Luciana Piccoli

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7092164956309386
  • Última atualização do currículo em 04/09/2018


Professora associada da área de Formação Pedagógica e Linguagem do Departamento de Ensino e Currículo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), integrante do Grupo Interinstitucional de Pesquisa Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento (ABEC). Tem graduação em Pedagogia pela UFRGS (2003) e é doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação (2009) da mesma instituição. Atuou como professora em distintos níveis de ensino (na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e no Ensino Superior) com crianças, jovens e adultos, tanto em instituições públicas quanto em privadas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da leitura e escrita, práticas pedagógicas e formação de professores alfabetizadores, sendo esses os focos de suas últimas produções acadêmicas. Atuou como Coordenadora Geral do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na edição 2016. É autora do livro Práticas pedagógicas em alfabetização: espaço, tempo e corporeidade, o qual foi finalista do Prêmio Jabuti, na categoria Educação, em 2013. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciana Piccoli
Nome em citações bibliográficas
PICCOLI, Luciana

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação.
Av. Paulo Gama, s/n - Prédio 12201
Farroupilha
90046-900 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (51) 33083267


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2009
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Prática Pedagógica nos Processos de Alfabetização e de Letramento: análises a partir dos campos da sociologia e da linguagem, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Maria Helena Degani Veit.
Palavras-chave: Alfabetização; Letramento; Prática pedagógica; Oralidade; Leitura; Escrita.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação em Periferias Urbanas.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental; Educação Superior.
2003 interrompida
Mestrado interrompido em 2006 em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Currículo, Pedagogia e Avaliação: uma análise das práticas de leitura e escrita em uma escola municipal,Orientador: Maria Helena Degani Veit.
Ano de interrupção: 2006
2005 - 2007
Especialização em Alfabetização, Letramento e Ação Supervisora. (Carga Horária: 375h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Alfabetizações e Alfabetismos: a leitura e a escrita através de múltiplos olhares e perspectivas.
Orientador: Iole Maria Faviero Trindade.
1999 - 2003
Graduação em Pedagogia Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Pesquisa: desenvolvendo aprendizagens de investigação.
Orientador: Maria Bernadette Castro Rodrigues.
1995 - 1998
Ensino Médio (2º grau).
Magistério Colégio São José, CSJ, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Literatura infantil, diferença e infância. (Carga horária: 6h).
Universidade Luterana do Brasil - Campus Canoas (RS), ULBRA, Brasil.
2010 - 2010
Progr. de Ativ. de Aperfeiçoamento Pedagógico PAAP.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2009 - 2009
Multimodalidade, intergenericidade e leitura. (Carga horária: 5h).
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
2009 - 2009
O Processo de Ensinar e Aprender. (Carga horária: 4h).
Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, SMC - POA, Brasil.
2009 - 2009
Reforma Ortográfica. (Carga horária: 4h).
Universidade Luterana do Brasil - Campus Guaíba, ULBRA, Brasil.
2007 - 2007
A Aprendizagem na Vida Adulta. (Carga horária: 40h).
Prefeitura Municipal de Porto Alegre, P/PORTO ALEGRE, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Conversando 2004 O Autor e Sua Obra. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2002 - 2002
Oficina de Ortografia. (Carga horária: 4h).
Escola e Editora Projeto, EEP, Brasil.
2000 - 2000
Examination For The First Certificate In English. (Carga horária: 8h).
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
1999 - 2000
Língua Inglesa First Certificate In English. (Carga horária: 150h).
Cultura Inglesa, CI, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Oficina Lúdica V Jogos Dramáticos. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Oficina Lúdicas VI A Arte das Dobraduras. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Estudos Sobre Organização de Espaços Lúdicos. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Musicalizando Estudantes de Pedagogia. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1997 - 1997
Introdução ao sistema de escrita Braille. (Carga horária: 36h).
Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Caxias do Sul, APDEV, Brasil.
1996 - 1996
Extensão universitária em Produção de textos nas séries iniciais. (Carga horária: 40h).
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5
Outras informações
Disciplina "Produção do Conhecimento, Pesquisa e Alfabetização" no curso de Especialização em Alfabetização e Letramento

Atividades

10/2009 - 11/2009
Ensino, Alfabetização e Letramento, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Produção do Conhecimento, Pesquisa e Alfabetização

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5
Outras informações
Atuação como professora no Programa de Educação a Distância no Polo de Três Cachoeiras. Responsável pela Disciplina: Didática, Planejamento e Avaliação

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professor temporário, Enquadramento Funcional: Professor 3 grau substituto, Carga horária: 20

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Docência II: Anos Iniciais
Estágio de Docência II: Anos Iniciais
04/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro Participante do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Educação.
07/2015 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.

Cargo ou função
Coordenadora da Equipe de Estágio de Doência - 6 a 10 Anos..
05/2015 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.

Cargo ou função
Coordenadora da Área de Formação Pedagógica e Linguagem.
01/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.

Cargo ou função
Representante do Departamento de Ensino e Currículo na Comissão de Graduação da Faculdade de Educação..
12/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.

03/2013 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio de Docência: 6 a 10 anos
Seminário de Prática Docente: 6 a 10 anos
11/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.

Cargo ou função
Membro da Comissão de Avaliação de Estágios Probatórios do Departamento de Ensino e Currículo.
08/2011 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.

Atividade realizada
Coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO).
03/2011 - Atual
Extensão universitária , Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Escolarização Inicial - NEEPEI, .

Atividade de extensão realizada
Ciclo de Debates: Ensino e Pesquisa na Formação de Professores.
11/2010 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.

Atividade realizada
Coordenadora da Área de Didática e Ensino da Língua Materna.
10/2010 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Professora representante do Colegiado do DEC - Departamento de Ensino e Currículo.
08/2010 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise e Produção do Texto Acadêmico
Linguagem e Educação I
Linguagem e Educação II
03/2010 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem e Educação I
03/2010 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.

Atividade realizada
Integrante do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Escolarização Inicial (NEEPEI).
01/2018 - 04/2018
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Controvérsias da form(ação) pedagógica.
05/2017 - 06/2017
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Controvérsia da form(ação) pedagógica: qual formação? Qual professor? Qual alfabetização?.
04/2016 - 05/2017
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora Geral do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na edição 2016 - PNAIC/UFRGS 2016.
01/2013 - 05/2015
Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.

Cargo ou função
Coordenadora da Área de Linguagem e Educação.
08/2014 - 12/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise e Produção do Texto Acadêmico
06/2012 - 07/2012
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Ciclo de Debates II: Ensino e Pesquisa na Formação de Professoras.
04/2011 - 05/2011
Ensino, Os Estudos Culturais nos Currículos Escolares, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Alfabetismos e narrativas escolares
03/2011 - 05/2011
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
UFRGS Portas Abertas 2011.
03/2011 - 05/2011
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
UFRGS Portas Abertas 2011.
07/2010 - 07/2010
Ensino, O Ensino da Geografia e História, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Construção do Texto Acadêmico
03/2010 - 07/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise e Produção do Texto Acadêmico
Linguagem e Educação I
Linguagem e Educação III
07/2009 - 12/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática, Planejamento e Avaliação
Professora pesquisadora do programa de formação inicial e continuada da Universidade Aberta do Brasil/DED/CAPES/MEC
03/2007 - 12/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem e Educação I
Linguagem e Educação II
Linguagem e Educação III

Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor 3 grau, Carga horária: 16

Atividades

08/2009 - 12/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio: Anos Iniciais
01/2009 - 12/2009
Extensão universitária , Unidade Universitária de Guaíba, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora do projeto de extensão: Laboratório de Ensino e Aprendizagem.
01/2009 - 12/2009
Extensão universitária , Unidade Universitária de Guaíba, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora do projeto de extensão: Oficinas do Curso de Pedagogia.
08/2008 - 12/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
08/2008 - 12/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicogênese da Língua Escrita: alfabetização e letramento
08/2008 - 12/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Universitária de Guaíba, .

Cargo ou função
Integrante do Conselho do Curso de Pedagogia.
08/2008 - 12/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Universitária de Guaíba, .

Cargo ou função
Integrante do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia.
01/2009 - 07/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ação Pedagógica na Educação Infantil e nos Anos Iniciais
01/2009 - 07/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projetos Educativos Interdisciplinares
01/2009 - 07/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ação Pedagógica na Educação Básica
08/2008 - 12/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização dos Tempos e Espaços na Infância

Prefeitura Municipal de Porto Alegre, P/PORTO ALEGRE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

03/2009 - 12/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
1o. Ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Profa. Ana Íris do Amaral
03/2007 - 03/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação de Jovens e Adultos nas Totalidades Iniciais na área de alfabetização na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima.
07/2007 - 08/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, .

Cargo ou função
Representante do segmento professor..

Escola de Educação Infantil Mimo de Gente, EEIMG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 5
Outras informações
Atuação como coordenadora pedagógica responsável pela orientação e supervisão dos projetos de trabalho e do planejamento semanal desenvolvidos pelas professoras nas turmas de berçário, pré-maternal, maternal e jardim.


Colégio Anchieta - RS, ANCHIETA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor regente de classe, Carga horária: 30

Atividades

01/2006 - 12/2006
Serviços técnicos especializados , Colégio Anchieta, .

Serviço realizado
Responsável pela sondagem, na área da alfabetização para o ingresso de alunos na 1a. série do Ensino Fundamental..
01/2005 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
1a. Série
01/2005 - 12/2006
Serviços técnicos especializados , Colégio Anchieta, .

Serviço realizado
Responsável pelo planejamento da disciplina de Português..
01/2003 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa para 1a a 4a. séries.
01/2003 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
3a. Série
01/2003 - 12/2004
Serviços técnicos especializados , Colégio Anchieta, .

Serviço realizado
Responsável pelo planejamento da disciplina de Português..
01/2001 - 12/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
4a. Série
01/2001 - 12/2002
Serviços técnicos especializados , Colégio Anchieta, .

Serviço realizado
Responsável pelo planejamento da disciplina de Português..
02/2000 - 12/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ensino diversificado 2a. e 4a. séries.
02/2000 - 12/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa nível B da Educação Infantil
02/2000 - 12/2000
Serviços técnicos especializados , Colégio Anchieta, .

Serviço realizado
Responsável pelo planejamento da disciplina de Português..

Escola Estadual Professor Sílvio Stallivieri, PSS, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Atividades

08/1998 - 12/1998
Outras atividades técnico-científicas , Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

Atividade realizada
Monitoria para séries iniciais.
01/1998 - 07/1998
Estágios , Séries Iniciais do Ensino Fundamental, .

Estágio realizado
Magistério para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

English Avenue Escola de Idiomas, EA, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação como professora de Língua Inglesa para crianças, jovens e adultos.

Atividades

01/1998 - 12/1998
Ensino, Língua Inglesa, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa, nível júnior e básico


Linhas de pesquisa


1.
Alfabetização - Coordenação do Grupo de Estudos sobre Alfabetização (GEALFA)


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
O estado do conhecimento dos estudos sobre alfabetização (RS: 1975-2016)
Descrição: O projeto de pesquisa objetiva mapear e analisar dissertações e teses produzidas entre 1975 e 2016 nos Programas de Pós-Graduação das Universidades do Estado do Rio Grande do Sul que tenham por foco a temática da alfabetização, compondo, assim, a trajetória de tal produção acadêmica. Se caracteriza como uma pesquisa de caráter bibliográfico, permanente, que reúne teses e dissertações sobre alfabetização produzidas nos cursos de Pós-Graduação do Rio Grande do Sul desde 1975, data da primeira tese gaúcha, à atualidade. O corpus empírico da pesquisa é formado por resumos de teses e dissertações, capturadas no Portal de Teses da CAPES, visando discutir objetivos, fundamentação teórica, metodologia e resultados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Luciana Piccoli - Coordenador / Renata Sperrhake - Integrante.
2013 - Atual
Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento
Descrição: A pesquisa é de caráter bibliográfico e tem o objetivo de inventariar e sistematizar a produção acadêmica e científica em alfabetização, que aborda o tema enquanto processo de aquisição das habilidades da leitura e escrita no período de escolarização da criança. Essa sistematização compreende desde a primeira pesquisa produzida sobre o tema em 1961 até a atualidade. A proposta da pesquisa Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento (ABEC) ser um projeto interinstitucional apresenta aspectos positivos como: atender o anseio de se manter atualizado o banco de dados, possibilitando maior agilidade na atualização e análise das teses e dissertações; proporcionar uma maior socialização do conhecimento acadêmico e o fortalecimento do grupo de pesquisadores no campo da alfabetização, leitura e escrita no Brasil. A equipe composta por pesquisadores de diferentes estados brasileiros irá desenvolver este projeto e cada um deles será responsável pelo levantamento e posterior análise das teses e dissertações identificadas pela equipe..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2015
Letramentos Múltiplos: entre a escola e a rua
Descrição: O projeto inscreve-se no campo dos Estudos do Letramento e pressupõe a intersecção das áreas da educação e da linguagem na perspectiva dos letramentos sociais de Brian Street. Tem o Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul como origem e faz parte do projeto integrado de pesquisa ?Alfabetizações e Alfabetismos?, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação. O estudo relaciona-se às práticas de letramento de comunidades localizadas em periferias urbanas e é orientado pelos seguintes objetivos a) conhecer os múltiplos letramentos que têm lugar nas esferas pelas quais crianças ? em interação com jovens e adultos ? circulam, seja no domínio escolar ou em outros espaços sociais como a rua e o lar; b) compreender os usos que as pessoas fazem, nas comunidades onde vivem, da leitura, da escrita e da oralidade como práticas discursivas associadas ou não a outros meios semióticos; c) visibilizar tanto as singularidades dos contextos nos quais essas práticas discursivas emergem quanto as relações de poder que regulam os letramentos que transpassam a rua e a escola. Para tanto, será realizada uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico em comunidades atendidas pelo ensino público, preferencialmente ofertado pela Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS. A observação de eventos de letramento, cultural e discursivamente analisados, configura-se como estratégia metodológica associada a outros procedimentos tais como a análise textual de materiais de leitura e de escrita utilizados e/ou produzidos pelas pessoas e a realização de entrevistas com crianças, jovens e adultos com vistas a conhecer os usos e os significados atribuídos às atividades de linguagem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Luciana Piccoli - Coordenador / Camila Oliveira Görgen - Integrante / Anna Letícia Feichas - Integrante / Taís Pereira Flôres - Integrante / Nôva Marques Brando - Integrante.
2010 - 2013
Alfabetizações e Alfabetismos
Descrição: Tendo por referência o campo dos Estudos Culturais e suas abordagens para a interpretação do que é produzido academicamente em torno da alfabetização e alfabetismo/letramento, pretende-se com este projeto integrado de pesquisa dar visibilidade ao que se tem produzido no NECCSO e na linha de pesquisa Estudos Culturais em Educação, na área da alfabetização. Pretende-se principalmente investir na formação de pesquisadores, no caso de doutorandas, mestrandas e bolsista de iniciação científica, participantes deste projeto integrado de pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2009
Perspectivas de ensino na educação básica: prática pedagógica e formação de professores
Descrição: Este projeto de pesquisa, da área da Sociologia da Educação, é coordenado por Maria Helena Degani Veit e pertence à Linha de Pesquisa "O sujeito da educação: conhecimento, linguagem e contextos". Reúne alunos do PPGEDU, professores de ensino superior e da educação básica, das redes pública e privada, buscando examinar a prática pedagógica e a formação de professores no contexto das políticas públicas. Quanto ao referencial teórico, considera "a descoberta de similaridades" entre o interacionismo simbólico de George Herbert Mead e a fenomenologia social de Alfred Schultz como o primeiro apoio, na literatura da área da Sociologia, à complementaridade entre as contribuições de Basil Bernstein e de Schultz, antevista em Veit (1990 e 1992)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2005
Perspectivas de Ensino na Educação Fundamental
Descrição: Abrange o estudo das relações pedagógicas, mormente da prática docente, no contexto da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul (referência aos anos precedentes ao Relatório CAPES de 1999), incluindo, em 1999, duas escolas organizadas por ciclos, no municípío de Porto Alegre. De delineamento predominantemente qualitativo, examina-se a organização escolar a partir da contribuição de Basil Bernstein. Para analisar propostas de mudança, recorre-se a pedagogia crítica com ênfase em Paulo Freire e Peter McLaren..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Luciana Piccoli - Integrante / Cristiane Figueiró Klovan - Integrante / Maria Helena Degani Veit - Coordenador / Russel Teresinha Dutra da Rosa - Integrante / Viviane Esther Lorenz - Integrante / Helen Rodrigues Cardoso - Integrante.
2003 - 2005
Políticas de Inclusão: turmas de progressão em estudo
Descrição: Grupo de Pesquisa em Disciplina Escolar da FACED/UFRGS. O projeto tem por objetivo analisar as políticas de inclusão em turmas de progressão de escola municipais de Porto Alegre, tendo em vista a necessidade de investimentos em pesquisa sobre propostas pedagógicas que melhor contemplem a dimensão da escola como espaço de aprendizagem e de socialização de crianças e jovens. Propostas estas que a organização da escola por Ciclos de Formação da SMED/POA vem intentando realizar...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Alfabetização e Letramento.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Práticas de Leitura e de Escrita.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Processos de Aquisição da Linguagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2010
Professora Paraninfa, Turma de formandas em Pedagogia da UFRGS.
2009
Professora Homenageada, Turma de formandas em Pedagogia da UFRGS.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ASSIS, E. F.2018ASSIS, E. F. ; PICCOLI, Luciana . Produção escrita em sala de aula de alfabetização: estratégias didáticas em torno do texto e contribuições às aprendizagens das crianças. TEXTURA - ULBRA, v. 20, p. 151-171, 2018.

2.
PICCOLI, Luciana2017PICCOLI, Luciana; TONELI, N. C. . Como a avaliação diagnóstica pode auxiliar no planejamento de atividades de produção de texto?. Letra A, v. 13, p. 3-3, 2017.

3.
PICCOLI, Luciana2015PICCOLI, Luciana. Como formar um professor alfabetizador no curso de Pedagogia? Discussões sobre a formação inicial nas Universidades Federais da Região Sul do Brasil. REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO, v. 1, p. 132-154, 2015.

4.
PIRES, A. R. P.2014PIRES, A. R. P. ; PICCOLI, Luciana . Gêneros orais em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental: muito além da conversa. Ciências & Letras (Porto Alegre. Online), v. 55, p. 22-40, 2014.

5.
CAMINI, P.2014CAMINI, P. ; PICCOLI, Luciana . O patrimônio pedagógico imaterial na alfabetização. Pátio: Ensino Fundamental, v. 71, p. 40-43, 2014.

6.
PICCOLI, Luciana2013PICCOLI, Luciana. Reflexão metalinguística e intervenção pedagógica na alfabetização. SALTO PARA O FUTURO, v. XXIII, p. 37-48, 2013.

7.
CAMINI, P.2013CAMINI, P. ; PICCOLI, Luciana . Rediscutindo o conceito de letramento. REVISTA PÁTIO - ENSINO FUNDAMENTAL, v. 66, p. 36-39, 2013.

8.
PICCOLI, Luciana2010PICCOLI, Luciana. Alfabetizações, Alfabetismos e Letramentos: trajetórias e conceitualizações. EDUCAÇÃO E REALIDADE, v. 35, p. 257-275, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PICCOLI, Luciana; CORSO, L. V. (Org.) ; ANDRADE, S. S. (Org.) ; SPERRHAKE, R. (Org.) . Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: práticas de alfabetização, aprendizagem da matemática e políticas públicas. 1ª. ed. São Leopoldo: Oikos, 2017.

2.
ALMEIDA, L. B. (Org.) ; PICCOLI, Luciana (Org.) ; CORSO, L. V. (Org.) ; ANDRADE, S. S. (Org.) . Recursos didáticos no ciclo da alfabetização PNAIC UFRGS. 1. ed. São Leopoldo: Oikos, 2017.

3.
PICCOLI, Luciana; CAMINI, P. . Práticas pedagógicas em alfabetização: espaço, tempo e corporeidade. 1. ed. Erechim: , 2012. 157p .

Capítulos de livros publicados
1.
PICCOLI, Luciana. Diferenciação pedagógica e os direitos de aprendizagem na alfabetização. In: PICCOLI, Luciana; CORSO, L. V.; ANDRADE, S. S.; SPERRHAKE, R.. (Org.). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC UFRGS : práticas de alfabetização, aprendizagem da matemática e políticas públicas. 1ed.: , 2017, v. , p. 19-42.

2.
DALLA ZEN, M. I. H. ; PICCOLI, Luciana . A linguagem na escolarização: abordagens teórico-metodológicas. In: Maria Bernadette Castro Rodrigues; Maria Isabel H. Dalla Zen. (Org.). Tópicos educacionais I. 1ed.Porto Alegre: UFRGS Editora, 2013, v. , p. 93-114.

3.
PICCOLI, Luciana. Alfabetizações, alfabetismos e letramentos : trajetórias e conceitualizações dos fenômenos. In: Maria Bernadette Castro Rodrigues; Maria Isabel H. Dalla Zen. (Org.). Tópicos educacionais I. 1ed.Porto Alegre: UFRGS Editora, 2013, v. , p. 115-124.

4.
TRINDADE, I. M. F. ; PICCOLI, Luciana ; Mello, Darlize Teixeira ; SILVA, T. ; GERMANO, L. . Alfabetizações e alfabetismos contestados : "o que fazer na 2ª feira de manhã?". In: Heining, Otilia Lizete de Oliveira; Fronza, Cátia de Azevedo. (Org.). Diálogos entre linguística e educação : a linguagem em foco : a interlocução continua!. 1ed.Blumenau: Edifurb, 2011, v. 2, p. 78-92.

5.
PICCOLI, Luciana. Leitura do Mundo e Leitura da Palavra: práticas de letramento na educação de jovens e adultos.. In: Marco Mello. (Org.). Paulo Freire e a Educação Popular: reafirmando o compromisso com a emancipação das classes populares. 1ed.Porto Alegre: IPPOA/ATEMPA, 2008, v. , p. 115-123.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PICCOLI, Luciana. O ensino e a aprendizagem sob (a/re)provação. Jornal da Universidade, Porto Alegre, p. 2 - 2, 01 mar. 2011.

2.
PICCOLI, Luciana. A ajuda no tema de casa. Zero Hora - Caderno ZH Escola, Porto Alegre, p. 2 - 2, 15 set. 2003.

3.
PICCOLI, Luciana. Alfabetização e Alfabetismos/Letramento: Trajetórias e Conceitualizações dos Fenômenos. Cadernos FAPA, Porto Alegre, p. 40 - 50.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PICCOLI, Luciana; DALLA ZEN, M. I. H. . Alfabetização no 1º ano: cenas de sala de aula em foco. In: I Congresso Brasileiro de Alfabetização, 2013, Belo Horizonte. Anais do I Congresso Brasileiro de Alfabetização. Marília - SP: ABAlf, 2013. p. 1-14.

2.
PICCOLI, Luciana. Alfabetização na contemporaneidade e a formação do professor. In: VIII Seminário Internacional de Alfabetização, 2012, Ijuí. Anais.... Ijuí: Ed. Unijuí, 2012.

3.
PICCOLI, Luciana; GÖRGEN, Camila Oliveira . Os múltiplos usos para o diário pessoal e o caderno. In: 4º SBECE - 1º SIECE: desafios atuais, 2011, Canoas - RS. Anais do 4º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 1º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação: desafios atuais. Canoas - RS: Editora da ULBRA, 2011. p. 1-20.

4.
PICCOLI, Luciana; FEICHAS, A. L. . A pesquisa de inspiração etnográfica com crianças: possibilidades e desafios. In: 4º SBECE - 1º SIECE: desafios atuais, 2011, Canoas - RS. Anais do 4º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 1º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação: desafios atuais. Canoas - RS: Editora da ULBRA, 2011. p. 1-11.

5.
PICCOLI, Luciana. Prática Pedagógica nos Processos de Alfabetização e de Letramento: a perspectiva docente em análise. In: VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL, 2010, Londrina - PR. Anais do VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul Anped Sul, 2010. p. 1-16.

6.
PICCOLI, Luciana. Práticas escolares de letramento e gêneros textuais: interlocuções e implicações pedagógicas. In: Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais - V SIGET, 2009, Caxias do Sul. Caderno de resumos do V Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. Caxias do Sul: Educs, 2009. p. 89-90.

7.
PICCOLI, Luciana. Prática Pedagógica Alfabetizadora: Os eventos de oralidade, de leitura e de escrita. In: 17o. COLE - Congresso de Leitura do Brasil, 2009, Campinas. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: Associação Brasileira de Leitura, 2009. p. 338-338.

8.
PICCOLI, Luciana. Prática Pedagógica Alfabetizadora: evento de escrita de palavras. In: XII Seminário Intermunicipal de Pesquisa, 2009, Guaíba. Anais do XII Seminário Intermunicipal de Pesquisa, 2009.

9.
PICCOLI, Luciana. Laboratório de Ensino e Aprendizagem: espaço de formação docente. In: VII Mostra de Atividades Extensionistas e Projetos Sociais, 2009, Guaíba. Anais da VII Mostra de Atividades Extensionistas e Projetos Sociais, 2009.

10.
PICCOLI, Luciana. Leitura do Mundo e Leitura da Palavra: uma perspectiva sociológica das práticas de letramento da educação de jovens e adultos.. In: ANPEDSUL VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2008, Joinvile. ANPEDSUL VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - Pesquisa em Educação e Inserção Social, 2008.

11.
PICCOLI, Luciana. O Desenvolvimento da Linguagem Escrita na Criança: os estudos de Luria. In: IX Salão de Iniciação Científica e Trabalhos Acadêmicos, 2008, Guaíba. IX Salão de Iniciação Científica e Trabalhos Acadêmicos, 2008.

12.
AVILA, F. V. ; PICCOLI, Luciana . A Construção da Noção de Espaço pela Criança: O Estudo da Percepção Estereognóstica. In: IX Salão de Iniciação Científica e Trabalhos Acadêmicos, 2008, Guaíba. IX Salão de Iniciação Científica e Trabalhos Acadêmicos, 2008.

13.
PICCOLI, Luciana; TRINDADE, I. M. F. . Alfabetizações e Alfabetismos: a leitura e a escrita através de múltiplos olhares e perspectivas.. In: II Seminário Nacional V Seminário Regional de Formação de Professores, 2007, Santa Maria. Alfabetização e Letramento Possibilidades de Inclusão Social, 2007.

14.
PICCOLI, Luciana. Práticas de letramento na educação de jovens e adultos.. In: V Congresso Internacional de Educação Pedagogias (entre) lugares e saberes, 2007, São Leopoldo. Congresso Internacional de Educação Pedagogias (entre) lguares e saberes. Pelotas: Seiva Publicações, 2007.

15.
PICCOLI, Luciana. Alfabetismos e alfabetizações: trajetórias das práticas sociais e escolares. In: 16o. COLE - Congresso de Leitura do Brasil, 2007, Campinas. Caderno de Atividades Resumos, 2007. p. 314-314.

16.
XAVIER, Maria Luisa Merino ; JUNQUEIRA, Heloisa ; RODRIGUES, Maria Bernadette Castro ; ZEN, Maria Isabel Dalla ; PICCOLI, Luciana ; SANTOS, Tatiane Matheus dos ; CHIES, Viviane Machado . Políticas de Inclusão no Ensino Fundamental: aprendizagens e socialização nas turmas de progressão da Escola Cidadã. In: V ANPED Sul, 2004, Curitiba. Anais do Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Curitiba: Champagnat, 2004. p. 141-141.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PICCOLI, Luciana. Olhares sobre a Trajetória dos Discursos de Alfabetização e de Letramento na Formação Docente. In: I SIHELE - Seminário Internacional sobre História do Ensino da Leitura e da Escrita, 2010, Marília - SP. FUNDEPE EDITORA. Marília - SP: Fundepe, 2010. p. 1-7.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PICCOLI, Luciana; GÖRGEN, Camila Oliveira . Os múltiplos usos para o diário pessoal e o caderno. In: 4º SBECE - 1º SIECE: desafios atuais, 2011, Canoas - RS. Anais do 4º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 1º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação: desafios atuais. Canoas, RS: Editora da ULBRA, 2011. p. 338-338.

2.
PICCOLI, Luciana; FEICHAS, A. L. . A pesquisa de inspiração etnográfica com crianças: possibilidades e desafios. In: 4º SBECE - 1º SIECE: desafios atuais, 2011, Canoas - RS. Anais do 4º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 1º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação: desafios atuais. Canoas, RS: Editora da ULBRA, 2011. p. 328-329.

3.
SANTOS, Tatiane Matheus dos ; XAVIER, Maria Luisa Merino ; RODRIGUES, Maria Bernadette Castro ; JUNQUEIRA, Heloisa ; PICCOLI, Luciana ; KLOVAN, Cristiane Figueiró ; DALPIAZ, Alexandra . Políticas de Inclusão: turmas de progressão em estudo. In: XVI Salão de Iniciação Científica, 2004, Porto Alegre. Livro de Resumos do XV Salão de Iniciação Científica. Porto Alegre: UFRGS, 2004. p. 775-775.

4.
PICCOLI, Luciana; XAVIER, Maria Luisa Merino de Freitas ; JUNQUEIRA, Heloisa ; RODRIGUES, Maria Bernadette Castro ; ZEN, Maria Isabel Dalla ; HICKMANN, Roseli Inês ; CHIES, Viviane Machado . Pesquisa: desenvolvendo aprendizagens de investigação. In: XV Salão de Iniciação Científica, 2003, Porto Alegre. Livro de Resumos do XV Salão de Iniciação Científica. Porto Alegre: UFRGS, 2003. p. 881-881.

Apresentações de Trabalho
1.
PICCOLI, Luciana. Organização do trabalho pedagógico e os recursos didáticos para garantir os direitos de aprendizagem na alfabetização. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
PICCOLI, Luciana. Planejamento da alfabetização: como diferentes estratégias didáticas podem incluir todos os alunos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
PICCOLI, Luciana. O que fazemos em sala de aula para alfabetizar? Análise de práticas didáticas em classes de alfabetização. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PICCOLI, Luciana. Pareceres descritivos do 1º ao 3º ano no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
PICCOLI, Luciana. Avaliação das Aprendizagens em Língua Portuguesa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
PICCOLI, Luciana; FEICHAS, A. L. . A pesquisa de inspiração etnográfica com crianças: possibilidades e desafios. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PICCOLI, Luciana; GÖRGEN, Camila Oliveira . Os múltiplos usos para o diário pessoal e o caderno. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
GARCEZ, P. M. ; SIMÕES, L. J. ; SILVEIRA, R. M. H. ; PICCOLI, Luciana ; RAMOS, C. . Que questões sobre educação e escola estão por trás da polêmica sobre o livro didático adotado pelo MEC?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
PICCOLI, Luciana. Alfabetizar e letrar na escola contemporânea. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
PICCOLI, Luciana. As reflexões pedagógicas e a construção das avaliações. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
PICCOLI, Luciana. Alfabeletrar: caminhos iniciais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
PICCOLI, Luciana. Prática Pedagógica nos Processos de Alfabetização e de Letramento: a perspectiva docente em análise. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
PICCOLI, Luciana. Olhares sobre a trajetória dos discursos de alfabetização na formação docente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
PICCOLI, Luciana. Prática pedagógica na alfabetização: contribuições da teoria de Bernstein para a educação e a democracia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
PICCOLI, Luciana. Letramento na Educação Infantil: leitura e literatura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
PICCOLI, Luciana. Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais e a Prática Docente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
TRINDADE, I. M. F. ; PICCOLI, Luciana ; Mello, Darlize Teixeira ; Silva, Thaise da ; GERMANO, L. . Há como alfabetizar sem método?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
PICCOLI, Luciana. Alfabetização e letramento na perspectiva da educação inclusiva. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
PICCOLI, Luciana. Prática Pedagógica Alfabetizadora: os eventos de oralidade, de leitura e de escrita. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
PICCOLI, Luciana. Prática Pedagógica Alfabetizadora: evento de escrita de palavras. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
PICCOLI, Luciana; NUNES, J. N. . Laboratório de Ensino e Aprendizagem: espaço de formação docente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
PICCOLI, Luciana. Leitura do Mundo e Leitura da Palavra: uma perspectiva sociológica das práticas de letramento na educação de jovens e adultos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
PICCOLI, Luciana; TRINDADE, I. M. F. . Alfabetizações e Alfabetismos: a leitura e a escrita através de múltiplos olhares e perspectivas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
PICCOLI, Luciana. Alfabetização e Alfabestimo/Letramento: trajetórias e conceitualização dos fenômenos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
PICCOLI, Luciana. Práticas de letramento na educação de jovens e adultos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
PICCOLI, Luciana. Alfabetismos e alfabetizações: trajetórias das práticas sociais e escolares. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
PICCOLI, Luciana. Pesquisa na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
PICCOLI, Luciana. Alfabetização e Letramento: práticas sociais e escolares de leitura e de escrita. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
PICCOLI, Luciana. Políticas de Inclusão no Ensino Fundamental: aprendizagens e socialização nas turmas de progressão da Escola Cidadã. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
PICCOLI, Luciana; XAVIER, Maria Luisa Merino de Freitas ; JUNQUEIRA, Heloísa ; RODRIGUES, Maria Bernadette Castro ; HICKMANN, Roseli Inês ; CHIES, Viviane Machado . Pesquisa: desenvolvendo aprendizagens de investigação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
PICCOLI, Luciana; XAVIER, Maria Luisa Merino de Freitas ; JUNQUEIRA, Heloisa ; RODRIGUES, Maria Bernadette Castro ; ZEN, Maria Isabel Dalla ; HICKMANN, Roseli Inês . Desenvolvendo Aprendizagens de Investigação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
PICCOLI, Luciana; CORSO, L. V. ; ANDRADE, S. S. ; SPERRHAKE, R. . Apresentação. São Leopoldo, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
PICCOLI, Luciana. Introdução. São Leopoldo, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

3.
PICCOLI, Luciana. Apresentação do livro '(Des)caminhos investigativos da alfabetização - RS: 1975-2012'. Jundiaí, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

4.
KUNZ, J. R. ; MELLO, M. ; PICCOLI, Luciana ; SANTOS, D. O. ; ALMEIDA, E. S. ; DA, G. S. ; MEIRELLES, I. R. ; FETT, J. ; PEREIRA, J. L. ; SANTOS, L. C. ; ZANOTTA, L. ; VARGAS, M. ; LEMOS, N. ; SANTOS, S. ; ALVES, S. H. ; GUILARDI, V. . A Educação de Jovens e Adultos conta Histórias 2008 (Revista de Trabalhos da EJA).

5.
ALMEIDA, E. S. ; MELLO, M. ; PICCOLI, Luciana ; SANTOS, D. O. ; MEIRELLES, I. R. ; SANTOS, L. C. ; ZANOTTA, L. ; VARGAS, M. ; LEMOS, N. ; SANTOS, S. ; ALVES, S. H. ; CARPES, S. S. ; PINTO, L. C. . EJA Fátima conta Histórias 2007 (Revista de Trabalhos da EJA).

6.
PICCOLI, Luciana. Currículo, Pedagogia e Avaliação: Uma análise das práticas de leitura e escrita no ensino por ciclos de formação em Porto Alegre 2006 (Projeto de Tese).

7.
PICCOLI, Luciana. Pesquisa: desenvolvendo aprendizagens de investigação 2003 (Trabalho de Conclusão de Curso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PICCOLI, Luciana. Membro do Comitê Científico do VI Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e do III Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação - 6º SBECE e 3º SCIECE. 2015.

2.
PICCOLI, Luciana. Membro do Comitê Científico do II Congresso Brasileiro de Alfabetização - II CONBAlf. 2015.

3.
PICCOLI, Luciana. Parecerista ah hoc da Revista Textura - ULBRA. 2015.

4.
PICCOLI, Luciana. Membro do Comitê Científico do V Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e do II Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação - 5º SBECE e 2º SCIECE. 2013.

5.
PICCOLI, Luciana. Membro do Comitê Científico do I Congresso Brasileiro de Alfabetização - I CONBAlf. 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PICCOLI, Luciana. Citada na reportagem 'Alfabetização na mira' - Revista Nova Escola (abril/2014, ano 29, número 271). 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
LEAL, T. F. ; MORAIS, A. G. ; PICCOLI, Luciana . Alfabetização: a aprendizagem e o ensino da leitura e da escrita - Salto para o Futuro - TV Escola - TVE Brasil. 2013.

3.
PICCOLI, Luciana; GARCEZ, P. M. ; RAVAZZOLO, Ângela . Professor diz que contexto justifica "erro gramatical" em livro didático. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
PICCOLI, Luciana. Introdução - Organização do trabalho pedagógico na alfabetização (Luciana Piccoli). 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula do PNAIC/UFRGS).

2.
PICCOLI, Luciana. Parte 1 - Organização do trabalho pedagógico na alfabetização (Luciana Piccoli). 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula do PNAIC/UFRGS).

3.
PICCOLI, Luciana. Parte 2 - Organização do trabalho pedagógico na alfabetização (Luciana Piccoli). 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula do PNAIC/UFRGS).

4.
PICCOLI, Luciana. Parte 3 - Organização do trabalho pedagógico na alfabetização (Luciana Piccoli). 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula do PNAIC/UFRGS).

5.
PICCOLI, Luciana. Alfabetização - A Educação Integral e as diferentes linguagens. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
TRINDADE, I. M. F. ; PICCOLI, Luciana ; Mello, Darlize Teixeira ; Silva, Thaise da ; GERMANO, L. . Há como alfabetizar sem método?. 2010. (Produção de material gráfico ou visual).

7.
PICCOLI, Luciana. Revisitando o currículo no ensino por ciclos de formação. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
PICCOLI, Luciana. Habilidades e Competências no Cotidiano da Sala de Aula. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
PICCOLI, Luciana. Oficina de Leitura e Escrita no 1o. Ano do Ensino Fundamental. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
PICCOLI, Luciana. A Criança em Desenvolvimento. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
PICCOLI, Luciana. Oficina Leitura e Escrita no 1o e 2o. Ano do Ensino Fundamental. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
PICCOLI, Luciana. Oralidade, Leitura e Escrita na Alfabetização de Jovens e Adultos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
PICCOLI, Luciana. Aquisição da Linguagem Escrita: articulações na alfabetização de crianças, jovens e adultos.. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
PICCOLI, Luciana. Planejamento pedagógico de Português. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

15.
PICCOLI, Luciana. Planejamento pedagógico de Português. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

16.
PICCOLI, Luciana. Planejamento pedagógico de Português. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

17.
PICCOLI, Luciana. Planejamento pedagógico de Português. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

18.
PICCOLI, Luciana. Planejamento pedagógico de Português. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

19.
PICCOLI, Luciana. Planejamento pedagógico de Português. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

20.
PICCOLI, Luciana. Confusão. In Pequenos Escritores, grandes vôos: crônicas dos alunos da 4a. série do Colégio Anchieta. 2001. (Revisão).

21.
PICCOLI, Luciana. Planejamento pedagógico de Português. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CAREGNATO, C. E.; PICCOLI, Luciana. Participação em banca de Priscila Bier da Silveira. Me ensina o que você vê? avaliação da aprendizagem no contexto do pacto nacional pela alfabetização na idade certa. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
PICCOLI, Luciana; SOARES, S. M.; DORNELLES, C. Z. C.. Participação em banca de Juliana Battisti. Práticas hibridizadas de socialização e projetos em uma escola rural do interior do estado do Rio Grande do Sul: a comunidade na escola, a escola na comunidade. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
STEPHANOU, M.; POSSAMAI, Z. R.; ARRIADA, E.; PICCOLI, Luciana. Participação em banca de Mariana Venafre Pereira de Souza. Abecedários, Brasil: contribuições à história dos impressos e sua circulação nos anos 1936 a 1984. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
SIMÕES, L. J.; JUNG, N. M.; GUEDES, P. C.; PICCOLI, Luciana. Participação em banca de Bibiana Cardoso da Silva. É na creche que se aprende a ir pra escola: um estudo sobre as orientações de letramento das crianças em uma creche comunitária na periferia de Porto Alegre. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
STEPHANOU, M.; BASTOS, M. H. C.; POSSAMAI, Z. R.; PICCOLI, Luciana. Participação em banca de Carolina Monteiro. A escrita na escola primária: repercussões da obra de Orminda Marques nas décadas de 30 a 60 do século XX. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6.
COLLARES, D.; PICCOLI, Luciana; MARQUES, T. B. I.; CHRISTOFOLI, M. C. P.. Participação em banca de Gisele Alt de Oliveira. O nome próprio: um universo construído pela criança. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Teses de doutorado
1.
PERES, E. T.; BASTOS, M. H. C.; PICCOLI, Luciana; GIL, Natália de Lacerda. Participação em banca de Carolina Monteiro. Ditado: concepções, orientações e práticas de um dispositivo escolar (1939-1971). 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
PICCOLI, Luciana; GIL, Natália de Lacerda; MARIANTE, Maria Alvina Pereira. Participação em banca de Patrícia Camini. Por uma problematização da classificação das escritas infantis em níveis psicogenéticos. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
SIMÕES, L. J.; PICCOLI, Luciana; SILVEIRA, R. M. H.. Participação em banca de Thaise da Silva. Os ?novos? discursos sobre alfabetização em análise : os livros de 1º ano do ensino fundamental de nove anos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2010). 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
MACHADO, C. L. B.; PICCOLI, Luciana; BOHN, M. B.; VINHA, M. L.. Participação em banca de Helen Rodrigues Cardoso. Turismo Pedagógico: processo de recontextualização de uma viagem rumo ao conhecimento. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Doutorado
1.
PICCOLI, Luciana. Participação em banca de Bibiana Cardoso da Silva. As orientações de letramento de crianças e jovens da periferia de Porto Alegre. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
PICCOLI, Luciana; BERGAMASCHI, M. A.; PERES, E. T.; BASTOS, M. H. C.. Participação em banca de Carolina Monteiro. Ditado: concepções, práticas e cultura material de um dispositivo escolar. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Mestrado
1.
PICCOLI, Luciana; CAREGNATO, C. E.. Participação em banca de Priscila Bier da Silveira. Avaliação da Aprendizagem no Ciclo de Alfabetização: implicações da relação escola universidade no contexto da formação continuada promovida pelo PNAIC IDADE NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA PROMOVIDA PELO PNAIC. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
STEPHANOU, M.; PICCOLI, Luciana; POSSAMAI, Z. R.. Participação em banca de Mariana Venafre Pereira de Souza. Por uma história dos abecedários: artefatos, circulação e apropriações. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PICCOLI, Luciana; SOUZA, M. V. P.. Participação em banca de Ingrid Erci Flack da Silva.Alfabetização inicial de crianças: um estudo sobre conjuntos de procedimentos para apropriação do sistema de escrita alfabética. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
PICCOLI, Luciana; BAPTISTA, C. R.. Participação em banca de Mónica Molero Carriconde.Ludicidade: um caminho divertidamente possível para a aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
PICCOLI, Luciana. Participação em banca de Josiane Braga Rodrigues.Contribuições da educação infantil para a inserção da criança no processo de escolarização nos anos iniciais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
PICCOLI, Luciana. Participação em banca de Carolina Guimarães Rosa.Educação matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: construindo reflexões sobre as práticas docentes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
PICCOLI, Luciana. Participação em banca de Bianca Jacoby Bierhals.Como desenvolver a consciência silábica sem recorrer ao método silábico na alfabetização. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6.
PICCOLI, Luciana; HAWAT, J. L. C. E.; GIL, Natália de Lacerda. Participação em banca de Franciele Menger Melo.Algumas reflexões acerca das pesquisas sobre História da Alfabetização (São Paulo ? Rio Grande do Sul). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
CORSO, L. V.; STEPHANOU, M.; PICCOLI, Luciana. Participação em banca de Jéssica Hentz."São tantos alunos, tão diferentes...": práticas docentes diante das diferentes formas e tempos de aprendizagem dos alunos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

8.
DALLA ZEN, M. I. H.; CAMINI, P.; PICCOLI, Luciana. Participação em banca de Caroline Machado Machado de Mello.A leitura interativa de narrativas literárias em uma turma de alfabetização. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

9.
PICCOLI, Luciana. Participação em banca de Gabriel Deli Lopes Menegazzi.Narrativas e histórias em quadrinhos como recursos didáticos para o ensino de ciências da natureza. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

10.
PICCOLI, Luciana. Participação em banca de Daniela Barcellos Fumegalli.Motivação prévia à escrita e revisão textual orientada: um estudo sobre aprimoramento de textos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

11.
PICCOLI, Luciana. Participação em banca de Nicole Fischer Perez.Práticas de leitura, escrita e oralidade: letramento com alunos alfabetizados. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

12.
PICCOLI, Luciana. Participação em banca de Cristiane Camargo Gimenes.Experiências docentes no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: possíveis marcas na constituição das professoras. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

13.
PICCOLI, Luciana. Participação em banca de Ana Cristina Polo.Interfaces entre Universidade e escola: narrativas de professoras sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID em uma escola de Porto Alegre. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

14.
PICCOLI, Luciana. Participação em banca de Leiliane de Vargas Carvalho.PNBE do Professor : um instrumento pedagógico para o incremento das aulas de Ciências e Biologia?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

15.
PICCOLI, Luciana. Participação em banca de Aline de Souza Menna Barreto Fialho.Modos de ler, modos de compreender narrativas: a leitura interativa em discussão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

16.
PICCOLI, Luciana. Participação em banca de Renata Hennig.Interagindo com a escrita : oficinas de contação de histórias para crianças da Ilha das Flores. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

17.
ROSA, Russel Teresinha Dutra da; AMARAL, M. B.; PICCOLI, Luciana. Participação em banca de Karina Bohrer do Amaral.Interações entre Professora e Adolescentes Representadas no Filme "Escritores da Liberdade". 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

18.
DALLA ZEN, M. I. H.; PICCOLI, Luciana; KAERCHER, G. E. P. S.. Participação em banca de Ana Cristina Franz Rodrigues.Histórias narradas, fantasias reveladas: os biografemas infantis. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

19.
DALLA ZEN, M. I. H.; PICCOLI, Luciana; KAERCHER, G. E. P. S.. Participação em banca de Cristine Konat Teixeira."Ler é viajar": um estudo sobre a construção da primeira leitura. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

20.
DALLA ZEN, M. I. H.; PICCOLI, Luciana; KAERCHER, G. E. P. S.. Participação em banca de Gabriela Farias Maestri.Práticas alfabetizadoras de sucesso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

21.
TRINDADE, I. M. F.; PICCOLI, Luciana; COMERLATO, D. M.. Participação em banca de Renata Sperrhake.Discursos sobre Alfabetização no Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRGS: uma análise de suas representações. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

22.
COMERLATO, D. M.; PICCOLI, Luciana; TRINDADE, I. M. F.. Participação em banca de Alessandro Maia.Articulações de saberes em teia: em busca de uma abordagem dialógica transdisciplinar em EJA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

23.
ROSA, Russel Teresinha Dutra da; PICCOLI, Luciana; FISS, D. M. L.. Participação em banca de Cristiane Oliveira da Silva.Leitura e escrita na sala de aula também é tarefa do professor de Ciências. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

24.
DALLA ZEN, M. I. H.; PICCOLI, Luciana; FISS, D. M. L.. Participação em banca de Celine Lehmann Escher.?Tu não vais entender o que vou escrever, mas vou escrever mesmo assim?: um olhar pedagógico sobre a dislexia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

25.
DALLA ZEN, M. I. H.; PICCOLI, Luciana; FISS, D. M. L.. Participação em banca de Daniela de Oliveira Souza.Quem conta um conto... aumenta um ponto! Marcas textuais nas escritas infantis. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

26.
DALLA ZEN, M. I. H.; PICCOLI, Luciana; FISS, D. M. L.. Participação em banca de Karina Flores Rodrigues.?E eu fui crescendo lá na minha vó?: marcas identitárias em narrativas infantis. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PINHO, P. M.; CHRISTOFOLI, M. C. P.; PICCOLI, Luciana. Concurso público para professor adjunto na área de Linguagem e Alfabetização. 2013.

Outras participações
1.
PICCOLI, Luciana. Seleção para Professor Substituto da Área de Pedagogia e Linguagem do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação. 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
PICCOLI, Luciana. Comissão de Seleção para o Programa de Monitoria Acadêmica da UFRGS/Departamento de Ensino e Currículo - 2016/1. 2016. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
PICCOLI, Luciana. Comissão de Seleção para o Programa de Monitoria Acadêmica da UFRGS/Departamento de Ensino e Currículo - 2016/2. 2016. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
PICCOLI, Luciana. Seleção para Professor Substituto da Área de Pedagogia e Linguagem do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação. 2016. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
PICCOLI, Luciana; STEPHANOU, M.. Comissão de Seleção para o Programa de Monitoria Acadêmica da UFRGS/Departamento de Ensino e Currículo. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6.
PICCOLI, Luciana; ANDRADE, S. S.; MARQUES, T. B. I.. Seleção para Professor Substituto da Área de Pedagogia e Linguagem do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
PICCOLI, Luciana; GARBIN, E. M.; MARQUES, T. B. I.. Seleção para Professor Substituto da Área de Pedagogia e Linguagem do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

8.
PICCOLI, Luciana; ANDRADE, S. S.; STEPHANOU, M.. Seleção para Professor Substituto da Área de Linguagem e Educação do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

9.
PICCOLI, Luciana; DALLA ZEN, M. I. H.; STEPHANOU, M.. Comissão de Seleção para o Programa de Monitoria Acadêmica da UFRGS/Departamento de Ensino e Currículo. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

10.
PICCOLI, Luciana; DALLA ZEN, M. I. H.; ANDRADE, S. S.. Seleção para Professor Substituto da Área de Didática e Ensino de Língua Materna do Departamento de Enisno e Currículo da Faculdade de Educação. 2011. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

11.
PICCOLI, Luciana. XXIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS. 2011. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

12.
STEPHANOU, M.; PERONI, V.; PICCOLI, Luciana. XXII Salão de Iniciação Científica da UFRGS. 2010. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

13.
AQUINO, L. M. S.; MOREJON, K.; PAVELACKI, L. F.; PICCOLI, Luciana. VI Mostra de Atividades Extensionistas e Projetos Sociais. 2008. Universidade Luterana do Brasil - Campus Guaíba.

14.
AQUINO, L. M. S.; PICCOLI, Luciana; MOREJON, K.; PAVELACKI, L. F.. XI Seminário Intermunicipal de Pesquisa. 2008. Universidade Luterana do Brasil - Campus Guaíba.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) ? NECCSO/UFRGS. 2015. (Encontro).

2.
III Encontro Nacional sobre a Linguagem da Criança ? IEL/UFRGS. 2015. (Encontro).

3.
VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem ? CEEL/UFPE. 2014. (Seminário).

4.
VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem - CEEL/UFPE.Sessão de Comunicação Oral Alfabetização e Letramento. 2014. (Seminário).

5.
I Congresso Brasileiro de Alfabetização. Alfabetização no 1º ano: cenas de sala de aula em foco. 2013. (Congresso).

6.
4º SBECE - 1º SIECE.Os múltiplos usos para o diário pessoal e o caderno. 2011. (Seminário).

7.
4º SBECE - 1º SIECE.Coordenadora da sessão de apresentação de trabalhos: Infância e cultura. 2011. (Seminário).

8.
I Seminário Regional: Progressão Continuada de Alfabetização e Letramento dos Alunos do 1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental.Práticas Pedagógicas Alfabetizadoras em Discussão. 2011. (Seminário).

9.
Seminário Internacional sobre História do Ensino de Leitura e Escrita - I SIHELE. 2010. (Seminário).

10.
Seminário Internacional sobre História do Ensino de Leitura e Escrita - I SIHELE.Olhares sobre a trajetória dos discursos de alfabetização na formação docente. 2010. (Seminário).

11.
VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL. 2010. (Seminário).

12.
VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL.Prática Pedagógica nos Processos de Alfabetização e de Letramento: a perspectiva docente em análise. 2010. (Seminário).

13.
17o. COLE - Congresso de Leitura do Brasil. Prática Pedagógica Alfabetizadora: Os eventos de oralidade, de leitura e de escrita. 2009. (Congresso).

14.
Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais - V SIGET.Práticas escolares de letramento e gêneros textuais: interlocuções e implicações pedagógicas. 2009. (Simpósio).

15.
VII Escola de Inverno.Práticas Escolares de Letramento e Gêneros Textuais: interlocuções e implicações pedagógicas e políticas. 2009. (Outra).

16.
VII Mostra de Atividades Extensionistas e Projetos Sociais.Laboratório de Ensino e Aprendizagem: Espaço de formação docente. 2009. (Outra).

17.
XII Seminário Intermunicipal de Pesquisa.Prática Pedagógica Alfabetizadora: Evento de Escrita de Palavras. 2009. (Seminário).

18.
ANPED SUL - VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul.Leitura do Mundo e Leitura da Palava: uma perspectiva sociológica das práticas de letramento na educação de jovens e adultos.. 2008. (Seminário).

19.
Conversações Internacionais Diferença e Fabulação. 2008. (Congresso).

20.
IX Salão de Iniciação Científica e Trabalhos Acadêmicos.O Desenvolvimento da Linguagem Escrita na Criançca: os estudos de Luria. 2008. (Seminário).

21.
XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2008. (Encontro).

22.
16o. COLE - Congresso de Leitura do Brasil. Alfabetismos e alfabetizações: trajetórias das práticas sociais e escolares de leitura e escrita. 2007. (Congresso).

23.
Conversações Internacionais 2007: composições do pensamento educacional. 2007. (Congresso).

24.
Conversações Internacionais 2007: composições do pensamento educacional. O Cajado e a Lança: construções históricas na educação de jovens e adultos. 2007. (Congresso).

25.
I Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita. 2007. (Simpósio).

26.
II Seminário Nacional V Seminário Regional de Formação de Professores.Alfabetizações e Alfabetismos: A leitura e a escrita através de múltiplos olhares e perspectivas.. 2007. (Seminário).

27.
I Seminário Integrado Nacional das Linguagens.Alfabetização e Alfabetismo/Letramento: trajetórias e conceitualização dos fenômenos.. 2007. (Seminário).

28.
Seminário Paulo Freire e a Educação Popular. 2007. (Seminário).

29.
Seminário Paulo Freire e a Educação Popular.Leitura do Mundo e Leitura da Palavra: práticas de letramento na educação de jovens e adultos. 2007. (Seminário).

30.
V Congresso Internacional de Educação. Práticas de letramento na educação de jovens e adultos. 2007. (Congresso).

31.
II Seminário de Investigação Qualitativa: a multiplicidade de sujeitos da investigação. 2006. (Seminário).

32.
VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUl e III Seminário dos Secretários dos Programas de Pós-Graduação em Educação. 2006. (Seminário).

33.
V Fórum Social Mundial. 2005. (Encontro).

34.
VIII Congresso da Escola Particular Gaúcha. 2005. (Congresso).

35.
III Fórum Mundial de Educação.Políticas de Inclusão no Ensino Fundamental: aprendizagens e socialização nas turmas de progressão da Escola Cidadã. 2004. (Outra).

36.
Jornada Pais e Filhos VI: encontros e desencontros. 2004. (Encontro).

37.
Jornada Pais e Filhos VI: encontros e desencontros. 2003. (Encontro).

38.
XV Salão de Iniciação Científica PROPESQ/UFGRS.Desenvolvendo Aprendizagens de Investigação. 2003. (Encontro).

39.
XV Salão de Iniciação Científica PROPESQ/UFRGS.Processos de Ensino-Aprendizagem. 2003. (Simpósio).

40.
Jornada Pais & Filhos V: encontros e desencontros. 2002. (Encontro).

41.
Oficina de Jogos Matemáticos. 2002. (Oficina).

42.
Pais & Filhos III: encontros e desencontros. 2000. (Encontro).

43.
III Congresso Nacional de Educação. Educação Popular. 1999. (Congresso).

44.
1a. Conferência Municipal da Criança e do Adolescente. 1997. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PICCOLI, Luciana. Integrante do Comitê Organizador do I Congresso Brasileiro de Alfabetização - I CONBAlf. 2013. (Congresso).

2.
PICCOLI, Luciana. Integrante do Comitê Organizador do II Seminário Internacional sobre História do Ensino da Leitura e da Escrita ? II SIHELE. 2013. (Congresso).

3.
PICCOLI, Luciana. Integrante do Comitê Científico do 5º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação - 5º SBECE e o 2º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação - 2º SIECE. 2013. (Congresso).

4.
PICCOLI, Luciana. Integrante do Comitê Científico do II Seminário Internacional sobre História do Ensino da Leitura e da Escrita ? II SIHELE. 2013. (Congresso).

5.
PICCOLI, Luciana. Integrante do Comitê Científico do I Congresso Brasileiro de Alfabetização ? I CONBAlf. 2013. (Congresso).

6.
PICCOLI, Luciana. Oficinas do Curso de Pedagogia. 2009. (Outro).

7.
PICCOLI, Luciana. Oficinas do Curso de Pedagogia. 2009. (Outro).

8.
PICCOLI, Luciana; LOUREIRO, C. . Oficinas de Pedagogia e Matemática: práticas de letramento e numeramento. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ana Rachel Pinheiro Pires. Gêneros orais em uma turma de 3º ano do ensino fundamental : muito além da conversa. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

2.
Carolina Vilanova Foragi. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa : o que dizem as professoras?. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

3.
Raquel Noal Moresco. ?As aulas vão começar!?: o que contam as crianças e suas famílias sobre o primeiro dia de aula. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Os Estudos Culturais nos Currículos Escolares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

4.
Katia Luciane Duarte da Rosa. O ensino da letra cursiva nos diferentes contextos históricos de alfabetização: histórias que as professoras nos contam. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Os Estudos Culturais nos Currículos Escolares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

5.
Marisa Teresinha Teuschel. Alfabetizar no 1º ano do Ensino Fundamental?! Representações de professoras em tempos de reconfigurações curriculares. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Os Estudos Culturais nos Currículos Escolares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Eveline Bayer Deczuta. ?Sora, tu trouxe atividade que eu sei fazer?? Estratégias didáticas utilizadas por professoras em formação para o avanço dos alunos em níveis iniciais de alfabetização. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

2.
Laura Bagatini de Almeida. Avanços na Alfabetização de uma Turma de Primeiro Ano do Ensino Fundamental: projeto didático e consciência fonológica em foco. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

3.
Andressa Guterres dos Santos. ?Deu certo!?: propostas didáticas que contribuíram para o avanço de alunos em diferentes etapas da alfabetização. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

4.
Évelin Fulginiti de Assis. Produção escrita em sala de aula de alfabetização: estratégias didáticas em torno do texto e aprendizagens das crianças. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

5.
Naira Gislaine Cooper Carvalho. Estratégias didáticas para a formação do leitor literário no ciclo de alfabetização. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

6.
Francine da Silva Duarte. ?Eu tenho que ter parâmetro, não posso ficar no achômetro?: a avaliação da alfabetização no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

7.
Aline Moreira dos Santos. ?Me pergunta porque agora eu sei!?: propostas de alfabetização diferenciadas para o avanço das aprendizagens de leitura e escrita em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

8.
Thalita Filikoski Braski Pedroso. "Eu aprendi a escrever e a ler" : avanços das aprendizagens e integração de conhecimentos em um projeto didático na alfabetização. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

9.
Elise Jacobi Vasques. "Professora, como posso ensinar?" : estratégias de trabalho em grupo na progressão das aprendizagens do Sistema de Escrita Alfabética. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

10.
Marina Quadrado Salva. ?Hoje é dia de...??: atividades permanentes em turmas de alfabetização. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

11.
Cibelle Hoffmann Schmitz. Cantando também se aprende: Uma análise das habilidades de competência metalinguística na exploração de textos orais e escritos de cantigas de roda. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

12.
Francielle da Veiga Bertoni. ?Eu queria escolher do meu jeito!?: critérios de escolha de livros de literatura infantil por crianças de uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

13.
Laiana Orozco Garcias. ?Como eu vou aprovar o aluno se ele não está alfabetizado??: um estudo sobre a progressão continuada do 1º ao 2º ano do Ensino Fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

14.
Sibele Bechara Herbe. Estratégias de ensino de professoras alfabetizadoras para alunos em diferentes níveis de aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

15.
Roberta Barbosa dos Santos. Caderno, para que te quero?: Práticas de escrita não institucionalizadas de uma pequena escrevente. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

16.
Greicy de Togni. Entrando no mundo da escrita: as estratégias de crianças de educação infantil utilizadas no processo de alfabetização. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

17.
Clarissa dos Santos Pereira. ?Tem que ser emendado sora??: um estudo dos traçados das letras em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

18.
Amanda Collaziol Lara. Experiências Escolares Através de Narrativas de Alunos do Ensino Fundamental: uma constelação de significados. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

19.
Mariana Venafre Pereira de Souza. Lá, na última página do caderno escolar... Práticas de letramento "não autorizadas". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

20.
Débora Frigotto Henrique. Jogo de narrar ?O sanduíche da Maricota?: práticas de oralidade na Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

21.
Regina da Silva Lima. Letramento Literário e Visual: narrativas orais infantis através da leitura de imagens. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

22.
Luciane Marcon Villa. ?Por que motivo você está estudando??: narrativas orais e escritas de adultos que frequentam a escola. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

23.
Íris Luiza Barcellos de Fraga de Cesar. Alfabetização e Letramento na Educação Infantil: práticas de uma professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

24.
Laís Maria Pellegrini da Silva. Práticas de leitura na Educação Infantil: entre propostas pedagógicas e escolhas das crianças. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

25.
Nilma Rehbein Moura. Relatório das atividades de estágio em Educação Infantil e Anos Iniciais IV. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Graduação em Pedagogia) - Universidade Luterana do Brasil - Campus Guaíba. Orientador: Luciana Piccoli.

26.
Regina de Oliveira Rubim. Relatório das atividades de estágio em Educação Infantil e Anos Iniciais IV. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Graduação em Pedagogia) - Universidade Luterana do Brasil - Campus Guaíba. Orientador: Luciana Piccoli.

27.
Vanessa Duarte Laguna. Relatório das atividades de estágio em Educação Infantil e Anos Iniciais IV. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Graduação em Pedagogia) - Universidade Luterana do Brasil - Campus Guaíba. Orientador: Luciana Piccoli.

28.
Vanessa Goulart Machado Araujo. Relatório das atividades de estágio em Educação Infantil e Anos Iniciais IV. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Graduação em Pedagogia) - Universidade Luterana do Brasil - Campus Guaíba. Orientador: Luciana Piccoli.

29.
Viviane da Silva Pereira. Relatório das atividades de estágio em Educação Infantil e Anos Iniciais IV. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Graduação em Pedagogia) - Universidade Luterana do Brasil - Campus Guaíba. Orientador: Luciana Piccoli.

Iniciação científica
1.
Ana Maria Cunha da Silva. Práticas de leitura, gêneros e suportes textuais na perspectiva de crianças de segundo ano do Ensino Fundamental. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

2.
Nôva Marques Brando. Práticas pedagógicas de uma professora e possibilidades de aprendizagens dos alunos em uma sala de aula de terceiro ano do Ensino Fundamental. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luciana Piccoli.

3.
Taís Pereira Flôres. Culturas das Infâncias e Culturas Juvenis: um estudo dos eventos de oralidade de uma turma de segundo ano do ensino fundamental. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

4.
Camila Oliveira Görgen. Eventos de Letramento no Cotidiano Doméstico de uma Criança. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

5.
Anna Letícia Feichas. Eventos de Letramento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma análise etnográfica. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luciana Piccoli.

Orientações de outra natureza
1.
Fernanda Rubbo Kalil. Orientação de Estágio Não-Obrigatório. 2016. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

2.
Jaqueline Dias Gracioli. Orientação de Estágio Não-Obrigatório. 2016. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

3.
Juliana da Silva da Rosa. Orientação de Estágio Não-Obrigatório. 2016. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

4.
Luiza Fernandes Darós. Orientação de Estágio Não-Obrigatório. 2016. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

5.
Clarissa dos Santos Pereira. Orientação de Estágio de Docência da Pós-Graduação. 2016. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

6.
Carolina Guimarães Rosa. Orientação de Monitoria da Graduação. 2016. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

7.
Zilda Maria Willers da Silva. Orientação de Monitoria da Graduação. 2016. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

8.
Manoela de Calazans Gonçalves. Monitoria de Graduação. 2015. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

9.
Évelin Fulginiti de Assis. Monitoria de Graduação. 2015. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

10.
Alessandra Rosalia Cesar Longaray. Orientação de Estágio Não-Obrigatório. 2015. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

11.
Angel Ana Lucia da Silva Martis. Orientação de Estágio Não-Obrigatório. 2015. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

12.
Elise Jacobi Vasques. Monitoria de Graduação. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

13.
Bianca Jacoby Bierhals. Orientação de Estágio Não-Obrigatório. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

14.
Fabiane Castilho Oliveira. Orientação de Estágio Não-Obrigatório. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

15.
Luísa Both Fernandes da Silva. Orientação de Estágio Não-Obrigatório. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

16.
Thalita Filikoski Barski Pedroso. Orientação de Monitoria da Graduação. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

17.
Francielle da Veiga Bertoni. EU QUERIA ESCOLHER DO MEU JEITO!: critérios de escolha de livros de literatura infantil por crianças de uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental. 2012. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

18.
Laís Maria Pellegrini da Silva. Práticas de Leitura na Educação Infantil: entre propostas pedagógicas e escolhas das crianças. 2011. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Luciana Piccoli.

19.
Maria José Melo de Bitencourt. Monitoria no Projeto de extensão Laboratório de Ensino e Aprendizagem. 2009. Orientação de outra natureza. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Luterana do Brasil - Campus Guaíba. Orientador: Luciana Piccoli.

20.
Maria José Melo de Bitencourt. Monitoria no Projeto de extensão Oficinas do Curso de Pedagogia. 2009. Orientação de outra natureza. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Luterana do Brasil - Campus Guaíba. Orientador: Luciana Piccoli.

21.
Josiane Nunes Nunes. Monitoria no Projeto de extensão Oficinas do Curso de Pedagogia. 2009. Orientação de outra natureza. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Luterana do Brasil - Campus Guaíba. Orientador: Luciana Piccoli.

22.
Josiane Nunes Nunes. Monitoria no Projeto de extensão Laboratório de Ensino e Aprendizagem. 2009. Orientação de outra natureza. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Luterana do Brasil - Campus Guaíba. Orientador: Luciana Piccoli.

23.
Francilene Vieira de Ávila. A Construção da Noção de Espaço pela Criança: o estudo da percepção estereognóstica. 2008. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Luterana do Brasil. Orientador: Luciana Piccoli.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CAMINI, P.2013CAMINI, P. ; PICCOLI, Luciana . Rediscutindo o conceito de letramento. REVISTA PÁTIO - ENSINO FUNDAMENTAL, v. 66, p. 36-39, 2013.

2.
PIRES, A. R. P.2014PIRES, A. R. P. ; PICCOLI, Luciana . Gêneros orais em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental: muito além da conversa. Ciências & Letras (Porto Alegre. Online), v. 55, p. 22-40, 2014.

3.
PICCOLI, Luciana2015PICCOLI, Luciana. Como formar um professor alfabetizador no curso de Pedagogia? Discussões sobre a formação inicial nas Universidades Federais da Região Sul do Brasil. REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO, v. 1, p. 132-154, 2015.

4.
CAMINI, P.2014CAMINI, P. ; PICCOLI, Luciana . O patrimônio pedagógico imaterial na alfabetização. Pátio: Ensino Fundamental, v. 71, p. 40-43, 2014.



Outras informações relevantes


Aprovação, em 1o. lugar no Concurso Público para Professor Adjunto na área de Didática e Ensino da Língua Materna da Faculdade de Educação da UFRGS.

Recebimento de indicação da banca examinadora, em julho de 2005, para mudança de nível do Mestrado ao Doutorado por ocasião da defesa do projeto de dissertação.

Aprovação, em janeiro de 2006, pela Comissão Especial do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, para a mudança de nível do Mestrado ao Doutorado mediante a análise de Projeto de Tese.

Aprovação, em 1o. lugar, no processo seletivo para professor substituto de Didática e Ensino da Língua Materna da Faculdade de Educação da UFRGS.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 4:47:47