Azoilda Loretto da Trindade

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1324606758901398
  • Última atualização do currículo em 30/11/2012


Possui Doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), Mestrado em Educação, com área de concentração em Psicologia da Educação pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1994) graduação (Licenciatura) em Pedagogia pelo Instituto Isabel (1987), graduação em Psicologia (Licenciatura, Bacharelado e Formação de Psicólogo(a) pela Universidade Gama Filho (1982). Atuou como supervisora educacional - Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.Atualmente é professora da Universidade Estácio de Sá e do Conservatório Brasileiro de Música. Cooordenadora do Instituição Projeto Diálogo entre Povos e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Identidades e Alteridades: Diferenças e Desigualdades na Educação. Atuou como consultora do Canal Futura, da TVE (Programa Salto para o Futuro)e do UNICEF, Coordenadora Pedagógica do Projeto "A Cor da Cultura". Com vários livros e capítulos de livros organizados e publicados. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, Didatica e Pratica de Ensino e Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: afrodescendência, currículo e multicultural (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Azoilda Loretto da Trindade
Nome em citações bibliográficas
TRINDADE, Azoilda L.


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2005
Doutorado em Comunicação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A Formação da Imagem da Mulher Negra na Mídia, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Muniz Sodré.
Palavras-chave: Mídia; Racismo; Machismo; Imagens; Mulher Negra; Formadores de Opinião.
1986 - 1994
Mestrado em Psicologia da Educação.
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Título: O Racismo no Cotidiano Escolar,Ano de Obtenção: 1994.
Orientador: Maria Lucia do Eirado Silva.
Palavras-chave: Racismo; Cotidiano Escolar.
2003 - 2003
Especialização em Arte-Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: A produção de material de apoio a professor no que se refere a Africanidades nos Museus Nacional e Nacional de Belas Artes.
Orientador: Ana Mae Barbosa.
1993 - 1998
Especialização em Sociologia. (Carga Horária: 400h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1989 - 1990
Especialização em Alfabetização Em Classes Populares. (Carga Horária: 400h).
Grupo de Estudos Sobre Educação Metodologia e Ação.
1983 - 1983
Especialização em Orientação Educacional. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2008 - 2009
Aperfeiçoamento em Pós-Doutoramento em Educação. (Carga Horária: 360h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Racismo no Cotidiano Escolar. Ano de finalização: 2009.
Orientador: Inês Barbosa de Oliveira.
1998 - 1998
Aperfeiçoamento em Relações Raciais e Cultura Negra. (Carga Horária: 120h).
Universidade Cândido Mendes, UCAM, Brasil. Ano de finalização: 1998.
1990 - 1990
Aperfeiçoamento em Leitura Teoria e Prática. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil. Ano de finalização: 1990.
1983 - 1987
Graduação em Pedagogia.
Instituto Isabel.
1977 - 1982
Graduação em Psicologia.
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.


Pós-doutorado


2008 - 2009
Pós-Doutorado.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Formação Complementar


1995 - 1995
Educação.
Universidade Federal Fluminense.
1995 - 1995
Escola de Comunicação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1981 - 1982
Psicologia Escolar.
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Roberto Marinho.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora

Atividades

01/2004 - 12/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Canal Futura, .

Cargo ou função
Consultora.

Televisão Educativa.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Outras informações
Consultora do Programa Salto para o Futuro -TV Escola = Debates "Multiculturalismo"

Atividades

1/2002 - 1/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Tv Escola, Salto Para o Futuro.

Cargo ou função
Consultor.

Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) Horista, Carga horária: 0

Atividades

2/2005 - Atual
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Campus Duque de Caxias.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
8/2000 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
2/2001 - 12/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem Desenvolvimento e Aprendizagem
Psicopedagogia Institucional
Currículo, Teoria e Prática
Didática
Pesquisa e Prática em Educação
Psicologia das Organizações
2/2004 - 12/2004
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Campus Rebouças.

Cargo ou função
Supervisora de Estagio do Eixo Gestão e Pedagogia Institucional.
8/2001 - 7/2003
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas e da Educação, Campus Penha.

Atividade realizada
Membro da Comissão de Avaliação Institucional.
8/2000 - 7/2003
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Campus Rebouças.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
8/2000 - 7/2003
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Campus Penha.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
11/2000 - 11/2000
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas e da Educação, Campus Penha.

Atividade de extensão realizada
Jornada Pedagógica de Educação Infantil e Alfabetização de Crianças.

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Registro, FFCLR, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0

Atividades

1/1999 - 7/2000
Ensino, Pós Graduação Lato Sensu, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Objetivos e Avaliação da Aprendizagem
Bases Psicológicas do Ensino-Aprendizagem
Teorias Pedagógicas
Análise Crítica da Prática Pedagógica

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0

Atividades

1/1997 - 12/1997
Ensino, Formação de Professores, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação I e II
Didática II
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2ºgraus
Prática de Ensino I
Tópicos Especiais III (Filosofia da Educação)

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Consutora, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0
Outras informações
Consultora da pesquisa "Movimentos Negros no Rio de Janeiro, a atuação do Estado. CIEC/ECO/UFRJ

Atividades

1/1994 - 12/1995
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicação, Coordenação Interdisciplinar de Estudos Culturais.

Cargo ou função
Consultor.

Secretaria Municipal de Educação.
Vínculo institucional

1990 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisora Educacional, Carga horária: 0

Atividades

1/1990 - Atual
Direção e administração, .

Cargo ou função
Supervisora Educacional.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Comunicação, Cultura e Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Didática e Prática de Ensino na Educação Infantil e Ensino Fundamental.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TRINDADE, Azoilda L.2000TRINDADE, Azoilda L. . O Diverso no Universo Escolar. Revista do Sepe, Rio de Janeiro, v. 5, 2000.

2.
TRINDADE, Azoilda L.1998TRINDADE, Azoilda L. . Do Exótico: O Jogo dos Olhos ou Outras Formas de Ver a Cultura Negra. Nuevamerica, Rio de Janeiro, v. 77, p. 28-31, 1998.

3.
TRINDADE, Azoilda L.1997TRINDADE, Azoilda L. . A Cultura Negra nos Currículos Escolares. Cadernos Pensamentos Negros Em Educação, Rio de Janeiro, v. 2, 1997.

4.
TRINDADE, Azoilda L.1996TRINDADE, Azoilda L. . Gritando aos Quatro Ventos: VIVA O POVO BRASILEIRO. Cadernos do CEDES (UNICAMP), Campinas, v. 38, 1996.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
TRINDADE, Azoilda L. (Org.) ; BRANDAO, A. P. (Org.) . Saberes e Fazeres, v.5: Modo de Brincar. 1ª. ed. Rio de Janeiro - RJ: Fundação Roberto Marinho, 2010. v. 1. 116p .

2.
TRINDADE, Azoilda L. . O Projeto Politico Pedagógico na Escola: Aplicação da Lei 10.639/03. 2a.. ed. Rio de Janeiro: CEAP, 2010. v. unico. 64p .

3.
TRINDADE, Azoilda L. . O Projeto Político da/na Escola: Capilarizando a Temática das Africanidades Brasileiras. 1a. ed. Rio de Janeiro: CEAP, 2007. 36p .

4.
CRUZ, Ângela. ; TRINDADE, Azoilda L. ; COELHO, CARLOS ALBERTO GOUVEA . APRENDIZ LEGAL - JUVENTUDES E TRABALHO. 1a.. ed. Rio de Janeiro: GOL - TELECURSO, 2006. 116p .

5.
BRANDAO, A. P. (Org.) ; TRINDADE, Azoilda L. (Org.) ; BENEVIDES, Ricardo. (Org.) . Saberes e Fazeres, V. 1: Modos de Ver. 1a.. ed. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006. 116p .

6.
TRINDADE, Azoilda L. . Saberes e Fazeres, Vol.3: Modos de Interagir. 1a. ed. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006. v. 1. 152p .

7.
TRINDADE, Azoilda L. ; SANTOS, Rafael dos . Multiculturalismo: mil e uma faces da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 1999. 160p .

Capítulos de livros publicados
1.
TRINDADE, Azoilda L. . Os Valores Civilizatórios e a Educação Infantil: Uma Contribuição Afro-Brasileira. In: BRANDÃO, Ana Paula; TRINDADE, Azoilda Loretto da.. (Org.). Saberes e Fazeres, vol 5: Modos de Brincar. 1aed.Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2010, v. 1, p. 1-116.

2.
TRINDADE, Azoilda L. . Percurso Metodológico. In: BRANDÃO, Ana Paula.. (Org.). Saberes e Fazeres, v.4: Modo de Fazer. 1aed.Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2010, v. 4, p. 1-132.

3.
TRINDADE, Azoilda L. . Terreno das Exunicidades: Aprendendo com/na Alteridade. In: Renato Emerson dos Santos et al. (Org.). Educação Popular, Movimentos Sociais e Formação de Professorres: Dialogos entre saberes e experiencias brasileiras. 1a.ed.Rio de Janeiro: DP et alii, 2010, v. unico, p. 232-240.

4.
LIMA, M. Batista ; TRINDADE, Azoilda L. . AFRICANIDADES, CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE: Desafios e Possibilidades. In: Marcos Ribeiro de Melo; Maria Batista Lima; Edinéia Tavares Lopes. (Org.). IDENTIDADES E ALTERIDADES: DEBATES E PRÁTICAS A PARTIR DO COTIDIANO ESCOLAR. São Cristóvão: Editora UFS, 2009, v. , p. 15-45.

5.
TRINDADE, Azoilda L. . Relações Raciais no Cotidiano Escolar: Desafios do Presente. In: SOUZA, Maria Elena Viana.. (Org.). Relações Raciais no Cotidiano da Escola. Rio de Janeiro: Rovelle, 2009, v. 1, p. -.

6.
TRINDADE, Azoilda L. . O Racismo no Cotidiano Escolar. In: BARROS, José Flávio Pessoa de Barros e OLIVEIRA, LUiz Fernandes de.. (Org.). Todas as Cores na Educação: Contribuições para uma Reeducação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Básico. Rio de Janeiro: Quartet, 2008, v. , p. 24-38.

7.
TRINDADE, Azoilda L. . Dialogando com Desafios. In: NUNES, Antonio Elisabeth da S.S; OLIVEIRA, Elias Vieira de.. (Org.). Implementação das Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-raciais e o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na Educação Profissional e Tecnológica. Brasilia: MEC/SETEC, 2008, v. , p. 30-38.

8.
TRINDADE, Azoilda L. . Ensino Fundamental: Um novo Olhar sobre o Pluralismo Cultural. In: SME/DOT-SP. (Org.). Orientações Curriculares: Expectativas de Aprendizagem para Educação Étnico-Racial na Educação Infantil, Fundamental e Médio. São Paulo: SME/DOT-SP, 2008, v. , p. 106-115.

9.
TRINDADE, Azoilda L. . Afirmando Existência: A Lição de Criatividade da Vida. In: SANTOS, Ivanir dos; ROCHA, José Geraldo da.. (Org.). Diversidade e Ações Afirmativas. Rio de Janeiro: CEAP, 2007, v. , p. 127-148.

10.
CRUZ, Ângela. ; TRINDADE, Azoilda L. ; COELHO, CARLOS ALBERTO GOUVEA . MÓDULO BÁSICO. In: ÂNGELA CRUZ, AZOILDA LORETTO DA TRINDADE; CARLOS ALBERTO GOUVEA COELHO;. (Org.). APRENDIZ LEGAL - IDENTIDADES JUVENIS E PROFISSIONALIZAÇÃO. Rio de Janeiro: GOL - TELECURSO, 2006, v. , p. 01-104.

11.
TRINDADE, Azoilda L. . Fragmentos de um Discurso sobre Afetividade. In: BRANDÃO, Ana Paula; TRINDADE, Azoilda Loretto; BENEVIDES, Ricardo.. (Org.). Saberes e Fazeres, vol.1: Modos de Ver. 1ªed.Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006, v. 1, p. 101-113.

12.
TRINDADE, Azoilda L. ; ROCHA, Rocha Margarida . Ensino Fundamental. In: MEC/SECAD. (Org.). Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasilia: MEC/SECAD, 2006, v. , p. 53-75.

13.
TRINDADE, Azoilda L. . Ensino Fundamental: Sugestões de Atividades, Recursos Didáticos e Bibliografia Específica. In: MEC/SECAD. (Org.). Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasilia: MEC/SECAD, 2006, v. , p. 179-189.

14.
TRINDADE, Azoilda L. . Educação da População Negra. In: GARCIA, Januário. (Org.). 25 Anos 1980-2005: Movimento Negro no Brasil. Brasilia: Fundação Cultural Palmares, 2006, v. , p. 108-109.

15.
TRINDADE, Azoilda L. . Olhando com o coração e sentindo com o corpo inteiro no cotidiano escolar. In: Azoilda Loretto da Trindade; Rafael dos Santos. (Org.). Multiculturalismo: mil e uma faces da escola. 3ed.Rio de Janeiro: DP&A, 1999, v. , p. -.

16.
TRINDADE, Azoilda L. . Cultura, diversidade cultural e educação . In: Azoilda Loretto da Trindade; Rafael Santos. (Org.). Multiculturalismo: mil e uma faces da escola. 3ed.Rio de Janeiro: DP&A, 1999, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
TRINDADE, Azoilda L. . Entrevista. O DIA, Rio de Janeiro, 14 mar. 2000.

2.
TRINDADE, Azoilda L. . Entrevista sobre Educação. O CANAL, Cabo Frio, 30 set. 1997.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TRINDADE, Azoilda L. . Diálogo entre Povos: O Brasil, a Diversidade Cultural, as minorias - uma proposta de EAD integrada a Pedagogia das Diferenças. In: II Jornadas de Educação a Distância: o presente e o futuro do EAD no Mercosul, 1998, Fortaleza. II Jornada de Educação a Distância: o presente e o futuro do EAD no Mercosul. Fortaleza: Fundação Democrito Rocha, 1998. p. 289-295.

Outras produções bibliográficas
1.
TRINDADE, Azoilda L. ; GUINOND, J. ; SILVA, Nina . Cada Fio uma História. Rio de Janeiro: KITABU, 2010 (Prefácio do Caderno).

2.
TRINDADE, Azoilda L. . Roda viva de uma escola carioca. PORTO _Portugal: PROFEDIÇÕES, 2008 (Revista Eletrônica).

3.
TRINDADE, Azoilda L. . Memórias e histórias brasileiras dançadas. PORTO _Portugal: PROFEDIÇÕES, 2005 (Revista Eletrônica).


Demais tipos de produção técnica
1.
TRINDADE, Azoilda L. . Africanidades, Gênero e as Mútiplas Linguagens no/do Cotidiano. 2009. (Fórum).

2.
LIMA, M. Batista ; TRINDADE, Azoilda L. . Africanidade e a Lei 11.645/2008:Concepções, Práticas e Desafios do Cotidiano Escolar. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
LIMA, M. Batista ; TRINDADE, Azoilda L. . Mini-curso Diversidade Étnico-Cultural e Cotidiano Escolar: Tecendo Práticas e Buscando Caminhos na Educação Infantil e no Ensino Fundamental no I Encontro Sergipano sobre Diversidade Cultural e Inclusão Social. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
LIMA, M. Batista ; TRINDADE, Azoilda L. . Diversidade Étnico-Racial e Cotidiano Escolar. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TRINDADE, Azoilda L.; LIMA, M. Batista. Participação em banca de Marcio Porphirio Tomaz.Análise da Contribuição das Competências Desenvolvidas nas Propostas de Educação Continuadad da Empresa X Para a Formação dos Trabalhadores. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.

2.
TRINDADE, Azoilda L.; LIMA, M. Batista. Participação em banca de Monica Mesquita Joazeiro.O Pedagogo no Contexto da Empresa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.

3.
FERNANDES, M. V. P.; TRINDADE, Azoilda L.; LIMA, M. Batista. Participação em banca de Denise Moreira dos Santos.A Importância da Formação do Profissional na Educação Infantil. 2006. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.

4.
TRINDADE, Azoilda L.; LIMA, M. Batista. Participação em banca de Michele Alves de Oliveira Tomaz.Liderança, Práticas de Gestão e Educação dos Trabalhadores na Empresa X. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.

5.
TRINDADE, Azoilda L.; LIMA, M. Batista. Participação em banca de Juliana Pastor Nicolau.A Indisciplina e as Questões Disciplinares: Um Estudo em uma Escola Municipal do Rio de Janeiro. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.

6.
FERNANDES, M. V. P.; TRINDADE, Azoilda L.; LIMA, M. Batista. Participação em banca de Euclidemar Tiago de Melo.As Concepções e Práticas de Administração/Gestão Escolar: Estudo em uma Escola da Rede Estadual da Baixada Fluminense. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.

7.
FERNANDES, M. V. P.; TRINDADE, Azoilda L.; LIMA, M. Batista. Participação em banca de Sílvia Cristina S. Lima.O Projeto Político Pedagógico e a Prática Docente. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.

8.
LIMA, M. Batista; FERNANDES, Ana Valéria P.; TRINDADE, Azoilda L.. Participação em banca de Luaciana Conceiçao Simões Filha.Um Breve Estudo Sobre o Lugar da Pluraridade Cultral no Currículo Escolar do Ensino Fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.

9.
FERNANDES, M. V. P.; TRINDADE, Azoilda L.; LIMA, M. Batista. Participação em banca de Milena de Lima Monteiro.Educar com tempero e sabor: a importância da educação infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.

10.
LIMA, M. Batista; FERNANDES, M. V. P.; TRINDADE, Azoilda L.. Participação em banca de Cristiana de Lima Rodrigues de Oliveira.Relações Raciais no Mercado de Trabalho: Um Estudo Sobre a Presença Negra na Empresa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.

11.
LIMA, M. Batista; TRINDADE, Azoilda L.; FERNANDES, M. V. P.. Participação em banca de Aline Paixão Bonzi de Assis.A Contribuição dos Responsáveis pelo Educando na Gestão da Escola: O caso da Escola X. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.

12.
LIMA, M. Batista; TRINDADE, Azoilda L.; FERNANDES, M. V. P.. Participação em banca de Silésia Nunes de Melo.As Concepções e Práticas de Gestão Democrática: O Caso da Escola X. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.

13.
LIMA, M. Batista; TRINDADE, Azoilda L.; FERNANDES, M. V. P.. Participação em banca de Tânia Luzia Cherú Diniz Ferreira.A Contribuição do(a) supervisor(a) Pedagógico(a) na Educação Continuada de Docentes do Ensino Fundamental - Formação em Serviço. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.

14.
LIMA, M. Batista; TRINDADE, Azoilda L.; FERNANDES, M. V. P.. Participação em banca de Márcia Cristina dos Santos.A Participação de Professores e Professoras na Elaboração e Implementação do Projeto Político-Pedagógico na Escola: O Caso da EscolaZ. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.

15.
LIMA, M. Batista; TRINDADE, Azoilda L.; COSTA, Cláudio Fernandes da.. Participação em banca de Rôse Barreto Peixoto.As Concepções e Práticas de Gestão Escolar: O Caso da Escola X. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.

16.
LIMA, M. Batista; COSTA, Cláudio Fernandes da.; TRINDADE, Azoilda L.. Participação em banca de Priscila Rainha Soares.Avaliação e Gestão no Espaço:Desafios e Posibilidades. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.

17.
LIMA, M. Batista; TRINDADE, Azoilda L.; FERNANDES, Ana Valéria P.. Participação em banca de Kátia Cilene Santana dos Santos.O Papel do Pedagogo na Formação em Serviço dos Profissionais da Educação Infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.

18.
LIMA, M. Batista; TRINDADE, Azoilda L.; FERNANDES, M. V. P.. Participação em banca de Fernanda Silva Nascimento.A Escolarização na Formação de Profissionais da Construção Civil: Analisando um Projeto numa Empresa do Rio de Janeiro. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.

19.
LIMA, M. Batista; TRINDADE, Azoilda L.; FERNANDES, M. V. P.. Participação em banca de Ilza Mara da Silva Oliveira.O Papel do Gestor na Implementação de uma Prática Pedagógica Voltada para a Diversidade Cultural na Perspectiva Afro-Descendente: Um Estudo em uma Escola de Ensino Fundamental da Rede Estadual do Rio de Janeiro. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.

20.
LIMA, M. Batista; FERNANDES, M. V. P.; TRINDADE, Azoilda L.. Participação em banca de Fernanda de Souza Silva.A Contribuição do Gestor para a Implementação de uma Prática Docente Comprometida com o Processo de Domocratização. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.

21.
LIMA, M. Batista; TRINDADE, Azoilda L.; FERNANDES, M. V. P.. Participação em banca de Shiela Soares Rodrigues Bonifácio.O Papel do Pedagogo no Processo de Democratizção da Gestão Escolar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.

22.
LIMA, M. Batista; TRINDADE, Azoilda L.; FERNANDES, M. V. P.. Participação em banca de Márcia Alexandra Wanderley da Silva.A RELAÇÃO ENTRE GESTOR COMO CORPO DOCENTE E AS CONSEQUÊNCIAS PARA O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL: O caso da Escola Municipal Projeto. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.

23.
LIMA, M. Batista; TRINDADE, Azoilda L.; FERNANDES, M. V. P.. Participação em banca de Viviane Matos Bruno.A ATUAÇÃO DOS GESTOR COMO FACILITADOR DA FORMAÇÃO EM SERVIÇO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.

24.
LIMA, M. Batista; TRINDADE, Azoilda L.; FERNANDES, M. V. P.. Participação em banca de Fabiana da silva Maciel Levy.A DEMOCRATIZACÃO DA GESTÃO NAS ESCOLAS PARTICULARES: Um desafio possível. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.

25.
FERNANDES, Ana Valéria P.; TRINDADE, Azoilda L.; LIMA, M. Batista. Participação em banca de Ana Paula Ornando da Silva.A Importância da Brincadeira para o Desenvolvimento Cognitivo e Emocional da Criança. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.

26.
FERNANDES, Ana Valéria P.; TRINDADE, Azoilda L.; LIMA, M. Batista. Participação em banca de Priscilla da Silva Pinheiro.O Gestor como Mediador do Processo de Educação/Formação Continuada: Uam Análise dos Parâmetros em Ação em Educação Infantil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.

27.
FERNANDES, M. V. P.; TRINDADE, Azoilda L.; LIMA, M. Batista. Participação em banca de Vânia Soares Blanco Enes.Gestão Escolar e Formação Continuada: Uma Relação de Mediação. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SANTANA, Moisés de Melo; SILVA, Antônio Vital Menezes; TRINDADE, Azoilda L.; LIMA, M. Batista. Comissão Examinadora para Processo Seletivo para admissão de Professor/a Adjunto/a I, efetivo Matéria de ensino Didática, Metodologia e Legislação e Estágios Supervisionados. 2009. Universidade Federal de Sergipe.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Fórum Identidades e Alteridades: Educação, Diversidade e Questões de Gênero.Educação, Diversidade e Questões de Gênero. 2009. (Outra).

2.
II Seminário Africanidades Brasileiras - A DIVERSIDADE CULTURAL NA EDUCAÇÃO.AFRICANIDADES E DIVERSIDADE CULTURAL NO BRASIL. 2003. (Seminário).

3.
" I Regional do Sindicato Estadual de Profissionais de Educação do Rio de Janeiro.Perspectivas para uma Educação Democrática. 2001. (Seminário).

4.
Educação e Progresso.Educação à Distância: Legislação, Métodos e Alcances. 2001. (Seminário).

5.
Conversa com Professoras.Por que o maior número de analfabetos no Brasil são afro-descendentes?. 2001. (Encontro).

6.
Seminário Brasil pra Lá de 500.Livro Didático: Apontando os preconceitos. 2000. (Seminário).

7.
Brasil 500 anos... e o negro.Brasil 500 anos. e o negro. 2000. (Seminário).

8.
Pré-Conferência: Racismo, Gênero e Educação.Conceitos em Educação e Práticas Pedagógicas. 2000. (Outra).

9.
2º Seminário Nacional de Entidades Negras na Área da Educação.Programas Seminários Descentralizados e Passeio Étnico . 1999. (Seminário).

10.
Seminário Estadual de Políticas Sociais.As relações sociais de gênero e raça e as culturas negadas no currículo escolar . 1999. (Seminário).

11.
ILÊ IFÉ 2ª Edição.Educação e Discriminação racial. 1999. (Encontro).

12.
II Encontro dos Técnicos Administrativos Negros (as) e Militantes Antiracistas da Fasubra-Sindical.Um olhar Negro na Educação Ensino Fundamental e Médio. 1999. (Encontro).

13.
II Colóquio Transdisciplinar de relações de Gênero e Etnia.Educação e Racismo. 1999. (Outra).

14.
3ª Conferência Estadual de Educação.Colóquio gênero, etnia: Temas transversais emergentes. 1999. (Outra).

15.
I Seminário Anti Racismo Do Sindicato Dos Trabalhadores Em Educação Pública do Espírito Santo.Educação e Identidade Negra. 1998. (Seminário).

16.
Seminário Diversidade Cultural e Educação.Diversidade Cultural e Educação. 1998. (Seminário).

17.
Encontro Nacional de trabalhadores em Educação Anti-Racismo da CNTE.Implementação da Cultura Negra nos Currículos da Escola Pública. 1998. (Encontro).

18.
Seminário Educação sem Discriminação.As Questões Étnicas no cotidiano escolar. 1998. (Outra).

19.
IV Congresso Afro Brasileiro. A Cultura Negra nos Currículos Escolares: afinal isto é possível?. 1997. (Congresso).

20.
11º COLE.A Cultura Negra nos Currículos Escolares. 1997. (Outra).

21.
Semana da Consciência Negra.O negro e a Educação. 1997. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, M. Batista ; TRINDADE, Azoilda L. . Seminário AS DIVERSAS LINGUAGENS NA ESCOLA. 2005. (Outro).

2.
TRINDADE, Azoilda L. . III Seminário Africanniddaes Brasileira: A Diversidade Cultural na Educação e na Sociedade. 2004. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 25/10/2014 às 1:31:06