Mônica Brincalepe Campo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0905245325390054
  • Última atualização do currículo em 10/04/2018


Possui Doutorado em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (2010), Mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1995), Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1988). Exerce a atividade de professora universitária desde 1993 e atualmente é professora do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolve pesquisa em História e Cinema. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mônica Brincalepe Campo
Nome em citações bibliográficas
CAMPO, Mônica B.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais.
Av. João Naves, 2121
Santa Mônica
38400-902 - Uberlandia, MG - Brasil
Telefone: (34) 32394130
URL da Homepage: http://www.inhis.ufu.br/historia.php?id=noticias.htm


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em História.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: História e Cinema: o tempo como representação em Lucrecia Martel e Beto Brant, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: José Alves de Freitas Neto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Cinema; Cultura; historia; Historia contemporânea.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação; Educação; Informação e comunicação.
1989 - 1995
Mestrado em História.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O desafio: e as vicissitudes político-culturais das esquerdas no pós-64,Ano de Obtenção: 1995.
Orientador: Prof Dr. Carlos Guilherme Mota.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Cinema; História do Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
1987 - 1988
Graduação em Licenciatura.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1985 - 1988
Graduação em História.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto 3, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 2, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 1, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Representante docente no Colegiado do curso de Comunicação Graduação em Jornalismo-Bacharelado.
07/2015 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de História.

Cargo ou função
Coordenadora do Laboratório de Ensino e Aprendizagem em HIstória.
04/2014 - Atual
Ensino, História: Licenciatura e Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
América III
10/2013 - Atual
Ensino, História: Licenciatura e Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História, Tecnologia e Educação
02/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de História.

Cargo ou função
Membro da Comissão Permanente de Espaço Físico do INHIS/UFU.
01/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de História.

Cargo ou função
Membro do Conselho do Instituto de História.
09/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de História.

Cargo ou função
membro da Comissão de trabalho com a finalidade de criação do museu da Imagem e do Som do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia.
06/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de História.

Linhas de pesquisa
Pensando Historicamente
04/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de História.

Cargo ou função
membro da comissão permanente de espaço físico do Instituto de História.
03/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de História.

Linhas de pesquisa
História e Cinema
08/2015 - 12/2015
Extensão universitária , Instituto de letras e linguísticas (ILEEL), .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora do Ciclo de Cine Argentino.
04/2014 - 02/2015
Extensão universitária , Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de Letras e Lingüística.

Atividade de extensão realizada
Sub-coordenadora do Encuentros cinematográficos en español.
05/2013 - 09/2014
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Econômica e Social do Brasil
07/2013 - 11/2013
Extensão universitária , Instituto de letras e linguísticas (ILEEL), .

Atividade de extensão realizada
Colaboradora do Encuentros cinematográficos en español.
05/2013 - 09/2013
Ensino, História: Licenciatura e Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História e Música
01/2013 - 06/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de História.

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do INHIS/UFU.
10/2012 - 03/2013
Ensino, História: Licenciatura e Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História, tecnologia e educação
10/2012 - 03/2013
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Econômica e Social do Brasil
08/2012 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de História.

Cargo ou função
Membro da Comissão Permanente de Espaço Físico do INHIS/UFU.
07/2012 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de História.

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do INHIS/UFU.
07/2012 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de História.

Cargo ou função
Membro do Conselho do Instituto de História.
04/2012 - 07/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de História.

Cargo ou função
Membro da Comissão Permanente de Espaço Físico do INHIS/UFU.
03/2012 - 07/2012
Ensino, História: Licenciatura e Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Um olhar sobre os Estados Unidos
História e Imagem
03/2012 - 07/2012
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Econômica e Social do Brasil
01/2012 - 06/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de História.

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do INHIS/UFU.
01/2012 - 06/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de História.

Cargo ou função
Membro do Conselho do Instituto de História.
05/2012 - 05/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de História.

Cargo ou função
membro da Comissão de Avaliação de Dissertações e Teses defendidas do programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia.
09/2011 - 12/2011
Ensino, História: Licenciatura e Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Um olhar sobre os Estados Unidos
09/2011 - 12/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de História.

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do INHIS/UFU.
03/2011 - 12/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de História.

Cargo ou função
Membro do Conselho do Instituto de História.

Faculdade Cásper Líbero, FCL, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

Atividades

2/2002 - 8/2011
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do Brasil Contemporâneo II

Faculdades Metropolitanas Unidas, UNIFMU, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de ensino, Carga horária: 24

Atividades

1/2001 - 03/2003
Direção e administração, Curso de História, Curso de História.

Cargo ou função
Coordenadora de curso.
1/2001 - 03/2003
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da América Independente
Introdução aos Estudos Históricos

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor temporário, Carga horária: 4

Atividades

2/2002 - 06/2003
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História dos Estados Unidos

Faculdades Integradas Alcântara Machado, FIAM, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

3/2000 - 12/2000
Direção e administração, Curso de História, Curso de História.

Cargo ou função
Chefia de Departamento.
3/1993 - 12/2000
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da América Independente


Linhas de pesquisa


1.
Pensando Historicamente

Objetivo: programa especial de apoio aos servidores recém doutores e recém contratados da Universidade Federal de Uberlândia.
2.
História e Cinema

Objetivo: Contribuir para a formação do graduando em história ao possibilitar aos alunos bolsistas aprofundar os conhecimentos acerca da utilização dos filmes na pesquisa histórica e na sala de aula, a partir da discussão bibliográfica e da realização de laboratórios de análise fílmica sob a perspectiva histórica..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
Setores de atividade: Educação.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
A língua em questão: disputas pelo sentido da nacionalidade brasileira na chegada do cinema falado em inglês no Brasil (1919-1932)
Descrição: Colaboradora do Projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Exercícios de Leitura: o cinema e suas práticas discursivas
Descrição: Exercícios de Leitura: o cinema e suas práticas discursivas é a proposta deste projeto que pretende investigar a escrita da história por meio de obras cinematográficas. Nesta pesquisa pretendo me ater 'as bases da historiografia acadêmica que pratica a análise das elaborações discursivas contidas nos discursos fílmicos, ou seja, aquelas que estão relacionadas aos estudos sobre os recursos de linguagem que forjam as narrativas fílmicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Mônica Brincalepe Campo - Coordenador.
2015 - Atual
Narrativas Subjetivas: a memória, a história e o discurso em primeira pessoa na produção cinematográfica
Descrição: O projeto visa discutir as narrativas em primeira pessoa que tem tido ampla presença na produção cinematográfica atual. Focaremos principalmente, as narrativas de mulheres na região do cone sul das Américas. Visamos discutir a relação tensional entre memória e história, além da maneira como discursos estão sendo elaborados neste processo ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Mônica Brincalepe Campo - Coordenador.
2012 - 2015
Pensando historicamente
Descrição: Questionamos neste projeto quais seriam os conceitos, os saberes, os pontos pelos quais os docentes de história devem trabalhar em suas práticas de sala de aula, ou ainda, pelos quais não se podem furtar discutir. A questão que abordamos está na discussão sobre a consciência de ser na história..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2006
Olhar Eletrônico: produção alternativa da TV dos anos 80
Descrição: Pesquisa desenvolvida com base na reflexão teórica de História com Cinema (produtos audiovisuais).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2004
Análise de obras de Jorge Furtado: Linguagens, Mïdia, História e Educação
Descrição: Pesquisa desenvolvida para o Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP) da Faculdade Cásper Líbero.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Festival de Curta (C)Errado
Descrição: O objetivo do Festival é promover a visibilidade, através das produções audiovisuais, das reflexões que caracterizam o campo das relações de gênero e suas intersecções com as questões de violência contra mulher, homofobia, diversidade sexual, transgeneridade, masculinidades, raça, direitos humanos e reprodutivos, educação e saúde, ao mesmo tempo que pretende incentivar, fomentar e difundir as novas realizações audiovisuais, que tratem dessas temáticas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Mônica Brincalepe Campo - Integrante / Carla Miucci de Barros - Coordenador.
2015 - 2015
Ciclo de Cine Argentino
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Mônica Brincalepe Campo - Integrante / Ariel Novordvorki - Coordenador.
2009 - Atual
Encuentros cinematográficos en español
Descrição: projeto visa divulgar e difundir obras cinematográficas hispano falantes para a comunidade interna e externa a Universidade Federal de Uberlândia..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2015 - Atual
Exercícios de leitura: o cinema e suas práticas discusivas
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Mônica Brincalepe Campo - Coordenador / Arthur Rodrigues Carvalho - Integrante.
2015 - Atual
Narrativas Subjetivas: a memória, a história e o discurso em primeira pessoa na produção cinematográfica
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Mônica Brincalepe Campo - Coordenador / Vinícius Alexandre Rocha Piassi - Integrante.
2013 - 2014
Jogos Digitais: pensando historicamente
Descrição: Jogos Digitais: Pensando Historicamente é projeto desenvolvido com intuito de fortalecer o LEAH como laboratório de pesquisa e desenvolvimento acadêmico no Instituto de História. Conta com auxílio de duas bolsas pesquisa para graduandos, via PROGRAD/UFU..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Mônica Brincalepe Campo - Coordenador / Marcos Ranies FONSECA - Integrante / Matheus de Sá Neves - Integrante.Número de orientações: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CAMPO, Mônica B.2015CAMPO, Mônica B.. Crônica do mundo intimo: Beto Brant e as intersecções midiáticas da cultura de massa feminizada. ArtCultura (UFU), v. 17, p. 79-194, 2015.

2.
CAMPO, Mônica B.2013 CAMPO, Mônica B.. Tempo e História: respresentação em Lucrecia Martel. Imagofagia, v. 1, p. 274, 2013.

3.
CAMPO, Mônica B.2011 CAMPO, Mônica B.. Tempo e representação: a nova ordem do tempo. Fato & Versões, v. 3, p. 17-27, 2011.

4.
CAMPO, Mônica B.2005CAMPO, Mônica B.. 'Y tu mama tambien': uma viagem entre culturas. Communicare (São Paulo), São Paulo, v. 5, p. 117-132, 2005.

5.
CAMPO, Mônica B.2002CAMPO, Mônica B.. A festa do Bode e o Batismo de sangue para o nascimento da Nação. Humanitas (PUCCAMP), Campinas-SP, v. 5, p. 214-223, 2002.

6.
CAMPO, Mônica B.1997CAMPO, Mônica B.. O filme na sala de aula. Revista da Faculdade Ibero Americana, São Paulo, v. 4, p. 48-52, 1997.

Capítulos de livros publicados
1.
CAMPO, Mônica B.. A memória e a construção da História em Los Rubios, de Albertina Carri, e Serras da Desordem, de Andrea Tonacci: narrativas comparadas envolvidas pela subjetividade. Actas del Simposio Iberoamericano de Estudios Comparados sobre Cine y Audiovisual: Perspectivas interdisciplinarias. Debates del cine y la historia.. 1ed.Buenos Aires: Editorial de La Facultad de Filosofia y Letras Universidad de Buenos Aires, 2013, v. 1, p. 70-85.

2.
CAMPO, Mônica B.. Lucrecia Martel: gênero e melodrama como representação. In: Souza, G.; Cánepa, L.; Bragança, Mauricio de; Carneiro, R.. (Org.). XIII Estudos de Cinema e Audiovisual. 1a.ed.Rio de Janeiro: Socine, 2012, v. 1, p. 315-326.

3.
CAMPO, Mônica B.. O Desafio: filme reflexão no pós-1964. In: Maria Helena Capelato; Eduardo Morettin; Marcos Napolitano; Elias tomé Saliba. (Org.). História e Cinema: dimensões históricas do audiovisual. 2a.ed.São Paulo: Alameda, 2011, v. , p. 239-256.

4.
CAMPO, Mônica B.. O Desafio: filme reflexão no pós-1964. In: Eduardo Morettin, Marcos Napolitano, Elias Tomé Saliba, Maria Helena Capelato. (Org.). História e Cinema. São Paulo: alameda, 2007, v. , p. 237-252.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CAMPO, Mônica B.. O filme como representação histórica. Na sombra da História: uma reflexão sobre o passado do Brasil em nova série, Revista SESCtv, p. 10 - 10, 01 maio 2015.

2.
CAMPO, Mônica B.. Guerra, utopia e (des) ilusões. Carta Capital na Escola, Brasil, p. 18 - 21, 10 out. 2010.

3.
CAMPO, Mônica B.. Guerras, utopias e (des)ilusões: Os festivais da canção dos anos 1960 forjaram a mais famosa geração de músicos brasileiros. Carta na Escola, 2010, p. 18 - 21, 10 out. 2010.

4.
CAMPO, Mônica B.. Sem saida. Gazeta Mercantil, fim de semana, p. 5, 20 maio 2005.

5.
CAMPO, Mônica B.. Glauber Maior. Gazeta Mercantil, fim de semana, p. 1 - 5, 20 maio 2005.

6.
CAMPO, Mônica B.. Registros Sensiveis. Gazeta Mercantil, Fim de semana, p. 1, 15 abr. 2005.

7.
CAMPO, Mônica B.. Nas profundezas de linhas e labirintos. Gazeta Mercantil, fim de semana, p. 4, 01 abr. 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAMPO, Mônica B.. Narrativas subjetivas no nuevo cine latino-americano. Relações entre escrita, morte e transmissão. In: V Congresso de la Associación Argentina de Estudios de Cine Y Audiovisual, 2016, Quilmes. Anais do V Congresso de la Asociación Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual, 2016.

2.
CAMPO, Mônica B.. A subjetividade no documentário latino-americano do século XXI. In: I Seminário de História e Cultura, 2014, Uberlândia. Ii Seminário de História e Cultura: imagens na escrita da História, 2014.

3.
CAMPO, Mônica B.. A memória e a construção da história em Los Rubios, de Albertina Carri, e Serras da Desordem, de Andrea Tonacci: narrativas comparadas envolvidas pela subjetividade e objetividade.. In: Simposio Iberoamericano de Estudios Comparados sobre Cine y Audiovisual: Perspectivas interdisciplinarias. Debates del cine y la historia, 2013, Buenos Aires. Simposio Iberoamericano de Estudios Comparados sobre Cine y Audiovisual: Perspectivas interdisciplinarias. Debates del cine y la historia, 2013. p. 70 - 85.

4.
CAMPO, Mônica B.. O vazio da história e os lugares de memória em: Los Rubios, de Albertina Carri. In: XVI Encontro SOCINE, 2012, São Paulo. XVI Encontro SOCINE - cinema brasileiro e novas cartografias do cinema mundial, 2012. v. 1.

5.
CAMPO, Mônica B.. O nuevo cine argentino e as representações sobre o regime militar: a memória (re)significada e a história construção em Los Rubios, de Albertina Carri.. In: ANPUH SP XXI Encontro Estadual de História - trabalho, Cultura e Memória, 2012, Campinas. Anais do XXI Encontro Estadual de História: trabalho, cultura e memória - ANPUH-SP. São Paulo: ANPUH - SP, 2012.

6.
CAMPO, Mônica B.. O Amor Segundo B. Schianberg, de Beto Brant, e a experiência do real na intimidade devassada de um jovem casal, Gala e Félix. In: XXVI Simpósio Nacional de História, 2011, São Paulo. XXVI Simpósio Nacional de História, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CAMPO, Mônica B.. Autoridad patriarcal y violencia en sociedad en la obra de Albertina Carri. In: IV SUAC, 2014, Cidade do México. IV Coloquio Universitario de Analisis Cinematografico de la política a lo político, 2014.

2.
CAMPO, Mônica B.. O Tempo e a História: o cinema de Lucrecia Martel como representação. In: LASA 2013, 2013, Washington D.C.. LASA 2013, 2013.

3.
CAMPO, Mônica B.. Albertina e Trinh T Minh-Há: diálogos de gênero e documentário no terceiro cinema. In: Small Cinemas Crossing Borders, 2013, Florianópolis. IV Conferência Internacional Small Cinemas Crossing Borders, 2013.

4.
CAMPO, Mônica B.. A memória e a construção da História em Los Rubios de Albertina Carri e Serras da Desordem de Andrea Tonacci: narrativas comparadas envolvidas pela subjetividade e objetividade. In: II Simposio Iberoamericano de estudios comparados sobre cine y audiovisual: perspectivas interdisciplinarias., 2012, Buenos Aires. Actas del II Simposio Iberoamericano de estudios comparados sobre cine y audiovisual: perspectivas interdisciplinarias., 2012.

5.
CAMPO, Mônica B.. O Vazio da História e os Lugares de Memória em Los Rubios de Albertina Carii. In: XVI Encontro SOCINE, 2012, São Paulo. XVI Encontro SOCINE, 2012.

6.
CAMPO, Mônica B.. O Tempo e a História em "La Mujer Sin Cabeza", de Lucrecia Martel. In: 1. encontro estadual socine SP, 2011, São Carlos. 1. encontro estadual socine SP, 2011.

7.
CAMPO, Mônica B.. Lucrecia Martel: Gênero e Melodrama como representação. In: XV Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Estudos em Cinema e Audiovisual, 2011, Rio de Janeiro. Imaginários Invisíveis, 2011.

8.
CAMPO, Mônica B.. Lucrecia Martel: Gênero e Melodrama como Representação. In: Imaginários Invisíveis, 2011, Rio de Janeiro. Imaginários Invisíveis, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CAMPO, Mônica B.. A subjetividade no documentário latino-americano do século XXI. In: I Seminário de História e Cultura, 2014, Uberlândia. I seminário de História e Cultura, 2014.

2.
CAMPO, Mônica B.. A ditadura no cinema. In: Ditadura Militar no Brasil, 2014, Teresina. Ditadura Militar no Brasil, 2014.

3.
CAMPO, Mônica B.. A construção da subjetividade no/e pelo documentário: a obra de Albertina Carri. In: XXII Encontro Estadual de História, 2014, Santos. História da produção ao espaço público, 2014.

4.
CAMPO, Mônica B.. Albertina Carri e a crítica à violência em sociedade. In: II COCAAL, 2014, São Paulo. Memórias e Resistências, 2014.

5.
CAMPO, Mônica B.. História e Cinema: o nuevo cine argentino, anos 1990. In: X Encontro Internacional da ANPHLAC, 2012, São Paulo. X Encontro Internacional da ANPHLAC, 2012.

6.
CAMPO, Mônica B.. História e Cinema: o nuevo cine argentino dos anos 1990. In: X Encontro Internacional da ANPHLAC, 2012, São Paulo. X Encontro Internacional da ANPHLAC, 2012.

7.
CAMPO, Mônica B.. O nuevo cine argentino e as representações sobre o Regime Militar: a memória (re)significada e a história construção em Los Rubios de Albertina Carri. In: XXI Encontro Estadual de História, 2012, Campinas. Trabalho, Cultura e Memória, 2012.

8.
CAMPO, Mônica B.. O amor segundo B Schianberg, de Beto Brant e a experiência do real na intimidade devassada de um jovem casal em Gala e Felix. In: XVI Simpósio Nacional de História, 2011, São Paulo. Anais do XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História, 2011.

9.
CAMPO, Mônica B.. O Tempo e a História em La Mujer sin Cabeza de Lucrecia Martel. In: I Encontro Estadual Socine, 2011, São Carlos. I Encontro Estadual Socine, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
CAMPO, Mônica B.. Anavilhana (2005 ? atual). Face feminina da produção audiovisual brasileira.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CAMPO, Mônica B.. Lucrecia Martel e Albertina Carri: narrativas femininas subjetivas no cuevo cine argentino.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CAMPO, Mônica B.. Narrativas subjetivas no nuevo cine latino-americano. Relações entre escrita, morte e transmissão.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CAMPO, Mônica B.. A subjetividade no documentário latino-americano do século XXI. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
CAMPO, Mônica B.. Cinema nos Tempos da Ditadura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SPINI, A. P. ; CAMPO, Mônica B. . Hannah Arendt e a banalidade do mal: um filme, um livro, uma intelectual. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CAMPO, Mônica B.. A construção da subjetividade no/e pelo documentário: a obra de Albertina Carri. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CAMPO, Mônica B.. Albertina Carri e a crítica à violência em sociedade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CAMPO, Mônica B.. A ditadura no cinema e na música. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
CAMPO, Mônica B.. Autoridade patriarcal e violência em sociedade na obra de ALBERTINA CARRI. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CAMPO, Mônica B.. O Tempo e a História: o cinema de Lucrecia Martel como representação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CAMPO, Mônica B.. 'Vendetta: ressentimento e vingança em repetição histórica no filme Incêndios, de Denis Villeneuve. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
CAMPO, Mônica B.. Albertina Carri e Trinh T Minh-Há: diálogos de gênero e documentário no terceiro cinema. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CAMPO, Mônica B.. A memória e a construção da história em Los Rubios, de Albertina Carri, e Serras da Desordem, de Andrea Tonacci: narrativas comparadas envolvidas pela subjetividade e objetividade.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CAMPO, Mônica B.. História e Cinema: o nuevo cine argentino anos 1990. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CAMPO, Mônica B.. O vazio da história e os lugares de memória em Los Rubios, de Albertina Carri.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CAMPO, Mônica B.. O nuevo cine argentino e as representações sobre o regime militar: a memória (re)significada e a história construção em Los Rubios, de Albertina Carri.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
CAMPO, Mônica B.. 8. ciclo de Cinema de Cultura Geral - Cinema e Loucura. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
CAMPO, Mônica B.. O Amor Segundo B. Schianberg, de Beto Brant, e a experiência do real na intimidade devassada de um jovem casal, Gala e Félix. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
CAMPO, Mônica B.. Lucrecia Martel: Gênero e Melodrama como representação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
CAMPO, Mônica B.. O Tempo e a História em "La Mujer Sin Cabeza", de Lucrecia Martel. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
CAMPO, Mônica B.. El Abrazo Partido: construção da memória e suas representações culturais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
CAMPO, Mônica B.. O tempo mítico no filme E Sua Mãe Também, de Alfonso Cuáron (México, 2001). 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
CAMPO, Mônica B.. O Abraço Partido, de Daniel Burman (Argentina, 2003). 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
CAMPO, Mônica B.. Semana de Jornalismo 2008. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
CAMPO, Mônica B.. Rey Muerto: Lucrecia Martel e a subversão do gênero. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
CAMPO, Mônica B.. Seja realista: peça o impossível. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
CAMPO, Mônica B.. Olhar Eletrônico e a produção alternativa para a televisão dos anos 80. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
CAMPO, Mônica B.. Batismo de Sangue. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
CAMPO, Mônica B.. Olhar Eletrônico e a produção alternativa dos anos 80. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
CAMPO, Mônica B.. Novo Cinema: narrativas e representatividades em Plata Quemada de Marcelo Piñeyro (2000). 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
CAMPO, Mônica B.. MEMÓRIA E HISTÓRIA NO CURTA-METRAGEM BARBOSA. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
CAMPO, Mônica B.. linguagem, Mídia, História e Educação. Análise sobre a produção de jorge Furtado. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
CAMPO, Mônica B.. Discutindo Tiros em Columbine. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
CAMPO, Mônica B.. I Fórum Social Brasileiro. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

36.
CAMPO, Mônica B.. A Festa do Bode e o Batismo de Sangue para o Nascimento da Nação. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
CAMPO, Mônica B.. Repensando o Cinema na História. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
CAMPO, Mônica B.. O Vídeo na Sala de Aula. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
CAMPO, Mônica B.. O Filme na Sala de Aula. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
CAMPO, Mônica B.; Barros, C. M. . Dossiê: História e cinema: representações do feminino e o jogo das alteridades. Uberlândia: Edufu, 2017 (Organização e Apresentação de Dossiê).

2.
CAMPO, Mônica B.. Entre documentos fílmicos: os documentários e a História. Uberlândia: EDUFU, 2015 (Resenha).

3.
CAMPO, Mônica B.. Sobre Araújo, Luciana Corrêa de. Joaquim Pedro de Andrade: primeiros tempos.. Buenos Aires: Revista de la Asociación Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual, 2014 (Resenha).

4.
CAMPO, Mônica B.; Ana Flávia Cernic Ramos . Dossiê: 'Fontes históricas: da organização de acervos à prática da pesquisa'. Uberlândia: Edufu, 2012 (Organização e Apresentação de Dossiê).

5.
CAMPO, Mônica B.. Manual do Professor - Coleção Viver e Aprender (História). São Paulo: Saraiva S.A., 2001 (Manual).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CAMPO, Mônica B.; Eliane Kuvasney ; Mônica Kuszka ; Sylvia Xavier . Manual do Professor - Coleção Viver e Aprender (História). 2001.

Trabalhos técnicos
1.
CAMPO, Mônica B.. Parecerista Revista Montajes, Revista de Análisis Cinematográfico. 2018.

2.
CAMPO, Mônica B.. Parecerista Revista Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento. 2017.

3.
CAMPO, Mônica B.. Parecerista da revista Contracampo ? Brazilian Journal of Communication. 2017.

4.
CAMPO, Mônica B.. Parecerista do periódico Significação ? Revista de Cultura Audiovisual.. 2017.

5.
CAMPO, Mônica B.. Parecerista da revista Contracampo ? Brazilian Journal of Communication. 2016.

6.
CAMPO, Mônica B.. Parecerista da revista Contracampo ? Brazilian Journal of Communication. 2015.

7.
CAMPO, Mônica B.. Membro de Comissão de Regime Disciplinar. 2014.

8.
CAMPO, Mônica B.. Renomeação do Núcleo Docente Estruturante. 2014.

9.
CAMPO, Mônica B.. parecerista ad. hoc. revista Líbero. 2014.

10.
CAMPO, Mônica B.. Membro da Comissão de trabalho com a finalidade de criação do Museu da Imagem e do Som - UFU (1º semestre 2013). 2013.

11.
CAMPO, Mônica B.. Membro de Comissão Interna formada para estabelecer normas de funcionamento para obtenção de auxílio de viagens e passagems. 2013.

12.
CAMPO, Mônica B.. Membro da Comissão de ampliação do espaço físico da biblioteca - Campus Santa Mônica - Representante do INHIS/UFU. 2013.

13.
CAMPO, Mônica B.. Membro da Comissão para estabelecimento de normas e critérios para utilização dos recursos da rubrica de diárias e passagens. 2013.

14.
CAMPO, Mônica B.. Membro do Núcleo Docente Estrurutante dos Cursos de GRaduação em História da Universidade Federal de Uberlândia. 2013.

15.
CAMPO, Mônica B.. Relatoria para emissão de parecer dos Planos de Trabalhos dos professores do INHIS relativos ao 2o. sem de 2013. 2013.

16.
CAMPO, Mônica B.. parecerista ad. hoc. revista Líbero. 2013.

17.
CAMPO, Mônica B.. parecerista ad. hoc. revista Significação. 2013.

18.
CAMPO, Mônica B.. Parecerista ad. hoc. da revista Estudos Históricos. 2013.

19.
CAMPO, Mônica B.. Parecer ad. hoc. Ciberlegenda - Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. 2012.

20.
CAMPO, Mônica B.. Parecer ad. hoc.ArTCultura - Revista vinculada à Pós-graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia. 2012.

21.
CAMPO, Mônica B.. Membro da Comissão de trabalho com a finalidade de criação do Museu da Imagem e do Som - UFU (2º semestre 2012). 2012.

22.
CAMPO, Mônica B.. Parecer ad. hoc. Revista Fronteira - Revista Catarinense de História. 2011.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CAMPO, Mônica B.. Cinema nos Tempos da Ditadura. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
CAMPO, Mônica B.. História e cinema: dialógos possíveis. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
CAMPO, Mônica B.; Abujamra, Antônio . Provocações: História da América Latina. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
CAMPO, Mônica B.. Especial cem anos de cinema brasileiro. 1997. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
CAMPO, Mônica B.. Especial sobre cinema brasileiro. 1994. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
CAMPO, Mônica B.; SPINI, A. P. ; PIASSI, V. A. R. ; DUTRA, R. S. . Dossiê Cantareira: HIstória e cinema. 2015. (Revista acadêmica).

2.
CAMPO, Mônica B.. O cinema em sala de aula: documentos fílmicos e técnicas de análise. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
CAMPO, Mônica B.. História ao Vivo na WEB Anglo. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
CAMPO, Mônica B.. O filme e o vídeo na sala de aula. 2002. .

5.
CAMPO, Mônica B.. O Filme na Sala de Aula. 1997. .

6.
CAMPO, Mônica B.. Cinema e Nação - História do Cinema. 1997. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SEIXAS, J. A.; CERASOLI, J. F.; CAMPO, Mônica B.. Participação em banca de Nathalia Helena Tomazini Zanco. Cartografias sentimentais na pele: desejos, tatuagens e subjetividades contemporâneas.. 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

2.
SANTOS, Y. G.; CAMPO, Mônica B.; MODESTO, A. L.. Participação em banca de Virginia Therezinha Kestering. Da princesa em perigo ao príncipe descartado: o amor romântico nos filmes de princesa da Disney. 2017. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
PARANHOS, K. R.; CAMPO, Mônica B.; NOSELLA, B. L. D.. Participação em banca de Cássia Abadia da Silva. "Anarquia, beleza e magia": Luís Antônio Martinez Corrêa e "O percevejo" na cena brasileira.. 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

4.
NASCIMENTO, M. R.; ZAN, J. R.; CAMPO, Mônica B.. Participação em banca de João Augusto Neves Pires. Cultura Funk e subjetividades consumistas: sensibilidades da juventude no fluxo das periferias brasileiras (1990-2014). 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

5.
VENANCIO, R. D. O.; CAMPO, Mônica B.; MELO, S. M.. Participação em banca de Fernanda Torquato Braga Silva. ENTRE RETAS E CURVAS: REALIZAÇÃO DE UM DOCUMENTÁRIO AUDIOVISUAL SOBRE A HISTÓRIA DO TEATRO MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA E SEU PAPEL NA DISSEMINAÇÃO DA CULTURA. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

6.
GONÇALVES, J.; CAMPO, Mônica B.. Participação em banca de Gabrielli de Jesus Zanca. Alex Viany e o cinema brasileiro: historia e projeto. 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

7.
CAMPO, Mônica B.. Participação em banca de Gabrielli de Jesus Zanca. Alex Viany e o cinema brasileiro: história e projeto. 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Teses de doutorado
1.
SILVA, M. P.; ARAUJO, K. A.; FERREIRA, R. A.; CAMPO, Mônica B.; SILVA, Z. L.. Participação em banca de Ana Paula da Silva. O INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (IPHAN) E A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA HISTÓRICA NACIONAL POR MEIO DOS BENS CULTURAIS IMÓVEIS INSCRITOS NO LIVRO DO TOMBO HISTÓRICO (1937-1985). 2017. Tese (Doutorado em Historia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
GARATE, M. V.; PASSOS, A. F. C.; ALEXANDRE SOBRINHO, G.; CAMPO, Mônica B.; MELLO, C. A.. Participação em banca de Natalia Christofoletti Barrenha. Ensaios sobre a cidade no cinema argentino contemporâneo.. 2016. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
FREIRE, M. C. S.; AKHRAS, F. N.; CAMPO, Mônica B.; SCHVARZMAN, S.; MONZANI, J. M. A.. Participação em banca de Isabel Anderson Ferreira da Silva. Conceitos, estilos e procedimentos audiovisuais em documentários de arquivo antinazistas. 2014. Tese (Doutorado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
ALMEIDA, J. M. P.; MIZUK, M da G. N.; HOPPER, S. S.; CAMPO, Mônica B.; de OLIVEIRA, L. M. P.. Participação em banca de Anton Castro Miguez. QEERIZANDO O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: POTENCIALIDADES DO CINEMA QUEER NO TRABALHO COM QUESTÕES DE GÊNEROS E SEXUALIDADES. 2014. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

5.
BRAGANÇA, M.; VIEIRA, J. L.; SOIHET, R.; BASTOS, M. T. F.; CAMPO, Mônica B.. Participação em banca de Marina Cavalcanti Tedesco. O fotografo, a atriz: marcas de gênero presentes nos manuais de fotografia cinematográfica e os encaixes e desencaixes na prática fotográfica do cinema mexicano clássico industrial (Defesa de Tese de Doutorado). 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Qualificações de Mestrado
1.
ARAUJO, J. L. M.; CAMPO, Mônica B.; CIPRESTE, K. F.. Participação em banca de Javiera Cristina Hernández Arriagada. Bolaño y Poniatowska: memorias entorno al Movimiento del 68 em México. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia.

2.
MAHL, M. L.; ARAUJO, M. M.; CAMPO, Mônica B.. Participação em banca de Eula Lôbo Netto Vila Verde. CESTO ORGÂNICO: UM PROJETO PILOTO NA WEB QUE APROXIMA PRODUTORES E CONSUMIDORES DE ORGÂNICOS. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

3.
CERASOLI, J. F.; RUBINO, S. B.; CAMPO, Mônica B.. Participação em banca de Suelen Caldas de Sousa Simião. Medianeras no cinema e na cidade: sensibilidades contemporâneas em El hombre de al lado (2009) e Medianeras (2011).. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
SANTOS, Y. G.; CAMPO, Mônica B.; CASTRO, N. G. M. B. R.. Participação em banca de Virginia Therezinha Kestering. E viveram felizes para sempre? Estudo da alteração do ideal de amor nos filmes de princesa da Disney.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
SPINI, A. P.; PARANHOS, K. R.; CAMPO, Mônica B.. Participação em banca de Camila Goulart Narduchi. O espectro do caos: a contemporaneidade e a ambivalência da arte urbana paulistana (1970-1990). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

6.
SEIXAS, J. A.; CAMPO, Mônica B.; Barros, C. M.. Participação em banca de Isadora Damasceno Ribeiro de Oliveira Leite. "O que significa ser trans?": a visibilidade do sujeito nos jogos de verdades.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

7.
NASCIMENTO, M. R.; ALMEIDA, A.; CAMPO, Mônica B.; RAGO, L. M.. Participação em banca de João Augusto Neves Pires. O Funk e as performances da ostentação: sentimentos e subjetividades de jovens da periferia de Uberlândia. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

8.
CAMPO, Mônica B.. Participação em banca de Bruna Borges da Silva. Os filhos dos desa políticos da ditadura civil-militar da Argentina e sua produção cinematográfica: um olhar geracional.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Estadual de Campinas.

9.
FREITAS NETO, José Alves de; SCHIAVENSCHIAVENATTO, Iara Lis; CAMPO, Mônica B.. Participação em banca de Bruna Borges da Silva. Um olhar geracional sobre a produção cinematográfica: construção e reprodução de memórias sobre o passado recente argentino. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Instituto de Fiolosofia e Ciências Humanas.

10.
VENANCIO, R. D. O.; ARAUJO, M. M.; CAMPO, Mônica B.. Participação em banca de Fernanda Torquato Braga Silva. Entre retas e curvas: uma história do Teatro Municipal de Uberlândia. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

11.
PARANHOS, K. R.; CAMPO, Mônica B.; TELLES, N.. Participação em banca de Cássia Abadia da Silva. "O que é o que é?" - o degelo de O percevejo na cena brasileira: rememorações e olhares sobre a encenação de Luis Antonio Martinez Corrêa. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

12.
SCHVARZMAN, S.; CAMPO, Mônica B.; de LYRA, M. B. C.. Participação em banca de Asdrubal de Novaes Savioli. A representação audiovisual da cultura circense no filme "o palhaço". 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Barros, C. M.; SPINI, A. P.; CAMPO, Mônica B.. Participação em banca de Vitor Augusto Gama Souza."Dona Yolanda, o café da senhora já está servido!": O copeiro Everaldo e a representação do gay na telenovela Dancin'Days de Gilberto Braga.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História: Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

2.
ARAUJO, M. M.; CAMPO, Mônica B.; TONUS, M.. Participação em banca de Victor de Oliveira Fernandes.Jornalismo Especializado em Tecnologia e o Branding da marca Apple na revista Veja: um estudo de caso.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia.

3.
Barros, C. M.; SPINI, A. P.; CAMPO, Mônica B.. Participação em banca de Rubens Gomes da Rocha.Morte ao Rei, uma construção da Revolução Puritana na Inglaterra do Século XVII.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História: Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

4.
NORONHA, G. C.; LUZ, G. A.; CAMPO, Mônica B.. Participação em banca de Angélica Cristina Gomes Silva.Engenho de leigos, projeto de habilitados: vestígios, formas e técnicas construtivas na arquitetura da modernidade uberlandense.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História: Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

5.
Barros, C. M.; DÂNGELO, N.; CAMPO, Mônica B.. Participação em banca de Sérgio Pereira da Costa.Televisão em Uberlândia pelas páginas do jornal O Correio: interações políticas e culturais - 1960-1970.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História: Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

6.
SPINI, A. P.; CAMPO, Mônica B.; LOPES, L.. Participação em banca de João Lucas França Franco Brandão.80's so white: o cinema incendiário de Spike Lee em Faça a coisa certa.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História: Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

7.
SPINI, A. P.; SILVEIRA, D. M.; CAMPO, Mônica B.. Participação em banca de Mirela Bansi Machado."Hay um fusilado que vive": Testemunho, Memória e Denúncia na narrativa de Rodolfo Walsh em Operação Massacre (1957). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História: Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

8.
SPINI, A. P.; CAMPO, Mônica B.; SILVA, C. A.. Participação em banca de Alyne Carvalho Alves.ELES NÃO USAM BLACK-TIE (1981): família, trabalho e movimento operário.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História: Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

9.
DÂNGELO, N.; CAMPO, Mônica B.; de SOUSA, S. S. G.. Participação em banca de Laura Junqueira Curado Fleury Costa.A Rádio Difusura e a mídia impressa em Uberlãndia: da fundação à administração de Geraldo Lodeira (1939-1952). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia.

10.
Barros, C. M.; CAMPO, Mônica B.; SILVA, P. S.. Participação em banca de Lílian Carvalho de Miranda.Mário de Andrade e sua A Escrava que não é Isaura: um manifesto à nova estética poética e a ideia de cultura nacional.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História: Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

11.
SILVA, P. S.; CAMPO, Mônica B.; SILVA, A. P.. Participação em banca de Saulo Guilherme Rosa Soares.Leituras e interpretações do Brasil nas páginas da revista Cultura Política (1941-1942).. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História: Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

12.
SILVA, P. S.; CAMPO, Mônica B.; SILVA, A. P.. Participação em banca de Alexandre Bianchi de Souza.O ENEM e as questões das provas de História: desafios, perspectivas e possibilidades.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História: Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

13.
SPINI, A. P.; CAMPO, Mônica B.; RIBEIRO JR, F. P.. Participação em banca de Flávia Cristina Paniago.A ditadura militar chilena: Reflexões sobre a memória cinematográfica de Pablo Larraín.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História: Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

14.
SPINI, A. P.; Ana Flávia Cernic Ramos; CAMPO, Mônica B.. Participação em banca de Lucas Henrique dos Reis."Meu nome é John Ford. Eu faço westerns": o Velho Oeste no século XX pelas lentes de um cineasta.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História: Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

15.
CAMPO, Mônica B.; OLIVEIRA, R. C.. Participação em banca de João Augusto Neves Pires.CULTURA DIGITAL NA PERIFERIA DE UBERLÂNDIA: (DES) ENCONTROS DE UMA INCLUSÃO PERVERSA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História: Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

16.
SILVA, P. S.; CAMPO, Mônica B.; CARDOZO, S. A.. Participação em banca de Vinícius Rodrigues Pimenta.O acesso, o domínio e os usos da tecnologia nuclear na política externa brasileira (1967-1975): da recusa ao tratado de não proliferação (TNP) aos acordos de cooperação nuclear Brasil/República Federal da Alemanha. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia.

17.
SEIXAS, J. A.; AVELAR, A. de S.; CAMPO, Mônica B.. Participação em banca de Suelen Caldas de Sousa Simião.Esquecimento e história: narrativa borgeana e reflexão histiorgráfica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História: Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

18.
CAMPO, Mônica B.; PARANHOS, K. R.; SPINI, A. P.. Participação em banca de Matheus Luciano Borges.Trono manchado de sangue: uma perspectiva oriental sobre Macbeth. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História: Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

19.
CAMPO, Mônica B.; Barros, C. M.; MARTINS, C. C. de O.. Participação em banca de Macos Ranier Fonseca.Micro-história, narativa e imersão histórica através do jogo eletrônico Assassin's Creed III. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

20.
SPINI, A. P.; SILVA, G. A.; CAMPO, Mônica B.. Participação em banca de Flávio Monteiro de Sousa Pereira.O Nome da Rosa de Jean-Jacques Annaud: o thrilers e o noir na composição de uma época sombria. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

21.
CAMPO, Mônica B.; Barros, C. M.. Participação em banca de Gustavo Almeida Vieira.Da melancolia à redenção de uma nação: representações da guerra do Vietnã em the Deer Hunter e Nascido em 4 de julho (1978-1989). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História: Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

22.
CAMPO, Mônica B.; MARTINO, Luís Mauro de Sá; ABATE, Alessandro. Participação em banca de André Sender, Luiz Giaconi, Murilo Aquino, Tossiro Yamamoto.Do limbo à glória: as filas do trio de ferro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Cásper Líbero.

23.
CAMPO, Mônica B.; DIAS Jr. José Augusto; BRANDALISE, Vitor Hugo. Participação em banca de Mariana Levenhagen e Carla Destro.Trovadores Urbanos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Cásper Líbero.

24.
CAMPO, Mônica B.; FUSER, Igor; POMAR, Pedro. Participação em banca de Ivan Torraca.Nos trilhos da Revolução. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Cásper Líbero.

25.
CAMPO, Mônica B.; FERRAZ, Heitor; CALADO, Carlos. Participação em banca de Cláudio Molinari e Marina Tomaz.O Prumo do Rumo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Cásper Líbero.

26.
CAMPO, Mônica B.; ANDRADE, W. W.; PINTO, Manuel da Costa. Participação em banca de Henrique Gonçalves.Anatol Rosenfeld Através dos Textos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Cásper Líbero.

27.
CAMPO, Mônica B.; ANDRADE, W. W.; THUNDERBIRD, Luiz. Participação em banca de Felipe Vilasanches, Francisco Spagnolo, Marcelo Cabrera e Mô.A Saga de Arrigo Crocodilo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Cásper Líbero.

28.
CAMPO, Mônica B.; RODRIGUES, Andre. Participação em banca de Silmara Lizuka.Cosmopolita. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Radio e Televisão) - Faculdade Cásper Líbero.

29.
CAMPO, Mônica B.; ANZUATEGUI, Sabina; ARAÙJO, Márcio. Participação em banca de Adilson Borges e Tiago Fernandes.Inexplicável. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Radio e Televisão) - Faculdade Cásper Líbero.

30.
FERRAZ, Heitor; CAMPO, Mônica B.; MIYAZAWA, Pablo. Participação em banca de Gabriel Yamamoto Nanbu.Nós vamos invadir sua praia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Cásper Líbero.

31.
CAMPO, Mônica B.; COSTA, C. R.; NUNES, Geraldo. Participação em banca de Thais de Oliveira Sant´Ana.O Mercadão, Histórias do Mercado Municipal de São Paulo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Cásper Líbero.

32.
CAMPO, Mônica B.; ANDRADE, W. W.; DOMINGUES, André. Participação em banca de Gabriel Cunha Fabbri.Elis Regina Saudade do Brasil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Cásper Líbero.

33.
CAMPO, Mônica B.; SOUZA, Mauro Wilson de. Participação em banca de Viviane Valim Batista de Carvalho.Televisão Digital: interesses políticos e democráticos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Radio e Televisão) - Faculdade Cásper Líbero.

34.
CAMPO, Mônica B.; VILAS BOAS, S.; CARNEIRO, F. L. J. A.. Participação em banca de Maria Consolacão da Silva e Talita Mochiute Cruz.João Pacifico, o poeta de alma cabloca. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicacão Social - jornalismo) - Faculdade Cásper Líbero.

35.
CAMPO, Mônica B.; KISHIMOTO, E.; DAMINELLO, L. A.. Participação em banca de Andre Lins Ferezini.Nichols e Coutinho: as modalidades de representacão do documentario e o cinema verdade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social-Rádio e TV) - Faculdade Cásper Líbero.

36.
CAMPO, Mônica B.; SANCHES, P. A.; BRASIL, U.. Participação em banca de Ana Silva, Caio Quero, Guilherme Kfouri, Luisa Silva.Teodoro 1091- Lira Paulistana - Livro Rerportagem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicacão Social - jornalismo) - Faculdade Cásper Líbero.

37.
CAMPO, Mônica B.; UNZELTE, C. D.; SOUZA, A. P.. Participação em banca de Matheus Pichonelli, Rodolfo Albiero, Vinícius S. de Oliveira.São Paulo 2005: dez histórias que resgataram o tempo- livro reportagem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Cásper Líbero.

38.
RAMALHO, D.; UNZELTE, C.; CAMPO, Mônica B.. Participação em banca de Thiago Diniz Colas.Horror Show, a história do cinema de terror- Livro-reportagem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Cásper Líbero.

39.
CAMPO, Mônica B.; ABRAMO, B.; THUNDERBIRD, L.. Participação em banca de Tânia M. Deara Andrade.Madame Satã- Livro Reportagem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Cásper Líbero.

40.
CAMPO, Mônica B.. Participação em banca de José Paulino.Novos canais de criação e distribuição de música: gravadoras independentes de São Paulo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Cásper Líbero.

41.
CAMPO, Mônica B.; Boschi, Maximino Antonio; Barros Filho, Clovis de. Participação em banca de Helena Bismara Buarque e Robinson Machado e Silva.CPC, ideologia e arte. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicacão Social - jornalismo) - Faculdade Cásper Líbero.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Bentivoglio, J.; Meneguello, C.; CAMPO, Mônica B.. Membro da comissão julgadora do processo seletivo para o cargo de professos efetivo do Instituto de História da UFU. 2015. Instituto de História UFU.

2.
Barros, C. M.; ABREU, J. L. N.; CAMPO, Mônica B.. Membro de Comissão Julgadora do Processo Seletivo para contratação de Professor Substituto na área de Teoria e Metodologia da História. 2013. Universidade Federal de Uberlândia.

3.
CAMPO, Mônica B.. Membro Titular da Comissão Julgadora do Concurso Público para preenchimento de vaga de professor da carreira de magistério. 2013. Faculdade de Ciências Integradas do Pontal.

Outras participações
1.
CAMPO, Mônica B.; DÂNGELO, N.; SOUSA, Sandra G.. Membro da Comissão Científica do Seminário Nacional 90 anos de Rádio no Brasil. 2013. Universidade Federal de Uberlândia.

2.
SPINI, A. P.; Ana Flávia Cernic Ramos; Barros, C. M.; RIBEIRO JR, F. P.; CAMPO, Mônica B.. Comissão de Avaliação de Dissertações e Teses para o Prêmio UFU de Teses e Dissertações. 2012. Universidade Federal de Uberlândia.

3.
CAMPO, Mônica B.; ANGELOTTI, M. A.; Ana Flávia Cernic Ramos. Comissão para seleção de monografias defendidas em 2010. 2011. Instituto de História, UFU.

4.
CAMPO, Mônica B.. Prêmio INTERCOM. 2003. Faculdade Cásper Líbero.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Congreso Internacional Historia, Arte y Literatura em el Cine em Español y em Portugués. Anavilhana (2005 - atual) Face feminina da produção audiovisual brasileira.. 2017. (Congresso).

2.
XIII Jornadas Nacionales de Historia de las mujeres; VIII Congreso Iberamericano de Estudios de Género. Lucrecia Martel e Albertina Carri: narrativas femininas subjetivas no cuevo cine argentino. 2017. (Congresso).

3.
V Congresso de la Asociación Argentina de Estudios de Cine y AAudiovisual. Perspectivas contemporáneas del audiovisual: cine, televisión y nuevas pantallas. 2016. (Congresso).

4.
III Seminário de História e Cultura: Gênero e Historiografia. 2015. (Seminário).

5.
4. Coloquio Universitario de análisis cinematográfico.Autoridad patriarcal y violencia en sociedad en la obra de Albertina Carri. 2014. (Seminário).

6.
casadinho cultural.A aventura do livro: do papel à tela digital. 2014. (Encontro).

7.
Ciclo do Cine Argentino '18-J (Memória de quem fica)'.'18-J (Memória de quem fica)'. 2014. (Outra).

8.
II Coloquio de Cinema e Arte na América Latina: Memória e Resistência.Albertina Carri e a crítica à violência em sociedade. 2014. (Seminário).

9.
II Seminário de História e Cultura: imagens na escrita da História.A subjetividade no documentário latino-americano do século XXI. 2014. (Seminário).

10.
NEPHISPO - Núcleo de Estudos e Pesquisas em História Política.Hannah Arendt e a banalidade do mal: um filme, um livro, uma intelectual.. 2014. (Outra).

11.
Simposio Nacional Ditadura Militar no Brasil.A ditadura no cinema. 2014. (Simpósio).

12.
XXII Encontro Estadual de História.A construção da subjetividade no/e pelo documentário: a obra de Albertina Carri. 2014. (Encontro).

13.
Ciclo do Cine Argentino 'Tesis sobre un homicidio'.'Tesis sobre un homicidio'. 2013. (Outra).

14.
LASA 2013. O Tempo e a História: o cinema de Lucrecia Martel como representação. 2013. (Congresso).

15.
Seminário nacional 90 anos de Rádio no Brasil. 2013. (Seminário).

16.
ANPUH SP XXI Encontro Estadual de História - trabalho, Cultura e Memória.O nuevo cine argentino e as representações sobre o regime militar: a memória (re)significada e a história construção em Los Rubios, de Albertina Carri.. 2012. (Encontro).

17.
II Simposio Iberoamericano de estudios comparados sobre ciney audiovisual: perspectivas interdisciplinarias.A memória e a construção da história em Los Rubios, de Albertina Carri, e Serras da Desordem, de Andrea Tonacci: narrativas comparadas envolvidas pela subjetividade.. 2012. (Simpósio).

18.
X Encontro internacional da ANPHLAC.o novo cinema argentino dos anos 1990. 2012. (Encontro).

19.
XVI Encontro Socine: cinema brasileiro e novas cartografias do cinema mundial.O vazio da história e os lugares de memória em Los Rubios, de Albertina Carri.. 2012. (Encontro).

20.
XXI Encontro Estadual de História - ANPUH - São Paulo.O nuevo cine argentino e as representações sobre o regime militar: a memória (re) significada e a história construção em Los Rubios, de Albertina Carri. 2012. (Encontro).

21.
I Encontro Estadual da Socine SP.O Tempo e a História em "La Mujer Sin Cabeza", de Lucrecia Martel. 2011. (Encontro).

22.
XV Encontro Internacional da Socine.Lucrecia Martel: Gênero e Melodrama como representação. 2011. (Encontro).

23.
XXVI Simpósio Nacional de História.O Amor Segundo B. Schianberg, de Beto Brant, e a experiência do real na intimidade devassada de um jovem casal, Gala e Félix. 2011. (Simpósio).

24.
Poder, Exclusão e violência.Rey Muerto: Lucrecia Martel e a subversão do gênero. 2008. (Encontro).

25.
5. Fórum de Pesquisa do Centro Interdisciplinar de Pesquisa.Olhar Eletrônico: produção alternativa na TV dos anos 80. 2007. (Seminário).

26.
História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos.Olhar Eletrônico e a produção alternativa para a televisão dos anos 80. 2007. (Simpósio).

27.
VII Encontro Internacional da ANPHLAC.Novo Cinema: Narrativas e Representatividades em Plata Quemada. 2006. (Encontro).

28.
Intercon Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A invenção do Brasil: Proposta narrativa da Histõria no meio audiovisual. 2005. (Congresso).

29.
XXIII Simpósio Nacional de História - História: Guerra e Paz.Dimensões Políticas do Audiovisual: Guerra, Revolução, Propraganda e Lutas Sociais.. 2005. (Simpósio).

30.
Um outro mundo é possivel - um outro Brasil é necessario.Um outro mundo é possivel - um outro Brasil é necessario. 2003. (Encontro).

31.
Educar na sociedade da informação.Educar na sociedade da informação. 2002. (Outra).

32.
V Encontro da ANPHLAC. V Encontro da ANPHLAC. 2002. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAMPO, Mônica B.; DÂNGELO, N. ; SOUSA, Sandra G. . Seminário 90 anos de Rádio no Brasil. 2013. (Outro).

2.
CAMPO, Mônica B.. II Semana de História e Geografia da UniFMU - As possibilidades profissionais do Historiador. 2002. (Exposição).

3.
CAMPO, Mônica B.. I Semana de História e Geografia da UniFMU - O Centro Histórico de São Paulo. 2001. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Vinícius Alexandre Rocha Piassi. Uma experiência do tempo e da memória no filme "Hoje" (2011), de Tata Amaral. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de História, UFU. (Orientador).

2.
Marcos Ranier Fonseca. Figurações do homem no contemporâneo: uma discussão sobre solidão e tecnologia. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de História, UFU, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marcus Vinícius Natário Naufel. Ulisses: um olhar historiográfico sobre imersão, sentimentalidade e metalinguagem.. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História: Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).

2.
Arthur Rodrigues Carvalho. Dr. Strangelove (1964) e a Composição do Imaginário da Guerra Fria: Mentalidades, Paranoias e Risadas Nervosas.. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História: Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Olávio Bento da Costa Neto. Antes que Anochezca: política, poesia e proibição na vida do escritor cubano Reinaldo Arenas (1943-1990). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Mônica Brincalepe Campo.

2.
Rafael Augusto Fachini. O Jogo da Solidão e do Isolamento: uma interpretação da contemporaneidade no filme O Homem das Multidões (2014). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História: Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Mônica Brincalepe Campo.

3.
Vinícius Alexandre Rocha Piassi. Memórias no ecrã: os trabalhos de memória da ditadura no cinema de Lúcia Murat. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Mônica Brincalepe Campo.

4.
Rafael Colombo Martineli. Rurouni Kenshin: As crônicas de uma Era Meiji: analogias da ficção histórica e o Globalismo Contemporâneo (1878 ? 1999). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Instituto de História, UFU. Orientador: Mônica Brincalepe Campo.

5.
Aline Ferreira Antunes. TEX WILLER: o mito do herói estadunidense produzido na Itália.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Mônica Brincalepe Campo.

6.
Matheus Luciano Borges. Trono manchado de sangue: uma perspectiva oriental sobre Macbeth. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Mônica Brincalepe Campo.

7.
Marcos Ranier Fonseca. Jogos Digitais e suas relações com o pensamento histórico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Mônica Brincalepe Campo.

8.
Danny Abensur. O Brasil e a Memória no Diário de David Perlov. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Radio e Televisão) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Mônica Brincalepe Campo.

9.
Iuri Kussano, Rafael Gatto, RodolfoLima Rodrigo Oliveira e S. Herdeiros da Música. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Radio e Televisão) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Mônica Brincalepe Campo.

10.
Daniella Cornachione e Natália Guaratto. Cidade Tombada: a enchente que uniu São Luiz do Paraitinga. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Mônica Brincalepe Campo.

11.
Gabriel Henrique de Paula Carneiro. Quem apertou o botão de pânico?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Mônica Brincalepe Campo.

12.
Daniele Bordini, José Aranha Natália Orilio Rodolfo Sá. Pra Frente Brasil do meu coração!. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Radio e Televisão) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Mônica Brincalepe Campo.

13.
Jacqueline Manfrin e Stela Jordy. Vocacional: 40 anos depois. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Mônica Brincalepe Campo.

14.
Beatriz Cavinato Gabriel Ribeiro Gabriel Colombo Fernando Mo. Um Lado Positivo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social-Rádio e TV) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Mônica Brincalepe Campo.

15.
Rafael Potenza. Eu/Outro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Radio e Televisão) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Mônica Brincalepe Campo.

16.
Eliza Pinheiro Tozzi. O método de entrevista de Eduardo Coutinho. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Mônica Brincalepe Campo.

17.
Gabriel Fernandes de Medeiros Correia. Pequeno Grande Homem. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Radio e Televisão) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Mônica Brincalepe Campo.

18.
Hugo José Toni dos Santos e Camila Sarmento da Silveira. Relatos da Noite Undergraund Paulistana. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Mônica Brincalepe Campo.

19.
Carolina silveira e Suellen Adur. Made in Brasil - música eletrônica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Mônica Brincalepe Campo.

Iniciação científica
1.
Fabrício Silva Parmindo. Alta tecnologia, baixa qualidade de vida - a relação entre a humanidade e as máquinas em Blade Runner (1982). 2018. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Instituto de História, UFU. Orientador: Mônica Brincalepe Campo.

2.
Rafael Augusto Fachini. Solidão e Isolamento: uma análise contemporânea do filme O Curioso Caso de Benjamin Button. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Instituto de História, UFU, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Mônica Brincalepe Campo.

3.
Arthur Rodrigrues Carvalho. O S SENTIDOS DA GUERRA FRIA NO S CINEMA S DE KUBRICK E LUMET : A CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Instituto de História, UFU. Orientador: Mônica Brincalepe Campo.

4.
Vinícius Alexandre Rocha Piassi. Lucia Murat: memórias fílmicas. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Mônica Brincalepe Campo.

5.
Arthur Rodrigues Carvalho. A Ironia em Dr. Fantástico: disputas narrativas na construção histórica. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Mônica Brincalepe Campo.

6.
Rafael Colombo Martineli. Pensando historicamente. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Mônica Brincalepe Campo.

7.
Aline Ferreira Antunes. UMA PERSPECTIVA HISTORIOGRÁFICA A PARTIR DOS QUADRINHOS ITALIANOS DE TEX WILLER: HERÓI ESTADUNIDENSE , DE CHÃO ITALIANO. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em História: Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica Brincalepe Campo.

8.
Matheus de Sá Neves. Narrativas históricas no jogo digital Age of Empires II. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em História: Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Mônica Brincalepe Campo.

9.
Aline Ferreira Antunes. Uma perspectiva historiográfica a partir dos quadrinhos italianos de Tex Willer. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica Brincalepe Campo.

10.
Davi Moori. O registro auto-referente no documentário. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social-Rádio e TV) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Mônica Brincalepe Campo.

11.
Thiago Kaczuroski. Quebra-cabeça de Kaufman - Como Charlie Kaufman constrói seus roteiros a partir da análise do filme ?Quero ser John Malkovich?. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social-Rádio e TV) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Mônica Brincalepe Campo.

12.
Antonio Rogério Toscano. David Lynch e a estrada do presente - road movies dos anos 90. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Jornalismo) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Mônica Brincalepe Campo.

13.
Fabiana Del Mastro. Dr Mabuse e sua influência na linguagem cinematográfica. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Radio e Televisão) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Mônica Brincalepe Campo.

14.
André Lins Ferezini. Cinema Direto: os irmãos Maysles e os Salles.. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Radio e Televisão) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Mônica Brincalepe Campo.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CAMPO, Mônica B.. O filme como representação histórica. Na sombra da História: uma reflexão sobre o passado do Brasil em nova série, Revista SESCtv, p. 10 - 10, 01 maio 2015.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 14:55:53