Marcelo da Silva Corrêa

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  • Última atualização do currículo em 24/11/2014


Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1989), mestrado (1992) e doutorado (1997) em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com ênfase em Lógica para Ciência da Computação, atuando principalmente em teoria da prova. Tem interesse em temas da área de Ensino de Matemática e de Educação a Distância. Desde fevereiro de 2008, atua como coordenador regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) para a região RJ01, que engloba municípios da região serrana, norte e noroeste fluminense. Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal Fluminense e, desde novembro de 2010, é coordenador do curso de Licenciatura em Matemática a Distância UFF/CEDERJ/UAB. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcelo da Silva Corrêa
Nome em citações bibliográficas
CORRÊA, M. da S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Matemática e Estatística.
Rua Mario Santos Braga s/n, Praça do Valonguinho
Centro
24020140 - Niterói, RJ - Brasil
Telefone: (21) 26292058
Fax: (21) 26292114
URL da Homepage: www.ime.uff.br


Formação acadêmica/titulação


1992 - 1997
Doutorado em Informática.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: CATEGORIAS E SEQUENCIALIDADE, Ano de obtenção: 1997.
Orientador: EDWARD HERMANN HAEUSLER.
Palavras-chave: TEORIA DAS CATEGORIAS; SEQUENCIAMENTO DE PROCESSOS; CALCULO LAMBEK.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação / Especialidade: Lógicas e Semântica de Programas.
1990 - 1992
Mestrado em Informática.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: RACIOCINIO AUTOMATICO EM SITUACOES DE CONHECIMENTO INCOMPLETO E INCONSISTENTE,Ano de Obtenção: 1992.
Orientador: TARCISIO HAROLDO CAVALCANTE PEQUENO.
Palavras-chave: PROVA AUTOMATICA DE TEOREMAS; RACIOCINIO NAO-MONOTONICO; LOGICA PARACONSISTENTE.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação / Especialidade: Lógicas e Semântica de Programas.
1985 - 1989
Graduação em Matemática.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.


Pós-doutorado


2004 - 2005
Pós-Doutorado.
Eberhard Karls Universität Tübingen.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação / Especialidade: Lógicas e Semântica de Programas.


Atuação Profissional



Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso
Outras informações
Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância UFF/CEDERJ

Vínculo institucional

2005 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Disciplina

Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Disciplina

Atividades

11/2010 - Atual
Direção e administração, Fundação Cecierj, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância UFF/CEDERJ.

Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância / IME, .

11/2010 - Atual
Direção e administração, Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância / IME, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
03/2007 - Atual
Ensino, Espec. a Dist. m Novas Tecnologias no Ens. de Mat., Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Argumentação e o Conceito de Prova em Matemática
Orientação de trabalhos finais de curso
04/1993 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
Introdução à Álgebra
Lógica Matemática I e II
Lógica para Ciência da Computação
Matemática Discreta
Matemática I e II (Cálculo I e II)
08/2011 - 08/2013
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Matemática e Estatística, .

Atividade realizada
Coordenador do Projeto Multidisciplinar da Universidade Federal Fluminense aprovado no Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), Edital 008/2011 da CAPES, para o biênio 2011-2013,.
08/2005 - 12/2010
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear II, de agosto de 2007 a dezembro de 2010 (Curso de Licenciatura em Matemática a Distância)
Geometria Analítica I, de agosto de 2005 a julho de 2007 (Curso de Licenciatura em Matemática a Distância)
04/1993 - 12/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Matemática e Estatística, .

03/2002 - 08/2004
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Básica, de março de 2004 a agosto de 2004 (Curso de Licenciatura em Matemática a Distância)
Matemática Discreta ,de agosto de 2002 a fevereiro de 2004 (Curso de Licenciatura em Matemática a Distância)
4/1999 - 2/2002
Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Análise.

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
3/1998 - 7/1999
Ensino, Computação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Computação
Tópicos Avançados em Computação
Tópicos em Otimização Combinatória e Inteligência Artificial

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1993
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: AUXILIAR DE ENSINO E PESQUISA, Carga horária: 4

Atividades

08/1991 - 03/1993
Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
INTRODUCAO A CIENCIA DA COMPUTACAO

Instituto de Lógica Filosofia e Teoria da Ciência, ILTC, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1990
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: ESTAGIARIO DE PESQUISA, Carga horária: 40
Outras informações
Bolsista de Aperfeiçoamento - CNPq

Atividades

08/1989 - 03/1990
Pesquisa e desenvolvimento .



Linhas de pesquisa


1.
LOGICA APLICADA A COMPUTACAO
2.
TEORIA DAS CATEGORIAS
3.
TEORIA DA COMPUTACAO
4.
Tecnologias Educacionais e Estratégias de Mediação Pedagógica em EAD
5.
INTELIGENCIA ARTIFICIAL - PROVA AUTOMATICA DE TEOREMAS


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: ensino de matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra/Especialidade: Lógica Matemática.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação/Especialidade: Lógicas e Semântica de Programas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CORRÊA, M. da S.1997 CORRÊA, M. da S.; HAEUSLER, E. H. . A Concrete Categorical Model for the Lambek Syntactic Calculus. Mathematical Logic Quarterly, v. 43, p. 49-59, 1997.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CORRÊA, M. da S.; RESENDE, W. M. ; CAMARGO, E. A. . Estratégias para a transição ensino médio-superior em um curso de licenciatura em matemática a distância. In: III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 2013, Lisboa. Atas do III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning. Lisboa: Universidade Aberta, 2013.

2.
CERDAS, L. ; CORRÊA, M. da S. ; OLIVEIRA, E. A. ; MAURO, R. . Educação a Distância e políticas de formação de professores: um balanço de estudos da área da Educação. In: III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 2013, Lisboa. Atas do III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning. Lisboa: Universidade Aberta, 2013.

3.
CORRÊA, M. da S.; ROSA, S. S. . Análise das práticas pedagógicas de um curso de licenciatura em matemática a distância relacionadas à interação e à colaboração. In: IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância ESUD2012, 2012, Recife. Anais do ESUD 2012 - Semeando Cidadania, 2012. v. v.1. p. 1-15.

4.
MACHADO, A. ; CLUA. E. W. G. ; CORRÊA, M. da S. ; SOARES, F. . Uma Ferramenta para Apoio ao Ensino de Programação Declarativa.. In: VII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGames 2008 - Computing Track - Full Papers, 2008, Belo Horizonte. Proceedings of the VII Games and Digital Entertainment Symposium.. Belo Horizonte: Sociedade Brasileira da Computação, 2008. p. 76-82.

5.
Araujo, Elenise ; CORRÊA, M. da S. . MC10: Explorando o jogo de dominó com atividades cooperativas. In: VI Encontro Sul Fluminense de Educação Matemática ESFEM, 2008, Vassouras. Anais do VI Encontro Sul Fluminense de Educação Matemática - Minicursos. Vassouras: Universidade Severino Sombra, 2008. p. 78-87.

6.
CORRÊA, M. da S.; HAEUSLER, E. H. . On the Selective Lambek Calculus. In: Logical Aspects of Computational Linguistics, 5th International Conference, LACL 2005, 2005, Bordeaux. Lectures Notes in Artificial Intelligence. Heidelberg: Springer-Verlag, 2005. v. 3492. p. 67-83.

7.
VANA, L. B. ; CORRÊA, M. da S. . A Tableau Method for the Lambek Calculus based on a Matrix Characterization. In: 10th Workshop on Logic, Language, Information and Computation, 2003, Ouro Preto, Brazil. Proceedings of the WoLLIC´2003 in Eletronic Notes in Theoretical Computer Science. Amsterdan: Elsevier Science, 2003. v. 84.

8.
CORRÊA, M. da S.; HAEUSLER, E. H. . Selective Lambek Syntactic Calculus. In: Workshop on Logic, Language , Information and Computation (WOLLIC'98), 1998, São Paulo. Abstract in Logic Journal of the IGPL, vol 6, n 6,1998. Proceedings of the Workshop on Logic, Language, Information and Computation, 1998. p. 39-46.

9.
CORRÊA, M. da S.; HAEUSLER, E. H. ; PAIVA, V. C. V. . A Dialectica Model of State. In: Computing: The Australasian Theory Symposium (CATS'96), 1996, Melbourne,. Proceedings of The Computing: The Australasian Theory Symposium (CATS'96) In: Australian Computer Science Communications, 1996. v. 18. p. 29-37.

10.
CORRÊA, M. da S.; BUSCHBAUM, A. R. V. ; PEQUENO, T. H. C. . Sensible Inconsistent Reasoning - A Tableau System for LEI. In: AAAI Fall Symposium on Automated Deduction in Nonstandard Logics, 1993, Raleigh, USA,. AAAI Technical Report FS-93-01, 1993. p. 26-35.

11.
CORRÊA, M. da S.; PEQUENO, T. H. C. . Raciocínio Automático em Situações de Conhecimento Incompleto e Inconsistente II - Um Método Computacional para IDL. In: IX Simpósio Brasileiro de Inteligência Artificial, 1992, Rio de Janeiro. Amais do IX Simpósio Brasileiro de Inteligência Artificial, 1992. p. 297-310.

12.
CORRÊA, M. da S.; BUSCHBAUM, A. R. V. ; PEQUENO, T. H. C. . Raciocínio Automático em Situações de Conhecimento Incompleto e Inconsistente I - Um Sistema de Tableaux para LEI. In: IX Simpósio Brasileiro de Inteligência Artificial, 1992, Rio de Janeiro, Brasil. Anais do IX Simpósio Brasileiro de Inteligência Artificial, 1992. p. 281-296.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BRANDAO, A. B. S. ; MORGADO, L. ; CORRÊA, M. da S. . O papel e a contribuição do Polo de Apoio Presencial UAB CEDERJ de Resende como infraestrutura de suporte na formação inicial e continuada dos professores da Educação Básica. In: XVI Encontro Ibero-americano de Educação Superior a Distância, 2014, Rio de Janeiro. XVI Encontro Ibero-americano de Educação Superior a Distância, 2014.

2.
CERDAS, L. ; CORRÊA, M. da S. ; OLIVEIRA, E. A. ; PALERMO, R. R. O. ; MENDES, M. F. V. . Educação a Distância (EAD): Formação de Professores, Desenvolvimento e Identidade Profissional. In: XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE): A didática e a prática de ensino nas relações entre escola, formação de professores e sociedade, 2014, Fortaleza. Caderno de Resumo do XVII ENDIPER. Fortaleza: EdUECE, 2014. v. Único. p. 452-453.

3.
Araujo, Elenise ; CORRÊA, M. da S. . Explorando o Jogo da Rede Pontilhada com Atividades Colaborativas. In: VII Semana de Matemática da UFF, 2014, Niterói. Anais da VII Semana da Matemática da UFF, 2014.

4.
CORRÊA, M. da S.; ROSA, S. S. . Novas Tecnologias de Interação e Colaboração: Desafios para a atuação docente em um curso a distância em Licenciatura em Matemática. In: IX Foro Internacional sobre Evalución de la Calidad de la Investigación y la Educación Superior (FECIES), 2012, Santiago de Compostela. Evaluación de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superior, 2012, 2012. p. 296-297.

5.
HAEUSLER, E. H. ; CORRÊA, M. da S. . On games and the polynomial-space completeness of intuitionistic propositional logic. In: XIV Encontro Brasileiro de Lógica, 2006, Itatiaia. Caderno de Resumos, 2006.

6.
CORRÊA, M. da S.; HAEUSLER, E. H. . A Lazy Lambda Lambek Calculus. In: LOGIC COLLOQUIUM'98, 1998, PRAGA - REPUBLICA TCHECA. Bulletin of Symbolic Logic. Champaign, IL, USA: ASL, 1998. v. 5. p. 100-100.

Apresentações de Trabalho
1.
CORRÊA, M. da S.. Desafios para a transição ensino médio-superior e estratégias de acolhimento e adaptação dos alunos no Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da UFF/CEDERJ. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CORRÊA, M. da S.. OBMEP: objetivos e programas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Araujo, Elenise ; CORRÊA, M. da S. . Explorando o Jogo da Rede Pontilhada com Atividades Colaborativas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
CORRÊA, M. da S.; RESENDE, W. M. ; CAMARGO, E. A. . Estratégias para a transição ensino médio-superior em um curso de licenciatura em matemática a distância. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CORRÊA, M. da S.. A formação inicial do professor de matemática: (re)significando e conectando saberes - Mesa Redonda: Praticando a teoria e teorizando a prática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CORRÊA, M. da S.; ROSA, S. S. . Análise das práticas pedagógicas de um curso de licenciatura em matemática a distância relacionadas à interação e à colaboração. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
CORRÊA, M. da S.; ROSA, S. S. . Novas tecnologias de interação e colaboração: desafios para a atuação docente em um curso a distância de Licenciatura em Matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
Araujo, Elenise ; CORRÊA, M. da S. . MC10: Explorando o jogo de dominó com atividades cooperativas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
CORRÊA, M. da S.; HAEUSLER, E. H. . On games and the polynomial-space completeness of intuitionistic propositional logic. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
CORRÊA, M. da S.; HAEUSLER, E. H. . On the Selective Lambek Calculus. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
CORRÊA, M. da S.; HAEUSLER, E. H. . Selective Lambek Syntactic Calculus. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
CORRÊA, M. da S.; HAEUSLER, E. H. ; PAIVA, V. C. V. . A Dialectica Model of State. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
CORRÊA, M. da S.; HAEUSLER, E. H. . A Concrete Categorial Model for Lambek Calculus. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
CORRÊA, M. da S.; PEQUENO, T. H. C. . Raciocínio Automático em Situações de Conhecimento Incompleto e Inconsistente II - Um Método Computacional para IDL. 1992. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
CORRÊA, M. da S.; BUSCHBAUM, A. R. V. ; PEQUENO, T. H. C. . Raciocínio Automático em Situações de Conhecimento Incompleto e Inconsistente I - Um Sistema de Tableaux para LEI. 1992. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BAIRRAL, M. A.; GOUVEA, F. C. F.; CORRÊA, M. da S.. Participação em banca de Robson Marques de Souza. Formação inicial de professores a distância no polo CEDERJ/UAB Paracambi: uma análise da Licenciatura em Matemática. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

2.
HAEUSLER, E. H.; Schwabe, Daniel; CORRÊA, M. da S.; Garcia, A de V.. Participação em banca de Jefferson de Barros Santos. Infraestrutura para provadores interativos de teoremas na Web. 2010. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

3.
HAEUSLER, E. H.; PEREIRA, L. C. P. D.; BENEVIDES, M.; CORRÊA, M. da S.. Participação em banca de Cecilia Reis Englander Lustosa. 2-category and proof theory. 2009. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

4.
HAEUSLER, E. H.; VELOSO, P. A. S.; PEREIRA, L. C. P. D.; CORRÊA, M. da S.. Participação em banca de Geiza Maria Hamazaki da Silva. Um Estudo em Síntese Construtiva de Programas Utilizando Lógica Intuicionista. 1999. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
BENEVIDES, M.; VELOSO, P. A. S.; Veloso, S.M.; HAEUSLER, E. H.; PEREIRA, L. C. P. D.; CORRÊA, M. da S.. Participação em banca de Leonardo Bruno Vana. Dedução Natural e Cálculo de Seqüentes para 'Geralmente'. 2008. Tese (Doutorado em Coordenação de Programas de Pós-graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
HAEUSLER, E. H.; PEREIRA, L. C. P. D.; SANZ, Wagner; CORRÊA, M. da S.; Da SILVA, G. S.; LABER, E.S.. Participação em banca de Vaston Gonçalves da Costa. Compactação de provas lógicas. 2007. Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

3.
HAEUSLER, E. H.; BENEVIDES, M.; VELOSO, P. A. S.; CORRÊA, M. da S.; Da SILVA, G. S.; LABER, E.S.; Menezes, P. F. B.. Participação em banca de Davi Romero de Vasconcelos. Lógica Modal de Primeira-Ordem para Raciocinar sobre Jogos. 2007. Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

4.
CORRÊA, M. da S.; HAEUSLER, E. H.; PEREIRA, L. C. P. D.; BENEVIDES, M.; VELOSO, P. A. S.; CARVALHO, R. L.. Participação em banca de Christian Jacques Renteria. Uma Abordagem Geral para Quantificadores em Dedução Natural. 2004. Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

5.
PEREIRA, L. C. P. D.; CHATEAUBRIAND FILHO, O.; HAEUSLER, E. H.; CORRÊA, M. da S.; CONIGLIO, M. E.. Participação em banca de Maria da Paz Nunes de Medeiros. Traduções via Teoria da Prova Aplicações à Lógica Linear. . 2001. Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

6.
HAEUSLER, E. H.; CORRÊA, M. da S.; PEREIRA, L. C. P. D.; VELOSO, P. A. S.; PEQUENO, T. H. C.. Participação em banca de Regina Célia Moreth Bragança. Cálculo de Sequentes e Dedução Natural: Relacionamentos e Conseqüências . 1999. Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

7.
CORRÊA, M. da S.; HAEUSLER, E. H.; PEREIRA, L. C. P. D.; VELOSO, P. A. S.; BENEVIDES, M.. Participação em banca de Eliana Silva de Almeida. A Lógica dos Recursos no Formalismo de Redes de Petri. 1998. Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
BAIRRAL, M. A.; GOUVEA, F. C. F.; CORRÊA, M. da S.. Participação em banca de Robson Marques de Souza. Formação inicial de professores no polo CEDERJ/UAB Paracambi: estudo de caso na Licenciatura em Matemática. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PIMENTEL, S. G.; BRIA, J.; CORRÊA, M. da S.; CRISSAFF, L. S.. Participação em banca de Leonardo Pinheiro Da Silva.O PIBID e uma experiência no ensino da matemática através da resolução de problemas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal Fluminense.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
DIAS, F. G.; SOUZA, A. L. R.; CORRÊA, M. da S.; JORGE, D. R.. Concurso Público para Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Quadro Permanente do Centro Federal de Educação Tecnologia Celso Suckow da Fonseca. 2014. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

2.
HAEUSLER, E. H.; CORRÊA, M. da S.; ANDRADE, A.M.S.. Concurso público para professor adjunto efetivo na área de teoria da computação. 2008. Universidade Federal da Bahia.

3.
POMBO JUNIOR, D. P.; VELOSO, P. A. S.; CARNIELLI, W. A.; WEISS, M. A.; CORRÊA, M. da S.. Concurso público para contratação de professor adjunto efetivo na área de Lógica Matemática. 2006. Universidade Federal Fluminense.



Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DE QUEIROZ, Ruy. J. G. B. ; Viana, J.P. ; CORRÊA, M. da S. ; De FREITAS, R. P. ; MARTINS, A. T. . Workshop on Logic, Language, Information and Computation (WoLLIC2007). 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Alice Batista de Souza Brandão. Polo de apoio presencial do Consórcio CEDERJ no âmbito da Universidade Aberta do Brasil: papel e contribuição na formação inicial e continuada dos professores da educação básica do Município de Resende.. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Pedagogia do Elearning) - Universidade Aberta de Portugal. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Leonardo Bruno Vana. Um Método de Tableaux para o Cálculo Lambek baseado em Caracterização por Matrizes. 2002. 245 f. Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade Federal Fluminense, . Coorientador: Marcelo da Silva Corrêa.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Fábio de Souza Otoni. Modelagem Matemática: despertando o interesse do educando pelos conceitos. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec. a Dist. m Novas Tecnologias no Ens. de Mat.) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Marcelo da Silva Corrêa.

2.
Neila Aparecida Rodrigues de Souza. Modelagem matemática: aspectos gerais e impressões específicas por meio de estudo de caso. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec. a Dist. m Novas Tecnologias no Ens. de Mat.) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Marcelo da Silva Corrêa.

3.
Edna Cristiana Miranda Abrahão. A modelagem matemática transformando problemas atuais em problemas matemáticos. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec. a Dist. m Novas Tecnologias no Ens. de Mat.) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Marcelo da Silva Corrêa.

4.
Marcelina Souza Almeida. Problemas abertos: uma proposta didática para a resolução de problemas no ensino da matemática. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec. a Dist. m Novas Tecnologias no Ens. de Mat.) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Marcelo da Silva Corrêa.

5.
Edna Azevedo Torquato Cunha. Uma análise sobre a resolução de problemas e as interações entre os pares em aulas de matemática do ensino fundamental. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec. a Dist. m Novas Tecnologias no Ens. de Mat.) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Marcelo da Silva Corrêa.

6.
Andréa Obata. Observações sobre a resolução de problemas abertos em sala de aula e as mudanças provocadas no contrato didático. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec. a Dist. m Novas Tecnologias no Ens. de Mat.) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Marcelo da Silva Corrêa.

7.
Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues. Resolução de problemas: uma abordagem ao ensino da função quadrática. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec. a Dist. m Novas Tecnologias no Ens. de Mat.) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Marcelo da Silva Corrêa.

8.
Layla Rodrigues Graça Bauer. Introdução às Funções quadráticas: combinando o uso de tecnologias e a Metodologia de Resolução de Problemas. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec. a Dist. m Novas Tecnologias no Ens. de Mat.) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Marcelo da Silva Corrêa.

9.
Sandra Aparecida de Oliveira Paim. O uso do Winplot no estudo das funções de 1º grau com uma abordagem através de problemas. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec. a Dist. m Novas Tecnologias no Ens. de Mat.) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Marcelo da Silva Corrêa.

10.
Fabiana Candido Accorinte Maia. Utilizando a resolução de problemas para o ensino-aprendizagem de equações e sistemas de duas equações do 1º grau. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec. a Dist. m Novas Tecnologias no Ens. de Mat.) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Marcelo da Silva Corrêa.

11.
Henrique Tambasco Mesquida. Leitura, escrita e resolução de problemas no Ensino Fundamental I com o auxílio de recursos tecnológicos. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec. a Dist. m Novas Tecnologias no Ens. de Mat.) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Marcelo da Silva Corrêa.

12.
Maria Aparecida dos Reis Campos. Aprendendo Matemática através da resolução de problemas. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec. a Dist. m Novas Tecnologias no Ens. de Mat.) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Marcelo da Silva Corrêa.

13.
Valmíria Barcellos Pereira. Aprendendo equações do 1 grau na perspectiva da resolução de problemas. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec. a Dist. m Novas Tecnologias no Ens. de Mat.) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Marcelo da Silva Corrêa.

14.
Roberta da Silva Lopes. A MATEMÁTICA FINANCEIRA E O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS: UMA PROPOSTA PARA A INSERÇÃO DE TEMAS TRANSVERSAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. para prof. do ensino fundamental e médio) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Marcelo da Silva Corrêa.

15.
Edilaine Aguiar Lemos. JOGOS DE RACIOCÍNIO LÓGICO E DESAFIOS LÓGICOS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec. a Dist. m Novas Tecnologias no Ens. de Mat.) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Marcelo da Silva Corrêa.

16.
Alessandra Jaccoud Pinto. A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS EDUCACIONAIS NO AMBIENTE ESCOLAR. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec. a Dist. m Novas Tecnologias no Ens. de Mat.) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Marcelo da Silva Corrêa.

17.
Elenise Zaccur Araújo. Explorando jogos tradicionais com jogos cooperativos. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. para prof. do ensino fundamental e médio) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Marcelo da Silva Corrêa.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lucas de Andrade. Assistente de Construção de Prova para a Lógica Proposicional em Dedução Natural. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Marcelo da Silva Corrêa.

Iniciação científica
1.
Lucas de Andrade. Assistentes para construções de provas em Dedução Natural. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Marcelo da Silva Corrêa.



Outras informações relevantes


Coordenador regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) para a região RJ01, que engloba municípios da região serrana, norte e noroeste fluminense,  desde fevereiro de 2008.

Coordenador do Projeto Multidisciplinar da Universidade Federal Fluminense aprovado no Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), Edital 008/2011 da CAPES,  para o biênio 2011-2013, que promove a participação de alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Matemática (Niterói) e Matemática a Distância em um programa de graduação sanduíche na Universidade de Coimbra, Portugal.



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