Gustavo Ribas Curcio

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5429076851838341
  • Última atualização do currículo em 16/09/2018


possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Paraná (1982), mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Paraná (1992) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2006), área de concentração Conservação da Natureza. Atualmente é pesquisador A da Embrapa Florestas (PR). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Gênese, Morfologia e Classificação dos Solos, atuando principalmente nos seguintes temas: recuperação e conservação de ambientes fluviais, interação de espécies florestais com classes de solos, áreas degradadas e levantamento de solos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gustavo Ribas Curcio
Nome em citações bibliográficas
CURCIO, GUSTAVO RIBAS;Curcio, G. R.

Endereço


Endereço Profissional
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Centro Nacional de Pesquisa de Florestas.
Estrada da Ribeira km 111
83411-000 - Colombo, PR - Brasil - Caixa-postal: 319
Telefone: (41) 36755600
Ramal: 5735
Fax: (41) 36755601
URL da Homepage: http://www.embrapa.br


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2006
Doutorado em Engenharia Florestal.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Relações entre geologia, geomorfologia, pedololgia e fitossociologia nas planícies fluviais do rio Iguaçu, Paraná, Brasil., Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Franklin Galvão.
Palavras-chave: análises propriedades físico-químicas morfológicas; solos semi hidromórficos; solos hidromórficos; solos não hidromórficos; compartimentos; feições geomórficas.
Grande área: Ciências Agrárias
1988 - 1992
Mestrado em Ciências do Solo.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Caracterização e gênese de Podzólicos Vermelho-Amarelos e Cambissolos da Porção Sul da Serra do Mar - PR,Ano de Obtenção: 1992.
Orientador: Arthur Santos Filho.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: gênese de solos.
Grande área: Ciências Agrárias
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
1978 - 1982
Graduação em Engenharia Agronômica.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
Introdução ao Arc GIS. (Carga horária: 40h).
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
2009 - 2009
Ecologia para ecólogos. (Carga horária: 5h).
Sociedade de Ecologia do Brasil, SEB, Brasil.
2007 - 2007
Ecologia de ríos (fluviología) y humedales. (Carga horária: 5h).
Sociedade de Ecologia do Brasil, SEB, Brasil.
2006 - 2006
Filogeografia de plantas. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: professor credenciado, Enquadramento Funcional: professor credenciado

Atividades

03/2008 - Atual
Ensino, Ciências do Solo, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Gênese e classificação dos solos
08/2006 - Atual
Ensino, Engenharia Florestal, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Compartimentação geopedológica

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: pesquisador II, Carga horária: 40

Atividades

1/1995 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Nacional de Pesquisa de Florestas, .

1/1990 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Nacional de Pesquisa de Florestas, .

1/1990 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Nacional de Pesquisa de Florestas, .


Agrária Engenharia e Consultoria, AGRÁRIA, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1989
Vínculo: celetistas, Enquadramento Funcional: Engenheiro Agrônomo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/1988 - 12/1989
Conselhos, Comissões e Consultoria, Agrária Engenharia e Consultoria, .

Cargo ou função
Consultor.


Linhas de pesquisa


1.
Ambientes fluviais - recuperação, interação solo-floresta
2.
levantamento e classificação de solos
3.
Espécies florestais por classe de solo


Projetos de pesquisa


2010 - Atual
Projeto Biomas
Descrição: O projeto tem como objetivo viabilizar soluções técnico-científicas para a proteção e o uso sustentável de paisagens rurais nos diferentes biomas brasileiros (Mata Atlântica, Cerrado, Amazônia, Caatinga, Pantanal e Pampa), com ênfase no uso do componente arbóreo em APPs e seus entornos (Reserva Legal ? RL e demais porções da propriedade). O projeto terá a duração de nove anos, motivado pela necessidade de se acompanhar rigorosamente a aplicação do componente arbóreo (principal componente) dentro da propriedade rural, perfazendo funcionalidades ambientais, sociais e econômicas. Todas as ações estarão embasadas na identificação e análise de fragilidades e potencialidades ao uso de paisagens, garantindo uma produção sustentável. Na medida em que sejam geradas e validadas novas tecnologias o projeto deverá capacitar produtores, técnicos e pesquisadores, garantindo o processo de transferência em tempo mínimo possível. Os primeiros dois biomas a serem contemplados serão Bioma Mata Atlântica e o Bioma Cerrado. O projeto foi estruturado por um colegiado formado por pesquisadores da Embrapa Florestas. A estrutura final almejada é uma composição diversa reunindo pesquisadores, professores e técnicos de diversas instituições, a serem definidas de acordo com o cronograma de instalação do projeto nos respectivos Biomas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2010
Caracterização Geomorfológica, Pedológica e Fitossociológica de Ambientes Fluviais do Rio Tibagi e de seus Principais Afluentes, Paraná, Brasil
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2008
Relações entre geologia, geomorfologia, pedologia e fitossociologia nas planícies fluviais do rio Iguaçu, Paraná, Brasil
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) .
Integrantes: Gustavo Ribas Curcio - Coordenador / F Galvão - Integrante / A. Bonnet - Integrante / Murilo Lacerda Barddal - Integrante / Carlos Vellozo Roderjan - Integrante / Paulo Cesar Botosso - Integrante / Carina Kozera - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Universidade Federal do Paraná - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 19 / Número de orientações: 2


Projetos de desenvolvimento


2007 - Atual
Corredor Ecológico Comperj
Descrição: O Corredor Ecológico COMPERJ tem por finalidade permitir a integração do empreendimento industrial na paisagem da Mata Atlântica inclusive nos aspectos de funcionalidades ecológicas. A região onde o projeto será instalado se encontra profundamente alterada e sob os impactos ambientais negativos gerados por diversas ações antrópicas pretéritas. Ainda assim, os remanescentes florestais existentes servem de abrigo para a fauna silvestre, representam testemunhas da vegetação original e resgatam importantes espécies da biodiversidade tropical. O reconhecimento de que esta região precisa de maior proteção aos seus ecossistemas nativos está na existência de um mosaico de Unidades de Conservação que foram criadas nas áreas das bacias dos rios Macacu e Caceribu. O Corredor Ecológico COMPERJ se integra neste mosaico atuando na conectividade de fragmentos florestais. Em sua fase inicial a interligação com a APA de Guapimirim está prevista e será fundamental, que após a implantação do Corredor, novas ações sejam executadas para permitir que o corredor faça a conexão com fragmentos florestais que ficam a montante do empreendimento. O projeto da EMBRAPA busca colocar o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro entre os projetos de maior adequação ambiental no mundo, incluindo componentes de recuperação de áreas degradadas, restauração de funções ecológicas, conservação e preservação dos ecossistemas. Em conjunto com essas medidas será implantado um vigoroso programa de monitoramento do meio ambiente baseado na participação de instituições de pesquisa, ensino e extensão, cujos resultados permitirão mostrar para sociedade, de forma transparente, que é possível se produzir em escala industrial com a geração de serviços ambientais e respeitando a natureza..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Gustavo Ribas Curcio - Integrante / Renato Antonio Dedecek - Integrante / M I Radomski - Integrante / A J Baggio - Integrante / Alexandre Ulhman - Integrante / J A P Fowler - Integrante / Paulo Cesar Botosso - Integrante / S Gaiad - Integrante / Alexander Silva de Resende - Coordenador / Eduardo F.C. Campello - Integrante / Elaine Cristina Cardoso Fidalgo - Integrante / Fabiano de Carvalho Balieiro - Integrante / Guilherme K. Donagemma - Integrante / Maria Elizabeth Fernandes Correia - Integrante / Rachel Bardy Prado - Integrante / Guilherme Montandon Chaer - Integrante / Annete Bonnet - Integrante / Cláudio Lucas Capeche - Integrante / Edilson Batista de Oliveira - Integrante / João Bosco Vasconcellos Gomes - Integrante.Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 12


Revisor de periódico


2007 - Atual
Periódico: Floresta (UFPR)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Gênese, Morfologia e Classificação dos Solos.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Conservação da Natureza/Especialidade: Recuperação de Areas Degradadas.
3.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Silvicultura/Especialidade: Florestamento e Reflorestamento.
4.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS

Artigos completos publicados em periódicos

1.
CAGLIONI, EDER2015CAGLIONI, EDER ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; Uhlmann, Alexandre ; BONNET, ANNETE . ESTRUTURA E DIVERSIDADE DO COMPONENTE ARBÓREO DE FLORESTA ATLÂNTICA NO PARQUE NACIONAL DA SERRA DO ITAJAÍ, SANTA CATARINA. Floresta (UFPR. Impresso), v. 45, p. 289, 2015.

2.
RAMOS, M. R.2015RAMOS, M. R. ; UHLMANN, A. ; MELO, V. F. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; CAGLIONI, E. . Atributos de solos coesos e não coesos no Complexo no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, Itaboraí - RJ. Enciclopédia Biosfera, v. 11, p. 360-375, 2015.

3.
RAMOS, MICHELE RIBEIRO2015RAMOS, MICHELE RIBEIRO ; MELO, V. F. ; UHLMANN, ALEXANDRE ; DEDECEK, RENATO ANTONIO ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Clay mineralogy and genesis of fragipan in soils from Southeast Brazil. Catena (Cremlingen), v. 135, p. 22-28, 2015.

4.
POZZOBON, M.2015POZZOBON, M. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; SILVEIRA, C. T. . Análise da suscetibilidade a deslizamentos da unidade geomorfológica 'Serrania do Baixo e Médio Itajaí-açu', no município de Blumenau/SC. Revista Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (RBGEA), v. 5, p. 9-25, 2015.

5.
RACHWAL, MARCOS FERNANDO GLÜCK2014RACHWAL, MARCOS FERNANDO GLÜCK ; ZANATTA, JOSILÉIA ACORDI ; DIECKOW, JEFERSON ; DENEGA, GENUIR LUIS ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; BAYER, CIMÉLIO . Methane fluxes from waterlogged and drained Histosols of highland areas. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso), v. 38, p. 486-494, 2014.

6.
GALVÃO, FRANKLIN2014GALVÃO, FRANKLIN ; RODERJAN, CARLOS VELLOZO ; POZZOBON, MAURICIO ; AUGUSTIN, CÁTIA REGINA ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; COSMO, NELSON LUIZ ; ANDRADE, BIANCA OTT ; VÖLTZ, RAFAEL ROSENSTOCK ; LONGHI-SANTOS, TOMAZ . Influence of Döll on the structure and regeneration of a remaining forest at the high lands of Tibagi River, Paraná state. Ambiência (UNICENTRO), v. 10, p. 769-783, 2014.

7.
GALVAO, F.2014GALVAO, F. ; RODERJAN, C. V. ; POZZOBON, M. ; AUGUSTIN, C. R. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; COSMO, N. L. ; ANDRADE, B. O. ; VOLTZ, R. R. ; LONGHI-SANTOS, T. . Influência de Guadua paraguayana Döll sobre a estrutura e a regeneração de um remanescente florestal no alto Tibagi, estado do Paraná.. Ambiência Guarapuava (PR), v. 10, p. 769-783, 2014.

8.
SHEER, M. B.2013SHEER, M. B. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; RODERJAN, C. V. . The Late Holocene upper montane cloud forest and high altitude grassland mosaic in the Serra da Igreja, Southern Brazil. Anais da Academia Brasileira de Ciências (Online), v. 85, p. 769-783, 2013.

9.
RESENDE, A. S.2013RESENDE, A. S. ; CHAER, G. M. ; CAMPELLO, E. F. C. ; SILVA, A. P. ; LIMA, K. D. R. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Uso de leguminosas arbóreas na recuperação de áreas degradadas. Tópicos em Ciência do Solo, v. VIII, p. 71-92, 2013.

10.
SCHEER, M. B.2013SCHEER, M. B. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; RODERJAN, C. V. . Carbon and Water in Upper Montane Soils and Their Influences on Vegetation in Southern Brazil. isrn soil science, v. 2013, p. 1-12, 2013.

11.
RAMOS, Michele Ribeiro2013RAMOS, Michele Ribeiro ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; Dedecek, R. A. ; Melo V. de F. ; Uhlmann, Alexandre . INFLUÊNCIA DA POSIÇÃO NA ENCOSTA NA MANIFESTAÇÃO DO CARÁTER COESO EM SOLOS DA FORMAÇÃO MACACU, NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso), v. 37, p. 837-845, 2013.

12.
CORDEIRO, Juliano2013CORDEIRO, Juliano ; RODERJAN, C. V. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Espécies lenhosas de um remanescente de Floresta Ombrófila Mista na região Centro-Sul e análise florística entre áreas florestais no Paraná. Ambiência (UNICENTRO), v. 9, p. 563-588, 2013.

13.
RESENDE, Alexander Silva de2013RESENDE, Alexander Silva de ; CHAER, Guilherme Montandon ; CAMPELLO, E. F. C. ; SILVA, Alessandro de Paula ; Lima k D R ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS . uso de leguminosas arbóreas na recuperação de áreas degradadas. Tópicos em Ciência do Solo, v. 8, p. 71-92, 2013.

14.
GALVAO, F.2012GALVAO, F. ; AUGUSTIN, K. R. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; COSMO, N. ; KOZERA, C. ; DOMANOWSKI, B. P. ; SAWCZUK, A. T. . Impacto de Guadua paraguayana sobre remanescente de Floresta Ombrófila Mista Aluvial uma abordagem biogeoquímica. Floresta (UFPR. Impresso), v. 42, p. 355-368, 2012.

15.
BRAINE, JESSIE WILLIAN2012BRAINE, JESSIE WILLIAN ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; WACHOWICZ, CYNTIA MARIA ; HANSEL, FABRICIO AUGUSTO . Allelopathic effects of Araucaria angustifolia needle extracts in the growth of Lactuca sativa seeds. Journal of Forest Research, v. 17, p. 440-445, 2012.

16.
KOZERA, C.2012KOZERA, C. ; KUNIYOSHI, Y. S. ; GALVAO, F. ; Curcio, G. R. . Espécies vasculares de uma área de campos naturais do sul do Brasil em diferentes unidades pedológicas e regimes hídricos. Revista Brasileira de Biociências (Online), v. 10, p. 267-274, 2012.

17.
KOZERA, C.2012KOZERA, C. ; KUNIYOSHI, Y.S. ; GALVÃO, F. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Espécies vasculares de uma área de campos naturais do sul do Brasil em diferentes unidades pedológicas e regimes hídricos. Revista Brasileira de Biociências (Impresso), v. 10, p. 267-274, 2012.

18.
KOZERA, C.2012KOZERA, C. ; KUNIYOSHI, Y. S. ; GALVÃO, F. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Espécies vasculares de uma área de campos naturais do sul do Brasil em diferentes unidades pedológicas e regimes hídricos.. Revista Brasileira de Biociências (Online), v. 10, p. 267-274, 2012.

19.
BONNET, A.2011BONNET, A. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; LAVORANTI, O. J. ; GALVAO, F. . Flora epifítica vascular em três unidades vegetacionais do rio Tibagi, Paraná, Brasil. Rodriguesia, v. 62, p. 491-498, 2011.

20.
SHEER, M. B.2011SHEER, M. B. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; RODERJAN, C. V. . Funcionalidades ambientais de solos altomontanos na Serra da Igreja, Paraná. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso), v. 35, p. 1113-1126, 2011.

21.
Andrade, B.O2011Andrade, B.O ; KOZERA, C. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; GALVAO, F. . Vascular grassland plants of Tibagi River Spring, Ponta Grossa, Brazil. Check List (São Paulo. Online), v. 7, p. 257-262, 2011.

22.
BONNET, A.2011BONNET, A. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; LAVORANTI, O. J. ; GALVAO, F. . Flora epifítica vascular em três unidades vegetacionais do rio Tibagi, Paraná, Brasil. Rodriguesia, v. 62, p. 491-498, 2011.

23.
BONNET, A.2010BONNET, A. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; GALVÃO, F. ; KOZERA, C. . Diversidade e distribuição espacial de bromeliáceas epifíticas do altíssimo rio Tibagi ? Paraná - Brasil. Floresta (UFPR. Impresso), v. 40, p. 71-80, 2010.

24.
BONNET, A.2010BONNET, A. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; LAVORANTI, O. J. ; GALVAO, F. . Relações de epífitos vasculares com fatores ambientais nas florestas do rio Tibagi, Paraná, Brasil. Biotemas (UFSC), v. 23, p. 37-47, 2010.

25.
POZZOBON, M.2010POZZOBON, M. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; ULHMAN, A. ; Galvão, C.W. ; ZIMMER, E. . Restauração de planícies do rio Itajaí-Açu, SC: sobrevivência e crescimento inicial de espécies arbóreas nativas por tipo de solo. Pesquisa Florestal Brasileira (Online), v. 30, p. 171-189, 2010.

26.
RIOS, R. C.2010RIOS, R. C. ; GALVAO, F. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Estructura de las principales espécies arbóreas en el Parque Cruce Caballero y su similitud floristica con areas de Argentina y de Brasil. Ciência Florestal (UFSM. Impresso), v. 20, p. 193-206, 2010.

27.
MUCHAILH, M. C.2010MUCHAILH, M. C. ; RODERJAN, C. V. ; CAMPOS, J. B. ; MACHADO, A. L. T. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Metodologia de planejamento de paisagens fragmentadas visando a formação de corredores ecológicos. Floresta (UFPR. Impresso), v. 40, p. 147-162, 2010.

28.
NOGUEIRA, M. K. F. S.2010NOGUEIRA, M. K. F. S. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; Moro, R.S ; Galvão, C.W. . Caracterização fitossociológica e pedológica dos estratos arbóreo e arbustivo em uma planície aluvial no município de Jaguariaíva, Paraná. Terr@ plural (UEPG. Online), v. 4, p. 193-215, 2010.

29.
BONNET, A.2010BONNET, A. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; GALVAO, F. ; KOZERA, C. . Diversidade e distribuição espacial de bromeliáceas epífíticas do altíssimo rio Tibagi - Paraná - Brasil. Floresta (UFPR. Impresso), v. 40, p. 71-80, 2010.

30.
BONNET, A.2010BONNET, A. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; LAVORANTI, O. J. ; BARDDAL, M. L. ; RODERJAN, C. V. . Relações de bromeliáceas epifíticas com fatores ambientais em planícies de inundação do rio Iguaçu, Paraná, Brasil. Floresta (UFPR. Impresso), v. 40, p. 193-208, 2010.

31.
BONNET, A.2010BONNET, A. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; LAVORANTI, O. J. ; GALVAO, F. . Relações de epífitos vasculares com fatores ambientais nas florestas do rio Tibagi, Paraná, Brasil. Biotemas (UFSC), v. 23, p. 37-47, 2010.

32.
BONNET, A.2010BONNET, A. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; LAVORANTI, O. J. ; BARDDAL, M. L. ; RODERJAN, C. V. . Relações de bromeliáceas epifíticas com fatores ambientais em planícies de inundação do rio Iguaçu, Paraná, Brasil. Floresta (UFPR. Impresso), v. 40, p. 193-208, 2010.

33.
BONNET, A.2009BONNET, A. ; LAVORANTI, O. J. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Epífitos vasculares no Corredor de Biodiversidade Araucária, bacia do rio Iguaçu, Paraná, Brasil. Cadernos da Biodiversidade (Maringá), v. 6, p. 49-70, 2009.

34.
KOZERA, C.2009KOZERA, C. ; KUNIYOSHI, Y. S. ; GALVÃO, F. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Composição florística de uma formação pioneira com influência fluvial em Balsa Nova, PR, Brasil. Floresta (UFPR. Impresso), v. 39, p. 309-322, 2009.

35.
GALVAO, F.2009GALVAO, F. ; AUGUSTIN, K. R. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; DOMANOWSKI, B. P. ; KOZERA, C. ; SAWCZUK, A. T. ; BONNET, A. . Auto-ecologia de Guadua aff. paraguayana Döll (POACEAE). Boletim de Pesquisa Florestal. Embrapa Florestas, v. 58, p. 5-16, 2009.

36.
GALVAO, F.2009GALVAO, F. ; AUGUSTIN, K. R. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; DOMANOWSKI, B. P. ; KOZERA, C. ; SAWCZUK, A. T. ; BONNET, A. . Auto-ecologia de Guadua aff. paraguayana Döll (POACEAE). Boletim de Pesquisa Florestal. Embrapa Florestas, v. 58, p. 5-16, 2009.

37.
BONNET, A.2009BONNET, A. ; LAVORANTI, O. J. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Epífitos vasculares no Corredor de Biodiversidade Araucária, bacia do rio Iguaçu, Paraná, Brasil. Cadernos da Biodiversidade (Maringá), v. 6, p. 49-70, 2009.

38.
BONNET, A.2009BONNET, A. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; GALVÃO, F. ; KOZERA, C. . Diversidade e distribuição espacial de bromeliáceas epífíticas do altíssimo rio Tibagi - Paraná - Brasil. Floresta (UFPR. Impresso), v. 40, p. 71-80, 2009.

39.
RIOS, R. C.2008RIOS, R. C. ; GALVÃO, F. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Variaciones estructurales de la vegetacion arborea en tres ambientes de una selva con Araucaria em Missiones, Argentina. Floresta (UFPR), v. 38, p. 743-756, 2008.

40.
RACHWAL, M. F. G.2008RACHWAL, M. F. G. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; DEDECEK, R. A. . Influência das características pedológicas na produtividade de acácia-negra (Acacia mearnsii), Butiá, RS. Boletim de Pesquisa Florestal. Embrapa Florestas, v. 56, p. 53-62, 2008.

41.
COELHO, G. C.2007COELHO, G. C. ; DEDECEK, R. A. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; NIETSCHE, K. ; SCHENKEL, E. P. . Effect of light intensity on methylxanthine contents of Ilex paraguariensis A. St. Hil.. Biochemical Systematics and Ecology, v. 35, p. 75-80, 2007.

42.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS;Curcio, G. R.2007CURCIO, GUSTAVO RIBAS; GALVÃO, F. ; BONNET, A. ; BARDDAL, M. L. . Relações entre Geologia, Geomorfologia e Pedologia nas Planícies Fluviais do Rio Iguaçu ? Paraná ? Brasil.. Floresta (UFPR), v. 37, p. 125-147, 2007.

43.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS;Curcio, G. R.2007CURCIO, GUSTAVO RIBAS; SOUZA, L. P. ; BONNET, A. ; BARDDAL, M. L. . Recomendação de espécies arbóreas nativas, por tipo de solo, para recuperação ambiental das margens da represa do rio Iraí, Pinhais, PR. Floresta (UFPR), v. 37, p. 113-122, 2007.

44.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS;Curcio, G. R.2007CURCIO, GUSTAVO RIBAS; GALVAO, F. ; BONNET, A. ; BARDDAL, M. L. ; DEDECEK, R. A. . A floresta fluvial em dois compartimentos do rio Iguaçu, Paraná, Brasil. Floresta (UFPR. Impresso), v. 37, p. 125-147, 2007.

45.
RACHWAL, M. F. G.2007RACHWAL, M. F. G. ; DEDECEK, R. A. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; SIMON, A. . Manejo dos resíduos sólidos da colheita de acácia-negra (Acacia mearnsii de Wild.) e a sustentabilidade do sítio. Ciência Florestal (UFSM. Impresso), v. 17, p. 137-144, 2007.

46.
DEDECEK, R. A.2007DEDECEK, R. A. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; RACHWAL, M. F. G. ; SIMON, A. . Efeitos de sistemas de preparo do solo na erosão e na produtividade da acácia-negra (Acacia mearnsii De Wild.). Ciência Florestal (UFSM. Impresso), v. 17, p. 205-215, 2007.

47.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS;Curcio, G. R.2007CURCIO, GUSTAVO RIBAS; GALVAO, F. ; BONNET, A. ; BARDDAL, M. L. ; DEDECEK, R. A. . A floresta fluvial em dois compartimentos do rio Iguaçu, Paraná, Brasil. Floresta (UFPR), v. 37, p. 125-147, 2007.

48.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS;Curcio, G. R.2006CURCIO, GUSTAVO RIBAS; BONNET, A. ; PESTANA, D. ; SOUZA, L. ; SOCHER, L. G. ; GALVÃO, F. ; RODERJAN, C. V. . Compartimentação topossequencial e caracterização fitossociológica de um capão de Floresta Ombrófila Mista. Floresta (UFPR), v. 36, p. 361-369, 2006.

49.
BARDDAL, M. L.2004BARDDAL, M. L. ; RODERJAN, C. V. ; GALVÃO, F. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Fitossociologia do sub-bosque de uma Floresta Ombrófila Mista Aluvial, no município de Araucária, PR.. Ciência Florestal, v. 14, p. 35-45, 2004.

50.
BARDDAL, M. L.2004BARDDAL, M. L. ; RODERJAN, C. V. ; GALVÃO, F. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Caracterização florística e fitossociológica de um trecho sazonalmente inundável de floresta aluvial, em Araucária, PR. Ciência Florestal (UFSM. Impresso), v. 14, p. 37-50, 2004.

51.
RADOMSKI,M.I.2004RADOMSKI,M.I. ; WISNIEWSKI, C. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; RACHWAL, M. F. G. ; SANTOS, C. A. M. . Caracterização de ambientes de ocorrência natural e sua influência sobre o peso específico e o teor de polifenóis totais de folhas de espinheira sant (Maytens ilicifolia Mart.).. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, v. v.6, p. 36-43, 2004.

52.
OLIVEIRA, E. A.2003OLIVEIRA, E. A. ; RODERJAN, C. V. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; SILVA, S.M. . Caracterização florística, fitossociológica e pedológica de um trecho de floresta ripária dos Campos Gerais do Paraná. Cadernos da Biodiversidade (Maringá), v. 4, p. 08-25, 2003.

53.
RACHWAL, M.2002RACHWAL, M. ; COELHO, Geraldo Ceni ; DEDECEK, R. A. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; SCHENKEL, Eloir Paulo . Influência da luminosidade sobre a produção de massa foliar e teores de macronutrientes, fenóis totais, cafeína e teobromina em folhas de erva-mate. Comunicado Técnico. Embrapa Florestas, Colombo-PR, v. 88, p. 1-5, 2002.

54.
RACHWAL, M. F. G.2001RACHWAL, M. F. G. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Atributos pedológicos e ocorrência de caixeta no litoral paranaense, Brasil. Scientia Forestalis (IPEF), v. 59, p. 153-163, 2001.

55.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS;Curcio, G. R.2000CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Exploração de seixos na Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba. Caderno do Litoral, Curitiba, v. 3, p. 13-16, 2000.

56.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS;Curcio, G. R.1998CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Desmatamento de margens de rios: a situação do rio Cachoeira. Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPR), cURITIBA, v. 1, n.1, p. 77-81, 1998.

57.
ULHMAN, A.1997ULHMAN, A. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Relações entre a distribuição de categorias fitofisionômicas e Padrões geomórficos e pedológicos em uma área de savana (cerrado) no Estado do Paraná, Brasil. Arquivos de Biologia e Tecnologia, Curitiba, v. 40, p. 473-483, 1997.

58.
1997CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; MEDRADO, M. J. S. . Desenvolvimento e produção de massa foliar de espinheira-santa (Maytenus ilicifolia) a pleno sol, em cambissolo húmico no município de Colombo-PR. Boletim de Pesquisa Florestal. Embrapa Florestas, Colombo, v. 35, p. 91-93, 1997.

59.
LOURENÇO, R. S.1997LOURENÇO, R. S. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; RACHWAL, M. F. G. ; MEDRADO, M. J. S. . Avaliação dos níveis de nitrogênio sobre a produção de erva-mate (Ilex paraguariensis) em Fernandes Pinheiro - PR, em latossolo vermelho escuro.. Boletim de Pesquisa Florestal. Embrapa Florestas, v. 34, p. 75-98, 1997.

60.
ZILLER, S. R.1996ZILLER, S. R. ; RIBASKI, J. ; NEVES, E. J. M. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; MARTINS, E. G. ; MARTINEZ, C. M. ; SOUZA, S. L. ; PANZERI, C. G. ; MASCHIO, W. . Relação entre serapilheira acumulada, características fitossociológicas e pedológicas em quatro capoeiras de bracatinga (Mimosa scabrella Bentham) na região metropolitana de Curitiba - PR. Arquivos de Biologia e Tecnologia, Curitiba, v. 39, n.4, p. 911-921, 1996.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BARDDAL, M. L. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; BONNET, A. . Relação entre umidade do solo e distribuição de árvores do rio Iguaçu. 1. ed. Saarbrücken: Novas edições acadêmicas, 2016. v. 1. 162p .

2.
RESENDE, A. S. (Org.) ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS (Org.) ; BONNET, A. (Org.) . Produção de mudas de espécies arbóreas nativas e suas relações ambientais no. Colombo: Embrapa Florestas, 2009. 87p .

3.
BONNET, A. (Org.) ; RESENDE, A. S. (Org.) ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS (Org.) . Manual de plantio de espécies nativas para o Corredor ecológico do Comperj. Seropédica, Colombo, RJ: Embrapa Agrobiologia, Florestas, Solos, 2009. 154p .

4.
RESENDE, A. S. ; FERREIRA, A. L. ; PEDREIRA, B. C. ; JANTALIA, C. P. ; CAMPELLO, E. F. ; FIDALGO, E. C. C. ; BALIEIRO, F. C. ; DONAGEMMA, G. K. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; SOUZA, L. P. ; CORREIA, M. E. F. ; PRADO, R. B. ; DEDECEK, R. A. ; CARVALHO JUNIOR, W. . Corredor ecológico do COMPERJ. 1. ed. Rio de Janeiro: Ecce Design S/C Ltda, 2007. 39p .

5.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; CARVALHO, A. P. (Org.) ; BOGNOLLA, I. A. (Org.) ; SANTOS, R. D. (Org.) ; GOMES, I. A. (Org.) ; ROSSI, M. (Org.) ; COELHO, M. R. (Org.) . Guia de excursão de estudos de solos nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.. 1. ed. Colombo: Embrapa Florestas, 2000. v. 1. 222p .

6.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. 1. ed. Rio de Janeiro: EMBRAPA Solos, 1999. v. 1. 412p .

Capítulos de livros publicados
1.
POZZOBON, MAURICIO ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; SILVEIRA, C. T. . ANÁLISE DA SUSCETIBILIDADE A DESLIZAMENTOS DA UNIDADE GEOMORFOLÓGICA SERRAS CRISTALINAS LITORÂNEAS NO MUNICÍPIO DE BLUMENAU/SC. In: Eduardo de Lara Cardozo. (Org.). GEOLOGIA AMBIENTAL: TECNOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2017, v. 1, p. 8-29.

2.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; BONNET, A. ; RESENDE, A. S. . Compartimentação das paisagens. In: Prado, R.B.; Fidalgo, E.C.C.; Bonnete, A.. (Org.). Monitoramento da revegetação do Comperj. 1ed.Brasília: Embrapa, 2014, v. 1, p. 23-36.

3.
FIDALGO, E. C. C. ; PRADO, R. B. ; RESENDE, A. S. ; Curcio, G. R. ; CHAER, G. M. ; BONNET, A. ; CORREIA, M. E. F. . Estratégia metodológica para o monitoramento. In: Prado, R.B.; Fidalgo, E.C.C.; Bonnet, A.. (Org.). Monitoramento da revegetação do Comperj. 1ed.Brasília: Embrapa, 2014, v. 1, p. 37-47.

4.
GOMES, J. B. V. ; Curcio, G. R. ; Dedecek, R. A. ; RAMOS, Michele Ribeiro . Atributos químicos e mineralógicos dos solos. In: Prado, R.B.; Fidalgo, E.C.C.; Bonnet, A.. (Org.). Monitoramento da revegetação do Comperj. 1ed.Brasília: Embrapa, 2014, v. 1, p. 103-118.

5.
Dedecek, R. A. ; RAMOS, Michele Ribeiro ; Curcio, G. R. ; GOMES, J. B. V. . Características físico-químicas dos solos. In: Prado, R.B.; Fidalgo, E.C.C.; Bonnet, A.. (Org.). Monitoramento da revegetação do Comperj. 1ed.Brasília: Embrapa, 2014, v. 1, p. 119-137.

6.
Curcio, G. R.; RAMOS, Michele Ribeiro ; Dedecek, R. A. ; GOMES, J. B. V. . Imobilização de carbono nos solos. In: Prado, R.B.; Fidalgo, E.C.C.; Bonnet, A.. (Org.). Monitoramento da revegetação do Comperj. 1ed.Brasília: Embrapa, 2014, v. 1, p. 187-206.

7.
ULHMAN, A. ; BONNET, A. ; Curcio, G. R. ; SILVA, A. P. ; GONCALVES, F. L. A. ; RESENDE, A. S. . A cobertura vegetal das florestas e pastagens. In: Prado, R.B.; Fidalgo, E.C.C.; Bonnet, A.. (Org.). Monitoramento da revegetação do Comperj. 1ed.Brasília: Embrapa, 2014, v. 1, p. 223-244.

8.
BONNET, A. ; CUNHA, C. F. ; Curcio, G. R. ; RESENDE, A. S. ; GONCALVES, F. L. A. ; Uhlmann, Alexandre . Epífitos vasculares e sua distribuição na paisagem. In: Prado, R.B.; Fidalgo, E.C.C.; Bonnet, A.. (Org.). Monitoramento da revegetação do Comperj. 1ed.Brasília: Embrapa, 2014, v. 1, p. 263-277.

9.
BONNET, A. ; RESENDE, A. S. ; FIDALGO, E. C. C. ; PRADO, R. B. ; Curcio, G. R. . Implicações do início do monitoramento e perspectivas para a sua continuidade. In: Prado, R.B.; Fidalgo, E.C.C.; Bonnet, A.. (Org.). Monitoramento da revegetação do Comperj. 1ed.Brasília: Embrapa, 2014, v. 1, p. 325-331.

10.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; DEDECEK, R. A. ; RESENDE, A. S. . A floresta e a influência do regime hídrico do solo. In: Resende, A.S.; Curcio, G.R.; Bonnet, A.. (Org.). Produção de mudas de espécies arbóreas nativas e suas relações ambientais no Corredor Ecológico Comperj. Colombo: Embrapa Florestas, 2009, v. , p. 1-11.

11.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; BONNET, A. ; BAGGIO, A. J. ; DEDECEK, R. A. ; FOWLER, J. A. P. ; RESENDE, A. S. ; WENDLING, I. . Viveiros florestais - planejamento para a produção de mudas. In: Resende, A.S.; Curcio, G.R.; Bonnet, A.. (Org.). Produção de mudas de espécies arbóreas nativas e suas relações ambientais no Corredor Ecológico Comperj. Colombo: Embrapa Florestas, 2009, v. , p. 54-65.

12.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; BONNET, A. ; BAGGIO, A. J. ; DEDECEK, R. A. ; FOWLER, J. A. P. . Solos - importância, atributos e classificação. In: Resende, A.S.; Curcio, G.R.; Bonnet, A.. (Org.). Produção de mudas de espécies arbóreas nativas e suas relações ambientais no Corredor Ecológico Comperj. Colombo: Embrapa Florestas, 2009, v. , p. 12-29.

13.
RESENDE, A. S. ; CAMPELLO, E. F. ; CHAER, G. M. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; FOWLER, J. A. P. ; LEAL, M. A. A. ; PEIXOTO, R. T. G. ; INACIO, C. T. ; BALIEIRO, F. C. . As mudas para o Comperj - rotina de produção de mudas para o Corredor Ecológico Comperj. In: Resende, A.S.; Curcio, G.R.; Bonnet, A.. (Org.). Produção de mudas de espécies arbóreas nativas e suas relações ambientais no Corredor Ecológico Comperj. Colombo: Embrapa Florestas, 2009, v. , p. 66-75.

14.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; DEDECEK, R. A. ; BONNET, A. . Geologia, geomorfologia e pedologia. In: Bonnet, A.; Resende, A.S.; Curcio, G.R.. (Org.). Manual de plantio de espécies nativas para o Corredor ecológico do Comperj. Seropédica, Colombo, RJ: Embrapa Agrobiologia, Florestas, Solos, 2009, v. , p. 1-26.

15.
BONNET, A. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; RESENDE, A. S. ; BAGGIO, A. J. . Vegetação nos compartimentos geopedológicos. In: Bonnet, A.; Resende, A.S.; Curcio, G.R.. (Org.). Manual de plantio de espécies nativas para o Corredor ecológico do Comperj. Seropédica, Colombo, RJ: Embrapa Agrobiologia, Florestas, Solos, 2009, v. , p. 27-52.

16.
FIDALGO, E. C. C. ; PRADO, R. B. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; RESENDE, A. S. . Uso e cobertura da terra na porção leste do Comperj. In: Bonnet, A.; Resende, A.S.; Curcio, G.R.;. (Org.). Manual de plantio de espécies nativas para o Corredor ecológico do Comperj. Seropédica, Colombo, RJ: Embrapa Agrobiologia, Florestas, Solos, 2009, v. , p. 53-64.

17.
BONNET, A. ; RESENDE, A. S. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Sistemas de plantio e restauração ambiental empregados no Comperj. In: Bonnet, A.; Resende, A.S.; Curcio, G.R.;. (Org.). Manual de plantio de espécies nativas para o Corredor ecológico do Comperj. Seropédica, Colombo, RJ: Embrapa Agrobiologia, Florestas, Solos, 2009, v. , p. 65-98.

18.
RESENDE, A. S. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; BONNET, A. ; CAPECHE, C. L. ; MACEDO, J. R. ; CAMPELLO, E. F. ; BALIEIRO, F. C. . Estratégias de plantio para o Corredor Ecológico do Comperj. In: Bonnet, A.; Resende, A.S.; Curcio, G.R.;. (Org.). Manual de plantio de espécies nativas para o Corredor ecológico do Comperj. Seropédica, Colombo, RJ: Embrapa Agrobiologia, Florestas, Solos, 2009, v. , p. 99-110.

19.
RESENDE, A. S. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; CAMPELLO, E. F. ; BONNET, A. . Caracterização climática, etapas e recomendações para implantação da porção leste do "Corredor ecológico do Comperj". In: Bonnet, A.; Resende, A.S.; Curcio, G.R.. (Org.). Manual de plantio de espécies nativas para o Corredor ecológico do Comperj. Seropédica, Colombo, RJ: Embrapa Agrobiologia, Florestas, Solos, 2009, v. , p. 111-144.

20.
BHERING, S. B. ; SANTOS, H. G. ; BOGNOLLA, I. A. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; MANZATTO, C. V. ; CARVALHO JUNIOR, W. ; CHAGAS, C. S. ; AGLIO, M.L.D. ; SOUZA, J. S. . Revisão e atualização do mapa de solos. In: Silvio Barge Bhering; Humberto Gonçalves dos Santos. (Org.). Mapa de solos do estado do Paraná Legenda atualizada. Rio de Janeiro: Embrapa Florestas, Embrapa Solos, IAPAR, 2008, v. , p. 9-47.

21.
SANTOS, H. G. ; BHERING, S. B. ; BOGNOLLA, I. A. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; MANZATTO, C. V. ; CARVALHO JUNIOR, W. ; CHAGAS, C. S. ; AGLIO, M.L.D. ; SOUZA, J. S. . Distribuição e ocorrência dos solos no estado do Paraná. In: Sivio Barge Bhering; Humberto Gonçalves dos Santos. (Org.). Mapa de solos do estado do Paraná. Rio de Janeiro: Embrapa Florestas, Embrapa Solos, IAPAR, 2008, v. , p. 49-74.

22.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; BRITEZ, R M ; TIEPOLO, G ; RADOMSKI, M I ; CATAPAN, M I S . Recomendações de espécies florestais nativas para a recomposição, por tipo de solo, das florestas ciliares do rio Cachoeira.. In: Raquel R. B. Negrelle; Renato Eugênio de Lima. (Org.). Meio ambiente e desenvolvimento no litoral do Paraná.. Curitiba: NIMAD-UFPR, 2002, v. 1, p. 135-154.

23.
SEVEGNANI, L. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; ULHMAN, A. . Espécies com potencialidades para plantio em áreas ciliares da bacia hidrográfica do Itajaí.. In: Beate Frank, Ivani Cristina Butzke, Carlos Eduardo Zimmermann. (Org.). Programa de recuperação da mata ciliar: capacitação de grupos de trabalho municipais.. Blumenau: FURB/IPA, 2001, v. 1, p. 43-81.

24.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Parâmetros para configuração de floresta com influência fluvial.. In: Beate FRank, Ivani Cristina Butzke, Carlos Eduardo Zimmermann. (Org.). Programa de recuperação da mata ciliar: capacitação de grupos de trabalho municipais.. Blumenau: FURB/IPA, 2001, v. 1, p. 92-94.

25.
ROSSI, M. ; COELHO, M. R. ; CARVALHO, A. P. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; ALMEIDA, J. A. ; BOGNOLLA, I. A. . Descrição de Perfis. In: Gustavo Ribas Curcio; Américo Pereira de Carvalho; Itamar Antônio Bognola; Idarê Azevedo Gomes; Márcio Rossi; Maurício Rizzato Coelho; Raphael David dos Santos.. (Org.). Guia da excursão de estudos de solos nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. 1ed.Colombo: Embrapa Florestas, 2000, v. 1, p. 16-123.

26.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; SILVA, A. P. . Análise de algumas propriedades físicas dos solos da VI RCC relevantes para a discussão dos níveis inferiores do SBCS.. In: Gustavo Ribas Curcio; Américo Pereira de Carvalho; Itamar Antônio Bognola; Idarê Azevedo Gomes; Márcio Rossi; Maurício Rizzato Coelho; Raphael David dos Santos.. (Org.). Guia da excursão de estudos de solos nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.. 1ed.Colombo: Embrapa Florestas, 2000, v. 1, p. 194-214.

27.
DEDECEK, R. A. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; SILVA, A. P. . Estimativa da erodibilidade dos solos pelo método do nomograma.. In: Gustavo Ribas Curcio; Américo Pereira de Carvalho; Itamar Antônio Bognola; Idarê Azevedo Gomes; Márcio Rossi; Maurício Rizzato Coelho; Raphael David dos Santos.. (Org.). Guia da excursão de estudos de solos nos estados do Rio Grande do Suk, Santa Catarina e Paraná.. 1ed.Colombo: Embrapa Florestas, 2000, v. 1, p. 216-220.

28.
MORSBACH, N. ; RODRIGUES, A. S. ; CHAIMSOHN, P. F. ; TREITNY, M. R. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Aptidão dos solos do litoral para cultivo da Pupunha. In: IAPAR. (Org.). Pupunha para palmito - Cultivo no Paraná. 1ed.Londrina: IAPAR, 1998, v. 103, p. 45-48.

29.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Solos de encosta de baixa aptidão agrícola da área em estudo. In: IAPAR. (Org.). Manejo de Solos de Baixa Aptidão Agrícola no Centro-Sul do Estado do Paraná. 1ed.Londrina: IAPAR, 1994, v. 84, p. 21-39.

30.
RAUEN, M. J. ; POTTER, R. O. ; CARDOSO, A. ; CARVALHO, A. P. ; HOCHMUELLER, D. P. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Levantamento semidetalhado dos solos. In: J C Henclain. (Org.). Potencial de uso agrícola das áreas de várzea do Estado do Paraná:bacias hidrográficas dos rios das Cinzas e Laranhinha, Iapó, Iguaçu, Piquiri, Pirapó, Tibagi e Litoral.. 1ed.Londrina: IAPAR, 1994, v. 2, p. 11-50.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. A importância das APPs e seu aprimoramento. Revista Opiniões, Ribeirão Preto, p. 22 - 22, 01 dez. 2009.

2.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Técnicos têm que estar atentos ao efeito ambiental. Diário do Noroeste, Paranavaí, 18 ago. 1999.

3.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Cuidados e normas na retirada de seixos. Linha Direta, Curitiba, p. 2 - 3.

4.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Projeto recupera floresta ciliar do rio Cachoeira. Voz do Litoral, Antonina _ PR, p. 8 - 8.

5.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Projeto de Florestas Ciliares no rio Cachoeira. Voz do Litoral, Antonina, p. 8 - 8.

6.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Pesquisadores fazem diagnóstico do solo. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 14.

7.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS . A influência da luminosidade e do solo está sob avaliação. Folha da Floresta, Colombo, p. 8.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; DEDECEK, R. A. ; SILVA, H. D. . O Código Florestal Brasileiro - considerações sobre Área de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL). In: Congresso Internacional do Leite, 2010, Juiz de Fora. Estratégias e conhecimentos para o fortalecimento do agronegócio do leite, 2010. p. 166-168.

2.
BONNET, A. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; GALVÃO, F. . Relações ambientais de epífitas vasculares em distintos segmentos do rio Tibagi, Paraná, Brasil. In: I Simposio de Gestão Integrada em Recursos Hídricos, 2008, Passo Fundo. Anais. Passo Fundo: UPF, 2008.

3.
RIOS, R. C. ; GALVÃO, F. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Diversidade Arborea do parque Priovincial Cruce Caballero, Missiones, Argentina. In: 12º Jornadas Técnicas Forestales y Ambientales, 2006, Missiones. Anais do Congresso. Missiones, 2006.

4.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Potencialidades e restrições do uso florestal de alguns solos do Brasil. In: 14 Congresso Latinoamericano de la ciencia del suelo, CLACS-99, 1999, Pucon. Congresso Latinoamericano de la ciencia del suelo CD ROM, 1999.

5.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; BAGGIO, A. J. ; PEREZ, J. . Pesquisa participativa em áreas dos reassentamentos Segredo I e III - Gleba Chapecó (Mangueirinha-Honório Serpa-PR). In: III Encontro da Sociedade Brasileira de Sistema de Produção, 1998, Florianópolis. III Encontro da Sociedade Brasileira de Sistema de Produção. Florianópolis, 1998.

6.
DOSSA, D. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; HIGA, A. R. ; GRAÇA, L. R. . Pesquisa participativa com acácia-negra, envolvendo produtores, indústrias e a Embrapa. In: III Encontro da Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção, 1998, Florianópolis. Encontro da Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção. Florianópolis, 1998. v. 1.

7.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; SIMON, A. . Sistemas de preparación del suelo para siembra de Acacia mearnsii en dos lugares y su efecto en la productividad y en la erosión hídrica. In: Primer Congresso Latinoamericano da IUFRO, 1998, Valdívia. Actas CD. Valdívia, 1998. v. 1.

8.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; RODGIERI, H. R. ; CASSARINO, J. P. . Análise econômica de produtores de áreas de barragens, reassentados nas glebas Segredo I e III. In: III Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural, 1998, Poços de Caldas. III Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural. Brasília, 1998. v. 2. p. 463-478.

9.
CHAIMSOHN, F. P. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Avaliação de Sistema Agroflorestal com erva-mate em áreas marginais de sistemas de produção familiar na região Centro-Sul do Paraná. In: International Conference on Sustainable Agriculture in Tropical and Subtropical Highlands with Special Reference to Latin American, 1998, Rio de Janeiro. International Conference on Sustainable Agriculture in Tropical and Subtropical Highlands with Special Reference to Latin American CD ROM. Rio de janeiro, 1998.

10.
CHAIMSOHN, P. F. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; BENASSI, D. A. ; SILVA, F. A. . Avaliação de bracatinga comum (Mimosa scabrella) e bracatinga de campo mourão (MImosa flocculosa) em cambissolo álico para recuperação de áreas degradadas. In: III Simpósio Nacional de Recuperação de Áreas Degradadas, 1997, Ouro Preto. Trabalhos Voluntários, 1997. p. 350-354.

11.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Análise comparativa de caracterísiticas e propriedades químicas, física e morfológicas de um cambissolo textura argilosa sob plantio de pinus e capoeira. In: ! Congresso Florestal Panamericano. 7 Congresso Florestal Brasileiro, 1995, Curitiba. Anais, Trabalhos Voluntários e Pôsteres. Curitiba, 1995. v. 2. p. 732.

12.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Levantamento semidetalhado de solos da microbacia do rio do Turvo - Contenda. In: III Encontro Nacional de Produção e Abastecimento de Batata, 1989, Contenda. Anais. Curitiba: Emater, 1989. p. 31-34.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BRAINE, J. W. ; HANSEL, F. A. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; Wachowicz, C.M. . Efeito alelopático do extrato de acícula de Araucaria angustifolia em sementes de Lactuca sativa. In: 33 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010. Anais do 33 reunião anual da sociedade brasileira de química, 2010.

2.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; BONNET, A. ; RACHWAL, M. F. G. ; GALVÃO, F. ; ULHMAN, A. . Grupos funcionais da floresta fluvial do rio Tibagi e suas relações com os compartimentos geopedológicos - Paraná - Brasil. In: IX Congresso de Ecologia do Brasil, 2009, São Lourenço. Anais do IX Congresso de Ecologia do Brasil - Ecologia e o futuro da biosfera. São Paulo: SEB, 2009.

3.
BONNET, A. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; GALVÃO, F. ; LAVORANTI, O. J. . Distribuição de epífitos vasculares nas florestas do rio Tibagi. In: IX Congresso de Ecologia do Brasil, 2009, São Lourenço. Anais do IX Congresso de Ecologia do Brasil - Ecologia e o futuro da biosfera. São Paulo: SEB, 2009.

4.
BONNET, A. ; LAVORANTI, O. J. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Relações de epífitos vasculares com fatores ambientais no corredor de biodiversidade Araucária, Paraná. In: IX Congresso de Ecologia do Brasil, 2009, São Lourenço. Anais do IX Congresso de Ecologia do Brasil - Ecologia e o futuro da biosfera. São Paulo: SEB, 2009.

5.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; BONNET, A. ; GALVÃO, F. ; ULHMAN, A. . A tectônica e sua relação com as florestas fluviais dos rios Iguaçu e Tibagi no segundo planalto paranaense, Paraná, Brasil. In: VIII Congresso de Ecologia do Brasil, 2007, Caxambu. ecologia no tempo de mudanças globais. São Paulo: Sociedade de Ecologia do Brasil, 2007.

6.
BONNET, A. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; GALVÃO, F. . Epifitas vasculares e suas relações com fatores ambientais no rio Tiabgi, Paraná, Brasil. In: VIII Congresso de Ecologia do Brasil, 2007, Caxambu. Ecologia no tempo de mudanças globais. São Paulo: Sociedade de ecologia do Brasil, 2007.

7.
BONNET, A. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; LAVORANTI, O. J. ; RODERJAN, C. V. ; BARDDAL, M. L. . Bromeliáceas epifíticas e suas relações com fatores ambientais na planície do rio Iguaçu, Paraná, Brasil. In: VIII Congresso de Ecologia do Brasil, 2007, Caxambu. Ecologia no tempo de mudanças globais. São Paulo: Sociedade de Ecologia do Brasil, 2007.

8.
BARDDAL, M. L. ; BONNET, A. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Comportamento de plantas jovens de Araucaria angustifolia (Bert.) O. Kuntze submetidas à inundação simulada. In: VIII Congresso de Ecologia do Brasil, 2007, Caxambu. Ecologia no tempo de mudanças globais. São Paulo: Sociedade de Ecologia do Brasil, 2007.

9.
SOUZA, L. P. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; DEDECEK, R. A. ; WENDLING, I. . Avaliação do Crescimento de 12 espécies arbóreas nativas em área degradada às margens de rodovia (BR-277-PR). In: VIII Congresso de Ecologia do Brasil, 2007, Caxambu. Anais do VIII Congresso de Ecologia do Brasil. São Paulo: Sociedade de Ecologia do Brasil, 2007.

10.
ULHMAN, A. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; POZZOBON, M. ; Braghirolli, F. ; STANO, F. ; ATIQUE, M.S. ; CEOLIN, L. ; KNESS, A. ; CAGLIONI, E. ; QUINTANI, I.J. ; VOLKMANN, A. . Restauração de florestas fluviais na Bacia do Itajaí: avaliação do estabelecimento e desempenho inicial de nove espécies florestasi em Cambissolo Háplico. In: VIII Congresso de Ecologia, 2007, Caxambu. Anais do VIII Congresso de Ecologia. São Paulo: Sociedade Brasileira de Ecologia, 2007.

11.
ULHMAN, A. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; POZZOBON, M. ; CAVIGLIONI, J. H. ; Braghirolli, F. ; STANO, F. ; ATIQUE, M.S. ; CEOLIN, L. ; KNESS, A. ; QUINTANI, I.J. ; VOLKMANN, A. . Restauração de florestas fluviais na bacia do Itajaí: avaliação de estabelecimento e desempenhoi inicial de nove espécies florestais em Neossolo Flúvico. In: VIII Congresso de Ecologia, 2007, Caxambu. Anais do VIII Congresso de Ecologia. São Paulo: Sociedade de Ecologia do Brasil, 2007.

12.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; GALVÃO, F. ; BONNET, A. ; BARDDAL, M. L. . Fitotipias em ambiente fluvial e suas relações com padrões geomórficos e tipos de solos.. In: 57º Congresso Nacional de Botânica, 2006, Gramado. Revista Brasileira de Biociências (Online). Porto Alegre: Instituto de Biociências da UFRGS, 2006. v. 5. p. 516-518.

13.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; SOUZA, L. P. ; BONNET, A. ; BARDDAL, M. L. . Recuperação ambiental das margens da represa do rio Iraí, Pinhais, PR. In: 57º Congresso Nacional de Botânica, 2006, Gramado. Revista Brasileira de Biociências (Online). Porto Alegre: Instituto de Biociências da UFRGS, 2006. v. 5. p. 522-524.

14.
BONNET, A. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; BARDDAL, M. L. ; RODERJAN, C. V. . Estratificação vertical de bromélias epifíticas na planície do rio Iguaçu, Paraná, Brasil. In: 57º Congresso Nacional de Botânica, 2006, Gramado. Revista Brasileira de Biociências (Online). Porto Alegre: Instituto de Biociências da UFRGS, 2006. v. 5. p. 492-494.

15.
BONNET, A. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; BARDDAL, M. L. ; RODERJAN, C. V. ; LAVORANTI, O. J. . Distribuição horizontal de bromélias epifíticas na planície do rio Iguaçu, Paraná, Brasil. In: 57º Congresso Nacional de Botânica, 2006, Gramado. Revista Brasileira de Biociências (Online). Porto Alegre: Instituto de Biociências da UFRGS, 2006. v. 5. p. 513-515.

16.
RIOS, R. C. ; GALVÃO, F. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Diversidade arbórea em solos hidromórficos do Parque Provincial Cruce Caballero, Missiones, Argentina. In: 57º Congresso Nacional de Botânica, 2006, Gramado. Revista Brasileira de Biociências (Online). Porto Alegre: Instituto de Biociências da UFRGS, 2006. v. 5.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Etto, R.M. ; Galvão, C.W. ; GALVÃO, F. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; RACHWAL, M. F. G. ; PEDROSA, F.O. ; Steffens, M.B.R. . Biodiversity of Prokaryotes from high-elevation Grassland Organosols of the Parana State, Brazil. In: XXXVIII Annual Meeting of Brazilian Biochimistry and Molecular Biology Socienty - SBBq, 2009, Águas de Lindóia. Annals of Brazilian Biochemistry and Molecular Biology Society, 2009.

2.
Andrade, B.O ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Influência da saturação hídrica do solo na distribuição fitofisionômica e florística em Campos. In: 60 Congresso Nacional de Botânica, 2009, Feira de Santana. Congresso Nacional de Botânica (60-2009 - Feira de Santana - BA). Botânica brasileira: futuro e compromissos.. Salvador: EDUNEB, 2009. v. 1.

3.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; DEDECEK, R. A. ; BONNET, A. ; GALVÃO, F. ; BARDDAL, M. L. . Relações entre Geologia, Geomorfologia e Pedologia nas Planícies Fluviais do Rio Iguaçu ? Paraná ? Brasil.. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007, Gramado. XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Porto Alegre: SBCS, 2007. v. CD.

4.
MUCHAILH, M. C. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; RODERJAN, C. V. ; CAMPOS, J. B. . Solos como indicador de áreas para composição de corredores ecológicos. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007, Gramado. XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo - Livro de Resumos. Porto Alegre: SCBS, 2007. v. I. p. 179-179.

5.
KOZERA, C. ; GALVÃO, F. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Levantamento de comunidades herbáceo-subarbustivas de várzea e campos naturais em diferentes condições geopedológicas e hídricas, município de Balsa Nova, PR- BR. In: 58º Congresso Nacional de Botânica, 2007, São Paulo. 58º Congresso Nacional de Botânica, 2007.

6.
SAWCZUK, A. T. ; GALVÃO, F. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; DOMANOWSKI, B. P. ; BONNET, A. ; KOZERA, C. . Contribuição para a autoecologia de Guadua aff. G. tagoara (Nees) Kunth (Poaceae). In: 15 º Evento de Iniciação Científica, 2007, Curitiba. Anais do 15 º Evento de Iniciação Científica. Curitiba: UFPR, 2007.

7.
DOMANOWSKI, B. P. ; GALVÃO, F. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; SAWCZUK, A. T. ; BONNET, A. ; KOZERA, C. . Relação entre a ocorrência de Guadua aff. G. tagoara (Nees) Kunth (Poaceae) e a mineração de areia no leito do rio Tibagi, Ponta Grossa, PR. In: 15º Evento de Iniciação Científica, 2007, Curitiba. Anais do 15º Evento de Iniciação Científica. Curitba: UFPR, 2007.

8.
DOMANOWSKI, B. P. ; SAWCZUK, A. T. ; GALVÃO, F. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; BONNET, A. ; KOZERA, C. . Guadua aff. G. tagoara (Nees) Kunth (Poaceae): Contribuição para a sua autoecologia. In: 58º Congresso de Botânica, 2007, São Paulo. Anais do 58º Congresso de Botânica. São Paulo, 2007.

9.
MUCHAILH, M. C. ; CAMPOS, J. B. ; RODERJAN, C. V. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Metodologia de planejamento das zonas de amortecimento visando à estabilidade e o aumento dos fluxos biológicos nas áreas protegidas. In: Congresso Latinoamericano de Áreas Protegidas, 2007, Bariloche. Anais do Congresso. Bariloche, 2007.

10.
BOTOSSO, P. C. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; BARDDAL, M. L. ; BONNET, A. . Potencial dendrogeomorfológicos de Salix humboldtiana Willd. (Salicaceae) em superfície de agradação da planície do rio Iguaçu, Paraná. In: 57º Congresso Nacional de Botânica, 2006, Gramado. 57º Congresso Nacional de Botânica - resumos, 2006.

11.
KOZERA, C. ; GALVÃO, F. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Caracterização fitossociológica de comunidades herbáceo-arbustivas situadas sobre diferentes unidades geomorfológicas, balsa Nova - PR. In: 57º Congresso Nacional de Botânica, 2006, Gramado. Revista Brasileira de Biociências, 2006.

12.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; GALVÃO, F. ; BONNET, A. ; BARDDAL, M. L. . A cobertura arbórea nas planícies do rio Iguaçu entre Curitiba e União da Vitória (PR) e a relação com feições geomórficas e tipos de solos. In: 56º Congresso Nacional de Botânica, 2005, Curitiba. Congresso Nacional de Botânica - Resumos, 2005.

13.
BONNET, A. ; BARDDAL, M. L. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Bromélias epifíticas em superfícies de agradação e degradação na planície do rio Iguaçu. In: Congresso Nacional de Botânica, 2005, Curitiba. 56º Congresso Nacional de Botânica - Resumos, 2005.

14.
BONNET, A. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; BARDDAL, M. L. . Composição de Bromélias Epifíticas na planície do rio Iguaçu no trecho Curitiba-Foz do Iguaçu. In: 56º Congresso Nacional de Botânica, 2005, Curitiba. 56º Congresso Nacional de Botânica - Resumos, 2005.

15.
BARDDAL, M. L. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; RODERJAN, C. V. ; BONNET, A. . Germinação de sementes de Erythrina crista-galli L. (corticeira-do-banhado) submetida à inundação simulada. In: 56º Congresso Nacional de Botânica, 2005, Curitiba. Congresso Nacional de Botânica - Resumos, 2005.

16.
BARDDAL, M. L. ; BONNET, A. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; NOGUEIRA, A. . Inundação simulada das sementes de Matayba elaeagnoides Radlk. (miguel-pintado) por diferentes períodos de tempo.. In: 56►7 Congresso Nacional de Botânica, 2005, Curitiba. 56º Congresso Nacional de Botânica - Resumos, 2005.

17.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; BARDDAL, M. L. ; BOTOSSO, P. C. ; BONNET, A. . Salix humboldtiana: bioindicador pedológico e geomorfológico em planície do rio Iguaçu - PR. In: 56º Congresso Nacional de Botânica, 2005, Curitiba. Congresso Nacional de Botânica - Resumo, 2005.

18.
ULHMAN, A. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Distribuição de espécies savânicas ao longo de gradientes hídricos controlados por diferentes padrões de geomorfia.. In: V Congresso de Ecologia do Brasil., 2001, Porto Alegre. V Congresso Brasileiro de Ecologia.. Porto Alegre: UFRGS/ Departamento de Ecologia, 2001. v. 1.

19.
HIGA, A. R. ; MORA, A. L. ; SANTOS, A. F. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; HIGA, R. C. ; SIMON, A. ; STEIN, P. P. . Contribuições técnicas à silvicultura da acácia-negra (Acacia mearnsii) no Rio Grande do Sul. In: 40 anos de engenharia florestal - 40 anosde ensino e pesquisa florestal Universidade Federal do Paraná, 2000, Curitiba. Pesquisa Florestal Online. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2000. v. 1. p. 82-82.

20.
SOUZA, M. F. K. ; GALVÃO, F. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; TAKEDA, I. J. M. . Fitossociologia dos estratos arbóreos e arbustivos de uma floresta ciliar da fazenda restingão município de Jaguariaíva-PR. In: 40 anos de ensino e pesquisa florestal Universidade Federal do Paraná, 2000, Curitiba. Pesquisa Florestal Online. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2000. v. 1. p. 122.

21.
LACERDA, A. B. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Caracterização florística e fitossociológica de um ecótono em subsere na região de Serra da Melança, Piraquara-PR. In: 40 anos de Ensino e Pesquisa florestal Universidade Federal do Paraná, 2000, Curitiba. Pesquisa Florestal Online. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2000. v. 1.

22.
TIEPOLO, G ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Manejo de rebrotas e propagação vegetativa de Tabebuia cassinoides (Lam) DC (Bignoniaceae). In: 40 anos de Ensino e Pesquisa Florestal, 2000, Curitiba. Pesquisa Florestal Online. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2000. v. 1.

23.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; RADOMSKI, M I ; CATAPAN, M I S . Recuperação de florestas ciliares sobre três solos ao longo do rio Cachoeira, em Antonina, Paraná. In: Simpósio sobbre Restauração Ecológica de Ecossistemas Naturais, 1999, Pirracicaba. Simpósio sobbre Restauração Ecológica de Ecossistemas Naturais. Piracicaba, 1999. v. 1.

24.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; RADOMSKI, M I . Características de Solos Aluviais do rio Cachoeira - Antonina-PR. In: XXVII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1999, Brasília. XXVII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo CD ROM. Brasília, 1999.

25.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Alterações químicas e morfológicas em podzol, em quatro estádios sucessionais da floresta ombrófila densa, no litoral do Paraná. In: XXVII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1999, Brasília. Resumos. Brasília+-, 1999.

26.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; SOUZA, B. D. . Desenvolvimento de espécies nativas arbóreas em plantios de recupração de floresta ciliar em Campo do Tenente- PR. In: I Simpósio sobre Restauração Ecológica de Ecossistemas Naturais, 1999, Piracicaba. Disquete, 1999.

27.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; RADOMSKI, M I ; CATAPAN, M I S . Estudos de copas em avaliação de desenvolvimento de espécies nativas implantaadas em áreas de recuperação de floresta ciliar. In: I Simpósio sobre restauração ecológica de ecossistemas naturais, 1999, Piracicaba. Disquete, 1999.

28.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; SOUZA, B. D. . Regeneração natural em plantios mistos para recuperação de florrestas ciliares, em Campo do Tenente-PR. In: I Simpósio Sobre Restauração Ecológica de Ecossistemas Naturais, 1999, Piracicaba. Disquete. Piracicaba, 1999.

29.
ZILLER, S. R. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; MASCHIO, W. . Levantamento fitossociológico em formações pioneiras de influência marinha (restinga) na fazenda Banestado, município de Paranaguá. In: 5 International Congress and Exhibition on Forest. 5 Congresso e Exposição Internacional Sobre Florestas, 1999, Rio de Janeiro. Forest 99. Rio de Janeiro, 1999.

30.
ZILLER, S. R. ; PANZERI, C. G. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; MASCHIO, W. . Levantamento fitossociológico em floresta ombrófila densa submontana, município de Guaraqueçaba, localidade de Serra Negra, Paraná. In: 5 International Congress and Exhibition on Forest. 5 Congresso e Exposição Internacional Sobre Florestas, 1999, Rio de Janeiro. Forest 99. Rio de Janeiro, 1999.

31.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Efetividade de cordões de contorno em diferentes solos no município de Irati (Cerro da Ponte Alta)-PR. In: XII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água - Agricultura e Sustentabilidade no Semi-árido, 1998, Fortaleza. Resumos Expandidos. Fortaleza, 1998. v. 1. p. 38-39.

32.
WISNIESWSKI, C. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Caracterização dos níveis de degradação dos solos da microbacia do rio Inhacanga-altonia-PR, sob diferentes sistemas. In: XII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água - Agricultura e Sustentabilidade no Semi-árido, 1998, Fortaleza. Resumos Expandidos. Fortaleza, 1998. v. 1. p. 181-181.

33.
PHILIPOVSK, J. F. ; RACHWAL, M. F. G. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; NEIVERTH, D. D. . Perdas de solo em diferentes manejos da vegetação espontânea e implantada das entrelinhas da erva-mate. In: XII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água - Agricultura e Sustentabilidade no Semi-árido, 1998, Fortaleza. Resumos expandidos. Fortaleza, 1998. v. 1. p. 225.

34.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; RADOMSKI, M I ; MEDRADO, M. J. S. . Desenvolvimento comparativo de Maytenus ilicifolia em cambissolo húmico sob diferentes intensidades luminosas. In: XV Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 1998, Águas de Lindóia. Programas e resumos. Águas de Lindóia, 1998. v. 1.

35.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; CATAPAN, M I S . Reconstitución de los bosques aledaños al rio cachoeira en Antonina, Estado del Paraná, Brazil. In: 1 Congresso Latinoamericano IUFRO, 1998, Valdívia. El manejo sustentable de los recursos forestales, desafio del siglo XXI CONAF/IUFRO. Valdívia, 1998. v. 1.

36.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; SOUZA, B. D. . Reconstitución de foresta ribereña en el municipio de Campo do Tenente-PR-BR. In: 1 Congresso Latinoamericano IUFRO, 1998, Valdívia. Actas CD. Valdívia, 1998.

37.
MAZZA, M. C. M. ; ZILLER, S. R. ; NAKASHIMA, T. ; MAZZA, C. A. S. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Análise do potencial de aproveitamento de espécies medicinais da sub-mata de bracatingais. In: Forest 98, 1998, Curitiba. Volume de resumos. Curitiba, 1998.

38.
KEIL, S. S. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Efeito de diferentes níveis de calcáreo, adubação fosfatada e potássica no desenvolvimento aéreo e radicular da acácia-negra (Acacia mearnsii). In: XXIII Reuniào Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, 1998, Caxambu. Resumos, 1998. p. 565.

39.
TIEPOLO, G ; CATAPAN, M I S ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Recuperação da floresta ciliar do rio Cachoeira, Antonina-PR 1)mapeamento e caracterização da vegetação. In: XLIX Congresso Nacional de Botânica, 1998, Salvador. Resumos. Salvador, 1998. p. 387-387.

40.
TIEPOLO, G ; BRITEZ, M. ; CATAPAN, M I S ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS . recuperação da floresta ciliar do rio cachoeira, Antonina - PR 2) Estudos fitossociológicos. In: XLIX Congresso Nacional de Botânica, 1998, Salvador. Resumos. Salvador, 1998. p. 388-388.

41.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; RACHWAL, M. F. G. ; DEDECEK, R. A. ; CHAIMSOHN, P. F. ; GOMES, E. P. ; VOGEL, R. C. . Produtividade de erva-mate em cordão vegetado em Irati-PR. In: Congresso Sul-Americano da erva-mate, 1: Reunião técnica do cone Sul sobre a cultura da erva-mate, 2, 1997, Curitiba. Anais. Colombo: Embrapa-CNPF, 1997. v. 1. p. 443-443.

42.
DEDECEK, R. A. ; RACHWAL, M. F. G. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; CHAIMSOHN, P. F. ; GOMES, E. P. ; VOGEL, R. C. . Caracterização da produtividade de erva-mate em adensamento sob faxinal em Irati-PR. In: I Congresso Sul-Americano da erva-mate II Reunião técnica do cone Sul sobre a cultura da erva-mate, 1997, Curitiba. I Congresso Sul-Americano da erva-mate II Reunião técnica do cone Sul sobre a cultura da erva-mate. Colombo: Embrapa-CNPF, 1997. v. 1. p. 442-442.

43.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; NIETSCHE, K. ; S FILHO, F. E. ; VOGEL, R. C. . Influência da luminosidade sobre a produtividade da erva-mate em latossolo vermelho-escuro em São Mateus do Sul-PR. In: I Congresso Sul-Americano da erva-mate II Reunião técnica do cone Sul sobre a cultura da erva-mate, 1997, Curitiba. Anais. Colombo: Embrapa-CNPF, 1997. v. 1. p. 445-445.

44.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Exportação de nutrientes com a primeira poda de formação da erva-mate em cordões vegetados na região de Irati-PR. In: I Congresso Sul-Americano da erva-mate II Reunião técnica do cone Sul sobre a cultura da erva-mate, 1997, Curitiba. Anais. Colombo: Embrapa-CNPF, 1997. v. 1. p. 458-458.

45.
RACHWAL, M. F. G. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; DEDECEK, R. A. ; STEIN, P. P. ; OLIVEIRA, J. G. . Desenvolvimento e produção de madeira de Acacia mearnsii em solos derivados de micaxistos no município de Piratini-RS. In: XXVI congrsso Brasileiro de Ciência do Solo, 1997, Rio de Janeiro. XXVI congrsso Brasileiro de Ciência do Solo. Rio de Janeiro, 1997. v. 1. p. 208-208.

46.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Caracterização do desenvolvimento e produção de madeira de Acacia mearnsii em solos derivados de migmatitos e xistos no município de Butiá-RS. In: XXVI congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1997, Rio de Janeiro. XXVI congrsso Brasileiro de Ciência do Solo. Rio de Janeiro, 1997. v. 1. p. 208-208.

47.
LOURENÇO, R. S. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; MEDRADO, M. J. S. . Avaliação de níveis de nitrogênio sobre a produção de erva-mate (Ilex paraguariensis St Hill). In: I Congresso Sulamericano da erva-mate. II Reunião Técnica do Cone Sul sobre a cultura da erva-mate, 1997, Curitiba. Anais. Colombo: EMBRAPA CNPF, 1997. v. 1. p. 440.

48.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Características físicas químicas e morfológicas do horizonte A de solos litólicos substrato siltito, em diferentes estádios sucessionais da Floresta Ombrófila Mista, na região de Irati-PR. In: XXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1995, Viçosa. XXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Viçosa, 1995. v. 2.

49.
VIELCAHUAMAN, L. J. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Influência das características químicas e físico-hídricas de um solo degradado por mineração de xisto sobra a altura e sobrevivência de leguminosas arbóreas. In: XXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1995, Voçosa. Resumos expandidos. Viçosa, 1995. v. 4. p. 2372-2375.

50.
RADOMSKI, M I ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Características de três diferentes ambientes edáficos e sua influência sobre o peso de folhas de Maytenus ilicifolia ( espinheira-santa ), espécie medicinal nativa da regiã Sul d Brasil. In: XXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1995, Viçosa. Resumos expandidos. Viçosa: Imprensa Universitária da UFV, 1995. v. 3. p. 1419-1421.

51.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Efeito da retirada da serapilheira nas características químicas do horizonte A de um Latossolo Vermelho-Escuro sob Floresta Ombrófila Mista na região de Ponta Grossa-PR. In: 3 Simpósio Internacional de Estudos Ambientais sobre Ecossistemas Florestais, 1994, Porto Alegre. 3 Simpósio Internacional de Estudos Ambientais sobre Ecossistemas Florestais. Porto Alegre, 1994. v. 1. p. 24-25.

52.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; SANTOS FILHO, A. . Mineralogia de argilas e suas relações com ferro ditionito, oxalato e total em solos da Serra do Mar PR. In: XXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1993, Viçosa. XXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Viçosa, 1993. v. 1. p. 241.

53.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Análise comparativa de caracterísiticas e propriedades químicas, físicas e morfológicas de um cambissolo textura argiosa sob plantio de pinus e capoeira. In: 7 Congresso Florestal Brasileiro, 1993, Curitiba. Anais, Trabalhos Voluntários e Pôsteres. Curitiba, 1993. v. 2. p. 732-732.

54.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; SILVA, G. M. ; CARRILHO, P. F. ; COMIN, J. J. . Caracterização e distribuição dos solos da Serra do Mar (porção sul de Tombamento). In: XXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1991, Porto Alegre. Programas e Resumos. Porto Alegre, 1991.

55.
MACHADO, M. L. S. ; RODRIGUES, A. S. ; GUERREIRO, E. ; MERTEN, G. H. ; FERNANDES, F. F. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Estratégias e método para o desenvolvimento: aplicação e resultados em São João do Triunfo, município de região Centro-Sul do Paraná. In: 28 Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural, 1990, Florianópolis. Anais. Brasília, 1990. v. 2. p. 381.

Artigos aceitos para publicação
1.
SHEER, M. B. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; RODERJAN, C. V. . The Late Holocene upper montane cloud forest/high altitude grassland mosaic in the Serra da Igreja highlands, Southern Brazil.. Anais da Academia Brasileira de Ciências (Impresso), 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. O projeto Biomas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Projeto Biomas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. A degradação do solo e algumas implicações funcionais ecológicas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. APPS Fluviais - Funcionalidades ecológicas dos solos. Estudo de caso: biomas Mata Atlântica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. APPS Fluviais: funcionalidades ecológicas dos solos. Estudo de caso: bioma Mata Atlântica.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Manejo da paisagem para a produção de água - conceitos e aplicações.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. APPS fluviais e o meio físico.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Contribuições técnicas para a discussão da legislação ambiental: meio físico.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Apps fluviais: elementos para restauração.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Os efeitos dos sistemas produtivos em ambientes fluviais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; MANZATTO, C. V. ; SKORUPA, L. ; SILVA, H. D. . APP e Reserva legal no ambiente - conceitos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Diversidade geomorfológica e solos da Mata Atlântica do Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Caracterização geológica, geomorfológica, pedológica: potencialidades e fragilidades dos ambientes fluviais - rio Tibagi, PR, Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Solos da Cuesta Devoniana do Paraná e suas funcionalidades. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Restauração ecológica: princípios, perspectivas e desafios para o Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. O uso do solo e a legislação ambiental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Projeto BIOMAS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Bases científicas para a alteração de um Código Florestal. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Uso do solo e qualidade ambiental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. A paisagem do Comperj do ponto de vista da geologia, geomorfologia e pedologia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Código Florestal e as Áreas de Preservação Permanente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Projeto Biomas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Pedossequencias do Paraná e suas funcionalidades. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. APPs - Proposta para legislação do código florestal brasileiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. APPs e Reserva Legal - Proposta para legislação do código florestal brasileiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; BONNET, A. . Caracterização geológica, geomorfológica, pedológica e fitossociológica do rio Tibagi. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; BONNET, A. . Caracterização geológica, geomorfológica, pedológica e fitossociológica do rio Tibagi. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; BONNET, A. . Caracterização geológica, geomorfológica, pedológica e fitossociológica do rio Tibagi. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Recuperação em Ambientes Fluviais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Unidades Fitoambientais do estado do Paraná. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Relações entre geologia, geomorfologia, pedologia e fitossociologia nas planícies fluviais do rio Iguaçu - PR. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Subsídios técnicos para a implantação de florestas no entorno de reservatórios, sob o ponto de vista pedológico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. A floresta em Ambientes Fluviais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Dinâmica de ambientes fluviais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Antropossolos: atributos e efeitos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; GALVÃO, F. ; RODERJAN, C. V. . Caracterização geomorfológica, pedológica e fitossociológica das planícies fluviais do rio Iguaçu, Paraná, Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

37.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Fixação de carbono em planícies. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Caracterização Ambiental do COMPERJ em compartimentos geopedológicos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. O carbono nos solos do Paraná - uma estratégia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

40.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Proposta de procedimentos de pesquisa - cabeceiras de drenagem.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

41.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Solos do Paraná - potencialidades de uso e fragilidades ambientais.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

42.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Solos do Paraná. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

43.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Planícies Fluviais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

44.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Globalização e proteção de recursos hídricos em ambientes fluviais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

45.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. A floresta em ambientes fluviais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

46.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Relações entre geologia, geomorfologia, pedologia e fitossociologia nas planície fluviais do rio Iguaçu, Paraná, Brasil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

47.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Relações entre geologia, geomorfologia, pedologia e fitossociologia das planícies fluviais do rio Iguaçu, Paraná, Brasil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

48.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. A geopedologia e a floresta fluvial do rio Iguaçu.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

49.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Constituição de Florestas Fluviais da Represa do Iraí.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

50.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Cabeceiras de drenagem.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

51.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Riparian forestry as a strategy for water preservation and its use at the farm level. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

52.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Preservação, conservação e reconstituição de florestas fluviais. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
BONNET, A. ; Curcio, G. R. . Uso de espécies arbóreas nativas para a propriedade rural e mercado regional na região de Goiânia, GO.. Colombo: Embrapa Florestas, 2016 (Série Documentos - Embrapa Cnpf).

2.
CARDOSO, A. ; Curcio, G. R. . Uso de espécies arbóreas nativas para a propriedade rural e mercado regional na região de Sooretama, ES.. Colombo: Embrapa Florestas, 2015 (Comunicado Técnico Embrapa Cnpf).

3.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; SOUZA, L. P. ; BONNET, A. ; BARDDAL, M. L. . Recomendação de espécies arb[oreas nativas, por tipo de solo, para recuperação ambiental das margens da represa do rio Iraí, Pinhais, PR. Curitiba: Revista Floresta, 2007 (Nota Técnica).

4.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; SOUZA, L. P. ; BONNET, A. ; BARDDAL, M. L. . Recomendação de plantio com espécies arbóreas nativas, por tipo de solo, para recuperação ambiental das margens da represa do rio Iraí, Pinhais, PR. Colombo: Embrapa Florestas, 2006 (Comunicado Técnico Embrapa Cnpf).

5.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; ULHMAN, A. ; SEVEGNANI, L. . A geopedologia e sua influência sobre espécies arbóreas da florestas fluviais. Colombo: Embrapa Florestas, 2006 (Série Documentos - Embrapa Cnpf).

6.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; CURCIO, E. Z. R. ; SOUZA, R. G. . Vamos acabar com a erosão. Curitiba - PR: Embrapa e SEAB - PR, 2004 (cartilha).

7.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; LIMA, V. C. . Antropossolos: Proposta de Ordem (1º aproximação). Colombo: Embrapa Florestas, 2004 (Série Documentos - Embrapa Cnpf).

8.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; CURCIO, E. Z. R. . Solo - o que está embaixo de nós?. Curitiba - PR: SEAB- Embrapa Florestas, 2003 (cartilha).

9.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Conservação de água e solo.. Colombo: Embrapa Florestas, 2003 (Série Documentos - Embrapa Cnpf).

10.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; HIGA, A. R. ; LINGNAU, C. ; ARCE, J. E. ; SILVA, I. C. ; MARTINS, S. S. ; CARVALHO, P. E. R. ; CARAMORI, P. ; CAVIGLIONI, J. H. . Escolha de espécies para reflorestamentos em pequenas propriedades no estado do Paraná.. Curitiba - PR: FUPEF - Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná., 2002 (projeto).

11.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; SIMON, A. . Caracterização do desenvolvimento e produção de Acacia mearnsii com 5 anos em solos derivados de micaxistos e arenitos no município de Piratini-RS. Colombo: Embrapa Florestas, 2000 (Comunicado técnico - Pesquisa em andamento Embrapa Cnpf 75).

12.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; CHAIMSOHN, F. P. . Efeito combinado da calagem, gessagem e preparo do solo sobre o desenvolvimento inicial de erva-mate em terra bruna estruturada similar, associada a cambissolo, em Irati-PR. Colombo: Embrapa Florestas, 2000 (Comunicado técnico - Pesquisa em andamento Embrapa Cnpf 77).

13.
FOWLER, J. A. P. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Germinação e vigor de sementes de acacia mearnsii coletadas em diferentes povoamentos do Estado do Rio Grande do Sul. Colombo: Embrapa Florestas, 2000 (Comunicado Técnico Embrapa Cnpf 39).

14.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; NIETSCHE, K. . Influência da luminosidade sobre a produtivdiade da erva-mate em latossolo vermelho-amarelo em São Mateus do Sul-PR. Colombo: Embrapa Florestas, 2000 (Comunicado Técnico - Pesquisa em andamento Embrapa Cnpf).

15.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; DALZOTO, D. . Perdas de solo em diferentes manejos da vegetação espontânea e implantada das entrelinhas da erva-mate. Colombo: Embrapa Florestas, 2000 (Comunicado técnico - Pesquisa em andamento Embrapa Cnpf 82).

16.
RACHWAL, M. F. G. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; SOUZA, B. D. . Recuperação de floresta ciliar aos 2 anos de idade em ambiente de cabeceira de drenagem, sobre Cambissolo Húmico gleico em Campo do Tenente-PR. Colombo: Embrapa Florestas, 2000 (Comunicado técnico - Pesquisa em andamento Embrapa Cnpf 78).

17.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; SOUZA, B. D. . Recuperação de floresta ciliar no rio cascavel, município de Campo do Tenente-PR. Colombo: Embrapa Floresta, 2000 (Comunicado técnico - Pesquisa em andamento Embrapa Cnpf 81).

18.
GAIAD, S. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Ocorrência de fungos micorrízicos arbusculares, em Latossolo vermelho-escuro em diferentes formas de ocupação, em Altônia - PR. Colombo: Embrapa Florestas, 2000 (Série Documentos - Embrapa Cnpf 52).

19.
CATAPAN, M I S ; MUNHOZ, C. ; SILVA, L. B. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; RADOMSKI, M I . Recuperaçã de Floresta Ciliar- a experiência do rio Cachoeira. Curitiba: SPVS/EMBRAPA, 1999 (cartilha).

20.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; MATOS, P. P. ; MAZZA, M. C. M. . Gestão ambiental participativa no Paraná - caracterização dos recursos naturais e tipificação do campesinato com fins ao desenvolvimento sustentável de áreas da floresta ombrófila mista (floresta com araucária) nas regiões centro-sul do Estado d Paraná. Colombo 1999 (projeto).

21.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; WESTPHALEN, D. J. . Avaliação da produção de matéria seca radicular de diferentes coberturas de solo, no período de inverno nas entrelinhas de erva-mate no município de Aurea-RS. Colombo: Embrapa Florestas, 1998 (Comunicado Técnico Embrapa Cnpf).

22.
RACHWAL, M. F. G. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; MEDRADO, M. J. S. . Desenvolvimento de espinheira-santa (Maytenus ilicifolia) em floresta ombrófila mista no estádio de capoeirão , em cambissolo húmico em Colombo-PR. Colombo: Embrapa Florestas, 1998 (Comunicado técnico - Pesquisa em andamento Embrapa Cnpf 52).

23.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; MONTOYA, L. ; WESTPHALEN, D. J. . Desenvolvimento de leguminosas arbóreas em sistema de alley cropping, em solos degradados pela mineração de xisto pirobetuminoso, em São Mateus do Sul-PR. Colombo: Embrapa Florestas, 1998 (Comunicado técnico - Pesquisa em andamento Embrapa Cnpf 28).

24.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; FOWLER, J. A. P. ; RACHWAL, M. F. G. . Germinação e vigor de sementes de Tabebuia cassinoides (lam) coletadas em diferentes caxetais do litoral parananse. Colombo: Embrapa Florestas, 1998 (Comunicado técnico - Pesquisa em andamento Embrapa Cnpf 25).

25.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; CHAIMSOHN, P. F. . Caracterização do crescimento e produção de massa aérea de erva-mate a pleno sol, em cambissolo no município de Irati-PR. Colombo: Embrapa Florestas, 1997 (Comunicado técnico - pesquisa em andamento Embrapa Cnpf).

26.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; CHAIMSOHN, F. P. . Monitoramento do crescimento de erva-mate plantada para adensamento de ervais nativos sobre terra bruna estruturada similar associada a cambissolo em Irati-PR. Colombo: Embrapa Florestas, 1997 (Comunicado Técnico Embrapa Cnpf 51).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; GALVÃO, F. ; LOPES, O. ; RODERJAN, C. V. . Unidades Fitoambientais do Estado do Paraná. 2008.

2.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Normatização das áreas úmidas no estado do Paraná. 2007.

Trabalhos técnicos
1.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Os solos dos Campos Gerais. 2007.

2.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; BOGNOLLA, I. A. . Solos do Parque Estadual de Vila Velha. 2004.

3.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Projeto Itaiacoca: plano integrado de ações para o desenvolvimento sustentável de sistemas de produção no município de Ponta Grossa - Paraná. 1995.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Código Florestal Brasileiro. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Mudanças no Código Florestal. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Mudanças climáticas e biodiversidade. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; BONNET, A. ; ULHMAN, A. ; DEDECEK, R. A. . Mata Atlântica: Meio Biótico e abiótico - Projeto Biomas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; BONNET, A. ; ULHMAN, A. ; DEDECEK, R. A. . Mata Atlântica: Meio Biótico e abiótico - Projeto Biomas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; Carvalho Neto, P.F. ; SILVA FILHO, J. S. ; TATAGIBA, F. C. P. ; GUILLO, V. A. ; VERONEZ, A. D. ; ARAUJO, A. H. . Debate sobre o Estabelecimento de áreas de preservação permanente (APPs) em todos os países que participarão da Rio+20. 2012. (Debate).

4.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; BONNET, A. ; ULHMAN, A. ; DEDECEK, R. A. ; GOMES, J. B. V. . Curso de capacitação em ambientes fluviais. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Código Florestal. 2011. (Debate).

6.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Código Florestal - desenvolvimento e defesa do meio ambiente. 2010. (Debate).

7.
RESENDE, A. S. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; Et al. . Detalhamento dos indicadores de qualidade de solo e água a serem realizados nos 84 meses do projeto. 2009. (Relatório de pesquisa).

8.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; LIMA, V. C. . Mapa simplificado de solos do estado do Paraná. 2008. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

9.
SANTOS, H. G. ; BHERING, S. B. ; BOGNOLLA, I. A. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; MANZATTO, C. V. ; CHAGAS, C. S. ; CARVALHO JUNIOR, W. ; AGLIO, M.L.D. ; SILVA, J. S. . Mapa de solos do estado do Paraná - legenda atualizada. 2008. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

10.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; BONNET, A. . A floresta em ambientes fluviais. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Projeto de extensão Solo na Escola - o solo como elemento integrador do ambiente de ensino fundamental e médio. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação).

12.
BOGNOLLA, I. A. ; CARVALHO, A. P. ; POTTER, R. O. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Levantamento de reconhecimento dos solos do estado do Paraná. 2007. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

13.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; BONNET, A. ; GALVÃO, F. ; BOTOSSO, P. C. ; BARDDAL, M. L. . A floresta em ambientes fluviais. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; BONNET, A. ; AUMOND, J. . Relações geológicas, geomorfológicas, pedológicas e vegetacionais do alto rio Tibagi. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; ULHMAN, A. ; AUMOND, J. . Geologia Ambiental. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; ROLOFF, G. . Curso de Atualização em Classificação de Solos, manejo e Conservação de Solo e Água no oeste do Paraná - São Miguel do Iguaçu.. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; BONNET, A. ; GALVÃO, F. ; BOTOSSO, P. C. ; BARDDAL, M. L. . A Floresta em Ambientes Fluviais - Profissionais. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; BONNET, A. ; GALVÃO, F. ; BOTOSSO, P. C. . A floresta em ambientes fluviais - IAP. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Curso de Atualização em Classificação de Solos, manejo e Conservação de Solo e Água no oeste do Paraná - IAPAR. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; ULHMAN, A. ; POZZOBON, M. . Recuperação de ambientes fluviais. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

21.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; MUCHAILH, M. C. ; RODERJAN, C. V. . Reordenamento espacial do ambiente. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

22.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Projeto de Extensão Universitária Solo na Escola - o solo como elemento integrador do ambiente no Ensino Fundamental e Médio. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação).

23.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; BONNET, A. ; GALVÃO, F. ; BARDDAL, M. L. ; BOTOSSO, P. C. . A floresta em ambientes fluviais.. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

24.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; BONNET, A. . Ambientes Fluviais - Itaipu/Medianeira. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

25.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; BONNET, A. ; BARDDAL, M. L. . Ambientes Fluviais - Itaipu/Toledo. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

26.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Sistema brasileiro de classificação de solos - atualizações para o manejo de solos e meio ambiente.. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

27.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; SA, M. F. M. . Sistema brasileiro de classificação de solos - atualizações para o manejo de solos e meio ambiente.. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

28.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; SA, M. F. M. . Sistema brasileiro de classificação de solos - atualizações para o manejo de solos e meio ambiente.. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

29.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; BONNET, A. ; BARDDAL, M. L. . A floresta em ambientes fluviais.. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

30.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; BONNET, A. ; BARDDAL, M. L. . A floresta em ambientes fluviais.. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

31.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Solo na Escola - O Solo como elemento integrador do ambiente no ensino fundamental. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

32.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; BOGNOLLA, I. A. . I Sistema Brasileiro de Classificação de Solos - atualizações para o manejo de solos e meio ambiente.. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

33.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. II Sistema Brasileiro de Classificação de Solos - atualizações para o manejo de solos e meio ambiente.. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

34.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; BOGNOLLA, I. A. . IV Curso Sistema Brasileiro de Classificação de Solos - Atualização e Aplicações para o Manejo de Solos e Meio Ambiente. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

35.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; BOGNOLLA, I. A. . III Sistema Brasileiro de Classificação de Solos - atualizações para o manejo de solos e meio ambiente.. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

36.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Solos da Região Sul do Brasil. 2000. (Vídeo).

37.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; HIGA, A. R. ; DEDECEK, R. A. . Desenvolvimento de Sistemas de Produção para Acácia-Negra. 1998. (Vídeo).

Demais trabalhos
1.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; DEDECEK, R. A. ; SOUZA, L. P. . Coordenador de Projeto de pesquisa. 2006 (Atividades de Coordenação) .

2.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Coordenador do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos da Região Sul do Brasil. 2000 (Atividades de Coordenação) .

3.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; SILVA, A. P. . Reunião de Correlação e Aplicação de Levantamentos de Solos RS, SC e PR. 2000 (Execução de análises físico-hídricas) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ULHMAN, A.; BLUM, C. T.; SCHEER, M. B.; CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Participação em banca de Carla Barboza Xavier. Análise de parâmetros ecológicos de Dyckia encholirioides (gaudich.)Mez - Bromeliaceae, considerando componentes geomorfológicos e pedológicos em costões rochosos na Ilha do Mel, litoral do Paraná. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná.

2.
GALVÃO, F.; SEVEGNANI, L.; CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Participação em banca de Eder Caglioni. Florística e fitossociologia do componente arbóreo e epifítico em segmento de encosta e margem de rio no Parque Nacional da Serra do Itajaí - SC. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná.

3.
Mello, V. de F.; CURCIO, GUSTAVO RIBAS; MOTTA, A. C. V.; DIECKOW, J.. Participação em banca de Marcos de Vasconcellos Gernet. Gênese e ocupação do sambaqui do Guaraguaçu (PR). 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em ciência do solo) - Universidade Federal do Paraná.

4.
ULHMAN, A.; GALVAO, F.; BONNET, A.; CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Participação em banca de Ana Raquel da Silva. Aspectos fitossociológicos e pedológicos em remanescente florestal e florística de afloramento rochosos no município de Campo Mourão, PR. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná.

5.
SANTOS, I.; CURCIO, GUSTAVO RIBAS; SANTOS, L. J. C.. Participação em banca de Cesar Augusto Crovador Siefert. Estudo do limite de sensibilidade para definição de áreas hidrologicamente sensíveis por meio de modelagem hidrogeomorfológica e níveis de hidromorfia do solo. 2011. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.

6.
ULHMAN, A.; CURCIO, GUSTAVO RIBAS; Moro, R.S. Participação em banca de Bianca Ott Andrade. A vegetação das nascentes do rio Tibagi e sua relação com o regime hídrico dos solos. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná.

7.
DEDECEK, R. A.; CURCIO, GUSTAVO RIBAS; FAVARETTO, N.; HANSEL, F. A.. Participação em banca de Cristhiane Anete Neiverth. Lixiviação de NPK e atrazina em colunas indeformadas de solos de diferentes texturas e hidromorfias. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná.

8.
SEVEGNANI, L.; CERVI, A. C.; CURCIO, GUSTAVO RIBAS; RODERJAN, C. V.. Participação em banca de Maurício Pozzobon. Restauração de planícies do rio Itajaí-Açu - SC: Avalaiação de sobrevivência e de crescimento de espécies arbóreas nativas por tipo de solo. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná.

Teses de doutorado
1.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; RESENDE, A. S.; GOMES, J. B. V.; Mello, V. de F.. Participação em banca de Michele Ribeiro Ramos. Atributos de solos coesos e não coesos e o desenvolvimento de arbóreas nativas no município de Itaboraí, RJ. 2013. Tese (Doutorado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná.

2.
PESSENDA, L. C. R.; CURCIO, GUSTAVO RIBAS; ULHMAN, A.; RODERJAN, C. V.; DEDECEK, R. A.; GALVAO, F.. Participação em banca de Maurício Bergamini Scheer. Florística vascular, estrutura arbórea, caracterização pedológica, isótopos de carbono e datações radiocarbônicas em solos de alguns segmentos da vegetação altomontana da Serra do Mar paranaense. 2010. Tese (Doutorado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná.

3.
LONGHI, S. J.; FIGUEIREDO FILHO, A.; KOEHLER, A. B.; RODRIGUES, W. A.; RODERJAN, C. V.; BARDDAL, M. L.; CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Participação em banca de Juliano Cordeiro. Compartimentação pedológica-ambiental e sua influência sobre a florística e estrutura de um remanescente de Floresta Ombrófila Mista na região de Guarapuava, PR. 2010. Tese (Doutorado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; GALVÃO, F.; BATISTA, D. B.; Batista, A.C.. Seleção para ingresso em curso de pós-graduação. 2008. Universidade Federal do Paraná.

2.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; GALVÃO, F.; KUNIYOSHI, Y. S.. Seleção para ingresso em curso de pós-graduação UFPR. 2007. Universidade Federal do Paraná.

3.
GALVÃO, F.; CURCIO, GUSTAVO RIBAS; ANGELO, A. C.. Seleção para ingresso em curso de pós-graduação UFPR. 2006. Universidade Federal do Paraná.

Outras participações
1.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Seleção para ingresso em curso de pós-graduação UFPR. 2009. Universidade Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Curso de pós-graduação em Engenharia Florestal da UFPR.Apps Fluviais - funcionalidades ecológicas dos solos. Estudo de caso: rio Tibagi.. 2014. (Outra).

2.
I Encontro da Cadeia Produtiva de base Florestal.Projeto Biomas. 2014. (Encontro).

3.
VII Simpósio do Meio Ambiente.O projeto Biomas. 2014. (Simpósio).

4.
III Reunião Paranaense de Ciência do Solo.A degradação do solo e algumas implicações funcionais ecológicas. 2013. (Encontro).

5.
63 Congresso de Botânica. Contribuições técnicas para a discussão da legislação ambiental: meio físico.. 2012. (Congresso).

6.
II Reunião Paranaense de ciência do Solo.Painel Uso Agrícola e Urbano dos Solos do Paraná. 2011. (Encontro).

7.
Simpósio Mineiro de Ciência do Solo.O uso do solo e a legislação ambiental. 2010. (Simpósio).

8.
VIII Simpósio Nacional sobre Recuperação de Áreas Degradadas.Mata Atlântica: Preservação x Degradação - Serviços ambientais e econômicos, práticas e iniciativas institucionais e privadas de recuperação. 2010. (Simpósio).

9.
V Simposio Brasileiro de Educação em Solos.Solos da Cuesta Devoniana do Pparaná e suas funcionalidades. 2010. (Simpósio).

10.
IX Congresso de Ecologia do Brasil. Grupos funcionais da floresta fluvial do rio Tibagi e suas relações com os compartimentos geopedológicos - Paraná - Brasil. 2009. (Congresso).

11.
I Simposio de Gestão Integrada em Recursos Hídricos.Recuperação de Ambientes Fluviais. 2008. (Simpósio).

12.
VIII Congresso de Ecologia do Brasil. A tectônica e sua relação com as florestas fluviais dos rios Iguaçu e Tibagi no segundo planalto paranaense, Paraná, Brasil. 2007. (Congresso).

13.
XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Relações entre Geologia, Geomorfologia e Pedologia nas Planícies Fluviais do Rio Iguaçu ? Paraná ? Brasil.. 2007. (Congresso).

14.
57º Congresso Nacional de Botânica. Fitotipias em ambiente fluvial do rio Iguaçu e suas relações com padrões geomórficos e tipos de solos.. 2006. (Congresso).

15.
56º Congresso Nacional de Botânica. 56º Congresso Nacional de Botânica. 2005. (Congresso).

16.
29º Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. 2003. (Congresso).

17.
II World Congress on Conservation Agriculture. Riparian forestry as a strategy for water preservation and its use at the farm level. 2003. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RESENDE, A. S. ; CORREIA, M. E. F. ; PRADO, R. B. ; FIDALGO, E. C. C. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS . II Workshop - Monitoramento do Corredor Ecológico do Comperj. 2010. (Outro).

2.
RESENDE, A. S. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; GOMES, J. B. V. ; ALARCAO, A. L. L. . Reunião Técnica. 2010. (Outro).

3.
RESENDE, A. S. ; CORREIA, M. E. F. ; PRADO, R. B. ; FIDALGO, E. C. C. ; DEDECEK, R. A. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS . Workshop do Corredor Ecológico Comperj. 2009. (Outro).

4.
MELO, E. F. R. Q. ; Prietto, P.D.M. ; GOELLNER, C. I. ; FERNANDES, V. M. C. ; DONATO, M. ; HEMKEMEIER, M. ; KOETZ, P. R. ; FIORE, S. ; ESCOSTEGUY, P. A. V. ; FRAGOMENI, L. P. ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; BONNET, A. ; MACHADO, M. E. ; THOME, A. . I Simposio de Gestão Integrada em Recursos Hídricos. 2008. (Outro).

5.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; CARVALHO, A. P. ; BOGNOLLA, I. A. ; SANTOS, R. D. ; GOMES, I. A. ; ROSSI, M. ; COELHO, M. R. . VI Reunião de correlação, classificação e aplicação de levantamentos de solos. 2000. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Edberto Moura Lima. Descrição das diferenças existentes na assembleia arbórea-arbustiva ao longo de duas pedossequencias em uma área de Cerrado, localizada em Formosa, GO. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de pós graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Viviane Helena Palma. Sistemas agroflorestais: análise financeira e proposição de modelos. Início: 2016. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Viviane Helena Palma. Desenvolvimento inicial de espécies arbóreas nativas destinadas à recuperação de APP fluvial e nascente intermitente em Linhares, ES. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de pós graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Gustavo Ribas Curcio.

2.
Eder Caglioni. Florística e fitossociologia do componente arbóreo e epifítico em segmento de encosta e margem de rio no Parque Nacional da Serra do Itajaí - SC. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gustavo Ribas Curcio.

3.
Carla Xavier. Geomorfologia, pedologia e fitossociologia como componentes para caracterização do ecossistema costão rochosos na Ilha do Mel, litoral do Paraná.. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Gustavo Ribas Curcio.

4.
Emanuela Wehmunth Alves Weidlich. Desenvolvimento de espécies arbóreas nativas e competição com Brachiaria humidicola em áreas de restauração de floresta fluvial. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gustavo Ribas Curcio.

5.
Mauricio Pozzobon. Restauração de planícies do rio Itajaí-Açu - SC: avaliação de sobrevivência e de crescimento de espécies arbóreas nativas por tipo de solo. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gustavo Ribas Curcio.

6.
Cristhiane Anete Neiverth. Lixiviação de NPK e atrazina em colunas indeformadas de solos de diferentes pedossequencias no Paraná. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná, . Coorientador: Gustavo Ribas Curcio.

7.
Ana Raquel da Silva. Aspectos florísticos, fitossociológicos e pedológicos em remanescente florestal e florística de afloramento rochoso no município de Campo Mourão, PR, Brasil.. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Pesquisa. Orientador: Gustavo Ribas Curcio.

8.
Bianca Ott Andrade. Caracterização da vegetação hidrófila do altíssimo rio Tibagi e suas relações com os regimes hídricos dos solos. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Gustavo Ribas Curcio.

9.
Nelson Luiz Cosmo. Anatomia ecológica da madeira de Sebastiania commersoniana Smith & Downs (Euphorbiaceae) em diferentes condições pedológicas. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Gustavo Ribas Curcio.

10.
Christopher Thomas Blun. A Floresta Ombrófila Densa na serra da Prata, Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange, PR ? caracterização florística, fitossociológica e ambiental de um gradiente altitudinal".. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná, . Coorientador: Gustavo Ribas Curcio.

11.
Mariese Cargnin Muchailh. ANÁLISE DA PAISAGEM VISANDO O REORDENAMENTO ESPACIAL DO AMBIENTE PARA A FORMAÇÃO DE CORREDORES DE BIODIVERSIDADE. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná, . Coorientador: Gustavo Ribas Curcio.

12.
Roman Carlos Rios. Caracterização florística e fitossociológica da vegetação arbórea em três unidades pedológicas do Parque Provincial Cruce Caballero, Misiones, Argentina.. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná, . Coorientador: Gustavo Ribas Curcio.

13.
André Luis Pasdiora. Florística e fitossociologia de um trecho de floresta ripária em dois compartimentos ambientais do rio Iguaçu, Paraná, Brasil.. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná, . Coorientador: Gustavo Ribas Curcio.

14.
Murilo Lacerda Barddal. Aspectos florísticos e fitossociológicos do componente arbóreo-arbustivo de uma Floresta Ombrófila Mista Aluvial, Araucária, PR.. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Gustavo Ribas Curcio.

15.
Melissa Koch Fernandes de Souza. Florística e fitossociologia do estrato arbóreo/arbustivo de diferentes compartimentos em ambiente fluvial no município de Jaguariaíva - Paraná.. 2001. Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Federal do Paraná, . Coorientador: Gustavo Ribas Curcio.

16.
Emerson Antonio de Oliveira.. Caracterização florística, fitossociológica e pedológica de um trecho de floresta ripária dos Campos Gerais do Paraná.. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná, . Coorientador: Gustavo Ribas Curcio.

17.
Gilberto Tiepolo. Manejo de rebrotas e propagação vegetativa de Tabebuia cassinoides (Lam) DC (Bignoniceae). 1999. 0 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Pesquisa. Coorientador: Gustavo Ribas Curcio.

18.
Maria do Rocio Lacerda Rocha. Caracterização Fitossociológica e Pedológica de um Trecho de Floresta Ombrófila Densa Altomontana do Parque Estadual Pico do Marumbí, Mun. de Morretes/Pr.. 1999. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Gustavo Ribas Curcio.

19.
Alexandre Ulhman. Análise Fitossociológica de três categorias fitofisionômicas no parque Estadual do Cerrado - Jaguariaíva/PR. 1995. 0 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Pesquisa. Coorientador: Gustavo Ribas Curcio.

Tese de doutorado
1.
Michele Ribeiro Ramos. Desenvolvimento inicial de espécies arbóreas para reflorestamento de área degrada em solos coesos e não coesos na região sudeste do Brasil.. 2013. Tese (Doutorado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gustavo Ribas Curcio.

2.
Leticia Penno de Souza. Estudo da biomassa e flora de Estepes hidrófilas no Paraná em interação com o meio físico. 2013. Tese (Doutorado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Gustavo Ribas Curcio.

3.
Eder Caglioni. Epífitos vasculares em um gradiente altitudinal, Ilhota, SC. 2013. Tese (Doutorado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Gustavo Ribas Curcio.

4.
Mauricio Pozzobon. Análise da suscetibilidade a deslizamentos no município de Blumenau/SC: uma abordagem probabilística através da aplicaçãi da técnica pesos de evidência.. 2013. Tese (Doutorado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Gustavo Ribas Curcio.

5.
Mauricio Bergamini Scheer. Ambientes altomontanos no Paraná: florística vascular, estrutura arbórea, relações pedológicas e datações de Carbono 14. 2010. Tese (Doutorado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná, . Coorientador: Gustavo Ribas Curcio.

6.
Marcos Fernando Gluck Rachwal. Gases de efeito estufa em Organossolo natural e drenado - Paraná. 2009. Tese (Doutorado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Gustavo Ribas Curcio.

7.
Carina Kozera. Florística e fitossociologia de uma Formação Pioneira com Influência Fluvial e de uma Estepe Gramíneo-Lenhosa em diferentes unidades geopedológicas, município de Balsa Nova, Paraná - Brasil. 2008. Tese (Doutorado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Gustavo Ribas Curcio.

8.
Juliano Cordeiro. Análise da dinâmica do gradiente campo-floresta na fazenda Reinhard Maack - Municipio de Guarapuava/PR. 2007. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná, . Coorientador: Gustavo Ribas Curcio.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Annete Bonnet. 2009. Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Gustavo Ribas Curcio.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
BRAINE, JESSIE WILLIAN2012BRAINE, JESSIE WILLIAN ; CURCIO, GUSTAVO RIBAS ; WACHOWICZ, CYNTIA MARIA ; HANSEL, FABRICIO AUGUSTO . Allelopathic effects of Araucaria angustifolia needle extracts in the growth of Lactuca sativa seeds. Journal of Forest Research, v. 17, p. 440-445, 2012.

2.
KOZERA, C.2012KOZERA, C. ; KUNIYOSHI, Y. S. ; GALVAO, F. ; Curcio, G. R. . Espécies vasculares de uma área de campos naturais do sul do Brasil em diferentes unidades pedológicas e regimes hídricos. Revista Brasileira de Biociências (Online), v. 10, p. 267-274, 2012.


Apresentações de Trabalho
1.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. APPS Fluviais: funcionalidades ecológicas dos solos. Estudo de caso: bioma Mata Atlântica.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Manejo da paisagem para a produção de água - conceitos e aplicações.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. APPS fluviais e o meio físico.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Contribuições técnicas para a discussão da legislação ambiental: meio físico.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS. Apps fluviais: elementos para restauração.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; BONNET, A. ; ULHMAN, A. ; DEDECEK, R. A. . Mata Atlântica: Meio Biótico e abiótico - Projeto Biomas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CURCIO, GUSTAVO RIBAS; BONNET, A. ; ULHMAN, A. ; DEDECEK, R. A. . Mata Atlântica: Meio Biótico e abiótico - Projeto Biomas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/11/2018 às 15:50:02