Juliana Cristina Bomfim

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6940880835496541
  • Última atualização do currículo em 13/12/2018


Graduada em Pedagogia, com habilitação em educação infantil e com habilitação em educação especial na área de deficiência auditiva pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) câmpus de Marília. Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012) câmpus de Marilia (linha de pesquisa Teoria e práticas pedagógicas). Foi bolsista do Programa Internacional de bolsas de Pós-graduação da Fundação Ford/Brasil - Programa Mestrado Sanduíche realizado na Universidade de Évora- Portugal. Atua em pesquisas apoiadas no referencial da teoria Histórico-Cultural, principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Educação e desenvolvimento infantil; Educação Especial e inclusiva, brincar e apropriação da linguagem escrita. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Juliana Cristina Bomfim
Nome em citações bibliográficas
BOMFIM, J. C.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
com período sanduíche em Universidade de Évora (Orientador: Maria Assunção Folque).
Título: O Papel do brincar na apropriação da linguagem escrita,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Stela Miller.
Bolsista do(a): Ford Foundation International Fellowships Program, IFP, Estados Unidos.
Palavras-chave: Atividade-guia; Brincar; Formas superiores de conduta; Linguagem escrita; Teoria Histórico-Cultural.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2007
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: O que é brincar? Concepções e práticas de professortes atuantes na educação infantil: contribuições da Teoria Histórico-Cultural..
Orientador: Ana Paula Cordeiro.
Bolsista do(a): Pró Reitoria de Graduação- Núcleo de Ensino, PROGRAD, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Extensão universitária em O professor mediador e o processo ensino-aprendizagem a partir da Teoria.... (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2015 - 2015
Danças circulares como estratégia pedagógica na educação. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2014 - 2015
Formação de tutores online-REDEFOR. (Carga horária: 180h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2014 - 2014
Formação Teórica da Disciplina 'Desenvolvimento e Aprendizagem da Libras. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2014 - 2014
''O processo de alfabetização segundo os conhecimentos históricos culturais. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2010 - 2012
Pré-Intermediário de Inglês. (Carga horária: 70h).
ALE Idiomas de Marília, ALE, Brasil.
2011 - 2011
Pedagogia da infância dos 3 aos 12 anos. (Carga horária: 80h).
Universidade de Évora, UE, Portugal.
2010 - 2010
Extensão universitária em Ensino de Língua Portuguesa: Leitura e Redação. (Carga horária: 32h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2009 - 2009
Teratro-Reflexão: o cotidiano do docente no SENAC. (Carga horária: 8h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
2008 - 2008
Introdução à História da Arte. (Carga horária: 4h).
Museu de Arte de Sao Paulo, MASP, Brasil.
2008 - 2008
Introdução à História da Arte. (Carga horária: 4h).
Museu de Arte de Sao Paulo, MASP, Brasil.
2008 - 2008
Comunicação oral e escrita. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2006 - 2006
CURSO HEGEL. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1991 - 1995
Básico de Inglês. (Carga horária: 384h).
Escola Fisk de Garça, FISK, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8
Outras informações
Ministra as disciplinas de Libras e de Metodologias de Projetos educativos


Faculdades Integradas de Bauru, FIB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

02/2015 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libras

Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Educação Básica II, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Educação Especial na área de Deficiência Auditiva//Surdez


Ford Foundation International Fellowships Program, IFP, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Seleção Brasil - ano de 2010


Fundação para o Desenvolvimento da UNESP, FUNDUNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Orientador Educacional, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Orientador Educacional Online do Programa Rede São Paulo de Formação Docente - REDEFOR - Especialização em Educação Especial e Educação Inclusiva Polo UNESP Bauru.Trata-se de um curso de formação continuada, de longa duração e em nível de pós-graduação, que ao firmar convênio com a Universidade Estadual Paulista (UNESP oferece o aperfeiçoamento profissional aos professores, coordenadores pedagógicos e gestores atuantes na Educação Básica da rede estadual de ensino de São Paulo para o atendimento aos alunos com deficiência auditiva, visual, física, intelectual, transtorno global de desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação.

Atividades

03/2014 - 09/2015
Ensino, Especialização em Educação Especial/DA, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Avaliação e Planejamento de Ensino para Alunos com Deficiência Auditiva/Surdez
Contextualização e Conceito da Deficiência Auditiva/Surdez/ Etiologia, Classificação e Tipologia da Deficiência Auditiva/Surdez
Desenvolvimento e Aprendizagem da LIBRAS ? Língua Brasileira de Sinais
Diversidade e Cultura Inclusiva Políticas públicas Educação Especial e Educação inclusiva
Gestão Democrática e PP/ Desenvolvimento humano e família
Introdução à EaD/ Ética na profissão docente
Metodologia da Pesquisa I e II Elaboração de pré-projeto de pesquisa

Universidade de Évora, UEVORA, Portugal.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estágio de docência, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4
Outras informações
A brincadeira como fonte de desenvolvimento da formação da personalidade/ inteligência da criança/ O brincar e a apropriação da linguagem escrita

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Mestranda em educação, Enquadramento Funcional: Realização do Programa Mestrado Sanduíche
Outras informações
Realização do Programa Mestrado Sanduíche financiado pelo Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford.

Atividades

2011 - 2011
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade de Évora, .

Linhas de pesquisa
Ciências da Educação

Faculdades Integradas de Ourinhos, FIO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Docente

Atividades

08/2012 - 07/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Comunitária e responsabilidade social
Práticas de Ensino I, III e IV
Psicologia do desenvolvimento Infanto-Juvenil
Sociologia

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20


Faculdades Integradas de Botucatu, UNIFAC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8

Atividades

2012 - 2012
Ensino, pós graduação lato sensu, com especialização em Ed, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Disciplinas de "Práticas de intervenção para alunos com deficiência intelectual (Psicomotricidade/Terapia ocupacional/ Estimulação e intergração sensorial)
2012 - 2012
Ensino, pós graduação lato sensu, com especialização em Ed, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
"Estratégias Lúdicas na Educação Inclusiva"
Psicomotricidade, Deficiência intelectual e aprendizagem.

Berçário Mãe Cristina, BERÇÁRIO MÃE C., Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estagio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiária na educação infantil


Centro de Estudos da Educação e da Saúde-UNESP, CEES, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiária
Outras informações
Estágio curricular e atendimento realizado no CEES com crianças com deficiência auditiva


E.E. Monsenhor Bicudo, E.E. MONSENHOR B, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiária - Deficiência auditiva
Outras informações
Estagio curricular realizado na sala de recursos para deficientes auditivos


EMEF Chico Xavier, EMEF CHICO XAVI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiária na educação infantil

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estagio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiária no Ensino Fundamental

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiária EJA
Outras informações
Estágio curricular realizado na Educação de Jovens e Adultos (EJA)


EMEI Monteiro Lobato, EMEI M.L., Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Estágio remunerado, Enquadramento Funcional: Estagiária


Escola Municipal Maria Teixeira Fitipaldi, E.M. M.T.F., Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação infantil, Carga horária: 28


Pró Reitoria de Graduação- Núcleo de Ensino, PROGRAD, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda em Educação, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisa de Mestrado intitulada ''O papel do brincar na apropriação da linguagem escrita''

Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista PROGRAD/REITORIA-Núcleo de Ensino, Carga horária: 12
Outras informações
Projeto financiado pelo Núcleo de Ensino da Faculdade de Filosofia e Ciências Unesp/ Marília, intitulado "O lúdico através da linguagem artístico-visual cotidiana de professores, acadêmicos de Pedagogia e estudantes de séries iniciais e sua re-significação em sala de aula." Professora coordendora: Sandra Helena Escouto de Carvalho

Atividades

2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, .

2012 - 2012
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, .

2008 - 2008
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, .

Atividade de extensão realizada
Bolsista no projeto intitulado ''O lúdico através da linguagem artístico-visual cotidiana de professoras, acadêmicos de Pedagogia e estudantes das séries iniciais e sua re-significação na sala de aula''.
2007 - 2007
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, .

Atividade de extensão realizada
Bolsista no projeto intitulado ''Brinquedoteca''.
2006 - 2006
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, .

Atividade de extensão realizada
Bolsista no projeto intitulado ''Formação inicial/continuada na construção de novas práticas pedagógicas''.
2005 - 2005
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, .

Atividade de extensão realizada
Bolsista no projeto intitulado ''Análise de algumas relações entre cardinalidade, contagem e numerais.


Linhas de pesquisa


1.
Abordagens Pedagógicas do ensino de Linguagens
2.
Implicações para a pedagogia da infância
3.
Ciências da Educação


Projetos de pesquisa


2008 - 2008
O lúdico e o artístico na formação cultural dos personagens nos romances de Érico Veríssimo
Descrição: Este projeto, ainda em fase inicial, consiste numa investigação, qualitativa e crítica, através de pesquisa bibliográfica, sobre o modo como são manifestadas as linguagens lúdicas e artísticas na formação cultural dos personagens nos romances de èrico Veríssimo. Apóia-se na teoria crítica da educação, sobretudo no conceito dorniano de formação cultural...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Juliana Cristina Bomfim - Integrante / Angélica Pall Oriani - Integrante / Sandra Helena Ecouto de Carvalho - Coordenador.
2005 - 2005
Processos formativos pela via da narrativa - potencializando a ação e condição dos sujeitos em formação docente inicial e continuada.
Descrição: Dando continuidade ao desenvolvimento do projeto de pesquisa apresentado pela professora Rosane Michelli de Castro, como parte integrante do Plano Global de Atividades para o Estágio Probatório (2005-2008), no ano de 2006 participaram da execução deste projeto professores de escola pública parceira de Marília/SP (educação infantil e ensino fundamental) e professores em formação inicial do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia e Ciências UNESP/Câmpus de Marília. Conforme previsto no cronograma de atividades para o ano de 2006, foram coletadas e transcritas as narrativas professoras da educação infantil e do ensino fundamental. Entretanto, tendo em vista que a parceria para o desenvolvimento da pesquisa foi firmada diretamente com a escola e não com cada um dos professores, houve resistência por parte de alguns deles em ceder as entrevistas. Sendo assim, e considerando-se que um dos critérios para a seleção dos sujeitos da pesquisa era o interesse pessoal de cada professor em aperfeiçoar a sua prática, participaram dessa fase da pesquisa cinco (05) professoras do ensino fundamental e apenas uma (01) professora da escola de educação infantil. Considerando que a expectativa era a de participação de, pelo menos, dez (10) professoras da educação infantil e cinco (05) da educação infantil, houve tempo hábil para que se avançasse, mesmo que preliminarmente, para a fase seguinte, prevista para ser desenvolvida durante o ano de 2007, de levantamento dos pontos-chave e sistematização teórico-prática. No ano de 2007 foi possível finalizar a fase de coleta das demais narrativas previstas (mais 09 narrativas), bem como a fase de transcrição de todas elas. Com isso, as discussões acerca das temáticas identificadas nos relatos dos professores entrevistados possibiltaram a sistematização de um corpo de texto monográfico com os resultados obtidos com o projeto, a ser finalizado no ano de 2008..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Juliana Cristina Bomfim - Integrante / Rosane Michelli de Castro - Coordenador / Leilane Karina Lacerda Rodrigues - Integrante / Giovano Alves Pereira - Integrante.


Projetos de extensão


2008 - 2008
O lúdico através da linguagem artístico-visual cotidiana de professoras, acadêmicos de Pedagogia e estudantes de séries iniciais e sua re-significação em sala de aula
Descrição: Este projeto teve por objetivos resgatar o histórico lúdico-cultural de professoras e estudantes de educação infantil e articular o histórico lúdico-cultural destes/as à pratica educativa em sala de aula. Para isso, estamos realizando oficinas periódicas com cada uma das turmas de educação infantil e suas respectivas professoras onde oferecemos práticas educativas, de acordo com os interesses e necessidades locais respeitando a triangulação "cultura popular, cultura erudita e indústria cultural" e expondo sistematicamente, os resultados aos participantes por meio de palestras ou mostras plásticas. Assim, por meio dos estudos dos referenciais teóricos, especialmente de Adorno sobre formação cultural, e da narratividade dos discursos lúdicos e artísticos dos sujeitos da pesquisa, observado como ocorre a familiarização artístico-visual destes e, simultaneamente, a reabilitação do lúdico em suas vidas pessoais e profissionais. Reabilitação possível e necessária na escola atual..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Juliana Cristina Bomfim - Integrante / Angélica Pall Oriani - Integrante / Sandra Helena Ecouto de Carvalho - Coordenador.Financiador(es): Pró Reitoria de Graduação- Núcleo de Ensino - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 11
2007 - 2007
Projeto Brinquedoteca
Descrição: Projeto desenvolvido junto ao Núcleo de Ensino da FFC/UNESP-Marília desde 2007. Durante este primeiro ano o projeto foi contemplado com recursos financeiros, para combustível e com uma (01) bolsa. As ações desenvolvidas foram as seguintes: estudos acerca do quadro teórico de referência centrado nas concepções de pesquisadores da Teoria Histórico-Cultural; início das atividades de extensão aos professores públicos da Ed. infantil e do Ensino Fundamental, das redes municipais e estaduais, de estudos acerca de bibliografia referente a importância do brincar para os processos de desenvolvimento e de aprendizagem da criança..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2006 - 2006
Formação inicial/continuada na construção de novas práticas pedagógicas
Descrição: Projeto desenvolvido entre março e outubro de 2006, com a participação de uma (01) aluna do 3º ano de Pedagogia (Bolsista junto ao Núcleo de Ensino da FFC-Unesp/Marília) e de três (03) alunas (uma do 1º ano e mais duas do 2º ano) de Pedagogia (Bolsistas BAAE). Nesse projeto, sub-projeto de um maior apresentado pela Pofessora Rosane Michelli de Castro, como parte integrante do Plano Global de Atividades para o Estágio Probatório (2005-2008), centrou-se atenção na investigação dos elementos do processo ensino-aprendizagem que são pontos de partida para análise da ação docente e pontos de retorno para constante sistematização: dimensão cognitiva, sócio-econômica, afetiva e cultural dos alunos; condições de vida e de trabalho, formação e práticas dos professores; escolha de atividades de ensino diferenciadas e técnicas variadas; relação educador/educando: disciplina e indisciplina; planejamento e avaliação do ensino e da aprendizagem: as várias etapas. Também nesse projeto, devido às resistências de cessão de narrativas por parte dos professores da escola estadual de ensino Fundamental ?Prof. Antônio Gomes de Oliveira? da cidade de Marília-SP, optou-se por redefinir um novo conjunto de professores de educação infantil e do ensino fundamental. Assim, participaram da pesquisa cinco (05) professores da EMEIEF ?Chico Xavier? e uma (01) professora do CCI da UNESP...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Juliana Cristina Bomfim - Integrante / Rosane Michelli de Castro - Coordenador / Jaqueline Alzira dos Santos - Integrante / Jocelaine Alves da Paz - Integrante / Maria de Fátima Silva - Integrante.
Número de produções C, T & A: 6
2005 - 2005
Projeto de extensão universitária em continuidade junto à Pró-reitoria de Extensão da Unesp
Descrição: O presente projeto, por ter sido também apresentado como projeto de pesquisa, como parte integrante do Plano Global de Atividades da professora Rosane Michelli de Castro, para o Estágio Probatório (2005-2008), foi desenvolvido em todo o ano de 2006 com a participação de professores de escola pública parceira de Marília/SP (educação infantil e ensino fundamental) e professores em formação inicial do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia e Ciências UNESP/Câmpus de Marília. Foram coletadas e transcritas as narrativas professoras da educação infantil e do ensino fundamental. Entretanto, voltado, inicialmente, para o atendimento aos professores atuantes na escola pública de ensino fundamental da cidade de Marília-SP Prof. Antônio Gomes de Oliveira , tal projeto acabou atendendo diretamente cinco (05) professoras do ensino fundamental Chico Xavier e apenas uma (01) professora da educação infantil do CCI da Unesp/Marília-SP. As referidas mudanças ocorreram devido às dificuldades apontadas pela PROEX de disponibilizar bolsas para alunos-pesquisadores e recursos financeiros para a sua exequilibidade da maneira como havia sido proposto. No ano de 2007, após aprovada a renovação, e tendo sido avaliado pela PROEX como muito bom, com a concessão de 02 bolsas de iniciação científica, foi possível terminar toda a fase de coleta e transcrição das narrativas, totalizando 15 narrativas, o que é suficiente para que seja, no ano de 2008, alcançado todos objetivos propostos com o projeto. Finalmente, cabe ressaltar que o grupo dos sujeitos em formação inicial privilegiado foi constituído pelos seguintes alunos (as) e professoras do curso de Pedagogia da FFC-Unesp/Marília: duas (02) alunas do 3º ano de Pedagogia (bolsistas BAAE), duas (02) alunas bolsistas PROEX do 4º ano, um (01) aluno voluntário e uma (01) aluna do 4º ano, sendo bolsista junto ao Núcleo de Ensino da FFC-Unesp/Marília...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2004 - 2005
Análise de algumas relações entre cardinalidade, contagem e numerais
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Juliana Cristina Bomfim - Integrante / Aline Pereira Ramirez - Integrante / Gislaine Cristina Bonalumi - Integrante / Paulo Sérgio Teixeira do Prado - Coordenador / Elaine Cristina Pereira Carvalho - Integrante.Financiador(es): Pró Reitoria de Graduação- Núcleo de Ensino - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 8


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO ESPECIAL.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores, EAD..
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores, Presencial.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BOMFIM, J. C.2009BOMFIM, J. C.. UMA LEITURA DE O PATINHO FEIO, DE PEDRO BANDEIRA. Revista de Iniciação Científica da FFC, v. 9, p. 186-199, 2009.

2.
BOMFIM, J. C.2008 BOMFIM, J. C.. CONCEPÇÕES DO BRINCAR E SUA RELEVÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista de Iniciação Científica da FFC, v. 8, p. 223-238, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
CASTRO, de R. M. ; BOMFIM, J. C. ; PERERIA, E.F. ; BIGHETI, J.G. ; OLIVEIRA, C.V. ; GONCALVES, A. A. ; SILVA, A. P. ; SANTOS, D. F. ; CUNHA, M. G. . O Projeto ?Brinquedoteca? e a Formação de Professores: Práticas e Aportes Teóricos. In: Sheila Zambello de Pinho; José Brás Barreto de Oliveira. (Org.). Núcleos de Ensino da Unesp [recurso eletrônico] : artigos dos dos projetos realizados em 2008. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica : Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Graduação, 2011, v. , p. 1-1051.

2.
BOMFIM, J. C.; CASTRO, de R. M. . Formação inical/continuada na construção de novas práticas pedagógicas. In: Sheila Zambello de Pinho; José Roberto Corrêa Saglietti. (Org.). Livro eletrônico dos núcleos de ensino. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2008, v. , p. 637-652.

3.
BOMFIM, J. C.; AMARAL, I. P. ; CARVALHO, S. H. E. ; SILVA, Rosilaine Cristina . CONCEPÇÕES DE ÓCIO AO LONGO DO PROCESSO HISTÓRICO E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO. Núcleos de Ensino da Unesp 21 anos. : , 2008, v. , p. -.

4.
BOMFIM, J. C.; PRADO, P. S. T. ; BONALUMI, G. C. ; RAMIREZ, A. P. ; CARVALHO, E. C. P. . Educação matemática/Contagem e equiparação de conjuntos:um estudo correlacional. In: Sheila Zambello de Pinho; José Roberto Corrêa Saglietti. (Org.). Núcleos de Ensino da Unesp - Publicação 2006. São Paulo: Editora Unesp, 2006, v. 3, p. 348-372.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BOMFIM, J. C.; CAPELLINI, V. L. M. F. ; MAIA, A. C. B. ; CAMMAROSANO, M. A. ; PLETI, T. V. . ENSINO DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ESTUDANTES SURDOS: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES CURSISTAS. In: Congresso Brasileiro de Educação - 'Pesquisa e Formação de Professores: políticas e programas', 2015, Bauru. ANAIS do V CBE. Bauru: FC/UNESP - Bauru, 2015.

2.
BOMFIM, J. C.. El papel del juego en pre-historia de la adquisícion del lenguaje escrito en pre-escolares. In: Pedagogía 2011 Encuentro por la unidad de los educadores, 2011, Havana. Memorias. Havana, 2011. p. 1-20.

3.
BOMFIM, J. C.. O JOGO COMO FONTE DE HUMANIZAÇÃO. In: ANPED SUL 2010 Formação, Ética e Políticas: Qual pesquisa? Qual educação?, 2010, Londrina. Anais do VIIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul Anped Sul, 2010. p. 1-15.

4.
BOMFIM, J. C.. O PAPEL PRIMORDIAL DO JOGO NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ESCRITA NA CRIANÇA EM IDADE PRÉ-ESCOLAR. In: XII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação, 2010, Marília. Anais do XII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação, 2010. p. 1-11.

5.
BOMFIM, J. C.. JOGO: TEORIA GERAL, GÊNESE E DESENVOLVIMENTO. In: 9ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília-ensino e aprendizagem como processo humanizadores: propostas da teoria histórico-cultural para a educação básica, 2010, Marília. 9ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
AMORIM, T. C. P. ; BOMFIM, J. C. . DIFERENTES ABORDAGENS SENSORIAIS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM E SEM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: VI Simpósio de Educaçaõ Inclusiva e adaptações IV Simpósio Internacioanl de Educação a Distância, 2017, Presidente Prudente. Anais do VI Simpósio de Educaçaõ Inclusiva e adaptações IV Simpósio Internacioanl de Educação a Distância, 2017.

2.
BOMFIM, J. C.; CARVALHO, S. H. E. ; ORIANI, A. P. ; AMARAL, I. P. . Viagens de estudo como formação cultural. In: 7ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília-Teoria Histórico-Cultural: objetivações contemporâneas para o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento humano, 2008, Marília. 7ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília-Teoria Histórico-Cultural: objetivações contemporâneas para o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento humano, 2008.

3.
BOMFIM, J. C.; CORDEIRO, A. P. . O que é brincar? Concepções e práticas pedagógicas de professores atuantes na educação infantil: contribuições da Teoria Histórico-Cultural. In: 7ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília-Teoria Histórico-Cultural: objetivações contemporâneas para o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento humano, 2008, Marília. 7ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília-Teoria Histórico-Cultural: objetivações contemporâneas para o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento humano, 2008.

4.
BOMFIM, J. C.; AMARAL, I. P. ; CARVALHO, S. H. E. ; ORIANI, A. P. . Ócio, Educação e Sociedade: prazer, diversão e desenvolvimento. In: 7ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília-Teoria Histórico-Cultural: objetivações contemporâneas para o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento humano, 2008, Marília. 7ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília-Teoria Histórico-Cultural: objetivações contemporâneas para o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento humano, 2008.

5.
BOMFIM, J. C.; AMARAL, I. P. ; CARVALHO, S. H. E. ; ORIANI, A. P. . Oficinas como prática pedagógica. In: 7ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília:-Teoria Histórico-Cultural: objetivações contemporâneas para o esino d, a aprendizagem e o desenvolvimento humano, 2008, Marília. 7ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2008.

6.
BOMFIM, J. C.; AMARAL, I. P. ; CARVALHO, S. H. E. ; SILVA, Rosilaine Cristina . CONCEPÇÕES DE ÓCIO AO LONGO DO PROCESSO HISTÓRIO E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO. In: Núcleos de Ensino da UNESP 21 ANOS, 2008, ÁGUAS DE LINDÓIA. Núcleos de Ensino da UNESP 21 ANOS, 2008.

7.
BOMFIM, J. C.; AMARAL, I. P. ; ORIANI, A. P. ; CARVALHO, S. H. E. . Ócio Educação e sociedade: da Grécia aos dias atuais. In: XX CIC da UNESP - Área de Humanas, 2008, São José dos Campos. ANAIS XX Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2008. p. 1-4.

8.
BOMFIM, J. C.; CORDEIRO, A. P. . Identificando concepções e práticas pedagógicas referentes ao lúdico na educação de crianças entre zero e seis anos. In: XIX Congresso de Iiciação Científica da Unesp, 2007, Araraquara. XIX Congresso de Iniciação Científica Unesp. São Paulo: CGB/Prope UNESP, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BOMFIM, J. C.. Como professores da Educação Infantil concebem o Brincar? Contribuições da Teoria Histórico-Cultural. In: XVII Jornadas de Jóvenes Investigadores, Univerdidad, Conocimiento y Desarrollo Regional, 2009, Concórdia. Resumenes-XVII Jornadas de Jóvenes Investigadores, Univerdidad, Conocimiento y Desarrollo Regional. Concépcion del Uruguay: EDUNER, 2009. p. 106-106.

2.
BOMFIM, J. C.; ORIANI, A. P. ; CARVALHO, S. H. E. ; AMARAL, I. P. . ÓCIO E EDUCAÇÃO: DA GRÉCIA ATÉ OS NOSSOS DIAS.. In: Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2008, São Carlos. Anais de Eventos da UFSCar, 2008. v. 4. p. 871.

3.
BOMFIM, J. C.; ORIANI, A. P. ; CARVALHO, S. H. E. ; AMARAL, I. P. . VIAGENS DE ESTUDO COMO FORMAÇÃO CULTURAL. In: Congresso de Iniciação Científica, 2008, São Carlos. Anais de Eventos da UFSCar, 2008. v. 4. p. 900.

4.
BOMFIM, J. C.; AMARAL, I. P. ; ORIANI, A. P. ; CARVALHO, S. H. E. . OFICINAS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EMANCIPATÓRIA.. In: Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2008, São Carlos. Anais de Eventos da UFSCar, 2008. v. 4. p. 886.

5.
BOMFIM, J. C.; CORDEIRO, A. P. . Identificando concepções e práticas pedagógicas referentes ao lúdico na educação de crianças entre zero e seis anos. In: 7ª Jornada Científica da UFSCar, 2007, São Carlos. Anais de eventos da UFSCar, 2007. v. 3. p. 757.

6.
BOMFIM, J. C.; CASTRO, de R. M. . O projeto. In: VI Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - Marx, Gramsci e Vigotski, 2007, Marília. Cadernos de resumos, 2007. p. 125-126.

7.
BOMFIM, J. C.; CASTRO, de R. M. . Formação inicial/continuada na construção de novas práticas pedagógicas. In: V Jornada do núcleo de ensino de Marília, 2006, Marília. Caderno de resumos. Marília: Saepe, 2006. p. 55.

8.
BOMFIM, J. C.; CASTRO, de R. M. . A construção de novas práticas pedagógicas pela via da narrativa: potencializando a ação dos sujeitos em formação docente inicial e continuada. In: XI Jornada Pedagógica-, 2006, Marília. Caderno de resumos. Marília: Saepe, 2006. p. 66.

9.
BOMFIM, J. C.; CASTRO, de R. M. ; RODRIGUES, L. K. L. . O lúdico como recurso pedagógico em EJA. In: IV Encontro do PEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos) (Re) Leitura de Paulo Freire, 2006, Marília. Resumos, 2006. p. 22-23.

10.
BOMFIM, J. C.; RAMIREZ, A. P. ; CARVALHO, E. C. P. ; BONALUMI, G. C. . Contagem e equiparação de conjuntos: um estudo correlacional.. In: IV Jornada do Núcleo de Ensino de Marília: Releitura de Marx para a Educação Atual, 2005, Marília. Caderno de resumos. Marília: Saepe, 2005. p. 53-54.

11.
BOMFIM, J. C.; RAMIREZ, A. P. ; CARVALHO, E. C. P. ; BONALUMI, G. C. . Como futuros educadores concebem a aprendizagem do conceito de número. In: IV Jornada do Núcleo de Ensino de Marília: Releitura de Marx para a Educação Atual, 2005, Marília. caderno de resumos. Marília: Saepe, 2005. p. 52-53.

12.
BOMFIM, J. C.; RAMIREZ, A. P. ; CARVALHO, E. C. P. ; BONALUMI, G. C. . Números, relações numéricas e algumas contribuições. In: III Jornada do Núcleo de Ensino de Marília: a teoria histórico-cultural e a produção do conhecimento, 2004, Marília. Caderno de resumos. Marília: Saepe, 2004. p. 77.

13.
BOMFIM, J. C.; RAMIREZ, A. P. ; BONALUMI, G. C. ; CARVALHO, E. C. P. . Estudo de algumas relações numéricas. In: XI Jornada de iniciação científica do câmpus de Marília, 2004, Marília. Resumos aceitos, 2004.

Artigos aceitos para publicação
1.
BOMFIM, J. C.; CASTRO, de R. M. . Formação inicial/continuada na construção de novas práticas pedagógicas.. Childhood & Philosophy, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
BOMFIM, J. C.; CAMMAROSANO, M. A. ; PLETI, T. V. ; MAIA, A. C. B. ; CAPELLINI, V. L. M. F. . ENSINO DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ESTUDANTES SURDOS: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES CURSISTAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BOMFIM, J. C.. El papel del juego en pre-historia de la adquisición del lenguaje escrito en pre-escolares. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BOMFIM, J. C.. O jogo e a pré-história do desenvolvimento da linguagem escrita. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BOMFIM, J. C.. O JOGO COMO FONTE DE HUMANIZAÇÃO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BOMFIM, J. C.. JOGO: TEORIA GERAL, GÊNESE E DESENVOLVIMENTO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BOMFIM, J. C.. O PAPEL PRIMORDIAL DO JOGO NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ESCRITA NA CRIANÇA EM IDADE PRÉ-ESCOLAR. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
BOMFIM, J. C.. Como professores da Educação Infantil concebem o Brincar? Contribuições da Teoria Histórico-Cultural. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BOMFIM, J. C.; AMARAL, I. P. ; CARVALHO, S. H. E. ; ORIANI, A. P. . Oficinas como prática pedagógica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BOMFIM, J. C.; AMARAL, I. P. ; CARVALHO, S. H. E. ; ORIANI, A. P. . Ócio, educação e sociedade: prazer, diversão e desevolvimento. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BOMFIM, J. C.; CORDEIRO, A. P. . O que é brincar?Concepções e práticas pedagógicas de professores atuantes na educação infantil: contribuições da Teoria Histórico-Cultural. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BOMFIM, J. C.; CARVALHO, S. H. E. ; ORIANI, A. P. ; AMARAL, I. P. . ÓCIO E EDUCAÇÃO: DA GRÉCIA ATÉ OS NOSSOS DIAS.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BOMFIM, J. C.; AMARAL, I. P. ; ORIANI, A. P. ; CARVALHO, S. H. E. . VIAGENS DE ESTUDO COMO FORMAÇÃO CULTURAL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BOMFIM, J. C.; ORIANI, A. P. ; AMARAL, I. P. ; CARVALHO, S. H. E. . OFICINAS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EMANCIPATÓRIA.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
BOMFIM, J. C.. CONCEPÇÕES DE ÓCIO AO LONGO DO PROCESSO HISTÓRICO E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
BOMFIM, J. C.; AMARAL, I. P. ; ORIANI, A. P. ; CARVALHO, S. H. E. . ÓCIO, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: DA GRÉCIA AOS DIAS ATUAIS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
BOMFIM, J. C.; CORDEIRO, A. P. . Identificando concepções e práticas pedagógicas referentes ao lúdico na educação de crianças entre zero e seis anos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
BOMFIM, J. C.; CORDEIRO, A. P. . IDENTIFICANDO CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REFERENTES AO LÚDICO NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS ENTRE ZERO E SEIS ANOS.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
BOMFIM, J. C.; CASTRO, de R. M. . O projeto Brinquedoteca da Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/MARÍLIA e a formação de professores. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
BOMFIM, J. C.; CASTRO, de R. M. . A construção de novas práticas pedagógicas pela via da narrativa: potencializando a ação dos sujeitos em formação docente inicial e continuada. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
BOMFIM, J. C.; CASTRO, de R. M. . Formação inicial/continuada na construção de novas práticas pedagógicas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
BOMFIM, J. C.; RAMIREZ, A. P. ; CARVALHO, E. C. P. ; BONALUMI, G. C. . Como futuros educadores concebem e julgam a aprendizagem do conceito de número. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
BOMFIM, J. C.; RAMIREZ, A. P. ; CARVALHO, E. C. P. ; BONALUMI, G. C. . Contagem e equiparação de conjuntos: um estudo correlacional. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
BOMFIM, J. C.; PRADO, P. S. T. ; RAMIREZ, A. P. ; CARVALHO, E. C. P. ; BONALUMI, G. C. . Números relações numéricas e algumas contribuições. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
BOMFIM, J. C.; RAMIREZ, A. P. ; BONALUMI, G. C. ; PRADO, P. S. T. . Estudo de algumas relações numéricas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BOMFIM, J. C.. O que é brincar? Concepções e práticas de professores atuantes na educação infantil: Contribuições da Teoria Histórico-Cultural 2008 (Monografia).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Brasileiro de Educação - "Pesquisa e Formação de Professores: políticas e programas". ENSINO DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ESTUDANTES SURDOS: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES CURSISTAS. 2015. (Congresso).

2.
6º Ciclo de palestras: Educação Especial no Brasil. 2014. (Outra).

3.
10ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília. 2011. (Outra).

4.
Pedagogía 2011 Encuentro por la unidad de los educadores.El papel del juego en pre-historia de la adquisición del lenguaje escrito en pre-escolares. 2011. (Outra).

5.
9ª Jornada Do Núcleo de Ensino de Marília - Ensino e aprensizagem como processos humanizadores: porpostas da Teoria Histórico-Cultural para a educação básica. 2010. (Outra).

6.
Contribuições de uma estética Marxista para o ensino de língua e literatura na educação básica. 2010. (Outra).

7.
Palestra Internacional "A literatura infantil em Portugal". 2010. (Outra).

8.
Seminário Internacional sobre a História do Ensino de Leitura e Escrita. 2010. (Seminário).

9.
VIIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL.O JOGO COMO FONTE DE HUMANIZAÇÃO. 2010. (Encontro).

10.
XVII Jornadas de Jóvenes Investigaores, Universidad, Conocimiento e desarrollo regional, de la AUGM.Como professores de Educação Infantil concebem o brincar? Contribuições da Teoria Histórico-Culrutal. 2009. (Outra).

11.
7ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília-Teoria Histórico-Cultural: objetivações contemporâneas para o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento humano. 2008. (Outra).

12.
Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Ócio e Sociedade: da Grécia aaté os nossos dias. 2008. (Congresso).

13.
ENCONTRO DOS NÚCLEOS DE ENSINO DA UNESP-21ANOS.Concepções de ócio ao longo do processo histórcio e sua relaçao com a educação. 2008. (Encontro).

14.
mini-curso: Diferentes linguagens nas atividades literárias: criando espaços para apropriações e objetivações. 2008. (Outra).

15.
Mini-curso: Significado e sentido no ensino de língua materna para as séries inicias do ensino fundamental. 2008. (Outra).

16.
XX Congresso de Inicação Científica da UNESP-Área de Humanas. Ócio, Educação e Sociedade: da Grécia ao dias atuais. 2008. (Congresso).

17.
"iNTRODUÇÃO ÀS NOVAS TÉCNICAS DE PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS. 2007. (Oficina).

18.
Mini-curso: Infância e humanização: tarfeas teóricas e prátiicas- VI Jornada do núcelo de ensino. 2007. (Outra).

19.
Mini curso: Os EUA e a nova configuração do sistema internacional. 2007. (Outra).

20.
VI Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - Marx, Gramsci e Vigotski: aproximações. 2007. (Outra).

21.
Direitos humanos na sla de aula-V Jornada do núcleo de ensino. 2006. (Oficina).

22.
Do texto ao contexto-IV Encontro do PEJA. 2006. (Oficina).

23.
Formação do professor para atuar na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental. 2006. (Outra).

24.
I Simpósio internacional em "Educação e Filosofia": perspectivas contemporâneas da Filosofia da Educação. 2006. (Simpósio).

25.
IV Encontro do PEJA- (Re) leituras de Paulo Freire. 2006. (Encontro).

26.
Mini-curso: A qualidade estética da educação. 2006. (Simpósio).

27.
O Lúdico em EJA: alegria e concentração aliadas ao conhecimento -IV Encontro do PEJA-. 2006. (Outra).

28.
V Jornada do núcleo de ensino de Marília- escola d(e) Gramsci. 2006. (Outra).

29.
XI Jornada Pedagógica- Diretrizes curriculares nacionais para o curso de pedagogia. 2006. (Outra).

30.
Comunicação corporal-IV Jornada do Núcleo de Ensino. 2005. (Oficina).

31.
IV Jornada do Núcleo de Ensino de Marília-Releitura de Marx para a educação atual. 2005. (Outra).

32.
XV Ciclo de debates Zilda Feres. 2005. (Outra).

33.
XXVIII JORNADA DE FILOSOFIA E TEORIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS: TEORIA CRÍTICA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO. 2005. (Outra).

34.
III Jornada do Núcleo de Ensino de Marília-Confronto:: o racismo no cotidiano da sala de aula. 2004. (Oficina).

35.
III Jornada do Núcleo de ensino de Marília-Teoria Histórico -Cultural e a produção do conhecimento & II encontro de crianças e adolescentes com a cidade. 2004. (Oficina).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Fernanda Bernardo Vieira de Araújo. Histórias da Literatura Infantil : Análise da compreensão de um estudante com impkante coclear. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ed. Especial com ênfase em Deficiência Auditiva/Surdez) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Juliana Cristina Bomfim.

2.
Kelly de Oliveira Fontenele Aquino. O Pei como instrumento primordial na inclusão do estudante com D.A./Surdez. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ed. Especial com ênfase em Deficiência Auditiva/Surdez) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Juliana Cristina Bomfim.

3.
Letícia Augusta Arakaki. A inclusão da criança com Deficiência Auditva/Surdez em um centro de educação infantil do município de São Paulo. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ed. Especial com ênfase em Deficiência Auditiva/Surdez) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Juliana Cristina Bomfim.

4.
Marlei Cristina da Silva Prado. Inclusão na Educação infantil: a concepção de professores da escola regular sobre a inclusão de estudantes com Deficiência Auditiva/Surdez. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ed. Especial com ênfase em Deficiência Auditiva/Surdez) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Juliana Cristina Bomfim.

5.
Nidia Licia D'Angelo Almeida. Formação de professores: o uso das Tecnologias digitais da informação e comunicação no contexto escolar para estudantes surdos. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ed. Especial com ênfase em Deficiência Auditiva/Surdez) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Juliana Cristina Bomfim.

6.
Raquel Leite Rodrigues de Oliveira. O ensino colaborativo e a inclusão dos estudantes com Deficiência Auditva/Surdez na visão dos professores no ensino fundamental. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ed. Especial com ênfase em Deficiência Auditiva/Surdez) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Juliana Cristina Bomfim.

7.
Rosemeire Olinda Gonçalves Belchior. Aproximação da fam´´ilia na escola para o sucesso na aprendizagem do estudante com Deficiência Auditiva/Surdez. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ed. Especial com ênfase em Deficiência Auditiva/Surdez) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Juliana Cristina Bomfim.

8.
Tamiris Naibi de Castro Santos. Os papéis do professor/instrutor surdo em uma escola Polo Bilíngue. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ed. Especial com ênfase em Deficiência Auditiva/Surdez) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Juliana Cristina Bomfim.

9.
Thiesa Múrias Lima. A inclusão do estudante com Deficiência Auditva/Surdez pelo olhar do professor no ensino regular. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ed. Especial com ênfase em Deficiência Auditiva/Surdez) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Juliana Cristina Bomfim.

10.
Thalita Cristina Prudnecio de amorim. As diferentes abordagens sensoriais no desenvolvimento da criança com e sem deficiência autivia na educação infantil. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ed. Especial com ênfase em Deficiência Auditiva/Surdez) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Juliana Cristina Bomfim.



Outras informações relevantes


Bolsista IFP - Programa Internacional de Bolsas de Pós-graduação da Fundação FORD - Fundação Carlos Chagas coordenação no Brasil -seleção 2009. Realização de período mestrado sanduíche (5 meses) na Universidade de Évora (Orientadora: Maria Assunção Folque).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 12:06:09