Francisca Paula Soares Maia

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  • Última atualização do currículo em 03/12/2018


Possui graduação em Letras, licenciatura em Língua Portuguesa (1990), Mestrado (2003) e Doutorado em Estudos (Sócio)Linguísticos (2012) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou Especialização em Alfabetização e Letramento (2008) fundamentada na Teoria da Variação aplicada ao ensino-aquisição de Português como Língua Materna, posteriormente estendida ao Português como Língua Estrangeira. Os seus interesses de pesquisa são: ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa (como Língua Estrangeira, Língua Materna Língua Adicional, etc); variação e mudança pronominal: Português (dialeto mineiro) /Espanhol (dialeto bonaerense) com ênfase em gramaticalização e fonética acústica; práticas de leitura e produção em diversidade de gêneros textuais; Línguas Minorizadas no Mercosul (Guarani-Paraguai); internacionalização do Brasil; migração e fronteiras. Desenvolve projetos de pesquisa fundamentados tanto na epistemologia da Sociolinguística Laboviana, como na análise instrumental multivariada. É líder do grupo de pesquisa Estudos (Sócio)Linguísticos e de Integração de Culturas na América Latina e membro-integrante dos Grupos de Pesquisa CNPq- (1)Linguagem, Política e Cidadania; (2)LEAL - Laboratório de Estudos Avançados de Linguagens, (3)História Social do Português. Realiza cursos presenciais e semipresenciais de formação continuada para professores de PLE e PLM. Contribuiu para sites especializados de professores de PLE na Argentina e EUA, dessa forma disponibilizando parâmetros teóricos para a produção de material didático e para a difusão da língua portuguesa no exterior. Nos seus trabalhos de pesquisa e apresentações em eventos nacionais e internacionais buscou promover o trabalho de grandes linguistas do Português Brasileiro e Europeu para o ensino de PLE. Tem experiência de aplicação do exame Celpe-Bras para estudantes estrangeiros que procuram essa certificação, e artigos publicados sobre esse exame. Apta a lecionar para público diverso: do fundamental ao superior, bem como Literatura, Português Técnico, Fonética e Fonologia e Morfologia em nível superior. Atualmente lecionando Português Língua Adicional na graduação - UNILA. Estabelece diálogo teórico com diversas subáreas do conhecimento humano: Antropologia, Geografia, História, Sociologia, Economia, Filosofia, Política e Biologia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Francisca Paula Soares Maia
Nome em citações bibliográficas
MAIA, F. P. S. (Port);SOARES MAIA, F.P. (Esp)

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, ILAACH.
Av. Tarquínio Joslin dos Santos nº 1000
Jardim Universitário
85870901 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil
Telefone: (045) 35292764
URL da Homepage: paula.maia@unila.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2012
Doutorado em Estudos (Sócio)Linguísticos.
Faculdade de Letras / UFMG, FALE / UFMG, Brasil.
Título: Investigando as formas reduzidas de 'a gente' no dialeto mineiro, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Lorenzo Teixeira Vitral.
Palavras-chave: sociolingüística laboviana; gramaticalização; variação e mudança pronominal; cliticização; fonética acústica; português brasileiro.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria da Variação e Mudança.
2001 - 2003
Mestrado em Lingüística.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: A variação 'nós/ a gente' no dialeto mineiro: investigando a transição,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Jânia Martins Ramos.
Palavras-chave: variação e mudança pronominal; sociolingüística laboviana; gramaticalização; dialeto mineiro; transição.
2017
Especialização em andamento em Didáctica Universitária. (Carga Horária: 360h).
Universidade Nacional del Este, UNE, Paraguai.
2006 - 2008
Especialização em Alfabetização e Letramento.
Universidade Castelo Branco (RS), UCB (RS), Brasil.
Título: Alunos de 3o. ciclo: não-alfabetizados?.
Orientador: SUSAN KRATOCHWILL.
1985 - 1990
Graduação em Letras.
Faculdade de Letras / UFMG, FALE / UFMG, Brasil.
1982 - 1984
Ensino Médio (2º grau).
Instituto de Educação de Minas Gerais, IEMG, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Gêneros Textuais e Avaliação. (Carga horária: 25h).
Faculdad de Humanidades Artes y Ciencias Sociales, UADER, Argentina.
2013 - 2013
Introdução à Leitura da Imagem. (Carga horária: 5h).
Estação das Letras, EL, Brasil.
2013 - 2013
O Escritor e o Mercado Editorial. (Carga horária: 2h).
Estação das Letras, EL, Brasil.
2013 - 2013
Caminhos para a publicação. (Carga horária: 2h).
Estação das Letras, EL, Brasil.
2013 - 2013
Introdução à leitura da imagem. (Carga horária: 5h).
Estação das Letras, EL, Brasil.
2013 - 2013
Tópicos em gêneros acadêm e metodolog científica. (Carga horária: 8h).
Faculdade de Letras / UFMG, FALE / UFMG, Brasil.
2013 - 2013
Simpósio de Gramática del Portugués. (Carga horária: 8h).
II CIPLOM, II CIPLOM, Argentina.
2012 - 2012
As duas faces da moeda. (Carga horária: 2h).
Superintendência de Bibliotecas Públicas, SUB, Brasil.
2012 - 2012
Proposições Curriculares da EJA. (Carga horária: 12h).
Secretaria Municipal de Educação, SMED, Brasil.
2012 - 2012
Elaboração de materiais didáticos. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2012 - 2012
Leitura e cérebro. (Carga horária: 2h).
Superintendência de Bibliotecas Públicas, SUB, Brasil.
2011 - 2011
Ciclo de Formação dos Profissionais de EJA. (Carga horária: 8h).
Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, P/BELO HORIZONTE, Brasil.
2010 - 2010
O sujeito em Português - João Costa (UnLisboa). (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, FALE/ UFMG, Brasil.
2009 - 2009
Quantitative Historical Syntax of Portuguese. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2009 - 2009
A LP na contemporaneidade: ... promoção e difusão. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2008 - 2008
Linguagem e Psicanálise. (Carga horária: 360h).
Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações, UNINCOR, Brasil.
2008 - 2008
Teorias Lingüísticas e sala de aula: uma ponte pos. (Carga horária: 360h).
Instituto de Pesquisas Lingüísticas "Sedes Sapientiae" para EStudos de Port, IP-PUC/ SP, Brasil.
2008 - 2008
Ergativity and the Case Theory. (Carga horária: 15h).
Faculdade de Letras / UFMG, FALE / UFMG, Brasil.
2007 - 2007
Leitura de charges na perspectiva discursiva. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
2007 - 2007
Fazendo Fonética Acústica com PRAAT. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2004 - 2007
Ceale Debate: Alfabetização, Leitura e Escrita. (Carga horária: 60h).
Faculdade de Educação (UFMG), FAE / UFMG, Brasil.
2005 - 2005
I Seminário Interno da Educação. (Carga horária: 32h).
Secretaria de Educação de Contagem, SEDUC, Brasil.
2005 - 2005
Estado e Sociedade Promovendo a Igualdade Racial. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Educação de Contagem, SEDUC, Brasil.
2005 - 2005
Educação inclusiva: possibilidades e desafios. (Carga horária: 8h).
Secretaria de Educação de Contagem, SEDUC, Brasil.
2005 - 2005
1a. Conferência Municipal de Educação. (Carga horária: 30h).
Secretaria de Educação de Contagem, SEDUC, Brasil.
2004 - 2004
Redação Empresarial. (Carga horária: 40h).
UNI-BH, UNI-BH, Brasil.
1998 - 1998
Atualização em Educação Ambiental. (Carga horária: 40h).
Fundação Estadual do Meio Ambiente(MG), FEAM, Brasil.
1997 - 1997
Como Otimizar a Leitura em Sala de Aula. (Carga horária: 3h).
Clássica Distribuidora de Livros Ltda., CLDL, Brasil.
1995 - 1995
Oficina da palavra: Leitura e Produção de Textos. (Carga horária: 2h).
Editora Saraiva - Fortaleza, SARAIVA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Profa. Adjunta D.E., Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas Ministradas Português Língua Adicional e Estrangeira com embasamento variacionista (Ciclo Comum) Descrição Linguística I - Fonética e Gramaticalização (Letras - Licenciatura Espanhol/Português L.E.) Coordenadora Pró-Tempore Letras - Licenciatura Espanhol/Português L.E.


E M Profa. Isaura Santos, EMPIS, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Profa. de Jovens e Adultos, Carga horária: 20
Outras informações
Liberada com vínculo para dedicação ao doutorado de 2008 a 2010. Período de liberação já quitado.

Vínculo institucional

1994 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de LP, Carga horária: 20
Outras informações
Liberada com vínculo para dedicação ao doutorado de 2008 a 2010. Período já quitado.

Atividades

02/1991 - 02/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa: leitura, escrita; variação lingüística; literatura.

Faculdade de Letras / UFMG, FALE / UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Português LE - Intercambistas, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: Substituição, Enquadramento Funcional: Profa. de Língua Portuguesa, Carga horária: 20

Atividades

1992 - 1992
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa II - Análise de Constituintes Imediatos da Oração (FALE)
Língua Portuguesa - Estilística da Propaganda (Comunicação Social / FAFICH)
Língua Portuguesa - Redação: texto dissertativo (ICEX)
Língua Portuguesa: - Redação: texto dissertativo (IGC)

Centro de Extensão / FALE / UFMG, CENEX/FALE/ UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1990
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Profa. de Língua Portuguesa para Estrangeiros, Carga horária: 20
Outras informações
Trabalho de estágio supervisionado. Lecionar para estrangeiros de várias nacionalidades. Turmas organizadas de acordo com níveis de dificuldades. Organizar arquivos de material (textos, fitas, etc). Pesquisar sobre assuntos da língua que oferecessem dificuldades para cada tipo de aluno (americano, coreano, chinês, islandês, árabe, alemão, etc.). Demandas dos alunos: conhecimentos relacionados à variação lingüística no Brasil.

Atividades

1988 - 1990
Pesquisa e desenvolvimento , CENEX / FALE / UFMG, .

1988 - 1990
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa para Falantes Estrangeiros
Cultura Brasileira
Fonética da Língua Portuguesa Brasileira
Escrita
Leitura

Centro de Extensão / FALE / UFMG, CENEX, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1991
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de PLE-Coreanos, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Curso de férias dos alunos de Hankuk, Coreia. Carga horária de 60 horas-aula.

Vínculo institucional

1988 - 1990
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Profa. de Português- Convênio Brasil / Canadá, Carga horária: 8
Outras informações
Trabalho realizado com alunos do Convênio Brasil / Canadá - UFMG / Québec. Aperfeiçoamento de conhecimentos linguísticos em classe e acompanhamento de atividades culturais e de socialização, extra-classe.

Atividades

1988 - 1990
Pesquisa e desenvolvimento , Convênio Brasil / Canadá - UFMG / Québec, .

1988 - 1990
Extensão universitária , Convênio Brasil / Canadá - UFMG / Québec, .

Atividade de extensão realizada
Aperfeiçoamento da Língua Portuguesa adquirida no exterior e atividades culturais extra-classe..

Centro de Extensão/FALE/UFMG, CENEX/FALE/UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1990
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Profa. de Redação: Texto Dissertativo, Carga horária: 20
Outras informações
Trabalho de estágio orientado pela Profa.Dra. Graça Costa Val. Leitura orientada, grupo de estudo, elaboração de material didático relacionado à produção / refacção textu . Foco: a importância da refacção textua. 'O texto não nasce pronto".

Atividades

1988 - 1990
Ensino, Redação Técnica: texto dissertativo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção de texto; refacção textual.

Biblioteca Central da UFMG, BC-UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1987
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 4
Outras informações
Atividades de catalogação e preservação de obras do acervo.


Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professora substituta, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas ministradas: Literatura Brasileira - visão sócio-histórica (nível médio) Produção de Texto - gêneros textuais diversos e introdução aos acadêmicos (nível médio) Fonética e Fonologia para Letras - Editorial (Graduação)



Linhas de pesquisa


1.
Relação língua falada / língua escrita ; variação / padronização; gramaticalização.
2.
Cultura Brasileira
3.
Variação lingüística nas regiões brasileiras
4.
Verificação de semelhanças/ diferenças entre os falares do Brasil e a situação lingüística de Québec.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
A PESQUISA SOCIOLINGUÍSTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS NO PROGRAMA ESCOLAS INTERCULTURAIS DE FRONTEIRA (PEIF) -
Descrição: A pesquisa intitulada A PESQUISA SOCIOLINGUÍSTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS NO PROGRAMA ESCOLAS INTERCULTURAIS DE FRONTEIRA (PEIF) teve sua primeira parte desenvolvida a partir da rica particularidade sociolinguística de Foz do Iguaçu, cidade localizada na Mesorregião Oeste do Paraná, formando com Puerto Iguazu (Argentina) e Ciudad del Leste (Paraguai) uma metrópole notadamente trinacional, caracterizando-se como uma cidade transfronteiriça centralizadora e irradiadora de um conjunto de atividades (cf. Roseira (2006)). Inicialmente visou investigar na comunidade escolar (alunos, corpo administrativo e docentes) qual a situação de uso das línguas da região, bem como levantar se há, nessas comunidades, situação de bilinguismo e se sim, quais/ em que situação /com quem são usadas. Visou-se ainda investigar, igualmente, junto aos pais dos alunos se há situação de bilinguismo e como estas línguas de seus repertórios se colocam no dia a dia. Partiu-se de um levantamento bibliográfico de textos, a partir dos quais se discutiu a Sociolinguística, a Antropología e a Alteridade em relação ao contato linguístico-cultural, e foi aplicado um questionário etnográfico. Conseguiu-se assim evidenciar o panorama geral que constroem os atores da escola investigada, que vem se implementado há cerca de 10 anos. Este diagnóstico permitiu compreender os contatos que se dão entre diferentes línguas na presente zona de tripla fronteira, além de abrir espaço para a continuidade que aqui se apresentará. A presente proposta investigativa justifica-se pela lacuna existente de uma descrição linguística (de enfoque sociolinguístico) em torno do componente fonético-fonológico das línguas da triplíce fronteira. Tal proposta foi realizada em 2016 e 2017. No final de julho de 2018 esta pesquisa concluiu observações no tema Morfologia de língua indígena: guarani. De agosto/2018 a final de julho de 2019 observará aspectos morfossintáticos-culturais de língua indígena: guarani..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Francisca Paula Soares Maia - Coordenador / Laura Janaína Dias Amato - Integrante / Mario Ramao Villalva Filho - Integrante / Fagnner Ywerton do Nascimento Santos - Integrante / Gabriela Alejandra Blanco Reinaldo - Integrante / Danielle da Silva Vicente - Integrante / Karen Andrea Ortega Bravo - Integrante / Denis Adrian DelValle Martinez - Integrante / Alicia Beatriz Rolon Aquino - Integrante.
2016 - Atual
A mulher árabe na comunidade foziguaçuense
Descrição: A pesquisa "A mulher árabe na comunidade foziguaçuense" começou a ser executada em junho de 2016. A demanda de pesquisarmos sobre a mulher árabe fez-se presente já no início do pensamento da abertura de um Núcleo de Estudos Árabes (o qual vem sendo construído desde o segundo semestre de 2015). Isso porque, Foz do Iguaçu, uma cidade multicultural, é a segunda cidade do Brasil com uma das maiores comunidades libanesas da região. Daí surge a necessidade geral de um diálogo da universidade com a comunidade árabe muçulmana da cidade. Todavia, embora se perceba que é marcante a presença do povo árabe neste município paranaense, pouco ou quase nada se sabe, ou se divulga sobre o comportamento dessa etnia. Desse modo, estabelecendo um diálogo com a Antropologia, Relações Internacionais e a visão sociolinguística do projeto ?Árabe, Arabismo e Islamismo em Foz do Iguaçu? foi que esta pesquisa foi pensada. A primeira meta a ser alcançada foi de realização de entrevistas e coleta de dados para posterior análise das informações, de modo a colaborar na integração dessa etnia na comunidade foziguaçuense. De agosto/2017 a final de julho/2018 investigou "O trabalho da mulher árabe" na comunidade foziguaçuense. Atualmente iniciando investigação em torno de "A saúde da mulher árabe na comunidade foziguaçuense"..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Francisca Paula Soares Maia - Coordenador / Rajaa Nouredine - Integrante / Mamadou Alpha Diallo - Integrante / Gabriela Alejandra Blanco Reinaldo - Integrante / Andrea Del Pilar Trujillo - Integrante / Lina Lizeth Leal Ospina - Integrante / Samuel Quirino Oliveros Calderón - Integrante.
2014 - Atual
A PESQUISA SOCIOLINGUÍSTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS NO PROGRAMA ESCOLAS INTERCULTURAIS DE FRONTEIRA (PEIF)
Descrição: Foz do Iguaçu tem uma particularidade sociolinguística tão rica que poderíamos afirmar, sem medo de errar, que aqui se encontra um laboratório vivo a ser investigado. Nesta direção, a pesquisa proposta busca focalizar duas das escolas que potencialmente ingressarão no Programa das Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF) ? MEC/SEB/Unila. Em Foz do Iguaçu, portanto, esse programa conta com seis escolas a serem envolvidas na pesquisa sociolinguística, alvo do presente programa. Os objetivos devem ser: a) investigar na comunidade escolar (alunos, corpo administrativo e docentes) qual a situação de uso de língua(s); levantar se há, nestas comunidades, situação de bilinguismo e se sim, quais as línguas usadas e em que situação são usadas, com quem são usadas; b) investigar, igualmente, junto aos pais dos alunos se há situação de bilinguismo e como estas línguas de seus repertórios se colocam no dia a dia. O levantamento deve se realizar a partir da aplicação de um questionário sociolinguístico e o tratamento a ser dado deve ser definido pelo grupo de colaboradores responsáveis pela pesquisa. As variáveis sociais a serem consideradas são grau de escolarização de todos os envolvidos, faixa etária e sexo. Para a geração de dados para esta pesquisa, o tocante relativo à condição socioeconômica não é relevante..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Francisca Paula Soares Maia - Coordenador / Laura Janaína Dias Amato - Integrante / Maria Ceres Pereira - Integrante / Linda Osiris González Cárdenas - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Português para Estrangeiros em Foz do Iguaçu: integração pela diversidade e interdisciplinaridade
Descrição: O presente projeto de extensão leva em consideração a necessidade dos cidadãos estrangeiros tanto falantes de espanhol quanto falantes de outras línguas diversas do espanhol residentes em Foz do Iguaçu de terem contato com o ensino formal da Língua Portuguesa falada nesse município, que se caracteriza por ser linguístico-culturalmente bastante diversificado, devido à sua localização na tríplice fronteira. A proposta é favorecer a integração linguístico-cultural, uma boa convivência com a língua-cultura do deslocar-se e conviver nesse espaço geográfico fronteiriço, por meio de curso de Língua Portuguesa, desde o nível básico, para os iniciantes em 2016, ao intermediário I, para os que continuarem essa ação de extensão, a ser desenvolvida com embasamento na visão Sociolinguística, a qual considera a heterogeneidade linguístico-cultural, a especificidade necessária no atendimento aos diversos falantes-aprendizes e o respeito à diversidade cultural..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Francisca Paula Soares Maia - Coordenador / Rafael Fonseca Gomes Dantas de Melol - Integrante / Milena do Carmo Lima - Integrante / Mayara Cristina Dias - Integrante / Cassielli Portal de Oliveira - Integrante / Danielle da Silva Vicente - Integrante.
2015 - Atual
Arabe, Arabismo e Islamismo na Triplice Fronteira
Descrição: Foz do Iguaçu apresenta um dos maiores contingentes de população árabo-islâmica do Brasil, conforme nos relata a literatura científica. Desse modo, atendendo a solicitações de membros da própria comunidade árabe é que este projeto foi pensado e colocado em execução. Realiza-se em três vertentes: curso de língua árabe com iniciação na escrita e fala do árabe; oferta de palestras e ainda encontros temáticos referente à cultura árabe e muçulmana..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Francisca Paula Soares Maia - Integrante / Yassini Ahmad Hijazi - Integrante / Rajaa Nouredini - Integrante / Mamadou Alpha Diallo - Coordenador / Gabriela Alejandra Blanco Reinaldo - Integrante / Andrea Del Pilar Trujillo - Integrante / Lina Lizeth Leal Ospina - Integrante.
2015 - Atual
PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS EM FOZ DO IGUAÇU: INTEGRAÇÃO PELA DIVERSIDADE
Descrição: O presente projeto de extensão leva em consideração a necessidade dos cidadãos estrangeiros tanto falantes de espanhol quanto falantes de outras línguas diversas do espanhol residentes em Foz do Iguaçu de terem contato com o ensino formal da Língua Portuguesa falada nesse município, que se caracteriza por ser linguístico-culturalmente bastante diversificado, devido à sua localização na tríplice fronteira. A proposta é favorecer a integração linguístico-cultural, uma boa convivência com a língua-cultura do deslocar-se e conviver nesse espaço geográfico fronteiriço, por meio de curso de Língua Portuguesa, desde o nível básico, para os iniciantes em 2015, ao intermediário I, para os que continuarem essa ação de extensão, a ser desenvolvida com embasamento na visão Sociolinguística, a qual considera a heterogeneidade linguístico-cultural, a especificidade necessária no atendimento aos diversos falantes-aprendizes e o respeito à diversidade cultural. Pensamos em ofertar cursos básico e intermediário I no primeiro semestre de 60 horas/aula, duas vezes por semana, com material didático próprio elaborado com temas que acrescentem cada vez mais conhecimentos a uma convivência harmoniosa com a diversidade linguístico-cultural presente em Foz do Iguaçu, ou seja, que cidadãos residentes em Foz, que ainda não falam Português, possam adquirir pelo menos o necessário para realizarem atividades de compra/venda, informar-se e a outrem sobre assuntos diversos que circulam na comunidade; e que os alunos que estiverem dando continuidade ao curso que começaram em 2014/2 possam seguir no processo de aquisição de competências e habilidades linguístico-culturais necessárias/desejadas. O presente projeto tem por meta ser inclusivo, favorecer o respeito aos diversos povos e línguas-culturas existentes em Foz do Iguaçu; buscar estabelecer uma relação dialógica entre corpo docente e discente no espaço da comunidade desse município; por favorecer aos professores aprendizes bolsistas oportunidade de terem uma formação integrada à prática e acompanhada pela coordenação do projeto; por proporcionar temas de diálogos que poderão tornar-se alvo de pesquisa linguístico-culturais; por ser um projeto executável, o qual requer apenas a materialidade já oferecida desde o edital. O presente projeto terá impacto na comunidade do município de Foz do Iguaçu por buscar e favorecer o contato da comunidade estrangeira falante de outras línguas com a Unila. Também em sua finalização, quando serão divulgadas reflexões sobre a trilha metodológica percorrida no processo. Prevê-se a publicação de relatos dessa experiência para a comunidade Unilera e para docentes de Português Língua Estrangeira de vários lugares do Brasil, e até em nível mundial, o que atende à demanda de colaboração para a difusão da Língua Portuguesa na contemporaneidade. Prevê-se ainda a ampliação desse projeto em nível de CNPq, a partir desses produtos obtidos, para um atendimento à comunidade ainda maior, e integrando-se a pesquisas futuras. PALAVRAS-CHAVE: Formação Linguística para a Integração. Ensino e Formação Docentes. Interculturalidade e PLA..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Francisca Paula Soares Maia - Coordenador / Desideri Marx Travessini - Integrante / João Ernesto Pelissari Cândido - Integrante / Diego Kiill - Integrante / Viviani Busko Souza - Integrante / Fernanda Gabina Alvarenga Fioravanti - Integrante.
2014 - 2014
PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS EM FOZ DO IGUAÇU: INTEGRAÇÃO A PARTIR DA INTERDISCIPLINARIDADE
Descrição: O objetivo principal deste projeto de extensão é oferecer aos cidadãos estrangeiros falantes espanhol e de outras línguas diversas do espanhol residentes em Foz do Iguaçu o contato com a Língua Portuguesa falada nesse município, que se caracteriza por ser linguístico-culturalmente bastante diversificado, devido à sua localização na tríplice fronteira. A proposta é favorecer a integração linguístico-cultural, uma boa convivência com a língua-cultura do deslocar-se e conviver nesse espaço geográfico fronteiriço, por meio de curso de Língua Portuguesa, de nível básico, a ser desenvolvido com embasamento na Pedagogia de Projeto e na visão Sociolinguística. Pensamos em ofertar curso básico de 45 horas, duas vezes por semana, com material didático próprio elaborado com temas que acrescentem cada vez mais conhecimentos a uma convivência harmoniosa com a diversidade linguístico-cultural presente em Foz do Iguaçu, ou seja, que cidadãos residentes em Foz, que ainda não falam Português, possam adquirir pelo menos o necessário para realizarem atividades de compra/venda, informar-se e a outrem sobre assuntos diversos que circulam na comunidade. O presente projeto justifica-se por seu caráter inclusivo de respeito aos diversos povos e línguas-culturas existentes em Foz do Iguaçu; por estabelecer uma relação dialógica entre corpo docente e discente no espaço da comunidade desse município; por favorecer aos professores aprendizes bolsistas oportunidade de terem uma formação integrada à prática e acompanhada pela coordenação do projeto; por proporcionar temas de diálogos que poderão tornar-se alvo de pesquisa linguístico-culturais; por ser um projeto executável, o qual requer apenas a materialidade já oferecida desde o edital. O presente projeto terá impacto na comunidade do município de Foz do Iguaçu por favorecer o contato da comunidade estrangeira falante de outras línguas com a Unila. Também em sua finalização, quando serão divulgadas reflexões sobre a trilha metodológica percorrida no processo. Prevê-se a publicação de relatos dessa experiência a partir desses produtos obtidos, para um atendimento à comunidade ainda maior, e sua integração a pesquisas futuras..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Francisca Paula Soares Maia - Coordenador / Amanda da Silva Lima - Integrante / Nicole Dal Pozzo Zanolla - Integrante / Desideri Marx Travessini - Integrante.


Outros Projetos


2018 - Atual
Língua Espanhola, Língua Portuguesa
Descrição: É a partir de um pensamento interdisciplinar, ou mesmo transdisciplinar, via pedagogia de projeto que a presente proposta de Português Brasileiro se apresenta ao PIBID, ao acreditarmos que a Escola é espaço de libertação (FREIRE, 1994) , de formação cidadã pela expressão pessoal, ou seja, espaço das aprendizagens essenciais à sua formação humana, o mesmo que podemos vislumbrar na nova proposta da Base Curricular Nacional. Desse modo, neste subprojeto vemos o Português Brasileiro como língua que veicula a cultura, e assim deve ser abordada em trabalho de integração das áreas de conhecimento na Escola, de modo a favorecer a ruptura com uma prática de ensino fragmentado..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (24) .
Integrantes: Francisca Paula Soares Maia - Coordenador / Henrique dos Santos - Integrante / Maria Fátima da Silva - Integrante / Selma Meireles Freitas - Integrante / Alessandra Cirino de Almeida - Integrante / Aline Edith Goncalves dos Santos Lenzi - Integrante / Andrea da Costa - Integrante / Antonia Maria Soares da Silva - Integrante / Carolina Fernanda Timoteo Queiroz - Integrante / Caroliny Natalia Machado - Integrante / Dalva Machado de Souza Arns - Integrante / Flavio Pinto de Souza Junior - Integrante / Gabriela Bezerra de Deus Silva - Integrante / Gabriely Santos de Souza - Integrante / Geanefer Alves de Lacerda - Integrante / Isaura Alves dos Santos - Integrante / Ivan Camilo Preciado Urbano - Integrante / Joao Pedro de Souza Tosti - Integrante / Larissa Sehn da Rocha - Integrante / Lucas Fortes Felisbino - Integrante / Marcos Adriano Gabriel - Integrante / Nathalia Nunes - Integrante / Nauani Alessandra Medeiros - Integrante / Rafael da Silveira Falcao - Integrante / Rosilda Antonia da Cruz - Integrante / Silvana Duarte Pereira - Integrante / Vilma Neri De La Cruz Contreras - Integrante / Wesley Amorim Araujo - Integrante / Catarina Costa Fernandes - Integrante.
Uso dos pronomes nós / a gente: concordância verbal e oralidade
Situação: Desativado; Natureza: Outra.
A origem da escrita: percurso e conseqüências
Situação: Desativado; Natureza: Outra.
Língua falada / língua escrita: realizações e convenções
Situação: Desativado; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão
2016 - Atual
Periódico: ESTUDOS LINGUÍSTICOS (SÃO PAULO. 1978)


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Ideação - Revista do Centro de Educação e Letras
2015 - Atual
Periódico: Revista Filologia e Linguística Portuguesa
2016 - Atual
Periódico: Scientia Plena
2012 - Atual
Periódico: Ideação (Unioeste. Impresso)
2017 - Atual
Periódico: ESTUDOS LINGUÍSTICOS (SÃO PAULO. 1978)
2017 - 2018
Periódico: EDITORA UFPR
2018 - Atual
Periódico: SCRIPTA (PUCMG)
2018 - Atual
Periódico: Revista Travessias


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Português Língua estrangeira.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: FONÉTICA E FONOLOGIA.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Catalão
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Galego
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
Aprovada em 3o. lugar na Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
2013
Aprovada em 2o. lugar para Prof Substituto CEFET/BH/MG, Centro Federal de Educação Tecnológica/BH/MG.
2013
Bolsa para participação no Latin American Studies Association, Latin American Studies Association - USA.
2013
Aprovada em 3o. lugar em provas de conhecimento, didática e títulos, Universidade Federal de Viçosa.
2009
Aprovada em 2o. lugar para Prof Substituto do DMTE/FAE/UFMG, Faculdade de Educação/UFMG.
2008
Liberada para Doutorado por mérito de 2008 a 2011, PBH.
2007
Aprovada para Doutorado em Estudos Linguísticos, FALE/UFMG.
2001
Liberada para Mestrado de 2001 a 2003, PBH.
2000
Aprovada para Mestrado em Estudos Linguísticos, FALE/UFMG.
1990
Aprovada para Prof Substituto FALE/UFMG, Faculdade de Letras/UFMG.
1988
Aprovada em 1o lugar para Profa de Português p Estrangeiros, FALE/UFMG.
1988
Aprovada para Prof Redação Texto Argumentativo, FALE/UFMG.
1983
Aluna Honra ao Mérito, E E Silviano Brandão (Ensino Fundamental).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MAIA, F. P. S. (Port)2017MAIA, F. P. S. (Port); Lima, M.C. . Português para Estrangeiros em Foz do Iguaçu: o cotidiano como método de ensino. REVISTA PHILOLOGUS, v. 68, p. 145-156, 2017.

2.
DIALLO, M. A.2017DIALLO, M. A. ; MAIA, F. P. S. (Port) ; REINALDO, G. A. B. ; S.Jr, E. ; Rodriguez, A.P.T. . Árabe, Arabismo e Islamismo na Tríplice Fronteira. REVISTA PHILOLOGUS, v. 69, p. 474-481, 2017.

3.
MAIA, F. P. S. (Port)2015MAIA, F. P. S. (Port); RAMOS, J. . Do estatuto pronominal de 'a gente' e cliticização. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), v. 44, p. 387-397, 2015.

4.
TRAVESSINI, D.M.2015TRAVESSINI, D.M. ; MAIA, F. P. S. (Port) ; SOUZA, V. B. ; KIILL, D. . Português para a integração. REVISTA PHILOLOGUS, v. 63, p. 1775-1779, 2015.

5.
MAIA, F. P. S. (Port)2015MAIA, F. P. S. (Port); DIALLO, M. A. ; NOUREDINI, R. ; HIJAZI, Y. A. . Ações para a integração árabe em Foz do Iguaçu. REVISTA PHILOLOGUS, v. 63, p. 418-427, 2015.

6.
SOARES MAIA, F.P. (Esp)2011SOARES MAIA, F.P. (Esp). Formas reduzidas de «a gente»: continua a gramaticalização no dialeto mineiro?. Caligrama (UFMG), v. 16, p. 85-103, 2011.

7.
MAIA, F. P. S. (Port)2009MAIA, F. P. S. (Port); UNINCOR . A gente vê por aqui: fronteiras da contemporaneidade na gramaticalização de uma forma pronominal. Memento (Três Corações), v. 02, p. 01/ 02-09, 2009.

8.
MAIA, F. P. S. (Port)2009MAIA, F. P. S. (Port); RODRIGUES RODRIGUES, José Maria . Sociolingüística laboviana y pluralidade en enseñanza de lenguas. Uniletras (UEPG. Impresso), v. 31, p. 59-73, 2009.

9.
MAIA, F. P. S. (Port)2009MAIA, F. P. S. (Port). A variação 'nós' / 'a gente' no dialeto mineiro: investigando a transição. Revista da ABRALIN, v. 8, p. 45-70, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MAIA, F. P. S. (Port); GERALDO, E. (Org.) ; RIBEIRO, S.B.C. (Org.) ; ARAÚJO, V.da S. (Org.) ; AMATO, L. J. D. (Org.) ; CALDERON, S. Q. O. (Org.) ; BUSTINZA, I.A.U. (Org.) ; MUÑOZ, A.E. (Org.) ; RAMME, V. (Org.) ; LEROY, H.R. (Org.) ; FORTES, L. (Org.) ; HERRERA, M.L.M (Org.) . Interculturalidades: visões multilaterais desde a UNILA. 1a. ed. Roosevelt: Boavista Press, 2018. 149p .

2.
MAIA, F. P. S. (Port); MAIA, F.P.S. (Org.) ; PEREIRA, J. (Org.) ; FERNANDES, C. (Org.) ; DELLISOLA, R. L. P. (Org.) ; COURA-SOBRINHO, J. (Org.) ; PERINI, M. A. (Org.) ; FARACO, C. A. (Org.) ; BOTELHO, M. (Org.) ; HERRERO, M. (Org.) . Contribuições (Sócio)Linguísticas ao Ensino de Português como Língua Estrangeira. 1. ed. Florianópolis: Bookess, 2013. v. 1. 179p .

Capítulos de livros publicados
1.
MAIA, F. P. S. (Port); GERALDO, E. ; RIBEIRO, S.B.C. ; ARAÚJO, V.da S. ; AMATO, L. J. D. ; CALDERON, S. Q. O. ; BUSTINZA, I.A.U. ; MUÑOZ, A.E. ; RAMME, V. ; LEROY, H.R. ; FORTES, L. ; HERRERA, M.L.M . Introdução. In: MAIA, F.P.S.. (Org.). Interculturalidades: visões multilaterais desde a UNILA. 1aed.Roosevelt: Boavista Press, 2018, v. 1, p. 9-16.

2.
MAIA, F. P. S. (Port); BEMFICA, S. . Métodos de ensino de língua estrangeira: contextos históricos e aplicabilidade.. In: Luís Gonçalves. (Org.). Fundamentos do Ensino de Português como Língua Estrangeira. 1ed.Roosevelt - New Jersey: Boa Vista Press, 2016, v. 1, p. 51-61.

3.
MAIA, F. P. S. (Port); AMATO, L. J. D. ; CÁRDENAS, L.O.G. . Relações Bilingues em escola pública no Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF). In: Rubens Lacerda de Sá. (Org.). Português Para Falantes de Outras Línguas: Interculturalidade, Inclusão Social e Políticas Linguísticas. 1a.ed.Campinas: Pontes, 2016, v. 1a., p. 33-54.

4.
MAIA, F. P. S. (Port); COMO, E. (Org) . Português e línguas em contato. In: Elena Como. (Org.). Ao Redor do Mundo: Leituras em Português. 1ed.New York: Atlântico Books, 2013, v. 2, p. 111-123.

5.
MAIA, F. P. S. (Port). Sociolinguística Aplicada ao Ensino-Aprendizagem de Português Língua Estrangeira. In: SILVA,K.A.; SANTOS,D.T.. (Org.). Português como Língua (Inter)Nacional: Faces e Interfaces. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2013, v. , p. 335-345.

6.
FERNANDES, C. ; MAIA, F. P. S. (Port) ; FARACO, C. A. ; PEREIRA, J. ; BOTELHO, M. ; HERRERO, M. ; DELLISOLA, R. L. P. ; COURA-SOBRINHO, J. ; PERINI, M. A. . Produção de Conhecimentos em Sociolinguística e Ensino de Língua Portuguesa/LE. In: Maia, F.P.S.. (Org.). Contribuições (Sócio)Linguísticas ao Ensino de Português como Língua Estrangeira. 1ed.Florianópolis: Bookess, 2013, v. , p. 38-48.

7.
MAIA, F. P. S. (Port); ORG, R. L. P. D. . Aplicando princípios da Sociolinguística ao ensino-aprendizagem de PLA. In: Dell 'Isola. (Org.). Português Língua Adicional: ensino e pesquisa. 1ed.Recife: Editora Universitária UFPE, 2012, v. , p. 105-110.

8.
MAIA, F. P. S. (Port). Como surgem os acordos ortográficos?. In: Elena Como. (Org.). Ao Redor do Mundo - Leituras em Português. New York: Atlantico Books, 2011, v. , p. 111-119.

9.
Pinto, Paulo Feytor, Türi, Joseph-G. & Brohy, Claudine ; MAIA, F. P. S. (Port) . O direito à variação linguística e à pluralidade cultural em sala de aula. In: Pinto, Paulo Feytor; Türi, Joseph-G.; Brohy, Claudine. (Org.). Direito, Língua e Cidadania Global. Droit, langue et citoyenneté mondiale. Law, Language and Global Citizenship.. Lisboa: Associação de Professores de Português & Academia Internacional de Direito Linguístico., 2009, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MAIA, F. P. S. (Port). Erro ou desvio? O que é o uso de 'nós'/'a gente' no Português Brasileiro?. SBS E-Talks, http://www.sbs.com.br/virtual/, 05 jul. 2012.

2.
MAIA, F. P. S. (Port). O que é o respeito às diferenças linguísticas e à diversidade cultural em aquisição de português?. Gazeta News, Flórida - EUA, 14 jun. 2012.

3.
MAIA, F. P. S. (Port). Pensando a Aquisição da Escrita em Língua Portuguesa à Luz da Alfabetização/Letramento. SBS-ETalks, SBS- Livraria Internacional, 02 maio 2012.

4.
MAIA, F. P. S. (Port). Exame de Proficiência em Português Língua Estrangeira: o Celpe-Bras. Gazeta News, http://gazetanews.com/colunas/, 02 abr. 2012.

5.
MAIA, F. P. S. (Port). CELPE-BRAS e o Português Brasileiro em Evidência. SBS-ETalks, SBS- Livraria Internacional, 23 mar. 2012.

6.
MAIA, F. P. S. (Port). O Português Brasileiro em evidência. Gazeta Brazilian News, Nosso Idioma - AOTP, 06 fev. 2012.

7.
MAIA, F. P. S. (Port). Princípios de Sociolinguística Laboviana e Integração Linguística Internacional do Brasil. E-TALKS SBS, SBS, 07 jun. 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MAIA, F. P. S. (Port). Constatando mudanças da forma 'a gente' no dialeto mineiro. In: III CIDS - CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIALETOLOGIA E SOCIOLINGUÍSTICA, 2015, Londrina. Anais do III CIDS ? Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística ? Variedade, Atitudes Linguísticas e Ensino. Londrina: UEL, 2014. p. 402-415.

2.
MAIA, F. P. S. (Port); Sosa . Sobre Interferências da Oralidade na Escrita no Processo de Aquisição em Português como Língua Estrangeira. In: VII CONGRESO NACIONAL DE LA ASOCIACIÓN ARGENTINA DE PROFESORES DE PORTUGUÉS ?Lengua, identidades e integración?, 2011, LLanús-Argentina. Actas do VII CONGRESO NACIONAL DE LA ASOCIACIÓN ARGENTINA DE PROFESORES DE PORTUGUÉS, 2011. p. 252-258.

3.
MAIA, F. P. S. (Port); DELLISOLA, R. L. P. ; MIRANDA, Y. C. C. . Ensino - Aquisição De Língua Portuguesa/LE Com Embasamento Variacionista. In: VI CIEL, 2011, Ponta Grossa. V CIEL - anais. Ponta Grossa: UEPG, 2011.

4.
MAIA, F. P. S. (Port). Sociolinguística Laboviana: princípios para a integração via prática docente. In: I Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL, 2010, Foz do Iguaçu. I CIPLOM Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL e I Encontro Internacional de Associações de Professores de Línguas. São Paulo: APEESP, 2010. p. 449-454.

5.
SOARES MAIA, F.P. (Esp); (ORG)ROJO,S . Ocorrências e referências de 'la gente' em língua hispânica. In: V Congresso Brasileiro de Hispanistas- I C. Internacional da ABH, 2009, Belo Horizonte. Anais do V Congresso de Hispanistas. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2008. p. 2659-2666.

6.
MAIA, F. P. S. (Port). O ?Erro? Linguístico a partir de uma perspectiva Sociolinguística Laboviana no ensino de Português/Le. In: v CIEL, 2009, Ponta Grossa-PR. V CIEL - anais, 2009.

7.
MAIA, F. P. S. (Port); HORA . Sociolinguística: conhecimentos para a compreensão da pluralidade cultural do Portugês do Brasil. In: ABRALIN em cena Piauí, 2008, Teresina-PI. Anais ABRALIN em cena Piauí. João Pessoa: Ideia, 2008. v. 2. p. 591-604.

8.
MAIA, F. P. S. (Port). O alfabeto tem uma origem. In: II Ciclo de Histórias de Professores: Experiências vividas em sala de aula, 2007, Assis / SP. CD do II Ciclo de Histórias de Prof.: Experiências vividas em sala de aula. Assis / SP: UNESP / Assis, 2007. p. 95-97.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Pinto, Paulo Feytor, Türi, Joseph-G. & Brohy, Claudine ; MAIA, F. P. S. (Port) . O direito à variação linguística e à pluralidade cultural em sala de aula. In: 11a Conferência da Academia Internacional de Direitos Linguísticos, 2009, Lisboa. Direito, Língua e Cidadania Global. Droit, langue et citoyenneté mondiale. Law, Language and Global Citizenship.. Lisboa: Associação de Professores de Português & Academia Internacional de Direito Linguístico., 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MAIA, F. P. S. (Port). Imaginários, representações sociais e língua de herança na tríplice fronteira. In: VI SIMELP, 2017, Santarém. Simpósio 19 - Língua de Herança e Línguas em contato: pesquisando o convívio entre as línguas minoritárias e língua dominante, 2017.

2.
MAIA, F. P. S. (Port). Constatando mudanças da forma 'a gente' no dialeto mineiro. In: III Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística, 2014, Londrina. Constatando mudanças da forma a gente no dialeto mineiro, 2014. p. 72-72.

3.
SOARES MAIA, F.P. (Esp). Formação de agentes interculturais a partir de embasamentos da Sociolinguística Laboviana. In: II CIPLOM, 2013, Buenos Aires. Libro de Resúmenes - II CIPLOM, 2013. p. 621-622.

4.
SOARES MAIA, F.P. (Esp); Sosa . Produção de conhecimentos em Sociolinguística e ensino de Língua Estrangeira/LE. In: Semana de estudos Linguísticos - Portugués Língua Estrangeira, 2009, Buenos aires. SEL-PLE Semana de estudos Linguísticos: Português Língua estrangeira, 2009.

5.
SOARES MAIA, F.P. (Esp); Sosa . A origem da escrita e das convenções ortográticas em Língua Portuguesa. In: Semana de Estudos Linguísticos - Português Língua Estrangeira, 2009, Buenos Aires. SEL - PLE: Semana de Estudos Linguísticos Português Língua estrangeira. p. 2.

6.
MAIA, F. P. S. (Port); Neri . O espaço da sociolinguística laboviana no ensino de PLE. In: VI PLE - Encontro de Português Língua Estrangeira do Rio de Janeiro, 2009, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do VI PLE - Encontro de Português Língua Estrangeira do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UFRJ. p. 29.

7.
MAIA, F. P. S. (Port); ORGANIZADORA, C. . Cliticização de 'a gente' no dialeto mineiro: integrando perspectivas de investigação linguística. In: II Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2009, Uberaba. Programação e Resumos- II SELL. Uberaba: UFTM, 2009. p. 112.

8.
MAIA, F. P. S. (Port); (ORG)ROJO,S . Ocorrências e referências de 'la gente' em língua hispânica. In: V Congresso Brasileiro de Hispanistas- I Congresso Internacional da ABH, 2008, Belo Horizonte. Anais do V Congresso Brasileiro de Hispanistas -UFMG. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2008. p. 101-102.

9.
MAIA, F. P. S. (Port). Compreendendo as realizações 'a gente vamos' / 'nós vai' no dialeto mineiro. In: 12o. Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa / 3o. Congresso Internacional de Lusofonia, 2008, Perdizes - São Paulo. 12o. Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa / 3o. Congresso Internacional de Lusofonia. São Paulo: IP - PUC, 2008. p. 60-60.

10.
SOARES MAIA, F.P. (Esp). Sociolingüística y Gramática. In: Charla: Sociolingüística & Gramática, 2008, Buenos Aires. Charla: Sociolingüística & Gramática, 2008.

11.
MAIA, F. P. S. (Port); HORA . Sociolinguística:conhecimentos para a compreensão da pluralidade cultural do Português do Brasil. In: Abralin em cena Piauí, 2008, Teresina. Abralin em cena Piauí. João Pessoa: Ideia, 2008.

12.
MAIA, F. P. S. (Port). 'A variação nós / a gente no dialeto mineiro; investigando a transição. In: V Congresso Internacional da ABRALIN / UFMG, 2007, Belo Horizonte. conferências do V Congresso Internacional da ABRALIN. Belo Horizonte: Editora da Faculdade de Letras da UFMG, 2007. v. 2007. p. 768-769.

13.
MAIA, F. P. S. (Port). Há influência da prosódia na compreensão textual?. In: I SELL - I Simpósio de Estudos Lingüísticos e Literários / UFTM, 2007, Uberaba. Caderno de Resumos do I SELL - UFTM - Uberaba. Uberaba: Faculdade de Letras da UFTM, 2007. v. 1.

14.
MAIA, F. P. S. (Port). Alunos de 1o. ano do 3o. ciclo: não-alfabetizados?. In: VIII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 2007, Brasília. Caderno de resumos do VIII CBLA. Brasília: Editora da UnB, 2007. v. 1. p. 136.

15.
MAIA, F. P. S. (Port); ORGANIZADORA, C. . A Sociolinguística e o ensino de Língua Portuguesa como língua estrangeira. In: VI Congresso Internacional de Português Língua Estrangeira - SIPLE, 2007, São Carlos - SP. VI CONGRESSO INTERNACIONAL, 2007. p. 31-61.

Apresentações de Trabalho
1.
MAIA, F. P. S. (Port). Português Brasileiro para a inclusão cidadã: integração e cidadania. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MAIA, F. P. S. (Port). Há Matemática na Língua. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MAIA, F. P. S. (Port). Contribuições Variacionistas para a compreensão do bi(pluri)linguismo na UNILA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MAIA, F. P. S. (Port). UNILA: contribuições para a questão do bilinguismo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MAIA, F. P. S. (Port). O Direito à alteridade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MAIA, F. P. S. (Port). Contribuições iniciais contrastivas entre 'la gente' e 'a gente'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MAIA, F. P. S. (Port). Representações Sociais e ensino-aprendizagem de Língua Adicional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SOARES MAIA, F.P. (Esp). Novas práticas e culturas na formação de professores de Português e Espanhol como Língua Estrangeira - minicurso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
MAIA, F. P. S. (Port); NOUREDINE, R. ; HIJAZI, Y. A. . Ações para a integração árabe em Foz do iguaçu. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
MAIA, F. P. S. (Port). A gente: o que ouvimos, o que escrevemos - uma abordagem interdisciplinar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MAIA, F. P. S. (Port). Constatando mudanças da forma a gente no dialeto mineiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MAIA, F. P. S. (Port). Conscientização para a variação e resultados de avaliações em PLE/PLA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MAIA, F. P. S. (Port). Conscientização para a variação e a avaliação no Programa Escola Intercultural de Fronteiras - PEIF. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MAIA, F. P. S. (Port). A oralidade no exame Celpe-Bras: por uma visão variacionista. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MAIA, F. P. S. (Port). Cultura, Língua e Variação do Português Brasileiro a partir de Minas Gerais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
SOARES MAIA, F.P. (Esp). Formação de agentes interculturais a partir de embasamentos da Sociolinguística Laboviana. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MAIA, F. P. S. (Port). A palavra escrita: da origem aos desafios atuais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
SOARES MAIA, F.P. (Esp). Formação de agentes interculturais a partir de embasamentos da Sociolinguística Laboviana. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
MAIA, F. P. S. (Port). Contribuições da Teoria da Variação ao Ensino-Aprendizagem de Português-LE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SOARES MAIA, F.P. (Esp). Workshop Virtual: Como estruturar o aprendizado do vocabulário. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
MAIA, F. P. S. (Port); TURNBULL, Jacquie ; SILVEIRA, Ricardo ; PLATERO, Luciana . 9 hábitos de Professores Altamente Eficientes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
MAIA, F. P. S. (Port). Contribuições sociolinguísticas em comunidade virtual de Português/LE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
MAIA, F. P. S. (Port). Para integração Internacional do Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
MAIA, F. P. S. (Port). Princípios de Sociolinguística Laboviana e Integração Linguística Internacional do Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
MAIA, F. P. S. (Port). Teatro em ação: uma aula em forma de linguística e variação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
MAIA, F. P. S. (Port); DELLISOLA, R. L. P. ; MIRANDA, Y. C. C. . Ensino - Aquisição De Língua Portuguesa/Le Com Embasamento Variacionista. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
SOARES MAIA, F.P. (Esp). Formação on line em Sociolinguística Laboviana. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
SOARES MAIA, F.P. (Esp). Sociolinguística Laboviana e integração linguístico-cultural nas fronteiras brasileiras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
MAIA, F. P. S. (Port). Sociolinguística Laboviana: princípios para a integração via prática docente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
MAIA, F. P. S. (Port). Formas reduzidas de a gente: novos clíticos no PB?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
MAIA, F. P. S. (Port). Conhecimentos produzidos em Sociolinguística Laboviana e Aquisição de Língua Escrita e Língua Falada. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
MAIA, F. P. S. (Port). A presença da sociolinguística laboviana na Comunidade faleportugues.ning. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
MAIA, F. P. S. (Port); PONCE, Harumi . A presença da sociolinguística laboviana na Comunidade Faleportugues.ning. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
MAIA, F. P. S. (Port). Sociolinguística e Integração do Brasil na CPLP. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
MAIA, F. P. S. (Port). Sociolinguística Laboviana e Aquisição de Língua Escrita e Língua Falada em Português Língua Estrangeira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
MAIA, F. P. S. (Port). 'A gente' no dialeto mineiro: integrando perspectivas de investigação linguística. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
MAIA, F. P. S. (Port). 'A gente' / 'la gente': percursos da gramaticalização de uma mesma fonte. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
MAIA, F. P. S. (Port). O "erro" linguístico a partir de uma perspectiva sociolinguística laboviana no ensino de Português/LE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
MAIA, F. P. S. (Port). A gente / la gente: fronteiras do contemporâneo na gramaticalização de uma forma lexical. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
MAIA, F. P. S. (Port). Cliticização de 'a gente' no dialeto mineiro: integrando perspectivas de investigação linguística. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
MAIA, F. P. S. (Port). Gramaticalização de a gente/la gente: dialeto mineiro e dialeto bonaerense, primeiros resultados. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
MAIA, F. P. S. (Port). Produção de conhecimentos em sociolinguística Laboviana e ensino de Português Língua Estrangeira. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

43.
MAIA, F. P. S. (Port). A origem da escrita e das convenções ortográficas em Língua Portuguesa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

44.
MAIA, F. P. S. (Port). O espaço da Sociolinguística Laboviana no Ensino de PLE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
MAIA, F. P. S. (Port). A gente / la gente: para uma concepção da gramaticalização. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

46.
MAIA, F. P. S. (Port). La gente: uma nova forma pronominal?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

47.
MAIA, F. P. S. (Port). Sociolingüística: conhecimentos para compreensão da pluralidade cultural do Português do Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

48.
MAIA, F. P. S. (Port). A gente vê por aqui: fronteira da contemporaneidade na gramaticalização de uma forma pronominal. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

49.
MAIA, F. P. S. (Port). Compreendendo as realizações 'a gente vamos' / 'nós vai' no dialeto mineiro do Português do Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

50.
MAIA, F. P. S. (Port). O direito à variação lingüística e à pluralidade cultural em sala de aula. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

51.
MAIA, F. P. S. (Port). A análise em tempo real e a comunidade lingüística. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

52.
MAIA, F. P. S. (Port). A Sociolinguística e a Gramática. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

53.
MAIA, F. P. S. (Port). Ocorrências e referências de 'la gente' em língua hispânica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

54.
MAIA, F. P. S. (Port). Os manuais de português para estrangeiros já oferecem aceso à variação dos pronomes pessoais?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

55.
MAIA, F. P. S. (Port). O uso de 'corpora' na análise da gramaticalização de 'a gente' do PB e de 'la gente' do espanhol rioplatense. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

56.
MAIA, F. P. S. (Port). Sociolingüística Laboviana y la acción docente. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

57.
MAIA, F. P. S. (Port). Sociolingüística Laboviana:principios para sobrepujar diferencias. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

58.
MAIA, F. P. S. (Port). A Sociolingüística e o ensino de Llíngua Portuguesa como língua estrangeira. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

59.
MAIA, F. P. S. (Port). O espaço da referência genérica nós/a gente no dialeto mineiro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

60.
MAIA, F. P. S. (Port). O alfabeto tem uma origem. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

61.
MAIA, F. P. S. (Port). Alunos de 1o. ano do 3o. ciclo: não-alfabetizados?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

62.
MAIA, F. P. S. (Port). Há influência da prosódia na compreensão textual?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

63.
MAIA, F. P. S. (Port). A variação nós / a gente no dialeto mineiro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MAIA, F. P. S. (Port). Investigando as formas reduzidas de 'a gente' no dialeto mineiro 2012 (Tese de Doutorado).

2.
MAIA, F. P. S. (Port). Alunos de 3º. ciclo, não-alfabetizados? 2008 (TCC de Especialização).

3.
MAIA, F. P. S. (Port). A variação nós / a gente no dialeto mineiro: investigando a transição. Belo Horizonte: FALE / UFMG, 2003 (Dissertação de Mestrado).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SOARES MAIA, F.P. (Esp); SOSA, N. ; Polastri . Consultas Linguísticas. 2012.

2.
SOARES MAIA, F.P. (Esp); SOSA, N. ; Polastri . Consultas Linguísticas. 2011.

3.
SOARES MAIA, F.P. (Esp); SOSA, N. ; Polastri . Consultas Linguísticas. 2010.

4.
SOARES MAIA, F.P. (Esp); SOSA, N. ; Polastri . Consultas Linguísticas. 2009.

5.
MAIA, F. P. S. (Port); SOSA, N. ; Polastri . Consultas Linguísticas. 2008.

Processos ou técnicas
1.
MAIA, F. P. S. (Port). Sociolinguística Laboviana: diretrizes para a Interculturalidade/EUA. 2012.

2.
SOARES MAIA, F.P. (Esp). Sociolinguística Laboviana: diretrizes para a Interculturalidade-DRI-UFMG. 2011.

3.
SOARES MAIA, F.P. (Esp). Sociolinguística Laboviana: diretrizes para a interculturalidade / Argentina. 2008.

4.
SOARES MAIA, F.P. (Esp); RODRIGUES RODRIGUES, José Maria . Sociolinguística Laboviana: diretrizes para a interculturalidade / Paraguai. 2008.

Trabalhos técnicos
1.
MAIA, F. P. S. (Port). Parecer Científico Revista Filologia e Linguística Portuguesa. 2016.

2.
MAIA, F. P. S. (Port). Parecer científico Revista Filologia e Línguística Portuguesa. 2015.

3.
MAIA, F. P. S. (Port); CORTEZ, M. ; FERREIRA, L. ; PERETI, M. ; RAMME, V. ; VIEIRA, C. ; HENRIQUE, L. ; VIEIRA, M. E. ; GUIZZO, A. R. . Redação do Guia Didático de Língua Adicional - Português. 2014.

Redes sociais, websites e blogs
1.
MAIA, F. P. S. (Port); GRUPO, M. . Variação e PLE na Faleportugues. 2012; Tema: variação linguística e à diversidade cultural em Língua Portuguesa.. (Rede social).

2.
MAIA, F. P. S. (Port). Variação e PLE na Faleportugues. 2011; Tema: variação linguística e à diversidade cultural em Língua Portuguesa.. (Rede social).

3.
MAIA, F. P. S. (Port). Variação e PLE na Faleportugues. 2010; Tema: variação linguística e à diversidade cultural em Língua Portuguesa.. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
MAIA, F. P. S. (Port). Coordenação de Fórum de Pesquisadores: Estudos (Sócio)Linguísticos e de Culturas em Espanhol e Português Línguas Estrangeiras. 2016. (Coordenação).

2.
MAIA, F. P. S. (Port). Coordenou sessão de comunicações. 2016. (Coordenação de sessão).

3.
MAIA, F. P. S. (Port). Estudos Linguísticos II. 2016. (Coordenação de sessão).

4.
MAIA, F. P. S. (Port); CHOZAS, D. ; MENDES, R. M. G. . Fórum de Pesquisadores: Estudos (Sócio)Linguísticos e de Culturas em Espanhol e Português Línguas Estrangeiras. 2016. (Coordenação).

5.
MAIA, F. P. S. (Port). Entrevistadora no Exame CELPE-BRAS. 2015. (Exame CELPE-BRAS).

6.
MAIA, F. P. S. (Port). Observadora no exame CELPE-BRAS. 2014. (Exame CELPE-BRAS).

7.
MAIA, F. P. S. (Port). A palavra escrita. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
MAIA, F. P. S. (Port). colaboração em site: Sociolinguística Laboviana e formação em PLE. 2012. (colaboração teórica site).

9.
MAIA, F. P. S. (Port); Água-Mel, Cristina . Colaboradora na equipa do Portu-nês-China. 2012. (colaboração teórica site).

10.
MAIA, F. P. S. (Port). Coord. de Sessão de Comunicação Individual no VII Encontro de PLE-RJ. 2012. (Coordenação de sessão).

11.
MAIA, F. P. S. (Port). Observadora de prova individual do exame CELPE-BRAS. 2012. (Exame CELPE-BRAS).

12.
MAIA, F. P. S. (Port). colaboração em site: Sociolinguística Laboviana e formação em PLE. 2011. (colaboração teórica site).

13.
SOARES MAIA, F.P. (Esp); Sosa ; Polastri . orientação - consultas linguísticas- ARG. 2011. (orientação - consultas linguísticas).

14.
MAIA, F. P. S. (Port). colaboração teórica site: Sociolinguística Laboviana e formação em PLE. 2010. (colaboração teórica site).

15.
SOARES MAIA, F.P. (Esp). Sociolinguística e compreensão da diversidade linguística e cultural em PLE. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
SOARES MAIA, F.P. (Esp). A pesquisa sociolinguística laboviana e o ensino de PLE. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - orientações conceituais e bibliográficas).

17.
MAIA, F. P. S. (Port). Coordenação de Sessão de Conferência. 2009. (Coordenação).

18.
SOARES MAIA, F.P. (Esp); Sosa ; Polastri . orientação: consultas linguísticas site-ARG. 2009. (orientação).

19.
SOARES MAIA, F.P. (Esp). Coordenación de sesión de conferencias. 2009. (Coordenação de sessão).

20.
MAIA, F. P. S. (Port). O ensino de Português como Língua Estrangeira a partir dos pressupostos da Sociolingüística no mundo contemporâneo. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

21.
MAIA, F. P. S. (Port). Sociolingüística e espaço para formação de valores em sala de aula. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
AMATO, L. J. D.; MAIA, F. P. S. (Port); PEREIRA, M. C.. Participação em banca de Glauber da Silva. Cultura e Poder em Ambiente Escolar Intercultural na Região da Fronteira Sul de Mato Grosso do Sul. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FREITAS, L. R. T.; SILVA, A. F.; MAIA, F. P. S. (Port). Participação em banca de Gabriela Alejandra Blanco Reinaldo.La libertad entre los límites de la religión?: estudio de caso de la comisión Nuestra Señora de Fátima. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
MAIA, F. P. S. (Port); SILVA, J. P.; PARREIRAS, V.; FARIA, F. M.. Participação em banca de Kelen Cristina Benjamim Santos.Contação de histórias como contribuição para a formação leitora: performance sobre a Lenda das Cataratas do Iguaçu. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
QUEIROZ NETO, E.; AQUINO, S. L.; MAIA, F. P. S. (Port). Participação em banca de Desideri Marx Travessini.Educação do Campo ou Educação Rural? Os Conceitos e a Prática a partir de São Miguel do Iguaçu. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CARVALHAL, T. P.; CORTEZ, M.; MAIA, F. P. S. (Port). Professor Substituto. 2015.

2.
MAIA, F. P. S. (Port); MIRANDA, F.; VIEIRA, C.. Professor Adjunto de Português Língua Adicional da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. 2014. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIV Seminário Paranaense de Educação Fiscal - Brasil, Cabo Verde e Honduras. 2016. (Seminário).

2.
Autonomia e Integração na América Latina: a busca da autonomia e as potências emergentes. 2015. (Outra).

3.
Integração Geolinguística: Através do Atlas Linguístico Guaraní-Românico. 2015. (Outra).

4.
Cátedra Latino-Americana Paulo Freire de Educação de Jovens e Adultos. 2014. (Outra).

5.
Ensinar gramática: o que se tem feito, o que se pode fazer. 2013. (Encontro).

6.
Imagens de língua estrangeira e processos identitários. 2013. (Encontro).

7.
IV Semana DA LETRAS Travesia. 2013. (Outra).

8.
Letramento crítico e ensino de línguas estrangeiras. 2013. (Encontro).

9.
O Português nas Políticas Linguísticas do Séc XXI. 2013. (Outra).

10.
4o. Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita. 2012. (Outra).

11.
Ensino de Língua Portuguesa em Macau: Identidade, diversidade sociocultural, interculturalidade. 2012. (Outra).

12.
I Seminário da Pesquisa Integrada "Ensinar qual Língua, Ler qual Literatura: Identidade, Relações étnicorraciais e Diversidade Sociocultural em Países de Língua Portuguesa. 2012. (Seminário).

13.
Speech and Corpora. 2012. (Congresso).

14.
Encontro Faleportugues em Asunción - Paraguai.A Comunidade Virtual Faleportugues. 2011. (Encontro).

15.
Letras Debate: "A história das Letras Clássicas na FALE/UFMG". 2011. (Encontro).

16.
Palestra "A história das Letras Clássicas na FALE/UFMG". 2011. (Outra).

17.
3o. Seminário: Educação Superior no Uruguai. 2009. (Seminário).

18.
II SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. 2009. (Simpósio).

19.
Probravo: II Sis-vogais. 2009. (Simpósio).

20.
ROSAE- I Congresso Internacional de Linguística Histórica. 2009. (Congresso).

21.
VI PLE - Encontro de Português Língua Estrangeira do Rio de Janeiro. 2009. (Encontro).

22.
1o. Seminário: Educação Superior na Argentina. 2008. (Seminário).

23.
4o. SINAL: Fronteiras do Contemporâneo. 2008. (Simpósio).

24.
II Ciclo de Histórias de Professores: Experiências vividas em sala de aula". 2007. (Encontro).

25.
II SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. 2007. (Simpósio).

26.
IV Conferência Linguística e Cognição. 2007. (Outra).

27.
IV Conferência Lingüística e Cognição: questões metodológicas. 2007. (Outra).

28.
Ceale Debate: Alfabetização e Consciência fonológica. 2004. (Outra).

29.
2o. Encontro Nacional Presença Pedagógica. 2000. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREIRA, J. ; MAIA, F. P. S. (Port) ; FREITAS, E. C. C. ; PAEZ, C. . XII Jornada Nacional de Linguistica e Filologia da Língua Portuguesa. 2017. (Outro).

2.
PEREIRA, J. ; MAIA, F. P. S. (Port) . XI Jornada Nacional de Linguistica e Filologia da Língua Portuguesa. 2016. (Outro).

3.
MAIA, F. P. S. (Port); SILVA, J. P. . X Jornada Nacional de Linguistica e Filologia da Língua Portuguesa. 2015. (Outro).

4.
MAIA, F. P. S. (Port); MARINHO, M. ; AMATO, L. J. D. ; AMARANTE, M. I. ; GUIZZO, A. R. ; PETZHOLD, B. . I Jornadas Latino-Americanas de Linguagens e Culturas. 2014. (Outro).

5.
SALA, G. ; MAIA, F. P. S. (Port) . Trocando Figurinhas-ARG. 2012. (Outro).

6.
MAIA, F. P. S. (Port); Florissi . Encontro Ciclo Série Expansão SBS: A Educação Levada a Sério. 2011. (Outro).

7.
SOARES MAIA, F.P. (Esp). II Encontro Faleportugues em Buenos Aires. 2011. (Outro).

8.
MAIA, F. P. S. (Port). I Encontro Fale Português na FALE - UFMG. 2011. (Outro).

9.
MAIA, F. P. S. (Port). I Encontro da Comunidade Faleportugues em Belo Horizonte. 2010. (Outro).

10.
MAIA, F. P. S. (Port). I Encontro da Comunidade Faleportugues em Curitiba. 2010. (Outro).

11.
SOSA, N. ; BOMPET, I. ; SOARES MAIA, F.P. (Esp) . I Semana de Estudos Linguísticos - Port Língua Estrangeira-ARG. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Luana Aristimunho Vargas Paes Leme. O Protagonismo das Mulheres no Tráfico Internacional de Drogas: um estudo na tríplice fronteira. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

2.
Elaine Cristina Cardoso de Freitas. As Fronteiras Linguístico-culturais e as Políticas Públicas para a Inclusão de Alunos Paraguaios e Argentinos na Escola Pública Municipal. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Coorientador).

Iniciação científica
1.
Karen Andrea Ortega Bravo. Morfologia de língua indígena: guarani. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Antropologia) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação-UNILA. (Orientador).

2.
Fagnner Ywerton do Nascimento Santos. Morfologia de língua indígena: guarani pelo Praat. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Letras: Espanhol e Português como Línguas Estrang) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

3.
Andrea del Pilar Trujillo Rodriguez. Mulher árabe e Trabalho. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação-UNILA. (Orientador).

4.
Lina Lizeth Leal Ospina. Mulher árabe e trabalho: mapeamentos. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Geografia - Território e Sociedade Na América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
João Ernesto Pelissari Cândido. Português para Estrangeiros em Foz do Iguaçu: Integração pela Diversidade - consulado. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

2.
Desideri Marx Travessini. Português para Estrangeiros em Foz do Iguaçu: Integração pela Diversidade. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Pró-Reitoria de Extensão - UNILA. (Orientador).

3.
Diego Kiill. Português para Estrangeiros em Foz do Iguaçu: Integração pela Diversidade - material didático. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

4.
Viviani Busko Souza. Português para Estrangeiros em Foz do Iguaçu: Integração pela Diversidade - metodologias. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

5.
Fernanda Gabina Alvarenga Fioravanti. Português para Estrangeiros em Foz do Iguaçu: Integração pela Diversidade - tecnologias. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

6.
Desideri Marx Travessini. Português para Estrangeiros em Foz do Iguaçu: integração a partir da interdisciplinaridade - temáticas. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

7.
Amanda da Silva Lima. Português para Estrangeiros em Foz Do Iguaçu: Integração a partir da Interdisciplinaridade. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Pró-Reitoria de Extensão - UNILA. (Orientador).

8.
Nicole Dal Pozzo Zanolla. Português para Estrangeiros em Foz do Iguaçu: Integração a partir da Interdisciplinaridade - falantes não hispanos. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Pró-Reitoria de Extensão - UNILA. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Kelen C.B. Santos. Contação de Histórias e Formação Leitora: uma performance sobre a Lenda das Cataratas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Francisca Paula Soares Maia.

Iniciação científica
1.
Fagnner Ywerton do Nascimento Santos. Padrões fonéticos do Guarani versus do Português e do Espanhol. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras: Espanhol e Português como Línguas Estrang) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisca Paula Soares Maia.



Inovação



Processos ou técnicas
1.
SOARES MAIA, F.P. (Esp). Sociolinguística Laboviana: diretrizes para a interculturalidade / Argentina. 2008.

2.
SOARES MAIA, F.P. (Esp). Sociolinguística Laboviana: diretrizes para a Interculturalidade-DRI-UFMG. 2011.

3.
MAIA, F. P. S. (Port). Sociolinguística Laboviana: diretrizes para a Interculturalidade/EUA. 2012.

4.
SOARES MAIA, F.P. (Esp); RODRIGUES RODRIGUES, José Maria . Sociolinguística Laboviana: diretrizes para a interculturalidade / Paraguai. 2008.


Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
MAIA, F. P. S. (Port); MAIA, F.P.S. (Org.) ; PEREIRA, J. (Org.) ; FERNANDES, C. (Org.) ; DELLISOLA, R. L. P. (Org.) ; COURA-SOBRINHO, J. (Org.) ; PERINI, M. A. (Org.) ; FARACO, C. A. (Org.) ; BOTELHO, M. (Org.) ; HERRERO, M. (Org.) . Contribuições (Sócio)Linguísticas ao Ensino de Português como Língua Estrangeira. 1. ed. Florianópolis: Bookess, 2013. v. 1. 179p .

2.
MAIA, F. P. S. (Port); GERALDO, E. (Org.) ; RIBEIRO, S.B.C. (Org.) ; ARAÚJO, V.da S. (Org.) ; AMATO, L. J. D. (Org.) ; CALDERON, S. Q. O. (Org.) ; BUSTINZA, I.A.U. (Org.) ; MUÑOZ, A.E. (Org.) ; RAMME, V. (Org.) ; LEROY, H.R. (Org.) ; FORTES, L. (Org.) ; HERRERA, M.L.M (Org.) . Interculturalidades: visões multilaterais desde a UNILA. 1a. ed. Roosevelt: Boavista Press, 2018. 149p .

1.
MAIA, F. P. S. (Port); ORG, R. L. P. D. . Aplicando princípios da Sociolinguística ao ensino-aprendizagem de PLA. In: Dell 'Isola. (Org.). Português Língua Adicional: ensino e pesquisa. 1ed.Recife: Editora Universitária UFPE, 2012, v. , p. 105-110.

2.
MAIA, F. P. S. (Port). Sociolinguística Aplicada ao Ensino-Aprendizagem de Português Língua Estrangeira. In: SILVA,K.A.; SANTOS,D.T.. (Org.). Português como Língua (Inter)Nacional: Faces e Interfaces. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2013, v. , p. 335-345.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MAIA, F. P. S. (Port). O que é o respeito às diferenças linguísticas e à diversidade cultural em aquisição de português?. Gazeta News, Flórida - EUA, 14 jun. 2012.


Apresentações de Trabalho
1.
SOARES MAIA, F.P. (Esp). Formação de agentes interculturais a partir de embasamentos da Sociolinguística Laboviana. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MAIA, F. P. S. (Port). Português Brasileiro para a inclusão cidadã: integração e cidadania. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




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