Edilson Martins Melgueiro

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  • Última atualização do currículo em 09/06/2017


É mestre em Linguística pela Universidade de Brasília (2009). Doutorando pela UNB/DF. Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (2006). Atuou como coordenador pedagógico e linguístico do Curso de Pedagogia Intercultural pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Foi consultor técnico do Ministério da Educação da Educação dos Território etnoeducacionais. Trabalhou como coordenador pedagógico e linguístico da Prefeitura Municipal de Coari AM. Foi Professor Assistente do Curso de Letras Mediado por Tecnologia pela UEA - Centro de Estudos Superiores de São Gabriel da Cachoeira-AM. Atualmente professor EBTT do Instituto de Edcuação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM - Campus São Gabriel. Linguista com experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Escolar Indígena e pesquisas em Línguas Indígenas da família Aruák do Alto Rio Negro. É membro do Grupo de Pesquisa Mythos - Humanidades, Complexidade e Amazônia - UEA/CNPq. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Edilson Martins Melgueiro
Nome em citações bibliográficas
MARTINS, E.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS.
BR 307 km 03 s/n
Cachoeirinha
69750000 - São Gabriel da Cachoeira, AM - Brasil
Telefone: (97) 3711470
Ramal: 223


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2009
Mestrado em Lingüística.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Revisão dos Classificadores da Língua Baniwa/Curripaco do Içana,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Ana Suely Arruda Câmara Cabral.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2002 - 2006
Graduação em Licenciatura Plena em Letras.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.




Atuação Profissional



Prefeitura Muncipal de Coari Am, PMC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagóogico e Linguistico, Carga horária: 40


Centro Indígena de Estudo e Pesquisa, CINEP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: não


Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, COIAB, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: não


Federação Das Organizações Indiegnas do Rio Negro, FOIRN, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: membro diretoria, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 40
Outras informações
membro da diretoria da ONG. A gestão é de 4 anos com termini em 2004. Aluno do curso de Letras da Universidade federal do Amazonas - Campus de São Gabriel da Cachoeira

Atividades

03/2004 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Educação, Departamento de Educação.

Atividade realizada
Oficina Yaneretama:sustentabilidade e ecoturismo indigena/coordenação.
03/2004 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Educação, Departamento de Educação.

Atividade realizada
Seminario Ecoturismo: desafios e perspectivas/coordenação.
12/2000 - Atual
Direção e administração, Departamento de Educação, .

Cargo ou função
Diretor.
02/2004 - 03/2004
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Educação, Departamento de Educação.

Atividade realizada
coordenação de seminario Implantação do Ensino Médio nas Escolas indigenas do Alto Rio negro..

Instituto Sociambiental, ISA, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: não


Instituto Socioambiental, ISA, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: não


Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor


Prefeitura Muncipal de São Gabriel da CAchoeira-Am, PMSGC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Cargo Comissionado, Enquadramento Funcional: Secretário Municipal de Produção e Abastecime, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Prefeitura Muncipal de São Gabriel da Cachoeira-Am, PMSGC-AM, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: Regime Especial, Enquadramento Funcional: não


Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1995
Vínculo: Professor Regime Especial, Enquadramento Funcional: Não, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1992 - 1995
Vínculo: Professor regime especial, Enquadramento Funcional: não


Serviço de Cooperação com Povo Yanomami, SECOYA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: não


Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Coordenador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Apoio Linguistico, Carga horária: 40
Outras informações
Fui Coordenador de Apoio Linguistico do Projeto de Licecnciatura Intercultural de Pedagogia - Formação dos Professores Indígenas da Universidade do Estado do Amazonas - UEA


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas campusSao, IFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Indígenas.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Indigena.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MARTINS, E.. Participação em banca de Sueli da Silva Livino.Sinalização de Orientação turistica na cidade de São Gabriel da Cachoeira/am. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade do Estado do Amazonas.

2.
MARTINS, E.. Participação em banca de Deusimara Ferreira Lima.Turismo e Cultura: Um Estudo sobre o Projeto Kunhantãi. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade do Estado do Amazonas.

3.
MARTINS, E.. Participação em banca de Agnaldo da Silva Marcelino.Atividade do guia de Turismo no Município de São Gabriel da Cachoeira/am. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade do Estado do Amazonas.

4.
MARTINS, E.. Participação em banca de Rita Leonor Campelo Pereira.Estratégias de hospedagem no município de São Gabriel da Cachoeira/Am:Um estudo de caso na pousada Benjamim. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade do Estado do Amazonas.

5.
MARTINS, E.. Participação em banca de Lúcia Cruz Miranda.Hotel Deus me Deu em São Gabriel da Cachoeira/Am: Um estudo de Caso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade do Estado do Amazonas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário sobre Universidade no Alto Rio Negro: Realidade, Perspectiva e Desafiostiva.Os desafios da pesquisa e os caminhos da Ciência e dos saberes tradicionais no Alto Rio Negro. 2015. (Seminário).

2.
X Encontro do ELESI*.Estratégias de Fortalecimento das Linguas Indigenas, através da Formação dos Professores Indigenas no amazonas. 2015. (Encontro).

3.
XI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Luz, ciência e Vida 2015.XI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2015. (Seminário).

4.
I Encontro Nacional do Estudantes Indigenas no Brasil.Avanços e Desafios para Fortalecimento das Linguas Indigenas no amazonas através do Projeto Pirayawara. 2013. (Encontro).

5.
IX Encontro sobre Leitura e escrita em Sociedade Indigenas.A situação atual das Linguas Indigenas Brasileiras. 2012. (Encontro).

6.
Congresso da Sociedade Internacio al de Português Lingua Estrangeira. Ensino e aprendizado da Lingua portuguesa x ensino aprendizado na lingua baniwa na comuniddad wanaliana baixo Iniãli. 2011. (Congresso).

7.
III Congresso Latino-Americano de Compreensão e Leitura(ler para produzir mais cultura). Leitura e Literatura em Nheengatú: Valorizando a oralidade, escrita e destruindo o preconceito.. 2010. (Congresso).

8.
Semana Cultural Indigena na Universidade de Brasilia - UnB.Alunos Indigenas em Instituições de ensino Superior Público: Avanços e Desafios para o desenvolvimento intelectual, Cultural e Politico. 2010. (Encontro).

9.
XIII Jornadas Internacionais sobre Missões Jesuíticas.REPASSE DO CONHECIMENTO BANIWA DO INIALI vs. EDUCAÇÃO OCIDENTAL. 2010. (Encontro).

10.
X Semana de Extensão da Universidade de Brasilia - Instiuto de Letras - Laboratório de Linguas Indigenas.As Linguas Indigenas Brasileiras e sua importância para os indios e para humanaidade. 2010. (Seminário).

11.
X Semana de Extensão da Universidade de Brasilia- Seminário de Educação: diversidade em Interação.Escola Diferenciada Indigena. 2010. (Seminário).

12.
I Conferência Nacional de Educação Escolar Indigena. 2009. (Congresso).

13.
Workspo: Educação Supeirior Indígena - Universidade Federal do Amazonas.Educação Escolar Indigena e Politiica Linguistica: comemoração ou reflexão. 2009. (Seminário).

14.
19 Conferência Mundial de Serviço Social. Impactos da Globalização e Serviço Social para os Povos Indígenas no Brasil. 2008. (Congresso).

15.
II Oficina de trabalho do Minist. de Desenvolvimento Social combate a Fome - Carteira Indígena. 2008. (Oficina).

16.
Seminário sobre papel da Univeridiade sobre a formaçào ótica das lideranças e acad^micos indígenas.Acesso e permanência dos índigenas nas Universidades: Comemoraçào ou Reflexão?. 2008. (Seminário).

17.
II Encontro Internacional sobre as Línguas e Culturas do Povo Tupi : I workschop sobre Línguas ameaçadas estratégia de preservaçào e revitalização.A Língua geral (nheengatú) uma das línguas sobreviventes. 2007. (Encontro).

18.
Seminario Sobre Implantação do ensino medio nas escolas Indiegnas do Alto Rio negro.Seminario Ensino Médio nas Escolas Indigenas do Alto Rio Negrro. 2004. (Seminário).

19.
Encuentro Internacional de Intercambio de Experiencias em Salud Indigena Amazonica.Encuentro Internacional de Intercambio de Experiencias em Salud Indigena Amazonica. 2002. (Encontro).

20.
III Conferencia Nacional de Saúde Indigena. III Conferencia Nacional de Saúde Indigena. 2002. (Congresso).

21.
I conferencia Municipal de turismo e meio Ambiente.I conferencia Municipal de turismo e meio Ambiente. 1999. (Encontro).

22.
I Seminario de Educação escolar Indigena do estado do Amazonas.Cultura, terra e escola - educação escolar diferenciada. 1998. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Adenir Peinado Alberto. OS DESAFIOS NO ENSINO DA FISICA NA ESCOLA INDIGENA BAREKINIWA. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. (Orientador).

2.
Geraldo Fontes Olímpio. O ENSINO DA FÍSICA ATRAVÉS DO USO DO TIPITI. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. (Orientador).

3.
Armindo Gomes de Souza. AS CORES NO GRAFISMO BANIWA E SUA RELAÇÃO COM A FÍSICA. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. (Orientador).




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