Everton Lüdke

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  • Última atualização do currículo em 21/07/2018


Possui graduação em Fisica Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), Ph.D. em Astrofísica e Radioastronomia - University of Manchester (1994) e graduação em medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Atualmente é Professor Titular nível 8 em física no Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Astronomia e eletrônica de microondas, com ênfase em observações astrofísicas de radiogaláxias, quasares e linhas moleculares em 1-120 GHz, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de ensino-aprendizagem em astronomia moderna, desenvolvimento de instrumental para ensino de astronomia, física geral, biofísica e educação médica continuada. Desenvolve linhas de pesquisa em tecnologias educacionais e novos experimentos para ensino multidisciplinar. Possui experiência em orientações concluídas de teses de doutorado e dissertações de mestrado em Astronomia, Física, Educação Científica e Epistemologias de Ensino-aprendizagem. É professor orientador do Curso de Pós-Graduação PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGECQVS) sediado na UFSM e docente orientador do curso de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF) desenvolvendo projetos principalmente nos seguintes temas: ensino médico e interdisciplinar em biofísica, formação de professores para o nível universitário em ciências e multidisciplinares, métodos modernos de ensino de física e moderna e contemporânea, e avaliação de produção científica sobre intervenções pedagógicas empregando métodos laboratoriais de ensino de ciências e tópicos biomédicos. Também age como doceente orientador de teses e dissertações em educação científica na UFRGS onde desenvolve métodos e técnicas de ensino, tecnologia educacional e avaliação da aprendizagem. É líder de grupo de pesquisa do CNPq - Núcleo de Pesquisas sobre Aquisições Epistemológicas e Formações Científicas - na UFSM onde atua em atividades em investigação científica em educação e formação de professores e orientação de dissertações de mestrado e teses de doutorado em educação e ensino científico. Email: evertonludke@gmail.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Everton Lüdke
Nome em citações bibliográficas
LÜDKE, E.;Lüdke, Everton

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Maria.
Centro de Ciências Naturais e Extas-Departamento de Física
Campus UFSM
97150900 - Santa Maria, RS - Brasil
Telefone: (055) 32208137
Fax: (055) 32208032
URL da Homepage: http://www.ufsm.br


Formação acadêmica/titulação


1990 - 1994
Doutorado em Radioastronomia.
University of Manchester, MANCHESTER, Inglaterra.
Título: Polarization Studies of Extragalactic Radio Sources with MERLIN, Ano de obtenção: 1994.
Orientador: Robin Conway Ralph Spéncer.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Polarization; Extragalactic; radio sources; MERLIN.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Astronomia / Subárea: Instrumentação Astronômica / Especialidade: Radioastronomia.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Astronomia / Subárea: Astrofísica Extragalactica / Especialidade: Quasares.
Setores de atividade: Aeronáutica e Espaço.
1988 - 1990
Mestrado em Física.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Estudos Espectroscópicos da Galáxia NGC5253,Ano de Obtenção: 1990.
Orientador: Miriani Griselda Pastoriza.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: estudos; Espectroscópicos; NGC5253.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Aeronáutica e Espaço.
2006 - 2012
Graduação em Medicina.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
1984 - 1987
Graduação em Fisica Licenciatura Plena.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Período Disciplina Curso atendido 1. Semestre 2009 FISICA I I I (60h) - Química Licenciatura 1. Semestre 2009 BIOFÍSICA PARA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (60h) - Agronomia 1. Semestre 2009 ESTRUTURA DA MATÉRIA (60h) - Física Licenciatura 1. Semestre 2009 BIOFÍSICA A (60h) - Fisioterapia 2. Semestre 2008 MECÂNICA ESTATÍSTICA (60h) - Física Bacharelado 2. Semestre 2008 LABORATORIO DE FISICA III (45h) - Física Licenciatura 2. Semestre 2008 MECÂNICA QUÂNTICA I (60h) - Física Licenciatura 1. Semestre 2008 BIOFÍSICA PARA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (60h) - Biologia 1. Semestre 2008 BIOFÍSICA A (60h) - Agronomia 1. Semestre 2008 BIOFÍSICA A (60h) - Fisioterapia 1. Semestre 2008 FISICA APLICADA A BIOLOGIA (60h) - Ciências Biológicas 2. Semestre 2007 BIOFISICA MOLECULAR (60h) - Farmácia 2. Semestre 2007 LABORATORIO DE FISICA III (45h) - Física Licenciatura 2. Semestre 2007 MECÂNICA QUÂNTICA I (60h) - Física 1. Semestre 2007 FISICA I I I (60h) -Química - Licenciatura Plena 1. Semestre 2007 FISICA I I I (60h) - Química Industrial 1. Semestre 2007 ELETROMAGNETISMO I (60h) - Física Licenciatura Plena 1. Semestre 2007 ESTRUTURA DA MATÉRIA (60h) - Física Licenciatura Plena

Vínculo institucional

1996 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2011 - Atual
Ensino, P.G. em Educação em Ciências: Química da Vida, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
QMS942-Preparação de Material Didático Para Ensino de Ciências
3/2009 - Atual
Ensino, Fisica Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
2. Semestre 2009 BIOFÍSICA A (75h) - Fisioterapia
2. Semestre 2009 FISICO QUIMICA IV - B (60h) - Química Licenciatura
2. Semestre 2009 INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA (90h) - Física Bacharelado
1. Semestre 2009 BIOFÍSICA A (60h) - Fisioterapia
1. Semestre 2009 BIOFÍSICA PARA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (60h) - Agronomia
1. Semestre 2009 ESTRUTURA DA MATÉRIA (60h) - Física Licenciatura
1. Semestre 2009 FISICA I I I (60h) - Química Licenciatura
8/1999 - Atual
Serviços técnicos especializados , Centro de Ciências Naturais e Exatas, Departamento de Física.

Serviço realizado
Consultor Ad-HOC do CNPq.
7/1998 - Atual
Serviços técnicos especializados , Centro de Ciências Naturais e Exatas, Departamento de Física.

Serviço realizado
Consultoria a projetos do CNPq como consultor AD-HOC.
6/1998 - Atual
Serviços técnicos especializados , Centro de Ciências Naturais e Exatas, Departamento de Física.

Serviço realizado
Servicos de consultoria para implementacao de um laboratorio de eletronica na UNIJUI.
4/1996 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Naturais e Exatas, Departamento de Física.

3/1996 - Atual
Ensino, Física, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Interferometria e Sintese de Abertura
Astrofisica Estelar
Astrofisica Molecular
Topicos especiais em Fisica II
Topicos especiais em Fisica I
3/2008 - 12/2008
Ensino, Fisica Licenciatura Plena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
1. Semestre 2008 BIOFÍSICA A (60h) - Agronomia
1. Semestre 2008 BIOFÍSICA A (60h) - Fisioterapia
1. Semestre 2008 BIOFÍSICA PARA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (60h) - Biologia
1. Semestre 2008 FISICA APLICADA A BIOLOGIA (60h) - Ciências Biológicas
2. Semestre 2008 LABORATORIO DE FISICA III (45h) - Física Licenciatura
2. Semestre 2008 MECÂNICA ESTATÍSTICA (60h) - Física Bacharelado
2. Semestre 2008 MECÂNICA QUÂNTICA I (60h) - Física Licenciatura
01/2006 - 2/2008
Ensino, Fisica Licenciatura Plena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
2. Semestre 2007 BIOFISICA MOLECULAR (60h) - Farmácia
2. Semestre 2007 LABORATORIO DE FISICA III (45h) - Física Licenciatura
2. Semestre 2007 MECÂNICA QUÂNTICA I (60h) - Física Licenciatura Plena
1. Semestre 2007 FISICA I I I (60h) -Química - Licenciatura Plena
1. Semestre 2007 FISICA I I I (60h) - Química Industrial
1. Semestre 2007 ELETROMAGNETISMO I (60h) - Física Licenciatura Plena
1. Semestre 2007 ESTRUTURA DA MATÉRIA (60h) - Física Licenciatura Plena
3/1996 - 12/2006
Ensino, Fisica Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Eletricidade e Magnetismo
Estrutura da Materia
Fisica A
Fisico-Quimica
Introdução à Mecânica Quântica Relativística
Laboratório de física IV
Mecanica Quantica I
Mecanica Quantica II
Teoria Eletromagnética II


Linhas de pesquisa


1.
Métodos e ensino de temas interdisciplinares e produção científica

Objetivo: A linha de pesquisa visa desenvolver métodos didáticos envolvendo tecnologia educacional para a resolução de problemas no ensino-aprendizagem no ambiente de ensino universitário, englobando processos multidisciplinares em áreas de medicina, biofísica, química, matemática e física. Na linha, se desenvolve projetos de ações pedagógicas que envolvam atividades experimentais em cursos universitáros, tendo em vista desenvolver atividades de apoio congitivo-comportamental, formação continuada de professores de ciências e uso de técnicas de ensino para avaliação de processos de ensino-aprendizagem..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
Palavras-chave: Acoes pedagogicas; atividades experimentais; cognitivas; cursos universitários.
2.
Instrumentacao Astronomica/Radioastronomia

Objetivo: Visa desenvolver recursos experimentais e uso da eletrônica e computação de ponta aplicadas à resolução de problemas astrofísicos relevantes e de interesse contemporaneo. Possui ampla cooperação de projetos de transferencia de informações e tecnologias com alguns dos maiores observatórios astronômicos de renome mundial..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Astronomia / Subárea: Instrumentação Astronômica.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Astronomia / Subárea: Instrumentação Astronômica / Especialidade: Processamento de Dados Astronômicos.
Setores de atividade: Atividades profissionais, científicas e técnicas; Serviços de arquitetura e engenharia; testes e análises técnicas.
Palavras-chave: laboratórios avançados; mm-VLBI experiments; multifrequency VLA; radio interferometry.
3.
Estudos de integração de conceitos de física, química e biofísica no ensino de medicina moderna.

Objetivo: Essa linha de pesquisa visa desenvolver parâmetros educacionais e estratégias de ensino-aprendizagem de adultos no sentido de promover a ingração de conceitos de física, química e biofísica no ensino de medicina moderna dentro de um ambiente de interdisciplinaridade, a fim de desenvolver idéias e habilidades/competências entre os profissionais de saúde, em nível de graduação e pós-graduação..
Setores de atividade: Educação; Outras atividades de serviços; Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: integração conceitual; física; fisico-quimica; biofísica; ensino em medicina.
4.
Métodos laboratoriais de ensino em astrofísica moderna

Objetivo: Essa linha de pesquisa visa desenvolver projetos laboratorais empregando recursos computacionais para desenvolvimento experimental de temas em cursos universitários de astronomia e astrofísica, principalmente englobando conceitos modernos como interferometria óptica e radioastronomia aplicadas ao meio interestelar e astrofísica extragalática..
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: astronomia fundamental; astronomia moderna; atividades experimentais; estudantes e jovens adultos; metodologias; laboratórios avançados.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Formação de professores pelo ensino dialógico-científico em caráter interdisciplinar
Descrição: Este projeto tem como principal objetivo investigar relações entre a praxis de professores de física, química e biologia no exercício profissional a fim de levantar um perfil de deficiências deixadas pelas formações docentes oferecida em instituições universitárias do estado do Rio Grande do Sul. Como escopo secundário, os participantes de mestrados acadêmicos realizam diversos estudos a fim de testar a teoria de atividade de Engelstron dentro de metodologias de ensino diaógico-científicos que beneficiem melhoria da sua autonomia profissional no sentido de renovar identidade docente e seu papel na administração e gestão dos saberes em formação de alunos de ensino médio. Entre os procedimentos metodológicos, propomos análise de atividade currícular e a sua inserção nos projetos pedagógicos das escolas, do PNLD e das políticas públicas em vigor. dos produtos educacionais, do perfil dos formadores, das perspectivas dos professores egressos de cursos de licenciatura e de que forma podem efetuar uma construção discursiva da identidade docente mediada pela atividade, permitindo concluir sobre reflexões de informações colhidas pela análise do discurso dos alunos referenciada nos contextos socioculturais das modernas teorias europeias de ensino científico visando a preparação de alunon do ensino médio para a escolha e o exercício profissional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Everton Lüdke - Coordenador.Número de orientações: 4
2014 - Atual
Investigações de aquisição epistemológicas de alunos do ensino médio mediada por professores em formação continuada
Descrição: Nesse projeto, visamos estudar por meio de pesquisa qualitativa em educação, processos que medeiam a ação professor-aluno na implementação de metodologias alternativas de ensino, com o professor sendo também um elemento do processo de ensino-aprendiazagem dentro de programas de ação continuada em nivel de pós-graduação acadêmico. Usamos procedimentos de análise quantitativa para avaliar o aprendizado e aquisição de epistemologia individuais dos alunos em resposta ao diversos métodos empregados, dentro de escolas do interior do estado do Rio Grande do Sul, no intuito de produzir resultados de pesquisa-ação que fomente políticas públicas educacionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Everton Lüdke - Coordenador.Número de orientações: 2
2014 - Atual
Ensino interdisciplinar de química e física mediada por experimentos: desafios e inovações em CTS
Descrição: O projeto vista empregar métodos de uso de expeirmentos científicos para estudar a aquisição de competências e formação epistemológicas dos alunos em temas integrados de seminários educacais dentro do conceito de escola politécnica e preparação para o trabalho. Os alunos participam da aplicação de projetos onde eles obtêm os conhecimentos, constutuindo-se nos principais responsáveis pelo seu processo educacional, segundo o conceito de "Self-Actualization" da teoria de Carl Rogers. O comportamento e aquisição da lógica científica são acompanhados ao longo do segundo ano do ensino médio, a fim de identificar elementos que dificultem a aquisição de competências em temas do PNLD relacionados a ciência, tecnologia e sociedade (CTS). O projeto em andamento conta com 223 alunos em várias escolas públicas da região. Resultados preliminares estão sendo apresentados em congressos internacionais em educação e ensino de ciências e o projeto visa prover temas de estudos específicos em educação científica e tecnológica no ensino médio, contando com dois mestrandos e um doutorando em desenvolvimento de seus trabalhos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Everton Lüdke - Coordenador.Número de orientações: 3
2008 - 2015
Estabelecendo a Prática Interdisciplinar em Biofísica aplicada à Fisioterapia
Descrição: No presente trabalho de pesquisa em ensino, pretende-se desenvolver uma metodologia apropriada para ensino dos princípios físicos de eletroterapia e ultra-sonoterapia na prática reabilitativa em fisioterapia, dentro da disciplina de Biofísica FSC1067 oferecida pelo Departamento de Física da UFSM no ano de 2008, cumprindo vários objetivos didático-pedagógicos dentro da proposta de ensino de Biofísica das IES brasileiras..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Everton Lüdke - Coordenador.
2008 - 2014
Atividades de Construção de Conceitos em Mecânica Estatística por Experimentos em Laboratório Didático
Descrição: Os trabalhos desse projeto visam desenvolver uma série de cinco experimentos em termodinâmica e eletrônica geral, que possam dar subsídios ao estudo de conceitos importantes dentro da disciplina MECANICA ESTATISTICA ( FSC509 ) a ser oferecida ao curso de Física - Licenciatura Plena Noturno ( cod. 126 ) no período do 2. Semestre / 2008, a serem futuramente empregados como recursos didáticos para ensino em nível de terceiro grau. Os experimentos a serem desenvolvidos serão: a) Natureza estocástica da velocidade do som em gases e propagação de ondas de pressão acústica, b) Descrição experimental do movimento Browniano, c) Obtenção de parâmetros do gás ideal na estatística de Maxwell-Boltzmann, d) Análise semiquantitativa da razão de efusão molecular, e) Estudos da natureza do ruído elétrico em junções semicondutoras..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2013
Análise experimental de Potenciais Neurais como Prática de Ensino em Biofísica
Descrição: O presente trabalho visa elaborar uma seqüência de procedimentos experimentos em salas de aula para análise dos perfis de potenciais evocados na altura de nervos faciais e potenciais cardíacos, a fim de definir parâmetros de normalidade da fisiologia nervosa, para o aluno de ciências biológicas e biomédicas. Tal estratégia de desenvolvimento de material laboratorial para dar subsídios em aulas práticas é importante dentro do processo ensino-aprendizagem onde o aluno se torna agente ativo na aquisição do conhecimento dentro de teorias de ensino, o que e´uma dificuldade operacional no ensino de biofísica moderna..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
Propriedades observacionais da região circunuclear da galáxia NGC1068 com o VLBA e o VLT
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Ensino de astronomia e eletromagnetismo: um estudo interdisciplinar sobre o comportametno de cargas elétricas em campos eletromagnéticos no ensino médio
Descrição: O presente trabalho visa estudar mecanismos de modelagem mental durante o aprendizado em física e química em nível de ensino médio usando uma abordagem mediada por experimentos de laboratório e interpretação de informação astronômicas sobre diversos objetos celestes. A metodologia consistirá em apresentar propostas metodológicas a turmas diferentes de alunos em escolas de periferia na vizinhança da cidade de Santa Maria - RS para analisar o desenvolvimento da percepção, raciocínio lógico-matemático e a eficácia de procedimentos mediado por atividade para determinar métodos adequados ao aprendizado e alfabetização científica em nível de ensino fundamental e médio, tendo em vista a interdisciplinaridade entre a física (cargas e campos) e a química (atomística) e a astronomia..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Everton Lüdke - Coordenador / Alcides GIlberto da Rosa Adornes - Integrante / Paola Jardim Cauduro - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Auxílio financeiro / UFSM-Fundo de Extensão Universitária - Bolsa.Número de orientações: 3
2008 - 2012
Estudo de Riscos das Radiações Não-ionizantes, Medida e Simulação de Campos Elétricos e Magnéticos de Baixa Freqüência, Propondo Novas Metodologias e Planos de Investigação No âmbito da Área de Transmissão da CEEE
Descrição: Outros experimentos, associados a vários agentes carcinogênicos, permitiram estabelecer, uma relação dose-resposta, para alguns tipos de tumores, especialmente os de mama, e tumorigenesis de pele. Em nenhum dos estudos, mesmo os mais complexos se pode comprovar um aumento significativo de leucemia e linfomas. Existe a necessidade urgente de realizar experimentos que explorem os efeitos sobre os sistema nervoso, incluindo os aspectos comportamentais, motores, sensoriais e mesmo de indução de tumores. O objetivo desse trabalho é realizar uma metrologia nas linhas de transmissão e verificar as correlações com incidências de diversas doenças em habitantes próximos às linhas de transmissão e substações elétricas de potência..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2006 - 2009
Identificação e tratamento cognitivo-pedagógicos de transtornos de aprendizagem tardia em ciências exatas - o caso dos pré-vestibulandos
Descrição: Esse projeto visa acompanhar o rendimento e a qualidade do aprendizado de uma amostra de 93 alunos de cursos pré-vestibulares na região de Santa Maria, que são candidatos reprovados no concurso vestibular da UFSM em 2006, nos setores de conhecimento em física, química e matemática. As reuniões ocorrerão no anfiteatro 2 do curso Fóton Vestibulares todos os sábados, das 15h às 17h30min . Espera-se que as atividades em grupo resultem na investigação de transtornos de aprendizagem em métodos analíticos e quantitativos e na aplicação de terapias que empreguem conceitos intertextuais entre essas disciplinas em nível de ensino médio. Casos particulares de extrema deficiências sócio-culturais e emocionais serão encaminhados ao grupo de apoio psicológico daquela empresa para aplicação de psicoterapias paralelas, acompanhada de monitoramento continuado da aprendizagem de tais indivíduos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2006 - 2011
Análise acústica em laboratório didático usando espectrometria digital de autocorrelação
Descrição: O presente projeto visa analisar as propriedades acusto-mecânicas de cordas e membranas vibrantes a partir de um novo equipamento a ser desenvolvido. O equipamento consistirá em um espectrômetro digital de autocorrelação para obtenção de estimadores do espectro real de potência em função do tempo para os sinais acústicos recebidos por um transdutor magnético ou piezoelétrico. O trabalho do bolsista do FIPE consistirá no estudo das técnicas de modelagem matemática dos sinais recebidos, além da montagem e testes do circuitos digitais e interfaceamento em uma estação de trabalho SUN, onde uma plataforma de visualização e análise de dados será também elaborada..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Revista Extensão


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Astronomia.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:35
Total de citações:173
Fator H:5
Ludke E  Data: 04/04/2012

Outras
Total de trabalhos:56
Total de citações:272
Everton Lüdke ; E. Lüdke  Data: 15/05/2015

Artigos completos publicados em periódicos

1.
Alexandre GIACOMINI2018Alexandre GIACOMINI ; Lüdke, Everton . A desvalorização profissional do professor: um problema crônico apontado no programa PACTO na região central do Rio Grande do Sul. VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM), v. 14, p. 47-55, 2018.

2.
ADORNES, Alcides Gilberto da Rosa2018ADORNES, Alcides Gilberto da Rosa ; Lüdke, Everton ; Rosane Bohrer Adornes ; Paola Jardim Cauduro . Ensino de Física Nuclear em ambiente de aprendizagem colaborativa para cursos de Engenharia Química. VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM), v. 14, p. 146-155, 2018.

3.
Rosana Niderauer Marques2018Rosana Niderauer Marques ; Xavéle Braatz Petermann ; Lüdke, Everton . Relações entre desempenho psicomotor e aquisição da escrita na educação infantil. VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM), v. 14, p. 305-312, 2018.

4.
Alcides G.R. Adornes2018Alcides G.R. Adornes ; Lüdke, Everton ; Rosane Bohrer Adornes ; Bárbara Konrad . Uma proposta para o ensino de Física Nuclear na formação de professores de Física e Química. VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM), v. 14, p. 363-374, 2018.

5.
Alexandre GIACOMINI2018Alexandre GIACOMINI ; Lüdke, Everton . Formação continuada de professores: pressupostos teóricos sobre sua concepção e suas modalidades. Argumentos Pró-Educação - Revista de Educação da UNIVÀS, v. 3, p. 386-404, 2018.

6.
Paulo Policarpo Campos2017Paulo Policarpo Campos ; Lüdke, Everton . A geometria do Cacimbão: etnomatemática e matemática acadêmica compartilhando aprendizagens para uma outra formação. VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM), v. 13, p. 22-32, 2017.

7.
Cesar de Oliveira Lobo2017Cesar de Oliveira Lobo ; ADORNES, Alcides Gilberto da Rosa ; Lüdke, Everton . Avaliação do método de tutoria de Oxford no ensino de temas em oscilação e gravitação em um curso universitário. VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM), v. 13, p. 92-96, 2017.

8.
Rodrigo Oliveira Lopes2017Rodrigo Oliveira Lopes ; Lüdke, Everton . Ilustrações de livros didáticos de ensino médio como fontes de obstáculos epistemológicos. VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM), v. 13, p. 236-244, 2017.

9.
Ana Cristina Sulzbach2017Ana Cristina Sulzbach ; Lüdke, Everton . O ensino de isomeria óptica por meio da utilização de um polarímetro didático. VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM), v. 13, p. 333-342, 2017.

10.
Enoelino Magalhães2017Enoelino Magalhães ; Lüdke, Everton . O uso do ciclo de experiência de Kelly na construção de conceitos com utilização de diferentes recursos no ensino de ciências. VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM), v. 13, p. 354-363, 2017.

11.
Lourival Gomes da Silva Filho2017Lourival Gomes da Silva Filho ; Lüdke, Everton . Os erros nas avaliações de aprendizagem: construindo concepções e conhecimentos. VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM), v. 13, p. 364-376, 2017.

12.
Rosana Niderauer Marques2017Rosana Niderauer Marques ; Xavéle Braatz Petermann ; Lüdke, Everton . Relações entre motricidade e aprendizagem na educação infantil e contribuições da fisioterapia. VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM), v. 13, p. 400-410, 2017.

13.
Paola Jardim Cauduro2017Paola Jardim Cauduro ; Lüdke, Everton . Revisão bibliográfica sobre o ensino de biofísica: uma análise de artigos de 2004 a 2016. VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM), v. 13, p. 418-424, 2017.

14.
Alexandre GIACOMINI2017Alexandre GIACOMINI ; Lüdke, Everton . Correlação entre saberes docentes mobilizados num processo de formação continuada na região central do Rio Grande do Sul. EDUCAÇÃO ON-LINE (PUCRJ), v. 2017, p. 86-112, 2017.

15.
BASTOS, GISÉLI DUARTE2017BASTOS, GISÉLI DUARTE ; Lüdke, Everton . Reflexões sobre gênero no Ensino de Biologia: um olhar sobre o discurso de estudantes do primeiro ano do ensino médio acerca da gravidez na adolescência. CONTEXTO & EDUCAÇÃO, v. 32, p. 142-174, 2017.

16.
Franciele Franco Dias2017Franciele Franco Dias ; Márcio Luciano Costa de Carvalho ; Marilene Vieira ; Lüdke, Everton . A utilização de atividades experimentais como estratégia didático-Metodológica: um olhar para o ensino de hidrodinâmica. VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM), v. 13, p. 21-28, 2017.

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LÜDKE, E.;Lüdke, Everton1995LÜDKE, E.; SANGHERA, H. ; SAIKIA, D. J. ; SPENCER, R. E. ; FOULSHAM, P. A. ; AKUJOR, C. E. ; TZIOUMIS, A. K. . High resolution radio observations of compact steep spectrum sources. Astronomy & Astrophysics (Berlin), França, v. 295, n.2, p. 629-642, 1995.

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LÜDKE, E.;Lüdke, Everton1993LÜDKE, E.; AKUJOR, C. E. ; SPENCER, R. E. ; ZHANG, F. J. ; FANTI, C. ; GARRINGTON, S. T. . 3C138: multifrequency observations of the suggested naked-jet compact steep-spectrum source. Astronomy & Astrophysics (Berlin), França, v. 274, n.3, p. 752-765, 1993.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
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Andriele Maria Pauli ; FUCHS, J. T. ; Lüdke, Everton . Concepções prévias de Físiica Moderna de alunos ingressantes no Ensino Superior em Farmácia. In: Anais do II Fórum Internacional de Educação: Escola e Professor(a): Identidades em risco ?, 2016, Santa Cruz do Sul - RS. Anais do II Fórum Internacional de Educação: Escola e Professor(a): Identidades em risco ?. Santa Cruz do Sul - RS: Editora da UNISC, 2016. v. 1. p. 40-45.

2.
Paola Jardim Cauduro ; Lüdke, Everton . Uma avaliação de aproveitamento de alunos de biofísica segundo a metodologia de Robert Gagné. In: XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2014, Maresias - SP. Anais do XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (Eletrônico). São Paulo: SBEF, 2014.

3.
Paola Jardim Cauduro ; Lüdke, Everton . As dificuldades de implementação de sequências instrucionais em Biofísica. In: XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2014, Maresias - SP. Anais eletrônicos do XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. São Paulo: SPEF, 2014.

4.
Paola Jardim Cauduro ; Lüdke, Everton . Uma avaliação de aproveitamento de alunos de biofísica segundo a metodologia de Robert Gagné. In: XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2014, Maresias - SP. Anais do XV Encontro de Pequisa em Ensino de Física (EPEF). São Paulo: SBPC, 2014. v. 0. p. 34-42.

5.
Paola Jardim Cauduro ; Lüdke, Everton . As dificuldades de implementação de sequências instrucionais em Biofísica. In: XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física - EPEF, 2014, Maresias - SP. Anais do XV Encontro de Pequisa em Ensino de Física (EPEF). São Paulo: Sociedade Brasielira de Fìsica - USP, 2014. v. 1. p. 56-62.

6.
Bárbara Konrad ; Lüdke, Everton . Um sistema de módulos NIM conjugados com entrada opcional por amplificador PHEMT para espectroscopia beta e gama. In: International Joint Conference Radio 2014, 2014, Gramado - RS. Anais do International Joint Conference Radio 2014. São Paulo: SBPR, 2014. v. 1. p. 134-139.

7.
ANDRIGHETTO, D. ; Dornelles, E.B. ; Mânica da Cruz, I. ; LÜDKE, E. . Estudo In Vitro da Radiofrequência gerada por plasma de argônio em células neoplásicas HT-29. In: International Joint Conference RADIO 2014, 2014, Gramado - RS. Anais do International Joint Conference RADIO 2014. São Paulo: SBPR, 2014. v. 1. p. 147-152.

8.
ANDRIGHETTO, D. ; LÜDKE, E. . Uso da prática clínica como ferramenta motivadora de ensino de radioproteção e radiofarmacologia em semestres iniciais de cursos de farmácia. In: International Joint Conference RADIO 2014, 2014, Gramado - RS. Anais do International Joint Conference RADIO 2014. São Paulo: SBPR, 2014. v. 1. p. 158-164.

9.
Alisson Mazzorani Vieira ; Paola Jardim Cauduro ; Lüdke, Everton . Um experimento sobre fisiologia muscular como ferramenta de ensino interdisciplinar de biofísica para alunos de ciências da saúde. In: XX Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), 2013, São Paulo. Anais do XX Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF). São Paulo: USP, 2013. v. 1. p. 0-4.

10.
Paola Jardim Cauduro ; Lüdke, Everton . Atividades Experimentais em Biofísica em uma proposta construtivista. In: XX Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), 2013, São Paulo. Anais do XX Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Paulo: USP, 2013. v. 0. p. 5-8.

11.
Paola Jardim Cauduro ; Lüdke, Everton . O modelo dos cientistas como estratégia interdisciplinar baseado nas diretrizes propostas pelo Plano Nacional de Educação. In: Simpósio Internacional sobre Intedisciplinaridade no Ensino, na Pesquisa e na Extensão - Região Sul (SIIEPE), 2013, Florianópolis. Anais do Simpósio Internacional sobre Intedisciplinaridade no Ensino, na Pesquisa e na Extensão - Região Sul (SIIEPE). Florianópolis: UFSC, 2013. v. 12. p. 0-16.

12.
Giséli Duarte Bastos ; Lüdke, Everton . Contribuições metodológicas ao ensino no Brasil a partir de análise comparativa entre livro didático de biologia brasileiro e australiano/neozelandês. In: VIII Congresso Internacional de Educação da UNISINOS e III Congresso Internacional de Avaliação, 2013, Gramado - RS. Anais do VIII Congresso Internacional de Educação da UNISINOS e III Congresso Internacional de Avaliação (CDROM). São Leopoldo - RS: UNISINOS, 2013. v. 0. p. 18-21.

13.
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LÜDKE, E.. MERLIN and VLBA observations of compact steep-spectrum jets: the attainment of high-quality images by combining independent observations. In: Future directions of high resolution radio astronomy: a VLBA 10th anniversary conference, 2005, Socorro, NM. EUA.. Future directions of high resolution radio astronomy: a VLBA 10th anniversary conference, 2003. v. 323. p. 143-146.

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LÜDKE, E.; ANDREOLLA, Tina ; COELHO, Sandro Xavier ; FELIX NETO, Onofre . Intrinsic jet parameters from multifrequency VLA polarization observations of archetypical FR-II quasars and radio galaxies. In: IAU Symposium 222 The Interplay Among Black Holes, Stars and ISM in Galactic Nuclei, 2004, Gramado, RS, Brazil. Proceedings of the IAU Symposium 222 The Interplay Among Black Holes, Stars and ISM in Galactic Nuclei. Cambridge, Reino Unido: Cambridge University Press, 2004. p. 189-190.

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LÜDKE, E.; SAWANT, Hanumant Shankar ; NERI, José Angelo ; SANKARARAMAN, M. R. ; FERNANDES, Francisco Carlos da Rocha ; CECATTO, J. R. ; ALONSO, Eduardo Mena B ; SWARUP, Govind ; ANANTHKRISHNAN, S K ; SUBRAMANIAN, Kovapaady . A low cost steerable radiotelescope operating at 6-21 cm observing wavelengths. In: XVII COSPAR International Meeting, 2002, Denver, Colorado, EUA. Proceedings of rthe XVII COSPAR International Meeting, 2002.

28.
LÜDKE, E.; SAWANT, Hanumant Shankar ; FERNANDES, Francisco Carlos da Rocha ; NERI, José Angelo ; MORON, Carlos ; CECATTO, Jose Roberto ; SUBRAMANIAN, Kovapaady ; ANDRADE, Marcos ; SWARUP, Govind ; SANKARARAMAN, Melatur ; BOAS, José Williams Vilas ; SAITO, Jose Humberto ; KARLICKÝ, M ; BOTTI, Luiz Claudio ; ANANTHKRISHNAN, S K ; SUNDARARAJAN, M S ; ROSA, Reinaldo ; STEPHANY, S . Southern hemisphere solar radio heliograph. In: Solar variability: from core to outer frontiers. The 10th European Solar Physics Meeting, 9 - 14 September 2002, 2002, Prague, Czech Republic.. Solar variability: from core to outer frontiers. The 10th European Solar Physics Meeting,, 2002. v. 2. p. 971-974.

29.
LÜDKE, E.; MIGENES, V. ; CASSOL, Nadiane Cristina ; BALASUBRAMANIAN, R. . Survey of SiO masers in southern OH-IR stars. In: IAU SYmposium 206: cosmic masers - from protostars to black holes, 2001, Mangaratiba. Proceedings of the IAU SYmposium 206: cosmic masers - from protostars to black holes. Brigham Young University: PASP Press, 2001. v. 289. p. 294-296.

30.
LÜDKE, E.; SAWANT, Hanumant Shankar ; SUBRAMANIAN, Kovapaady ; CECATTO, J. R. ; FERNANDES, Francisco Carlos da Rocha ; ROSA, Reinaldo ; SOBRAL, J. H. A. ; SWARUP, Govind ; SCALISE, E. ; BOAS, Jose Williams Vilas ; BOTTI, Luiz Claudio ; SAITO, Jose Humberto ; MORON, Carlos ; MUCHERONI, M. . A high resolution decimetric solar radioheliograph. In: High Energy Solar Physics: Anticipating HESSI, 2000, Baltimore, MD. ASP Conference Series. Baltimore.: Publications of the Astronomical Society of the Pacific Conferenec Series, 1999. v. 206. p. 341-346.

31.
LÜDKE, E.; MIGENES, V. ; SLYSH, V. . VSOP OH MASER Pre-launch survey with the VLBA. In: IAU SYmposium 206, 2000, Mangaratiba, RJ. IAU Proceedings 206 Cosmic Masers: from protostars to black holes. Brigham, USA: PASP Press, 2000. v. 11. p. 234-238.

32.
LÜDKE, E.; COELHO, Sandro Xavier ; GARRINGTON, S. T. . Faraday effects in 3C275.1. In: Workshop em Particle and Fields in Extragalactic Radio Sources, 1999, Baltimore, EUA. Proceedings of the STSCI Conference Workshop em Particle and Fields in Extragalactic Radio Sources. Dordrecht: Kluwer, 1999. v. 12. p. 34-38.

33.
LÜDKE, E.; ADORNES, Rosane Bohrer . On the strong depolarization of synchrotron radiation by the NLR ni radio sources with galactic sizes. In: Structure and Kinematics of Quasar broad Line Regions, 1999, Lincoln, Nebraska, USA. Astronomical Society Conference Series. Provo, UT: ASP (Brigham Young University), 1998. v. 175. p. 329-334.

34.
LÜDKE, E.; COTTON, W. D. ; DALLACASA, D. ; SANGHERA, H. . Faraday rotation due to dense gas towards the BLR-NLR transition zone. In: Meeting on Structure and Kinematics of Quasar Broad Line Regions, 1999, Lincoln, Nebraska, USA. ASP Conference Series. Provo, UT: ASP (Bigham Young University), 1998. v. 175. p. 335-340.

35.
LÜDKE, E.; ALTUNIN, V. ; BEASLEY, A. ; ALEKSEEV, V. ; LIPATOV, B. ; DAGKESAMANSKY, R. ; KARDASHEV, N. ; KOVALENKO, A. ; MOLOTOV, I. ; SLYSH, V. ; MIGENES, V. . Low Frequency (327 MHz) VLBI Survey: first results. In: IAU Colloquium 164: radio emission from galactic and extragalactic compact sources, 1998, Socorro, NM, EUA. ASP Conference Series. Provo, UT, EUA: ASP (Brigham Young University), 1997. v. 144. p. 141-142.

36.
LÜDKE, E.; COTTON, W. D. ; SANGHERA, H. ; DALLACASA, D. . 3C216: is it the CSS with the highest rotation measure ?. In: IAU Colloquium 164: radio emission from galactic and extragalactic compact sources, 1998, Socorro, NM, EUA. ASP Conference Series. Provo, UT, EUA: ASP (Brigham Young University), 1997. v. 144. p. 183-186.

37.
LÜDKE, E.; COTTON, W. D. ; SANGHERA, H. ; DALLACASA, D. . Milliarcsecond structure of the faraday effects in 3C147:the CSS prototype with high rotation measure (which is not).. In: IAU Colloquium 164: radio emission from galactic and extragalactic compact sources, 1998, Socoro, NM, EUA. ASP Conference Series. Provo, UT, EUA: ASP (Brigham Young University), 1997. v. 144. p. 185-186.

38.
LÜDKE, E.; ADORNES, Rosane Bohrer . A polarimetric survey of CSS sources at 22 GHz with the VLA. In: IAU Colloquium 164: radio emission from galactic and extragalactic compact sources, 1998, Socorro, NM, EUA. ASP Conference Series. Provo, UT, EUA: ASP (Brigham Young University), 1997. v. 144. p. 111-112.

39.
LÜDKE, E.. The Laing-Garrington effect in high-z radio sources associated with optical absorbers. In: Young galaxies and QSO absorption-line systems, 1997, Santos, Brazil. ASP Conference Series. Provo, UT: ASP (Brigham Young University), 1996. v. 114. p. 103-110.

40.
LÜDKE, E.; BELLINCANTA, A. . A study of Faraday effects in steep-spectrum radio sources with galactic sizes. In: Conference on young galaxies and QSO absorption-line systems, 1997, Santos, Brazil. ASP Conference Series. Provo, UT, EUA: ASP (Brigham Young University), 1996. v. 114. p. 107-110.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ADORNES, Rosane Bohrer ; Lüdke, Everton ; Cezar A. Gomes ; ADORNES, Alcides Gilberto da Rosa . Um Experimento em Laboratório de Física para Ensinar Conceitos de Transferência de Calor. In: XIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2010, Santa Maria. XIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2010, Santa Maria - RS. XIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2010, Santa Maria. XIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão ISSN 2176-2570. Santa Maria: UNIFRA, 2010.

2.
ADORNES, Rosane Bohrer ; Lüdke, Everton ; ADORNES, Alcides Gilberto da Rosa . Uso de Dados Astrofísicos para Ensino de Fìsica Moderna em Curso de Graduação. In: XIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2010, Santa Maria. XIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão ISSN 2176-2570. Santa Maria: UNIFRA, 2010. v. 1.

3.
LÜDKE, E.; ROCHA, J.P. . Adequação de Metodologias Didático-Pedagógicas Interdisciplinares em Escolas de Cirurgia Geral. In: 5. Congresso Brasileiro de Cérebro, Comportamento e Emoções e Encontro Nacional de neuropsicologia, 2009, Gramado - RS. Revista Eletrônica do 5. CBCCE. Porto Alegre: CCME Eventos., 2009. v. 1. p. 21-21.

4.
LÜDKE, E.; ROCHA, J.P. . Novas Arquiteturas de Eletromiógrafos para Atividades Cognitivas de "Biofeedback". In: 5. Congresso Brasileiro de Cérebro, Comportamento e Emoções e Encontro Nacional de neuropsicologia, 2009, Gramado - RS. Revista Eletrônica do 5. CBCCE - Resumos Aprovados. Porto Alegre - RS: CCME Eventos., 2009. v. 1. p. 87-87.

5.
LÜDKE, E.; ROCHA, J.P. . Um Estudo do Quadro Psicológico Como Fator de Risco de Adesão em Ex-infratores HIV Soropositivos. In: IV Congresso Brasileiro de Cérebro, Comportamento e Emoções, 3o. Simpósio de Doenças Neurodegenerativas, Fórum de Discussão em Psicofarmacologia, 2o. Encontro de Neuropsiquiatria Geriátrica e 2o. Congresso Sul-Brasileiro do Sono, 2008, Bento Gonçalves - RS. Anais (CDROM) do IV Congresso Brasileiro de Cérebro, Comportamento e Emoções, 3o. Simpósio de Doenças Neurodegenerativas, Fórum de Discussão em Psicofarmacologia, 2o. Encontro de Neuropsiquiatria Geriátrica e 2o. Congresso Sul-Brasileiro do Sono. Porto Alegre: CCME Eventos, 2008.

6.
LÜDKE, E.. Uso da Eletroneuromiografia Maxilofacial para a Clínica de Nuropatias Desmielinizantes. In: 4. Cerebro, Comportamento e Emoções e Simpósio de Atualização de Doenças do Sistema Nervoso, 2008, Bento Gonçalves - RS. Revista Eletrônica do 4. CBCCE ? Resumos Aprovados - 2008. Porto Alegre - RS: CCME Eventos, 2008. v. 1. p. 28-28.

7.
LÜDKE, E.; ROCHA, J.P. . Estudo da Ocorrência de Distúrbios de Déficit de Atenção em Cursos Universitários em Ciências Exatas. In: 3 Congresso Brasileiro de Cerebro, Comportamento e Emoções e 2 Simpósio Brasileiro de Doenças Neurodegenerativas, 2007, Bento Gonçalves - RS. Anais (CDROM) do 3 Congresso Brasileiro de Cerebro, Comportamento e Emoções e 2 Simpósio Brasileiro de Doenças Neurodegenerativas. Porto Alegre: CCME Eventos, 2007.

8.
LÜDKE, E.; ROCHA, J.P. . Terapias Cognitivas na Inclusão Social de Pacientes Hemiplégicos. In: 3 Congresso de Cérebro, Comportamento e Emoções e 2 Simpósio Brasileiro de Doenças Neurodegenerativas, 2007, Bento Gonçalves - RS. Anais(CDROM) do 3 Congresso de Cérebro, Comportamento e Emoções e 2 Simpósio Brasileiro de Doenças Neurodegenerativas. Porto Alegre: CCME Eventos, 2007.

9.
LÜDKE, E.; ROCHA, J.P. . A psicometria cognitiva Gf-Gc de Cattell-Horn e Carroll para diagnóstico do uso indevido de medicamentos entre estudantes e jovens adultos. In: II Congresso Brasileiro de Cérebro, Comportamento e Emoções, 2006, Bento Gonçavles - RS. Anais do II Congresso Brasileiro de Cérebro, Comportamento e Emoções -. Porto Alegre: PUC_RS, 2006.

10.
LÜDKE, E.; ROCHA, J.P. . Desenvolvimento de uma escala ascendente de raciocínio científico em casos sob administração de benzodiazepínicos. In: II Congresso Brasileiro de Cérebro, Comportamento e Emoções, 2006, Bento Gonçalves - RS. Anais do II Congresso Brasileiro de Cérebro, Comportamento e Emoções, Ed. P. P. Lima e A. Palimini - CDROM, 2006. v. 1. p. 1.

11.
LÜDKE, E.; OTA, Kazuaki ; RISSMAN, Aurea Garcia . The Circinus Galaxy ESO97-G013) seen by VLTI/MIDI. In: II VLTI EUROSCHOOL ON OPTICAL INTERFEROMETRY, 2006, Goutelas, França. Proceedings of the II VLTI EUROSCHOOL ON OPTICAL INTERFEROMETRY, 2006. v. 1. p. 1-2.

12.
LÜDKE, E.; ROCHA, J.P. . Estudos psicométricos de estudantes em nível de ensino médio no Rio Grande do Sul segundo o modelo Gf-Gc de Cattell-Horn e Carroll. In: II Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, 2006, São Paulo. Anais do II CBPCP, 2006. v. 1. p. 190-190.

13.
LÜDKE, E.; ROCHA, J.P. . Relações entre a psicologia de ensino a pré-vestibulandos e novas metodologias cognitivas para profilaxia do bloqueio escolar. In: II Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, 2006, São Paulo. Anais do II CBPCP, 2006. v. 1. p. 239-239.

14.
LÜDKE, E.; ANDREOLLA, Tina . Core magnetic fields in ultracompact radio sources. In: Magnetic Fields in the Universe: from laboratory and stars to the primordial structures, 2005, Angra dos Reis. Proceedings of the Conference Magnetic Fields in the Universe: from laboratory and stars to the primordial structures, 2005. v. 784. p. 2-3.

15.
LÜDKE, E.; REICHERT, Dalia ; ANDREOLLA, Tina . Magnetic fields in the hotspotless jet of 3C200. In: Magnetic Fields in the Universe: from laboratory and stars to the primordial structures, 2005, Angra dos Reis. Proceedings of the Conference 'Magnetic Fields in the Universe: from laboratory and stars to the primordial structures', 2005. v. 784. p. 1-2.

16.
LÜDKE, E.; ADORNES, Rosane Bohrer ; STONE, Debora Katz . Synchrotron Ages in Hotspots of CSS Quasars and Radio Galaxies. In: Magnetic Fields in the Universe: from laboratory and stars to the primordial structures, 2005, Angra dos Reis. Magnetic Fields in the Universe Conference Proceedings, Eds. E. M. de Gouveia Dal Pino, A. Lazarian & G. Lugones, 2005. v. 784. p. 4-5.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LÜDKE, E.; ROCHA, J.P. . Sobre o Espaço de Terapias Cognitivas na Reabilitação de Pacientes com Severo Trauma Neurológico. In: 4 Congresso Gaúcho de Neurologia e Neurocirurgia e 2. Simpósio Gaúcho de Reabilitação Neurofuncional, 2007, Porto Alegre. Anais do 4 Congresso Gaúcho de Neurologia e Neurocirurgia e 2. Simpósio Gaúcho de Reabilitação Neurofuncional. Porto Alegre: CCME Eventos, 2007.

2.
LÜDKE, E.; ROCHA, J.P. . Um Estudo Piloto de Soluções Interdisciplinares no Problema de Bioretroalimentação. In: 4 Congresso Gaúcho de Neurologia e Neurocirurgia e 2 Simpósio Gaúcho de Reabilitação Neurofuncional, 2007, Porto Alegre -RS. Anais do 4 Congresso Gaúcho de Neurologia e Neurocirurgia e 2 Simpósio Gaúcho de Reabilitação Neurofuncional. Porto Alegre: CCME Eventos, 2007.

3.
LÜDKE, E.; RETORE, J. S. . I Ciclo de palestras em astronomia moderna em escolas secundaristas regionais. In: XIV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2001, Natal, RN. ANais do XIV SImpósio Nacional de Ensino de Físic a. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2001. p. 100-100.

4.
LÜDKE, E.; RETORE, J. S. . Uma proposta para o ensino de física básica e moderna para cursos de ciências farmacêuticas. In: XIV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2001, Natal - RN. Anais do XIV Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2001. p. 101-101.

5.
LÜDKE, E.; RETORE, J. S. ; SCHUCH, L. A. ; SILVA, M. B. ; VIDALIS, Marcelo ; SILVA, L. B. . Atividades experimentais em radioastronomia para alunos de ciências exatas em laboratórios avançados de física moderna. In: XIV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2001, Natal RN. Anais do XIV Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2001.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
LÜDKE, E.;Lüdke, Everton2003LÜDKE, E.; SAWANT, Hanumant Shankar ; SWARUP, Govind ; ALONSO, Eduardo Mena B ; NERI, José Angelo ; BOAS, Jose Williams Vilas ; CECATTO, Jose Roberto ; SUBRAMANIAN, Kovapaady ; BOTTI, Luiz Claudio ; FERNANDES, Francisco Carlos da Rocha . Status of the development of the Brazilian Decimetric Array. Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira, Brazil, v. 23, n.1, p. 34-35, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
Larissa Jung Basso ; FUCHS, J. T. ; Lüdke, Everton . Uma Ação Construtiva para o Ensino de Química Nuclear. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Vinícius Benedetti ; Ana Cristina Sulzbach ; Lüdke, Everton . .Medicamentos: uma Proposta de Tema Para o Planejamento de Metodologias Diferenciadas Para o Ensino de Química. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
Vinícius Benedetti ; Rodrigo Oliveira Lopes ; Lüdke, Everton . O Uso de Tecnologias da Informação Como Alternativa Ao Laboratório de Química no Ensino de Atomística. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
FUCHS, J. T. ; Paola Jardim Cauduro ; Rafaela Weber Velozo ; Lüdke, Everton . Uso de experimentos como recurso tecnológico complementar as informações do Livro Didático em uma perspectiva CTSA para o ensino de Radiações Eletromagnéticas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
Rafaela Weber Velozo ; Paola Jardim Cauduro ; Larissa Jung Basso ; Lüdke, Everton ; ADORNES, Alcides Gilberto da Rosa . Uma proposta de Material DIdático Mínimo para Ensino de Física Nuclear com Temática CTSA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
Lüdke, Everton; Cesar de Oliveira Lobo ; ADORNES, Alcides Gilberto da Rosa ; Paola Jardim Cauduro . Quais são as dificuldades de aprendizado a partir de livros para a realidade ?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
Lüdke, Everton; Giséli Duarte Bastos ; Paola Jardim Cauduro . Uma proposta de aplicação de um método cognitivo-histórico para integração conceitual. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
Lüdke, Everton; Denise de Souza Amaral. . Uma maneira desafiadora de ensinar planetologia observacional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
ADORNES, Alcides Gilberto da Rosa ; ADORNES, Rosane Bohrer ; LÜDKE, E. ; ADORNES, M.B. . CTSA e o Ensino de Física na Era Digital. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
LÜDKE, E.; ADORNES, Alcides Gilberto da Rosa ; ADORNES, Rosane Bohrer . Equação de Transporte de Calor de Boltzmann e Aquisição de Dados Digitais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
LÜDKE, E.; SAWANT, H. ; NERI, José Angelo ; FERNANDES, F. C. R. ; SWARUP, Govind ; CECATTO, J. R. ; SOBRAL, José Humberto A . Arranjo decimétrico brasileiro (Brazilian Decimetric Array). 2002.

2.
LÜDKE, E.; SAWANT, H. ; NERI, José Angelo . Telescópio de 5 metros para arranjo interferométrico solar operando entre 1,2 e 5 GHz. 2002.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Lüdke, Everton; Karine Raquiel Halmenschlager; Liane Teresinha Windling Roos. Participação em banca de Josiane Marques da Silva. Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade nos seminários integrados: potencialidades e desafios identificados a partir de uma proposta para o ensino de Física. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
Elgion Lucio da Silva Loreto; Vanderlei Folmer; Carlos Maximiliano Dutra; Lüdke, Everton; Félix Alexandre Antunes Soares. Participação em banca de Danel Morin Ocampo. Resolução de problemas: uma interface interdisciplinar entre a matemática e o ensino de ciências. 2015. Dissertação (Mestrado em P.G. em Educação em Ciências: Química da Vida) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
Lüdke, Everton; Félix Alexandre Antunes Soares; Regina Gema Santini Costenaro; Luis Caldeira Brant de Tolentino Neto. Participação em banca de Giséli Duarte Bastos. Biologia no ensino médio: diferentes abordagens metdológicas para adequar o conhecimento ao quotidiano - enfoque sobre a gravidez na adolescência. 2015. Dissertação (Mestrado em P.G. em Educação em Ciências: Química da Vida) - Universidade Federal de Santa Maria.

4.
Lüdke, Everton; Cleci Werner da Rosa; Cristiane MUenchen. Participação em banca de Denise de Souza Amaral. Estudo de uma sequência didática na perspectiva de Ausubel para alunos do sexto ano do ensino fundamental sobre astronomia. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Maria.

5.
Lüdke, Everton; Menga Lüdke; Félix Alexandre Antunes Soares. Participação em banca de Paola Jardim Cauduro. Um Estudo da Metodologia de Robert Gagné Aplicada ao Ensino de Biofísica. 2014. Dissertação (Mestrado em P.G. em Educação em Ciências: Química da Vida) - Universidade Federal de Santa Maria.

6.
LÜDKE, E.; COPETTI, Marcus Vinicius Fontana; SANTIAGO, Basilio Xavier. Participação em banca de Rogemar Riffel. Estudo das regioes de formacao estelar massivas G75.78+0.34 e G75.77+0.34 com BIMA e VLA. 2004. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal de Santa Maria.

7.
TURMINA, Clementina Verginia Andreolla; LÜDKE, E.; BOAS, José Williams Vilas; COPETTI, Marcus Vinicius Fontana. Participação em banca de Clementina Verginia Andreolla Turmina. Estudo das radiofontes 3C9 e 3C14 com o VLA. 2002. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal de Santa Maria.

8.
KRABBE, A.; LÜDKE, E.; COPETTI, Marcus Vinicius Fontana; PASTORIZA, M. G.. Participação em banca de Angela Krabbe. Variações de densidade em regiões HII. 2000. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal de Santa Maria.

9.
COELHO, Sandro Xavier; LÜDKE, E.; SAWANT, H.; DEGRAZIA, Gervásio Annes. Participação em banca de Sandro Xavier Coelho. Um estudo das assimetrias nas radiofontes 3C275.1 e 3C352 com o Very Large Array. 1998. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal de Santa Maria.

Teses de doutorado
1.
Lüdke, Everton; Ana Marli Bulegon; Gilberto Orengo de Oliveira; Carlos Fernando de Mello; Félix Alexandre Antunes Soares. Participação em banca de Paola Jardim Cauduro. O método cognitivo-histórico e o ensino de física mediado por epistemologias. 2017. Tese (Doutorado em Curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
Lüdke, Everton; Tânia Denise Miskinis Salgado; Elisabete Zardo Búrigo; Bettina Steren dos Santos. Participação em banca de Lourival Gomes da Silva Filho. Concepções de professores de Matemática e Quimica sobre avaliação de aprendizagem: estudo de caso em um curso de licenciatura plena em Química. 2017. Tese (Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
Lüdke, Everton; Carlos Fernando de Mello; KREY, I.; Vanessa Minuzzi Bidinoto; Daiana Sonego Temp. Participação em banca de Alexandre Giacomini. A formação continuada de professores do PACTO em escolas públicas estaduais abrangidas pela 24a CRE. 2017. Tese (Doutorado em Curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Santa Maria.

4.
Lüdke, Everton; Luis Caldeira Brant de Tolentino Neto; Maria Cecília Pereira Santarosa; Noemir Boer; Rosemar de Fátima Vestena. Participação em banca de Rosana Niederauer Marques. Estimulação psicomotora e seus reflexos na aprendizagem: percepções e potenciais provenientes da aproximação entre universidade e escola. 2017. Tese (Doutorado em Curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Santa Maria.

5.
Lüdke, Everton; Eliane Ângela Veit; Gilberto Orengo de Oliveira; Martha Bohrer Adaime; Félix Alexandre Antunes Soares. Participação em banca de Alcides Gilberto da Rosa Adornes. Uma proposta para o ensino de física nuclear. 2017. Tese (Doutorado em Curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Santa Maria.

6.
Martha Bohrer Adornes; Lüdke, Everton; Jadete Barbosa Lampert; Léris Salete Bonfanti Haefner; Marlise Ladvocat Bartholomei. Participação em banca de Clóvis Luis Konopka. A aprendizagem na concepção humanista de Carl Rogers e sua contribuição para o desenvolvimento das atitudes dos estudantes de graduação em medicina da UFSM. 2015. Tese (Doutorado em Curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Santa Maria.

7.
LÜDKE, E.; SCHMIDT, Alex André; ZANCHIN, Wilson Tonin; COPETTI, Marcus Vinícius Fontana. Participação em banca de Ângela Cristina Krabbe. Flutuações de Temperatura Eletrônica em Nebulosas Planetárias. 2006. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal de Santa Maria.

8.
LÜDKE, E.; MAIA, Márcio Antonio Geimba; BOAS, Jose Williams Vilas; ZANCHIN, Wilson Tonin; SILVA, Celso Arami Marques da. Participação em banca de Rosane Bohrer Adornes. Um estudo do Hidrogênio Neutro e Rádio Contínuo em Galáxias Seyfert com MOPRA e ATCA. 2006. Tese (Doutorado em Curso de Pós Graduação Em Física) - Universidade Federal de Santa Maria.

9.
LÜDKE, E.; OPHER, Reuven; CARVALHO, Joel; COPETTI, Marcus Vinicius Fontana; DEGRAZIA, Gervasio Annes. Participação em banca de Clementina Verginia Andreolla Turmina. Estudos morfológicos de quasares CSS com VLBA. 2006. Tese (Doutorado em Curso de Pós Graduação Em Física) - Universidade Federal de Santa Maria.

10.
COPETTI, Marcus Vinicius Fontana; BERGMANN, Thaisa Storchi; LÉPINE, Jacques Raymond Daniel; SCHMIDT, Alex André; LÜDKE, E.. Participação em banca de Oli Luiz Dors Junior. Variações de temperatura e densidade em regiões HII. 2005. Tese (Doutorado em Curso de Pós Graduação Em Física) - Universidade Federal de Santa Maria.

11.
BOHORQUEZ, C. T.; LÜDKE, E.; VILLELA NETO, T.; AGUIAR, O.. Participação em banca de Camilo Tello Bohorquez. Radiotelescópio para survey do céu em 1,6 GHz. 1999. Tese (Doutorado em Astrofísica) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Qualificações de Doutorado
1.
Martha Bohrer Adaime; Elgion Lucio da Silva Loreto; Lüdke, Everton; Jadete Barbosa Lampert; Léris Salete Bonfanti Haefner; Carlos Fernando de Mello; Félix Alexandre Antunes Soares. Participação em banca de Clovis Luis Konopka. A aprendizegem na concepção humanista de Carl Rogers e sua contribuição para o desenvolvimento das atitudes dos estudantes de graduação em medicina da UFSM. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
Lüdke, Everton; Tânia Denise Miskins Salgado; Vera Maria Treis Trindade; Bettina Steren dos Santos. Participação em banca de Lourival Gomes da Silva Filho. Os erros nas avaliações de aprendizagem: um estudo da ação docente dos professores de matemática no curso de licenciatura plena em química. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
Lüdke, Everton; CALABRO, L.; Lisiane de Oliveira Porciúncula; Dinorá Moraes de Fraga. Participação em banca de Enoelino Magalhães Lyra Filho. Análise do desempenho cognitivo de alunos que utilizam filmes (ficção e documentário) na aprendizagem de ciências. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Mestrado
1.
Lüdke, Everton; Gilberto Orengo de Oliveira; Cesar de Oliveira Lobo. Participação em banca de Márcio Luciano Costa de Carvalho. Uma proposta de ensino de mecânica ondulatória e acústica na formação universitária empregando TIC. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática e Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
Lüdke, Everton; Carlos Henrique de Andrade Molenda; Gilberto Orengo de Oliveira. Participação em banca de Jaqueline Menezes Dias. Um estudo da pedagogia histórico-crítica associada a atividades experimentai aplicada ao ensino de máquinas térmicas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática e Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
Lüdke, Everton; Karine Raquiel Halmenschlager; Liane Teresinha Windling Roos. Participação em banca de Josiane Marques da Silva. Uma proposta didática segundo a perspectiva CTS para desenvolver os seminários integrados no ensino médio politécnico. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática e Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Maria.

4.
Lüdke, Everton; Cleci Werner da Rosa; Cristiane MUenchen. Participação em banca de Denise de Souza Amaral. Uma sequência didática de Ausubel para ensino de astronomia para alunos do sexto ano do ensino fundamental. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática e Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Maria.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Riffel, Rogemar A.; COPETTI, Marcus Vinicius Fontana; Lüdke, Everton. Participação em banca de Marlon Diniz.Uma biblioteca de estrelas para estudos de dinâmica em galáxias. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisica Bacharelado) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
LÜDKE, E.; COPETTI, Marcus Vinicius Fontana; SCHMIDT, Alex André. Participação em banca de Ígor Antônio Cancela Melnik.Membro da banca examinadora de trabalho de graduação em física.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisica Bacharelado) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
LÜDKE, E.; COPETTI, Marcus Vinícius Fontana; SCHMIDT, Alex André. Participação em banca de Márcio do Carmo Pinheiro.Membro da banca examinadora de trabalho de graduação em física. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisica Bacharelado) - Universidade Federal de Santa Maria.

4.
LÜDKE, E.; COPETTI, Marcus Vinícius Fontana; SCHMIDT, Alex André. Participação em banca de Aline Beatriz Rauber.Membro da banca examinadora de trabalho de graduação em física. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisica Bacharelado) - Universidade Federal de Santa Maria.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
Jandir Miguel Hickman; Márcio Henrique Franco Bettega.; DEGRAZIA, Gervasio Annes; Lüdke, Everton. Membro titular da Comissão Especial de Avaliação do Instituto de Fìsica da UFRGS no Processo Avaliativo para Promoção Classe E do Instituto de Física, Departamento de Física. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Concurso público
1.
KREY, I.; LÜDKE, E.; REZENDE JUNIOR, M. F.. Membro titular de concurso público para professor adjunto em educação, subárea ensino e aprendizagem no Departamento de Física do CCNE/ UFSM. 2014. Universidade Federal de Santa Maria.

2.
OLIVEIRA, Norberto Ulisses Vasconcelos de; RODRIGUES, Cesar Ramos; LÜDKE, E.. Banca de concurso público para professor Adjunto no Departamento de Eletrônica e Computação da UFSM (UFSM-DELC) em 1-4 de agosto.. 2005. Universidade Federal de Santa Maria.

Avaliação de cursos
1.
LÜDKE, E.; SCHELP, Luis Fernando; ACEVEDO, Otávio; MAGALHÃES, Sérgio Garcia; MIRANDA, Alex; DEGRAZIA, Gervásio Annes. Membro do Colegiado do Curso de Pós-Graduação em Física da UFSM. 2006. Universidade Federal de Santa Maria.

Outras participações
1.
PEREIRA, J. E.; LÜDKE, E.; RUBIN, M.. Membro titular da comissão de avaliação de progressão docente na classe de professor associado na UFSM-CCNE. 2013. Universidade Federal de Santa Maria.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior.Educação profissional técnica de ensino médio e ensino médio politécnico: aproximações e distanciamentos. 2015. (Seminário).

2.
XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia, XII Jornada de Física Médica. 2012. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Márcio Luciano Costa de Carvalho. Oficinas picopedagógicas para Ensino de acústica e ondas no ensino médio. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Andriele Maria Pauli. Uma proposta curricular interdisciplinar em física e química para a formação do produtor de alimentos. Início: 2017. Tese (Doutorado em Curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Rafaela Weber Velozo. Ensino de astronomia e Eletromagnetismo: um estudo interdisciplinar sobre o comportamento de cargas elétricas em campos eletromagnéticos no ensino médio. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Fisica Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, UFSM-Fundo de Extensão Universitária. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Rodrigo Oliveira Lopes. A evolução do perfil conceitual de átomo por meio de atividades experimentais espectroscópicas. 2017. Dissertação (Mestrado em P.G. em Educação em Ciências: Química da Vida) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Everton Lüdke.

2.
Larissa Jung Basso. O aprendizado em química nuclear no PRONATEC mediado pela teoria da atividade de Engeström. 2017. Dissertação (Mestrado em P.G. em Educação em Ciências: Química da Vida) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Everton Lüdke.

3.
Ana Cristina Sulzbach. O ensino de isomeria óptica por meio de atividades experimentais. 2017. Dissertação (Mestrado em P.G. em Educação em Ciências: Química da Vida) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Everton Lüdke.

4.
Jaqueline Menezes Dias. Um estudo da construção de "Habitus" no ensino da 2a Lei da Termodinâmica. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Everton Lüdke.

5.
Fábio de Sousa e Silva. Estágio curricular: uma análise comparativa da percepção dos estudantes de enfermagem de uma facudade pública e outra privada no interior de Pernambuco. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Everton Lüdke.

6.
Josiane Marques da Silva. Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade nos seminários integrados: potencialidades e desafios identificados a partir de uma proposta para o ensino de Física. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Everton Lüdke.

7.
Denise de Souza Amaral. Estudo de uma sequência didática na perspectiva de Ausubel para alunos do sexto ano do ensino fundamental sobre astronomia. 2015. Dissertação (Mestrado em PG em Educação Matemática e Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Everton Lüdke.

8.
Giséli Duarte Bastos. Biologia no ensino médio: diferentes abordagens metodológicas para adequar o conhecimento ao quotidiano - enfoque sobre gravidez na adolescência. 2015. Dissertação (Mestrado em P.G. em Educação em Ciências: Química da Vida) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Everton Lüdke.

9.
Rodrigo Oliveira Lopes. O Uso de Tecnologias da Informação como Alternativa ao Laboratório de Química no Ensino de Atomística. 2015. Dissertação (Mestrado em P.G. em Educação em Ciências: Química da Vida) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Everton Lüdke.

10.
Ana Cristina Sulzbach. Uma proposta diferenciada para o ensino de química através do tema ação de medicamentos e interação com sistemas biológicos. 2015. Dissertação (Mestrado em P.G. em Educação em Ciências: Química da Vida) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Everton Lüdke.

11.
Paola Jardim Cauduro. Um Estudo da Metodologia de Robert Gagné Aplicada ao Ensino de Biofísica. 2014. Dissertação (Mestrado em P.G. em Educação em Ciências: Química da Vida) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Everton Lüdke.

12.
Rogemar Riffel. Estudo das regioes de formacao estelar massivas G75.78+0.34 e G75.77+0.34 com BIMA e VLA. 2004. 92 f. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Everton Lüdke.

13.
Onofre Felix Neto. Estudos do quasar 3C208 com VLA e MERLIN. 2003. 64 f. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Everton Lüdke.

14.
Clementina Verginia Andreolla Turmina. Estudosdas morfologias dos quasares 3C9 e 3C14 com o VLA. 2002. 128 f. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Everton Lüdke.

15.
Sandro Xavier Coelho. Estudo dos efeitos de Faraday em 3C352 e 3C275.1. 1999. 0 f. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Everton Lüdke.

16.
Rosane Bohrer Adornes. Estudos Polarimétricos de Radiofontes CSS em 22 GHz com o Very Large Array. 1998. 0 f. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Everton Lüdke.

Tese de doutorado
1.
Paola Jardim Cauduro. Método cognitivo-histórico e ensino de física mediado por epistemiologias. 2017. Tese (Doutorado em Curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Everton Lüdke.

2.
Alcides Gilberto da Rosa Adornes. Uma proposta para o ensino de física nuclear. 2017. Tese (Doutorado em Curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Everton Lüdke.

3.
Alexandre Giacomini. A formação continuada de professores do PACTO em escolas públicas estaduais abrangidas pela 24a. CRE. 2017. Tese (Doutorado em Curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Everton Lüdke.

4.
Lourival Gomes da Silva Filho. Concepções de professores de Matemática e Química sobre avaliação de aprendizagem: estudo de caso em um curso de licenciatura plena em Química. 2017. Tese (Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Everton Lüdke.

5.
Enoelino Magalhães Lyra Filho. Análise da evolução conceitual de alunos do 7o. ano que utilizam recursos audiovisuais na aprendizagem de Ciências, dentro da teoria dos construtos pessoais de Kelly. 2017. Tese (Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Everton Lüdke.

6.
Rosane Niderauer Marques. Estimulação psicomotora de crianças e seus reflexos na aprendizagem: percepções e potenciais provenientes da aproximação entre universidade e escola. 2017. Tese (Doutorado em Curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Everton Lüdke.

7.
Clementina Verginia Andreolla Turmina. Estudos morfológicos de quasares CSS com o VLBA. 2006. 112 f. Tese (Doutorado em Curso de Pós Graduação Em Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Everton Lüdke.

8.
Rosane Bohrer Adornes. Um estudo do hidrogênio neutro e rádio contínuo em galáxias Seyfert com Mopra e ATCA. 2006. 132 f. Tese (Doutorado em Curso de Pós Graduação Em Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Everton Lüdke.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bárbara Konrad. Sistema de Espectroscopia Gama rápida empregando FPGA para análise de radioisótopos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisica Bacharelado) - Universidade Federal de Santa Maria, UFSM-Fundo de Incentivo à Pesquisa. Orientador: Everton Lüdke.

2.
César Augusto Gomes. Análise Acústica de Sistemas Radiantes em Baixa Freqüência. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisica Bacharelado) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Everton Lüdke.

Iniciação científica
1.
Barbara Konrad. Desenvolvimento de um analisador multicanal em firmware para sistema embarcado: uma configuração para FPGA. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Fisica Bacharelado) - Universidade Federal de Santa Maria, UFSM-Fundo de Incentivo à Pesquisa. Orientador: Everton Lüdke.

2.
Michelle Ferreira Lubacheviski. Medidas de energia de partículas alfa com sistemas embarcados. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Fisica Bacharelado) - Universidade Federal de Santa Maria, UFSM-Fundo de Incentivo à Pesquisa. Orientador: Everton Lüdke.

3.
Vinícius Benedetti. Uma proposta diferenciada para o ensino de química através do tema ação de medicamentos e interação com sistemas biológicos. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Universidade Federal de Santa Maria, UFSM - Fundo de Programa de Auxílio às Licenciaturas. Orientador: Everton Lüdke.

4.
Rafaela Weber Velozo. O Uso de Tecnologias da Informação como Alternativa ao Laboratório de Química no Ensino de Atomística. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Fisica Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, UFSM - Fundo de Programa de Auxílio às Licenciaturas. Orientador: Everton Lüdke.

5.
Cezar Gomes. Desenvolvimento de um espectrômetro digital para análise acústica. 2010. 12 f. Iniciação Científica. (Graduando em Fisica Bacharelado) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Everton Lüdke.

6.
Rafael Gomes. Receptor de microondas com teconologia digital. 2006. 9 f. Iniciação Científica. (Graduando em Fisica Bacharelado) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Everton Lüdke.

7.
Marcelo Vidalis. Análise espectral de quasares ultra-depolarizados. 2003. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Fisica Bacharelado) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Everton Lüdke.

8.
Nadiane Cristina Cassol. Estudos da emissão maser molecular em estrelas OH/IR. 2003. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Fisica Bacharelado) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Everton Lüdke.

9.
Dalia Selma Reichert. Campos magneticos em galaxias ativas proximas. 2002. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Fisica Bacharelado) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Everton Lüdke.

10.
Luciano Anderson Fricke. Um experimento para deteccao de hidrogenio neutro das nuvens de magalhaes. 2001. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Everton Lüdke.

11.
Mauricio Mendes da Silva. Um teodolito digital com LASER de rubi. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Everton Lüdke.

12.
Leandro Barros da Silva. Controle de radiotelescopios de pequeno porte em ambiente LINUX. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Fisica Bacharelado) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Everton Lüdke.

13.
Michele Ferraz Figueiró. Um analisador de imagens rádio em ambiente LINUX. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Fisica Bacharelado) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Everton Lüdke.

14.
Nadiane Cristina Cassol. Estudos e jatos relativisticos em quasares de redshift intermediario. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Fisica Bacharelado) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Everton Lüdke.

15.
Rogemar Riffel. Um sistema para analise de imagens tomograficas em hidrogenio neutro para estudos da dinamica de galaxias ativas. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Fisica Bacharelado) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Everton Lüdke.

16.
Marcelo Vidalis. Inovacoes em ensino de eletricidade e magnetismo em cursos de ciencias da computacao a nivel de graduacao. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Fisica Bacharelado) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Everton Lüdke.

17.
Janaina Stekel Retore. Acoes pedagogicas de extensao para ensino de astronomia fundamental em escolas da rede publica estadual. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Fisica Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Everton Lüdke.

18.
Mauro Brittes da Silva. Analise de imagens em multifrequencias com dados obtidos por tecnicas radiointerferometricas. 1999. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Fisica Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Everton Lüdke.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
Lüdke, Everton2012Lüdke, Everton. Um m etodo para experimenta ção com baixas capacitâncias. Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso), v. 34(3), p. 3501, 2012.

2.
Lüdke, Everton2013Lüdke, Everton; Paola Jardim Cauduro . Um experimento hemodinâmico em sala de aula para ensino de biofísica da circulação. Revista Brasileira de Ensino de Física (Online), v. 35, p. 3506, 2013.

3.
Denise de Souza Amaral.2014Denise de Souza Amaral. ; Lüdke, Everton . A challenging way to teach observational planetology for 11-13 year-old students. Revista de Educacion de las Ciencias, v. 15, p. 68, 2014.

4.
Lüdke, Everton2014Lüdke, Everton; Giséli Duarte Bastos ; Paola Jardim Cauduro . A proposal for application of an historical cognitive method to teach integrated conceptual physics and biology in high school. Revista de Educacion de las Ciencias, v. 15, p. 101, 2014.

5.
Paola Jardim Cauduro2015Paola Jardim Cauduro ; Lüdke, Everton . Análise de subsunçores sobre ímãs e campo magnético em alunos de curso de farmácia. Vivências (URI. Erechim), v. 11(20), p. 158-166, 2015.

6.
Alexandre GIACOMINI2015Alexandre GIACOMINI ; Lüdke, Everton . Avaliação de aprendizagem no contexto de um processo de educação continuada para formação de professores no ensino médio. Vivências (URI. Erechim), v. 11(20), p. 214-222, 2015.


Apresentações de Trabalho
1.
Lüdke, Everton; Giséli Duarte Bastos ; Paola Jardim Cauduro . Uma proposta de aplicação de um método cognitivo-histórico para integração conceitual. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Outras informações relevantes


Orientador de Pós-Graduação no Curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências:Química da Vida e Saúde e o Curso de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMSF). 

Professor de Graduação para os cursos de Química Bacharelado e Licenciatura Plena, Física Bacharelado e Licenciatura Plena, Fisioterapia e Farmácia. 

Administrador de projetos: CNPq, FAPERGS, FAPESP e UFSM-FIPE.

Referee "Peer Review" da Revista Brasileira de Ensino de Física e da Revista d eExtensão da UFMG.



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