Lucielen Porfirio

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3364822682052612
  • Última atualização do currículo em 08/06/2017


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2000) e também graduação em Letras pela Universidade Pan Americana (2009). Cursou mestrado em Letras - Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2006) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Bahia - UFBA - programa DINTER - UFBA/ UNIOESTE (2013). Atualmente atua como professora e Adjunto 1 na Universidade Federal da Bahia - Departamento de Letras Germânicas. desenvolve projetos de pesquisa na área de ensino-aprendizagem de língua estrangeira, formação de professores e Inglês como Língua Franca. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lucielen Porfirio
Nome em citações bibliográficas
PORFIRIO, Lucielen

Endereço


Endereço Profissional
DEDC II- COLEGIADO DE LETRAS - INGLÊS.
AC Alagoinhas Rodovia Alaoginhas Salvador BR 110 km 03
Centro
48010970 - Alagoinhas, BA - Brasil
Telefone: (75) 34221536
URL da Homepage: http://www. unioeste.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Doutorado em Letras.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: A COMPETENCIA COMUNICATIVA E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS TEXTUAIS: A FUNÇÃO DA PALAVRA-CHAVE, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Serafina Maria Simas Pereira de Souza Pondé.
Coorientador: Denise Zoghbi.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2004 - 2005
Mestrado em Letras -Linguagem e Sociedade.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: UM ESTUDO SOBRE A RELEVÂNCIA DOS PADRÕES LEXICAIS PARA A INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS POR MEIO DA EXTRAÇÃO DE INFORMAÇÃO,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Jorge Bidarra.
Palavras-chave: Padrões lexicais; Linguistica de corpus; Extração de informação; Colocação, coligação, prosódia semântica; Interpretação de textos.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Setores de atividade: Educação Superior; Educação Média de Formação Geral.
2000 - 2002
Especialização em Linguistica Aplicada Em Lingua Estrangeira.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: A ingluencia das teorias de Vigotsky e Piaget no ensino aprendizagem de lingua estrangeira.
Orientador: Rose Maria Belim Motter.
2008 - 2010
Graduação em Letras Portugues Ingles.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel, UNIPAN/FACIAP, Brasil.
1997 - 2000
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
1990 - 1996
Ensino Médio (2º grau).
Colegio Nossa Senhora Auxiliadora, COLEGIO AUXILIAD, Brasil.
1985 - 1990
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Sagrada Familia, ESCOLASAGRADAFAM, Brasil.




Formação Complementar


2001 - 2001
Ingles Avançado.
The New England School Of English, NESE, Estados Unidos.
2000 - 2000
Extensão universitária em Educação E Trabalho Num Futuro Incerto.
Faculdade Assis Gurgacz, FAG, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Oficina de Leitura.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em III Encontro de Titulares.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em III Seminario de Pratica de Ensino.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Curso Dificuladades de Aprendizagem Numa Abordagem.
Clinica Integrare, CI, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Conferencia - O resgate do professor como sujeito..
Escola Centro Social Marista Marcelino Champagnat, MARISTA, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em IV Conferencia de Educação.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
1999 - 1999
Ingles Imersão.
Excellent Global Idiomas, EXCELLENT, Brasil.
1999 - 1999
Inglês.
Real Time English School, REAL TIME, Brasil.
1999 - 1999
Informatica Educacional.
Escola Centro Social Marista Marcelino Champagnat, MARISTA, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Educação E Inclusão Social.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Educar Sem Culpa.
Escola Centro Social Marista Marcelino Champagnat, MARISTA, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Auto Estima do Educador e Pedagogia da Inclusão.
Associação de Educação Catolica do Parana, AEC, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Forum Nacional de Educação Infantil e Series Inici.
Centro de Estudos e Informações Tecnicas Educacionais e Culturais, CEITEC, Brasil.
1998 - 1998
II Encontro dos Coordenadores dos Cursos de Pedago.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora do curso de Letras Inglês, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Coordenação do colegiado, Enquadramento Funcional: Coordenador do colegiado de Lingua inglesa

Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: CONVIDADO
Outras informações
PROFESSORA DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS COM INGLÊS - PARFOR


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40


Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora PDE, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora do Programa de Desenvolvimento Educacional - Módulo Sociologia da Educação

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

8/1997 - 1/1998
Estágios , Campus de Cascavel, Cascavel.

Estágio realizado
atendente.

Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel, UNIPAN/FACIAP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de estágios de licenciatura, Carga horária: 10


Real Time English School, REAL TIME, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2003
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 35

Atividades

1/1999 - 7/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ingles (niveis basico, intermediario e avançado)

Excellent Global Idiomas, EXCELLENT, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 35

Atividades

7/2003 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ingles - niveis basico, intermediario e avançado

Escola Centro Social Marista Marcelino Champagnat, MARISTA, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 25

Atividades

1/1999 - 12/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
2a. serie ensino fundamental
1/1998 - 12/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Pré-escola

Colégio Alfa - Cascavel, ALFA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Lingua Inglesa, Carga horária: 10



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
BraCE - Brasil Corpus of English
Descrição: O inglês como Língua Franca (ILF) tem sido o enfoque de inúmeras pesquisas pelo mundo (COGO; DEWEY, 2012; WIDDOWSON, 2012; SEIDLHOFER, 2001 entre outros). Nessas pesquisas, a língua inglesa é vista como ferramenta de comunicação internacional moldada pelos falantes, que, com origens linguísticas diferentes, geralmente tem o inglês como principal meio para alcançar seus objetivos em interações interacionais. Nesse sentido, pesquisas têm sido realizadas para compreender como ILF funciona (COGO; DEWEY, 2012), o que inclui: o formato dos processos de acomodação e negociação de sentidos durante a interação (HUA, 2015), as repercussões do conceito de ILF para o contexto pedagógico, de formação de professores e ensino aprendizagem de línguas (SIFAKIS, 2014; GIMENEZ; EL KADRI, 2013; CALVO; EL KADRI, 2012). Com o intuito de viabilizar várias dessas pesquisas, alguns corpora têm sido gerados por pesquisadores em diferentes universidades do mundo como fonte de dados empíricos como é o caso do Vienna-Oxford International Corpus of English (VOICE) (SEIDLHOFER, 2008) e do English as a Lingua Franca in Academic Settings (ELFA) (MAURNANEN, 2009). No Brasil, poucos ou raros estudos foram feitos até o momento baseados em corpora que possam servir como fontes empíricas para as interações locais produzidas em inglês. Alguns pesquisadores já desenvolvem estudos em ILF em nosso território (SIQUEIRA, 2010; GIMENEZ; SIQUEIRA, 2013; SIQUEIRA; SOUZA DA SILVA, 2014), mas, na maioria das vezes, a preocupação principal reside na implicação do conceito de ILF para o contexto da sala de aula de línguas ou na formação de professores (GIMENEZ; CALVO; EL KADRI, 2011). Como uma fonte de dados rica, um corpus de caráter etnolinguístico, disponibilizaria aos pesquisados interessados uma gama de possibilidades para desenvolver pesquisas empíricas em ILF a partir de perspectivas teóricas variadas. Nesse sentido, o objetivo desse projeto é possibilitar a geração de um corpus, que será chamado de BraCE ? Brazil Corpus of English. De forma mais específica, a ideia é que a construção de um banco de dados que: i) possibilite aos pesquisadores ampliar o enfoque das pesquisas em ILF no Brasil para que incluam estudos sociolinguísticos, interculturais e translíngues; ii) motive o diálogo com outros pesquisadores de outras universidades do Brasil e do mundo que estejam interessados em ILF para explorar o multilinguismo dos dados; iii) disponibilize dados empíricos sobre as interações em língua inglesa produzidas no contexto de Salvador, Bahia, Brasil. Para geração do BraCE, nosso grupo de pesquisa entrará em contato com agências e organizações de de turismo em Salvador, considerando que esse é um contexto abundante em interações autênticas em língua inglesa na cidade, e acompanhará, mediante o consentimento dos participantes, visitas a locais turísticos e atendimento aos turistas estrangeiros, gravando as interações em áudio. Após as gravações, os dados serão organizados e disponibilizados para pesquisas futuras. O principal resultado pretendido para esse projeto é a colocação do Brasil, mediante pesquisas desenvolvidas na Universidade Federal da Bahia, como um dos países pioneiros na geração de corpus em ILF e, ainda, possibilitar a parceria e o diálogo científico com outras instituições federais e internacionais. Além disso, um resultado concreto será a criação de um site que será disponibilizado para pesquisadores do Brasil e de outros países como fonte de dados das interações produzidas em nosso território, chamando a atenção para as pesquisas locais feitas na UFBA com relação ao ILF..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Lucielen Porfirio - Coordenador.
2012 - Atual
Inglês como língua franca: crítica, atitude e identidade
Descrição: O objetivo geral do projeto é criar um núcleo de estudos, investigação e produção de conhecimento, ancorando-se em análises profundas do processo de expansão e consolidação do inglês como língua franca da atualidade e suas implicações político-pedagógicas para o nosso contexto de ensino e aprendizagem. A partir de um sólido levantamento bibliográfico, almeja-se, dentre outras coisas, a compreensão de como o inglês tem se desenvolvido mundo afora e de que forma sua expansão nos afeta na posição de formadores de futuros docentes de língua inglesa, visando à configuração de um arcabouço teórico que forneça subsídios para o lançamento de propostas de educação docente e pedagogias locais baseadas na atual condição de se ensinar uma língua franca em países como o Brasil. Com seus estudos críticos sobre e para o tema geral, ILF, o grupo pretende ainda contribuir para a discussão e avaliação curriculares a respeito da formação de futuros professores de ILF, a implementação de projetos de avaliação de materiais instrucionais de língua inglesa existentes, a produção de materiais alternativos, interculturalmente sensíveis, desprovidos de posturas hegemônicas e/ou motivações etnocêntricas, assim como para a consolidação de intercâmbios com outros centros de pesquisa focados em áreas afins em um espaço acadêmico de constante reflexão...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (7) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Lucielen Porfirio - Integrante / Domingos Sávio Pimentel Siqueira - Coordenador.
2012 - Atual
O desenvolvimento da interculturalidade por meio de atividades de letramento em língua estrangeira ? letramento intercultural
Descrição: O projeto visa desenvolver atividades de leitura dentro de uma proposta de interculturalidade, propondo discussões sobre os mais variados gêneros de texto em língua inglesa. O objetivo principal é orientar os estudantes-professores a compreenderem o processo de leitura/letramento em língua inglesa como língua estrangeira..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Lucielen Porfirio - Coordenador.


Projetos de extensão


2015 - 2015
Inglês como Língua Franca e Interculturalidade - Uma interface entre teoria e prática
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Lucielen Porfirio - Coordenador.
2014 - Atual
A promoção de atividades interculturais no ensino de língua estrangeira da Universidade do Estado da Bahia
Descrição: O Projeto de Extensão A promoção de atividades interculturais no ensino de língua estrangeira da Universidade do Estado da Bahia pretende realizar atividades que promovam o desenvolvimento de aspectos interculturais no ensino aprendizagem de inglês como língua estrangeira, levando os graduandos a uma formação docente que promova o desenvolvimento das diferentes habilidades na língua alvo. Propõe-se a realização de atividades com diferentes gêneros textuais, nas quais seja possível utilizar a língua alvo para promover discussões, debates, reflexões acerca dos mais diversos temas contribuindo para a formação docente e cidadã dos graduandos de língua estrangeira da UNEB Campus II. O projeto será realizado atendendo minimamente duas etapas: a) A proposição pela docente responsável de atividades que promovam reflexões e atitudes interculturais no uso do inglês como língua estrangeira; b) A realização pelos graduandos de atividades preparadas por eles em que possam perceber aspectos interculturais e (re)pensar suas futuras práticas como docentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Lucielen Porfirio - Coordenador.
2008 - 2008
Imersão em Língua Estrangeira
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2000 - 2000
Alfabetização dos servidores publicos
Descrição: Projeto de pesquisa e extensão orientado e coordenado pelas professoras Ireni Marilene Zago Figueiredo, Isaura Monica Souza Zanardini e Tânia Maria Rechia, o qual tinha por objetivo a alfabetização dos servidores publicos da Unioeste, instituição em que foi realizado o projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Lucielen Porfirio - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: REVISTA BABEL


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Inglês.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Leitura textual e interpretação.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística/Especialidade: Linguistica de Corpus.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
Professora homenageada, UEFS - Curso de formação de professores PARFOR.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PORFIRIO, Lucielen2014PORFIRIO, Lucielen. Leitura em língua estrangeira: a importância do conhecimento prévio nas aulas de compreensão textual. Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, v. 4, p. 1, 2014.

2.
PORFIRIO, Lucielen2008PORFIRIO, Lucielen; BIDARRA, Jorge . A Extração de Informação aplicada à interpretação de textos:Um estudo de caso sobre textos no domínio da gastroenterologia. Veredas (UFJF. Impresso), v. 1, p. 6, 2008.

3.
PORFIRIO, Lucielen2006PORFIRIO, Lucielen; BIDARRA, Jorge . Extração de Informação como um importante recurso para a interpretação de textos. Línguas & Letras (UNIOESTE), v. 7, p. 139-158, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PORFIRIO, Lucielen; SIQUEIRA, D. S. P. (Org.) . Colhendo frutos e partilhando saberes acerca da linguagem: diálogos entre pesquisas de um doutorado interinstitucional. 01. ed. Cascavel PR: Edunioeste, 2016. v. 01. 262p .

Capítulos de livros publicados
1.
PORFIRIO, Lucielen. A autoria de si e o emergir da língua-cultura do aprendiz de inglês: esta língua me representa?. In: Savio Siqueira e Denise Scheyerl. (Org.). Nas trilhas da Intercuturalidade: Relatos de prática e pesquisa. 1ed.Salvador - Ba: Edufba, 2016, v. 01, p. 13-317.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PORFIRIO, Lucielen. A RELAÇÃO ENTRE PALAVRAS E CONHECIMENTOS DE MUNDO NA INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS. In: III SIMELP, 2012, Macau. A formação de novas gerações de falantes do Português no mundo. Macau, China, 2012.

2.
PORFIRIO, Lucielen. A RELAÇÃO ENTRE PALAVRAS E CONHECIMENTOS DE MUNDO NA INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS. In: III SIMELP - SIMPOSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA, 2012, MACAU. III SIMELP, 2012.

3.
PORFIRIO, Lucielen. Uma proposta de descriçao e análise das relações semantico lexicais para processos de interpretaçâo textual. In: VII Congresso Internacional da Abralin, 2011, Curitiba. VII Congresso Internacional Abralin e XX Instituto, 2011.

4.
PORFIRIO, Lucielen. O LÉXICO NA INTERPRETAÇÃO TEXTUAL: A FUNÇÃO DAS PALAVRAS-CHAVE NA COMPREENSÃO DE TEXTOS. In: I Congresso Internacional de Estudos do Léxico, 2011, Salvador. I Congresso Internacional de Estudos do Léxico, 2011.

5.
PORFIRIO, Lucielen. LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO PRÉVIO NAS AULAS DE COMPREENSÃO TEXTUAL. In: III SIMELP, 2011, Macau. A formação de novas gerações de falantes do Português no mundo. Macau, China, 2012.

6.
PORFIRIO, Lucielen. A interpretação textual e letramento: a construção de sentidos para a reflexão crítica. In: XI SLA e VII SLASTRAD, 2010, Salvador. XI Seminário de Linguistica Aplicada e VII SEminário de tradução, 2010.

7.
PORFIRIO, Lucielen. Uma discussão sobre o comportamento semântico lexical de palavras chave: Estudo da expressão risco de. In: 13a Jornada REgional e 3a Jornada nacional de estudos linguisticos e literários, 2010, Marechal Cândido Rondon. 13a jornada REgional e 3a Jornada nacional de estudos linguisticos e literários, 2010.

8.
PORFIRIO, Lucielen. A interpretação de textos e a compreensão do uso das palavras: uma breve discussão para o letramento. In: II Seminário Nacional em Estudos da Linguagem: Diversidade, Ensino e Linguagem, 2010, Cascavel. II Seminário em Estudos de Linguagem: Diversidade, Ensino e Linguagem, 2010.

9.
PORFIRIO, Lucielen. A extração de informação aplicada à interpretação de textos: Um estudo de caso a partir de textos no domínio da gastroenterologia. In: I Congresso de Educação, 2007, Cascavel. I Congresso de Educação, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PORFIRIO, Lucielen. Intercultural activities in ELT: a contribution to understand ELF.. In: ELF 7 - The 7th International Conference of English as a Lingua Franca, 2014, Atenas - Grécia. ELF 7, 2014.

2.
PORFIRIO, Lucielen. Leitura em língua estrangeira: a importância do conhecimento prévio nas aulas de compreensão textual. In: III SIMELP - SIMPOSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA, 2011, MACAU. III SIMELP, 2011.

3.
PORFIRIO, Lucielen. A interpretação textual e letramento: a construção de sentidos para a reflexão crítica. In: XI Seminário Nacional de Linguística Aplicada/ VII Seminário de tradução, 2010, Salvador. XI Seminário Nacional de Linguística Aplicada/ VII Seminário de tradução, 2010.

4.
PORFIRIO, Lucielen. A interpretação de textos e a compreensão do uso das palavras: uma breve discussão para o letramento. In: II Seminário Nacional em Estudos da Linguagem: Diversidade, Ensino e Linguagem, 2010, Cascavel - PR. II Seminário Nacional em Estudos da Linguagem: Diversidade, Ensino e Linguagem, 2010.

5.
PORFIRIO, Lucielen. Uma discussão sobre o comportamento semântico lexical de Palavras-chaves: Estudo da expressão 'risco de'. In: 13 Jornada Regional e 3 Jornada Nacional de estudos Linguísticos e Literários, 2010, Marechal Candido Rondon - PR. 13 Jornada Regional e 3 Jornada Nacional de estudos Linguísticos e Literários, 2010.

6.
PORFIRIO, Lucielen. Interpretação de textos: uma análise semantico lexical aplicada ao processo de extração de informação. In: Gel 2005- Grupo de Estudos linguistico de São Paulo, 2005, São Carlos. Livro de resumos Gel - Grupo de Estudos Linguisticos, 2005. p. 261.

7.
PORFIRIO, Lucielen; BIDARRA, Jorge . Padronização lexical: um estudo descrito inicial de colocação, coligação e prosódia semântica aplicados à extração de informação automática. In: Gel - Grupo de Estudos linguistico de São Paulo, 2004, Campinas. 52o. Seminario do Gel 2004 - Programação e Resumos. Campinas: mercado de letras, 2004.

8.
PORFIRIO, Lucielen; BIDARRA, Jorge . Padronização Lexical: um estudo descritivo inicial sobre colocação, coligação e prosódia semântica aplicados à extração de informação automáticas. In: I Congresso Internacional de Estudo Filológicos e Linguisticos, 2004, Rio de janeiro. VIII Congresso Nacional de Linguistica e Filologia e I congresso internacional de Estudo filológicos e linguisticos. Rio de Janeiro: Cifefil, 2004. v. VIII. p. 9-140.

9.
PORFIRIO, Lucielen; BIDARRA, Jorge . PADRONIZAÇÃO LEXICAL: UM ESTUDO DESCRITIVO INICIAL SOBRE COLOCAÇÃO, COLIGAÇÃO E PROSÓDIA SEMÂNTICA APLICADOS À EXTRAÇÃO AUTOMÁTICA DE INFORMAÇÃO DE TEXTOS. In: VII CBLA - Congresso Brasileiro de linguistica aplicada, 2004, São Paulo, 2004.

Artigos aceitos para publicação
1.
PORFIRIO, Lucielen; SIQUEIRA, D. S. P. ; GIMENEZ, T. ; KADRI, M. E. ; CALVO, L. C. S. . Inglês como Língua Franca: Desenvolvimentos Recentes. Revista Brasileira de Linguistica Aplicada, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
PORFIRIO, Lucielen. A promoção de atividades interculturais no ensino de língua estrangeira da Universidade do Estado da Bahia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PORFIRIO, Lucielen. INTERCULTURAL ACTIVITIES IN ELT: A CONTRIBUTION TO UNDERSTAND ELF. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PORFIRIO, Lucielen. INTERCULTURAL ACTIVITIES IN ELT: A CONTRIBUTION TO UNDERSTAND ELF. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PORFIRIO, Lucielen. O desenvolvimento da interculturalidade por meio de atividade de letramento em Língua estrangeira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
PORFIRIO, Lucielen. Língua e as produções do sujeito. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
PORFIRIO, Lucielen. Qual a importância da Língua na construção das ideias?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
PORFIRIO, Lucielen. O léxico na interpretação textual: a função das palavras-chave na compreensão de textos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
PORFIRIO, Lucielen. b. ?Uma proposta de descrição e análise das relações semântico-lexicais para processos de interpretação textual?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
PORFIRIO, Lucielen. Interpretação textual e letramento: a construção de sentidos e a reflexão crítica.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
PORFIRIO, Lucielen. Encontro Multibiotec - Simpósio Internacional de Biotecnologia, 2008. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PORFIRIO, Lucielen. Tradução simultânea de evento internacional. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
PORFIRIO, Lucielen. Inglês Instrumental Preparatório para seleção de mestrado profissional de Administração. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PORFIRIO, Lucielen. Português Instrumental Preparatório para seleção de mestrado Profissional. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
PORFIRIO, Lucielen. Tópicos de Linguística Aplicada. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
PORFIRIO, Lucielen. Revista Babel. 2014. (Editoração/Periódico).

5.
BIDARRA, Jorge ; PORFIRIO, Lucielen ; Mainardes, Marllon Luiz . A utilização da ferramenta Wordsmtih tools na pesquisa linguistica. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PORFIRIO, Lucielen. Participação em banca de Juliana Souza da Silva. The Brazilian Accents of English: An international Attitude study. 2016. Dissertação (Mestrado em pós Graduação em Língua e Cultura) - Universidade Federal da Bahia.

2.
PORFIRIO, Lucielen. Participação em banca de Polyanna Castro Rocha Alves. O Ensino de Inglês como Língua desnacionalizada e a dimensão cultural: a visão de professores formadores. 2015. Dissertação (Mestrado em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

Teses de doutorado
1.
PORFIRIO, L.; PORFIRIO, Lucielen. Participação em banca de Lavínia Neves dos Santos Mattos. Por uma resiliência inclusiva na Formação de Letras: a (re)construção da identidade profissional para contextos de ensinagem. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Doutorado
1.
PORFIRIO, Lucielen. Participação em banca de Roberta Pereira Peixoto. Inglês como língua do mundo: Um olhar sobre a escola pública baiana. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

2.
PORFIRIO, Lucielen. Participação em banca de Fernando da Conceição Sodré. Concepções de cultura em The modern Family e seu uso na aula de língua inglesa: por uma abordagem intercultural. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Mestrado
1.
PORFIRIO, Lucielen. Participação em banca de Gilmar Almeida da Silva. O fazer artístico na sala de aula: dos poemas impressos aos infopoemas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em ProfLetras) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
PORFIRIO, Lucielen. Participação em banca de Diogo Oliveira do Espírito Santo. Representações culturais e material didático no processo de ensino aprendizagem de PLE. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
PORFIRIO, Lucielen; Carvalho, M. A. C.. Participação em banca de Angélica da Silva Celestino. O programa pró-egresso no contexto do discurso da ressocialização. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

2.
PORFIRIO, Lucielen; Carvalho, M. A. C.; Silva, José Otacilio. Participação em banca de Marcelo Vital dos Santos. O menor infrator na escola. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História da Educação Brasileira) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

3.
PORFIRIO, Lucielen; Cristo, Alzira Fabian; Batista, Claudinei. Participação em banca de Ciliane Aparecida Gomes. OS DESAFIOS DA ESCRITA NA ATUALIDADE. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

4.
PORFIRIO, Lucielen; Batista, Claudinei; Cristo, Alzira Fabian. Participação em banca de Tiago Limanski. A formação do leitor: sociedade e escola. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PORFIRIO, Lucielen. Participação em banca de Carine Esquivel Saturnino.A construção da identidade feminina em discursos apresentados nas revistas de grande circulação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras Vernáculas e Língua Estrangeira Moderna) - Universidade Federal da Bahia.

2.
PORFIRIO, Lucielen. Participação em banca de Lenise Montalvão.Contribuições do sociointeracionismo Vygotskyano para a aquisição de língua inglesa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Estrangeira) - Universidade Federal da Bahia.

3.
PORFIRIO, Lucielen. Participação em banca de Roberta Neile Luiz do Nascimento.O anglicismo no Português brasileiro: um fenômeno linguístico orientado por crenças diversas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

4.
PORFIRIO, Lucielen. Participação em banca de Maria Conceição Miranda Filgueiras.A história em quadrinhos como recurso de ensino/aprendizagem da língua inglesa para o desenvolvimento da habilidade da leitura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

5.
PORFIRIO, Lucielen; BASTOS, Pérola Cunha; ALMEIDA, R.. Participação em banca de Luciana Andrade Saback Orr.O ensino de lingua inglesa numa perspectiva intercultural. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

6.
PORFIRIO, Lucielen; ARAUJO, Edna Suzart; ROCHA, Arnon Alves. Participação em banca de Eliene Santos Costa.Por uma competência comunicativa de ensino e aprendizagem de língua estrangeira. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

7.
PORFIRIO, Lucielen; BASTOS, Pérola Cunha; ALMEIDA, R.. Participação em banca de Leidiane Santos de Carvalho.Atividades Lúdicas no ensino Fundamental: Um jogo para construção de vocabulário em Língua Inglesa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PORFIRIO, Lucielen. Seleção para Professor Substituto - Colegiado de Letras com habilitação em língua inglesa e literaturas. 2014. Universidade do Estado da Bahia.

Outras participações
1.
PORFIRIO, Lucielen. Banca para elaboração e aplicação de prova de proficiência em lingua estrangeira - Mestrado em crítica cultural. 2014. Universidade do Estado da Bahia.

2.
PORFIRIO, Lucielen. Banca de Elaboração de teste de Proficiência Lingua estrangeira - Programa de pós graduação em crítica cultural. 2013. Universidade do Estado da Bahia.

3.
PORFIRIO, Lucielen. Banca Examinadora dos Projetos de pesquisa da Linha Aquisição, Ensino e Aprendizagem de Línguas Mestrado. 2013. Universidade Federal da Bahia.

4.
PORFIRIO, Lucielen. Parecerista ad hoc - trabalhos submetivos à revista Eletônica BABEL - REvista eletrônica de Línguas e literaturas estrangeiras. 2012. Universidade do Estado da Bahia.

5.
PORFIRIO, Lucielen. I Simpósio Nacional de Educação. 2008. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ELF 9 - 9th conference of English as a Lingua Franca. ELF-aware teacher education in Brazil: from Toddler to Child. 2016. (Congresso).

2.
English as a Lingua Franca: Concepts and perspectives.The concept of ELF and teacher education: raising awareness in pre-service teachers. 2015. (Encontro).

3.
I Encontro do Fórum de Linguística/Letras e Artes. 2015. (Encontro).

4.
Semana de Abertura do ano letivo 2015. 2015. (Outra).

5.
VII Encontro de Formação de coordenadores de colegiado. 2015. (Encontro).

6.
ELF7 - 7th international conference of English as a Lingua Franca. Intercultural activities in ELT: a contribution to understand ELF. 2014. (Congresso).

7.
III SELLES.Coordenação de sessão de comunicação. 2013. (Seminário).

8.
III SELLES.O desenvolvimento da interculturalidade por meio de atividade de letramento em Língua estrangeira. 2013. (Seminário).

9.
III SELLES.Coordenação de seção de comunicação. 2013. (Seminário).

10.
II SELLES. 2013. (Seminário).

11.
Mesa Redonda: Liberdade e as produções do sujeito.Liberdade e as produções do sujeito. 2013. (Outra).

12.
XVI Encontro Baiano de Estudantes de letras - EBEL.Qual a importância da Língua na construção das ideias. 2012. (Encontro).

13.
XVI Encontro Baiano de Estudantes de letras - EBEL.Qual a importância da Língua na construção das ideias. 2012. (Encontro).

14.
III Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa.LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO PRÉVIO NAS AULAS DE COMPREENSÃO TEXTUAL. 2011. (Simpósio).

15.
Discutindo a problemática da leitura: a mediação do pedagogo.Discutindo a problemática da leitura: a mediação do pedagogo. 2010. (Outra).

16.
SEMINÁRIO DE PRÁTICA DE ENSINO.DISCUTINDO A PROBLEMÁTICA DA LEITURA: A MEDIAÇÃO DO PEDAGOGO. 2010. (Seminário).

17.
O trabalho como principio educativo. 2009. (Encontro).

18.
SEminário de Prática de Ensino.Discutindo a problemática da leitura: a mediação do pedagogo. 2009. (Seminário).

19.
I Simpósio Nacional de Educação. 2008. (Simpósio).

20.
I simpósio Nacional de Educação e XX Semana da Pedagogia - O PDE e o atual contexto sócio educacional.Coordenação de sessão de comunicação. 2008. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PORFIRIO, Lucielen. IV SELLES. 2014. (Congresso).

2.
PORFIRIO, Lucielen. OPEN SEMINARS. 2014. (Outro).

3.
PORFIRIO, Lucielen. IV SELLES. 2014. (Congresso).

4.
PORFIRIO, Lucielen. OPEN SEMINARS. 2013. (Outro).

5.
PORFIRIO, Lucielen. III SELLES. 2013. (Congresso).

6.
PORFIRIO, Lucielen. III SELLES. 2013. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Israel Freitas da Silva. As atividades culturais presentes no Livro didático de língua estrangeira do ensino médio da escola pública: uma análise na perspectiva do Ingles como Lingua internacional. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

2.
Jeany Vitória Ackles. O ingles como lingua internacional nas escolas públicas de Alagoinhas - Ensino Médio. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Gabriela Deitos,. O incentivo à leitura nas séries de educação infantil. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em ensino aprendizagem) - Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel. Orientador: Lucielen Porfirio.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ICARO MOZART. ESTRANGEIRISMOS: Ideologias não aparentes e tentativas de proibição na língua Portuguesa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Lucielen Porfirio.

2.
CLEISE RODRIGUES. IMPLICAÇÕES DA POSTURA CRÍTICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO CRÍTICO-REFLEXIVO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Lucielen Porfirio.

3.
Edvânia dos Santos da Silva. o uso de antropônimos estrangeiros em alunos da escola Anna Ribeiro de Araújo Goes Bittencourt: Política, cultura, identidade e reflexos da hegemonia de lingua inglesa.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Lucielen Porfirio.

Iniciação científica
1.
Fransigelma Lobo da Silva. O desenvolvimento da competência intercultural por meio de textos do gênero textual música.. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia, PICIN. Orientador: Lucielen Porfirio.

2.
Tâmara Graziele Souza dos Santos. A interculturalidade no trabalho com textos no gênero textual vídeo em aulas de língua inglesa. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia, PICIN. Orientador: Lucielen Porfirio.

3.
Érica Oliveira Xavier. A presença do inglês como língua internacional nas aulas de língua inglesa da Universidade do Estado da Bahia: A negociação de sentidos culturais. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia, PICIN. Orientador: Lucielen Porfirio.

Orientações de outra natureza
1.
Leonardo de Oliveira Santos. Projeto de Monitoria de Ensino - Lingua Inglesa Intermediário III. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Lucielen Porfirio.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
PORFIRIO, Lucielen. O desenvolvimento da interculturalidade por meio de atividade de letramento em Língua estrangeira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
PORFIRIO, Lucielen. Inglês Instrumental Preparatório para seleção de mestrado profissional de Administração. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PORFIRIO, Lucielen. Português Instrumental Preparatório para seleção de mestrado Profissional. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
PORFIRIO, Lucielen. Tópicos de Linguística Aplicada. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PORFIRIO, Lucielen. IV SELLES. 2014. (Congresso).

2.
PORFIRIO, Lucielen. III SELLES. 2013. (Congresso).



Outras informações relevantes


1 - Participação como tradutora intérprete (ingles) em eventos cientificos ocorridos na cidade de Cascavel realizando tradução simultaneas de palestras ministradas durante o Simpósio Nacional de Biotecnologia promovido pela Fundação para desenvolvimento cientifico e tecnológico.


2- Aprovação em concurso público na Universidade Estadual da Bahia realizado entre 02 e 07 de outubro de 2011. Cargo de professor de língua inglesa Campus II.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 20:15:48