Denise Cristina Bueno

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5020777483933512
  • Última atualização do currículo em 31/07/2018


Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Goiás (1998). Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás. (2013). Especialista em Informática Educacional (1999) e especialista em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira (2003). Especialista pela FGV no Curso de Formação do Grupo de Multiplicadores da Cultura Gerencial do Prounico-PNAGE - GO. (2011) Tutora de Cursos de Extensão em Gestão e Tecnologia Educacional na modalidade a distância pela PUC/SP. Monitoria a distância do Curso e Especialização em Tecnologias Educacionais pela PUC/RJ. Mestre em Educação pela UFG (2017). Coordenadora de EAD do Curso de Disseminadores de Educação Fiscal pela ESAF em Goiás. Qualificadora em Administração e Informática no Projovem Urbano em Goiânia. Atuou como professora formador do Curso de Secretariado do CEPSS oferta em Educação Profissional. Atuou como Tutora do Curso de Mídias e Educação pela UFG/MEC em 2008. Leciono a disciplina Conteúdos da WEB pela INF/UFG. Monitora da Especialização em Coordenação Pedagógica. (2013). Formadora do Pacto de Fortalecimento do Ensino Médio (2014) Participa do Grupo de Estudos KADJÓT, junto ao Programa de Fortalecimento de Redes de Pesquisa da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), sob coordenação do Prof.(a) Dr. (a) Joana Peixoto, lotado no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atualmente estou gestora da Escola de Formação polo NTE de Goiânia- Núcleo de Tecnologia Educacional da SEDUC/GO, atuando na formação dos professores da Educação Básica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Denise Cristina Bueno
Nome em citações bibliográficas
BUENO, D. C.;LINO,S,S

Endereço


Endereço Profissional
Secretaria de Estado da Educação, Núcleo de Tecnologia Educacional.
Rua 201 Nº 340
Vila Nova
74643050 - Goiânia, GO - Brasil
Telefone: (62) 32135924
Fax: (62) 32135736


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Educação e tecnologia no estado de Goiás: o projeto formativo de professores multiplicadores do Programa Nacional de Informática na Educação na concepção dos formadores,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Lucia Maria de Assis.
Coorientador: Joana Peixoto.
2012 - 2013
Especialização em Especialização em Gestão da Educação Pública. (Carga Horária: 522h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: Contribuições da Gestão Escolar no Processo Formativo do Docente: desafios e possibilidades.
2010 - 2011
Especialização em Multiplicadores da Cultura Gerencial Pública. (Carga Horária: 360h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Título: Projeto de Implantação da Rede Virtual Educacional a serviço de armazenar documentos, materiais didáticos e atividades didáticas para professores da Rede de Ensino Estadual de Goiás.
Orientador: Vera Lúcia de A. Corrêa.
1999 - 2003
Especialização em Metódos e Tecnicas de Ensino. (Carga Horária: 1220h).
Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.
Título: Ensino a Distância: formas de aprendizagens.
1998 - 1999
Especialização em Informática Educativa.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
2007 - 2008
Aperfeiçoamento em Midias e Educação. (Carga Horária: 180h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Formação Continuada em Mídias na Educação. Ano de finalização: 2008.
2004 - 2004
Aperfeiçoamento em Curso de Aprendizagem Formas de Atendimento Para I. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Meios de Comunicação de Massa: Internet X Televisaão. Ano de finalização: 2004.
Orientador: Jose Armando Valente.
Bolsista do(a): Secretaria de Estado da Educação, SEE, Brasil.
2003 - 2003
Aperfeiçoamento em Tv Escola Desafios de Hoje. (Carga Horária: 280h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Uso da TV/ Video de forma pedagógica. Ano de finalização: 2003.
2001 - 2001
Aperfeiçoamento em Linguagens das Tecnologias da Informação e de Comu. (Carga Horária: 280h).
Secretaria de Estado da Educação, SEE, Brasil.
Título: Recursos Tecnologicos. Ano de finalização: 2001.
Orientador: Tânia Guedes.
Bolsista do(a): Secretaria de Estado da Educação, SEE, Brasil.
2009 - 2013
Graduação em Artes Visuais.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
1995 - 1998
Graduação em Pedagogia.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Título: Educação a Distância no Brasil.
1992 - 1994
Ensino Médio (2º grau).
IEC. Presidente Castelo Branco, IEC, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Tecnologias Digitais e aprendizagem colaborativa. (Carga horária: 60h).
Microsoft Corporation, MC*, Estados Unidos.
2014 - 2014
Curso de Actualizacíon para professores de ELE. (Carga horária: 400h).
La Consejería de Educacíon de la Embajada de España en Brasil, ELE, Espanha.
2013 - 2014
Pacto de Formação do Ensino Médio. (Carga horária: 100h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2011 - 2011
VídeoLAB- Laboratório de Realização de Vídeo e Mobilidade Digital. (Carga horária: 16h).
Associação Casa da Árvore, CASA DA ÁRVORE, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Curso de Formação Inicial de Educadores. (Carga horária: 182h).
Instituto Brasileiro de Educação e Gestão, IBEG, Brasil.
2008 - 2009
Formação Continuada em Mídias na Educação. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Acompanhamento Pedagógico em Educação a Distância. (Carga horária: 40h).
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Linguagem e Tecnologias para Representação do Conh. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal do Espirito Santo, UFES, Espanha.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora do Grupo Kádjot, Carga horária: 4
Outras informações
Grupo de Estudos e Pesquisas sobre as relações entre as Tecnologias e a Educação - Kadjót - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1126225878380229 https://sites.google.com/site/grupokadjotgoiania/

Atividades

01/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Federal de Goiás - Câmpus Goiânia, .


Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor da Especialização em Informática Aplicada a Educação, pelo Instituto de Informática da UFG. Ministro a disciplina: Conteúdos da WEB.


Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2007 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplina: Educação: Midias de Comunicação


Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2010
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 30

Atividades

1/2003 - Atual
Ensino, Gestão Pública, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologia em Gestão
1/2003 - 1/2008
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologia Computacional
Pedagogia
12/2004 - 1/2005
Ensino, Superior em Gestão de Segurança Pública, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologia da Informação
1/2002 - 12/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática Educacional
Novas Tecnologias Educacionais I e II

Escola Municipal Nion Albernaz, EMNA, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1996
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora Alfabetizadora do Ciclo I


Escola Estadual Mariana Rassi, EEMR, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora Alfabetizadora do Ensino Fundamental.


Escola Governador Joaquim Sobrosa - Lions Clube, EGJS LIONS CLUBE, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuou como professora Arte e Educação do Ensino Fundamental.


Informatica e Concursos, INFOCOL, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Professor de Informática, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Atividades

1/1998 - 6/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Projetos interdisciplinares envolvendo todas as disciplinas

Secretaria de Estado da Educação, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Especialista
Outras informações
Professor IV em Artes Visuais e Coordenação Pedagógica.

Vínculo institucional

1997 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gestora, Carga horária: 40
Outras informações
Formação de professores em Informática Aplicada à Educação; Planejamento de cursos de formação; Acompanhamento de professores nas unidades escolares de Goiânia e entorno; Suporte pedagógico às escolas;

Atividades

1/2001 - Atual
Treinamentos ministrados , Núcleo de Tecnologia Educacional, .

Treinamentos ministrados
Oficinas

Associação Casa da Árvore, CASA DA ÁRVORE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Coordenador de Pedagógico, Enquadramento Funcional: Supervisora, Carga horária: 4

Atividades

01/2013 - 01/2015
Treinamentos ministrados , Associação Casa da Árvore - GO - Brasil, .

Treinamentos ministrados
Cultura digital e aprendizagem criativa


Linhas de pesquisa


1.
Kadjót - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre as relações entre as tecnologias e a educação

Objetivo: A orientação regular de Trabalhos de Conclusão de Curso, Pesquisas de Iniciação Científica, teses e dissertações poderá proporcionar o aprofundamento e a verticalização no que diz respeito ao referencial teórico e aos procedimentos metodológicos da pesquisa no campo das relações entre as tecnologias e a educação. A priorização de abrangência da rede pública como tema e campo empírico e das políticas públicas como objeto de análise, visa também oferecer subsídios para o acompanhamento e a formulação de políticas públicas...
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Educação; Tecnologia; Formação de Professores; Ensino a Distância.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
O trabalho pedagógico em questão: trajetórias de usos e apropriações de tecnologias por professores da educação básica pública
Descrição: Dando prosseguimento a pesquisa anterior (Edital Universal CNPq nº 14/2012) que trabalhou com professores da educação básica do estado de Goiás, propomos como objetivo geral compreender o trabalho pedagógico escolar a partir da análise dos usos e das apropriações das tecnologias pelos professores da educação básica pública do estado de Goiás. Dentre os 76 professores entrevistados nesta pesquisa anterior, será selecionada uma amostra entre 3 e 10 professores - que possuem uma ativa prática pessoal e profissional com uso de tecnologias - de maneira a abranger diferentes estágios da vida profissional, faixa etária, disciplinas ministradas e níveis de ensino. Como procedimentos de coleta de dados serão adotadas entrevistas aprofundadas e observações. Cada professor será acompanhado e observado pelo período de um ano letivo por uma dupla de pesquisadores. Tais observações visam particularmente a investigação das relações entre as diferentes formas de usos e as distintas apropriações decorrentes de práticas com tecnologias. Com vistas ao resgate da trajetória profissional e de vida dos professores serão realizadas, pelo menos, duas entrevistas aprofundadas no período de um ano letivo, com cada um dos professores selecionados. Propomos dois produtos para a presente pesquisa: um e-book que apresentará o processo de realização da mesma, seus resultados, análise e interpretação dos dados e um vídeo documental. O vídeo documental deverá servir aos próprios professores em seus diálogos com as instituições e políticas educacionais que orientam suas formações no que tange o uso das tecnologias na educação. Ele será distribuído a todas as escolas que fizeram parte da pesquisa e órgãos-instituições relacionados à educação pública e à formação de professores, de modo a possibilitar o debate sobre as práticas educacionais com o uso das tecnologias envolvendo diretamente seus atores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) .
Integrantes: Denise Cristina Bueno - Integrante / Joana Peixoto - Coordenador / Adda Daniela Lima Figueiredo - Integrante / Cláudia Helena dos Santos Araújo - Integrante / Lenice Miranda Alves - Integrante / Moema Gomes Morais - Integrante / Renata Luiza da Costa - Integrante / Jhonny David Echalar - Integrante / ; Arianny Grasielly Baião Malaquias - Integrante / Júlio César dos Santos - Integrante / Rose Mary Almas de Carvalho - Integrante / Natália Carvalhaes de Oliveira - Integrante / Mary Aurora da Costa Marcon - Integrante / Neuvani Ana do Nascimento - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2012 - 2015
Ecos e repercussões dos processos formativos nas práticas docentes medaidas pelas tecnologias: a visão de professores da rede pública da educação básica do estado de Goiás sobre os usos das tecnologias na educação
Descrição: Descrição: Projeto aprovado na Chamado Universal do CnPq 14/2012, com o seguinte objetivo geral: Analisar, com relação aos programas oficiais de integração das tecnologias à educação, as percepções de professores da rede pública da educação básica do estado de Goiás sobre: o papel das tecnologias na educação e a trajetória de suas práticas pedagógicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (6) ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) .
Integrantes: Denise Cristina Bueno - Coordenador / Joana Peixoto - Integrante / Rose Mary Almas - Integrante / Adda Daniela Lima Figueiredo - Integrante / Cláudia Helena dos Santos Araújo - Integrante / Alessandra Corrêa Tomé Teixeira de Oliveira - Integrante / Lenice Miranda Alves - Integrante / Maria Aparecida Candine de Brito - Integrante / Moema Gomes Morais - Integrante / Renata Luiza da Costa - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Outros Projetos


2012 - 2014
Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
Descrição: O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica, carga horária de 405 horas, é voltado para a formação continuada e pós-graduada de profissionais que atuam em equipes de gestão pedagógica em escolas públicas de educação básica. O currículo do curso é estruturado em torno do eixo Organização do Trabalho Pedagógico, que sintetiza a dupla abrangência da função de Coordenação Pedagógica numa instituição educacional: o âmbito da escola compreendida como local social de formação crítica e cidadã e o âmbito da sala de aula, espaço em que a prática educativa acontece de forma planejada e intencional. Modo de implementação - o Curso é operado numa estrutura descentralizada, sob responsabilidade de Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) que integram os estados federados do país, sob a coordenação da SEB/MEC e em colaboração com a Secretaria de Educação a Distância (SEED) e do Fundo de Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação, Comunicação e Mídia.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arte Educação.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Formação de Professores.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e Tecnologia.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Conteúdos da Web.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BUENO, D. C.2015BUENO, D. C.; LINO, S. S. . Concepções Histórico-Pedagógicas sobre Educação a Distância (Ead) no Brasil: a Ead é uma solução ou problema?. 10.5216/teri.v5i2.38745, v. 5, p. 169-190, 2015.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BUENO, D. C.; FIGUEIREDO, A. D. L. (Org.) ; PEIXOTO, J. (Org.) ; SANTOS, J. C. (Org.) ; CARVALHO, R. M. A. (Org.) ; COSTA, R. L. (Org.) ; NASCIMENTO, N. A. (Org.) ; OLIVEIRA, N. C. (Org.) ; MORAIS, M. G. (Org.) ; ALVES, L. M. (Org.) ; BRITO, M. A. C. (Org.) ; ECHALAR, J. D. (Org.) . FIGUEIREDO ECHALAR, A. D. L.; PEIXOTO, J. (Org.) ; CARVALHO, R. M. A. (Org.) . Ecos e repercussões dos processos formativos nas práticas docentes mediadas pelas tecnologias: a visão de professores da rede pública da educação básica da estado de Goiás sobre os usos das tecnologias na educação.. 1. ed. Goiânia: Kelps, 2015. v. 1. 142p .

Capítulos de livros publicados
1.
FIGUEIREDO, A. D. L. ; MALAQUIAS, ; BUENO, D. C. ; MORAIS, M. G. ; NASCIMENTO, N. A. . As práticas de professores quanto ao uso de tecnologias. In: DENISE, C.BUENO; FIGUEIREDO, A. D. L; MALAQUIAS, . A. G. B; MORAIS, M. G; NASCIMENTO, N. A.. (Org.). As práticas de professores quanto ao uso de tecnologias. 1ed.Goiânia: Kelps, 2015, v. 1, p. 85-102.

2.
BUENO, D. C.; ECHALAR, J. D. . Políticas públicas brasileiras para o uso de tecnologias na educação em Goiás: um resgate de memórias. In: ECHALAR, A. D. L. F.; PEIXOTO, J. ; CARVALHO, R. M. A.. (Org.). Ecos e repercussões dos processos formativos nas práticas docentes mediadas pelas tecnologias: a visão de professores da rede pública da educação básica do estado de Goiás sobre os usos das tecnologias na educação.. 1ed.Goiânia: Kelps, 2015, v. 1, p. 23-53.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BUENO, D. C.; QUEIROZ FILHO, A. . Brinquedo e brincadeiras. O lúdico e o concreto E o trabalho com mídias e tecnologias integradas no conceito educacional.. In: III Edipe, 2009, Anapólis. Professores: entre os desafios do cotidiano escolar e a realização profissional - Prgramação e resumos: III EDIPE/ Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino.. Goiânia: CEPED, 2009. v. III.

2.
BUENO, D. C.. I Bienal do Livro de Goiás. In: I Bienal do livro de Goiás em homenagem a Bernardo Elís, 2005, Goiânia, 2005.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BUENO, D. C.; PEIXOTO, J. . A inserção das tecnologias no contexto escolar: a percepção de professores da Rede Pública da Educação Básica do Estado de Goiás sobre os usos das tecnologias na Educação Pública. In: 4º Colóquio de Pesquisas em Educação e Mídia, 2014, Rio de Janeiro. Colóquio de Pesquisas em Educação e Mídia Culturas: Encontros e Desencontros. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2014. v. IV.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BUENO, D. C.. Pensar 2010 - 11º Congresso e Exposição de 09 a 12 de Junho. In: Pensar 2010 - 11º Congresso e Exposição, 2010, Goiânia. Pensar 2010 - 11º Congresso e Exposição, 2010.

2.
BUENO, D. C.. I Coloquio : Ciência e Conhecimento. In: I Coloquio da UEG Ciência e Conhecimento, 2005, Goiânia. Livro Digital, 2005.


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FIGUEIREDO, A. D. L. ; BUENO, D. C. . Programa um computador por aluno - Prouca em Goiás. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
BUENO, D. C.; BRITO, M. R. M. S. ; ARAUJO, M. J. R. . Grupo de Estudo de Matemática Somando Ideias. 2014. .

2.
BUENO, D. C.. Informática Aplicada a Educação. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
BUENO, D. C.. Rádio Escola nas Aulas de História. 2011. .

4.
BUENO, D. C.. Elaboração de Projetos. 2010. .

5.
BUENO, D. C.. Tecnologias Educacionais: desafios e possibilidades no contexto educacional. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
BUENO, D. C.. Ensinando e Aprendendo com as TIC. 2009. .

7.
BUENO, D. C.. Formação Continuada em Mídias na Educação. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
BUENO, D. C.. Disseminadores de Educação Fiscal. 2007. .

9.
BUENO, D. C.. Curso: O Uso Integrado das Tecnologias no Contexto Educacional. 2006. .

10.
BUENO, D. C.. Gestão Escolar em Tecnologia. 2006. .

11.
BUENO, D. C.. Trilhas do Conhecimento - Uso Pedagógico do Blog. 2006. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BUENO, D. C.; Tiradentes, C (Carlos Tiradentes). Participação em banca de Aline Vieira de Godoy Santos.Educação na Era da Informática: Inserção dos Computadores no Cotidiano Escolar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás.

2.
BUENO, D. C.; MELO, A. P. E.. Participação em banca de Gabriela Silveira Lima.Análise de satisfação quanto aos serviços oferecidos no de eventos do Castelo Plaza Hotel. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Hotelaria) - Faculdade Lions.

3.
MELO, A. P. E.; BUENO, D. C.. Participação em banca de Maria do Ceú de Assis.A importância da segurança do Trabalho na Hotelaria. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Hotelaria) - Faculdade Lions.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Livre docência
1.
BUENO, D. C.. Informática. 2003. SESC E CIDADANIA.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Literatura e Tecnologia.Educação Tecnologia e Leitura. 2017. (Encontro).

2.
Esocite 2016. XI Jornadas Latino-Americanas de Estudos Sociais. Práticas pedagógicas com uso de tecnologias na educação básica pública. 2016. (Encontro)..ENTRE O PASSADO E O FUTURO DAS TECNOLOGIAS NO BRASIL E EM GOIÁS: A DESCONTINUIDADE DO PROINFO E SEUS REFLEXOS. 2016. (Encontro).

3.
II Coloquio Internacional Educação e Sociedade PPGE/PUC. 2016. (Encontro).

4.
V Congresso Ibero?Americano e VIII Congresso Luso-Brasileiro dias 14 a 16 de setembro de 2016 , Goiânia, Goiás, Brasil. 2016. (Congresso).

5.
VI Colóquio Pensamento Político Contemporâneo: A dignidade da política em tempos sombrio. 2016. (Outra).

6.
VI Simpósio de Educação e Tecnologia.Mídias, Registro e Práticas Pedagógicos. 2016. (Seminário).

7.
X Encontro Internacional Hannah Arendt. 2016. (Encontro).

8.
37º Reunião Anual da ANPED - Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira. 37º Reunião Anual da ANPED - Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira. 2015. (Congresso).

9.
I Colóquio Internacional Educação e Sociedade.I Colóquio Internacional Educação e Sociedade: finalidades educativas escolares e internacionalização das políticas educacionais. 2015. (Outra).

10.
Minicurso: Ensinar e aprender na cultura digital da 37º Reunião Nacional da Apend. Minicurso: Ensinar e aprender na cultura digital da 37º Reunião Nacional da Apend. 2015. (Congresso).

11.
VI EDIPE- Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino.Didática e Currículo: Impactos de Organismos Internacionais na Escola e no Trabalho Docente. 2015. (Encontro).

12.
XII Seminário de Pesquisa do PPGE/FE/UFG. 2015. (Seminário).

13.
XII Seminário de Pesquisa do PPGE/FE/UFG.XII Seminário de Pesquisa do PPGE/FE/UFG - Pesquisas em Educação: limites e avanços na relação entre teoria e prática. 2015. (Seminário).

14.
XXII Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação..ão Ciências e Formação: utopias e desencantos.XXII Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação..ão Ciências e Formação: utopias e desencantos. 2015. (Simpósio).

15.
4S ESOCITE 2014. 2014. (Congresso).

16.
Formação Continuada em Apropriação de Resultados Avaliativos da Prova Goiás...... 2014. (Encontro).

17.
I Conferência sobre Formação de Professores. 2014. (Encontro).

18.
5º Semana de Práticas Educativas do Curso de Pedagogia.A linguagem imagética na educação escolar: discussão, reflexão e prática. 2013. (Oficina).

19.
12º Congresso e Exposição. Educação de Qualidade, O desafio do nosso tempo. 2011. (Congresso).

20.
17º Feira de Ciências da Secretaria de Estado da Educação de Goiás.Feira de Ciências. 2011. (Outra).

21.
4ª Seminário de Educação em Rede ? PUC/UFG.A Educação a Distância no Núcleo de Tecnologia em Goiânia. 2011. (Encontro).

22.
Rádio Escola.Rádio Escola nas Aulas de Histótia. 2011. (Outra).

23.
11ª Congresso e Exposição. Rádio , um importante aliado do aprendizado. 2010. (Congresso).

24.
11ª Congresso e Exposição Radio Escola. 11º Congresso e Exposição Opopular. 2010. (Congresso).

25.
11ª Congresso e Feira de Educação. Congresso e Feira de Educação. 2010. (Congresso).

26.
3ª Seminario de Estudos e Pesquisa em Tecnologias Educacionais.Tecnologia na Educação: Desafios e Perspectivas na Formação Continuada de Professores. 2010. (Seminário).

27.
4ª Mostra de Conheciemnto, Cultura e Artes 16º Feira de Ciências,Quimica e Biiologia.Feira de Ciências Mostra de Cultura e Conhecimentos. 2010. (Outra).

28.
4ª Mostra de Conheciemnto, Cultura e Artes 16º Feira de Ciências, Robótica.Feira de Ciências Mostra de Cultura e Conhecimentos. 2010. (Outra).

29.
4º Amostra de Conheciemnto, Cultura e Arte 16º Feira de Ciências da SEE.Feira de Ciências Mostra de Cultura e Conhecimentos. 2010. (Outra).

30.
8º Congresso do Sintego. 8ºCongresso do Sintego. 2010. (Congresso).

31.
I Congresso de Educação Fiscal. Educação Fiscal em Goiás. 2010. (Congresso).

32.
II Encontro de Professores Dinamizadores de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação.Mídias na Escola: novas metodologias para novos tempos na educação. 2010. (Encontro).

33.
Rádio Animado.Rádio Animado na Escola. 2010. (Outra).

34.
Simpósio de Licenciatura em Informática.Tecnologia e Sociedade: Desafios e Perspectivas. 2010. (Simpósio).

35.
Tecnologias na Educação e Possibilidade no Contexto Educacional.API- Tecnologia Educacionais. 2010. (Outra).

36.
10ª Congesso Edição do Penssar. Congresso e Feira de Educação. 2009. (Congresso).

37.
2ª Bienal do Livro.Oficina Musical: Poetizar e Cantar. 2009. (Oficina).

38.
2ª Bienal do Livro.Luz Câmara e Ação. 2009. (Oficina).

39.
2ª Bienal do Livro.Oficina ASAS na Bienal do Livro. 2009. (Encontro).

40.
2ª Bienal do Livro.Poesia do Rap na Telinha Virtual. 2009. (Outra).

41.
3ª Mostra de Conhecimento, Cultura e Artes e 15ª Feira de Ciêcias.3ª Mostra de Conhecimento,Cultura e Artes 15ª Feira de Ciêcias. 2009. (Outra).

42.
Seminário Internacional Brasil-Canadá de Educação a Distância.Experiência em EAD no NTE Goiânia. 2008. (Seminário).

43.
Seminário Proinfo e TV Escola. 2008. (Seminário).

44.
Seminário Proinfo e TV Escola.Proinfo e TV Escola. 2008. (Oficina).

45.
Coferência Estadual de Educação Básica de Goiás.Base para o CONAE. 2007. (Outra).

46.
Seminário para Candidatos a Conselheiro Tutelar de Goiânia. 2006. (Seminário).

47.
1ª Bienal do Livro de Goiás.Homenagem a Bernardo Élis Programação de Textos. 2005. (Outra).

48.
I Bienal do Livro.Tecnologias Educacionais. 2005. (Oficina).

49.
Aperfeiçoamento Aprendizagem Formas Alternativas de Atendimento.Apredizagem Formas Alternativas de Atendiemnto. 2004. (Outra).

50.
I Coloquio da UEG.Livro Virtual. 2004. (Outra).

51.
Produção de Vídeo Digital para uso Didático.ArqDigital. 2002. (Outra).

52.
XII Encontro Regional de Psicopedagogia. 2002. (Encontro).

53.
Feira de Livros Cantinho da Leitura.Cantinho de Leitura. 2000. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BUENO, D. C.. III Seminário de Estudos e Pesquisa dos NTE de Goiás. 2010. (Outro).

2.
BUENO, D. C.. I Seminário de Estudos e Pesquisas dos Núcleo de Tecnologias de Goiás. 2008. (Outro).

3.
BUENO, D. C.. II Seminário de Estudos e Pesquisas dos Núcleos de Tecnologia do Estado de Goiás. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Filipe Augusto Couto Barbosa. ?Como educar ciborgues?? características socioculturais e cognitivas do estudante cibernético. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática Aplicada a Educação) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Denise Cristina Bueno.

2.
Marcioglei Silva Pinto. As Dificuldades no Uso da Informática nas Escolas Públicas de Goiás. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática Aplicada a Educação) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Denise Cristina Bueno.

3.
Leonardo Dantas. REFLEXÕES SOBRE O USO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NAS UNIDADES ESCOLARES ESTADUAIS DE GOIÂNIA: QUEM CONFIGURA ESSE ESPAÇO?. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática Aplicada a Educação) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Denise Cristina Bueno.

4.
Sémebber Silva Lino. Concepções Histórico-Pedagógicas Sobre Educação a Distância (EaD) no Brasil: A EaD é uma Solução ou Problema?. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática Aplicada a Educação) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Denise Cristina Bueno.



Inovação



Projetos de pesquisa

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
BUENO, D. C.2015BUENO, D. C.; LINO, S. S. . Concepções Histórico-Pedagógicas sobre Educação a Distância (Ead) no Brasil: a Ead é uma solução ou problema?. 10.5216/teri.v5i2.38745, v. 5, p. 169-190, 2015.


Livros e capítulos
1.
BUENO, D. C.; FIGUEIREDO, A. D. L. (Org.) ; PEIXOTO, J. (Org.) ; SANTOS, J. C. (Org.) ; CARVALHO, R. M. A. (Org.) ; COSTA, R. L. (Org.) ; NASCIMENTO, N. A. (Org.) ; OLIVEIRA, N. C. (Org.) ; MORAIS, M. G. (Org.) ; ALVES, L. M. (Org.) ; BRITO, M. A. C. (Org.) ; ECHALAR, J. D. (Org.) . FIGUEIREDO ECHALAR, A. D. L.; PEIXOTO, J. (Org.) ; CARVALHO, R. M. A. (Org.) . Ecos e repercussões dos processos formativos nas práticas docentes mediadas pelas tecnologias: a visão de professores da rede pública da educação básica da estado de Goiás sobre os usos das tecnologias na educação.. 1. ed. Goiânia: Kelps, 2015. v. 1. 142p .

1.
FIGUEIREDO, A. D. L. ; MALAQUIAS, ; BUENO, D. C. ; MORAIS, M. G. ; NASCIMENTO, N. A. . As práticas de professores quanto ao uso de tecnologias. In: DENISE, C.BUENO; FIGUEIREDO, A. D. L; MALAQUIAS, . A. G. B; MORAIS, M. G; NASCIMENTO, N. A.. (Org.). As práticas de professores quanto ao uso de tecnologias. 1ed.Goiânia: Kelps, 2015, v. 1, p. 85-102.


Cursos de curta duração ministrados
1.
BUENO, D. C.; BRITO, M. R. M. S. ; ARAUJO, M. J. R. . Grupo de Estudo de Matemática Somando Ideias. 2014. .


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FIGUEIREDO, A. D. L. ; BUENO, D. C. . Programa um computador por aluno - Prouca em Goiás. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 21:34:30