Melina de Souza Mota

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6392242336777083
  • Última atualização do currículo em 16/12/2018


Doutora em Comunicación Audiovisual y Publicidad pela Universidad Autónoma de Barcelona/España (2013). Mestre em Engenharia de Produção - Área Gerência da Produção pela Universidade Federal de Santa Maria/Brasil (2007). Graduada em Comunicação Social - Habilitação Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria/Brasil (2004). Iniciou as atividades de pesquisa e extensão na graduação e as de ensino, no mestrado. A partir da prática desta tríade pesquisa-ensino-extensão, adquiriu experiência em Comunicação Organizacional/Institucional, rubrica que integra com os seguintes temas: a) Cultura, Comprometimento e Mudança organizacional; b) Responsabilidade social; c) Produção cultural; d) TICs, Internet, Web, Websites e Comunicação digital/On-line media/Social media; e) Comunicação acessível/Acessibilidade e Inclusão social; f) Comunicação audiovisual; e g) Empreendedorismo e Atitude Empreendedora. Essa integração se dá de formas multi e interdisciplinares, tanto em atividades acadêmicas como profissionais. Atualmente é docente do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria/Brasil - Campus Frederico Westphalen/RS e líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Tecnologia e Sociabilidades - COTECS (CNPq/UFSM). Obs.: não possui atuação docente (atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão) registrada no ano letivo de 2017 na UFSM em decorrência de seu desligamento irregular/ilegal da Instituição em fevereiro, o qual foi anulado pelo Conselho Superior Universitário da Instituição, por unanimidade, em outubro deste mesmo ano de 2017. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Melina de Souza Mota
Nome em citações bibliográficas
MOTA, M. de S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Frederico Westphalen.
Linha 7 de Setembro, s/n (BR 386, Km 40)
Interior
98400000 - Frederico Westphalen, RS - Brasil - Caixa-postal: 54
Telefone: (55) 37440618
URL da Homepage: www.ufsm.br/frederico


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2013
Doutorado em Comunicación Audiovisual y Publicidad.
Universidad Autónoma de Barcelona, UAB, Espanha.
com período sanduíche em Universidade Técnica de Lisboa (Orientador: Paula Isabel dos Santos Cordeiro).
Título: La comunicación institucional en la Web: Estudio de caso de los websites de los museos integrantes del Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Virginia Luzón (UAB-Espanha); Denise Cogo (UNISINOS-Brasil).
2005 - 2007
Mestrado em Engenharia de Produção.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Comunicação e mudança: um estudo empírico-analítico sobre o papel da comunicação na mudança cultural em uma rede interorganizacional,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: R. A. da Rocha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: comunicação organizacional; cultura organizacional; mudança organizacional.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Cultura Organizacional.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
2001 - 2004
Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: A cultura do comprometimento na dinâmica organizacional (nota 10,0).
Orientador: Maria Ivete Trevisan Fossá.
Bolsista do(a): Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (UFSM), PRAE/UFSM, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Oficina de Edição de Fotografia. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2016 - 2016
Curso de Administração de Conflitos - TurmaFrederico Westphalen. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2015 - 2015
Semana do Servidor Público UFSM 2015: Palestra Atitude empreendedora e o.... (Carga horária: 1h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2015 - 2015
IV Workshop de Qualificação Docente do Curso de SI. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2015 - 2015
Oficina Memória Empresarial e Relações Públicas. (Carga horária: 2h).
Associação Brasileira de Relações Públicas RS e SC, ABRP RS/SC, Brasil.
2014 - 2014
Seminário Diálogos com a Extensão. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2014 - 2014
Seminário de Recep. e Integr. p/ Novos Servidores. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2014 - 2014
Curso Básico de Primeiros Socorros - Turma 1/2014. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2004 - 2005
Curso de proficiência de inglês. (Carga horária: 153h).
Out Corporation, OUT, Brasil.
2002 - 2002
Curso profissionalizante de informática. (Carga horária: 120h).
Exattus Informática, @, Brasil.
2002 - 2002
Curso de Língua Espanhola, níveis I e II. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2000 - 2001
Espanhol.
Instituto Cultural Norte-Americano, CNA, Brasil.


Atuação Profissional



Asesoría Arcau, AARCAU, Espanha.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora de comunicação, Carga horária: 20


Universidad Autónoma de Barcelona, UAB, Espanha.
Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Frederico Westphalen, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Eventos Integrados do Campus de Frederico Westphalen, Portaria nº 420, de 02/10/2018..
06/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Frederico Westphalen, .

Cargo ou função
Representante do Campus de Frederico Westphalen no Conselho Editorial da Editora da UFSM, Portaria nº 89.578, de 19/06/2018.
04/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Frederico Westphalen, .

Cargo ou função
Representante do Campus de Frederico Westphalen na Comissão Étnico-Racial da UFSM, Portaria nº 88.816, de 27/04/2018..
04/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Frederico Westphalen, .

Cargo ou função
Representante do Campus de Frederico Westphalen na Comissão de Agentes de Desenvolvimento da UFSM, Portaria nº 88.573, de 16/04/2018..
09/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Frederico Westphalen, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Trabalho de Conclusão de Curso (TCCs) do Curso de Públicas - Bacharelado, Portaria nº 91, de 13/09/2016.
09/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Frederico Westphalen, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Relações Públicas - Bacharelado, Portaria nº 98, de 22/09/2016.
08/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Representante do Campus de Frederico Westphalen no Conselho Editorial da Editora da UFSM, Portaria nº 80.530, de 04/08/2016.
06/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Políticas de Comunicação, Portaria nº 79.826, de 13/06/2016.
05/2016 - Atual
Extensão universitária , Campus de Frederico Westphalen, Departamento de Ciências da Comunicação.

Atividade de extensão realizada
MnemoCine - Memória institucional do ensino superior da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen.
04/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação Superior Norte-RS, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Gestora do Centro de Convivência dos Servidores da UFSM - Campus FW, Portaria nº 23, de 18/04/2016.
04/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação Superior Norte-RS, Departamento de Ciências da Comunicação ? Campus Frederico Westphalen.

Cargo ou função
Membro (Presidente) do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Relações Públicas - Bacharelado, Portaria nº 27, de 26/04/2016.
03/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus de Frederico Westphalen, .

03/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação Superior Norte-RS, Departamento de Ciências da Comunicação ? Campus Frederico Westphalen.

Cargo ou função
Membro da Comissão de Laboratórios do Departamento de Ciências da Comunicação, Portaria nº 3, de 21/03/2016.
03/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação Superior Norte-RS, Departamento de Ciências da Comunicação ? Campus Frederico Westphalen.

Cargo ou função
Membro da Comissão de Pós-Graduação do Departamento de Ciências da Comunicação, Portaria nº 4, de 22/03/2016.
02/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Políticas de Comunicação, Portaria nº 78.265, de 05/02/2016.
01/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Elaboração do Plano de Cultura da UFSM, Portaria nº 74.132, de 13/01/2015.
11/2018 - 12/2018
Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução ao Audiovisual
08/2018 - 12/2018
Ensino, Comunicação Social - Relações Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Empreendedorismo
08/2018 - 12/2018
Ensino, Comunicação Social - Relações Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Comunicação Acessível nas Organizações
Trabalho de Conclusão de Curso I
08/2018 - 12/2018
Ensino, Comunicação Social - Relações Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Organizacional
03/2018 - 07/2018
Ensino, Comunicação Social - Relações Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento Estratégico da Comunicação
03/2018 - 07/2018
Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Empreendedorismo
03/2018 - 07/2018
Ensino, Engenharia Florestal, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atitude Empreendedora I
8/2016 - 12/2016
Ensino, Comunicação Social - Relações Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atitude Empreendedora I
Cultura e Comportamento Organizacional
Empreendedorismo
Planejamento Estratégico da Comunicação 'N'
Relações Públicas Governamentais
Trabalho de Conclusão de Curso I
04/2016 - 12/2016
Extensão universitária , Campus de Frederico Westphalen, Departamento de Engenharia Florestal.

Atividade de extensão realizada
1º Seminário sobre Gestão de Recursos Hídricos.
07/2016 - 09/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Frederico Westphalen, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Examinadora da Seleção Pública Docente do Edital nº 089, de 14/06/2016, na área de Ciências Sociais Aplicadas/Relações Públicas e Propaganda, do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM-FW, Portaria nº 51, de 14/07/2016.
06/2016 - 09/2016
Extensão universitária , Campus de Frederico Westphalen, Departamento de Ciências da Comunicação.

Atividade de extensão realizada
I Simpósio Internacional de Comunicação - SIC.
09/2015 - 09/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação Superior Norte-RS, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Relações Públicas - Bacharelado, Portaria nº 1143, de 29/09/2015 (dispensada pela Portaria nº 98, de 22/09/2016).
12/2014 - 09/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação Superior Norte-RS, Departamento de Ciências da Comunicação ? Campus Frederico Westphalen.

Cargo ou função
Membro da Comissão de Trabalho de Conclusão de Curso (TCCs) do Curso de Comunicação Social - Habilitação Relações Públicas, Portaria nº....
03/2016 - 07/2016
Ensino, Comunicação Social - Relações Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atitude Empreendedora I
Comunicação Organizacional
Seminário Tendências Locais em Relações Públicas
Trabalho de Conclusão de Curso II
10/2015 - 04/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação Superior Norte-RS, Departamento de Ciências da Comunicação ? Campus Frederico Westphalen.

Cargo ou função
Membro (Presidente) do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Relações Públicas - Bacharelado, Portaria nº 1164, de 20/10/2015 (dispensada pela Portaria nº 27, de 26/04/2016).
04/2015 - 04/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação Superior Norte-RS, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Gestora do Centro de Convivência dos Servidores do CESNORS - Campus FW, Portaria nº 1066, de 15/04/2015 (dispensada pela Portaria nº 23, de 18/04/2016).
05/2015 - 03/2016
Direção e administração, Centro de Educação Superior Norte-RS, Departamento de Ciências da Comunicação ? Campus Frederico Westphalen.

Cargo ou função
Coordenadora do Laboratório de Informação Convergida (LIC), Portaria nº 1077, de 27/05/2015 (dispensada pela Portaria nº 3, de 21/03/2016).
08/2015 - 12/2015
Ensino, Comunicação Social - Relações Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem Audiovisual
Relações Públicas Internacionais
Trabalho de Conclusão de Curso I
08/2015 - 10/2015
Direção e administração, Centro de Educação Superior Norte-RS, .

Cargo ou função
Chefe Substituta do Departamento de Ciências da Comunicação, Portaria nº 1116, de 10/08/2015 (dispensada pela Portaria nº 1156, de 09/10/2015).
03/2014 - 10/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação Superior Norte-RS, Departamento de Ciências da Comunicação ? Campus Frederico Westphalen.

Cargo ou função
Membro (Presidente) do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Comunicação Social - Habilitação Relações Públicas, Portaria nº 829, de 10/03/2014 (dispensada pela Portaria nº 1164, de 20/10/2015).
11/2014 - 09/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação Superior Norte-RS, Departamento de Ciências da Comunicação ? Campus Frederico Westphalen.

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Comunicação Social - Habilitação Relações Públicas, Portaria nº 969, de 13/11/2014 (dispensada pela Portaria nº 1143, de 29/09/2015).
07/2015 - 07/2015
Direção e administração, Centro de Educação Superior Norte-RS, .

Cargo ou função
Coordenadora Substituta do Curso de Relações Públicas - Bacharelado, Portaria nº 1092, de 08/07/2015.
07/2015 - 07/2015
Direção e administração, Centro de Educação Superior Norte-RS, .

Cargo ou função
Chefe substituta do Departamento de Ciências da Comunicação, Ordem de Serviço nº 04, de 28/10/2015 (em substituição à Portaria nº 1094, de 20/07/2015, tornada sem efeito pela Portaria nº 1171, de 28/10/2015).
07/2015 - 07/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação Superior Norte-RS, Departamento de Ciências da Comunicação ? Campus Frederico Westphalen.

Cargo ou função
Membro da Comissão Examinadora de Concurso Público Docente (edital nº 057), Portaria nº 1091, de 06/07/2015.
03/2015 - 07/2015
Ensino, Comunicação Social - Relações Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing e Produção Cultural
Relações Públicas Internacionais
Trabalho de Conclusão de Curso II
03/2015 - 05/2015
Direção e administração, Centro de Educação Superior Norte-RS, Departamento de Ciências da Comunicação ? Campus Frederico Westphalen.

Cargo ou função
Coordenadora do Laboratório de Informação Convergida (LIC), Portaria nº 1039, de 18/03/2015 (dispensada pela Portaria nº 1077, de 27/05/2015).
01/2015 - 02/2015
Direção e administração, Centro de Educação Superior Norte-RS, .

Cargo ou função
Coordenadora Substituta do Curso de Comunicação Social - Habilitação Relações Públicas - Ênfase em Multimídia - Campus Frederico Westphalen, Portaria nº 1016, de 27/01/2015.
10/2014 - 01/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação Superior Norte-RS, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Estudos e Planejamento da Autonomização do Campus Frederico Westphalen do CESNORS/UFSM, Portaria nº 956, de 24/10/2014.
08/2014 - 12/2014
Ensino, Comunicação Social - Relações Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Pesquisa em Comunicação
Sociologia da Comunicação
Trabalho de Conclusão de Curso I
03/2014 - 12/2014
Extensão universitária , Centro de Educação Superior Norte-RS, Departamento de Ciências da Comunicação ? Campus Frederico Westphalen.

Atividade de extensão realizada
Co-orientadora no Programa de Extensão Agência de Comunicação Integrada do Curso de Relações Públicas Multimídia (UFSM/CESNORS).
03/2014 - 11/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação Superior Norte-RS, Departamento de Ciências da Comunicação ? Campus Frederico Westphalen.

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Comunicação Social - Habilitação Relações Públicas, Portaria nº 830, de 10/03/2014 (dispensada pela Portaria nº 969, de 13/11/2015).
07/2014 - 08/2014
Direção e administração, Centro de Educação Superior Norte-RS, .

Cargo ou função
Coordenadora Substituta do Curso de Comunicação Social - Habilitação Relações Públicas - Ênfase em Multimídia - Campus Frederico Westphalen, Portaria nº 918, de 24/07/2014.
03/2014 - 07/2014
Ensino, Comunicação Social - Relações Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing e Produção Cultural
Sociologia da Comunicação
05/2006 - 05/2007
Extensão universitária , Centro de Ciências Sociais e Humanas, .

Atividade de extensão realizada
PISC: Programa de Inclusão Social dos Catadores de Materiais Recicláveis do Município de Santa Maria/RS/Brasil pela Geração de Trabalho e Renda em Economia Solidária - PROEXT 2005 (Bolsista da Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência).
03/2006 - 07/2006
Ensino, Comunicação Social - Relações Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso I - Docência Orientada II
08/2005 - 12/2005
Ensino, Comunicação Social - Relações Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria das Organizações - Docência Orientada I
03/2004 - 12/2004
Extensão universitária , Faculdade de Comunicação Social - UFSM, .

Atividade de extensão realizada
Atendimento às Demandas Sociais pela Prática do Voluntariado/UFSM/CCSH/DCC/FACOS.
03/2003 - 12/2003
Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde - UFSM, .

Atividade de extensão realizada
Assessoria de Comunicação para o Centro de Ciências da Saúde/UFSM..
03/2002 - 12/2002
Extensão universitária , Faculdade de Comunicação Social - UFSM, .

Atividade de extensão realizada
Núcleo de Editoração Multimídia/FACOS..

Universidade Técnica de Lisboa, UTL, Portugal.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Investigadora visitante, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Participação nas atividades de investigação do Grupo de Investigação em Comunicação e Media, do Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL) - Lisboa/Portugal, durante três meses (de 01/10/2011 a 29/12/2011), no âmbito do período de investigação doutoral no exterior, para conclusão do doutoramento em Comunicación Audiovisual y Publicidad na Universidad Autónoma de Barcelona (UAB) - Barcelona/España.



Linhas de pesquisa


1.
Processos comunicacionais de relacionamento entre organizações e públicos

Objetivo: Estudar os processos de comunicação desenvolvidos nas organizações para o relacionamento com seus públicos, a partir da perspectiva dos conteúdos e meios utilizados.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Comunicação humanizada nas mídias digitais das organizações

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Luciana Menezes Carvalho em 31/01/2017.
Descrição: A midiatização transformou os públicos em sujeitos ativos no processo de comunicação, tornando-os produtores de conteúdo e influenciadores em uma cultura de participação. Portanto, o indivíduo já não é mais apenas alguém que apenas recebe os conteúdos propagandísticos de uma empresa, mas sim alguém com voz para apoiar, criticar, cobrar e, por isso, influenciar as ações de organizações. Em função de tal mudança percebida nos públicos na ambiência digital, as organizações tiveram que a elas se adaptar. Por isso, cada vez mais há uma comunicação humanizada, com enfoque em questões sociais e afetivas da vida humana, com uma linguagem informal e aproximativa. Isso faz com que se estabeleçam laços ? e não apenas negócios ? entre a empresa e seus diversos públicos. Kotler (2011) afirma que esse movimento acontece devido à mudança de postura dos consumidores, agora ativos e opinativos sobre ações das marcas. Não apenas as organizações são moldadas para os clientes, mas, os clientes agora também as moldam. A fidelidade e a escolha por marcas não se dá somente por questões racionais ou de necessidades, mas também por vínculos emocionais. Diante dessa transformação na comunicação entre as organizações e seus públicos, nas mídias digitais, este projeto torna-se importante para que sejam mapeadas as características dessa comunicação humanizada, investigando se a humanização implica de fato em uma maior participação do público ou apenas mais uma estratégia de marketing. 2. Objetivos propostos 2.1 Objetivo geral: - analisar a comunicação humanizada desenvolvida pelas organizações nas mídias digitais. 2.2 Objetivos específicos: - definir e identificar as principais características da comunicação humanizada; - estudar casos em que a comunicação humanizada pode ser identificada nas mídias digitais; - categorizar os níveis da comunicação humanizada nas mídias digitais das organizações..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
A comunicação institucional do Campus da Universidade Federal de Santa Maria - Frederico Westphalen
Descrição: 'A comunicação institucional do Campus da Universidade Federal de Santa Maria - Frederico Westphalen' (UFSM-FW) é um projeto de pesquisa científica e tecnológica aplicada interdisciplinar voltado para a iniciação à pesquisa aplicada e para o desenvolvimento do pensamento científico e tecnológico em Comunicação e Computação. Tem a finalidade de gerar conhecimento e inovação (novos produtos, processos e/ou serviços) em Comunicação Institucional (CI) e Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para aplicação prática, em curto e médio prazos, de seus resultados nos meios, conteúdos e práticas da comunicação institucional do Campus da UFSM-FW, com vistas ao aperfeiçoamento do processo de comunicação desenvolvido pela instituição para o relacionamento com seus públicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
MnemoCine - Memória institucional do Campus da Universidade Federal de Santa Maria - Frederico Westphalen
Descrição: O 'MnemoCine - Memória institucional do Campus da Universidade Federal de Santa Maria - Frederico Westphalen' (UFSM-FW) é um projeto de pesquisa científica e tecnológica aplicada interdisciplinar voltado para a iniciação à pesquisa aplicada e para o desenvolvimento do pensamento científico e tecnológico em Comunicação e Ciência da Informação, concebido a partir da preocupação com o registro audiovisual do patrimônio histórico e cultural da Instituição e das pessoas que a integram para a expressão da memória deste coletivo. Tem a finalidade de gerar conhecimento e inovação (novos produtos, processos e/ou serviços) em Comunicação Audiovisual e Patrimônio Histórico e Cultural para aplicação prática, em curto e médio prazos, de seus resultados nos meios, conteúdos e práticas da comunicação institucional do Campus da UFSM-FW, com vistas ao aperfeiçoamento do processo de comunicação desenvolvido pela instituição para o relacionamento com seus públicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
CommunityTec - Comunicação comunitária mediada por tecnologias de informação e comunicação na comunidade discente escolar de nível médio do município de Frederico Westphalen - RS
Descrição: CommunityTec é um projeto de pesquisa científica e tecnológica aplicada voltado para a iniciação à pesquisa aplicada e para o desenvolvimento do pensamento científico e tecnológico em Comunicação e Computação. Tem a finalidade de gerar conhecimento e inovação em Comunicação Comunitária e Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para aplicação prática, em curto e médio prazos, de seus resultados na comunidade discente escolar de nível médio do município gaúcho de Frederico Westphalen, com vistas à atenção de necessidades específicas de comunicação comunitária mediada por TICs sobre assuntos de interesse social dos grupos aos quais pertence, em benefício da cidadania e da governança, envolvendo, portanto, interesses sociais e tecnológicos regionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Melina de Souza Mota - Coordenador / Tiago Mann Wastowski - Integrante / Matheus Henrique Maciel da Cruz - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2008 - 2013
Tesis (doctorado): La comunicación institucional en la Web: estudio de caso de los websites de los museos integrantes del Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM)
Descrição: La comunicación organizacional, componente esencial en el ámbito de las organizaciones, con el cambio paradigmático de estas, experimentó la formación de un nuevo sistema, en red, multimodal, multimedia e interactivo, pasando a ser, también, central en dicho ámbito de ese curso histórico. Este sistema tuvo como base la Web, la que se convirtió en un importante y estratégico medio de información y comunicación para la organización contemporánea. En este contexto, el museo, al también concebir la comunicación como componente esencial, replanteó sus funciones tradicionales y las enriqueció con su introducción para acercarse a la sociedad y ser estimado por ella. De este modo, el museo contemporáneo, además de adquirir, conservar, investigar y exhibir el patrimonio humano, pasó, igualmente, a comunicar esta representación simbólica de la cultura, pasando a ser considerado no sólo institución de servicio público, sino, también, medio y espacio de comunicación. Fundamentado en ello -y en sus intereses de expandir la democratización de la cultura y el saber, interaccionar con sus públicos, lograr una mayor proyección social e, igualmente, adaptarse a los cambios sociales-, el museo de la sociedad de la información añadió a esta concepción, entre otras TICs, la Web como recurso de información y comunicación. Así, en los sitios de este sistema, el museo cuelga contenidos sobre sus patrimonios, servicios y actividades, y emplea prácticas de comunicación institucional ajustadas a, creadas para y mediadas por ese sistema web, para difundir su quehacer para sus públicos y relacionarse con ellos. Con base en lo expuesto y en el interés en profundizar los conocimientos sobre el fenómeno de la comunicación institucional emprendida por los museos en la Web, esta investigación tuvo, como objetivo general, analizar las prácticas de comunicación institucional presentes en websites de museos. Como, en Brasil, la relevancia social y cultural de sus instituciones es creciente y el movimiento turístico interno y externo que los eventos deportivos que el país acogerá en 2014 y 2016 generarán representa una importante ocasión para la ampliación de las visitas a ellas, fueron elegidos, como objeto empírico de estudio, los museos que integran el Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). La opción por esta autarquía federal como caso de estudio se debió por ella ser la responsable de la organización, la gestión y el desarrollo del sector museístico brasileño, además de coordinar las acciones de la Política Nacional de Museus. Los resultados de este estudio exploratorio y cuantitativo-cualitativo demuestran que, de los treinta museos del IBRAM, solamente once poseen website y que, en estos espacios, esas instituciones utilizan variadas prácticas de la modalidad institucional de la comunicación organizacional, mayoritariamente mediadas por y ajustadas a ese sistema web y de contenidos heterogéneos y fundamentalmente informacionales, moldeados estática y dinámicamente por dicho sistema, para cumplir sus objetivos de información y comunicación. Aunque el uso de ese sistema por los museos del IBRAM sea, todavía, reducido, él refleja su reconocimiento de la comunicación institucional en la Web como una actividad comunicativa complementaria estratégica a la ejercida presencialmente y potencializadora de la función difusora y el carácter expositivo y didáctico museístico, completando, de manera significativa, la lógica de sus existencias..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
Dissertação (mestrado): Comunicação e mudança: um estudo empírico-analítico sobre o papel da comunicação na mudança cultural em uma rede interorganizacional
Descrição: O presente estudo trata sobre comunicação e mudança cultural em organizações, mais especificamente acerca do papel da comunicação organizacional na mudança dos valores das empresas fundadoras da rede de artigos esportivos Rede Brasil Esportes - RBE, por parte de seus tomadores de decisão. Pertencente ao programa gaúcho de políticas públicas Redes de Cooperação, a RBE constitui a mais antiga rede do programa com sede em Santa Maria, com quase três anos de existência. Sua coleta de dados fez-se através de pesquisas bibliográfica e documental e entrevistas estruturadas em profundidade com seis tomadores de decisão de quatro das onze empresas fundadoras da rede, selecionados casualmente e com base no critério de saturação. Diante da elucidação de dados teórico-empíricos significativos sobre a díade comunicação e mudança no âmbito organizacional, o estudo demonstrou que a RBE entende a comunicação como uma variável dependente da mudança e, portanto, a negligencia como um elemento constitutivo dela. Assim, a inexistência do caráter imbricado de mútua constituição que têm esses dois processos instrumentaliza a comunicação organizacional, fornecendo apenas expressamente os subsídios indispensáveis para a gestão de processos e pessoas nesse novo modelo de organização do trabalho..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2004
Monografia (graduação): A cultura do comprometimento na dinâmica organizacional - Nota 10,0
Descrição: O tema da pesquisa é a cultura do comprometimento na dinâmica da empresa familiar Facas Coqueiro. Sua importância se justifica pela necessidade que o profissional de relações públicas tem em conhecer a ideologia central empresarial, sobretudo das micro e pequenas empresas, muito presentes na conjuntura sócio-econômica brasileira. Teve por objetivos compreender a natureza do comprometimento organizacional e identificar seus fatores determinantes, a fim de usá-los em prol da comunicação interna. A coleta de dados fez-se através de observação, de documentos da empresa e de entrevistas semi-estruturadas em profundidade, com a família proprietária, gerentes e funcionários. A análise dos dados aponta ser predominante na Fábrica de Facas Coqueiro o comprometimento de natureza afetiva e a existência de um espírito de família concretizado, através de eventos de integração, de comunicação informal e de benefícios sociais concedidos pela empresa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2016
1º Seminário sobre Gestão de Recursos Hídricos
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
I Simpósio Internacional de Comunicação - SIC

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Patrícia Milano Pérsigo em 07/02/2017.
Descrição: Eventos são instrumentos de comunicação dirigida aproximativa. São momentos de encontro e reconhecimento entre os indivíduos e compartilhamento de experiências. No caso de eventos científicos esses concretizam-se como oportunidades de debate e produção de conhecimento. Em 2016, o Departamento de Ciências da Comunicação, da Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen, comemora seus 10 anos de existência. Como marco dessa data e forma de comemoração os professores desse colegiado departamental propõem a realização do I Simpósio Internacional de Comunicação - SIC. Propondo a temática: Processos de Comunicação e Transformação Social, o SIC contará com convidados palestrantes de expressiva contribuição na área das Ciências Sociais Aplicadas I. Conferências e mesas, organizadas para as noites de 22 a 24 de agosto de 2016, debaterão os atuais processos de comunicação e de transformação social..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - Atual
MnemoCine - Memória institucional do ensino superior da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen
Descrição: O 'MnemoCine - Memória Institucional do Ensino Superior da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen' é um programa de extensão universitária interdisciplinar concebido a partir da preocupação com o registro audiovisual do patrimônio histórico e cultural da Instituição e das pessoas que a integram para a expressão da memória deste coletivo, articulando o ensino e a pesquisa na linha de extensão 'Patrimônio cultural, histórico e natural' para elaboração da práxis de um conhecimento acadêmico na área temática 'Comunicação'. Abrange a microrregião do município gaúcho de Frederico Westphalen e tem como público-alvo a ser atingido, direta e indiretamente, membros e ex-membros das comunidades interna (servidores técnico-administrativos em educação e docentes, estudantes de graduação e pós-graduação e funcionários terceirizados) e externa (comunidade em geral) do Campus da Universidade Federal de Santa Maria de Frederico Westphalen (Campus da UFSM-FW), respectivamente em torno de duas mil e 190 mil pessoas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Melina de Souza Mota - Coordenador / Luciana Menezes Carvalho - Integrante / Ana Paula Born - Integrante / Maríndia Neumann Dalla Valle - Integrante / Eduardo Ritter - Integrante / Rafael Chaves Ferreira - Integrante / Genesio Mario da Rosa - Integrante / Arci Dirceu Wastowski - Integrante / Edner Baumhardt - Integrante / Igor Senger - Integrante / Letícia Sangaletti - Integrante / Solange Pertile - Integrante / Fernanda Buriol - Integrante / João Victor de Almeida Mignoni - Integrante / Jonathan Ferreira - Integrante / Laís Basso - Integrante / Marieli Mulinari - Integrante / Sara Spolti Pazuch - Integrante / Sandra Valeria Binotto - Integrante / Silvane Brand Fabrizio - Integrante / Thomás Dalcol Townsend - Integrante / Antônio Inácio dos Santos de Paula - Integrante / Camila Kasctin dos Santos Nicola - Integrante / Cássio Barbosa Prettz - Integrante / Eduardo Rieder - Integrante / Fabiana Regina da Silva - Integrante / Gabriel Masarro de Araujo - Integrante / Leila Fachinetto - Integrante / Matias Mallmann Rohde - Integrante.
2014 - 2014
Programa de Extensão Agência de Comunicação Integrada do Curso de Relações Públicas Multimídia (UFSM/CESNORS)
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2006 - 2007
Programa de Inclusão Social dos Catadores de Materiais Recicláveis do Município de Santa Maria/RS/Brasil pela Geração de Trabalho e Renda em Economia Solidária

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Ivete Trevisan Fossá em 28/05/2013.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Projetos de ensino


2018 - Atual
A interdisciplinaridade no ensino de Empreendedorismo e Comunicação nas Organizações na formação de profissionais com uma nova atitude diante do trabalho
Descrição: Este projeto de ensino trata da interdisciplinaridade no ensino de Empreendedorismo e Comunicação nas Organizações na formação de profissionais com uma nova atitude diante do trabalho. Através da interdisciplinaridade como método de ensino das disciplinas nele envolvidas que tem estes temas como objetos de estudo ministradas no Campus da UFSM-FW, ele tem como objetivo inter-relacionar a tríade professores-conteúdos-alunos dessas disciplinas com a finalidade de contribuir na formação de profissionais com atitude empreendedora diante do trabalho..
Situação: Em andamento;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
Em relação a temática: Ensino e aprendizagem.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: Inter-relacionar a tríade professores-conteúdos-alunos das disciplinas que tem o Empreendedorismo e a Comunicação nas Organizações como objetos de estudo ministradas no Campus da UFSM-FW..


Projetos de desenvolvimento


2016 - Atual
Desenvolvimento e disseminação da atitude empreendedora nos alunos de graduação da UFSM
Descrição: Diante dos desafios e demandas do mercado constata-se o crescimento da importância do profissional empreendedor para a sociedade. Evidencia-se, acentuadamente, a necessidade da universidade desempenhar seu papel e evoluir nesse campo. O ensino universitário por meio dos cursos de graduação deve oportunizar conhecimentos que ampliem a formação superior básica, bem como como, a geração de conhecimentos na área de empreendedorismo, por meio de pesquisa científica. Assim, este trabalho investigará a realidade do empreendedorismo nas instituições de ensino superior, abordando essa questão no contexto da UFSM. Diante deste contexto, em que a sociedade anseia por profissionais cada vez mais capazes de modificar a realidade em que se encontram e confiando às universidade a perspectiva de geração de profissionais cada vez mais empreendedores, como problema de pesquisa para este projeto, pretende-se saber: De que forma estimular atitudes empreendedoras nos alunos de graduação da Universidade Federal de Santa Maria, por meio de atividades e ações integradas entre alunos, professores e gestores da instituição, buscando desenvolver alicerce para a criação de uma universidade empreendedora? Para atender a esta indagação, decidiu-se investigar como estimular atitudes empreendedoras nos alunos de graduação da Universidade Federal de Santa Maria, por meio de atividades e ações integradas entre alunos, professores e gestores da instituição, buscando desenvolver alicerce para a criação de uma universidade empreendedora - e objetivos específicos, para esta proposta de pesquisa. Para a realização deste trabalho, diante do objetivo proposto, pretende-se utilizar como método de investigação a pesquisa quantitativa, do tipo explorato?rio, baseada em pesquisa teórico-empírica. A primeira etapa da coleta de dados consiste na realização de uma conversa informal entre pesquisadores e alunos de cada curso/centro da UFSM. Nesta etapa, visa-se levantar informações a respeito de atividades empreendedoras já desenvolvidas nos centros de ensino. Será realizada por meio de entrevistas informais, no âmbito do respectivo curso, procurando identificar quem e como as mesmas são desenvolvidas. Na segunda fase da pesquisa, serão coletados os dados junto aos mesmos centros. O primeiro questionário a ser utilizado nesta pesquisa trata das características comportamentais empreendedoras (CCEs) de McClelland com o objetivo de identificar as tais características nos alunos dos cursos de graduação da UFSM. Este questionário é baseado nas 10 Características Comportamentais Empreendedoras de McClelland (1972), composta por 55 afirmações. O segundo questionário trata da intenção empreendedora, adaptado de Liñán e Chen (2009), com o objetivo de é capturar a percepção dos pesquisados quanto a intenção empreendedora. Este questionário é baseado em atitudes pessoais, normas subjetivas, controle de comportamento e intenções empreendedoras, composto por 20 assertivas. Após a coleta dos dados, mediante a aplicação dos questionários, passar-se-á para a etapa de análise e discussão..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Revista Internacional de Relaciones Publicas
2009 - 2009
Periódico: INTERFACE - Revista do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRN


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação organizacional.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Institucional.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Digital.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação audiovisual.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação acessível.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2016
Menção Honrosa por exposição da pesquisa 'A atuação dos públicos organizacionais na web: o protagonismo dos usuários-mídia...' na Mostra da Comunidade Acadêmica Interna - Campus da UFSM-FW 10 anos, Programa de Extensão 'MnemoCine - Memória Institucional do Ensino Superior da UFSM em FW'.
2016
Menção Honrosa por exposição da pesquisa 'MnemoCine - Memória Institucional do Campus da UFSM-FW' na Mostra da Comunidade Acadêmica Interna - Campus da UFSM-FW 10 anos, Programa de Extensão 'MnemoCine - Memória Institucional do Ensino Superior da UFSM em FW'.
2016
Menção Honrosa por exposição do grupo de pesquisa 'Comunicação, Tecnologia e Sociabilidades - COTECS (CNPq/UFSM)' na Mostra da Comunidade Acadêmica Interna - Campus da UFSM-FW 10 anos, Programa de Extensão 'MnemoCine - Memória Institucional do Ensino Superior da UFSM em FW'.
2016
Menção Honrosa por exposição da pesquisa 'Communitytec: serviço de comunicação comunitária mediado por TICs...' na Mostra da Comunidade Acadêmica Interna - Campus da UFSM-FW 10 anos, Programa de Extensão 'MnemoCine - Memória Institucional do Ensino Superior da UFSM em FW'.
2006
Menção Honrosa na categoria Artigo de Monografia do VI Prêmio Interno de Comunicação, Curso de Comunicação Social da UFSM.
2006
Menção Honrosa na categoria Pesquisa Científica do 9o Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná - PR, Universidade Norte do Paraná - PR.
2003
1 Lugar na categoria Monografia/Projeto de Pesquisa do V Prêmio Interno de Comunicação, Curso de Comunicação Social da UFSM.
2003
3 Lugar na categoria Informativos do V Prêmio Interno de Comunicação, Curso de Comunicação Social da UFSM.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DALLA VALLE, M. N.2017DALLA VALLE, M. N. ; Carvalho, L. M. ; MOTA, M. de S. . A influência do usuário-mídia na comunicação digital da Trident no Facebook. CAMBIASSU: ESTUDOS EM COMUNICAÇÃO (ONLINE), v. 13, p. 97-112, 2017.

2.
MOTA, M. de S.2013 MOTA, M. de S.. Web como espacio de comunicación del museo contemporáneo: análisis de las principales prácticas de comunicación institucional presentes en los websites de los museos del Instituto Brasileiro de Museus. Ámbitos - Revista Internacional de Comunicación, v. 22, p. 25, 2013.

3.
FOSSA, M. I. T.2009FOSSA, M. I. T. ; MOTA, M. de S. ; PERSIGO, P. M. ; Carvalho, L. M. . Responsabilidade Social: reflexão sobre extensão universitária, inclusão social, geração de trabalho e renda a experiência do PISC em Santa Maria/RS. Mediação, v. 8, p. 1-1, 2009.

4.
MOTA, M. de S.2007MOTA, M. de S.; FOSSA, M. I. T. . O Papel da Comunicação Organizacional na Gestão da Mudança: o Caso de uma Rede Interempresarial. Revista Symposium (Lavras), v. 5, p. 26-35, 2007.

5.
MOTA, M. de S.2006MOTA, M. de S.; FOSSA, M. I. T. . Comunicação e cultura: a influência da comunicação no fortalecimento do comprometimento organizacional. UNIrevista (UNISINOS), v. 1, p. 1-15, 2006.

6.
MAYER, M.2005MAYER, M. ; SANTINI, R. G. C. ; MOTA, M. de S. ; FOSSA, M. I. T. . A importância da comunicação organizacional na atuação da equipe multidisciplinar de saúde. Revista Digital: Comunicação e Estratégia (Editor: Prof Dr Wilson da Costa Bueno, professor de Comunicação da USP e da UMESP), v. 2, p. 1-1, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
MOTA, M. de S.; LUZON, V. ; COGO, D. . Museos y Tecnologías de Información y Comunicación: análisis de los websites de los museos integrantes del Instituto Brasileño de Museos. In: Paulo Cezar Barbosa Mello e Reinaldo Fonseca (Coordenação). (Org.). Arte, novas tecnologias e comunicação: fenomenologia da contemporaneidade. 1ed.São Paulo (SP/Brasil): PMStudium Comunicação e Design, 2010, v. 1, p. 61-65.

2.
MOTA, M. de S.. A cultura na Sociedade da Informação: um novo cenário para sua produção. In: Rosa Maria Pinho Oliveira (Coordenação). (Org.). Arte, novas tecnologias e comunicação: novos territórios do conhecimento. 1ed.Aveiro (Portugal): Universidade de Aveiro, 2009, v. 1º, p. 371-375.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MOTA, M. de S.. Sistema político. Diário de Santa Maria, p. 15 - 15, 14 out. 2002.

2.
MOTA, M. de S.. Política. Zero Hora, p. 02 - 02, 07 out. 2002.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BORN, A. P. ; MOTA, M. de S. . A memória no contexto organizacional. In: I Simpósio Internacional de Comunicação - SIC, 2016, Frederico Westphalen. Anais do I Simpósio Internacional de Comunicação. Frederico Westphalen: UFSM, Decom, 2016. v. 1. p. 697-706.

2.
MOTA, M. de S.; DALLA VALLE, M. N. . A influência do usuário-mídia na comunicação digital: o caso da Trident no Facebook. In: Intercom Sul 2016: XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2016, Curitiba. Anais do XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. São Paulo: Intercom, 2016.

3.
MOTA, M. de S.; COGO, D. ; LUZON, V. . Museos y Tecnologías de Información y Comunicación: análisis de los websites de los museos integrantes del Instituto Brasileño de Museos. In: Congresso Internacional em Artes, Tecnologias e Comunicação, 2010, São Paulo/SP. Anais do Congresso Internacional em Artes, Tecnologias e Comunicação. São Paulo: PMStudium Comunicação e Design Ltda ME, 2010. p. 156-160.

4.
MOTA, M. de S.. A cultura na Sociedade da Informação: um novo cenário para sua produção. In: III Congresso Internacional de Arte, Novas Tecnologias e Comunicação, 2009, Aveiro - Portugal. CIANTEC - III Congresso Internacional de Arte, Novas Tecnologias e Comunicação. Aveiro - Portugal: Universidade de Aveiro, 2009. v. 1. p. 399-403.

5.
MOTA, M. de S.; FOSSA, M. I. T. . A díade comunicação e mudança em organizações: um estudo empírico-analítico sobre o papel da comunicação na mudança cultural em uma rede horizontal de empresas brasileiras. In: Congreso Fundacional da Asociación Española de Investigación de la Comunicación I+C Investigar a Comunicación, 2008, Santiago de Compostela-España. CCongreso Fundacional I+C Investigar a Comunicación. Santiago de Compostela-España: Facultade de Ciencias da Comunicación de Santiago de Compostela, 2008. v. 1. p. 1-1.

6.
MOTA, M. de S.; FOSSA, M. I. T. . O papel da comunicação organizacional na gestão da mudança: o caso de uma rede interempresarial. In: 1º EnGPR - Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (AnPAD), 2007, Natal - RN. 1º EnGPR - Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (AnPAD), 2007.

7.
MOTA, M. de S.; FOSSA, M. I. T. . Comunicação e mudança em organizações: um estudo sobre o papel da comunicação na gestão da mudança em uma rede interempresarial. In: III SIPECOM - Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação, 2007, Santa Maria - RS. SIPECOM 2007 - III Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação, 2007.

8.
FOSSA, M. I. T. ; MOTA, M. de S. . Responsabilidade social como estratégia para o fortalecimento da imagem institucional: um estudo de caso sobre o Programa de Voluntariado do Instituto C&A. In: INTERCOM SUL 2006 - VII Simpósio Regional da Pesquisa em Comunicação, 2006, Curitiba - PR. INTERCOM SUL 2006 - VII Simpósio Regional da Pesquisa em Comunicação, 2006.

9.
MOTA, M. de S.; MATTANA, L. ; NORO, G. B. ; FOSSA, M. I. T. . Marketing social estratégico: um estudo sobre as estratégias da Rede Ação das Organizações Sociais para a legitimação de sua imagem organizacional. In: INTERCOM SUL 2006 - VII Simpósio Regional da Pesquisa em Comunicação, 2006, Curitiba - PR. INTERCOM SUL 2006 - VII Simpósio Regional da Pesquisa em Comunicação, 2006.

10.
MOTA, M. de S.; FOSSA, M. I. T. . Comunicação e cultura: a influência da comunicação no fortalecimento do comprometimento organizacional. In: ALAIC 2006 - VIII Congresso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación, 2006, São Leopoldo - RS. ALAIC 2006 - VIII Congresso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación: Comunicación y Gobernabilidad en América Latina, 2006.

11.
MOTA, M. de S.; FOSSA, M. I. T. . Cultura do comprometimento: a influência de uma política comunicacional estratégica no fortalecimento do comprometimento organizacional. In: ANNUAL ASSEMBLY CLADEA 2006 - Association of Latin America's Leading Management Schools, 2006, Montpellier - França. ANNUAL ASSEMBLY CLADEA 2006 - Association of Latin America's Leading Management Schools: Latin America & the European Union: Opportunities and Challenges, 2006.

12.
FOSSA, M. I. T. ; MOTA, M. de S. . Responsabilidade social e comprometimento organizacional: um estudo sobre as estratégias do programa de voluntariado do Instituto C&A. In: ANNUAL ASSEMBLY CLADEA 2006 - Association of Latin America's Leading Management Schools, 2006, Montpellier - França. ANNUAL ASSEMBLY CLADEA 2006 - Association of Latin America's Leading Management Schools: Latin America & the European Union: Opportunities and Challenges, 2006.

13.
MATTANA, L. ; MOTA, M. de S. ; BRITO, I. G. ; NORO, G. B. ; ROCHA, S. . Comunicação organizacional on-line: aplicação estratégica e suas implicações na gestão de uma empresa de base tecnológica. In: INTERCOM 2006 - XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2006, Brasília - DF. INTERCOM 2006 - XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação: Estado e Comunicação, 2006.

14.
MOTA, M. de S.; MATTANA, L. ; NORO, G. B. ; ROCHA, S. . Marketing social e comunicação organizacional: as estratégias empregadas pela Rede Ação das Organizações Sociais para a mobilização do comportamento voluntário e a construção da imagem organizacional. In: INTERCOM 2006 - XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2006, Brasília - DF. INTERCOM 2006 - XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação: Estado e Comunicação, 2006.

15.
NORO, G. B. ; MOTA, M. de S. ; OLIVEIRA, J. H. R. . Proposta de melhoria do processo logístico por meio da gestão de projetos: o caso Bunge Alimentos de Santa Maria/RS. In: SIMPOI 2006 - IX Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais, 2006, São Paulo - SP. Anais do SIMPOI 2006 - IX Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais: Gestão de Operações em Países em Desenvolvimento: Buscando Competitividade Global com sustentabilidade, 2006.

16.
NORO, G. B. ; MOTA, M. de S. ; OLIVEIRA, J. H. R. . Gestão da qualidade total na efetividade de uma melhoria organizacional: o caso Bunge Alimentos de Santa Maria/RS. In: SIMPOI 2006 - IX Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais, 2006, São Paulo - SP. Anais do SIMPOI 2006 - IX Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais: Gestão de Operações em Países em Desenvolvimento: Buscando Competitividade Global com sustentabilidade, 2006.

17.
MOTA, M. de S.; ROCHA, R. A. ; FOSSA, M. I. T. . Comunicação e mudança nas organizações: um ensaio teórico sobre o papel da comunicação na efetividade da mudança organizacional. In: SIPECOM 2006 - II Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação, 2006, Santa Maria - RS. SIPECOM 2006 - II Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação, 2006.

18.
MOTA, M. de S.; ROCHA, R. A. ; FOSSA, M. I. T. . Comunicação organizacional estratégica: um ensaio teórico sobre a importância de uma política de comunicação estratégica no processo de mudança organizacional. In: SLADE BRASIL/2006 - Encontro Luso-Brasileiro de Estratégia, 2006, Balneário Camboriú - SC. SLADE BRASIL/2006 - Encontro Luso-Brasileiro de Estratégia, 2006.

19.
MOTA, M. de S.; FOSSA, M. I. T. . Cultura do comprometimento e comunicação nas organizações: a influência de uma política comunicacional estratégica no fortalecimento do comprometimento organizacional. In: SLADE BRASIL/2006 - Encontro Luso-Brasileiro de Estratégia, 2006, Balneário Camboriú - SC. SLADE BRASIL/2006 - Encontro Luso-Brasileiro de Estratégia, 2006.

20.
MOTA, M. de S.; ROCHA, R. A. ; FOSSA, M. I. T. . O papel da comunicação no processo de mudança organizacional: um ensaio teórico. In: SIMGEN 2006 - IV Simpósio de Gestão e Estratégia em Negócios da UFRuralRJ, 2006, Seropédica - RJ. SIMGEN 2006 - IV Simpósio de Gestão e Estratégia em Negócios da UFRuralRJ, 2006.

21.
MOTA, M. de S.; FOSSA, M. I. T. . Comprometimento e comunicação estratégica nas organizações: o caso da Fábrica de Facas Coqueiro. In: SIMGEN 2006 - IV Simpósio de Gestão e Estratégia em Negócios da UFRuralRJ, 2006, Seropédica - RJ. SIMGEN 2006 - IV Simpósio de Gestão e Estratégia em Negócios da UFRuralRJ, 2006.

22.
FOSSA, M. I. T. ; MOTA, M. de S. . Voluntariado corporativo: um desafio para o desenvolvimento de um processo de sustentabilidade. In: XXVI ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2006, Fortaleza - CE. ENEGEP 2006 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção: Ética e responsabilidade Social - a contribuição do engenheiro de produção, 2006.

23.
NORO, G. B. ; MOTA, M. de S. ; MATTANA, L. ; ROCHA, R. A. ; OLIVEIRA, J. H. R. . Marketing social estratégico: um estudo sobre as estratégias de uma rede interorganizacional para a legitimação de sua imagem. In: XXVI ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2006, Fortaleza - CE. ENEGEP 2006 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção: Ética e responsabilidade Social - a contribuição do engenheiro de produção, 2006.

24.
MOTA, M. de S.; FOSSA, M. I. T. . Comunicação interna como fator gerador da cultura do comprometimento na dinâmica organizacional. In: INTERCOM 2005 - XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2005, Rio de Janeiro - RJ. INTERCOM 2005 - XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação: Ensino e Pesquisa em Comunicação, 2005. p. 182-182.

25.
MOTA, M. de S.; FOSSA, M. I. T. . A cultura do comprometimento como estratégia na dinâmica organizacional. In: ENEGEP 2005 - XXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2005, Porto Alegre - RS. ENEGEP 2005 - XXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção: A Engenharia de Produção e a Universidade Empreendedora. Porto Alegre: ABEPRO, 2005. p. 235-236.

26.
MOTA, M. de S.; OLIVEIRA, C. R. ; ROCHA, R. A. . Aposentadoria precoce no setor público e a reintegração do ativo humano aposentado no mercado de trabalho. In: ENEGEP 2005 - XXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2005, Porto Alegre - RS. ENEGEP 2005 - XXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção: A Engenharia de Produção e a Universidade Empreendedora. Porto Alegre: ABEPRO, 2005. p. 164-165.

27.
MOTA, M. de S.; FOSSA, M. I. T. . Comunicação organizacional como determinante estratégico na formação da cultura do comprometimento. In: SIMPEP 2005 - XII Simpósio de Engenharia de Produção, 2005, Bauru - SP. SIMPEP 2005 - XII Simpósio de Engenharia de Produção: Relações de Trabalho no Contexto da Engenharia de Produção, 2005. p. 48-49.

28.
MOTA, M. de S.; FOSSA, M. I. T. . A importância da comunicação na formação da cultura do comprometimento organizacional. In: FÓRUM CRITEOS - 2005 Brasil - Centre de recherche et d'intervention pour le travail, l'efficacité organisationnelle et la santé, 2005, Porto Alegre - RS. FÓRUM CRITEOS - 2005 Brasil - Centre de recherche et d'intervention pour le travail, l'efficacité organisationnelle et la santé: Saúde, Trabalho e Efetividade Organizacional, 2005.

29.
MOTA, M. de S.; FOSSA, M. I. T. . A comunicação organizacional como estratégia diretiva na constituição da cultura do comprometimento. In: REGIOCOM 2005 - X Colóquio Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, 2005, Chapecó - SC. REGIOCOM 2005 - X Colóquio Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento Regional: Mídia, Região, Educação e Cultura, 2005.

30.
MOTA, M. de S.; FOSSA, M. I. T. . A cultura do comprometimento na dinâmica organizacional. In: SEPesq 2005 - III Mostra de Ensino e Pesquisa, da Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do Centro Universitário Ritter dos Reis, 2005, Porto Alegre - RS. SEPesq 2005 - III Mostra de Ensino e Pesquisa, da Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do Centro Universitário Ritter dos Reis, 2005.

31.
LEDUR, A. ; ZARDIN, N. R. ; FOSSA, M. I. T. ; MOTA, M. de S. . A díade comunicação e cultura organizacional e sua influência na formação de crenças e mitos das gestantes em relação à saúde bucal. In: COMSAÚDE 2005 - VIII Conferências de Comunicação e Saúde 2005, 2005, São Leopoldo - RS. COMSAÚDE 2005 - VIII Conferências de Comunicação e Saúde 2005: Mídia, Saúde e Trabalho, 2005.

32.
MAYER, M. ; SANTINI, R. G. C. ; MOTA, M. de S. ; FOSSA, M. I. T. . A importância da comunicação organizacional na atuação da equipe multidisciplinar de saúde. In: COMSAÚDE 2005 - VIII Conferências de Comunicação e Saúde 2005, 2005, São Leopoldo - RS. COMSAÚDE 2005 - VIII Conferências de Comunicação e Saúde: Mídia, Saúde e Trabalho, 2005.

33.
MOTA, M. de S.; OLIVEIRA, C. R. ; ROCHA, R. A. . Aposentadoria precoce e a reintegração do aposentado no mercado de trabalho: as motivações dos servidores da UFSM/RS. In: SIMPEP 2005 - XII Simpósio de Engenharia de Produção, 2005, Bauru - SP. SIMPEP 2005 - XII Simpósio de Engenharia de Produção: Relações de Trabalho no Contexto da Engenharia de Produção, 2005. p. 47-48.

34.
MOTA, M. de S.; BRITO, I. G. ; MATTANA, L. ; NORO, G. B. ; ESTRADA, R. J. S. . A díade comunicação e cultura organizacional e o efeito da Internet na retórica do processo comunicacional. In: I Encontro ESPM de Comunicação e Marketing, 2005, São Paulo - SP. I Encontro ESPM de Comunicação e Marketing: A mídia do futuro, 2005.

35.
HARTMANN, L. B. ; MOTA, M. de S. ; SILVA, D. M. . Assessoria de comunicação no Centro de Ciências da Saúde da UFSM: uma experiência saudável para a terceira equipe. In: SIPECOM 2005 - I Seminário Internacional de Pesquisa e Comunicação do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Santa Maria, 2003, Santa Maria - RS. SIPECOM 2005 - I Seminário Internacional de Pesquisa e Comunicação do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Santa Maria, 2003.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BORN, A. P. ; MOTA, M. de S. . MnemoCine - Memória Institucional do Campus da Universidade Federal de Santa Maria - Frederico Westphalen: 1ª etapa de execução. In: XXXI Jornada Acadêmica Integrada - JAI, 2016, Santa Maria. Anais da JAI, 2016.

2.
RODRIGUES, D. M. ; SICHELERO, B. ; MOTA, M. de S. . Relações públicas e responsabilidade social: estratégias para a execução da campanha institucional de combate à AIDS 'Informação + Proteção = Prevenção' na UFSM-FW. In: XXXI Jornada Acadêmica Integrada - JAI, 2016, Santa Maria. Anais da JAI, 2016.

3.
DALLA VALLE, M. N. ; MOTA, M. de S. ; Carvalho, L. M. . A atuação dos públicos organizacionais na web: o protagonismo dos usuários-mídia na página do Facebook da Trident. In: XXXI Jornada Acadêmica Integrada - JAI, 2016, Santa Maria. Anais da JAI, 2016.

4.
WASTOWSKI, T. M. ; MOTA, M. de S. . Communitytec - serviço de comunicação comunitária mediado por TICs para a comunidade discente escolar de nível médio do município gaúcho de Frederico Westphalen: 1ª etapa de execução. In: XXXI Jornada Acadêmica Integrada - JAI, 2016, Santa Maria. Anais da JAI, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
BORN, A. P. ; MOTA, M. de S. . MnemoCine - Memória Institucional do Campus da Universidade Federal de Santa Maria - Frederico Westphalen: 1ª etapa de execução. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
BORN, A. P. ; MOTA, M. de S. . A memória no contexto organizacional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
MOTA, M. de S.; DALLA VALLE, M. N. . A influência do usuário-mídia na comunicação digital: o caso da Trident no Facebook. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
RODRIGUES, D. M. ; SICHELERO, B. ; MOTA, M. de S. . Relações públicas e responsabilidade social: estratégias para a execução da campanha institucional de combate à AIDS 'Informação + Proteção = Prevenção' na UFSM-FW. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
WASTOWSKI, T. M. ; MOTA, M. de S. . Communitytec - serviço de comunicação comunitária mediado por TICs para a comunidade discente escolar de nível médio do município gaúcho de Frederico Westphalen: 1ª etapa de execução. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
DALLA VALLE, M. N. ; MOTA, M. de S. ; Carvalho, L. M. . A atuação dos públicos organizacionais na web: o protagonismo dos usuários-mídia na página do Facebook da Trident. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
OLIVEIRA, C. R. ; MOTA, M. de S. ; ROCHA, R. A. . Aposentadoria precoce no setor público: as motivações dos servidores aposentados da UFSM para a reintegração no mercado de trabalho 2006 (Resumo expandido).

2.
MOTA, M. de S.; FOSSA, M. I. T. . Comunicação e cultura do comprometimento na dinâmica organizacional 2006 (Resumo expandido).

3.
SILVA, D. M. ; OLIVEIRA, R. S. ; HARTMANN, L. B. ; MOTA, M. de S. . Assessoria de Comunicação para o Centro de Ciências da Saúde 2004 (Resumo expandido).

4.
HARTMANN, L. B. ; BARICHELLO, E. M. R. ; MOTA, M. de S. . Diagnóstico dos fluxos de comunicação existentes no Centro de Ciências da Saúde 2004 (Resumo expandido).

5.
MOTA, M. de S.; FOSSA, M. I. T. . A cultura de comprometimento na dinâmica de mudança organizacional 2004 (Resumo expandido).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MOTA, M. de S.. Consultoria em Organização de evento, Comunicação Organizacional Integrada e Produção Cultural. 2010.

2.
MOTA, M. de S.. Assessoria de Comunicação, Marketing e Vendas. 2004.

3.
MOTA, M. de S.. Atividades de sustentação em Relações Públicas e Marketing. 2004.

4.
MOTA, M. de S.. Assessoria de Comunicação Organizacional. 2002.

5.
MOTA, M. de S.. Assessoria de Relações Públicas. 2002.

6.
MOTA, M. de S.. Pesquisas de campo. 2000.

Trabalhos técnicos
1.
MOTA, M. de S.. Representante do Campus de Frederico Westphalen no Conselho Editorial da Editora da UFSM. 2016.

2.
MOTA, M. de S.. Membro da Comissão de Políticas de Comunicação da UFSM. 2016.

3.
MOTA, M. de S.. Coordenação de Sessão de Comunicações do I SIC - Simpósio Internacional de Comunicação. 2016.

4.
MOTA, M. de S.; Carvalho, L. M. . Divulgação do I SIC - Simpósio Internacional de Comunicação. 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
MOTA, M. de S.. Conexão RP - Informativo Institucional do Curso de Relações Públicas do Campus da UFSM-FW. 2015. (Editoração/Periódico).

2.
MOTA, M. de S.. Palestra sobre o assunto 'Programa de Inclusão Social dos Catadores de Materiais Recicláveis do Município de Santa Maria/RS/Brasil pela Geração de Trabalho e Renda em Economia Solidária'. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MOTA, M. de S.. Mini-curso sobre o assunto 'Cultura e mudança organizacional: uma relação possível?'. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PERSIGO, P. M.; MOTA, M. de S.; SANDI, A. Q.. Participação em banca de Ana Caroline Finger.Relações Públicas na Web: estratégias para a promoção da Responsabilidade Social Corporativa nos sites organizacionais.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CAMPANELLA, L. D.; RITTER, E.; MOTA, M. de S.. Comissão Examinadora da Seleção Pública Docente do Edital nº 089, de 14/06/2016, na área de Ciências Sociais Aplicadas/Relações Públicas e Propaganda, do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM-FW, Portaria nº 51, de 14/07/2016. 2016. Universidade Federal de Santa Maria.

2.
PERSIGO, P. M.; MOTA, M. de S.; RADDATZ, V. L. S.. Comissão Examinadora do Concurso Público Docente do Edital nº 057, de 23/04/2015, na área de Ciências Sociais Aplicadas/Relações Públicas e Propaganda, do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM-FW, Portaria nº 1091, de 06/07/2015. 2015. Universidade Federal de Santa Maria.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Simpósio Internacional de Comunicação - SIC.A memória no contexto organizacional. 2016. (Simpósio).

2.
Mostra da Comunidade Acadêmica Interna - Campus da UFSM-FW 10 anos. Exposição do Grupo de Pesquisa 'Comunicação, Tecnologia e Sociabilidades - COTECS (CNPq/UFSM)'. 2016. (Exposição).

3.
Mostra da Comunidade Acadêmica Interna - Campus da UFSM-FW 10 anos. Exposição da Pesquisa 'Communitytec: serviço de comunicação comunitária mediado por TICs para a comunidade discente escolar de nível médio do município gaúcho de Frederico Westphalen: 1ª etapa de execução. 2016. (Exposição).

4.
Mostra da Comunidade Acadêmica Interna - Campus da UFSM-FW 10 anos. Exposição da Pesquisa 'MnemoCine - Memória Institucional do Campus da UFSM-FW'. 2016. (Exposição).

5.
Mostra da Comunidade Acadêmica Interna - Campus da UFSM-FW 10 anos. Exposição da Pesquisa 'A atuação dos públicos organizacionais na web: o protagonismo dos usuários-mídia na página do Facebook da Trident'. 2016. (Exposição).

6.
XXXI Jornada Acadêmica Integrada - JAI.Communitytec - serviço de comunicação comunitária mediado por TICs para a comunidade discente escolar de nível médio do município gaúcho de Frederico Westphalen: 1ª etapa de execução. 2016. (Outra).

7.
XXXI Jornada Acadêmica Integrada - JAI.MnemoCine - Memória Institucional do Campus da Universidade Federal de Santa Maria - Frederico Westphalen: 1ª etapa de execução. 2016. (Outra).

8.
XXXI Jornada Acadêmica Integrada - JAI.A atuação dos públicos organizacionais na web: o protagonismo dos usuários-mídia na página do Facebook da Trident. 2016. (Outra).

9.
XXXI Jornada Acadêmica Integrada - JAI.Relações públicas e responsabilidade social: estratégias para a execução da campanha institucional de combate à AIDS 'Informação + Proteção = Prevenção' na UFSM-FW. 2016. (Outra).

10.
Ciclo de Estudos em Relações Públicas - 1ª edição. 2015. (Encontro).

11.
Ciclo de Estudos em Relações Públicas - 1ª edição.Nova matriz curricular do Curso de RP. 2015. (Encontro).

12.
Ciclo de Estudos em Relações Públicas - 2ª edição. 2015. (Encontro).

13.
Ciclo de Estudos em Relações Públicas - 2ª edição.Migração e equivalências. 2015. (Encontro).

14.
II Entre Relações Públicas e Empresas. 2015. (Encontro).

15.
IV Workshop de Qualificação Docente do Curso de Sistemas de Informação. 2015. (Oficina).

16.
Mídia, religião e intolerância: a circulação dos discursos de ódio e a produção da subjetividade contemporânea. 2015. (Outra).

17.
Oficina de Edição de Fotografia. 2015. (Oficina).

18.
Oficina Memória Empresarial e Relações Públicas. 2015. (Oficina).

19.
A complementariedade da pesquisa quantitativa e qualitativa nas Ciências Sociais. 2014. (Outra).

20.
Atividades de Pesquisa desenvolvidas no DECOM e no DTECINF: possíveis interfaces.Atividades de Pesquisa desenvolvidas no DECOM: possíveis interfaces. 2014. (Encontro).

21.
INTERCOM 2014: XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2014. (Congresso).

22.
Seminário de Recepção e Integração para Novos Servidores Docentes e Técnicos-Administrativos da UFSM. 2014. (Seminário).

23.
Seminário Diálogos com a Extensão. 2014. (Seminário).

24.
EREADSUL 2007: Encontro Regional de Estudantes de Administração da Região Sul 2007.Comunicação e mudança organizacional: uma relação possível?. 2007. (Encontro).

25.
SIPECOM 2007: III Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação.Comunicação e mudança em organizações: um estudo sobre o papel da comunicação na gestão da mudança em uma rede interempresarial. 2007. (Seminário).

26.
ALAIC 2006: VIII Congresso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación. Comunicação e cultura: a influência da comunicação no fortalecimento do comprometimento organizacional. 2006. (Congresso).

27.
ANNUAL ASSEMBLY CLADEA 2006: Association of Latin America's Leading Management Schools.Responsabilidade social e comprometimento organizacional: um estudo sobre as estratégias do programa de voluntariado do instituto C&A. 2006. (Outra).

28.
ANNUAL ASSEMBLY CLADEA 2006: Association of Latin America's Leading Management Schools.Cultura do comprometimento: a influência de uma política comunicacional estratégica no fortalecimento do comprometimento organizacional. 2006. (Outra).

29.
ENEGEP 2006: XXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção.Voluntariado corporativo: um desafio para o desenvolvimento de um processo de sustentabilidade. 2006. (Encontro).

30.
ENEGEP 2006: XXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção.Marketing social estratégico: um estudo sobre as estratégias de uma rede interorganizacional para a legitimação de sua imagem. 2006. (Encontro).

31.
II Congresso Nacional de Redes de Cooperação. 2006. (Congresso).

32.
INTERCOM 2006: XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Comunicação organizacional on-line: aplicação estratégica e suas implicações na gestão de uma empresa de base tecnológica. 2006. (Congresso).

33.
INTERCOM 2006: XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Marketing social e comunicação organizacional: as estratégias empregadas pela Rede Ação das Organizações Sociais para a mobilização do comportamento voluntário e a construção da imagem organizacional. 2006. (Congresso).

34.
INTERCOM SUL 2006: VII Simpósio Regional da Pesquisa em Comunicação.Responsabilidade social como estratégia para o fortalecimento da imagem institucional: um estudo de caso sobre o Programa de Voluntariado do Instituto C&A. 2006. (Simpósio).

35.
SIMGEN 2006: IV Simpósio de Gestão e Estratégia em Negócios da UFRuralRJ.Comprometimento e comunicação estratégica nas organizações: o caso da Fábrica de Facas Coqueiro. 2006. (Simpósio).

36.
SIMPOI 2006: IX Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais.Proposta de melhoria do processo logístico por meio da Gestão de Projetos: o caso Bunge Alimentos de Santa Maria/RS. 2006. (Simpósio).

37.
SIMPOI 2006: IX Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais.Gestão da Qualidade Total na efetividade de uma melhoria organizacional: o caso Bunge Alimentos de Santa Maria/RS. 2006. (Simpósio).

38.
SIPECOM 2006: II Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação.Comunicação e mudança nas organizações: um ensaio teórico sobre o papel da comunicação na efetividade da mudança organizacional. 2006. (Seminário).

39.
SLADE BRASIL/2006: Encontro Luso-Brasileiro de Estratégia.Comunicação organizacional estratégica: um ensaio teórico sobre a importância de uma política de comunicação organizacional estratégica no processo de mudança organizacional. 2006. (Encontro).

40.
COMSAÚDE 2005: VIII Conferências de Comunicação e Saúde 2005.A díade comunicação e cultura organizacional e sua influência na formação de crenças e mitos das gestantes em relação à saúde bucal. 2005. (Outra).

41.
ENEGEP 2005 - XXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção.A cultura do comprometimento como estratégia na dinâmica organizacional. 2005. (Encontro).

42.
FÓRUM CRITEOS - 2005 Brasil: Centre de recherche et d'intervention pour le travail, l'efficacité organisationnelle et la santé.A importância da comunicação na formação da cultura do comprometimento organizacional. 2005. (Outra).

43.
I Encontro ESPM de Comunicação e Marketing.A díade comunicação e cultura organizacional e o efeito da Internet na retórica do processo comunicacional. 2005. (Encontro).

44.
INTERCOM 2005: XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Comunicação interna como fator gerador da cultura do comprometimento na dinâmica organizacional. 2005. (Congresso).

45.
REGIOCOM 2005: X Colóquio Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento Regional.A comunicação organizacional como estratégia diretiva na constituição da cultura do comprometimento. 2005. (Outra).

46.
SEPesq 2005: III Mostra de Ensino e Pesquisa, da Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do Centro Universitário Ritter dos Reis.A cultura do comprometimento na dinâmica organizacional. 2005. (Outra).

47.
XII SIMPEP 2005: XII Simpósio de Engenharia de Produção.Aposentadoria precoce e a reintegração do aposentado no mercado de trabalho: as motivações dos servidores da UFSM/RS. 2005. (Simpósio).

48.
29a Semana Acadêmica do Curso de Comunicação Social da UFSM. 2002. (Seminário).

49.
Dia da Oficina: Oratória. 2002. (Oficina).

50.
Feira Das Profissões (UFSM) - IV Edição: Aluno-guia do Tour pelo Campus. 2002. (Outra).

51.
Feira Das Profissões (UFSM) - IV Edição: Estande do Curso de Comunicação Social. 2002. (Outra).

52.
Prato Cheio: A motivação para o novo profissional. 2002. (Outra).

53.
Prato Cheio: Produção de Cinema e Vídeo em Santa Maria, Festival Nacional de Vídeo e Mostra de Cinema em Santa Maria. 2002. (Outra).

54.
Prato Cheio: Sexo na Tv: do Erótico ao Pornográfico. 2002. (Outra).

55.
Prato Cheio: Tudo sobre o Código de Proteção e Defesa do Consumidor. 2002. (Outra).

56.
Prato Cheio: Webdesigner e Negócios para Internet. 2002. (Outra).

57.
RP em Debate. 2002. (Oficina).

58.
Estratégias de Relações Públicas num Hotel. 2001. (Oficina).

59.
RP em Debate. 2001. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOTA, M. de S.; ZAMIN, A. M. ; SCHEID, D. ; RITTER, E. ; Carvalho, L. M. ; PERSIGO, P. M. ; FOLETTO, R. ; SCHWAAB, R. ; GRIJO, W. P. . I SIC - Simpósio Internacional de Comunicação. 2016. (Congresso).

2.
MOTA, M. de S.; ZAMIN, A. M. ; PERSIGO, P. M. ; MARTINS, V. S. . Ciclo de Estudos em Relações Públicas - 1ª edição. 2015. (Outro).

3.
MOTA, M. de S.; ZAMIN, A. M. ; PERSIGO, P. M. ; FOLETTO, R. ; MARTINS, V. S. . Ciclo de Estudos em Relações Públicas - 2ª edição. 2015. (Outro).

4.
KREUTZ, D. L. ; RIBEIRO, P. S. ; MOTA, M. de S. . 8ª Escola Regional de Redes de Computadores - ERRC 2010. 2010. (Congresso).

5.
MOTA, M. de S.. Conferencia de la European Communication Research and Education Association (ECREA). 2008. (Congresso).

6.
MOTA, M. de S.. XXXVII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional. 2005. (Congresso).

7.
MOTA, M. de S.. Feira de Tecnologia, Ciências e Artes do PEIES - 3a Edição. 2003. (Congresso).

8.
MOTA, M. de S.. III Congresso das Coordenações Pedagógicas, IV Simpósio dos Orientadores Educacionais das Escolas do PEIES. 2003. (Congresso).

9.
MOTA, M. de S.. Campanha Santa-mariense de Doação de Órgãos e Tecidos. 2003. (Outro).

10.
MOTA, M. de S.. Concurso Vestibular. 2003. (Concurso).

11.
MOTA, M. de S.. Provas de Acompanhamento do PEIES, Edição 2002. 2002. (Concurso).

12.
MOTA, M. de S.. Etapa Final dos Jogos do PEIES. 2002. (Congresso).

13.
MOTA, M. de S.. 5a Edição do Programa de Ações Pedagógicas e de Formação do Aluno Cidadão do PEIES. 2002. (Congresso).

14.
MOTA, M. de S.. Feira Das Profissões - IV Edição. 2002. (Exposição).

15.
MOTA, M. de S.. Feira das Profissões - IV Edição. 2002. (Exposição).

16.
MOTA, M. de S.. 29a Feira do Livro de Santa Maria. 2002. (Exposição).

17.
MOTA, M. de S.. 29a Semana Acadêmica do Curso de Comunicação Social da UFSM. 2002. (Congresso).

18.
MOTA, M. de S.. Prato Cheio: Produção de Cinema e Vídeo em Santa Maria, Festival Nacional de Vídeo e Mostra de Cinema em Santa Maria. 2002. (Outro).

19.
MOTA, M. de S.. Prato Cheio: Webdesigner e negócios para internet. 2002. (Outro).

20.
MOTA, M. de S.. Prato Cheio: A motivação para o novo profissional. 2002. (Outro).

21.
MOTA, M. de S.. Prato Cheio: Sexo na tv: do erótico ao pornográfico. 2002. (Outro).

22.
MOTA, M. de S.. Prato Cheio: Tudo sobre o Código de Proteção e Defesa do Consumidor. 2002. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Micheli Thiesen. Mídias sociais digitais na práxis da comunicação organizacional: o caso do Sicredi no Facebook. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Matheus Henrique Maciel da Cruz. Communitytec - serviço de comunicação comunitária mediado por TICs para a comunidade discente escolar de nível médio do município gaúcho de Frederico Westphalen. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Sistemas de Informação) - Instituto Federal Farroupilha, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Aline Lorini. Acessibilidade na comunicação pública digital: um estudo de caso dos websites das prefeituras da AMZOP. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Melina de Souza Mota.

2.
Andressa Jaqueline Ficanha. Comunicação e cultura organizacional em empresas familiares: um estudo de caso na empresa M.I. Posto de Combustíveis e Serviços. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Melina de Souza Mota.

3.
Magda Maytê Blatt. A comunicação organizacional da Universidade Federal de Santa Maria Campus de Frederico Westphalen na ambiência digital. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Melina de Souza Mota.

4.
Eliara Solange Rothmann. Comunicação e acessibilidade nas organizações: o papel da comunicação interna na inclusão de pessoas com deficiência na Clean. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Melina de Souza Mota.

Iniciação científica
1.
Tiago Mann Wastowski. Communitytec - serviço de comunicação comunitária mediado por TICs para a comunidade discente escolar de nível médio do município gaúcho de Frederico Westphalen. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Instituto Federal Farroupilha, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Melina de Souza Mota.

Orientações de outra natureza
1.
Angela Camila Carneiro. Conexão RP - Informativo Institucional do Curso de Relações Públicas do Campus da UFSM-FW. 2015. Orientação de outra natureza. (Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Melina de Souza Mota.

2.
Katiele Cristiane Zingler. Conexão RP - Informativo Institucional do Curso de Relações Públicas do Campus da UFSM-FW. 2015. Orientação de outra natureza. (Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Melina de Souza Mota.

3.
Magda Maitê Blatt. Conexão RP - Informativo Institucional do Curso de Relações Públicas do Campus da UFSM-FW. 2015. Orientação de outra natureza. (Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Melina de Souza Mota.

4.
Valeria de Marco Nicola. Conexão RP - Informativo Institucional do Curso de Relações Públicas do Campus da UFSM-FW. 2015. Orientação de outra natureza. (Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Melina de Souza Mota.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MOTA, M. de S.; DALLA VALLE, M. N. . A influência do usuário-mídia na comunicação digital: o caso da Trident no Facebook. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
WASTOWSKI, T. M. ; MOTA, M. de S. . Communitytec - serviço de comunicação comunitária mediado por TICs para a comunidade discente escolar de nível médio do município gaúcho de Frederico Westphalen: 1ª etapa de execução. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
DALLA VALLE, M. N. ; MOTA, M. de S. ; Carvalho, L. M. . A atuação dos públicos organizacionais na web: o protagonismo dos usuários-mídia na página do Facebook da Trident. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Outras informações relevantes


XXXI JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA - JAI, UFSM, 2016
'PRÊMIO 40 MELHORES'
Orientei o trabalho 'A atuação dos públicos organizacionais na Web: o protagonismo dos usuários-mídia na página do Facebook da Trident' de Maríndia N. D. Valle, estudante (5º sem.) do Curso de RP do Campus da UFSM-FW, que ficou com nota máxima em sua apresentação, concorrendo com mais 5 trabalhos deste Campus ao 'Prêmio 40 Melhores' entre todos os trabalhos apresentados na JAI da UFSM de 2016.

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO - SIC, UFSM-FW, 2016
Orientei, além do trabalho 'A memória no contexto organizacional' de Ana P. Born, estudante (3º sem.) do Curso de RP do Campus da UFSM-FW, mais 6 trabalhos de estudantes e formadas deste Curso:
1. 'Comunicação Organizacional e LGBT: manutenção dos direitos humanos da comunidade dentro das organizações': Alisson de M. Gampert, estud. (3º sem.);
2. 'Comunicação e cultura organizacional em empresas familiares: um estudo de caso na empresa M.I. Posto de Combustíveis e Serviços': Andressa J. Ficanha, formada;
3. 'Tendências locais em Relações Públicas e a atuação do profissional em uma cooperativa municipal': Kássia N. Lutz e Ana P. Born, estuds. (3º sem.);
4. 'Organizações e responsabilidade social: estudo de caso do perfil do Facebook da Ambev': Katiele C. Zingler e Amanda L. B. dos Santos, estuds. (7º sem.);
5. 'A Comunicação Organizacional da UFSM Campus de Frederico Westphalen na Ambiência Digital': Magda M. Blatt, formada;
6. 'Comunicação pública na Web 2.0: o exercício da cidadania no site da Prefeitura de Frederico Westphalen': Djúlia Schneider e Paulo E. D. Prestes, estuds. (3º sem.).

NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE DO CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS - NDE-RP, UFSM-FW, 2015
Enquanto Presidente, estive à frente da elaboração de um novo PPC para atender à reformulação curricular instituída pelo MEC, bem como do preparo da documentação para visita in loco de avaliadores do MEC, os quais avaliaram esse novo PPC com nota máxima, 5.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 19:34:16