza Mirella de Moraes Andrade. Parâmetros operacionais de digestão anaeróbia de resíduo de alimento do restaurante universitário da UFPE. 2018. Tese (Doutorado em Tecnologias Energéticas Nucleares) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
FREITAS, A. D. S.; FREIRE, M. B. G. S.; MAIA, L. C.; ROCHA, A. T.; OLIVEIRA, E. C. A.. Participação em banca de Maria Camila de Barros Silva Leite. ATRIBUTOS DE SOLO SOB REVEGETAÇÃO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO E EXTRAÇÃO DE ELEMENTOS PELAS PLANTAS. 2018. Tese (Doutorado em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

4.
FREITAS, A. D. S.; FRANCA, E. J.; PRIMO, D. C.; TENORIO, R. P.; FARIAS, E. E. G.. Participação em banca de José Daniel Soares de Paiva. Remediação por fitoextração de contaminação radioativa por espécies de manguezais. 2018. Tese (Doutorado em Tecnologias Energéticas Nucleares) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
Freitas, A.D.S; FREIRE, M. B. G. S.; PRIMO, D. C.; Galindo, I.C.L.; PESSOA, L. G. M.. Participação em banca de Raquel Bezerra de Barros. Frações de carbono e atributos biológicos em solos no Semiárido de Pernambuco. 2017. Tese (Doutorado em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

6.
Freitas, A.D.S; Freire, F.J.; ROCHA, A. T.; SILVA, M. O.. Participação em banca de Patrícia Karla Batista de Andrade. Bactérias diazotróficas na fixação biológica de nitrogênio em cana-de-açúcar e na decomposição de resíduos orgânicos da agroindústria canavieira. 2017. Tese (Doutorado em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

7.
SANTOS, C. A. F.; SEMEN, L. S.; Freitas, A.D.S; COSTA, A. F.; CARVALHO FILHO, J. L. S.. Participação em banca de Sirando Lima Siedo. Estudos biométricos e de QTL associados à fixação biológica de nitrogênio em feijão-caupi. 2017. Tese (Doutorado em Agronomia ( Melhoramento Genético de Plantas)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

8.
Freitas, A.D.S; FRACETTO, G. G. M.; Galindo, I.C.L.; PRIMO, D. C.. Participação em banca de Vinícius Santos Gomes da Silva. Prospecção de rizóbios de leguminosas arbóreas em solos do Semiárido brasileiro sob diferentes usos da terra. 2017. Tese (Doutorado em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

9.
Galindo, I.C.L.; ARAUJO, M. S. B.; Freitas, A.D.S; MENEZES, R. S. C.. Participação em banca de Antônio Luiz Gonçalves Ferreira Filho. Medida do 137C no solo na estimativa da erosão e avaliação da desertificação no núcleo de Cabrobó. 2017. Tese (Doutorado em Tecnologias Energéticas Nucleares) - Universidade Federal de Pernambuco.

10.
Marin, A.M.P.; Freitas, A.D.S. Participação em banca de Jhony Vendruscolo. Índices biofísicos para avaliação da desertificação no Semiárido. 2017. Tese (Doutorado em PrkCiência do Solo) - Universidade Federal da Paraíba.

11.
FREITAS, A. D. S.; SAMPAIO, E. V. S. B.. Participação em banca de Bárbara Laine Ribeiro da Silva. Ecofisiologia e morfoanatomia de espécies herbáceas em áreas em regeneração na caatinga. 2016. Tese (Doutorado em Tecnologias Energéticas Nucleares) - Universidade Federal de Pernambuco.

12.
Freitas, A.D.S; STAMFORD, N. P.; BERGER, L. R. R.; FRANCO, L. O.; FRACETTO, G. G. M.. Participação em banca de Lusiene Barbosa Souza. Otimização da produção de biofertilizante de rochas com materiais orgânicos e de bioprotetor com quitosana fúngica. 2016. Tese (Doutorado em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

13.
Menezes, R.S.C.; Ferreira, R.L.C.; NOBREGA, R. S.; RAMOS, E. M. N. F.; Freitas, A.D.S. Participação em banca de Tiago Diniz Althoff. Adaptação do modelo Century para simulação da produtividade de biomassa e ciclagem do carbono e nitrogênio em áreas de caatinga. 2015. Tese (Doutorado em Tecnologias Energéticas Nucleares) - Universidade Federal de Pernambuco.

14.
FREITAS, A. D. S.; Menezes, R.S.C.; SAMPAIO, E. V. S. B.; PRIMO, D. C.; SIMOES NETO, D. E.. Participação em banca de Éric Xavier de Carvalho. Produtividade de cana-de-açúcar na Zona da Mata Norte de Pernambuco: estudos de ciclagem biogeoquímica e modelagem matemática. 2015. Tese (Doutorado em Tecnologias Energéticas Nucleares) - Universidade Federal de Pernambuco.

15.
FREITAS, A. D. S.; Salcedo, I.H.; MEDEIROS, S. S.; Fraga, V.S.; DIAS, B. O.. Participação em banca de Míriam Alice da Silva Brehm. Dinâmica de nitrogênio e manejo de pastagens em encostas com Urochloa decumbens (Stapf). 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal da Paraíba.

16.
Menezes, R.S.C.; PRIMO, D. C.; OLIVEIRA, F. F.; CARVALHO, A. L.; FREITAS, A. D. S.. Participação em banca de Julio Cesar Rodrigues Martins. Adaptação do modelo Century para simulação da dinâmica do carbono em cultivo de braquiária ou milho no Nordeste do Brasil. 2015. Tese (Doutorado em Tecnologias Energéticas Nucleares) - Universidade Federal de Pernambuco.

17.
FREITAS, A. D. S.; SILVA, M. L. R. B.; OLIVEIRA, E. C. A.; LIMA JR., M. A.. Participação em banca de Clayton Albuquerque de Sousa. Diversidade e seleção rizobiana para leguminosas usadas como aduvo verde em solos da região canavieira nordestina. 2014. Tese (Doutorado em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

18.
FREITAS, A. D. S.; OLIVEIRA, A. C.; OLIVARES, F. L.; TRIVELIN, P. C. O.. Participação em banca de Renato Lemos dos Santos. MOLIBDÊNIO NO METABOLISMO E FIXAÇÃO BIOLÓGICA DE N NA CANA-DE-AÇÚCAR. 2014. Tese (Doutorado em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

19.
SANTOS, Carolina Etiene de Rosália e Silva; FREITAS, A. D. S.; FIGUEIREDO, M. B.; Martins, L.M.V.; SILVA, M. L. R. B.. Participação em banca de Maria de Fátima da Silva. TAXA DE RIZÓBIO NA HABILIDADE COMPETITIVA DE RIZÓBIOS E EFICIÊNCIA NA FIXAÇÃO DO N2 EM FEIJÃO-CAUPI (Vigna unguiculata (L.) Walp). 2011. Tese (Doutorado em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

20.
SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto; SANTOS, Carolina Etiene de Rosália e Silva; STAMFORD, Newton Pereira; Menezes, R.S.C.; FREITAS, A. D. S.. Participação em banca de Kássia Silene Rocha Santos. Avaliação de Adubos Orgânicos Utilizados em Sistemas Agrícolas do Agreste Paraibano. 2009. Tese (Doutorado em Tecnologias Energéticas Nucleares) - Universidade Federal de Pernambuco.

21.
Menezes, R.S.C.; Dubeux, J.C.B.; Silva, T.O.; Marin, A.M.P.; FREITAS, A. D. S.. Participação em banca de Marlon da Silva Galindo. Adubação com Gliricídia e Esterco em Culturas do Semi-Árido Nordestino. 2009. Tese (Doutorado em Tecnologias Energéticas Nucleares) - Universidade Federal de Pernambuco.

22.
Menezes, R.S.C.; SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barretto; Silva, T.O.; Lima. J.R.S.; FREITAS, A. D. S.. Participação em banca de ROMILDO NICOLAU ALVES. QUALIDADE E DECOMPOSIÇÃO DE MATERIAIS ORGÂNICOS PRESENTES EM PROPRIEDADES RURAIS DO SEMI-ÁRIDO. 2009. Tese (Doutorado em Tecnologias Energéticas Nucleares) - Universidade Federal de Pernambuco.

Qualificações de Doutorado
1.
Freitas, A.D.S; Andrade, A.P.; BRUNO, R. L. A.; REGO, M. M.; FERNANDES, P. D.. Participação em banca de Suelane de Melo Dias. Exame de Qualificação. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em PROGRAMA DE DOUTORADO INTEGRADO EM ZOOTECNIA) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
Freitas, A.D.S; BIONDI, C. M.; SOUZA, E. R.. Participação em banca de Ariane Márcia de Sousa Silva. Exame de Qualificação. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

3.
Freitas, A.D.S; SOUZA, E. R.; NASCIMENTO, C. W. A.. Participação em banca de Tiago de Oliveira Santos. Exame de Qualificação. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

4.
Freitas, A.D.S; SOUZA, A. P.; GADELHA, C. A. A.; SANTOS, D.. Participação em banca de Valéria Borges da Silva. Exame de Qualificação. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em PrkCiência do Solo) - Universidade Federal da Paraíba.

5.
FREITAS, A. D. S.; FREIRE, M. B. G. S.; SOUZA, E. R.. Participação em banca de Magda Aline da Silva. Exame de Qualificação. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

6.
FREITAS, A. D. S.; SOUZA, E. R.; RIBEIRO FILHO, M. R.. Participação em banca de Wagner da Silva Oliveira. Exame de Qualificação. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

7.
FREITAS, A. D. S.; Biondi, C. Participação em banca de Raquel Bezerra de Barros. Exame de Qualificação. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

8.
FREITAS, A. D. S.; RIBEIRO FILHO, M. R.; SOUZA, E. R.. Participação em banca de Emmanuella Vila Nova da Silva. Exame de Qualificação. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

9.
FREITAS, A. D. S.; SAMPAIO, E. V. S. B.; OLIVEIRA, E. C. A.; Freire, F.J.. Participação em banca de Renato Lemos dos Santos. Exame de Qualificação. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

10.
FREITAS, A. D. S.; Ferreira, R.L.C.; OLIVEIRA, E. C. A.. Participação em banca de Lusiene Barbosa Souza. Exame de Qualificação. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

11.
FREITAS, A. D. S.; Menezes, R.S.C.; CORREIA, K. G.. Participação em banca de Mona Andrade Nagai. Exame de Qualificação. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Tecnologias Energéticas Nucleares) - Universidade Federal de Pernambuco.

12.
Freitas, A.D.S; Menezes, R.S.C.. Participação em banca de Bárbara Laine Ribeiro da Silva. Exame de Qualificação de Doutorado. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Tecnologias Energéticas Nucleares) - Universidade Federal de Pernambuco.

13.
FREITAS, A. D. S.; Biondi, C; FREIRE, M. B. G. S.. Participação em banca de Nielson Machado dos Santos. Exame de Qualificação de Doutorado. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

14.
FREITAS, A. D. S.; CORREIA, K. G.; Ferreira, R.L.C.. Participação em banca de Tiago Diniz Althoff. O papel do manejo florestal sustentável na mitigação e adaptação às mudanças climáticas no bioma caatinga: uma revisão. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em TECNOLOGIAS ENERGÉTICAS E NUCLEARES) - Universidade Federal de Pernambuco.

15.
FREITAS, A. D. S.; LIRA JR., Mário Andrade; Galindo, I.C.L.; Nascimento, C.W.A.. Participação em banca de Francisco Rodolfo Júnior. Recomendação de estirpe de rizóbio para feijão-caupi. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

16.
SANTOS, Carolina Etiene de Rosália e Silva; STAMFORD, Newton Pereira; FIGUEIREDO, M. B.; Freire, F.J.; FREITAS, A. D. S.. Participação em banca de Sebastião da Silva Júnior. Exame de Qualificação. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

17.
FREITAS, A. D. S.; Freire, F.J.; FREIRE, M. B. G. S.; Kuklisky Sobral, J.; Andreote, F.D.. Participação em banca de Michelangelo de Oliveira Silva. Fixação Biológica de Nitrogênio em Cana-de-açúcar: Estimativas e perspectivas. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SANTOS, Carolina Etiene de Rosália e Silva; FREITAS, A. D. S.. Participação em banca de Valdenyr Maria da Silva Cazé. A importância da inoculação da cultura da soja no Brasil. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Microbiologia Aplicada) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FREITAS, A. D. S.; SANTOS, C. E. R. E. S.; FRACETTO, G. G. M.. Participação em banca de Cíntia Caroline Gouveia da Silva.Parâmetros biométricos de sabiá (Mimosa caesalpiniifolia) com solos do Semiárido pernambucano sob diferentes coberturas vegetais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
VIEIRA, C. L.; FREITAS, A. D. S.; SANTOS, C. E. R. E. S.; LYRA, Maria Do Carmo Catanho Pereira de. Participação em banca de Carolina de Lucena Vieira.Caracterização fenotípica e genotípica de rizóbios de jacatupé (Pachyrrizus erosus) isolados de solos salinos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco.




Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Regina Maria Barreto Campello Sampaio. Em construção. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Produção Agrícola) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).

2.
PHILIPE CÁSSIO DE ALMEIDA. Em construção. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Produção Agrícola) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).

3.
Jessyca Adriana Gomes Florência da Silva. USO DE LEGUMINOSAS INOCULADAS PARA REMEDIAÇÃO DE SOLO CONTAMINADO COM ARSÊNIO, CÁDMIO, CHUMBO E ZINCO POR DEPOSIÇÃO DE ESCÓRIAS. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Sueide Karina da Silva. Em construção. Início: 2018. Tese (Doutorado em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Edilândia Farias Dantas. Simbiose entre leguminosas e rizóbios naturalmente estabelecidos em solos de Pernambuco: potencial de aporte de nitrogênio. Início: 2018. Tese (Doutorado em Tecnologias Energéticas Nucleares) - Universidade Federal de Pernambuco. (Coorientador).

3.
Juscélia da Silva Ferreira. Biomonitoração de elementos químicos em florestas tropicais ao longo de um gradiente de precipitação em Pernambuco. Início: 2018. Tese (Doutorado em Tecnologias Energéticas Nucleares) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. (Orientador).

4.
Marilania da Silva Santos. Bactérias associadas a leguminosas da Caatinga: promoção de crescimento de plantas sob estresse hídrico. Início: 2018. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE DOUTORADO INTEGRADO EM ZOOTECNIA) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Coorientador).

5.
Layane Silva Barbosa de Souza. Em construção. Início: 2017. Tese (Doutorado em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

6.
Augusto Cesar de Arruda Santana. Em construção. Início: 2017. Tese (Doutorado em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

7.
Leandro Reis Costa Santos. Fixação biológica de nitrogênio em gramíneas de ciclo C4 cultivadas no estado de Pernambuco. Início: 2017. Tese (Doutorado em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. (Orientador).

8.
Rosemberg de Vasconcelos Bezerra. Em definição. Início: 2016. Tese (Doutorado em Tecnologias Energéticas Nucleares) - Universidade Federal de Pernambuco. (Coorientador).

9.
Jéssica Rafaela de Sousa Oliveira. SIMBIOSE ENTRE Crotalaria SPP. E RIZÓBIOS NATURALMENTE ESTABELECIDOS EM SOLOS DA ZONA DA MATA DE PERNAMBUCO: POTENCIAL DE APORTE DE NITROGÊNIO. Início: 2016. Tese (Doutorado em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

10.
Aleksandro Ferreira da Silva. Populações de alfa- e beta- rizóbios em solos sob vegetação de caatinga. Início: 2015. Tese (Doutorado em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

11.
Reginaldo Alves Ferreira Neto. Compreendendo a variabilidade da fixação biológica de nitrogênio em feijão-caupi ao longo de diferentes agroecossistemas de Pernambuco. Início: 2014. Tese (Doutorado em Tecnologias Energéticas Nucleares) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. (Orientador).

12.
Monalisa Barbosa da Costa. Fixação simbiótica de N em cana de açúcar. Início: 2014. Tese (Doutorado em Tecnologias Energéticas Nucleares) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. (Coorientador).

Iniciação científica
1.
Girleyde da Costa Lima. Concentrações de fósforo em solos e folhas de espécies arbóreas de florestas nativas de Pernambuco. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Pablo Acácio dos Santos Souza. Concentrações de elementos químicos em tecido foliar de leguminosas arbóreas de florestas nativas de Pernambuco. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. (Orientador).

3.
Andressa Silva de Oliveira. Diversidade e capacidade de renodular o hospedeiro de origem de bactérias naturalmente estabelecidas em solos do Semiárido. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. (Orientador).

4.
Aline Gabriela Santos Soares da Silva. Inoculação de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar com diferentes bactérias diazotróficas. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Agrícola e Ambiental) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Anderson Kleber Vasconcelos Mendes. Biomassa de raízes produzida por coquetéis vegetais utilizados como adubo verde: estimativa das proporções de espécies C3 e C4 utilizando isótopos de carbono. 2018. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Energéticas Nucleares) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

2.
Sueide Karina da Silva. Fixação e transferência de N em cultivos consorciados de gramíneas e leguminosas no Semiárido de Pernambuco. 2018. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

3.
Leandro Reis Costa Santos. IMPACTO DO CULTIVO DA CANA-DE-AÇÚCAR SOBRE A DINÂMICA DO CARBONO EM SOLO DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO. 2017. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

4.
LUANA DE PÁDUA SOUZA. FEIJÃO-CAUPI INOCULADO COM DIFERENTES ESTIRPES DE RIZÓBIO IRRIGADO COM ÁGUA SALINA. 2017. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

5.
Jéssica Rafaela de Sousa Oliveira. Qualidade de solo cultivado com cana-de-açúcar sob diferentes manejos. 2016. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

6.
Aleksandro Ferreira da Silva. FIXAÇÃO BIOLÓGICA DE NITROGÊNIO EM LEGUMINOSAS NATIVAS DE ÁREAS COM DIFERENTES TEMPOS DE REGENERAÇÃO DA CAATINGA. 2015. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

7.
Benaia Gonçalves de França Barros. PRODUÇÃO DE BIOMASSA E CONTRIBUIÇÃO DA FIXAÇÃO BIOLÓGICA DO NITROGÊNIO PARA DIFERENTES GENÓTIPOS DE SORGO. 2015. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Energéticas Nucleares) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

8.
Edilândia Farias Dantas. PRODUÇÃO DE BIOMASSA, FIXAÇÃO BIOLÓGICA DE NITROGÊNIO E DECOMPOSIÇÃO DE ADUBOS VERDES EM POMAR DE MARACUJÁ NO AGRESTE PERNAMBUCANO. 2014. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Energéticas Nucleares) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

9.
Antunes Romeu Lima do Nascimento. CARACTERIZAÇÃO E SELEÇÃO DE RIZÓBIOS ASSOCIADOS AO FEIJÃO-FAVA (Phaseolus lunatus L.) EM SOLOS DO SEMIÁRIDO. 2014. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

10.
Monaliza Mirella de Morais Andrade. Populações de bactérias de nódulos de leguminosas em solos de áreas de caatinga com distintos períodos de regeneração. 2013. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, . Coorientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

11.
Marisângela Viana Barbosa. UTILIZAÇÃO DE RECURSOS BIOTECNOLÓGICOS PARA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA AGROFLORESTAL NO SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO. 2013. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Coorientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

12.
Reginaldo Alves Ferreira Neto. NITROGÊNIO FIXADO EM CULTIVO DE MELÃO SOB ADUBAÇÃO VERDE NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO, BAHIA. 2013. Dissertação (Mestrado em TECNOLOGIAS ENERGÉTICAS E NUCLEARES) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

13.
Amanda Cordeiro de Melo Souza. Efeitos ambientais sobre a diversidade rizobiana para leguminosas forrageiras tropicais. 2012. Dissertação (Mestrado em Agronomia ( Melhoramento Genético de Plantas)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, . Coorientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

14.
Júlio César Rodrigues Martins. PRODUTIVIDADE DE BIOMASSA E FIXAÇÃO BIOLÓGICA DE N2 ATMOSFÉRICO EM SISTEMAS AGROFLORESTAIS NO CARIRI PARAIBANO. 2010. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Energéticas Nucleares) - Universidade Federal de Pernambuco, . Coorientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

15.
Luciana Remígio Santos do Nascimento. Diversidade e eficiência de rizóbos nativos do Agreste da Paraíba, capazes de nodular o feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp). 2009. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, . Coorientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

16.
Marsílvio Gonçalves Pereira. INTERAÇÕES ENTRE FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES (FMA), ACTINOMICETOS E RIZÓBIO EM PLANTAS DE NA SOJA. 2009. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, . Coorientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

Tese de doutorado
1.
Tânia Lúcia da Costa. Fixação biológica do nitrogênio em leguminosas arbóreas em diferentes formações vegetais em Pernambuco. 2017. Tese (Doutorado em Botânica) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

2.
Renata Janaína Carvalho de Souza. Biomassa e aportes de nitrogênio e carbono por plantas de cobertura em cultivos irrigados do semiárido de Pernambuco. 2017. Tese (Doutorado em Tecnologias Energéticas Nucleares) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

3.
Vinicius Santos Gomes da Silva. Prospecção de rizóbios de leguminosas arbóreas em solos sob diferentes usos da terra no Semiárido brasileiro. 2017. Tese (Doutorado em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Coorientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

4.
Andrea Avelino da Silva. FIXAÇÃO BIOLÓGICA DE NITROGÊNIO EM CANA-DE-AÇÚCAR CULTIVADA EM DIFERENTES CONDIÇÕES EDAFOCLIMÁTICAS DO NORDESTE BRASILEIRO. 2017. Tese (Doutorado em Tecnologias Energéticas Nucleares) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

5.
Luciana Remígio Santos Nascimento. Diversidade de isolados bacterianos e sua influência na FBN em diferentes coberturas vegetais. 2013. Tese (Doutorado em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

6.
Andresa Priscila de Souza Ramos. Bactérias promotoras de crescimento em Citrus. 2012. Tese (Doutorado em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Coorientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Carolina Lucena Vieira. Caracterização fenotípica e genotípica de rizóbios de jacatupé (Pachyrrizus erosus) isolados de solos salinos. 2003. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

Iniciação científica
1.
Andressa Silva de Oliveira. Eficiência e características de rizóbios de feijão-caupi naturalmente estabelecidos em solos do Semiárido de Pernambuco. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

2.
Lethicia Camelo da Silva. Observando a nodulação natural de Crotalaria spp em solos da Zona da Mata de Pernambuco. 2018. Iniciação Científica - Escola Silva Jardim, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

3.
Pablo Acácio dos Santos Souza. Eficiência e diversidade de rizóbios de Mimosa tenuiflora nativos de solos sob vegetação de caatinga. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

4.
Romário Rodrigues Diomedes da Silva. Efeito da classe e da cobertura do solo sobre a nodulação e a fixação de nitrogênio em Crotalaria spp. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

5.
Jessyca Adriana Gomes Florêncio da Silva. Impacto do cultivo de coquetéis vegetais sobre a biomassa microbiana de solos irrigados no Semiárido de Pernambuco. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

6.
Pablo Acácio dos Santos Souza. Potencial simbiótico de rizóbios de Mimosa sp nativos de solos sob vegetação de caatinga. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

7.
Stella Jorge de Carvalho Neta. Fixação de nitrogênio em coquetéis vegetais utilizados como adubos verdes em cultivos irrigados de manga e melão. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

8.
Andressa Silva de Oliveira. Potencial simbiótico e diversidade de bactérias de nódulos de feijão-caupi cultivado em solos sob vegetação de caatinga. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

9.
Jessyca Adriana Gomes Florêncio da Silva. Propriedades biológicas do solo em cultivos de manga e melão no semiárido de Pernambuco. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

10.
Stella Jorge de Carvalho Neta. Nitrogênio fixado em diferentes sistemas de cultivo do sorgo no Agreste de Pernambuco. 2015. Iniciação Científica - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

11.
Gustavo da Costa Lima. Nitrogênio fixado por plantas de cobertura em cultivos de manga e melão no semiárido de Pernambuco. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

12.
Andressa Silva de Oliveira. Potencial simbiótico de rizóbios em solos sob vegetação de caatinga. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

13.
Amanda Pereira Lucas. Produção de biomassa e contribuição da fixação biológica do nitrogênio para o sorgo em diferentes sistemas de cultivo no Agreste de Pernambuco.. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Agropecuária) - Instituto Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

14.
Erica Ramona Ferreira Melo. Produção de biomassa e contribuição da fixação biológica do nitrogênio para o sorgo em diferentes sistemas de cultivo no Agreste de Pernambuco.. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Agropecuária) - Instituto Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

15.
Rebeka Raiany Barbosa dos Santos. Produção de biomassa e contribuição da fixação biológica do nitrogênio para o sorgo em diferentes sistemas de cultivo no Agreste de Pernambuco.. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

16.
Arianderson Fernando Alves dos Santos. Produção de biomassa e aportes de nitrogênio por plantas de cobertura em pomares do Agreste de Pernambuco. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

17.
Arthur Jorge da Silva. Eficiência de bactérias nativas de solos da área de transição caatinga-carrasco. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

18.
Augusto Cesar de Arruda Santana. Produção de biomassa e contribuição da fixação biológica do nitrogênio para o sorgo em diferentes sistemas de cultivo no Agreste de Pernambuco.. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

19.
Stella Jorge de Carvalho Neta. BACTÉRIAS DE NÓDULOS DE LEGUMINOSAS NATIVAS DE ÁREAS COM DIFERENTES TEMPOS DE REGENERAÇÃO DA VEGETAÇÃO NATIVA. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

20.
Arianderson Fernandes Alves dos Santos. Quantidades de nutrientes na vegetação arbórea em áreas de caatinga em diferentes tempos de regeneração. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

21.
Juliana Roberta Cabral. Produção de biomassa e aportes de nitrogênio por plantas de cobertura em pomares do Agreste de Pernambuco. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Agropecuária) - Instituto Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

22.
Natallya Kênya Simões de Oliveira. Produção de biomassa e aportes de nitrogênio por plantas de cobertura em pomares do Agreste de Pernambuco. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Agropecuária) - Instituto Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

23.
Stella Jorge de Carvalho Neta. Biomassa e fixação de N em leguminosas utilizadas como adubos verdes em solos do semiárido de Pernambuco com diferentes níveis de P e esterco. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

24.
Arthur Jorge da Silva. Nitrogênio fixado em leguminosas nativas de áreas em diferentes estádios de regeneração da caatinga. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

25.
Augusto Cesar de Arruda Santana. Decomposição e liberação de nutrientes de resíduos de leguminosas utilizadas como adubos verdes em solo do semiárido pernambucano. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

26.
Arthur Jorge da Silva. Características de bactérias de nódulos de leguminosas nativas de solos sob diferentes tempos de regeneração da vegetação da caatinga. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

27.
Augusto Cesar de Arruda Santana. Características biológicas de um solo sob diferentes coberturas vegetais no semiárido pernambucano. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

28.
José Fábio Cavalcanti Macedo. Eficiência da inoculação com bactérias diazotróficas em cana-de-açúcar. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

29.
Stella Jorge de Carvalho Neta. Produção de biomassa e aportes de nitrogênio por plantas de cobertura em pomares do Agreste de Pernambuco. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

30.
Arthur Jorge da Silva. Eficiência de bactérias nativas de solos sob diferentes tempos de regeneração da vegetação da caatinga. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

31.
Augusto Cesar de Arruda Santana. Eficiência de bactérias formadoras de nódulos em leguminosas nativas de solos sob diferentes coberturas vegetais no semi-árido pernambucano. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

32.
Sofia Campos Sampaio. Fixação biológica do nitrogênio em áreas de caatinga com diferentes tempos de regeneração. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

Orientações de outra natureza
1.
Rosemberg de Vasconcelos Bezerra. Produção de biomassa e contribuição da fixação biológica do nitrogênio para o sorgo em diferentes sistemas de cultivo no Agreste de Pernambuco.. 2014. Orientação de outra natureza. (Técnico em Agropecuária) - Instituto Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.

2.
Rosemberg de Vasconcelos Bezerra. Produção de biomassa e aportes de nitrogênio por plantas de cobertura em pomares do Agreste de Pernambuco. 2012. Orientação de outra natureza. (Técnico em Agropecuária) - Instituto Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Dolores Santiago de Freitas.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 19:58:18