Leila Silvana Pontes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6966634043018105
  • Última atualização do currículo em 08/10/2017


Possui graduação(1998) e mestrado (2015) em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Maringá. Atuou como professora e como coordenadora do curso de Letras Português/Inglês da Faculdade Global de Umuarama (FGU-UNIESP). Atualmente é professora do Instituto Federal do Paraná -Campus Umuarama. Coordena o projeto IF-Teatro e o curso de Informática, leciona Língua Portuguesa, trabalhando práticas de leitura, produção de textos e análise linguística. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leila Silvana Pontes
Nome em citações bibliográficas
PONTES, L. S.


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2005
Mestrado em Letras.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: O trabalho com a sintaxe no Ensino Médio,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Sônia Lopes Aparecida Benites.
Palavras-chave: gramática; reflexão; uso.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Setores de atividade: Educação Superior; Educação Média de Formação Geral.
1994 - 1998
Graduação em Letras Português/Inglês.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.




Formação Complementar


2002 - 2002
Tendências atuais para historiografia Língüística. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2000 - 2001
Leitura em Língua Materna. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
1998 - 1998
curso de literatura. (Carga horária: 184h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
1996 - 1996
oficina teórico-metodológicas de leitura narrativa. (Carga horária: 504h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
1995 - 1996
Curso de Língua Latina. (Carga horária: 136h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: DOCENTE, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40


Faculdade Global de Umuarama, FGU, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Professor efetivo, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Ministra as disciplinas: Língua Portuguesa IV, Estudos da Linguagem e Trabalhos Pedagógicos na Educação não Escolar.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: professor efetivo, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Letras, Carga horária: 8


Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, FECILCAM, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40


Centro Educacional Paranavaí (Nobel), NOBEL, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Professor de Língua Materna, Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 10

Atividades

09/1999 - 03/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ensino de Língua Materna - gramática

Colégio Nobel, CN, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2007
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE LÍNGUA MATERNA, Carga horária: 10

Atividades

03/2003 - 07/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ensino de Língua Portuguesa - gramática

Colégio Universitário, CU, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor de gramática, Carga horária: 6

Atividades

03/2004 - 07/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ensino de Língua Portuguesa - gramática

Curso e Colégio Sapiens, SAPIENS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20

Atividades

01/2006 - 09/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa - Gramática

Curso Educacional Mega, PLATÃO, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor de Língua Portuguesa - gramática, Carga horária: 4

Atividades

07/1998 - 03/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa - gramática

FGU/UNIESP, UNIESP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 8


Nailor Atelier de Redação, ATELIER, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor: auxiliar de sala, Carga horária: 15

Atividades

05/1997 - 07/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professor de gramática e redação

Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: professor estagiário, Enquadramento Funcional: professor do cursinho pré-vestibular, Carga horária: 8



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Memória Fotográfica do IFPR, campus Umuarama
Descrição: A fotografia é o meio mais eficiente de tornar presente a realidade, na recuperação e no resgate da história através da visualização dos fatos e acontecimentos registrados no passado. Para Dubois (2007, p. 25), ?na fotografia a necessidade de ver para crer é satisfeita. A imagem fotográfica é percebida como uma espécie de prova e atesta individualmente a existência daquilo que mostra?. Assim, sendo pode-se afirmar o amplo poder informativo e educativo da imagem, no entanto, ao ser tratada como fonte histórica, a fotografia como mostra de um fato histórico, requer um tratamento e um olhar crítico que não a considere nem como abstrata, nem como absoluta; nem como representação estática, nem como interpretação proposital, pois que é recorte, fração selecionada. Partindo do pressuposto de que não existem documentos inocentes e de que tanto quem registra a foto como quem a seleciona como registro, carrega uma intenção ou interpretação, a imagem deve ser tratada com objetividade, mas também como prática social. A crítica da noção de fato histórico tem, além disso, provocado o reconhecimento de "realidades" históricas negligenciadas por muito tempo pelos historiadores. Junto à história política, à história econômica e social, à história cultural, nasceu uma história das representações. Esta assumiu formas diversas: história das concepções globais da sociedade ou história das ideologias; história das estruturas mentais comuns a uma categoria social, a uma sociedade, a uma época, ou história das mentalidades; história das produções do espírito ligadas não ao texto, à palavra, ao gesto, mas à imagem, ou história do imaginário, que permite tratar o documento literário e o artístico como documentos históricos de pleno direito, sob a condição de respeitar sua especificidade (LE GOFF, 1990, p. 11-12). A imagem, portanto, como registro intencional e escolhido não está presa ao passado, mas continua a dar significado ao que somos. Como conhecimento a imagem ?nos ajudar a conhecer quem somos, porque estamos aqui, que possibilidades humanas se manifestaram, e tudo quanto podemos saber sobre a lógica e as formas de processo social? (THOMPSON, 1981p. 57, apud VENDRAMINI, 2006, p. 3). A comunidade escolar, constituinte da sociedade e dos processos que vive, está intimamente impregnado dessa discussão. Nela dá-se a experiência dessa sociedade na transmissão de conhecimentos de forma sistematizada e como resposta às necessidades da sociedade industrial, no qual o mote do trabalho/técnica tem sido discutido. O Instituto Federal do Paraná nasce sob a égide da formação para o trabalho como instituição ímpar que apresenta o tripé ensino, pesquisa e extensão, mas atuando da educação básica (ensino médio) ao ensino superior bem como fazendo a inserção do trabalhador por meio de modalidades como Proeja e cursos de Formação Inicial e Continuada e Técnicos Subsquentes. Sendo objetivo da história reconstruir, explicar e compreender a história real, que é dinâmica e contraditória (THOMPSON, 1981 apud VENDRAMINI, 2006, p. 5), e sendo a imagem, a fotografia o objeto histórico de nossa análise, propõe-se o Projeto Memória Fotográfica do IFPR ? Campus Umuarama como forma de manter a memória e a identidade do campus, de seus trabalhadores e estudantes, através das imagens e suas análises, que foram e serão realizadas no decorrer de sua história..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
1998 - 1999
O Ensino de Literatura
Descrição: Carga horária: 184 horas/aula conforme processo nº.:456/98..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1996 - 1996
Oficinas Teórico-Metodológicas de Leitura de Narrativas
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - Atual
IF-TEATRO
Descrição: Este Projeto de Extensão propõe o planejamento e execução de oficinas teatrais no IFPR ? Campus Umuarama, priorizando a realização de jogos teatrais e improvisações, a partir do método e do Fichário da diretora, autora e professora americana (Chicago/Los Angeles) Viola Spolin. Seus jogos são baseados em práticas que levarão os discentes a trabalhar a sensibilidade, criatividade, verdade cênica, emissão de voz, corpo vivo em cena, além de duas questões importantíssimas na prática teatral: a noção do coletivo e do individual, ou seja, as atitudes e posturas individuais durante os jogos e na cena (individual) influenciarão os outros jogadores e suas ações e reações (coletivo). Com uma metodologia específica para aulas de teatro, os estudos de Spolin, e também da brasileira Ingrid Dormien Koudela, contribuem para a realização de oficinas e exercícios que podem despertar nos jovens estudantes do IFPR e nos jovens da cidade de Umuarama inscritos no Projeto, consciência corporal e outras potencialidades artístico criativas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2013 - 2015
GRUPO TEATRAL FGU (Oficia de Teatro)
Descrição: Promover oficinas teatrais sob o caráter de extensão cultural, realizando ações que contemplem a participação da comunidade em parceria com a Faculdade, e realizar a montagem de espetáculos para apresentaoes aos acadêmicos e à equipe pedagógica, bem como aos parceiros e comunidade em geral..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) .
Integrantes: Leila Silvana Pontes - Coordenador / RODRIGO FERNANDES PEREIRA - Integrante.Financiador(es): FGU-UNIESP - Bolsa.
2012 - 2012
PRojetos Sociais
Descrição: "Projetos sociais" refere-se a uma ação da FGU-UNIESP destinada a promover uma real interação entre a instituição e a sociedade local. Essa interação procura entender as reais necessidades e aspirações da comunidade. O intuito é disponibilizar-lhe saberes, conhecimento e promover uma mudança de atitudes e uma nova visão sobre a educação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (19) .
Integrantes: Leila Silvana Pontes - Coordenador.
1995 - 1996
O ensino aprendizagem da morfossintaxe latina
Descrição: carga horária: 136 horas/aula, conforme processo nº.: 0719/95..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Prática de ensino de Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
PONTES, L. S.. LÍNGUA PORTUGUESA - ESTILÍSTICA. 1. ed. UMUARAMA: UNIPAR, 2015. v. 1. 120p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PONTES, L. S.. Uma contribuição do método comunicacional para a formação do leitor e escritor proficiente. In: CELLIP, 2003, Londrina. Anais do XVI Seminário do Cellip, 2002.

2.
PONTES, L. S.. UM PROGRAMA ELEITORAL À LUZ DA ANÁLISE DO DISCURSO. In: III Selisigno - Seminário de Estudos sobre Linguagem e Significação e IV Simpósio de leitura da UEL, 2002, LONDRINA. III Selisigno - Seminário de Estudos sobre Linguagem e Significação e IV Simpósio de leitura da UEL. Jandaia do Sul - PR, 2002. p. 01-04.

3.
PONTES, L. S.. Propaganda e Persuasão: uma visão lingüístico interpretativa. In: V \Semana de Letras da Fafijan, 2001, Jandaiua do Sul - PR. A formação do Professor de Língua e Literatura. Jandaia do Sul, 2001. p. 295-301.

4.
PONTES, L. S.; MELO, S. M. . A gramática reflexiva sobre tiras. In: V Semana de Letras da Fafijan, 2001, Jandaia do Sul. formação do professor de língua e literatura. Jandaia do Sul, 2001. p. 345-351.

5.
PONTES, L. S.. Um ensino de língua segundo Sírio Possente. In: V Semana de Letras da Fafijan, 2001, Jandais do Sul. A formação do professor de Língua e Literatura. Jandaia do Sul, 2001. p. 239-245.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PONTES, L. S.. CANA-DE-ACÚCAR COMO TEMA GERADOR MULTIDISCIPLINAR. In: SETEC, 2016, UMUARAMA. setec, 2016.

2.
PONTES, L. S.. O método comunicacional na formação do leitor e escritor críticos. In: CELLIP - Centro de estudos lingüísticos do Paraná, 2003, Londrina. Caderno de Programação e Resumos. Londrina, 2003. p. 232-232.

3.
PONTES, L. S.. Um programa eleitoral à luz da Analise do discurso. In: III SELISIGNO - Discurso e Pepresentação, 2002, Londrina. Discurso e representação, 2002. p. 86-86.

4.
PONTES, L. S.. O texto no ensino fundamental: uma perspectiva do riso. In: Semana de letras - Umuarama, 2002. Akrópolis - revista de ciências humanas da unipar, 2002. v. 10. p. 175-175.


Demais tipos de produção técnica
1.
PONTES, L. S.. Ensino de Língua Portuguesa na alfabetização. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino).

2.
PONTES, L. S.. Projeto Político Pedagógico do Curso de Letras Português/ Inglês. 2012. (Ensino).

Demais trabalhos
1.
PONTES, L. S.. O método comunicacional na formação do leito e escritor críticos. 2003 (Comunicação) .

2.
PONTES, L. S.. Uma visão mais ampla sobre o ensino de línguasXnoramtivismos. 2003 (Comunicação) .

3.
PONTES, L. S.. Um programa eleitoral à luz da análise do discurso. 2002 (Comunicação) .

4.
PONTES, L. S.. O texto no ensino fundamental: uma perspectiva do riso. 2002 (Comunicação) .

5.
PONTES, L. S.. Um ensino de língua segundo Sírio Possenti. 2001 (Comunicação) .

6.
PONTES, L. S.. A Gramática Reflexiva sobre tiras. 2001 (Comunicação) .

7.
PONTES, L. S.. Propaganda e Persuasão. 2001 (Comunicação) .

8.
PONTES, L. S.. Oficina de Leitura: O método recepcional. 1998 (Comunicação) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PONTES, L. S.. Participação em banca de Cláudia Regina Pereira da Rocha.Variações Linguísticas como recurso Persuasivo nas Propagandas das Lojas Marisa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - FGU/UNIESP.

2.
PONTES, L. S.. Participação em banca de Clécius Soares Cardozo.As gírias no contexto escolar - variações linguísticas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - FGU/UNIESP.

3.
PONTES, L. S.; PEREIRA, A. M.; OLIVEIRA, M. S.. Participação em banca de Joézer Herrerias Valvassori.A denúncia social na música de Chico Buarque. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês) - FGU-UNIESP.

4.
PONTES, L. S.; MEGDA, E. A.; MORAIS, S. H.. Participação em banca de Fernanda Santinon Mamede.A inclusão na rede regular de ensino: Uma nova perspectiva educacional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Port./Inglês) - FGU-UNIESP.

5.
PONTES, L. S.; OLIVEIRA, M. S.; BREY, R.. Participação em banca de Isadora Wieczorek.Ensino de Língua Inglesa na educação de jovens e adultos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FGU-UNIESP) - FGU/UNIESP.

6.
PONTES, L. S.; MEGDA, E. A.; PEREIRA, A. M.. Participação em banca de Miry Ellen de Mttos Rosseto.A inclusão dos deficientes auditivos no ensino regular. 2014.

7.
PONTES, L. S.; MEGDA, E. A.; BREY, R.. Participação em banca de Patrícia Carvalho Ferreira.Internetês. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Port./Inglês) - FGU-UNIESP.

8.
PONTES, L. S.; BREY, R.; BARROS, I. T.. Participação em banca de Thalita Torres dos Santos.Bilinguismo e as dificuldades encontradas pelo aluno em aprender uma segunda língua. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Port./Inglês) - FGU-UNIESP.

9.
PONTES, L. S.. Participação em banca de Kátia Aparecida dos Santos Leite.O papel feminino de Aurélia na obra de José de Alencar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Global de Umuarama.

10.
PONTES, L. S.. Participação em banca de Rosângela Pereira Borges.O ensino de literatura no ensino médio ? uma investigação sobre a realidade das escolas públicas do noroeste do Paraná. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Global de Umuarama.

11.
PONTES, L. S.. Participação em banca de Marisa Trevisan Almeida.Reflexão e análise sobre a presença das classes de palavras no Gênero Propaganda. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Global de Umuarama.

12.
PONTES, L. S.. Participação em banca de Cássia Moraes da Rocha.A personagem feminina Lilith de José Saramago na Obra Caim. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Global de Umuarama.

13.
PONTES, L. S.. Participação em banca de Marília da Veiga Molon.A coesão e a coerência textuais no texto jornalístico: ma análise do gênero artigo de opinião.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Global de Umuarama.

14.
PONTES, L. S.. Participação em banca de Elaine Tótoli de Oliveira.Diferenças estruturais entre a Língua portuguesa e a língua Brasileira de Sinais na produção textual do surdo.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Global de Umuarama.

15.
PONTES, L. S.. Participação em banca de Kátia Sirlene Azevedo Doenea.Marcas da Oralidade na Escrita: um estudo de textos dos vestibulando da FGU ( Faculdade Global de Umuarama) do ano de 2012. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Global de Umuarama.

16.
PONTES, L. S.. Participação em banca de David Fernando Viana dos Santos.A importância das sequências didáticas no ensino de Língua Portuguesa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Global de Umuarama.

17.
PONTES, L. S.. Participação em banca de Dejane Aparecida da Silva da Fonseca Filho.A relevância do Livro didático na formação de leitores no Ensino Fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Global de Umuarama.

18.
PONTES, L. S.. Participação em banca de Michelle Bailo Ferrari.O uso de estrangeirismo na língua portuguesa: um estudo sobre a ocorrência de anglicismo nas fachadas comerciais de Umuarama. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Global de Umuarama.

19.
PONTES, L. S.. Participação em banca de Márcia Regina Alves Fabril.Análise da relação música e desenvolvimento. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Global de Umuarama.

20.
PONTES, L. S.. Participação em banca de Vera Alves de Melo de Gois.A importância da música na educação infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Global de Umuarama.

21.
PONTES, L. S.. Participação em banca de Ana Lúcia Cordeiro.A importância do desenho para a aquisição da linguagem escrita. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Global de Umuarama.

22.
PONTES, L. S.. Participação em banca de Vivian Roberta \mendes de Oliveira.Violência-bullying: reflexo na educação nos últimos nos últimos 20 anos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Global de Umuarama.

23.
PONTES, L. S.. Participação em banca de Bianca dos Santos Cardoso Siqueira.A relação professor-aluno nas séries iniciais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Global de Umuarama.

24.
PONTES, L. S.. Participação em banca de Marly Emiliano Schorro Silva.O papel do educador na atualidade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Global de Umuarama.

25.
PONTES, L. S.. Participação em banca de Edilaine Rodrigues de Oliveira.A importância do brincar no desenvolvimento infantil. 2012 - Faculdade Global de Umuarama.

26.
PONTES, L. S.. Participação em banca de Luriane Rafaela Santos.O significado da mordida na educação Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Global de Umuarama.

27.
PONTES, L. S.. Participação em banca de Larrisa Lago do Nascimento.O lúdico na formação da aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Global de Umuarama.

28.
PONTES, L. S.. Participação em banca de Soelen Marques Rebelo.O ser professor a partir da " Pedagogia" de Paulo Freire. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Global de Umuarama.

29.
PONTES, L. S.. Participação em banca de Fabíola Francisco Soares.Concepções de trabalho com escrita: Embasamento teóricas para uma prática pedagógica signifcativa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Global de Umuarama.

30.
PONTES, L. S.. Participação em banca de Carla rayany Felippeto.O uso da eletroestimulação neuromuscular como instrumento auxiliar na reabilitação da disfagia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Global de Umuarama.

31.
PONTES, L. S.. Participação em banca de Lucimara Sofientini.Occorrência de TCE e AVC atendidos no hospital Nossa Senhora Aparecida em umuarama. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Global de Umuarama.

32.
PONTES, L. S.. Participação em banca de Emanely de Cássia Scuteri Debona.Fono BBPT e mãe canguru. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Global de Umuarama.

33.
PONTES, L. S.. Participação em banca de Rosângela Marques Goulart Moreira.Aleitamento Materno. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Global de Umuarama.

34.
PONTES, L. S.. Participação em banca de Fernando da Silva.A OBRA DE ALMIR SATER SOB A ÓTICA DE ANTONIO CANDIDO DE MELLO E SOUZA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Port/Inglês) - Faculdade Global de Umuarama.

35.
PONTES, L. S.. Participação em banca de Joyce Oliveira Bernardo.Uma investigação sobre o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Port/Inglês) - Faculdade Global de Umuarama.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PONTES, L. S.. Correção de Redação de Concurso Vestibular. 2005. Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Outras participações
1.
PONTES, L. S.. Correção de Redções de Vestibular. 2015. FGU-UNIESP.

2.
PONTES, L. S.. Correção de redações de vestibular. 2014.

3.
PONTES, L. S.. Correção de redações de vestibular. 2014.

4.
PONTES, L. S.. Correção de Redação de Concurso Vestibular. 2014.

5.
PONTES, L. S.. Correção de Redação de Concurso Vestibular. 2013. FGU-UNIESP.

6.
PONTES, L. S.. Correção de Redação de Concurso Vestibular. 2013. FGU-UNIESP.

7.
PONTES, L. S.. PRocesso seletivo para contratação de professor. 2012. FGU-UNIESP.

8.
PONTES, L. S.. Processo seletivo para ocntratação de professor. 2012. FGU-UNIESP.

9.
PONTES, L. S.. FILOSOFIA PARA CRIANÇA SEGUNDO MATHEW LIPMAN. 2011. Faculdade Global de Umuarama.

10.
PONTES, L. S.. A INCLUSÃO EDUCACIONAL NO ENSINO COMUM NO MUNICÍPIO DE UMUARAMA: OBSTÁCULOS E PERSPECTIVAS. 2011. Faculdade Global de Umuarama.

11.
PONTES, L. S.. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - NECESSIDADES E DESAFIOS. 2011. Faculdade Global de Umuarama.

12.
PONTES, L. S.. ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO SOBRE A ÓTICA DOS GÊNEROS TEXTUAIS. 2011. Faculdade Global de Umuarama.

13.
PONTES, L. S.. UM GÊNERO TEXTUAL. 2011. Faculdade Global de Umuarama.

14.
PONTES, L. S.. Uma investigação sobre o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Funcamental. 2011. Faculdade Global de Umuarama.

15.
PONTES, L. S.. Como trabalhar a produção de texto na sala de aula. 2011. Faculdade Global de Umuarama.

16.
PONTES, L. S.. A OBRA DE ALMIR SATER SOB A ÓTICA DE ANTONIO CANDIDO DE MELLO E SOUZA. 2011. Faculdade Global de Umuarama.

17.
PONTES, L. S.. Vestibular, Ensino e Reflexão. 2011. Faculdade Global de Umuarama.

18.
PONTES, L. S.. O futuro da Gramática. 2011. Faculdade Global de Umuarama.

19.
PONTES, L. S.. A INFLUÊNCIA DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA.. 2011. Faculdade Global de Umuarama.

20.
PONTES, L. S.. Comissão para correção de Redação de Concurso Vestibular. 2006. Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

21.
PONTES, L. S.. Comissão para correção de redação do concurso Vestibular. 2006. Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

22.
PONTES, L. S.. redação de vestibulares. 2006. Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

23.
PONTES, L. S.. Comissão para correção de redação de Concurso Vestibular. 2005. Faculdade de Ciências e Letras.

24.
PONTES, L. S.. SOCIOLINGUÍSTICA: O PRECONCEITO LINGUÍSTICO NA LÍNGUA FALADA. 2001. Faculdade Global de Umuarama.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Congresso Nacional de Linguagem em Interação.Considerações sobre o material didático: ensino de língua ou ensino de gramática?. 2006. (Simpósio).

2.
SELISIGNO.III seminário de Estudos sobre linguagem e significação - SELISIGNO: discurso e representação e IV Simpósio de Leitura da UEL. 2002. (Seminário).

3.
VII Semana de Letras da Unipar.VII Semana de Letras da Unipar. 2002. (Encontro).

4.
XIII Aemana de letras.Oficina de Leitura: O método recepcional. 2002. (Oficina).

5.
VII Semana de Letras.VII Semana de Letras. 1998. (Encontro).

6.
Semana de Letras.X Semana de Letras. 1997. (Encontro).

7.
Encontro de Professores e autores de LD.A sedução da palavra em sala de aula. 1996. (Encontro).

8.
VII Semana de Letras.IX Semana de Letras. 1996. (Encontro).

9.
IX CELLIP.Centro de estudos Lingüísticos e Literários do Paraná. 1995. (Seminário).

10.
IX Seminário do Centro de Estudos Lingüísticos e literários do Paraná.IX Seminário do Centro de Estudos Lingüísticos e literários do Paraná. 1995. (Seminário).

11.
Outras palavras - VII Semana de Letras.VIII Semana de Letras. 1995. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Joyce Oliveira Bernardo. Uma investigação sobre o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Funcamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Port/Inglês) - Faculdade Global de Umuarama. Orientador: Leila Silvana Pontes.

2.
Michel Risso de Lima. O futuro da Gramática. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Port/Inglês) - Faculdade Global de Umuarama. Orientador: Leila Silvana Pontes.

3.
Júlio Aliaga. Vestibular, Ensino e Reflexão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Port/Inglês) - Faculdade Global de Umuarama. Orientador: Leila Silvana Pontes.

4.
Viviane Aparecida Quenupe. Como trabalhar a produção de texto na sala de aula. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Port/Inglês) - Faculdade Global de Umuarama. Orientador: Leila Silvana Pontes.

5.
Fernando da Silva. A obra de Almir Sater sob a ótica de Antonio Candido. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Port/Inglês) - Faculdade Global de Umuarama. Orientador: Leila Silvana Pontes.

6.
Jacqueline Bianchiti Petrucci. A Ideologia presente no Livro Didático. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Port/Inglês) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. Orientador: Leila Silvana Pontes.

7.
Nilcéia das dores Coelho. Como a concepção de leitura influencia na foramção dos educandos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Port/Inglês) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. Orientador: Leila Silvana Pontes.

8.
Aline Mary da Silva. Concepção de Linguagem e Gramática. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Port/Inglês) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. Orientador: Leila Silvana Pontes.

9.
Adriana Fregato. A abordagem gramatical no Livro Didático. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Port/Inglês) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. Orientador: Leila Silvana Pontes.

10.
Patrícia regina Polato. Concepção de Leitura no Livro Didático. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Port/Inglês) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. Orientador: Leila Silvana Pontes.

11.
Maycon Alex da Silva. Leitura: O texto como pretexto e transformação das práticas sociais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Port/Inglês) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. Orientador: Leila Silvana Pontes.

12.
Ezaine Goulart Golçalvez. Concepções de linguagem e suas implicações no ensino de língua materna. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Port/Inglês) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. Orientador: Leila Silvana Pontes.

13.
Ana paula Stefaneti. A influencia das concepções de linguagem e do livro didático no ensino de produção textual. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Port/Inglês) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. Orientador: Leila Silvana Pontes.

14.
Solange Oliveira. Produção textual: verificando sua aplicabilidade no ensino de língua materna. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Port/Inglês) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. Orientador: Leila Silvana Pontes.

15.
José Luís da Silva. Atividades lingüísticas e prática escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Port/Inglês) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. Orientador: Leila Silvana Pontes.

16.
Juliana Marques Zagoto. Como é trabalhada a gramática em salal de aula. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Port/Inglês) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. Orientador: Leila Silvana Pontes.

17.
Ademir Daniel de Mendonça. A coesão textual em textos produzidos por alunos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Port/Inglês) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. Orientador: Leila Silvana Pontes.

18.
Renato Correa. Atividades linguísticas e a prática escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. Orientador: Leila Silvana Pontes.

19.
Adriana Carla Vicencio. Os PCNs, o ensino de Literatura e a formação do indicíduo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Port/Inglês) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. Orientador: Leila Silvana Pontes.

20.
Gisele Aparecida Fantucci. O processo de avaliação en sala de aula. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Port/Inglês) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. Orientador: Leila Silvana Pontes.

21.
Greice Aparecida Facioli. A literatura e a formação do leitor. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Port/Inglês) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. Orientador: Leila Silvana Pontes.

22.
Eva Michalak da Silva. A não definição de concepção de linguagem nos livros didáticos e o papel do professor no processo ensino/aprendizagem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Port/Inglês) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. Orientador: Leila Silvana Pontes.

23.
Patrícia Lopes Gonçalves. O trabalho com literatura no ensino. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Port/Inglês) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. Orientador: Leila Silvana Pontes.

24.
Tânia Silla Gomes. Um tratamento didático pedagógico superficial à análise lingüística. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Port/Inglês) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. Orientador: Leila Silvana Pontes.

25.
Mara dalila Parterno. Concepção de leitura no livro didático. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Port/Inglês) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. Orientador: Leila Silvana Pontes.

26.
Fábio Alexandre Sexugi. O uso da coesão seqüneical em produções textuais de alunos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Port/Inglês) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. Orientador: Leila Silvana Pontes.



Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
PONTES, L. S.. Ensino de Língua Portuguesa na alfabetização. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino).



Outras informações relevantes


Leila Silvana Pontes fez estágio no Curso Pré-vestibular Universitário como professora de Língua Portuguesa. 
Data de realização: 18/03/19986 a 18/06/1997

1. Aprovações em concursos: Aprovada em Processo Seletivo pela FECILCAM - publicação no Diário Oficial Do paraná, dia 13/04/2005; aprovada em processo Seletivo Simplificado/2011 pela Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE) - PORTARIA Nº 0001/2011- GRE, data 04/01/2011; aprovada em Concurso público pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - Edital PREG nº 163/2010, dia 22/02/2011; aprovada em Concurso Público na FACULDADE ESTADUAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE UNIÃO DA VITÓRIA - PR. - Edital nº 017/2011; aprovada em Concurso Público no INSTITUTO FEDERAL TECNOLÓGICO DO PARANÁ - CAMPUS UMUARAMA - Edital nº. 018/2012.

2. Leila Silvana Pontes participou como membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) das Faculdades FGU (Faculdade Global de Umuarama) e FGU-UNIESP, nos cursos de Fonoaudiologia, Pedagogia, Biologia e Letras Português/Inglês no período de fevereiro de 2011 a novembro de 2015.

3. Foi Bolsista de Extensão na Universidade Estadual de Maringá, desenvolveu atividades vinculadas a projetos de extensão, no período de 15 de abril de 1996 a 31 de dezembro de 1996.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 11:26:03