Lívia Santos Brisolla

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1644295636972332
  • Última atualização do currículo em 09/04/2018


Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2015), Mestrado em Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (2009), Especialização em Docência Universitária pela PUC-Goiás (2004) e Graduação em Pedagogia pela PUC-Goiás (2000). Foi coordenadora Pedagógica na Faculdade Araguaia de 2008 a 2010. Lecionou diferentes disciplinas em cursos de graduação (Licenciatura em Ciências Biológicas, Jornalismo e Publicidade) e cursos de especialização (Docência Universitária, Comunicação e Educação, Gestão Educacional). Foi professora na Universidade Católica de Goiás em 2006. Lecionou as disciplinas de "Leitura e produção escrita" e "Elaboração de Projetos de Monografia" no curso de Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental. Atuou como orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no curso de Especialização em Educação e Direitos Humanos, 2011/2012 e no curso de Graduação em Licenciatura em Artes Visuais FAV/UFG, 2010, modalidade EAD/UFG. Tem experiência e conhecimento nas áreas de saberes pedagógicos, livros didáticos, planejamento, didática e educação escolar. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lívia Santos Brisolla
Nome em citações bibliográficas
BRISOLLA, L. S.


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
com período sanduíche em Universidade de Lisboa (Orientador: Justino Magalhães).
Título: Educação, Indústria Cultural e Livro Didático, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Sílvia Rosa da Silva Zanolla.
Coorientador: Justino Magalhães.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2007 - 2009
Mestrado em Arte e Cultura Visual.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Prática Reflexiva e Trabalho Pedagógico: entre contornos e sombras de um livro didático,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Dra. Irene Tourinho.
2003 - 2004
Especialização em Docência Universitária. (Carga Horária: 180h).
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
1997 - 2000
Graduação em Pedagogia.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2015
Doutorado Sanduiche.
Universidade de Lisboa, UL, Portugal.
2014 - 2014
Manuales Escolares. (Carga horária: 30h).
Centro Internacional de la Cultura Escolar, CEINCE, Espanha.
2010 - 2010
Teoria Crítica e Educação. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Curso de Formação de Orientadores Acadêmicos. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Araguaia, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Professora horísta, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Jornalismo, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Professora horísta, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Publicidade, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Professora horísta, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Ciências Biológicas, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: COORDENADORA GERAL PEDAGÓGICA, Enquadramento Funcional: Coordenadora Geral Pedagógica, Carga horária: 20

Atividades

02/2009 - 12/2013
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática para o Ensino de Ciências Biológicas
PPECB5 - Pesquisa e Práticas para o Ensino de Ciências e Biologias
EFE - Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio
PPECB4 - Escola e Cultura
02/2009 - 12/2013
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários Temáticos Integradores II
02/2009 - 12/2013
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TCC I - Pré-projeto de Pesquisa
Seminários Temáticos Integradores II

Faculdade Araguaia, FARA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Docente do curso DOCÊNCIA, Enquadramento Funcional: Docente do curso de especialização, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Coordenadora e professora, Enquadramento Funcional: Coordenadora da especialização em Docencia, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplinas ministradas: 1- Docência e Comunicação 2- Fundamentos da Docência Universitária 3- Ética, Estética e Indústria Cultural 4- Estágio Supervisionado em Gestão Educacional

Atividades

01/2008 - 11/2008
Ensino, Comunicação e Marketing, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Ética, Estética e Indústria Cultural
11/2007 - 11/2008
Ensino, Docência Universitária, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Docência e Comunicação
Fundamentos da Docência Universitária

Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Educação à Distância, Carga horária: 10
Outras informações
Especialização em EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE E CIDADANIA - UFG Orientadora de trabalho de conclusão de curso - TCC

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a distância, Carga horária: 20
Outras informações
Curso de Graduação em LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS da Faculdade de Artes Visuais FAV/UFG na Modalidade a distância.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Educação à Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Especialização em METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL Disciplinas ministradas: 1- Leitura e Produção escrita 2- Elaboração de Projetos de Monografia

Atividades

02/2012 - 10/2012
Ensino, Educação para a Diversidade e Cidadania, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
TCC - Trabalho de conclusão de curso
02/2008 - 12/2008
Ensino, Metodologia do Ensino Fundamental, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção Escrita;
Monografia I

Escola Crescer, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Coordenadora Pedagógica, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 30


Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professora Convidada, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 12

Atividades

01/2006 - 07/2006
Ensino, Publicidade e Progaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Comunitária e Terceiro Setor
Práticas Profissionais Integradas I
Teoria e Métodos de Pesquisa

Colégio Maria Bethânia, MARIA BETHÂNIA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora Ensino Fundamental, Carga horária: 20


Colégio Porto Seguro, PS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

01/2004 - 02/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Disciplinas do ensino fundamental

FASAM, FASAM, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

01/2003 - 03/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora

Colégio Integrado Jaó, JAÓ, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2001 - 06/2002
Direção e administração, .

Cargo ou função
Coordenação Pedagógica.

Escola Infantil Cantinho pra Sonhar, E.I.C.S, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
NUPESE - Núcleo de Pesquisas e Estudos Sociedade, Subjetividade e Educação
Descrição: De maneira emblemática, a idéia de tabu como elemento ideológico e que diz respeito a processos subjetivos de alienação, traz à tona vários elementos da ordem do funcionamento subjetivo, entre eles, o tema da pena de morte. Existem representações e crenças sobre a pena de morte que induzem uma mediação entre o ritual, sua prática, institucionalização e tabus em torno de idéias frequentemente veiculadas que asseguram ser a pena de morte uma maneira segura de evitar a violência. Nessas ideologias, como será abordado adiante, comparece fundamentalmente crenças e mitos, bem como idéias religiosas do senso comum ou elaborações racionais na forma do discurso oficial, legitimado legalmente. Desse modo, ressalta-se o objetivo da pesquisa: Pesquisar, à luz da teoria crítica frankfurteana, elementos culturais, formativos e ideológicos de dominação vinculados a mitos e tabus relacionados à violência, ao preconceito e à identificação com idéias referentes à defesa da pena de morte...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2012 - 2012
Combate e prevenção do mosquito Aedes Aegypti transmissor do vírus da Dengue na cidade de Goiânia
Descrição: Trabalho desenvolvido pelos acadêmicos do terceiro período do curso de Ciências Biológicas da Faculdade Araguaia..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) .
Integrantes: Lívia Santos Brisolla - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Fundamentos da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Didática.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Saberes Pedagógicos.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Comunicação e Imagem.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento Educacional.


Idiomas


Inglês
Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BRISOLLA, L. S.2015 BRISOLLA, L. S.. MANUAIS ESCOLARES: um estudo a partir da cultura local. Interaccoes, v. 11, p. 140-153, 2015.

2.
Brisolla, Márcia2014Brisolla, Márcia ; BRISOLLA, L. S. . Identidade de gênero e Cultura Midiática nas imagens da Campanha pela Real Beleza Dove. PANORAMA, v. 4, p. 145-151, 2014.

3.
BRISOLLA, L. S.2012BRISOLLA, L. S.; OLIVEIRA, F. G. ; PARO, S. R. . O NOVO LIVRO. RENEFARA, v. 2, p. 275-285, 2012.

4.
BRISOLLA, L. S.2012BRISOLLA, L. S.; OLIVEIRA, G. L. . PRÁTICAS DE ENSINO E A FORMAÇÃO DO BIÓLOGO DOCENTE. RENEFARA, v. 2, p. 158-166, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
DUTRA, N. L. L. ; BRISOLLA, L. S. ; Alciane Barbosa Macedo . Desafios do direito à educação numa sociedade autoritária: a educação de jovens e adultos em questão. In: Altina Abadia da Silva; Sildemar Alves da Silva Kunz. (Org.). Direitos Humanos & Educação. 1ed.Uberlândia: CULTURATRIX, 2018, v. 1, p. 8-300.

2.
BRISOLLA, L. S.. SABERES PEDAGÓGICOS: O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR?. In: Alexandre Shigunov Neto; Ivan Fortunato. (Org.). Saberes pedagógicos: perspectivas & tendências. 1ed.São Paulo: Edições Hipóteses, 2018, v. , p. 1-97.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DUTRA, N. L. L. ; BRISOLLA, L. S. . Emenda Constitucional 95/2016 e os desafios para os Intitutos Federais. In: XXIII Simpósio de estudos e pesquisas da faculdade de Educação - UFG, 2017, Goiânia. Sociedade e Formação: resistências, rupturas e continuidades. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2017. v. I. p. 319-328.

2.
BRISOLLA, L. S.; BANDEIRA, L. B. . Theodor W. Adorno: aprendizagem emancipatória e avaliação educacional por meio do livro didático - possibilidades e limites. In: XXII Colóquio da AFIRSE PORTUGAL - Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação, 2015, Lisboa - Portugal. Diversidade e Complexidade da Avaliação e Formação - contributos da investigação. Lisboa - Portugal: EDUCA/Lisboa, 2015. p. 1022-1031.

3.
SCAREL, E, B ; BRISOLLA, L. S. ; ZANOLLA, S. . A Globalização da Economia e os desafios para a qualidade da educação contemporânea: impactos e perspectivas. In: IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, 2014, Porto. Cadernos ANPAE. Porto, 2014. v. 18. p. 1-13.

4.
BRISOLLA, L. S.; SCAREL, E, B . Publicidade: a indústria cultural e o público infantil. In: II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana, 2014, Braga - Portugal. Publicidade. Braga - Portugal: CECS-Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Universidade do Minho), 2014. v. II. p. 188-195.

5.
ARANTES, M. M. ; BRISOLLA, L. S. . As contribuições da arte na formação do sujeito. In: II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana, 2014, Braga - Portugal. Estética, Arte e Desing. Braga - Portugal: CECS-Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, 2014. v. II. p. 1524-1530.

6.
BRISOLLA, L. S.; ARANTES, M. M. ; Brisolla, Márcia . Interfaces entre comunicação, educação e imagem. In: II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana, 2014, Braga - Portugal. Comunicação e Educação. Braga - Portugal: CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade Universidade do Minho, 2014. p. 989-996.

7.
BRISOLLA, L. S.; Brisolla, Márcia . Um estudo dos processos de significação em mensagens publicitárias. In: VII World Congress on Communication and Arts, 2014, Vila Real - Portugal. The Challenge of Developing Creative Artists in a Standardized Word. Vila Real - Portugal: Copec, 2014. v. 7. p. 213-216.

8.
BRISOLLA, L. S.. A política educacional de avaliação de livro didático. In: VIII Congresso Internacional de Educação da UNISINOS e III Congresso Internacional de Avaliação, 2013, Gramado. Anais do III congresso internacional de avaliação. São Leopoldo: Casa Leiria, 2013. v. 3.

9.
SCAREL, E, B ; BRISOLLA, L. S. . A concepção de formação na dialética negativa e o sentido emancipatório na prática educativa. In: V EDIPE - Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino, 2013, Goiânia. Anais Edipe, 2013. v. V. p. 01-13.

10.
BRISOLLA, L. S.; SCAREL, E, B . Raymond Williams e o conceito de cultura: algumas pontuações. In: VI Simpósio Internacional de História: culturas e identidades, 2013, Goiânia. VI Simpósio Internacional de História: culturas e identidades. Goiânia: UFG, 2013. v. 6. p. 01-15.

11.
BRISOLLA, L. S.. Publicidade e Livro Didático. In: V Seminário de Mídia e Cidadania, 2011, Goiânia. Seminário de Midia e Cidadania. Goiânia: UFG, 2011. v. 5. p. 1-9.

12.
BRISOLLA, L. S.; Brisolla, Márcia . Pedagogia Cultural e Cinema: análise crítica do filme. In: CONFAEB 20 anos, 2010, Goiânia. Confaeb: Indivíduos/coletivos/comunidades/redes, 2010.

13.
BRISOLLA, L. S.; TOURINHO, I. . O Livro Didático de Artes Visuais e o Profissional Reflexivo: relações possíveis. In: I Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual, 2008, Goiânia. I Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual, 2008. v. I.

14.
COSTA, G. ; BRISOLLA, L. S. ; TOURINHO, I. . Livro didático e saberes socialmente valorizados: polêmicas sobre um objeto de estudo. In: Congreso de Formación Artística y Cultural para la Región de América Latina y el Caribe, 2007, Colômbia. Eje n° 5 y 6 Variables de la educación artística y emprendimiento cultural-gestón y orgaznización de la circulación artística y cultural. Colômbia, 2007. v. 1.

15.
BRISOLLA, L. S.; COSTA, G. ; TOURINHO, I. . O Livro Didático Não Morreu. Estará Agonizando? Aproximações teóricas sobre um objeto de estudo. In: XVI Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2007, Florianópolis. Anais do 16º Encontro Nacional da ANPAP. Florianópolis: ANPAP, 2007. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
BRISOLLA, L. S.. A ideologia por trás do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD e os processos avaliativos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BRISOLLA, L. S.. Encruzilhadas do olhar na Educação Visual 2006 (Projeto de Pesquisa).

2.
BRISOLLA, L. S.. A Educação: Um discurso entre duas lógicas 2004 (Projeto de Pesquisa).

3.
BRISOLLA, L. S.. O jogo, o brinquedo e a brincadadeira na pré-escola 2000 (Monografia).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BRISOLLA, L. S.. Recebeu a comissão do MEC para a autorização dos cursos de Graduação - Administração e Educação Física (licenciatura). 2009.

2.
BRISOLLA, L. S.. Recebeu a comissão do MEC para o reconhecimento do curso de Graduação - Ciências Biológicas (licenciatura). 2008.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
SCAREL, E, B ; BRISOLLA, L. S. . Docência e Formação em Adorno. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BRISOLLA, L. S.; MARQUES, H. . Biotecnologia Ambiental. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BRISOLLA, L. S.; FREITAS, A. . Interpretação de texto e atualidades. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
BRISOLLA, L. S.. Fundamentos da Docência Universitária. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
BRISOLLA, L. S.. Estágio Supervisionado em Gestão Educacional. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
BRISOLLA, L. S.. Docência e Comunicação. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
BRISOLLA, L. S.. Ética, Estética e Indústria Cultural. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
BRISOLLA, L. S.. Livro didático de Artes. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
BRISOLLA, L. S.. Docência e Comunicação. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Demais trabalhos
1.
BRISOLLA, L. S.. Educação, Indústria Cultural e Livro Didático. 2015 (tese) .

2.
BRISOLLA, L. S.. Prática reflexiva e trabalho pedagógico: entre contornos e sombras de um livro didático de arte. 2009 (Dissertação) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BRISOLLA, L. S.. Participação em banca de Rogério Davi Faria da Silva. Publicidade e consumismos - a persuasão voltada para o público infantil. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Marketing) - Faculdade Araguaia.

2.
BRISOLLA, L. S.. Participação em banca de Carla Barros Nascimento. A relação entre o estilo e a diferenciação: a moda enquanto um instrumento de padronização. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Marketing) - Faculdade Araguaia.

3.
BRISOLLA, L. S.. Participação em banca de Letícia da Veiga Jardim. A ouvidoria como instrumento de cidadania. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Marketing) - Faculdade Araguaia.

4.
BRISOLLA, L. S.. Participação em banca de Kenia José da Silva. A automedicação inserida num contexto social de um colégio estadual da cidade de Formosa-GO: um desafio para a educação atual. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Goiás.

5.
BRISOLLA, L. S.. Participação em banca de Marina Sulzbacher Renner Ferrão. Perfil Social e perigos da Automedicação em alunos de Escola Estadual do Município de Cabeceiras Goiás. 2011 - Universidade Federal de Goiás.

6.
BRISOLLA, L. S.. Participação em banca de Luiz Fábio da Costa. O imaginário papel da fotografia publicitária em veículos impressos. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Marketing) - Faculdade Araguaia.

7.
BRISOLLA, L. S.. Participação em banca de Keila Cristina Claudino Diogo. Prevalênia da Obesidade em adolescentes. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Goiás.

8.
BRISOLLA, L. S.. Participação em banca de Sandra Maria Carvalho. Alimentação,prevenção e promoção de saúde no âmbito escolar. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Goiás.

9.
BRISOLLA, L. S.. Participação em banca de André Luiz Alves Villar. Como minimizar a inadimplência: relato de experência com contratos de serviços educacionais. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Faculdade Araguaia.

10.
BRISOLLA, L. S.. Participação em banca de Nilzan Lopes Rosal. O Endomarketing como ferramenta de gestão no ramo de laticínios. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Marketing) - Faculdade Araguaia.

11.
BRISOLLA, L. S.; COSTA, G.. Participação em banca de Dyogo Filippe Alves Gomide. Marketing Social: uma busca por conceitos e origens. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Marketing) - Faculdade Araguaia.

12.
BRISOLLA, L. S.; GRIS, L. F.. Participação em banca de Leni Pardo Almeida. Avaliação: um desafio para os educadores dos ciclos de formação. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Faculdade Araguaia.

13.
BRISOLLA, L. S.. Participação em banca de Reginaldo Soares de Azevedo. A imagem como veículo de comunicação e recurso pedagógico. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Educação) - Faculdade Araguaia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BRISOLLA, L. S.. Participação em banca de Narlene Naiara Ferreira.Educação Inclusiva: análise das condições físicas e pedagógicas de escolas da rede pública de ensino fundamental II. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade Araguaia.

2.
BRISOLLA, L. S.. Participação em banca de Rodolfo Dias Cardoso.A importância das pautas ambientais nos telejornais: o caso do jornal do meio dia - Go 2012. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Araguaia.

3.
BRISOLLA, L. S.. Participação em banca de Paulo Adriano Mendes.Análise de inserção de merchandising do banco Itaú no quadro Doce Lar do programa Caldeirão do Huck. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Araguaia.

4.
BRISOLLA, L. S.. Participação em banca de Mayara Fukue Miura de Souza.Acessibilidade em comunicação: estudo sobre a inclusão de deficientes auditivos no telejornalismo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Araguaia.

5.
BRISOLLA, L. S.. Participação em banca de Daniela Braga de Queiroz.A publicidade sem texto. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Araguaia.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Oficina do professor escritor: escrita criativa acadêmica. 2017. (Oficina).

2.
Seminário: o financiamento da educação básica no Brasil. 2017. (Seminário).

3.
Seminário Métodos Quantitativos em Pesquisa Educacional. 2017. (Seminário).

4.
Seminário Pesquisa Qualitativa em Educação: métodos econométricos. 2017. (Seminário).

5.
XXIII Simpósio da Faculdade de Educação - sociedade civel e formação.Emenda Constitucional 95/2016 e os desafios para os Intitutos Federais. 2017. (Simpósio).

6.
Alinhamento para Aplicação da Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA. 2016. (Seminário).

7.
XXII Colóquio da AFIRSE Portugal - Diversidad e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação. Educação e Avaliação. 2015. (Congresso).

8.
XXII Colóquio da Afirse Portugal - Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação.Theodor W. Adorno: aprendizagm emancipatória e avaliação educacional por meio do livro didático - possibilidades e limites. 2015. (Outra).

9.
Centro Internacional de la Cultura Escolar - CEINCE. 2014. (Exposição).

10.
Encontro Internacional: os municípios na modernização educacional e cultural.Manuais Escolares: um estudo a partir da cultura local. 2014. (Encontro).

11.
II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana. Interfaces entre Comunicação, Educação e Imagem. 2014. (Congresso).

12.
IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação. A Globalização da Economia e os Desafios para a Qualidade da Educação Contemporânea: impactos e perspectivas. 2014. (Congresso).

13.
O 25 de abril e a educação. 2014. (Encontro).

14.
36ª Reunião Nacional da ANPED. 2013. (Congresso).

15.
Jornada de Debates Estado e Insurgência. 2013. (Outra).

16.
Treinamento Portal de Periódicos CAPES. 2013. (Outra).

17.
V Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino - EDIPE.A concepção de formação na dialética negativa e o sentido emancipatório na prática educativa. 2013. (Encontro).

18.
VII Congresso Internacional de Educação da UNISINOS e III Congresso Internacional de Avaliação. A política educacional de avaliação de livro didático. 2013. (Congresso).

19.
VI Simpósio Internacional de História: culturas e identidades.Raymond Williams e o conceito de cultura: algumas pontuações. 2013. (Simpósio).

20.
X CONPEEX. `Interfaces entre educação, indústria cultural e livro didático'. 2013. (Congresso).

21.
XXI Simpósio de estudos e pesquisas da Faculdade de Educação - UFG.Docência e formação em Adorno. 2013. (Simpósio).

22.
II Seminário do Núcleo de Pesquisas e Estudos Sociedades, Subjetividade e Educação e. 2012. (Seminário).

23.
IV Seminário Interdisciplinar da Faculdade Araguaia. 2012. (Seminário).

24.
VIII Congresso Internacional de Teoria Crítica: desafios na era digital. 2012. (Congresso).

25.
VII Seminário da ANPAE centro-oeste. 2012. (Seminário).

26.
Motivação: o combustível para a vida. 2011. (Encontro).

27.
XVI Congresso de Fenomenologia da Região Centro Oeste. 2011. (Congresso).

28.
Confaeb. VII Seminário do Ensino de Arte do Estado de Goiás e da Confaeb 20 anos. 2010. (Congresso).

29.
Reforma Ortográfica. 2010. (Oficina).

30.
EPROCAD - Encontro de Professores e Coordenadores dos cursos de Administração. 2009. (Encontro).

31.
IV Encontro Nacional dos coordenadores do curso de Ciênicas Contábeis. 2009. (Encontro).

32.
VI Semana da Comunicação Social da Faculdade Araguaia. 2009. (Encontro).

33.
VI Semana de Comunicação da Faculdade Araguaia. 2009. (Encontro).

34.
I Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual.O livro didático de Artes Visuais e o Profissional Reflexivo: relações possíveis. 2008. (Seminário).

35.
Seminário O coordenador como um gestor de oportunidades. 2008. (Seminário).

36.
V Semana de Comunicação da Faculdade Araguaia. 2008. (Encontro).

37.
Curso de Formação de Orientadores Acadêmicos. 2007. (Outra).

38.
Elaboração de documentos Institucionais e Operacionalização da Nova Legislação para a Educação Superior. 2007. (Seminário).

39.
IV Semana de Comunicação da Faculdade Araguaia. 2007. (Encontro).

40.
Seminário de pesquisa "Imagem, poéticas visuais e processos de mediações".Percepções sobre o livro didático para o ensino de Arte: Um estudo com alunos do Ensino Fundamental. 2007. (Seminário).

41.
Sociedade, Conhecimento e formação.Minicurso: Os povos indígenas nos livros didáticos de História do Ensino Fundamental. 2007. (Simpósio).

42.
VIII Encontro Goiano de Psicopedagogos. 2007. (Encontro).

43.
XVI Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação. 2007. (Simpósio).

44.
XIV Encontro Regional de Psicopedagogia. 2004. (Encontro).

45.
Oficina de Formação para docentes - Senac. 2003. (Oficina).

46.
Inteligência Emocional. 2002. (Encontro).

47.
"Identidade Auto-Retrato. 2001. (Encontro).

48.
II Encontro de Pedagogia: A formação do Professor em questão. 2000. (Encontro).

49.
Interdisciplinaridade na construção do conhecimento. 2000. (Oficina).

50.
PENSAR XXI - Congresso e Feira de Educação. 2000. (Congresso).

51.
III Fórum de Pesquisa, Ensino e Extensão. 1999. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRISOLLA, L. S.. Curso de Capacitação Docente. 2010. (Outro).

2.
BRISOLLA, L. S.. XIV Seminário Didático-Pedagógico da Faculdade Araguaia. 2010. (Outro).

3.
BRISOLLA, L. S.. XIII Seminário Didático Pedagógico. 2009. (Outro).

4.
BRISOLLA, L. S.. XII Seminário Didático Pedagógico. 2009. (Outro).

5.
VIGARIO, A. F. ; BRISOLLA, L. S. . IV Encontro de Biologia da Faculdade Araguaia. 2009. (Outro).

6.
OLIVEIRA, M ; BRISOLLA, L. S. . II Seminário Interdisciplinar da Faculdade Araguaia: Graduação e Pós-graduação. 2009. (Outro).

7.
GOMES, V. M. ; BRISOLLA, L. S. . VI Semana da Comunicação da Faculdade Araguaia. 2009. (Outro).

8.
BRISOLLA, L. S.. X Seminário Didático Pedagógico. 2008. (Outro).

9.
BRISOLLA, L. S.. XI Seminário Didático Pedagógico. 2008. (Outro).

10.
GOMES, V. M. ; BRISOLLA, L. S. . V Semana de Comunicação da Faculdade Araguaia. 2008. (Outro).

11.
BRISOLLA, L. S.. Estande de Exposição da Faculdade Araguaia no Congresso Pensar XXI. 2008. (Exposição).

12.
OLIVEIRA, M. P. ; BRISOLLA, L. S. . I Seminário Interdisciplinar da Faculdade Araguaia: Graduação e Pós-graduação. 2008. (Outro).

13.
GOMES, V. M. ; BRISOLLA, L. S. . IV Semana de Comunicação da Faculdade Araguaia. 2007. (Outro).

14.
BRISOLLA, M. ; BRISOLLA, L. S. . Cambury no Flamboyant Fashion. 2007. (Festival).

15.
BRISOLLA, L. S.. Estande de Exposição da Faculdade Araguaia no Congresso Pensar XXI. 2007. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ivana Azevedo Silva Magalhães. A importância do brincar na educação infantil. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás, Centro Integrado de Aprendizagem em Rede. Orientador: Lívia Santos Brisolla.

2.
Rosicléia Soares. Apontamentos sobre Educação em Direitos Humanos. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás, Centro Integrado de Aprendizagem em Rede. Orientador: Lívia Santos Brisolla.

3.
Maristela Bueno da Silva. Reflexões sobre a educação e a construção da cidadania. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás, Centro Integrado de Aprendizagem em Rede. Orientador: Lívia Santos Brisolla.

4.
Vanilde Alves de Peres. Leitura e escrita para a construção da cidadania: experiências na escola municipal Dona Ritinha em Iporá - Goiás 2011. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás, Centro Integrado de Aprendizagem em Rede. Orientador: Lívia Santos Brisolla.

5.
Gilberto César Ferreira. Educação Ambiental: pensamento crítico construído ao longo dos nove primeiros anos de estudo. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás, Centro Integrado de Aprendizagem em Rede. Orientador: Lívia Santos Brisolla.

6.
Joselina Gualberto de Moraes. A importância do Meio Ambiente no contexto Escolar. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás, Centro Integrado de Aprendizagem em Rede. Orientador: Lívia Santos Brisolla.

7.
Divino José Lemes de Oliveira. A educação na sociedade cigana no município de Iporá - Go. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania) - Universidade Federal de Goiás, Centro Integrado de Aprendizagem em Rede. Orientador: Lívia Santos Brisolla.

8.
Janeth Arantes Lourenço. Afetividade e Motivação: um elo para a aaprendizagem. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Faculdade Araguaia. Orientador: Lívia Santos Brisolla.

9.
Francisco Clailton de Morais. Considerações sobre a influência do vestibular na Educação Básica Brasileira. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Faculdade Araguaia. Orientador: Lívia Santos Brisolla.

10.
Eva Iracema Cordova Borges. Autonomia e Participação: presupostos democráticos para a gestão escolar. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Faculdade Araguaia. Orientador: Lívia Santos Brisolla.

11.
Deuselena Tavares de Sá. Inclusão: utopia ou realidade?. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Faculdade Araguaia. Orientador: Lívia Santos Brisolla.

12.
Suzimayre Gonzaga Teles. Quais os valores que a mídia tem transmitido?. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Marketing) - Faculdade Araguaia. Orientador: Lívia Santos Brisolla.

13.
Ana Cristina G Madeira. Ética e afetividade na relação professor aluno. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Faculdade Araguaia. Orientador: Lívia Santos Brisolla.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Andreia Ribeiro Teles Galvão. Síndrome de burnout em professores da rede pública de Anápolis, Goiás. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade Araguaia. Orientador: Lívia Santos Brisolla.

2.
Juliana Leite Borges Carvalho. Análise do conteúdo alimentação no livro didático de Ciências do 8 ano do Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade Araguaia. Orientador: Lívia Santos Brisolla.

Iniciação científica
1.
Lívia Santos Brisolla. Combate e Prevenção do Mosquito Aedes Aegypti transmissor do vírus da Dengue na cidade de Goiânia. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Faculdade Araguaia. Orientador: Lívia Santos Brisolla.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 8:00:12