Rosana Ribas Machado

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3237495515559793
  • Última atualização do currículo em 12/11/2017


É Mestra em Educação, linha de Pesquisa em Processos Inclusivos pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), graduação em Licenciatura Pedagogia - Habilitação em Educação Especial (Deficiência Auditiva) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), possui Curso de Especialização (latu sensu) em Educação Especial - Deficiência em Audio-Comunicação pela Fundação Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava - UNICENTRO (1994),Curso de Especialização (latu sensu) em Psicologia da Infância pela Fundação Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava - UNICENTRO (1991), e graduação em Licenciatura Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1988). Atuou na Coordenação Pedagógica na Equipe do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial da Rede Municipal de Educação da Prefeitura de Ponta Grossa (2001 - 2004), na Coordenação Pedagógica da Equipe de Educação Especial do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa (2007 - 2010), na Coordenação do Projeto Acessibilidade na Universidade Estadual de Ponta Grossa (2006 - 2008), na Criação do Grupo de Teatro de Surdos _Expressão_ do CEPRAF - Geny Ribas, na implantação de Cursos de LIBRAS para a comunidade na Universidade Estadual de Ponta Grossa, na Rede Municipal e Estadual de Ensino de Ponta Grossa. Foi membro do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Paraná e membro do Conselho Municipal de Curadores da Fundação Municipal de Promoção e Proteção às Pessoas Portadoras de Deficiências de Ponta Grossa (1998-1999). Tem experiência na área de Educação nos níveis de Educação Básica e Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Educacionais, Psicologia da Educação, Educação Inclusiva, Políticas Linguísticas da LIBRAS e Estudos Culturais. Atualmente atua como Pedagoga na Escola Bilíngue para Surdos Geny de Jesus Souza Ribas, Professora Formadora Universidade Aberta do Brasil / Universidade Estadual de Ponta Grossa,nas Faculdades: Santa Amélia_SECAL e Faculdade Sant'Ana ( IESSA_Instituição de Ensino Superior Sant'Ana). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rosana Ribas Machado
Nome em citações bibliográficas
MACHADO, Rosana Ribas

Endereço


Endereço Profissional
Secretaria Estadual de Educação, Escola Bilíngue para Surdos Geny de Jesus Souza Ribas.
Rua Washington Luiz, nº100.
Uvaranas
84020380 - Ponta Grossa, PR - Brasil
Telefone: (42) 32356432
URL da Homepage: http://www.ceprafgenyribas.org/


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2007
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Um estudo sobre os significados atribuídos à língua portuguesa por surdos universitários,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Ronice Muller de Quadros.
1989 - 1990
Especialização em Psicologia da Infância.
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Título: Estímulos para leitura : estão sendo utilizados.
Orientador: Professora Celina Imaculada Girardi.
2010 - 2012
Aperfeiçoamento em PDE. (Carga Horária: 963h).
Secretaria Estadual de Educação, SEED, Brasil.
Título: As práticas de Educação Bilíngue para Surdos: percursos e tensões entre os espaços do centro especializado/escola de educação biilíngue para surdos e o ensino regular. Ano de finalização: 2012.
Orientador: Sueli Fernandes.
Bolsista do(a): Secretaria do Estado de Educação, SEED, Brasil.
1992 - 1994
Aperfeiçoamento em Educação Especial Deficiência Em Audiocomunicação.
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil. Ano de finalização: 1994.
1989 - 1992
Graduação em Licenciatura Em Pedagogia.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1985 - 1988
Graduação em Licenciatura Em Pedagogia.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Título: O Orientador Educacional.
Orientador: Zelia Lopes Marochi.




Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em PLANO INOVADOR DE CAPACITAÇÃO. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em EDUSOPARANA. (Carga horária: 44h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em PLANO INOVADOR DE CAPACITAÇÃO. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em CARTA DE MIDIA-EDUCAÇÃO DE PONTA GROSSA. (Carga horária: 70h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2013 - 2013
Avaliação e Planejamento Educacional. (Carga horária: 24h).
Secretaria do Estado de Educação, SEED, Brasil.
2013 - 2013
FORMAÇÃO EM AÇÃO 2013 - EDUCAÇÃO ESPECIAL. (Carga horária: 8h).
Secretaria do Estado de Educação, SEED, Brasil.
2013 - 2013
GRUPO DE TRABALHO EM REDE - GTR 2012. (Carga horária: 64h).
Secretaria do Estado de Educação, SEED, Brasil.
2012 - 2012
Escola pública: espaço de aprendizagem. (Carga horária: 32h).
Secretaria do Estado de Educação, SEED, Brasil.
2012 - 2012
Seminário de Encerramento PDE 2010. (Carga horária: 8h).
Secretaria do Estado de Educação, SEED, Brasil.
2012 - 2012
FORMAÇÃO EM AÇÃO - 2º SEMESTRE. (Carga horária: 8h).
Secretaria do Estado de Educação, SEED, Brasil.
2012 - 2012
FORMAÇÃO EM AÇÃO: EDUCAÇAO ESPECIAL. (Carga horária: 8h).
Secretaria do Estado de Educação, SEED, Brasil.
2012 - 2012
FORMAÇÃO EM AÇÃO: PEDAGOGOS 2º SEMESTRE. (Carga horária: 8h).
Secretaria do Estado de Educação, SEED, Brasil.
2012 - 2012
Encontro de orientação PDE. (Carga horária: 64h).
Secretaria do Estado de Educação, SEED, Brasil.
2012 - 2012
FORMAÇÃO EM AÇÃO: PEDAGOGOS. (Carga horária: 8h).
Secretaria do Estado de Educação, SEED, Brasil.
2010 - 2012
Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE 2010. (Carga horária: 964h).
Secretaria do Estado de Educação, SEED, Brasil.
2011 - 2011
Inserção acadêmica PDE 2010. (Carga horária: 64h).
Secretaria do Estado de Educação, SEED, Brasil.
2011 - 2011
Inserção acadêmica PDE 2010. (Carga horária: 64h).
Secretaria do Estado de Educação, SEED, Brasil.
2011 - 2011
Formação para professores tutores EAD/PDE. (Carga horária: 48h).
Secretaria do Estado de Educação, SEED, Brasil.
2011 - 2011
Plano anual de formação continuada - PAFC/UEPG. (Carga horária: 117h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2011 - 2011
Formação para professores tutores EAD/PDE. (Carga horária: 16h).
Secretaria do Estado de Educação, SEED, Brasil.
2011 - 2011
1º Encontro Pedagógico para Ensino de 2ª Língua. (Carga horária: 16h).
Secretaria do Estado de Educação, SEED, Brasil.
2011 - 2011
Encontro de orientação PDE. (Carga horária: 32h).
Secretaria do Estado de Educação, SEED, Brasil.
2011 - 2011
Encontro de área PDE. (Carga horária: 24h).
Secretaria do Estado de Educação, SEED, Brasil.
2011 - 2011
2º Seminário Integrador PDE 2010. (Carga horária: 16h).
Secretaria do Estado de Educação, SEED, Brasil.
2011 - 2011
Curso específico 3 e 4 PDE/ 2010 - UEPG. (Carga horária: 128h).
Secretaria do Estado de Educação, SEED, Brasil.
2010 - 2010
Seminário Integrador PDE/2010 - UEPG. (Carga horária: 16h).
Secretaria do Estado de Educação, SEED, Brasil.
2010 - 2010
Educação Digital PDE/ 2010. (Carga horária: 24h).
Secretaria do Estado de Educação, SEED, Brasil.
2010 - 2010
Formação dos mult. para gestão escolar. (Carga horária: 24h).
Secretaria do Estado de Educação, SEED, Brasil.
2010 - 2010
2º Seminário de Educação Bilíngue para Surdos. (Carga horária: 30h).
Secretaria do Estado de Educação, SEED, Brasil.
2010 - 2010
Seminário da gestão da educação profissional. (Carga horária: 16h).
Secretaria do Estado de Educação, SEED, Brasil.
2010 - 2010
Jornada Pedagógica: avaliação do ensino e da ap.. (Carga horária: 8h).
Secretaria do Estado de Educação, SEED, Brasil.
2010 - 2010
Reflexões sobre a educação e o direito das pessoas. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2009 - 2009
NRT: NRE Itinerante/DEE e Inclusão Educacional. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2009 - 2009
RTE: Capacitação para o enfrentamento ao trab.inf.. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2009 - 2009
Atendimento educacional hospitalar/domiciliar. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2009 - 2009
Capacitação para o enfren. ao trabalho infantil. (Carga horária: 24h).
Secretaria do Estado de Educação, SEED, Brasil.
2009 - 2009
III Encontro de Jornada Pedagógica. (Carga horária: 8h).
Secretaria do Estado de Educação, SEED, Brasil.
2009 - 2009
RTE: Centro de apoio pedagógico. (Carga horária: 8h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2009 - 2009
XXV Encontro SEED/NRE. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2009 - 2009
II Encontro da Jornada Pedagógica. (Carga horária: 8h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2009 - 2009
RTE: Encontro presencial mídias na educação. (Carga horária: 8h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2009 - 2009
III Encontro da Jornada Pedagógica. (Carga horária: 8h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2009 - 2009
Encontro Presencial Inicial Mídias na Educação. (Carga horária: 8h).
Secretaria Estadual de Educação, SEED, Brasil.
2008 - 2008
Disseminação da política curricular do Paraná. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2008 - 2008
RT: DEEIN, NRE e representantes das escolas esp.. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2008 - 2008
XXI Encontro SEED/NRE. (Carga horária: 20h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2008 - 2008
I Seminário de educação bilingue para surdos. (Carga horária: 30h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2008 - 2008
Jornada Pedagógica para Pedagogos. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2008 - 2008
I Encontro e formação para gestores - prestação. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2008 - 2008
Grupo de estudos de educação especial. (Carga horária: 30h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2008 - 2008
A inclusão na perspectiva das políticas públicas. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2008 - 2008
Disseminação da política curricular do Paraná. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2008 - 2008
Semana Pedagógica. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2007 - 2007
Estudos para Organização do trabalho pedagogico. (Carga horária: 16h).
Secretaria Estadual de Educação - PR, SEED, Brasil.
2007 - 2007
IV Seminário Paranaense de Surdos. (Carga horária: 30h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2007 - 2007
Jornada Pedagógica para Pedagogos. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2006 - 2006
A Gestão Democrática na Escola Pública. (Carga horária: 8h).
Secretaria Estadual de Educação, SEED, Brasil.
2006 - 2006
Motivação no trabalho. (Carga horária: 6h).
SENAC - PG, SENAC, Brasil.
2006 - 2006
Estudos para a Organização do Trabalho Pedagógico. (Carga horária: 40h).
Secretaria Estadual de Educação, SEED, Brasil.
2006 - 2006
Estudos para Organização do Trabalho Pedagogico. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2006 - 2006
Gestão democratica da organização pedagogica. (Carga horária: 8h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2006 - 2006
Estudos para Organização do Trabalho Pedagogico. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2005 - 2005
Construindo Identidades: Nós e os Outros. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2005 - 2005
Linguagem e Gesto. (Carga horária: 16h).
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
2005 - 2005
Cultural and Linguistic Issues in Deaf Education. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2005 - 2005
Diretrizes pedagogicas e administrativas ed. bási.. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2005 - 2005
Foucault na Educação. (Carga horária: 28h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2005 - 2005
Leitura e Surdez. (Carga horária: 28h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2005 - 2005
Diretrizes Pedagógicas para Educação Básica. (Carga horária: 24h).
Secretaria Estadual de Educação, SEED, Brasil.
2005 - 2005
Pesquisa sobre Intérpretes em Geral e em Est.Surdo. (Carga horária: 28h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2004 - 2004
Narrativa e Poesia em Língua de Sinais. (Carga horária: 28h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2002 - 2002
I Encontro de Professores de classe de aceleração. (Carga horária: 8h).
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa, SME - PG, Brasil.
2002 - 2002
Conferência Municipal de Educação Especial. (Carga horária: 7h).
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa, SME - PG, Brasil.
2002 - 2002
Grupo de estudos - EJA. (Carga horária: 20h).
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa, SME - PG, Brasil.
2002 - 2002
A gramática da Lingua de Sinais Brasileira. (Carga horária: 14h).
Centro Educacional para Surdos, ANPACIN, Brasil.
2002 - 2002
Curso de LIBRAS. (Carga horária: 24h).
CEPRAF - Geny Ribas, CEPRAF, Brasil.
2002 - 2002
I Feira do Livro de Ponta Grossa. (Carga horária: 4h).
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa, SME - PG, Brasil.
2002 - 2002
Programa Parametros em Ação - EJA. (Carga horária: 104h).
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa, SME - PG, Brasil.
2001 - 2001
Educação de surdos: avanços e reflexões. (Carga horária: 24h).
CEPRAF - Geny Ribas, CEPRAF, Brasil.
2001 - 2001
Formação continuada: educação de surdos. (Carga horária: 18h).
CEPRAF - Geny Ribas, CEPRAF, Brasil.
2001 - 2001
Treinamento de interpretes p linguagem de sinais. (Carga horária: 40h).
CEPRAF - Geny Ribas, CEPRAF, Brasil.
2000 - 2000
Educação Ambiental. (Carga horária: 16h).
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa, SME - PG, Brasil.
2000 - 2000
Plano curricular - 1ª a 4ª séries. (Carga horária: 16h).
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa, SME - PG, Brasil.
2000 - 2000
O Orientador educacional em busca de novos conhec.. (Carga horária: 16h).
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa, SME - PG, Brasil.
2000 - 2000
Compartilhando experiencias pedagógicas. (Carga horária: 4h).
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa, SME - PG, Brasil.
2000 - 2000
Geografia, vivencia, conhecimento e consciencia. (Carga horária: 8h).
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa, SME - PG, Brasil.
2000 - 2000
Repensando a prática, descobrindo caminhos. (Carga horária: 20h).
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa, SME - PG, Brasil.
1999 - 1999
O Orientador educacional em busca de novos conhec.. (Carga horária: 8h).
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa, SME - PG, Brasil.
1999 - 1999
II Seminário de Educação Especial. (Carga horária: 8h).
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa, SME - PG, Brasil.
1998 - 1998
A situação do curriculo na educação de surdos. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Estado da Educação - SETEPAR, SEED - SETEPAR, Brasil.
1998 - 1998
Novos desafios para os profissionais da educação. (Carga horária: 16h).
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa, SME - PG, Brasil.
1998 - 1998
Exercício da cidadania. (Carga horária: 8h).
Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Ponta Grossa, SME - PG, Brasil.
1998 - 1998
Avaliação Novos Caminhos. (Carga horária: 8h).
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa, SME - PG, Brasil.
1998 - 1998
Sensibilização para a Inclusão. (Carga horária: 8h).
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa, SME - PG, Brasil.
1998 - 1998
Curso de LIBRAS. (Carga horária: 48h).
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa, SME - PG, Brasil.
1997 - 1997
Oficina de produção de texto. (Carga horária: 4h).
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa, SME - PG, Brasil.
1997 - 1997
Semana Pedagógica. (Carga horária: 8h).
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa, SME - PG, Brasil.
1997 - 1997
Proficiencia em Educação Bilingue para Surdos. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Estado da Educação - SETEPAR, SEED - SETEPAR, Brasil.
1996 - 1996
O Pensamento sócio - construtivista de Vygotsky. (Carga horária: 16h).
Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Ponta Grossa, SME - PG, Brasil.
1996 - 1996
I Encontro de professores e pais de def. auditivos. (Carga horária: 8h).
Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Ponta Grossa, SME - PG, Brasil.
1995 - 1995
Curso de LIBRAS. (Carga horária: 33h).
Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Ponta Grossa, SME - PG, Brasil.
1994 - 1995
Curso Básico de Ikebana da Academia Kado Sanguetsu. (Carga horária: 34h).
Fundação Mokiti Okada - Matriz, FMO, Brasil.
1994 - 1994
Avaliação pedagógica do deficiente auditivo. (Carga horária: 12h).
Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Ponta Grossa, SME - PG, Brasil.
1994 - 1994
Bilinguismo e Leitura de Sinais. (Carga horária: 8h).
Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Ponta Grossa, SME - PG, Brasil.
1994 - 1994
Atualização para professores de Educação Especial.
Secretaria de Estado da Educação - SETEPAR, SEED - SETEPAR, Brasil.
1993 - 1993
Capacitação docente para professores Def. Aud./ Me.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
1992 - 1992
Capacitação do magistério - Educação especial.
Secretaria de Estado da Educação - SETEPAR, SEED - SETEPAR, Brasil.


Atuação Profissional



Governo do Estado do Paraná, GOVERNO/PR, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 40

Atividades

2/1992 - 12/2000
Serviços técnicos especializados , Secretaria Estadual da Educação, Centro Pontagrossense de Reabilbitação Auditiva e da Fala Geny de Jesus Sou.

Serviço realizado
Pedagoga.

CEPRAF Geny Ribas, CEPRAF, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 20


Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Formadora UAB

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Coordenadora de Projeto de Ex., Enquadramento Funcional: Coordenadora do Projeto de Ex.
Outras informações
Coordenação do Projeto de Extensão Acessibilidade na Universidade

Vínculo institucional

1993 - 1993
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplina Ministrada - Psicologia da Educação, do Departamento de Educação - UEPG

Atividades

2/1993 - 12/1993
Ensino, Licenciatura Em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação

Faculdade Sagrada Família, FASF, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora


Sociedade Educativa e Cultural Amélia, SECAL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

02/2014 - Atual
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libras_Língua Brasileira de Sinais
08/2011 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libtras_Língua Brasileira de Sinais
08/2011 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libras_Lingua Brasileira de Sinais

Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: convidada, Enquadramento Funcional: Membro de Grupo de Pesquisa


Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, PMPG, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Educação Especial, Carga horária: 40

Atividades

1/2001 - 12/2004
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal da Educação, Núcleo de Estudos e Pesquisas Em Educação Especial.

Serviço realizado
Coordenadora da Educação Especial.

Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa, SME - PG, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

5/2001 - 12/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora da EJA - SURDOS

Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Estudande, Enquadramento Funcional: Aluna de Mestrado, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2009 - 2012
Análise das práticas de letramento envolvendo alunos surdos do Ensino Médio público de Curitiba e Região Metropolitana.
Descrição: O estudo em questão pretende investigar, por meio de pesquisa quantitativa e qualitativa, as práticas de letramento em contextos inclusivos, elegendo como grupo de referência estudantes surdos matriculados nas escolas de ensino médio da rede pública de Curitiba e Região Metropolitana. Relatório - 01/10/2009 a 31/03/2010. Nesta fase inicial da investigação, priorizamos a pesquisa bibliográfica com o objetivo de delinear o arcabouço epistemológico subjacente à literatura produzida na área, constituir o quadro das diretrizes pedagógicas das políticas inclusivas do governo federal e estadual, bem como as diferentes concepções de educação dos surdos que elas veiculam, de modo a identificar articulações entre representações identitárias que circulam nas práticas discursivas e seus impactos nas práticas sociais. Em decorrência das análises realizadas nesta fase da pesquisa, observou-se que as concepções sobre a surdez e seus desdobramentos na pedagogia dispensada a estudantes surdos são bastante contraditórias e refletem políticas educacionais hegemonicamente calcadas em modelos clínico-terapêuticos, em detrimento das concepções sócio-antropológicas, em curso na contemporaneidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2007
Um estudo sobre os significados atribuídos a língua portuguesa por surdos universitários
Descrição: Este trabalho teve por objetivo conhecer os significados atribuídos pelos surdos universitários à língua portuguesa. O estudo envolveu três pessoas surdas, uma da graduação, uma do mestrado e uma do doutorado e as suas narrativas sobre a língua portuguesa.Inspirada nos estudos pós-estruturalistas, que fundamentam as discussões dos Estudos Culturais e os Estudos Surdos, procurei compreender as posições do sujeito surdos em relação a segunda língua, a partir dos elementos priorizados na pesquisa: as atribuições de sentido do português em suas vidas, nas relações de poder em que está posta a educação de surdos.Os enunciados possibilitam dizer que os surdos tem ocupado espaço social de reconhecimento dos seus direitos pelo uso da língua de sinais e que o português assume significados de autoria, nas linguagens culturais estabelecidas entre leitor e autor.Os resultados mostraram que a obra, o texto, a escritura,leva-nos a compreendê-los como sujeitos das diferenças e não das deficiências..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Rosana Ribas Machado - Integrante / Ronice Muller de Quadros - Coordenador.
1990 - 1991
O Ensino de 2º Grau Noturno: um estudo sobre seu principal protagonista: o aluno
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Rosana Ribas Machado - Integrante / Leda Scheibe - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de extensão


2011 - 2011
Setembro Azul
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2006 - 2009
LIBRAS para a Comunidade
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2005 - Atual
Vivenciando a LIBRAS
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2003 - Atual
Grupo teatral de Surdos - Expressão
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
1997 - Atual
Abrindo horizontes para o mundo do trabalho
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
1994 - Atual
Surdez em Tempos das Diferenças
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Bilíngue para Surdos.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Inclusiva.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Lê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MACHADO, Rosana Ribas2007 MACHADO, Rosana Ribas; KRUGER, J. R. ; SILVA, M. B. ; MACHADO, É. R. . Acessibilidade na universidade: repensando os processos inclusivos. Revista Conexão UEPG, v. 3, p. 12-15, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MACHADO, Rosana Ribas. Língua Brasileira de Sinais (libras). 1. ed. Ponta Grossa: UEPG/NUTEAD, 2011. 147p .

2.
MACHADO, Rosana Ribas. Libras - Língua Brasileira de Sinais. 1. ed. Ponta Grossa: UEPG/NUTEAD, 2011. 127p .

Capítulos de livros publicados
1.
MACHADO, Rosana Ribas. Olhares sobre a comunicação visual dos sujeitos surdos. In: Márcia Barbosa da Silva; Sandra Mara de Oliveira Souza; Sebastião Faustino Pereira FIlho. (Org.). Comunicação e Educação: diálogos possíveis. 1ed.Natal: UFRN, 2012, v. , p. 25-48.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MACHADO, Rosana Ribas; SCHEIBE, L. . O Ensino de 2º Grau Noturno - Um Estudo Sobre seu Principal Protagonista: O Aluno. In: I Seminário Catarinense de Iniciação Científica, 1991, Florianópolis. O Ensino de 2º Grau Noturno - Um Estudo Sobre seu Principal Protagonista: O Aluno.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MACHADO, Rosana Ribas. As relações, representações, os significados atribuídos pelos surdos universitários à Língua Portuguesa. In: IV Congresso Internacional da ABRALIN, 2005, Brasilia. IV Congresso Internacional da ABRALIN. UNB.

2.
MACHADO, Rosana Ribas. Novos Desafios-O Resgate da Identidade da Educação Especial do Município de Ponta Grossa. In: II Seminário Internacional de Educação, 2003, Campinas - SP. Caderno Resumo Construindo a Escola Viva. Campinas-SP, 2003. p. 37-38.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
MACHADO, Rosana Ribas2005MACHADO, Rosana Ribas. As relações, representações, os significados atribuídos pelos surdos universitários à Língua Portuguesa. V Encontro de Pesquisa da UEPG, UEPG, 2005.

2.
MACHADO, Rosana Ribas2002 MACHADO, Rosana Ribas. Novos Desafios - O resgate da identidade da educação especial no município de Ponta Grossa. Anais da 1ª Conferência Internacional de Educação, Riberão Preto, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
MACHADO, Rosana Ribas. Da política para a prática da Educação Inclusiva. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MACHADO, Rosana Ribas. Libras - Língua Brasileira de Sinais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MACHADO, Rosana Ribas. Inclusão e Literacia Midiatica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MACHADO, Rosana Ribas. Movimento Setembro Azul. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MACHADO, Rosana Ribas. Libras, surdo e aprendizagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MACHADO, Rosana Ribas. A educação de alunos surdos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MACHADO, Rosana Ribas. Educação Inclusiva em tempos das diferenças. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MACHADO, Rosana Ribas. O Pedagogo e os olhares sobre os Programas e Serviços Especializados da Educação Inclusiva. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
MACHADO, Rosana Ribas. Paradigma de atenção a pessoas com deficiência. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MACHADO, Rosana Ribas. Desmistificando a educação inclusiva: convivendo com as diferenças. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MACHADO, R. R.; As relações, representações, os significados atribuídos pelos surdos universitários à lingua portuguesa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
MACHADO, Rosana Ribas. As relações, representações, os siginificados atribuidos pelos surdos universitários a Lingua Portuguesa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
MACHADO, Rosana Ribas. Projeto Novos desafios - o resgate da identidade da educação especial do municipio de Ponta Grossa. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
MACHADO, Rosana Ribas. Novos desafios - o resgate da identidade da educação especial no municipio de Ponta Grossa. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
MACHADO, Rosana Ribas. A inclusão do Surdo em classes regulares: uma proposta viável?. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MACHADO, Rosana Ribas. A inclusão do surdo em classes regulares: uma proposta viável. 1998. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
MACHADO, Rosana Ribas. As práticas de Educação Bilíngue para Surdos: percursos e tensões entre os espaços do centro especializado/escola de educação biilíngue para surdos e o ensino regular 2012 (Artigo PDE).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MACHADO, Rosana Ribas. 3º Encontro de Comunicação e Educação de Ponta Grossa. 2013.

2.
MACHADO, Rosana Ribas. 5º Congresso Internacional de Educação, Pesquisa e Gestão. 2013.


Demais tipos de produção técnica
1.
MACHADO, Rosana Ribas. 5º Congresso Internacional de Educação, Pesquisa e Gestão. 2013. (Mediadora de Mesa).

2.
MACHADO, Rosana Ribas. 3º Encontro de Comunicação e Educação de Ponta Grossa. 2013. (Coordenação dos Trabalhos).

3.
MACHADO, Rosana Ribas. As práticas de educação bilíngue para surdos: tensões entre os espaços especializados/ escola de educação de surdos e o ensino regular. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção Didático Pedagógica).

4.
MACHADO, Rosana Ribas. Fórum de Discussão e Palestras - Plano Nacional de Educação em Debate. 2011. (Coordenação dos Trabalhos).

5.
MACHADO, Rosana Ribas. Língua, Identidade e Cultura. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
MACHADO, Rosana Ribas. Fundamentos e princípios da Educação Inclusiva. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
MACHADO, Rosana Ribas. Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais: a história da surdez e a aquisição da linguagem pelo sujeito surdo. 2009. .

8.
MACHADO, Rosana Ribas. Fundamentos da Educação de Surdos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
MACHADO, Rosana Ribas. Língua, Identidade e Cultura. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
MACHADO, Rosana Ribas. Curso Básico de Língua Brasileira de sinais: a história da surdez e a aquisição da linguagem pelo sujeito surdo. 2009. .

11.
MACHADO, Rosana Ribas. Fundamentos da Educação de Surdos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

12.
MACHADO, Rosana Ribas. Língua, Identidade e Cultura. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

13.
MACHADO, Rosana Ribas. Educação de Surdos: em tempos das diferenças. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
MACHADO, Rosana Ribas. Curso de capacitação do projeto rondon 2007 - Atenção e cuidado para com o outro - a questão da inclusão. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
MACHADO, Rosana Ribas. Curso de Capacitação do Projeto Rondon 2007 - Elaboração das oficinas e produção de papel reciclável e outros produtos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
MACHADO, Rosana Ribas. Grupo de Estudos - Educação do Campo. 2007. .

17.
MACHADO, Rosana Ribas. I Semana Pedagogica. 2002. .

18.
MACHADO, Rosana Ribas. Maratona Intelectual "Olavo Alberto de Carvalho". 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
MACHADO, Rosana Ribas. Projeto: Escola/ Família/ Comunidade - um elo necessário e imprescindível. 1999. .

20.
MACHADO, Rosana Ribas. Curso de Formação de Professores para a Educação Especial - Área de Deficiência Auditiva. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

21.
MACHADO, Rosana Ribas. Disciplina Programas e Métodos de Atendimento do Deficiênte Físico. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

22.
MACHADO, Rosana Ribas. Curso Educação Especial - Superando os Limites. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

23.
MACHADO, Rosana Ribas; SCHEIBE, L. . O ensino de 2ºGrau Noturno - Um estudo sobre seu principal protagonista: o Aluno. 1991. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MACHADO, Rosana Ribas. Participação em banca de Eunice Lopes Mendes. A importância do professor saber LIbras para comunicar-se com o aluno surdo. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

2.
MACHADO, Rosana Ribas. Participação em banca de Mariana Marçal Nassi. O contexto do projeto Vivendo LIBRAS nas series inicias da Rede Municipal de Ponta Grossa. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

3.
MACHADO, Rosana Ribas. Participação em banca de Ana Paula Neves Lopes. Um estudo sobre o Mercado de Trabalho para surdos no município de Ponta Grossa. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

4.
MACHADO, Rosana Ribas; MANJINSKI, E.; MATTA, S. S.. Participação em banca de Maria Cristiane Luck Manjinski. A Inclusão do surdo através da alfabetização em língua portuguesa. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

5.
MACHADO, Rosana Ribas. Participação em banca de Ana Flávia Bobato. A importância do instrutor de sinais na Educação Infantil. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em educação Infantil) - INEC - Faculdade de Castro.

6.
MACHADO, Rosana Ribas; FERNANDES, S. F.; MORO, N. O.. Participação em banca de Conceição de Queiroz Campos de Freitas. A importância da Língua de sinais no Desenvolvimento global da pessoa surda. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

7.
MACHADO, Rosana Ribas; FERNANDES, S. F.; SCHAFRANSKI, M. D.. Participação em banca de Rosicler Aparecida de Souza. O histórico da educação de surdos. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

8.
MACHADO, Rosana Ribas; MAINARDES, Jeferson. Participação em banca de Josiane Gonçalves dias Machado. O Surdo e o Processo Inclusivo. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

9.
MACHADO, Rosana Ribas; MAINARDES, Jeferson. Participação em banca de Suzana Souza Netto Gioppo. O Surdo e o Processo Inclusivo. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MACHADO, Rosana Ribas. Participação em banca de Elisangela Lima; Nilza Agueda Duarte; Nívea Barros Escouto.A importância do lúdico na prática pedagógica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

2.
MACHADO, Rosana Ribas. Participação em banca de Janete Maria Cardoso; Jucélia Tasca da Silva.A importância de ouvir histórias na Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

3.
MACHADO, Rosana Ribas. Participação em banca de Evelize da Costa; Franciny Correa; Jaqueline Correa.A importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras na construção do conhecimento infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

4.
MACHADO, Rosana Ribas. Participação em banca de Lucilene Kleestadt; Silvia Montiel.A contribuição do lúdico na construção da aprendizagem infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

5.
MACHADO, Rosana Ribas. Participação em banca de Cibele de Santana; Berenice Szulc; Maria Schon.Alfabetização com textos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

6.
MACHADO, Rosana Ribas. Participação em banca de Elizangela Vicentim; Clarice de Oliveira; Maria Valeco.Ludicidade: alfabetização e letramento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

7.
MACHADO, Rosana Ribas. Participação em banca de Rosenilda da Silva; Maria da Luz Moreira; João Hening.Ludicidade contextualizada: jogos pedagógicos na educação infantil: uma abordagem construtivista. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

8.
MACHADO, Rosana Ribas. Participação em banca de Rosi Zenzeluk; Rosilda Aurélio; Maria Schluter.A ludicidade no ensino da matematica nas séries iniciais do ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

9.
MACHADO, Rosana Ribas. Participação em banca de Clemair Frider; Selma de Sene; Zenilda de Almeida.A contribuição dos contos de fada na alfabetização. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

10.
MACHADO, Rosana Ribas. Participação em banca de Edina Nekipa; Valdir Mendes; Marcia Fernandes.A psicomotricidade e os recursos pedagógicos na educação infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

11.
MACHADO, Rosana Ribas. Participação em banca de Marilza Karpinski; Rosa Varela.O lúdico na educação infantil das escolas municipais do município de Palmital - PR. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

12.
MACHADO, Rosana Ribas. Participação em banca de Josiele Sabatovicz; Elizabete Pereira; Lucioda Pereira.A influencia dos jogos e brincadeiras na aprendizagem de matemática no ensino fundamental - séries iniciais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

13.
MACHADO, Rosana Ribas. Participação em banca de Daiane Camargo; Maria Eli de Ramos; Simone Hilgenberg.Bulling não é brincadeira. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Sociedade Educativa e Cultural Amélia.

14.
MACHADO, Rosana Ribas. Participação em banca de Angelice Lima; Josliane Ligeski; Leodinaldo Trelinski.Inclusão no Colégio Nossa Senhora das Graças: da utopia a ação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Sociedade Educativa e Cultural Amélia.

15.
MACHADO, Rosana Ribas. Participação em banca de Viviane Demetrio do Nascimento.um estudo sobre o processo de ensino e aprendizagem das disciplinas de ciências e biologia com estudantes surdos inclusos no ensino regular. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

16.
MACHADO, Rosana Ribas; CUNHA, N. F.; SILVA, R. C.. Participação em banca de Daniel Clementino da Silva.O uso da Libras no contexto religioso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

17.
MACHADO, Rosana Ribas. Participação em banca de Maria Harmatiuk; Patricia Muller.Alfabetização/ Letramento frente a inclusão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

18.
MACHADO, Rosana Ribas; CUNHA, N. F.; SILVA, R. C.. Participação em banca de Monique Pailo Carneiro.Recursos expressivos de Libras. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

19.
MACHADO, Rosana Ribas; LEITE, M. F. B.. Participação em banca de Márcia Regina Kapfenberger.Educação de Jovens e Adultos Surdos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Pedagogia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MACHADO, Rosana Ribas. Professor Assistente na área de Língua Brasileira de Sinais. 2010. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Outras participações
1.
MACHADO, Rosana Ribas. Professor de Ensino Básico,Técnico e Tecnológico no Campus de Ponta Grossa. 2010. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
MACHADO, Rosana Ribas. Teste Seletivo para Professor de Ensino Superior. 2010. Universidade Estadual de Ponta Grossa.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Edusoparana.EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SURDOS E AS CONTRIBUIÇÕES DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EMANCIPATÓRIAS DESENVOLVIDAS NA ESCOLA BILÍNGUE. 2016. (Encontro).

2.
SEMANA ALUSIVA A INCLUSÃO_ A ARTE SURDA NO MUNDO. 2015. (Encontro).

3.
3º Encontro de Comunicação e Educação de Ponta Grossa. 2013. (Encontro).

4.
5º Congresso Internacional de Educação, Pesquisa e Gestão: Educação Inclusiva - desafios e possibilidades. 2013. (Congresso).

5.
2º Encontro de Comunicação e Educação de Ponta Grossa e Feira de Literacia e Linguagens Inclusivas.Inclusão e Literacia Midiatica. 2012. (Encontro).

6.
Debate sobre Educação Especial e o Plano Nacional de Educação. 2011. (Outra).

7.
Educação: possibilidades de entrelaces. 2010. (Outra).

8.
Conferência Nacional de Educação - Etapa Intermunicipal. 2009. (Outra).

9.
Semana Pedagógica 2009.O Pedagogo e os olhares sobre os Programas e Serviços Especializados da educação Inclusiva. 2009. (Outra).

10.
I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. 2008. (Outra).

11.
Reunião do Grupo PET - Licenciatura em Química - UEPG.Paradigma de atenção a pessoas com deficiencia. Na diversidade ou na diferença?. 2008. (Outra).

12.
Semana Pedagógica - UEPG. 2008. (Outra).

13.
Semana Pedagogica - UEPG - Desafios para o ensino superior. 2008. (Outra).

14.
2º Fórum Pedagogia em Debate.Desmistificando a Educação Inclusiva: convivendo com as diferenças. 2007. (Outra).

15.
3ª Reunião do Projeto Rondon. 2007. (Outra).

16.
Centenário da Comissão Rondon. 2007. (Outra).

17.
Experiências para comparitilhar. 2007. (Outra).

18.
II Conferência Municipal de Assistência Social. 2007. (Outra).

19.
V Semana de educação de Palmeira.Identidade e diferença: a educação inclusiva em questão. 2007. (Outra).

20.
IV Congresso Internacional da ABRALIN. 2005. (Congresso).

21.
V Encontro de Pesquisa da UEPG. 2005. (Encontro).

22.
V Encontro de Pesquisa da UEPG. 2005. (Encontro).

23.
ANPED SUL. 2004. (Outra).

24.
Feira do livro de Ponta Grossa. 2003. (Outra).

25.
Formaçaõ de Gestores e Educadores do Programa Educação Inclusiva:Direito à Diversidade.. 2003. (Outra).

26.
I Ciclo de Eventos em Linguística - I CIEL. 2003. (Outra).

27.
II Seminário Internacional de Educação. 2003. (Seminário).

28.
IV Seminário Educação, Políticas Públicas e Pessoas com Deficiência. 2003. (Congresso).

29.
XXVI Sessão Plenária do Fórum Paranaense em defesa da Escola Pública, Gratuíta.. 2003. (Outra).

30.
1ª Conferência Internacional de educação - Multiculturalismo, Diferenças e Convivência: por uma cultura do outro. 2002. (Seminário).

31.
Conferência Regional de Educação do Nucleo Sindical de Ponta Grossa. 2002. (Outra).

32.
I Encontro Paranaense de Jovens e Adultos. 2002. (Encontro).

33.
II Seminário Paulo Freire de educação de Jovens e adultos dos campos gerais. 2002. (Seminário).

34.
Pré Natal com ênfase em Prevenção de Deficiências na Gestação.Programa Selo Social de Ponta Grossa - Empresa Mercadomóveis. 2002. (Outra).

35.
Pré Natal com ênfase em Prevenção de Deficiências na Gestação.Programa Selo Social de Ponta Grossa Empresa Tozetto. 2002. (Outra).

36.
Seminário Promoção de oportunidades no trabalho - implementação da convenção numero 111 da OIT. 2002. (Seminário).

37.
XIX Encontro Nacional de Professores do PROEPRE. 2002. (Encontro).

38.
III Seminário sobre a Educação especial e Leitura. 2001. (Congresso).

39.
II Seminário Internacional de Inclusão Social. 2001. (Seminário).

40.
Seminário Promoção a Saúde das Pessoas com Necessidades Especiais. 2001. (Seminário).

41.
I Ciclo de Palestras - Nucleo regional de Orientadores Educacionais Ponta-grossenses. 2000. (Seminário).

42.
II Seminário de educação para surdos. 2000. (Seminário).

43.
IV Fórum Estadual de educação Especial das Instituições de ensino Superior do Paraná. 2000. (Seminário).

44.
"Projeto: Escola/Família/Comunidade - Um Elo Necessário e Imprescindível.Curso: "Projeto: Escola/Família/Comunidade - Um Elo Necessário e Imprescindível. 1999. (Outra).

45.
III Encontro de Pais, Profissionais e Surdos. 1999. (Encontro).

46.
IV Congresso Interdiocesano de Educação da A. E. C.. 1999. (Congresso).

47.
O Surdo na educação/ LIBRAS.O Surdo na educação/ LIBRAS. 1999. (Outra).

48.
I Encontro de sensibilização a valorização da vida. 1998. (Encontro).

49.
Congresso Brasileiro sobre Educação Especial. 1997. (Congresso).

50.
Ética profissional, Neoliberailsmo, Curriculo e a LDB. 1997. (Encontro).

51.
III Seminário de educação de Surdo e Cidadania. 1997. (Seminário).

52.
I Semana Nacional da Prevenção da Surdez. 1997. (Outra).

53.
II Seminário de Educação Bilingue para surdos e I Encontro do Mercosul de Educação de Surdos. 1996. (Congresso).

54.
Mini - curso: orientação sexual. 1996. (Outra).

55.
I Seminário sobre deficiencia auditiva e cidadania. 1993. (Seminário).

56.
A voz como instrumento de comunicação. 1992. (Outra).

57.
I Jornada Ponta - grossense de avaliação, diagnóstico e tratamento precoce da Paralisia Cerebral. 1992. (Outra).

58.
I Simpósio de prevenção de saúde do escolar. 1992. (Outra).

59.
VI Seminário Latino - Americano de educação física e pedagogia. 1991. (Seminário).

60.
Semana da pedagogia e oficina de compreensão da identidade em crianças de 1ª e 2 infância. 1989. (Outra).

61.
Desenvolvimento Integral da Personalidade. 1988. (Seminário).

62.
Encontro Internacional de educadores Freinet. 1988. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MACHADO, Rosana Ribas; SILVA, M. B. ; MACHADO, É. R. . 2º Encontro de Comunicação e Educação de Ponta Grossa. 2012. (Outro).

2.
MACHADO, Rosana Ribas; SILVA, M. B. ; MACHADO, É. R. . Setembro Azul. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Mariana Marçal Nasseh. O contexto do projeto "Vivenciando a Libras" nas séries iniciais da rede municipal de Ponta Grossa. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Rosana Ribas Machado.

2.
Eunice Lopes Mendes. A importância do professor saber LIbras para comunicar-se com o aluno surdo. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Rosana Ribas Machado.

3.
Ana Paula Neves Lopes. Um estudo sobre o mercado de trabalho para surdos no municipio de Ponta grossa. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Rosana Ribas Machado.

4.
Josiane Gonçalves Dias Machado. O Surdo e o processo inclusivo. 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Rosana Ribas Machado.

5.
Suzana Souza Netto Gioppo. O Surdo e o processo inclusivo. 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Rosana Ribas Machado.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Elisangela Lima; Nilza Agueda Duarte; Nívea Barros Escouto. A importância do lúdico na prática pedagógica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Rosana Ribas Machado.

2.
Evelize da Costa; Franciny Correa; Jaqueline Correa. A importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras na construção do conhecimento infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Rosana Ribas Machado.

3.
Lucilene Kleestadt; Silvia Montiel. A contribuição do lúdico na construção da aprendizagem infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Rosana Ribas Machado.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 17:11:12