Regina Aparecida Milléo de Paula

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6147935776952661
  • Última atualização do currículo em 09/10/2018


Doutora em Ciências da Linguagem - UNISUL (2014), doutorado realizado com Bolsa PROSUP/CAPES. Possui graduação em Licenciatura em Letras Português Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1990); Mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2004); Especialização em EAD: Tutoria, Metodologia e Aprendizagem (2009). Foi Professora da Rede Estadual de Ensino da SEEDPR. Foi coordenadora de avaliação- EAD e professora titular da Faculdade Educacional da Lapa (Presencial/EAD). Tenho experiência na área de Letras, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, discurso, leitura, literatura infantil, escrita, alfabetização e EAD. Em 2014/2 - 2015/1-2015/2 -2016/1, na Sociedade Educativa e Cultural Amélia Ltda. SECAL de Ponta Grossa - Paraná, atuei como professora em vários cursos ministrando diversas disciplinas: Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa I; Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa II; Estágio Supervisionado em Língua Inglesa I; Estágio Supervisionado em Língua Inglesa II; Língua Latina; Morfologia; Teatro; Pesquisa e Prática Pedagógica I; II e III; Semântica e Estilística e Linguística Aplicada do Curso de Letras - Habilitação Plena em Português/Inglês e Respectivas Literaturas; Comunicação Empresarial no Curso de Gestão de Produção Industrial e no Curso de Gestão de Recursos Humanos; Português no Curso de Jornalismo e Linguagem Textual e Intertextual no Curso de Pedagogia. Em 2016/1, na Sociedade Educativa e Cultural Amélia Ltda. SECAL de Ponta Grossa - Paraná, atuei como professora da disciplina Tópicos de Semântica e, em 2016/2, Metodologia Científica do Curso de Especialização em Língua Portuguesa e Literatura. Em 2017/1, na Sociedade Educativa e Cultural Amélia Ltda. SECAL de Ponta Grossa - Paraná, ministrei as disciplinas de: Didática; Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Língua Portuguesa e Psicologia da Educação (Pedagogia) e Português (Jornalismo). Em 2017/2, na Sociedade Educativa e Cultural Amélia Ltda. SECAL de Ponta Grossa - Paraná, ministrei as disciplinas de Didática, Formação Docente e Alfabetização e Letramento (Pedagogia) e Comunicação Empresarial (Gestão de Produção Industrial e Gestão de Recursos Humanos). Em 2018/1, na Sociedade Educativa e Cultural Amélia Ltda. SECAL de Ponta Grossa - Paraná, ministro as disciplinas de Linguística Aplicada à Alfabetização e Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Língua Portuguesa (Pedagogia). Também, no ano de 2017, iniciei atuação como Professora Colaboradora do Curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês e Respectivas Literaturas da Universidade Estadual de Ponta Grossa atuando, até o presente momento, com a disciplina O estágio e a formação do docente de língua portuguesa e literatura. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Regina Aparecida Milléo de Paula
Nome em citações bibliográficas
PAULA, Regina Aparecida Milléo de


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Doutorado em Ciências da Linguagem.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: O que é e o que deve ser Educação a Distância no Brasil- Gestos de Interpretação, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Solange Maria Leda Gallo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2001 - 2004
Mestrado em Mestrado Em Ciências da Linguagem.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: Às brincas ou Às ganhas? Não dá-ses scaps: O poder da linguagem em sua forma de ação social e intencional no jogo de bolinhas de gude,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Prof Dr. Fábio de Carvalho Messa.
Palavras-chave: Linguagem; Enunciados; Argumentação; Poder; Jogo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística / Especialidade: Formação Em Ciências da Linguagem.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Filosofia da Linguagem / Especialidade: Fundamentos de Língua e Literatura.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Educação Superior; Educação Média de Formação Geral.
2007 - 2008
Especialização em Pós-Graduação em Educação a Distância: Tutoria, Me.
Educon- Tecnologia em Educação Continuada, EDUCON, Brasil.
Título: Construindo Subsídios para o Processo de Avaliação em EAD.
1984 - 1990
Graduação em Licenciatura Em Letras Português Inglês.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
1979 - 1983
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Sant'ana, CS*, Brasil.




Formação Complementar


2004 - 2004
Portal Dia a Dia Educação Elaboração de Conteúdos. (Carga horária: 12h).
Secretaria de Educação do Paraná, SEED-PR, Brasil.
2002 - 2002
Aprendendo a Viver. (Carga horária: 20h).
Centro Paranaense da Cidadania, CEPAC*, Brasil.
2001 - 2001
Apresentação de Trabalho e Internet. (Carga horária: 12h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2001 - 2001
Modelo de Digitação de Trabalhos de Mestrado. (Carga horária: 12h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2001 - 2001
Noções Essenciais de Semiótica. (Carga horária: 12h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2001 - 2001
Modernidade e Pós Modernidade. (Carga horária: 12h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2001 - 2001
Método Indutivo Dedutivo e Hipotético Dedutivo. (Carga horária: 12h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2001 - 2001
Metodologia Dialética. (Carga horária: 12h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2001 - 2001
Texto e Discurso Alguns Contrapontos. (Carga horária: 12h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.


Atuação Profissional



Sociedade Educativa e Cultural Amélia, SECAL, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6
Outras informações
Em 2014/2 ? 2015/1 -2015/2 -2016/1 atuei como professora em vários cursos ministrando diversas disciplinas: Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa I; Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa II; Estágio Supervisionado em Língua Inglesa I; Estágio Supervisionado em Língua Inglesa II; Língua Latina; Morfologia; Teatro; Pesquisa e Prática Pedagógica I; II e III Semântica e Estilística e Linguística Aplicada do Curso de Letras - Habilitação Plena em Português/Inglês e Respectivas Literaturas; Comunicação Empresarial no Curso de Gestão de Produção Industrial e no Curso de Gestão de Recursos Humanos; Português no Curso de Jornalismo e Linguagem Textual e Intertextual no Curso de Pedagogia. Em 2016/1 atuei como professora da disciplina Tópicos de Semântica e, em 2016/2, Metodologia Científica do Curso de Especialização em Língua Portuguesa e Literatura. Em 2017/1, ministrei as disciplinas de: Didática; Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Língua Portuguesa e Psicologia da Educação (Pedagogia) e Português (Jornalismo). Em 2017/2, ministrei as disciplinas de Didática, Formação Docente e Alfabetização e Letramento (Pedagogia) e Comunicação Empresarial (Gestão de Produção Industrial e Gestão de Recursos Humanos). Em 2018/1 ministro as disciplinas de Linguística Aplicada à Alfabetização e Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Língua Portuguesa (Pedagogia). Membro de Órgãos Deliberativos Setoriais (Colegiado de Cursos, NDE ? Núcleo Docente Estruturante).

Atividades

01/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Estudos PRALINDA Práticas Pedagógicas - Ludic, Int e Dif de Aprend, .

08/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Docente Estruturante, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Gestão de Produção Industrial e no Curso de Gestão de Recursos Humanos.
6/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Docente Estruturante, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Gestão de Produção Industrial e no Curso de Gestão de Recursos Humanos.
08/2014 - 07/2016
Outras atividades técnico-científicas , Curso de Letras - Habilitação Plena em Port/Ing e Respectivas Literaturas, Curso de Letras - Habilitação Plena em Port/Ing e Respectivas Literaturas.

Atividade realizada
Professor; Orientador e Supervisor de Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Inglês.

Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 20
Outras informações
Professora Colaboradora do Curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês e Respectivas Literaturas da Universidade Estadual de Ponta Grossa atuando, até o presente momento, com a disciplina O estágio e a formação do docente de língua portuguesa e literatura.


Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Outro (bolsista0, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitoria de disciplina, Carga horária: 16
Outras informações
Monitoria da disciplina Análise do Discurso

Atividades

5/2015 - 5/2015
Outras atividades técnico-científicas , Programa de Pós Graduação em Ciências da Linguagem, Programa de Pós Graduação em Ciências da Linguagem.

Atividade realizada
Monitora no XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul - evento promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom e pela Unisul em Palhoça - SC..

Educon- Tecnologia em Educação Continuada, EDUCON, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Contratual, Enquadramento Funcional: Coordenadora Acadêmica - Professora EAD, Carga horária: 40

Atividades

08/2006 - 12/2008
Direção e administração, Educon- Tecnologia em Educação Continuada, .

Cargo ou função
Coordenação Acadêmica.
03/2005 - 12/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Currículo - Concepção e Construção
Fundamentos Teóricos e Metodologicos de Língua Portuguesa e Literatura
11/2006 - 11/2006
Ensino, Normal Superior- Modalidade a Distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização - Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Língua Portuguesa II
10/2006 - 11/2006
Serviços técnicos especializados , Educon- Tecnologia em Educação Continuada, .

Serviço realizado
Produção de material didático - co-autoria - Apostila- Disciplina Alfabetização e Letramento.
09/2006 - 09/2006
Ensino, Normal Superior- Modalidade a Distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividades Complementares, Estudos Independentes e Disciplinas Optativas
09/2006 - 09/2006
Ensino, Conteúdos e Metodologia do Ensino da Linguagem, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa
06/2006 - 06/2006
Ensino, Normal Superior- Modalidade a Distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização: Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Língua Portuguesa I
05/2006 - 05/2006
Serviços técnicos especializados , Educon- Tecnologia em Educação Continuada, Fael- Educon.

Serviço realizado
Produção de Obra Científica-Material didático- Apostila Disciplina: FUNDAMENTOS TEÓRICOS e METODOLÓGICOS de LÍNGUA PORTUGUESA.
03/2006 - 03/2006
Ensino, Conteúdos e Metodologia do Ensino da Linguagem, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística
03/2006 - 03/2006
Serviços técnicos especializados , Educon- Tecnologia em Educação Continuada, .

Serviço realizado
Produção de material didático - Autoria - Disciplina Lingüística.

Faculdade Educacional da Lapa, FAEL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2011
Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: Coordenadora de AvaliaçãoEADProfessor titular, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas: Currículo: Concepção e Programas Fundamentos e Métodos de Língua e Literatura Portuguesa Comunicação e Expressão I

Atividades

03/2006 - 12/2010
Outras atividades técnico-científicas , Sociedade Técnica Educacional da Lapa S C Ltda, Sociedade Técnica Educacional da Lapa S C Ltda.

Atividade realizada
Orientação de Monografias e participação em Bancas Examinadoras de Trabalhos de Conclusão de Curso- Pedagogia.
01/2006 - 01/2006
Serviços técnicos especializados , Sociedade Técnica Educacional da Lapa S C Ltda, .

Serviço realizado
Participação de Banca Examinadora da Prova de Títulos do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Contenda- PR.
06/2005 - 06/2005
Serviços técnicos especializados , Sociedade Técnica Educacional da Lapa S C Ltda, .

Serviço realizado
Correção de redações de vestibular- Curso Normal Superior a Distância: FAEL/EDUCON.
5/2004 - 6/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos e Métodos de Língua Portuguesa e L iteratura

Centro de Educação Tecnológica Internacional, CENINTER, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Contratual, Enquadramento Funcional: tutora de tele-sala, Carga horária: 4
Outras informações
A tele-sala funcionava no Colégio Dinâmico. O vínculo contratual pode ser comprovado por recibos de prestação de serviços à esta instituição. Tutoria dos cursos: -TÉCNICO EM SECRETARIADO; -COMÉRCIO EXTERIOR.

Atividades

09/2004 - 12/2004
Serviços técnicos especializados , Centro de Educação Tecnológica Internacional, .

Serviço realizado
Tutoria de tele-sala.

Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professora contratada, Carga horária: 2

Atividades

10/2004 - 2/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa Aplicada ao Turismo

Colégio Estadual Francisco Neves Filho, CEFNF, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1994
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

2/1992 - 1/1994
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Literatura
Inglês
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa
Artes

Colégio Estadual Manuel Antonio da Cunha, CEMAC, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

1/1996 - 1/1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Colégio Estadual Professor Meneleu de Almeida Torres, CEPMAT, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

2/1994 - 12/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Literatura

Colégio Estadual São José, CESJ, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular- licenciada, Carga horária: 40

Atividades

2/2002 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Literatura

Escola Estadual Prof Antonio Rafael Diestéfano, EEPARD, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1993
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

1/1991 - 1/1993
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Inglês

Escola Estadual Professora Irma Antonia B Bianchini, EEPIABB, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

2/1997 - 12/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Literatura Poética Lapeana

Escola Municipal Alberto Rebelo Valente, EMARV, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1986
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

1/1985 - 1/1986
Ensino,

Disciplinas ministradas
Conteúdos Programáticos - Alfabetização

Escola Municipal Cristo Rei, EMCR, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1985
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

1/1984 - 1/1985
Ensino,

Disciplinas ministradas
Conteúdos Programáticos- Classe multi-seriada

Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos Paulo Leminski, CEEBJA PAULO LEM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Servidor público - Professor, Enquadramento Funcional: QPM, Carga horária: 32


Esc Rural Estadual N Sra do Desterro, ERENSD, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: QPM, Carga horária: 20


Escola Estadual Manuel Antonio da Cunha, EEMAC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Servidor público-Professor, Enquadramento Funcional: QPM, Carga horária: 8


Prefeitura Municipal da Lapa, PML, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: convidado, Carga horária: 12
Outras informações
· Um Olhar sobre o Ensino Aprendizagem de Leitura, Interpretação e Produção de Texto- Uma Proposta Integrada Para professores da Prefeitura Municipal da Lapa-Pr

Atividades

6/2003 - 6/2003
Treinamentos ministrados , Secretaria Municipal de Educação, Lapa.

Treinamentos ministrados
· Conhecimento- A dinâmica de produção do Conhecimento: Processos de Intervenção e Transformação
3/2003 - 3/2003
Treinamentos ministrados , Secretaria Municipal de Educação, Lapa.

Treinamentos ministrados
· Um Olhar sobre o Ensino Aprendizagem de Leitura, Interpretação e Produção de Texto- Uma Proposta Integrada

Secretaria de Educação do Paraná, SEED-PR, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações
PROJETO VALE SABER 2001- ESCOLA SUBSTANTIVO PRÓPRIO: A TERCIRA MARGEM


Pré Escola Beijinho Doce, PEBD, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 1984
Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

1/1983 - 1/1984
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação infantil


Linhas de pesquisa


1.
Educação; Práticas pedagógicas; Linguagens; Formação de professores


Projetos de pesquisa


2011 - 2014
REVISTA CIÊNCIA EM CURSO DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL: Processos contemporâneos de Significação
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
AS RELAÇÕES CULTURAIS E ARTÍSTICAS E A PRESERVAÇÃO DE PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL IMPLICADOS NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL DE CANOINHAS, FLORIANÓPOLIS, TUBARÃO E JOINVILLE
Descrição: Este plano de trabalho é vinculado ao projeto de pesquisa em cooperação entre as Universidades UnC - Univille - Unisul e tem como objeto a questão do patrimônio material e imaterial do Estado de SC, das regiões nas quais estas instituições estão inseridas. Interessa especificamente desenvolver um programa de investigação sobre as relações culturais observando-se, de um lado, como essas relações são definidas e estabelecidas nos campos políticos, jurídico e administrativo e de outro, como se estrururam e se expressam vínculos identitários..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Regina Aparecida Milléo de Paula - Integrante / Solange Maria Leda Gallo - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Ministério da Cultura - Auxílio financeiro.
2008 - 2014
Nucleo de Pesquisa em Discurso, Cultura e Mídia
Descrição: Estudos sob perspectivas textuais e discursivas que contemplam os processos de constituição, de formulação e de circulação dos sentidos na produção cultural e na mídia, nos diversos meios. Jornais, revistas, internet, radio tv, cinema, celular. Analisar nestes meios as diferentes discursividades constitutivas e seus diferentes gêneros (jornalismo, publicidade, literatura, artes, cultura, cinema,)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2014
Análise de redes discursivas
Descrição: Estamos considerando redes discursivas como "nós" em conexão, sendo um nó um evento discursivo, ou seja, o encontro de pelo menos duas diferentes posições discursivas. Ousamos afirmar que uma rede descreve os pontos de relação dos sentidos e dos interlocutores, a tessitura que constitui memória, história e conhecimento, e esperamos poder mostrar como isso se dá em um caso a ser analisado. Assim, este projeto se justifica pela necessidade de se compreender alguns mecanismos com os quais estamos todos envolvidos, hoje, enquanto pesquisadores, como os espaços cibernéticos e suas conseqüências, as redes de pesquisa cada vez mais complexas, as novas formas de autoria, as formas instantâneas de produção e absorção de conhecimento. Os resultados de nossas pesquisas são re-significados por esses atravessamentos que não são somente tecnológicos, mas principalmente discursivos e que deslocam permanentemente nossas posições. Podemos formular o objetivo geral deste projeto, que pertence ao Grupo de Pesquisa Produção e Divulgação de Conhecimento Científico , cadastrado no CNPq, como sendo o de analisar os processos discursivos envolvidos na formação de uma rede para produção e circulação de conhecimento acadêmico-científico e tecnológico, tendo como foco a questão da autoria. Para tanto, procuraremos cumprir alguns objetivos intermediários, a saber: a) Explicitar o campo teórico-metodológico de abordagem desta pesquisa, a análise do discurso, conforme proposta nos anos 60, na França, por Michel Pêcheux, e posteriormente desenvolvida no Brasil, notadamente por Orlandi, no IEL, Unicamp/SP, que conta hoje com milhares de textos publicados em português, incluindo aí as monografias, dissertações e teses; b) Mostrar o estado da arte no que se refere à noção de AUTORIA (em AD), aprofundando a noção para o contexto das diferentes mídias, principalmente a internet; c) Fazer uma avaliação das conseqüências da virtualização na forma de autoria do Discurso Científico.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) .
Integrantes: Regina Aparecida Milléo de Paula - Integrante / Solange Maria Leda Gallo - Coordenador.
2003 - 2014
Produção e Divulgação de Conhecimento
Descrição: O grupo vincula-se aos propósitos da linha de pesquisa denominada "Texto e Discurso" do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. Por meio de uma aprovação junto ao órgão estadual de fomento a pesquisa(FAPESC)foi possível viabilizar um Laboratório de jornalismo científico, no qual realizamos divulgação de ciência (notadamente a produção catarinense ligada à própria FAPESC) através de uma revista eletrônica "Ciência em Curso" e refletindo sobre trabalhos científicos desenvolvidos no âmbito da UNISUL e demais IES do Estado de Santa Catarina. Tal prática amplia a noção de texto de sua forma restritamente verbal para diferentes materialidades de linguagem, tendo sua ancoragem principal no audiovisual e na múltimídia. Possuimos um convênio com a UNICAMP, mais precisamente com o Laboratório de Jornalismo Científico(NUDECRI/LABJOR) para ações em parceria. No ano de 2009 aprovamos o projeto "As relações culturais e artísticas e a preservação de patrimônio material e imaterial implicados no desenvolvimento regional de Canoinhas, Florianópolis, Tubarão e Joinville?", financiado pelo Ministério da Cultura e Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, do programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica em Cultura Pró-Cultura - 2008 - CAPES/MINC PROGRAMA PRÓ-CULTURA - PROJETO INTEGRADO DE PESQUISA ENTRE: UNISUL, UNIVILLE e UnC. O projeto foi concluído no final de 2011 e o relatório final, juntamente com a prestação de contas foi enviado à CAPES em abril de 2012. ATUALMENTE enviamos um novo projeto para o Edital universal da FAPESC - SUL CATARINENSE - PROJETO INTERINSTITUCIONAL DE TECNOLOGIA SOCIAL - SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO: CAMBIRA/ AMBIAL/GAME MOBILIDADE, sobre o qual estamos aguardando parecer..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2001
Projeto A Terceira Margem
Descrição: PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO CONTINUADA PARA OSPROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DO PARANÁ SUBPROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DESCENTRALIZADA PROJETO VALE SABER Criado por: Coletiva - SEED ÁREA SUL - VALE SABER Data de criação: 16/07/2001 09:33:53 Município : Lapa Código do município: 1330NRE:AREA METROPOLITANA SULEstabelecimento: Irma Antonia B . Bianchini , E E Profa - E FunCódigo do Estabelecimento: 1409Titulo do Projeto: A Terceira Margem Objetivo GeralAlém de aperfeiçoar a leitura , oportunizar nesses encontros troca de vivencia entre idosos do Asilo Vicentinos e alunos do ensino fundamental , vocabulário, experiência,resgate cultural e através destes avaliar valores e preconceitos vigentes na sociedade atual.OBJETIVOS ESPECIFICOSDentro das discussões após contato com idosos cerca de 50% dos alunos mencionarão confrontos de valores , reflexões sobre culturas diferenciadas:Cerca de 50% dos alunos concluirão a improdutividade e falta de fundamentação de seu preconceito contra o idoso.Aproximadamente 50% de melhoria na habilidade de leitura e oralidade , além de enriquecimento do vocabulário.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Regina Aparecida Milléo de Paula - Coordenador / Giovana T S Hornung - Integrante.Financiador(es): Secretaria de Educação do Paraná - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2007 - 2008
Periódico: Revista PesquisAção - Construindo o Conhecimento em EAD


Revisor de periódico


2010 - 2014
Periódico: Revista Científica Ciência em Curso
2014 - 2014
Periódico: Educação e Filosofia (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística/Especialidade: Formação Em Ciências da Linguagem.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de2017PAULA, Regina Aparecida Milléo de. Como o discurso-legislativo/jurídico transita nos contextos educacionais. Revista Diálogos Secal, v. 1, p. s/p, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de. Memória discursiva e EAD. In: Giovanna Benedetto Flores; Nádia Régia Maffi Neckel; Solange Leda Gallo. (Org.). Discurso, ciência e cultura: conhecimento em rede. 1ed.Palhoça: Unisul, 2012, v. , p. 207-215.

2.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de. Acontecimento discursivo- novos espaços de significação para o sujeito e constituição da subjetividade no espaço da EAD. In: Nadja de Carvalho Lamas; Alena Rizi Marmo Jahn. (Org.). Arte e cultura: passos, espaços e territórios. 1ed.Joinville: UNIVILLE, 2012, v. , p. 327-334.

3.
GALLO, S. M. L. ; PAULA, Regina Aparecida Milléo de . Sujeito/EAD: indicação de processos de individuação do sujeito contemporâneo. In: Deisi S. Eloy de Farias; Giovanna B. Flores; Nádia Régia Maffi Neckel. (Org.). Discurso, cultura e mídia: registros e discussões. 1ed.Palhoça: Unisul, 2012, v. , p. 35-51.

4.
ANDRADE, A. P. A. ; CAVALIERI, M. M. ; PAULA, Regina Aparecida Milléo de . PATCHWORK COMO OBJETO DE MEMÓRIAS: ARTÍSTICA; CULTURAL; DISCURSIVA.. In: MARMO, Alena Rizi ; LAMAS, Nadja de Carvalho. (Org.). Investigações sobre arte, cultura, educação e memória.. Joinville: Editora Univille, 2010, v. , p. -.

5.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de. TAPETE DE CORPUS CHRISTI: CAMINHANDO SOBRE OS SUJEITOS. In: Nádia Régia Maffi Neckel; Solange Maria Leda Gallo. (Org.). CIÊNCIA E CULTURA. Palhoça: Ed. da Unisul, 2010, v. , p. 61-73.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de; FERRAZ, P. . A constituição do sujeito autor na Educação Fundamental ? primeiras considerações. In: XXV Semana da Educação/1.ª Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia EaD, 2017, Ponta Grossa. Anais do XXV Semana da Educação/1.ª Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia EaD Escola, gestão e trabalho docente: desafios contemporâneos. Ponta Grossa: UEPG, 2017. v. 1. p. 119-125.

2.
CARNEIRO, A. ; PAULA, Regina Aparecida Milléo de . As muitas chaves de Sarah: análise semântica na obra A Chave de Sarah de Tatiana de Rosnay. In: IX Ciclo e II Congresso Internacional de Estudos em Linguagem - Linguagem, Identidade e Subjetividade: Vertigem das Ciências Humanas, 2017, Ponta Grossa. Anais do IX Ciclo e II Congresso Internacional de Estudos em Linguagem - Linguagem, Identidade e Subjetividade: Vertigem das Ciências Humanas. Campinas: Galoá, 2017. v. 1. p. s/p-s/p.

3.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de. Das práticas de escritura das definições de EAD em decretos na sua relação com o funcionamento do arquivo jurídico. In: IX Ciclo e II Congresso Internacional de Estudos em Linguagem - Linguagem, Identidade e Subjetividade: Vertigem das Ciências Humanas, 2017, Ponta Grossa. Anais do IX Ciclo e II Congresso Internacional de Estudos em Linguagem - Linguagem, Identidade e Subjetividade: Vertigem das Ciências Humanas. Campinas: Galoá, 2017. v. 1. p. s/p-s/0.

4.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de. EAD: efeito leitor - indicação de processos de individuação do sujeito contemporâneo. In: 1º SEMINÁRIO NACIONAL DISCURSO, CULTURA E MÍDIA E 1ª JORNADA DE PESQUISAS EM CURSO, 2012, Palhoça. ANAIS DO 1º SEMINÁRIO NACIONAL DISCURSO, CULTURA E MÍDIA E 1ª JORNADA DE PESQUISAS EM CURSO. Palhoça: Ed. da Unisul, 2012. v. 1.

5.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de. O processo de inscrição de um sujeito na posição sujeito aluno da EAD em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). In: 2ª JIED - Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 1º EIID - Encontro Internacional da Imagem em Discurso, 2012, Maringá. Anais da 2ª JIED - Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 1º EIID - Encontro Internacional da Imagem em Discurso. Maringá: Editora do Departamento de Letras, 2012. v. 1.

6.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de. EAD: Acontecimento discursivo - indicação de processos de individuação do sujeito contemporâneo. In: X Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul do Brasil ? CELSUL, 2012, Cascavel. Anais do X Encontro do CELSUL: Círculo de Estudos Linguísticos do Sul. Cascavel, 2012. v. 1.

7.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de. A posição sujeito aluno da EAD em um ambiente virtual de aprendizagem. In: II Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (II CIELLI) e V Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários (V CELLI), 2012, Maringá. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI. Maringá: Editora do Departamento de Letras, 2012. v. 1.

8.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de. O David de Bernini: discurso e silêncio. In: XX Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2011, Londrina. Anais do XX Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2011. p. 1-10.

9.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de. PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE SENTIDO TECIDOS NAS FALAS DE ACADÊMICOS DE GRADUAÇÃO NA MODALIDADE DE EAD ? EVIDÊNCIAS DAS MARCAS E ATRAVESSAMENTOS NO DISCURSO. In: IX Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul - CELSUL, 2010, Palhoça. Anais do IX Encontro do CELSUL. Palhoça: Ed. da Unisul, 2010. p. 01-09.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de. Processos de Individuação do sujeito contemporâneo-identificação e desidentificação do sujeito aluno de EAD. In: VI Seminário de Estudos em Análise do Discurso, 2013, Porto Alegre. VI Seminário de Estudos em Análise do Discurso 1983-2013- Michel Pêcheux: 30 anos de uma presença. Porto Alegre: Instuto de Letras da UFRGS, 2013. p. 146-147.

2.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de. EAD: efeito leitor - indicação de processos de individuação do sujeito contemporâneo. In: 1º SEMINÁRIO NACIONAL DISCURSO, CULTURA E MÍDIA E 1ª JORNADA DE PESQUISAS EM CURSO, 2012, Palhoça. CADERNO DE RESUMOS DO 1º SEMINÁRIO NACIONAL DISCURSO, CULTURA E MÍDIA E DA 1ª JORNADA DE PESQUISAS EM CURSO. Palhoça: Ed. da Unisul, 2012.

3.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de. EAD: Acontecimento discursivo - indicação de processos de individuação do sujeito contemporâneo. In: X Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul do Brasil ? CELSUL, 2012, Cascavel. Caderno de Programação e Resumos do 10º ENCONTRO DO CELSUL. Cascavel, 2012. p. 187-188.

4.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de. O DAVID DE BERNINI: DISCURSO E O SILÊNCIO. In: XX Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná - CELLIP, 2011, Londrina. Caderno de Programação e Resumos do XX Seminário. Londrina - PR: Eduel, 2011. v. 1. p. 11-11.

5.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de. CONSTRUINDO SUBSÍDIOS PARA A MATERIALIZAÇÃO DO PROCESSO AVALIATIVO NA EAD: A DISTÂNCIA ENTRE O ALUNO REAL E O ALUNO IMAGINADO PELO PROFESSOR. In: V CIEL - Ciclo de Estudos em Linguagem, 2009, Ponta Grossa. Anais V CIEL Estudos da Linguagem e formação docente: desafios contemporâneos. Ponta Grossa: Ed. da UEPG, 2009.

6.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de. ÀS BRINCAS OU ÀS GANHAS? NÃO DÁ-SES SCAPS: O PODER DA LINGUAGEM EM SUA FORMA DE AÇÃO SOCIAL E INTENCIONAL NO JOGO DE BOLINHAS DE GUDE. In: Seminário Internacional Michel Foucault: Perspectivas, 2004, Florianópolis. Seminário Internacional Michel Foucault: Perspectivas/ Caderno de Programação e Resumos. Forianópolis: UFSC, 2004. v. 01. p. 117-117.

Apresentações de Trabalho
1.
FERRAZ, P. ; PAULA, Regina Aparecida Milléo de . A constituição do sujeito autor na Educação Fundamental ? primeiras considerações. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de. Das práticas de escritura das definições de EAD em decretos na sua relação com o funcionamento do arquivo jurídico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CARNEIRO, A. ; PAULA, Regina Aparecida Milléo de . As muitas chaves de Sarah: análise semântica na obra A Chave de Sarah de Tatiana de Rosnay.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de. Blitz da Cidadania - Você é Cidadão?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de. Cine Fórum Um sonho impossível. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de. Oficina A arte de contar histórias: expressão cultural e ideológica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de. SUJEITO, SENTIDOS E EAD. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de. Acontecimento discursivo - novos espaços de significação para o sujeito e constituição da subjetividade no espaço da EAD. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de. MEMÓRIA DISCURSIVA E EAD. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de. A irregularidade da relação do sujeito aos sentidos: o que é irregular não é saneavel!. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de. O DAVID DE BERNINI: DISCURSO E O SILÊNCIO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de. TAPETE DE CORPUS CHRISTI: CAMINHANDO SOBRE OS SUJEITOS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de; CAVALIERI, M. M. ; ANDRADE, A. P. A. . PATCHWORK COMO OBJETO DE MEMÓRIAS: ARTÍSTICA; CULTURAL; DISCURSIVA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de. PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE SENTIDO TECIDOS NAS FALAS DE ACADÊMICOS DE GRADUAÇÃO NA MODALIDADE DE EAD ? EVIDÊNCIAS DAS MARCAS E ATRAVESSAMENTOS NO DISCURSO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de. CONSTRUINDO SUBSÍDIOS PARA A MATERIALIZAÇÃO DO PROCESSO AVALIATIVO NA EAD: A DISTÂNCIA ENTRE O ALUNO REAL E O ALUNO IMAGINADO PELO PROFESSOR. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
GALLO, S. M. L. ; NECKEL, Nádia Régia Maffi ; PAULA, Regina Aparecida Milléo de . CIÊNCIA E CULTURA. Palhoça: Ed. da Unisul, 2011 (Revisão Ortográfica).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de. Elaboração de Questões para o Concurso Vestibular. 2015.

2.
COSTA, H. ; PAULA, Regina Aparecida Milléo de . Revisão de livros (e-books). 2014.

3.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de. Revisora de artigos da Revista Científica Ciência em Curso. 2010.


Demais tipos de produção técnica
1.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de. Curso 'Formação de Docentes' com o tema 'Fundamentos de Ensino'. 2017. .

2.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de. Manual de Estágio Supervisionado da disciplina de Estágio Supervisionado do Curso de Letras - Habilitação Plena em Português/Inglês e Respectivas Literaturas da Sociedade Educativa e Cultural Amélia Ltda. ? SECAL. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

3.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de. Manual de Estágio Supervisionado do Curso de Letras - Habilitação em Português/Inglês e Respectivas Literaturas da Secal. 2014. (Material Didático - Apostila).

4.
NECKEL, Nádia Régia Maffi ; GALLO, S. M. L. ; PAULA, Regina Aparecida Milléo de . CIÊNCIA E CULTURA. 2011. (Editoração/Livro).

5.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de. Lingüistica. 2006. (Material Didático - Apostila).

6.
Bastos, Vivian C. Bastos ; PAULA, Regina Aparecida Milléo de . Alfabetização e Letramento. 2006. (Material Didático - Apostila).

7.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de. Alfabetização - Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Língua Portuguesa I. 2006. (Material Didático - Apostila).

8.
BASTOS, V. C. ; PAULA, Regina Aparecida Milléo de . FUNDAMENTOS DA PSICOPEDAGOGIA. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CHINCOVIAKI, L. R.; FRANZO, J. A.; PAULA, Regina Aparecida Milléo de. Participação em banca de Carlos Eduardo Pelachate. Gêneros multimodais: contexto e tecnologia. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação em Língua Portuguesa e Literatura) - Sociedade Educativa e Cultural Amélia.

2.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de; CHINCOVIAKI, L. R.; MIKUSKA, E. P.. Participação em banca de Cássia Camila Cordeiro dos Santos. A linguagem utilizada nas redes sociais e como afeta nas produções realizadas em sala de aula. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação em Língua Portuguesa e Literatura) - Sociedade Educativa e Cultural Amélia.

3.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de; CHINCOVIAKI, L. R.; SANTANNA, A.. Participação em banca de Marcelo Waselcoski. O discurso politicamente correto e a percepção discente a partir da literatura. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação em Língua Portuguesa e Literatura) - Sociedade Educativa e Cultural Amélia.

4.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de; CHINCOVIAKI, L. R.; FRANZO, J. A.. Participação em banca de Carlos Eduardo Pelachate. Gêneros Multimodais: Contexto e Tecnologia. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação em Língua Portuguesa e Literatura) - Sociedade Educativa e Cultural Amélia.

5.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de; SANTANNA, A.; CHINCOVIAKI, L. R.. Participação em banca de Larissa Bandeira Velozo. Hipertexto em Sala de Aula; uma proposta. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação em Língua Portuguesa e Literatura) - Sociedade Educativa e Cultural Amélia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, R. B.; PAULA, Regina Aparecida Milléo de. Participação em banca de Gabriela Sene Pereira.A notícia do jornalismo impresso para o jornalismo online. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Letras Português Inglês) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

2.
SANTOS, R. B.; PAULA, Regina Aparecida Milléo de. Participação em banca de Ana Carolina Dalcól Kiel.Entre o morro e o asfalto: análise do discurso de sujeitos inseridos no contexto de guerra às drogas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

3.
SCHEIFER, P.; PAULA, Regina Aparecida Milléo de. Participação em banca de Isabela Aparecida Lopes Ferreira.A representação feminina nos textos literários do livro didático de língua portuguesa: uma análise do projeto Teláris - 9º ano. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

4.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de. Participação em banca de Adriana Schibliski e Aline Caminski dos Santos.Indisciplina escolar: Abordagem e desafios no campo docente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Sociedade Educativa e Cultural Amélia.

5.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de. Participação em banca de Mariléia Valentim de Oliveira e Silvana de Freitas.Educação para a cidadania: Uma questão de valores. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Sociedade Educativa e Cultural Amélia.

6.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de. Participação em banca de Gisliane Ferreira dos Santose Kalyan Spaki Andrade.Escola e família: Desafios de uma relação necessária. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Sociedade Educativa e Cultural Amélia.

7.
SCHEIFER, P.; SKEIKA, J. A.; PAULA, Regina Aparecida Milléo de. Participação em banca de Christiane Marcos Tinin.As contribuições do livro didático para a promoção do letramento literário. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

8.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de. Participação em banca de Caroline Mendes e Karoline Garcia Guimarães Oliveira.Formando leitores. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Sociedade Educativa e Cultural Amélia.

9.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de; ALVES, S. R. P.; ANTONIACOMI, A. A.. Participação em banca de Carolina Ap. F. Corrêa e Marianne H. Gomes de Quadros.Reflexões acerca dos desafios encontrados na transição dos alonos da EI para EF. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Sociedade Educativa e Cultural Amélia.

10.
DOUGHERTY, L. M. N.; CHINCOVIAKI, L. R.; PAULA, Regina Aparecida Milléo de. Participação em banca de Dalceliz dos Santos.O dizer e o fazer nas aulas de língua estrangeira. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Sociedade Educativa e Cultural Amélia.

11.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de; DOUGHERTY, L. M. N.; GEORGE, C. S.. Participação em banca de Eliane do Rocio Mendes Ferraz.Nas águas do tempo: pertencimento e identidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Sociedade Educativa e Cultural Amélia.

12.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de; DOUGHERTY, L. M. N.; CHINCOVIAKI, L. R.. Participação em banca de Mayara Silva de Araújo.A importância da linguística textual para produção de textos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Sociedade Educativa e Cultural Amélia.

13.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de; DOUGHERTY, L. M. N.; CLARINDO, A. L. F.. Participação em banca de Rafaela Ferreira do Amaral.Uma visão sobre o índio em Terra Papagalli de José Roberto Torero e Marcus Aurélio Pimenta. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Sociedade Educativa e Cultural Amélia.

14.
MIKUSKA, E. P.; GEORGE, C. S.; PAULA, Regina Aparecida Milléo de. Participação em banca de Felipe E. Valentim.Leitura comparada do conto: Chapeuzinho Vermelho. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Sociedade Educativa e Cultural Amélia.

15.
CHINCOVIAKI, L. R.; DOUGHERTY, L. M. N.; PAULA, Regina Aparecida Milléo de. Participação em banca de Mayara Silva de Araujo.A importância da linguística textual para produção de textos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Sociedade Educativa e Cultural Amélia.

16.
FAGUNDES, F. P.; PAULA, Regina Aparecida Milléo de; SAUERBIER, J.. Participação em banca de Débora R. Amaro; Emanueli F. Andrade; Lucina de A. Prado.Importância do Lúdico na sala de aula diante das dificuldades de aprendizagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Sociedade Educativa e Cultural Amélia.

17.
BOESSENKOOL, T. C. B.; FAGUNDES, F. P.; PAULA, Regina Aparecida Milléo de. Participação em banca de Géssica R. Almeida; Josemarli J. Monteiro; Regina A. M. Brag.O enfrentamento da dificuldades de Leitura e escrita nos anos iniciais de alfabetização. 2014.

18.
CHINCOVIAKI, L. R.; PAULA, Regina Aparecida Milléo de; DOUGHERTY, L. M. N.. Participação em banca de Mirian C. dos Santos.Análise Discursiva das músicas de Cazuza: Ideologia e Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Sociedade Educativa e Cultural Amélia.

19.
CHINCOVIAKI, L. R.; DOUGHERTY, L. M. N.; PAULA, Regina Aparecida Milléo de. Participação em banca de Leonor F. Delgado.Produção textual do ensino médio em escolas públicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Sociedade Educativa e Cultural Amélia.

20.
DOUGHERTY, L. M. N.; CHINCOVIAKI, L. R.; PAULA, Regina Aparecida Milléo de. Participação em banca de SÓSTENES ROBSON CAMPOS FRANÇA.Discurso Publicitário: Estratégias de persuasão e a importância dos gêneros textuais no ambiente escolar.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Sociedade Educativa e Cultural Amélia.

21.
DOUGHERTY, L. M. N.; CHINCOVIAKI, L. R.; PAULA, Regina Aparecida Milléo de. Participação em banca de KARINE APARECIDA OBERG TAVARES.Gramática reflexiva: uma proposta de ensino. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Sociedade Educativa e Cultural Amélia.

22.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de; CHINCOVIAKI, L. R.; DOUGHERTY, L. M. N.. Participação em banca de Joildo M. da Trindade.Os ditos e não ditos nos contos de fada. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Sociedade Educativa e Cultural Amélia.

23.
CHINCOVIAKI, L. R.; PAULA, Regina Aparecida Milléo de; KEPP, M. A.. Participação em banca de Alexandre Nahorny.Aquisição da segunda língua através de abordagens de ensino e aprendizado em língua inglesa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Sociedade Educativa e Cultural Amélia.

24.
CHINCOVIAKI, L. R.; GEORGE, C. S.; PAULA, Regina Aparecida Milléo de. Participação em banca de Carlos Eduardo Pelechate.Gêneros textuais na escola: o ensino do gênero crônica através da Olimpíada de Língua Portuguesa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Sociedade Educativa e Cultural Amélia.

25.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de; FLORES, G. B.; SIEBERT, S.. Participação em banca de Tabira Estevão Ouriques Peixoto.Liberdade de Imprensa e consolidação da democracia no regime militar de 1964: os discursos da imprensa na marcha pela família e contra o comunismo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo e Publicidade e Pr) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

26.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de; SCANDELARY, Iara Milshevski; Padilha, José Machado. Participação em banca de Carla M. Gregoski, Valkíria R. Bach.Leitura x Escrita. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Educacional da Lapa.

27.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de; Padilha, José Machado; Bastos, Vivian C. Bastos. Participação em banca de Bernadete R. Gueber, Lizete S. de Abreu, Marinez Kazeker.Do Perfil do Professor Alfabetizador Depende o Prazer da Descoberta da Leitura e da Escrita no Primeiro Ciclo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Educacional da Lapa.

28.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de; Padilha, José Machado; Bastos, Vivian C. Bastos. Participação em banca de Claudia C. Pierin, Eli S. Moreira, Josélia M. Jans, Nilza M..Literatura Infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Educacional da Lapa.

29.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de; COSTA, Carmem Rodrigues da; SCANDELARY, Iara Milshevski. Participação em banca de Mariza Hamershimdt- Sandra Mara M Nunes- Romualdo N P Zela.A Importância da Leitura em Sala de Aula. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Habilitação Em Orientação Educacional e Supervisão) - Faculdade Educacional da Lapa.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
FRANZO, J. A.; GEORGE, C. S.; PAULA, Regina Aparecida Milléo de. Processo seletivo para contratação de docente para o segundo semestre de 2016, do curso de Jornalismo das Faculdades Secal. 2016. Sociedade Educativa e Cultural Amélia.

Concurso público
1.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de. Banca de Avaliação de Prova de Títulos- Concurso Público da Prefeitura Municipal de Contenda. 2006. Faculdade Educacional da Lapa.

2.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de. Banca de Concurso para Carreira do Magistério de 1 e 2 grau na classe D, na Área de Conhecimento: Sociais Aplicadas. 2005. Universidade Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Semana Pedagógica da Faculdade Secal. 2018. (Outra).

2.
Ciclo de Palestras - EducAção. 2017. (Outra).

3.
Identidades do Professor de Línguas e Literaturas. 2017. (Outra).

4.
IX Ciclo e II Congresso Internacional de Estudos em Linguagem - Linguagem, Identidade e Subjetividade: Vertigem das Ciências Humanas. 2017. (Congresso).

5.
IX Ciclo e II Congresso Internacional de Estudos em Linguagem - Linguagem, Identidade e Subjetividade: Vertigem das Ciências Humanas. Das práticas de escritura das definições de EAD em decretos na sua relação com o funcionamento do arquivo jurídico. 2017. (Congresso).

6.
Oficina "Material Didático para o AVA",. 2017. (Oficina).

7.
Oficina "Orientações sobre Disciplinas Hibridas". 2017. (Oficina).

8.
Oficina "Prática Metodologias Ativas e Aulas Invertidas". 2017. (Oficina).

9.
Oficina "Professor Formador e Tutoria". 2017. (Oficina).

10.
Palestra A importância do saber docente na consolidação do Ensino Superior Secal - Quem somos, o que fazemos e por que fazemos?. 2017. (Outra).

11.
Palestra Primeiros Socorros. 2017. (Outra).

12.
Semana Pedagógica da Faculdade Secal. 2017. (Outra).

13.
XXV Semana da Educação e 1ª Semana Acadêmica da Pedagogia EaD Escola, gestão e trabalho docente: desafios contemporâneos.A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO AUTOR NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL ? PRIMEIRAS CONSIDERAÇÕES. 2017. (Outra).

14.
Semana Pedagógica da Faculdade Secal. 2016. (Outra).

15.
Semana Pedagógica da Faculdade Secal. 2015. (Outra).

16.
Semana Pedagógica da Faculdade Secal.A importância do saber docente na consolidação do Ensino Superior. 2015. (Outra).

17.
XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. Coordenador EXPOCOM SUL- Categoria PT 01: Edição de Livro. 2014. (Congresso).

18.
VI Seminário de Estudos em Análise do Discurso.Processos de individuação do sujeito contemporâneo - identificação e desidentificação do sujeito aluno da EAD. 2013. (Seminário).

19.
1º SEMINÁRIO NACIONAL DISCURSO, CULTURA E MÍDIA E 1ª JORNADA DE PESQUISAS EM CURSO.EAD: efeito leitor - indicação de processos de individuação do sujeito contemporâneo. 2012. (Seminário).

20.
2ª JIED - Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 1º EIID - Encontro Internacional da Imagem em Discurso.O processo de inscrição de um sujeito na posição sujeito aluno da EAD em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). 2012. (Outra).

21.
II Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (II CIELLI) e V Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários (V CELLI).A posição sujeito aluno da EAD em um ambiente virtual de aprendizagem. 2012. (Outra).

22.
X Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul do Brasil ? CELSUL.EAD: Acontecimento discursivo - indicação de processos de individuação do sujeito contemporâneo. 2012. (Encontro).

23.
XXVII Encontro Nacional da Anpoll-ENANPOLL. 2012. (Encontro).

24.
Colóquio Internacional sobre Arte Contemporânea. 2011. (Outra).

25.
I Seminário de Mídia, Educação e Subjetividade. 2011. (Seminário).

26.
IV Seminário Integrado e Interinstitucional - Capital Social: Arte, Ciência, Cultura e Desenvolvimento RegionalIV Seminário Integrado e Interinstitucional - Capital Social: Arte, Ciência, Cultura e Desenvolvimento Regional UNISUL ? UNIVILLE ? UnC.SUJEITO, SENTIDOS E EAD.. 2011. (Seminário).

27.
VII Congresso Internacional da Abralin. 2011. (Congresso).

28.
VI SEMINÁRIO INTEGRADO E INTERINSTITUCIONAL CIÊNCIA E CULTURA UNISUL ? UNIVILLE ? UnC.MEMÓRIA DISCURSIVA E EAD. 2011. (Seminário).

29.
V SEAD SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM ANÁLISE DO DISCURSO.A irregularidade da relação do sujeito aos sentidos: o que é irregular não é saneavel!. 2011. (Seminário).

30.
V Seminário Integrado e Interinstitucional Arte, Cultura UNISUL ? UNIVILLE ? UnC.Acontecimento discursivo - novos espaços de significação para o sujeito e constituição da subjetividade no espaço da EAD. 2011. (Seminário).

31.
XX Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná - CELLIP.O DAVID DE BERNINI: DISCURSO E O SILÊNCIO. 2011. (Seminário).

32.
III Seminário Integrado Interistitucional: Arte e Cultura UNISUL ? UNIVILLE ? UnC.PATCHWORK COMO OBJETO DE MEMÓRIAS: ARTÍSTICA; CULTURAL; DISCURSIVA.. 2010. (Seminário).

33.
II Seminário Integrado Interistitucional: Ciência e Cultura UNISUL ? UNIVILLE ? UnC.TAPETE DE CORPUS CHRISTI: CAMINHANDO SOBRE OS SUJEITOS.. 2010. (Seminário).

34.
IX Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul - CELSUL.PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE SENTIDO TECIDOS NAS FALAS DE ACADÊMICOS DE GRADUAÇÃO NA MODALIDADE DE EAD EVIDÊNCIAS DAS MARCAS E ATRAVESSAMENTOS NO DISCURSO.. 2010. (Seminário).

35.
V CIEL - Ciclo de Estudos em Linguagem.CONSTRUINDO SUBSÍDIOS PARA A MATERIALIZAÇÃO DO PROCESSO AVALIATIVO NA EAD: A DISTÂNCIA ENTRE O ALUNO REAL E O ALUNO IMAGINADO PELO PROFESSOR.. 2009. (Seminário).

36.
Educação em Pauta II-.Painel Interativo: Literatura Infantil. 2006. (Outra).

37.
I CONFERÊNCIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.I Conferência do Conselho Municipal de Educação- Tema : Ensino Fundamental de Nove Anos. 2006. (Outra).

38.
Semana Pedagógica.Noções de Reestrutura de Texto. 2006. (Oficina).

39.
Curso de Oratória.Curso de Oratória. 2005. (Outra).

40.
Seminário Internacional Michel Foucault: Perspectivas.Seminário Internacional Michel Foucault: Perspectivas. 2004. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SCHEIFER, P. ; COUTO, L. P. ; PAULA, Regina Aparecida Milléo de . Evento de extensão Identidades do Professor de Línguas e Literaturas. 2017. (Outro).

2.
GERMANN, D. F. ; FLORES, G. G. B. ; PAULA, Regina Aparecida Milléo de . XV Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sul. 2014. (Outro).

3.
GALLO, S. M. L. ; NECKEL, Nádia Régia Maffi ; PAULA, Regina Aparecida Milléo de ; FLORES, G. G. B. . VI SEMINÁRIO INTEGRADO E INTERINSTITUCIONAL CIÊNCIA E CULTURA UNISUL ? UNIVILLE ? UnC. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bianca Malaquias e Danieli Monegate dos Santos. Dorothy na terra de Oz X a criança na terra da leitura: o rito de passagem para a significação ? o compromisso com a formação do pensamento infantil e contributo na formação de leitores. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Sociedade Educativa e Cultural Amélia. Orientador: Regina Aparecida Milléo de Paula.

2.
Raully de Meira. O uso de tecnologia no ensino da Língua Portuguesa ? estado da arte. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Sociedade Educativa e Cultural Amélia. Orientador: Regina Aparecida Milléo de Paula.

3.
Walmir King Junior. Linguagem; manifestações culturais e a origem polonesa: espaços de interpretação em que se cruzam cultura e identidade na região de Socavão no Paraná. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Sociedade Educativa e Cultural Amélia. Orientador: Regina Aparecida Milléo de Paula.

4.
Josélia Aparecida Lopes Oliveira;Josiane Siqueira Gomes. O gênero textual multimodal e o multiletramento nos anos iniciais do ensino fundamental - a leitura e as produções de significação e interpretação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Sociedade Educativa e Cultural Amélia. Orientador: Regina Aparecida Milléo de Paula.

5.
Camila Nunes. Os ditos e não ditos da mulher em: Cinquenta Tons de Cinza. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Sociedade Educativa e Cultural Amélia. Orientador: Regina Aparecida Milléo de Paula.

6.
Dayane Francieli Gonçalves e Glacielle Ap. da Silva Raymann. Leitura, Letramento e Alfabetização e as Implicações da Ludicidade Como Recurso Pedagógico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Sociedade Educativa e Cultural Amélia. Orientador: Regina Aparecida Milléo de Paula.

7.
Jane Nunes e Tatiana Aparecida Silva. Tecnologia e Educação: Considerações, Aproximações, Comprometimentos e Desafios. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Sociedade Educativa e Cultural Amélia. Orientador: Regina Aparecida Milléo de Paula.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de2017PAULA, Regina Aparecida Milléo de. Como o discurso-legislativo/jurídico transita nos contextos educacionais. Revista Diálogos Secal, v. 1, p. s/p, 2017.


Livros e capítulos
1.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de. Memória discursiva e EAD. In: Giovanna Benedetto Flores; Nádia Régia Maffi Neckel; Solange Leda Gallo. (Org.). Discurso, ciência e cultura: conhecimento em rede. 1ed.Palhoça: Unisul, 2012, v. , p. 207-215.

2.
PAULA, Regina Aparecida Milléo de. Acontecimento discursivo- novos espaços de significação para o sujeito e constituição da subjetividade no espaço da EAD. In: Nadja de Carvalho Lamas; Alena Rizi Marmo Jahn. (Org.). Arte e cultura: passos, espaços e territórios. 1ed.Joinville: UNIVILLE, 2012, v. , p. 327-334.



Outras informações relevantes


1) Selecionada pelo Colegiado do curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem oferecido pela UNISUL a concorrer ao Prêmio Capes de Tese de 2015, prêmio este outorgado para as melhores teses de doutorado defendidas em 2014 e selecionadas em cada uma das 48 áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes nos cursos de pós-graduação da instituição em questão.
2) Aprovada, em segundo lugar, no Teste Seletivo para Admissão de Professores Colaboradores no Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, SEHLA, Unidade Universitária de Guarapuava - Departamento DELET -Área de Língua Portuguesa, realizado nos dias 3, 4, e 5 de novembro de 2015, na UNICENTRO, Guarapuava, Paraná.
3) Aprovada, em primeiro lugar, no Processo Seletivo Simplificado para Professor Colaborador do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes - Departamento de Estudos da Linguagem na Área de Conhecimento: Estágio de Língua Portuguesa ? 20 horas, realizado em abril de 2017 na Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG, Paraná.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 10:25:30