Elizangela Patrícia Moreira da Costa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6003232461338883
  • Última atualização do currículo em 26/08/2018


Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP (2016) (CNPq), com estágio-sanduíche na Universidade do Porto - Portugal (CAPES), Mestre em Estudos de Linguagem pela UFMT (2011), Licenciada em Letras pela UFMT (1995). É Professora Adjunta do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Atua nas áreas da Linguística Aplicada e Língua Portuguesa, principalmente, nos temas: Linguagem e discurso, Ensino-aprendizagem de leitura, letramento, verbo-visualidade e livros didáticos de Língua Portuguesa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elizangela Patrícia Moreira da Costa
Nome em citações bibliográficas
COSTA, E. P. M.;Costa, Elizangela Patrícia Moreira da

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado de Mato Grosso, Departamento de Letras.
Rod. 174 - KM 209
Zona Rural
78250000 - Pontes e Lacerda, MT - Brasil - Caixa-postal: 181
Telefone: (65) 32662313


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
com período sanduíche em Universidade do Porto (Orientador: Profa. Dra. Isabel Margarida Ribeiro de Oliveira Duarte).
Título: Retrato da verbo-visualidade em livros didáticos do Ensino Fundamental: uma abordagem dialógica, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Profa. Dra. Elisabeth Brait.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: verbo-visualidade; livro didático; Língua Portuguesa; Enisno Fundamental.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Letras.
2009 - 2011
Mestrado em Estudos de Linguagem.
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Título: A MULTIMODALIDADE NAS ATIVIDADES DE LEITURA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO ENUNCIATIVO-DISCURSIVO,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Profª Drª Cláudia Graziano Paes de Barros.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso, FAPEMAT, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2003
Especialização em Produção de Textos. (Carga Horária: 360h).
Faculdades Integradas de Tangará da Serra, FITS, Brasil.
Título: A Produção de Textos no Gestar - Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar.
Orientador: Irene Baleroni Cajal.
1997 - 2002
Graduação em Ciências Econômicas.
Centro Universitário de Várzea Grande, UNIVAG, Brasil.
Título: Gás Natural: Energia e Desenvolvimento.
Orientador: Manoel Pinto da Fonseca.
1992 - 1995
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Título: O Simbólico na obra "Nós Três" de Lygia Bojunga Nunes.
Orientador: Maria de Lourdes Sebba Roder.




Formação Complementar


2002 - 2003
Formação de Formadores do Programa de GESTAR. (Carga horária: 200h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorado


Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/2010 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, .

Cargo ou função
Representante docente do Campus Universitário de Pontes e Lacerda.
08/2007 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Letras, Departamento de Letras.

Atividade realizada
Participação no grupo de estudos linguísticos: discurso e ensino.
05/2007 - Atual
Extensão universitária , Departamento de Letras, .

Atividade de extensão realizada
Membro do Projeto de extensão "Falação: reflexão-ação sobre o ensino da língua portuguesa nas escolas públicas de Pontes e Lacerda.
8/2006 - Atual
Ensino, Licenciatura Plena em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado III
Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa III
Língua Latina II
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa I
03/2012 - 08/2012
Direção e administração, Pró-reitoria de Ensino de Graduação, .

Cargo ou função
Diretoria de Gestão de Produção de Provas e Exames.
5/2010 - 5/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Eleitoral para eleição de Reitor e Vice-Reitor da UNEMAT.
07/2011 - 03/2012
Direção e administração, Pró-reitoria de Ensino de Graduação, .

Cargo ou função
Assessora de Gestão Pedagógica.
10/2010 - 07/2011
Direção e administração, Pró-reitoria de Ensino de Graduação, .

Cargo ou função
Diretoria de Gestão Acadêmica.
09/2007 - 5/2009
Direção e administração, Departamento de Letras, .

Cargo ou função
Chefe do Departamento de Letras do Campus de Pontes e Lacerda.
12/2007 - 3/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de elaboração de proposta de regimento padrão para os Colegiados Regionais dos Campi da UNEMAT.
11/2006 - 11/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado de Curso de Letras, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado de Curso de Letras - Representação Docente.
10/2006 - 3/2007
Direção e administração, Departamento de Letras, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa e Literatura da Cidade de Comodor.
8/2006 - 12/2006
Ensino, Zootecnia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção de Textos e Leitura

Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica, CEPROTEC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenação do Programa de Educação Profissional de Formação Inicial e Continuada na Baixada Cuiabana

Atividades

07/2005 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Coordenação do Programa de Educação Profissional

Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Várzea Grande, SMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental, Carga horária: 25
Outras informações
-Formadora de Língua Portuguesa e Psicopedagogia no Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar - GESTAR; -Coordenadora Geral do Programa Gestar no município de Várzea Grande no período de 2003 a 2004; -Formadora de Língua Portuguesa do Curso "II Etapa de Formação Continuada - 2004"

Atividades

08/2004 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa: leitura e produção de Textos
10/2002 - 09/2004
Ensino, Gestão da Aprendizagem escolar - GESTAR, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Oficinas de Leitura e Produção de Textos e oficinas de psicopedagogia

Escola Dinâmica, ED, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2000
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora Contratada, Carga horária: 40
Outras informações
Professora das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Atividades

02/1996 - 08/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Porutguesa
02/1996 - 08/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Porutguesa

Colégio Objetivo, CO, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professora Contratada, Carga horária: 20
Outras informações
Professora das séries finais do Ensino Fundamental.

Atividades

08/1996 - 04/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa I nos cursos de Matemática, Química e Física.

Atividades

02/1996 - 02/1997
Ensino, Língua Portuguesa I, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Colégio Costa Marques, CCM, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professora Contratada, Carga horária: 20
Outras informações
Cargo Professora das séries iniciais do Ensino Fundamental.

Atividades

04/1994 - 04/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa


Projetos de pesquisa


2012 - 2016
Retrato da verbo-visualidade em livros didáticos do ensino fundamental: uma abordagem dialógica
Descrição: A presente pesquisa se insere no âmbito da Linguística Aplicada e dos Estudos da Linguagem e objetiva discutir as relações linguístico-enunciativo-discursivas implicadas no processo de leitura de textos/gêneros discursivos que se constituam na/pela verbo-visualidade como plano de expressão presentes em duas coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa (LDP) do Ensino Fundamental. Trata-se das coleções: Para viver juntos: português, de Ana Elisa de Arruda Penteado [et al.] e Português: linguagens, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, destinadas ao 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental (6º ao 9º anos), indicadas pelo Programa Nacional do Livro didático (PNLD) 2011, e selecionadas a partir da escolha de professores de Língua Portuguesa de duas escolas públicas de Cuiabá-MT. O interesse pela pesquisa foi motivado pelos resultados advindos de pesquisa de mestrado, concluída em 2011. Nela, tomamos por objeto os LDP do Ensino Médio (EM) para compreender como a inserção de gêneros que aliam as materialidades verbal e visual em sua composição contribuía para a formação leitora de jovens estudantes do EM. Observou-se, na dissertação, a escassez de gêneros visuais e verbo-visuais em atividades específicas de leitura e sua abordagem revelou-se pouco profícua para a mobilização de capacidades leitoras para as suas especificidades. No doutorado, daremos continuidade aos estudos iniciais, tomando como objeto o LDP do Ensino Fundamental. A hipótese levantada no doutorado é a de que as abordagens dos gêneros discursivos que se constituem no/pelo plano verbo-visual, presentes nas coleções do Ensino Fundamental, não colaboram para a formação leitora dos jovens estudantes desse nível de ensino. A tese a ser defendida é a de que considerar as materialidades verbal e visual, como elementos indissolúveis e fundamentais para a produção dos efeitos de sentido, nas abordagens de leitura referentes aos gêneros discursivos verbo-visuais, no projeto didático-pedagógico dos livros didáticos selecionados, contribuirá para um bom trabalho de formação leitora dos jovens estudantes das escolas públicas brasileiras. Para tanto, apoiar-nos-emos no arcabouço teórico de Bakhtin e o Círculo no que se refere aos estudos sobre o signos verbal e visual, nos estudos de Brait (2009; 2012) e demais autores que tomem a verbo-visualidade como objeto de investigação. Trata-se de uma pesquisa de análise documental de abordagem qualitativa e dialógica. Para tal, pretendemos analisar como os gêneros discursivos que se constituem pelo plano verbo-visual são inseridos nos objetos selecionados e de que forma sua abordagem pode contribuir para a formação de alunos que respondam às atuais demandas leitoras do mundo contemporâneo. Dessa maneira, as perguntas que norteiam nossa pesquisa são as seguintes: 1. Quais gêneros discursivos que se constituem no/pelo plano verbo-visual estão presentes em duas coleções de LDP do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental? 2. Como se dá o tratamento da materialidade verbo-visual nos LDP selecionados? 3. Como o tratamento da materialidade verbo-visual nos LDP selecionados altera as relações linguístico-enunciativo-discursivas constitutivas do processo de leitura? Este trabalho justifica-se pela necessidade de refletirmos sobre o lugar da verbo-visualidade nos livros didáticos de Língua Portuguesa e na formação leitora de jovens estudantes das escolas públicas brasileiras. Pretende-se que os resultados da pesquisa encaminhem ações para a produção de materiais didáticos que de fato incluam os gêneros verbo-visuais em suas propostas didático-pedagógicas. (CNPQ.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2015
Verbo-visual e produção de sentidos: perspectiva dialógica
Descrição: Para dar continuidade à pesquisa centrada nas contribuições teórico-metodológicas da perspectiva dialógica de discurso é necessáriol buscar, no conjunto do pensamento bahktiniano, as categorias, noções e sugestões que, apresentadas para o discurso verbal, mas tendo alcance nos estudos da linguagem como um todo, possam ser recuperadas e mobilizadas em função de uma melhor compreensão das formas de produção do sentido em manifestações discursivas verbo-visuais. Em vários textos do Círculo encontram-se sugestões para o reconhecimento do visual como texto ou mesmo sugestão de articulações verbal, extraverbal, visual. Esse é o caso, por exemplo, do ensaio O autor e o herói (texto inacabado, pertencente aos arquivos, 1920/1930, publicado em Estética da criação verbal). Nele Bakhtin afirma: o objeto estético não é, naturalmente, constituído somente de palavras, ainda que a parte verbal seja importante nele, e esse objeto da visão estética possui uma forma espacial interna artisticamente significante que é representada pelas palavras da obra (essa forma, na pintura, é representada pelas cores, pelo desenho, pelas linhas, e daí não decorre que o objeto estético seja constituído apenas de linhas e de cores; trata-se precisamente de construir um objeto concreto a partir das linhas e das cores. Considerando que a Análise do Discurso de diferentes vertentes coloca a leitura e a produção textual-discursiva como objeto de pesquisa, a dimensão verbo-visual deve aí ser englobada como característica da vida em sociedade e, também, da constituição dos sujeitos e das identidades. As produções de caráter verbo-visual, tais como charge, publicidade, capas de revistas, primeiras páginas de jornal, poemas visuais, dentre outras, serão objeto desta pesquisa, assim como o levantamento e sistematização das sugestões teórico-metodológicas das obras do Círculo. O projeto, apoiado pelo CNPq, terá a duração de 3 anos e está articulado ao Grupo de Pesquisa/CNPq Linguagem, Identidade e Memória..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
Percepção do discurso de divulgação científica em universitários no Vale do Guaporé: como se constituem os gestos de leitura na universidade
Descrição: Projeto de pesquisa em andamento com universitarios do primeiro semestre dos cursos de Letras e Zootecnia da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Pontes e Lacerda.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2010 - Atual
Periódico: Revista Fronteira Digital


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:4
Total de citações:7
COSTA, E. P. M.  Data: 29/11/2012

Artigos completos publicados em periódicos

1.
1Costa, Elizangela Patrícia Moreira da2018Costa, Elizangela Patrícia Moreira da. Verbo-visualidade em perspectiva de leitura: (des)construção da compreensão ativa e criadora do texto. BAKHTINIANA - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO, v. 13, p. 32-54, 2018.

2.
3Costa, Elizangela Patrícia Moreira da2013Costa, Elizangela Patrícia Moreira da. O livro didático de Língua Portuguesa: a autoria e suas coerções. LETRÔNICA, v. 6, p. 494-520, 2013.

3.
5Costa, Elizangela Patrícia Moreira da2012Costa, Elizangela Patrícia Moreira da; FARIA, V. F. . Atitudes linguísticas de migrantes sulistas em Mato Grosso: um estudo em Sinop. REVISTA CORDIS- REVISTA ELETRÔNICA DE HISTÓRIA SOCIAL DA CIDADE, v. 8, p. 243-266, 2012.

4.
2Costa, Elizangela Patrícia Moreira da2012 Costa, Elizangela Patrícia Moreira da; PAES DE BARROS, CLÁUDIA GRAZIANO . Os gêneros multimodais em livros didáticos: formação para o letramento visual?. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 7, p. 38-56, 2012.

5.
4Andréia Melo2009Andréia Melo ; Carmem Zirr Artuzo ; Carmen Lucia Toniazo ; Domingos Pinto de França ; Dyolen Emanuel Vieira de Souza ; COSTA, E. P. M. ; MIGUEL, Ely Alves ; BRESSAN, I. J. ; Jaqueline Gentil Ribeiro dos Santos ; Jefferson Balan da Silva ; Kerzi Samary D. Custódio ; Márcia Jamil da Silva ; Marcilene Ribeiro da Silva ; COX, M. I. P. ; Krause, M. M. C. A. ; Mariani da Silva Vaz ; Neyla Barbosa de Oliveira ; Rejane Soares ; Rute de Almeida e Silva ; Shirlei Neves ; Terezinha Della Justina . A gripe suína na/pela língua afiada de chargistas. LINGUASAGEM (SÃO PAULO), v. 11, p. 1/13-20, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, Anderson (Org.) ; COSTA, E. P. M. (Org.) . Livro didático:olhares dialógicos. 1. ed. Campinas: Pontes, 2017. v. 1. 169p .

Capítulos de livros publicados
1.
COSTA, E. P. M.. Um zoom na imagem: verbo-visualidade em livros didáticos. In: Silva, Anderson; COSTA, Elizangela. (Org.). Livro didático:olhares dialógicos. 1ed.Campinas: Pontes, 2017, v. 1, p. 49-75.

2.
Costa, Elizangela Patrícia Moreira da; Silva, Anderson Cristiano . Capa de revista: uma análise do verbo-visual à luz dos conceitos bakhtinianos. In: Eliana Vianna Brito Kozma; Miriam Bauab Puzzo. (Org.). Múltiplas linguagens: discurso e efeito de sentido. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2017, v. 1, p. 131-153.

3.
Costa, Elizangela Patrícia Moreira da. Livros didáticos de língua portuguesa: a proposta pedagógica para a leitura de textos verbo-visuais na coleção Português: linguagens. In: Raquel Bello Vázquez; Roberto Samartim; Elias J. Torres Feijó; Manuel Brito-Semedo (eds.). (Org.).. (Org.). Estudos da AIL em Ciências da Linguagem: Língua, Linguística, Didática. 1aed.Santiago de Compostela Coimbra: AIL Editora, 2015, v. 1, p. 61-72.

4.
Costa, Elizangela Patrícia Moreira da; Rute de Almeida e Silva . O ATO ÉTICO E RESPONSÁVEL NAS REDES SOCIAIS. IV CÍRCULO ? Rodas de Conversa bakhtiniana: nosso ato responsável. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2012, v. , p. 167-170.

5.
Rute de Almeida e Silva ; Costa, Elizangela Patrícia Moreira da . Leitura na sala de aula: um ato responsável. IV CÍRCULO ? Rodas de Conversa bakhtiniana: nosso ato responsável. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2012, v. , p. 505-508.

6.
ALBERGONI, E. A. ; COSTA, E. P. M. ; SANTOS, S. N. ; Rute de Almeida e Silva . Relendo Bakhtin: A atividade estética como liberdade para a ética. CÍRCULO - Rodas de Conversa Bakhtiniana: Caderno de Textos e Anotações. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2010, v. , p. 92-94.

7.
COSTA, E. P. M.; MIGUEL, Ely Alves . O gênero charge e a atitude responsiva: uma abordagem enunciativo-discursiva. In: Covre, Alice Maria Pacífico Manfrim; Covre, André Luiz; Orlandini, Romulo Augusto. (Org.). Rodas de Conversa Bakhtiniana 2009 - Caderno de textos e anotrações. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2009, v. , p. 106-112.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
COSTA, E. P. M.. Metamorfose. Revista RDM, Cuiabá, p. 42 - 42, 21 ago. 2005.

2.
COSTA, E. P. M.. Carolina, doce Carolina. Revista RDM, Cuiabá, p. 38 - 38, 03 abr. 2005.

3.
COSTA, E. P. M.. Tsunami - qual será o Plano Maior?. Diário de Cuiabá, Cuiabá, p. A3 - A3, 13 jan. 2005.

4.
COSTA, E. P. M.. Amores Eletrônicos, será?. Revista RDM, Cuiabá, p. 38 - 38, 05 dez. 2004.

5.
COSTA, E. P. M.. As dimensões de um olhar. Revista Guaná, Várzea Grande, p. 56 - 56, 15 nov. 2004.

6.
COSTA, E. P. M.. Planejamento Socializado Ascendente. Publicações Pedagógicas, Várzea Grande, p. 31 - 32, 15 nov. 2004.

7.
COSTA, E. P. M.. Um olhar de indignação. Jornal Correio Varzeagrandense, Várzea Grande, p. B2 - B2, 02 abr. 2003.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, E. P. M.. Livros didáticos de Língua Portuguesa: a Proposta pedagógica para a leitura de textos verbo-visuais na Coleção 'Português: linguagens'. In: XI Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas, 2014, Mindelo. Comunicações, 2014. p. 1-19.

2.
COSTA, E. P. M.. Proposta pedagógica para a leitura de textos verbo-visuais em uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa:uma abordagem dialógica. In: 10º Encontro Nacional/ 8º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração      , 2014, Braga. Atas do 10º Encontro Nacional / 8º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração : investigação e prática docente. Braga: Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), 2014. p. 323-337.

3.
COSTA, E. P. M.. O Gênero charge nas atividades de leitura em livros didáticos de Língua Portuguesa. In: Seminário Educação 2009 - "Políticas Educacionais: Cenários e Projetos Sociais", 2009, Cuiabá. Seminário Educação 2009 - "Políticas Educacionais: Cenários e Projetos Sociais", 2009. v. 17. p. 1-10.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Costa, Elizangela Patrícia Moreira da. O VERBO-VISUAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DIALÓGICA. In: XI Congresso Internacional de la Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso - ALED 2015, 2015, Buenos Aires. XI Congresso Internacional ALED - Resúmenes Comisiones, 2015. p. 72-72.

2.
Costa, Elizangela Patrícia Moreira da. O enunciado verbo-visual em perspectiva de leitura em livros didáticos de língua portuguesa: uma análise dialógica. In: 20º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada - InPLA 2015, 2015, São Paulo. Caderno de Resumos: 20º Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada: As Múltiplas Faces da Linguagem. São Paulo: PUC-SÃO PAULO, 2015. v. 1. p. 126-127.

3.
COSTA, E. P. M.; BRAIT, E. ; DUARTE, I. M. . Perspectiva dialógica de investigação: a proposta pedagógica de uma coleção de livros didáticos de língua portuguesa. In: Fórum Internacional de Pedagogia - FIPED Portugal IV, 2014, Angra do Heroísmo. Resumos das Comunicações, 2014. p. 15-15.

4.
COSTA, E. P. M.. A leitura de textos verbo-visuais em livros didáticos de língua portuguesa: a proposta pedagógica de uma coleção. In: II Congresso Internacional 'Pelos Mares da Língua Portuguesa', 2014, Aveiro. Pelos mares da língua portuguesa: II Congresso Internacional - Livro de Resumos, 2014. p. 56-57.

5.
COSTA, E. P. M.. Proposta Pedagógica para a leitura de textos verbo-visuais em uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa: uma abordagem dialógica. In: 10º Encontro Nacional (8º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, 2014, Braga. Caderno de Resumos, 2014. p. 31-31.

Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, E. P. M.. A história das palavras. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
COSTA, E. P. M.. O legível e o visível em perspectiva de leitura. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Costa, Elizangela Patrícia Moreira da. O verbo-visual no livro didático de língua portuguesa: uma análise dialógica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
Costa, Elizangela Patrícia Moreira da. O enunciado verbo-visual em perspectiva de leitura em livros didáticos de língua portuguesa: uma análise dialógica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
COSTA, E. P. M.. O verbo-visual no livro didático de língua portuguesa: uma análise dialógica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
COSTA, E. P. M.; BRAIT, E. ; DUARTE, I. M. . Perspectiva dialógica de investigação: a proposta pedagógica de uma coleção de livros didáticos de língua portuguesa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
COSTA, E. P. M.. Análise de enunciados verbo-visuais, abordagem enunciativo-discursiva. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
COSTA, E. P. M.. A leitura de textos verbo-visuais em livros didáticos de língua portuguesa: a proposta pedagógica de uma coleção. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
COSTA, E. P. M.. Proposta Pedagógica para a leitura de textos verbo-visuais em uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa: uma abordagem dialógica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
Costa, Elizangela Patrícia Moreira da. A multimodalidade nos livros didáticos de Língua Portuguesa: a leitura em perspectiva. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
COSTA, E. P. M.. Livros didáticos de Língua Portuguesa: a Proposta pedagógica para a leitura de textos verbo-visuais na Coleção 'Português: linguagens'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
COSTA, E. P. M.. Reflexões sobre a verbo-visualidade em uma coleção didática de Língua Portuguesa do ensino fundamental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
COSTA, E. P. M.. Reflexões sobre a verbo-visualidade em uma coleção didática de Língua Portuguesa do ensino fundamental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
COSTA, E. P. M.. Textos verbo-visuais em livros didáticos de língua portuguesa: como mapear e delimitar o corpus. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
COSTA, E. P. M.. A MULTIMODALIDADE NAS ATIVIDADES DE LEITURA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO ENUNCIATIVO-DISCURSIVO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
COSTA, E. P. M.. A estética contemporânea sob o signo das imagens e A corporeidade e as exigências estéticas nas relações no contemporâneo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
COSTA, E. P. M.. A multimodalidade nas atividades de leitura nos livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
COSTA, E. P. M.. A multimodalidade nas atividades de leitura nos livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
COSTA, E. P. M.. A multimodalidade nas atividades de leitura nos livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
COSTA, E. P. M.; PAES DE BARROS , C. G. . O gênero charge no livro didático de Língua Portuguesa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
COSTA, E. P. M.; SILVA, J. A. . A construção de sentidos em leitura: uma perspectiva dialógica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
COSTA, E. P. M.. O gênero charge nas atividades de leitura em llivros didáticos de Língua Portuguesa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
COSTA, E. P. M.. O gênero Charge no livro didático de Língua Portuguesa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
COSTA, E. P. M.. As ideologias contemporâneas, O humano e o subjetivo e Educação e dialogia na atualidade.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
COSTA, E. P. M.. OS GÊNEROS MULTIMODAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
COSTA, E. P. M.. Atitudes linguísticas de migrantes sulistas em Mato Grosso: em estudo em Sinop. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
COSTA, E. P. M.. Sessão coordenada: O ensino de língua portuguesa em perspectiva. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
COSTA, E. P. M.. Fatores de textualidade: a coerência e a coesão nos textos produzidos em sala de aula 2007 (Palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
Costa, Elizangela Patrícia Moreira da. Parecer ad hoc do processo de avaliação de textos submetidos à Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso à Revista Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso. 2018.

2.
COSTA, E. P. M.. Parecer ad hoc do processo de avaliação de textos submetidos à Bakhtiniana. Revista de Estudos. ISSN 2176-4573. 2018.

3.
COSTA, E. P. M.. Parecer ad hoc para a Revista Diálogo das Letras. ISSN 2316-1795. 2018.

4.
Costa, Elizangela Patrícia Moreira da. Parecer ad hoc submetido à revista Diálogo das Letras ISSN 2316-1795, vol.6, n.2, jul./dez.. 2017.

5.
Costa, Elizangela Patrícia Moreira da. Parecer Ad hoc do processo de avaliação de textos submetidos à Revista Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso. Vol. 13, n. 2 (segundo quadrimestre 2018). 2017.

6.
Costa, Elizangela Patrícia Moreira da. Parecer ad hoc submetido à Revista Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, vol. 12, n. 3 (terceiro quadrimestre de 2017). 2017.


Demais tipos de produção técnica
1.
COSTA, E. P. M.. Construção do Projeto de Intervenção Pedagógica. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
COSTA, E. P. M.. Coordenadora: Educação e Multimodalidade. 2015. (Simpósio).

3.
COSTA, E. P. M.; MACEDO, A. M. ; LIMA, José Leonildo . Leitura e Produção de texto. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PAES DE BARROS , C. G.; CARBONIERI, Divanize; COSTA, E. P. M.. Participação em banca de Ketheley Leite Freire Rey. Oficinas de autobiograficzine: um estudo dialógico com bolsistas do PIBID. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso.

2.
Costa, Elizangela Patrícia Moreira da; JESUS, Dánie Marcelo de; SILVA, Valdir. Participação em banca de Sueele Maria Lima Castrillon Rodrigues. Smartphones e práticas de ensino: entre a ordem, a indisciplina e a adaptação. 2017. Dissertação (Mestrado em Línguística) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

3.
COSTA, E. P. M.; MOREIRA, B. D.; PAES DE BARROS , C. G.. Participação em banca de Marília Daniele Soares Vieira. As crônicas de Gelo e Fogo, narrativas transmidiáticas e a leitura como ato responsivo. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso.

4.
Gonçalves, J. C.; ESTEVAM, J. Z.; GONCALVES, M. B.; Costa, Elizangela Patrícia Moreira da. Participação em banca de Silvana Lopes Sales. Protocolos teatrais verbo-visuais: o discurso das crianças em perspectiva bakhtiniana. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Qualificações de Mestrado
1.
PAES DE BARROS, CLÁUDIA GRAZIANO; PEREIRA, Vinícius Carvalho; Costa, Elizangela Patrícia Moreira da; CARBONIERI, Divanize. Participação em banca de Ketheley Leite Freire Rey. Oficinas de (auto)biograficzine: um estudo dialógico com futuros professores. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso.

2.
Costa, Elizangela Patrícia Moreira da. Participação em banca de Silvana Lopes Sales. Protocolos teatrais verbo-visuais: o que dizem as crianças?. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Educação-Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal do Paraná.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
COSTA, E. P. M.. Participação em banca de Ilza Aparecida Binda. Incentivo e formação de leitores através da literatura infantil. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

2.
COSTA, E. P. M.. Participação em banca de Liliana Alves da Mata. Textos jornalísticos impressos pertencem ao código escrito?. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COSTA, E. P. M.; FARIA, V. F.; LIMA, José Leonildo. Participação em banca de Eloise de Cássia Vivan.O funcionamento da língua portuguesa nos livros didáticos do 6o ano do ensino fundamental e do 1o. ano do ensino médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

2.
COSTA, E. P. M.; SILVA, T. P.; FARIA, V. F.. Participação em banca de Franciele Lidiane Parizotto.O papel da metodologia no processo de ensino-aprendizagem escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

3.
Carmem Zirr Artuzo; COSTA, E. P. M.; PEREIRA, Aguinaldo. Participação em banca de Genotan Roberto Chaves Hetkowski.O gênero blog e sua aplicabilidade ao ensino de Língua Inglesa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

4.
Carmem Zirr Artuzo; COSTA, E. P. M.; PEREIRA, Aguinaldo. Participação em banca de Márcia Garcia da Rocha.Webquest: ferramenta metodológica e sua aplicabilidade no processo de ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

5.
NUNES, S. R.; ALMEIDA de, Eliana; COSTA, E. P. M.. Participação em banca de Alcione Maria da Silva.Infográfico: um jogo discursivo. 2010.

6.
Macedo, Ana Maria; COSTA, E. P. M.; FARIA, V. F.. Participação em banca de Cláudio Silvano Alves.A formação do leitor literário: um estudo em Pontes e Lacerda. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

7.
Macedo, Ana Maria; SILVA, J. A.; COSTA, E. P. M.. Participação em banca de Maviane Ramalho Machado.O processo de Ensino da leitura no ensino médio Público de Pontes e Lacerda. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

8.
FARIA, V. F.; COSTA, E. P. M.; ROMANELLI, R.A.. Participação em banca de Rosilene Martins dos Santos.Livro didático: as propostas de leitura analisadas em um livro didático utilizado nas escolas de Pontes e Lacerda-MT. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

9.
FARIA, V. F.; COSTA, E. P. M.; Macedo, Ana Maria. Participação em banca de Edson José Lima.Livro didático: um olhar sobre as abordagens de tópicos gramaticais em livros didáticos utilizados nas escolas de Pontes e Lacerda-MT. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

10.
COSTA, E. P. M.; MACEDO, A. M.; FARIA, V. F.. Participação em banca de Flávia Aparecida Ramos de Souza.O livro didático de Língua Portuguesa no contexto da sala de aula. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

11.
COSTA, E. P. M.. Participação em banca de Miriã Cordeiro.Oralidade e escrita: comparação do jornal da Record nacional e o Jornal de Pontes e Lacerda. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

12.
SILVA, T. P.; COSTA, E. P. M.; ANTUNES, M. P. F.. Participação em banca de Larissa O. Z. Gonçalves.Educação inclusiva: deficientes auditivos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

13.
COSTA, E. P. M.; ROMANELLI, R.A.; SILVA, T. P.. Participação em banca de Márcia Teixeira de Almeida.A importância do Estágio Supervisionado na formação do futuro professor. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

14.
COSTA, E. P. M.; ROMANELLI, R.A.; SILVA, T. P.. Participação em banca de Roseni Rosa de Souza.A inclusão da criança portadora de necessidades especiais no sistema regular de ensino: um estudo sobre a deficiência visual. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

15.
COSTA, E. P. M.; ROMANELLI, R.A.; SILVA, T. P.. Participação em banca de Telma Maria Correa dos Santos Costa.Inclusão de surdos: limites e possibilidades. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

16.
COSTA, E. P. M.; SILVA, T. P.; ROMANELLI, R.A.. Participação em banca de Roseane Pereira Leão.Cultura popular e cultura dominante na sala de aula. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

17.
COSTA, E. P. M.; FARIA, V. F.; Macedo, Ana Maria. Participação em banca de Helena Batista Siqueira.A escola e a formação do leitor: algumas implicações pedagógicas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
Costa, Elizangela Patrícia Moreira da; FARIA, V. F.; Macedo, Ana Maria. Membro de banca Examinadora do Teste Seletivo para contratação temporária de Professor da Educação Superior - Área Língua Portuguesa I. 2018. Universidade do Estado de Mato Grosso.

2.
Costa, Elizangela Patrícia Moreira da; FARIA, V. F.; MACEDO, A. M.. Membro da Banca Examinadora do Teste Seletivo para contratação temporária de Professor da Educação Superior - Área Língua Portuguesa II. 2018. Universidade do Estado de Mato Grosso.

3.
Costa, Elizangela Patrícia Moreira da; ALMEIDA de, Eliana; Macedo, Ana Maria. Membro da Banca Examinadora do Teste Seletivo para contratação temporária de Porfessor da Educação Superior - Área Linguística. 2018. Universidade do Estado de Mato Grosso.

4.
Costa, Elizangela Patrícia Moreira da. Membro da Comissão de Avaliação do Prêmio ANPOLL de Teses e Dissertações: Luiz Antônio Marcuschi. 2018. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística.

5.
COSTA, E. P. M.; MACEDO, A. M.; SILVA, T. P.. Teste Seletivo para Professor da Educação Superiorna área de Língua Poruguesa. 2009. Universidade do Estado de Mato Grosso.

6.
COSTA, E. P. M.. Teste seletivo para professor de Língua Portuguesa. 2007. Universidade do Estado de Mato Grosso.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Colóquio Internacional de Estudos Literários - II CIELIN.Lançamento do livro intitulado Livro didático: olhares dialógicos. 2017. (Outra).

2.
II Colóquio Internacional de Estudos Literários & IX SEMANA DE LETRAS - II CIEL.A história das Palavras. 2016. (Outra).

3.
XII Encontro de Estudos Lingísticos e Literários. 2016. (Encontro).

4.
XII Encontro de Estudos Lingísticos e Literários.Um zoom na imagem: a verbo-visualidade em livros didáticos de língua portuguesa. 2016. (Encontro).

5.
20º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada - InPLA 2015.O enuncaido verbo-visual em perspectiva de leitura em livros didáticos de língua portuguesa: uma análise dialógica. 2015. (Simpósio).

6.
XI Congreso Internacional de la Associación Latinoamericana de Estudios del Discurso - ALED 2015. O verbo-visual no livro didático de língua portuguesa: uma análise dialógica. 2015. (Congresso).

7.
Fórum Internacional de Pedagogia - FIPED Portugal IV. 2014. (Outra).

8.
Fórum Internacional de Pedagogia - FIPED Portugal IV. 2014. (Outra).

9.
IX Jornada do Grupo de Pesquisa Linguagem, Identidade e Memória.A verbo-visualidade em propostas pedagógicas de duas coleções de livros didáticos do Ensino Fundamental. 2014. (Outra).

10.
Terceiras Jornadas de Análise do Discurso - JADIS III. 2013. (Outra).

11.
Ciclo Segundas do LAEL. 2012. (Outra).

12.
II Encontro de Formação de Gestores. 2012. (Encontro).

13.
VII Jornada do Grupo de Pesquisa/CNPQ/PUC-SP Linguagem, Identidade e Memória. 2012. (Outra).

14.
V ENCONTRO NACIONAL DE LINGUAGEM, HISTÓRIA E CULTURA - V ENALIHC. 2011. (Encontro).

15.
I Semana Acadêmica da UFMT. 2010. (Outra).

16.
VIII EELL - Encontro de Estudos Linguísticos e Literários. 2010. (Encontro).

17.
XXI Fórum Acadêmico de Letras/ FALE. 2010. (Outra).

18.
XXI Fórum Acadêmico de Letras/ FALE. 2010. (Outra).

19.
Círculo - Rodas de conversa Bakhtiniana. "As ideologias contemporâneas" "O humano e as subjetividades na contemporaneidade" e "Educação e dialogia na atualidade". 2009. (Congresso).

20.
II Seminário de Integração Graduação/ Pós-Graduação.Os Gêneros multmodais em Livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. 2009. (Seminário).

21.
I Seminário Internacional de Experimentação e Pesquisa em Estágio Supervisionado - SIEPES.O gênero charge no livro didático de Língua Portuguesa. 2009. (Seminário).

22.
IX Encontro Mato-Grossense dos Estudantes de Letras - EMEL. 2008. (Encontro).

23.
O Projeto Pedagógico e o Professor de Regulação. 2008. (Oficina).

24.
VI Encontro de Estudos Linguísticos e Literários.MInicurso: Leitura e produção de texto. 2007. (Encontro).

25.
III Reunião Ampliada. 2005. (Encontro).

26.
Seminário de Educação 2005. 2005. (Seminário).

27.
Fórum Mundial de Educação. 2004. (Congresso).

28.
II Etapa de Formação Continuada 2004. 2004. (Oficina).

29.
Legitimação Pedagógica na Educação Especial. 2004. (Encontro).

30.
Oficina Pedagógica da Educação Infantil: O lúdico. 2004. (Oficina).

31.
Oficina Pedagógica de Ciências. 2004. (Oficina).

32.
Organização da Gestão Sócio-Cultural do Conhecimento e Avaliação da Escola Cidadã Guaná. 2004. (Encontro).

33.
Revisitando a Prática Pedagógica na Sala de Aula. 2004. (Encontro).

34.
Aceleração da Aprendizagem. 2003. (Oficina).

35.
Curso Ensino Fundamental de V a VIII. 2003. (Encontro).

36.
Educação Especial no Ensino Fundamental. 2003. (Encontro).

37.
Gestão Municipal e Escolar na Perspectiva da Escola Cidadã. 2003. (Encontro).

38.
Formação de Formadores do Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar de 1ª a 4ª séries ou ciclos correspondentes. 2002. (Encontro).

39.
Gestão Municipal e Escolar na Perspectiva da Escola Cidadã. 2002. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARVALHO, Ivanete I. P. de ; COSTA, E. P. M. ; RENZO, Ana M. Di . I Fórum da Covest: Políticas de Ingresso na Unemat. 2011. (Outro).

2.
MACHADO, Madalena ; MORAES, Helvio ; COSTA, E. P. M. . VIII EELL Encontro de Estudos Linguísticos e Literários. 2010. (Outro).

3.
FARIA, V. F. ; PANIAGO, Maria de Lourdes Paniago ; COSTA, E. P. M. . XXI Fórum Acadêmico de Letras/ FALE. 2010. (Outro).

4.
COSTA, E. P. M.; FARIA, V. F. ; MACEDO, A. M. ; ROMANELLI, R.A. ; SILVA, J. A. ; CASTRILLON, S. . I Seminário Internacional de Experimentação e Pesquisa em Estágio Supervisionado - SIEPES. 2009. (Outro).

5.
FARIA, V. F. ; ROMANELLI, R.A. ; COSTA, E. P. M. . IV Seminário de Comunicação de Pesquisa. 2009. (Outro).

6.
COSTA, E. P. M.. IX Encontro Mato-Grossense dos Estudantes de Letras - EMEL. 2008. (Outro).

7.
COSTA, E. P. M.; ROMANELLI, R.A. ; SOUZA,E.R.S. . I Seminário de Comunicação de Pesquisa. 2008. (Outro).

8.
COSTA, E. P. M.. 2º Seminário de Comunicação de Pesquisa. 2008. (Outro).

9.
COSTA, E. P. M.. VI Encontro de estudos linguísticos e literários. 2007. (Outro).

10.
COSTA, E. P. M.. III ENALIHC - Encontro Nacional Linguagem, História e Cultura. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Kátia Marçal Moulaz. A PROPOSTA DE LETRAMENTO DIGITAL PARA O ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DIALÓGICA. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Línguística) - Universidade do Estado de Mato Grosso. (Orientador).

2.
Grasiele Donatoni. MÍDIAS DIGITAIS E LIVRO DIDÁTICO: UMA REDE (DES) CONECTADA ENTRE O DISCURSO E A PRÁTICA NOS LIVROS DO ENSINO MÉDIO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Línguística) - Universidade do Estado de Mato Grosso. (Orientador).

3.
Ítala Ribeiro Cabral. OS GÊNEROS DIGITAIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Línguística) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Anderson de França Rosa. Práticas de sala de aula: da redação à produção de textos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Elizangela Patrícia Moreira da Costa.

2.
Flavia Aparecida Ramos de Souza. O livro didático de Língua Portuguesa no contexto da sala de aula. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Elizangela Patrícia Moreira da Costa.

3.
Dilene Constantino dos Santos. Fatores de textualidade: a coesão e a coerência textual. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Elizangela Patrícia Moreira da Costa.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
5Costa, Elizangela Patrícia Moreira da2012Costa, Elizangela Patrícia Moreira da; FARIA, V. F. . Atitudes linguísticas de migrantes sulistas em Mato Grosso: um estudo em Sinop. REVISTA CORDIS- REVISTA ELETRÔNICA DE HISTÓRIA SOCIAL DA CIDADE, v. 8, p. 243-266, 2012.

2.
3Costa, Elizangela Patrícia Moreira da2013Costa, Elizangela Patrícia Moreira da. O livro didático de Língua Portuguesa: a autoria e suas coerções. LETRÔNICA, v. 6, p. 494-520, 2013.

3.
1Costa, Elizangela Patrícia Moreira da2018Costa, Elizangela Patrícia Moreira da. Verbo-visualidade em perspectiva de leitura: (des)construção da compreensão ativa e criadora do texto. BAKHTINIANA - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO, v. 13, p. 32-54, 2018.

4.
2Costa, Elizangela Patrícia Moreira da2012 Costa, Elizangela Patrícia Moreira da; PAES DE BARROS, CLÁUDIA GRAZIANO . Os gêneros multimodais em livros didáticos: formação para o letramento visual?. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 7, p. 38-56, 2012.


Livros e capítulos
1.
SILVA, Anderson (Org.) ; COSTA, E. P. M. (Org.) . Livro didático:olhares dialógicos. 1. ed. Campinas: Pontes, 2017. v. 1. 169p .

1.
COSTA, E. P. M.. Um zoom na imagem: verbo-visualidade em livros didáticos. In: Silva, Anderson; COSTA, Elizangela. (Org.). Livro didático:olhares dialógicos. 1ed.Campinas: Pontes, 2017, v. 1, p. 49-75.

2.
Costa, Elizangela Patrícia Moreira da; Silva, Anderson Cristiano . Capa de revista: uma análise do verbo-visual à luz dos conceitos bakhtinianos. In: Eliana Vianna Brito Kozma; Miriam Bauab Puzzo. (Org.). Múltiplas linguagens: discurso e efeito de sentido. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2017, v. 1, p. 131-153.


Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, E. P. M.; PAES DE BARROS , C. G. . O gênero charge no livro didático de Língua Portuguesa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
COSTA, E. P. M.; SILVA, J. A. . A construção de sentidos em leitura: uma perspectiva dialógica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
COSTA, E. P. M.. Reflexões sobre a verbo-visualidade em uma coleção didática de Língua Portuguesa do ensino fundamental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
COSTA, E. P. M.. Reflexões sobre a verbo-visualidade em uma coleção didática de Língua Portuguesa do ensino fundamental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
COSTA, E. P. M.. Análise de enunciados verbo-visuais, abordagem enunciativo-discursiva. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
COSTA, E. P. M.. A leitura de textos verbo-visuais em livros didáticos de língua portuguesa: a proposta pedagógica de uma coleção. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
COSTA, E. P. M.. Proposta Pedagógica para a leitura de textos verbo-visuais em uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa: uma abordagem dialógica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
Costa, Elizangela Patrícia Moreira da. A multimodalidade nos livros didáticos de Língua Portuguesa: a leitura em perspectiva. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
COSTA, E. P. M.. O legível e o visível em perspectiva de leitura. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
Costa, Elizangela Patrícia Moreira da. O verbo-visual no livro didático de língua portuguesa: uma análise dialógica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
Costa, Elizangela Patrícia Moreira da. O enunciado verbo-visual em perspectiva de leitura em livros didáticos de língua portuguesa: uma análise dialógica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
COSTA, E. P. M.. A história das palavras. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Participação no projeto: FUNDAMENTOS E DESDOBRAMENTOS DA PERSPECTIVA DIALÓGICA PARA ANÁLISE DE DISCURSOS VERBAIS E VERBO VISUAIS 
O objetivo geral deste projeto é aprofundar as reflexões em torno das especificidades epistemológicas, teóricas e metodológicas da perspectiva dialógica do discurso, também denominada Análise Dialógica do Discurso (ADD), cujos fundamentos advêm do conjunto da obra de Bakhtin e do hoje chamado Círculo. Esse aprofundamento, que dá sequência a pesquisas anteriores, terá como objetivos específicos: (i) demonstrar a pertinência dessa vertente para uma teoria geral da linguagem; (ii) explicitar sua contribuição para as pesquisas em Ciências Humanas; (iii) reiterar, pela teoria e pela análise, a concepção de texto/enunciado/discurso, verbais e verbo-visuais (sendo o verbal considerado em sua dimensão oral, sonora e/ou escrita) constitutivamente implicados na produção, circulação e recepção de conhecimentos próprios das Humanidades; (iv) esclarecer algumas particularidades assumidas pelo pensamento bakhtiniano no Brasil, a partir de sua recepção e de seus desdobramentos.
 Situação: 2015 _ conluído; Natureza: Pesquisa. Integrante: Elizangela Patrícia Moreira da Costa; Coordenadora: ELISABETH BRAIT Instituição de execução:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Órgão/unidade: PROGRAMA DE LINGUISTICA APLICADA E ESTUDOS DA LINGUAGEM - LAEL

Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC/SP), concluído em 2016, com bolsa CNPq. Estágio Sanduíche na Universidade do Porto - Portugal, com bolsa CAPES - Processo: PSDE no. 8353/13-1.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 22:57:37