Maria do Carmo dos Santos Motta

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8061550982344373
  • Última atualização do currículo em 29/12/2016


Doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade Trás aos Montes de Alto Douro em Portugal ( término- 2016). Possui mestrado em Psicologia Educacional ? UNIFIEO (2010) e Mestrado em Psicopedagogia pela UNISA (2005). Pós- Graduação em Distúrbios da Aprendizagem pela Universidade de UBA- Buenos Aires (2004). Pós graduação em Psicopedagogia Institucional pela UNISA (2002); Graduação em Pedagogia pela Faculdade FZL (1987). Graduação em Psicologia pela FMU (1985) Há 34 anos é mantenedora da instituição de ensino, Polis colégio, da Educação Infantil ao Ensino Médio, exercendo funções na coordenação e direção. Diretora acadêmica e reitora da Faculdade Polis das Artes. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria do Carmo dos Santos Motta
Nome em citações bibliográficas
MOTTA, M. C. S.

Endereço


Endereço Profissional
Polis Colégio, Faculdade Polis das Artes.
R.Tancredo Neves,90
Jd. Presidente Kennedy
06820221 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 42442237
Fax: (11) 47824835


Formação acadêmica/titulação


2013
Doutorado em andamento em Ciencias da Educaçao.
Universidade de Tras-os Montes e Alto Douro, UTAD, Portugal.
Título: Preservar e continuar a arte e a cultura local, um trabalho a seis mãos: da arte, da cultura e da educação do município de Embu das Artes.,
Orientador: Professor Dr Levi Leoncio.
Coorientador: Professora Dra Marisa Agrelo.
2008 - 2010
Mestrado em Psicologia Educacional.
Centro Universitário FIEO (SP), FIEO, Brasil.
Título: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO BOM PROFESSOR POR ADOLESCENTE,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Dra. Marcia Siqueira de Andrade.
Palavras-chave: professor; adolescente; representação social.
2003 - 2005
Mestrado em Psicopedagogia.
Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.
Título: A Representação social de professores e a Psicopedagogia.,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Dra. Marcia Siqueira de Andrade.
Palavras-chave: representação social; psicopedagogia; professor; instituiçaõ particular de ensino.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2002
Especialização em Psicopedagogia Institucional.
Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.
1986 - 1987
Graduação em Pedagogia.
Faculdade da Zona Leste, FZL, Brasil.
1980 - 1985
Graduação em Psicologia.
Faculdades Metropolitana Unidas, FMU, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Seminários Enade 2014. (Carga horária: 8h).
Instituto Anísio Teixeira, IAT, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Tratamiento de los Problemas en al aprendizaje. (Carga horária: 32h).
Universidade de Buenos Aires -, UBA, Argentina.


Atuação Profissional



Associação Educacional de Embu das Artes, AEEA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Presidente da Associação, Enquadramento Funcional: Presidente


Centro Universitário FIEO, UNIFIEO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Supervisora de Estágio - Pós graduação

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor convidado
Outras informações
Professora no curso de Pos Graduaçao em Psicopedagogia matéria: Laboratório de Sensibilidade matéria: Intervenção Psicopedagógica matéria: Aspectos Cognitivos da Aprendizagem


Faculdade Polis das Artes, POLIS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor das disciplinas de Psicologia e Didática.

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Diretora Academica

Atividades

02/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdades Polis das Artes, .


Faculdades Hoyler, HOYLER, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 4

Atividades

02/2008 - Atual
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Psicopedagogia dentro do Projeto Institucional
Fundamenros Teoricos da Psicopedagogia

Instituto superior de Educaçao Alvorada Plus, ALVORADA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 4

Atividades

08/2008 - Atual
Ensino, Gestão de Pessoas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Responsabilidade Social
Psicologia Organizacional

Polis Colégio, POLIS, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - Atual
Vínculo: Mantenedora, Enquadramento Funcional: Mantenedora, Carga horária: 25
Outras informações
atividades relacionadas com professores, alunos e pais

Atividades

02/1983 - Atual
Direção e administração, Polis colegio, .

Cargo ou função
coordenaçao e direçao.
02/1983 - Atual
Treinamentos ministrados , Polis colegio, .

Treinamentos ministrados
Semana de Planejamento Escolar
01/2008 - 01/2008
Treinamentos ministrados , Polis colegio, .

Treinamentos ministrados
curso de aprefeiçoamento para professores do Ensino Fundamental I
curso sobre avaliaçao para professores do Ensino Fundamental e Médio
treinamento professores de Educaçao Infantil

Prefeitura Municipal de Embu das Artes - Escolas, PMEA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 36
Outras informações
aula de Patologia do Vinculo

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 36
Outras informações
aula de Patologia das Relaçoes Vinculares

Atividades

08/2003 - 09/2004
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Patologia do Vinculo
Patologia das relaçoes vinculares

Universidade Federal Fluminence, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Tutor - Pós Graduação
Outras informações
Atuação como tutora: Cursos: Mídias de Comunicação para Curso à Distância e Fundamentos de EAD - 3.2008, Coordenação Geral de Tutoria, Fundamentos de EAD - 3.2009, Módulo 1 - Curso de Formação de Tutores em EaD - 2010



Linhas de pesquisa


1.
O que influencia nas Representaçoes Socias de Ser Professor?


Projetos de pesquisa


2014 - 2015
O que influencia nas Representaçoes Socias de Ser Professor?
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
Diculdade de Aprendizagem
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (38) .
Integrantes: Maria do Carmo dos Santos Motta - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
Honra ao mérito. 30 anos de Dedicação a Educação, Polis Colegio.
2006
Prêmio Nacional de Excelência em qualidade de Ensino 2006, Instituto brasileiro de pesquisa de qualidade GOMES PIMENTEL.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MOTTA, M. C. S.. A COMPLEXA TRANSIÇÃO PARA A VIDA ADULTA. FOLHA DO EMBU, Embu das ARTES - SP, 01 set. 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MOTTA, M. C. S.. O QUE É SER UM BOM PROFESSOR?. In: Clinica e Investigacion. Contribuiciones a lasProblemáticas Sociales., 2011, Buenos Aires. Memorias de las XII Jornadas de Investigación de la Facultad de Psicología, UBA.. Buenos Aires: UBA190, 2011.

2.
MOTTA, M. C. S.; Carvalho Wilma ; Marques Magali . Adolescência: Reflexões em uma perspectiva psicopedagógica. In: II Simpósiop Nacional de Psicopedagogia da ABPp, 2011, Osasco. O fazer Psicopedagógico na Contemporaneidade, 2011.

3.
MOTTA, M. C. S.. Foucault: Disciplina e Aprendizagem no contexto educacional. In: IX Congresso Nascional de Psicologia Escolar e Educacional, 2009, Sao Paulo. Programas e Resumos. Sao Pauli: Edições Loyola, 2009. v. 01. p. 01-165.

4.
MOTTA, M. C. S.; Marques Magali ; Jane Nogueira ; Rosa Maia ; Zelimar Battistoni . COMPARAÇÃO DAS GRADES CURRICULARES: ARGENTINA, BRASIL E ESPANHA.. In: IX CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL: CONSTRUINDO A PRÁTICA PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO PARA TODOS, 2009. IX CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL: CONSTRUINDO A PRÁTICA PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO PARA TODOS. v. v. I.. p. 332-333.

5.
MOTTA, M. C. S.. Teoria Sistêmica e FAmília , pontos e contrapontos. In: XV jornadas de investigacion cuarto encuentro de investigadores en psicologia del mercosur, 2008, Buenos Aires. XV jornadas de investigacion cuarto encuentro de investigadores en psicologia del mercosur. Buenos Aires, 2008.

6.
MOTTA, M. C. S.. A Representação social de professores e a Psicopedagogia.. In: Jornadas Lantinoamericanas de Investigación y práctica en Psicología educacional, 2004, Buenos Aires. I Jornadas Latino Americanas de Investigacion en Psicologia Educacional. Buenos Aires: Facultad de Psicologia, 2004.

7.
MOTTA, M. C. S.. A circulaçao do conhecimento no grupo de atendimento. In: IV seminario Avançado de Psicopedagogia, 2004, Sao Paulo. IV seminarios avançados de Psicopedagogia. Sao Paulo: UNISA, 2004.

8.
MOTTA, M. C. S.. A funçao simbolica do filme: James e o pessêgo gigante. In: IV seminario Avançado de Psicopedagogia, 2004. IV seminarios avançados de Psicopedagogia. Sao Paulo: UNISA, 2004.

9.
MOTTA, M. C. S.. A circulaçao do conhecimento. In: Congresso de Psicopedagogia, 2003, Sao Paulo. congresso de Psicopedagogia, 2003.

10.
MOTTA, M. C. S.. A circulaçao do conhecimento. In: II congresso Latino Americano de Psicopedagogia, 2003. Estudo de caso de Psicopedagogia. Sao Paulo: Associaçao Brasileira de Psicopedagogia, 2003. p. 63-63.

Apresentações de Trabalho
1.
MOTTA, M. C. S.. AS Representações Socias do bom professor por adolescentes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MOTTA, M. C. S.. A REPRESENTACAO SOCIAL DE BOM PROFESSOR POR ADOLESCENTES. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MOTTA, M. C. S.. O QUE É SER UM BOM PROFESSOR?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MOTTA, M. C. S.; Marques Magali ; Carvalho Wilma . Adolescência: Reflexões em uma perspectiva psicopedagógica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
MOTTA, M. C. S.. A REPRESENTACAO SOCIAL DE BOM PROFESSOR POR ADOLESCENTES. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MOTTA, M. C. S.. ESTUDO COMPARATIVO SOBRE A FORMAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA EM TRÊS PAÍSES : ARGENTINA, BRASIL E ESPANHA.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MOTTA, M. C. S.. Foucault: Disciplina e Aprendizagem no contexto educacional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
MOTTA, M. C. S.. Teoria Sistêmica e FAmília , pontos e contrapontos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MOTTA, M. C. S.. A Representação social de professores e a Psicopedagogia.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MOTTA, M. C. S.. Participação em banca de Adeliane S. Piassa; Brenda Tatiane O. Silva; Glaucia Almeida.Leitura e Escrita na Educação de Jovens e Adultos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Polis das Artes.

2.
MOTTA, M. C. S.. Participação em banca de Katia L Silva; Olga B. Oliveira; Roseli S. Santos.Musicalização na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Polis das Artes.

3.
MOTTA, M. C. S.. Participação em banca de Fabiana C. Machado; Jaira S. Cunha; Juliana A. P. Santos..As relações de Afetividade na Educação Infantil.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Polis das Artes.

4.
MOTTA, M. C. S.. Participação em banca de Juliana D. S. Santos; Maria Viviane B. da Cruz.Jogos Matemáticos: Séries Iniciais.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Polis das Artes.

5.
MOTTA, M. C. S.. Participação em banca de Elisângela do Carmo Dutra.Musicalização e as suas contribuições na Aprendizagem das crianças de educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Polis das Artes.

6.
MOTTA, M. C. S.. Participação em banca de Marli B. Ferreira; Sharmian X. dos Anjos..A importância do brincar na Educação. 2014.

7.
MOTTA, M. C. S.. Participação em banca de Alexandre Monteiro; Arlinda Cunha; Aurenice Gonçalves;.Desafios do estagiário em atendimento com alunos de inclusão: o autismo.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Polis das Artes.

8.
MOTTA, M. C. S.. Participação em banca de Gelsilene Ap. Gomes; Marilza Caetano de Souza.A importância dos jogos matemáticos na educação infantil com educandos pré-escolares. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Polis das Artes.

9.
MOTTA, M. C. S.. Participação em banca de Bernadete Arante do Nascimento; Gisele Cavalcanti Rocha.A importância da música na educação infantil.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Polis das Artes.

10.
MOTTA, M. C. S.. Participação em banca de Bernadete Arante do Nascimento; Gisele Cavalcanti Rocha.A importância da música na educação infantil.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Polis das Artes.

11.
MOTTA, M. C. S.. Participação em banca de Betania Nascimento; Fernanda Varela da Silva dos Santos.O lúdico no desenvolvimento integral da criança e na construção do conhecimento.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Polis das Artes.

12.
MOTTA, M. C. S.. Participação em banca de vonete Maria da S. Lima; Luciana Bezerra da Silva..Dificuldade de aprendizagem nas séries iniciais.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Polis das Artes.

13.
MOTTA, M. C. S.. Participação em banca de Edsleia Vieira; Franciele de França; Kelli Moreira.nclusão Escolar:Um olhar sob os portadores da síndrome de Down.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Polis das Artes.

14.
MOTTA, M. C. S.. Participação em banca de Chislene do Vale; Maria Cicera Vilela Cerqueira..A importância dos contos de fadas na educação infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Polis das Artes.

15.
MOTTA, M. C. S.. Participação em banca de Alessandra Barreto da Silva; Eulina Borges de Freitas..A importância do conto de fadas na escola: representações sociais dos futuros docentes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Polis das Artes.

16.
MOTTA, M. C. S.. Participação em banca de Iracema dos Santos Selano.AFETIVIDADE:UM ATO DE EMOÇÃO ENTRE FAMÍLIA E A ESCOLA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Alvorada Plus.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CIAC Congresso Internacional de Artes e Comunicação. Arte e educaçao uma abordagem da cultura da cidade de Embu das Artes para a Formaçao de professores do curso de pedagogia. 2015. (Congresso).

2.
CIAC Congresso Internacional de Artes e Comunicação. 2015. (Congresso).

3.
I Congresso de Educação, Compartilhando Saberes: Sonhos, Experiências E Possibilidades.. ?. Arte e Educação: Uma abordagem da cultura da cidade de Embu das Artes para a formação de professores no curso de pedagogia. 2015. (Congresso).

4.
I Fórum Cultura Afro Brasileira.Projeto Fórum Regional Cultura Afro Brasileira. 2014. (Outra).

5.
Inclusao e Integraçao das TIC em sala de aula. 2014. (Seminário).

6.
I Congresso Internacional e III Congresso Nacional de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem. Dificuldades de Aprendizagem: Diagnósticos e Intervençoes em Sala de Aula.. 2013. (Congresso).

7.
I Congresso Internacional e III Congresso Nacional de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem. 2013. (Congresso).

8.
I Seminário Internacional - Politicas e Integração das TIC na sala de aula. 2013. (Seminário).

9.
11 Conferencia Internacional de Representações Sociais. 2012. (Congresso).

10.
11 Conferencia Internacional de Representações Sociais. A REPRESENTACAO SOCIAL DE BOM PROFESSOR POR ADOLESCENTES. 2012. (Congresso).

11.
42 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. ADOLESCENTE EM CONTEXTO DE APRENDIZAGEM: REFLEXÃO E PROPOSTAS DE ESCUTA E OLHARES.. 2012. (Congresso).

12.
42 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. A VISÃO DO ADOLESCENTE SOBRE A QUESTAO DO BOM PROFESSOR. 2012. (Congresso).

13.
III Coloquio Luso-Brasileiro sobre Saúde- educação e Representações sociais. 2012. (Congresso).

14.
PSICOLOGIA SEM FRONTEIRAS. 2012. (Congresso).

15.
V FISERS Forúm Internacional de Saúde, Envelhecimento e Representaçoes Sociais. 2012. (Congresso).

16.
V FISERS Forúm Internacional de Saúde, Envelhecimento e Representaçoes Sociais. As RS do bom professor por adolescentes. 2012. (Congresso).

17.
VIII CONGRESSO IBEROAMERICANO DE PSICOLOGIA. A VISÃO DO ADOLESCENTE SOBRE A QUESTAO DO BOM PROFESSOR. 2012. (Congresso).

18.
7º Congresso Norte e Nordeste da Psicologia:Práticas e Saberes Psicológicos e suas Interconexoes. 2011. (Congresso).

19.
7º Congresso Norte e Nordeste da Psicologia:Práticas e Saberes Psicológicos e suas Interconexoes. A REPRESENTACAO SOCIAL DE BOM PROFESSOR POR ADOLESCENTES. 2011. (Congresso).

20.
Clinica e Investigacion. Contribuiciones a lasProblemáticas Sociales.. O QUE É SER UM BOM PROFESSOR?. 2011. (Congresso).

21.
III Congresso Internacional de Investigación y Práctica Profesional en Psicología. O que é ser um Bom Professor?. 2011. (Congresso).

22.
III Congresso Internacional de Investigación y Práctica Profesional en Psicología. 2011. (Congresso).

23.
II Simpósio Nacional de Psicopedagogia da ABPp. 2011. (Seminário).

24.
Séptimo Encuentro de Investigadores em Psicología del MERCOSUR. 2011. (Congresso).

25.
Séptimo Encuentro de Investigadores em Psicología del MERCOSUR. O que é ser um Bom Professor?. 2011. (Congresso).

26.
XVIII Jornadas de Investigación. O que é ser um Bom Professor?. 2011. (Congresso).

27.
XVIII Jornadas de Investigación. 2011. (Congresso).

28.
III CONGRESSO BRASILEIRO: PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO. REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE BOM PROFESSOR POR ADOLESCENTES. 2010. (Congresso).

29.
III CONGRESSO BRASILEIRO: PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO. ESTUDO COMPARATIVO SOBRE A FORMAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA EM TRÊS PAÍSES : ARGENTINA, BRASIL E ESPANHA.. 2010. (Congresso).

30.
I Congresso Internacional de Investigación y Práctica Profesional en Psicología. 2009. (Congresso).

31.
IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. 2009. (Congresso).

32.
IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Foucault: Disciplina e Aprendizagem no contexto Educacional. 2009. (Congresso).

33.
IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional.Modelos de Avaliaçao do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. 2009. (Outra).

34.
Quinto Encuentro de Investigadores em Psicología del MERCOSUR. 2009. (Congresso).

35.
Cuarto Encuentro de Investigadores em Psicología del MERCOSUR. Teoria Sistêmica e Família, pontos e contrapontos.. 2008. (Congresso).

36.
Curso de capacitação de Tutores em EAD ? Universidade Federal Fluminense- UFF-. 2008. (Encontro).

37.
XV Jornadas de Investigación. Teoria Sistêmica e Família, pontos e contrapontos.. 2008. (Congresso).

38.
IV seminario Avançado de Psicopedagogia.A funçao simbolica do filme: James e o pessêgo gigante. 2004. (Seminário).

39.
IV seminario Avançado de Psicopedagogia. 2004. (Seminário).

40.
IV seminario Avançado de Psicopedagogia.A circulaçao do conhecimento no grupo de atendimento. 2004. (Seminário).

41.
Jornadas Lantinoamericanas de Investigación y práctica en Psicología educacional. A Representação social de professores e a Psicopedagogia.. 2004. (Congresso).

42.
Actualizaciones en el diagnóstico Psicopedagogico. 2003. (Seminário).

43.
II congresso Latino Americano de Psicopedagogia. A circulaçao do conhecimento. 2003. (Congresso).

44.
Jornadas Lantinoamericanas de Investigación y práctica en Psicología educacional. A Representação social de professores e a Psicopedagogia.. 2003. (Congresso).

45.
Jornadas Lantinoamericanas de Investigación y práctica en Psicología educacional. A Representação social de professores e a Psicopedagogia.. 2003. (Congresso).

46.
tratamiento de los Problemas en el Aprendizaje. 2003. (Seminário).

47.
VI Congresso de Psicopedagogia. Estudo de caso. 2003. (Congresso).

48.
VI Congresso de Psicopedagogia. 2003. (Congresso).

49.
X Encontro Brasileiro de Psicopedagogos e I Expo Psicoped. 2003. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Maria do CArmo ; MOTTA, M. C. S. . I Congresso de Educação, compartilhando saberes: sonhos, experiências e possibilidades. 2015. (Congresso).

2.
MOTTA, M. C. S.. IV Semana Cientifica. 2015. (Exposição).

3.
MOTTA, M. C. S.. IV SEMANA PEDAGOGICA. 2015. (Outro).

4.
MOTTA, M. C. S.. III SEMANA PEDAGOGICA. 2014. (Outro).

5.
MOTTA, M. C. S.. III Semana Cientifica. 2014. (Exposição).

6.
MOTTA, M. C. S.. II SEMANA PEDAGOGICA. 2013. (Outro).

7.
MOTTA, M. C. S.. II Semana Cientifica. 2013. (Exposição).

8.
MOTTA, M. C. S.. I SEMANA PEDAGOGICA. 2012. (Outro).

9.
MOTTA, M. C. S.. I semana Cientifica. 2012. (Exposição).

10.
MOTTA, M. C. S.. IV seminarios avançados de psicopedagogia. 2004. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
MARIA EDNEUSA RODRIGUES NASCIMENTO SILVA. A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Instituto Hoyller. Orientador: Maria do Carmo dos Santos Motta.

2.
REGINA DOLORES SANTOS LIMA. O PAPEL DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO EMOCIONAL DOS FILHOS.. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Instituto Hoyller. Orientador: Maria do Carmo dos Santos Motta.



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 21:40:27