Caroline de Araújo Pupo Hagemeyer

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0351547334133192
  • Última atualização do currículo em 10/11/2017


Sou participante do Grupo de Pesquisa em Linguística Forense. Possuo graduação em Licenciatura Em Letras Português Inglês pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1999) e mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente faço doutorado em Língua Inglesa, área de linguística forense. Sou professora do estado do Paraná - Núcleo R. de Guarapuava e assistente 1 da Faculdade Guairacá. Tenho experiência na área de Linguística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas:leitura, motivação, análise do discurso e linguística forense. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Caroline de Araújo Pupo Hagemeyer
Nome em citações bibliográficas
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual do Centro-Oeste, Campus de Guarapuava, Departamento de Letras.
Presidente Zacarias, 875
Santa Cruz
Guarapuava, PR - Brasil - Caixa-postal: 3010
Telefone: (42) 6211055
Fax: (42) 6238644
URL da Homepage: http://www.unicentro.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
com período sanduíche em University of Birmingham (Orientador: Rosamund Moon).
Título: Attention! Read it Carefully! On the (in)efficiency of warning labels., Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Richard Malcolm Coulthard.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2003 - 2005
Mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: The role of the teacher-student interaction in the process of reading engagement of EFL adolescent students,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Profª Dra. Leda Tomitch.
Palavras-chave: engagement; motivation; reading; rapport; feedback.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2001
Especialização em Ensino de Língua Inglesa. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Título: O ensino-aprendizagem de Língua estrangeira com adolescentes.
Orientador: Profª Dra. Edcléia Aparecida Basso.
1995 - 1999
Graduação em Licenciatura Em Letras Português Inglês.
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
The genre based approach to mother tongue from a s. (Carga horária: 8h).
Universidade Etadual do Ceará, UFCE, Brasil.
2010 - 2010
Análise do discurso. (3 créditos de doutorado). (Carga horária: 135h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2009 - 2009
Capacitação de Professores para o ambiente virtual. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
2008 - 2008
intonation and meaning in English. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2007 - 2007
Docência no Ensino Superior. (Carga horária: 15h).
Faculdades Campo Real, UNICAMPO, Brasil.
2007 - 2007
introdução ao pensamento filosófico. (Carga horária: 6h).
Faculdades Campo Real, UNICAMPO, Brasil.
2007 - 2007
Estudos de fonologia (3 créditos de doutorado). (Carga horária: 135h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2006 - 2006
Estudos para a organização do trabalho da escola. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2006 - 2006
Estudos para a organização do trabalho na escola. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Estado da Educação, SEED, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor colaborador, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40

Atividades

6/2004 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus de Guarapuava, Departamento de Letras.

6/2004 - Atual
Extensão universitária , Campus de Guarapuava, Departamento de Letras.

Atividade de extensão realizada
Língua Inglesa Instrumental para os Grupos PET Letras e Geografia.
6/2004 - 12/2004
Ensino, Análise de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa Instrumental
6/2004 - 12/2004
Ensino, Licenciatura Em Letras Português Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental
Introdução aos Estudos Lingüísticos
Lingüística I

Faculdade de Guairacá, FAG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Adjunto 1, Carga horária: 3


Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PNI1, Carga horária: 20

Atividades

10/2005 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Faculdades Campo Real, UNICAMPO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente 1, Carga horária: 6

Atividades

02/2006 - Atual
Ensino, Secretariado Executivo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tradução de textos Inglês Português
Inglês Técnico

Faculdades do Centro do Paraná, UCP/ASSESPI, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: sem vínculo empregatício, Enquadramento Funcional: nenhum
Outras informações
curso de Especialização, módulo: Leitura em Língua Inglesa e a Interdisciplinariedade


Fundação FISK, FISK, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10


Escola Arca de Noé, ALIANÇA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10


Sociedade educadora e Beneficiente, COLÉGIO BELÉM, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 18



Linhas de pesquisa


1.
Lingüística Aplicada
2.
Leitura em Língua Inglesa


Projetos de pesquisa


2004 - 2005
The role of the teacher-student interaction in the process or reading engagemento of EFL adolescent students
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2005 - 2006
Língua Inglesa para Educação Infantil e para os primeiros ciclos do ensino fundamental
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2004 - 2004
Inglês Instrumental
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Linguagem e Direito


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Linguagem e direito


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2005
professor nivel I, Governo do Estado do Paraná.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo2015HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo; COUTHARD, R. M. . On Products Warnings. Language and Law - Linguagem e Direito, v. 2, p. 53-75, 2015.

2.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo2014HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo. Resenha' the Routledge Handbook of Forensic Linguistics.. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 12, p. 327, 2014.

3.
COUTHARD, R. M.2013COUTHARD, R. M. ; HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo . Perigo, cuidado, atenção: a comunicação Linguística de risco em advertências de produtos. Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 14, p. 28, 2013.

4.
CARVALHO, Raquel Cristina Mendes de2010CARVALHO, Raquel Cristina Mendes de ; HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo ; Marcia Regina Carazzai ; KOBELINSKI, Sara . Alunos-Professores de Letras e professores de Língua Inglesa: Uma parceria para o ensino de leitura no ensino médio. Intersecções (Jundiaí), v. 1, p. 3-13, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo. A Adequação das Advertências de cigarro no Brasil. Linguagem e Direito: Os Eixos Temáticos. 1ed.: , 2015, v. , p. 23-.

2.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo. A motivação de alunos adolescentes na aula de leitura de LE. In: Edcléia Basso; Claudia Hilsdorf Rocha. (Org.). O Ensino de LE para Crianças, Adolescentes e Adultos: Construindo Caminhos entre Teorias e Práticas.. 1ed.São Carlos - SP: claraluz, 2008, v. , p. 143-166.

3.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo; CARVALHO, Raquel Cristina Mendes de ; MORISAWA, S. . The production of /s/ clusters by Brazilian learners. SELL UNI - Simpósio de Estudos Linguísticos e Literários da UNICENTRO. 1ed.Guarapuava: Editora UNICENTRO, 2007, v. , p. 01-.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo; COUTHARD, R. M. . Linguística Forense: a eficácia das advertências de cigarro.. In: III SIEPE - Semana de integração ensino, pesquisa e extensão, 2013, Guarapuava. Anais da III SIEPE ? Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, 2013.

2.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo. the process of reading engagement of EFL adolescent students. In: ABRALIM, 2007, Belo Horizonte. ABRALIM, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo. Adequação de advertências Sanitárias em pacotes de cigaroo. In: Linguagem e Direito, 2012, Recife. Linguagem e Direito, 2012.

2.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo. As crenças de Professores de LEM-Inglês: Uma análise pela linguística sistêmico funcional. In: III congresso Internacional da ABRAPUI, 2012, Florianópolis. Language and Literature in the Age of Technology, 2012.

3.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo. representaçãode professores (PDE) sobre a abordagem de gênero textual. In: X Encontro do CELSUL, 2012, Cascavel. X encontro do celsul, 2012.

4.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo; KOBELINSKI, Sara ; MORISAWA, S. . Linguística de corpus no ensino de Inglês-LE: uma análise via linguística sistêmico funcional do relato de uma professora PDE. In: VI ALSFAL, 2010, Fortaleza. VI ALSFAL - A Linguística Sistêmico-Funcional e seu potencial de empoderamentoSemiótico Discursivo, 2010.

5.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo. A influência do Rapport no ensino aprendizagem de uma língua estrangeira. In: Congresso Internacional Linguagem e Interação II, 2010, São Leopoldo. Congresso Internacional linguagem e interação II, 2010.

6.
CARVALHO, Raquel Cristina Mendes de ; HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo ; CARAZZAI, Marcia Regina ; MORISAWA, S. ; KOBELINSKI, Sara . o Trabalho com gêneros textuais no ensino fundamental: experiêncs e crenças de alunos-Professores (APS) de um curso de letras-Inglês em estágio supervisionado. In: V SIGET o ensino em foco, 2009, Caxias do Sul. V SIGET o ensino em foco, 2009.

7.
CARAZZAI, Marcia Regina ; HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo ; MORISAWA, S. ; KOBELINSKI, Sara ; CARVALHO, Raquel Cristina Mendes de . Moodle nas aulas de Língua Inglesa I: crenças de alunos-professores de um curso de letras-inglês. In: 17º INPLA, 2009, São Paulo. 17º INPLA, 2009.

8.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo; CARAZZAI, Marcia Regina ; KOBELINSKI, Sara ; CARVALHO, Raquel Cristina Mendes de . O uso de novas tecnologias e Hipertextos: letramento eletrônico de alunos de Inglês do ensino fundamental. In: APLISC, 2009, Florianópolis. APLISC, 2009.

9.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo; KOBELINSKI, Sara ; CARAZZAI, Marcia Regina ; CARVALHO, Raquel Cristina Mendes de . crenças de professores do PDE a respeito do trabalho com gêneros textuais nas aulas de Inglês - LE no ensino fundamental e médio. In: V SIGET O ensino em foco, 2009, Caxias do Sul. V SIGET O ensino em foco, 2009.

10.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo; CARVALHO, Raquel Cristina Mendes de . Ensino de Língua inglesa para crianças: crenças e reflexões. In: ABRAPUI I Congresso Internacional da ABRAPUI, 2007, Belo horizonte. I Congresso Internacional da ABRAPUI Caderno de Resumos, 2007.

11.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo. A motivação de alunos adolescentes na aula de leitura. In: 16º InPLA Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 2007, São Paulo. Linguagem em Atividade Caderno de Resumos, 2007., 2007.

12.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo; CARVALHO, Raquel Cristina Mendes de . Lingüística Sistêmico Funcional e crenças: uma análise da prática do ensino de língua inglesa para crianças.. In: I Congresso Internacional da ABRAPUI, 2007, Belo Horizonte. ABRAPUI, 2007.

13.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo. Olhares sobre as crenças de uma professora de inglês LE na educação infantil. In: CELLIP, 2007, Ponta Grossa. XVIII Seminário do CELLIP, 2007.

14.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo. a motivação de alunos-adolescentes na aula de leitura de LE. In: 16 InPLA, 2007. 16 InPLA - Linguagens em Atividades, 2007.

15.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo. A motivação na aula de leitura de língua inglesa. In: XVIII Seminário de Pesquisa, XIII Semana de Iniciação Científica e I Jornada Paranaense de Grupos PET, 2006, Guarapuava. Pesquisa e Desenvolvimento:Novos Rumos e Desafios, 2006.

16.
SOARES, J. A. ; HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo . Motivação - Uma reflexão sobre os procedimentos que levam ao sucesso no ensino aprendizagem de Língua Inglesa. In: XVII Seminário de Pesquisa, XII Semana de iniciação científica e I jornada Paranaense de grupos PET, 2006, Guarapuava. Pesquisa e desenvolvimento: novos rumos e desafios, 2006.

17.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo. The process of reading engagement of EFL adolescent students. In: CELLIP, 2005, Guarapuava. XVII seminário do CELLIP. Guarapuava: UNICENTRO, 2005.

18.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo. A influência do rapport na motivação dos alunos. In: XVII seminário de pesquisa e XI semana de iniciação científica da UNICENTRO, 2005, Guarapuava. XVII seminário de pesquisa e XI semana de iniciação científica da UNICENTRO. Unicentro: Guarapuava, 2005.

19.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo. The role of the teacher in the process of reading engagement with adolescent students. In: Seminário de Pesquisa e Semiário de Iniciação Científica da UNICENTRO, 2004, Guarapuava. Seminário de Pesquisa e Seminário de Iniciação Científica da Unicentro, 2004.

20.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo. The process of reading engagement with adolecent students. In: Simpósio Nacional de Letras e Linguística, 2004, Uberlândia. Simpósio Nacional de Letras e Linguística, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo. Bulas e Advertências: Uma Análise Forense. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo. A Eficácia das Advertências: Uma análise Forense. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo. Bulas de Remédios: Uma Análise Forense.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo. Always read the leaflet. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo. Linguística Forense: A Eficácia das advertências de cigarro.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo; SOUZA, M. J. M. . Is This Food Really Good For You? An Investigation of Food Product Labels. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo. Adequação das advertências Sanitárias em pacotes de cigarro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo. representaçãode professores (PDE) sobre a abordagem de gênero textual. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo. As crenças de Professores de LEM-Inglês: Uma análise pela linguística sistêmico funcional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo; CARVALHO, Raquel Cristina Mendes de . A formação continuada no ensino de língua inglesa: representações de professores sobre a abordagem de Gêneros textuais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo; KOBELINSKI, Sara ; MORISAWA, S. . Linguística de Corpus no ensino de inglês-LE: Uma análise via Linguísitca Sistemico Funcional do Relato de Uma professora PDE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo; CARVALHO, Raquel Cristina Mendes de ; CARAZZAI, Marcia Regina ; KOBELINSKI, Sara ; MORISAWA, S. . Moodle nas aulas de Língua Inglesa I: crenças de alunos-professores de um curso de Letras-Inglês. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
KOBELINSKI, Sara ; CARAZZAI, Marcia Regina ; CARVALHO, Raquel Cristina Mendes de ; HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo ; MORISAWA, S. . O uso de novas tecnologias e hipertextos: letramento eletrônico de alunos de inglês do ensino fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CARAZZAI, Marcia Regina ; HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo . 1º ano de letras-inglês: uso do ambiente de aprendizagem moodle a partir da visão docente. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo; CARVALHO, Raquel Cristina Mendes de . linguística sistêmico funcional e Crenças: Uma análise da prática do ensino de língua inglesa para crianças. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo; CARVALHO, Raquel Cristina Mendes de . O Ensino de Inglês para crianças nos curriculos de graduação e projetos de extensão: contribuições para a formação de professores.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo. Olhares sobre as crenças de uma professora de Inglês LE na educação infantil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo. a motivação na aula de leitura de Língua Inglesa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
SOARES, J. A. ; HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo . Uma reflexão sobre os procedimentos que levam ao sucesso no ensino aprendizagem de Língua Inglesa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo. the process of reading engagement of EFL adolescent students. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo. the role of the teacher in the process of reading engagement with adolescent students. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo. the process of reding engagement with adolescent students. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Demais tipos de produção técnica
1.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo; CARVALHO, Raquel Cristina Mendes de . Multimodalidade na aula de língua inglesa. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo. Língua Inglesa: leitura e análise crítica do discurso. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo; MORISAWA, S. . fonologia da Língua Inglesa. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo; CARVALHO, Raquel Cristina Mendes de . Phonemic transcriptions of English Vowels. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo; CARVALHO, Raquel Cristina Mendes de . ensino de Língua Inglesa na educação infantil e primeiros ciclos. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo; CARVALHO, Raquel Cristina Mendes de . Estratégias de Tradução. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo; CARVALHO, Raquel Cristina Mendes de . Ensino de Língua Inglesa para educação infantil e primeiros ciclos. 2005 (Curso de Extensão (Ministração e coordenação)) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo. Participação em banca de Dieizo Fabrício.Born this way: Uma maneira de se expressar.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

2.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo. Participação em banca de Jonatham R. R. Turra.O discurso do professor de Inglês para crianças: a interação favorecendo a aprendizagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

3.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo. Participação em banca de Isabella Tornopolski Queiroz.Análise do discurso mediada pela LSF: interações entre professor/ aluno da LI para crianças.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

4.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo. Participação em banca de Marcelina Antonieti.A fomentação do uso de estratégias para o desenvolvimento da autonomia na aprendizagem de LEM-Inglês. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

5.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo; CARVALHO, Raquel Cristina Mendes de. Participação em banca de Neiva Inês Hendges.Crenças sobre aprendizagem de LI de alunos de 6ª série de uma escola pública. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

6.
PAGNOCELLI, V.; CARVALHO, Raquel Cristina Mendes de; HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo. Participação em banca de Vanessa Pagnoncelli.. Estudo sobre as crenças no aprendizado de língua inglesa-LE na Educação Infantil.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

7.
CARVALHO, Raquel Cristina Mendes de; HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo. Participação em banca de dayanne de Lima Dias.crenças dos alunos do ensino médio sobre o ensino de inglês da escola pública. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

8.
CARVALHO, Raquel Cristina Mendes de; HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo. Participação em banca de Josiane da Silva Soares.Crenças de duas professoras formadas em inglês como língua estrangeira em escola pública. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

9.
CARVALHO, Raquel Cristina Mendes de; HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo. Participação em banca de Vanessa Christiane Kogut.as crenças de alunos sobre a aprendizagem de língua inglesa na escola. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

10.
CARVALHO, Raquel Cristina Mendes de; HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo. Participação em banca de Angela Renata Padilha.Ensino de LE para crianças. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
17º InPLA. Moodle nas aulas de língua inglesa I: crenças de alunos-professores de um curso de Letras-Inglês.. 2009. (Congresso).

2.
XI Convenção de Professores de Língua Inglesa dos Estados do Sul.O uso de tecnologias e hipertextos: letramento eletrônico de alunos de inglês do ensino fundamental. 2009. (Outra).

3.
II CLAFPL. 1o ano de Letras-Inglês: uso do ambiente de aprendizagem Moodle a partir da visão docente. 2008. (Congresso).

4.
16 InPLA. A motivação de alunos-adolescentes na aula de leitura de LE. 2007. (Congresso).

5.
I Congresso Internacional da ABRAPUI. Linguística sistêmico Funcional e crenças: Uma análise da prática do ensino de língua inglesa para crianças. 2007. (Congresso).

6.
XVIII Seminário do CELLIP. Olhares sobre as crenças de uma professora de Inglês LE na educação infantil. 2007. (Congresso).

7.
I Congresso Latino Americano Sobre formação de Professores de Línguas. 2006. (Congresso).

8.
II SELL-UNI Simpósio de Estudos Linguísticos e Literários da UNICENTRO.Phonemics Transcriptions of English Vowels. 2006. (Simpósio).

9.
XVII Seminário do CELLIP.Organização do seminário. 2005. (Seminário).

10.
10 Simpósio nacional de Letras e Linguística.The process of reading engagement with adolescent students. 2004. (Simpósio).

11.
Semana de Letras: E por falar em língua.Estratégias de Tradução. 2004. (Oficina).

12.
2 Convenção de Professores de Inglês dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 1999. (Congresso).

13.
Braz-Tesol "Teacher Development - A Step Foward". 1999. (Congresso).

14.
Congresso Regional FISK. 1999. (Congresso).

15.
estética da Sensibilidade, movimento e música. 1999. (Outra).

16.
Pluraridade Cultural. 1999. (Outra).

17.
Parâmetros curriculares nacional - O professor como gestor do processo de ens. apr.. 1998. (Outra).

18.
A personagem Emília na obra de Monteiro Lobato. 1997. (Outra).

19.
Fabuloso Mundo da Literatura "Literatura e Crítica Social". 1997. (Encontro).

20.
Projeto teatro brasileiro. 1997. (Outra).

21.
Semana de Letras. 1996. (Seminário).

22.
Semana de Letras "O Mito na Literatura". 1995. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo. Linguagem e Direito - construindo pontes. 2013. (Congresso).

2.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo. Seminário do CELLIP. 2005. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
José Dirceu Silveira. a motivação na aula de língua inglesa. Início: 2010. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual do Centro-Oeste. (Orientador).

2.
Reni Avanira de Souza. Leitura e gèneros textuais nas aulas de LE. Início: 2010. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual do Centro-Oeste. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Letícia Possato. a motivação na produção oral. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Caroline de Araújo Pupo Hagemeyer.

2.
Fernando Pontarollo. Crenças do professor do ensino médio sobre o uso da TV pendrive no ensino de língua inglesa na sala de aula. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Caroline de Araújo Pupo Hagemeyer.

3.
Debora Cristina Nogueira. professores (des)motivados e fatores extrínsecos que influênciam da (des)motivação do professor de língua inglesa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Caroline de Araújo Pupo Hagemeyer.

4.
Josemari Soares. As estratégias usadas pelos professores na motivação dos alunos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Caroline de Araújo Pupo Hagemeyer.

Orientações de outra natureza
1.
Luci Noeli Schoeder. Leitura: Enriquecimento de vocabulário. 2009. Orientação de outra natureza. (PDE) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Caroline de Araújo Pupo Hagemeyer.

2.
Maria Cristina Pereira. Metodologia de ensino-aprendizagem de língua inglesa nas 5ª séries e a influência na motivação dos alunos. 2009. Orientação de outra natureza. (PDE) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Caroline de Araújo Pupo Hagemeyer.

3.
Marlene Knaut. Um novo jeito de ler um texto em língua inglesa, legitimado pela análise crítica do discurso. 2009. Orientação de outra natureza. (PDE) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Caroline de Araújo Pupo Hagemeyer.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
HAGEMEYER, Caroline de Araújo Pupo; CARVALHO, Raquel Cristina Mendes de . Multimodalidade na aula de língua inglesa. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 11:46:34