João Rodrigo Santos da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1353025560019145
  • Última atualização do currículo em 15/02/2019


Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2006), possui mestrado em Ciências/Botânica pelo Programa de Pós-Graduação em Botânica da Universidade Estadual de Feira de Santana. Possui doutorado pela Universidade Estadual de São Paulo no programa de Botânica do instituto de biociências com projeto voltado para o Ensino de Botânica. Atualmente é professor da Universidade Federal do ABC. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino de Biologia e formação de professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
João Rodrigo Santos da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, J. R. S.


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em Universidade do Minho (Orientador: Fernando Manuel Seixas Guimarães).
Título: Concepções dos professores de Botânica sobre o ensino e a formação de professores, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Paulo Takeo Sano.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: prática docente; Formação docente; ensino de botânica.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Botânica Aplicada.
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2008
Mestrado em Botânica.
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Título: Variabilidade populacional de Sophronitis pfisteri (Pabst & Senghas) Van den Berg & M.W.Chase (ORCHIDACEAE),Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Cássio Van den Berg.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2002 - 2006
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Título: Imagens da natureza dos estudantes da 5ª série do ensino Fundamental do Colégio José Ferreira Pinto, município de Feira de Santana, Bahia.
Orientador: Luciano Mendes de Souza Vaz.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Extensão universitária em Introdução ao ambiente virtual de aprendizagem. (Carga horária: 30h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2010 - 2010
Imagens de biodiversidade em exposição. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Formação Docente: Ciência, Tecnologia e Sociedade. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2008 - 2008
Fundamentos de Biologia. (Carga horária: 68h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2008 - 2008
Historia e filosofia do ensino de ciências. (Carga horária: 68h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2007 - 2007
Recursos para o ensino de botânica. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2006 - 2006
Biodiversidade e sócio-diversidade. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2006 - 2006
Filogeografia. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2005 - 2005
Educação Ambiental e Ambientalização Universitária. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2005 - 2005
Conservação da flora brasileira. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2004 - 2004
Abordagens de pesquisa sobre o livro didático. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2003 - 2003
Identificação de plantas medicinais. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2003 - 2003
Desvendando a teia da vida. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2003 - 2003
Primeiros socorros e resgate. (Carga horária: 15h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2015 - 04/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação Universidade Federal do ABC, .

Cargo ou função
Coselho editorial da Editora da Universidade Federal do ABC (EdUFABC) área: Educação e Licenciatura.

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Professor responsável pela disciplina EDC 314 Metodologia do ensino de ciências naturais


Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Pesquisador colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador


Rede de Formação de Professores USP/SEE-SP, REDEFOR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutor orientador de TCC, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutor Orientador de TCC, Carga horária: 20


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor/estagiário, Carga horária: 6
Outras informações
Estágio de aperfeiçoamento de ensino/ Monitoria

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Monitor bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 6

Atividades

09/2009 - 03/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Biociências, .


Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: iniciação científica, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC/CNPq, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de iniciação científica, CNPq, processo 116449/2004-7

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Monitoria voluntária, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 8
Outras informações
Monitor da Disciplina BIO-701: Biologia de campo

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Estágio voluntário, Enquadramento Funcional: estágio, Carga horária: 12

Atividades

05/2005 - 05/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, DCBIO, COLBIO.

Cargo ou função
Representante discente.
02/2005 - 02/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, DCBIO, .

Cargo ou função
Representante discente.
03/2004 - 03/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, DCBIO, DABIO.

Cargo ou função
Presidente.
11/2002 - 11/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, DCBIO, .

Cargo ou função
Conselheiro discente.


Linhas de pesquisa


1.
OS projetos desenvolvidos envolviam: Ensino de botânica; Pesquisa-ação; e/ou ensino por pesquisa.


Projetos de extensão


2019 - Atual
Diálogos em educação: A escola e a universidade como espaços de vivências e resistências
Descrição: Esse curso pretende proporcionar aos professores um diálogo sobre temas educacionais recorrentes, passando por três oficinas: uma sobre a desigualdade e o sistema educacional ? na qual serão discutidas as relações de poder do sistema educacional, o acesso, a disciplinarização escolar, a desigualdade e questões culturais e sociais atreladas a educação. Uma segunda oficina sobre currículo e práticas curriculares e de ensino, - na qual discutiremos as mudanças curriculares, as práticas propostas, as transformações e as reconstruções possíveis do currículo, trazendo elementos desde o currículo disciplinar como o oculto e ?pós-currículo?. A terceira oficina abordará o ambiente e a cidadania, atrelando a educação ambiental às questões sociais e as práticas de ensino, bem como questões sociais complexas relacionadas ao espaço escolar. Como resultado espera-se um engajamento e envolvimento não só de professores da escola, mas também do entorno..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: João Rodrigo Santos da Silva - Coordenador / Giselle Watanabe - Integrante / Graciella Watanabe - Integrante / Allan Moreira Xavier - Integrante.
2018 - 2018
Experimentação e instrumentação no Ensino de Biologia: práticas de professores
Descrição: A ação consiste na criação de práticas e modelos de ensino inovadores. Tais experiências produzidas oportunizarão aos professores da Educação Básica discussões e reflexões sobre suas práticas e, simultaneamente, introduzindo conhecimentos e atualidades das práticas docentes, bem como trocas de experiências. Isso permitirá que o conhecimento seja compartilhado e os saberes profissionais possam contribuir para a construção da identidade desses professores. Além disso, a temática é uma prioridade de todos os professores: como inovar no ensino? Como elaborar práticas diferenciadas? Como usar o ambiente no entorno da escola? Esses debates são essenciais, inclusive à ação do professor..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: João Rodrigo Santos da Silva - Integrante / Patricia da Silva Sessa - Coordenador / Adriana Pugliese - Integrante.
2016 - 2016
Formação de educadores ambientais e as questões globais: reflexões e práticas
Descrição: Curso realizado dentro da temática de Educação ambiental, voltado para professores em exercício de uma prefeitura do litoral paulista com o intuito de provocar uma reflexão nesses profissionais para práticas e abordagens da temática..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: João Rodrigo Santos da Silva - Coordenador / Patricia da Silva Sessa - Integrante.
2015 - 2015
Formação continuada de professores de ciências em Cubatão: Entre linguagens, saberes e educação científica
Descrição: Trata-se de uma proposta de curso de formação continuada de professores de Ciências que atuam do 6º ao 9º anos da rede municipal de Cubatão, cujo foco está na instrumentação para a alfabetização científica, refletindo sobre as questões referentes à linguagem no ensino de Ciências para discussão sobre a prática docente..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: João Rodrigo Santos da Silva - Integrante / Patricia da Silva Sessa - Coordenador.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, J. R. S.2018SILVA, J. R. S.; Guimarães, F ; SANO, P. T. . Concepções de docentes de botânica sobre o currículo e a formação no Ensino Superior. Revista de Estudos Curriculares, v. 9, p. 50-70, 2018.

2.
SILVA, J. R. S.2017 SILVA, J. R. S.; Guimarães, F ; SANO, P. T. . Estratégias de Ensino de Botânica: como estas são desenvolvidas por professores universitários brasileiros e portugueses?. Ensenanza de Las Ciencias, v. extra, p. 1917-1821, 2017.

3.
SILVA, J. R. S.2017SILVA, J. R. S.; Guimarães, F ; SANO, P. T. . Botany classes? contextualization: A research work inside three Brazilian universities and a Portuguese one. CONEXÃO CIÊNCIA (ONLINE), v. 12, p. 56-61, 2017.

4.
SILVA, J. R. S.2017 SILVA, J. R. S.; Guimarães, F ; SANO, P. T. . Professores de Botânica: que Concepções apresentam sobre o ensino universitário?. Ensenanza de Las Ciencias, v. extra, p. 1923-1928, 2017.

5.
SILVA, J. R. S.2016 SILVA, J. R. S.; Guimarães, F ; SANO, P. T. . Teaching of Botany in higher education: representations and discussions of undergraduate students. REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, v. 15, p. 380-393, 2016.

6.
CASASCO, E. F. C.2016CASASCO, E. F. C. ; Boccuzzi, c. ; Soares, J. P. R. ; Levi, B. P. ; Pereira, D. V. ; SILVA, J. R. S. ; SESSA, P. S. . Concepções e práticas de professores de Ensino Fundamental sobre a temática ambiental. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 9, p. 4689-4700, 2016.

7.
BERDNIKOFF, A. N.2016BERDNIKOFF, A. N. ; FRIOLANI, P. ; SILVA, J. R. S. . Levantamento da produção acadêmica na SABINA - Escola Parque do conhecimento: Uma análise documental. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 9, p. 1239-1251, 2016.

8.
CASASCO, E. F. C.2016CASASCO, E. F. C. ; PAIVA, J. C. ; SESSA, P. S. ; SILVA, J. R. S. . Formação de professores de Ciências e o uso de sequências didáticas: O que dizem os docentes em formaçãoO. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 9, p. 1857-1867, 2016.

9.
SILVA, J. R. S.2014SILVA, J. R. S.; SANO, P. T. . Práticas e estratégias de ensino adotadas por professores de botânica em três Universidades estaduais paulistas. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 4170-4181, 2014.

10.
SILVA, J. R. S.2014SILVA, J. R. S.; SAITO, L. C. ; TOWATA, N. ; PRESTES, M. E. B. ; SANO, P. T. ; URSI, S. . Concepções dos Estudantes de Ciências Biológicas sobre prática docente e pesquisa em ensino: um estudo de caso na Universidade de São Paulo. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 19, p. 517-530, 2014.

11.
SILVA, J. R. S.2012 SILVA, J. R. S.; NUNES, F. ; SPELTA, L. M. P. B. ; PRESTES, M. E. B. ; URSI, S. . Ensino por pesquisa: análise de uma proposta para estudantes do Curso de Ciências Biológicas. REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, v. 11, p. 253-272, 2012.

12.
SPELTA, L. M. P. B.2012SPELTA, L. M. P. B. ; NUNES, F. ; SILVA, J. R. S. ; URSI, S. ; PRESTES, M. E. B. . A pesquisa-ação na prática docente na disciplina Introdução ao Ensino de Biologia do Curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, p. 71-92, 2012.

13.
SILVA, J. R. S.2010SILVA, J. R. S.; NUNES, F. P. B. ; SPELTA, Letícia M. P. B. ; PRESTES, Maria Elice B. ; URSI, Suzana . Relato de experiência de ensino com pesquisa em disciplina de Introdução ao Ensino de Biologia no Instituto de Biociências da USP. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 3, p. 1493-1501, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, J. R. S.; SANO, P. T. . Formar professores e o Ensino de Botânica. In: Tânia Regina dos Santos Silva; Carlos Wallace do Nascimento Moura; Luciene Cristina Lima e Lima; Francisco de Assis Ribeiro dos Santos. (Org.). Botânica na America Latina: conhecimento, interação e difusão. 1ed.Salvador: Sociedade de Botânica do Brasil, 2014, v. 1, p. 231-236.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FRIOLANI, P. ; SILVA, J. R. S. . Interesse de meninos e meninas durante visita ao espaço de educação não formal: concepção dos monitores. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2017, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? XI ENPEC, 2017. p. 1-12.

2.
SESSA, P. S. ; Soares, J. P. R. ; Boccuzzi, c. ; CASASCO, E. F. C. ; SILVA, J. R. S. . Educação Ambiental e o projetos escolar: articulações do trabalho docente. In: VI CBE - Congresso Brasileiro de Educação, 2017, Bauru. Anais do VI Congresso Brasileiro de Educação: v. 4 educação e formação humana: práxis e transformação social: Pesquisas Concluídas. Bauru, 2017. v. 4. p. 525-532.

3.
Soares, J. P. R. ; Boccuzzi, c. ; CASASCO, E. F. C. ; SESSA, P. S. ; SILVA, J. R. S. . Contexto e realidade das práticas de professores de ciências. In: VI CBE - Congresso Brasileiro de Educação, 2017, Bauru. Anais do VI Congresso Brasileiro de Educação: v. 4 educação e formação humana: práxis e transformação social: Pesquisas Concluídas. Bauru, 2017. v. 4. p. 2937-2943.

4.
CIRILO, I. G. ; SILVA, J. R. S. ; INGLEZ, G. C. ; OLIVEIRA, A. D. . Percepção do público sobre museus de ciências: visitantes do Museu de Microbiologia, Instituto Butantan, São Paulo, Brasil.. In: Congreso RedPOP, 2017, Buenos Aires. Memorias do Congreso RedPOP 2017,, 2017.

5.
CASASCO, E. F. C. ; SILVA, J. R. S. . Necessidade de formação de professores: contribuindo para a formação continuada. In: III Congresso Nacional de Formação de professores, 2016, Águas de Lindóia. III Congresso Nacional de Formação de professores, 2016.

6.
SILVA, J. R. S.; Guimarães, F ; SANO, P. T. . The higher education biology students' conceptions on Botany Teaching: A Brazil - Portugal Case Study. In: 14th Annual International Conference on Education, 2012, Atenas. Fourteenth Annual International Conference on Education, 2012.

7.
SILVA, J. R. S.; SANO, P. T. . O ensino de botânica na visão dos estudantes de Ciências biológicas. In: I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciências, 2011, Campinas. VIII ENPEC - I CIEC, 2011.

8.
SILVA, J. R. S.; SANO, P. T. . Concepções de professores sobre o seu papel como docente na Universidade. In: I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciências, 2011, Campinas. VIII ENPEC - I CIEC, 2011.

9.
SILVA, J. R. S.; NUNES, F. ; SPELTA, L. M. P. B. ; PRESTES, M. E. B. ; URSI, S. . Relato de experiência de ensino com pesquisa em disciplina de Introdução ao Ensino de Biologia no Instituto de Biociências da USP. In: III Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 2010, Fortaleza. Revista da SBEnBIO. Campinas: Revista da SBEnBio / Associação Brasileira de Ensino de Biologia, 2010. v. 3. p. 1493-1501.

10.
COUTO, A.P.L. ; AMORIM, H.F.L. ; SILVA, J. R. S. ; ANDRADE, J. N. ; OLIVEIRA, J. A. M. . Gestão democrática na escola pública: um projeto possível?. In: II ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA & I ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA - REGIONAL 4 (MG/DF/GO/TO), 2007, Uberlândia. Caderno de Resumos & Programação.... Uberlândia: UFU/SBEnBio, 2007. v. CD-Rom.

11.
SILVA, J. R. S.; VAZ, L. M. S. . Imagens da natureza dos estudantes da 5ª série do Ensino Fundamental do Colégio Ferreira Pinto do município de Feira de Santana-BA. In: II ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA & I ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA - REGIONAL 4 (MG/DF/GO/TO), 2007, Uberlândia. Caderno de Resumos & Programação.... Uberlândia: UFU/SBEnBio, 2007. v. CD-Rom.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, J. R. S.; SAITO, L. C. ; TOWATA, N. ; PRESTES, M. E. B. ; SANO, P. T. ; URSI, S. . Concepções dos estudante de ciências biológicas sobre prática docente e pesquisa em ensino: um estudo de caso da Universidade de São Paulo.. In: IV Encontro Ibero-americano de pesquisa em ensino de Ciências, 2012, Porto Alegre. Anais do IV Encontro Ibero-americano de pesquisa em ensino de Ciências, 2012.

2.
SILVA, J. R. S.; SANO, P. T. . As Concepções dos estudantes de ciências biológicas sobre o ensino de botânica. In: 62º congresso Nacional de Botânica, 2011, Fortaleza. 62º congresso Nacional de Botânica, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CIRILO, I. G. ; SILVA, J. R. S. ; INGLEZ, G. C. ; OLIVEIRA, A. D. . Perceptions of visitors on the Museum of Microbiology. In: 19a Reunião Científica Anual do Instituto Butantan, 2017, São Paulo. 19a Reunião Científica Anual do Instituto Butantan, 2017.

2.
SILVA, J. R. S.; Guimarães, F ; SANO, P. T. . Representação e discursos dos estudantes sobre o ensino de botânica: um estudo de caso Brasil-Portugal. In: Seminário internacional História das disciplinas escolares, 2013, Lisboa. história das disciplinas escolares, 2013.

3.
SILVA, J. R. S.; Guimarães, F ; SANO, P. T. . O que o ensino de botânica representa para os estudantes de graduação do Brasil e de Portugal: um estudo de caso. In: 63º Congresso Nacional de Botânica, 2012, Joinville. 63º Congresso Nacional de Botânica, 2012.

4.
SILVA, J. R. S.; van den Berg, C. . Variabilidade genética de Cattleya pfisteri (Pabst & Senghas) Van den Berg (Orchidaceae) - Chapada Diamantina. Bahia. Brasil. In: 59º congresso Nacional de Botânica, 2008, Natal. Annais do 59º do congresso Nacional de Botânica, 2008.

5.
SILVA, J. R. S.; van den Berg, C. . análise Morfométrica de Cattleya pfisteri (Pabst & Senghas) van den berg (Orchidaceae). In: 59º congresso Nacional de Botânica, 2008, Natal/RN. Annais do 59º congresso Nacional de Botânica, 2008.

6.
SILVA, J. R. S.; van den Berg, C. . Análise morfométrica geométrica de contornos no complexo de Sophronitis purpurata (lindl.) Van den Berg & M.W.Chase (Orchidaceae - Laeliinae). In: LVII CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA, 2006, Gramado. Resumos.... Gramado: SBB/UFRGS, 2006. v. CD-Rom.

7.
SILVA, J. R. S.; van den Berg, C. . Morfometria geométrica de populações de Cattleya walkeriana Gardn.(Orchidaceae- Laeliinae). In: LVI CONGRESSO NACINAL DE BOTÂNICA, 2005, Curitiba. Resumos.... Curitiba: SBB/UFPR, 2005. v. CD-Rom.

8.
SILVA, J. R. S.; van den Berg, C. . Uso de métodos morfométricos no estudo da variabilidade morfológica de populações de Cattleya walkeriana Gardn.. In: IX SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA & I SEMINÁRIO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DA UEFS, 2005, Feira de Santana. Resumos.... Feira de Santana: UEFS, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, J. R. S.. Reconstruindo o Currículo na Formação da(o) Pedagoga(o): entre o discurso e a prática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVA, J. R. S.; SANO, P. T. . As Concepções dos estudantes de ciências biológicas sobre o ensino de botânica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SILVA, J. R. S.. Desafios e perspectivas no Ensino de Botânica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SILVA, J. R. S.. Medidas para Melhoria do ensino de Ciências e Biologia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
Novais, Jaílson Santos ; Lauer-Leite, Iani ; SILVA, J. R. S. . A Influência da Internet nas relações familiares: visões de pais e alunos em Santarém. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, J. R. S.. Metodologia para o Ensino de Botânica. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SILVA, J. R. S.. Ensino de botânica na Universidade e na Escola. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SILVA, J. R. S.. Princípios de pesquisa na área de educação: análise de dados. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto para sistema de ensino a distância).

4.
SILVA, J. R. S.. Princípios de pesquisa na área de educação: metodologia. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto para sistema de ensino a distância).

5.
SILVA, J. R. S.. Estratégias de Ensinagem em Botânica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
SILVA, J. R. S.; COUTO, A.P.L. ; Alana Santos Araujo ; Grênivel Mota . Ferramentas para o ensino de Botânica. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
SILVA, J. R. S.. A farmácia feita em casa: plantas e animais utilizadas como medicinais. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
SILVA, J. R. S.. Sexualidade:transformação do corpo e da mente. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GHILARDI-LOPES, N. P.; SILVA, J. R. S.; Ferreira, L. B.. Participação em banca de Tatiani Santana da Silva. Concepções dos discentes de Ciências Biológicas sobre o ensino de botânica: um estudo de cado no PIBID da UFABC. 2018.

2.
Marson, G. A.; Galembeck, E.; SILVA, J. R. S.. Participação em banca de Danilo9 Fogaça de Macedo. O uso da simulação baseada em hipervídeo como recurso de ensino e aprendizagem de botânica. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) - Universidade de São Paulo.

3.
SANO, P. T.; URSI, S.; SILVA, J. R. S.. Participação em banca de Rená Manuel de Souza e Silva. O 'reino das plantas' nos Livros Didáticos de Ciências: análise das imagens.!. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) - Universidade de São Paulo.

4.
URSI, S.; SILVA, J. R. S.; LEAL, S. H. B. S.. Participação em banca de Carolina de Oliveira Franco. Investigando aspectos do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) de Botânica de professores de biologia após formação continuada em modalidade de Educação a distância. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade de São Paulo.

5.
Trivelato, S.L.F.; Carmo, A.B.; SILVA, J. R. S.. Participação em banca de Denise Ferreira Diniz Rezende. Análise das ações de uma professora na leitura e interpretação de gráficos em uma sequência de ensino investigativa de biologia. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
Ribeiro, A. J.; SILVA, J. R. S.; Ribeiro, C. M. S.. Participação em banca de Lilian Cristina de Souza Barboza. Professores dos Anos Iniciais e o Sinal de igualdade: uma investigação envolvendo tarefas de aprendizagem profissional.". 2018.

2.
WATANABE, G.; SILVA, J. R. S.; SILVA, L. F.. Participação em banca de Thais Rocha Budrevicius. O tema água para discutir a Física no Ensino Médio: as escolhas dos professores em seus percursos temáticos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

3.
GHILARDI-LOPES, N. P.; Ferreira, L. B.; SILVA, J. R. S.. Participação em banca de Tatiani Santana da Silva. Concepções dos discentes de Ciências Biológicas sobre o ensino de botânica: um estudo de caso no PIBID BIologia da UFABC. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SESSA, P. S.; SILVA, J. R. S.; PUGLIESE, A.. Participação em banca de Livia Essi Alfonsi.Concepções de Educação Ambiental no Ensino Superior: Contribuições para as disciplinas de Educação Ambiental.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC.

2.
FRANZOLIN, F.; GHILARDI-LOPES, N. P.; SILVA, J. R. S.. Participação em banca de Luana de Souza Prochazka.As Novidades Evolutivas das plantas descritas nos livros didáticos de biologia para o Ensino Médio.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC.

3.
SESSA, P. S.; ALFONSI, L. E.; SILVA, J. R. S.. Participação em banca de Jéssica Jorge.Educação Ambiental e formação de professores: um olhar analítico sobre as publicações nacionais de 2015 a 2017. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC.

4.
Almeida, R. O.; Sá, M. R. G. B.; SILVA, J. R. S.. Participação em banca de Kleriston Fellipe Pinto da Conceição.A educação ambiental na licenciatura em pedagogia da UFBA: Uma questão de (re) estruturação curricular?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia.

5.
SILVA, M. B.; SILVA, J. R. S.; Santos, A. B.. Participação em banca de Adalgisa Maria de Santana Neta.Análise do conteúdo de protozoários em livros didáticos e o perfil dos professores de ciências das escolas públicas de Senhor do Bonfim-BA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SILVA, J. R. S.; Bozzini, I. C. T.; Altarúgio, M. A.. Professor Adjunto A. 2018. Universidade Federal do ABC.

2.
SILVA, J. R. S.; FIGUEIROA, A. M. S.; MAPELI, A. M.. Concurso publico para Professor Adjunto A. 2017. Universidade Federal do Oeste da Bahia.

3.
SANO, P. T.; Bizerra, A; SILVA, J. R. S.. Concurso para professor adjunto na Universidade Federal do Oeste da Bahia. 2015. Universidade Federal do Oeste da Bahia.

4.
Guimarães, I.C.S.; Marques, R.C.P.; SILVA, J. R. S.. Concurso para professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte campus de Caicó. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
66º Congresso Nacional de botânica. Ensino de botânica. 2015. (Congresso).

2.
ESoEPe - Encontro Soteropolitano de Estudantes de Pedagogia.Reconstruindo o Currículo na Formação da(o) Pedagoga(o): entre o discurso e a prática. 2014. (Encontro).

3.
XI Congresso Latino americano de Botânica. Os desafios para o Ensino de Botânica. 2014. (Congresso).

4.
63º Congresso Nacional de Botânica. O que o ensino de botânica Representa para os estudantes de graduação do Brasil e de Portugal: um estudo de caso.. 2012. (Congresso).

5.
62º Congresso Nacional de Botânica: Botânica e Desenvolvimento Sustentável. Formação de professor e Ensino de Botânica. 2011. (Congresso).

6.
Biodiversidade: Educação e Divulgação. 2011. (Outra).

7.
I Congreso Iberamericano de investigación en Enseñanza de las Ciencias. Concepções de professores sobre o seu papel como docente na Universidade. 2011. (Congresso).

8.
61º Congresso Nacional de Botânica. Estratégias de Ensinagem em Botânica. 2010. (Congresso).

9.
I Encontro Regional de Educação em Ciências e Biologia.Desafios e perspectivas no Ensino de Botânica. 2010. (Encontro).

10.
I Encontro Regional de Educação em Ciências e Biologia.Medidas para a Melhoria do Ensino de Ciências e Biologia. 2010. (Encontro).

11.
III Encontro Nacional de Ensino de Biologia.Relato de Experiência de Ensino com Pesquisa em disciplina de Introdução ao Ensino de Biologia no Instituto de Biociências da USP. 2010. (Encontro).

12.
60º Congresso Nacional de Botânica. Ferramentas para o ensino de botânica. 2009. (Congresso).

13.
59º Congresso Nacional de Botânica. Variabilidade genética de Cattleya pfisteri (Pabst & Senghas) (Orchidaceae) - Chapada Diamantina. Bahia. Brasil. 2008. (Congresso).

14.
II ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA & I ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA - REGIONAL 4 (MG/DF/GO/TO).Gestão democrática na escola pública: um projeto possível?. 2007. (Encontro).

15.
LVII CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA. Análise morfométrica geométrica de contornos no complexo de Sophronitis purpurata (lindl.) Van den Berg & M.W.Chase (Orchidaceae - Laeliinae). 2006. (Congresso).

16.
VIII Encontro de biologia. 2006. (Encontro).

17.
LVI CONGRESSO NACINAL DE BOTÂNICA. Morfometria geométrica de populações de Cattleya walkeriana Gardn. (Orchidaceae-Laeliinae). 2005. (Congresso).

18.
Workshop: Recursos genéticos vegetais no estado da Bahia. 2005. (Outra).

19.
II DIA DA BIOÉTICA. 2004. (Outra).

20.
REUNIÃO REGIONAL DA SBPC - CIÊNCIA E EDUCAÇÃO: CONSTRUINDO SABERES NA DIVERSIDADE. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, J. R. S.. VII ENCONTRO DE BIOLOGIA DA UEFS. 2005. (Outro).

2.
SILVA, J. R. S.. II ENCONTRO DE BIOLOGIA JÚNIOR DA UEFS. 2004. (Outro).

3.
SILVA, J. R. S.. VI ENCONTRO DE BIOLOGIA DA UEFS. 2004. (Outro).

4.
SILVA, J. R. S.. REUNIÃO REGIONAL DA SBPC. 2004. (Outro).

5.
SILVA, J. R. S.. V ENCONTRO DE BIOLOGIA DA UEFS. 2003. (Outro).

6.
SILVA, J. R. S.. I ENCONTRO DE BIOLOGIA JÚNIOR DA UEFS. 2003. (Outro).

7.
SILVA, J. R. S.. XI CONGRESSO BRASILEIRO DE ORNITOLOGIA. 2003. (Congresso).

8.
SILVA, J. R. S.. I ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA - REGIONAL 5 (NE). 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Bruno Kestutis de Alvarenga Sipavicius. O estado da arte da cultura micóloga: Entre a cegueira fúngica e a fungifilia. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. (Orientador).

2.
Paulo Victor de Sousa Costa. Discussão de gênero na Educação Básica sob a ótica dos professores. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
João Paulo Reis Soares. A construção profissional docente e suas relações com o Ensino de Botânica. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.

2.
Ianna Gara Cirilo. As Contribuições das formações (de professores) em museus para a prática docente. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.

3.
Poliana Friolani. A perspectiva de gênero nas relações entre mediadores(as) e alunos(as) em espaços de educação não formal. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.

4.
Emile Ferreira da Cunha Casasco. Formação de professores e o ensino de botânica: memórias, concepções e práticas. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.

5.
Anatoli Nascimento Berdnikoff. Mediação na Sabina ? Escola Parque do Conhecimento: um estudo sobre os discursos dos mediadores.. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Adriana de Souza Penteado. Diabete Melito no Ensino Médio: uma abordagem sob a ótica da transposição didática. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Biologia) - Rede de Formação de Professores USP/SEE-SP. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.

2.
Silnéia Maria Tomazela Barizon. A transposição didática do processo de fotossíntese nos livros didáticos do Ensino médio. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Biologia) - Rede de Formação de Professores USP/SEE-SP. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.

3.
Adriana Marchiori Tavares. Transposição didática dos conceitos de mitose: uma análise da literatura acadêmica aos livros didáticos. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Biologia) - Rede de Formação de Professores USP/SEE-SP. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.

4.
Rosangela Rodrigues Arruda Pinto. O Ecossistema e sua relação com a proteção do meio ambiente: um estudo sobre a transposição didática deste tema nos livros didáticos. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Biologia) - Rede de Formação de Professores USP/SEE-SP. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.

5.
Adriano Egidio. Os conteúdos de citoesqueleto e a dessincretização: uma analise de transposição didática nos manuais escolares. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Biologia) - Rede de Formação de Professores USP/SEE-SP. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.

6.
Renata Aparecisa Marcondes Suardi. Karl Landsteiner e o sistema ABO: uma análise de transposição didática em livros e materiais didáticos de biologia. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Biologia) - Rede de Formação de Professores USP/SEE-SP. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.

7.
Aline Beatriz Silva Santos. A Transposição Didática do conceito Células: do saber sábio ao saber a ensinar. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Biologia) - Rede de Formação de Professores USP/SEE-SP. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.

8.
Izaias Vicente do Vale. Transposição didática nos livros didáticos de biologia, relacionada com a fase bioquímica na fotossíntese de plantas C3 e plantas C4. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Biologia) - Rede de Formação de Professores USP/SEE-SP. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.

9.
Ana Elisa Garcia vieira. A transposição didática do conceito de relações ecológicas em livros didáticos de biologia e sua relação com a temática ambiental. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Biologia) - Rede de Formação de Professores USP/SEE-SP. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.

10.
Isabel Cristina de Souza Lima. Transposição didática da fotossíntese. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Biologia) - Rede de Formação de Professores USP/SEE-SP. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.

11.
Camila Bernardi de Novaes. A Transposição Didática do tema Saúde no Currículo e nos Livros Didáticos de Biologia. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Biologia) - Rede de Formação de Professores USP/SEE-SP. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.

12.
Graziela Cristina de Oliveira Berbardes. A abordagem das células-tronco nos livros didáticos: um estudo de caso de transposição didática. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Biologia) - Rede de Formação de Professores USP/SEE-SP. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.

13.
Cristina Adalberto. A análise da transposição didática no estudo dos primatas: diversidade e distribuição geográfica. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Biologia) - Rede de Formação de Professores USP/SEE-SP. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.

14.
Eydher Floriano Pereira Eleutério Gama. A transposição didática no ensino de genética: Análise reflexiva de dois livros didáticos. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Biologia) - Rede de Formação de Professores USP/SEE-SP. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.

15.
Elza Mayumi Shimizu. Análise da transposição didática do conceito sobre enzimas de restrição presente nos livros didáticos de biologia do ensino médio. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Biologia) - Rede de Formação de Professores USP/SEE-SP. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.

16.
Carlos Alberto de Camargo. Concepções dos estudantes sobre FOTOSSÍNTESE: O desafio na superação epistemológica do conhecimento científico. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Biologia) - Rede de Formação de Professores USP/SEE-SP. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.

17.
Diógenes de Paiva Monteiro. Obtenção de conhecimento e análise das muitas vertentes relacionadas à educação ambiental na escola. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Biologia) - Rede de Formação de Professores USP/SEE-SP. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.

18.
Edileusa Nunes Pereira. Concepções prévias de estudantes sobre a molécula do DNA. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Biologia) - Rede de Formação de Professores USP/SEE-SP. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.

19.
Edinaldo Wilson de Lima. Como a prática docente no processo ensino-aprendizagem dos conceitos de genética se relaciona com a dificuldade dos alunos do segundo ano do Ensino Médio. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Biologia) - Rede de Formação de Professores USP/SEE-SP. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.

20.
Esther de oliveira Amaro. Evolução e Seleção Natural: Concepções dos estudantes sobre o papel do ambiente no processo evolutivo. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Biologia) - Rede de Formação de Professores USP/SEE-SP. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.

21.
Gisele Nanini Mathias. Concepções prévias de estudantes do Ensino Médio sobre fotossíntese: um estudo de caso em Ribeirão Pires. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Biologia) - Rede de Formação de Professores USP/SEE-SP. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.

22.
Larissa Cardoso de Lima. Concepções prévias de estudantes do Ensino Médio sobre biologia molecular e genética básica: DNA, gene, cromossomo, hereditariedade. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Biologia) - Rede de Formação de Professores USP/SEE-SP. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.

23.
Liliane Balúgoli Vasconcelos. Conhecimentos prévios e sua relação com o ensino e a aprendizagem de genética. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Biologia) - Rede de Formação de Professores USP/SEE-SP. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.

24.
Luciana Maria de Mattos. Concepções dos estudantes da 2ª série do Ensino Médio sobre as Leis de Mendel. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Biologia) - Rede de Formação de Professores USP/SEE-SP. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.

25.
Marcela Lilian Ribeiro de Almeida. Concepções dos estudantes sobre os principais biomas brasileiros através de imagens. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Biologia) - Rede de Formação de Professores USP/SEE-SP. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.

26.
Marcos Jesus Boaretti Puerta. Transgênicos: Uma investigação conceitual com alunos do Ensino Médio. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Biologia) - Rede de Formação de Professores USP/SEE-SP. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.

27.
Maria Cristina Polese. Reflexão e sensibilização dos estudantes sobre resíduos sólidos no ambiente Escolar. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Biologia) - Rede de Formação de Professores USP/SEE-SP. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.

28.
Maria Salete Montolin. Concepções dos estudantes sobre biodiversidade e impactos ambientais. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Biologia) - Rede de Formação de Professores USP/SEE-SP. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.

29.
Regiani Braguim Chioderoli. Conceitos evolutivos construídos pelos alunos do Ensino Médio diante de influências sócio-culturais. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Biologia) - Rede de Formação de Professores USP/SEE-SP. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.

30.
Valdeir Bitencourt Marques de Oliveira. Concepções dos estudantes sobre alimentação e qualidade de vida. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Biologia) - Rede de Formação de Professores USP/SEE-SP. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.

31.
Maria de Fátima de Oliveira. Concepções prévias dos estudantes do ensino médio sobre plantas carnívoras. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Biologia) - Rede de Formação de Professores USP/SEE-SP. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.



Outras informações relevantes


Aprovação no Concurso Público para Provimento do cargo de Professor Nível III da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, conforme D.O.E. de 10/05/2006.
Disciplina: Biologia; DIREC 01 - Município: Salvador, BA; Setor 02 - Cabula; Classificação: 2º lugar.

Aprovação no Concurso para Substituto no quadro de docente da Universidade Federal da Bahia, Departamento de Educação, Disciplina: EDC200 Projeto de Ensino de Ciências, EDC270 Ensino de Ciências do 1º grau; Classificação: 4º lugar.

Aprovação no Concurso Público para professor assistente da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, Campus de Formação de Professores, dedicação exclusiva para a materia/disciplina: Aspectos biologicos do ensino e ensino de ciencias naturais. Cassificação: 2º lugar.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/02/2019 às 20:35:30