Aridelmo José Campanharo Teixeira

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3162151528852050
  • Última atualização do currículo em 08/10/2018


Aridelmo Teixeira concluiu o Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela USP (2002). Fundador da FUCAPE Business School (2000). Atualmente é professor da FUCAPE Business School. Presidente Institucional da ONG - Espírito Santo em Ação. Coordenador do Comitê de Desenvolvimento do Capital Humano da ONG - Espírito Santo em Ação. Publicou vários artigos em periódicos Qualis/Capes. Participou do desenvolvimento de 60 produtos tecnológicos. Orientou 58 dissertações de mestrado e diversas monografias na área de Administração e Contabilidade. Atualmente, coordena 6 projetos de pesquisa e participa de outros 4 projetos nas áreas de Contabilidade e Gestão de entidades públicas e privadas. É membro da Delegação Brasileira do ISAR /UNCTAD (Intergovernmental Working Group of Experts on International Standards of Accounting and Reporting / United Nations Conference for Trade and Development). Coordenador Adjunto da Área de Administração, Contabilidade e Turismo da CAPES. Atuou como Membro da Comissão de Assessoramento na área de Ciências Sociais Aplicadas na Fundação de Amparo a Pesquisa no Espírito Santo (FAPES). Membro do Comitê Estadual Integrado de Educação Profissional (Cointec). Coordenou Projeto de Pesquisa financiado pelo Edital Universal 2011 da Fundação de Amparo a Pesquisa no Espírito Santo (FAPES). Atua como Avaliador Ad hoc de artigos científicos de várias Revistas e Congressos no Brasil. Os principais temas de pesquisa são contabilidade gerencial estratégica, avaliação de ativos, qualidade dos lucros, accruals, IFRSs, CPC´s e IPSAS. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aridelmo José Campanharo Teixeira
Nome em citações bibliográficas
TEIXEIRA, A. J. C.;TEIXEIRA, ARIDELMO;TEIXEIRA, ARIDELMO JOSÉ CAMPANHARO

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas Em Contabilidade Economia e Finanç, Coordenação, Programa de Pós Graduação.
Av. Fernando Ferrari, 1358
Boa Vista
29075505 - Vitória, ES - Brasil
Telefone: (27) 40094444
Fax: (27) 40094422
URL da Homepage: http://www.fucape.br


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2002
Doutorado em Ciencias Contabeis.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A utilização de informações contabeis no processo decisorio de gestores de medias empresas industriais no estado do Espírito Santo: uma abordagem multidiciplinar, Ano de obtenção: 2002.
Orientador: Iran Siqueira Lima.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1990 - 1993
Mestrado em Ciencias Contabeis.
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Título: Um estudo comparativo de avaliação e desempenho de agencias bancarias - Banco do Brasil e Banestes: um estudo de caso,Ano de Obtenção: 1993.
Orientador: Araceli Cristina de Sousa Ferreira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
1984 - 1988
Graduação em Ciências Contabéis.
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.




Atuação Profissional



Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, FUCAPE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas Em Contabilidade Economia e Finanç, FUCAPE, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Coordenador, Enquadramento Funcional: Coordenador Doutorado e Mestrado Adm e Cont, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas: - Tópicos Contemporâneos em Controladoria - Análise das Demonstrações Contábeis

Atividades

03/2007 - Atual
Ensino, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Análise das Demonstrações Contábeis
Tópicos Contemporâneos em Contabilidade e Finanças
3/2000 - 12/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Coordenação, Programa de Pós Graduação.

Linhas de pesquisa
Contabilidade Gerencial
3/2000 - 12/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Coordenação, Programa de Pós Graduação.


Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20

Atividades

8/1993 - Atual
Ensino, Ciências Contabéis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Contabilidadel
Custos

Faculdade Brasileira, UNIVIX, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador e Professor Titular, Carga horária: 20

Atividades

3/1999 - 12/2002
Ensino, Ciencias Contabeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Contabilidade Geral
Projeto Monografia


Linhas de pesquisa


1.
Contabilidade Gerencial
2.
Finanças e Mercado Financeiro


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Escola em tempo integral e o desempenho dos alunos das escolas públicas do ES
Descrição: O objetivo desta pesquisa é verificar a relação do estudo em escola em tempo integral e o desempenho dos alunos das escolas do estado do Espírito Santo. Adicionalmente pretende-se analisar as determinantes do ingresso de alunos, que estudam escolas estaduais em tempo integral ou parcial, em Instituições de ensino superior. A proposta de pesquisa tem como eixo de pesquisa a educação básica e como linha de pesquisa indicadores de desempenho dos sistemas de ensino. O crescimento do setor de ensino, só foi possível, pois, concomitantemente ao aumento da oferta de vagas nas IES, houve um aumento da demanda por ensino superior em função particularmente do aumento da renda e das políticas públicas de financiamento estudantil. O projeto de ensino em tempo integral parcialmente implementado no Estado do Espírito Santo tem como propósito aumentar as chances de melhores condições de empregabilidade da população envolvida, aumentar a renda média das famílias e reduzir a criminalidade nas regiões nas quais a Escola em tempo integral está implementada, bem como promover a revitalização das Escolas de ensino médio nas comunidades. Espera-se que os alunos de ensino médio que estudam em tempo integral melhorem o seu desempenho escolar se comparado aos alunos que estudo em tempo parcial. A verificação empírica dessa relação pode trazer evidências ainda não publicadas no que se refere às comunidades capixabas. Para o desenvolvimento desta pesquisa se contará com dados empíricos relativos ao desempenho escolar dos alunos, que constam no sistema das escolas antes e após os alunos participarem do projeto em tempo integral. Na sequência será analisado ainda as determinantes para o ingresso dos alunos que estudam em tempo integral e aqueles que não estudam em tempo integral para verificar se a probabilidade de ingresso em uma IES se diferencia entre os dois grupos. Em ambos os contextos serão analisadas ainda variáveis de controle de cunho econômico já desenvolvido pela literatura sobre o tema. Para atingir ao objetivo de pesquisa, metodologicamente, será utilizada análise de regressão em painel para estudar a relação do desempenho com a dedicação em tempo integral ou não. Para verificar as determinantes para o ingresso em IES será utilizara a análise de regressão logit ou probit. Os resultados deste projeto poderão contribuir para a gestão de recursos públicos na área de educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Aridelmo José Campanharo Teixeira - Coordenador / Bruno Funchal - Integrante / Antônio Lopo Martinez - Integrante / Silvania Neris Nossa - Integrante / Valcemiro Nossa - Integrante / Emerson Wagner Mainardes - Integrante / Aziz Xavier Beiruth - Integrante / Andréia Hartwig - Integrante / Nadia Cardoso Moreira - Integrante / Arilda Magna Campagnaro Teixeira - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - Auxílio financeiro.
2016 - Atual
A PROPOSIÇÃO DE UM INDICE DE CAPACIDADE COMPETITIVA DAS INDUSTRIAS CAPIXABAS (ICC), E A RELAÇÃO DO USO DE ARTEFATOS DE CONTABILIDADE GERENCIAL E A ESTRATÉGIA DAS FIRMAS: estudo longitudinal junto às empresas do Estado do Espírito Santo
Descrição: A presente pesquisa pretende contribuir com os estudos sobre competitividade ao propor um instrumento de análise da capacidade competitiva do setor da indústria no Estado do Espírito Santo, dado que este setor representa expressiva influência na promoção do desenvolvimento econômico do Estado e apresenta impacto expressivo na geração de emprego e renda com influência direta na qualidade de vida da população (SEBRAE, 2013). Com o intuito de permitir uma análise da capacidade competitiva das indústrias capixabas, esta pesquisa objetiva construir o Índice de Capacidade Competitiva das Indústrias Capixabas (ICC) e analisar a relação entre o uso de artefatos de contabilidade gerencial e a estratégia das firmas,.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
ÍNDICE DE CAPACIDADE COMPETITIVA DAS INDÚSTRIAS CAPIXABAS ? ICC

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Fernando Caio Galdi em 03/10/2016.
Descrição: Este projeto objetiva construir o Índice de Capacidade Competitiva das Indústrias Capixabas (ICC), elaborado a partir de um conjunto sistêmico de indicadores como instrumento/metodologia de avaliação dos fatores que influenciam a capacidade competitiva das indústrias capixabas. Os fatores estudados são provenientes do estudo de Roman et al., (2012). O projeto envolve por todo o universo do setor de indústrias do Estado do Espírito. A construção do ICC pretende identificar e analisar o desempenho do setor industrial capixaba nas várias dimensões da competitividade para fortalecer as estratégias das indústrias para o aumento da competitividade. Em 2015 a primeira versão do ICC foi realizada em 16 Empresas que compuseram a amostra piloto. Os resultados foram aprovados pelo Colegiado Superior da Federação das Indústrias do ES e pela Secretaria de Desenvolvimentismo do Estado o ES. Para 2016 o ICC será incorporado ao Programa COMPETE de Incentivos Fiscais do Governo do Estado do ES para todas as empresas nele habilitadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Aridelmo José Campanharo Teixeira - Integrante / Fernando Caio Galdi - Coordenador / Francisco Antônio Bezerra - Integrante / Danilo Soares Monte-Mor - Integrante / Felipe Ramos Ferreira - Integrante / VANIA MARIA DA COSTA BORGERTH - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - Auxílio financeiro.
2012 - Atual
A Inovação nos Processos de Produção de Serviços Contábeis: Um Estudo na Realidade Capixaba
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
EFICIÊNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DOS MUNICÍPIOS DO ESPÍRITO SANTO
Descrição: Objetiva-se este projeto investigar, por meio de um diagnóstico, os processos de políticas públicas dos Municípios do Espírito Santo e a partir dos resultados desenvolver uma metodologia para medir a eficiência das políticas públicas desses municípios. O marco teórico percorrerá a literatura relacionada às Finanças Públicas, eficiência do gasto público, lei de responsabilidade fiscal e indicadores de eficiência. A metodologia prevê a coleta de dados em três etapas: a primeira fase será realizada com base em dados secundários; a segunda fase, de médio prazo, será baseada em dados padronizados coletados junto às prefeituras. A terceira fase, de longo prazo, se baseará em dados primários, o que nos permitirá uma análise mais aprofundada dos municípios. Espera-se ao final do projeto a obtenção de subsídios para a criação de metodologia para apuração de indicadores de eficiência para os municípios, tais como: Índice do Valor Adicionado per Capita, Índice de Eficiência dos Gastos, Índice de Custo por Servidor, Índice de Responsabilidade Fiscal, Índice de Eficiência nos Investimentos, Índice de Dependência Orçamentária, Índice de Universalização na Educação Municipal, Índice de Abandono Escolar, Índices de Saúde Índice de Qualidade de Vida, Índice de Transparência no Funcionalismo, entre outros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - Atual
ESCOLHA DA ESTRUTURA GERENCIAL E FATORES ORGANIZACIONAIS
Descrição: O objetivo do presente projeto é verificar se há relação entre fatores organizacionais e escolhas gerenciais, de empresas do Estado do Espírito Santo e o uso de ferramentas consideradas tradicionais ou modernas de contabilidade gerencial. O quadro teórico básico compreende: Abordagem Contingencial e Gerencial, Controle Gerencial, Teoria da Agência dentre outras. Serão utilizadas como amostra as empresas que compõem o ranking elaborado pela Revista 200 Maiores Empresas do Estado do Espírito Santo, edições 2008 e 2009. Serão aplicados questionários com questões fechadas utilizando a escala Likert de cinco pontos. Será utilizada regressão logística para verificação da relação entre alguns fatores organizacionais e a as escolhas gerenciais das empresas da amostra. Como variável dependente será utilizada variável categórica relacionada ao fato da empresa utilizar ferramentas consideradas tradicionais ou modernas de contabilidade gerencial. As variáveis independentes serão utilizadas: retorno sobre o patrimônio (ROE), setor econômico de atuação, tamanho da empresa, se a empresa oferece sistemas de incentivos aos gestores e o nível educacional do gestor. Como resultado, espera-se contribuir para o avanço da literatura gerencial fornecendo evidências empíricas quanto aos fatores que podem influenciar a forma a qual as empresas escolhem e adotam instrumentos para gerenciamento e controle..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - Atual
O USO DE ARTEFATOS DE CONTABILIDADE GERENCIAL E A ESTRATÉGIA DAS FIRMAS: Um estudo longitudinal junto as 200 maiores empresas do Estado do Espírito Santo
Descrição: O presente trabalho objetiva aprofundar os conhecimentos sobre o possível impacto da estratégia das firmas com fins lucrativos no uso dos artefatos de contabilidade gerencial por essas organizações. Para tanto se utilizará, como ponto de partida, o banco de dados já desenvolvido pela Instituição Executora. Esse banco, contendo registros dos artefatos de contabilidade gerencial utilizados pelas 200 maiores empresas do Estado do Espírito Santo, vem sendo mantido pela Instituição com visitas anuais in loco as empresas desde 2008. A fundamentação metodológica inicial do banco de dados foi a utilizada por Soutes e Guerreiro (2007), acrescidas de variáveis de desempenho, estrutura organizacional, setor de atividade e porte. Para a fase a ser desenvolvida com este projeto de pesquisa, questões sobre estratégia, padrão contábil e governança das firmas serão incorporadas. Durante a execução deste projeto de pesquisa (24 meses), o mencionado banco de dados será atualizado anualmente com visitas in-loco, garantindo não só a viabilidade, mas também a abrangência e a originalidade do estudo. Com os resultados obtidos pretende-se promover o processo de inovação por meio da transformação de conhecimento em valores econômicos e/ou sociais, que permitam alavancar a competitividade e o desenvolvimento tecnológico local, além de contribuir para o desenvolvimento e consolidação de uma cultura que valorize a atividade de pesquisa voltada a solucionar problemas ligados aos ambientes empresariais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Aridelmo José Campanharo Teixeira - Coordenador.Financiador(es): (FAPES) Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - Auxílio financeiro.
2007 - Atual
QUALIDADE DO DISCLOSURE EM RELATÓRIOS ANUAIS CORPORATIVOS
Descrição: O projeto tem por objetivo caracterizar e analisar a qualidade das informações apresentadas nas seções narrativas em relatórios anuais corporativos no Brasil. Este tópico de pesquisa tem sido consistentemente investigado em outros países, notadamente da Europa e Oceania, e resultados intrigantes, muitas vezes contraditórios, têm sido encontrados. No entanto, no Brasil apenas um estudo foi publicado explorando este tema. O quadro teórico-referencial utilizado envolve teorias de disclosure de informações contábeis e econômicas, teorias de atribuição derivadas da psicologia e teorias lingüísticas, como a gramática sistêmico-funcional. Nos estudos quantitativos serão investigadas relações entre a variável qualidade do disclosure, operacionalizada por meio da extensão do disclosure com conteúdo estratégico e por meio do uso de atribuições em causa própria, com um amplo conjunto de variáveis independentes, tais como: governança corporativa, sistema legal, desempenho da firma, custos políticos, entre outras. Os estudos qualitativos serão desenvolvidos para investigar a construção de sentido nos relatórios anuais corporativos, com intermédio das metafunções lingüísticas. A análise de conteúdo é a principal técnica utilizada nos estudos quantitativos, enquanto que a análise de discurso é a ferramenta metodológica selecionada para a condução dos estudos qualitativos. Os resultados pretendidos envolvem, além de caracterizar e explicar fenômenos pouco explorados no contexto brasileiro, formar pesquisadores em nível de mestrado e doutorado e produzir artigos a serem submetidos aos principais periódicos nacionais e internacionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - Atual
ESTÁGIO EVOLUTIVO DA CONTABILIDADE GERENCIAL EM EMPRESAS LOCALIZADAS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
Descrição: O objetivo do presente projeto é identificar em qual estágio evolutivo da contabilidade gerencial se encontram empresas do Estado do Espírito Santo e verificar se as empresas pesquisadas utilizam ferramentas de contabilidade gerencial consideradas modernas, bem como a relação da utilização dessas ferramentas com o desempenho financeiro das empresas. O quadro teórico-referencial se baseará em teorias relacionadas ao controle gerencial e a contabilidade gerencial, focando no comportamento do corpo gerencial, tais como: teoria da agência, teoria institucional, teoria da contingência. O universo da pesquisa compreenderá as 200 maiores empresas do Estado do Espírito Santo, classificadas na Revista 200 Maiores Empresas do Estado do Espírito Santo, edições de 2008 e 2009. Os dados serão coletados por meio de entrevistas e serão feitas análises por categorias: (1) informações sobre a empresa do respondente; (2) o papel da contabilidade gerencial na opinião do respondente; (3) as ferramentas da contabilidade gerencial que estão sendo utilizadas na empresa do respondente; (4) os benefícios da implantação das ferramentas, percebidos pelo respondente; (5) os fatores que restringiram ou motivaram a implantação de ferramentas na empresa; e (6) informações sobre os participantes. Espera-se, como um dos resultados do projeto,, a criação de um banco de dados com essas informações das maiores empresas do Espírito Santo. Além de beneficiar os alunos envolvidos com a pesquisa, espera-se possibilitar a identificação de ferramentas que agreguem valor e favoreçam as empresas. A partir dos resultados obtidos, pretende-se ainda, contribuir no processo de inovação por meio da transformação do conhecimento em valores econômicos e sociais, que permitam alavancar a competitividade e o desenvolvimento local. Com os resultados desta pesquisa podem-se projetar novas pesquisas em outros estados brasileiros, ou mesmo, em nível nacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2007
TESTE EMPÍRICO DOS VÁRIOS MODELOS DE AVALIAÇÃO PARA AS EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO NO PERÍODO DE 1995-2005
Descrição: Teste Empírico dos Vários Modelos de Avaliação para as Empresas Brasileiras de Capital Aberto no Período de 1995-2005: a literatura de finanças apresenta uma série de modelos de avaliação de empresas: modelo do fluxo de caixa descontado, modelo baseado em opções reais, modelo de múltiplos, modelo baseado em variáveis contábeis. Este projeto de pesquisa visa investigar a eficácia desses diferentes modelos para explicar o comportamento dos títulos negociados em Bolsa de Valores e mercado de balcão organizado. Os dados referem-se ao período de 1995 a 2005 e abrangem a totalidade de empresas de capital aberto brasileiras. Os dados serão obtidos do banco de dados Economática..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Aridelmo José Campanharo Teixeira - Coordenador.
2005 - 2005
A RELAÇÃO ENTRE AVALIAÇÃO DE EMPRESAS E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL NAS INDÚSTRIAS BRASILEIRAS DO SETOR SIDERÚRGICO
Descrição: A Relação entre Avaliação de Empresas e Estratégia Empresarial nas Indústrias Brasileiras do Setor Siderúrgico: este projeto de pesquisa visa investigar o impacto das diferentes estratégias adotadas pelas empresas do setor siderúrgico brasileiro em seu valor de mercado. Quais estratégias são mais rapidamente percebidas pelo mercado? Quais impactam mais significativamente os preços dos títulos negociados em bolsas de valores? O processo de internacionalização tem sido bem sucedido? Questões como essas serão respondidas dentro deste projeto. O trabalho será feito com base nas companhias abertas brasileiras do setor siderúrgico no período de 1995 a 2005..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Aridelmo José Campanharo Teixeira - Coordenador.
2005 - 2005
DETERMINANTES DO GERENCIAMENTO DE RESULTADOS NAS EMPRESAS BRASILEIRAS NO PERÍODO PRÉ ABERTURA DE CAPITAL
Descrição: Determinantes do Gerenciamento de Resultados nas Empresas Brasileiras no Período Pré Abertura de Capital: este projeto de pesquisa visa inicialmente discutir e apresentar proxies e modelos para identificação da prática de gerenciamento de resultados. Em seguida visa investigar empiricamente se as empresas brasileiras manipulam resultados no período anterior à abertura de capital. Os dados serão coletados no período de 2004 a 2005 que coincidiu com intensa atividade no mercado brasileiro de capitais. As empresas possuem vários incentivos para manipular resultados antes dos Initial Public Offerings (IPOs ou abertura de capital) como atender as expectativas dos analistas; formação de bônus para os gestores entre outros fatores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Aridelmo José Campanharo Teixeira - Coordenador.
2004 - Atual
ANÁLISE DO RELACIONAMENTO ENTRE VARIÁVEIS CONTÁBEIS E DE MERCADO EM COMPANHIAS ABERTAS BRASILEIRAS
Descrição: O projeto de pesquisa tem como objetivo avaliar como determinadas características institucionais do mercado brasileiro se relacionam com a qualidade da informação contábil divulgada por companhias abertas. O Brasil apresenta características específicas e diferenciadas de outros países por apresentar um mercado de capitais emergente, alta concentração acionária, elevada participação de investidores estrangeiros, ordenamento jurídico mais baseado no direito romano e elevada participação de investidores estrangeiros. Assim, por meio de testes empíricos utilizando dados coletados de companhias negociadas na Bovespa, pretende-se avaliar o relacionamento entre variáveis de mercado e variáveis contábeis. Espera-se avaliar o Earnings Response Coefficient (ERC) para estimar esta relação e acompanhar sua evolução durante o período pós-real, além de controlar por efeitos como níveis diferenciados de governança, cobertura de analistas e listagem em bolsas estrangeiras. Portanto, este projeto visa contribuir para a literatura sobre a relevância da informação contábil em países emergentes e proporcionar publicações científicas de qualidade que possam respaldar outras pesquisas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2007
ESTUDOS EMPÍRICOS SOBRE A INFLUÊNCIA DA CONTABILIDADE NO MERCADO DE CAPITAIS
Descrição: O projeto objetiva procurar evidências da influência de algumas características do mercado de capitais brasileiro sobre a relação entre os lucros contábeis e as variações dos preços das ações. A pesquisa será elaborada através de testes empíricos sobre o modelo ERC - Ernings Response Coefficient, em informações contábeis e cotações de ações da BOVESPA..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2010 - 2013
NECEO - Núcleo de Estudos sobre Comportamento e Estratégia em Organizações
Descrição: O objetivo do NECEO é compreender as relações entre os sentidos das práticas sociais e os direcionamentos das maneiras de "fazer estratégia" das pessoas nas organizações..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Aridelmo José Campanharo Teixeira - Integrante / Alexandre de Pádua Carrieri - Integrante / Silvania Neris Nossa - Integrante / Marcelo Sanches Pagliarussi - Coordenador / Moisés Balassiano - Integrante.
2010 - Atual
CPFIN - Centro de Pesquisa em Finanças
Descrição: O CPFIN tem como objetivo investigar assuntos ligados ao papel da informação financeira e de mudanças institucionais no mercado. Sua ênfase está em assuntos relacionados a economia da evidenciação, análise fundamentalista, pesquisa positiva em contabilidade financeira, previsão de insolvência, impacto dos números contábeis no retorno e volatilidade dos títulos negociados em mercado de capitais, contabilidade internacional, ambiental, instrumentos financeiros, entidades de previdência, entre outros tópicos contemporâneos..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (7) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Aridelmo José Campanharo Teixeira - Coordenador / Fernando Caio Galdi - Integrante / Arilda Magna Campanharo Teixeira - Integrante / Renato Tognere Ferron - Integrante / Bruno Funchal - Integrante / Silvania Neris Nossa - Integrante / Arilton Teixeira - Integrante / Fábio Moraes da Costa - Integrante / Valcemiro Nossa - Integrante / Bruno Aurichio - Integrante / Eric Serrano - Integrante / Fábio Yoshio Suguri Motoki - Integrante / Jose Mario Bispo Sant?Anna - Integrante.
2010 - Atual
CECOG - Centro de Estudos em Contabilidade Gerencial

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Valcemiro Nossa em 17/08/2012.
Descrição: No CECOG são desenvolvidos estudos sobre assuntos ligados ao papel da contabilidade para o usuário interno da informação com ênfase especial na teoria da agência, contabilidade comportamental, gestão estratégica, gestão baseada em valor, planejamento estratégico entre outros tópicos relacionados à controladoria..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Aridelmo José Campanharo Teixeira - Integrante / Arilton Carlos Campanharo Teixeira - Integrante / Valcemiro Nossa - Coordenador / Fábio Moraes da Costa - Integrante.


Membro de comitê de assessoramento


2016 - Atual
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2012 - Atual
Agência de fomento: (SECTI) Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do
2010 - 2012
Agência de fomento: (FAPES) Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo


Revisor de periódico


2005 - Atual
Periódico: Revista Contabilidade & Financas
2005 - Atual
Periódico: Revista de Administração Contemporânea (Impresso)
2006 - Atual
Periódico: UnB Contábil
2007 - Atual
Periódico: Revista Universo Contábil
2004 - Atual
Periódico: BBR. Brazilian Business Review (English Edition. Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis/Especialidade: Finanças.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis/Especialidade: Contabilidade Gerencial.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis/Especialidade: Contabilidade Financeira.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública/Especialidade: Contabilidade e Finanças Públicas.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
1ª colocado no XVI Ranking Benchmarking dos Detentores das Melhores Práticas Socioambientais 2018, Programa Benchmarking Brasil.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VARGAS, ROSÂNGELA C.2018VARGAS, ROSÂNGELA C. ; TEIXEIRA, ARIDELMO . SATISFACTION AT IFES: AN ANALYSIS THROUGH CAREER ANCHORS. RAM. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO MACKENZIE (ONLINE), v. 19, p. 1-24, 2018.

2.
ROMANO, P. C. S.2017ROMANO, P. C. S. ; TEIXEIRA, A. J. C. ; MAINARDES, E. W. . Determinants of co-creation in banking services. International Journal of Bank Marketing, v. 35, p. 187-204, 2017.

3.
SILVA, LEANILDE NASCIMENTO E2017SILVA, LEANILDE NASCIMENTO E ; TEIXEIRA, ARIDELMO ; BEZERRA, FRANCISCO ANTONIO . Relação Entre Competências Comportamentais e Desempenho Acadêmico. REVISTA DE GESTÃO E CONTABILIDADE DA UFPI, v. 4, p. 87-104, 2017.

4.
BIRCHLER, E. A.2017BIRCHLER, E. A. ; TEIXEIRA, A. J. C. . A Intenção Empreendedora de Estudantes e os fatores que a influenciam. Revista de Negócios, v. 22, p. 7-22, 2017.

5.
DE MORAES, ROMULO MATOS2016DE MORAES, ROMULO MATOS ; TEIXEIRA, ARIDELMO JOSÉ CAMPANHARO . When Engagement Meets Politics: Analysis of a Brazilian Public Institution. Public Organization Review, v. 16, p. 1-14, 2016.

6.
GUERRA, C. J. O.2016GUERRA, C. J. O. ; TEIXEIRA, A. J. C. . Os Impactos da Adoção de Metodologias Ativas no Desempenho dos Discentes do Curso de Ciências Contábeis de Instituição de Ensino Superior Mineira. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 10, p. 380-397, 2016.

7.
PINTO, R. F.2016PINTO, R. F. ; TEIXEIRA, A. J. C. ; ZAMPROGNO, B. . FOLGA ORGANIZACIONAL FINANCEIRA E INOVAÇÃO NA CONTABILIDADE GERENCIAL: uma análise aplicada às empresas de capital aberto listadas na BM&F Bovespa atuantes em setores regulados. Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI, v. 3, p. 143-163, 2016.

8.
PINTO, L. F. V.2015PINTO, L. F. V. ; NOSSA, V. ; TEIXEIRA, A. J. C. . INOVAÇÃO: ESTRATÉGIA DE COMPETITIVIDADE E SUSTENTABILIDADE NA GESTÃO HOSPITALAR. Contextus (Fortaleza), v. 13, p. 216-243, 2015.

9.
MONTE-MOR, D. S.2014MONTE-MOR, D. S. ; SANFINS, M. A. S. ; NOSSA, S. N. ; TEIXEIRA, A. J. C. . APLICAÇÃO DA TEORIA DE VALORES EXTREMOS E DA ANÁLISE FUNDMENTALISTA EM ESTRATÉGIAS LONG-SHORT: UMA ANÁLISE DE PAIR TRADINGS DO MERCADO BRASILEIRO. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 8, p. 271-288, 2014.

10.
COSTA, A. P. R.2014COSTA, A. P. R. ; NOSSA, V. ; TEIXEIRA, A. M. C. ; TEIXEIRA, A. J. C. . OTIMIZAÇÃO DE CUSTOS DO TRANSPORTE PÚBLICO URBANO: COMPRAR OU VENDER UM ÔNIBUS USADO?. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 4, p. 73-92, 2014.

11.
MONTE-MOR, D. S.2014MONTE-MOR, D. S. ; SANFINS, M. A. S. ; Nossa, S. N. ; TEIXEIRA, A. J. C. . Aplicação da Teoria de Valores Extremos e da Análise Fundamentalista em Estratégias Long-Short: uma Análise de Pair Tradings do Mercado Brasileiro. REVISTA DE EDUCAÇÃO E PESQUISA EM CONTABILIDADE, v. 8, p. 271-288, 2014.

12.
ANDRADE, L. C. M.2013ANDRADE, L. C. M. ; TEIXEIRA, A. J. C. ; FORTUNATO, G. X. ; NOSSA, V. . Determinantes para a Utilização de Práticas de Contabilidade Gerencial Estratégica: Um Estudo Empírico. RAM. Revista de Administração Mackenzie (Online), v. 14, p. 98-125, 2013.

13.
CALVE, ALOÍSIO2013CALVE, ALOÍSIO ; NOSSA, Valcemiro ; PAGLIARUSSI, Marcelo Sanches ; TEIXEIRA, ARIDELMO JOSÉ CAMPANHARO . UM ESTUDO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA NOS HOSPITAIS FILANTRÓPICOS DO ESPÍRITO SANTO. Revista Universo Contábil, v. 9, p. 128-143, 2013.

14.
REIS, A. M.2013REIS, A. M. ; TEIXEIRA, A. J. C. . Utilização de Artefatos de Contabilidade Gerencial nas Sociedades Cooperativas Agropecuárias de Minas Gerais e sua Relação com Porte e Desempenho Financeiro. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 7, p. 355-371, 2013.

15.
FERRON, R. T.2012FERRON, R. T. ; FUNCHAL, B. ; NOSSA, Valcemiro ; TEIXEIRA, A. J. C. . Is ISO 14001 Certification Effective? An Experimental Analysis of Firm Profitability. BAR. Brazilian Administration Review, v. 9, p. 78-94, 2012.

16.
AGUIAR, Andson Braga de2012AGUIAR, Andson Braga de ; TEIXEIRA, A. J. C. ; NOSSA, Valcemiro ; GONZAGA, Rosimeire Pimentel . ASSOCIAÇÃO ENTRE SISTEMA DE INCENTIVOS GERENCIAIS E PRÁTICAS DE CONTABILIDADE GERENCIAL. RAE Eletrônica (Online), v. 52, p. 40-54, 2012.

17.
HUNGARATO, Arildo2012HUNGARATO, Arildo ; TEIXEIRA, A. J. C. . A PESQUISA E DESENVOLVIMENTO E OS PREÇOS DAS AÇÕES DAS EMPRESAS BRASILEIRAS: UM ESTUDO EMPÍRICO NA BOVESPA. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 6, p. 282-298, 2012.

18.
NOSSA, Silvania Neris2011NOSSA, Silvania Neris ; GONZAGA, Rosimeire Pimentel ; NOSSA, Valcemiro ; TEIXEIRA, A. J. C. ; RIBEIRO FILHO, J. F. . PRIVATIZAR OU NÃO? EIS A QUESTÃO: UM ESTUDO EMPÍRICO SOBRE A RENTABILIDADE DAS EMPRESAS DE ECONOMIA MISTA E EMPRESAS PRIVADAS LISTADAS NA BOVESPA NO PERÍODO DE 1995 A 2007. Revista de Administração Pública (Impresso), v. 45, p. 1031-1054, 2011.

19.
TEIXEIRA, A. J. C.;TEIXEIRA, ARIDELMO;TEIXEIRA, ARIDELMO JOSÉ CAMPANHARO2011TEIXEIRA, A. J. C.; GONZAGA, Rosimeire Pimentel ; SANTOS, Angélica de V. S. M. ; NOSSA, Valcemiro . A utilização de ferramentas de contabilidade gerencial nas empresas do Estado do Espírito Santo. BBR. Brazilian Business Review (Edição em português. Online), v. 8, p. 108-127, 2011.

20.
TEIXEIRA, A. J. C.;TEIXEIRA, ARIDELMO;TEIXEIRA, ARIDELMO JOSÉ CAMPANHARO2011TEIXEIRA, A. J. C.; FORTUNATO, G. X. ; TEIXEIRA, A. M. C. ; PIZETTA, K. C. . Sistemas de incentivos gerenciais e o risco das empresas do Estado do Espírito Santo. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 5, p. 23-44, 2011.

21.
LIMA, R. A.2011LIMA, R. A. ; TEIXEIRA, Arilton Carlos Campanharo ; LOPES, Alexsandro Broedel ; TEIXEIRA, A. J. C. . O BID-ASK spread e a governança certificada: uma investigação no mercado de capitais brasileiro em 2006. Advances in Scientific and Applied Accounting, v. 4, p. 101-125, 2011.

22.
FURTADO, MARIA2011FURTADO, MARIA ; FORTUNATO, GRAZIELA ; TEIXEIRA, ARIDELMO . A Percepção dos Gestores da Área Pública sob a Política de Gerenciamento de Projetos. S & G. Sistemas & Gestão, v. 6, p. 167-183, 2011.

23.
NOSSA, Silvania Neris2010NOSSA, Silvania Neris ; LOPES, Alexsandro Broedel ; TEIXEIRA, A. J. C. . A Recompra de ações e a análise fundamentalista: um estudo empírico na Bovespa no período de 1994 a 2006. BBR. Brazilian Business Review (Edição em português. Online), v. 7, p. 1-23, 2010.

24.
NUNES, J. G.2010NUNES, J. G. ; TEIXEIRA, A. J. C. ; NOSSA, Valcemiro ; GALDI, F. C. . Análise das Variáveis que Influenciam à Adesão das Empresas ao Índice Bovespa de Sustentabilidade Empresarial. Base (UNISINOS), v. 7, p. 328-340, 2010.

25.
HANH, A. V.2010HANH, A. V. ; NOSSA, Silvania Neris ; TEIXEIRA, A. J. C. ; NOSSA, Valcemiro . Um Estudo sobre a relação entre a concentração acionária e o nível de payout das empresas brasileiras negociadas na Bovespa. Contabilidade Vista & Revista, v. 21, p. 15-48, 2010.

26.
ANTUNES, Gustavo Amorim2010ANTUNES, Gustavo Amorim ; TEIXEIRA, A. J. C. ; COSTA, Fábio Moraes da ; NOSSA, Valcemiro . Efeitos da adesão aos níveis de governança da bolsa de valores de São Paulo na qualidade da informação contábil. Advances in Scientific and Applied Accounting, v. 3, p. 1-14, 2010.

27.
WERNECK, M. A.2010WERNECK, M. A. ; NOSSA, Valcemiro ; LOPES, Alexsandro Broedel ; TEIXEIRA, A. J. C. . Estratégia de investimentos baseada em informações contábeis: modelo residual income valuation - Ohlson versus r-score ? Piotroski. Advances in Scientific and Applied Accounting, v. 3, p. 141-164, 2010.

28.
KAIZER, C. V. C.2009KAIZER, C. V. C. ; NOSSA, Silvania Neris ; TEIXEIRA, A. J. C. ; BAPTISTA, E. C. S. ; NOSSA, Valcemiro . O Impacto da regulamentação contábil sobre o conservadorismo nas empresas do setor elétrico do Brasil. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 3, p. 1-24, 2009.

29.
GALDI, F. C.2008 GALDI, F. C. ; TEIXEIRA, A. J. C. ; LOPES, Alexsandro Broedel . Análise empírica de modelos de valuation no ambiente brasileiro: fluxo de caixa descontado versus modelo de Ohlson (RIV). Revista Contabilidade & Financas, v. 19, p. 31-47, 2008.

30.
TEIXEIRA, A. J. C.;TEIXEIRA, ARIDELMO;TEIXEIRA, ARIDELMO JOSÉ CAMPANHARO2008TEIXEIRA, A. J. C.; SOUSA, Wellighton de . Um estudo sobre a viabilidade de implantação do pregrão eletrônico. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 2, p. 1-17, 2008.

31.
DALMÁCIO, Flávia Zóboli2007DALMÁCIO, Flávia Zóboli ; LOUZADA, Luiz Cláudio ; SANTANA, Dimitri Pinheiro de ; TEIXEIRA, A. J. C. . Relação entre barreiras de entrada e o retorno empresarial no mercado brasileiro a partir de dados das demonstrações contábeis. RAC. Revista de Administração Contemporânea, v. 11, p. 55-75, 2007.

32.
NOSSA, Silvania Neris2007NOSSA, Silvania Neris ; FIORIO, S. L. ; TEIXEIRA, A. J. C. . Uma abordagem epistemológica da pesquisa contábil sobre balanço social e demonstração do valor adicionado. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 3, p. 1-30, 2007.

33.
TEIXEIRA, A. J. C.;TEIXEIRA, ARIDELMO;TEIXEIRA, ARIDELMO JOSÉ CAMPANHARO2006TEIXEIRA, A. J. C.; PAGLIARUSSI, Marcelo Sanches ; AQUINO, A. C. B. ; GOMES, Leonardo Lima . Evidenciando o consumo de recursos naturais pelas companhias por meio de indicadores de eco-eficiência. BBR. Brazilian Business Review, v. 3, p. 1, 2006.

34.
TEIXEIRA, A. J. C.;TEIXEIRA, ARIDELMO;TEIXEIRA, ARIDELMO JOSÉ CAMPANHARO2005 TEIXEIRA, A. J. C.; BROEDEL, Alexsandro ; SARLO NETO, Alfredo ; LOSS, Lenita . O diferencial no impacto dos resultados contábeis nas ações ordinárias e preferenciais no mercado brasileiro. Revista Contabilidade & Financas, São Paulo, v. 1, n.Ano XVI, p. 46-58, 2005.

35.
TEIXEIRA, A. J. C.;TEIXEIRA, ARIDELMO;TEIXEIRA, ARIDELMO JOSÉ CAMPANHARO2003 TEIXEIRA, A. J. C.; LOPES, Alexsandro Broedel ; CARVALHO, Luiz Nelson Guedes de . A abordagem de Shimpi para gestão de riscos. Revista Contabilidade & Financas, São Paulo, v. 10, n.33, p. 1-15, 2003.

Capítulos de livros publicados
1.
MAINARDES, E. W. ; NOSSA, V. ; TEIXEIRA, A. J. C. . THE FUTURE OF BRAZILIAN HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS: SPECIALIZATION, POSITIONING AND DIFFERENTIATION. In: Larry Robert Smith (Centre for Higher Education Management and Policy, University of New England, Australia). (Org.). Higher Education: Recent Trends, Emerging Issues and Future Outlook. 1ªed.Estados Unidos: Nova Science Publishers, 2013, v. , p. 85-130.

2.
TEIXEIRA, A. J. C.; COSTA, Fábio Moraes da ; GALDI, F. C. . Princípios e normas contábeis. In: RIBEIRO FILHO, José Francisco; LOPES, Jorge; PEDERNEIRAS, Marcleide (Orgs.). (Org.). Estudando teoria da contabilidade. 1ed.São Paulo: Atlas, 2009, v. 1, p. 75-84.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
TEIXEIRA, A. J. C.. Empresas: mão de obra vai melhorar. A Gazeta, Vitória/ES, p. 14 - 14, 22 set. 2016.

2.
TEIXEIRA, A. J. C.. Volta do otimismo vai atrair investimentos. A Gazeta, Vitória/ES, p. 11 - 11, 01 set. 2016.

3.
TEIXEIRA, A. J. C.. Retomada do crescimento no país com parcerias público-privadas. A Gazeta, Vitória/ES, p. 25 - 25, 26 jul. 2016.

4.
TEIXEIRA, A. J. C.. Reajuste salarial no ES entre os menores do país. A Gazeta, Vitória/ES, p. 24 - 24, 23 jul. 2016.

5.
TEIXEIRA, A. J. C.. Terceirização e salário por hora. A Gazeta, Vitória/ES, p. 26 - 26, 23 maio 2016.

6.
TEIXEIRA, A. J. C.. 2016 será o ano para criar oportunidades. A Gazeta, Vitória/ES, p. 36 - 37, 27 dez. 2015.

7.
TEIXEIRA, A. J. C.. O GOVERNO IDEAL NA VISÃO DE ECONOMISTAS. A Gazeta, Vitória/ES, p. 8 - 8, 28 out. 2014.

8.
TEIXEIRA, A. J. C.. PAIS NÃO PLANEJAM EDUCAÇÃO DOS FILHOS. A Gazeta, Vitória/ES, p. 40 - 40, 12 out. 2014.

9.
TEIXEIRA, A. J. C.. Disputa por empresas no Estado. A Tribuna, Vitória/ES, p. 31 - 31, 28 set. 2014.

10.
TEIXEIRA, A. J. C.. Salário de até 10 mil para criar jogos. A Tribuna, http://www.fucape.br/downloads, p. 30 - 30, 24 ago. 2014.

11.
TEIXEIRA, A. J. C.. 600 mil crianças sem certidão de nascimento. A Tribuna, Vitória/ES, p. 34 - 34, 24 maio 2014.

12.
TEIXEIRA, A. J. C.. Lições de professores em casa. A Tribuna, Vitória/ES, p. 7 - 7, 13 abr. 2014.

13.
TEIXEIRA, A. J. C.. Passagens aéreas: Preço sobe até 497% em 39 dias. A Tribuna, Vitória/ES, p. 31 - 31, 16 fev. 2014.

14.
TEIXEIRA, A. J. C.. Pesquisa revela os mitos do consumo. A Tribuna, Vitória/ES, p. 34 - 34, 29 dez. 2013.

15.
TEIXEIRA, A. J. C.. Cidades não se prepararam para perdas. A Tribuna, Vitória/ES, p. 43 - 43, 11 nov. 2012.

16.
TEIXEIRA, A. J. C.. Tira-dúvidas sobre troca de financiamento. A Tribuna, Vitória/ES, p. 30 - 30, 14 jul. 2012.

17.
TEIXEIRA, A. J. C.. Prestação pode cair para 57 mil. A Tribuna, Vitória/ES, p. 2 - 3, 13 jul. 2012.

18.
TEIXEIRA, A. J. C.. Juros de primeiro mundo. A Gazeta, Vitória/ES, p. 39 - 39, 03 jun. 2012.

19.
TEIXEIRA, A. J. C.. Previdência ou imprudência. A Gazeta, Vitória/ES, p. 06 - 06, 09 maio 2010.

20.
TEIXEIRA, A. J. C.; NOSSA, Valcemiro ; DONATTI, Vânia Pimentel . Gastos com reflorestamento desestimulam preservação ambiental. Agência Universitária de Notícias, São Paulo - SP, p. 1 - 1, 26 nov. 2003.

21.
TEIXEIRA, A. J. C.. Nova proposta para currículo de contador. A GAZETA, Vitória - ES, , v. 1, p. 2 - 2, 04 maio 2003.

22.
TEIXEIRA, A. J. C.. Professor questiona ensino da contabilidade. Jornal do CRC-ES, Vitória - ES, , v. 1, p. 6 - 6, 31 out. 2002.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RAMOS, P. F. ; TEIXEIRA, A. J. C. . A Função Gratificada Influencia o Comprometimento, a Satisfação e o Desempenho do Servidor Público?. In: EnANPAD 2017, 2017, Belo Horizonte. EnANPAD 2017, 2017. v. 2017. p. 1-16.

2.
Nossa, S. N. ; NOSSA, V. ; TEIXEIRA, A. J. C. . GOVERNMENT SHAREHOLDING AND FINANCIAL HEALTH OF COMPANIES. In: Congresso ANPCONT 2017, 2017, Belo Horizonte. Congresso ANPCONT 2017, 2017. v. 2017.

3.
Nossa, S. N. ; NOSSA, V. ; TEIXEIRA, A. J. C. . GOVERNMENT SHAREHOLDING AND SHARE PRICES. In: Congresso ANPCONT 2017, 2017, Belo Horizonte. Congresso ANPCONT 2017, 2017. v. 2017.

4.
Nossa, S. N. ; NOSSA, V. ; TEIXEIRA, A. J. C. . DETERMINANTS OF THE PURCHASE OF SHARES BY GOVERNMENT. In: Congresso ANPCONT 2017, 2017, Belo Horizonte. Congresso ANPCONT 2017, 2017. v. 2017.

5.
FERREIRA, J. M. ; NOSSA, V. ; TEIXEIRA, A. J. C. ; BALASSIANO, M. . PERSPECTIVAS DO BALANCED SCORECARD NA AVALIAÇÃO DA CONSISTÊNCIA ESTRATÉGICA: um estudo baseado na percepção da direção/coordenação e dos alunos em uma instituição de ensino superior. In: IX Congresso ANPCONT, 2015, Curitiba/PR. IX Congresso ANPCONT, 2015. v. 2015. p. 1-18.

6.
ONEZORGE, P. V. B. ; ANDRADE, A. C. J. S. ; JANOVIK, M. S. ; TEIXEIRA, A. J. C. . Associação entre taxa de crescimento empresarial e o uso de ferramentas gerenciais nas empresas do ES. In: VIII Congresso ANPCONT, 2014, Rio de Janeiro/RJ. VIII Congresso ANPCONT, 2014. v. 8. p. 15-1.

7.
PENNA JUNIOR, R. ; BEZERRA, F. A. ; TEIXEIRA, A. J. C. . A influência dos incentivos fiscais estaduais relacionados ao ICMS sobre a carga tributária de IRPJ e CSLL nas empresas incentivadas. In: VII Congresso ANPCONT, 2013, Fortaleza. VII Congresso ANPCONT, 2013. v. 7. p. 1-16.

8.
REIS, A. M. ; TEIXEIRA, A. J. C. . Utilização de artefatos de contabilidade gerencial nas sociedades cooperativas agropecuárias de Minas Gerais e sua relação com porte e desempenho financeiro. In: VII Congresso ANPCONT, 2013, Fortaleza. VII Congresso ANPCONT, 2013. v. 7. p. 1-17.

9.
COSTA, M. O. ; TEIXEIRA, A. J. C. ; GALDI, F. C. . Associação entre a remuneração oferecida aos gestores e o desempenho econômico das empresas da América Latina.. In: ASSOCIAÇÃO ENTRE A REMUNERAÇÃO OFERECIDA AOS GESTORES E O DESEMPENHO ECONÔMICO DAS EMPRESAS DA AMÉRICA LATINA, 2013, Rio de Janeiro. XXXVII Encontro da ANPAD, 2013. v. 37. p. 1-16.

10.
PASSAMANI, R. R. ; MARTINEZ, A. L. ; TEIXEIRA, A. J. C. . BOOK-TAX DIFFERENCES E SUA RELEVÂNCIA INFORMACIONAL NO MERCADO DE CAPITAIS NO BRASIL. In: 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade, 2012, Belém. Contabilidade para o desenvolvimento sustentável, 2012.

11.
SIMAO, M. R. ; TEIXEIRA, A. J. C. . Variáveis endógenas dos micro e pequenos empresários que impactam na continuidade dos empreendimentos no município de Manhuaçu-MG. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (ENANPAD), 2012, Rio de Janeiro. 36º EnANPAD, 2012. v. 36. p. 1-16.

12.
FURTADO, M. A. P. ; FORTUNATO, G. X. ; TEIXEIRA, A. J. C. . GESTÃO PÚBLICA E DE PROJETOS: um estudo sobre a percepção dos gestores no gerenciamneto de projetos no governo do estado do Espírito Santo. In: V Congresso ANPCONT, 2011, Vitória. V Congresso ANPCONT, 2011.

13.
ANDRADE, L. C. M. ; TEIXEIRA, A. J. C. ; FORTUNATO, G. X. . Determinantes para a utilização de práticas de contabilidade gerencial estratégica: um estudo empírico em entidades sem fins lucrativos. In: IV Congresso Anpcont, 2010, Natal. IV Congresso Anpcont, 2010.

14.
TEIXEIRA, A. J. C.; NOSSA, Valcemiro ; PIZETTA, K. C. . Associação entre Risco e Sistemas de Incentivos Gerenciais das Empresas. In: XXXIV EnANPAD 2010, 2010, Rio de Janeiro. ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINSTRAÇÃO (EnANPAD), 2010.

15.
TEIXEIRA, A. J. C.; GONZAGA, Rosimeire Pimentel ; FERRETTI, R. C. ; FERREIRA, E. S. . Estrutura do Sistema de Controle Gerencial e Fatores Organizacionais. In: XXXIV EnANPAD 2010, 2010, Rio de Janeiro. ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINSTRAÇÃO (EnANPAD), 2010. v. XXXIV.

16.
TEIXEIRA, A. J. C.; GONZAGA, Rosimeire Pimentel ; FERRETTI, R. C. ; FERREIRA, E. S. . Estrutura do sistema de controle gerencial e fatores organizacionais. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (ENANPAD), 2010, Rio de Janeiro. ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINSTRAÇÃO (EnANPAD), 2010. v. 34.

17.
TEIXEIRA, A. J. C.; NOSSA, Valcemiro ; PIZETTA, K. C. . Associação entre risco e sistemas de incentivos gerenciais das empresas. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (ENANPAD), 2010, Rio de Janeiro. ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINSTRAÇÃO (EnANPAD), 2010. v. 34.

18.
HUNGARATO, Arildo ; TEIXEIRA, A. J. C. . A pesquisa e desenvolvimento e os preços das ações das empresas brasileiras: um estudo empírico na Bovespa. In: INTERNATIONAL ASSOCIATION FOR ACCOUNTING EDUCATION AND RESEARCH (IAAER) - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (ANPCONT), 2009, São Paulo. INTERNATIONAL ASSOCIATION FOR ACCOUNTING EDUCATION AND RESEARCH (IAAER) - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (ANPCONT) 3, 2009.

19.
TEIXEIRA, A. J. C.; GONZAGA, Rosimeire Pimentel ; SANTOS, Angélica de V. S. M. ; NOSSA, Valcemiro . A Utilização de ferramentas de contabilidade gerencial nas empresas do Estado do Espírito Santo. In: INTERNATIONAL ASSOCIATION FOR ACCOUNTING EDUCATION AND RESEARCH (IAAER) - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (ANPCONT), 3., 2009, São Paulo. INTERNATIONAL ASSOCIATION FOR ACCOUNTING EDUCATION AND RESEARCH (IAAER) - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (ANPCONT), 3., 2009.

20.
NUNES, J. G. ; TEIXEIRA, A. J. C. ; NOSSA, Valcemiro . Análise das variáveis que influenciam a adesão das empresas ao índice Bovespa de sustentabilidade empresarial. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, (Enanpad) 33, 2009, São Paulo. ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, (Enanpad) 33, 2009.

21.
AGUIAR, Andson Braga de ; TEIXEIRA, A. J. C. ; GONZAGA, Rosimeire Pimentel . Associação entre sistemas de incentivos gerenciais e utilização de práticas de contabilidade gerencial. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, (Enanpad) 33., 2009, São Paulo. ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, (Enanpad) 33., 2009.

22.
TEIXEIRA, A. J. C.; KAIZER, C. V. C. ; NOSSA, Silvania Neris ; BAPTISTA, E. C. S. . "O Impacto da Regulamentação Contábil sobre o Conservadorismo nas Empresas do Setor Elétrico do Brasil". In: XVIII Congresso Brasileiro de Contabilidade, 2008, Gramado - RS. "Contabilidade: ciência em serviço do desenvolvimento", 2008.

23.
AULER, J. R. ; TEIXEIRA, A. J. C. ; BAPTISTA, E. C. S. ; TEIXEIRA, A. M. C. . "O Impacto da Regulação Diferenciada sobre o Conservadorismo nas Empresas Brasileiras: Período 1996-2006". In: XVIII Congresso Brasileiro de Contabilidade, 2008, Gramado - RS. "Contabilidade: ciência a serviço do desenvolvimento", 2008.

24.
AULER, J. R. ; TEIXEIRA, A. J. C. ; BAPTISTA, E. C. S. ; TEIXEIRA, A. M. C. . "Impacto da Evolução Futura dos Preços dos Ovos no Desempenho de uma Granja de Aves de Postura Comercial". In: XVIII Congresso Brasileiro de Contabilidade, 2008, Gramado - RS. "Contabilidade: ciência a serviço do desenvolvimento", 2008.

25.
NUNES, J. G. ; SILVA, A. R. L. ; TEIXEIRA, A. J. C. . Análise das variáveis que influenciam a adesão das empresas ao índice Bovespa de sustentabilidade empresarial. In: II CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (ANPCONT), 2008. II CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (ANPCONT), 2008.

26.
HANH, A. V. ; NOSSA, Silvania Neris ; FIORIO, S. L. ; TEIXEIRA, A. J. C. . Um Estudo sobre a relação entre a concentração acionária e o nível de payout das empresas brasileiras negociadas na Bovespa. In: 8º CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 2008, São Paulo. 8º CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 2008.

27.
SANTANNA, J. M. B. ; DALMONECH, L. F. ; TEIXEIRA, A. J. C. ; COIMBRA, P. C. . Earnings management e administração pública. In: 32º ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 2008. 32º ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 2008.

28.
DALMONECH, L. F. ; SANTANNA, J. M. B. ; COIMBRA, P. C. ; TEIXEIRA, A. J. C. . Análise dos fatores intervenientes nas quebras de contrato no setor de combustíveis brasileiro. In: 32º ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 2008, Rio de Janeiro. 32º ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 2008.

29.
TEIXEIRA, A. J. C.; TEIXEIRA, Arilton Carlos Campanharo ; SANTANNA, J. M. B. ; DALMONECH, L. F. ; NOSSA, Valcemiro . O impacto Ex-Post da Lei de Responsabilidade Fiscal nº 101/2000 nas Finanças dos Estados Brasileiros. In: I CONGRESSO ANPCONT, 2007, Gramado. I Congresso Anpcont 2007, 2007.

30.
NOSSA, Silvania Neris ; NOSSA, Valcemiro ; TEIXEIRA, A. J. C. ; LOPES, Alexsandro Broedel . ARecompra de Ações na Bovespa foi anunciada por empresas winners ou losers?. In: I CONGRESSO ANPCONT, 2007, Gramado. I Congresso Anpcont - Ano 2007, 2007.

31.
NOSSA, Silvania Neris ; NOSSA, Valcemiro ; TEIXEIRA, A. J. C. . As Empresas que distribuem dividendos são mais eficientes?. In: 7º CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 2007. 7º CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 2007.

32.
NOSSA, Silvania Neris ; TEIXEIRA, A. J. C. ; WERNECK, M. A. ; FERREIRA, E. S. ; GALDI, F. C. . O Impacto da análise fundamentalista na recompra de ações na Bovespa no período de 1994 a 2002. In: 31º ENANPAD - ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 2007. 31º ENANPAD - ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 2007.

33.
LIMA, R. A. ; TEIXEIRA, Arilton Carlos Campanharo ; TEIXEIRA, A. J. C. . O Bid-ask spread e a governança certificada: uma investigação no mercado de capitais brasileiro em 2006. In: 31º ENANPAD - ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 2007. 31º ENANPAD - ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 2007.

34.
TEIXEIRA, A. J. C.. Beta e alavancagem: ausência de correlação no mercado brasileiro. In: Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 2006, São Paulo. 6º Congresso USP Controladoria e Contabilidade, 2006.

35.
TEIXEIRA, A. J. C.; DALMÁCIO, Flávia Zóboli ; RANGEL, Luciene Laurett . A relevância dos indicadores contábeis para estimativa de retorno das ações: um estudo empírico no setor de metalurgia e siderurgia. In: Encontro da ANPAD, 2005, Brasilia. Enanpad 2005, 2005. v. 1. p. 1-15.

36.
TEIXEIRA, A. J. C.; LOUZADA, Luiz Cláudio ; SANT'ANNA, Dimitri Pinheiro de . Relação entre barreiras de entrada e o retorno empresarial no mercado brasieliro a partir de dados das demonstrações contábeis. In: Encontro da ANPAD, 2005, Brasilia. Enanpad 2005, 2005. v. 1. p. 1-15.

37.
TEIXEIRA, A. J. C.; MIRANDA, Jorge Henrique de . Abordagem da precificação de empresas de acordo com o modelo de Ohlson e a equação para cálculo de opções de black Scholes e Merton. In: Encontro da ANPAD, 2005, Brasilia. Enanpad 2005, 2005. v. 1. p. 1-15.

38.
TEIXEIRA, A. J. C.; MIRANDA, Jorge Henrique . A precificação de Empresas: Análise da Relação do Modelo de Ohlson e a Equação para Cálculo de Opções de Black, Scholes e Merton. In: Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 2005, São Paulo. A precificação de Empresas: Análise da Relação do Modelo de Ohlson e a Equação para Cálculo de Opções de Black, Scholes e Merton, 2005.

39.
TEIXEIRA, A. J. C.. Relação entre a Teoria da Estratégia do Posicionamento e Parâmetros das Demonstrações Contábeis: Uma Aplicação no Mercado de Capitais Brasileiro. In: Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 2005, São Paulo. Relação entre a Teoria da Estratégia do Posicionamento e Parâmetros das Demonstrações Contábeis: Uma Aplicação no Mercado de Capitais Brasileiro, 2005.

40.
TEIXEIRA, A. J. C.; DALMÁCIO, Flávia Zóboli ; RANGEL, Luciene Laurett . O impacto do Balanced Scorecard nos Relatórios Financeiros da CST - Companhia Siderúrgica de Tubarão. In: IX CONGRESSO INTERNACIONAL DE CUSTOS, XII CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, II CONGRESSO MERCOSUL DE CUSTOS, 2005, Itapema. IX CONGRESSO INTERNACIONAL DE CUSTOS, XII CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, II CONGRESSO MERCOSUL DE CUSTOS, 2005.

41.
MIRANDA, Jorge Henrique de ; TEIXEIRA, A. J. C. . Abordagem da Precificação de Empresas de Acordo com o Modelo de Ohlson e a Equação para Cálculo de Opções de Black, Scholes e Merton. In: 3º SIMPÓSIO FUCAPE DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA, 2005, Vitória. 3º SIMPÓSIO FUCAPE DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA, 2005.

42.
RANGEL, Luciene Laurett ; TEIXEIRA, A. J. C. . Estudo Empírico no Setor de Metalurgia sobre a Relevância dos Indicadores Contábeis para Estimativa de Retorno das Ações Negociadas na Bovespa. In: 3º SIMPÓSIO FUCAPE DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA, 2005, Vitória. 3º SIMPÓSIO FUCAPE DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA, 2005.

43.
TEIXEIRA, A. J. C.; SANTOS, Luiz Sergio Ribeiro dos ; SARLO NETO, Alfredo . Influência da Reformulação da Legislação Societária - Projeto de Lei 3.741/2000 - sobre a avaliação dos ativos de uma empresa do setor explorador de granito: um estudo de caso. In: Encontro da ANPAD, 2004, Curitiba. XXVIII Enanpad 2004, 2004. v. 1. p. 1-15.

44.
TEIXEIRA, A. J. C.; NOSSA, Valcemiro ; LUIZ, Ivone Gonçalves . A eficiência do Balanced Scorecard medida por meio do EVA: o caso da Cia Suzano de Papel e Celulose. In: Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 2004, São Paulo. 4. Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 2004. v. 1. p. 1-15.

45.
TEIXEIRA, A. J. C.; SANTOS, Luiz Sergio Ribeiro dos ; SARLO NETO, Alfredo . Projeto de Lei 3741/2000 - efeitos sobre a avaliação dos ativos de uma empresa do setor explorador de granito: um estudo de caso. In: Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 2004, São Paulo. 4. Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 2004. v. 1. p. 1-15.

46.
TEIXEIRA, A. J. C.; LOPES, Alexsandro Broedel ; COSTA, Fábio Moraes da . The relevance of revaluation reserves in Brazil: an empirical investigation. In: Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 2004, São Paulo. 4. Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 2004. v. 1. p. 1-15.

47.
TEIXEIRA, A. J. C.; SANTANA, Dimitri Pinheiro de ; LOUZADA, Luiz Cláudio . A relação entre Market-to-Book Equity e Lucros Anormais no mercado de capitais no Brasil. In: ENANPAD 2003, 2003, Atibaia. Enanpad 2003, 2003.

48.
TEIXEIRA, A. J. C.; RANGEL, Luciene Laurett . O conservadorismo contábil e o valor de mercado. In: ENANPAD - 2003, 2003, Atibaia. ENANPAD - 2003, 2003.

49.
TEIXEIRA, A. J. C.; ZATTA, Fernando Nascimento ; FREIRE, Hércules Vander de Lima ; COSER, Moisés Brasil ; CASTRO, Márcio Luiz de . Custo de ociosidade no contexto da gestão estratégica de custos: um estudo empírico numa empresa do setor têxtil do Espírito Santo. In: X Congresso Brasileiro de Custos, 2003, Guarapari. Anais do X Congresso Brasileiro de Custos, 2003. v. 1. p. 1-15.

50.
TEIXEIRA, A. J. C.; DALMÁCIO, Flávia Zóboli ; RANGEL, Luciene Laurett ; LOPES, Venina de Almeida . Custo-volume-lucro como ferramenta de gestão em uma empresa prestadora de serviços. In: X Congresso Brasileiro de Custos, 2003, Guarapari. Anais do X Congresso Brasileiro de Custos, 2003. v. 1. p. 1-15.

51.
TEIXEIRA, A. J. C.; LOPES, Alexsandro Broedel . Valuation properties of accounting numbers in Brazil. In: ENANPAD - 2003, 2003, Atibaia. ENANPAD - 2003, 2003. v. 1. p. 1-15.

52.
TEIXEIRA, A. J. C.; RANGEL, Luciene Laurett ; DALMÁCIO, Flávia Zóboli ; SANTOS, Nelson Seixas dos . A influencia da reavaliação de ativos e diferimento de despesas no market to book. In: 3º Congresso USP Controladoria e Contabilidade, 2003, São Paulo. 3º Congresso USP Controladoria e Contabilidade, 2003. v. 1. p. 1-15.

53.
TEIXEIRA, A. J. C.; COLODETI FILHO, Erico ; GOMES, Carlos Eduardo de Almeida . Uma reflexão sobre a segregação dos custos com o uso da análise de regressão linear: o caso da Espírito Santo Borrachas. In: 3º Congresso USP Controladoria e Contabilidade, 2003, São Paulo. 3º Congresso USP Controladoria e Contabilidade, 2003. v. 1. p. 1-15.

54.
TEIXEIRA, A. J. C.; SARLO NETO, Alfredo ; LOSS, Lenita ; NOSSA, Valcemiro . Uma investigação sobre a capacidade informacional dos lucros contábeis no mercado acionário brasileiro. In: 3º Congresso USP Controladoria e Contabilidade, 2003, São Paulo. 3º Congresso USP Controladoria e Contabilidade, 2003. v. 1. p. 1-15.

55.
TEIXEIRA, A. J. C.; NOSSA, Valcemiro ; DONATTI, Vânia Pimentel . O tratamento contábil para os gastos reflorestamento de áreas degradadas ambientalmente: um estudo exploratório. In: 3º Congresso USP Controladoria e Contabilidade, 2003, São Paulo. 3º Congresso USP Controladoria e Contabilidade, 2003. v. 1. p. 1-15.

56.
TEIXEIRA, A. J. C.; PINTO, Paula Antonela Vieira ; PEREIRA, Maria Mariete Aragão Melo . Uma análise das demonstrações contábeis publicadas no estado do Espírito Santo. In: VIII Fórum de Estudantes e Profissionais de Contabillidade do Estado do Espírito Santo - O Marketing e a Valorização do Profissinal Contábil, 2003, Aracruz. VIII Fórum de Estudantes e Profissionais de Contabillidade do Estado do Espírito Santo, 2003. v. 1. p. 1-15.

57.
TEIXEIRA, A. J. C.; GOMES, Carlos Eduardo ; COLODETI FILHO, Érico ; LOUZADA, Luiz Cláudio ; ZUCCOLOTTO, Robson . Segregação dos custos utilizando a análise de regressão linear: o caso da Espírito Santos Borrachas. In: VIII Congreso del Instituto Internacional de Costos, 2003, Punta del Este. VIII Congreso del Instituto Internacional de Costos, 2003. v. 1. p. 1-15.

58.
TEIXEIRA, A. J. C.; DALMÁCIO, Flávia Zóboli ; SANT'ANNA, Dimitri Pinheiro de ; RANGEL, Luciene Laurett ; LOPES, Venina Almeida . Custo-volume-lucro para um mix de serviços: o caso de uma empresa prestadora de serviços. In: VIII Congreso del Instituto Internacional de Costos, 2003, Punta del Este. VIII Congreso del Instituto Internacional de Costos, 2003. v. 1. p. 1-15.

59.
TEIXEIRA, A. J. C.; DALMÁCIO, Flávia Zóboli ; RANGEL, Luciene Laurett ; NOSSA, Valcemiro . A influência das informações formais e informais no processo decisório: uma abordagem comportamental da gestão. In: VIII Congreso del Instituto Internacional de Costos, 2003, Punta del Este. VIII Congreso del Instituto Internacional de Costos, 2003. v. 1. p. 1-15.

60.
TEIXEIRA, A. J. C.; ZUCCOLOTTO, Robson ; VENTURA, José Aires ; PEREIRA, Eduardo Prates ; LOUZADA, Luiz Cláudio . Análise da relação custo x volume x lucro na cafeicultura: uma experiência na implantação de projetos. In: VIII Congreso del Instituto Internacional de Costos, 2003, Punta del Este. VIII Congreso del Instituto Internacional de Costos, 2003. v. 1. p. 1-15.

61.
TEIXEIRA, A. J. C.; ZATTA, Fernando Nascimento ; FREIRE, Hercules Vander de Lima ; CASTRO, Marcio Luiz de ; COSER, Moises Brasil ; RICARDINO FILHO, Álvaro Augusto . O custo de ociosidade e a gestão estratégica de custos: um estudo aplicado numa empresa brasileira do setor têxtil. In: VIII Congreso del Instituto Internacional de Costos, 2003, Punta del Este. VIII Congreso del Instituto Internacional de Costos, 2003. v. 1. p. 1-15.

62.
TEIXEIRA, A. J. C.; COSTA, Alessandra Cristina de Oliveira ; NOSSA, Valcemiro . Conservadorismo, Accruals e Qualidade dos Lucros Contábeis. In: Enanpad 2002, 2002, Salvador. Enanpad 2002, 2002. v. 1. p. 1-12.

63.
TEIXEIRA, A. J. C.; NOSSA, Silvania Neris . Formação do professor de ciências contábeis: multiciplinar ou interdisciplinar?. In: XVI Convenção dos Contabilistas do Estado do Espírito santo, 2002, Vitória ES. XVI Convenção dos Contabilistas do Estado do Espírito santo, 2002. v. 1. p. 1-15.

64.
TEIXEIRA, A. J. C.; LOUZADA, Luiz Cláudio ; NOSSA, Valcemiro . Usando as demonstrações contábeis como instrumento de identificação do posicionamento estratégico das empresas. In: II Seminário USP de Contabilidade, 2002, São Paulo. II Seminário USP de Contabilidade, 2002. v. 1. p. 1-15.

65.
TEIXEIRA, A. J. C.; RANGEL, Wagner Rubin . Sistemas integrados de informações (ERP´s): o elo da tempestividade da informação contábil. In: XVI Convenção dos Contabilistas do Estado do Espírito Santo, 2002, Vitória - ES. XVI Convenção dos Contabilistas do Estado do Espírito Santo, 2002. v. 1. p. 1-15.

66.
TEIXEIRA, A. J. C.; TEIXEIRA, Arilton Carlos Campanharo . O principio do registro pelo valor original e a teoria economica - hipotese do mercado eficiente e o modelo CAPM. In: 13º Asian Pacific Conference on International Accounting Issues, 2001, Rio de Janeiro, 2001.

67.
TEIXEIRA, A. J. C.; NOSSA, Valcemiro . Empresas prestadoras de serviços de administração de consorcios: uma aplicação do Activity Based Costing (ABC). In: VII Congreso del Instituto Internacional de costos y II Congreso de la Asociación Española de Contabilidad Directiva, 2001, León - Espanha, 2001.

68.
TEIXEIRA, A. J. C.. O princípio do registro pelo valor original e a teoria econômica - hipótese do mercado eficiente e o modelo CAPM.. In: 13º ASIAN PACIFIC CONFERENCE ON INTERNATIONAL ACCOUNTING ISSUES, 2001, Rio de Janeiro, 2001.

69.
TEIXEIRA, A. J. C.. Teoria Contábil: os riscos da imaturidade.. In: 13º ASIAN PACIFIC CONFERENCE ON INTERNATIONAL ACCOUNTING ISSUES, 2001, Rio de Janeiro, 2001.

70.
TEIXEIRA, A. J. C.. Gastos com pesquisas e desenvolvimento: são ativos ?. In: 13º ASIAN PACIFIC CONFERENCE ON INTERNATIONAL ACCOUNTING ISSUES, 2001, Rio de Janeiro, 2001.

71.
TEIXEIRA, A. J. C.; RODRIGUES, A. A. . A utilização dos sistemas informatizados no ensino de contabilidade: região da grande Vitória/ES. In: XVI Congresso brasileirode contabilidade, 2000, Goiânia, 2000.

72.
TEIXEIRA, A. J. C.. Controle: avaliação de resultados e de desempenho. In: IV ENECON Encontro nordestino de contabilidade, 1999, Salvador, 1999.

73.
TEIXEIRA, A. J. C.. Modelo de gestão. In: I Semana de Controladoria, 1999, Vitória (ES). I Semana de Controladoria, 1999. v. 1. p. 1-19.

74.
TEIXEIRA, A. J. C.. Evolução e utilidade da Contabilidade Gerencial. In: Semana do Contador, 1996, Vitória (ES). Semana do Contador, 1996. v. 1. p. 1-12.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, R. A. ; TEIXEIRA, Arilton Carlos Campanharo ; LOPES, Alexsandro Broedel ; TEIXEIRA, A. J. C. . O Bid-Ask Spread e a Governança Certificada: Uma investigação no Mercado de Capitais Brasileiro em 2006. In: EnANPAD 2007, 2007, Rio de Janeir. EnANPAD 2007, 2007.

2.
NOSSA, Silvania Neris ; TEIXEIRA, A. J. C. ; WERNECK, M. A. ; FERREIRA, E. S. ; GALDI, F. C. . Impacto da Análise Fundamentalista na Recompra de Ações na Bovespa no Período de 1994 a 2002. In: EnANPAD 2007, 2007. EnANPAD 2007.

3.
LOUZADA, Luiz Cláudio ; TEIXEIRA, A. J. C. . Relação entre a teoria da estratégia do posicionamento e parâmetros das demonstrações contábeis: uma aplicação no mercado de capitais brasileiro. In: 5º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 2005, São Paulo. 5º CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
TEIXEIRA, A. J. C.; COLODETTI, W. G. . ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E DESEMPENHO: um estudo de cursos técnicos profissionalizantes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
TEIXEIRA, A. J. C.. 1º Fórum da Liberdade e Empreendedorismo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
TEIXEIRA, A. J. C.. Como criar e gerenciar os processos nas empresas de contabilidade nos tempos atuais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FERREIRA, J. M. ; NOSSA, V. ; TEIXEIRA, A. J. C. ; BALASSIANO, M. . IX Congresso ANPCONT. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
TEIXEIRA, A. J. C.. O papel social das organizações empresariais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
TEIXEIRA, A. J. C.. II SEPPCAT N/NE - Seminário de Programas de Pós-Graduação em Administração. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
ONEZORGE, P. V. B. ; ANDRADE, A. C. J. S. ; JANOVIK, M. S. ; TEIXEIRA, A. J. C. . VIII Congresso ANPCONT. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
PENNA JUNIOR, R. ; BEZERRA, F. A. ; TEIXEIRA, A. J. C. . A influência dos incentivos fiscais estaduais relacionados ao ICMS sobre a carga tributária de IRPJ e CSLL nas empresas incentivadas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
REIS, A. M. ; TEIXEIRA, A. J. C. . Utilização de artefatos de contabilidade gerencial nas sociedades cooperativas agropecuárias de Minas Gerais e sua relação com porte e desempenho financeiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
TEIXEIRA, A. J. C.. A importância do Desenvolvimento de MPs e das dificuldades e obstáculos a serem transpostos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
PASSAMANI, R. R. ; MARTINEZ, A. L. ; TEIXEIRA, A. J. C. . Book-tax differences e sua relevância informacional no mercado de capitais no Brasil.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
SIMAO, M. R. ; TEIXEIRA, A. J. C. . Variáveis endógenas dos micro e pequenos empresários que impactam na continuidade dos empreendimentos no município de Manhuaçu-MG. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
FURTADO, M. A. P. ; FORTUNATO, G. X. ; TEIXEIRA, A. J. C. . GESTÃO PÚBLICA E DE PROJETOS: um estudo sobre a percepção dos gestores no gerenciamneto de projetos no governo do estado do Espírito Santo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
ANDRADE, L. C. M. ; TEIXEIRA, A. J. C. ; FORTUNATO, G. X. . Determinantes para a utilização de práticas de contabilidade gerencial estratégica: um estudo empírico em entidades sem fins lucrativos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
TEIXEIRA, A. J. C.; NOSSA, Valcemiro ; PIZETTA, K. C. . Associação entre Risco e Sistemas de Incentivos Gerenciais das Empresas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
TEIXEIRA, A. J. C.; GONZAGA, Rosimeire Pimentel ; FERRETTI, R. C. ; FERREIRA, E. S. . Estrutura do Sistema de Controle Gerencial e Fatores Organizacionais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
HUNGARATO, Arildo ; TEIXEIRA, A. J. C. . A Pesquisa e desenvolvimento e os preços das ações das empresas brasileiras: um estudo empírico na Bovespa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
TEIXEIRA, A. J. C.; GONZAGA, Rosimeire Pimentel ; SANTOS, Angélica de V. S. M. ; NOSSA, Valcemiro . A Utilização de ferramentas de contabilidade gerencial nas empresas do Estado do Espírito Santo.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
NUNES, J. G. ; TEIXEIRA, A. J. C. ; NOSSA, Valcemiro . Análise das variáveis que influenciam a adesão das empresas ao índice Bovespa de sustentabilidade empresarial. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
TEIXEIRA, A. J. C.. Associação entre sistemas de incentivos gerenciais e utilização de práticas de contabilidade gerencial. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
TEIXEIRA, A. J. C.. A Pesquisa e desenvolvimento e os preços das ações das empresas brasileiras: um estudo empírico na Bovespa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
TEIXEIRA, A. J. C.; SANTOS, Luiz Sergio Ribeiro dos ; SARLO NETO, Alfredo . Influência da Reformulação da Legislação Societária - Projeto de Lei 3.741/2000 - sobre a avaliação dos ativos de uma empresa do setor. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
TEIXEIRA, A. J. C.; COSTA, Fábio Moraes da ; LOPES, Alexsandro Broedel . The value-relevance of revaluation reserves in Brazil: an empirical investigation. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
TEIXEIRA, A. J. C.; SANTOS, Luiz Sergio Ribeiro dos ; SARLO NETO, Alfredo . Projeto de Lei 3741/2000 - efeitos sobre a avaliação dos ativos de uma empresa do setor Explorador de granito: um estudo de caso.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
TEIXEIRA, A. J. C.; LUIZ, Ivone Gonçalves ; NOSSA, Valcemiro . A eficiência do Balanced Scorecard medida por meio do EVA: o caso da Cia Suzano de Papel e Celulose. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
TEIXEIRA, A. J. C.; ZATTA, Fernando Nascimento ; FREIRE, Hérculos Vander de Lima ; COSER, Moisés Brasil ; CASTRO, Márcio Luiz de . Custo de ociosidade no contexto da gestão estratégica de custos: um estudo empírico numa empresa do setor textil do Espírito Santo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
TEIXEIRA, A. J. C.; SANTANNA, Dimitri Pinheiro de ; LOUZADA, Luiz Cláudio . A relação entre market-to-book equity e lucros anormais no mercado de capitais no brasil. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
TEIXEIRA, A. J. C.; RANGEL, Luciene Laurett . O conservadorismo contábil e o valor de mercado. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
TEIXEIRA, A. J. C.; BROEDEL, Alexsandro . Valuation properties of accounting numbers in brazil. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
TEIXEIRA, A. J. C.; SARLO NETO, Alfredo ; LOSS, Lenita ; NOSSA, Valcemiro . Uma investigação sobre a capacidade informacional dos lucros contábeis no mercado acionário brasileiro. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
TEIXEIRA, A. J. C.; COLODETI FILHO, Erico ; GOMES, Carlos Eduardo de Almeida . Uma reflexão sobre a segregação dos custos com o uso da análise de regressão linear: o caso da espírito santo borrachas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
TEIXEIRA, A. J. C.; RANGEL, Luciene Laurett ; DALMÁCIO, Flávia Zóboli ; SANTOS, Nelson Seixas dos . A influência da reavaliação de ativos e diferimento de despesas no market to book. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
TEIXEIRA, A. J. C.; NOSSA, Valcemiro ; DONATTI, Vânia Pimentel . O tratamento contábil para os gastos com reflorestamento de áreas degradadas ambientalmente: um estudo exploratório. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

34.
TEIXEIRA, A. J. C.; DALMÁCIO, Flávia Zóboli ; RANGEL, Luciene Laurett ; LOPES, Venina de Almeida . Custo-volume-lucro como ferramenta de gestão em uma empresa prestadora de serviços. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
TEIXEIRA, A. J. C.; PINTO, Paula Antonela Vieira ; PEREIRA, Maria Mariete Aragão Melo . Uma análise das demonstrações contabeis publicadas no estado do espirito santo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

36.
TEIXEIRA, A. J. C.; GOMES, Carlos Eduardo ; COLODETI FILHO, Érico ; LOUZADA, Luiz Cláudio ; ZUCCOLOTTO, Robson . Segregação dos custos utilizando a análise de regressão linear: o caso da espírito santos borrachas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

37.
TEIXEIRA, A. J. C.; SANT'ANNA, Dimitri Pinheiro de ; DALMÁCIO, Flávia Zóboli ; RANGEL, Luciene Laurett ; LOPES, Venina Almeida . Custo-volume-lucro para um mix de serviços: o caso de uma empresa prestadora de serviços. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

38.
TEIXEIRA, A. J. C.; DALMÁCIO, Flávia Zóboli ; RANGEL, Luciene Laurett ; NOSSA, Valcemiro . A influência das informações formais e informais no processo decisório: uma abordagem comportamental da gestão. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

39.
TEIXEIRA, A. J. C.; ZUCCOLOTTO, Robson ; VENTURA, José Aires ; PEREIRA, Eduardo Prates ; LOUZADA, Luiz Cláudio . Análise da relação custo x volume x lucro na cafeicultura: uma experiência na implantação de projetos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

40.
TEIXEIRA, A. J. C.; ZATTA, Fernando Nascimento ; FREIRE, Hercules Vander de Lima ; CASTRO, Marcio Luiz de ; COSER, Moises Brasil ; RICARDINO FILHO, Álvaro Augusto . O custo de ociosidade e a gestão estratégica de custos: um estudo aplicado numa empresa brasileira do setor têxtil. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

41.
TEIXEIRA, A. J. C.; MARQUES, Idarlene Araújo de Oliveira . Gastos com pesquisa e desenvolvimento: são ativos?. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

42.
TEIXEIRA, A. J. C.; TEIXEIRA, Arilton Carlos Campanharo . O princípio do registro pelo valor original e a teoria econômica - Hipótese do mercado eficiente e o modelo CAPM. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

43.
TEIXEIRA, A. J. C.; LOSS, Lenita . Teoria Contábil: os riscos da imaturidade. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

44.
TEIXEIRA, A. J. C.; NOSSA, Valcemiro ; NOGUEIRA, Adair Antonio . Empresas Prestadoras de Serviços de Administração de Consórcios: uma aplicação do Activity Based Costing (ABC).. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

45.
TEIXEIRA, A. J. C.. Modelo de Gestão. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

46.
TEIXEIRA, A. J. C.. A utilização da informática no ensino superior de contabilidade. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

47.
TEIXEIRA, A. J. C.. Evolução e utilidade da contabilidade gerencial. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

48.
TEIXEIRA, A. J. C.. Controle: avaliação de resultado e desempenho. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
TEIXEIRA, A. J. C.. Consultor ad hoc do 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade. 2016.

2.
TEIXEIRA, A. J. C.. Consultor ad hoc do VII Congresso ANPCONT 2013. 2013.

3.
TEIXEIRA, A. J. C.. V Congresso ANPCONT. 2011.

4.
TEIXEIRA, A. J. C.. Implementação e treinamento de modelo de prestação de contas da escolas do município de Vitória. 2009.

5.
TEIXEIRA, A. J. C.. Modelo de avaliação do serviço educacional da Prefeitura Municipal de Vitória. 2009.

6.
TEIXEIRA, A. J. C.. Pesquisa sobre a competitividade tributária do setor de reciclagem plástica do Estado do Espírito Santo. 2009.

7.
TEIXEIRA, A. J. C.. Projeto de desenvolvimento sustentável do município de Vila Velha - ES: nova lei de incentivos tributários e não tributários. 2009.

8.
TEIXEIRA, A. J. C.. Projeto de modelagem dos novos paradigmas para o desenvolvimento sustentável do município de Serra - nova lei de incentivos tributários e não tributários. 2009.

Programas de computador sem registro
1.
TEIXEIRA, A. J. C.. Software aplicado ao ensino da contabilidade. 2000.

Trabalhos técnicos
1.
TEIXEIRA, A. J. C.. Reunião de Preparação para Avaliação Quadrienal 2016 área Administração, Ciências Contábeis e Turismo. 2016.

2.
TEIXEIRA, A. J. C.. Reunião para Classificação de Livros da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. 2016.

3.
TEIXEIRA, A. J. C.. Avaliador de artigos - VIII Congresso ANPCONT. 2014.

4.
TEIXEIRA, A. J. C.. Avaliação e parecer como consultor ad hoc de 9 trabalhos do VII Congresso ANPCONT. 2013.

5.
TEIXEIRA, A. J. C.. Avaliação de propostas de APCN/2013 de Mestrados Acadêmicos e Profissionais da área de Administração, Ciências e Turismo - CAPES. 2013.

6.
TEIXEIRA, A. J. C.. Reunião para classificação do QUALIS Periódicos da área de Administração Ciências e Turismo. 2013.

7.
TEIXEIRA, A. J. C.. Avaliação trienal CAPES. 2013.

8.
TEIXEIRA, A. J. C.. Parecer como Avaliador Ad hoc em trabalhos submetidos ao 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade. 2012.

9.
TEIXEIRA, A. J. C.. Parecer como Avaliador Ad hoc em trabalhos submetidos ao 6º Congresso Anpcont. 2012.

10.
TEIXEIRA, A. J. C.. Projeto de DOUTORADO NO EXTERIOR 2010 - OUTROS PAÍSES. 2010.

11.
TEIXEIRA, A. J. C.. Parecer para indexação de periódico. 2009.

12.
TEIXEIRA, A. J. C.. Projeto de viabilidade econômica e financeira - Fucape. 1999.

13.
TEIXEIRA, A. J. C.. Projeto Curso de Graduação - Univix. 1999.

14.
TEIXEIRA, A. J. C.. Projeto de Pós-Graduação em Contabilidade Gerencial.. 1996.

15.
TEIXEIRA, A. J. C.. Projeto de viabilidade econômica e financeira - Banestes Leasing. 1993.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
TEIXEIRA, A. J. C.. Espírito Santo enfrenta a maior falta de água da história. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
TEIXEIRA, A. J. C.. Projetos Sustentáveis - como reduzir impactos ambientais. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
TEIXEIRA, A. J. C.. Preço sobe até 497% em 39 dias. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

4.
TEIXEIRA, A. J. C.. 600 mil crianças sem certidão de nascimento. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

5.
TEIXEIRA, A. J. C.. Salário de até 10 mil para criar jogos. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

6.
TEIXEIRA, A. J. C.. Economistas acreditam que será um ano de inflação alta e taxa de desemprego maior. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
TEIXEIRA, A. J. C.. Novo método transforma vestibular da Fucape em diagnóstico para futuro profissional do aluno. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
TEIXEIRA, A. J. C.. Empreendedorismo e Inovação são o foco de nova proposta educacional. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

9.
TEIXEIRA, A. J. C.. A história de sucesso da FUCAPE. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

10.
TEIXEIRA, A. J. C.. O programa DHI. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

11.
TEIXEIRA, A. J. C.. Disputa por empresas no Estado. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

12.
TEIXEIRA, A. J. C.. A redução da taxa de juros e as consequências para a previdência privada. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

13.
TEIXEIRA, A. J. C.. Plano Brasil Maior. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

14.
TEIXEIRA, A. J. C.. O fim do FUNDAP. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

15.
TEIXEIRA, A. J. C.. Como conviver bem com as dívidas. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

16.
TEIXEIRA, A. J. C.. Conta de luz mais barata a partir do ano que vem. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

17.
TEIXEIRA, A. J. C.. O resultado do Ranking Universitário Folha (RUFF). 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
TEIXEIRA, A. J. C.; NOSSA, V. . Portal de Soulçoes CASP. 2014; Tema: Contabilidade Aplicada ao Setor Público. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
TEIXEIRA, A. J. C.. Membro do Comitê de Gestão e Inovação da Prefeitura Municipal de Vitória. 2017. (Membro do Comitê de Gestão e Inovação da Prefeitura Municipal de Vitória).

2.
TEIXEIRA, A. J. C.. Participação Reunião Qualis - área de Administração, Contabilidade e Turismo. 2017. (Participação Reunião Qualis - área de Administração, Contabilidade e Turismo).

3.
TEIXEIRA, A. J. C.. Reunião Avaliação Pré-Quadrienal da área de Adm. Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. 2017. (Reunião Avaliação Pré-Quadrienal).

4.
TEIXEIRA, A. J. C.. Comissão de Avaliação Quadrienal da área de Administração Pública e Empresas, Ciências Contábeis e T. 2017. (Comissão de Avaliação Quadrienal da área de Administração Pública e Empresas, Ciências Contábeis e T).

5.
TEIXEIRA, A. J. C.. Reunião do GT 06 - Qualis Técnico e Tecnológico. 2016. (Reunião do GT 06 - Qualis Técnico e Tecnológico).

6.
TEIXEIRA, A. J. C.. Avaliação de artigo de periódico. 2016. (Avaliação de artigo).

7.
TEIXEIRA, A. J. C.. Reunião de Qualis 2016 CAPES - Área de Administração. 2016. (Reunião de Qualis 2016 - CAPES).

8.
TEIXEIRA, A. J. C.. Reunião de Preparação para Avaliação Quadrienal 2016 - Área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. 2016. (Reunião de Preparação para Avaliação Quadrienal 2016 CAPES).

9.
TEIXEIRA, A. J. C.. Reunião para Classificação de Livros da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. 2016. (Reunião para Classificação de Livros da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo).

10.
TEIXEIRA, A. J. C.. Reunião para análise de mérito APCN 2015. 2015. (Reunião para análise de mérito APCN 2015).

11.
TEIXEIRA, A. J. C.. Coordenação Adjunta de Mestrado Profissional no triênio 2014-2016 - CAPES. 2014. (Coordenação Adjunta de Mestrado Profissional no triênio 2014-2016 - CAPES).

12.
TEIXEIRA, A. J. C.. Reunião para discussão sobre a execução dos Mestrados Profissionais. 2014. (Reunião para discussão sobre a execução dos Mestrados Profissionais).

13.
TEIXEIRA, A. J. C.. Reunião para análise de mérito APCN Acadêmico. 2014. (Reunião para análise de mérito APCN Acadêmico).

14.
TEIXEIRA, A. J. C.. Reunião para pedidos de reconsideração dos resultados da avaliação trienal 2013. 2014. (Reunião para pedidos de reconsideração dos resultados da avaliação trienal 2013).

15.
TEIXEIRA, A. J. C.. Juíz do Prêmio Qualidade Espírito Santo - PQES no ciclo 2014. 2014. (JJuíz do Prêmio Qualidade Espírito Santo).

16.
TEIXEIRA, A. J. C.. Reunião para APCN MP Minter e Dinter da área de ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO. 2014. (Reunião para APCN MP Minter e Dinter).

17.
TEIXEIRA, A. J. C.. Reunião para APCN de Mestrado Profissional e Minter e Dinter, da área de Engenharias I. 2014. (Reunião para APCN de Mestrado Profissional e Minter e Dinter).

18.
TEIXEIRA, A. J. C.. Membro Conselho Deliberativo ABRH-ES. 2013. (Membro Conselho Deliberativo ABRH-ES).

19.
TEIXEIRA, A. J. C.. Membro do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. 2013. (Membro do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação).

20.
TEIXEIRA, A. J. C.. Coordenador Adjunto de Mestrado Profissional - CAPES. 2013. (Coordenador Adjunto de Mestrado Profissional - CAPES).

21.
TEIXEIRA, A. J. C.. Moderador de painel no VII Congresso ANPCONT. 2013. (Moderador de painel).

22.
TEIXEIRA, A. J. C.. Coordenador de sessão de apresentação de trabalhos. 2013. (Coordenador de sessão).

23.
TEIXEIRA, A. J. C.. Avaliação trienal CAPES. 2013. (Avaliação trienal CAPES).

24.
TEIXEIRA, A. J. C.. Membro do Conselho Temático (Conedu) da FINDES. 2013. (Membro do Conselho Temático (Conedu) da FINDES).

25.
TEIXEIRA, A. J. C.. Consultor ad hoc do VII Congresso ANPCONT. 2013. (Consultor ad hoc).

26.
TEIXEIRA, A. J. C.. COINTEC - Comitê Estadual Integrado de Eduação Profissional do Espírito Santo. 2012. (Membro titular da COINTEC - Comitê Estadual Integrado de Eduação Profissional do Espírito Santo).

27.
TEIXEIRA, A. J. C.. Proposta de Implementação do Curso de Pós-Graduação em Administração, nível Mestrado Profissional, da Universidade Federal Fluminense - UFF. 2012. (Avaliador ad hoc).

28.
TEIXEIRA, A. J. C.. Workshop Avaliação CAPES. 2012. (Coordenador de sessão).

29.
TEIXEIRA, A. J. C.. Workshop Avaliação CAPES. 2012. (Participante de workshop).

30.
TEIXEIRA, A. J. C.. Comitê Avaliador do Edital FAPES 01/2011. 2011. (Membro da área de Ciências Sociais Aplicadas).

31.
TEIXEIRA, A. J. C.. VII Encontro Nacional dos Mestrados Profissionais. 2011. (Coordenador do grupo de trabalho para elaboração do Qualis Profissionai da área de Ciênc. Soc. Aplic).

32.
TEIXEIRA, A. J. C.. Comissão de Avaliadores ?ad hoc? da Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), ISSN 1981-8610. 2011. (Avaliador ad hoc).

33.
TEIXEIRA, A. J. C.. Câmara de Assessoramento do Edital FAPES 06/2011. 2011. (Membro da Câmara de Assessoramento da FAPES).

34.
TEIXEIRA, A. J. C.; LOBATO, S. M. ; CUNHA, A. E. ; NUNES JUNIOR, E. M. ; CARNEIRO JUNIOR, G. A. ; QUINELATO, H. A. ; SERVINO, J. A. S. ; CURI, S. . CT01-Comitê Temático de Desenvolvimento do Capital Humano da ONG Espírito Santo em Ação. 2011. (Coordenador).

35.
TEIXEIRA, A. J. C.. IV CONGRESSO ANPCONT. 2010. (Consultor Ad Hoc).

36.
TEIXEIRA, A. J. C.. IV CONGRESSO ANPCONT. 2010. (Coordenador de sessão).

37.
TEIXEIRA, A. J. C.. Câmara de Assessoramento - área de Engenharias e Ciências Exatas e da Terra - FAPES. 2010. (Membro da Câmara de Assessoramento da FAPES).

38.
TEIXEIRA, A. J. C.. Câmara de Assessoramento - área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas - FAPES. 2010. (Membro da Câmara de Assessoramento da FAPES).

39.
TEIXEIRA, A. J. C.. M0077. 2010. (Avaliação de texto).

40.
TEIXEIRA, A. J. C.; CAMPOS, J. A. F. ; SORESINI, L. ; CHIEPPE, L. W. ; UEBEL, P. ; NUNES, W. L. . Conselho Operacional da ONG Espírito Santo em Ação. 2010. (Conselheiro Curador).

41.
TEIXEIRA, A. J. C.. Enanpad. 2009. (Consultor Ad Hoc).

42.
TEIXEIRA, A. J. C.. Congresso Anpcont. 2009. (Consultor Ad Hoc).

43.
TEIXEIRA, A. J. C.. Congresso Usp de Controladoria e Contabilidade. 2009. (Consultor Ad Hoc).

44.
TEIXEIRA, A. J. C.. BBR BRAZILIAN BUSINESS REVIEW. 2009. (Consultor Ad Hoc).

45.
TEIXEIRA, A. J. C.. Revista Contabilidade e Finanças. 2009. (Consultor Ad Hoc).

46.
TEIXEIRA, A. J. C.. RAC - Revista de Administração Contemporânea. 2009. (Consultor Ad Hoc).

47.
TEIXEIRA, A. J. C.. II CONGRESSO ANPCONT. 2008. (Consultor Ad Hoc).

48.
TEIXEIRA, A. J. C.. XXXII EnANPAD. 2008. (Avaliador de trabalhos).

49.
TEIXEIRA, A. J. C.. 3º Congresso USP Controladoria e Contabilidade. 2003. (Coordenação de apresentação de trabalhos).

50.
TEIXEIRA, A. J. C.. O perfil do educando em contabilidade e sua perspectiva quanto ao papel da educação e sua formação. 2002. (Palestra).

51.
TEIXEIRA, A. J. C.. II Seminário USP de Contabilidade. Avaliação dos artigos: Um estudo da contabilização dos gastos com pesquisa e desnvolvimento de novos produtos; A utilização da contabilidade no controle financeiro pessoal. 2002. (Comissão Editorial de Congresso).

52.
TEIXEIRA, A. J. C.. Alterações da Lei 6.404/76. 2001. (Palestra).

53.
TEIXEIRA, A. J. C.. Gestão Estratégica de Custos. 2001. (Palestra).

54.
TEIXEIRA, A. J. C.. Contabilidade Ambiental. 2001. (Palestra).



Patentes e registros



Programa de computador
1.
TEIXEIRA, A. J. C.; HUNGARATO, Arildo ; HUNGARATO, R. D. R. . Muro do Conhecimento Científico. 2017.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512017000445-5, data de registro: 01/01/2017, título: "Muro do Conhecimento Científico" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
TEIXEIRA, A. J. C.; Nossa, S. N.; BEZERRA FILHO, J. E.. Participação em banca de PATRICIA ADRIANA AZAMBUJA. A INTERFERÊNCIA POLÍTICA NA APRECIAÇÃO DAS CONTAS MUNICIPAIS. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

2.
TEIXEIRA, A. J. C.; CRUZ, P. B.; CORREIA, R. D.. Participação em banca de HELL HANS COELHO. A QUALIDADE DE DISCLOSURE NAS DEMONSTRAÇÕES DOS CONSELHOS DE FISCALIZAÇÃO PROFISSIONAL. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

3.
TEIXEIRA, A. J. C.; GALDI, F. C.; BEIRUTH, A. X.. Participação em banca de Victor Conti. DETERMINANTES DA DÍVIDA DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL FECHADO. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

4.
TEIXEIRA, A. J. C.; CRUZ, P. B.; NOSSA, S. N.. Participação em banca de Dieggo Henrique da Silva Araujo. DIVULGAÇÃO VOLUNTÁRIA NOS ESTÁGIOS DE CICLO DE VIDA EMPRESARIAL. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

5.
TEIXEIRA, A. J. C.; BEIRUTH, A. X.; CRUZ, P. B.. Participação em banca de Ronivaldo Alcebiades Ferreira. A RELEVÂNCIA DAS INFORMAÇÕES FINANCEIRAS NAS EMPRESAS LISTADAS NA B3 QUE ATUAM COM ATIVOS BIOLÓGICOS APÓS ADOÇÃO DO CPC 29. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

6.
NOSSA, S. N.; TEIXEIRA, A. J. C.; ARAUJO, B. F. V. B.. Participação em banca de Claudia Ribeiro de Moraes Macedo da Silva. CYBERBULLYNG NO ENSINO SUPERIOR: perfil de vítimas e de agressores em uma instituição federal de ensino. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

7.
TEIXEIRA, A. J. C.; BEZERRA FILHO, J. E.; NOSSA, S. N.. Participação em banca de Sebastiao Francisco Rodrigues. CONTABILIZAÇÃO E EVIDENCIAÇÃO DE RECURSOS CONSORCIADOS: um estudo para transparência e Controle Social no Setor Público Brasileiro.. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

8.
ANDRADE, D. M.; TEIXEIRA, A. J. C.; MAINARDES, E. W.. Participação em banca de Luisa Ribeiro Varella. ANÁLISE DA DIFERENÇA DE ATRIBUTOS DE ATRATIVIDADE ENTRE IES SITUADAS EM CIDADE DE PEQUENO E GRANDE PORTE.. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

9.
COSTA, F. M.; FERREIRA, F. R.; TEIXEIRA, A. J. C.. Participação em banca de Clarissa Vassem Campos. "DETERMINANTES PARA O CUMPRIMENTO DE PRAZO E VALOR EM OBRAS DA EDUCAÇÃO: uma análise nos municípios capixabas". 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

10.
TEIXEIRA, A. J. C.; MAINARDES, E. W.; SILVA, A. R. L.. Participação em banca de Romulo Matos de Moraes. RELAÇÕES ENTRE ENGAJAMENTO NO TRABALHO E PERCEPÇÃO DE POLÍTICA NA ORGANIZAÇÃO: Estudo aplicado a uma Instituição Pública de Ensino. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

11.
MONTE-MOR, D. S.; FUNCHAL, B.; TEIXEIRA, A. J. C.. Participação em banca de Milton Araújo Júnior. Os Impactos da MP 627/2013 (Lei 12.973/2014) na precificação das ações. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

12.
MARTINEZ, A. L.; TEIXEIRA, A. M. C.; TEIXEIRA, A. J. C.. Participação em banca de Márcio Bassetti. O CICLO DE VIDA DA EMPRESA EXPLICA A RELAÇÃO ENTRE BOOK-TAX DIFFERENCES E A PERSISTÊNCIA NOS LUCROS?. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

13.
DANGELO, M. J.; TEIXEIRA, A. M. C.; TEIXEIRA, A. J. C.. Participação em banca de Manoel Messias Henrique. EXPERIÊNCIAS E FASES DE UM PROCESSO DE ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL INTRANACIONAL. 2015. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

14.
TEIXEIRA, A. M. C.; TEIXEIRA, A. J. C.; MAINARDES, E. W.. Participação em banca de Andreia Coutinho e Silva. ANÁLISE DO DESEMPENHO OPERACIONAL DOS PORTOS ORGANIZADOS BRASILEIROS. 2015. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

15.
MARTINEZ, A. L.; TEIXEIRA, A. J. C.; TEIXEIRA, A. M. C.. Participação em banca de Marcelo Domingos Dalfior. ANÁLISE DE AGRESSIVIDADE FISCAL EM CONTROLADORAS E CONTROLADAS. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

16.
TEIXEIRA, A. J. C.; ARAUJO, B. F. V. B.; MAINARDES, E. W.. Participação em banca de Paula Cristina da Silveira Romano. A CO-CRIAÇÃO COMO ATRIBUTO DA SATISFAÇÃO DO CLIENTE DE SERVIÇOS BANCÁRIOS. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

17.
MAINARDES, E. W.; TEIXEIRA, A. J. C.; TEIXEIRA, A. M. C.. Participação em banca de Marina Monteiro Garcia. O PAPEL DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING NA DECISÃO DE COMPRA DE UM IMÓVEL. 2015. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

18.
TEIXEIRA, A. J. C.; SARLO NETO, Alfredo; FERREIRA, F. R.. Participação em banca de Paulo Vitor Bruno Onezorge. Relação entre book-tax-differences e governança corporativa nas empresas listadas na BM&BOVESPA. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

19.
MARTINEZ, A. L.; TEIXEIRA, A. J. C.; TEIXEIRA, A. M. C.. Participação em banca de Diego Lopes Miiller. UTILIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES CONTIDAS NO BOOK-TAX DIFFERENCE NO RATIN DE CRÉDITO NAS EMISSÕES DE DEBÊNTURES NO MERCADO BRASILEIRO. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

20.
BEZERRA FILHO, J. E.; TEIXEIRA, A. J. C.; MACHADO, N.. Participação em banca de Elisangela Fernandes dos Santos. SUBSISTEMA DE MENSURAÇÃO E ACUMULAÇÃO DE CUSTOS NO SETOR PÚBLICO: uma contribuição, em conformidade com a NBC TSP 16.11. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

21.
MAINARDES, E. W.; TEIXEIRA, A. M. C.; TEIXEIRA, A. J. C.. Participação em banca de Fabiola Loyola Provedel Toscano. Transferência de tecnologia entre empresas e universidades. 2014. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

22.
MAINARDES, E. W.; TEIXEIRA, A. M. C.; TEIXEIRA, A. J. C.. Participação em banca de Sulyana Comério Margoto. EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DE ENSINO SUPERIOR: uma análise do gap entre a percepção de alunos e professores. 2014. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

23.
TEIXEIRA, A.; FORTUNATO, G. X.; TEIXEIRA, A. J. C.. Participação em banca de Geraldo Magela Ribeiro dos Santos. PRIMARIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE REDUÇÃO DE CUSTOS. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

24.
NOSSA, V.; TEIXEIRA, A.; TEIXEIRA, A. J. C.. Participação em banca de Roberto Miranda Pimentel Fully. OS EFEITOS DA EDUCAÇÃO SOBRE O PROGRESSO TECNOLÓGICO NO BRASIL. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

25.
TEIXEIRA, Arilton Carlos Campanharo; TEIXEIRA, A. J. C.; COSTA, F. M.. Participação em banca de Wilson Richa Júnior. EMPRESA ESTATAL X EMPRESA PRIVADA: Comparativo de Produtividades do Trabalho no Mercado de Cartões de Benefícios. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas Em Contabilidade Economia e Finanç.

26.
TEIXEIRA, A. J. C.; GALDI, F. C.; NOSSA, V.. Participação em banca de Rafael Figueira Pinto. Folga organizacional financeira e inovação na contabilidade gerencial: uma análise aplicada às empresas de capital aberto listadas na BM&F Bovespa atuantes em setores regulados. 2013. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

27.
NOSSA, V.; TEIXEIRA, A. J. C.; TEIXEIRA, A. M. C.; BALASSIANO, M.. Participação em banca de Jarim Marciano Ferreira. PERSPECTIVA DO BALANCED SCORECARD NA AVALIAÇÃO DA CONSISTÊNCIA ESTRATÉGICA: um estudo baseado na percepção da direção/coordenação e dos alunos em uma Instituição de Ensino Superior. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

28.
MAINARDES, E. W.; TEIXEIRA, A. J. C.; NOSSA, Valcemiro. Participação em banca de Amire Tauil. FATORES DETERMINANTES NA ESCOLHA POR UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE VITÓRIA: um estudo sobre os cursos de pós-graduação. 2013. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

29.
MARTINEZ, A. L.; TEIXEIRA, A. J. C.; FORTUNATO, G. X.. Participação em banca de Fabricio Terci Cardozo. FLUXO DE CAIXA LIVRE E GERENCIAMENTO DE RESULTADOS: relação e aspectos moderadores no Brasil. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

30.
MARTINEZ, A. L.; TEIXEIRA, A. J. C.; ARAUJO, B. F. V. B.. Participação em banca de Giliard Creton Ramalho. EMPRESAS FAMILIARES E AGRESSIVIDADE FISCAL NO BRASIL. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

31.
MARTINEZ, A. L.; TEIXEIRA, A. J. C.; TEIXEIRA, A. M. C.. Participação em banca de Luiz Felipe de Almeida Coelho. TAX AVOIDANCE COM OPERAÇÕES DE CISÃO, FUSÃO E/OU INCORPORAÇÃO: Entendendo os critérios de validade aplicados pelo CARF. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

32.
ARAUJO, B. F. V. B.; TEIXEIRA, A. J. C.; CAMPOS, G. M.. Participação em banca de Rubem Cardoso Lessa. REMUNERAÇÃO DOS AUDITORES PERANTE A AGRESSIVIDADE TRIBUTÁRIA E GOVERNANÇA CORPORATIVA NO BRASIL. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

33.
MAINARDES, E. W.; TEIXEIRA, A. J. C.; ARAUJO, B. F. V. B.. Participação em banca de Leonardo Fagundes Bragança. CONCEITO DE ESTRATÉGIA NA VISÃO DOS ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO. 2013. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

34.
TEIXEIRA, A. J. C.; ARAUJO, B. F. V. B.; VELOSO, A. R.. Participação em banca de Aldomar Nascimento Junior. COM A BOCA NO TWITTER: a cocriação e a colaboração impactando no sucesso do marketing boca a boca on-line. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas Em Contabilidade Economia e Finanç.

35.
TEIXEIRA, A. J. C.; NOSSA, Valcemiro; MATOS, E. R. J.. Participação em banca de Antônio Marcos dos Reis. UTILIZAÇÃO DE ARTEFATOS DE CONTABILIDADE GERENCIAL NAS SOCIEDADES COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS DE MINAS GERAIS E SUA RELAÇÃO COM PORTE E DESEMPENHO FINANCEIRO. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas Em Contabilidade Economia e Finanç.

36.
TEIXEIRA, A. J. C.; FUNCHAL, B.; RODRIGUES, Adriano. Participação em banca de Cláudia de Queiroz Cançado Gontijo. A INFLUÊNCIA DO NÍVEL DE GOVERNANÇA CORPORATIVA SOBRE AS DOAÇÕES RECEBIDAS PELAS ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

37.
TEIXEIRA, A. J. C.; GALDI, F. C.; SARLO NETO, Alfredo. Participação em banca de Mônica de Oliveira Costa. Associação entre a remuneração oferecida aos gestores e o desempenho econômico das empresas na América Latina. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas Em Contabilidade Economia e Finanç.

38.
TEIXEIRA, A. J. C.; NOSSA, Valcemiro; DALMÁCIO, Flávia Zóboli. Participação em banca de Harlley Pazolini. O perfil de sucesso do micro e pequeno empresário sob a percepção do contador e das variáveis intrínsecas aos empreendedores: um estudo de caso". 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas Em Contabilidade Economia e Finanç.

39.
GALDI, F. C.; TEIXEIRA, A. J. C.; SARLO NETO, Alfredo. Participação em banca de Óscar Miguel da Silva Pinto de Matos. O impacto das transações com partes relacionadas na performance operacional das companhias listadas na BM&FBOVESP. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

40.
TEIXEIRA, A. J. C.; FORTUNATO, G. X.; VELOSO, A. R.. Participação em banca de Verônica Lopes de Jesus. ESTRATÉGIA DE MARKETING NO MERCADO DE BELEZA PARA CONSUMIDORES DAS CLASSES E, D e C. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

41.
TEIXEIRA, A. J. C.; NOSSA, Valcemiro; CO, F. A.. Participação em banca de Antonio Carlos Andrade Batista. ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO EMPRESÁRIO SOBRE CUSTOS DE PRODUÇÃO: Um estudo no APL de rochas ornamentais de Cachoeiro de Itapemirim/ES. 2011. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

42.
MARTINEZ, A. L.; TEIXEIRA, A. J. C.; ALMEIDA, J. E. F.. Participação em banca de Renato Rovetta Passamani. BOOK-TAX DIFFERENCES E A RELEVÂNCIA INFORMACIONAL NO MERCADO DE CAPITAL NO BRASIL. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

43.
TEIXEIRA, A. J. C.; TEIXEIRA, A. M. C.; REZENDE, A. J.. Participação em banca de Adriano Alves dos Santos Tristão. REFLEXOS DA ADESÃO À REDE DE COOPERAÇÃO NO DESEMPENHO DE PEQUENOS E MÉDIOS SUPERMERCADOS: um estudo empírico sobre a rede "Central de Compras" do ES.. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

44.
TEIXEIRA, A. J. C.; COSTA, Fábio Moraes da; VELOSO, A. R.. Participação em banca de Sebastião Francisco Loss Franzini. MENSURAÇÃO DAS DOAÇÕES PARA AS INSTITUIÇÕES DENOMINADAS TERCEIRO SETOR SOB O ASPECTO PERCEPTIVO E ECONÔMICO DOS PAIS E DAS MÃES QUE TEM SEUS FILHOS ATENDIDOS POR ESTAS ENTIDADES. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas Em Contabilidade Economia e Finanç.

45.
FORTUNATO, G. X.; Carneiro, Teresa C. J.; TEIXEIRA, A. J. C.. Participação em banca de Claudia Guimarães Duarte. Determinantes, em relação à avaliação de cedete, que distinguem as emprsas de factoring auto-reguladas pela ANFAC das empresas brasileiras de factoring. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

46.
TEIXEIRA, A. J. C.; NOSSA, Valcemiro; SOUZA, E. M.. Participação em banca de Carla Suave Veronez. "FORMAÇÃO E PRÁTICA DE "GERENTES NÃO GRADUADOS" (GNGs): percorrendo seus caminhos e (re)construindo sua história.". 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas Em Contabilidade Economia e Finanç.

47.
TEIXEIRA, A. J. C.; PELISSARI, A. S.; RODRIGUES, Adriano. Participação em banca de Isabela de Sousa Borges. VARIÁVEIS ENDÓGENAS DOS MICRO E PEQUENOS EMPRESÁRIOS QUE PODEM IMPACTAR NA CONTINUIDADE DOS EMPREENDIMENTOS. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

48.
TEIXEIRA, A. J. C.; GALDI, F. C.; GOMES, Leonardo Lima. Participação em banca de Simone Sallles Portela. UNDERPRICING E ABERTURA DE CAPITAL: UMA ANÁLISE UTILIZANDO O MODELO AEG DE AVALIAÇAO. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

49.
TEIXEIRA, A. J. C.; TEIXEIRA, Arilton Carlos Campanharo; LOPES, Alexsandro Broedel. Participação em banca de Simone Luiza Fiório. PAGAMENTO DE DIVIDENDOS E EMISSÃO DE TÍTULOS: Um estudo sobre as empresas listadas na Bovespa que têm como país sede o Brasil. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

50.
TEIXEIRA, A. J. C.; GALDI, F. C.; LOPES, Alexsandro Broedel. Participação em banca de Julyana Goldner Nunes. ANÁLISE DAS VARIÁVEIS QUE INFLUENCIAM À ADESÃO DAS EMPRESAS AO ÍNDICE BOVESPA DE SUSTENTABILIDADE. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

51.
TEIXEIRA, A. J. C.; NOSSA, Valcemiro; PELISSARI, A. S.. Participação em banca de Cláudio Gandorim Cardoso. VARIÁVEIS PERTINENTES AOS EMPRESÁRIOS QUE IMPACTAM NA CONTINUIDADE DE SUAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS OBSERVADAS EM UM ESCRITÓRIO CONTÁBIL. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

52.
NOSSA, Valcemiro; TEIXEIRA, A. J. C.; LOPES, Alexsandro Broedel. Participação em banca de Gustavo Amorim Antunes. Impacto da Adesão aos Níveis de Governança da Bovespa na Qualidade da Informação Contábil: uma investigação acerca da oportunidade, relevância e do conservadorimo contábil utilzando dados de painel. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

53.
PAGLIARUSSI, Marcelo Sanches; TEIXEIRA, A. J. C.; CAMPOS, A. F.. Participação em banca de Leonardo Rodrigues Correia. A PARTICIPAÇÃO DOS GESTORES NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DAS METAS ORÇAMENTÁRIAS: relação entre a motivação individual e o comportamento gerencial. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

54.
COSTA, Fábio Moraes da; TEIXEIRA, A. J. C.; LOPES, Alexsandro Broedel. Participação em banca de SILVANIA NERIS NOSSA. A RECOMPRA DE AÇÕES E A ANÁLISE FUNDAMENTALISTA: um estudo empírico na Bovespa no período de 1994 a 2006. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

55.
SILVA JUNIOR, A.; TEIXEIRA, A. J. C.; PALASSI, M. P.. Participação em banca de OCTÁVIO CAVALARI JÚNIOR. CIDADANIA CORPORATIVA E FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES: Um Estudo no Setor Industrial Alimentício do Espírito Santo. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

56.
MATSUMURA, Emilio Hiroshi; MEDEIROS, R. L.; TEIXEIRA, A. J. C.. Participação em banca de Aucilene Vasconcelos Hahn. Um Estudo sobre a Relação entre a Concentração Acionária e o Nível de Payout das Empresas Brasileiras Negociadas na Bovespa. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

57.
NOSSA, Valcemiro; MATSUMURA, Emilio Hiroshi; TEIXEIRA, A. J. C.. Participação em banca de SÓCRATES ROCHA RAMOS. Aberturas de Capital no Brasil: uma análise das ofertas públicas iniciais de ações. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

58.
TEIXEIRA, A. J. C.; NOSSA, Valcemiro; VENTURA, José Aires. Participação em banca de Orsi Rodrigues Junior. Palmeira Real Australiana: Viabilidade Econômica em Propriedade Localizadas no Sudeste de Minas Gerais. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

59.
TEIXEIRA, A. J. C.. Participação em banca de Marcellus Egydio de Lima. DUPLA NEGOCIAÇÃO E ARBITRAGEM ENTRE AÇÕES E ADRs DE EMPRESAS BRASILEIRAS: uma análise empírica. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

60.
FREITAS, Antonio de; TEIXEIRA, A. J. C.. Participação em banca de Lenita Loss. O interrelacionamento entre políticas de dividendos e de investimentos: estudo aplicado às companhias brasileiras. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas Em Contabilidade Economia e Finanç.

61.
TEIXEIRA, A. J. C.. Participação em banca de Adair Antônio Nogueira. Formação das Receitas Administradoras de Consórcios Frente à Variável Macroeconômica Taxa de Juros. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas Em Contabilidade Economia e Finanç.

62.
TEIXEIRA, A. J. C.; LOPES, Alexsandro Broedel; GOMES, Leonardo Lima. Participação em banca de Hércules Vander de Lima Freire. A Relação entre Lucros Anormais e Dividendos: um Estudo Empírico das Empresas com Ações Listadas na Bovespa. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas Em Contabilidade Economia e Finanç.

63.
TEIXEIRA, A. J. C.. Participação em banca de Flávia Zóboli Dalmácio. A Relação entre Performance (Risco x Retorno) e a Remuneração Atribuída às Instituições Administradoras dos Fundos de Ações Ativos Brasileiras: uma Abordagem à Luz da Teoria de Agência.. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas Em Contabilidade Economia e Finanç.

Teses de doutorado
1.
TEIXEIRA, A. J. C.; MACEDO, M. A. S.; MOTOKI, F. Y. S.; FUNCHAL, B.; LAVARDA, C. E. F.. Participação em banca de Silvania Neris Nossa. THE PRESENCE OF GOVERNMENT AS SHAREHOLDER: DETERMINANTS IMPACTS ON FINANCIAL HEALTH OF FIRMS, AND MARKET REACTION. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TEIXEIRA, A. J. C.; GOMES, Carlos Eduardo de Almeida. Participação em banca de Cristina Chaves Simões.Capital Intelectual. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contabéis) - Universidade Federal do Espírito Santo.

2.
TEIXEIRA, A. J. C.. Participação em banca de Grazielle Brommonschenkel Demuner.Análise de custos na agricultura: proposição de modelo preditivo de produção de tomate em venda nova do imigrante. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contabéis) - Universidade Federal do Espírito Santo.

3.
TEIXEIRA, A. J. C.. Participação em banca de Roberto do Amaral da Silva e Luiz Carlos Gomes.Quão distante estão as práticas de Governança Corportativa adotada pela Cia Vale do Rio Doce em relação às normas do Instituto Brasileiro de Governança Corportativa. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Contabeis) - Faculdade Brasileira.

4.
TEIXEIRA, A. J. C.. Participação em banca de Wagner Rubim Rangel e Karla Dolores Moura Hulle.Sistemas ERP e a tempestividade contábil.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Contabeis) - Faculdade Brasileira.

5.
TEIXEIRA, A. J. C.. Participação em banca de Douglas Coimbra Ogioni e Gastão França Sardemberg.Como a Lei de Responsabilidade Fiscal vem ajudar a evitar o déficit público e melhorar a utilidade do orçamento público. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Contabeis) - Faculdade Brasileira.

6.
TEIXEIRA, A. J. C.. Participação em banca de Filomena Falqueto.Estratégia competitiva do setor supermercadista à luz do modelo Porter.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Contabeis) - Faculdade Brasileira.

7.
TEIXEIRA, A. J. C.. Participação em banca de Almir Soares Santos e José Eduardo de Souza Carvalho.Impactos causados pela evolução sócio-econômica à profissão contábil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Contabeis) - Faculdade Brasileira.

8.
TEIXEIRA, A. J. C.. Participação em banca de Grazielle Brommonschenkel Demuner.Análise de Custos na Agricultura: Proposição de Modelo Preditivo de Produção de Tomate em Venda Nova do Imigrante. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contabéis) - Universidade Federal do Espírito Santo.

9.
TEIXEIRA, A. J. C.. Participação em banca de Avanilce Delourdes Daleprani Bozani e Jacimar Carlos Tinelli.Abordagem da contabilidade como linguagem para pequenos microempresãrios. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Contabeis) - Faculdade Brasileira.

10.
TEIXEIRA, A. J. C.. Participação em banca de Cleide Barros Paganini e Maria das Vitórias Macedo dos Reis.Contabilidade Ambiental: a contribuição da informação contábil.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Contabeis) - Faculdade Brasileira.

11.
TEIXEIRA, A. J. C.. Participação em banca de Vânia Pimentel Donati e Maria Magdalena Rebelo Xibile.Custo Ambiental na Agricultura. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Contabeis) - Faculdade Brasileira.

12.
TEIXEIRA, A. J. C.. Participação em banca de Giselli Lucena Bassani e Bianca Marchetti Guisso.Gestão Ambiental: uma questão de competitividade. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Contabeis) - Faculdade Brasileira.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
TEIXEIRA, A. J. C.. Parecerista - 5º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. 2005. Universidade de São Paulo.

Concurso público
1.
TEIXEIRA, A. J. C.. Membro de Banca de Comissão Julgadora do concurso Público de Provas e Títulos - Seleção de professor substituto. 1998. Universidade Federal do Espírito Santo.

2.
TEIXEIRA, A. J. C.. Membro de Banca da Comissão Julgadora de Concurso Público de Provas e Títulos - Seleção de professor substituto. 1996. Universidade Federal do Espírito Santo.

Avaliação de cursos
1.
TEIXEIRA, A. J. C.. Avaliação das condições de funcionamento do curso de Ciências Contábeis em Caraguatatuba SP.. 2000. Faculdades Integradas Módulos.

2.
TEIXEIRA, A. J. C.. Seleção de candidatos para o I curso Lato Sensu em Contabilidade Gerencial. 1998. Universidade Federal do Espírito Santo.

Outras participações
1.
TEIXEIRA, A. J. C.. Comitê Avaliador do Edital FAPES 01/2011. 2011. Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo.

2.
TEIXEIRA, A. J. C.. Câmara de Assessoramento - área de Engenharias e Ciências Exatas e da Terra - FAPES. 2010. Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo.

3.
TEIXEIRA, A. J. C.. Câmara de Assessoramento - área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas - FAPES. 2010.

4.
TEIXEIRA, A. J. C.. XVIII Congresso Brasileiro de Contabilidade. 2008. Conselho Federal de Contabilidade.

5.
TEIXEIRA, A. J. C.. Parecerista - ENANPAD. 2007.

6.
TEIXEIRA, A. J. C.. Parecerista - 2º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. 2005. Universidade de São Paulo.

7.
TEIXEIRA, A. J. C.. Parecerista - ENANPAD. 2005.

8.
TEIXEIRA, A. J. C.. Avaliação de trabalhos no 4º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. 2004. Universidade de São Paulo.

9.
TEIXEIRA, A. J. C.. Moderador do 4º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e do 1º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade da Universidade de São Paulo. 2004. Universidade de São Paulo.

10.
TEIXEIRA, A. J. C.. Avaliação de trabalhos no 3º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. 2003. Universidade de São Paulo.

11.
TEIXEIRA, A. J. C.. Avaliação de monografias ou trabalhos de conclusão de curso do 1º Prêmio Eliseu Martins. 2003. Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas Em Contabilidade Economia e Finanç.

12.
TEIXEIRA, A. J. C.. Participação da Comissão para Seleção de Candidatos para III Curso de Pós-Graduação Latu-Sensu em Contabilidade Gerencial.. 1999. Universidade Federal do Espírito Santo.

13.
TEIXEIRA, A. J. C.. Seleção de candidatos ao II Curso Lato Sensu em contabilidade gerencial. 1998. Universidade Federal do Espírito Santo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX Fórum Capixaba de Energia - FENERGIA.Financiamento dos Investimentos em Energia. 2017. (Outra).

2.
XI Encontro Nacional dos Programas de Pós-graduação.Sustentabilidade dos Programas Profissionais de Pós-graduação e os desafios do Doutorado Profissional. 2017. (Outra).

3.
1º Fórum da Liberdade e Empreendedorismo de Linhares.Liberdade e Empreendedorismo. 2016. (Outra).

4.
20º Congresso Brasileiro de Contabilidade. Cidadania e Contas Públicas. 2016. (Congresso).

5.
14th Internancional Congress of IAPNM. O papel social das organizações empresariais. 2015. (Congresso).

6.
IX Congresso ANPCONT. PERSPECTIVAS DO BALANCED SCORECARD NA AVALIAÇÃO DA CONSISTÊNCIA ESTRATÉGICA: um estudo baseado na percepção da direção/coordenação e dos alunos em uma instituição de ensino superior. 2015. (Congresso).

7.
IX Congresso ANPCONT. Sessão interativa de apresentação de trabalhos. 2015. (Congresso).

8.
Seminário de Acompanhamento dos Programas de Pós-graduação da área de ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO. 2015. (Seminário).

9.
Seminário Escola e Família: um compromisso com a educação. 2015. (Seminário).

10.
VIII Congresso ANPCONT. Assembleia Geral Extraordinária da ANPCONT. 2014. (Congresso).

11.
VIII Congresso ANPCONT. Perspectivas CAPES. 2014. (Congresso).

12.
VIII Congresso ANPCONT. 2014. (Congresso).

13.
VIII Congresso ANPCONT. Associação entre taxa de crescimento empresarial e o uso de ferramentas gerenciais nas empresas do ES. 2014. (Congresso).

14.
COMPETE-ES.Prêmio Qualidade Espírito Santo 2013. 2013. (Outra).

15.
VII Congresso ANPCONT. 2013. (Congresso).

16.
VII Congresso ANPCONT. A influência dos incentivos fiscais estaduais relacionados ao ICMS sobre a carga tributária de IRPJ e CSLL nas empresas incentivadas. 2013. (Congresso).

17.
VII Congresso ANPCONT. Utilização de artefatos de contabilidade gerencial nas sociedades cooperativas agropecuárias de Minas Gerais e sua relação com porte e desempenho financeiro. 2013. (Congresso).

18.
VIII Encontro Nacional de Coordenadores de Professores do Curso de Ciências Contábeis... 2013. (Encontro).

19.
XVI SEMEAD.Produção Técnica e Tecnológica na Área de Administração. 2013. (Seminário).

20.
ÍII Encontro Mackenzie de Controladoria Internacional."Pesquisa Científica aplicada à Prática Empresarial". 2012. (Encontro).

21.
Reunião de Coordenadores de Mestrados Profissionais da Área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. 2012. (Outra).

22.
Reunião de Julgamento de Propostas de MINTER/DINTER e Mestrado Profissional da área da ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO. 2012. (Outra).

23.
Seminário de Acompanhamento de PPGs de Mestrado Acadêmico da área de Administração , Ciências Contábeis e Turismo. 2012. (Seminário).

24.
Seminário de Acompanhamento dos mestrados profissionais da área. 2012. (Seminário).

25.
VI Congresso ANPCONT. 2012. (Congresso).

26.
VI Congresso ANPCONT. Coordenador de sessão de apresentação de trabalhos. 2012. (Congresso).

27.
VIII Fórum de de Prevenção a Crimes Econômicos.Prevenção a Crimes Econômicos. 2012. (Outra).

28.
Workshop Avaliação CAPES - ANPCONT.Avaliação CAPES. 2012. (Outra).

29.
Workshop Avaliação CAPES - ANPCONT. 2012. (Outra).

30.
Reunião de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação da Área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. 2011. (Outra).

31.
V Congresso ANPCONT. Debatedor de sessão de apresentação de trabalhos. 2011. (Congresso).

32.
V Congresso ANPCONT. Coordenador de apresentação de trabalho. 2011. (Congresso).

33.
V Congresso ANPCONT. GESTÃO PÚBLICA E DE PROJETOS: um estudo sobre a percepção dos gestores no gerenciamneto de projetos no governo do estado do Espírito Santo. 2011. (Congresso).

34.
VII Encontro Nacional dos Mestrados Profissionais. 2011. (Encontro).

35.
Workshop sobre ficha de avaliação da CAPES. 2011. (Outra).

36.
XXXV EnANPAD 2011. 2011. (Congresso).

37.
III Workshop ANPCONT de Editores de Periódicos de Contabilidade. 2010. (Outra).

38.
IV Congresso ANPCONT. Determinantes para a utilização de práticasde contabilidade gerencial estratégica: um estudo empirico em entidades sem fins lucrativos. 2010. (Congresso).

39.
IV Fórum de Qualidade no Ensino da Administração. 2010. (Outra).

40.
V ENCONTRO NACIONAL DOS COORDENADORES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS.Palestra. 2010. (Encontro).

41.
VI ENCONTRO NACIONAL DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS. 2010. (Encontro).

42.
XXXIV EnANPAD 2010. 2010. (Congresso).

43.
XXXIV EnANPAD 2010. "Associação entre Risco e Sistemas de Incentivos Gerenciais das Empresas". 2010. (Congresso).

44.
Ciclo de Palestras ENADE 2009. 2009. (Outra).

45.
ENCOMEX - Encontros de Comércio Exterior. 2009. (Encontro).

46.
ENCONTRO DE COORDENADORES DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS "Os Rumos da Educação na Área Contábil".Palestra. 2009. (Encontro).

47.
IAAER - ANPCONT (3rd) - International Accounting Congress. Avaliador de trabalhos submetidos. 2009. (Congresso).

48.
Seminário IFRS para Pequenas e Médias Empresas. 2009. (Seminário).

49.
XXXIII EnANPAD 2009. "Associação entre Sistemas de Incentivos Gerenciais e Utilização de Práticas de Contabilidade Gerencial". 2009. (Congresso).

50.
XXXIII EnANPAD 2009. "Análise das Variáveis Que Influenciam a Adesão das Empresas ao Índice Bovespa de Sustentabilidade Empresarial". 2009. (Congresso).

51.
18º Congresso Brasileiro de Contabilidade. 2008. (Congresso).

52.
II CONGRESSO ANPCONT. Análise das variáveis que influenciam a adesão das empresas ao índice Bovespa de sustentabilidade empresarial. 2008. (Congresso).

53.
Perspectivas da Economia Capixaba e o Papel da Contabilidade - PALESTRA.Perspectivas da Economia Capixaba e o Papel da Contabilidade. 2008. (Outra).

54.
I CONGRESSO ANPCONT. O impacto Ex-Post da Lei de Responsabilidade Fiscal nº 101/2000 nas Finanças dos Estados Brasileiros. 2007. (Congresso).

55.
II Encontro Nacionla de Coordenadores do Curso de Ciências Contábeis - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES. 2007. (Encontro).

56.
IV Fórum de Professores de Ciências Contábeis.IV Fórum de Professores de Ciências Contábeis. 2007. (Outra).

57.
Painel: Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES. 2007. (Outra).

58.
Encontro Nacional de Coordenadores do Curso de Ciências Contábeis.ENCONTRO NACIONAL DE COORDENADORES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. 2006. (Encontro).

59.
II Fórum de Qualidade de Ensino de Administração.II Fórum de Qualidade de Ensino da Administração. 2006. (Outra).

60.
II FÓRUM DE QUALIDADE NO ENSINO DA ADMINISTRAÇÃO. 2006. (Outra).

61.
I WORKSHOP DE EDITORES E PERIÓDICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. 2006. (Outra).

62.
3º SIMPÓSIO FUCAPE DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA.3º SIMPÓSIO FUCAPE DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA. 2005. (Simpósio).

63.
5º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. 5º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. 2005. (Congresso).

64.
IX CONGRESSO INTERNACIONAL DE CUSTOS, XII CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, II CONGRESSO MERCOSUL DE CUSTOS. O impacto do Balanced Scorecard nos Relatórios Financeiros da CST - Companhia Siderúrgica de Tubarão. 2005. (Congresso).

65.
XXIX ENANPAD.XXIX ENANPAD. 2005. (Encontro).

66.
1º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. 1º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. 2004. (Congresso).

67.
4º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. 4º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. 2004. (Congresso).

68.
Análise dos recursos interpostos contra os resultados da Avaliação Trienal dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu.CAPES - Análise dos recursos interpostos contra os resultados da Avaliação Trienal dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu. 2004. (Outra).

69.
I Fórum de Professores dos Cursos de Ciências Contábeis do Espírito Santo.I Fórum de Professores dos Cursos de Ciências Contábeis do Espírito Santo. 2004. (Outra).

70.
XXVIII EnANPAD.Coordenador/Debatedor de Sessão - XXVIII ENANPAD. 2004. (Encontro).

71.
1º Fórum Nacional das Instituições de Ensino Superior de Ciências Contábeis.1º Fórum Nacional das Instituições de Ensino Superior de Ciências Contábeis. 2003. (Outra).

72.
3º Congresso USP Controladoria e Contabilidade. Participação e Apresentação no 3º Congresso USP Controladoria e Contabilidade. 2003. (Congresso).

73.
3º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Colaborador na coordenação da apresentação de trabalho no 3º Congresso da USP de Controladoria e Contabilidade. 2003. (Congresso).

74.
CVRD - Companhia Vale do Rio Doce.Proferimento de Palestra sobre Contabilidade Ambiental. 2003. (Seminário).

75.
ENANPAD - 2003.XXVII ENANPAD 2003. 2003. (Encontro).

76.
he Intergovernamental Working Group of Experts on International Standards of Accounting and Reporting (ISAR) and United Nations Conference on Trade and Development (UNCTAD).The Intergovernamental Working Group of Experts on International Standards of Accounting and Reporting (ISAR) and United Nations Conference on Trade and Development (UNCTAD). 2003. (Encontro).

77.
Participação em Seminário de Controladoria - SETC - CST.Participação em Seminário de Controladoria. 2003. (Seminário).

78.
Restoring Invester Confidence through strenghening the Accounting Profession - Framework for the Revised Model Accounting Curriculum.Restoring Invester Confidence through strenghening the Accounting Profession - Framework for the Revised Model Accounting Curriculum. 2003. (Encontro).

79.
The Intergovernamental Working Group of Expert.Meeting on Eco-Efficiency Indicators. 2003. (Encontro).

80.
VII Encontro Regional de Contabilistas da Região Litoral Centro Norte.Proferimento de Palestra no VII Encontro Regional de Contabilistas da Região Litoral Centro Norte: Impacto Negativo do desconhecimento do conceito de ativo no exercício da profissão contábil.. 2003. (Encontro).

81.
X Congresso Brasileiro de Custos. Participação e Apresentação no X Congresso Brasileiro de Custos. 2003. (Congresso).

82.
XVI Convenção dos Contabilistas..Participante da XVI Convenção dos Contabilistas.. 2002. (Outra).

83.
II Encontro Regional dos Contabilistas.II Encontro Regional dos Contabilistas. 2001. (Encontro).

84.
II Fórum Nacional de Professores de Contabilidade.Participação no II Fórum Nacional de Professores de Contabilidade. 2001. (Outra).

85.
I Simpósio FUCAPE de Pesquisas em Contabilidade. 2001. (Simpósio).

86.
VII Fórum dos Estudantes e Profissionais de Contabilidade do Espírito Santo.. 2001. (Outra).

87.
15ª Convenção dos Contabilistas.Participação da 15ª Convenção dos Contabilistas. 2000. (Outra).

88.
VI Fórum dos Estudantes e Profissionais de Contabilidade..Participação como professor no VI Fórum dos Estudantes e Profissionais de Contabilidade.. 1999. (Outra).

89.
14ª Convenção dos Contabilistas do Estado do Espírito Santo..14ª Convenção dos Contabilistas do Estado do Espírito Santo.. 1998. (Outra).

90.
Semana do Contabilista de 22 a 25 de abril..Participação efetiva na Semana do Contabilista de 22 a 25 de abril.. 1997. (Outra).

91.
50 anos do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo.Participante nos 50 anos do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo.. 1996. (Outra).

92.
Congresso Internacional de Custos e II Congresso Brasileiro de Gestão Estratégica de Custos.. Assistente no IV Congresso Internacional de Custos e II Congresso Brasileiro de Gestão Estratégica de Custos.. 1995. (Congresso).

93.
VII Congresso Estadual de Administração de Recursos Humanos. Participante no VII Congresso Estadual de Administração de Recursos Humanos.. 1995. (Congresso).

94.
III Fórum Capixaba para Estudantes de Contabilidade.Participante Efetivo do III Fórum Capixaba para Estudantes de Contabilidade.. 1993. (Outra).

95.
I Encontro Estadual dos Estudantes de Contabilidade.Participante efetivo do I Encontro Estadual dos Estudantes de Contabilidade.. 1992. (Encontro).

96.
IV Seminário Nacional de Custos das Instituições Financeiras.Participante no IV Seminário Nacional de Custos das Instituições Financeiras.. 1992. (Seminário).

97.
Participante no Seminário em Finanças de Empresas.Participante no Seminário em Finanças de Empresas.. 1992. (Seminário).

98.
Seminário de Atualização em Normas de Financiamento do SFH.Participação em Seminário de Atualização em Normas de Financiamento do SFH.. 1989. (Seminário).

99.
III Encontro Nacional dos Estudantes de Ciências Contábeis.Participante no III Encontro Nacional dos Estudantes de Ciências Contábeis.. 1988. (Encontro).

100.
Seminário de Microempresa: Estatutos e suas Implicações..Participante no Seminário de Microempresa: Estatutos e suas Implicações.. 1985. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TEIXEIRA, A. J. C.. 14th International Congress of IAPNM. 2015. (Congresso).

2.
TEIXEIRA, A. J. C.. Seminário ?Ensino Fundamental: como melhorar os resultados do Espírito Santo?. 2011. (Outro).

3.
TEIXEIRA, A. J. C.. V Congresso ANPCONT (Comissão Organizadora). 2011. (Congresso).

4.
TEIXEIRA, A. J. C.. I Seminário de Contabilidade Pública. 2009. (Outro).

5.
TEIXEIRA, A. J. C.. I CONGRESSO ANPCONT (Coordenador de Seção de Apresentação). 2007. (Outro).

6.
TEIXEIRA, A. J. C.; NOSSA, Valcemiro ; LOPES, Alexsandro Broedel . I Simpósio FUCAPE Pesquisas em Contabilidade. 2001. (Congresso).

7.
TEIXEIRA, A. J. C.. I Seminário de Controladoria. 2000. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Victor Conti. DETERMINANTES DA DÍVIDA DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL FECHADO. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

2.
Dieggo Henrique da Silva Araujo. DIVULGAÇÃO VOLUNTÁRIA NOS ESTÁGIOS DE CICLO DE VIDA EMPRESARIAL. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

3.
Ronivaldo Alcebiades Ferreira. A RELEVÂNCIA DAS INFORMAÇÕES FINANCEIRAS NAS EMPRESAS LISTADAS NA B3 QUE ATUAM COM ATIVOS BIOLÓGICOS APÓS ADOÇÃO DO CPC 29. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

4.
Eden Aristoflavy Maranhão Praeiro. A INFLUÊNCIA DO GERENCIAMENTO DE RESULTADO POR MEIO DE DECISÕES OPERACIONAIS NA VALUE RELEVANCE DO FLUXO DE CAIXA OPERACIONAL. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

5.
Patricia Adriana Azambuja. A INTERFERÊNCIA POLÍTICA NA APRECIAÇÃO DAS CONTAS MUNICIPAIS. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

6.
Hell Hans Coelho. A QUALIDADE DE DISCLOSURE NAS DEMONSTRAÇÕES DOS CONSELHOS DE FISCALIZAÇÃO PROFISSIONAL. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

7.
Rafael Queiroz Silveira. PROCESSO DE INFLUÊNCIA NA DECISÃO DE COMPRA DE TÊNIS ESPORTIVOS POR CORREDORES FREQUENTES. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

8.
Paulo Ferrare Ramos. A FUNÇAO GRATICADA INFLUENCIA O COMPROMETIMENTO, A SATISFAÇÃO E O DESEMPENHO DO SERVIDOR PÚBLICO?. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

9.
Luisa Ribeiro Varella. ANÁLISE DA DIFERENÇA DE ATRIBUTOS DE ATRATIVIDADE ENTRE IES SITUADAS EM CIDADE DE PEQUENO E GRANDE PORTE.. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

10.
Romulo Matos de Moraes. RELAÇÕES ENTRE ENGAJAMENTO NO TRABALHO E PERCEPÇÃO DE POLÍTICA NA ORGANIZAÇÃO: Estudo aplicado a uma Instituição Pública de Ensino.. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

11.
Marcus Welber Gomes da Silva. INDICADORES DE QUALIDADE DE ENSINO - IDEB: Influência dos royalties do petróleo nos municípios do Rio de Janeiro de 2007 a 2012. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

12.
Jose Marcos Nunes Benevenute. SUPORTE SOCIAL E ORGANIZACIONAL: impacto na satisfação no trabalho em uma instituição de ensino público. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

13.
Rodrigo Lana Duarte. A RELAÇÃO ENTRE A MOTIVAÇÃO E A SATISFAÇÃO NO TRABALHO DOS SERVIDORES PÚBLICOS. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

14.
Marko Aurelio Goularte. Pedidos de remoção no serviço públido federal: quais fatores motivam este tipo de rotatividade voluntária?. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

15.
Rogerio Luiz Pin Callegari. IDENTIFICANDO AS VARIÁVEIS INTRINSECAS DOS SERVIDORES ABSENTEÍSTAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA FEDERAL.. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

16.
Bruno Fae. ANTECEDENTES DA LEALDADE ENTRE OS DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUACAÇÃO.. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

17.
Giacomina Possatti Lepaus. A RELAÇÃO ENTRE A DISCRIMINAÇÃO PERCEBIDA E A SATISFAÇÃO NO TRABALHO: um estudo com funcionários LGBT.. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

18.
Viviane Chaves de Oliveira. CONTRIBUIÇÃO À ANÁLISE DO DESEMPENHO DE AÇÕES ORÇAMENTÁRIAS: Um Estudo sobre o Plano Plurianual na Prefeitura Municipal de Vitória. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

19.
Rosangela Salvador Biral dos Santos. A IMAGEM ORGANIZACIONAL DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL DE ENSINO: Um estudo na perspectiva dos estudantes.. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

20.
Rosangela Cesar Vargas. SATISFAÇÃO NO TRABALHO: uma análise por meio das âncoras de carreira no serviço público.. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

21.
Rosimeire Silva Almondes. O stress como moderador do impacto da liderança autêntica no comprometimento e satisfação dos liderados. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

22.
Emerson Atilio Birchler. A IDENTIFICAÇÃO DE FATORES EXTRÍNSECOS E INTRÍNSECOS NA INTENÇÃO EMPREENDEDORA DE ESTUDANTES.. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

23.
Renata Souza Reimão de Melo. DETERMINANTES DA PRODUTIVIDADE CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM INSTITUTOS FEDERAIS.. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

24.
Wania Batista da Silva. ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E DESEMPENHO: UM ESTUDO DE CURSOS TÉCNICOS PROFISSIONALIZANTES.. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

25.
Leanilde Nascimento e Silva. RELAÇÃO ENTRE COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS E DESEMPENHO ACADÊMICO. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

26.
Cicero Jose Oliveira Guerra. Os Impactos da Adoção de Metodologias Ativas no Desempenho dos Discentes do Curso de Ciências Contábeis de Instituição de Ensino Superior Mineira. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

27.
Paulo Roberto Borghi Moreira. VALORES MOTIVACIONAIS NAS ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO COM DIFERENTES GRUPOS DE TRABALHO DE SERVIDORES PÚBLICOS DA EDUCAÇÃO.. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

28.
Rodrigo Pereira Piassi. SISTEMA DE GESTÃO PARA A OTIMIZAÇÃO DA PERFORMANCE DE PEQUENAS EMPRESAS. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

29.
Paula Cristina da Silveira Romano. A CO-CRIAÇÃO COMO ATRIBUTO DA SATISFAÇÃO DO CLIENTE DE SERVIÇOS BANCÁRIOS. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

30.
Paulo Vitor Bruno Onezorge. Relação entre book-tax-differences e governança corporativa nas empresas listadas na BM&BOVESPA. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo. Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

31.
Francine Macedo Dias. O PROCESSO DE INTERIORIZAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS, SOB O ASPECTO DA SATISFAÇÃO DOS SERVIDORES: um estudo de caso do Instituto Federal Fluminense. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

32.
Alexsandra Barcelos Dias. CONSISTÊNCIA DAS ESTRATÉGIAS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: Um estudo baseado na percepção dos stakeholders utilizando-se do Balanced Scorecard. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

33.
Roberto Miranda Pimentel Fully. OS EFEITOS DA EDUCAÇÃO SOBRE O PROGRESSO TECNOLÓGICO NO BRASIL. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

34.
Rafael Figueira Pinto. Folga organizacional financeira e inovação na contabilidade gerencial: uma análise aplicada às empresas de capital aberto listadas na BM&F Bovespa atuantes em setores regulados. 2013. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

35.
Aldomar Nascimento Junior. COM A BOCA NO TWITTER: a cocriação e a colaboração impactando no sucesso do marketing boca a boca on-line. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas Em Contabilidade Economia e Finanç, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

36.
Antônio Marcos dos Reis. UTILIZAÇÃO DE ARTEFATOS DE CONTABILIDADE GERENCIAL NAS SOCIEDADES COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS DE MINAS GERAIS E SUA RELAÇÃO COM PORTE E DESEMPENHO FINANCEIRO. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas Em Contabilidade Economia e Finanç, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

37.
Cláudia de Queiroz Cançado Gontijo. A INFLUÊNCIA DO NÍVEL DE GOVERNANÇA CORPORATIVA SOBRE AS DOAÇÕES RECEBIDAS PELAS ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

38.
Creusa da Penha Tonini. DISFUNÇÕES BUROCRÁTICAS EM UMA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL PÚBLICA. 2012. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

39.
Mônica de Oliveira Costa. ASSOCIAÇÃO ENTRE A REMUNERAÇÃO OFERECIDA AOS GESTORES E O DESEMPENHO ECONÔMICO DAS EMPRESAS DA AMÉRICA LATINA. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

40.
Gabriel Martins Feitosa. O IMPACTO DA ADOÇÃO DO MODELO DE EXCELÊNCIA DE GESTÃO (MEG) NO DESEMPENHO FINANCEIRO DAS EMPRESAS. 2012. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

41.
Harlley Pazolini. O PERFIL DE SUCESSO DO MICRO E PEQUENO EMPRESÁRIO SOB A PERCEPÇÃO DO CONTADOR E DAS VARIÁVEIS INTRÍNSECAS AOS EMPREENDEDORES: um estudo de caso. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

42.
Verônica Lopes de Jesus. ESTRATÉGIA DE MARKETING NO MERCADO DE BELEZA PARA CONSUMIDORES DAS CLASSES E, D e C. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

43.
Antonio Carlos Andrade Batista. ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO EMPRESÁRIO SOBRE CUSTOS DE PRODUÇÃO: Um estudo no APL de rochas ornamentais de Cachoeiro de Itapemirim/ES. 2011. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

44.
Moacyr Rodrigues Simão. Variáveis endógenas dos micro e pequenos empresários que podem impactar na continuidade dos empreendimentos no município de Manhuaçu/MG. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

45.
Sebastião Francisco Loss Franzini. Como as instituições no terceiro setor são percebidas pelos pais e pelas mães que tem seus filhos atendidos por estas entidades. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

46.
Adriano Alves dos Santos Tristão. REFLEXOS DA ADESÃO À REDE DE COOPERAÇÃO NO DESEMPENHO DE PEQUENOS E MÉDIOS SUPERMERCADOS: um estudo empírico sobre a rede "Central de Compras" do ES.. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

47.
Leonardo de Resende Dutra. Análise da concessão do microcrédito e sua relação com a inadimplência: um estudo no Banestes e Bandes. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanç. Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

48.
Luís Cláudio Magnago Andrade. Determinantes para utilização de práticas de contabilidade gerencial estratégica: um estudo empírico em entidades sem fins lucrativos. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas Em Contabilidade Economia e Finanç, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

49.
Simone Sallles Portela. UNDERPRICING E ABERTURA DE CAPITAL: UMA ANÁLISE UTILIZANDO O MODELO AEG DE AVALIAÇAO. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

50.
Julyana Goldner Nunes. ANÁLISE DAS VARIÁVEIS QUE INFLUENCIAM À ADESÃO DAS EMPRESAS AO ÍNDICE BOVESPA DE SUSTENTABILIDADE. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

51.
Simone Luiza Fiório. PAGAMENTO DE DIVIDENDOS E EMISSÃO DE TÍTULOS: Um estudo sobre as empresas listadas na Bovespa que têm como país sede o Brasil. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

52.
Isabela de Sousa Borges. VARIÁVEIS ENDÓGENAS DOS MICRO E PEQUENOS EMPRESÁRIOS QUE PODEM IMPACTAR NA CONTINUIDADE DOS EMPREENDIMENTOS. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

53.
Arildo Hungarato. Value-relevance dos gastos em P&D para o preço das ações das empresas da Bovespa. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas Em Contabilidade Economia e Finanç, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

54.
Gustavo Amorim Antunes. IMPACTO DA ADESÃO AOS NÍVEIS DE GOVERNANÇA DA BOVESPA NA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL: uma investigação acerca da oportunidade, relevância e do conservadorismo contábil utilizando dados em painel. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas Em Contabilidade Economia e Finanç, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

55.
Claudio Gandorim Cardoso. VARIÁVEIS PERTINENTES AOS EMPRESÁRIOS QUE IMPACTAM NA CONTINUIDADE DE SUAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS OBSERVADAS EM UM ESCRITÓRIO CONTÁBIL. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

56.
Sócrates Rocha Ramos. Aberturas de Capital no Brasil: uma análise das ofertas públicas iniciais de ações. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

57.
Jorge Henrique de Miranda. Abordagem de Precificação de Empresas de Acordo com o Modelo de Ohlson e a Equação para Cálculo de Opções de Black, Scholes e Merton. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

58.
Aucilene Vasconcelos Hanh. Um Estudo sobre a Relação Entre a Concentração Acionária e o Nível de Payout das Empresas Brasileiras Negociadas na BOVESPA. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

59.
Robson Zuccolotto. Um modelo para o ponto de equilíbrio na cultura de café conilon. 2004. 140 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas Em Contabilidade Economia e Finanç, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

60.
Alessandra Cristina de Oliveira Costa. Conservadorismo e os Países da América do sul: um Estudo da Aplicação do Conservadorismo em Cinco Países da América do Sul. 2004. 92 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas Em Contabilidade Economia e Finanç, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

61.
Paula Antonela Vieira Pinto. O Impacto do Balanced Scorecard nos Relatórios Financeiros da CST - Companhia Siderúrgica de Tubarão. 2004. 119 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas Em Contabilidade Economia e Finanç, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

62.
Fernando Nascimento Zatta. O Entendimento do Papel da Contabilidade como Fornecedora de Informações para o Mercado de Capitais: uma Contribuição para Formação de Preços nesse Mercado.. 2004. 240 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas Em Contabilidade Economia e Finanç, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

63.
Ethel Bianchine Areal. Estratégia Empresarial e Sistemas de Controle: o Caso das Média Empresas de Construção Civil na Grande Vitória. 2004. 110 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas Em Contabilidade Economia e Finanç, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

64.
Luiz Cláudio Louzada. Relação entre Barreiras de Entrada e o Retorno Empresarial no Mercado Brasileiro a partir de Dados das Demonstrações Contábeis. 2004. 142 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas Em Contabilidade Economia e Finanç, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

65.
Wellighton de Sousa. Um Estudo sobre a Viabilidade de Implantação do Pregão Eletrônico e uma Contribuição na Apuração dos Resultados nos Processos Licitatórios. 2004. 91 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas Em Contabilidade Economia e Finanç, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

66.
Luciene Laurett Rangel. A Relevância dos Indicadores Contábeis para Estimativa de Retorno das Ações Negociadas na Bovespa: um Estudo Empírico no Setor Metalurgia e Siderurgia. 2004. 124 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas Em Contabilidade Economia e Finanç, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

67.
Robson de Souza Linhares. Sistemas de Gerenciamento de Custos: o Custo-Alvo Aplicado em uma Empresa do Setor Frigorífico no Espírito Santo. 2004. 74 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas Em Contabilidade Economia e Finanç, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

68.
Hércules Vander de Lima Freire. A relação entre lucros anormais e dividendos: um estudo empírico das empresas com ações listadas na Bovespa. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas Em Contabilidade Economia e Finanç, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

69.
Lenita Loss. O inter-relacionamento entre políticas de dividendos e de investimentos: um estudo aplicado às companhias brasileiras. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas Em Contabilidade Economia e Finanç, . Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

Tese de doutorado
1.
Silvania Neris Nossa. THE PRESENCE OF GOVERNMENT AS SHAREHOLDER: DETERMINANTS IMPACTS ON FINANCIAL HEALTH OF FIRMS, AND MARKET REACTION. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo. Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Luana Machado Caetano. ATIVIDADES DE NATUREZA INTELECTUAL VERSUS ATIVIDADE CONTÁBIL: Uma análise comparativa e o direito a isonomia. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA ? Planejamento Tributário) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças. Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

2.
Ronaldo André Polez. A importância do planejamento estratégico para a administração das empresas. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Controladoria e Finanças) - Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas Em Contabilidade Economia e Finanç. Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

3.
José Adriani Bruneli Desteffani. Gestão estratégica de custos: uma abordagem do ABC (activity based consting). 1999. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

4.
Claudio Simões Salim. Os usuários da informação contábil. 1999. 44 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Contabilidade Gerencial) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Andreia Simmer Rodrigues. Capital intelectual: a contabilidade na sociedade do conhecimento.. 2002. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

2.
Idarlene Araújo de Oliveira Marques. A demonstração contábil do valor adicionado: um estudo comparativo. 2000. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

3.
Lenita Loss. A demonstração contábil do valor adicionado: um estudo comparativo. 2000. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Contabéis) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

4.
Roseani Balarini. Métodos de custeio, qual o melhor?. 1999. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Contabéis) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.

5.
Claudio Simões Salim. Os usuários da informação contábil. 1999. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Contabéis) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Aridelmo José Campanharo Teixeira.



Inovação



Programa de computador registrado
1.
TEIXEIRA, A. J. C.; HUNGARATO, Arildo ; HUNGARATO, R. D. R. . Muro do Conhecimento Científico. 2017.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512017000445-5, data de registro: 01/01/2017, título: "Muro do Conhecimento Científico" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Educação e Popularização de C & T



Programa de Computador registrado
1.
TEIXEIRA, A. J. C.; HUNGARATO, Arildo ; HUNGARATO, R. D. R. . Muro do Conhecimento Científico. 2017.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512017000445-5, data de registro: 01/01/2017, título: "Muro do Conhecimento Científico" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 2:38:01