Tiago Lisboa Bartholo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6422430015517734
  • Última atualização do currículo em 09/08/2018


Doutor em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (bolsista CAPES). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE-UFRJ) e do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp-UFRJ). Pesquisador visitante na Universidade de Durham, Inglaterra, em 2017 e 2014 (Santander Mobility Grant), Universidade de Birmingham, Inglaterra, 2012-2013 (CAPES e Educational Endowment Foundation) e na Universidade de León, Espanha, 2009 (Fundação Carolina). Membro dos grupos de pesquisa cadastrados no CNPq "Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais" da UFRJ e "Educação e Infância: políticas e práticas" da Fundação Carlos Chagas. Bolsista do Ministério da Educação (MEC) no projeto Portal do Professor (2009-2011). Membro da Equipe de Avaliação do Ministério dos Esportes para o Programa Segundo Tempo (2010-2011). Consultor especialista em avaliação educacional para a Fundação Carlos Chagas (2014-2017). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tiago Lisboa Bartholo
Nome em citações bibliográficas
BARTHOLO, T. L.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
com período sanduíche em University of Birmingham (Orientador: Stephen Gorard).
Título: School Segregation in Public Schools of Rio de Janeiro: Causes and Consequences, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Marcio da Costa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Segregação Escolar; Life Chance; Potentially Disadvantaged Pupils; School Mix Effect.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
2005 - 2007
Mestrado em Educação Física.
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Título: Na quadra e no campo: esporte e identidade nacional no Brasil,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Antonio Jorge Gonçalves Soares.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Identidade; Imprensa; Futebol; Tênis.
Grande área: Ciências da Saúde
1999 - 2003
Graduação em Licenciatura em Educação Física.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O estresse decorrente da competição no desporto tênis em crianças de dez (10) a doze (12) anos.
Orientador: Liliane Carvalho de Souza.




Formação Complementar


2012 - 2012
Factor Analysis: Introduction. (Carga horária: 16h).
University of Birmingham, UB, Inglaterra.
2012 - 2012
Introduction to Time Series Regression. (Carga horária: 16h).
University of Birmingham, UB, Inglaterra.
2012 - 2012
Charity impact: working out what would have happen. (Carga horária: 8h).
Programme Evaluation for Policy Analysis, PEPA, Inglaterra.
2006 - 2006
Extensão universitária em Pensamento Social Brasileiro. (Carga horária: 16h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2004 - 2004
Escola e Educação Física: apontamentos históricos. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2003 - 2003
Preparação Psicológica no Esporte de Rendimento. (Carga horária: 8h).
Orpus Instituto de Treinamento Mental, ORPUS, Brasil.
2000 - 2000
Análise Biomecânica dos Exercícios. (Carga horária: 8h).
Sindicato dos Profissionais em Educação Física do Rio de Janeiro, SINPEF - RJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Básico Téc. e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2018 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos especiais em estudos longitudinais e de eficácia escolar
03/2016 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa Educacional
8/2015 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação de Políticas e Intervenções Educacionais
3/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Colégio de Aplicação, .

3/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Colégio de Aplicação, .

02/2010 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação física escolar para turmas do 1o ano do Ensino Médio
08/2007 - Atual
Ensino, Licenciatura em Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Número total de Orientações: 2007 - 7 alunos; 2008 - 15 alunos; 2009 18 alunos; 2010 16 alunos; 2013 12 alunos.
Orientação do Estagio Supervisonado de alunos do curso de Lincenciatura em Educação Física
03/2007 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Física Escolar para turmas do Primeiro, Segundo e Terceiro Anos do Ensino Fundamental
01/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Colégio de Aplicação, .

08/2017 - 12/2017
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação de Impacto de Políticas e Programas Educacionais
03/2017 - 07/2017
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa Educacional
08/2016 - 12/2016
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação de Impacto de Programas e Políticas Educacionais
07/2014 - 12/2015
Direção e administração, Colégio de Aplicação, .

Cargo ou função
Diretor Adjunto de Licenciatura, Pesquisa e Extensão.
03/2015 - 09/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio de Aplicação, .

Cargo ou função
Representante de Unidade XXXVII JICTAC 2015.
01/2014 - 07/2014
Direção e administração, Colégio de Aplicação, .

Cargo ou função
Diretor Adjunto de Ensino.
7/2008 - 12/2011
Ensino, Saberes e Práticas: Educação Física Escolar, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Culturais do Esporte e da Educação Física Escolar
Tópicos Especiais em Educação Física Escolar
01/2008 - 12/2010
Direção e administração, Colégio de Aplicação, .

Cargo ou função
Chefia de Departamento/ Coordenador Setor Curricular de Educação Física).

Ministério do Esportes, MET, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Vice-Coordenador de Equipe, Carga horária: 10
Outras informações
Vice-Coordenador da Equipe Colaboradora 25/RJ do Porgrama Segundo Tempo


Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, CBCE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Secretário Comissão Provisória
Outras informações
Secretário da Comissão Provisória da Secretária Estadual do Rio de Janeiro


Escola Americana do Rio de Janeiro, EARJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor



Linhas de pesquisa


1.
Escolarização e educação do corpo
2.
Avaliação de sistemas e projetos educacionais
3.
Sociologia das oportunidades educacionais


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
School Segregation and Educational Opportunities: Analysing the Impact of a 'Lottery System' in Rio de Janeiro Public Schools
Descrição: The main focus is to analyse the impact of a ?lottery system? on patterns of school segregation in Rio de Janeiro public schools. The new education policy aims to prevent pupils? selection by a school Principal or other member of bureaucracy. The analysis will present two complementary designs: a) Interrupted time series; b) Monte Carlo Simulation..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Tiago Lisboa Bartholo - Coordenador / Stephen Gorard - Integrante.Financiador(es): Santander Mobility Grant - Auxílio financeiro.
2016 - Atual
Projeto Linha de Base Brasil: Um Estudo Longitudinal Sobre a Trajetória de Aprendizagem de Crianças

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mariane Campelo Koslinski em 09/01/2017.
Descrição: O presente projeto propõe realizar um estudo longitudinal com crianças desde a pré-escola até o primeiro ano do ensino fundamental, para identificar as características das pré-escolas (insumos escolares, organização da oferta) e processos pedagógicos associados a aprendizagem dos alunos, em especial a alfabetização e numeramento no primeiro ano do ensino fundamental. Para tanto, pretende utilizar o instrumento do programa Performance Indicators in Primary Schools, uma ferramenta acurada e testada por vinte anos no Reino Unido e outros países. Sua pretensão é criar uma medida de base (baseline) no momento inicial do processo de escolarização. Esse projeto solidifica uma parceria entre três grupos de pesquisa: o LaPOpE (Laboratório de Pesquias em Oportunidades Educacionais) Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do Centro para o Estudo da Riqueza e da Estratificação Social (CERES), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ e pesquisadores do CEM (Centro de Avaliação e Monitoramento) da Universidade de Durham, Reino Unido..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Tiago Lisboa Bartholo - Integrante / Mariane Campelo Kosliski - Coordenador / Marcio da Costa - Integrante / Rodrigo Rosistolato - Integrante / Fernando Tavares Junior - Integrante / Ricardo Ceneviva - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2016 - Atual
Um estudo sobre contextos e políticas municipais e distribuição de oportunidades educacionais

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mariane Campelo Koslinski em 09/01/2017.
Descrição: Nas últimas décadas, a expansão de sistemas de avaliação e de informação educacional (como, por exemplo, o Sistema de Avaliação da Educação Básica/SAEB, Prova Brasil e sistemas de avaliação educacional estaduais e municipais) permitiu o desenvolvimento de diversos estudos sobre fatores associados ao desempenho dos alunos no contexto brasileiro. No entanto, apesar da grande proliferação de estudos observando o impacto de fatores relacionados à origem socioeconômica dos alunos, de características e processos das escolas e do bairro/vizinhança em que estão localizadas sobre diversos resultados individuais e escolares, poucos estudos buscam identificar o impacto de fatores relacionados ao contexto ou à eficácia dos municípios. O presente projeto pretende dar continuidade e aprofundar duas linhas de pesquisas desenvolvidas no Grupo Observatório Educação e Cidade (grupo que faz parte do diretório de grupos de pesquisa do CNPq), quais sejam: (i) políticas de responsabilização educacional; (ii) segregação residencial, geografia de oportunidades educacionais e segmentação escolar. Pretende ainda comparar o impacto de diferentes contextos municipais e de políticas educacionais sobre desfechos escolares. Mais especificamente, pretende, de um lado, observar o impacto dos diferentes usos dos sistemas de avaliação por Estados e Municípios e de características dos contextos municipais sobre o desempenho dos alunos, resultados das escolas e sobre a rotatividade de diretores. De outro, pretende investigar o fenômeno da segregação escolar em municípios de grande porte e sua relação com a segregação residencial e com as diferentes políticas de alocação de matrículas adotadas pelas redes escolares..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (4) .
Integrantes: Tiago Lisboa Bartholo - Integrante / Mariane Campelo Kosliski - Coordenador / Marcio da Costa - Integrante / Ricardo Ceneviva - Integrante.
2015 - Atual
Padrões de segregação escolar no Brasil: um estudo comparativo entre cinco capitais
Descrição: O tema central do projeto é a distribuição de oportunidades educacionais em cinco grandes cidades do Brasil: Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Em linhas gerais o projeto tem dois objetivos principais. O primeiro, mais descritivo, compara os padrões de segregação escolar ao longo do tempo entre as cidades selecionadas. Há ainda a intenção de calcular o efeito do incremento das matrículas na rede privada na segregação escolar, considerando todas as matrículas no ensino fundamental. O segundo objetivo, mais analítico, propõe modelos para analisar o papel da burocracia e legislação educacional nos níveis de segregação escolar. Produtos esperados: a) revisão de literatura sobre o temática da segregação escolar; b) obtenção das bases de dados (Censo Escolar e Prova Brasil) no endereço eletrônico do INEP; c) processo de ?limpeza? e consolidação das bases; d) análise dos dados; e) envio de propostas para congressos nacionais e internacionais f) produção de 2 artigos científicos para peródicos no campo da educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
School Segregation in Brazil: A Comparative Study Among Capitals
Descrição: O projeto analisa padrões de segregação escolar em cinco grandes cidades do Brasil: Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Os dados foram fornecidos pelo INEP e apresentam informações para todos os alunos matriculados no ensino fundamental entre 2007 e 2011. Utiliza dois indicadores de segregação, Dissimilarity Index e o Segregation Index e para descreve os níveis de segregação a partir de 3 características dos alunos: 1) cor/raça; 2) condição de pobreza; 3) distorção idade-série. O estudo permitirá uma primeira abordagem comparativa entre grandes cidades do Brasil, que apresentam diferentes legislações educacionais referentes aos procedimentos de matriculas. O desenho do estudo também permite observar a segregação entre diferentes redes de ensino: público municipal e escolas privadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Oportunidades educacionais segregação e políticas educacionais
Descrição: O projeto é derivado de nossa trajetória recente como grupo de pesquisa, dedicado a investigar o fenômeno da segregação escolar, em suas relações com a eficácia escolar, no âmbito da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Pretende avaliar impactos de três políticas específicas dedicadas a lidar com a segregação, definida como a distribuição díspar nas unidades escolares de indivíduos com alguma característica de desvantagem específica em relação a um universo de indivíduos mais abrangente. Serão estudadas as iniciativas denominadas: Escolas do Amanhã, Classes de Progressão e uma nova política de distribuição de vagas na rede municipal. Acessoriamente, serão investigadas as afinidades e dissonâncias entre medidas de avaliação de proficiência externas e internas, dado que balizam e estão presentes nas decisões atinentes a tais políticas. Os procedimentos de investigação baseiam-se no tratamento e análise das bases de dados educacionais da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e do INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Pretendemos testar a hipótese geral de que políticas específicas dessa natureza venham a impactar os processos de segregação com potencial para redução das desigualdades de oportunidades escolares..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Tiago Lisboa Bartholo - Integrante / Marcio da Costa - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
Distribuição de oportunidades escolares no Rio de Janeiro regulação, políticas e desigualdade
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Tiago Lisboa Bartholo - Integrante / Marcio da Costa - Coordenador / Ana Carolina Christóvão - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2010 - Atual
Observatório Educação e Cidade: Desigualdades de Oportunidades Educacionais e Dimensões da Alfabetização da Educação Básica no Estado do Rio de Janeiro
Descrição: O Projeto Observatório Educação e Cidades: Desigualdades de Oportunidades Educacionais e Dimensões da Alfabetização da Educação Básica no Estado do Rio de Janeiro é uma proposta que visa dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelo Observatório Educação e Cidade, financiado pelo Edital INEP Observatório da Educação em 2007. O núcleo de pesquisa tem como temática central as desigualdades de oportunidades educacionais, considerando de forma integrada os diferentes contextos e agentes atuantes nesse processo: o da cidade, o da escola e o da família. A pesquisa tem os seguintes objetivos: Objetivo 1: Realizar o monitoramento do analfabetismo, letramento e numeramento no Estado do Rio de Janeiro. Objetivo 2: Mapear o grau de apropriação e conhecimento dos sistemas e instrumentos de avaliação e planejamento escolar. Objetivo 3: Realizar um programa de formação sobre o uso de dados educacionais para o planejamento escolar. O primeiro objetivo é realizar um monitoramento do analfabetismo, letramento e numeramento, fazendo uso qualificado de sistemas de informação variados e do conhecimento em geo‐referenciamento e análises espaciais acumulados por nossa equipe em estudos anteriores. Os estudos já realizados pela equipe que compõem esse projeto focalizaram as desigualdades de oportunidades e a geografia de oportunidades educacionais no município do Rio de Janeiro. A intenção da segunda parte de nossa proposta é conhecer as formas pelas quais os professores, gestores e técnicos das instâncias intermediárias das redes de ensino se apropriam e reinterpretam as informações emanadas dos sistemas de informações educacionais. Partimos da suposição de que a maioria ainda se sente bastante alheio a tal questão e, em geral, existe uma forte confusão, ao lado de resistências apriorísticas independentes de conhecimento razoável do tema. Quanto ao terceiro subprojeto, acreditamos poder contribuir para a formação em serviço de professores, coordenadores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2013
Estudos sobre os Determinantes Socioeconômicos, Raciais e Geográficos das Desigualdades no Sistema de Ensino
Descrição: Desenvolver conhecimento sobre graves aspectos da desigualdade social relacionados à estrutura de oportunidades ofertada pelos sistemas públicos de educação e sobre as formas como esta é apropriada por diferentes segmentos da população. Nesse sentido, serão realizados os seguintes projetos de pesquisa (com características também de projetos de formação técnico-científica nas áreas investigadas): 1 Segregação Residencial, Geografia de Oportunidades Educacionais e Segmentação Escolar; 2 O Funcionamento de Quase-Mercados Educacionais e a Segmentação Escolar; 3 Escola e Efeito/Vizinhança o impacto da segregação residencial sobre o desempenho escolar de alunos do ensino fundamental; e 4 Desigualdades de Cor ou Raça nos Indicadores Educacionais Brasileiros: um levantamento geral das bases de dados disponíveis para o estudo do comportamento das tendências de curto e médio prazo e a formulação de políticas públicas pró-equidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Tiago Lisboa Bartholo - Coordenador / Marcio da Costa - Integrante.
2008 - 2010
Profissionalização e escolarização de jovens futebolistas na Espanha
Descrição: O objetivo geral do projeto é analisar o processo de formação profissional dos jogadores de futebol na Espanha e a sua conciliação com a escolarização. Esse projeto de pesquisa é uma extensão do projeto "Escolarização e formação esportiva de jovens futebolistas" realizado no Brasil. A questão que se coloca é a seguinte: o modelo de formação profissional para jovens aspirantes a futebolistas na Espanha é semelhante ao modelo brasileiro supracitado? Quais são as similaridades e as diferenças existentes? Temos como meta estruturar uma linha de pesquisa sobre a profissionalização e educação do corpo no esporte e seus diferentes reflexos na escolarização básica. Como produtos esperamos: a produção de 3 artigos para divulgação em periódicos científicos qualificados como internacionais pela área da educação, a produção de relatórios técnicos, a apresentação de trabalhos em seminários científicos e a realização de um seminário com os grupos de pesquisa que travamos intercâmbio..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Tiago Lisboa Bartholo - Coordenador / Antonio Jorge Goncalves Soares - Integrante / Jose Maria Yague - Integrante.Financiador(es): Fundación Carolina - Centro de Estudos Hispanicos e Iberoamericanos - Bolsa.
2007 - 2010
Formação e escolarização de atletas de futebol no Estado do Rio de Janeiro
Descrição: O objetivo do projeto é analisar a formação de atletas de futebol das categorias de base nos clubes do Estado do Rio de Janeiro e a relação desse processo com a escolarização básica. Argumentamos que o futebol se tornou um novo tipo de agência de formação profissional que recruta jovens do sexo masculino das camadas populares para atuar no mercado interno ou externo desse esporte. Destacamos que esse tipo de formação profissional de jovens não tem recebido a devida atenção nos estudos da educação e não tem sido objeto de debate e reflexão nas políticas públicas que tomam o esporte como meio para fixação de crianças na escola. A questão do estudo é: até que ponto a formação profissional do futebol nas categorias de base, no Estado do Rio de Janeiro, tem comprometido a fixação e o desempenho desses jovens na escola básica? A investigação utilizará entrevistas estruturadas (tipo survey) a ser aplicada numa amostra, estratificada pelas categorias de base, de 1681 jovens com idades que variam de 12 a 20 anos de idade. A amostra foi calculada com base nos atletas dessa faixa etária inscritos oficialmente na FERJ. No sentido de complementar essa dimensão quantitativa do estudo com dados qualitativos realizaremos: a- uma série de entrevistas semi-estruturadas com atletas das diferentes categorias de base, com responsáveis por esses atletas e com os dirigentes esportivo; b- um período de observação em um clube de formação profissional que oferece escola e moradia para os atletas em suas dependências. Temos como meta estruturar uma linha de pesquisa sobre a profissionalização e educação do corpo no esporte e seus diferentes reflexos na escolarização básica. Como produtos esperamos: a produção de 3 artigos para divulgação em periódicos científicos qualificados como internacionais pela área da educação, a produção de relatórios técnicos, a apresentação de trabalhos em seminários científicos e a realização de um seminário com os grupos de pesquisa que travamos intercâmbio..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Tiago Lisboa Bartholo - Integrante / Antonio Jorge Gonçalves Soares - Coordenador / Leonardo Bernardes Silva de Melo - Integrante / Próspero Brum Paoli - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 2
2007 - 2009
A Educação Física Vivida e Representada nas Escolas
Descrição: Este projeto busca levantar dados sobre como a comunidade escolar (alunos, docentes, dirigentes, pais e funcionários de apoio) representam e avaliam as aulas de educação física e outros projetos de formação corporal no currículo praticado em escolas concretas da Rede Municipal do Rio de Janeiro. Estamos preocupados com dois pontos fundamentais que se cruzam: o primeiro diz respeito à integração da educação física com as demais disciplinas do currículo escolar e o segundo com as relações de poder que se estabelecem dentro do espaço escolar entre as disciplinas.A questão orientadora do estudo é: como a Educação Física se insere no currículo, é pensada, produzida e vivida pela comunidade escolar? A investigação norteará seu olhar para: Identificar as representações que professores e alunos possuem da Educação Física; Analisar como a escolas investigadas tratam a Educação Física e como esta disciplina está articulada ao Projeto Político Pedagógico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (5) .
Integrantes: Tiago Lisboa Bartholo - Integrante / Antonio Jorge Gonçalves Soares - Integrante / Marcos Carneiro da Silva - Coordenador.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Indicadores de monitoramento da educação infantil: usos para diagnóstico e planejamento escolar e de sala
Descrição: Esta é uma proposta de curso de extensão para compreensão e uso de dados de monitoramento da educação infantil para diagnóstico e planejamento pedagógico. O público alvo compreende professores, diretores e coordenadores pedagógicos de escolas da rede municipal do Rio de Janeiro que oferecem turmas de pré-escola e fazem parte da amostra da pesquisa Linha de Base Brasil: Um Estudo Longitudinal Sobre a Trajetória de Aprendizagem de Crianças. O curso é composto por carga horária de 20 horas divididas em cinco encontros/aulas. Teremos no total 4 turmas ? duas de diretores/coordenadores pedagógicos e outras duas de professores ? totalizando 130 alunos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Tiago Lisboa Bartholo - Coordenador / Mariane Campelo Kosliski - Integrante / Eliana Bhering - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Rio de Janeiro - Bolsa.Número de orientações: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BARTHOLO, T. L.2016BARTHOLO, T. L.; COSTA, M. . Evidence of a school composition effect in Rio de Janeiro public schools. Ensaio (Rio de Janeiro. Online), v. 24, p. 498-521, 2016.

2.
KOSLINSKI, M. C2014KOSLINSKI, M. C ; COSTA, M. ; BRUEL, A. L. ; BARTHOLO, T. L. . Caminho Marcado: transição entre escolas públicas municipais na cidade do Rio de Janeiro. Educação em Foco (Juiz de Fora), v. 18, p. 81-114, 2014.

3.
BARTHOLO, T. L.2014 BARTHOLO, T. L.; COSTA, M. . Turnos e segregação escolar: discutindo as desigualdades intraescolares. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), v. 44, p. 670-692, 2014.

4.
BARTHOLO, T. L.2014 BARTHOLO, T. L.. Segregação escolar na cidade do Rio de Janeiro: análise da movimentação de estudantes. Estudos em Avaliação Educacional (Online), v. 25, p. 242, 2014.

5.
COSTA, M.2014COSTA, M. ; BARTHOLO, T. L. . Padrões de segregação escolar no Brasil: um estudo comparativo entre capitais do país. Educação & Sociedade (Impresso), v. 35, p. 1183-1203, 2014.

6.
BARTHOLO, T. L.2013 BARTHOLO, T. L.. Measuring Between-School Segregation in an Open Enrollment System: The Case of Rio de Janeiro. Journal of School Choice, v. 7, p. 353-371, 2013.

7.
BARTHOLO, T. L.2013BARTHOLO, T. L.. Research design: creating robust approaches for the social sciences , by Stephen Gorard , London , Sage , 2013 , 218 pp., £24.99 (paperback), ISBN 978-1-4462-4902-4. Educational Research and Evaluation, v. 19, p. 484-485, 2013.

8.
SOARES, A. J. G.2013SOARES, A. J. G. ; MELO, Leonardo Bernardes Silva de ; BARTHOLO, T. L. ; VELARDE, L. G. C ; RIBEIRO, C.H. V ; SANTOS, T.M . Tiempo para el futbol e la escuela: un análisis de los jóvenes jugadores brasileños de Rio de Janeiro.. Estudios Sociológicos, v. XXXI, p. 437-469, 2013.

9.
BARTHOLO, T. L.2012BARTHOLO, T. L.; VAZ, A. F ; SOARES, Antonio Jorge Gonçalves . Alteridade Privilegiada: confrontos futebolísticos entre brasileiros e argentinos na imprensa carioca (1939-1945). Análise Social, v. 2003, p. 402-422, 2012.

10.
BRUEL, A. L.2012 BARTHOLO, T. L.; BRUEL, A. L. ; Desigualdade de oportunidades educacionais na rede pública municipal do Rio de Janeiro: transição entre os segmentos do ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação (Impresso), v. 17, p. 303-328, 2012.

11.
ROCHA, H. P. A.2011ROCHA, H. P. A. ; BARTHOLO, T. L. ; MELO, Leonardo Bernardes Silva de ; SOARES, Antonio Jorge Gonçalves . Jovens Esportistas: profissionalização no futebol e a formação na escola. Motriz : Revista de Educação Física (Online), v. 17, p. 252-263, 2011.

12.
BARTHOLO, T. L.2011BARTHOLO, T. L.; SOARES, Antonio Jorge Goncalves ; SALGADO, S. S. . Educação Fisica: dilemas dessa disciplina no espaço escolar. Currículo sem Fronteiras, v. 11, p. 204-220, 2011.

13.
BARTHOLO, T. L.2010BARTHOLO, T. L.; SOARES, Antonio Jorge Gonçalves ; SALVADOR, M. A. S. ; DIBLASI, F. . A pátria de chuteiras está desaparecendo?. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 32, p. 9-23, 2010.

14.
SOARES, Antonio Jorge Goncalves2010SOARES, Antonio Jorge Goncalves ; FERREIRA, A. C. ; MOURA, D. L. ; BARTHOLO, T. L. ; SILVA, M. C. . Tempo e Espaço para Educação Corporal no Cotidiano de uma Escola Pública. Movimento (UFRGS. Impresso), v. 16, p. 71-96, 2010.

15.
BARTHOLO, T. L.2009BARTHOLO, T. L.; SOARES, Antonio Jorge Goncalves . Mané Garrincha como síntese da identidade do futebol brasilero. Movimento (UFRGS. Impresso), v. 15, p. 169-191, 2009.

16.
SOARES, Antonio Jorge Gonçalves2009SOARES, Antonio Jorge Gonçalves ; BARTHOLO, T. L. ; MELO, Leonardo Bernardes Silva de ; ROCHA, H. P. A. . Mercado do Futebol, Juventude e Escola. Juventude.br (Centro de Estudos e Memória da Juventude), v. 8, p. 36-39, 2009.

17.
SOUZA, C. M.2008 SOUZA, C. M. ; VAZ, A. F ; BARTHOLO, T. L. ; SOARES, A. J. G. . Difícil reconversão: futebol, projeto e destino em meninos brasileiros. Horizontes Antropológicos (UFRGS. Impresso), v. 14, p. 85-112, 2008.

18.
SOUZA, C. M.2007SOUZA, C. M. ; BARTHOLO, T. L. ; SOARES, A. J. G. . "Nova Geração" Football School: physical skiills and morality. The FIEP Bulletin, v. 77, p. 726-729, 2007.

19.
Almeida, M. N.2007Almeida, M. N. ; BARTHOLO, T. L. ; SOARES, A. J. G. . Uma roda de rua: notas etnográficas da roda de capoeira de Caxias. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 7, p. 124-133, 2007.

20.
BARTHOLO, T. L.2007BARTHOLO, T. L.; SOARES, A. J. G. . Esporte, lazer e meios de comunicação. Cultivar. Grandes Culturas, v. 9, p. 20-26, 2007.

21.
BARTHOLO, T. L.2007BARTHOLO, T. L.; TAVARES, O ; SOARES, A. J. G. . Frozen Bananas : esporte, mídia e identidade brasileira nos Jogos Olímpicos de Inverno. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 29, p. 193-208, 2007.

22.
SOARES, Antonio Jorge Goncalves2007SOARES, Antonio Jorge Goncalves ; BARTHOLO, T. L. ; SALVADOR, M. A. S. . A imprensa e a memória do futebol brasileiro. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 7, p. 368-376, 2007.

23.
BARTHOLO, T. L.2007BARTHOLO, T. L.. O que querem os professores de Educação Física com suas aulas?. Perspectiva Capiana, v. 1, p. 11-16, 2007.

24.
BARTHOLO, T. L.2006BARTHOLO, T. L.; SOARES, A. J. G. . A Transformação do Tênis em Fenômeno Midiático no Brasil a partir de Guga. Esporte e Sociedade, http://www.lazer.eefd.ufrj.br/, v. 1, n.2, p. 1-17, 2006.

25.
BARTHOLO, T. L.2006BARTHOLO, T. L.; SOARES, A. J. G. ; SALLES, J. G. C. . Soccer: The Reinstatement of the Professionalism - What Is This Story. The FIEP Bulletin, FIEP Bulletin, v. 76, n.1, p. 249-253, 2006.

26.
BARTHOLO, T. L.2006BARTHOLO, T. L.; SOARES, A. J. G. . Identidade, negócio e esporte no mundo globalizado: o conflito entre Guga e os patrocinadores na Olimpíada de Sydney. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 28, p. 55-72, 2006.

27.
LOVISOLO, H.2006LOVISOLO, H. ; SOARES, A. J. G. ; BARTHOLO, T. L. . Feministas, mulheres e esporte: questões metodológicas. Movimento (Porto Alegre), v. 12, p. 165-191, 2006.

28.
BARTHOLO, T. L.2005BARTHOLO, T. L.; SOARES, A. J. G. . The Press and the Making of an Idol: The Case of Guga. The FIEP Bulletin, v. 75, n.Article II, p. 482-485, 2005.

29.
BARTHOLO, T. L.2004BARTHOLO, T. L.; SOARES, A. J. G. ; SALVADOR, M. A. S. . O ?futebol arte? e o planejamento México na Copa de 70: as memórias de Lamartine Pereira da Costa.. Movimento (Porto Alegre), Porto Alegre, v. 10, n.3, p. 113-130, 2004.

Capítulos de livros publicados
1.
BARTHOLO, T. L.; COSTA, M. . Patterns of School Segregation in Brazil: Inequalities and Education Policy. In: Xavier Bonal; Cristían Bellei. (Org.). Understanding School Segregation: Patterns, Causes and Consequences of Spatial Inequalities in Education. 1ed.Londres: Bloomsbury Publishing Plc, 2018, v. , p. 65-82.

2.
SOARES, Antonio Jorge Goncalves ; BARTHOLO, T. L. ; MELO, L. B. S. ; ROCHA, H. P. A. . Mercado do Futebol, Juventude e Escola: Primeiras Leituras. In: Jorge Olímpio Bento; Go Tani; António Prista. (Org.). Desporto e Educação Física em Português. Porto: Multitema, 2010, v. 1, p. 401-405.

3.
SOARES, A. J. G. ; BARTHOLO, T. L. . Esporte e diálogos culturais: expressões da globalização Olímpica. In: Miquel de Moragas; Lamartine DaCosta. (Org.). Universidad y Estudios Olímpicos. Barcelona: Servei de Publicacions, 2007, v. , p. 358-365.

4.
BARTHOLO, T. L.; SOARES, A. J. G. ; Tavares, O. . 'Frozen Bananas': Sports, Media and Brazillian Identity In the Winter Olympic Games. In: Norbert Muller; Manfred Messing; Holger PreuB. (Org.). Von Chamonix bis Turin: Die Winterspiele im Blickfeld der Olympiaforschung. Franfurter: Kassel, 2006, v. , p. 309-321.

5.
BARTHOLO, T. L.; SOARES, A. J. G. ; SALVADOR, M. A. S. . Copa de 70: o planejamento México. In: Édilson Gastaldo; Simoni Lahud Guedes. (Org.). Nações em campo: Copa do Mundo e identidade nacional. 1ed.Niterói: Intertexto Editora, 2006, v. , p. 103-123.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARTHOLO, T. L.. Patterns of between School Segregation in Public Schools In Rio de Janeiro: What Do We Know?. In: Championing Research, Educating Professionals: How Compatible are Elitism, Inclusion and Social Justice, 2012, Birmingham. Championing Research, Educating Professionals: How Compatible are Elitism, Inclusion and Social Justice, 2012. p. 12-18.

2.
BARTHOLO, T. L.; CABEZON, J. M. Y. ; MELO, L. B. S. ; SOARES, A. J. G. . Formando jogadores de futebol: o impacto do tempo de treinamento na formação escolar de jovens espanhóis e brasileiros. In: XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2011, Porto Alegre. Ciência e compromisso social: implicações na/da educação física e ciências do esporte, 2011.

3.
BARTHOLO, T. L.; MELO, L. B. S. ; BRANDI NETO, J. R. ; BARROS, F. L. P. ; SOARES, A. J. G. . Mercado, escola e a formação de jogadores de futebol no Brasil. In: XVI Conbrace/ III CONICE, 2009, Salvador. Formação em Educação Física & Ciências do Esporte: políticas e cotidiano, 2009.

4.
BARTHOLO, T. L.; SOARES, Antonio Jorge Goncalves . Mercado, escola e a formação de futebolistas: o caso Brasil e Espanha. In: 32 Reunião Anual da ANPED, 2009, Caxambú. Sociedade, cultura e educação: novas regulações, 2009.

5.
BARTHOLO, T. L.; SOARES, A. J. G. ; LOVISOLO, H. . Estudos de Gênero na Educação Física: Perspectivas e limitações metodológicas e epistemológicas. In: 25 Reunião Brasileira de Antropologia, 2006, Goiânia. 25 Reunião Brasileira de Antropologia: saberes e práticas antropológicas desafios do século XXI, 2006.

6.
BARTHOLO, T. L.; SOARES, A. J. G. . As estratégias discursivas da imprensa esportiva. In: I Congresso Latinoamericano de Antropologia, 2005, Rosario/ Argentina. 1° Congresso Latinoamericano de Antropologia, 2005. p. 01-15.

7.
BARTHOLO, T. L.; SOARES, A. J. G. ; ABRAHAO, B. O. L. . Romance, saudosismo e identidade nacional infletidos na biografia de Mané Garrincha. In: XIV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2005, Porto Alegre. XIV CONBRACE - Ciência para a vida, 2005.

8.
BARTHOLO, T. L.; SALVADOR, M. A. S. ; SOARES, A. J. G. . A imprensa e a memória do futebol. In: XIV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2005, Porto Alegre. XIV CONBRACE - Ciência para a vida, 2005.

9.
BARTHOLO, T. L.; ABRAHAO, B. O. L. ; SOARES, A. J. G. . A Construção Romântica da Trajetória de Mané Garrincha nos Gramados Brasileiros. In: VI Reunión de Antropología del MERCOSUR, 2005, Montevidéu. VI RAM: Identidad, Fragmentación y Diversidad, 2005.

10.
BARTHOLO, T. L.; SOARES, A. J. G. . Os dilemas identitários do atleta no século XXI: o conflito entre Guga e os patrocinadores na imprensa. In: VI Reunión de Antropología del Mercosur, 2005, Montevidéo. VI RAM: Identidad, Fragmentación y Diversidad, 2005.

11.
BARTHOLO, T. L.; SALVADOR, M. A. S. ; SOARES, A. J. G. ; DIBLASI, F. . O "futebol - arte" e o esquecimento da ciência na Copa de 1970: as memórias de Lamartine Pereira DaCosta. In: 9º Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física, 2004, Recife. 9º Congresso de História do Esporte, Lazer e Educação Física. Recife: Editora Universitária UFPE, 2004. p. 199-209.

12.
BARTHOLO, T. L.; SOARES, A. J. G. ; HELAL, R. ; SALLES, J. G. C. . A mídia e os dilemas identitários do atleta no século XXI: o conflito Guga - Olympikus - Diadora. In: VII Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación (ALAIC), 2004, La Plata/ Argentina. 70 años de Periodismo y Comunicación en América Latina, 2004.

13.
BARTHOLO, T. L.; SOARES, A. J. G. ; DIBLASI, F. ; SALVADOR, M. A. S. . A patria de chuteiras está desaparecendo?. In: 9º Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física, 2004, Recife. 9º Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física. Recife: Editora Universitária UFPE, 2004. p. 340-349.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
KOSLINSKI, M. C ; BARTHOLO, T. L. ; BRUEL, A. L. . Caminho Marcado: transição entre escolas públicas municipais na cidade do Rio de Janeiro. In: XV Congresso Brasileiro de Sociologia: mudanças permanências e desafios sociológicos, 2011, Curitiba. Mudanças, Permanências e Desafios Sociológicos, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AGUIAR, D. K. ; BARTHOLO, T. L. ; TAVARES JUNIOR, F. . Linha de Base Brasil: relações entre aptidão física e desenvolvimento cognitivo na educação infantil. In: IX Reunião da Associação Brasileira de Avaliação Educacional, 2017, Salvador. IX Reunião da ABAVE, 2017.

2.
BARTHOLO, T. L.; KOSLINSKI, M. C ; COSTA, M. ; CASTRO, C. M. M. V. . Pupils´ repetition in Rio de Janeiro Public Schools: A Longitudinal Analysis. In: European Conference on Educational Research 2016, 2016, Dublin. Leading Education: The Distinct Contribution of Educational Reseach and Researchers, 2016.

3.
KOSLINSKI, M. C ; BARTHOLO, T. L. ; CENEVIVA, R. ; ANDRADE, F. M. . School Accountability Policy and Principals Turnover: An Exploratory Study of Rio de Janeiro`s School System. In: European Conference on Educational Research 2016, 2016, Dublin. Leading Education: The Distinct Contributions of Educational Research and Researchers, 2016.

4.
BARTHOLO, T. L.; COSTA, M. . School Segregation in Rio de Janeiro Public Schools: evidence of a school composition effect. In: VIII Reunião da ABAVE, 2015, Florianópolis. Avaliação em larga escala no Brasil: ensinamentos, aprendizagens e tendências, 2015.

5.
BARTHOLO, T. L.; COSTA, M. . School Segregation and Educational Opportunities: Analysing the impact of a 'lottery system' in Rio de Janeiro Public Schools. In: European Conference on Educational Research - ECER 2015, 2015, Budapeste. Education and Transition - Contributions from Educational Research, 2015.

6.
BARTHOLO, T. L.; COSTA, M. . School Segregation in Rio De Janeiro Public Schools: A Longitudinal Analysis. In: XVIII ISA World Congress of Sociology, 2014, Yokohama. Facing an Unequal World: Challenges for Global Sociology, 2014.

7.
BARTHOLO, T. L.; COSTA, M. . Medindo o impacto da ?política de turnos? na segregação escolar. In: VII Encontro da ABAVE, 2013, Brasília. VII ABAVE: Avaliação e Currículo, 2013.

8.
BARTHOLO, T. L.; COSTA, M. . Unintentional Impact of Educational Policies in School Segregation. In: European Conference on Educational Research, 2013, Istanbul. Creativity and Innovation in Educational Research, 2013.

9.
BARTHOLO, T. L.. Different Patterns of between School Segregation in Public Schools in Brazil: The Case of Rio de Janeiro. In: Social Stratification Research Conference, 2012, 2012, Cambridge. Stratification and its consequences, 2012.

10.
BRUEL, A. L. ; BARTHOLO, T. L. . Desigualdade de oportunidades educacionais na rede pública municipal do Rio de Janeiro: transição entre os segmentos do ensino fundamental. In: 34 Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação, 2011, Natal. 34 Reunião Anual da ANPEd: Educação e Justiça Social, 2011.

11.
BARTHOLO, T. L.; BACH, P. C. T. ; SOUZA, C. M. . Em busca de um sonho: o processo de seleção de talentos no projeto Inter Campus. In: II CONEF de Barra Mansa, 2009, Barra Mansa. II Congresso de Educação Física de Barra Mansa, 2009.

12.
SOARES, A. J. G. ; FERREIRA, A. C. ; MOURA, D. L. ; BARTHOLO, T. L. ; SILVA, M. C. . Tempo e espaço para educação corporal no cotidiano de uma escola pública. In: XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2008, Porto Alegre. XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2008.

13.
BARTHOLO, T. L.; SOARES, A. J. G. . Sobre espelhos e máscaras: os confrontos entre brasileiros e argentinos na imprensa carioca. In: XIII Encontro de História ANPUH Rio - Identidadades, 2008, Rio de Janeiro. XIII Encontro de História ANPUH Rio - Identidadades, 2008.

14.
MENDONÇA, P. C. ; SAMPAIO, B. G. ; BARTHOLO, T. L. . Currículo, escola e desafios: descrição da parceria entre a Escola de Pescadores de Macaé e o Núcleo Interdisciplinar UFRJ-Mar. In: Congresso de Educação Física de Barra Mansa, 2008, Barra Mansa. Educação Física e suas Dimensões Científicas e Culturais, 2008.

15.
SILVANO ; SANTANNA, K. B. S. ; SOUZA, L. C. ; BARTHOLO, T. L. . Capoeira na escola: desafios e necessidades. In: Congresso de Educação Física de Barra Mansa, 2008, Barra Mansa. A Educação Física em suas Dimensões Científicas e Culturais, 2008.

16.
BARTHOLO, T. L.; SOARES, A. J. G. . Alteridade privilegiada: os confrontos entre brasileiros e argentinos na Imprensa Carioca. In: II Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2007, Recife. II Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2007.

17.
BARTHOLO, T. L.; OLIVEIRA, A. L. B. ; SOARES, A. J. G. . Educação, esporte e profissionalização: discursos do projeto social Inter-Campus. In: IV Jornada de Iniciação Científica, 2006, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos da IV Jornada de Iniciação Científica. Rio de Janeiro: Editora Gama Filho, 2006. p. 50-50.

Apresentações de Trabalho
1.
BARTHOLO, T. L.. Segregação escolar: desafio para avaliação educacional e equidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BARTHOLO, T. L.. School Segregation in Rio De Janeiro Public Schools: A Longitudinal Analysis. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
BARTHOLO, T. L.; COSTA, M. . Medindo o impacto da ?política de turnos? na segregação escolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
BARTHOLO, T. L.; COSTA, M. . Clustering Potentially Disadvantaged Pupils: Research Evidence from Different Countries. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
BARTHOLO, T. L.; COSTA, M. . Unintentional Impact of Educational Policies in School Segregation. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
BARTHOLO, T. L.. Different Patterns of between School Segregation in Public Schools in Brazil: The Case of Rio de Janeiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BARTHOLO, T. L.. Clustering Potentially Disadvantaged Pupils in Public Schools: Causes and Consequences. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
KOSLINSKI, M. C ; BARTHOLO, T. L. ; BRUEL, A. L. . Caminho Marcado: transição entre escolas públicas municipais na cidade do Rio de Janeiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
BARTHOLO, T. L.. Formando jogadores de futebol: o impacto do tempo de treinamento na formação escolar de jovens espanhóis e brasileiros. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
BARTHOLO, T. L.. Mercado do futebol, juventude e escola: primeiras leituras. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
BARTHOLO, T. L.. Esporte, educação e formação profissional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
BARTHOLO, T. L.. Brinquedos populares. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
BARTHOLO, T. L.. Sobre espelhos e máscaras: os confrontos entre brasileiros e argentinos na imprensa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
BARTHOLO, T. L.. Alteridade privilegiada: os confrontos entre brasileiros e argentinos na Imprensa Carioca. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
BARTHOLO, T. L.. Estudos de Gênero na Educação Física: Perspectivas e limitações metodológicas e epistemológicas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
BARTHOLO, T. L.. Os dilemas identitários do atleta no século XXI: o conflito entre Guga e os patrocinadores na imprensa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
BARTHOLO, T. L.. A Construção Romântica da Trajetória de Mané Garrincha nos Gramados Brasileiros. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
BARTHOLO, T. L.. As estratégias discursivas da imprensa esportiva. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
BARTHOLO, T. L.. Romance, saudosismo e identidade nacional infletidos na biografia de Mané Garrincha.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
BARTHOLO, T. L.. A mídia e os dilemas identitários do atleta no século XXI: o conflito Guga - Olympikus - Diadora. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
BARTHOLO, T. L.. A pátria de chuteiras está desaparecendo?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BHERING, E. ; BARTHOLO, T. L. . Avaliação Reflexiva da Qualidade da Educação Infantil na Rede Publica de Florianópolis e para Desenho e Implantação de Sistema de Monitoramento da Qualidade da Educação Infantil. 2015.

2.
BHERING, E. ; BARTHOLO, T. L. . Monitoramento da Rede Municipal de Educação Infantil do Rio de Janeiro. 2014.

3.
BARTHOLO, T. L.. Plataforma Digital LATITUDE. 2014.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
BARTHOLO, T. L.; ANDRADE, M. V. P. . Apresentação dos instrumentos da roda de Capoeira nas aulas de educação física do CAp-UFRJ (Aula 6). 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para o Portal do Professor).

2.
BARTHOLO, T. L.; ANDRADE, M. V. P. . Queda de Quatro: movimento de esquiva da Capoeira (Aula 7). 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para o Portal do Professor).

3.
BARTHOLO, T. L.; ANDRADE, M. V. P. . As diferentes Capoeiras: Angola e Regional (Aula 8). 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para o Portal do Professor).

4.
BARTHOLO, T. L.; ANDRADE, M. V. P. . Movimentos de ataque na Capoeira: Benção e Martelo (Aula 9). 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para o Portal do Professor).

5.
BARTHOLO, T. L.; ANDRADE, M. V. P. . Oficina de construção de instrumentos para a Capoeira (Aula 10). 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para o Portal do Professor).

6.
BARTHOLO, T. L.; ANDRADE, M. V. P. . A prática do jogo de Capoeira - Avaliação (Aula 11). 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para o Portal do Professor).

7.
BARTHOLO, T. L.; ANDRADE, M. V. P. . ?Construindo? a grande roda de Capoeira na escola (Aula 12). 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para o Portal do Professor).

8.
BARTHOLO, T. L.; ANDRADE, M. V. P. . Atividade Física e Saúde ? Um Projeto de Pesquisa para a Escola (Aula 3). 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para o Portal do Professor).

9.
BARTHOLO, T. L.; ANDRADE, M. V. P. . Atividade Física e Saúde ? Um Projeto de Pesquisa para a Escola (Aula 4). 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para o Portal do Professor).

10.
BARTHOLO, T. L.; ANDRADE, M. V. P. . Atividade Física e Saúde ? Um Projeto de Pesquisa para a Escola (Aula 5). 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para o Portal do Professor).

11.
BARTHOLO, T. L.; ANDRADE, M. V. P. . Atividade Física e Saúde ? Um Projeto de Pesquisa para a Escola (Aula 6). 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para o Portal do Professor).

12.
BARTHOLO, T. L.; ANDRADE, M. V. P. . Mapeando o entorno da escola: um Projeto de Lazer para a Comunidade Escolar (Aula 2). 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para o Portal do Professor).

13.
BARTHOLO, T. L.; ANDRADE, M. V. P. . Mapeando o entorno da escola: um Projeto de Lazer para a Comunidade Escolar (Aula 3). 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para o Portal do Professor).

14.
BARTHOLO, T. L.; ANDRADE, M. V. P. . Mapeando o entorno da escola: um Projeto de Lazer para a Comunidade Escolar (Aula 4). 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para o Portal do Professor).

15.
BARTHOLO, T. L.; ANDRADE, M. V. P. . Jogos e brincadeiras populares: encontro de duas gerações (Aula 1). 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para o Portal do Professor).

16.
BARTHOLO, T. L.; ANDRADE, M. V. P. . Jogos e brincadeiras populares: encontro de duas gerações (Aula 2). 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para o Portal do Professor).

17.
BARTHOLO, T. L.; ANDRADE, M. V. P. . Jogos e brincadeiras populares: encontro de duas gerações (Aula 3). 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para o Portal do Professor).

18.
BARTHOLO, T. L.; ANDRADE, M. V. P. . Jogos e brincadeiras populares: encontro de duas gerações (Aula 4). 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para o Portal do Professor).

19.
BARTHOLO, T. L.; ANDRADE, M. V. P. . Iniciação à Capoeira nas aulas de educação física do CAp-UFRJ (Aula 1). 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para o Portal do Professor).

20.
BARTHOLO, T. L.; ANDRADE, M. V. P. . Capoeira ? Introdução a ginga nas aulas de educação física do CAp-UFRJ (Aula 2). 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para o Portal do Professor).

21.
BARTHOLO, T. L.; ANDRADE, M. V. P. . História da Capoeira nas aulas de educação física CAp-UFRJ (Aula 3). 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para o Portal do Professor).

22.
BARTHOLO, T. L.; ANDRADE, M. V. P. . Ginga e Aú: Capoeira nas aulas de educação física do CAp-UFRJ (Aula 4). 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para o Portal do Professor).

23.
BARTHOLO, T. L.; ANDRADE, M. V. P. . Movimentos de esquiva e ataque da capoeira nas aulas de educação física do CAp-UFRJ (Aula 5). 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para o Portal do Professor).

24.
BARTHOLO, T. L.; ANDRADE, M. V. P. . Mapeando o entorno da escola: um Projeto de Lazer para a Comunidade Escolar (Aula 1). 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para o Portal do Professor).

Demais trabalhos
1.
BARTHOLO, T. L.. Educação Física: dilemas da disciplina no espaço escolar. 2005 (Monografia) .

2.
BARTHOLO, T. L.. O estresse decorrente da competição no desporto tênis em crianças de dez (10) a doze (12) anos. 2003 (Monografia) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
XAVIER, R. S. S. F.; BARTHOLO, T. L.; KOSLINSKI, M. C; AMARAL, D. P.; CARVALHO, M. C. M. P.. Participação em banca de Rosa Seleta de Souza Ferreira Xavier. OS IMPACTOS DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
AGUIAR, D. K.; BARTHOLO, T. L.; KOSLINSKI, M. C; ARAUJO, C. G. S.. Participação em banca de DANIEL KREUGER DE AGUIAR. A ASSOCIAÇÃO ENTRE A APTIDÃO FÍSICA NÃO-AERÓBICA E O DESEMPENHO COGNITIVO EM ALUNOS DA PRÉ-ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIR. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
NEUBERT, L. F.; BARTHOLO, T. L.; SOARES, T. M.. Participação em banca de Lílian Aparecida Franco da Silva. Possíveis Influências dos Projetos de Intervenção Realizados na Escola Estadual Antônio Martins do Espírito Santo nas Taxas de Abandono do Ensino Médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação Escolar) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

4.
TAVARES JUNIOR, F.; NEUBERT, L. F.; BARTHOLO, T. L.. Participação em banca de Patrícia de Sá Dias de Souza. A reprovação e seus fatores no primeiro ano dos cursos Técnicos Integrados do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Juiz de Fora. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação Escolar) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

5.
TAVARES JUNIOR, F.; NEUBERT, L. F.; BARTHOLO, T. L.. Participação em banca de Marinês Gomes Cardoso. O Programa de Intervenção Pedagógica Alfabetização no Tempo Certo PIP/ATC em Teófilo Otoni. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação Escolar) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Teses de doutorado
1.
KOSLINSKI, M. C; BARTHOLO, T. L.; TAVARES JUNIOR, F.; BONAMINO, A. M. C.; SILVA, E. R.. Participação em banca de Karina Carrasqueira Lopes. Fatores associados ao abandono e à mobilidade docente na rede municipal do Rio de Janeiro. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
OLIVEIRA, A. L. R.; KOSLINSKI, M. C; BARTHOLO, T. L.; YOKOYAMA, L. A.. Participação em banca de André Luiz Regis de Oliveira. Práticas docentes de ensino de matemática no início da escolaridade obrigatória: resultados de um estudo longitudinal. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
NOGUEIRA, M. A.; BARTHOLO, T. L.; ALVES, M. T. G.. Participação em banca de Igor Adolfo Assaf Mendes. Segregação escolar e seus efeitos sobre o IDEB das escolas públicas de Belo Horizonte. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
BARTHOLO, T. L.; KOSLINSKI, M. C; COSTA, M.; CENEVIVA, R.. Participação em banca de Felipe Macedo de Andrade. Os usos das avaliações externas sobre a qualidade da educação. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
KOSLINSKI, M. C; CENEVIVA, R.; BARTHOLO, T. L.. Participação em banca de Karina Carrasqueira Lopes. Abandono, alocação e mobilidade docente na rede Municipal do Rio de Janeiro. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
KOSLINSKI, M. C; COSTA, M.; BARTHOLO, T. L.. Participação em banca de Karina Carrasqueira. Alocação e mobilidade docentes em um contexto de responsabilização escolar: um estudo sobre o impacto na desigualdade/equidade da rede municipal do Rio de Janeiro. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
SIQUEIRA, C. E. B. C.; BARTHOLO, T. L.; KOSLINSKI, M. C; AMARAL, D. P.. Participação em banca de Carlos Eduardo Borges da Cruz Siqueira. A Relação entre gestão democrática e a aprendizagem dos alunos na rede pública municipal do Rio de Janeiro. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
BARTHOLO, T. L.; KOSLINSKI, M. C; AMARAL, D. P.. Participação em banca de Rosa Seleta de Souza Ferreira Xavier. Revisão sistemática dos impactos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Correta: entre percepções e evidências. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
BARTHOLO, T. L.; KOSLINSKI, M. C; TAVARES JUNIOR, F.; ARAUJO, C. G.. Participação em banca de Daniel Kreuger de Aguiar. A influência da aptidão física no desempenho cognitivo de alunos da pré-escola da rede municipal do Rio de Janeiro. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
NEUBERT, L. F.; FERREIRA, V. C. P.; BARTHOLO, T. L.. Participação em banca de Ivânia Miranda Rodrigues Cardoso. Programa Escola Integral em Manaus: um estudo sobre a organização do tempo escolar. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação Escolar) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

5.
NEUBERT, L. F.; FERREIRA, V. C. P.; BARTHOLO, T. L.. Participação em banca de Elizabeth Oliveira de Medeiros. Educação Integral: espaços e tempos da educação na cidade do Recife. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação Escolar) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

6.
BARTHOLO, T. L.; KOSLINSKI, M. C; COSTA, M.. Participação em banca de Vitor Ribeiro Laufer Calafate. Mecanismo de segmentação no interior da escola: a experiência das políticas de correção de fluxo no Município do Rio de Janeiro. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
TAVARES JUNIOR, F.; NEUBERT, L. F.; BARTHOLO, T. L.. Participação em banca de Patrícia de Sá Dias de Souza. As reprovações nas primeiras séries dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Juiz de Fora. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação Escolar) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BARTHOLO, T. L.; SILVA, M. C.; SOARES, Antonio Jorge Goncalves. Participação em banca de Katia Laguna de Oliveira. Folclore na escola: ampliando os conteúdos da Educação Física Escolar. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
SILVA, M. C.; BARTHOLO, T. L.; SOARES, Antonio Jorge Goncalves. Participação em banca de João Fabio Toniato. As aulas de Educação Física na modalidade de ensino EJA: desafios e avanços. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
SILVA, M. C.; BARTHOLO, T. L.; SOARES, Antonio Jorge Goncalves. Participação em banca de Cassia Marques Cândido. A Educação Física e seu espaço nos documentos curriculares da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
SILVA, M. C.; BARTHOLO, T. L.; SOARES, Antonio Jorge Goncalves. Participação em banca de Fernanda Leocadio Bittencourt. Linhas e entrelinhas da temporalidade infantil. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
SILVA, M. C.; BARTHOLO, T. L.; SOARES, Antonio Jorge Goncalves. Participação em banca de Catarina Braga de Santana. A Educação Física vivida e representada nas escolas de ensino supletivo no estado do Rio de Janeiro da coordenadoria metropolitana IV. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
SILVA, M. C.; BARTHOLO, T. L.; SOARES, Antonio Jorge Goncalves. Participação em banca de Marcos Felipe Zanco Felix. Saúde renovada: uma proposta de empowerment?. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GOMES, R. C.; COSTA, M.; KOSLINSKI, M. C; BARTHOLO, T. L.. Participação em banca de Renata Corrêa Gomes.A Importância das palavras: Um estudo exploratório sobre vocabulário e ambiente de aprendizagem em casa de crianças na pré-escola. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
AZEVEDO, R. V.; LEAL, R. C.; BARTHOLO, T. L.; SOARES, A. J. G.. Participação em banca de Rodolfo Vogeler de Azevedo; Rodrigo Carneiro Leal.Projeto Social Esportivo e Escolarização: um estudo do Programa VivaVôlei. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Gama Filho.

3.
MILLEN NETO, A. R.; SANTOS, R. P.; BARTHOLO, T. L.. Participação em banca de Ulysses Vitorino dos Santos.O pensamento pedagógico renovador da educação física brasileira e sua inserção no cotidiano dos profissionais de educação física da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Centro Universitário de Barra Mansa.

4.
BARTHOLO, T. L.; SOARES, A. J. G.; OLIVEIRA, A. L. B.. Participação em banca de Ana Lúcia Boeira de Oliveira.Em busca de um sonho: o processo de seleção de talentos em escolinhas de futebol no Rio de Janeiro. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Gama Filho.

5.
BARTHOLO, T. L.; PALMA, A.; LEITE, T. R.. Participação em banca de Thaís Ribeiro Leite.A influência da vivência corporal na atuação profissional do professor de educação física. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Gama Filho.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MELO, A. M.; GONCALVES, M. C.; BARTHOLO, T. L.. Concurso para professor efetivo CAp UFRJ. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
BARTHOLO, T. L.. Concurso Público para Professores de Educação Física da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. 2005. Fundação Cesgranrio.

Avaliação de cursos
1.
BARTHOLO, T. L.. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENAD) dos Cursos Superiores de Educação Física. 2004. Fundação Cesgranrio.

Outras participações
1.
ANDRADE, M. V. P.; SILVA, R. A.; BARTHOLO, T. L.. Banca de Seleção para Professor Substituto Colégio de Aplicação da UFRJ. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
ANDRADE, M. V. P.; BARRETO, M.; BARTHOLO, T. L.. Banca de Seleção para Professor Substituto Colégio de Aplicação da UFRJ. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Congresso Luso Brasileiro de Sociologia da Educação. Segregação escolar: desafio para avaliação educacional e equidade. 2014. (Congresso).

2.
XVIII ISA World Congress of Sociology. School Segregation in Rio De Janeiro Public Schools: A Longitudinal Analysis. 2014. (Congresso).

3.
British Educational Research Conference. Clustering Potentially Disadvantaged Pupils: Research Evidence from Different Countries. 2013. (Congresso).

4.
European Conference on Educational Research. Unintentional Impact of Educational Policies in School Segregation. 2013. (Congresso).

5.
VII Reunião da ABAVE. Medindo o impacto da ?política de turnos? na segregação escolar. 2013. (Congresso).

6.
Championing Research, Educating Professionals: How Compatible are Elitism, Inclusion and Social Justice. Clustering Potentially Disadvantaged Pupils in Public Schools: Causes and Consequences. 2012. (Congresso).

7.
Social Stratification Research Conference. Different Patterns of between School Segregation in Public Schools in Brazil: The Case of Rio de Janeiro. 2012. (Congresso).

8.
ANPED Educação e Justiça. Desigualdade de oportunidades educacionais na rede pública municipal do Rio de Janeiro: transição entre os segmentos do ensino fundamental. 2011. (Congresso).

9.
XV Congresso Brasileiro de Sociologia: mudanças permanências e desafios sociológicos. Caminho Marcado: transição entre escolas públicas municipais na cidade do Rio de Janeiro. 2011. (Congresso).

10.
I Jornada Acadêmica do CAp-UFRJ.Mercado do futebol, juventude e escola: primeiras leituras. 2010. (Simpósio).

11.
32 Reunião Anual da ANPED. Mercado, escola e a formação de futebolistas: o caso Brasil e Espanha. 2009. (Congresso).

12.
8 Meeting de Responsabilidade Social.Esporte, Educação e Formação. 2009. (Outra).

13.
XVI CONBRACE/ III CONICE. Mercado, escola e a formação de jogadores de futebol no Brasil. 2009. (Congresso).

14.
Congresso de Educação Física de Barra Mansa. Currículo, escola e desafios: descrição da parceria entre a Escola de Pescadores de Mace e o Núcleo Interdisciplinar UFRJ-Mar. 2008. (Congresso).

15.
XV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. Alteridade privilegiada: os confrontos entre brasileiros e argentinos na imprensa Carioca. 2007. (Congresso).

16.
25 Reunião Brasileira de Antropologia. 25 Reunião Brasileira de Antropologia. 2006. (Congresso).

17.
20 Congresso Internacional de Educação Física - FIEP. 20 Congresso Internacional de Educação Física. 2005. (Congresso).

18.
I Congresso Latinoamericano de Antropologia. I Congresso Latinoamericano de Antropologia. 2005. (Congresso).

19.
VI Reunión de Antropologia del Mercosur. VI Reunión de Antropologia del Mercosur. 2005. (Congresso).

20.
XIV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. XIV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. 2005. (Congresso).

21.
9° Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física. 9° Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física. 2004. (Congresso).

22.
VII Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación (ALAIC). VII Congresso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación (ALAIC). 2004. (Congresso).

23.
X Congresso Brasileiro - III Congresso Internacional de Psicologia do Esporte. 2003. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARTHOLO, T. L.. Seminário "O CAp como espaço gestor: representação política e metas organizacionais. 2014. (Outro).

2.
BARTHOLO, T. L.; CARVALHO, F. G. . 5a Jornada Acadêmica do Colégio de Aplicação da UFRJ. 2014. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Karina Porciúncula de Almeida Rodrigues Santos. O impacto do desenvolvimento socioemocional no aprendizado de crianças de 4 a 7 anos na rede pública municipal do Rio de Janeiro. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Luiza de Souza Ferreira Mendonça. Linha de Base Brasil: análise da percepção dos gestores da Educação Infantil sobre uso e interpretação de dados educacionais. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Carlos Eduardo Borges da Cruz Siqueira. Linha de Base Brasil: Análise de impacto da gestão democrática em escolas de educação infantil na Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Daniel Kreuger de Aguiar. A influência da aptidão física e da coordenação motora fina no desenvolvimento cognitivo de alunos da rede pública municipal do Rio de Janeiro ? Um estudo longitudinal. Início: 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Bernard Saidy da Encarnação. Ginásio Experimental Carioca: Análise de Impacto nas Unidades Escolares Assistidas pelo Programa. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Karine Fidelis da Silva. Padrões de segregação escolar no Brasil: um estudo comparativo entre cinco capitais. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Isadora Loyola Miranda de Lucena. Indicadores de monitoramento da educação infantil: usos para diagnóstico e planejamento escolar e de sala. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio de Janeiro. PROFAEX. (Orientador).

2.
Clarissa Martins Luz. Indicadores de monitoramento da educação infantil: usos para diagnóstico e planejamento escolar e de sala 2. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio de Janeiro. PROFAEX. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Monique das Graças Lima Pinheiro. Análise da trajetória escolas dos anos finais de alunos da Rede Púbica Municipal do Rio de Janeiro. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Tiago Lisboa Bartholo.

2.
Daniel Kreuger de Aguiar. A influência da optidão física não aeróbica e o desempenho cognitivo em alunos da pré-escola na Rede Municipal do Rio de Janeiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Tiago Lisboa Bartholo.

3.
Rosa Seleta de Souza Ferreira Xavier. Os impactos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: uma revisão sistemática. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Tiago Lisboa Bartholo.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria Dolores Freire Pereiro. A percepção dos alunos sobre a Educação Física no segundo segmento do ensino fundamental nas escolas da rede Municipal de Teresópolis. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Tiago Lisboa Bartholo.

2.
Samira da Cruz Viana. Alunos do Ensino Médio Público Federal no Rio de Janeiro e suas percepções sobre a Educação Física Escolar. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Tiago Lisboa Bartholo.

3.
Luciana de Paula Gaspar. A percepção dos alunos sobre a Educação Física nas escolas de ensino médio da rede estadual de Teresópolis. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Tiago Lisboa Bartholo.

4.
João Fabio Toniato. As aulas de educação física na modalidade de ensino EJA: desafios e avanços na educação física. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Tiago Lisboa Bartholo.

5.
Cassia Marques Cândido. A educação física e seu espaço nos documentos curriculares da educação física de jovens e adultos. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Tiago Lisboa Bartholo.

6.
Catarina Braga de Santana. A educação física vivida e representada de ensino supletivo no Estado do Rio de Janeiro da Coordenadoria Metropolitana IV: um estudo de caso. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Tiago Lisboa Bartholo.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Hugo Paula Almeida da Rocha. Jovens Esportistas: profissionalização no futebol e a formação na escola. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Tiago Lisboa Bartholo.

2.
Beatriz Gonçalves Sampaio; Paula Chaves Mendonça. Proposta de sistematização dos conteúdos da disciplina navegação para os alunos do sexto ano do Ensino Fundamental do Colégio Municipal de Pescadores de Macaé. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Tiago Lisboa Bartholo.

3.
Ana Carolina Atán de Carvalho; Nathalia de Queiroz Pereira. Riscos e desafios: desmistificando a escalada na escola. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Tiago Lisboa Bartholo.

4.
Lucas Mineiro Fernandes. Os empresários do futebol: paixão, sonho e negócios. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Gama Filho. Orientador: Tiago Lisboa Bartholo.

5.
Roberto Turatti B. Junior. O nascer de novos talentos: o processo de seleção de talentos em um clube de futebol no Rio de Janeiro. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Gama Filho. Orientador: Tiago Lisboa Bartholo.

Iniciação científica
1.
Isabela dos Reis Araújo. Segregação escolar no Brasil: Um estudo comparativo. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, PIBIC UFRJ. Orientador: Tiago Lisboa Bartholo.

2.
Araújo, R. S ; Machado, V. C; Rocha, H. P. A.. Escolarização e formação do jogador de futebol em clubes periféricos do futebol carioca.. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Tiago Lisboa Bartholo.

3.
Sandro Melo Justo; Monique Silva. Lazer, cidade e controle dos espaços: diversidades entre duas gerações. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Tiago Lisboa Bartholo.



Inovação



Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


Estudou durante o período de um ano (1997-1998), referente ao segundo ano de segundo grau, na Stephen Decatur High School no Estado de Maryland nos Estados Unidos da América.
Cursou duas disciplinas no Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal Fluminense (UFF) no período de formação do mestrado: 1) Métodos de Pesquisa em Antropologia - professoras Simoni Guedes e Delma Pessanha; 2) Pensamento Social Brasileiro - professora Ligia Segala.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 16:46:43