Nely Garcia

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  • Última atualização do currículo em 06/05/2013


possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1970), mestrado em Educação (Supervisão e Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1980) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, Inclusão Social, Psicologia do Desenvolvimento, Didática, Metodologia da Pesquisa atuando principalmente nos seguintes temas: alternativas pedagógicas, inclusão, educação inclusiva, deficiências e deficiencia visual, didática, metodologia da pesquisa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Nely Garcia
Nome em citações bibliográficas
GARCIA, N.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.
Av. da Universidade, 308 Bloco A
Butantã
05508-900 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30913099
Ramal: 267
Fax: (11) 8156790
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


1996 - 2000
Doutorado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Programas de Orientação e Mobilidade no Processo educacional da Criança Cega, Ano de obtenção: 2001.
Orientador: Prof Dr. Newton Kara José.
Palavras-chave: ORIENTAÇÃO; MOBILIDADE; CRIANÇA CEGA; EDUCAÇÃO; ESCOLA; REABILITAÇÃO.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial.
Setores de atividade: Educação.
1976 - 1980
Mestrado em Educação (Currículo).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: DA NECESSIDADE DE PROGRAMAS DE TREINAMENTO DA VISÃO, NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA PORTADORA DE VISÃO SUBNORMAL,Ano de Obtenção: 1980.
Orientador: Prof Dra. Mathilde Neder.
Palavras-chave: Aprendizagem; Deficiência visual; Treinamento; Eficiência visual; recursos ópticos.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.
Setores de atividade: Educação.
1992 - 1992
Especialização em Tecnicas Para o Desenvolvimento do Resíduo Visual. (Carga Horária: 140h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
1980 - 1981
Especialização em Optacon Treinamento de Professores Subsensory Syst. (Carga Horária: 210h).
University of Rhode Island, URI, Estados Unidos.
1977 - 1978
Especialização em Orientação E Mobilidade Para Cegos E. (Carga Horária: 491h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
1970 - 1972
Especialização em Treinamento Sensorial E Educação Perceptiva. (Carga Horária: 609h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1964 - 1970
Graduação em Pedagogia.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.




Formação Complementar


2004 - 2004
Extensão universitária em Baixa visão. (Carga horária: 120h).
Faculdade de Medicina da Usp.


Atuação Profissional



Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: prestação de serviços, Enquadramento Funcional: coordenadora, Carga horária: 20


Faculdade de Educação USP, FE/USP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Responsável


Associação Nacional de Política e Administração da educação, ANPAE, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Vinculo Livre, Enquadramento Funcional: Associado
Outras informações
Participação nos Encontros da Entidade


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Ptrofessor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrou as as disciplinas: EDM 401 Didática EDM 527 Métodos Técnicas e Recursos para o Ensino de Deficientes Visuais EDM 529 Orientação e Mobilidade EDM 530 Supervisão de Estágio na Habilitação de Deficientes visuais Atualmente EDM 402 Didática na Licenciatura (duas turmas) 4800700 (interdepartamental) Aspecto ético, político, educacionais para a integração da pessoa com necessidades educativas especiais

Atividades

1999 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.

Atividade de extensão realizada
Conselheira da rede Saci do Cecae, onde são desenvolvidos sites relativos ao atendimento de pessoas com deficiência.
6/1997 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.

Atividade de extensão realizada
Desenvolvimento de programas junto aos professores de educação da rede pública estadual.
7/1996 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Didática
método técnica e Recurso para o Ensino do Deficiente visual
Prática de Ensino
Orientação e Mobilidade
2/2000 - 12/2009
Treinamentos ministrados , Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.

Treinamentos ministrados
Curso de LIBRAS para professores da rede pública
Curso de treinamento em Orientação e mobilidade para professores
03/1998 - 05/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

1978 - 1988
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

1986 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
educação especial
6/1978 - 4/1988
Ensino,

Disciplinas ministradas
Metodos tecnicas e Recursos na Educação de Cegos e VSN.
Orientação e Mobilidade
Prática de Ensino
04/1978 - 04/1988
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, .



Linhas de pesquisa


1.
Informática- Alternativa Pedagógica para a Educação Especial
2.
Comunidade e Deficiência: Perspectiva de integração
3.
Sistema Braille - Técnicas de leitura e idade de aprendizagem do sistema braille. Principais implicações e interações com a velocidade e a compreensão da leitura
4.
Deficiência Visual, estudo sobre a inclusão do deficiênte visual; programas de treinamento da visão no processo de aprendizagem, a importancia do ensino de Orientação e mobilidade para a inclusão escolar/social das pessoas cegas
5.
Correlação avaliação por Teste Snellen e exame Oftalmológico
6.
A situação da mulher cega
7.
Deficiência visual confundida com deficiência mental
8.
Ambiente da internet para o ensino e avaliação do progresso educacional de crianças portadoras de deficiência
9.
Espaço Lúdico/ espaço de inclusão para os diferentes


Projetos de pesquisa


2007 - 2009
Tecnicas de Leitura e Idade de Aprendizagem do Sistema Braille- Principais Implicações e Interações com relação à Velocidade e a Compreensão de Leitura pelas Pessoas Cegas
Descrição: Ésta pesquisa faz um estudo longitudinal, acompanhando pessoas com cegueira (congenita ou adquirida) desde o início da escolaridade até o termino do segundo ciclo do Ensino Fundamental, estudando e comparando a eficiência visual e rápidez leitura braille aprendida através de diferentes técnicas e relacionando com a idade em que foi alfabetizada. Alguns de seus resultados foram apresentados em Congressos e publicados em anais na integra..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2007
Orientação e Mobilidade no Processo de educação da criança portadora de deficiência visual
Descrição: Esta Pesquisa analisa os Programas de Orientação e Mobilidade desenvolvido pelos professores especialiozados nas escolas do Município de São Paulo, como processo de aprendizagem da crianaça cega dentro de um quadro diagnóstico da situação. Publicação por Periodico ONCE, Espanha.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1980 - 1988
Localização de Portadores de deficiência visual entre escolares matriculados em Programas Educacionais para Deficientes mentais
Descrição: Pesquisa premiada no V Congresso Brasileiro de Prevenção à Cegueira do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (Premio Oculum). Nesta pesquisa foram encontrados alunos que só apresentavam a deficiência visual e foram classificados como deficientes mentais por não terem condições visuais para responderem os testes de QI convencionais. Após um período de estimulação, acompanhamento e oferta de materiais específicos para crianças DV eles tiveram desenvolvimento educacional compatível com qualquer criança de suas faixas etárias; tendo um aproveitamento escola´r acompanhando a classe regular sem dificuldades. (pesquisa com estudo longitudinal) .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2008 - 2008
Colaboradora na Criação de um Centro de Apoio ás Pessoas com Deficiência na Universidade Federal da Paraiba
Descrição: Participação na elaboração do PROJETO: CRIAÇÃO DO CENTRO DE APOIO AOS ACADEMICOS COM DEFICIÊNCIA , junto com a Profa. Dra. Marília Guedes Pereira da UFPA.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2003 - 2004
Comunidade e Deficiências: Perspectivas de Integração
Descrição: Baseando-se na idéia da importância da participação e ajuda da comunidade à escola no processo de inclusão, este trabalho teve por objetivo a realização de um estudo exploratório sobre a visão e o conceito da comunidade a respeito das defici~encias, bem como da inclusão dos deficientes no contexto escolar comum e no trabalho, visando desenvolver atividades que auxiliem essa comunidade a compreender e participar desse processo. Impacto social: Esta pesquisa contribuiu para a criação de Serviços junto a Prefeituras de São Paulo, Taboão da Serra, Santo André visando auxiliar essas comunidades a compreenderem e participarem do processo de Inclusão, diminuindo os preconceitos atrtavés de cursos, orientações, etc...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2007 - 2009
A USP aberta a acessibilidade: A experiência do projeto Lumiére do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP
Descrição: Apresenta a proposta do Projeto Lumiére do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (SIBi/USP), que tem como objetivo oferecer acesso às bibliografias básicas indicadas nos cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade aos portadores de deficiência visual. Dispõe-se a implementar um projeto piloto na Biblioteca do Instituto de Psicologia para atender as necessidades dos deficientes visuais; contribuir para a ampliação das discussões sobre acessibilidade e a responsabilidade social das bibliotecas universitárias e também discorrer sobre o papel do profissional bibliotecário..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Membro de corpo editorial


2004 - Atual
Periódico: Revista Educação Especial (UFSM)
2002 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Educação Especial
2000 - Atual
Periódico: Revista de Educação Especial e Reabilitação
1996 - Atual
Periódico: Revista Educação Especial (UFSM)


Revisor de periódico


2003 - Atual
Periódico: Revista Educação Especial (UFSM)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Pré-Escolar.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Planejamento Educacional.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2007
Braille virtual, MEC.
2007
Braillevirtual/ melhor programa de braille on line, Secretaria de Estado da Educação/ SP..
2000
Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério 2000, Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior.
1982
Prêmio OCULUM, Conselho Brasileiro de Oftalmologia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GARCIA, N.2008GARCIA, N.; MACHADO, E. V. ; Bursztyn C.S. . A informática na Reabilitação e Educação do Deficiente visual.. Revista Educação Especial (UFSM), v. unico, p. 221-224, 2008.

2.
MACHADO, E. V.2008MACHADO, E. V. ; GARCIA, N. ; MAZZARO, J. L. . Criando espaços para brincadeiras, imaginação e criação. Revista Educação Especial (UFSM), v. único, p. 65-67, 2008.

3.
GARCIA, N.2008GARCIA, N.; LORA, T. D. P. ; MAIA, S. R. . Informática- Alternativa Pedagógica para a Educação especial. Revista de Educação Especial e Reabilitação, v. único, p. 17-22, 2008.

4.
GARCIA, N.2007GARCIA, N.; MACHADO, E. V. ; Bursztyn C.S. . A informática na habilitação e Educação do Deficiente visual.. Revista Educação Especial (UFSM), v. unico, p. 221-224, 2007.

5.
GARCIA, N.2007GARCIA, N.; MACHADO, E. V. . Orientação e Mobilidade na educação Infantil. Revista de Educação Especial e Reabilitação, v. único, p. 68-72, 2007.

6.
GARCIA, N.1999GARCIA, N.; LORA, T. D. P. ; MATOS, E. A. ; BAUMEL, R. C. R. C. ; RIBEIRO, M. L. S. ; SEMEGHINI, I. ; PIETRO, R. ; CARNIO, M. S. ; YAZIGI, Z. . CAP. 3 -A IMPORTANCIA DE PROGRAMAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE DE VISÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA PORTADORA DE VISÃO SUBNORMAL. Caderno 1 Educação Continuada Feusp, FEUSP - SP., v. UNICO, n.-, p. 138-143, 1999.

7.
GARCIA, N.1998GARCIA, N.. IMPLICAÇÕES DO SISTEMA BRAILLE NA VIDA ESCOLAR DA CRIANÇA PORTADORA DA CEGUEIRA. Revista Contato, REINTEGRA -USP, v. 4, n.1, p. 15-33, 1998.

8.
GARCIA, N.1998GARCIA, N.; LORA, T. D. P. . ASPECTOS GERAIS DA DEFICIÊNCIA VISUAL . Caderno 2 Projeto de Educação Continuada Feusp, FEUSP- SP., v. 2, p. 34-40, 1998.

9.
GARCIA, N.1998GARCIA, N.; LORA, T. D. P. . O PORTADOR DE DEFICIENCIA VISUAL FRENTE AO PROCESSO DE INCLUSÃO NA ESCOLA COMUM. Caderno 4 Projeto de Educação Continuada Feusp, FEUSP-S.P., v. 1, p. 21-25, 1998.

10.
GARCIA, N.1998GARCIA, N.; LORA, T. D. P. . EFEITOS DIRETOS E INDIRETOS DA DEFICIÊNCIA VISUAL SOBRE O INDIVÍDUO. Caderno 4 Projeto de Educação Continuada Feusp, FEUSP-SP., v. 1, p. 13-19, 1998.

11.
GARCIA, N.1997GARCIA, N.; LORA, T. D. P. . SISTEMA BRAILLE E A VIDA ESCOLAR DA CRIANÇA PORTADORA DE CEGUEIRA . Caderno 3 Projeto de Educação Continuada Feusp, FEUSP-SP, v. ÚNICO, p. 1-12, 1997.

12.
GARCIA, N.1987GARCIA, N.; FERRO, O. ; LORA, T. D. P. . StUDY OF THE VISUALLY DEFICIENT POPULATION IN THE TOWNSHIP OF MARÍLIA. PREVALENCE, DIAGNOSES AND GENERAL SITUATION. Anais do Seminário de Pesquisa Em Oftalmologia Preventiva, ESTADOS UNIDOS -, v. 1, p. 43-48, 1987.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MACHADO, E. V. ; GARCIA, N. ; MAZZARO, J. L. . )rientação e Mobilidade. Brasília: MEC/FNDE, 2007. v. único. 163p .

2.
MACHADO, E. V. ; GARCIA, N. ; MAZZARO, J. L. . Formação do professor /deficiente visual e reabilitação.. Brasília: MEC/SEESP/FNDE, 2006. v. 3. 63p .

3.
Claudia Regina Pires ; GARCIA, N. . Orientação aos Docentes sobre Alunos com Deficiência. São Paulo: usplegal/Cecae, 2006. v. 1. 35p .

4.
GARCIA, N.; LORA, T. D. P. ; MATOS, E. A. ; RIBEIRO, M. L. S. ; CARNIO, M. S. ; PIETRO, R. ; BAUMEL, R. C. R. C. ; YAZIGI, Z. ; SEMEGHINI, I. . INTEGRAR PARA INCLUIR: DESAFIOS DA ESCOLA ATUAL. SÃO PAULO: FEUSP, 1999. v. 1. 180p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GARCIA, N.. AS IMPLICAÇÕES DO SISTEMA BRAILLE NA VIDA ESCOLAR DA CRIANÇA PORTADORA DE CEGUEIRA. CONTATO, REINTEGRA-USP, , v. 1, p. 25 - 33.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GARCIA, N.. Capacitação de Recursos Humanos USP/UNICAMP. In: Forum de educacão e saúde do escolar com Baixa visão USP/UNICAMP, 2003, São Paulo, 2003.

2.
GARCIA, N.. Orientação e mobilidade e baixa visão. In: III encontro brasileiro de Profissionais em Orientação e Mobilidade, 2003, são Paulo. Brasília: anais da associação brasileira de educadores de defoocientes visuais /MEC, 2003.

3.
GARCIA, N.. Ser D+Eficiente: Vida acadêmica, recursos específicos e mercado de trabalho. In: I Encontro de alunos de Pós-graduação em Educação Especial/ alunos portadores de Mecessidadedes educacionais especiais., 2003, Mogi das Cruzes, 2003.

4.
GARCIA, N.. Novo Milênio, novas tecnologias, novas formas de aprender, 2002.

5.
GARCIA, N.; MACHADO, E. V. ; MAZZARO, J. L. . O VIDE BRAILLE NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES FACILITANDO A EDUCACÃO INCLUSIVA. In: III Congresso Ibero-americano de informática na Educação Especial CIIEE-2002, 2002, Fortaleza -CE. Anais do III Congresso Ibero -americano de informática na educação Especial. Fortaleza: Congresso Ibero Americano, 2002. v. único. p. 301-304.

6.
GARCIA, N.. Novas tecnologias, novas formas de aprender. In: III Congresso Ibero-Americano de Informática na Educação Especial, 2002, Fortaleza - Ce. anais do III Congresso Ibero -americano de Informática na Educação Especial. Brasília: Informática e educação especial, 2002. v. único. p. 84-89.

7.
GARCIA, N.; MACHADO, E. V. ; LORA, T. D. P. ; MAZZARO, J. L. . O Vide Braille na Formação continuada de Professores para a Educação Inclusiva. In: III Congrsso Ibero -americano de Informática na Educação Especial, 2002, Fortaleza- Ce.. Anais de Informática em educação Especial. Brasília: Informática em educação especial, 2002. v. único. p. 53-68.

8.
GARCIA, N.; MACHADO, E. V. ; LORA, T. D. P. ; MAZZARO, J. L. . O uso da Informática na alfabetização de Deficientes visuais. In: III congresso ibero-americano de Informática na educação especial, 2002, Fortaleza- Ce. Anais Informática em educação especial (2002). Brasília: Informática em educação Especial, 2002. v. único. p. 123-128.

9.
GARCIA, N.; MACHADO, E. V. ; LORA, T. D. P. ; MAZZARO, J. L. . VIDE BRAILLE I NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO iNCLUSIVA. In: III Congresso Ibero-americano de Informática na Educação Especial, 2002, Fortaleza Ce. Anais - Informátioca em educação especial (2002). Brasília: Informática em educação especial, 2002.

10.
GARCIA, N.; MACHADO, E. V. . A literacia no desenvolvimento cognitivo do deficiente visual. In: I congresso Internacional sobre Literacias, 2002, Évora (Portugal). anais do I Congresso Internacional sobre Literacia. Ëvora (Portugal): Universidade de Évora, 2002.

11.
GARCIA, N.; MACHADO, E. V. ; LORA, T. D. P. . INFORMÁTICA COMO SUPORTE PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE VISUAL. In: IV ENCONTRO SOBRE VISÃO SUBNORMAL, 2001, São Paulo. ANAIS DO IV ENCONTRO SOBRE VISÃO SUBNORMAL. São Paulo: FMUSP. v. ÚNICO. p. 103-105.

12.
GARCIA, N.. Ethics and People with special Educational Needs in a Cammon Resourse Classroom. In: II Congresso Iber-americano de Informatica educativa especialPhsiopathology of cerebral Disfunction, 2001, Córdoba (espanha). Informática educação Especial (2001). Córdoba: Informática- educação especial, 2001. v. único.

13.
GARCIA, N.; MACHADO, E. V. . Recursos Pedagógicos para a Educação Inclusiva. In: II seminário Nacional de Bibliotéca Braille, 2001, João Pessoa - Paraíba. anais do II Seminário Nacional de Bibliotéca Braille. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2001.

14.
GARCIA, N.; MACHADO, E. V. . Inclusão reponsável dos alunos com deficiência em classe comum. In: II Seminário Nacional de bibliotecas Braille e II Senabraille, 2001, João Pessoa- PB. anais do II SENABRAILLe. Rio de Janeiro: Bibliotéca Nacional, 2001.

15.
GARCIA, N.; ROCHA, A. F. . A informática na habilitação e ensino do deficiente visual. In: II Congresso brasileiro de Tecnologia em (Re) Habilitação cognitiva- A dinâmica clínica-teórica-pesquisa, 2001, São Paulo/S.P. Anais do II Congresso Brasileiro de Tecnologia em (Re) Habilitação cognitiva 2001- A dinâmica Clínica-teórica-pesquisa. São Paulo: Sociedade brasileira de Neuropsicologia, 2001.

16.
GARCIA, N.; MACHADO, E. V. ; LORA, T. D. P. . A ÉTICA E OS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS NA CLASSE COMUM. In: I JORNADA DE PESQUISADORES: ÉTICA E DEFICIÊNCIA, 2000, São Paulo: IPUSP. Anais dos trabalhos e Programas da I jornada de Pesquisadores. São Paulo: IPUSP, 2000. v. 1. p. 21-23.

17.
GARCIA, N.. A INFORMÁTICA NA HABILITAÇÃO E ENSINO DO DEFICIENTE VISUAL. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA E (RE)HABILITAÇÃO COGNITIVA, 2000, SÃO PAULO. Tecnologia de (Re)habilitação Cognitiva-2000, 2000. v. v.1. p. 221-223.

18.
GARCIA, N.; MACHADO, E. V. . OLHAR DE PAULO FREIRE SOBRE A EXCLUSÃO, CRIANDO UMA EXPERIÊNCIA. In: Congresso Internacional, 2000, Évora/Portugal. Anais do. Évora/Portugal: Universidade Évora, 2000. v. 1. p. 23-28.

19.
GARCIA, N.. Visão Subnormal conceitos. In: XIX World Congress of Rehabilitation International, 2000, Rio de janeiro. Anais do XIX World Congress of Reabilitation International. Rio de Janeiro: International Reabilitation, 2000. v. 01. p. 163-168.

20.
GARCIA, N.; LORA, T. D. P. . STUDY OF THE VISUALLY IMPAIREDPOPULATION IN MARÍLIA PREVALENCE, DIAGNOSIS AND GENERAL SITUATION. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Oftallogia Preventiva, 1999, Estados Unidos. Seminário Internacional de Pesquisa em oftalmologia. São Paulo: Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 1999. v. único. p. 24-29.

21.
GARCIA, N.; MACHADO, E. V. . MEDIA, ALTERNATIVE PEDAGOGIC SUPPORT FOR INCLUSIVE E EDUCATIONA. In: Sixth European Congress of Psycology, 1999, Roma. Anais Sixth European Congress of Psychology. Roma: European Congress of Psycology, 1999. v. único. p. 173-178.

22.
GARCIA, N.; MACHADO, E. V. ; LORA, T. D. P. . VIAGENS DE LEITURA/TV ESCOLA- RECURSO PEDAGÓGICO PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. In: III CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 1999, CURITIBA/PR. Anais do III Congresso Brasileiro de Educação Especial. Curitiba/PR: Futuro congressos e Eventos/Pr, 1999. v. 1. p. 73-75.

23.
GARCIA, N.; MACHADO, E. V. ; LORA, T. D. P. . INFORMÁTICA - SUPORTE PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO DE DEFICIENTES VISUAIS. In: VII SIMPÓSIO DE VISÃO SUBNORMAL- UNICAMP, 1999, CAMPINAS/SP. Anais do VII Simpósio de Visão Subnormal. São Paulo: APEU-UNICAMP, 1999. v. 1. p. 13-16.

24.
GARCIA, N.. IMPLICAÇÕES DO SISTEMA BRAILLE NA VIDA ESCOLAR DA CRIANÇA PORTADORA DE CEGUEIRA. In: II I CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 1998, CURITIBA. ANAIS - III CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL. SÃO PAULO: REVISTA CONTATO- REINTEGRA- INFORMAÇÕES INTEGRADAS USP, 1998. v. ÚNICO. p. 93-93.

25.
GARCIA, N.; GOULART, Á. M. P. ; MACHADO, E. V. . TV ESCOLA- PROGRAMA ALTERNATIVO PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. In: 50a. REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA - SBPC, 1998, NATAL -RN. ANAIS DA SBPC- 1998. NATAL - RN: RESUMOS- 50a REUNIÃO ANUAL DA SBPC- JUNHO 1998. v. ÚNICO. p. 603-604.

26.
GARCIA, N.; NOWILL, D. G. . tHE STATUS OF BLIND WOMEN AT THE ORGANIZATINS OF AND FOR BLIND, AND HOW TO IMPROVE IT. In: II SEMINÁRIO DE TREINAMENTO DE MULHERES CEGAS -, 1983, ADDIS ABEBA. ANAIS DO II SEMINÁRIO DE TREINAMENTO DE MULHERES CEGAS. PARIS: CONSELHO MUNDIAL PARA O BEM DOS CEGOS, 1981. v. ÚNICO.

27.
GARCIA, N.; SAMPAIO, M. A. ; PELEGRINI, S. ; DELMONTE, A.R. . INCIDÊNCIA DE VÍCIOS DE REFRAÇÃO E DE OUTROS DISTÚRBIOS VISUAIS EM 2413 CRIANÇAS DEFICIENTES VISUAIS.. In: XVIII CONGRESSO DE PEDIATRIA, 1982, SÃO pAULO. ANAIS DO XVIII CONGRESSO DE PEDIATRIA E III CONGRESSO DE PREVENÇÃO DA CEGUEIRA. SANTO ANDRÉ - SÃO PAULO: CENTRO DE ESTUDOS DA FUNDAÇÃO DE ASSISTENCIA Á INFÂNCIA DE SANTO ANDRÉ, 1982. v. ÚNICO. p. 32-40.

28.
GARCIA, N.; LORA, T. D. P. ; HORI, J. . LOCALIZAÇÃO DE PORTADORES DE DEFICIÊNCIA VISUAL ENTRE ESCOLARES mATRÍCULADOS EM PROGRAMAS EDUCACIONAIS PARA DEFICIENTES MENTAIS. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PREVENÇÃO A CEGUEIRA, 1982, CURITIBA- PARANÁ. LOCALIZAÇÃO D3E PORTADORES DE DEFICIÊNCIA VISUAL ENTRE ESCOLARES MATRICULADOS EM PROGRAMAS PARA DEFICIENTES MENTAIS. CURITIBA: ANAIS DO V CONGRESSO BRASILEIRO DE PREVENÇÃO A CEGUEIRA, 1982. v. ÚNICO.

29.
GARCIA, N.; SAMPAIO, M. A. ; DELMONTE, A.R. . RESULTADO DA APLICAÇÃO DE TESTES DE SNELLENEM 56.926 CRIANÇAS. CORRELAÇÃO ENTRE TESTES DE SNELLEN E EXAME OFTALMOLÓGICO.. In: XX Congresso de Pediatria, 1981, Belo Horizonte. Publicado pelo Centro de Estudos da Fundação de Assistência a Infância de Santo André (Faísa. Santo André: Faísa, 1981. v. ùnico. p. 01-30.

30.
GARCIA, N.; NOWILL, D. G. . THE SITUATION OF THE BLIND WOMEN. In: VI ASSEMBLÉIA DO CONSELHO MUNDIAL PARA O BEM ESTAR DOS CEGOS, 1981, ANTUÉRPIA. aNAIS DA VI ASSEMBLÉIA DO CONSELHO MUNDIAL PARA O BEM ESTAR DOS CEGOS. PARIS- FRANÇA: CONSELHO MUNDIAL PARA O BEM ESTAR DOS CEGOS, 1981. v. ÚNICO.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GARCIA, N.. Orientação e Mobilidade/ Atividades da vida diária. In: II Congresso de Reciclagem - FMUSP, 2003, São Paulo.

2.
GARCIA, N.. A inclusão da pessoa com deficiência visual na sociedade. In: IV Congresso de Oftalmologia _ USP II Congresso de auxiliar de Oftalmolodia, 2002, São Paulo, 2001.

Apresentações de Trabalho
1.
GARCIA, N.; LORA, T. D. P. . IMPLANTAÇÃO DO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA FEUSP. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
GARCIA, N.; LORA, T. D. P. . CRIAÇÃO DE UM CENTRO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL- UNESP MARÍLIA. 1980. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
GARCIA, N.. Crianças com cegueira - passos para o desenvolvimento em orientação e mobilidade. Phorte, 2009 (Livro no prelo).

2.
GARCIA, N.. Baixa visão e o aproveitamento escolar. Phorte, 2009 (Livro no prelo).

3.
GARCIA, N.. Formação de professores em serviço - Um desafio na àrea de educação especial. Phorte, 2009 (Livro no prelo).

4.
GARCIA, N.. COMUNIDADE E DEFICIÊNCIAS: PERSPECTIVAS DE INTEGRAÇÃO. -SÃO PAULO: -NO PRELO, 1998 (PESQUISA).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
GARCIA; Formação do Núcleo de Apoio aos alunos com deficiência. 2008.

2.
GARCIA, N.. Membro do Conselho Consultivo do livro pós-congresso - Congresso Multidisciplinar. 2008.

3.
GARCIA, N.. ASSESSORIA A UNIVERSIDADE DA CIDADE DE SÃO PAULO. 1999.

4.
GARCIA, N.. ASSESSORIA A PROFESSORA DE METODOLOGIA E ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE PARA PESSOAS DEFICIENTES VISUAIS UNESP-MARÍLIA. 1998.

5.
GARCIA, N.. ASSESSORIA TECNICA á PRESIDENCIA DO CONSELHO MUNDIAL PARA O BEM ESTAR DOS CEGOS (W.C.W.B.). 1982.

6.
GARCIA, N.. ASSESSORIA TÉCNICA À FUNDAÇÃO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. 1982.

Programas de computador sem registro
1.
GARCIA, N.; Tizuko Morchida Kishimoto . Braillevirtual. 2008.

2.
GARCIA, N.; MACHADO, E. V. . Vide braille I. 2002.

Trabalhos técnicos
1.
GARCIA; Coordenação de Pesquisa e Texto - Orientação aos docentes sobre alunos com defiiência. 2009.


Demais tipos de produção técnica
1.
GARCIA, N.. A inclusão dos alunos na bibliotéca. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
GARCIA, N.. Informática para o aluno Deficiente visual. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
GARCIA; Curso: Formação Continuada em Tecnologias Assistivas para Defcientes Visuais. 2007. (Coordenação).

4.
GARCIA; Deficiência Visual. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
GARCIA, N.. Adaptação da Escala Lighthouse para avaliar a visão para perto. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

6.
GARCIA; Curso: Atendimento a pessoas com necessidades especiais. 2006. (Coordenação).

7.
GARCIA, N.; LORA, T. D. P. . IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS DE INFORMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS NA FEUSP. 1999. (INFORMÁTICA).

Demais trabalhos
1.
GARCIA, N.; LORA, T. D. P. . ESTRUTURAÇÃO DO SETOR DE ATENDIMENTO A DEFICIENTE VISUAIS DO CENTRO DE ORIENTAÇÃOEDUCACIONAL DA UNESP- MARÍLIA. 1980 (MEMBRO DA EQUIPE TÉCNICA DO CENTRO ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL -UNESP- MARÍLIA) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GARCIA; GARCIA, N.. Participação em banca de Walkíria de Assis. Atendimento pedagógico-educacional em hospitais: da exclusão à inclusão social/escolar. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação USP.

2.
GARCIA; GARCIA, N.; MASINI, E. A. F. S.; COSTA, M. P. R.. Participação em banca de Lilia Giacomini. Análise de um programa: "passo a Passo" orientação e mobilidade para pessoas surdocegas. 2008. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Educação) - Faculdade de Educação USP.

3.
GARCIA; GARCIA, N.; SÁ, A. V. M.; MUNIZ, C. A.. Participação em banca de Ieda Maria da Silva Morais. Sorobã: Suas implicações e possibilidades na construção do número e no processo operatório do aluno com deficiência visual. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

Teses de doutorado
1.
GARCIA, N.; MRECH, L. M.; CARVALHO, R. E.; MACEDO, L.; GIANNELLI, M. I. D. V.. Participação em banca de Deigles Giacomelli Amaro. Análise de procedimentos utilizados em uma proposta de formação contínua de educadores em serviço para a construção de práticas inclusivas. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação USP.

2.
GARCIA; GARCIA, N.; RIBEIRO, M. L. S.; BAUMEL, R. C. R. C.; PASSARELLI, B.; NOFFS, N. A.. Participação em banca de Maria Claudia Alves de Santana Regis. Categorias Literárias, programas de aúdio para o incentivo à leitura de deficientes visuais: um olhar transdisciplinar. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação USP.

3.
GARCIA; GARCIA, N.; NASTARI, E. R. T.; CARVALHO, K. M. M.; ARRUDA, S. M. C. P.; HADDAD, M. A. O.. Participação em banca de José Luiz Mazzaro. Baixa visão na escola: conhecimento e opinião de professores e de pais de alunos deficientes visuais, em Brasília, DF. 2007. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) - Universidade Estadual de Campinas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Fórum Estadual - Exigências da Educação Básica para o Trabalho das Pessoas com Deficiência.o. 2009. (Outra).

2.
V Encontro de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência Visual. 2009. (Encontro).

3.
III CBEE - Congresso Brasileiro de Educação Especial. Mesa Redonda: Estimulação, avaliação e orientação e mobilidade: aspectos fundamentais para a intervenção em crianças com deficiência visual. 2008. (Congresso).

4.
VI Congresso Latino Americano de Cegos. 2008. (Congresso).

5.
XXXI Congresso de Oftalmologia da UNIFESP - Olhos para cidadania. Educação e Reabilitação de pessoas com deficiência visual. 2008. (Congresso).

6.
X Congresso Brasileiro de Educação de Deficientes visuais. A importância de recursos ópticos específicos para os portadores de baixa visão. 2007. (Congresso).

7.
Congresso da Sociedade Brasileira de Visão Sub normal. O aluno de visão subnormal na escola. 2006. (Congresso).

8.
III Semana da Educação 2005 - Educação é cultura, cultura é educação?.O uso de e-learning para a difusão e desmitificação do sistema braille entre pais, crianças, professores e funcionários de escolas inclusivas. 2005. (Outra).

9.
Encontro dos delegados da ABEDEV.O papel da ABEDEV na Educação dos Deficientes visuais. 2004. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GARCIA, N.; MAIA, S. R. ; ARAOZ, S. M. M. ; GIACOMINI, L. ; CAMBRUZZI, R. C. S. ; MESQUITA, S. R. S. H. ; ARAOZ, V. V. ; SOUZA, M. M. ; IKONOMIDIS, V. M. ; PETERSEN, M. I. . 1º Fórum Latino Americano Virtual sobre surdocegueira e deficiência múltiplo sensorial - Caminhos construídos e novos desafios. 2009. (Outro).

2.
GARCIA, N.. Congresso Internacional sobre inclusão - Reflexão e prática. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Lilia Giacomini. Análise de um programa: "passo a passo" orientação e mobilidade. 2008. Dissertação (Mestrado em Faculdade de Educação) - Faculdade de Educação USP, . Coorientador: Nely Garcia.

Tese de doutorado
1.
josé Luiz Mazzaro. Baixa Visão na Escola : conhecimento e opinião de professores e pasi de alunos deficientes visuais, em Brasília, DF. 2008. Tese (Doutorado em Curso de Pós graduação em Clínica Médica Faculdade de Ciências Médicas) - Universidade Estadual de Campinas, . Coorientador: Nely Garcia.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Edileine Vieira Machado. Conceitos corporais e suas representações- conhecimentos básico para a Orientação e Mobilidade. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Orientação e Mobilidade) - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Nely Garcia.



Outras informações relevantes


Desenvolvimento do Site www.braillevirtual.fe.usp, agosto de 2004 a agosto de 2009, resultados absolutos: visitas em todo mundo 320 mil. Cópias distribuidas 1.200.000. página da Web que referenciam o site Braille virtual: 47.500 páginas.
Projeto em andamento: criação de um curso de especialização  sobre a audiodescrição para dificientes visuais 2009



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