Marlice de Oliveira e Nogueira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2528010444414597
  • Última atualização do currículo em 07/12/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Itaúna (1988), MESTRADO EM EDUCAÇÃO pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004) e DOUTORADO EM EDUCAÇÃO pela FAE-UFMG com pesquisa no campo da Sociologia da Educação, intitulada "Pais professores e a escolarização dos filhos" (2011). Atua desde 2004 na docência do ensino superior, com experiência em cursos de Pedagogia e demais licenciaturas, como também em atividades de pesquisa e de extensão universitária. Desenvolve atualmente pesquisas na área de Educação, no campo da Sociologia da Educação com ênfase em sociologia das desigualdades sociais/escolares e sociologia da relação família-escola. Desde novembro de 2012 é professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto, atuando em cursos de graduação e no Programa de Mestrado em Educação, na linha de pesquisa Desigualdades, diversidades, diferenças e práticas educativas inclusivas (DsPEI). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marlice de Oliveira e Nogueira
Nome em citações bibliográficas
NOGUEIRA, M. O.;Marlice de Oliveira e Nogueira;Nogueira, Marlice de Oliveira e;NOGUEIRA, M.O.;Marlice de Oliveira Nogueira

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.
Rua do Seminário, s/n
Centro
35420000 - Mariana, MG - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2011
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Pais professores e a escolarização dos filhos, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Maria Alice de Lima Gomes Nogueira.
Palavras-chave: relação família-escola, professores, escolarização; pais professores, escolarização.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2004
Mestrado em MESTRADO EM EDUCAÇÃO.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC-MINAS, Brasil.
Título: A Apropriação do conhecimento escolar: relações com o currículo numa escola de ensino fundamental,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Maria Inez Salgado de Souza.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
2000 - 2001
Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional.
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG-FUNEDI, Brasil.
1989 - 1989
Especialização em Pedagogia Empresarial.
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Belo Horizonte, FAFI, Brasil.
1985 - 1988
Graduação em Pedagogia.
Fundação Universidade de Itaúna, FUIT, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto, desde novembro de 2012.

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, Mestrado em Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Família, escola e processos socializadores
08/2016 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado II
Estágio Supervisionado V
Introdução à educação
02/2015 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado II
02/2015 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisioando V
06/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .

04/2014 - Atual
Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .

Cargo ou função
Presidente do Colegiado de Pedagogia (coordenação de curso de graduação).
02/2014 - Atual
Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .

Cargo ou função
Coordenador de Gestão Pedagógica do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da UFOP..
12/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .

Cargo ou função
Membro do Comitê de extensão da UFOP.
05/2013 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado V
Estágio Supervisionado VI
05/2013 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização do trabalho escolar
04/2013 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.

Atividade realizada
Atividade de orientação voluntária no PIBID-UFOP Ped-Pedagogia.
02/2013 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionados II e V
12/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Monitoria do Departamento de Educação.
02/2017 - 07/2017
Ensino, Mestrado em Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da educação
08/2016 - 12/2016
Ensino, Mestrado em Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Novos arranjos familiares e relações intergeracionais
08/2016 - 12/2016
Ensino, Mestrado em Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Novos arranjos familiares e relações intergeracionais
03/2016 - 07/2016
Ensino, Mestrado em Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Educação
02/2016 - 07/2016
Ensino, Mestrado em Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da educação
02/2015 - 07/2015
Ensino, Mestrado em Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Educação
03/2013 - 12/2014
Extensão universitária , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do Programa UFOP COM A ESCOLA.
10/2013 - 02/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado VI
Organização do trabalho escolar
Política e Gestão educacional
11/2012 - 04/2013
Ensino, Letras - Licenciatura Ou Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização do Trabalho Escola
Política e Gestão Educacional
11/2012 - 04/2013
Ensino, História - Licenciatura Ou Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política e Gestão Educacional
11/2012 - 04/2013
Ensino, Música -licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização do Trabalho Escolar
11/2012 - 04/2013
Ensino, Artes Cênicas - licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização do Trabalho Escolar

Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, IMIH, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de tempo integral - TI, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor de tempo integral com docência na graduação, projetos de extensão e de pesquisa. Docência nas disciplinas: Didática, Sociologia da Educação, Educação Infantil, Alfabetização, Educação de Jovens e Adultos, Práticas pedagógicas Coordenação de Projeto de extensão: AGESPPE - Agência de Estudos e Práticas Pedagógicas Organização e implementação do Pró-docência - Programa de Formação Continuada dos Docentes do Ensino Superior Organização do Pró-discente - Programa de apoio e capacitação discente Orientação de estágios e Trabalhos de conclusão de curso (monografias)

Atividades

02/2010 - 10/2012
Extensão universitária , Núcleo de Formação de Professores, .

Atividade de extensão realizada
AGESPPE -AGÊNCIA DE ESTUDOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.
08/2009 - 10/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização e Letramento
Didática
Educação Infantil: concepções e práticas
Práticas pedagógicas
Sociologia da Educação
08/2009 - 10/2012
Ensino, EDUCAÇÃO FÍSICA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DIDÁTICA
08/2010 - 12/2010
Ensino, MÚSICA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DIDÁTICA
07/2010 - 12/2010
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DIDÁTICA

Universidade Presidente Antônio Carlos, UNIPAC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2009
Vínculo: Professor Adjunto, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 12

Atividades

08/2006 - 08/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação de ensino e aprendizagem
História da Educação
Educação e Sociedade
02/2004 - 08/2009
Ensino, NORMAL SUPERIOR, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação
Avaliação de Ensino e Aprendizagem
Educação e Sociedade
Formação e Profissão docente
08/2006 - 12/2006
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
07/2004 - 12/2004
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Educação e Estudos Sociais de Juatuba, .

Serviço realizado
Coordenação Pedagógica do Curso Normal Superior.

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Outro - doutorando, Enquadramento Funcional: sem vínculo empregatício, Carga horária: 8


cOLÉGIO SANT'ANA, COLSANTANA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do ensino fundamental, Carga horária: 24

Vínculo institucional

1986 - 2002
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professor da educação infantil, Carga horária: 24

Atividades

02/1989 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
ENSINO FUNDAMENTAL

Escola Estadual do Bairro São Geraldo, EEBSG, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 2000
Vínculo: estatutário, Enquadramento Funcional: Vice Diretor, Carga horária: 24


Faculdades Pitágoras, PITÁGORAS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: temporário, Enquadramento Funcional: Professor curso pós-graduação



Linhas de pesquisa


1.
Desigualdades, diversidades, diferenças e práticas educativas inclusivas (DsPEI)

Objetivo: Desenvolver pesquisas no campo da educação com foco nas desigualdades sociais e escolares, na diversidade e nas práticas educativas inclusivas na escola e em outros espaços educativos..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: educação; desigualdades sociais; desigualdades escolares; inclusão; práticas educativas inclusivas.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Famílias e a educação dos filhos: processos de socialização em diferentes grupos sociais e ocupacionais
Descrição: Pesquisa sobre os processos de socialização e seus efeitos nas práticas e estratégias familiares de escolarização em diferentes grupos sociais e ocupacionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) .

Integrantes: Marlice de Oliveira e Nogueira - Coordenador / Rosa Maria da Exaltação Coutrim - Integrante / Naiara Marciana de Paula - Integrante / Daniela Vale de Oliveira - Integrante / Anderson Luiz de Oliveira - Integrante / Daiene Aparecida Campidele - Integrante / Thalyta Isabela da Silva Almeida - Integrante.

Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 5
2016 - Atual
Da distorção idade/série às rupturas escolares: um estudo sobre as desigualdades de escolarizsação em contextos rurais
Descrição: O projeto de pesquisa tem como objeto a compreensão dos itinerários escolares de crianças e adolescentes na faixa etária de 09 a 15 anos, que tiveram em algum momento do percurso escolar, processos de atrasos ou rupturas e descontinuidades na escolarização (ensino fundamental), em territórios rurais. A pesquisa será realizada em duas etapas: a) um mapeamento das taxas de distorção idade/série e de evasão escolar no ensino fundamental em distritos e subdistritos rurais do município de Mariana-MG, por meio da análise de dados oficiais (censo educacional, Prova Brasil e dados municipais), e b) em uma dimensão qualitativa serão selecionados dois estudantes e suas famílias (pais, mães ou responsáveis) em cada distrito/subdistrito para a coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturas e abertas. A pesquisa contribuirá para ampliar o conhecimento sobre os percursos de escolarização em contextos rurais e a elaboração de políticas públicas que visem à democratização do acesso e permanência na educação básica em diferentes contextos geosociais e culturais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) .

Integrantes: Marlice de Oliveira e Nogueira - Coordenador / Maglaice Miranda Reis - Integrante / Joel Austin Windle - Integrante / Laila Vieira de Oliveira - Integrante / Ana Paula Souza de Paula - Integrante / Estefany Gonçalves Maia - Integrante / Paloma Angel da Silva - Integrante / Naiara Marciana de Paula - Integrante / Alcione Januária Teixeira da Silveira - Integrante / Paloma Angel da Silva - Integrante / Ludimila Maria da Silva Reis - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 9
2014 - 2018
Enfrentando o quase-mercado escolar na hora da retomar os estudos: itinerários de jovens de camadas populares da Região dos Inconfidentes
Descrição: Embora a escolha do estabelecimento de ensino seja um tema bem estabelecido na sociologia da educação, tendo já constituído um leque importante de ferramentas analíticas, não parece haver ainda aplicações delas ao contexto daqueles que voltam aos estudos básicos deixados incompletos no passado. Trata-se, em geral, de jovens de origem popular que enfrentam um quase-mercado escolar diversificado e mal definido, além de enfrentar outros problemas próprios a suas condições de existência. Essa pesquisa busca compreender as perspectivas e práticas de jovens de origem popular que manifestam o desejo e/ou tomam a iniciativa de reintegrar a escola, no contexto da Região dos Inconfidentes. Contribui assim para políticas públicas que visam à democratização do acesso à educação. CNPq (Processo: 444947/2014-0)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Marlice de Oliveira e Nogueira - Integrante / Joel Austin Windle - Coordenador.
2014 - 2018
Pais professores e as práticas educativas desenvolvidas na vida escolar dos filhos
Descrição: A partir de estudos anteriores que evidenciam o impacto da profissão docente nas práticas educativas familiares, esta investigação tem como objetivo realizar um levantamento bibliográfico minucioso sobre o tema pais professores, por meio da identificação, seleção e análise de artigos científicos, teses e obras em língua portuguesa, espanhola, francesa e inglesa, que tratam diretamente ou indiretamente o tema, fornecendo subsídios para investigações futuras no campo da sociologia da educação e/ou formação de professores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) .

Integrantes: Marlice de Oliveira e Nogueira - Coordenador / Rosa Maria da Exaltação Coutrim - Integrante / Cristina Ferreira Assis - Integrante / Regiane de Fátima Teodoro - Integrante / Maglaice Miranda Reis - Integrante / Anandra Santos Ribeiro de Oliveira - Integrante / Jéssica Alice Castro Faria - Integrante / Rosilane Kátia de Oliveira - Integrante / Livia Magalhães Mourão Ribeiro - Integrante / Juliana da Silva - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 12 / Número de orientações: 5
2008 - 2011
Pais professores e a escolarização dos filhos
Descrição: Pesquisa de doutoramento no campo da sociologia da Educação, sobre o tema Pais professores e a escolarização dos filhos, realizada na FAE- UFMG, sob orientação de Maria Alice Nogueira.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Marlice de Oliveira e Nogueira - Coordenador / Maria Alice Nogueira - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Laços: escola família e comunidade
Descrição: O projeto LAÇOS, através de uma parceria com uma escola pública de Mariana propõe um trabalho formação de professores sobre o tema família-escola e o desenvolvimento de projetos de intervenção pedagógica nas escolas e comunidades atendidas que visam contribuir para o desenvolvimento de estratégias para melhoria da relação entre famílias, comunidade e escolas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Marlice de Oliveira e Nogueira - Coordenador.
2013 - 2014
UFOP COM A ESCOLA
Descrição: Programa de extensão da Universidade Federal de Ouro Preto, iniciado em 2006, que tem como objetivo a interlocução com a educação básica na região dos Inconfidentes. O programa estabelece parceria com a Secretaria Estadual da Educação de Minas Gerais e as Secretarias Municipais de Educação dos municípios do entorno da UFOP e a partir das demandas apresentadas desenvolve propostas de formação continuada e de intervenção pedagógica e curricular nos contextos reais das escolas públicas da região..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Marlice de Oliveira e Nogueira - Coordenador / Rosa Maria da Exaltação Coutrin - Integrante / Marcelo Donizete da Silva - Integrante / Maria Aparecida Vilela Satto - Integrante.
2013 - 2014
Proext 2014 - Programa Ufop com a escola
Descrição: Proposta do Programa Ufop com a escola aprovada e financiada pelo PROEXT 2014..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Marlice de Oliveira e Nogueira - Coordenador / Marcelo Donizete da Silva - Integrante / Maria Aparecida Vilela Satto - Integrante / Rosa Maria da Exaltação Coutrim - Integrante.


Outros Projetos


2014 - Atual
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência - PIBID UFOP
Descrição: O Pibid-Ufop é um programa que conta com 16 subprojetos nas áreas das licenciaturas da Ufop, desenvolvendo atividades de integração entre a formação inicial dos licenciandos e as escolas de educação básica da região (Mariana e Ouro Preto). Minha atuação no programa é na função de coordenação de gestão de processos educacionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.

Integrantes: Marlice de Oliveira e Nogueira - Integrante / Gilmar Pereira de Souza - Coordenador / Sheila Alves de Almeida - Integrante.
2013 - 2014
PIBID-UFOP - PED PEDAGOGIA
Descrição: Subprojeto do Programa Institucional de Estímulo à Docência da Universidade Federal de Ouro Preto..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .

Integrantes: Marlice de Oliveira e Nogueira - Integrante / Maria Aparecida Vilela Satto - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Nogueira, Marlice de Oliveira e2018Nogueira, Marlice de Oliveira e. Práticas culturais, estilo de vida e docência: o caso dos pais professores. RECE : Revista Eletrônica de Ciências da Educação, v. 17, p. 969, 2018.

2.
Nogueira, Marlice de Oliveira e2018Nogueira, Marlice de Oliveira e; COUTRIM, R. M. E. . Pais professores e o envolvimento com a educação dos filhos: contribuições da literatura sociológica de língua portuguesa, inglesa e francesa. Horizontes, v. 36, p. 73-85, 2018.

3.
Nogueira, Marlice de Oliveira e2017Nogueira, Marlice de Oliveira e; NOGUEIRA, Maria Alice . QUANDO OS PROFESSORES ESCOLARIZAM OS FILHOS NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: DA INEVITABILIDADE À COLONIZAÇÃO. EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE), v. 33, p. 1-26, 2017.

4.
Marlice de Oliveira e Nogueira2015Marlice de Oliveira e Nogueira. Bom aluno, bom filho: a tensão entre a construção de si e a fabricação do sucesso escolar em famílias de pais professores. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 20, p. 67-79, 2015.

5.
Nogueira, Marlice de Oliveira e2013 Nogueira, Marlice de Oliveira e. Efeito pai professor: o impacto da profissão docente na vida escolar dos filhos. Revista Brasileira de Educação (Impresso), v. 18, p. 65-79, 2013.

6.
TAVARES, C.M.M.2013TAVARES, C.M.M. ; NOGUEIRA, M.O. . Relação Família-Escola: Possibilidades e Desafios para a Construção de Uma Parceria. Formação@Docente, v. 5, p. 43-57, 2013.

7.
NOGUEIRA, M. O.2012NOGUEIRA, M. O.. Relação família-escola transmutada: da aderência aos papéis e à experiência social. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 17, p. 113, 2012.

8.
NOGUEIRA, M. O.2007NOGUEIRA, M. O.. Profissão docente e Propostas de Formação Continuada: considerações sobre o processo de desqualificação do trabalho do professor. Revista de Educação (Campinas), v. 23, p. 113-122, 2007.

9.
NOGUEIRA, M. O.2005NOGUEIRA, M. O.. Os professores e o currículo. Presença Pedagogica, Belo Horizonte, v. 11, n.61, p. 57-65, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
Nogueira, Marlice de Oliveira e; COUTRIM, R. M. E. . Entre pais e filhos: transmissão geracional e o lugar do trabalho em famílias de camadas populares. In: Ruth Bernardes de Sant'Ana; Pedro Abrantes. (Org.). Aprendendo a ser trabalhador: um encontro coletivo com a obra de Paul Willis. 1ªed.Curitiba: Editora CRV Ltda, 2013, v. 01, p. 101-119.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Marlice de Oliveira e Nogueira. Quando os professores escolarizam os filhos na rede pública: da inevitabilidade à colonização. In: XVII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2015, Porto Alegre. XVII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2015.

2.
NOGUEIRA, M. O.. A apropriação do conhecimento escolar: relações com o currículo numa escola de ensino fundamental. In: 27 Anped, 2004, Caxambu. CDROM - 27 Anped/2005.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Nogueira, Marlice de Oliveira e; Oliveira, Rosilane Kátia . Entre a casa e a escola: práticas educativas de pais professores homens na Educação Básica. In: VI Colóquio Internacional de Estudos sobre Masculinidades, 2017, Recife. VI Colóquio Internacional de Estudos sobre Masculinidades, 2017.

2.
Nogueira, Marlice de Oliveira e; TEODORO, R. F. . MODELOS DE EDUCAÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA: PERCEPÇÕES E CONCEPÇÕES DE PAIS E PROFESSORES. In: 12ª REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL SUDESTE DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL E PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (ANPED, 2016, Vitória. Diálogo entre a pesquisa e as pesquisas de educação na atualidade. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de PósGraduação em Educação, 2016. p. 94.

3.
NOGUEIRA, M. O.. Os professores e o currículo: considerações sobre as formas de apropriação e recontextualização das prescrições curriculares. In: VI Colóquio Luso-Brasileiro sobre questões curriculares, 2004, Rio de Janeiro. Currículo: Pensar, inventar e diferir, 2004. v. CDROM.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Nogueira, Marlice de Oliveira e. Bom aluno, bom filho: a tensão entre a construção de si e a fabricação do sucesso escolar em famílias de pais professores. In: I Bienal Latino americana de Infancias y Juventudes, 2014, Manizales. I Bienal Latino americana de Infancias y Juventudes: democracias, derechos humanos y ciiudadanías, 2014.

2.
Nogueira, Marlice de Oliveira e. Efeito pai professor: o impacto da profissão docente na vida escolar dos filhos. In: 35ª Reunião Anual da Anped, 2012, Porto de Galinhas. Educação, cultura, pesquisa e projetos de desenvolvimento: o Brasil do século XXI. Rio de Janeiro: Armazém das Letras Gráfica e Editora Ltda, 2012. v. 01. p. 173-173.

Artigos aceitos para publicação
1.
Nogueira, Marlice de Oliveira e; Oliveira, Rosilane Kátia ; ARAUJO, R. M. B. . Relação família-escola e políticas públicas no Brasil e em Portugal: um estudo sobre a regulamentação da participação parental na gestão escolar. Horizontes, 2019.

2.
Nogueira, Marlice de Oliveira e. O currículo no centro da luta: contribuições de Michael Apple para a compreensão da realidade escolar. Revista Espaço do Currículo, 2019.

3.
Nogueira, Marlice de Oliveira e; OLIVEIRA, A. S. R. . LONGEVIDADE ESCOLAR EM ALUNOS DE CAMADAS POPULARES: ESTUDOS BRASILEIROS'.. EDUCACAO EM PERSPECTIVA (ONLINE), 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
Nogueira, Marlice de Oliveira e; WINDLE, Joel . The Strategies of Parent-Teachers in Provincial Brazil: Mobilisation for Academic Success and Personal Fulfilment in the Context of Socially Segregated Schooling. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
Nogueira, Marlice de Oliveira e. Família-escola: políticas e práticas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Nogueira, Marlice de Oliveira e. Rupturas escolares: a distorção idade/série em contexto rural. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Marlice de Oliveira e Nogueira. Quando os professores escolarizam os filhos na rede pública de educação básica: entre a ?não escolha? e a colonização da escola. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
Nogueira, Marlice de Oliveira e. Família-escola: uma parceria possível?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Nogueira, Marlice de Oliveira e. Famílias e escolas: um diálogo a ser construído. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Nogueira, Marlice de Oliveira e. Famílias e escolas: dissonâncias e consonâncias de uma complexa relação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
Nogueira, Marlice de Oliveira e. Aprendizagem na perspectiva da Inclusão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
Nogueira, Marlice de Oliveira e. Pais professores e a escolarização dos filhos: as classes médias e as escolas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
Nogueira, Marlice de Oliveira e. Efeito pai professor: o impacto da profissão docente na vida escolar dos filhos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
NOGUEIRA, M. O.. PAIS PROFESSORES E A ESCOLARIZAÇÃO DOS FILHOS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
NOGUEIRA, M. O.; Abrahão, Bruno ; Carneiro, A.N. ; Carvalho, F.L. ; Castro, G.A. ; Frade, R.I. ; OLIVEIRA, G. M. ; Paglia, Karen ; Pereira, Denilson Diniz ; PLACIDO, R. L. ; Schetino, A.M. ; SILVA, F. A. R. . O papel da AGESPPE-AGÊNCIA DE ESTUDOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS no processo de formação docente no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
NOGUEIRA, M. O.. A apropriação do conhecimento escolar: relações com o currículo numa escola de ensino fundamental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
NOGUEIRA, M. O.. A apropriação do conhecimento escolar: relações com o currículo numa escola de ensino fundamental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
NOGUEIRA, M. O.. Conhecimento no relicário: considerações sobre formas de apropriação dos currículos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
NOGUEIRA, M. O.. A apropriação do conhecimento em sala de aula. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
Nogueira, Marlice de Oliveira e. Parecerista ad hoc em periódico nacional. 2018.

2.
Nogueira, Marlice de Oliveira e. Parecerista ad hoc. 2017.

3.
Nogueira, Marlice de Oliveira e. Parecerista ad hoc. 2016.

4.
Nogueira, Marlice de Oliveira e. Parecerista ad hoc. 2016.

5.
Nogueira, Marlice de Oliveira e. Parecerista ad hoc. 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
Nogueira, Marlice de Oliveira e; COUTRIM, R. M. E. . Pais professores e o desenvolvimento de práticas educativas na vida escolar dos filhos. 2017. (Relatório de pesquisa).

2.
Nogueira, Marlice de Oliveira e; PAULA, A. P. S. . DA DISTORÇÃO IDADE/SÉRIE ÀS RUPTURAS ESCOLARES: um estudo das desigualdades de escolarização em contextos rurais. 2017. (Relatório de pesquisa).

3.
Nogueira, Marlice de Oliveira e. Família e escola: diálogo possível?. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
Nogueira, Marlice de Oliveira e. Relação família escola na contemporaneidade. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
Nogueira, Marlice de Oliveira e. Identidade e Profissão Docente. 2013. (Coordenação de mesa).

6.
Nogueira, Marlice de Oliveira e. IX SIMPOED - Simpósio de Formação e Profissão Docente. 2013. (Parecerista).

7.
Nogueira, Marlice de Oliveira e. Relação família escola na contemporaneidade: reconfigurações e desafios. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
NOGUEIRA, M. O.. Projetos pedagógicos: reflexões e práticas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
Nogueira, Marlice de Oliveira e; OLIVEIRA, G. M. . Planejamento e disciplina na Escola Integrada. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
NOGUEIRA, M. O.; Viana, M. ; Albuquerque, G. . Dificuldades de aprendizagem no contexto da alfabetização. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
NOGUEIRA, M. O.. Alfabetização e Letramento. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
NOGUEIRA, M. O.. Multiculturalidade e educação. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para disciplina EAD).

13.
NOGUEIRA, M. O.; SOUZA, M. I. S. . AS CONTRIBUIÇÕES DE BASIL BERNSTEIN PARA A INVESTIGAÇÃO EM SALA DE AULA. 2006. .

Demais trabalhos
1.
NOGUEIRA, M. O.. O trabalho psicomotor na educação infantil. 2006 (Minicurso) .

2.
NOGUEIRA, M. O.. Avaliação de aprendizagem e seleção de atividades escolares. 2005 (Palestra) .

3.
NOGUEIRA, M. O.. O lugar do corpo na aprendizagem. 2005 (Palestra/mini curso) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
NOGUEIRA, M. O.; NOGUEIRA, Maria Alice; COUTRIM, R. M. E.. Participação em banca de Rosilane Kátia de Oliveira. Entre a casa e a escola: pais professores homens na Educação Básica. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
NOGUEIRA, M. O.; Viana, M.J.B; Coutinho, P.O. Participação em banca de Ana Thereza Reis Magalhães. Cursinhos populares e o acesso ao ensino superior: contribuições para além do conteúdo. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
NOGUEIRA, M. O.; MARQUES, W. E. U.; SILVA, L. C.. Participação em banca de Laila Vieira de Oliveira. Escola de mentira ou escola de verdade?: Sobre a garantia do direito à educação de adolescentes em cumprimento de medida de internação provisória em Belo Horizonte. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
NOGUEIRA, M. O.; Carvalho, R.A; HAMDAN, J. C.; Neto, W.G. Participação em banca de Janaína Maria de Souza. A administração do Grupo Escolar Dom Benevides em tempos de ditadura (1964-1969). 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

5.
Nogueira, Marlice de Oliveira e; RESENDE, Tânia F.; Alves, M.T.G. Participação em banca de Mariana de Assis Soares. O clima escolar e o som do recreio: entre escutas, observações e relatos. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
Nogueira, Marlice de Oliveira e; SANTOS, E. P.; Botelho, D.M.. Participação em banca de Luana Diana dos Santos. Vozes insurgentes da educação das relações etnico-raciais: o protagonismo de Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva e Nilma Lino Gomes. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

7.
Nogueira, Marlice de Oliveira e; NUNES, C. M. F.; PAIXAO, J. A.. Participação em banca de Glauber César Cruz Custódio. A Educação Física em "celas de aula": possibilidades e desafios dos professores iniciantes atuantes em unidades prisionais. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

8.
NOGUEIRA, M. O.; PORTES, E. A.; MORAIS, C.C.; GUIMARÃES, P.C.D. Participação em banca de Vaneska Ribeiro Perfeito Santos. Mulheres das camadas médias em cursos superiores de uma faculdade particular de São João Del Rei - MG. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

9.
NOGUEIRA, M. O.; Torres, M.A.; Miranda, S.A. Participação em banca de Apolônia de Jerusalém Ferreira e Silva. Gênero e sexualidade na formação de pedagogos: diálogos acerca de entendimentos e práticas discentes. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

10.
NOGUEIRA, M. O.; MATOS, D. A. S.; COUTRIM, R. M. E.; Viana, M.J.B. Participação em banca de Mariza Aparecida Costa Pena. Caminhos de estudantes participantes da política de ação afirmativa: oportunidades e desafios no ensino superior. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

11.
NOGUEIRA, M. O.; NOGUEIRA, Paulo Henrique de Queiroz; FONSECA, Marcus V.. Participação em banca de Roosvany Beltrane Rocha. Caminhos e descaminhos da escola de tempo integral de Governador Valadares-MG: trajetórias de resistência de jovens. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

12.
NOGUEIRA, M. O.; Carvalho, L.D.; JORGE, L. S.. Participação em banca de Regiane de Fátima Teodoro. Educação escolar na primeira infância: percepções e concepções de mães e professoras. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

13.
NOGUEIRA, M. O.; COUTRIM, R. M. E.; PORTES, E. A.. Participação em banca de Maglaice Miranda reis. A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA EM CONTEXTO RURAL: Mobilização familiar em um subdistrito de Mariana-MG. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

14.
NOGUEIRA, M. O.; PEROSA, Graziela; NOGUEIRA, Maria Alice; VIANA, M. J. B.. Participação em banca de Ana Rita Siqueira. Um segmento menos elitizado da rede privada de ensino: três escolas no município de Contagem. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais.

15.
NOGUEIRA, M. O.; COUTRIM, R. M. E.; PORTES, E. A.. Participação em banca de Lucinea de Souza Pereira. Trabalhar e estudar, eis a questão: os desafios enfrentados pelos estudantes universitários trabalhadores. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

16.
NOGUEIRA, M. O.; CUNHA, M. A. A.; HAMDAN, J. C.. Participação em banca de Janira Valetin Cherry Pessoa Arantes. O cotidiano das escolas do município de Governador Valadares no contexto da escola de tempo integral: um olhar sobre o tempo, o espaço e o rendimento escolar. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

17.
NOGUEIRA, M. O.; COUTRIM, R. M. E.; CUNHA, M. A. A.. Participação em banca de Juliana de Matos Xavier. As práticas de escolarização de famílias populares: o caso de Bocaina, Ouro Preto-MG. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

18.
NOGUEIRA, M. O.; LACERDA, Wânia Maria Guimarães; CARDOSO, F.A.. Participação em banca de Aline Juliana de Souza Pereira. Três famílias de camadas populares e a escolarização dos filhos: entre estabelecimentos de ensino públicos e privados. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa.

19.
COUTRIM, R. M. E.; NOGUEIRA, M. O.; DAYRELL, J.. Participação em banca de ELODIA HONSE LEBOURG. Delicadas travessias: um estudo de caso sobre jovens em transição para o ensino médio no interior do Brasil.. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

20.
NOGUEIRA, M. O.; NUNES, C. M. F.; Gomes, C.M.A.. Participação em banca de Mariana Vaz Landin. A avaliação sob o ponto de vista dos estudantes: o uso de desenhos para a análise de concepções de avaliação.. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

21.
COUTRIM, R. M. E.; CUNHA, M. A. A.; NUNES, C. M. F.; NOGUEIRA, M. O.. Participação em banca de Cristina Ferreira Assis. A relação família-escola em um território de alta vulnerabilidade social: um estudo de caso em Mariana-MG. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

22.
NOGUEIRA, M. O.; VIANA, M. J. B.; FAVACHO, A. M. P.. Participação em banca de Rodrigo Antônio Simões da Silva Pena. Fracasso escolar na classe média: o inesperado em questão. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais.

23.
NOGUEIRA, M. O.; SANTOS, L.; VILELA, R. A. T.. Participação em banca de Thiago Luiz Santos de Oliveira. PRÁTICAS CURRICULARES E CIDADANIA: a materialização do currículo de História na sala de aula de uma turma do ensin o médio de uma escola pública estadual de Minas Gerais. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Qualificações de Mestrado
1.
NOGUEIRA, M. O.; NUNES, C. M. F.; PAIXAO, J. A.. Participação em banca de Glauber Cesar Cruz Custódio. Professores iniciantes de educação física atuantes em unidades prisionais: possibilidades e desafios da docência. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
Nogueira, Marlice de Oliveira e; MARQUES, W. E. U.; SILVA, L. C.. Participação em banca de Alcione Januária Teixeira da Silveira. Entre experiências...de crianças e adolescentes abrigados, professores e educadores. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
Nogueira, Marlice de Oliveira e; RESENDE, Tânia F.; COUTRIM, R. M. E.. Participação em banca de Naiara Marciana de Paula. ESCOLHENDO A ESCOLA PÚBLICA PARA OS FILHOS: práticas e estratégias educativas familiares. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
NOGUEIRA, M. O.; SANTOS, E. P.. Participação em banca de Luana Diana dos Santos. Vozes insurgentes na educação das relações etnico-raciais: o protagonismo das intelectuais negras. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

5.
NOGUEIRA, M. O.; NOGUEIRA, Maria Alice; COUTRIM, R. M. E.. Participação em banca de Rosilane Kátia de Oliveira. Entre a casa e a escola: pais professores homens na Educação Básica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

6.
NOGUEIRA, M. O.; MARQUES, W. E. U.; SILVA, L. C.. Participação em banca de Laila Vieira de Oliveira. Escolarização e medidas socioeducativas: sobre a garantia do direito à educação de adolescentes em cumprimento de medida de internação provisória em Belo Horizonte. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

7.
NOGUEIRA, M. O.; COUTRIM, R. M. E.; REIS, L. P. C.. Participação em banca de Denise Costa Rosa. Quando as obrigações escolares são administradas pelos avós: a interação entre os avós cuidadores e a escola dos netos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

8.
NOGUEIRA, M. O.; Carvalho, R.A; HAMDAN, J. C.; Neto, W.G. Participação em banca de Janaina Maria de Souza. A administração do Grupo Escolar Dom Benevides em tempos de ditadura (1964-1969). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

9.
NOGUEIRA, M. O.; Torres, M.A.; Miranda, S.A. Participação em banca de Apolônia de Jerusalém Ferreira Silva. Gênero e sexualidades na formação de pedagogos/as: diálogos acerca de entendimentos e práticas educativas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

10.
NOGUEIRA, M. O.; PAIXAO, J. A.; BRAUNA, R. C. A.. Participação em banca de Maria Teresa Sudário Rocha. Percepções de acadêmicos de licenciatura em Educação Física sobre a profissão docente e suas relações com o estágio curricular supervisionado. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

11.
NOGUEIRA, M. O.; PORTES, E. A.; MORAIS, C.C.. Participação em banca de Waneska Ribeiro Perfeito Santos. Mulheres das camadas médias em cursos superiores privados. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

12.
NOGUEIRA, M. O.; NOGUEIRA, Paulo Henrique de Queiroz; FONSECA, Marcus V.. Participação em banca de Roosvany Beltrame Rocha. Escola de tempo integral e juventudes: reconstruindo o sentido da escola. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

13.
NOGUEIRA, M. O.; MATOS, D. A. S.; Viana, M.J.B. Participação em banca de Mariza Aparecida Costa Pena. Do ingresso à conclusão do Ensino Universitário: (des) caminhos do estudante participante da política afirmativa na UFOP. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

14.
NOGUEIRA, M. O.; LACERDA, Wânia Maria Guimarães; COUTRIM, R. M. E.. Participação em banca de Anandra Santos Ribeiro de Oliveira. Percursos (im)prováveis: estudantes das camadas populares que chegam ao ensino superior. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

15.
NOGUEIRA, M. O.; COUTRIM, R. M. E.; PORTES, E. A.. Participação em banca de Lucinea de Souza Pereira. Trabalhar e estudar, eis a questã: os desafios enfrentados pelos estudantes universitários trabalhadores. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

16.
NOGUEIRA, M. O.; COUTRIM, R. M. E.; PORTES, E. A.. Participação em banca de Juliana de Matos Xavier. Investimentos familiares na escolarização de jovens das camadas populares. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

17.
NOGUEIRA, M. O.; COUTRIM, R. M. E.; DAYRELL, Juarez. Participação em banca de Elodia Honse Lebourg. Identidade juvenil e a transição apra o Ensino Médio: um estudo de caso sobre o interior de Minas Gerais. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

18.
NOGUEIRA, M. A.; NOGUEIRA, M. O.; COUTRIM, R. M. E.. Participação em banca de Cristina Ferreira Assis. A relação entre família, escola e comunidade à luz da LDB de 1996:desafios da atualidade. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NOGUEIRA, M. O.; Oliveira, E.C; PRADO, I. B. H.. Participação em banca de Leandro Roberto Stampini.A influência do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência na aderência dos recém-formados em Educação Física à carreira docente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
NOGUEIRA, M. O.; Oliveira, E.C; PRADO, I. B. H.. Participação em banca de Maxiano Dâmaso Martins.Identificação de estratégias utilizadas por professores de Educação Física para coibir o Bullying. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
NOGUEIRA, M. O.; PAIXAO, J. A.; PINTO, K. M. C.. Participação em banca de Jaqueline Aparecida de Souza.A prática do bom professor de Educação Física na perspectiva dos alunos do Ensino Médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
PAIXAO, J. A.; NOGUEIRA, M. O.; Locatelli, Jamile. Participação em banca de Glauber Cesar Cruz Custódio.Atuação de licenciandos em Educação Física nas academias de ginástica: uma análise a partir dos saberes docentes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto.

5.
NOGUEIRA, M. O.. Participação em banca de Sira Sabrina Alves Maia.A importância do pedagogo na gestão do conhecimento de uma empresa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

6.
NOGUEIRA, M. O.. Participação em banca de Rafaela Barcelos Ribeiro.Pais e sua influência sobre a fase escolar de seus filhos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

7.
NOGUEIRA, M. O.. Participação em banca de Camila Luciana de Figueiredo.O corpo como expressão do processo de aprendizagem musical na educação musical. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

8.
NOGUEIRA, M. O.. Participação em banca de Vivian Nunes Lopes.Projeto Sombra e Água Fresca: uma análise do projeto social. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

9.
NOGUEIRA, M. O.; OLIVEIRA, G. M.; WELTER, C. L.. Participação em banca de Gabriella Braga Resende.Faz-de-conta: reflexões para educação infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

10.
NOGUEIRA, M. O.; OLIVEIRA, G. M.; PLACIDO, R. L.. Participação em banca de Luciana Oliveira Silva.Matemática e jogos na educação infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
NOGUEIRA, M. O.; OLIVEIRA, G. M.. O corpo como expressão do processo de aprendizagem musical na educação musical. 2010. Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

2.
NOGUEIRA, M. O.. Projeto sombra e agua fresca: uma análise de um projeto social. 2010. Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

Concurso público
1.
NOGUEIRA, M. O.; BAIA, A.C; PASSOS, C.M.. Concurso Público para professor adjunto A, nível 1 Área Didática e Metodologia de Ensino - UFV. 2018. Universidade Federal de Viçosa.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Colóquio Luso Brasileiro de Sociologia da Educação. 2016. (Congresso).

2.
11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Anped. 2014. (Congresso).

3.
Encontro Nacional PROEXT. 2014. (Encontro).

4.
35ª Reunião Anual da ANPED.Efeito pai professor: o impacto da profissão docente na vida escolar dos filhos. 2012. (Encontro).

5.
35ª Reunião Anual da ANPED.Efeito Pai professor: o impacto da profissão docente na vida escolar dos filhos. 2012. (Encontro).

6.
Marketing pessoal: administrar a carreira docente. 2012. (Encontro).

7.
Direitos Humanos. 2011. (Encontro).

8.
Experiências docentes em ambientes virtuais. 2011. (Encontro).

9.
Prezi: elaborando apresentações criativas e dinâmicas. 2011. (Oficina).

10.
33ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED. 2010. (Congresso).

11.
Elaboração de questões abertas e fechadas. 2010. (Oficina).

12.
32 REUNÃO ANUAL DA ANPED. 2009. (Encontro).

13.
Seminário Nacional sobre sucesso e longevidade escolar nos meios populares. 2009. (Seminário).

14.
29ª REUNIÃO ANUAL ANPED. 2006. (Congresso).

15.
27ª REUNIÃO ANPED. 2004. (Congresso).

16.
25ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED. 2002. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NOGUEIRA, M. O.; SOUZA, G. P. . V Encontro Anual do Pibid Ufop. 2017. (Outro).

2.
Souza, Gilmar Pereira de ; NOGUEIRA, M. O. ; PAIXAO, J. A. ; Almeida, Sheila Alves de . III Encontro Anual do PIBID UFOP: saberes docentes e práticas educativas. 2014. (Outro).

3.
NOGUEIRA, M. O.; PLACIDO, R. L. . ROBÓTICA SUSTENTÁVEL: UMA PRÁTICA CRIATIVA EM EDUCAÇÃO. 2012. (Outro).

4.
NOGUEIRA, M. O.. SEMINÁRIO DOCENTE IZABELA HENDRIX 2012. 2012. (Congresso).

5.
NOGUEIRA, M. O.; PLACIDO, R. L. . INCLUSÃO: UM OLHAR SOBRE A DIFERENÇA. 2012. (Outro).

6.
NOGUEIRA, M. O.; Nonato, Eunice Nazareth ; PLACIDO, R. L. . SEMINÁRIO DOCENTE IZABELA HENDRIX. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Paloma Angel da Silva. O BOM DESEMPENHO DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM UM DISTRITO RURAL: UM ESTUDO SOBRE OS FATORES INTRA-ESCOLARES E EXTRAESCOLARES.. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

2.
Anderson Luiz de Oliveira. Os estabelecidos e Outsiders: as dinâmicas da socialização juvenil no ensino médio público federal. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

3.
Daniela Vale de Oliveira. Socialização e vulnerabilidade social: estilos educativos em famílias monoparentais femininas. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

4.
Naiara Marciana de Paula. ESCOLHENDO A ESCOLA PÚBLICA PARA OS FILHOS: práticas e estratégias educativas familiares. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

5.
Alcione Januária Teixeira da Silveira. Experiências de escolarização: representação dos professores, educadores e crianças e adolescentes abrigados.. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

6.
Rosilane Kátia de Oliveira. Entre a casa e a escola: pais professores homens na Educação Básica. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

7.
Laila Vieira de Oliveira. Escolarização e Medidas Socioeducativas: sobre a garantia do direito à educação de adolescentes em cumprimento de medida de internação provisória em Belo Horizonte. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Thalyta Isabela da Silva Almeida. Homeschooling e estilos educativos parentais: método de ensino ou evitamento social?. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

2.
Caroline Carolina de Azevedo Silva. Práticas educativas familiares nas camadas populares. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Ludimila Maria da Silva Reis. Da distorção idade-série às rupturas escolares:um estudo sobre as desigualdades de escolarização em contextos rurais. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

2.
Estefany Gonçalves Maia. DA DISTORÇÃO IDADE/SÉRIE ÀS RUPTURAS ESCOLARES: um estudo das desigualdades de escolarização em contextos rurais. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Rosilane Kátia de Oliveira. Entre a casa e a escola: pais professores homens na Educação Básica. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, . Orientador: Marlice de Oliveira e Nogueira.

2.
Laila Viera de Oliveira. Escola de mentira ou escola de verdade?:sobre a garantia do direito à educação de adolescentes em cumprimento de medida de internação provisória em Belo Horizonte. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, . Orientador: Marlice de Oliveira e Nogueira.

3.
Maglaice Miranda Reis. A relação família-escola em contexto rural: mobilização familiar em um subdistrito de Mariana-MG. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, . Orientador: Marlice de Oliveira e Nogueira.

4.
Regiane de Fátima Teodoro. Educação escolar na primeira infância: percepções e concepções de mães e professoras. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, . Orientador: Marlice de Oliveira e Nogueira.

5.
Anandra Santos Ribeiro de Oliveira. Percursos (im)prováveis: estudantes das camadas populares que chegam ao ensino superior. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marlice de Oliveira e Nogueira.

6.
Cristina Ferreira Assis. A relação escola, família em um espaço de alta vulnerabilidade social: um estudo de caso em Mariana, Minas Gerais.. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, . Coorientador: Marlice de Oliveira e Nogueira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Camila Cristina do Nascimento Costa. Gênero e escolarização. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marlice de Oliveira e Nogueira.

2.
Claudiomara Eva dos Anjos. A RELAÇÃO ENTRE A ESCOLA E AS FAMILIAS DE CLASSES POPULARES. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marlice de Oliveira e Nogueira.

3.
Daiene Aparecida Campidele. A INFLUÊNCIA DO PROJETO SOCIAL NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO EM CONTEXTO VULNERAVEL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marlice de Oliveira e Nogueira.

4.
Paloma Angel da Silva. O BOM DESEMPENHO DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM UM DISTRITO RURAL: UM ESTUDO SOBRE OS FATORES INTRA-ESCOLARES.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marlice de Oliveira e Nogueira.

5.
Lais Drumond. Relação família-escola na construção do aprendizado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marlice de Oliveira e Nogueira.

6.
Cecília Carneiro Neves. Parceria escola-família. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marlice de Oliveira e Nogueira.

7.
Larissa Santos. A relação família-escola na construção do aprendizado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marlice de Oliveira e Nogueira.

8.
Maria das Mercês Noé. O Dever de Casa e a Interação Família-Escola. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marlice de Oliveira e Nogueira.

9.
Rosilane Katia de Oliveira. As políticas de ingresso e permanência estudantil e seus impactos no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marlice de Oliveira e Nogueira.

10.
Valquíria Alves Rocha. Relação família-escola: acompanhamento familiar e desempenho escolar. O que dizem as teses e dissertações publicadas nas universidades públicas mineiras no período de 2010-2014. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marlice de Oliveira e Nogueira.

11.
Naiara Marciana de Paula. A Percepção dos Professores Sobre o Fracasso e o Sucesso Escolar Com Base nos Dados do Questionário da Prova Brasil 2011. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marlice de Oliveira e Nogueira.

12.
Adriana de Jesus Pereira. Jogos Pedagógicos na relação ensino aprendizagem na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marlice de Oliveira e Nogueira.

13.
Amanda Pedrosa Barsante. Jovens na Educação de Jovens e Adultos: Experiências em uma instituição pública de Mariana. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marlice de Oliveira e Nogueira.

14.
Luciene Ambrósio Ferreira. AS CONTRIBUIÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marlice de Oliveira e Nogueira.

15.
Andreia Silva Pinto dos Santos. Família e escola: expectativas cruzadas?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marlice de Oliveira e Nogueira.

16.
Izabel Cristina do Nascimento. O ensino de libras no curso de Pedagogia: desafios e tensões. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marlice de Oliveira e Nogueira.

17.
Cláudia Cristina del Papa. Contação de histórias e o desenvolvimento da criatividade na Educação Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX. Orientador: Marlice de Oliveira e Nogueira.

18.
Viviane Bárbara Martins. O papel da leitura e da escrita na Educação de Jovens e Adultos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX. Orientador: Marlice de Oliveira e Nogueira.

19.
Karoline Rafaele Nazareth. O papel do professor diante da dificuldade de aprendizagem em Leitura e Escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX. Orientador: Marlice de Oliveira e Nogueira.

20.
Neusa de Fátima da Silva. O significado do brincar e sua importância para a criança na Educação Infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX. Orientador: Marlice de Oliveira e Nogueira.

21.
Joice Marciele F. Rodrigues. Ludicidade e alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX. Orientador: Marlice de Oliveira e Nogueira.

22.
Ebenezer da Silva Melo Junior. A humanização do ser humano em Paulo Freire: a busca do ser mais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX. Orientador: Marlice de Oliveira e Nogueira.

23.
Luciene de Araújo Pereira. RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: A construção das regras sociais pela criança na Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Marlice de Oliveira e Nogueira.

24.
Arianne Rodrigues Sales. A construção da disciplina no ambiente escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Marlice de Oliveira e Nogueira.

25.
Luciene Limeira. As contribuições das brincadeiras no processo de socialização na Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Marlice de Oliveira e Nogueira.

26.
Marcilene Pimentel de Almeida. As dificuldades enfrentadas pelos educadores em uma entidade de acolhimento a crianças longe da família. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Marlice de Oliveira e Nogueira.

27.
Carolina Gonçalves Pereira. A importância do brincar na Educação Infantil: relação entre ludicidade e aprendizagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Marlice de Oliveira e Nogueira.

28.
Paola Barcelos Ribeiro. Pais e sua influência sobre a fase escolar de seus filhos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Marlice de Oliveira e Nogueira.

29.
Valdelice Nunes Barbosa Fernandes. Brincar na educação infantil: crianças de 0 a 3 anos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Marlice de Oliveira e Nogueira.

30.
Ana Paula Martins Neroze. A Ludicidade na Educação Infantil: crianças de 4 a 5 anos.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Marlice de Oliveira e Nogueira.

Iniciação científica
1.
Ana Paula Souza de Paula. DA DISTORÇÃO IDADE/SÉRIE ÀS RUPTURAS ESCOLARES: um estudo das desigualdades de escolarização em contextos rurais. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marlice de Oliveira e Nogueira.

2.
Jéssica Alice Castro Faria. Pais professores e as práticas educativas desenvolvidas na vida escolar dos filhos. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marlice de Oliveira e Nogueira.

3.
Lívia Magalhães Mourão Ribeiro. Pais professores e o desenvolvimento de práticas educativas na vida escolar dos filhos: estado da arte. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marlice de Oliveira e Nogueira.

4.
Juliana da Silva. Pais professores e o desnvolvimento de práticas educativas na vida escolar dos filhos: estado da arte. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marlice de Oliveira e Nogueira.



Outras informações relevantes


Participação como estudante de doutorado no OSFE-Observatório Sociológico Família-Escola coordenado pela professora Maria Alice Nogueira, no programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/01/2019 às 6:22:35