Carolina Rodrigues Costa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2503738140054176
  • Última atualização do currículo em 19/09/2018


Possui graduação em Biomedicina pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2003), mestrado em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Goiás (2005) e doutorado em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Goiás (2009). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Micologia, atuando principalmente nos seguintes temas: candida albicans, suscetibilidade in vitro, candida sp e cryptoccus neoformans. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carolina Rodrigues Costa
Nome em citações bibliográficas
COSTA, C. R.;COSTA, CAROLINA RODRIGUES;COSTA, CAROLINA;COSTA, CAROLINA R.;RODRIGUES COSTA, CAROLINA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Instituto de Patologia Tropical e Saúde Publica.
Rua 235 sem número
Universitário
74605-050 - Goiania, GO - Brasil
Telefone: (62) 32096127


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2009
Doutorado em Medicina Tropical.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Fatores de virulência de isolados de Candida de pacientes imunocomprometidos. Caracterização molecular de Candida albicans suscetíveis e resistentes ao fluconazol, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Maria do Rosário Rodrigues Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Candida albicans; HIV-infected patients; Nosocomial infection; suscetibilidade in vitro.
Grande área: Ciências Biológicas
Setores de atividade: Saúde e Serviços Sociais.
2004 - 2005
Mestrado em Medicina Tropical.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Identificação e suscetibilidade in vitro de espécies de Candida isoladas de pacientes HIV positivos,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Maria do Rosário Rodrigues Silva.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: distinção das espécies Candida; mucosa bucal; pacientes assintomáticos; pacientes HIV positivos; suscetibilidade in vitro.
Grande área: Ciências Biológicas
Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.
1999 - 2003
Graduação em Biomedicina.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Extensão universitária em PÓS GRADUAÇÃO "Atualização sobre leveduras patogên. (Carga horária: 20h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Cruso Internacional de Micologia. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2008 - 2008
estágio no laboratório de Leveduras Patogênicas. (Carga horária: 20h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2008 - 2008
prestação de serviço. (Carga horária: 30h).
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE - GOIÂNIA, SEMUS, Brasil.
2007 - 2008
Curso de Curta Duração.
Instituto Goiano de Hematologia, INGOH, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Estágio na Seção de Micologia. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaboradora de pesquisa, Carga horária: 5


Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 20

Atividades

3/2006 - 03/2007
Ensino, Disciplina de Micologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Micologia Aplicada
Microbiologia de Alimentos
Microbiologia Médica


Projetos de pesquisa


2011 - 2014
Avaliação do método de PCR em tempo real para diferenciação de espécies de Candida, estrutura celular e perfil de suscetibilidade de leveduras formando biofilme
Descrição: Espécies do gênero Candida são comensais endógenos do trato gastrointestinal e urogenital em indivíduos saudáveis. Candidíase é a infecção mais comum entre as micoses sendo causada por diferentes espécies de Candida. Candida albicans é a espécie mais freqüentemente isolada, mas outras espécies como C. glabrata, C. tropicalis e C. parapsilosis também tem emergido como responsáveis pela infecção. Pacientes hospitalizados usando cateter intravenoso tem uma alta predisposição para adquirir candidíase invasiva que geralmente é muito resistente às terapias convencionais. Esta resistência ocorre a maioria das vezes pela formação de colônias da levedura em material plástico como o cateter constituindo o que se denomina biofilme. A análise ultra-estrutural permite mostrar a arquitetura das colônias produzidas por espécies de Candida e isolados de Candida formando biofilmes podem exibir diferenças na morfologia. Esse trabalho tem como objetivo avaliar a metodologia de PCR em tempo real para identificação das espécies de Candida, investigar a formação de biofilmes além de comparar a suscetibilidade in vitro de células sésseis e planctônicas submetidas à ação de antifúngicos e avaliar a estrutura celular de biofilme formado por espécies de Candida. No método de PCR em tempo real, a extração de DNA genômico será realizada usando cloreto de sódio e serão usados os primers 5?- ATT GCA GGG CAA GTC TGG TG e 5?- CCG ATC CCT AGT CGG CAT AG e as sondas HEX 5?- TGG GGT ACC AGG ACT TTT ACT TTG, FAM 5?- AGC CTT TCC TTC TTC TGG GTA GCC ATT. A suscetibilidade in vitro será determinada para células formadoras de biofilme sob a ação dos antifúngicos usando o corante XTT e para células planctônicas usando o método de microdiluição em caldo. A microscopia eletrônica de varredura de biofilmes de Candida será realizada em policloreto de vinila. A identificação rápida de espécies de Candida, a suscetibilidade in vitro por Candida formando biofilmes e o estudo da estrutura das células em biofilme s.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Carolina Rodrigues Costa - Coordenador / Maria do Rosário Rodrigues Silva - Integrante / Orionalda de Fátima Lisboa Fernandes - Integrante / Lúcia Kioko Hasimoto e Souza - Integrante / Maysa Paula Costa - Integrante / Fabio Silvestre Ataídes - Integrante / Franciele Pereira de Carvalho - Integrante.
2011 - 2014
EPIDEMIOLOGIA MOLECULAR DE ESPÉCIES DE CANDIDA ISOLADAS DE DIFERENTES AMOSTRAS CLÍNICAS
Descrição: Candidíase é uma infecção normalmente secundária aguda ou crônica, com manifestações clínicas extremamente diversificadas podendo produzir lesões que variam de uma simples irritação no tecido cutâneo até uma resposta granulomatosa. As leveduras do gênero Candida incluem aproximadamente 200 espécies, dentre as quais C. albicans, C. dubliniensis, C. famata, C. glabrata, C. guilliermondii, C. haemualaii, C. inconspicua, C. kefyr, C. krusei, C. lambica, C. lipolytica, C. lusitaniae, C. novergensis, C. parapsilosis, C. pelliculosa, C. rugosa, C. sake, C. spharice, C. tropicalis e C. zeylanoides estão associadas com candidíase no homem e/ou em animais. Candida albicans e outras espécies do gênero possuem características celulares e moleculares relacionadas principalmente à adesão, ao dimorfismo que possibilitam a produção de infecções. O uso de cateter, frequentemente, utilizados em pacientes internados contribuem para uma maior capacidade de invasão por leveduras do gênero Candida provavelmete devido a colonização e formação de biofilmes neste dispositivo. Há uma relação muito estreita de C. parapsilosis com candidemia associada ao uso de cateter e hiperalimentação intravenosa. Baseando-se na seqüência de multilocus do DNA, C. parapsilosis sensu lato, pode ser dividida em C. parapsilosis, C. orthopsilosis e C. metapsilosis sendo fenotipicamente idênticas, mas genotipicamente distintas. Neste trabalho será realizada a identificação das espécies do complexo C. parapsilosis e será verificada ainda a capacidade de aderência, dimorfismo, suscetibilidade in vitro e formação de biofilmes dos isolados deste grupo. Desta forma para alcançar esta meta leveduras armazenadas em nosso laboratório (250 isolados obtidos de diferentes amostras clínicas) serão submetidas ao teste de PCR para diferenciação das espécies, como C. albicans, C. parapsilosis, C. tropicalis, C. glabrata e C. guilliermondii. Os isolados de C. parapsilosis serão então submetidos a testes de RAPD-PCR e enzimas de.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Carolina Rodrigues Costa - Coordenador / Maria do Rosário Rodrigues Silva - Integrante / Orionalda de Fátima Lisboa Fernandes - Integrante / Lúcia Kioko Hasimoto e Souza - Integrante / Fabio Silvestre Ataídes - Integrante.
2009 - 2013
Comparação do perfil de virulência entre diferentes isolados de Paracoccidioides brasiliensis: efeitos da melanização e da passagem em animais e em cultura de células
Descrição: O fungo dimórfico, Paracoccidioides brasiliensis é o agente etiológico de uma das mais importantes micoses sistêmicas endêmicas da América Latina, a paracoccidioidomicose (PCM). Considerações sobre onde e como se processa o parasitismo são realizadas através de estudos in vitro e in vivo. Certos aspectos (fatores de virulência) relacionados a este fungo, considerados importantes no desencadeamento da doença incluem: a glicoproteina 43 (gp43), a capacidade de adesão às células do hospedeiro e a presença de melanina na parede celular fúngica. A gp43 é uma glicoproteína utilizada como indicador sorológico de PCM e que também atua como adesina por apresentar alta capacidade de ligação com a laminina das células de hospedeiros mamíferos. A aderência da célula fúngica à célula hospedeira constitui o primeiro passo para a instalação de uma infecção. Presença de melanina na parede celular de um fungo confere-lhe maior resistência à fagocitose pelas células efetoras do sistema imune do hospedeiro. Considerando ainda o caráter crônico que a PCM pode apresentar é relativamente freqüente a formação de células gigantes multinucleadas (CGM). Há a possibilidade da correlação da virulência com a capacidade de induzir a formação de CGM. Redução e até mesmo perda da virulência em isolados de P. brasiliensis, tem sido relatada após consecutivos cultivos por longos períodos em meios artificiais, com reativação possível através da passagem em animais de laboratório. Diante das considerações apresentadas, no presente trabalho serão realizadas comparações da expressão de gp43, da aderência a células epiteliais e a capacidade de indução da formação de CGM, para tres isolados melanizados e não melanizados de P. brasiliensis na fase leveduriforme, antes e após a passagem em animais de laboratório ou em culturas de células epiteliais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) .
Integrantes: Carolina Rodrigues Costa - Integrante / Maria do Rosário Rodrigues Silva - Coordenador / Orionalda de Fátima Lisboa Fernandes - Integrante / Lúcia Kioko Hasimoto e Souza - Integrante / Fábio Ataídes - Integrante / SILVA, Hildene Meneses e - Integrante / El Assal, Flávio Ezzedine - Integrante / Miltom Camplesi Jr - Integrante.
2009 - 2013
CARACTERIZAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE FUNGOS CAUSADORES DE INFECÇÕES NOSOCOMIAIS EM PACIENTES TRANSPLANTADOS DE MEDULA ÓSSEA
Descrição: Pacientes transplantados de medula óssea, tanto alogênicos quanto autólogos representam uma parcela significativa de pacientes hospitalizados e imunodeprimidos que podem desenvolver infecções fúngicas. Os fungos patógenos predominantes nas infecções nosocomiais nestes pacientes incluem espécies de Candida., de Aspergillus., de Fusarium, além de fungos da ordem Mucorales. O gênero Candida é responsável por cerca de 80% das infecções fúngicas nosocomiais que envolvem um espectro amplo de doenças superficiais e invasivas. Entre as infecções invasivas causadas pelo gênero Candida, vale salientar a relevância clínica dos casos de infecção da corrente sangüínea, complicação esta conhecida como candidemia ou candidíase hematogênica, que causa mortalidade em uma alta porcentagem da população com a doença. Aspergillus spp., tem se tornado causa comum de infecções nosocomiais em pacientes altamente imunocomprometidos, em que se verifica uma elevada neutropenia. Pacientes com doenças malignas hematológicas, transplantados de medula óssea ou de órgão sólido, ou ainda que receberam terapia de corticosteróides são normalmente os indivíduos mais acometidos por Aspergillus spp. Fungos filamentosos, como Fusarium spp. e Zigomicetos (Rhizopus, Mucor, e Absidia), que podem aparecer como causas significativas de micoses invasivas em pacientes severamente imunocomprometidos, tais como os transplantados també são de elvada mortalidade. Infecções causadas por estes oportunistas costumam responder mal a terapias, com resistência à maioria dos antifúngicos. Desta forma, a identificação e caracterização de fungos capazes de produzir doenças em pacientes transplantados constituem o objeto deste estudo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Carolina Rodrigues Costa - Integrante / Maria do Rosário Rodrigues Silva - Coordenador / SILVA, Hildene Meneses e - Integrante / Miltom Camplesi Jr - Integrante.
2009 - 2011
Atividade antifúngica in vitro sobre biofilmes de diferentes espécies de Candida
Descrição: Leveduras do gênero Candida fazem parte da microbiota endógena do corpo humano e de animais, colonizando pele, mucosas do trato gastrointestinal e vaginal em cerca de 50% da população humana. Estes fungos se reproduzem por brotamento e em determinadas condições nutricionais podem se apresentar sob a forma de pseudomicélio. Das 200 espécies do gênero Candida, aproximadamente 20 têm sido responsáveis por infecções, denominadas candidíases, que podem ocorrer pelo rompimento do equilíbrio parasita-hospedeiro. Fatores relacionados ao hospedeiro incluem alterações da superfície da pele e mucosas, alterações da microbiota autóctone além de alterações do sistema imune. As leveduras do gênero Candida possuem a capacidade de evadir da resposta do hospedeiro, sobreviver e se multiplicar devido à produção de enzimas como proteinases, fosfolipases e a aderência ao tecido do hospedeiro. Candida albicans é o principal agente etiológico das candidíases, embora outras espécies de Candida não-albicans, como C. tropicalis, C. parapsilosis, C. glabrata, C. krusei e C. lusitaniae tenham sido relatadas, principalmente em pacientes imunocomprometidos. Estes microrganismos podem invadir a corrente sanguínea, causando septicemias, sendo responsável por altas taxas de mortalidade. Nos últimos anos, têm se observado uma maior incidência de infecções fúngicas invasivas, devido ao aumento da população de pacientes apresentando fatores predisponentes, como o uso de cateteres, nutrição parenteral e extensas queimaduras, além do uso de antibióticos e agentes quimioterápicos, principalmente em pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva. Dispositivos implantados cirurgicamente, como cateteres, são facilmente colonizados por microrganismos da microbiota da pele, como Candida spp, podendo levar a formação um agrupamento destes microrganismos associados, denominados de biofilme. Apesar da formação de biofilme ser um dos atributos patogênicos mais importantes de fungos como Candida, suas prop.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) .
Integrantes: Carolina Rodrigues Costa - Integrante / Orionalda de Fátima Lisboa Fernandes - Integrante / Lúcia Kioko Hasimoto e Souza - Coordenador / SILVA, Hildene Meneses e - Integrante / El Assal, Flávio Ezzedine - Integrante / Miltom Camplesi Jr - Integrante / Fabio Silvestre Ataídes - Integrante / Gustavo Rios Nascimento - Integrante / Núbia Pontes Pereira - Integrante.
2009 - 2011
Avaliação da influência da melanização em infecção experimental de isolados do complexo C. neoformans
Descrição: Espécies do complexo C. neoformans são caracterizadas como leveduras haplóides que se apresentam como células esféricas ou ovaladas, variando de 3 a 8 um de diâmetro com espessa cápsula de polissacarídeo medindo de 5 a 20 u-m de diâmetro. Reproduz-se de forma sexuada e assexuada e seu habitat está associado ao solo contaminado com fezes de pombos e outras aves e árvores de eucaliptos. A infecção ocorre através da inalação de propágulos infecciosos presentes no meio ambiente que, chegando aos alvéolos pulmonares, desencadeiam uma resposta do hospedeiro ao fungo. Alguns mecanismos estão envolvidos na defesa do organismo contra as infecções, dentre eles os macrófagos alveolares, células inflamatórias e resposta celular T e B, que são suficientes para controlar a infecção. Algumas condições, no entanto, possibilitam a replicação do C. neoformans, sua evasão de células efetoras do sistema imune, conseguindo transpor as defesas do hospedeiro, resultando em dano suficiente para que as manifestações clínicas se tornem aparentes. Uma destas condições são as doenças e terapias que atuam sobre o sistema imunológico do hospedeiro como a síndrome da imunodeficiência adquirida, desordens linfoproliferativas, terapias com uso de corticóides, sarcoidose, transplante de órgãos e diabetes mellitus. A meningite criptocócica é a mais comum e grave forma da infecção pelo C. neoformans. A habilidade de produzir cápsula, de crescer a 37ºC, a produção de cápsula polissacarídica e síntese de melanina são alguns fatores que permitem ao fungo a sobrevivência e multiplicação no organismo humano. A melanina é um pigmento escuro produzido pela polimerização oxidativa de compostos fenólicos, através da ação da enzima lacase. Serve como suporte estrutural para a célula de C. neoformans, ligando-se à parede celular através de ligações hidrossolúveis, promovendo a integridade da parede da célula, contribuindo para sua sobrevivência no hospedeiro. O possível mecanismo de virulência da melanina está r.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) .
Integrantes: Carolina Rodrigues Costa - Integrante / Maria do Rosário Rodrigues Silva - Integrante / Orionalda de Fátima Lisboa Fernandes - Integrante / Lúcia Kioko Hasimoto e Souza - Coordenador / SILVA, Hildene Meneses e - Integrante / Miltom Camplesi Jr - Integrante / Fabio Silvestre Ataídes - Integrante / Gustavo Rios Nascimento - Integrante / Núbia Pontes Pereira - Integrante.
2009 - Atual
Criptococose experimental sistêmica em camundongos imunodeficientes (BALB/c - SCID) e terapêutica com voriconazol, anfotericina B, e associação: Influência da imunodepressão na terapêutica e na septicemia por Cryptococcus neoformans var. grubii
Descrição: A importância da criptococose na atualidade, aliada as poucas pesquisas de associação de antifúngicos in vivo, e o escasso conhecimento do estudo da infecção experimental com animais imunossuprimidos, bem como, imunodeficientes, e os poucos estudos no tratamento da doença com anfotericina B e voriconazol associados. Baseado em estudos prévios, por nos realizados no que diz respeito à criptococose experimental sistêmica em modelo imunocompetente, e ainda há necessidade de se descobrir estratégias novas e tratamentos melhores para a doença foram os outros fatores que nos levaram a propor este estudo experimental em modelos imunodeprimidos.O presente projeto tem como objetivos avaliar a infecção sistêmica em modelo animal imunodeficiente (BALB/c-SCID), bem como, a terapêutica com voriconazol, anfotericina B e associação. Para tanto estes animais foram inoculados com uma suspensão de C. neoformans através da via lateral da cauda. O tratamento será realizado através da monoterapia com voriconazol, anfotericina B e a associação, os animais serão tratados durante 7 e 15 dias. As Avaliações serão realizadas através do estudo da curva de sobrevida e peso, das analises microbiológicas (UFCs) e histológicas de pulmão e cérebro, da reação inflamatória e dos mediadores inflamatórios de pulmão destes animais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - Atual
Atividade de extratos de plantas sobre fungos patogênicos
Descrição: Estudos de atividade in vitro realizados no Laboratório de Micologia do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás utilizando extratos de plantas de diferentes gêneros como Solanum (lobeira), Hyptis (malvas), Annona (araticum), Eugenia (cagaita) e Caryocar (pequí), na inibição de crescimento dos fungos patogênicos humanos, demonstraram o potencial biológico dos extratos brutos e/ou frações purificadas destas plantas. Neste projeto, espera-se avaliar o potencial químico-biológico de plantas pertencentes aos gêneros Hymenaea e às pertencentes a familia Rubiaceae como Psychotria prunifolia, Galianthe ramosa E. Cabral, Amaioua guianensis Aubl. utilizadas pela medicina tradicional e ainda isolar o componente bioativo responsável pela atividade sobre os fungos Malassezia sp, Cryptococcus neoformans e dermatófitos. Estes fungos patogênicos encontram-se implicados como agentes de micoses que alteram a estética do indivíduo e algumas podem produzir lesões graves como no caso de criptococose que particularmente em pacientes imunologicamente comprometidos pode ser fatal. As plantas do gênero Hymenaea apresentam atividade antimicrobianas, sendo que têm sido reconhecidas como eficazes no tratamento de infecções como pé-de-atleta, onicomicoses, prostatites, infecções no trato urinário, e espécies de Psychotria pertencentes à família Rubiaceae mostram atividade antibacteriana e antifúngica. Para o tratamento das infecções fúngicas citadas acima utiliza-se diferentes antifúngicos que podem muitas vezes se mostrarem pouco eficazes e apresentarem efeitos colaterais graves como intolerância gástrica ou ainda toxicidade. A necessidade de um tempo prolongado de tratamento, as constantes recidivas, associadas ao alto custo dos medicamentos têm dificultado a terapia com estes antifúngicos. Por esse motivo, têm-se buscado cada vez mais recursos naturais para descoberta de novos agentes antifúngicos. Dentre as espécies vegetais do Cerrado que serão estu.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Carolina Rodrigues Costa - Integrante / Maria do Rosário Rodrigues Silva - Coordenador / Orionalda de Fátima Lisboa Fernandes - Integrante / Lúcia Kioko Hasimoto Souza - Integrante / Janine de Aquino Lemos - Integrante / Ana Cristina de Souza - Integrante / Genebaldo Souza - Integrante / Davi Reis - Integrante / Percília Lucena - Integrante / Lucília Kato - Integrante / Cecilia Maria Alves de Oliveira - Integrante / Fabio Silvestre Ataídes - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2006 - Atual
Leveduras da saliva de profissionais da área da saúde
Descrição: Os profissionais de saúde são especialmente suscetíveis à condição de portador podendo ser colonizados por váriosmicrorganismos potencialmente patogênicos. Fungos do gênero Candida existem como comensais, fazendo parte damicrobiota humana. Embora a candidíase na maioria das vezes seja decorrente de fatores endógenos, eventualmentefatores ambientais podem ser a origem da infecção. Dentre os fatores exógenos de infecção os trabalhadores da áreamédica representam provavelmente a fonte mais comum. Portanto essa realidade vem desvelar a necessidade deinvestigações acerca da prevalência de leveduras em profissionais de saúde e suas interfaces com as infecçõesnosocomiais. Este trabalho tem como objetivo avaliar a prevalência de leveduras do gênero Candida na saliva daequipe de enfermagem atuante nas unidades de terapia intensiva, clínica médica, clínica cirúrgica e gineco-obstetríciade três instituições de saúde. Serão ainda determinados os fatores de virulência correlacionados com a produção deexoenzimas, como proteinase e fosfolipase, das espécies de Candida e também o perfil de suscetibilidade dasleveduras isoladas ao fluconazol, anfotericina B, itraconazol e voriconazol. Este trabalho permitirá além de traçar perfildos profissionais colonizados, nas diferentes unidades investigadas, verificar as características expressas porespécies de Candida com relação à sua virulência..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Carolina Rodrigues Costa - Integrante / Xisto Sena Passos - Integrante / Maria do Rosário Rodrigues Silva - Integrante / Orionalda de Fátima Lisboa Fernandes - Integrante / Lúcia Kioko Hasimoto e Souza - Coordenador / Fabiana Cristina Pimenta - Integrante / Marinésia Aparecida Prado Palos - Integrante.
2005 - Atual
Suscetibilidade in vitro de isolados clínicos de dermatófitos para terbinafina, griseofulvina, miconazol, cetoconazol, fluconazol. Comparação entre dois métodos.
Descrição: Os dermatófitos constituídos por três gêneros: Trichophyton, Microsporum e Epidermophyton podem causar infecções superficiais em humanos e animais, provocando lesões em diferentes regiões do corpo. O grande número de drogas disponíveis para o tratamento das dermatofitoses, justifica a necessidade do uso de testes suscetibilidade destes microrganismos aos antifúngicos. Um método M38-P, que determina a concentração inibitória mínima (MICs) de vários agentes antifúngicos contra fungos filamentosos formadores de conídios têm sido recentemente padronizado pelo NCCLS com bons resultados Os isolados estudados neste projeto serão obtidos de colônias de dermatófitos provenientes de diferentes materiais clínicos. Todos os isolados serão submetidos aos testes de microdiluição em caldo (M38-P) e técnica de diluição em ágar para cetoconazol, miconazol, terbinafina, griseofluvina e fluconazol, comparando-se os resultados obtidos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (1) .
Integrantes: Carolina Rodrigues Costa - Integrante / orinalda de Fátima Lisboa Fernandes - Integrante / Karla Carvalho Miranda - Integrante / Ailton José Soares - Integrante / Crystiane Rodrigues Araújo - Integrante / Lúcia Kioko Hasimoto e Souza - Integrante / SILVA, Hildene Meneses e - Coordenador.
2005 - Atual
Efeitos de antifúngicos na expressão da virlência de Candida albicans obtida de mucosa bucal de pacientes HIV positivos na era dos antiretrovirais
Descrição: Infecções fúngicas têm aumentado drasticamente nos últimos anos, dentre elas, as causadas por leveduras,sobretudo as do gênero Candida. A capacidade que as leveduras do gênero candida têm de colonizar, penetrar efazer danos ao tecido do hospedeiro depende de um equilíbrio entre fatores de virulência deste microrganismo e defatores específicos ligados ao hospedeiro. Múltiplos fatores como a produção de adesinas, formação depseudomicélio, secreção de enzimas como proteinases (SAP) e fosfolipases e resistência a antifúngicos têm sidoimplicados no aumento da patogenicidade das espécies de Candida, sobretudo a espécie albicans. Desde aintrodução de novos agentes anti-retrovirais no tratamento da síndrome da imunodeficiência adquirida, casos decandidíase orofaríngea têm sido vistos com menor freqüência. SAP de candida albicans têm similaridades com asaspartil proteinases do HIV e são eficazes para reduzir a carga viral e aumentar a sobrevida dos pacientes. Esses anti-retrovirais são capazes de inibir a proteinase aspartil secretada de candida albicans, SAP1, 2, e 3 que estãoenvolvidas com a função de aderência deste microrganismo..Desta forma neste trabalho foram estudados algumascaracterísticas exibidas por este microrganismo isolados de mucosa bucal de pacientes HIV positivos em tratamentocom antiretrovirais, provenientes do Hospital de Doenças Tropicais do Estado de Goiás. Os isolados de Candidaidentificados serão submetidos a dosagem de proteinase e de fosfolipase e a suscetibilidade in vitro para fluconazol,itraconazol, voriconazol utilizando a técnica de microdiluição segundo o NCCLS MA 2, 2002 A atividade de proteinasedos isolados de Candida serão estudados sob o efeito de voriconazol e caspofungina, sendo que a dosagem de proteinase aspartil secretada será realizada através de Enzima Imuno ensaio..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (4) .
Integrantes: Carolina Rodrigues Costa - Integrante / Xisto Sena Passos - Integrante / Maria do Rosário Rodrigues Silva - Coordenador / Karla Carvalho Miranda - Integrante / Orionalda de Fátima Lisboa Fernandes - Integrante / Crystiane Rodrigues Araújo - Integrante / Lúcia Kioko Hasimoto e Souza - Integrante / Janine de Aquino Lemos - Integrante.
2004 - 2009
Caracterização e identificação das espécies de Candida isoladas de pacientes com AIDS. Suscetibilidade in vitro
Descrição: Com o aumento da incidência de infecções fúngicas por Candida e aparecimento de novos fungos patogênicos oportunistas verificou-se um maior interesse na identificação de novas espécies de Candida. As espécies de Candida podem normalmente ser identificadas com base na morfologia e testes padronizados de assimilação e fermentação (Kurtz & Feldman 1992). A espécie, C. albicans tem sido comumente descrita como a principal causadora de candidíase, entretanto novas espécie emergentes identificadas como constituinte secundário da microbiota têm sido isoladas de pacientes com AIDS e pacientes infectados pelo HIV, que apresentam história de candidíase recidivante.Diante do exposto é necessário, portanto a investigação da incidência e epidemiologia de candidíase em pacientes HIV positivos Neste trabalho será realizado a colheita da mucosa bucal de pacientes com AIDS durante um (1) ano, fazendo-se a identificação das espécies de Candida através de produção de tubo germinativo e de clamidoconídios e de provas bioquímicas, fenotipicas e genotipicas entre os isolados de candida. Além disto será feito os teste de suscetibilidade in vitro para itraconazol, fluconazol e voriconazol. Estes resultados permitirá verificar qual a real incidência das espécies de Candida em pacientes com AIDS..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Carolina Rodrigues Costa - Integrante / Xisto Sena Passos - Integrante / Lúcia Kioko Hasimoto - Integrante / Ana Joaquina Cohen - Integrante / Janine de Aquino Lemos - Integrante / Thaís de Tolêdo Lima - Integrante / Marina Alves Antonio Moreira - Integrante / Maria do Rosário Rodigues Silva - Coordenador.
2004 - Atual
Variabilidade fenotípica e genotípica de Cryptococcus neoformans
Descrição: A criptococose, causada pelo Cryptococcus neoformans, é capaz de produzir infecções graves, principalmente no Sistema nervoso central de pacientes imunocomprometidos, particularmente em indivíduos com AIDS. C. neoformans tem como habitat natural o meio ambiente, sendo que a infecção pode ser adquirida através da inalação de basidiósporos e/ ou leveduras viávies e dessecadas presentes no solo, vegetais, ocos de árvores, excrementos de pombos e torres de igrejas. Esta levedura apresenta duas variedades: C. neoformans var. neoformans (sorotipos A, D e AD) e C. neoformans var. gattii (sorotipos B e C). Fatores fenotípicos como presença de cápsula polissacarídica, produção de fenoloxidase, crescimento a 37º C, produção de exoenzimas e suscetibilidade a antifúngicos, podem interferir na patogênese deste fungo, favorecendo a invasão ao tecido do hospedeiro, enquanto a existência de variabilidade genética pode ser traduzido em diferenças de virulência ou resposta à terapia. Em decorrência da falta de dados a respeito destes fatores em C. neoformans isolados em nosso estado, este trabalho se propõe a verificar a ocorrência de C. neoformans em isolados clínicos e no meio ambiente, observando características fenotípicas e genotípicas destes isolados em Goiânia-GO. Para atender tal propósito serão coletados amostras de pacientes com sintomatologia de criptococose e amostras do meio ambiente como possível reservatório para o fungo [excretas de pombos, ocos de árvores (eucaliptos)]. Os isolados obtidos serão submetidos a testes de quimiotipagem, sorotipagem, permitindo a identificação da variedade e seu sorotipo. Os isolados identificados serão analisados com relação à produção de cápsula, de proteinase, de fosfolipase, urease e de fenoloxidase; suscetibilidade in vitro ao itraconazol, fluconazol e anfotericina B pelo método de Etest, além de análise genotípica através RAPD.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Carolina Rodrigues Costa - Integrante / Lúcia Kioko Hasimoto - Integrante / Karla Carvalho Miranda - Integrante / Cláudia Castelo Branco C Kobayashi - Integrante / Orionalda de Fátima Lisboa Fernandes - Integrante / Janine Aquino Lemos - Integrante / Sula Cristina Assis de Brito - Integrante / Maria do Rosário Rodigues Silva - Coordenador / Xisto Sena Passos - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2006 - Atual
Comparação dos fatores de virulência de isolados de Candida obtidos de sangue, cateter e mucosa bucal e caracterização molecular de isolados suscetíveis e resistentes ao fluconazol
Descrição: Durante as últimas décadas, as infecções por Candida têm aumentado não somente em ocorrência, mas também nagravidade da doença. Estas leveduras têm sido encontradas na cavidade bucal, no trato gastrointestinal e no sistemagenitourinário, podendo em determinadas circunstâncias causar infecções, que são comuns principalmente emindivíduos infectados com AIDS e hospitalizados principalmente em UTIs. A capacidade que as leveduras do gêneroCandida têm de colonizar, penetrar e fazer danos ao tecido do hospedeiro depende de um equilíbrio entre fatores devirulência deste microrganismo e de fatores específicos ligados ao hospedeiro. A capacidade que o microrganismo temde aderir a superfícies das células do hospedeiro, representa o primeiro mecanismo de patogênese. Proteinaseaspartil secretora (SAP) é identificada como maior fator de virulência entre os isolados do gênero Candida. Asfosfolipases constituídas por fosfolipases A, B, C, D, lisofosfolipases e lisofosfolipases transacilase são enzimashidrolíticas, capazes de degradar fosfolípides, sendo as frações A e B as de maior relevância e as maisfreqüentemente estudadas. As epécies de Candida podem se apresentar sob a forma de levedura e fase filamentosa,sendo esta característica importante para maior interação com o hospedeiro, facilitando a aderência, e aumentandoassim a sua virulência.Embora haja vários fármacos empregados no tratamento de candidíase, resistência a estesantifúngicos com constantes recidivas têm sido observado. A resistência dos isolados aos derivados azólicos,especialmente fluconazol resulta de alterações genômicas. Neste trabalho serão realizados : 1- A determinação dosfatores de virulência como produção de proteinase, de fosfolipase, aderência, dimorfismo de espécies de Candidacomparando o comportamento dos isoladas obtidos de pacientes nosocomiais e de indivíduos com AIDS 2- Verificaçãoda suscetibilidade in vitro frente a diferentes antifúngicos para estes isolados de Candida 3- Especificar as alteraçõe.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Carolina Rodrigues Costa - Integrante / Xisto Sena Passos - Integrante / Maria do Rosário Rodrigues Silva - Coordenador / Orionalda de Fátima Lisboa Fernandes - Integrante / Crystiane Rodrigues Araújo - Integrante / Lúcia Kioko Hasimoto e Souza - Integrante / Janine de Aquino Lemos - Integrante / Percília Lucena - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
menção honrosa do poster avaliação antifúngica do composto curcumina e do derivado N-acilhidrazona em espécies de candida, sociedade brasileira de infectologia.
2009
Menção honrosa pela apresentação de trabalho "Fatores de virulência em Cryptococcus neoformans melanizados, Universidade Federal de Goiás.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RODRIGUES COSTA, CAROLINA2018RODRIGUES COSTA, CAROLINA; CARNEIRO NASSIAZENE LIMA MARRETO, LAIS ; LOPES ROCHA, VIVIANE ; CRISTINA DA SILVA, THAISA ; DO ROSÁRIO RODRIGUES SILVA, MARIA . BIOFILM FORMING CAPABILITY AND ANTIFUNGAL SUSCEPTIBILITY PROFILE OF Candida spp. FROM BLOOD. REVISTA DE PATOLOGIA TROPICAL (IMPRESSO), v. 47, p. 11-18, 2018.

2.
Milton Camplesi Jr2017Milton Camplesi Jr ; SILVA, HILDENE MENESES ; Adriano de Moraes Arantes ; COSTA, CAROLINA RODRIGUES ; Ataídes, FS ; Thaisa Cristina Silva ; SILVA, MARIA DO ROSARIO RODRIGUES . Invasive fungal infection in patients with hematologic disorders in a Brazilian tertiary care hospital. SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL. REVISTA, v. 50, p. 80-85, 2017.

3.
SILVA, THAÍSA C.2017SILVA, THAÍSA C. ; TREMÉA, CAROLINA M. ; ZARA, ANA LAURA S. A. ; MENDONÇA, ANA FLÁVIA ; GODOY, CÁSSIA S. M. ; COSTA, CAROLINA R. ; SOUZA, LÚCIA K. H. ; SILVA, MARIA R. R. . Prevalence and lethality among patients with histoplasmosis and AIDS in the Midwest Region of Brazil. MYCOSES, v. 60, p. 59-65, 2017.

4.
REIS, M. P. C.2016REIS, M. P. C. ; COSTA, CAROLINA RODRIGUES ; ANDRADE, F. A. ; FERNANDES, Orionalda de Fátima Lisboa ; ARRUDA, W. ; SILVA, MARIA DO ROSARIO RODRIGUES . fisetin as a promising antifungal agent against cryptococcus neoformans species complex. Journal of Applied Microbiology (Print), v. 121, p. 373-379, 2016.

5.
ATAIDES, FÁBIO SILVESTRE2015ATAIDES, FÁBIO SILVESTRE ; COSTA, CAROLINA RODRIGUES ; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e ; FERNANDES, ORIONALDA DEFÁTIMA LISBOA ; JESUINO, ROSÁLIA SANTOS AMORIM ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Molecular identification and antifungal susceptibility profiles of Candida parapsilosis complex species isolated from culture collection of clinical samples. Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Revista, v. 48, p. 454-459, 2015.

6.
DA COSTA, MAYSA2014DA COSTA, MAYSA ; BOZINIS, MARIZE CAMPOS ; ANDRADE, WANESSA ; COSTA, CAROLINA ; DA SILVA, ALESSANDRO ; ALVES DE OLIVEIRA, CECÍLIA ; KATO, LUCÍLIA ; FERNANDES, Orionalda de Fátima Lisboa ; SOUZA, LÚCIA KIOKO ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Antifungal and cytotoxicity activities of the fresh xylem sap of Hymenaea courbaril L. and its major constituent fisetin. BMC Complementary and Alternative Medicine (Online), v. 14, p. 245, 2014.

7.
ASSAL, FLÁVIO EZEDDINNE EL2014ASSAL, FLÁVIO EZEDDINNE EL ; PAULA, JOELMA ABADIA MARCIANO ; CAPELETTI, LEONARDO SILVA ; ABRÃO, FERNANDO YANO ; ATAÍDES, FÁBIO SILVESTRE ; SÁ, FABYOLA AMARAL DA SILVA ; COSTA, CAROLINA RODRIGUES ; FERNANDES, Orionalda de Fátima Lisboa ; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto ; SILVA, MARIA DO ROSARIO RODRIGUES . Pimenta pseudocaryophyllus inhibits virulence factors and promotes metabolic changes in Candida yeast. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso), v. 47, p. 618-623, 2014.

8.
SOUZA, LUCIA KIOKO HASIMOTO E2013SOUZA, LUCIA KIOKO HASIMOTO E ; COSTA, CAROLINA RODRIGUES ; FERNANDES, ORIONALDA DE FATIMA LISBOA ; ABRAO, FERNANDO YANO ; SILVA, THAISA CRISTINA ; TREMEA, CAROLINA MARTINS ; SILVA, MARIA DO ROSARIO RODRIGUES . Clinical and microbiological features of cryptococcal meningitis. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso), v. 46, p. 343-347, 2013.

9.
JÚNIOR, MILTON CAMPLESI2013JÚNIOR, MILTON CAMPLESI ; MORAES ARANTES, ADRIANO ; SILVA, HILDENE MENESES ; COSTA, CAROLINA RODRIGUES ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Acremonium kiliense: Case Report and Review of Published Studies. Mycopathologia (1975. Print), v. 176, p. 417-421, 2013.

10.
Ataídes, FS2012Ataídes, FS ; Chaul MH ; El Assal, Flávio Ezzedine ; COSTA, C. R. ; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e ; FERNANDES, Orionalda de Fátima Lisboa ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Antifungal susceptibility patterns of yeasts and filamentous fungi isolated from nails infection. JEADV. Journal of the European Academy of Dermatology and Venereology, v. 26, p. 1479-1485, 2012.

11.
Carlos Lopez-Abarrategui2012Carlos Lopez-Abarrategui ; Annia Alba-Manendez ; Osmar N. Silva ; Osvaldo Reyes-Acosta ; Ilka M. Vasconcelos ; Jose T. A. Oliveira ; Ludovico Migliolo ; Costa MP ; COSTA, C. R. ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues ; Hilda E. Garay ; Octávio L. Franco ; Anselmo J. Otero-González . Functional characterization of a synthetic hydrophilic antifungal peptide derivedfrom the marine snail Cenchritis muricatus. Biochimie (Paris. Print), v. 94, p. 968-974, 2012.

12.
Osmar N. Silva2012Osmar N. Silva ; WF, P. ; Mandal SM ; Gomes DG ; Silva RSP ; Simoni C. Dias ; Costa MP ; COSTA, C. R. ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues ; Octávio L. Franco . CnAMP-1: a new promiscuous peptide with potential for microbial infections treatment. Biopolymers (New York. Print), v. 98, p. 322-331, 2012.

13.
FERNANDES, Orionalda de Fátima Lisboa2012FERNANDES, Orionalda de Fátima Lisboa ; COSTA, C. R. ; Lino Junior RS ; Marina Vinaud ; PAULA, J. A. M. ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Effects of Pimenta pseudocaryophyllus (Gomes) L. R. Landrum, on melanized and non-melanized Cryptococcus neoformans. Mycopathologia (1975. Print), v. 174, p. 421-428, 2012.

14.
COSTA, C. R.;COSTA, CAROLINA RODRIGUES;COSTA, CAROLINA;COSTA, CAROLINA R.;RODRIGUES COSTA, CAROLINA2011COSTA, C. R.; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e ; Ataídes, FS ; Pedro Henrique Ferri ; Costa MP ; FERNANDES, Orionalda de Fátima Lisboa ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Molecular analysis and dimorphism of azole-susceptible and resistant Candida albicans isolates. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso), v. 44, p. 740-744, 2011.

15.
SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e2010SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e ; SOUZA JR, Ary Henrique ; COSTA, C. R. ; Faganello J ; Vainstein MH ; CHAGAS, A. L. B. ; SOUZA, A. C. M. . Molecular typing and antifungal susceptibility of clinical and environmental Cryptococcus neoformans species complex isolates in Goiania, Brazil. Mycoses (Berlin), v. 53, p. 62-67, 2010.

16.
SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e2010SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e ; FERNANDES, Orionalda de Fátima Lisboa ; PASSOS, Xisto Sena ; COSTA, C. R. ; LEMOS, Janine de Aquino ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Epidemiological and mycological data of onychomycosis in Goiania, Brazil. Mycoses (Berlin), v. 53, p. 68-71, 2010.

17.
COSTA, C. R.;COSTA, CAROLINA RODRIGUES;COSTA, CAROLINA;COSTA, CAROLINA R.;RODRIGUES COSTA, CAROLINA2010COSTA, C. R.; PASSOS, Xisto Sena ; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e ; LUCENA, P. ; FERNANDES, Orionalda de Fátima Lisboa ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . DIFFERENCES IN EXOENZYMES PRODUCTION AND ADHERENCE ABILITY AMONG Candida spp. ISOLATES FROM CATHETER, BLOOD AND ORAL CAVITY. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (Impresso), v. 52, p. 139-143, 2010.

18.
COSTA, C. R.;COSTA, CAROLINA RODRIGUES;COSTA, CAROLINA;COSTA, CAROLINA R.;RODRIGUES COSTA, CAROLINA2010COSTA, C. R.; Jesuíno, R.S.A ; LEMOS, Janine de Aquino ; FERNANDES, Orionalda de Fátima Lisboa ; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e ; PASSOS, Xisto Sena ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Effects of Antifungal Agents in Sap Activity of Candida albicans Isolates. Mycopathologia (1975. Print), v. 169, p. 91-98, 2010.

19.
COSTA, C. R.;COSTA, CAROLINA RODRIGUES;COSTA, CAROLINA;COSTA, CAROLINA R.;RODRIGUES COSTA, CAROLINA2010COSTA, C. R.; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues ; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e ; El Assal, Flávio Ezzedine ; Ataídes, FS ; PAULA, C. R. . RAPD profile among Candida albicans isolates by using different primers. Revista de Patologia Tropical (Impresso), v. 39, p. 41-47, 2010.

20.
Ataídes, FS2010Ataídes, FS ; Abrao F.Y ; COSTA, C. R. ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues ; Fabiana Cristina Pimenta ; Marinésia Aparecida Prado Palos ; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e . Identificação de espécies de Candida em salivas de profissionais do Hospital das Clínicas -Universidade Federal de Goiás. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 12, p. 498-501, 2010.

21.
ARAÚJO, Crystiane Rodrigues2009ARAÚJO, Crystiane Rodrigues ; MIRANDA, Karla Carvalho ; LEMOS, Janine de Aquino ; COSTA, C. R. ; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e ; PASSOS, Xisto Sena ; SILVA, Hildene Meneses e ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Comparison of in vitro activity of five antifungal agents against dermatophytes, using the agar dilution and broth microdilution methods. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso), v. 42, p. 250-254, 2009.

22.
LEMOS, Janine de Aquino2009LEMOS, Janine de Aquino ; COSTA, C. R. ; ARAÚJO, Crystiane Rodrigues ; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Susceptibility testing of Candida albicans isolated from oropharyngeal mucosa of HIV patients to fluconazole, amphotericin B and caspofungin. Killing kinetics of caspofungin and amphotericin B against fluconazole resistant and susceptible isolates. Brazilian Journal of Microbiology (Impresso), v. 40, p. 163-169, 2009.

23.
PASSOS, Xisto Sena2008PASSOS, Xisto Sena ; SALES, Werter Souza ; COSTA, C. R. ; LEMOS, Janine de Aquino ; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e ; Souza, Keili Maria Cardoso de ; Pereira, Luiz Augusto ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Molecular Epidemiological analysis of bloodstream isolates of Candida albicans. Revista de Patologia Tropical (Impresso), v. 37, p. 323-331, 2008.

24.
Heitor Rosa2008Heitor Rosa ; LEMOS, Janine de Aquino ; COSTA, C. R. ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues ; FERNANDES, Orionalda de Fátima Lisboa . Ocorrência de fungos filamentosos em acervo da faculdade de medicina da universidade federal de Goiás. Revista de Patologia Tropical (Impresso), v. 37, p. 65-69, 2008.

25.
PASSOS, Xisto Sena2007PASSOS, Xisto Sena ; COSTA, C. R. ; ARAÚJO, Chrystiane Rodrigues ; NASCIMENTO, E. S. ; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto ; FERNANDES, Orionalda de Fátima Lisboa ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Species distribution and antifungal susceptibility patterns of Candida spp. bloodstream isolates from a Brazilian tertiary care hospital. Mycopathologia, v. 163, p. 145-151, 2007.

26.
MIRANDA, Karla Carvalho2007MIRANDA, Karla Carvalho ; ARAÚJO, Crystiane Rodrigues ; COSTA, C. R. ; PASSOS, Xisto Sena ; FERNANDES, Orinalda de Fátima Lisboa ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Antifungal activities of azole agents against the Malassezia species. International Journal of Antimicrobial Agents, v. 29, p. 281-284, 2007.

27.
PASSOS, Xisto Sena2006PASSOS, Xisto Sena ; SALES, Werter Souza ; MACIEL, Patricia Jaqueline ; COSTA, C. R. ; FERREIRA, Denise Milioli ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Nosocomial invasive infection caused by Cunninghamella case report. Mycopathologia, Holanda, v. 161, p. 33-35, 2006.

28.
COSTA, C. R.;COSTA, CAROLINA RODRIGUES;COSTA, CAROLINA;COSTA, CAROLINA R.;RODRIGUES COSTA, CAROLINA2006 COSTA, C. R.; LEMOS, Janine de Aquino ; PASSOS, Xisto Sena ; ARAÚJO, Crystiane Rodrigues ; COHEN, Ana Joaquina ; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Species distribution and antifungal susceptibility profile of oral Candida isolates from HIV-infected patients in the antiretroviral therapy era. Mycopathologia, Holanda, v. 162, p. 45-50, 2006.

29.
COSTA, C. R.;COSTA, CAROLINA RODRIGUES;COSTA, CAROLINA;COSTA, CAROLINA R.;RODRIGUES COSTA, CAROLINA2006 COSTA, C. R.; COHEN, Ana Joaquina ; FERNANDES, Orionalda de Fátima Lisboa ; MIRANDA, Karla Carvalho ; PASSOS, Xisto Sena ; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Asymptomatic Oral Carriage of Candida Species in HIV-infected Patients in the Highly Active Antiretroviral Therapy Era. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, São Paulo- SP, v. 48, p. 257-261, 2006.

30.
SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues2005SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues ; FERNANDES, Orinalda de Fátima Lisboa ; COSTA, C. R. ; CHAUL, Aiçar ; MORGADO, Luciano F ; FLEURY JÚNIOR, Luis Fernando ; COSTA, Maurício B . Subcutaneous phaeophyphomycosis by Exophiala jeanselmei in a cardiac transplant recipient. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, São Paulo-SP, v. 37, n.1, p. 55-57, 2005.

31.
SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues2005SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues ; OLIVEIRA JR, Juldásio Galdino ; FERNANDES, Orionalda de Fátima Lisboa ; PASSOS, Xisto Sena ; COSTA, C. R. ; HASIMOTO, Lúcia Kioko ; LEMOS, Janine Aquino ; PAULA, José Realino de . Antifungal activity of Ocimum gratissimum towards dermatophytes. Mycoses (Berlin), v. 48, p. 172-175, 2005.

32.
ARAÚJO, Crystiane Rodrigues2005ARAÚJO, Crystiane Rodrigues ; MIRANDA, Karla Carvalho ; PASSOS, Xisto Sena ; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto ; LEMOS, Janine Aquino ; KRAIS, Claudine Hassan A ; COSTA, C. R. ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues ; FERNANDES, Orionalda de Fátima Lisboa . Identificação das leveduras do gênero Candida por métodos manuais convencionais e pelo método cromógeno CHROMAGAR Candida. Revista de Patologia Tropical, Goiânia, v. 34, n.1, p. 37-42, 2005.

33.
SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto2005SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto ; FERNANDES, Orionalda de Fátima Lisboa ; KOBAYASHI, Cláudia Castelo Branco C ; PASSOS, Xisto Sena ; COSTA, C. R. ; LEMOS, Janine Aquino ; SOUZA JR, Ary Henrique ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Antifungal susceptibilitues of Clinical and enviromnental isolates of Cryptococcus neoformans in Goiãnia city, Goiás, brazil. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, São Paulo, v. 47, n.5, p. 253-256, 2005.

34.
PASSOS, Xisto Sena2005PASSOS, Xisto Sena ; SALES, Werter Souza ; MACIEL, Patricia Jaqueline ; COSTA, C. R. ; MIRANDA, Karla Carvalho ; LEMOS, Janine Aquino ; BATISTA, Miranildes de Abreu ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Candida colonization in intensive care unit patients´urine. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro - RJ, v. 100, p. 925-928, 2005.

35.
MIRANDA, Karla Carvalho2005MIRANDA, Karla Carvalho ; ARAÚJO, Crystiane Rodrigues ; KRAIS, Claudine Hassan A ; LEMOS, Janine de Aquino ; COSTA, C. R. ; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e ; PASSOS, Xisto Sena ; FERNANDES, Orinalda de Fátima Lisboa ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Identificação de leveduras do gênero Candida nas unhas e descamações de pele em Goiânia-GO, durante o ano de 2003. Revista de Patologia Tropical (Impresso), v. 34, p. 123-128, 2005.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ATAIDES, F. ; Costa MP ; El Assal, Flávio Ezzedine ; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e ; COSTA, C. R. ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Isolamento, identificação e suscebilidade in vitro de fungos causadores de onicomicose. In: VI Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2009, Goiânia. VI Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2009. p. 5934-5940.

2.
COSTA, C. R.; PASSOS, Xisto Sena ; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e ; LUCENA, P. ; FERNANDES, Orionalda de Fátima Lisboa ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Alterações na produção de exoenzimas e habilidade de aderência de acordo com espécie de Candida e espécime clínico. In: V Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2008, Goiânia. Anais do V Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2008. p. 570-574.

3.
COSTA, C. R.; Orionalda de Fátima LIsboa Fernanades ; SOUZA, A. C. M. ; PASSOS, Xisto Sena ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Caracterização de virulência em isolados de Candida e pacientes infectados pelo HIV e nosocomiais. In: IV Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2007, Goiânia. IV Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2007. p. 1546-1549.

4.
LEMOS, Janine de Aquino ; COSTA, C. R. ; ARAÚJO, Crystiane Rodrigues ; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Perfil de suscetibilidade in vitro de Candida albicans e curva de morte sob ação de caspofungina e anfotericina B em isoladosresistentes e suscetíveis ao fluconazol. In: IV Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2007. IV Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2007. p. 1629-1633.

5.
Lima, Thaís de Tolêdo ; Moreira, Marina Alves Antonio ; COSTA, C. R. ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Comparação de aderência de isolados de Candida obtidos de sangue, catere e mucosa bucal. In: Congresso de pesquisa ensino e extensão, 2007, Goiânia. IV Congresso de Pesquisa Ensino e Extensão, 2007. p. 1298-1300.

6.
Moreira, Marina Alves Antonio ; COSTA, C. R. ; Lima, Thaís de Tolêdo ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Dimorfismo: fator de virulência de isolados de Candida obtidos de sangue, cateter e mucosa bucal. In: IV Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2007, Goiânia. IV Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2007. p. 888-891.

7.
ARAÚJO, Crystiane Rodrigues ; MIRANDA, Karla Carvalho ; LEMOS, Janine de Aquino ; COHEN, Ana Joaquina ; COSTA, C. R. ; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Suscetibilidade in vitro de dermatófitos a três agentes antifúngicos usando o método de microdiluição em caldo. In: III Congresso de pesquisa, ensino e extensão, 2006, Goiânia. III Congresso de pesquisa, ensino e extensão, 2006. p. 1-5.

8.
LEMOS, Janine de Aquino ; COSTA, C. R. ; ARAÚJO, Crystiane Rodrigues ; MIRANDA, Karla Carvalho ; PASSOS, Xisto Sena ; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e ; FERNANDES, Orinalda de Fátima Lisboa ; Souza, A C M de ; Kauana Peixoto Mariano ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Perfil de suscetibilidade de Candida albicans obtidas de pacientes HIV positivos, frente a anfotericina B, voriconazol e itraconazol. In: III Congresso de pesquisa, ensino e extensão, 2006, Goiânia. III Congresso de pesquisa, ensino e extensão, 2006. p. 1-5.

9.
COSTA, C. R.; COHEN, Ana Joaquina ; FERNANDES, Orinalda de Fátima Lisboa ; MIRANDA, Karla Carvalho ; PASSOS, Xisto Sena ; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Identificação de espécies de Candida isoladas de pacientes HIV positivos. Suscetibilidade in vitro. In: II Congresso de Pesquisa Ensino e Extensão, 2005, Goiânia. Anais do II Congresso de Pesquisa Ensino e Extensão, 2005. p. 1-3.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, F. A. ; COSTA, C. R. ; Orionalda de Fátima LIsboa Fernanades ; FREITAS, V. A. Q. ; SILVA, MARIA DO ROSARIO RODRIGUES . Bioatividade de compostos de plantas em espécies do complexo Cryptococcus neoformans e dermatófitos. In: XIII Seminário de Patologia Tropical e Saúde Pública, 2015, Goiânia. Revista de Patologia Tropical. Goiânia: Cegraf, 2015. v. 44. p. 16-16.

2.
Costa MP ; RIA, M. ; SA, F. A. S. ; SILVA, THAISA CRISTINA ; COSTA, C. R. ; C, V. M. ; SILVA, MARIA DO ROSARIO RODRIGUES . Ensaios de segurança na avaliação como potencial antifungico do composto fisetina. In: XIII Seminário de Patologia Tropical e Saúde Pública, 2015, Goiânia. Revista de Patologia Tropical. Goiânia: cergraf, 2015. v. 44. p. 17-17.

3.
SILVA, THAISA CRISTINA ; Costa MP ; COSTA, C. R. ; SOUZA, LUCIA KIOKO HASIMOTO E ; MTF, B. ; SA, F. A. S. ; SILVA, MARIA DO ROSARIO RODRIGUES . Características morfológicas de leveduras do complexo Cryptococcus neoformans sob a ação de punicalangina. In: XIII Seminário de Patologia Tropical e Saúde Pública, 2015, Goiânia. Revista de Patologia Tropical. Goiânia: Cegraf, 2015. v. 44. p. 24-24.

4.
SILVA, K. P. ; BOTELHO, P. H. D. ; FERNANDES, Orionalda de Fátima Lisboa ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues ; COSTA, C. R. . Identificação e suscetibilidade in vitro de espécies de Candida isolados da mucosa bucal. In: Congresso Latinoamericano de Microbiologia, 2012, Santos, SP. XXI Congresso Latinoamericano de Microbiologia, 2012. p. 10781-10781.

5.
FERNANDES, Orionalda de Fátima Lisboa ; Lino Junior RS ; COSTA, C. R. ; Alverne Barbosa ; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e ; ATAIDES, F. ; El Assal, Flávio Ezzedine ; Genebaldo Souza ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Fatores de virulência em Cryptococcus neoformans melanizados. In: VII Seminário em Patologia Tropical e Saúde Pública, 2009, Goiânia. Anais VII Seminário em Patologia Tropical e Saúde Pública, 2009. p. 28-28.

6.
ATAIDES, F. ; Costa MP ; El Assal, Flávio Ezzedine ; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e ; COSTA, C. R. ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Isolamento, identificação e suscetibilidade in vitro de fungos causadores de onicomicose. In: VII seminário em Patologia Tropical e Saúde Pública, 2009, Goiânia. anmais do VII seminário em Patologia Tropical e Saúde Pública, 2009. p. 29-29.

7.
Genebaldo Souza ; REIS, D. ; COSTA, C. R. ; ATAIDES, F. ; LUCENA, P. . Atividade enzimática de proteinase e fosfolipase de isolados de candida albicans obitidas da mucosa bucal de pacientes HIV+ e de saliva de profissionais da área de saúde. In: V Congresso Brasileiro de Micologia, 2007, Recifer-PE. V Congresso Brasileiro de Micologia, 2007. p. 263-263.

8.
FERNANDES, Orionalda de Fátima Lisboa ; Heitor Rosa ; LEMOS, Janine Aquino ; PASSOS, Xisto Sena ; COSTA, C. R. ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Ocorrência de fungos filamentosos em acervo da faculdade de Medicicna da Universidade Federal de Goiás. In: V Congresso Brasileiro de MIcologia, 2007, Recife-PE. V Congresso Brasileiro de Micologia, 2007. p. 321.

9.
LUCENA, P. ; REIS, D. ; Lucília Kato ; SOUZA, A. C. M. ; COSTA, C. R. ; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e ; NEVES, F. ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Teste de suscetibilidade de dermatófitos frente ao extrato etanólico bruto de Psychotria prunifolia. In: V Congresso Brasileiro de Micologia, 2007, Recife -PE. V Congresso Brasileiro de Micologia, 2007. p. 331.

10.
COSTA, C. R.; FERNANDES, Orionalda de Fátima Lisboa ; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e ; LEMOS, Janine de Aquino ; PASSOS, Xisto Sena ; NEVES, F. ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . High presence of exoenzyme of Candida isolates from oral cavity of patients HIV infection and from clinical specimens of hospitalized patients. In: V Congresso Brasileiro de Micologia, 2007, Recife-PE. V Congresso Brasileiro de Micologia, 2007.

11.
COSTA, C. R.; FERNANDES, Orionalda de Fátima Lisboa ; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e ; PASSOS, Xisto Sena ; LEMOS, Janine de Aquino ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Acid proteinase and phospholipase of Candida isolates from oral cavity of HIV infection and from clinical specimens of hospitalized patients. In: VI seminário em patologia tropical e saúde pública, 2007, Goiânia. anais do VI seminário em patologia tropical e saúde pública, 2007. p. 19-19.

12.
PASSOS, Xisto Sena ; COSTA, C. R. ; LUCENA, P. ; FERNANDES, Orionalda de Fátima Lisboa ; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Molecular epidemiological analysis of bloostream of Candida albicans. In: V Congresso Brasileiro de Micologia, 2007, Recife-PE. V Congresso Brasileiro de Micologia, 2007. p. 302.

13.
PASSOS, Xisto Sena ; COSTA, C. R. ; ARAÚJO, Crystiane Rodrigues ; LEMOS, Janine de Aquino ; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e ; FERNANDES, Orionalda de Fátima Lisboa ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Colonização de Candida spp.na urina de Pacientes da unidade de terapia intensiva do hospital das clínicas da UFG. In: X Congresso Brasileiro de Biomedicina, 2006, Goiânia. anais do X Congresso Brasileiro de Biomedicina, 2006. p. 1-1.

14.
MIRANDA, Karla Carvalho ; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e ; LEMOS, Janine Aquino ; COSTA, C. R. ; ARAÚJO, Chrystiane Rodrigues ; FERNANDES, Orionalda de Fátima Lisboa . Idetificação das espécies de Candida em pacientes com lesões superficiais em Goiânia.. In: IV Congresso Brasileiro de Micologia, 2004, Ouro Preto- MG, 2004. p. MED 1.

15.
BRITO, Sula Cristina Assis de ; PASSOS, Xisto Sena ; COSTA, C. R. ; SALES, Werter Souza ; KRAIS, Claudine Hassan A ; HASIMOTO, Lúcia Kioko ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Atividade de proteinase e Fosfoliopase de espécies de Candida isoladas do sangue de pacientes da UTI.. In: IV Congresso Brasileiro de Micologia, 2004, Ouro Preto-MG. Anais do IV Congresso Brasileiro de Micologia, 2004. p. 127.

16.
COSTA, C. R.; KRAIS, Claudine Hassan A ; MIRANDA, Karla Carvalho ; PASSOS, Xisto Sena ; COHEN, Ana Joaquina ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Identificação e caracterização de Candida albicans e de C. dubliniensis isoladas de portadores de HIV. In: IV Congresso Brasileiro de Micologia, 2004, Ouro Preto-MG. Anais do IV Congresso Brasileiro de Micologia, 2004. p. Med 1.

17.
KRAIS, Claudine Hassan A ; COSTA, C. R. ; PASSOS, Xisto Sena ; BRITO, Sula Cristina Assis de ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Leveduras em fômites e mãos de profissionais da UTI. In: IV Congresso Brasileiro de Micologia, 2004, Ouro Preto-MG. IV Congresso Brasileiro de Micologia, 2004. p. 154.

18.
COSTA, C. R.; PAULA, José Realino de ; FERNANDES, O. D. L. ; PASSOS, Xisto Sena ; MIRANDA, R. B. ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Antifungal activity of Ocimum gratissimum against dermatophytes. In: XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2003, Florianópolis-SC. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2003. p. m026-m026.

19.
SOARES, A. J. ; COSTA, C. R. ; MIRANDA, Karla Carvalho ; HASIMOTO, Lúcia Kioko ; FERNANDES, O. D. L. ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues ; KOBAYASHI, Cláudia Castelo Branco C . Identification of malassezia sp by physiological characteristics. In: XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2003, Florianápolis- SC. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2003. p. m027-m027.

Artigos aceitos para publicação
1.
Thaísa Cristina Silvaa ; ZARA, A. L. S. A. ; SA, F. A. S. ; BARA, M. T. F. ; AVILA, R. I. ; RODRIGUES COSTA, CAROLINA ; BOZINIS, M. C. V. ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Antifungal potential of punicalagin against Cryptococcus neoformans species complex and Candida species. REVISTA DO INSTITUTO DE MEDICINA TROPICAL DE SAO PAULO, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, THAISA CRISTINA ; ZARA, ANA LAURA S. A. ; SÁ, FABYOLA AMARAL DA SILVA ; SANTOS, A. S. ; FREITAS, V. A. Q. ; RODRIGUES COSTA, CAROLINA ; SILVA, MARIA DO ROSARIO RODRIGUES . Punicalagina: alterações morfológicas e ultraestruturais em espécie de Candida. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SANTOS, A. S. ; FREITAS, V. A. Q. ; COSTA, C. R. ; SILVA NETO, B. R. ; SILVA, HILDENE MENESES ; SILVA, MARIA DO ROSARIO RODRIGUES . suscetibilidade in vitro de espécies de Candida isoladas da mucosa vaginal ao fluconazol e clotrimazol. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SANTOS, A. S. ; COSTA, CAROLINA RODRIGUES ; FREITAS, V. A. Q. ; SILVA NETO, B. R. ; SILVA, HILDENE MENESES ; ZARA, ANA LAURA S. A. ; Thaisa Cristina Silva ; SILVA, MARIA DO ROSARIO RODRIGUES . Valor preditivo do diagnóstico clínico de candidíase vulvovaginal em um hospital terciário de Goiânia, Goiás. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
FREITAS, V. A. Q. ; SANTOS, A. S. ; COSTA, CAROLINA RODRIGUES ; SILVA, THAISA CRISTINA ; SILVA, HILDENE MENESES ; SILVA NETO, B. R. ; SILVA, MARIA DO ROSARIO RODRIGUES . Análises in vitro e in silico do mecanismo de ação da morina em leveduras do complexo cryptococcus neoformans. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SANTOS, A. S. ; Thaisa Cristina Silva ; FREITAS, V. A. Q. ; SILVA, HILDENE MENESES ; COSTA, CAROLINA RODRIGUES ; OLIVEIRA, L. D. Q. ; SILVA, E. G. ; SILVA, MARIA DO ROSARIO RODRIGUES . Suscetibilidade in vitro e fatores de virulência em espécies de Candida isoladas da mucosa vaginal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
ANDRADE, F. A. ; SANTOS, R. R. ; ALVES, L. ; SILVA, MARIA DO ROSARIO RODRIGUES ; COSTA, C. R. . Avaliação antifúngica do composto curcumina e do derivado N-acilhidrazona em espécies de candida. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SANTOS, A. S. ; RIOS, W. L. ; COSTA, C. R. ; ALVES, L. ; CASCUDO, N. C. ; SILVA, MARIA DO ROSARIO RODRIGUES . candidíase da mucosa vulvovaginal em hospital terciário de Goiânia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
OLIVEIRA, M. T. ; CUNHA, L. M. S. ; CRUZ, F. C. ; BATISTA, N. K. R. ; CHAUL, L. T. ; ALVES, V. F. ; SILVA, MARIA DO ROSARIO RODRIGUES ; COSTA, C. R. ; BARA, M. T. F. ; TORRES, I. M. S. . avaliação da resist~encia à diferentes antibióticos das cepas de Staphylococcus spp e bactérias gram negativas isolados do ar e superfícies de diferentes setores de um hospital de Goiânia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
Thaisa Cristina Silva ; ZARA, A. L. S. A. ; COSTA, C. R. ; SANTOS, A. S. ; SILVA, MARIA DO ROSARIO RODRIGUES . LETALIDADE DE HISTOPLASMOSE EM PACIENTES COM AIDS NO CENTRO-OESTE BRASILEIRO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SILVA, THAISA CRISTINA ; Costa MP ; COSTA, CAROLINA RODRIGUES ; SOUZA, LUCIA KIOKO HASIMOTO E ; MTF, B. ; SA, F. A. S. ; SILVA, MARIA DO ROSARIO RODRIGUES . Características morfológicas de leveduras do complexo Cryptococcus neoformans sob a ação de punicalangina. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
Costa MP ; COSTA, C. R. ; SILVA, THAISA CRISTINA ; SILVA, MARIA DO ROSARIO RODRIGUES . Análise de citotoxicidade de fisetina. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
ANDRADE, F. A. ; COSTA, C. R. ; Orionalda de Fátima LIsboa Fernanades ; FREITAS, V. A. Q. ; SILVA, MARIA DO ROSARIO RODRIGUES . Bioatividade de compostos de plantas em espécies do complexo Cryptococcus neoformans e dermatófitos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
Costa MP ; RIA, M. ; SA, F. A. S. ; SILVA, THAISA CRISTINA ; COSTA, C. R. ; SILVA, MARIA DO ROSARIO RODRIGUES . Ensaios de segurança na avaliação como potencial antifungico do composto fisetina. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
TORRES, R. G. ; GUILARDE, A. O. ; OLIVEIRA, A. M. ; CAIXETA, A. B. F. ; COSTA, C. R. ; OLIVEIRA, F. A. . Mucormicose cerebral em paciente imunocompetente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
NUNES, R. T. ; Abrao FY (Fernanado Yano Abrão) ; COSTA, C. R. ; LIMA, L. N. C. ; PELLI, M. A. ; SILVA, M. R. R. ; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e . Atividade antifúngica de óleos essenciais sobre leveduras patogênicas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
Costa MP ; COSTA, C. R. ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues ; FERNANDES, Orionalda de Fátima Lisboa . Atividade biológica de compostos e seiva da planta Hymenaea coubaril sobre leveduras e fungos filamentosos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
Milton Camplesi Jr ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues ; SILVA, Hildene Meneses e ; COSTA, C. R. ; Murilo Santos Silva ; Adriano Arantes Morais . Detecção de galactomanana em pacientes transplantados de células hematopoiéticas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
Milton Camplesi Jr ; SILVA, Hildene Meneses e ; Murilo Santos Silva ; COSTA, C. R. ; Adriano de Moraes Arantes ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Aspergilose invasiva em pacientes transplantados de células hematopoiéticas por pesquisa do antígeno galactomanana. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
Costa MP ; Oliveira, CMA ; Lucília Kato ; Ataídes, FS ; SILVA, Hildene Meneses e ; COSTA, C. R. ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Hymenaea courbaril como antifúngico para dermatófitos e leveduras do complexo neoformans em experimentos in vitro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
COSTA, C. R.; Thaisa Cristina Silva ; El Assal, Flávio Ezzedine ; SANTOS, T. S. ; Murilo Santos Silva ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Effects of azole antifungals on dimorphism in susceptible and resistant isolates of Candida albicans. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
COSTA, C. R.; El Assal, Flávio Ezzedine ; Pedro Henrique Ferri ; FERNANDES, Orionalda de Fátima Lisboa ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Avaliação da análise molecular de isolados de candida albicans suscetíveis e resistentes ao fluconazol. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
Costa MP ; Ataídes, FS ; COSTA, C. R. ; Oliveira, CMA . Hymenaea courbaril sobre isolados de Cryptococcus neoformans e C. gattii. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
ATAIDES, F. ; Costa MP ; El Assal, Flávio Ezzedine ; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e ; COSTA, C. R. ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Isolamento, identificação e suscetibilidade in vitro de fungos causadores de onicomicose. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
FERNANDES, Orionalda de Fátima Lisboa ; Lino Junior RS ; COSTA, C. R. ; Alverne Barbosa ; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e ; ATAIDES, F. ; El Assal, Flávio Ezzedine ; Genebaldo Souza ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Fatores de virulência em Cryptococcus neoformans melanizados. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

25.
COSTA, C. R.. Alteração da produção de exoenzimas e habilidade de aderência de acordo com a espécie e espécime clínico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
Genebaldo Souza ; REIS, D. ; COSTA, C. R. ; ATAIDES, F. ; LUCENA, P. ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Atividade enzimática de proteinase e fosfolipase de isolados de candida albicans obitidas da mucosa bucal de pacientes HIV+ e de saliva de profissionais da área de saúde. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
PASSOS, Xisto Sena ; COSTA, C. R. ; LUCENA, P. ; FERNANDES, Orionalda de Fátima Lisboa ; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Molecular epidemiological analysis of bloostream of Candida albicans. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
FERNANDES, Orionalda de Fátima Lisboa ; Heitor Rosa ; LEMOS, Janine de Aquino ; PASSOS, Xisto Sena ; COSTA, C. R. ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Ocorrência de fungos filamentosos em acervo da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
LUCENA, P. ; REIS, D. ; Lucília Kato ; SOUZA, A. C. M. ; COSTA, C. R. ; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e ; NEVES, F. ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Teste de suscetibilidade de dermatófitos frente ao extrato etanólico bruto de Psychotria prunifolia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
LEMOS, Janine de Aquino ; COSTA, C. R. ; ARAÚJO, Crystiane Rodrigues ; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e ; PASSOS, Xisto Sena ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Pattern of susceptiblity and killing of Candida spp. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
COSTA, C. R.; FERNANDES, Orionalda de Fátima Lisboa ; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e ; LEMOS, Janine de Aquino ; PASSOS, Xisto Sena ; NEVES, F. ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . High presence of exoenzime of Candia isolates from oral cavity of patients HIV infection and from clinical specimens of hospitalized patients. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
COSTA, C. R.; FERNANDES, Orionalda de Fátima Lisboa ; Souza, A C M de ; PASSOS, Xisto Sena ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Caracterização de virulência em isolados de candida de pacientes infectados pelo HIV e nosocomiais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
COSTA, C. R.; FERNANDES, Orionalda de Fátima Lisboa ; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e ; PASSOS, Xisto Sena ; LEMOS, Janine de Aquino ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Acid proteinase and phospholipase of Candida isolates from oral cavity of HIV infection and from clinical specimens of hospitalized patients. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

34.
COSTA, C. R.; COHEN, Ana Joaquina ; Orionalda de Fátima LIsboa Fernanades ; MIRANDA, Karla Carvalho ; PASSOS, Xisto Sena ; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Carga viral e contagem de células CD4 em carreadores assintomáticos de Candida na mucosa bucal de pacientes infectados pelo HIV na era da terapia antiretroviral. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
LEMOS, Janine Aquino ; ARAÚJO, Crystiane Rodrigues ; PASSOS, Xisto Sena ; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto ; Souza, A C M de ; MIRANDA, Karla Carvalho ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues ; COSTA, C. R. . Atividade in vitro de anfotericina B, itraconazol e voriconazol e produção de exoenzimas para amostras de Candida albicans isaoldas da mucosa bucal de pacientes HIV positivos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

36.
COSTA, C. R.; COSTA, Carolina Rodrigues ; ARAÚJO, Crystiane Rodrigues ; LEMOS, Janine de Aquino ; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e ; Orionalda de Fátima LIsboa Fernanades ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Colonização de Candida spp na urina de pacientes da unidade de terapia intensiva do Hospital das Clínicas da UFG. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

37.
ARAÚJO, Crystiane Rodrigues ; MIRANDA, Karla Carvalho ; LEMOS, Janine de Aquino ; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues ; COSTA, C. R. . Suscetibilidade in vitro de dermatófitos ao fluconazol, cetoconazol e terbinafina. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

38.
COSTA, C. R.; LEMOS, Janine Aquino ; PASSOS, Xisto Sena ; ARAÚJO, Crystiane Rodrigues ; Sousa ACM ; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Suscetibilidade in vitro de isolados de Candida da mucosa bucal de pacientes infectados pelo HIV na era da terapia antiretroviral. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

39.
COSTA, C. R.; COHEN, Ana Joaquina ; FERNANDES, Orionalda de Fátima Lisboa ; MIRANDA, Karla Carvalho ; PASSOS, Xisto Sena ; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Identificação de espécies de Candida isoladas de pacientes HIV positivos. Suscetibilidade in vitro. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

40.
COSTA, C. R.; KRAIS, Claudine Hassan A ; MIRANDA, Karla Carvalho ; PASSOS, Xisto Sena ; COHEN, Ana Joaquina ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Identificação e caracterização de C. albicans e de C. dubliniensis isoladas de pacientes portadorees de HIV. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

41.
MIRANDA, Karla Carvalho ; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e ; LEMOS, Janine de Aquino ; COSTA, C. R. ; ARAÚJO, Crystiane Rodrigues ; FERNANDES, Orionalda de Fátima Lisboa . Identificação das espécies de Candida em pacientes com lesões superficiais em Goiânia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

42.
BRITO, Sula Cristina Assis de ; PASSOS, Xisto Sena ; COSTA, C. R. ; SALES, Werter Souza ; KRAIS, Claudine Hassan A ; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Atividade de proteinase e fosfolipase de espécies de candida isoladas do sangue de pacientes da UTI. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

43.
SOARES, A. J. ; MIRANDA, Karla Carvalho ; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e ; KOBAYASHI, Cláudia Castelo Branco C ; COSTA, C. R. ; FERNANDES, Orionalda de Fátima Lisboa ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Identification of Malassezia sp by physiological characteristics. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

44.
OLIVEIRA JR, Juldásio Galdino ; PAULA, José Realino de ; FERNANDES, Orionalda de Fátima Lisboa ; MIRANDA, R. B. ; COSTA, C. R. ; PASSOS, Xisto Sena ; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues . Antifungal activity of Ocimum gratissimum against dermatophytes. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
COSTA, CAROLINA R.; Valéria de Oliveira; SILVA, M. R. R.. Participação em banca de Fernanda Almeida Andrade. Atividade de compostos naturais e sintéticos na presença de espécies de Candida. 2017. Dissertação (Mestrado em pós graduação em biologia da relação parasito-hosp) - Universidade Federal de Goiás.

2.
COSTA, C. R.; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues; Jesuíno, R.S.A. Participação em banca de Laís Carneiro Nassiazene Lima. Identificação das espécies de Candida, avaliação da ultraestrutura e perfil de suscetibilidade de biofilmes aos antifúngicos. 2014. Dissertação (Mestrado em pós graduação em biologia da relação parasito-hosp) - Universidade Federal de Goiás.

3.
SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues; COSTA, C. R.; Oliveira, CMA. Participação em banca de Maysa Paula da Costa. Atividade biológica de compostos e seiva da planta Hymenaea courrbaril sobre leveduras e fungos filamentosos. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública) - Universidade Federal de Goiás.

4.
COSTA, C. R.; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues; Faganelo Josiane. Participação em banca de Gustavo Rios Nascimento. Avaliação da aspartil proteinase secretora de isolados clínicos de Candida albicans. 2011 - Universidade Federal de Goiás.

5.
COSTA, C. R.; Jesuíno, R.S.A; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e. Participação em banca de Hildene Menezes e Silva. Caracterização e identificação de leveduras do gênero Candida em pacientes transplantados de medula óssea. 2011. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Universidade Federal de Goiás.

6.
COSTA, C. R.; Jesuíno, R.S.A; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues. Participação em banca de Núbia Pontes Pereira. Atividade in vitro de antifúngicos em biofilme de Candida de diferentes isolados clínicos. 2010 - Universidade Federal de Goiás.

7.
SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e; COSTA, C. R.; COSTA, M.. Participação em banca de Fábio Silvestre Ataídes. Isolamento, identificação e suscetibilidade in vitro de fungos causadores de onicomicose. 2009. Dissertação (Mestrado em Pós graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública) - Universidade Federal de Goiás.

Teses de doutorado
1.
SILVA, MARIA DO ROSARIO RODRIGUES; Valéria de Oliveira; ESPINDOLA, L. S.; COSTA, C. R.; MTF, B.. Participação em banca de Thaísa Cristina Silva. Atividade biológica da punicalagina sobre leveduras do complexo Cryptococcus neoformans e de espécies de Candida. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical) - Universidade Federal de Goiás.

2.
COSTA, C. R.; SILVA, MARIA DO ROSARIO RODRIGUES; CUNHA FILHO, M. S. S.; OLIVEIRA, G. A. R.; PAULA, JOELMA ABADIA MARCIANO. Participação em banca de Maysa Paula da Costa Reis. Toxicidade de fisetina e seu mecanismo de ação sobre leveduras do complexo Cryptococcus neoformans e dermatófitos. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical) - Universidade Federal de Goiás.

3.
SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues; PASSOS, Xisto Sena; Jesuíno, R.S.A; COSTA, C. R.; FERNANDES, Orionalda de Fátima Lisboa. Participação em banca de Milton Camplesi Junior. Caracterização e identificação de fungos causadores de infecções nosocomiais em pacientes transplantados de célula tronco hematopoéticas. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical) - Universidade Federal de Goiás.

4.
COSTA, C. R.; PAULA, J. A. M.; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues; FERNANDES, Orionalda de Fátima Lisboa. Participação em banca de Flávio Ezzeddine El Assal. Bioatividade in vitro da planta, Pimenta pseudocaryophyllus sobre Candida spp e Cryptococcus neoformans. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical) - Universidade Federal de Goiás.

Qualificações de Doutorado
1.
COSTA, C. R.; PAULA, J. A. M.; SANTOS, P. A.. Participação em banca de Fabyola Amaral da Silva Sá. Composição química e atividade antifúngica de Myrcia Tomentosa (Aubl.) DC - Myrtaceae. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical) - Universidade Federal de Goiás.

2.
COSTA, C. R.; FERNANDES, Orionalda de Fátima Lisboa; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e. Participação em banca de Flávio Ezzeddine El Assal. Bioatividade in vitro da planta, Pimenta pseudocaryophyllus sobre candida spp e Cryptococcus neoformans. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina Tropical) - Universidade Federal de Goiás.

3.
COSTA, C. R.; PASSOS, Xisto Sena; Adriano de Moraes Arantes. Participação em banca de Milton Camplesi Junior. Caracterização e identificação de fungos causadores de infecções nosocomiais em pacientes transplantados de medula óssea. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical) - Universidade Federal de Goiás.

Qualificações de Mestrado
1.
COSTA, C. R.; Jesuíno, R.S.A; ZARA, A. L. S. A.. Participação em banca de Andressa Santana Santos. Caracterização de espécies de Candida isoladas da mucosa vulvovaginal em Goiânia. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Pós graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública) - Universidade Federal de Goiás.

2.
SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e; COSTA, C. R.; OLIVEIRA, V.. Participação em banca de Vivianny Aparecida Queiroz Freitas. Ação de compostos naturais em leveduras do complexo Cryptococcus neoformans. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em pós graduação em biologia da relação parasito-hosp) - Universidade Federal de Goiás.

3.
FERNANDES, O. F. L.; COSTA, C. R.; SILVA, M. R. R.. Participação em banca de Reginaldo Teixeira Nunes. Atividade biológica de óleo essencial de Cymbopogon winterianus e Thymus vulgaris em isolados clínicos de Cryptococcus neoformans. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Medicina Tropical) - Universidade Federal de Goiás.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
COSTA, C. R.; Juliana Lamaro Cardoso; SOUZA, M.Menira Borges de Lima Dias e Souza B. L. D. E.. Participação em banca de Juliana Macêdo Silvestre. Uma análise do conteúdo de microbiologia no ensino médio. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em microbiologia) - Universidade Federal de Goiás.

2.
COSTA, C. R.; Orionalda de Fátima LIsboa Fernanades; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues. Participação em banca de Kelly Galvão da Silva. Caracterização de leveduras na saliva de profissionais da saúde. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Medicina Tropical e Saúde Pública) - Universidade Federal de Goiás.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COSTA, C. R.; Costa MP; SILVA, M. R. R.. Participação em banca de Breno Nogueira e André Diniz Costa.Suscetibilidade in vitro de agentes antifungicos para Candida parapsilosis. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Goiás.

2.
COSTA, C. R.; FERNANDES, ORIONALDA DE FATIMA LISBOA; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e. Participação em banca de Tayse Silva dos Santos.PERFIL DE SUSCETIBILIDADE DE LEVEDURAS DO GÊNERO Candida FORMANDO BIOFILME FRENTE AOS ANTIFÚNGICOS ANFOTERICINA B, FLUCONAZOL, VORICONAZOL E CASPOFUNGINA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Goiás.

3.
Abrao FY (Fernanado Yano Abrão); Costa MP; COSTA, C. R.. Participação em banca de Pedro Henrique Dias Botelho.IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO PERFIL DE SUSCETIBILIDADE DE ISOLADOS DE Candida sp. OBTIDOS DE PACIENTES COM SÍNDROME DA ARDÊNCIA BUCAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Goiás.

4.
COSTA, C. R.; Orionalda de Fátima LIsboa Fernanades; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e. Participação em banca de Fernando Yano Abrão.Fatores de Virulência de Candida albicans e Candida parapsilosis isoladas da saliva de profissionais da saúde. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Goiás.

5.
COSTA, C. R.; Jesuíno, R.S.A; Fabrícia Paula de Faria; José Rodrigues do Carmo Filho. Participação em banca de Andréia Cristina Gomes.Avaliação da atividade antifúngica dos venenos de serpentes do gênero Bothrops e Crotalus. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
COSTA, C. R.; SILVA, M. R. R.; FERNANDES, O. F. L.. banca examinadora para professor substituto. 2014. Universidade Federal de Goiás.

Outras participações
1.
COSTA, C. R.; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e; FERNANDES, Orionalda de Fátima Lisboa. banca examinadora do concurso de monitoria. 2014. Universidade Federal de Goiás.

2.
FERNANDES, O. D. L.; SOUZA, Lúcia Kioko Hasimoto e; COSTA, C. R.. Participação da banca examinadora do concurso de monitoria. 2013. Universidade Federal de Goiás.

3.
FERNANDES, Orinalda de Fátima Lisboa; COSTA, C. R.; SILVA, Maria Do Rosário Rodrigues. Banca examinadora do concurso de Monitoria da disciplina de microbiologia do setor de Micologia. 2007. Universidade Federal de Goiás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Simpósio de Microscopia no Cerrado.Punicalagina: alterações morfológicas e ultraestruturais em espécie de Candida. 2018. (Simpósio).

2.
Congresso Goiano de Infectologia. Perfil de siscetibilidade in vitro de espécies de candida isoladas da mucosa vaginal aos antifungicos fluconazol e nistatina. 2017. (Congresso).

3.
Congresso Goiano de Infectologia. Espécies de Candida isoladas da mucosa vulvovaginal de mulheres atendidas em um hospital terciário de Goiânia, GO 2016-2017. 2017. (Congresso).

4.
XV Seminário do IPTSP e VIII seminário de Biotecnologia.Atividade antifungica e perfil de citotoxicidade da punicalagina. 2017. (Seminário).

5.
XV Seminário do IPTSP e VIII seminário de Biotecnologia.Suscetibilidade in vitro e fatores de virulencia em espécies de Candida isolados da mucosa vaginal. 2017. (Seminário).

6.
1 congresso de infectologia do centro- oeste. candidíase da mucosa vulvovaginal em hospital terciário de Goiânia. 2016. (Congresso).

7.
Congresso Centro-Brasileiro de Infectologia, Controle de Infecção, Imunização e Medicina Tropical. Mucormicose cerebral em paciente imunocompetente. 2014. (Congresso).

8.
27 Congresso Brasileiro de Microbiologia. Atividade antifúngica e citotóxica do óleo essencial de cymbopogon flexuosus. 2013. (Congresso).

9.
27 Congresso Brasileiro de Microbiologia. Avaliação de região do DNA ribossomal 18S para diferenciação de Candida spp pela temperatura de melting. 2013. (Congresso).

10.
Congresso de Ciências Farmacêuticas do Brasil Central. Avaliação do biofilme de isolados de Candida e identificação das espécies por PCR em tempo real. 2013. (Congresso).

11.
IX Simpósio Brasileiro de Farmacognosia.Atividade antifúngica de óleos essenciais sobre leveduras patogênicas. 2013. (Simpósio).

12.
Programa institucional de iniciação científica e desenvolvimento tecnológicoo. 2012. (Outra).

13.
X seminário de patologia tropical e saúde pública e III semana de biotecnologia.Perfil de suscetibilidade de leveduras do genero Candida formando biofilme. 2012. (Seminário).

14.
X seminário de patologia tropical e saúde pública e III semana de biotecnologia. 2012. (Seminário).

15.
XXI congresso latinoamericano de microbiologia. Identificação e suscetibilidade in vitro de espécies de candida isolados da mucosa bucal. 2012. (Congresso).

16.
XXI congresso latinoamericano de microbiologia. Candida parapsilosis as agent of onychomychosis. 2012. (Congresso).

17.
XXI congresso latinoamericano de microbiologia. Atividade de hymenaea courbaril sobre leveduras e fungos filamentosos. 2012. (Congresso).

18.
XXI Congresso Latinoamericano de microbiologia. Perfil de suscetibilidade de leveduras do genero Candida formando biofilme. 2012. (Congresso).

19.
26 Cogresso Brasileiro de Microbiologia. Effects of azole antifungals on dimorphism in susceptible and resistant isolates of candida albicans. 2011. (Congresso).

20.
IX Seminário de Patologia Tropicale saúde Pública e II semana de Biotecnologia.Aspergilose invasiva em pacientes transplantados de células hematopoiéticas por pesquisa do antígeno galactomanana. 2011. (Seminário).

21.
VIII Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão PROEC-38. Detecção de galactomanana em pacientes transplantados de células hematopoiéticas. 2011. (Congresso).

22.
VI Congresso Brasileiro de Micologia. avaliação da análise molecular de isolados de Candida albicans suscetíveis e resistentes ao fluconazol. 2010. (Congresso).

23.
VII Seminário de Patologia Tropical e Saúde Pública. 2009. (Seminário).

24.
6 simpósio regional de biomedicina e 3 workshop de genética. 2008. (Simpósio).

25.
V Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. Alterações na produção de exoenzimas e habilidade de aderência de acordo com espécie de Candida e espécime clínico. 2008. (Congresso).

26.
IV Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. Caracterização de virulência em isolados de Candida de pacientes infectados pelo HIV e nosocomiais. 2007. (Congresso).

27.
IV Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. Perfil de suscetibilidade in vitro de Candida albicans e curva de morte sob ação de caspofungina e anfotericina B em isolados resistentes e suscetíveis ao fluconazol. 2007. (Congresso).

28.
V Congresso Brasileiro de Micologia. Atividade enzimática de proteinase e fosfolipase de isolados de Candida albicans obtidos da mucosa bucal de pacientes com HIV+ e de saliva de profissionais da área da saúde. 2007. (Congresso).

29.
V Congresso Brasileiro de Micologia. Molecular epidemiological analysis of bloostream of Candida albicans. 2007. (Congresso).

30.
VI Seminário em Patologia Tropical e Saúde Públia.Acid proteinase and phospholipase of Candida isolates. 2007. (Seminário).

31.
III Congresso de pesquisa, ensino e extensão. Perfil de suscetibilidade de Candida albicans obtidas de pacientes HIV positivos, frente a anfotericicna B, voriconazol e itraconazol. 2006. (Congresso).

32.
III Congresso de pesquisa, ensino e extensão. Suscetibilidade in vitro de dermatófitos a três agentes antifúngicos usando o método de microdiluição em caldo. 2006. (Congresso).

33.
V Seminário em Patologia Tropical e Saúde Pública. 2006. (Seminário).

34.
X Congresso de Biomedicina. X Congresso de Biomedicina. 2006. (Congresso).

35.
II Congresso de Pesquisa Ensino e Extensão. II Congresso de pesquisa, Ensino e Extensão. 2005. (Congresso).

36.
IV Seminário do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública.Identificação da espécies de Candida isoladas de pacientes HIV positivos. Suscetibilidade in vitro. 2005. (Seminário).

37.
IV Congresso Brasileiro de Micologia. IV Congresso Brasileiro de Micologia. 2004. (Congresso).

38.
XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia. XXII Congresso brasileiro de Microbiologia. 2003. (Congresso).

39.
Simpósio sobre a biologia de fungos patogênicos humanos.Simpósio sobre a biologia de fungos patogênicos humanos. 2002. (Simpósio).

40.
III Congresso Brasileiro de Micologia. III Congresso Brasileiro de MIcologia. 2001. (Congresso).

41.
III Congresso de Análises Clínicas do Centro-Oeste, I Congresso Brasileiro de Citologia Clínica, XIII Simpósio Reginal de Análises Clínicas. Participou do ciclo de conferência e mesa redonda, durante o III Congresso de Análises Clínicas do Centro-Oeste, XIII Simpósio Regional de Análises Clínicas e I Congress Brasileiro de Citologia Clínica. 2001. (Congresso).

42.
VII Congresso Brasileiro de Biomedicina. VII Congresso Brasileiro de Biomedicina. 2000. (Congresso).

43.
XXXVI Congresso da Sociedade Braasileira de medicina tropical. XXXVI Congresso da Sociedade brasileira de medicina Tropical. 2000. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Fernanda Almeida Andrade. Bioatividade de extratos de plantas na presença de Candida. 2017. Dissertação (Mestrado em pós graduação em biologia da relação parasito-hosp) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Carolina Rodrigues Costa.

2.
Laís Carneiro Naiziense Lima. Avaliação do método de PCR em tempo real para diferenciação de espécies de Candida, estrutura celular e perfil de suscetibilidade de leveduras formando biofilme. 2012. Dissertação (Mestrado em pós graduação em biologia da relação parasito-hosp) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Carolina Rodrigues Costa.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rayssa Rodrigues dos Santos. Determinar a suscetibilidade in vitro e concentração fungicida mínima de fungos filamentosos isolados de ambiente nosocomial frente ao itraconazol e fluconazol. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Carolina Rodrigues Costa.

2.
Pedro Henrique Dias Botelho. IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO PERFIL DE SUSCETIBILIDADE DE ISOLADOS DE Candida sp. OBTIDOS DE PACIENTES COM SÍNDROME DA ARDÊNCIA BUCAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Carolina Rodrigues Costa.

3.
Tayse Silva dos Santos. PERFIL DE SUSCETIBILIDADE DE LEVEDURAS DO GÊNERO Candida FORMANDO BIOFILME FRENTE AOS ANTIFÚNGICOS ANFOTERICINA B, FLUCONAZOL, VORICONAZOL E CASPOFUNGINA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Carolina Rodrigues Costa.

Iniciação científica
1.
Pedro Henrique Dias Botelho. Avaliação do método de PCR em tempo real para diferenciação de espécies de Candida. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Carolina Rodrigues Costa.

2.
Tayse Silva dos Santos. perfil de suscetibilidade de leveduras do gênero candida formando biofilme. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carolina Rodrigues Costa.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
TORRES, R. G. ; GUILARDE, A. O. ; OLIVEIRA, A. M. ; CAIXETA, A. B. F. ; COSTA, C. R. ; OLIVEIRA, F. A. . Mucormicose cerebral em paciente imunocompetente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Outras informações relevantes


Coordenadora da disciplina de microbiologia do primeiro semestre de 2011, para o curso de enfermagem. 

Membro do núcleo docente estruturante de biotecnologia



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 1:34:27