Gabriela Canale Miola

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7139310622652380
  • Última atualização do currículo em 22/11/2018


É professora do Instituto Latino-americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), onde ministra as disciplinas Políticas Culturais, Culturas Digitais; Genealogia das Artes; Arte, Recepção e Comunidade; Curso Monográfico em Artes Visuais, Direção de Arte e Poéticas Visuais. Atua na extensão, pesquisa e desenvolvimento de trabalhos artísticos nas áreas de Artes, Tecnologia e Cultura. Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Estudos Literários (UEL) e graduada em Comunicação Social (UEL). Desenvolveu pesquisa de doutoramento sobre as relações entre fotografia e literatura, com apoio da pesquisa do Cnpq e pesquisa de mestrado sobre a produção plástica e textual de Tarsila do Amaral, com financiamento da Capes. Como artista pesquisa as múltiplas relações entre as artes - tendo trabalhos expostos no Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, Mostra Internacional de Videodança, Bienal de Dança entre outros. Atua como artista-educadora no Coletivo SIM!, vencedor do prêmio de Arte-Educação do Itaú Cultural. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gabriela Canale Miola
Nome em citações bibliográficas
MIOLA, Gabriela Canale

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH).
Alameda Rui Ferreira
Centro
85851400 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil
Telefone: (45) 35767380


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2014
Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Literatura Contemporânea: as letras e as imagens, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Aurora Fornoni Bernardini.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2005 - 2007
Mestrado em Letras.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Expressão sinestésica: artes plásticas e crítica literária em Tarsila do Amaral,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Regina Correa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2003 - 2004
Especialização em Literatura.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: ?Da reificação à subjetividade: representações da mulher na propaganda e em crônicas no Brasil?.
Orientador: Prof. Dr. Frederico Augusto Garcia Fernandes.
1998 - 2002
Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Ética no Jornalismo.
Orientador: Marielena Viana.
1995 - 1996
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Anglo Americano, ANGLO, Brasil.
1994 - 1994
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Americano, CA, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Residência artística da Plataforma Caníbal. (Carga horária: 40h).
Fundación Divulgar, DIVULGAR, Colômbia.
2015 - 2015
BAGAGEM: caminhada como prática poética. (Carga horária: 64h).
artista Edith Derdyk, EDITH DERDYK, Brasil.
2013 - 2013
Elaboração e Gestão de Projetos Culturais II. (Carga horária: 20h).
Ministério da Cultura, MinC, Brasil.
2013 - 2013
Gestão Cultural. (Carga horária: 40h).
Ministério da Cultura, MinC, Brasil.
2011 - 2011
Fotografia Digital. (Carga horária: 16h).
Museu da Imagem e do Som de São Paulo, MIS-SP, Brasil.
2011 - 2011
Oficina de Performance: ver a cidade. (Carga horária: 8h).
Paço das Artes, PAÇO DAS ARTES, Brasil.
2011 - 2011
Arte Pública e Cidadania. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2011 - 2011
Práticas Site-Specific. (Carga horária: 12h).
Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, FBAVM, Brasil.
2011 - 2011
LABORATÓRIO DE CRIAÇÃOS: PRÁTICAS E CONTEXTOS. (Carga horária: 60h).
Atelier Livre, AL, Brasil.
2011 - 2011
Panorama da História da Arte. (Carga horária: 40h).
Museu da Imagem e do Som de São Paulo, MIS-SP, Brasil.
2009 - 2009
Cinema de Prosa, com Pablo Llorca. (Carga horária: 25h).
Museu da Imagem e do Som, MIS, Brasil.
2009 - 2009
Biografias Coletivas. (Carga horária: 3h).
Fundação Bienal do Mercosul, BIENAL DO MERCOS, Brasil.
2008 - 2008
Primitivismo Tecnizado: Uma Leitura da Arte Brasil. (Carga horária: 20h).
Pinacoteca do Estado de São Paulo, Pinacoteca, Brasil.
2008 - 2008
Pensamento Visual, com Márcia Xavier. (Carga horária: 48h).
Instituto Tomie Ohtake, ITO, Brasil.
2008 - 2008
Formação de arte-educação. (Carga horária: 120h).
Casa de Cultura e Cidadania EMS, CCC, Brasil.
2007 - 2007
Sobre os deslocamentos na arte contemporânea. (Carga horária: 20h).
Rede Nacional Funarte, FUNARTE, Brasil.
2007 - 2007
Introdução à História do Cinema. (Carga horária: 16h).
Kinoarte - Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina, KINOARTE, Brasil.
2007 - 2007
?Luz, visão e representações gráfica, fotográfica". (Carga horária: 16h).
Kinoarte - Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina, KINOARTE, Brasil.
2007 - 2007
Oficina de direção com Joel Pizzini. (Carga horária: 14h).
Kinoarte - Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina, KINOARTE, Brasil.
2007 - 2007
Curso Intensivo de Español. (Carga horária: 64h).
Instituto de Enseñanza Superior en Lenguas Vivas Juan Ramón Fernández, LENGUAS VIVAS, Argentina.
2006 - 2006
Extensão universitária em A nova literatura brasileira. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em O Estatuto da Arte e da Literatura nas Vanguardas. (Carga horária: 15h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em X SEDA (Seminários de teses e dissertações). (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2006 - 2006
Oficina de Direção de Atores com Walter Lima Jr.. (Carga horária: 24h).
Kinoarte - Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina, KINOARTE, Brasil.
2006 - 2006
Oficina de Direção de Atores com Walter Lima Jr.. (Carga horária: 24h).
Kinoarte - Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina, KINOARTE, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em I Colóquio de Pesquisa sobre o literário. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em VIII SEDA (Seminário de Teses e Dissertações). (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em IX SEDA (Seminário de Teses e Dissertações). (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora de Artes Visuais do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH)

Atividades

07/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH), .

11/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH), .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Letras - Artes e Mediação Cultural.
07/2014 - Atual
Ensino, Letras - Artes e Mediação Cultural, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arte, recepção e Comunidade
Direção de Arte
Fundamentos da América Latina II
Montagem em Artes Visuais
Poéticas Visuais na América Latina
Políticas Culturais
Culturas Digitais
12/2014 - 01/2015
Direção e administração, Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH), .

Cargo ou função
Coordenação do curso de Letras Artes e Mediação Cultural.

MEME Grupo de Pesquisa do Movimento, MEME, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: curador, Enquadramento Funcional: Curador
Outras informações
O V Encontro Meme de Arte Experimental foi um espaço de celebração e compartilhamento de um trabalho de experimentação artística realizado durante um ano na cidade de Porto Alegre, assim como, um momento de fruição, ação, convivência e debate sobre o tema Arte de acessar cidade: um caminho contínuo.


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Estudante pesquisador, Carga horária: 2


Coletivo SIM!, SIM!, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Coordenadora, Enquadramento Funcional: Coordenadora e artista-educadora
Outras informações
Coletivo formado por artistas interessados em contar histórias ancestrais e contemporâneas para e com pessoas de qualquer idade. Em um diálogo entre a dança, música, literatura e as artes visuais experimentam videodanças, videoretratos, videoinstalações e outros formatos de narrar. A equipe do SIM! é formada por Gabriela Canale- doutoranda em estudos comparados de literatura e artista visual e educadora, Paulo Afonso Caldas ? músico, compositor e arte educador, Thales Alves ? poeta, compositor e arte educador, Renata Fernandes -artista da dança e educadora e Juliana França ? dançarina e arte educadora. Começaram suas pesquisas em 2009, quando definiram um desejo comum em criar obras multimídias inspiradas em histórias tradicionais. Experimentaram narrativas literárias, a dramaturgia na dança, a narrativa imagética dos vídeos e das instalações. Em meio a estas investigações inspiradas pelo conto d??A menina do fósforo? e ?Sapatinhos Vermelhos? realizadas de improviso na casa da integrante Renata, então moradora da Vila Maria Zélia, o coletivo decide abrir espaço para novos integrantes. Quem seria o público destes trabalhos, pensamos? Decidimos chamar então este público para criar junto conosco ? as crianças da Vila. Em 2010 esta ideia foi contemplada pelo VAI ? Programa de Valorização de Iniciativas Culturais e desenvolvemos o projeto intitulado ?NO COLO DO CONTO, NA COLA DA DANÇA?. No site do projeto pode-se apreciar todo o percurso de criação coletiva realizado na vila e seus resultados: um livro e um videodança lançados ao fim de 2010. Em 2011, novamente com o patrocínio da prefeitura e do programa VAI, desenvolvemos a continuação do projeto passado desta vez intitulado ?CONTOS DA VIDA PELOS QUATRO CANTOS DA VILA? onde investigamos a narrativa em criações multiartísticas a partir de processos coletivos intergeracionais junto a crianças e a terceira idade. Em 2012 o Coletivo SIM! foi agraciado com o prêmio RUMOS de arte e educação. Neste ano uma das f


Casa de Cultura e Cidadania AES, CCC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: arte educador, Enquadramento Funcional: Arte educadora, Carga horária: 44


Multigraphias, MULTI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Curadora e produtora cultural, Carga horária: 10
Outras informações
Multigraphias é um projeto de criação coletiva e colaborativa em que artistas convidados e artistas selecionados para residências de diferentes partes do mundo criam obras sobre cidades. O projeto já recebeu a colaboração de mais de 60 artistas, que colocaram mais de 100 cidades em diálogo. Multigraphias nasceu consciente da nova era em que vivemos ? a era da rede. Diferente dos formatos tradicionais de exibição de arte que acontecem a cada dois anos, o Multi é Diário e mundial. As criações diárias são realizadas sempre com o princípio de estabelecer um diálogo entre as obras, possibilitando conexões críticas e criativas sobre a experiências em diferentes cidades do planeta. Todo formato é válido desde que possa ser compartilhado na internet. Multigraphias assume a era digital em que toda experiência se transforma em bit, em pixel, em informação compartilhada que pode ser alterada, editada, citada e recriada. E mais do que tudo, o Multi é um jogo, é uma brincadeira multimídia em que nós criamos e refletimos todos os dias.


MaKeX Webdesenvolvimento, MKX, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: produtor e revisor de texto, Carga horária: 20


Kinoarte - Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina, KINOARTE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Produtora cultural


LONDRIX COMUNICAÇÃO, LONDRIX, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Produtora de conteúdo, Enquadramento Funcional: Funcionária/Produtora e Redatora, Carga horária: 20
Outras informações
Produção e edição de conteúdos para o site da Sercomtel e envio de mensagens jornalísticas para informação de diversas editorias para os clientes


Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador em Projeto de Ensino, Carga horária: 12

Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador em Projeto de Ensino, Carga horária: 8


ENGENHO DESIGN, ENGENHO, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Redatora, Enquadramento Funcional: Funcionária/Redatora, Carga horária: 40
Outras informações
Realização de plano de comunicação, criação de campanhas e textos publicitários e revisão de textos


EGG TEAM EDITORA, EGG, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Redatora Publicitária, Enquadramento Funcional: Funcionária/Redatora, Carga horária: 20
Outras informações
Realização de plano de comunicação, criação de campanhas e textos publicitários e revisão de textos


PROMOVISÃO MERCADOLOGIA E COMUNICAÇÃO, PROMOVISÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Redatora, Enquadramento Funcional: Estagiária/Redatora, Carga horária: 40
Outras informações
Criação de campanhas publicitárias



Linhas de pesquisa


1.
Literatura e Arte
2.
NATLA - Núcleo de Arte e Tecnologia latino-americano


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
A ATUAL CENA LATINO-AMERICANA PARA ALÉM DOS GRANDES EIXOS GEOGRÁFICOS
Descrição: O presente projeto pretende questionar e problematizar as origens e as formas atuais da cena latino-americana. Para tanto, partiremos da análise e do estudo de algumas obras pontuais dentro do contexto teatral e suas relações interdisciplinares com áreas como a Literatura, a Antropologia, o Cinema e a Música. Com foco em manifestações cênicas e ritualísticas produzidas fora das grandes capitais culturais, buscaremos traçar um mapeamento de artistas e autores latino-americanos cuja poética sugere influências das origens ameríndias e africanas. Apoiaremo-nos na produção latino-americana dos séculos XX e XXI, mais especificamente em obras de autores como Carlos Solórzano, Pedro Bravo Elizondo, Gerardo Luzuriaga, Richard Reeve, Jorge Dubatti, entre outros, observando as confluências e divergências de sentidos, os diálogos interculturais e as interseções espaço-temporais destas poéticas. Com a pesquisa, pretendemos, ainda, realizar experimentos cênicos a partir do conhecimento adquirido com o trabalho de campo e com o embasamento teórico obtido, objetivando a construção de novas formas de pensamento crítico dimensionadas no tempo e no espaço latino-americanos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Gabriela Canale Miola - Coordenador / ANGELA MARIA ERAZO MUNOZ - Integrante / TATYANE CRISTINA MENDONÇA RAVEDUTTI - Integrante / MARINA FAZZIO SIMÃO - Integrante / SILAS RODRIGUES MACHADO - Integrante / INDI SUANNE SANTOS VALENTE - Integrante / YESICA ELIANA MACHADO - Integrante / FERNANDO MESQUITA DE FARIA - Integrante.
2012 - Atual
HABITAR
Descrição: Transferindo para fora do universo digital a metodologia de criação coletiva e colaborativa do projeto Multigraphias, ?Habitar? coloca em conexão artistas em uma corrente de criação offline e sequencial. Os produtos finais serão: a reunião de obras e a realização de exposições itinerantes. Por que Habitar? O tema central desta ação é a reflexão artística sobre habitar os espaços urbanos. Independente do formato escolhido pelo artista, seu trabalho deverá questionar os formatos contemporâneos da experiência de existir nas cidades. Como funciona? É uma espécie de ?telefone sem fio? de criação. Os artistas participantes são selecionados por uma curadoria. Cada um recebe duas obras, uma delas um presente e a outra é uma obra que deverá inspirá-lo a criar um trabalho a ser enviado para o próximo artista. Assim, todos os artistas são presenteados e recebem inspiração para criação. O diálogo entre as obras é livre e os elementos de contato entre elas são selecionados por cada artista, podendo incluir cores, composições, gênero artístico, elementos gráficos, personagens, etc? No fim do processo teremos um conjunto de obras todas elas criadas a partir do diálogo. Criação colaborativa e coletiva Este processo é uma espécie de manifesto sobre a citação, o compartilhamento de repertório e a criação coletiva. Dialoga também com a arte postal e a introduz no terreno 2.0, atualizando de algumas formas este tipo de construção. Mais do que ?copiar? trabalhos, os artistas criarão pontes entre si, como se cada obra do circuito estabelecesse uma série de perguntas que serão respondidas a partir de uma nova criação pelo artista que a recebe. As obras de arte, portanto, operam como questionadoras e criam, elas mesmas, teorias e objetos poéticos. Quem participa? Com curadoria de Gabriela Canale, os diálogos partiram de obras de dois artistas gaúchos (Luciano Montanha e Giuliano Lucas). A partir delas, várias linhas de diálogo se formaram incluido artistas de Vitória, Londres, Tokio, Nova Iorque, Berlim, Londrina, São Paulo, entre outros lugares..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Gabriela Canale Miola - Coordenador / Letícia Castilhos Coelho - Integrante / Luciano Montanha - Integrante / jaime scatena - Integrante / isis fernandes pinto - Integrante / Luciana Franzolin - Integrante / Helene Sacco - Integrante / Giuliano Lucas - Integrante / Meg Yamagute - Integrante / Rafael Bastos - Integrante / MOema Freitas - Integrante.
2011 - Atual
Grupo de Pesquisa Identidade e Território
Descrição: O Grupo de Pesquisa Identidade e Território (GPIT) foi criado em fevereiro de 2008 com a intenção de integrar ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão no estudo de questões identitárias e territoriais, segundo duas linhas de pesquisa. Uma de cunho epistemológico que trabalha formas discursivas imagéticas como objeto de estudo. A outra investiga a relação entre classe e território, em especial da segregação espacial das classes pobres e da gentrificação de áreas centrais e ocupação de áreas de preservação ambiental pela classe média. Desde a sua criação, o GPIT desenvolve: 1) trabalhos de pesquisa em suas duas linhas. Saliente-se a pesquisa "Identidade Nacional e Território nas Cinematografias Brasileira e Boliviana", desenvolvida em rede latino-americana, em conjunto com o Grupo de Pesquisa Modernidade e Cultura (GPMC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Observatorio Territorial (OT) da Universidad Mayor San Andres, de La Paz, Bolívia; 2) organização e realização de eventos acadêmicos, como o Simpósio Imagem e Identidade e Território (SIIT), ocorrido em Porto Alegre no mês outubro de 2008, do qual participaram o GPMC e o OT; 3)atividades artísticas, como a intervenção "Urbanimagem", realizada pela primeira vez durante o SIIT; 4) elaboração de periódico eletrônico, cuja primeira edição incluirá trabalhos apresentados no SIIT; 5) projetos de extensão, como mostra de cinema com debate público dos filmes investigados pelo GPIT no âmbito das pesquisas; 6) apresentação e publicação de trabalhos individuais ou coletivos, em eventos acadêmicos, pelos participantes do grupo de pesquisa; 7) defesa de dissertações de mestrado e de teses de doutorado, como resultado dos trabalhos dos estudantes de pós-graduação vinculados ao grupo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Multigraphias: processos colaborativos de criação
Descrição: Este projeto de extensão pretende formar uma rede de criação cultural para América Latina e Caribe, centrada na Tríplice Fronteira afim de criar conexões críticas e criativas. Na região trinacional serão oferecidos cursos de formação a partir da rede desenvolvida pelo Projeto Multigraphias de criação colaborativa, fundado e dirigido pela proponente deste projeto apresentado à UNILA. Multigraphias é uma plataforma digital de arte por meio da qual mais de 100 artista de mais de 10 países estabeleceram diálogos criativos nos últimos 7 anos (multigraphias.wordpress.com). A plataforma reúne milhares de criações desenvolvidas colaborativamente por meio de processos contemporâneos de ensino e aprendizagem de arte trazendo temas como imagem, criação contemporânea, poder, sexualidades, feminismo, identidades, entre outros. O presente projeto ?Multigraphias: processos colaborativos de criação? pretende trazer esta rede à Tríplice Fronteira por meio de uma série de 4 cursos de criação. Neles partiremos da arte para debater temas relevantes à comunidade, tais como: identidade, auto-percepção, corpo e política, paisagem. As criações dos cursos estarão em diálogo com a plataforma online do Multigraphias, assim criaremos uma grande rede de debate e criação. Além dos cursos abriremos chamadas públicas para que artistas da América Latina e Caribe componham a plataforma online, expandindo nossos horizontes reflexivos, incluindo novos olhares aos processos colaborativos. As questões debatidas nos cursos serão problematizadas e desenvolvidas por meio de práticas críticas e criativas no universo das Artes Visuais, estimulando a autonomia dos participantes e a leitura crítica do mundo das imagens..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Gabriela Canale Miola - Coordenador / ygor raduy - Integrante / jaime scatena - Integrante / Amanda Bastos Barros - Integrante / Paulo Maria Jr - Integrante / Laís Farias - Integrante.
2016 - Atual
FOTOGRAFIA: PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DE SENTIDOS
Descrição: sta proposta visa oferecer à comunidade da Tríplice Fronteira um curso de 16 horas que forneça formação inicial na prática, teoria e crítica fotográfica a fim de propiciar reflexões e criações críticas em uma das linguagens mais presentes no nosso cotidiano. Essa formação dará conta de estimular olhares e práticas críticas de seus participantes, ampliando seus repertórios, tornando-os receptores e autores críticos das práticas visuais. A formação é composta por eixos e visam instrumentalizar os participantes de forma consistente e coerente. Por meio do curso os participantes: 1) terão contato com a história da fotografia; 2) ampliarão seu repertório de imagens fotográficas; 3) serão estimulados a analisar criticamente as fotografias, seus usos e discursos; 4) receberão orientação para criação de imagens; 5) serão apresentados aos formatos de circulação de imagens fotográficas. As criações dos participantes resultantes do curso serão compartilhadas na rede do projeto parceiro, desta forma o alcance dos processos desenvolvidos se multiplica e leva os olhares dos participantes e imagens da região para um público mais abrangente..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Gabriela Canale Miola - Coordenador / ygor raduy - Integrante / Amanda Bastos Barros - Integrante / LAIS DIAS DE FARIAS - Integrante / PAULO ROGÉRIO MARIA JUNIOR - Integrante.
2015 - Atual
Patrimônio Cultural de Foz do Iguaçu - Etapa II: mapeamento, registro e cadastro de bens
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Gabriela Canale Miola - Coordenador / Renata Machado - Integrante.
2015 - Atual
Paisagens urbanas: tríplice fronteira IMAGInada
Descrição: A articulação entre o conhecimento sobre a cidade e a proposição de soluções a partir desse conhecimento sobre uma cidade, nem sempre se concretiza. O planejamento territorial praticado é realizado, por vezes, a partir de uma imagem parcial da cidade, um olhar distante que não vê a dinâmica urbana desde dentro (CERTEAU, 2008), ou de uma imagem utópica ou de ?qualquer coisa que não as cidades reais? (JACOBS, 2000, p.5). Partindo do reconhecimento de que na fronteira Foz do Iguaçu/BR-Ciudad del Este/PY-Puerto Iguazu/AR a tendência do planejamento territorial de olhar parcialmente para a cidade faz-se presente, o projeto de extensão universitária Paisagens urbanas: tríplice fronteira IMAGInada vem propor a criação de um espaço de diálogo entre a comunidade local e a universidade de forma a contribuir para a identificação, emergência e disseminação de paisagens da tríplice fronteira (Foz do Iguaçu/BR-Ciudad del Este/PY-Puerto Iguazu/AR) que ainda que constituintes da experiência urbana cotidiana da cidade são pouco reconhecidas para fins de implementação de políticas urbanas. Através da realização desse projeto, buscar-se-á (1) a valorização da presença de múltiplas posições de sujeito no espaço urbano refletidas na identificação das paisagens urbanas que a comunidade projeta sobre a região; (2) dar visibilidade a presenças e sobreposições dos percursos dos sujeitos sociais e suas marcas inscritas no território da fronteira Foz do Iguaçu/BR-Ciudad del Este/PY-Puerto Iguazu/AR. Através da captação e visibilidade das paisagens que emergem do estar e fazer cotidianamente a da tríplice fronteira pretende-se produzir subsídios para futuros processos de planejamento urbano municipais que contemplem a cidade de forma mais abrangente..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2011 - 2011
CONTOS DA VIDA PELOS QUATRO CANTOS DA VILA
Descrição: Projeto que aproximou crianças e terceira idade em encontros de criação de literatura, dança, música e artes visuais..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Gabriela Canale Miola - Integrante / Thales Alves - Integrante / Paulo Afonso - Integrante / Renata Fernandes - Coordenador.
2010 - 2010
No colo do conto, na cola da dança
Descrição: Projeto de arte-educação promovido junto a comunidade da Vila Maria Zélia, em São Paulo em que jovens e crianças participaram de encontros de criação junto a artistas-educadores. Com patrocínio da prefeitura de São Paulo o projeto teve também exibição de festivais de cinema para a comunidade. Os resultados materiais do projeto foram um livro, uma videoinstalação e um videodança que foi selecionado pela Mostra Internacional de videodança. (no colo do conto, na cola da dança é um projeto de artes integradas (Dança, artes visuais, contar histórias, música) e de criação coletiva entre artistas adultos e crianças, proposto por Renata Fernandes e Coletivo SIM! As atividades se desenvolvem junto à Associação Cultural Vila Maria Zélia na Rua Mario Costa N° 13 e dentro da vila localizada no Bairro Belém (Subprefeitura: Moóca). Dentre as ações propostas pelo projeto destacam-se: Oficinas de criação # trabalho sobre narrativas de histórias tradicionais e ancestrais buscando o repertório das histórias que as crianças trazem da própria vida e da vila onde moram; # Realização de atividades de criação em dança, musica e vídeo, partindo do estudo de duas matérias básicas no processo de simbolização ? o corpo e a imagem; # Integração das crianças com o espaço a e arquitetura da Vila visando uma apropriação e ressignificação dos valores culturais do local durante as atividades de dança e produção de vídeos; # Realização de uma dança-instalação como finalização do processo de criação coletivo (artistas e crianças). Elaboração e manutenção do presente blog ? http://nocolodoconto.wordpress.com/ Temporada da video-instalação # data prevista para 20 de novembro à 28 de novembro Mostras paralelas de filmes e vídeos # Festival Internacional de Curta-metragens de São Paulo # ENTRETODOS: Festival de curta-metragens de direitos humanos # Mostra de dança na tela Produção e lançamento de um livreto contendo material multimídia sobre a experiência da criação).
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Gabriela Canale Miola - Integrante / Juliana França - Integrante / Paulo Afonso - Integrante / Renata Fernandes - Coordenador.
2008 - Atual
Multigraphias
Descrição: Multigraphias é um projeto de criação coletiva e colaborativa em que artistas convidados e artistas selecionados para residências de diferentes partes do mundo criam obras sobre cidades. O projeto já recebeu a colaboração de mais de 60 artistas, que colocaram mais de 100 cidades em diálogo. Multigraphias nasceu consciente da nova era em que vivemos ? a era da rede. Diferente dos formatos tradicionais de exibição de arte que acontecem a cada dois anos, o Multi é Diário e mundial. As criações diárias são realizadas sempre com o princípio de estabelecer um diálogo entre as obras, possibilitando conexões críticas e criativas sobre a experiências em diferentes cidades do planeta. Todo formato é válido desde que possa ser compartilhado na internet. Multigraphias assume a era digital em que toda experiência se transforma em bit, em pixel, em informação compartilhada que pode ser alterada, editada, citada e recriada. E mais do que tudo, o Multi é um jogo, é uma brincadeira multimídia em que nós criamos e refletimos todos os dias..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Gabriela Canale Miola - Coordenador / ygor raduy - Integrante / jaime scatena - Integrante / isis fernandes pinto - Integrante.
2000 - 2000
Projeto de Ensino: "A interação teoria/prática do radiojornalismo numa dimensão mais próxima do mercado de trabalho"
Descrição: O projeto objetiva a produção e apresentação de radiojornais e programas especiais, levantamento de dados e pesquisa na Rádio Universidade FM da Universidade Estadual de Londrina.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
1999 - 1999
Projeto de Ensino: "A interação teoria/prática do radiojornalismo numa dimensão mais próxima do mercado de trabalho"
Descrição: O projeto objetiva o diálogo entre a teoria acadêmica do curso de Comunicação e a prática radiojornalística. Nesta fase do projeto foram desenvolvidos pesquisa, levantamento de dados, elaboração de pauta, entrevistas que culminaram com apresentação de uma série de radiojornais temáticos veiculados pela Rádio Universidade FM da Universidade Estadual de Londrina. Projeto coordenado pela Professora Francisca Souza Mota e Pinheiro.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Magma (USP)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arte-educação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2011
Bolsa de Pesquisa, CnPq.
2007
Menção Honrosa na 9a. Mostra Londrina de Cinema, Kinoarte.
2005
Bolsa da Capes de mestrado, capes.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
MIOLA, Gabriela Canale  Data: 28/04/2013

Artigos completos publicados em periódicos

1.
MIOLA, Gabriela Canale2005 MIOLA, Gabriela Canale. A Modernidade em Alcântara Machado. Anal do Selisigno, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MIOLA, Gabriela Canale; Fernandes, Renata (Org.) . No Colo do Conto, Na Cola da Dança ? memórias e impressões de uma experiência de criação coletiva na Vila Maria Zélia. São Paulo: Imprima, 2010. v. 110. 52p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MIOLA, Gabriela Canale. Mínimo Vestígio. Opiniães: revista dos alunos de Literatura Brasileira, p. 109 - 111, 26 jul. 2010.

2.
MIOLA, Gabriela Canale. EXPANDINDO O CINEMA Confissões privadas, momentos históricos, o cotidiano espontâneo - o cinema de prosa hoje, para Pablo Llorca. Revista Voila, Londrina, p. 18 - 21, 20 dez. 2009.

3.
MIOLA, Gabriela Canale. Entrevista com Leticia Marquez. Voilà, www.revistavoila.com.br, p. 18 - 21, 05 out. 2007.

4.
MIOLA, Gabriela Canale. Por trás do Mundo cor-de-rosa. Voilà, www.revistavoila.com.br, p. 14 - 15, 05 out. 2007.

5.
MIOLA, Gabriela Canale. Pandora de Menina. Voilà, www.revistavoila.com.br, p. 24 - 26, 05 out. 2007.

6.
MIOLA, Gabriela Canale. Satori Uso, outras leituras. Londrix, http://www.londrix.com/noticia, 22 mar. 2007.

7.
MIOLA, Gabriela Canale. Usina do Gasômetro é palco do Fórum da Diversidade Sexual. Agência Carta Maior, http://agenciacartamaior.uol.c, 26 jan. 2006.

8.
MIOLA, Gabriela Canale. O ritmo da Cidade. Jornal da Acil, p. 3 - 4, 05 out. 2004.

9.
MIOLA, Gabriela Canale. Para todos os ouvidos. Jornal da ACIL, p. 10 - 11, 10 maio 2004.

10.
MIOLA, Gabriela Canale. De jogos universitários a Festival Internacional. Jornal da Acil, p. 16 - 17, 05 abr. 2004.

11.
MIOLA, Gabriela Canale. Noam Chomsky passa a tarde em assentamento. Agência Carta Maior, 27 jan. 2003.

12.
MIOLA, Gabriela Canale; AULER, Marcelo . Sebastião Salgado Critica Agrobusiness brasilero. Agência Carta Maior, http://agenciacartamaior.uol.c, 27 jan. 2003.

13.
MIOLA, Gabriela Canale; Hashizume, Maurício . Americanos querem Fórum Social na capital dos EUA. Agência Carta Maior, Site Agência Carta Maior, 25 jan. 2003.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MIOLA, Gabriela Canale; CORREA, L. U. P. . POLÍTICAS E POÉTICAS AFIRMATIVAS: CRIAÇÃO E ENSINO DE ARTE NA CHAVE DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA. In: Encontro da ANPAP - Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - Memórias e Inventações, 2017, Campinas. Memórias e Inventações. Campinas: ANPAP, 2017.

2.
MIOLA, Gabriela Canale. Alguns Contágios da Fotografia na Literatura Brasileira Contemporânea em Et Eu Tu, de Arnaldo Antunes e O Fotógrafo, de Cristóvão Tezza. In: XII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada, 2011, Curitiba. Anais do XII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada: Curitiba, PR ? CENTRO, CENTROS; ética e estética/. Curitiba: Abralic, 2011.

3.
MIOLA, Gabriela Canale. O Tempo Circular em Os Ratos de Dyonélio Machado. In: O Desafio das Letras, 2004, Rolândia. no prelo, 2004.

4.
MIOLA, Gabriela Canale. A Modernidade em Alcântara Machado. In: Selisigno, 2004, Londrina. no prelo, 2004.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MIOLA, Gabriela Canale. Antropofagia em cores e palavras em Almada Negreiros, Tarsila do Amaral e Xul Solar. In: V ENCONTRO PARANAENSE PÓS-GRADUADO EM ESTUDOS LITERÁRIOS - EPPEL, 2008, Maringá. Caderno de Resumos EPPLE, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MIOLA, Gabriela Canale. PROSA E A POESIA CONTEMPORÂNEAS E SUA RELAÇÃO COM A FOTOGRAFIA EM ET EU TU, DE ARNALDO ANTUNES E O FOTÓGRAFO, DE CRISTÓVÃO TEZZA. In: V Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2010, São Paulo. Anais do V Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. São Paulo, 2010. v. V.

2.
MIOLA, Gabriela Canale. Entre folcloristas e oralistas: o popular no Modernismo brasileiro através das crônicas de Tarsila. In: IV Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio, 2005, Passo Fundo. Apresentações do IV Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio, 2005.

3.
MIOLA, Gabriela Canale. "Reificação e Subjetividade: Repesentações da mulher em propaganda e nas crônicas de Rubem Braga".. In: Semana de Letras, 2005, Londrina. "Reificação e Subjetividade: Repesentações da mulher em propaganda e nas crônicas de Rubem Braga"., 2005. p. 86.

4.
MIOLA, Gabriela Canale. A crítica Literária nas crônicas de Tarsila do Amaral. In: XVII CELLIP, 2005, Gurapuava. Caderno de Resumos XVII Seminário do CELLIP. Guarapuava: Unicentro Editora, 2005. p. 101-101.

Artigos aceitos para publicação
1.
MIOLA, Gabriela Canale; LUCAS, G. . POLÍTICAS E POÉTICAS AFIRMATIVAS: criação e ensino de arte na chave da cultura afro-brasileira. Anais do ... Encontro Nacional da ANPAP (Cd-Rom), 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
MIOLA, Gabriela Canale; LUCAS, G. . POLÍTICAS E POÉTICAS AFIRMATIVAS: CRIAÇÃO E ENSINO DE ARTE NA CHAVE DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MIOLA, Gabriela Canale; LUCAS, Giuliano . QUANDO ZUMBI CHEGAR: POLÍTICAS E POÉTICAS AFIRMATIVAS POR UMA OUTRA CASA GRANDE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MIOLA, Gabriela Canale. Sulear e nortear: geopoéticas, geoidentidades e outras desterritorializações. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MIOLA, Gabriela Canale. ?Mediação Cultural e Artes?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MIOLA, Gabriela Canale. Multigraphias - processos colaborativos de criação sobre as cidades. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MIOLA, Gabriela Canale. Multigraphias: writing cities collaboratively. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MIOLA, Gabriela Canale; CARON, DANIELE . territorialidades urbanas contemporâneas centrando-se na questão da escrita coletiva e colaborativa das cidades. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MIOLA, Gabriela Canale. A Cidade Como Museu a céu aberto. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
MIOLA, Gabriela Canale. Prosa e Poesia Contemporâneas e sua relação com a Fotografia em Et Eu Tu, de Arnaldo Antunes e O Fotógrafo, de Cristóvão Tezza. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
ORSINI, J. ; MIOLA, Gabriela Canale . Residências Artísticas. Barranquilla: Voz Caribe, 2017 (Entrevista em rádio).

2.
GUELLER, V. ; MIOLA, Gabriela Canale . As cidades Descaradas. Porto Alegre: edição da autora Viviane Gueller, 2015 (Texto integral publicado em Livro).

3.
MARTINS, J. ; MIOLA, Gabriela Canale . Tabebuias-Cozinhas experimentais, Museu e cozinha- Modos de resistência. Vitória: MAES -Museu de arte do Espírito Santo, 2015 (Texto ppara catálogo de exposição artística Modos de Usar).

4.
TIGRE, J. ; Lube, P. ; MIOLA, Gabriela Canale . Os ciclos Sagrados. Vitória, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

5.
Renata Fernandes ; MIOLA, Gabriela Canale ; ALVES, THales ; Paulo Afonso . O tempo e a criação. São Paulo: Coletivo SIM!, 2012 (Texto integral publicado em Livro).

6.
MIOLA, Gabriela Canale. A arte como experiência. São Paulo: Imprima, 2010 (Texto integral publicado em Livro).

7.
MIOLA, Gabriela Canale. Expressão sinestésica: artes plásticas e crítica literária em Tarsila do Amaral. Londrina: Universidade de LOndrina, 2007 (Dissertação de mestrado).

8.
MIOLA, Gabriela Canale. Exposição ?Essência da Vida?, 2004. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
GUIMARAES, P. ; COELHO, L. C. ; Luciano Montanha ; MIOLA, Gabriela Canale . Encontro de Arte Experimental. 2012.

Trabalhos técnicos
1.
Manzi, Jorge. ; MIOLA, Gabriela Canale . Revista Magma do Tepartamento de Teoria Literária e Literatura Compara da USP (ISBN 0104-6330). 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MIOLA, Gabriela Canale; MACHADO, Vitor Hugo Simon . DESpassos de Anchieta. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
MIOLA, Gabriela Canale. Fotografia: a construção de um olhar contemporâneo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MIOLA, Gabriela Canale. Fotografarte - imagem e arte contemporanea. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MIOLA, Gabriela Canale; COELHO, L. C. ; Luciano Montanha ; GUIMARAES, P. . laboratório de criação Corpo Cidade Ruína. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MIOLA, Gabriela Canale; Luciano Montanha ; COELHO, L. C. ; GUIMARAES, P. . laboratório de criação Corpo Praça Cidade. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MIOLA, Gabriela Canale. Multigraphias: escrevendo as cidades colaborativamente. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
ana baldisseroto ; mayra redin ; MIOLA, Gabriela Canale . Curso de Misturas. 2012. .

7.
MIOLA, Gabriela Canale; Renata Fernandes ; Paulo Afonso ; ALVES, THales . Encontros de criação intergeracionais II - memória e cidade. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
MIOLA, Gabriela Canale; Paulo Afonso ; Thales Alves ; Renata Fernandes . Encontros de criação intergeracionais. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
MIOLA, Gabriela Canale; Francisco Perez ; DAOUD, F. . Introdução ao Cinema - Módulo 1 "Luz". 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
MIOLA, Gabriela Canale. Introdução ao Cinema - Módulo 2 "Câmera". 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
MIOLA, Gabriela Canale; Thomas, Milene F. . InterARTEvidade na Escola. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
UEMURA, Guilherme Baracat ; MIOLA, Gabriela Canale . Ilustres Idéias. 2007. (Editoração/Livro).


Produção artística/cultural
Música
1.
MIOLA, Gabriela Canale; Fernandes, Renata ; Afonso, Paulo . Vermelhos Demais | Too red (a vídeodança,digital, 6´36). 2011. Composição (estréia).

2.
MIOLA, Gabriela Canale. There (videodança). 2011. Composição (estréia).

3.
MIOLA, Gabriela Canale. Vídeodança Vermelhos Demais. 2010. Composição (estréia).

4.
França, juliana ; MIOLA, Gabriela Canale ; Fiel, Valério Fiel. ; Coelho, Marília . La Desaparición (ensaio III). 2009. Composição (estréia).

Artes Visuais
1.
MIOLA, Gabriela Canale. Sin título. 2017. WebArt.

2.
Araújo, Diana ; MIOLA, Gabriela Canale . Muros que Falam. 2015. Fotografia.

3.
BARROS, A. B. ; MARIA JUNIOR, P. R. ; FARIAS, L. D. ; MIOLA, Gabriela Canale . Eu confio em Você. 2015. Instalação.

4.
MIOLA, Gabriela Canale; MACHADO, Vitor Hugo Simon . DESpassos de Anchieta. 2013. Performance.

5.
MIOLA, Gabriela Canale; Fernandes, Renata ; Afonso, Paulo ; ALVES, T. . Dança dos Varais. 2012. Diversas.

6.
MIOLA, Gabriela Canale. Nem tudo é Azul. 2012. Vídeo.

7.
MIOLA, Gabriela Canale. There (videodança). 2011. Filme.

8.
MIOLA, Gabriela Canale; Fernandes, Renata ; TERRA, Vinicius ; GUZZO, M. . 4 instalações do projeto 100 lugares para dançar. 2011. Outra.

9.
Renata Fernandes ; MIOLA, Gabriela Canale ; Paulo Afonso ; Thales Alves . Entre os Prédios e nós. 2011. Filme.

10.
MIOLA, Gabriela Canale; Fernandes, Renata ; Afonso, Paulo ; França, juliana . Vermelhos Demais - a vídeoinstalação. 2010. Instalação.

11.
MIOLA, Gabriela Canale; Fiel, Valério Fiel. . As flores Visionárias do Ar. 2010. Outra.

12.
MIOLA, Gabriela Canale; Afonso, Paulo ; Fernandes, Renata . Vermelhos Demais | Too red (a vídeodança,digital, 6´36"). 2010. Filme.

13.
Fiel, Valério Fiel. ; MIOLA, Gabriela Canale . Visões de Andara. 2010. Instalação.

14.
MIOLA, Gabriela Canale; DAOUD, F. . Pintando Histórias. 2009. Vídeo.

15.
MIOLA, Gabriela Canale; UEMURA, Guilherme Baracat . anemic cinema, mesmo. 2009. Outra.

16.
MIOLA, Gabriela Canale. Eu-medusa. 2008. Instalação.

17.
MIOLA, Gabriela Canale. Medusa II. 2008. Instalação.

18.
MIOLA, Gabriela Canale; DAOUD, F. . Dança sem Fim. 2008. Vídeo.

19.
MIOLA, Gabriela Canale. Do mar, do céu, do chão. 2008. Vídeo.

20.
MIOLA, Gabriela Canale; DAOUD, F. . DESEJOS VISUAIS. 2008. Vídeo.

21.
MIOLA, Gabriela Canale; LORDELLO, V. . Multigrafias ? muitas formas de escrever as cidades. 2008. Outra.

22.
GROTA, R. ; Carlos Ebert ; AGUIAR, J. ; Bruno Hering ; MIOLA, Gabriela Canale . 1a. assistente de direção de arte do filme BOOKER PITTMAN (PR, fic, p&b, 15 min, HDV>35mm, 2008). 2008. Filme.

23.
MIOLA, Gabriela Canale. Exposição de Artes Plásticas Satori Uso. 2007. Instalação.

24.
MIOLA, Gabriela Canale. Troféus da 9a. Mostra Londrina de Cinema. 2007. Escultura.

25.
MIOLA, Gabriela Canale; UEMURA, Guilherme Baracat ; Regina Egger Pazzannese . Videoarte Re(de)genere. 2007. Filme.

26.
MIOLA, Gabriela Canale. Filme da instalação Re(de)genere. 2007. Filme.

27.
MIOLA, Gabriela Canale. Instalação Re(de)genere. 2007. Instalação.

28.
MIOLA, Gabriela Canale; UEMURA, Guilherme Baracat ; Arias, José Miguel . Criação do Museu Virtual permanente ?Memórias do Nazismo: 70 anos da Exposição ''Entartete Kunst''. 2007. Outra.

29.
MIOLA, Gabriela Canale. Me choque. 2007. Vídeo.

30.
MIOLA, Gabriela Canale. Os lugares do Nome - Deslocamentos (7 de 7). 2007. Vídeo.

31.
MIOLA, Gabriela Canale. ser sem ver - Deslocamentos (5 de 7). 2007. Vídeo.

32.
MIOLA, Gabriela Canale. Fotoanimando. 2007. Vídeo.

33.
HADDAD, L. ; UEMURA, Guilherme Baracat ; MIOLA, Gabriela Canale ; Regina Egger Pazzannese . %a. Mostra Ilustres Ideias. 2007. Programação Visual.

34.
MIOLA, Gabriela Canale. Troféus para VIII Mostra Londrina de Cinema. 2006. Escultura.

35.
MIOLA, Gabriela Canale. Trofeu Udihara da Mostra Londrina de Cinema. 2006. Escultura.

36.
MIOLA, Gabriela Canale. Descobertas. 2004. Pintura.

Outras produções artísticas/culturais
1.
MIOLA, Gabriela Canale; Fernandes, Renata ; Afonso, Paulo . Vermelhos Demais | Too red (a vídeodança,digital, 6´36"). 2011.

2.
MIOLA, Gabriela Canale. There (videodança). 2011.

3.
MIOLA, Gabriela Canale; Fernandes, Renata ; GUZZO, M. ; TERRA, Vinicius . 100 lugares para Dançar. 2011.

4.
MIOLA, Gabriela Canale; Afonso, Paulo ; Fernandes, Renata . Vermelhos Demais | Too red (a vídeodança,digital, 6´36"). 2011.

5.
MIOLA, Gabriela Canale; Afonso, Paulo ; Fernandes, Renata . Vídeodança dos Fios. 2010.

6.
MIOLA, Gabriela Canale; Fiel, Valério Fiel. . Visões de Andara. 2010.

7.
MIOLA, Gabriela Canale; Afonso, Paulo ; Fernandes, Renata ; França, juliana . Vermelhos Demais | a vídeoinstalação. 2010.

8.
MIOLA, Gabriela Canale; Manganaro, Lilian ; GIACOMO, André ; FARIA, B. . Voilà. 2007 (Criação da Revista de Arte Voilà).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PEREIRA, D. A.; FARIA, Fernando; MIOLA, Gabriela Canale. Participação em banca de André de Souza Macedo. Dramaturgia de Froneira: Táticas de arte-ação no contato entre arquivos, corpos e territórios. 2016. Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
PEREIRA, D. A.; MIOLA, Gabriela Canale; QUEIROZ, K. G.; SANTOS, L. L.. Participação em banca de Bruno Elias Gomes de Oliveira. VARIANTES SIN CONTENIDO territórios, especulação estética e visualidades decoloniais na américa latina. 2016. Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Qualificações de Mestrado
1.
Araújo, Diana; QUEIROZ, K. G.; MIOLA, Gabriela Canale. Participação em banca de Bruno Elias Gomes de Oliveira Leia mais: https://unila.edu.b. Variantes sin contenido: territórios, especulação estética e visualidades decoloniais na América-Latina Leia mais: https://unila.edu.br/eventos/dissertacao-mestrado-bruno-elias-gomes-oliveira. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MIOLA, Gabriela Canale; RAMALHO, F.; PEREIRA, T. X.. Participação em banca de ALICE BERNARDO NICOLAU.Divine e o figurino como construção visual do feminino no cinema. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
PEREIRA, D. A.; CHECCHIA, C.; MIOLA, Gabriela Canale. Participação em banca de YULI ANDREA RUIZ AGUILAR.Construir comunidades tejiendo sensibilidades>: prácticas decoloniales de Mayaelo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
VILLAVICENCIO, P.; MIOLA, Gabriela Canale; RAMALHO, F.. Participação em banca de MIGUEL ANGELO FERREIRA JUNIOR.A tela sem limites: Projeções sobre a superfície urbana. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

4.
PEREIRA, D. A.; MIOLA, Gabriela Canale; POZZO, A. O.. Participação em banca de GUILHERME CARDIM FIGUEIRA.Babilônia: geopoética e fronteira entre o Brasil e o Paraguai. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

5.
CHECCIA, C.; MIOLA, Gabriela Canale; MACEDO, A. S.. Participação em banca de ARACELY SAVIO REBOUR.Mediación Artística: una mirada a partir del cuerpo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

6.
MIOLA, Gabriela Canale; PEREIRA, D. A.; SCHUCK, E. O.. Participação em banca de DAIANE LAZARA PRADO.Paradoxo da vida nua: ensaio para a desconstrução do corpo feminino na fotoperformance. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

7.
PEREIRA, D. A.; CHECCIA, C.; MIOLA, Gabriela Canale. Participação em banca de Marco Roberto de Souza Albuquerque.CONSIDERACIONES SOBRE EL LIBRO COMO SINÉCDOQUE DE LA MODERNIDAD LA VOZ QUE REZUMA POR EL SILENCIO O LA NUEVA LLAMA DE UN ANTIGUO DRAGÓN. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

8.
MORAN, J. O. O.; Ramão, Mário; MIOLA, Gabriela Canale. Participação em banca de FELIPE ESPINOLA BAPTISTA DA SILVA.ESTUDO PRELIMINAR DE TRÊS SÍMBOLOS MBYÁ-GUARANI CONTIDOS NO PRIMEIRO POEMA DO AYVU RAPYTA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

9.
Jhonny Octavio Obando Morán; ARAUJO, D. M.; MIOLA, Gabriela Canale. Participação em banca de MARÍA CAMILA ARBELÁEZ CRUZ.CUERPOS Y SUBJETIVIDADES: APROXIMACIONES ONTOLÓGICAS AL ARTE CONTEMPORÁNEO LA PROPUESTA PERFORMÁTICA DE RICARDO MARINELLI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

10.
LESSA, G.; PEREIRA, D. A.; MIOLA, Gabriela Canale. Participação em banca de SERGIO ARLEY CACERES BAUTISTA.V DE VENDETTA: INTERMEDIALIDAD E IMAGINARIO. 2015.

11.
MIOLA, Gabriela Canale; PEREIRA, D. A.; Amarante, Maria Inês. Participação em banca de PEDRO F. VAZQUEZ MACIEL.O MURO COMO ELEMENTO DE MEDIAÇÃO DO GRAFITE E A PICHAÇÃO EM FOZ DO IGUAÇU. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

12.
Faria, Fernando; PEREIRA, D. A.; MIOLA, Gabriela Canale. Participação em banca de Izabela Fernandes de Souza.A POÉTICA DA IRA: UMA MONTAGEM CÊNICA A PARTIR DA OBRA DE OSWALDO GUAYASAMÍN. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MIOLA, Gabriela Canale; CHECCIA, C.; FARIA, Fernando. Professor visitante. 2016. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
MIOLA, Gabriela Canale. Seleção de filmes para a competitiva nacional e local da VIII Mostra Londrina de Cinema. 2006. Kinoarte - Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
26º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas.POLÍTICAS E POÉTICAS AFIRMATIVAS: CRIAÇÃO E ENSINO DE ARTE NA CHAVE DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA. 2017. (Encontro).

2.
III Seminário Internacional Arte e Natureza. 2017. (Seminário).

3.
II Seminário Internacional Pós-Colonialismo, Pensamento Descolonial e Direitos Humanos na América Latina.Multigraphias - criação colaborativa e sensibilidades compartilhadas. 2017. (Seminário).

4.
Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura - SEMLACult.Poéticas Afirmativas: autorretrato, resistência e políticas afirmativas culturais no Brasil. 2017. (Seminário).

5.
?Arvoressências?. mediação com os autores de ?Arvoressências?. 2015. (Exposição).

6.
Congreso Regional de Educación Prácticas y Saberes en Movimiento. QUANDO ZUMBI CHEGAR: POLÍTICAS E POÉTICAS AFIRMATIVAS POR UMA OUTRA CASA GRANDE. 2015. (Congresso).

7.
Construções socioculturais da tríplice fronteira (Brasil, Paraguai e Argentina).Sulear e nortear: geopoéticas, geoidentidades e outras desterritorializações. 2015. (Encontro).

8.
Papo Literários.Sesc Papo Literário com Marcia Tiburi. 2015. (Encontro).

9.
2º Encontro Internacional de Mediação Cultural.Mediação Cultural e Artes. 2014. (Encontro).

10.
Museu de Arte do Espírito Santo - Ronaldo Azeredo: Minimo Multiplo (in)comum -.Para ler palavras-imagens: a construção de olhares multimídia. 2014. (Encontro).

11.
Para ler palavras-imagens: a construção de um olhar multimidia. Para ler palavras-imagens: a construção de um olhar multimidia. 2014. (Exposição).

12.
Ronaldo Azeredo: Minimo Multiplo (in)comum - OFICINA VIDEOLITTERIS. 2014. (Oficina).

13.
Corpocidade.territorialidades urbanas contemporâneas centrando-se na questão da escrita coletiva e colaborativa das cidades. 2012. (Seminário).

14.
II Atelier da Rede Imagem. 2012. (Encontro).

15.
II Atelier RIIT - realizado em Porto Alegre-RS, de 19 a 21 de outubro de 2012.. 2012. (Encontro).

16.
Simpósio Internacional de História Pública.Cultua Histórica e Educação Patrimonial - Memórias do Nazismo, 70 anos da exposição Entartete Kunst. 2012. (Simpósio).

17.
Simpósio Internacional de História Pública (USP).Cultura histórica e Educação Patrimonial - memórias do Nazismo: 70 anos da exposição Entarte Kunst. 2012. (Simpósio).

18.
XII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada. Alguns Contágios da Fotografia na Literatura Brasileira Contemporânea em Et Eu Tu, de Arnaldo Antunes e O Fotógrafo, de Cristóvão Tezza. 2011. (Congresso).

19.
Oficina sobre processo critativo com Marina Camargo da Fundação Bienal do Mercosul. 2009. (Oficina).

20.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. 2009. (Seminário).

21.
Workshop Biografias Coletivas Bienal do Mercosul. 2009. (Oficina).

22.
workshop com D-fuse. 2009. (Oficina).

23.
Contemporary Challenges and Possibilities for Art Teaching por Contemporary Challenges and Possibilities. 2008. (Encontro).

24.
Curso de Capacitação da Casa de Cultura e Cidadania AES Eletropaulo. 2008. (Outra).

25.
ensino de arte, cultura e comunidade de Dra. Leda Guimarães. 2008. (Encontro).

26.
Formação Casa de Cultura e Cidadania Lins e Barra Bonita.Arte e Tecnologia: novas ferramentas, outras poéticas e saberes. 2008. (Encontro).

27.
O que trago para a sala de aula?. 2008. (Encontro).

28.
V ENCONTRO PARANAENSE PÓS-GRADUADO EM ESTUDOS LITERÁRIOS - EPPEL.Antropofagia em Cores e Palavras em Almada Negreiros, Tarsila do Amaral e Xul Solar. 2008. (Encontro).

29.
?Luz, visão e representações gráfica, fotográfica" de Carlos Ebert. 2007. (Simpósio).

30.
Deslocamentos na Arte Contemporânea promovido pela Funarte.Intervenção urbana, produção e exibição de vídeo. 2007. (Oficina).

31.
I Seminário de Filosofia Contemporânea - Nietzsche e o pensamento francês. 2006. (Seminário).

32.
11ª JORNADA NACIONAL DE LITERATURA DE PASSO FUNDO.11ª JORNADA NACIONAL DE LITERATURA DE PASSO FUNDO. 2005. (Outra).

33.
4o. Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio.IV Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio. 2005. (Seminário).

34.
Colóquio Internacional Guimarães Rosa.Colóquio Internacional Guimarães Rosa. 2005. (Outra).

35.
IV Semana de Letras da UEL.IV Semana de Letras. 2005. (Outra).

36.
XI Jornada Internacional de Literatura.XI Jornada Internacional de Literatura. 2005. (Outra).

37.
XVII Centro de Estudos LINGUÍSTICOS E lITERÁROS DO PARANÁ.XVII CELLIP. 2005. (Seminário).

38.
O Desafio das Letras. II Encontro Científico do curso de Letras. 2004. (Congresso).

39.
Seminário de Estudos sobre Linguagem e Significação.IV Selisigno. 2004. (Seminário).

40.
V Simpósio de Leitura da Universidade Estadual de Londrina.V Simpósio de Leitura da UEL. 2004. (Simpósio).

41.
CELLIP. XVI Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná. 2003. (Congresso).

42.
"Democracia e Liberdade: Interlocuções com Marilena Chauí.Curso de Transição Brasileira e Elite Rural. 1998. (Outra).

43.
Democracia e Liberdade: interlocuções com Marilena Chauí.Democracia e Liberdade: interlocuções com Marilena Chauí. 1998. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MIOLA, Gabriela Canale. Isso não é uma Bienal de Arte. 2018. (Exposição).

2.
MIOLA, Gabriela Canale. I Mostra de Letras Artes e Mediação Cultural. 2015. (Exposição).

3.
CHECCIA, C. ; MIOLA, Gabriela Canale ; PEREIRA, D. A. ; Ramão, Mário ; Amarante, Maria Inês . III Encontro Internacional de Mediação Cultural,. 2015. (Outro).

4.
MIOLA, Gabriela Canale; FERREIA, M. . Constelações ao Sul. 2015. (Outro).

5.
MIOLA, Gabriela Canale; Faria, Fernando ; Cota, Debora ; Amarante, Maria Inês . Mostra de Letras Artes e Mediação Cultural. 2015. (Outro).

6.
MIOLA, Gabriela Canale. Pintando Histórias - IV Mostra de Artes Visuais Casa de Cultura e Cidadania. 2009. (Exposição).

7.
MIOLA, Gabriela Canale; DAOUD, F. . "Águas Visuais" - I Mostra de Artes Visuias da AES Casa de Cultura e Cidadania. 2008. (Exposição).

8.
MIOLA, Gabriela Canale; DAOUD, F. . PORTAL DO DESCONHECIDO II Mostra de Artes Visuais. 2008. (Exposição).

9.
MIOLA, Gabriela Canale; DAOUD, F. . DESEJOS VISUAIS - III Mostra de Artes Visuais. 2008. (Exposição).

10.
MIOLA, Gabriela Canale; UEMURA, Guilherme Baracat ; Regina Egger Pazzannese . Cinemanima. 2007. (Outro).

11.
MIOLA, Gabriela Canale; Regina Egger Pazzannese . Caminho Ilustrado. 2007. (Exposição).

12.
MIOLA, Gabriela Canale; Arias, José Miguel ; IVANO, Rogério. ; SILVA, G. M. . Criação artística e produção visual do evento "70 anos da Exposição Entartete Kunst". 2007. (Outro).

13.
MIOLA, Gabriela Canale; UEMURA, Guilherme Baracat ; Regina Egger Pazzannese . Dia Internacional da Animação - Londrina. 2007. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Indi Valente. Kuna: criação, sonho e cura a partir de experiências com os Saterê na Amazônia. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

2.
Paulo Maria Junior. Ensino, criação e circulação de arte contemporânea em contexto intercultural. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

3.
Ives Tomasini. Videorretrato e a Violência contra a mulher na América Latina. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

4.
Daiane Prado. Fotoperformance: fotobiografia e identidade. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

5.
Pedro Vazquez. ARTE URBANA: O GRAFITE COMO OCUPAÇÃO DO ESPAÇO URBANO NA FRONTEIRA DE FOZ DO IGUAÇU. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Piatan Lube. Tabebuias - cozinhas experimentais. Início: 2013. Orientação de outra natureza. Secretaria de Cultura do Espírito Santo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Pedro Vazquez Maciel. O Muro como Elemento de Mediação do Grafite e da Pichação em Foz do Iguaçu. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Gabriela Canale Miola.



Inovação



Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MIOLA, Gabriela Canale. Multigraphias: writing cities collaboratively. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
MIOLA, Gabriela Canale. Fotografia: a construção de um olhar contemporâneo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MIOLA, Gabriela Canale. Multigraphias: escrevendo as cidades colaborativamente. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MIOLA, Gabriela Canale; MACHADO, Vitor Hugo Simon . DESpassos de Anchieta. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MIOLA, Gabriela Canale; Faria, Fernando ; Cota, Debora ; Amarante, Maria Inês . Mostra de Letras Artes e Mediação Cultural. 2015. (Outro).


Artes Visuais
1.
MIOLA, Gabriela Canale; Fernandes, Renata ; Afonso, Paulo ; ALVES, T. . Dança dos Varais. 2012. Diversas.

1.
Renata Fernandes ; MIOLA, Gabriela Canale ; Paulo Afonso ; Thales Alves . Entre os Prédios e nós. 2011. Filme.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 4:05:41