Iza Helena Travassos Ferraz de Araujo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0746202148340948
  • Última atualização do currículo em 26/01/2018


Professora Adjunta do Instituto de Ciências da Educação da UFPA. Licenciada em Matemática (UFPA - 2003). Especialista em Educação Matemática (UFPA - NPADC - 2005). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas (NPADC - UFPA - 2008). Doutora em Educação (PPGED - UFPA - 2017), com Estágio Científico (doutorado sanduíche) realizado na Universidade do Minho - Braga-Portugal (2014-2015). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" - HISTEDBR Seção Pará. Tem experiência em História da Educação no Pará, História do Currículo e das Disciplinas Escolares, e Formação de Professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Iza Helena Travassos Ferraz de Araujo
Nome em citações bibliográficas
ARAUJO, I. H. T. F. de;TRAVASSOS, I. H. S.;ARAUJO, I. H. T. F.;ARAÚJO, IZA HELENA TRAVASSOS FERRAZ DE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação.
Rua Augusto Corrêa, 01
Guamá
66000000 - Belém, PA - Brasil
Telefone: (91) 32018694
URL da Homepage: http://www.iced.ufpa.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
com período sanduíche em Universidade do Minho (Orientador: José Augusto Pacheco).
Título: A disciplina escolar matemática no Gymnasio Paes de Carvalho durante a Primeira República, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Genylton Odilon Rêgo da Rocha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: História do Currículo; Disciplina Escolar Matemática; Gymnasio Paes de Carvalho; Primeira República; Ensino Secundário.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo / Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.
2006 - 2008
Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A educação a distância no processo de (trans)formação de professores de Matemática,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Renato Borges Guerra.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação a Distância; Formação de Professores; Didática da Matemática; Teoria Antropológica do Didático.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2005
Especialização em Educação Matemática. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Da Geometria que Temos a Geometria que Queremos: O Caso do Curso de Licenciatura em Matemática da UFPA.
Orientador: Maria José de Freitas Mendes.
1999 - 2003
Graduação em Matemática.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Autovalores, Autovetores e suas Aplicações.
Orientador: João dos Santos Protázio.




Formação Complementar


2012 - 2012
A produção de livros eletrônicos. (Carga horária: 13h).
Associação Brasileira das Editoras Universitárias, ABEU, Brasil.
2011 - 2011
Linux de A a Z. (Carga horária: 4h).
Comunidade Open Tapajós Software Livre, OPEN TAPAJÓS, Brasil.
2010 - 2010
Design Instrucional para EAD. (Carga horária: 120h).
Instituto Brasileiro de Desenho Instrucional, IBDIN, Brasil.
2004 - 2004
Modelagem Matemática e Informática Educativa. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Tópicos de Análise Real. (Carga horária: 60h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2003 - 2003
Curso de Linguagem C. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2002 - 2002
Introdução à Programação. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Curso de capacitação para o ensino na Matemática. (Carga horária: 32h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2000 - 2000
Resolução de Sistema Linear. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2000 - 2000
Modelagem Matemática. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2000 - 2000
Olimpíadas de Matemática e Soluções de Problemas. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2000 - 2000
Aplicativos Matemáticos e Internet. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2000 - 2000
Trigonometria. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora do Instituto de Ciências da Educação, do Curso de Pedagogia.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Tutoria da Matemática/UAB

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente Editorial da EditAedi, Carga horária: 20
Outras informações
Assistente Editorial da Editora Universitária da Assessoria de Educação a Distância da Universidade Federal do Pará

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisora de Extensão da Matemática/PARFOR

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta Auxiliar Nível 01, Carga horária: 40
Outras informações
Além das atividades o ensino presencial, atuo no curso de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância como coordenadora das disciplinas de Estágio Supervisionado II, III e IV e tutora da disciplina Instrumentação do Ensino de Matemática (pólo Belém).

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Sala Oficinas Tecnológicas, Carga horária: 5
Outras informações
A Sala Ambiente Oficinas Tecnológicas faz parte do currículo do Curso de Especialização em Gestão Escolar - modalidade a distância do Ministério da Educação, cuja instituição executora é a UFPA através do Instituto de Ciências da Educação.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Curso de Especialização
Outras informações
Ministrei aula para a Turma I na Sala Ambiente Projeto Vivencial, com carga-horária de 120h, do Curso de Especialização em Gestão Escolar - modalidade a distância do Ministério da Educação - Escola de Gestores.

Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Serviço Prestado, Enquadramento Funcional: Tutora do Curso de Matemática EAD, Carga horária: 20
Outras informações
Nesse período eu atuei como tutora das disciplinas Matemática Discreta, Pré-Cálculo, Álgebra II, Instrumentação do Ensino de Matemática e dos Estágios Supervisionados II, III e IV do curso de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância, nos pólos Belém, Mocajuba, Breves e Tomé-Açu do Estado do Pará.

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professora Substituta Auxiliar Nível 01, Carga horária: 40

Atividades

04/2017 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática dos Anos Iniciais
04/2017 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Abordagens Teórico-Metodológicas da Matemática Escolar
02/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências da Educação, .

03/2008 - 06/2013
Ensino, Especialização em Gestão Escolar a Distância, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Sala Ambiente de Oficinas Tecnológicas (coordenadora)
Sala Ambiente do Projeto Vivencial (professora)
03/2008 - 03/2013
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio I
Estágio II
Metodologia do Ensino da Matemática
03/2008 - 03/2013
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Aplicada à Educação Física
01/2006 - 02/2008
Ensino, Licenciatura Em Matemática Modalidade a Distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado IV
Estágio Supervisionado III
Estágio Supervisionado II
Instrumentação do Ensino de Matemática
Álgebra II
2/2005 - 11/2005
Ensino, Licenciatura Em Matemática Modalidade a Distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Básica II
Matemática Discreta
Pré-Cálculo
11/2003 - 11/2005
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino da Matemática
Prática de Ensino da Matemática
11/2003 - 11/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Aplicada à Educação
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da Matemática

Secretaria Estadual de Educação do Pará, SEDUC - PA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Matemática AD4, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
História do Currículo e das Disciplinas Escolares
2.
História e Educação na Amazônia


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Formação de professoras/es em tempos de ditadura: o Instituto de Educação do Pará no período de 1964 a 1985
Descrição: O projeto de pesquisa se agrega ao movimento nacional em torno de investigações que respondam a questões relativas à educação em relação às interferências do regime militar brasileiro de 1964 a 1985. Intenciona-se juntar-se aos eventos, debates e pesquisas efetivadas em prol da valorização e da preservação da memória da educação e da visibilidade dos sujeitos que viveram os tempos ditatoriais em que o extermínio e a eliminação de opositores ao regime se estenderam aos diferentes lugares da sociedade brasileira e chegaram às escolas e às universidades..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (2) .
Integrantes: Iza Helena Travassos Ferraz de Araujo - Integrante / Genylton Odilon Rêgo da Rocha - Coordenador / Maria José Aviz do Rosário - Integrante / Clarice Nascimento de Melo - Integrante.
2007 - 2008
Estágio Curricular nas Séries Iniciais para Licenciandos em Matemática: sementes de um trabalho colaborativo
Descrição: Esse Projeto é parte integrante do PROECIM - Programa de Aperfeiçoamento e Assessoramento de Professores de Ciências e Matemática da Educação Básica, desenvolvido pelo NPADC e devidamente cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão. Um dos objetivos do PROECIM é contribuir para melhoria do ensino de ciências no Estado do Pará, por meio de ações de educação continuada de professores e assessoria à órgãos educacionais. Por outro lado, esse projeto toma como ambiente de realização investigativa os espaços escolares que fazem parte da Disciplina Estágio I (e o próprio desenvolver dessa disciplina), pertencente ao currículo do Curso de Licenciatura da UFPA. Desta feita, o objeto de pesquisa neste contexto é a formação inicial de professores de matemática e a formação continuada de professores que ensinam matemática. Vale ressaltar que, dada à especificidade da disciplina Estágio I, onde o espaço escolar vivenciado são as séries iniciais do ensino fundamental, seguimento de ensino que não faz parte do foco central de atuação do licenciado em matemática e as temáticas discutidas no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGCEM) sobre a formação de professores de matemática, identificamos possibilidades da realização de pesquisas que aliam o tripé ensino (Estágio I), Extensão (PROECIM) e pesquisa (PPGCEM). O objetivo geral do projeto ?ESTÁGIO CURRICULAR NAS SÉRIES INICIAS PARA LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA: sementes de um trabalho colaborativo?, ora em apresentação, é analisar a possibilidade de contribuições para a formação inicial do professor em matemática e a formação continuada de professores que ensinam matemática nas primeiras séries do Ensino Fundamental, através do estágio curricular neste seguimento de ensino, com vistas à constituição de grupos colaborativos para um ensino de matemática contribuinte a uma formação cidadã planetária, atinentes às exigências educacionais deste século. O Projeto iniciou no segundo semestre letivo de 2007, n.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Laboratório Pedagógico de Matemática da Educação Básica
Descrição: Este projeto tem como objetivo principal instrumentalizar os professores que ensinam matemática na Escola Nossa Senhora do Rosário, localizada no município de Marituba- PA, para o desenvolvimento de atividades de pesquisa em educação matemática, uso/confecção de materiais didáticos manipuláveis, uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino e planejamento/avaliação das atividades curriculares e extracurriculares, visando a melhoria da qualidade do ensino desta disciplina. O período de realização será de abril/2017 a março/2018, e tem como público-alvo professores que ensinam matemática e alunos da escola. A proposta pautou-se em experiências que já foram desenvolvidas no curso de Licenciatura em Matemática da UFPA e nas pesquisas sobre Laboratórios de Ensino de Matemática ? LEM (LORENZATTO, 2006) e Feiras de Matemática (ZERMIANI, 2003). As atividades serão desenvolvidas na referida escola, em conjunto com os professores e coordenação/direção, e consistirão em rodas de conversa, plantão pedagógico, oficinas e realização de uma feira de matemática na escola..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2010 - 2010
Laboratório de Ensino e Informática na Matemática - LABEIM
Descrição: No ano de 2009 houve a reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática da UFPA / Campus Belém, no qual foi incluído um Programa de Extensão que irá permear todo o percurso acadêmico do licenciando. Nesse programa está presente o Projeto LABEIM ? Laboratório de Ensino e Informática na Matemática, que tem como principais atividades a capacitação dos licenciandos na utilização/elaboração de materiais didáticos concretos e virtuais e organização do trabalho pedagógico; e a realização de oficinas, minicursos e palestras voltadas para alunos e professores da rede pública de ensino de Belém. Será utilizado como fundamento teórico para a implementação do LABEIM a concepção de Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), segundo Lorenzato (2006), Rêgo & Rêgo (2006) e Turrioni & Perez (1999) e tendo como princípio norteador ao Plano de Desenvolvimento da UFPA e as legislações vigentes das atividades de extensão. O projeto, que é uma parceria entre as Faculdades de Matemática e de Educação, terá uma coordenação compartilhada entre as duas faculdades e pretende alcançar resultados a curto, médio e longo prazo de forma colaborativa pela equipe de professores e técnicos com experiência na área da Matemática, Educação e Computação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (35) .
Integrantes: Iza Helena Travassos Ferraz de Araujo - Coordenador / Marcos Monteiro Diniz - Integrante / Silvério Sirotheau Corrêa - Integrante / Manoel Silvino Batalha de Araújo - Integrante / José Maria Soares Rodrigues - Integrante / Márcio Lima do Nascimento - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Auxílio financeiro.


Outros Projetos


2012 - 2013
Biblioteca de Objetos Matemáticos: a matemática viva e instigante mediando o processo de aprendizagem
Descrição: Projeto aprovado com financiamento pelo Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão - PROINT-2012/2013 da Universidade Federal do Pará..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Iza Helena Travassos Ferraz de Araujo - Integrante / Márcio Lima do Nascimento - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Auxílio financeiro.
2012 - 2013
Educação Física e a Produção do Conhecimento
Descrição: Programa Integrado de apoio ao Ensino, PEsquisa e Extensão - PROINT 2012-2013. O eixo do ano 2012 foi Produção Acadêmica do Curso de Educação Física no Pará, no qual desenvolvi a seguinte atividade: Análise Crítica da Produção de Conhecimento da Turma 2012 no âmbito da disciplina Estatística Aplicada, no período de março a novembro de 2012..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ARAUJO, I. H. T. F.2016 ARAUJO, I. H. T. F.; ROCHA, G. O. R. . De 'nocivo à educação geral' à 'templo do saber': as transformações no Gymnasio Paes de Carvalho na Primeira República. Revista HISTEDBR On-line, v. 16, p. 52-75, 2016.

2.
ARAÚJO, IZA HELENA TRAVASSOS FERRAZ DE2016ARAÚJO, IZA HELENA TRAVASSOS FERRAZ DE; CARDOSO, MARIA GORETE RODRIGUES . Conhecimento e currículo na formação dos intelectuais. Revista Eletrônica Científica da UERGS, v. 2, p. 145-157, 2016.

3.
ARAUJO, I. H. T. F.2015 ARAUJO, I. H. T. F.. A história da matemática escolar no Gymnasio Paes de Carvalho (1889-1930): um olhar sobre as fontes históricas. Revista HISTEDBR On-line, v. 15, p. 210-228, 2015.

4.
TRAVASSOS, I. H. S.2013 TRAVASSOS, I. H. S.; GUERRA, R. B. . A Educação a distância no processo de transposição de praxeologias didáticas. Margens (UFPA), v. 6, p. 69-84, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
ARAUJO, I. H. T. F.; MOSCA, M. O. . As heranças de (não) valorização dos currículos de matemática e música na Educação Básica brasileira: as (não) influências das avaliações externas. In: Mouraz, Ana; Pacheco, José Augusto; Valadas, Sandra T.. (Org.). Avaliação Externa de Escolas do Ensino não Superior: coordenadas e processos de um projeto de investigação. 1ed.Porto - Portugal: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas - Universidade do Porto, 2015, v. 1, p. 184-186.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ARAUJO, I. H. T. F.; PIMENTEL, L. A. . Laboratório Pedagógico de Matemática da Educação Básica: A Feira de Matemática como elo entre a Universidade e a Escola Pública. In: VI SEMINÁRIO NACIONAL DE AVALIAÇÃO E GESTÃO DAS FEIRAS DE MATEMÁTICA, 2017, CAMBORIÚ-SC. ANAIS DO VI SEMINÁRIO NACIONAL DE AVALIAÇÃO E GESTÃO DAS FEIRAS DE MATEMÁTICA, 2017. p. 11-19.

2.
ARAUJO, I. H. T. F.; ROCHA, G. O. R. . Um balanço da produção acadêmica sobre a história da matemática escolar no Brasil. In: XI Colóquio sobre questões curriculares - VII Colóquio Luso-brasileiro sobre questões curriculares, 2014, Braga - Portugal. Anais do XI Colóquio de Questões Curriculares. Braga-Portugal: Centro de Investigação e Educação (CIED) - Instituto de Educação - Universidade do Minho, 2014. p. 3268-3275.

3.
TRAVASSOS, I. H. S.; GUERRA, R. B. . Transposição de Praxeologias Matemáticas. In: VI Encontro Paraense de Educação Matemática, 2008, Belém. VI Encontro Paraense de Educação Matemática. Belém: SBEM/PA, 2008. p. 1-16.

4.
TRAVASSOS, I. H. S.; GUERRA, R. B. . Educação a Distância e Teoria Antropológica do Didático: em busca de algumas convergências. In: V Encontro Paraense de Educação Matemática, 2007, Belém. V Encontro Paraense de Educação Matemática. Belém: SBEM/PA, 2007. p. 455-463.

Apresentações de Trabalho
1.
ARAUJO, I. H. T. F.; PIMENTEL, L. A. . Laboratório Pedagógico de Matemática da Educação Básica: A Feira de Matemática como elo entre a Universidade e a Escola Pública. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ARAUJO, I. H. T. F.. Feiras de Matemática: estudo e pesquisa na Educação Básica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
TRAVASSOS, I. H. S.. Formação de Tutores (Produção do Grupo de Trabalho). 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
TRAVASSOS, I. H. S.. Projetos Comunitários (Produção do Grupo de Trabalho). 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
TRAVASSOS, I. H. S.; GUERRA, R. B. . Educação a Distância e Teoria Antropológica do Didático: em busca de algumas convergências. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
TRAVASSOS, I. H. S.. Instrumentação do ensino da Matemática sob a ótica da Transposição Didática. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ARAUJO, I. H. T. F.. Editorial da Revista HISTEDBR On-line - Nº 62 - maio/2015. Campinas-SP: Revista do Grupo de Pesquisa HISTEDBR - História Sociedade e Educação no Brasil, 2015 (Editorial de Periódico).


Demais tipos de produção técnica
1.
ARAUJO, I. H. T. F.; ROSARIO, M. J. A. ; ROCHA, G. O. R. ; MELO, C. N. ; NEVES, F. A. F. . Revista HISTEDBR On-line - Número 62 - maio/2015. 2015. (Organização de Periódico).

2.
TRAVASSOS, I. H. S.. Valores para Paz - Vol. 1. 2013. (Assistente Editorial).

3.
TRAVASSOS, I. H. S.. O uso de materiais manipuláveis no ensino de Matemática. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
TRAVASSOS, I. H. S.. Formação continuada dos professores da Rede Municipal de Educação de Belém-PA. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
TRAVASSOS, I. H. S.. Material Dourado: estabelecendo relações e compreendendo algoritmos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
TRAVASSOS, I. H. S.. I Ciclo de Oficinas de Matemática para Alunos de Escolas Públicas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
TRAVASSOS, I. H. S.. A Matemática das Lendas Amazônicas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
TRAVASSOS, I. H. S.. Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio. 2008. .

9.
TRAVASSOS, I. H. S.. Frações decimais e números decimais: estabelecendo relações e compreendendo algoritmos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
TRAVASSOS, I. H. S.. A Educação Matemática no cotidiano dos alunos: a inclusão do lúdico nas prática escolares. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
TRAVASSOS, I. H. S.. Construções Geométricas com o Aplicativo Régua e Compasso. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
TRAVASSOS, I. H. S.. Capacitação de jogos matemáticos. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
TRAVASSOS, I. H. S.. O aplicativo. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NASCIMENTO, M. L.; VAZ, C. L. D.; TRAVASSOS, I. H. S.. Participação em banca de Wellington Evangelista Duarte.A Biblioteca de Objetos Matemáticos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará.

2.
ARAUJO, M. S. B.; TRAVASSOS, I. H. S.. Participação em banca de Romildo Oliveira Almeida e José Araújo de Lima.Introdução ao estudo da reta e do plano. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará.

3.
RODRIGUES, J. M. S.; BERTOLO, S. J. N.; TRAVASSOS, I. H. S.. Participação em banca de Helaine Isaías do Rosário.A formação inicial da professora polivalente para o ensino de matemática: perspectiva sobre o desenho curricular do Curso de Pedagogia da UFPA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

4.
RODRIGUES, J. M. S.; DAMASCENO, A. C.; TRAVASSOS, I. H. S.. Participação em banca de Tina Vale Pinheiro.Desempenho de alunos de 4ª série em questões que envolvem operações. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

5.
RESQUE, S. N. F.; TRAVASSOS, I. H. S.. Participação em banca de Angelo dos S. Almeida, Maria Dalva Pereira e João Irandir.As dificuldades no processo de ensino aprendizagem das quatro operações fundamentais da matemática. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática Modalidade a Distância) - Universidade Federal do Pará.

6.
BRANDEMBERG, João Claúdio; TRAVASSOS, I. H. S.. Participação em banca de Luana Barbosa Batista.O MIL - Matemática Interativa Linux e sua utilização como recurso metodológico no ensinio de matemática. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará.

7.
BRANDEMBERG, João Claúdio; TRAVASSOS, I. H. S.. Participação em banca de Iza Menezes Leão.A Matemática utilizada nos cálculos trabalhistas para elaboração da folha de pagamento. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará.

8.
RODRIGUES, J. M. S.; OLIVEIRA, S. M. M.; TRAVASSOS, I. H. S.. Participação em banca de Maria Soares Ribeiro e Tereza Serrão Rodrigues.Uso de Jogos na Matemática da Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

9.
PROTÁZIO, João dos Santos; TRAVASSOS, I. H. S.. Participação em banca de BRAGA, Alcimara O. & MARAL, Alessandro O..Desvendando a geometria através da arte ao longo da história. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará.

10.
CASCAES, Ademar Figueiredo; MESQUITA, A. A.; TRAVASSOS, I. H. S.. Participação em banca de SILVA, Ivany G. & SILVA, Ligia R..O jogo como recurso didático no ensino da Matemática nas séries iniciais do Ensino Furndamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

11.
CASCAES, Ademar Figueiredo; SARAIVA, Maria da Conceição Corrêa; TRAVASSOS, I. H. S.. Participação em banca de OLIVEIRA, Márcia J. C..A resolução de problemas matemáticos nas Séries Inicias do Ensino Fundamental. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CABRAL, M. C.; SENA, V. F.; VALENTE, Z. A.; RODRIGUES, J. M. S.; TRAVASSOS, I. H. S.. Banca Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto da Matéria. 2010. Universidade Federal do Pará.

Outras participações
1.
MEDEIROS, M. R.; SILVA, M. L.; ARAUJO, I. H. T. F.. Comissão de Avaliadores de Projetos no I Seminário de Projetos Educaionais e a construção de uma nova cultura acadêmica na Amazônia. 2010. Universidade Federal do Pará.

2.
TRAVASSOS, I. H. S.. Seleção de Orientadores de Aprendizagem. 2009. Universidade Federal do Pará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Conferência. 2015. (Outra).

2.
I Jornada de Doutoramento em Ciências da Educação. 2015. (Outra).

3.
Seminário Internacional "Entre mais e melhor escola: a excelência acadêmica na escola pública portuguesa". 2015. (Seminário).

4.
Seminário Internacional de Avaliação Externa de Escolas.As heranças de (não) valorização dos currículos de matemática e música na Educação Básica brasileira: as (não) influências das avaliações externas. 2015. (Seminário).

5.
Mostra de Investigação CIEd 2014.A matemática enquanto componente curricular do ensino secundário no Ginásio Paes de Carvalho (1889-1930). 2014. (Outra).

6.
XI Colóquio sobre questões curriculares - VII Colóquio Luso-brasileiro sobre questões curriculares.Um balanço da produção acadêmica sobre a história da matemática escolar no Brasil. 2014. (Outra).

7.
11º Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo. 2013. (Seminário).

8.
II Colóquio da Linha de Pesquisa Educação: Currículo, Epistemologia e História. 2013. (Outra).

9.
I Encontro de Formação Interdisciplinar do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFPA em. 2012. (Encontro).

10.
II Fórum da Internet no Brasil. 2012. (Outra).

11.
VIII Encontro de Planejamento Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática - modalidade a distância.O papel do tutor e a tutoria: esboçando o plano de tutoria. 2012. (Encontro).

12.
VIII Encontro de Planejamento Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática - modalidade a distância.Laboratório de Ensino e Informática na Matemática - LABEIM. 2012. (Encontro).

13.
III Fórum Amazônico de Software Livre. 2011. (Encontro).

14.
V Congresso de Direito de Autor e Interesse Público. 2011. (Congresso).

15.
1º Seminário da Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital do Programa Telecentros.BR.Grupo de Trabalho: Projetos Comunitários. 2010. (Seminário).

16.
2º Seminário da Rede Nacional de Formação para a Inclusão Digital do Programa Telecentros.BR.Grupo de Trabalho: Formação de Tutores. 2010. (Seminário).

17.
I Encontro Franco-Brasileiro de Formação Profissional no Meio Amazônico - FORPRAM.Workshop 1: Educação a Distância. 2009. (Encontro).

18.
Planejamento Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática (EAD) - UFPA.Laboratório de Ensino da Matemática. 2009. (Outra).

19.
EAD no Curso de Matemática: revendo caminhos e propondo alternativas.Ensinar e aprender no curso de formação de professores de Matemática em EAD. 2008. (Outra).

20.
II Encontro dos estudantes de Matemática na Modalidade a Distância.O processo de (trans)formação de professores de Matemática na modalidade a distância. 2008. (Encontro).

21.
VI Encontro Paranse de Educação Matemática.Transposição de Praxeologias Matemáticas. 2008. (Encontro).

22.
Seminário Novas Tecnologias e a Educação na Sociedade do Conhecimento. 2007. (Seminário).

23.
V Encontro Paraense de Educação Matemática.Educação a Distância e Teoria Antropológica do Didático: em busca de algumas convergências. 2007. (Encontro).

24.
I Seminário de Avaliação de Pesquisa da Pós-GRaduação em Educação em Ciências e Matemáticas da UFPA: trajetória, produção e perspectivas.Instrumentação do Ensino da Matemática sob a Ótica da Transposição Didática. 2006. (Seminário).

25.
I Encontro de Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática Modalidade a Distância da UFPA.Costruções Geométricas com o aplicativo "Régua e Compasso". 2005. (Encontro).

26.
Adolescência e escolha profissional: paixão, talento, influência ou sobsobrevivência?.O curso de Licenciatura em Matemática. 2004. (Outra).

27.
III Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional. 2004. (Encontro).

28.
VII Congresso Norte e Nordeste de Educação em Ciências e Matemática. O aplicativo "Régua e Compasso" no ensino e aprendizagem de Geometria. 2004. (Congresso).

29.
24º Colóquio Brasileiro de Matemático. 2003. (Outra).

30.
V Seminário Paraense de Educação em Ciências e Matemática - V SPECIM: "Novos saberes para o tempo presente". 2003. (Seminário).

31.
I Simpósio de Pesquisadores em Educação Matemática do Nordeste. 2002. (Simpósio).

32.
Feira do Vestibular da UFPA - 8ª edição.Curso de Licenciatura em Matemática. 2001. (Outra).

33.
VII Encontro Nacional de Educação Matemática. 2001. (Encontro).

34.
Semana de Matemática da UFPa 1999 & II Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional. 1999. (Encontro).

35.
Semana de Matemática da UFPA 1999 & II ERMAC. 1999. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARAUJO, M. S. B. ; TRAVASSOS, I. H. S. . IV Encontro dos Estudantes de Matemática da UFPA. 2012. (Outro).

2.
VELOSO, José M. M. ; DINIZ, M. M. ; VAZ, C. L. D. ; CORREA, S. S. ; SANTOS, M. L. ; TRAVASSOS, I. H. S. . I Colóquio de Matemática da Região Norte. 2010. (Outro).

3.
BRANDEMBERG, João Claúdio ; TRAVASSOS, I. H. S. . I Encontro dos Estudantes de Matemática da UFPA. 2009. (Outro).

4.
TRAVASSOS, I. H. S.; ARAÚJO, Geraldo M. . II Encontro do Estudantes de Matemática na Modalidade a Distância - II EEMAD. 2008. (Outro).

5.
VELOSO, José M. M. ; TRAVASSOS, I. H. S. . I Encontro de Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática Modalidade a Distância da UFPA. 2005. (Outro).

6.
LIMA, Silene A. ; TRAVASSOS, I. H. S. . 7º Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2004. (Outro).

7.
LEITE, Selma D. ; BRITO, Célia M. C. ; TRAVASSOS, I. H. S. . Feira do Vestibular 9º Edição. 2002. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Vanessa Pires dos Santos. Sistema de Equações Lineares: uma análise de livros didáticos considerando as ideias da Teoria Antropológica do Didático. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Iza Helena Travassos Ferraz de Araujo.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marina Cunha, Marinéia Cunha e Martarene Cunha. Cálculo de áreas e sua relação com as medidas agrárias utilizadas na comunidade Boa Esperança / Santarém-Pará. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Matemática Modalidade a Distância) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Iza Helena Travassos Ferraz de Araujo.

2.
Adevalda Gamboa, Maria Lúcia, Manuel Santos, Meirelene Souza. Materiais didáticos voltados para o ensino da matemática nas séries finais do ensino fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Matemática Modalidade a Distância) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Iza Helena Travassos Ferraz de Araujo.

3.
Roberta Cely Martins da Silva Figueiredo. As quatro operações fundamentais sob o olhar do professor das séries inciais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Iza Helena Travassos Ferraz de Araujo.

4.
SANTOS, Emanuel M. & SILVA, Kariny C.R.. O Currículo de Matemática e sua Consequências no Município de Cametá.. 2004. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Iza Helena Travassos Ferraz de Araujo.

5.
COSTA, Cilene S. & RODRIGUES, Lourdes C.. A Cultura Cametaense como proposta pedagógica para o Ensino da Matemática nas Séries Iniciais. 2004. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Iza Helena Travassos Ferraz de Araujo.



Inovação



Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
TRAVASSOS, I. H. S.2013 TRAVASSOS, I. H. S.; GUERRA, R. B. . A Educação a distância no processo de transposição de praxeologias didáticas. Margens (UFPA), v. 6, p. 69-84, 2013.

2.
ARAUJO, I. H. T. F.2016 ARAUJO, I. H. T. F.; ROCHA, G. O. R. . De 'nocivo à educação geral' à 'templo do saber': as transformações no Gymnasio Paes de Carvalho na Primeira República. Revista HISTEDBR On-line, v. 16, p. 52-75, 2016.

3.
ARAÚJO, IZA HELENA TRAVASSOS FERRAZ DE2016ARAÚJO, IZA HELENA TRAVASSOS FERRAZ DE; CARDOSO, MARIA GORETE RODRIGUES . Conhecimento e currículo na formação dos intelectuais. Revista Eletrônica Científica da UERGS, v. 2, p. 145-157, 2016.

4.
ARAUJO, I. H. T. F.2015 ARAUJO, I. H. T. F.. A história da matemática escolar no Gymnasio Paes de Carvalho (1889-1930): um olhar sobre as fontes históricas. Revista HISTEDBR On-line, v. 15, p. 210-228, 2015.



Outras informações relevantes


Aprovada em 3º lugar concurso público para suprimento de cargo de professor assistente da matéria Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Matemática.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 15:39:58