Laisa Blancy de Oliveira Guarienti

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4194672212413273
  • Última atualização do currículo em 15/01/2019


Pedagoga pela Universidade Federal de Santa Maria e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação na Unicamp/SP, tem experiência na área de Educação no Ensino Fundamental, Educação Infantil, Educação com adolescentes. Desenvolve suas ações em diversificadas formas de expressão na educação e busca interferências no campo das artes, ciências e filosofia. Atua nos seguintes temas: Educação, (im)possíveis, aprendizagem, deambulação, cinema, risco, variação no pensamento, oficinas de invenção. Área do conhecimento: Filosofia da Diferença e Educação. Atualmente realiza seu doutorado em Educação na Unicamp sob orientação do prof. dr. Silvio Gallo com o seguinte título: "Multiplicidade escolar e variação no pensamento". (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Laisa Blancy de Oliveira Guarienti
Nome em citações bibliográficas
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.
AC Unicamp
Cidade Universitária
13083970 - Campinas, SP - Brasil
Telefone: (19) 35215643


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
com período co-tutela em Università degli Studi di Milano-Bicocca (Orientador: Paolo Mottana).
Título: Multiplicidade escolar e variação no pensamento,
Orientador: Silvio Gallo.
Bolsista do(a): Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2010 - 2012
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: TRAÇADOS DEAMBULANTES: O QUE UMA VIDA APRENDE QUANDO DECIDE SEGUIR ADIANTE.,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Silvio Donizetti de Oliveira Gallo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Filosofia da Diferença e Educação.
2004 - 2008
Graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Educação Nômade: o espaço da rua a potencializar vida..
Orientador: Francisco Estigarribia de Freitas.




Formação Complementar


2017 - 2017
Summer School: Symbolic Culture and Imaginal practices beyond prejudices.... (Carga horária: 80h).
Università degli Studi di Milano-Bicocca, UNIMIB, Itália.
2016 - 2016
Curso de Formação em gaia educação. (Carga horária: 40h).
Università degli Studi di Milano-Bicocca, UNIMIB, Itália.
2014 - 2014
O sorriso de Clio: Michel Foucault, história e gênero.. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2011 - 2011
Sujeto, subjetividad y cuidado de si.. (Carga horária: 15h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2011 - 2011
Oficina textos performáticos: "live action". (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2011 - 2011
pornografia e obscenidade: adoecimento do corpo po. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Curso de Extensão em Línguas Estrangeiras - Espanh. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Curso de Extensão em Línguas Estrangeiras - Inglês. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2003 - 2005
Curso de Língua e Cultura Italiana. (Carga horária: 496h).
Associazione Culturale Italiana Del Rio Grande do Sul, ACIRS, Itália.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda em Educação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 8
Outras informações
A Universidade Estadual de Campinas, de acordo com a Resolução GR nº 31 de 07-07-2010, certifica que a interessada participou do Programa de Estágio Docente - Pós-Graduação - PED, no Grupo C - Atividades de Apoio a Docência Parcial, no segundo período letivo de 2014, com carga horária de 08 horas semanais, sob supervisão do Prof Doutor Silvio Donizetti de Oliveira Gallo, da Faculdade de Educação, desta Universidade, na(s) disciplina(s) e turma(s) especificada(s) abaixo: EP330 A Filosofia da Educação III

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 8
Outras informações
Participação do Programa de Estágio Docente - Pós Graduação - PED - Grupo B Atividades de Apoio Docente Parcial sob supervisão do prof. dr. Silvio Gallo na disciplina de Filosofia da Educação III na Faculdade de Educação (UNICAMP).

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: estudante, Enquadramento Funcional: aluna especial, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
cursa a disciplina "tópicos especiais de história da filosofia moderna II", ministrada pelo professor Luiz Orlandi, no programa de pós-graduação em filosofia da Unicamp/SP.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: estudante, Enquadramento Funcional: aluna especial, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
desenvolveu atividades como aluna especial na disciplina "arte, ciência e tecnologia" com a professora susana oliveira dias.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estudante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
atuou como bolsista do programa de pós-graduação com bolsa CAPES.


Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: participante, Carga horária: 4
Outras informações
Participante da Cia. Candoca de Teatro do Centro de Educação/UFSM. Atuo como atriz, maquiadora, sonoplasta.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 60
Outras informações
Monitora da disciplina Teoria e Metodologia do Ensino da História, no curso de História.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 60
Outras informações
Monitora da disciplina de Teoria e Metodologia do Ensino da História, curso de História.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 150, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio Curricular Obrigatório de Curso, ênfase em Educação Infantil.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 150, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio Curricular Obrigatório de curso, ênfase nos Anos Iniciais.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 30
Outras informações
Monitora da disciplina Jogo Teatral do curso de Pedagogia - Licenciatura Plena.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 60
Outras informações
Monitora da disciplina História e Educação II do curso de Pedagogia.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 60
Outras informações
Monitora da disciplina Jogo Teatral e Educação, curso de Pedagogia e Educação Especial.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 60
Outras informações
Monitora da disciplina Metodologia do Ensino de História, para o curso de Educação Especial.


Instituição Beneficente Lar de Mirian e Mãe Celita, LAMI, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Educadora social e Chefe de Equipe, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desenvolvi tais funções na Casa Abrigo de Meninos. Instituição Acolhedora de meninos menores de idade em situação de risco. No total, com tais funções, cumpri um total de 2.612 horas de trabalho.



Projetos de pesquisa


2006 - 2008
O jogo dramático e/ou teatral: uma proposta para repensar a profissão em Educação.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Laisa Blancy de Oliveira Guarienti - Integrante / Lucia de Fátima Royes Nunes - Coordenador / Mateus Machado Santos - Integrante.
2006 - 2007
Educação: a rua como sala de aula.
Descrição: A formação de professores e alunos diante do imponderável, constante, no cotidiano poderá desenvolver um agir diferente, sem ignorar ou minimizar os efeitos gravíssimos de dominação emergidos dos nossos conhecimentos, atitudes, comportamentos padronizados e pregados pelo sistema formal de ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Laisa Blancy de Oliveira Guarienti - Integrante / Francisco Estigarribia de Freitas - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Bolsa.
2005 - 2008
A Pedagogia e as novas perspectivas culturais: imagens e opinião pública.
Descrição: O Projeto de Pesquisa, articulado à linha de pesquisa do PPGE Educação, Política e Cultura, pretende recuperar, na educação, a expectativa crítica depositada por Theodor W. Adorno no poder formativo das imagens estéticas, por intermédio de uma confluência dessa discussão segundo os aportes teóricos do pós-modernismo de Frederic Jameson, por um lado, e a pragmática do saber de Jürgen Habermas, de outro. A disputa pelo legado de Adorno reflete o hiato existente na discussão da esfera estética da cultura, dividida entre a perspectiva de análise da dimensão imagística, das celebridades instantâneas e do culto da bela aparência, que atua com símbolos e ícones da sociedade de consumo, e o ponto de vista que procura chamar a atenção para os aspectos éticos e políticos do uso da imagem, enquanto formadora de opiniões e vontades no âmbito da esfera pública. O objetivo é auxiliar a renovação de métodos e processos de ensinar e aprender no interior de instituições educativas, com vistas à formação da opinião pública crítica, e colaborar, deste modo, na produção de um saber mais comprometido com a reflexão sobre a cultura das imagens. Por esse caminho busca-se dar continuidade à definição de uma Pedagogia das Imagens Culturais, e é nessa direção que pretendo discutir a seguinte questão: será que a racionalidade de nosso sistema de crenças e valores, ou seja, a racionalidade ocidental, baseada na suposição de um mundo mais permanente por detrás de um mundo mutável e aparente - que surgiu a partir do platonismo, e que recebeu reforço na filosofia moderna (epistemologia) e mais tarde no positivismo - é capaz de dar conta analiticamente da complexidade dos novos fenômenos culturais. ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Laisa Blancy de Oliveira Guarienti - Integrante / Cristiane Ludwig - Integrante / Amarildo Luiz Trevisan - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Bolsa.
2004 - 2004
Ensino de filosofia por imagens
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Laisa Blancy de Oliveira Guarienti - Integrante / Cristiane Ludwig - Integrante / Amarildo Luiz Trevisan - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Cooperação.


Projetos de extensão


2008 - 2009
Escola Itinerante: saídas para possíveis entradas na Educação.
Descrição: Estudo realizado para o trabalho de conclusão do curso (TCC) de Pedagogia / UFSM a partir do problema elaborado pelas vivências durante o percurso formativo. O espaço da rua como uma possibilidade para a Educação produzir modos de pensar. Problematizar o ambiente escolar como uma forma de ensino formal e emergir práticas educacionais informais a serem desenvolvidas em comunidades da cidade de Santa Maria / RS que realizem atividades voltadas à vontade das pessoas em querer aprender algo significativo ao coletivo, sem deixar de pensar a individualidade das pessoas. Abordagem metodológica embasada no perspectivismo e fluidez de conhecimentos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Laisa Blancy de Oliveira Guarienti - Integrante / Francisco Estigarribia de Freitas - Coordenador / Alice Huerta Jardim - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Bolsa.
2006 - 2008
Formação da opinião pública na escola: novas perspectivas culturais.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Laisa Blancy de Oliveira Guarienti - Integrante / Cristiane Ludwig - Integrante / Amarildo Luiz Trevisan - Coordenador.
2005 - 2005
Perspectivas didático-pedagógicas para a formação da opinião pública na escola.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Laisa Blancy de Oliveira Guarienti - Integrante / Cristiane Ludwig - Integrante / Amarildo Luiz Trevisan - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Bolsa.
2005 - 2005
A universidade na Escola e no Bairro
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (36) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Laisa Blancy de Oliveira Guarienti - Integrante / Paulo Aukar - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Cooperação.
2005 - 2005
Alternativas didático-pedagógicas para a formação da opinião pública na escola.
Descrição: O Projeto de Pesquisa, articulado à linha de pesquisa do PPGE Educação e Artes, pretende dar prosseguimento às investigações do Grupo de Pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação (www.ufsm.br/filosofiaform), no sentido de auxiliar aos educadores a interpretar o sistema de linguagem (visual) da sociedade atual, influenciada pela produção da cultura imagética. No desenrolar do projeto de extensão, intitulado Ensino de Filosofia por Imagens pretendeu-se utilizar, como ponto de partida, o seguinte questionamento: Qual a relação estabelecida pela práxis pedagógica do ensino de Filosofia com a cultura das imagens? Partindo das referências de Adorno, Gadamer e Habermas, a pesquisa ensejou aguçar o sentido estético da vida, refletindo sobre o uso intencional e funcional das imagens. Nessa perspectiva, buscou-se averiguar o papel que os professores atribuem às imagens no seu fazer pedagógico. Como resultados apresentados constatou-se que os docentes sentem um certo despreparo profissional para trabalhar nessa perspectiva, apesar de reconhecerem a relevância da proposta. A questão é explicitada através da carência de referenciais de análise para algumas atividades com imagens que os entrevistados desenvolvem em sua ação pedagógica, na veiculação de filmes, reportagens de revistas e imagens contidas nos livros didáticos, ressaltando as possíveis contribuições no processo de ensinar e aprender. A partir dessa proposição o projeto de pesquisa e extensão intitulado "Alternativas Didático-Pedagógicas para a Formação da opinião Pública na Escola" visa a refletir sobre alguns tópicos do âmbito de interesse da educação, tendo em vista a necessidade de atender as exigências e as mudanças ocorridas no campo cultural nos últimos tempos, uma vez que se vive, conforme salienta Jameson (2001), na chamada sociedade dos espetáculos e das imagens. . ..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Laisa Blancy de Oliveira Guarienti - Integrante / Cristiane Ludwig - Integrante / Amarildo Luiz Trevisan - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Cooperação.


Outros Projetos


2009 - 2010
EXPEREMENTAR O CORPO COM A DANÇA DO VENTRE.
Descrição: Possibilitar o experimento da Dança do Ventre entre crianças e adolescente..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Laisa Blancy de Oliveira Guarienti - Coordenador.
2009 - 2010
IMAGENS DO COTIDIANO: A LENTE DOS MEUS OLHOS.
Descrição: Através de uma máquina fotográfica, os adolescentes da Casa Abrigo de Meninos registravam seu cotidiano..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Laisa Blancy de Oliveira Guarienti - Coordenador.
2008 - 2010
Cartografias das práticas pedagógicas.
Descrição: Desenvolve atividades com professores em sala de aula. São realizadas oficinas pedagógicas. Projeto que se realiza em diferentes escolas do Estado do Rio Grande do Sul..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.

Integrantes: Laisa Blancy de Oliveira Guarienti - Integrante / Francisco Estigarribia de Freitas - Coordenador / Alice Huerta - Integrante.


Revisor de periódico


2016 - 2016
Periódico: Revista Académica Presencia.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Filosofia da Diferença e Educação.


Idiomas


Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira2017GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. Variações sobre aprender com René Schérer. Revista Presencia, v. 1, p. 1, 2017.

2.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira2015GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. Máquinas conversoras. ALEGRAR (CAMPINAS), v. 1, p. 16, 2015.

3.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira2015GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira; LANZA, R. ; MOTTANA, P. . EROS E CONTRAEDUCAÇÃO: FIGURAS DO (IM)POSSÍVEL. REVISTA FERMENTARIO, v. 2, p. 1, 2015.

4.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira2015 GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. VARIAÇÃO DO PENSAMENTO E MÁQUINAS DE EXPRESSÃO. Linha Mestra, v. 1, p. 27-1, 2015.

5.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira2014GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. Pensamento variante ou pensamento sem margem: para onde pode escorrer?. Linha Mestra, v. 1, p. 24, 2014.

6.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira2014GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. Múltiplas imagens do pensamento escolar e os efeitos de um aprender potente. REVISTA FERMENTARIO, v. 2, p. 1, 2014.

7.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira2013GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. PENSAMENTO BESTEIRA EM CORPOS FÍLMICOS OU COMO FAZER UM FILME. Linha Mestra, v. 1, p. 23, 2013.

8.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira2013GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. ?CUIDADO DE SI? E LINHAS DE FUGA INFANTIS. REVISTA FERMENTARIO, v. 2, p. 7, 2013.

9.
GUARIENTI, L. B. O.2012GUARIENTI, L. B. O. ; GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira . desviar o olhar do foco: uma deambulação em (des)via ao mar.. Leitura. Teoria & Prática (Campinas), v. 1, p. 58, 2012.

10.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira2012GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. A potência do espaço como desvio no aprender dos corpos deambulantes. Geograficidade, v. 2, p. primavera, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira; GALLO, S. (Org.) ; NOVAES, M. (Org.) . Conexões: deleuze e política e resistência e.... 4. ed. , 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira; GALLO, S. ; BRITO, M. R. . A ÉTICA DO ?CUIDADO DE SI? E O PENSAR LIBERTO NO COTIDIANO ESCOLAR. In: MARIA DOS REMÉDIOS DE BRITO; SÍLVIO GALLO. (Org.). FILOSOFIAS DA DIFERENÇA E EDUCAÇÃO. 1ed.São Paulo: Editora da Física, 2016, v. 1, p. 1-300.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira; JONSON, J. . tretas. In: IX Colóquio internacional de Filosofia e Educação, 2018, rio de janeiro. IX Colóquio Internacional de Filosofia e Educação. rj: grupo nefi, 2018. v. 1. p. 1-1.

2.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira; MONTEIRO, A. ; GALLO, S. . Pensar com a filosofia uma nova abordagem para os problemas de aprendizagem. In: II seminario internacional sobre infancias e pos-colinialismo, 2015, Campinas. Anais Seminário Internacional Sobre Infâncias e Pós - Colonialismo, 2015. v. 1. p. 266-279.

3.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. OFICINAS PEDAGÓGICAS DE APRENDIZAGENS INVENTIVAS E SUAS LINHAS DE FUGA. In: 37ª Reunião Nacional da Anped, 2015, Florianópolis. Anais da 37ª Reunião Nacional - 2015, 2015.

4.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM EM GILLES DELEUZE: FLUXOS INTENSIVOS A PENSAR O CONCEITO DE DEAMBULAÇÃO. In: 11º encontro de pesquisa em educação da regiao sudeste, 2014, São João del Rei. Anais do 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2014. v. 1. p. 1-9.

5.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. MÚLTIPLAS IMAGENS DO PENSAMENTO ESCOLAR E OS EFEITOS DE UM APRENDER. In: VII colóquio internacional de filosofia da educação, 2014, Rio de Janeiro. Anais do VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, 2014.

6.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira; bom-tempo, juliana ; BARBOSA, C. . Oficinas de variação em imagens: outras aprendizagens na relação com a filosofia da educação.. In: 2º Congraso Latinoamericano de Filosofía de la educación, 2013, Montevideo. 2º Congraso Latinoamericano de Filosofía de la educación, 2013. v. 1.

7.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. cartografias das variações do pensamento no cotidiano escolar. In: I seminário internacional de estudos éticos e retóricos em educação, 2013, rio de janeiro. ISIEERE, 2013.

8.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. Saberes menores e juventudes e rua. In: II Seminário VIOLAR: problematizando as juventudes na contemporaneidadeede, 2012, Campinas. Anais II Seminário Violar, 2012. v. 2. p. 354-372.

9.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. DESVIAR O OLHAR DO FOCO: UMA DEAMBULAÇÃO EM (DES)VIA AO MAR. In: 18º COLE - Congresso de Leitura do Brasil, 2012, Campinas. Leitura: teoria e crítica - suplemento especial 18º cole. Campinas: Global, 2012. v. 1. p. 1210-1219.

10.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. TRAÇADOS DEAMBULANTES: O QUE UMA VIDA PODE (APRENDE) QUANDO ESCOLHE SEGUIR ADIANTE.. In: IV simpósio internacional em educação e filosofia, 2011, marília. Trabalhos Completos, 2011.

11.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. APRENDIZAGENS DEAMBULANTES: OUTROS ATRAVESSAMENTOS PARA PENSAR A EDUCAÇÃO.. In: 10° encontro de pesquisa em educação da região sudeste, 2011, rio de janeiro. caderno de resumos, 2011.

12.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. Cinema e produção de resistência: a potência do desvio na ética do cuidado de si.. In: VII seminário sobre linguagens - políticas de subjetivação - educação: cultura e formação: imagens e encontros., 2011, RIO CLARO. ANAIS DO VII SEMINÁRIO SOBRE LINGUAGENS ? POLÍTICAS DE SUBJETIVAÇÃO - EDUCAÇÃO. RIO CLARO: UNESP, 2011. v. 1. p. 1-11.

13.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. infância e governamentalidade: re-existência e potência criadora do cuidado de si.. In: II colóquio nacional michel foucault: o governo da infância, 2011, uberlândia. II coloquio nacional michel foucault: o geverno da infância anais. uberlândia: ufu, 2011. v. 1. p. 1-10.

14.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. saberes menores e juventudes e rua. In: I seminário Violar, 2010, campinas. I seminário Violar: problematizando as juventudes na contemporaneidade, 2010.

15.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira; FREITAS, Francisco Estigarribia de . escola itinerante: saídas para possíveis entrdas na educação.. In: I simpósio internacional diálogos na contemporaneidade: vertigens do tempo, 2008, lajeado. anais do I simpósio internacional diálogos na contemporaneidade: vertigens do tempo, 2008.

16.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira; FREITAS, Francisco Estigarribia de . escola nômade: o espaço da rua a potencializar a educação. In: I semana acadêmica integrada das licenciaturas, 2008, santa maria. anais da I semana acadêmica integrada das licenciaturas, 2008.

17.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. Egon Schiele: considerações à educação.. In: I congresso educação arte e cultura., 2007, santa maria. anais do I congresso educação arte e cultura, 2007.

18.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira; FREITAS, Francisco Estigarribia de ; Gontan, Patrícia . cidadão. quem?. In: XVI semana acadêmica do centro de educação, 2007, santa maria. anais da XVI semana acadêmica do centro de educação, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira; bom-tempo, juliana ; BARBOSA, C. . Variação do pensamento escolar ou como criar para si potências para multiplicidade. In: 2º Congraso Latinoamericano de Filosofía de la educación, 2013, Montevideo. 2º Congraso Latinoamericano de Filosofía de la educación, 2013. v. 1.

2.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira; Huerta, Alice . educação nômade.. In: X Congreso iberoamericano de extension universitaria, 2009, montevideo. material de difusion: extenso 2009 extension y sociedad, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. atravessamentos deambulantes: aprender o des-aprender.. In: I congresso latinoamericano de filosofia e educação, 2011, campinas. I Congresso LatinoAmericano de Filosofia da Educação, 2011.

2.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira; Bagetti Aline . corpos errantes. In: 2º Seminário Internacional de Educação Estética, 2010, campinas. Programação e resumos, 2010.

3.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira; Aline Bagetti . PIXOTE NA PONTA DA LANÇA: UMA PERSPECTIVA NO PRESENTE. In: I SEMINÁRIO VIOLAR: PROBLEMATIZANDO AS JUVENTUDES NA CONTEMPORANEIDADE, 2010, CAMPINAS. I SEMINÁRIO VIOLAR: PROBLEMATIZANDO AS JUVENTUDES NA CONTEMPORANEIDADE, 2010. v. 1.

4.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira; FREITAS, Francisco Estigarribia de ; Huerta, Alice . escola nômade: a rua a potencializar a educação. In: 23ª jornada a cedemica integrada, 2008, santa maria. anais da 23ª jornada a cedemica integrada, 2008.

5.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira; FREITAS, Francisco Estigarribia de . educação: a rua como sala de aula.. In: 22ª jornada acadêmica integrada, 2007, santa maria. anais da 22ª jornada acadêmica integrada, 2007.

6.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira; Trevisan, Amarildo Luiz . a construção de elementos didático-pedagógicos na formação da opinião pública na escola. In: XX jornada acadêmica integrada, 2006, santa maria. anais da XX jornada acadêmica integrada, 2006.

7.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira; BORIN, Luiz Carlos ; Nunes, Greice Aires . contribuições filosóficas para o desenvolvimento da criança. In: ix seminário interinstitucional de ensino, pesquisa e extensão, 2005, cruz alta. anais do ix seminário interinstitucional de ensino, pesquisa e extensão, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira; LANZA, R. . Educação Gaia e Difusa: conexões possíveis fora do cotidiano escolar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira; LANZA, R. . Educador Eros e o pensamento da gaia educação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. Educador Eros e a formação em gaia educação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira; NUNES, C. . A noção de hipergesto na performance. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. Aprender com Rene Scherer. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. Cartografias das paixões escolares: em busca do eros perdido. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. Oficinas pedagógicas de aprendizagens inventivas e suas linhas de fuga. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. E o que se passa entre o ensinar e o aprender: desafios filosóficos no ensino fundamental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. Máquinas conversoras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. Variação do pensamento e máquinas de expressão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. Designificar a aprendizagem em linhas variantes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira; GALLO, S. ; MONTERO, A. . Pensar com a filosofia uma nova abordagem para os problemas de aprendizagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. A ÉTICA DO ?CUIDADO DE SI? E O PENSAR LIBERTO NO COTIDIANO ESCOLAR. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. E O QUE O MAR AINDA TRAZ QUANDO DEIXA O PENSAMENTO BOIAR. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. Pensamento variante ou pensamento sem margem: para onde pode escorrer?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. The power of variation of thought in school teaching and the war machines. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. múltiplas imagens do pensamento escolar e os efeitos de um aprender. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. é espremido que se expressa outras linguagens: fluídos de sala de aula. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. CONTRABANDO VERSUS BIOPOLÍTICA: RESISTÊNCIAS EM MICRO ESCALAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. SUBVERTER OS DIAGNÓSTICOS ESCOLARES: ENXERGAR POTÊNCIAS INVENTIVAS ONDE SE (QUER) MEDICALIZA(R). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. pensamento besteira em corpos fílmicos ou como fazer um filme. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. pensamento besteira em corpos fílmicos ou como fazer um filme. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. TRAÇADOS DEAMBULANTES: O QUE UMA VIDA PODE (APRENDE) QUANDO ESCOLHE SEGUIR ADIANTE.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
bom-tempo, juliana ; GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira . imagens fabulográficas: a mega-máquina cidade e a produção de corpos urbanos.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. APRENDIZAGENS DEAMBULANTES: OUTROS ATRAVESSAMENTOS PARA PENSAR A EDUCAÇÃO.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. atravessamentos deambulantes: aprender o des-aprender.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. quando rompe o hífen do ensino-aprendizagem o que é possível atravessar?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

28.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira; bom-tempo, juliana . Tratado ao desvio: o que pode potencializar as aprendizagens na deambulação.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
bom-tempo, juliana ; GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira . Micro políticas do corpo: capturas e resistências. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. Cinema e produção de resistência: a potência do desvio na ética do cuidado de si.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. Parangolé, que trazes com o vento?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. PENSAMENTO DEAMBULANTE: OUTRAS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGENS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. A POTÊNCIA DO ESPAÇO NO APRENDER DOS CORPOS DEAMBULANTES. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. infância e governamentalidade: re-existência e potência criadora do cuidado de si.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. Educação e saberes menores.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. Saberes menores e juventude e rua.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira; Bagetti Aline . Pixote na ponta da lança: uma perspectiva no presente.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira; Bagetti Aline . Corpos errantes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

39.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. Quando a fala exede à ação: desconversação!. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
Jardim, Alice ; GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira . Educação Nômade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

41.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira; FREITAS, Francisco Estigarribia de . Escola Itinerante: saídas para possíveis entradas na Educação.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira; FREITAS, Francisco Estigarribia de . Escola Nômade: o espaço da rua a potencializar a Educação.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira; FREITAS, Francisco Estigarribia de ; Huerta, Alice . Pensar nas Práticas Pedagógicas a partir da Cartografia em sala de aula.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
FREITAS, Francisco Estigarribia de ; GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira . Escola Nômade: a rua a potencializar a Educação.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira; FREITAS, Francisco Estigarribia de . Educação: a rua como sala de aula.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

46.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira; FREITAS, Francisco Estigarribia de . Egon Schiele: considerações à Educação.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

47.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira; FREITAS, Francisco Estigarribia de . Cidadão. Quem?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

48.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira; FREITAS, Francisco Estigarribia de . EDUCAÇÃO: A RUA COMO SALA DE AULA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

49.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. O resgate do narrador. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

50.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira; Nunes, Lúcia de F. R. ; Nunes, Greice Aires . FASE: reabilitação para inclusão social?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

51.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. As relações Interpessoais no processo educativo.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

52.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira; Trevisan, Amarildo Luiz . A construção de elementos didático-pedagógicos na formação da opinião pública na escola.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

53.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira; Nunes, Greice Aires ; Nunes, Lúcia de F. N. . FASE: REABILITAÇÃO PARA INCLUSÃO SOCIAL?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

54.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. o resgate do narrador. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

55.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. Contribuições Filosóficas para o Desenvolvimento da Criança.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

56.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. contribuições filosóficas para o desenvolvimento da criança. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

57.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira; BORIN, Luiz Carlos . Educação para a paz: uma visão pedagógica.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
ORLANDI, L. B. ; GT 12 ; GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira . Espinosa e o problema de expressão. São Paulo: Editora 34, 2017. (Tradução/Livro).

2.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira; LANZA, R. . Eros e contraeducação: figuras do (im)possível. Campinas, 2015. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ROCATTO, A. M. ; GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira . A metodologia da Educação Anarquista. 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. OFICINA DE ESCRI-LEITURA: ESTRATÉGIAS DE COMO OPERAR UMA MÁQUINA DE GUERRA. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira; Machado, Mateus dos Santos ; Nunes, Lúcia de F. R. . I curso teatral de verão, nas férias com o Platton.... 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. A Dança do Ventre e o movimento do corpo.. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira; FREITAS, Francisco Estigarribia de ; Huerta, Alice ; SANTOS, Mateus Machado . Educação, História e Música: ecos dos ecos.... 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. A Dança do Ventre e o movimento do corpo.. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira; FREITAS, Francisco Estigarribia de . Inclusão e Exclusão: que contexto histórico, cultural e social discute isso?. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira; Ludwig, Cristiane ; Trevisan, Amarildo Luiz . Educação, Filosofia e formação docente.. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. oficina de dobradura. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. Sentir outros movimentos na Dança do Ventre.. 2008. Coreográfica.

2.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira; Machado, Mateus dos Santos . A má Educação. 2006. Teatral.

Música
1.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. Parangolé e a arte dos devires.... 2011. Composição (estréia).

2.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira; Machado, Mateus dos Santos ; Nunes, Lúcia de F. N. . Ximia Bóia e Toni Torrado em A Praia. 2009. Audiovisual.

3.
Nunes, Lúcia de F. N. ; Machado, Mateus dos Santos ; GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira . Ximia Bóia e Tony Torrado em a praia.. 2008. Audiovisual.

Outras produções artísticas/culturais
1.
Paez, Helquer ; Nunes, Lúcia de F. N. ; GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira . Às seis da tarde. 2010 (Cinema).

Demais trabalhos
1.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira; novaes, marcus ; ASPIS, R. L. ; marques, davina ; bom-tempo, juliana . Festa Potlatch. 2011 (organização de produção artística) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. Participação em banca de Altair da Silva Inácio.Banca de Defesa de Relatório Final do Estágio Curricular Supervisionado em Educação Ciências no Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Santa Maria.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
11th Internacional Deleuze and Guattari Conference. Affects, umbrellas and, perhaps, some holes. 2018. (Congresso).

2.
21º COLE - Congresso de leitura do brasil. Educador Eros e o pensamento da gaia educação. 2018. (Congresso).

3.
IX Colóquio internacional de Filosofia e Educação. tretas. 2018. (Congresso).

4.
Pensar de modos outros.O PENSAMENTO DA GAIA EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DE UM OUTRO EDUCADOR POSSÍVEL. 2018. (Encontro).

5.
Performações artísticas.A noção de hipergesto na performance. 2018. (Seminário).

6.
VI Encontro Ouvindo Coisas.Educador Eros e a formação em gaia educação. 2018. (Encontro).

7.
V Seminário do IMAGO.Educação Gaia e Difusa: conexões possíveis fora do cotidiano escolar. 2018. (Seminário).

8.
VII seminário conexões deleuze e cosmopolíticas e ecologias radicais e....Aprender com Rene Scherer. 2017. (Seminário).

9.
II Congresso Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação. Cartografias das paixões escolares: em busca do eros perdido. 2016. (Congresso).

10.
37ª Reunião Nacional da Anped.Oficinas pedagógicas de aprendizagens inventivas e suas linhas de fuga. 2015. (Outra).

11.
3º Congresso Latino Americano de Filosofia da Educação. APRENDERES DESREGRADOS E O ATO DE CRIAÇÃO EM SALA DE AULA. 2015. (Congresso).

12.
5º Congresso Sociedade de filosofia da educação de língua portuguesa. E o que se passa entre o ensinar e o aprender: desafios filosóficos no ensino fundamental. 2015. (Congresso).

13.
Contraeducação, erótica, antipedagogia. 2015. (Encontro).

14.
II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA, POÉTICA E EDUCAÇÃO.E O QUE O MAR AINDA TRAZ QUANDO DEIXA O PENSAMENTO BOIAR. 2015. (Seminário).

15.
II seminario internacional sobre infancias e pos-colinialismo.Pensar com a filosofia uma nova abordagem para os problemas de aprendizagem. 2015. (Seminário).

16.
I seminário internacional de filosofia e educação: confluencias.A ÉTICA DO ?CUIDADO DE SI? E O PENSAR LIBERTO NO COTIDIANO ESCOLAR. 2015. (Seminário).

17.
VI Seminário Conexões Deleuze e Máquinas e Devires e....Máquinas conversoras. 2015. (Seminário).

18.
VI Simpósio Internacional em Educação e Filosofia.Designificar a aprendizagem em linhas variantes. 2015. (Simpósio).

19.
11º encontro de pesquisa em educação da regiao sudeste.perspectiva da aprendizagem em gilles deleuze: fluxos intensos a pensar o conceito de deambulação. 2014. (Encontro).

20.
19º COLE. Pensamento variante ou pensamento sem margem: para onde pode escorrer?. 2014. (Congresso).

21.
7th International Deleuze Studies Conference. 2014. (Congresso).

22.
A exaustão do ventríloquo: afasia democrática e vocalidade anárquica. 2014. (Encontro).

23.
Estética como Acontecimento. 2014. (Outra).

24.
IX seminario linguagem, politicas de subjetivação e educação - III seminario IMAGO.é espremido que se expressa outras linguagens: fluídos de sala de aula. 2014. (Seminário).

25.
seminário o que a arte ensina a quem ensina arte. 2014. (Seminário).

26.
VII colóquio internacional de filosofia da educação. múltiplas imagens do pensamento escolar e os efeitos de um aprender. 2014. (Congresso).

27.
2º Congraso Latinoamericano de Filosofía de la Educación. Variação do pensamento escolar ou como criar para si potências para multiplicidade. 2013. (Congresso).

28.
2º Congraso Latinoamericano de Filosofía de la Educación. Oficinas de variação em imagens: outras aprendizagens na relação com a filosofia da educação.. 2013. (Congresso).

29.
Ciclo de palestras com o prof. Alfredo Veiga-Neto. 2013. (Encontro).

30.
II jornada Gilles Deleuze.SUBVERTER OS DIAGNÓSTICOS ESCOLARES: ENXERGAR POTÊNCIAS INVENTIVAS ONDE SE (QUER) MEDICALIZA(R). 2013. (Outra).

31.
I seminário internacional de estudos éticos e retóricos em educação.cartografias das variações do pensamento no cotidiano escolar. 2013. (Seminário).

32.
IV coloquio latinoamericano de biopolítica e II coloquio internacional de biopolitica e educação.CONTRABANDO VERSUS BIOPOLÍTICA: RESISTÊNCIAS EM MICRO ESCALAS. 2013. (Outra).

33.
IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA. 2013. (Seminário).

34.
V seminário conexões: Deleuze e territórios e figas e ... e XII simpósio internacional de filosofia Nietzsche/Deleuze.pensamento besteira em corpos fílmicos ou como fazer um filme. 2013. (Simpósio).

35.
V seminário conexões: Deleuze e territórios e figas e ... e XII simpósio internacional de filosofia Nietzsche/Deleuze.Nietzsche: vida nômade - estadia sem lugar (por Daniel Lins). 2013. (Simpósio).

36.
V simpósio internacional em educação e filosofia: poética e política do aprender, tempo, alteridade e linguagem.da ficção ao conceito de aprendizagem: passagens poéticas a problematizar um aprender deambulante. 2013. (Simpósio).

37.
18º COLE - Congresso de Leitura do Brasil. Desviar o olhar do foco: uma deambulação em (des)via ao mar.. 2012. (Congresso).

38.
6º Seminário "o professor e a leitura de Jornal". 2012. (Seminário).

39.
Colóquio de Filosofia e História da Educação: injustiças cognitivas - ressignificando os conceitos de cognição, memória e aprendizagemescolar. 2012. (Encontro).

40.
II Colóquio Internacional: a educação pelas imagens e suas geografiasfias.A potência do espaço como desvio no aprender dos corpos deambulantes. 2012. (Outra).

41.
II Seminário VIOLAR: problematizando as juventudes na contemporaneidadeede.Educação e Deambulação jovens pelas ruas. 2012. (Seminário).

42.
IV seminário conexões: deleuze e política e resistência e .... 2012. (Seminário).

43.
TEORIAS SOCIAIS, PESQUISAS E EDUCAÇÃO BRASILEIRA? CIRCULAÇÃO DE PESSOAS, SABERES E PRÁTICAS. 2012. (Encontro).

44.
10ª encontro de pesquisa em educação da região sudeste em suas múltiplas dimensões.APRENDIZAGENS DEAMBULANTES: OUTROS ATRAVESSAMENTOS PARA PENSAR A EDUCAÇÃO.. 2011. (Encontro).

45.
I congresso latinoamericano de filosofia da educação. atravessamentos deambulantes: aprender o des-aprender.. 2011. (Congresso).

46.
II colóquio nacional Michel Foucault: o governo da infância.infância e governamentalidade: re-existência e potência criadora do cuidado de si.. 2011. (Outra).

47.
III Coloquio Latinoamericano de Biopolítica y I Coloquio Internacional de Biopolitica y Educación. Tratado ao desvio: o que pode potencializar as aprendizagens na deambulação.. 2011. (Congresso).

48.
III multitão: experimentações, limites, disjunções, artes e ciências.Parangolé, que trazes com o vento?. 2011. (Encontro).

49.
III seminário conexões: Deleuze e arte e ciência e acontecimento e....quando rompe o hífen do ensino-aprendizagem o que é possível atravessar?. 2011. (Seminário).

50.
I jornadas "gilles deleuze".imagens fabulográficas: a mega-máquina cidade e a produção de corpos urbanos.. 2011. (Outra).

51.
IV simpósio internacional em educação e filosofia.TRAÇADOS DEAMBULANTES: O QUE UMA VIDA PODE (APRENDE) QUANDO ESCOLHE SEGUIR ADIANTE.. 2011. (Simpósio).

52.
VII colóquio internacional michel foucault. 2011. (Congresso).

53.
VII SEMINÁRIO DE TESES E DISSERTAÇÕES EM ANDAMENTO.PENSAMENTO DEAMBULANTE: OUTRAS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGENS. 2011. (Seminário).

54.
VII seminário sobre linguagens - políticas de subjetivação - educação: cultura e formação: imagens e encontros..Cinema e produção de resistência: a potência do desvio na ética do cuidado de si.. 2011. (Seminário).

55.
2º Seminário Internacional de Educação Estética.Corpos errantes. 2010. (Seminário).

56.
Cartografia das práticas pedagógicas..Acontecimento e conto.. 2010. (Oficina).

57.
Da imagem dogmática de formação a uma imagem de formação para experimentação a partir de alguns traçados deleuzianos.. 2010. (Encontro).

58.
Desconversas..Quando a fala exede à ação: desconversação!. 2010. (Encontro).

59.
Desconversas.. 2010. (Encontro).

60.
II Multidão: imagens, palavras, sons, ventos. 2010. (Encontro).

61.
II seminário 'conexões': Deleuze e vida e fabulações e....Educação e saberes menores.. 2010. (Seminário).

62.
I seminário Violar: problematizando as juventudes na contemporaneidade.Saberes menores e juventude e rua.. 2010. (Seminário).

63.
IV semana da educação.Roda de conversa sobre Educação Libertária.. 2010. (Seminário).

64.
O cinema de Gilles Deleuze. 2010. (Encontro).

65.
Por metafísica do rock: Bob dylan e Gilles Deleuze.. 2010. (Encontro).

66.
X congresso iberoamericano de extensión universitaria. 2009. (Congresso).

67.
1 Fórum Extensão Conta.Escola Nômade: a rua a potencializar a educação. 2008. (Outra).

68.
Fórum Mundial de Educação de Santa Maria - Educação: Ecinomia Solidária e Ética Planetária. 2008. (Outra).

69.
I semana acadêmica integrada das licenciaturas.Escola nômade: o espaço da rua a potencializar e educação.. 2008. (Seminário).

70.
I semana acadêmica integrada das licenciaturas.Pensar nas práticas pedagógicas a partir da cartografia em sala de aula.. 2008. (Seminário).

71.
I simpósio internacional diálogos na contemporaneidade: vertigens do tempo e I seminário nacional de Educação básica.ESCOLA ITINERANTE: SAÍDAS PARA POSSÍVEIS ENTRADAS NA EDUCAÇÃO.. 2008. (Simpósio).

72.
22ª jornada acadêmica integrada.EDUCAÇÃO: A RUA COMO SALA DE AULA. 2007. (Outra).

73.
61º Seminário de Estudos Avançados da Pós-graduação em Letras/UFSM. 2007. (Encontro).

74.
A ARTE DO CLOWN/PALHAÇO.A ARTE DO CLOWN/PALHAÇO. 2007. (Oficina).

75.
Curso de Diversidade Sexual e Igualdade de Gênero. 2007. (Outra).

76.
I CONGRESSO DE EDUCAÇÃO, ARTE E CULTURA. Expressão: considerações para educação.. 2007. (Congresso).

77.
II Seminário Nacional V Seminário Regional de formação de professores: alfabetização e letramento: possibilidades de inclusão social. 2007. (Seminário).

78.
I Semana Acadêmica dos Laboratórios de Metodologia de Ensino. 2007. (Encontro).

79.
VI jornada de educação e Arte e II encontro de formação de professores de artes visuais. 2007. (Encontro).

80.
XVI Semana Acadêmica do Centro de Educação: Identidade e Educação..Cidadão. Quem?. 2007. (Seminário).

81.
As relações interpessoais no processo educativo.as relações interpessoais no processo educativo. 2006. (Encontro).

82.
II seminário nacional de filosofia e educação. 2006. (Seminário).

83.
I seminário aberto da linha de pesquisa 2 - Educação, Política e cultura.. 2006. (Seminário).

84.
Semana Acadêmica do Curso de História de Educação: Religião, História e Educação.. 2006. (Seminário).

85.
VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPEd sul e III Seminário dos Secretários dos Programas de Pós-Graduação em Educação. 2006. (Seminário).

86.
V jornada de literatura e autoritarismo e Simpósio memórias da repressão.o resgate do narrador. 2006. (Simpósio).

87.
XXIII ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DO PROEPRE.FASE: REABILITAÇÃO PARA INCLUSÃO SOCIAL?. 2006. (Encontro).

88.
XX JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA UFSM.a construção de elementos didático-pedagógicos na formação da opinião pública na escola.. 2006. (Outra).

89.
Curso de Extensão: O presente da ditadura: conversas sobre educação e fascismos.. 2005. (Outra).

90.
Educar e Experimentar: pesquisa como multiplicação de pontos de vista. 2005. (Encontro).

91.
II seminário sobre Estágios Curriculares Supervisionados: enfrentando desafios formativos.. 2005. (Seminário).

92.
IX Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, VII Mostra de Iniciação Científica e II Mostra de Extensão da UNICRUZ.contribuições filosóficas para o desenvolvimento da criança. 2005. (Seminário).

93.
Oficina de Didática.Oficina de didática. 2005. (Oficina).

94.
XV Semana Acadêmica do Centro de Educação.Educação para paz.. 2004. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. Coordenador de comunicação "Pesquisa em Filosofia da Educação".. 2016. (Congresso).

2.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. 5º Congresso Sofelp. 2015. (Congresso).

3.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. Coordenado de mesa do II Congresso Sociedade Brasileira de Filosofia da educação. 2015. (Congresso).

4.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira; GALLO, S. . 5º Congresso Sociedade de Filosofia da Educação de língua portuguesa. 2015. (Congresso).

5.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA: PNE EM FOCO: POLÍTICAS DE RESPONSABILIZAÇÃO, REGIME DE COLABORAÇÃO E ESISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2013. (Outro).

6.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA: PNE EM FOCO: POLÍTICAS DE RESPONSABILIZAÇÃO, REGIME DE COLABORAÇÃO E ESISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2013. (Outro).

7.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. IV Seminário Conexões: Deleuze e Política e Resistência e.... 2012. (Outro).

8.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. IV Seminário Conexões: Deleuze e Política e Resistência e.... 2012. (Outro).

9.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. 6° Seminário "O professor e a leitura de jornal". 2012. (Outro).

10.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. 18º Congresso de Leitura do Brasil. 2012. (Congresso).

11.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. Festa Potlatch. 2011. (Exposição).

12.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. Laboratórios de Metodologias do Ensino do Centro de Educação.. 2006. (Outro).

13.
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. II Seminério Nacional de Filosofia e Educação - Confluências.. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Aline Moura Rocatto. A metodologia da Educação Anarquista. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Laisa Blancy de Oliveira Guarienti.



Outras informações relevantes


Durante o Mestrado realizado na Unicamp fui bolsista Capes.
Durante o doutorado a pesquisa recebe apoio da Fapesp (Fundação de Apoio a Pesquisa no Estado de São Paulo).
No ano de 2016/2017 foi realizado um estágio supervisionado no exterior (BEPE) também com o apoio da Fapesp.

Com o estágio realizado no exterior formei projetos autônomos de tradução das obras do Prof. Paolo Mottana, além da formação de grupo de estudos vinculado a sua obra "L' ipergesto: disseminare utopia" (2017).
Paolo Mottana é professor titular de filosofia da educação na Universidade de Milão-Bicocca, diretor do Mestrado em cultura simbólica, presidente da associação IRIS (Instituto de Pesquisas Imaginais e Simbólicas), redator do blog controeducazione e autor de inúmeras obras que abordam temáticas sobre pedagogia e filosofia.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/02/2019 às 4:19:16