Daniele Barros Jardim

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9814599169715545
  • Última atualização do currículo em 10/05/2018


Atualmente é doutoranda em Educação Ambiental (PPGEA/FURG). Licenciada em Pedagogia- Hab. Educação Infantil e Didática (FURG, 2006); Especialista em Psicopedagogia Institucional (Portal Faculdades, 2008) e Mestre em Educação Ambiental (FURG, 2010). Possui também habilitação profissional plena para o Magistério (Inst. Est. de Educ. Juvenal Miller, 2002). Atualmente é Pedagoga na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis- PRAE da Universidade Federal do Rio Grande- FURG. Desenvolve suas atividades nos seguintes temas: Assistência Estudantil; Ações Afirmativas; Educação Ambiental; Educação Infantil e Educação a Distância. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniele Barros Jardim
Nome em citações bibliográficas
JARDIM, D. B.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande, Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.
Fundação Universidade do Rio Grande
Carreiros
96203900 - Rio Grande, RS - Brasil
Telefone: (53) 32373029


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Educação Ambiental.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: A POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA FURG ENQUANTO PROPOSTA PEDAGÓGICA A PARTIR DA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA,
Orientador: Humberto Calloni.
2008 - 2010
Mestrado em Educação Ambiental.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Significados e sentidos da Educação Ambiental para as crianças da Educação Infantil,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Susana Inês Molon.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2007 - 2008
Especialização em Psicopedagogia Institucional. (Carga Horária: 520h).
Portal Faculdades, PF, Brasil.
Título: Dislexia: Um transtorno de aprendizagem ainda pouco compreendido pelos educadores..
Orientador: Maurício Aires Vieira.
2003 - 2006
Graduação em Pedagogia Hab. Educação Infantil.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil.
1999 - 2002
Curso técnico/profissionalizante em Magistério.
Instituto Estadual de Educação Juvenal Miller, IEEJM, Brasil.




Formação Complementar


2016
Aluna Especial do Doutorado em Educação Ambiental. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2016 - 2016
Direitos Humanos- curso de 40h. (Carga horária: 40h).
Educamundo: Cursos livres para qualificação, EDUCAMUNDO, Brasil.
2016 - 2016
Administrando conflitos- curso de 40h. (Carga horária: 40h).
Educamundo: Cursos livres para qualificação, EDUCAMUNDO, Brasil.
2016 - 2016
Gestão Escolar. (Carga horária: 200h).
Educamundo: Cursos livres para qualificação, EDUCAMUNDO, Brasil.
2014 - 2015
Gestão Etnoterritorializada da educação Escolar Indígena. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2014 - 2014
Ética e Serviço Público- 20h. (Carga horária: 20h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2014 - 2014
Atendimento ao cidadão- 20h. (Carga horária: 20h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2014 - 2014
Legislação Aplicada à Gestão de Pessoas- Lei 8.112/90- Turma 4/2013. (Carga horária: 30h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2014 - 2014
Gestão Estratégica de pessoas e planos de carreira- 20h. (Carga horária: 20h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2013 - 2013
Qualificação de Multiplicadores em Educação para o Trânsito. (Carga horária: 48h).
Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul, DETRAN/RS, Brasil.
2009 - 2009
Curso de~Formação Continuada para tutores. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2009 - 2009
Curso de capacitação em EaD p/ prof.(s) e tutores. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2008 - 2008
Curso de capacitação em EAD. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2008 - 2008
Curso de capacitação em EaD p/ prof.(s) e tutores. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2008 - 2008
English Language Solutions. (Carga horária: 80h).
English School Top Way, ESTW, Brasil.
2007 - 2007
Aluna Especial do Mestrado de Educação Ambiental. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2005 - 2005
Aluna Ouvinte do Mestrado de Educação Ambiental. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Jayme Gomes Monteiro, EMEFPJGM, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 20
Outras informações
Substituiu a professora da 2 série, por cinco dias, no mês de agosto de 2001, totalizando 20h/aula.


Escola Estadual Cel Juvêncio Lemos, EECJL, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrou aulas, na 4 série, substituindo a professora do dia 16/07/2001 à 20/07/2001, das 13h e 30 min até às 17h e 30 min, totalizando 20 h/aula.


Escola de Educação Infantil Criança e Cia, EEICC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora/ Recreacionista, Carga horária: 20
Outras informações
Atuei como professora regente de maio de 2007 à julho de 2008 ( turno da tarde) e como recreacionista de março de 2007 à dezembro do mesmo ano ( turno da manhã). Em 2007 cumpri carga horária semanal de 40h e em 2008 de 20h.


Escola de Orientação Profissional Assis Brasil, EOPAB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Orientação pedagógica, Carga horária: 4
Outras informações
Atuava como Orientadora de estágios (prática de ensino/ cuidado/ educação) do curso profissionalizante "Atendentes de Creche e Cuidadoras de Crianças" pela Escola de Orientação Profissional Assis Brasil. Atendo quatro estagiárias (Charlene da Silva Torres; Claíza Corrêa; Fernanda Pereira e Michele Machado) que realizam seus estágios, de carater obrigatório, em Escolas de Educação Infantil em Rio Grande-RS. O curso teve como objetivo capacitar e formar auxiliares de educador/professor infantil. O período de orientação e estágio foi realizado de setembro à novembro de 2009.


Escola Estadual de Ensino Fundamental Almirante Tamandaré, EEEFAT, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20


Instituto Ensinar de Desenvolvimento Social, IEDES, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Pedagogo, Carga horária: 40


EMEI Prof Dayse Guma Pagel, EMEIPDGP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20


EMEF Cidade do Rio Grande - CAIC/FURG, EMEFCAIC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40
Outras informações
Atuei na escola como Professora de Ed. Infantil e Coordenadora Pedagógica da Ed. infantil.


Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora de Acomp. e Apoio Pedagógico, Carga horária: 40
Outras informações
Assumi a Coordenadora de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante, mediante Portaria 0159/2017 de 12 de janeiro de 2017 até 05 de fevereiro de 2018.

Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Ações Afirmativas-CAAF, Carga horária: 40
Outras informações
Assumi a Coordenação de Ações Afirmativas - CAAF/DIDES/PRAE na Universidade Federal do Rio Grande em 01/11/2013, mediante Portaria 2714/2013 até 12/01/2017.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista CAPES, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Atuei como professora pesquisadora no curso de Pedagogia EaD nas seguintes disciplinas: - 2014: Seminário Temático Infâncias- 3 semestre, módulo II (Pedagogia Terceira oferta); - 2015: Trabalho de Conclusão de Curso II- 8 semestre ( Pedagogia Segunda oferta) e Cotidiano da Educação Infantil- 5 semestre, módulo I (Pedagogia Terceira oferta); - 2016: Estágio IV Ed. Infantil- 6 semestre, módulo I (Pedagogia Terceira oferta).

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora de Desenvolvimento do Estudante, Carga horária: 40
Outras informações
Substituição no cargo de Diretora de Desenvolvimento do Estudante- DIDES na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis- PRAE/FURG, mediante Portarias, nos seguintes períodos: - 24/08/2014 a 28/04/2014; - 06/03/2014 e 07/03/2014; - 27/07/2015 a 10/08/2015; - 05/07/2016 a 07/07/2016.

Vínculo institucional

2008 - 2015
Vínculo: Bolsista CAPES, Enquadramento Funcional: Tutora a distância, Carga horária: 20
Outras informações
Realizei em 2008 e 2009 tutoria acadêmica de apoio docente na disciplina "Seminários Interdisciplinares II, III, IV e V" do Curso de Licenciatura em Pedagogia-EaD do Sistema Universidade Aberta Brasil (UAB) na modalidade a distância. Em 2010, realizei tutoria acadêmica de apoio docente no Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental-EaD, atuando nas disciplinas "Alfabetização Digital", "Políicas Estruturantes da Ed. Ambiental", "Um olhar sobre a Ed. Ambiental", "Água", "Mudanças climáticas", "Biodiversidade", "Mobiliade urbana e energia", "Projeto de Pesquisa", "Gestão dos movimentos da juventude" e "Seminário Local". Em 2012, retornei como tutora no curso de Pedagogia EaD segunda oferta trabalhando nas disciplinas de "Estudos das Infâncias, Cultura e Educação" e "Fundamentos e metodologia da Ed. Infantil I e II". Em 2013, atuei na disciplina "Jogos, brinquedos, culturas e Educação" ofertado na segunda oferta da Pedagogia EaD. Em 2014, atuei na disciplina "Seminário Temático de Aprofundamento e diversificação de estudos", da terceira oferta da Pedagogia EaD; em "Fundamentos e Metodologia dos Anos Iniciais", na segunda oferta da Pedagogia EaD e em "Cultura, ambiente e sociedade" na terceira oferta da pedagogia EaD. Em 2015, atuei na disciplina Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos- 4 semestre, módulo II, como tutora a distância.

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/2006 - 08/2006
Extensão universitária , Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação de zero a seis anos - NEPE, .

Atividade de extensão realizada
Reflexões sobre práticas de cuidado e educação com cuidadoras de crianças no município do Rio Grande..
2004 - 2006
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Educação e Ciências do Comportamento/ DECC, Departamento de Educação e Ciências do Comportamento/ DECC.

Atividade realizada
Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação de zero a seis anos - NEPE (bolsista voluntária).


Projetos de pesquisa


2010 - Atual
AS CRIANÇAS DE SEIS ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: ATIVIDADES, DIÁLOGOS, BRINCADEIRAS, IMAGINAÇÃO E INTERAÇÕES SOCIAIS NO CONTEXTO DE ENSINAR E APRENDER
Descrição: Este projeto de pesquisa é resultado de várias investigações realizadas em contextos de ensinar e aprender tendo como sujeitos de pesquisa tanto professores(as) dos anos iniciais do ensino fundamental quanto crianças da educação infantil e dos anos iniciais. É resultante do projeto de pesquisa ?Constituição do sujeito, subjetividade e sentido estético na formação de professores(as)?, financiado pelo Edital MCT/CNPq Nº 014/2008 ? Universal, Processo Nº 471941/2008-5, que desenvolveu um curso de formação continuada intitulado ?Formação e desenvolvimento do sentido estético em contextos de ensinar e aprender? para professores(as) de escolas municipais dos anos iniciais do ensino fundamental..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Daniele Barros Jardim - Coordenador / Susana Inês Molon - Integrante.
2006 - 2006
Olhares e Impressões das Crianças sobre a Participação em Festas Comemorativas do Calendário Escolar
Descrição: O projeto tem como objetivo investigar como as crianças, por meio das suas ações e interpretações, na interação com o grupo de pares e adultos, percebem a sua participação nas festas comemorativas de uma escola pública infantil, bem como interferem ou modificam estes acontecimentos. Algumas questões que circundam a problemática serão investigadas: Como as crianças se apropriam, contribuem, transformam e degradam, mediante suas práticas e seus discursos, as festas comemorativas e seus rituais? Como as festas e suas comemorações produzem as infâncias, fabricam seus corpos, as maneiras de agir e pensar das crianças, assim como podem contribuir para a construção de identidades plurais/híbridas das crianças? Como e quando as crianças se acomodam as regras e limites que são impostos pelos adultos para manter as festas comemorativas? Quando os adultos reconhecem o direito de expressão e participação das crianças nas festas e se existem situações mais propícias a esta participação. Os espaços do cotidiano, incluindo as festas e suas comemorações são vividos, praticados, representados e pensados pelas crianças e seus pares e com os adultos. O que elas criam e recriam por meio de uma participação que pode ser concedida pelos adultos ou conquistada por elas têm significados, simbolismos e valores profundamente vinculados com seus contextos sociais e culturais. Pretendo construir uma metodologia com as crianças que possibilite que elas também possam pesquisar sua participação e o papel dos adultos nas festas comemorativas. Com base nos estudos de Alderson (2005, p.438) almejo que esta seja uma pesquisa de crianças sobre crianças , na medida em que um grupo delas provavelmente conduzirá uma pesquisa sobre a participação das crianças nas festas comemorativas de uma escola infantil...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Daniele Barros Jardim - Integrante / Carina Loureiro Andrade - Integrante / Ana Cristina Coll Delgado - Coordenador / Ana Paula G. Ferraz - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2005 - 2006
A Educação Infantil no Município do Rio Grande, Financiado Edital Universal CNPq AQP
Descrição: Projeto cotetivo que agrega três pesquisas e que tem como objetivo central aprofundar o conehcimento sobre a diversidade do atendimento das crianças de zero a seis anaos no município do Rio Grande, de modo a qualificar as demandas educacionais para esta faixa etária. Consideramos que este estudo poderá subsidiar políticas públicas no que se refere à formação de profissionais e a qualidade do atendimento, reconhecendo as diferenças e as diversidades locais. No desenvolvimento do estudo, propomos subprojetos que investigarão as políticas municipais de Educação Infantil na cidade do Rio Grande, os significados de cuidado/educação das famílias em relação às crianças pequenas e as culturas infantis e olhares das crianças sobre casas de cuidadoras. O estudo será realizado tomando por base a abordagem de pesquisa qualitativa. Esta perspectiva privilegia as relações que se estabelecem, de permeio com o próprio objeto investigado, possibilitando uma maior compreensão a partir dos significados atribuídos pelos sujeitos de pesquisa. Vinculados a essa perspectiva, serão utilizados nas diferentes ações de pesquisa, metodologias investigativas com crianças com base no referencial teórico-metodológico da sociologia da infância. Também ressaltamos a rede de significações como referencial associado a algumas ações de pesquisa. Destacamos, ainda, que ao final da pesquisa realizaremos discussões dos dados com órgãos públicos vinculados aos direitos das crianças, assistência social, educação e Ministério Público. Tal estratégia de ação desencadeará a proposição de programas educativos intersetoriais, bem como a realização de um seminário sobre Políticas Públicas com diferentes setores da sociedade e órgãos públicos. Essas ações configuram-se numa proposição de um tipo de parceria entre a Universidade e a Educação Infantil. Isso nos parece relevante, uma vez que existe no município do Rio Grande, uma diversidade de atendimentos e uma carência de políticas públicas para a pequena infânci.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Daniele Barros Jardim - Integrante / Carina Loureiro Andrade - Integrante / Ana Cristina Coll Delgado - Coordenador / Simone dos Santos Albuquerque - Integrante / Carlos R. S. Machado - Integrante / Gabriela Medeiros Nogueira - Integrante / Mara Lúcia de Barros Longaray - Integrante / Fabiana Dendena - Integrante / Sabina Afonso - Integrante / Ana Paula G. Ferraz - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2005 - 2006
Culturas Infantis e significados das crianças em contextos diversificados de educação e cuidado no município do Rio Grande
Descrição: Este projeto constitui-se na segunda etapa da pesquisa Estudo Etnográfico sobre culturas infantis e significados das crianças em creches domiciliares no município do Rio Grande. Esta pesquisa recebeu financiamento da FAPERGS (recém-doutor) e é um subprojeto do Projeto: A educação Infantil no Município do Rio Grande financiado pelo CNPq (Edital Universal 2004). A primeira etapa (entrevistas com cuidadoras de diferentes zonas populares de Rio Grande) foi concluída. O projeto faz parte dos grupos de pesquisa NEPE (Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação de Zero a Seis anos) e CIC (Grupo de Pesquisa: crianças, infâncias e culturas). Esta etapa da investigação constituí-se em uma etnografia com crianças em uma casa de cuidadora em uma zona popular de Rio Grande, com foco nos significados das crianças e suas culturas. Pretende-se compreender os principais constrangimentos e negociações entre os atores sociais (crianças e adultos) e as organizações e expressões culturais das crianças com sua participação na recolha e produção dos dados. O projeto conta com a participação de duas bolsistas de iniciação científica(Fapergs e CNPq)e três colaboradores de pesquisa (orientações já concluídas) e está dividido nas seguintes etapas: a) Caracterização do contexto de pesquisa e dos atores sociais b) Análise dos grupos geracionais e suas alteridades no contexto c) Análise dos principais constrangimentos, negociações e expressões culturais das crianças A coleta de dados e a análise e categorização foram parcialmente concluídas. O Relatório de conclusão foi entregue a FAPERGS em janeiro de 2006 e ainda analisaremos os grupos geracionais, constrangimentos e negociações com as crianças, os desenhos e registros gráficos produzidos pelas crianças, bem como tentaremos propor um projeto de formação em serviço na casa da cuidadora, na qual realizamos o estudo de caso etnográfico. Tais metas serão desenvolvidas a partir de março de 2006...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Daniele Barros Jardim - Integrante / Carina Loureiro Andrade - Integrante / Ana Cristina Coll Delgado - Coordenador / Cinthia Votto Fernandes - Integrante / Giovanna Pinto Gularte - Integrante / Maximilliam da Rocha Gomes - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande - Outra / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
2004 - 2006
Estudo Etnográfico sobre culturas infantis e significados das crianças em creches domiciliares no município do Rio Grande
Descrição: O projeto iniciou em março de 2004 (Financiamento Fapergs, Recém - Doutor) com a intenção de investigar contextos diversificados de educação de crianças (casas de cuidadoras) em zonas populares no município do Rio Grande. A metodologia constituiu-se de de duas etapas. Na primeira realizamos um estudo piloto concluído em 2004, no qual visitamos 13 casas de cuidadoras para entrevistá-las. O referencial teórico-metodológico abrangeu estudos vinculados à sociologia da infância e etnografia com crianças. O foco da investigação direcionou-se para a análise dos significados e culturas das crianças em um contexto diversificado de educação e cuidado: a casa de uma cuidadora localizada em um bairro popular, no município do Rio Grande/RS. A partir daí priorizamos a análise dos constrangimentos e negociações entre os grupos geracionais presentes no local e as organizações e expressões culturais das crianças. Os instrumentos metodológicos adotados na investigação foram a observação participante com notas de campo, os diários das crianças com registros escritos e gráficos, os desenhos das crianças em nossos diários e em folhas avulsas e as entrevistas com as crianças em grupo.Em dezembro de 2005 finalizamos a coleta de dados. Em abril de 2006 concluimos a análise dos dados. A partir de maio de 2006 iniciaremos um projeto de extensão de formação em serviço com as cuidadoras, uma vez que houve interesse por parte dessas pessoas de que a Universidade contribuísse com algum tipo de trabalho pedagógico no local...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Daniele Barros Jardim - Integrante / Carina Loureiro Andrade - Integrante / Ana Cristina Coll Delgado - Coordenador / Cinthia Votto Fernandes - Integrante / Giovanna Pinto Gularte - Integrante / Maximilliam da Rocha Gomes - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2016 - 2016
I Seminário Estadual de Saúde das Comunidades Tradicionais ? Indígena e Quilombola
Descrição: O ?I Seminário Estadual de Saúde das Comunidades Tradicionais ? Indígenas e Quilombolas ? ocorrerá em Rio Grande, RS no período de 9, 10 e 11 de junho de 2016. Este tem a proposta de discutir diversas temáticas pertinentes as vivências e experiências das comunidades tradicionais indígenas e quilombolas como forma de emponderamento e aprendizado de práticas integrativas de cuidado. Com público-alvo de: professores da Faculdade de Medicina , estudantes da área da saúde e profissionais interessados. Os temas a serem desenvolvidos serão: 1) Introdução práticas de medicina tradicional em comunidade quilombolas e indígenas 2) Conhecimento das diferentes práticas no estado do RS; 3) Integração de diferentes conhecimentos; 4) Competência Comunicativa Intercultur.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
I Seminário de negras e negros de Rio Grande
Descrição: O I Seminário de Negras e Negros de Rio Grande propõe a criação de um espaço formativo de conversa, de debate, de construção e formação de cada um e uma de nós no combate ao Racismo, Machismo, Homofobia, Transfobia, Lesbofobia, Bifobia, Gordofobia, Sexismo, enfim, toda forma de opressão que opere inferiorizando o/a outro/a. O evento objetivará desenvolver a interlocução das comunidades universitárias, comunidades periféricas e setores institucionais, fomentar processos coletivos de formação para efetivação e multiplicação da luta antirracista e promover o acesso à cultura de matrizes afrobrasileiras em âmbito geral..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
INTERFERÊNCIA CULTURAL: a arte como proposta de integração comunitária
Descrição: O 'Programa Interferência Cultural: EduComunicação e Cidadania' será desenvolvido na instituição denominada: CENTRO DE ATENÇÃO INTEGRAL À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE - CAIC FURG, que é uma unidade da universidade vinculada à Pró-reitoria de Extensão e Cultura. O CAIC enquanto uma instituição de carater sociocultural e educativa, atua em três grandes áreas: EDUCAÇÃO, SAÚDE E INTEGRAÇÃO COMUNITÁRIA. Localizado no Campus Carreiros da FURG o centro atende 760 estudantes matriculados na Escola Municipal Cidade do Rio Grande, existente no Centro, nas modalidades Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e adultos; 739 famílias cadastradas na Unidade Básica de Saúde da Família, também localizada no centro e 195 estudantes da escola que integram as ações socioculturais da Integração Comunitária por meio da participação de projetos e ações extraclasse. O CAIC/FURG existe a 19 anos e vem ocupando um lugar significativo na constituição social dos moradores de bairros do entorno da universidade, enquanto referência em educação, cultura e saúde. Além disso, por ser um espaço acadêmico o centro desenvolve uma política de extensão bastante importante, oportunizando a inserção de acadêmicos da universidade em ações extensionistas, colaborando efetivamente na formação inicial dos mesmo, oportunizando forte impacto na formação dos estudantes universitários. Da mesma forma, quando atua diretamente na articulação dos saberes produzidos pela universidade aos saberes populares exerce um forte movimento de interação dialógica. Além disso, o CAIC vem sendo pioneiro em algumas propostas de educação continuada, criandos estratégias metodologicas que visam a interdisciplinareidade como proposta de ação capaz de qualificar os processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos com a comunidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
Vida e Cidadania: experiências e propostas em educação popular, direito de aprender
Descrição: Repensando a Prática Pedagógica: a formação continuada em serviço enquanto espaço/tempo de ensinsar e aprender Seminário Reflexões acerca da Formação Inicial do CAIC (Cópia) 22-10-2014 A Escola, o Bairro e a Cidade: a educação ambiental como ferramenta transformadora na/da sociedade O Semeador: vivências socioambientais na construção de valores sociais e humanos 13° Repensando a Prática Pedagógica: escolas que multiplicam Repensando a Prática Pedagógica: a formação continuada em serviço enquanto espaço/tempo de ensinar e aprender.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Coletivo Macanudos
Descrição: O presente projeto faz parte das atividades do Coletivo de Estudantes Negras e Negros Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Coletivo Macanudos, e tem por objetivo:a) Promover filmes, debates e palestras seguidos de conversa/debate sobre a temática étnica; b) Publicar jornais com textos, que fomentem e ampliem o debate sobre política e sociedade na universidade e fora dela; c)Fomentar, ampliar e instrumentalizar os discentes, a participar ativamente das políticas universitárias.e de alguns segmentos da comunidade, como o Movimento Negro. O objeto do coletivo é ter um espaço de conversa, de debate, de construção e formação de cada um de nós no combate ao Racismo, ao Sexismo, a Violência e a Opressão. Desse modo, realizar-se-a uma série de atividades ao longo do ano letivo de 2013, promovendo a discussão de questões relacionadas a temáticas étnicas, de gênero e sociais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2016 - Atual
Ações Afirmativas no âmbito universitário
Descrição: O projeto possui como objetivos realizar estudos e desenvolver espaços, ações e atividades na temática das ações afirmativas no âmbito universitário, buscando evidenciar a participação histórica e sociológica das comunidades tradicionais na sociedade. Logo, este projeto foi pensado também para auxiliar nas ações já executadas pela Coordenação de Ações Afirmativas -CAAF/DIDES da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da FURG, que a cada ano tem ampliado suas atividades para atender os 11.431 acadêmicos dos 57 cursos de graduação da Universidade. As atividades e ações desenvolvidas no projeto, fundamentam-se nos princípios da educação emancipadora e crítica, valorizando o saber adquirido na experiência social, a fim de direcionar e projetar novas aprendizagens, e consequentemente buscando a promoção de políticas institucionais que visem a permanência e a formação acadêmica dos seus estudantes e a transformação da comunidade em geral..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2015 - 2015
Ações Afirmativas no âmbito universitário
Descrição: O projeto possui como objetivos realizar estudos e desenvolver espaços, ações e atividades na temática das ações afirmativas no âmbito universitário, buscando evidenciar a participação histórica e sociológica das comunidades tradicionais na sociedade. Logo, este projeto foi pensado também para auxiliar nas ações já executadas pela Coordenação de Ações Afirmativas -CAAF/DIDES da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da FURG, que a cada ano tem ampliado suas atividades para atender os 11.431 acadêmicos dos 57 cursos de graduação da Universidade. As atividades e ações desenvolvidas no projeto, fundamentam-se nos princípios da educação emancipadora e crítica, valorizando o saber adquirido na experiência social, a fim de direcionar e projetar novas aprendizagens, e consequentemente buscando a promoção de políticas institucionais que visem a permanência e a formação acadêmica dos seus estudantes e a transformação da comunidade em geral..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2014 - 2014
Acolhida Cidadã: valorizando iniciativas de acolhimento aos estudantes da FURG
Descrição: O projeto visa manter um grupo de trabalho que auxilie a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis a realizar o Programa de Acolhida Cidadã, juntamente com as Unidades Educacionais, Comunidade e Coletivos da Universidade, durante o ano corrente. A Acolhida Cidadã é amparada na Deliberação nº 164/2010 do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração, a qual institui e orienta a execução do Programa de Acolhida Cidadã/Solidária da FURG, onde esta iniciativa busca auxiliar a comunidade universitária a construir efetivamente a acolhida como espaço de expressão de sua receptividade, criatividade e solidariedade..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2014 - 2014
Ações Afirmativas: vivências e experiências para uma educação emancipadora e cidadã
Descrição: O projeto possui como objetivos realizar estudos e desenvolver espaços, ações e atividades na temática das ações afirmativas no âmbito universitário, buscando evidenciar a participação histórica e sociológica das comunidades tradicionais na sociedade. Logo, este projeto foi pensado também para auxiliar nas ações já executadas pela Coordenação de Ações Afirmativas -CAAF/DIDES da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da FURG, que a cada ano tem ampliado suas atividades para atender os 11.431 acadêmicos dos 57 cursos de graduação da Universidade. As atividades e ações desenvolvidas no projeto, fundamentam-se nos princípios da educação emancipadora e crítica, valorizando o saber adquirido na experiência social, a fim de direcionar e projetar novas aprendizagens, e consequentemente buscando a promoção de políticas institucionais que visem a permanência e a formação acadêmica dos seus estudantes e a transformação da comunidade em geral..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Ambiental.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ações Afirmativas.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Assuntos Estudantis.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a distância.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2006
2 Lugar - Jovem Extensionista 2006, Fundação Universidade Federal do Rio Grande.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
AMORIM2010AMORIM ; JARDIM, D. B. ; SOUZA . MEIO AMBIENTE COMO TEMA INTEGRADOR DE PROJETOS: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR. Revista Didática Sistêmica, v. 11, p. 74-87, 2010.

2.
AMORIM2010AMORIM ; JARDIM, D. B. ; SOUZA ; ALBUQUERQUE ; GAUTERIO, D. T. ; MORRONE, E. C. . LIXÃO MUNICIPAL: ABORDAGEM DE UMA PROBLEMÁTICA AMBIENTAL NA CIDADE DO RIO GRANDE-RS. Ambiente & Educação (FURG), v. 15, p. 159-178, 2010.

3.
JARDIM, D. B.2010JARDIM, D. B.; MOLON . SIGNIFICADOS E SENTIDOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA AS CRIANÇAS: RESULTADOS DE UMA PESQUISA QUALITATIVA. Revista Didática Sistêmica, v. 11, p. 143-161, 2010.

4.
AMORIM2009AMORIM ; JARDIM, D. B. ; SOUZA . Meio ambiente como tema integrador de projetos: uma proposta interdisciplinar. Caderno Pedagógico, v. 6, p. 141-154, 2009.

5.
JARDIM, D. B.2009JARDIM, D. B.. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUAS TRAJETÓRIAS, FUNDAMENTOS E IDENTIDADES. Educação Ambiental em Ação, v. 28, p. 03, 2009.

6.
JARDIM, D. B.2009JARDIM, D. B.. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: trajetórias, fundamentos e identidades. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 22, p. 120-130, 2009.

7.
JARDIM, D. B.2009JARDIM, D. B.; AMORIM ; SOUZA . INTEGRAÇÃO DE PROJETOS NUMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR A PARTIR DO MEIO AMBIENTE COMO TEMA INTEGRADOR. Revista Didática Sistêmica, v. 9, p. 99-112, 2009.

8.
AMORIM2008AMORIM ; JARDIM, D. B. ; SOUZA . Educação Ambiental e Educação Estética como prática pedagógica no espaço escolar através do Projeto de Educação Estético Ambiental:. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 21, p. 299-318, 2008.

9.
JARDIM, D. B.2005JARDIM, D. B.; ANDRADE, C. L. ; DELGADO, A. C. C. . Traços que caracterizam o trabalho de cuidadoras de crianças no município do Rio Grande. Revista Educadores On-line: A revista da Pedagogia, www.educadoresonline.net, v. 2, p. 3, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PEREIRA, V. A. (Org.) ; SCHIRMER, S. N. (Org.) ; JARDIM, D. B. (Org.) . A Política de Ações Afirmativas na FURG: um espaço de Formação Permanente. 01. ed. Rio Grande: Edigraf FURG, 2016. v. 01. 269p .

Capítulos de livros publicados
1.
JARDIM, D. B.; GAUTERIO, D. T. . Aprendizagens e Vivências no Campo das Ações Afirmativas na FURG. In: Vilmar Alves Pereira; Sirlei Nadia Schirmer e Daniele Barros Jardim. (Org.). A Política de Ações Afirmativas na FURG: um espaço de formação permanente. 01ed.Rio Grande: EDIGRAF FURG, 2016, v. 01, p. 135-145.

2.
AMORIM ; JARDIM, D. B. . A complexidade do simples ato de jogar lixo no chão da escola. In: Pablo René Estévez. (Org.). Educação Ambiental em perspectiva estética. 1ed.Rio Grande: Editora da FURG, 2011, v. 1, p. 39-55.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
JARDIM, D. B.; SCHIRMER, S. N. . Acolhida Cidadã na FURG: integração que respeita o calouro na Universidade. Jornal Agora, Rio Grande-RS, p. 02 - 02, 18 ago. 2016.

2.
JARDIM, D. B.. A roda do meio ambiente. Revista EI - Ed. Infantil: experiências, abstração e o processo de letramento, São Paulo-SP, p. 18 - 19, 01 abr. 2014.

3.
AMORIM ; JARDIM, D. B. ; SOUZA . Projeto de educação estético-ambiental para comemorar 102 aniversário do Lemos Junior. Jornal Agora, Rio Grande-RS, p. 04 - 04, 15 jul. 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
JARDIM, D. B.. As Ações Afirmativas enquanto espaço consolidado da Educação Ambiental na FURG. In: VIII Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental - EDEA, 2016, Rio Grande. Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental - EDEA, 2016. v. VIII.

2.
SCHIRMER, S. N. ; SENA, B. ; JARDIM, D. B. ; SEIXAS, J. V. D. ; GOUDINHO, T. . Acompanhamento Pedagógico: uma ação preventiva contra a retenção e a evasão nos cursos de graduação da FURG. In: XI Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul e II Congresso Internacional IGLU, 2011, Florianópolis. XI Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul e II Congresso Internacional IGLU, 2011.

3.
JARDIM, D. B.; MOLON . QUESTÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DE UMA PESQUISA COM CRIANÇAS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. In: VIII Seminário de Pesquisa Qualitativa: fazendo metodologia, 2009, Pelotas. CD Room VIII Seminário de Pesquisa Qualitativa: fazendo metodologia, 2009.

4.
JARDIM, D. B.; AMORIM ; SOUZA . Educação ambiental e educação estética como prática pedagógica no espaço escolar através de projeto de educação estético-ambiental: 'a complexidade do simples ato de jogar lixo no chão da escola'. In: IV Ciclo de Estudos Filosofia e Educação: tem jogo nesse campo?, 2008, Pelotas-RS. Ciclo de Estudos Educação e Filosofia. Pelotas-RS: Editora e Gráfica Universitária, 2008. v. 4.

5.
JARDIM, D. B.; AMORIM ; SOUZA . Educação Ambiental e educação estética como prática pedagógica no espaço escolar através do projeto de educação estético-ambiental: a complexidade do simples ato de jogar lixo no chão da escola. In: I Simpósio Internacional diálogos na contemporaneidade: vertigens do tempo e I Seminário nacioal de educação básica, 2008, Lajeado-RS. I Simpósio Internacional diálogos na contemporaneidade: vertigens do tempo e I Seminário nacioal de educação básica, 2008.

6.
JARDIM, D. B.. Significados das crianças sobre aspectos da educação ambiental através de suas atividades criadoras. In: VII Seminário de Pesquisa Qualitativa: fazendo metodologia, 2008, Rio Grande-RS. VII Seminário de Pesquisa Qualitativa: fazendo metodologia- CD-R. Rio Grande-RS, 2008.

7.
DELGADO, A. C. C. ; WURDIG, R. C. ; NUNES, G. L. ; REDIN, E. ; JARDIM, D. B. ; ANDRADE, C. L. ; GULARTE, G. P. . Pesquisas com crianças e suas infâncias: diálogos interétnicos, culturas da infância e cultura lúdica. In: VI Seminário de Pesquisa em educação da região sul - ANPED SUL, 2006, Santa Maria - RS. CD - ROOM VI Seminário de Pesquisa em educação da região sul - ANPED SUL, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SENA, B. ; ROSA, T. S. ; SCHIRMER, S. N. ; JARDIM, D. B. ; GOUDINHO, T. ; SEIXAS, J. V. D. . Acompanhamento Pedagógico na Furg: uma perspectiva para evitar a retenção e a evasão. In: II Seminário Políticas públicas e Educação: constituindo a cidadania?, 2011, Rio Grande. Anais III Seminário Políticas públicas e Educação: constituindo a cidadania?, 2011. p. 839-841.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
JARDIM, D. B.; RAMIS, L. M. . Programa Acolhida Cidadã: acolhendo pessoas, abraçando culturas e construindo conhecimento. In: 15 Mostra de Produção Universitária- MPU, 2016, Rio Grande. 15 Mostra de Produção Universitária- MPU, 2016. v. 15. p. ---.

2.
JARDIM, D. B.; SCHIRMER, S. N. ; MAURELL, J. R. P. . Reflexão sobre políticas educacionais: a formação crítica em risco. In: XIV Encontro Nacional em Universidades sobre Diversidade Sexual e de Gênero, 2016, Rio Grande. XIV ENUDSG: Povo que não tem virtude acaba por escravizar, 2016. v. 01. p. ---.

3.
SENA, B. ; JARDIM, D. B. ; SCHIRMER, S. N. . Acompanhamento Pedagógico combatendo à retenção e a evasão na Universidade: uma ação do Núcleo de Assistência Estudantil da Pró-reitoria de Assuntos Estudantil. In: Mostra de Produção Universitária/ Ciência, Tecnologia e Compromisso Social:um desafio para a Universidade, 2011, Rio Grande. Mostra de Produção Universitária/ Ciência, Tecnologia e Compromisso Social:um desafio para a Universidade, 2011.

4.
BORGES, C. C. S. ; JARDIM, D. B. ; SCHIRMER, S. N. ; LOPES, R. ; GOUDINHO, T. . PAENE: uma ação da FURG de educação inclusiva para todos. In: Mostra de Produção Universitária/ Ciência, Tecnologia e Compromisso Social:um desafio para a Universidade, 2011, Rio Grande. Mostra de Produção Universitária/ Ciência, Tecnologia e Compromisso Social:um desafio para a Universidade, 2011.

5.
ROSA, T. S. ; JARDIM, D. B. ; SCHIRMER, S. N. . PPAE: uma política de combate as retenções dos acadêmicos nos cursos de graduação da Furg. In: Mostra de Produção Universitária/ Ciência, Tecnologia e Compromisso Social:um desafio para a Universidade, 2011, Rio Grande. Mostra de Produção Universitária/ Ciência, Tecnologia e Compromisso Social:um desafio para a Universidade, 2011.

6.
JARDIM, D. B.; AMORIM . Eco-estética: Projeto Transcultural de Educação Estético-Ambiental. In: II Encontro Metropolitano de Educação Ambiental Martim-pescador, 2009, São Leopoldo-RS. II Encontro Metropolitano de Educação Ambiental Martim-pescador- ANAIS, 2009.

7.
JARDIM, D. B.; MOLON . Significados e sentidos da Educação Ambiental no contexto escolar da Educação Infantil: uma pesquisa com crianças. In: II Encontro Metropolitano de Educação Ambiental Martim-pescador, 2009, São Leopoldo-RS. II Encontro Metropolitano de Educação Ambiental Martim-pescador- ANAIS, 2009.

8.
JARDIM, D. B.; MOLON . Educação Ambiental e Educação da Infancia: Significados e sentidos construídos neste contexto. In: VIII Educação Infantil em debate: problematizando políticas... Consolidando ações para a Educação da Infância, 2009, Rio Grande. CD Room VIII Educação Infantil em debate: problematizando políticas... Consolidando ações para a Educação da Infância, 2009.

9.
JARDIM, D. B.; MOLON . A Educação Ambiental no contexto escolar da Educação Infantil: Seus significados e sentidos. In: I Seminário Diversidades das culturas Infantis: Dialogando e refletindo sobre o atendimento à criança em diferentes contextos, 2009, Rio Grande-RS. I Seminário Diversidades das culturas Infantis: Dialogando e refletindo sobre o atendimento à criança em diferentes contextos, 2009.

10.
JARDIM, D. B.; MOLON . Educaçao Ambiental e Educação Infantil: uma pesquisa qualitativa com crianças. In: I Seminário Diversidades das culturas Infantis: Dialogando e refletindo sobre o atendimento à criança em diferentes contextos, 2009, Rio Grande-RS. I Seminário Diversidades das culturas Infantis: Dialogando e refletindo sobre o atendimento à criança em diferentes contextos, 2009.

11.
JARDIM, D. B.; MOLON . Significados das crianças sobre aspectos da educação ambiental através de suas atividades criadoras. In: X Encontro de Pós-Graduação/ VII Mostra de Produção Universitária, 2008, Rio Grande-RS. X Encontro de Pós-Graduação/ VII Mostra de Produção Universitária - CD-R, 2008.

12.
JARDIM, D. B.; AMORIM ; LIMA, L. S. ; POHREN, A. P. ; MACHADO, B.M. ; AZEVEDO, C. ; TEIXEIRA, C. ; SALOMÂO, D. ; CIANDRINI, F. ; MAISONNAVE, F.L. ; RODRIGUES, I. ; LANZNASTER, L. ; OLIVEIRA, L. ; DILLI, L. ; COUTO, Z. . Primeiro Encontro de Diálogos pela Educação Ambiental. In: X Encontro de Pós-Graduação/ VII Mostra de Produção Universitária-FURG, 2008, Rio Grande- RS. X Encontro de Pós-Graduação/ VII Mostra de Produção Universitária-FURG, 2008.

13.
JARDIM, D. B.; AMORIM ; SOUZA . Projeto de Educação-Estético Ambiental: A complexidade do simples ato de jogar lixo no chão da escola. In: IX Semana Acadêmica de Pedagogia: "A educação gera conhecimento, o conhecimento gera sabedoria e só um povo sábio pode mudar o planeta", 2008, Rio Grande-RS. IX Semana Acadêmica de Pedagogia: "A educação gera conhecimento, o conhecimento gera sabedoria e só um povo sábio pode mudar o planeta" CD-R, 2008.

14.
JARDIM, D. B.; MOLON . Significados das crianças sobre aspectos da educação ambiental através de suas atividades criadoras. In: IX Semana Acadêmica de Pedagogia:, 2008, Rio Grande-RS. IX Semana Acadêmica de Pedagogia:, 2008.

15.
DELGADO, A. C. C. ; ANDRADE, C. L. ; JARDIM, D. B. . Cuidadoras de crianças no município do Rio Grande: características e traços desta atividade. In: VI Seminário de Pesquisa em educação da região sul - ANPED SUL, 2006, Santa Maria - RS. CD - ROOM VI Seminário de Pesquisa em educação da região sul - ANPED SUL, 2006.

16.
JARDIM, D. B.; ANDRADE, C. L. ; DELGADO, A. C. C. ; GULARTE, G. P. . Refletindo sobre a prática em um contexto diversificado de educação e cuidado: um curso de formação em serviço em uma casa de cuidadora de crianças. In: V Mostra de Produção Universitária/ IX Seminário de Extensão, 2006, Rio Grande - RS. CD ROOM- V Mostra de Produção Universitária, 2006.

17.
DELGADO, A. C. C. ; ANDRADE, C. L. ; JARDIM, D. B. ; FERRAZ, A. P. G. . Olhares e impressões das crianças sobre a participação em festas comemorativas do calendário escolar". In: V Mostra de Produção Universitária/ XVCongresso de Iniciação Científica, 2006, Rio Grande- RS. V Mostra de Produção Universitária, 2006.

18.
DELGADO, A. C. C. ; JARDIM, D. B. ; ANDRADE, C. L. . Casas de cuidadoras de crianças: contextos diversificados de educação e cuidado. In: I Congresso de Alfabetização e Educação Ambiental, 2005, Rio Grande - RS. CD - ROOM I Congresso de Alfabetização e Educação Ambiental, 2005.

19.
DELGADO, A. C. C. ; JARDIM, D. B. ; ANDRADE, C. L. . Traços que caracterizam o trabalho das cuidadoras de crianças no município do Rio Grande. In: IV Mostra da Produção Universitária - XIV Congresso de Iniciação Científica, 2005, Rio Grande - RS. CD ROOM IV Mostra da Produção Universitária - XIV Congresso de Iniciação Científica, 2005.

20.
JARDIM, D. B.; ANDRADE, C. L. ; SILVA, D. M. ; PEREIRA, C. O. ; ROSADO, N. R. . O trabalho pensado como algo prazeroso: uma desmitificação cultural. In: IV Mostra da Produção Universitária / XIV Congresso de Iniciação Científica, 2005, Rio Grande - RS. CD ROOM IV Mostra da Produção Universitária, 2005.

21.
DELGADO, A. C. C. ; JARDIM, D. B. ; ANDRADE, C. L. ; FERNANDES, C. V. ; GOMES, M. R. ; GULARTE, G. P. . Culturas Infantis e Significados das crianças em uma casa de cuidadora no município do Rio Grande/RS. In: VI SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA - Formação de professsores: para quê?, 2005, Rio Grande - RS. CD - ROOM VI SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA, 2005.

22.
DELGADO, A. C. C. ; ANDRADE, C. L. ; JARDIM, D. B. ; FERNANDES, C. V. ; GOMES, M. R. ; GULARTE, G. P. . "Nós queremos desenhar nos cadernos": Um estudo de caso etnográfico com crianças. In: I Jornada Pedagógica de Educação e Compromisso social: Novos desafios aos educadores., 2005, Rio Grande- RS. CD - ROOM I Jornada Pedagógica de Educação e Compromisso social: Novos desafios aos educadores., 2005.

23.
DELGADO, A. C. C. ; JARDIM, D. B. . Um estudo piloto sobre casas de cuidadoras de crianças em seis zonas popularesno município do Rio Grande. In: Mostra Unisinos de Iniciação Científica, 2005, São Leopoldo - RS. CD ROOM Mostra Unisinos de Iniciação Científica, 2005.

24.
DELGADO, A. C. C. ; JARDIM, D. B. ; ANDRADE, C. L. ; FERNANDES, C. V. ; GULARTE, G. P. ; GOMES, M. R. . Cuidadoras de Crianças no Município do Rio Grande: Um estudo piloto. In: I Jornada Pedagógica de Educação e Compromisso Social: Novos Desafios aos Educadores, 2005, Rio Grande - RS. CD - ROOM I Jornada Pedagógica de Educação e Compromisso Social: Novos Desafios aos Educadores, 2005.

25.
DELGADO, A. C. C. ; ANDRADE, C. L. ; JARDIM, D. B. . ?A tua mãe deixou tu ficar aqui até a hora do almoço": Um estudo de caso etnográfico com crianças em uma casa de cuidadora. In: IV Mostra de Produção Universitária/ XVI Congresso de Iniciação Científica, 2005, Rio Grande-RS. IV Mostra de Produção Universitária/ XVI Congresso de Iniciação Científica, 2005.

26.
DELGADO, A. C. C. ; ANDRADE, C. L. ; JARDIM, D. B. . Uma etnografia com crianças em contextos diversificados de educação e cuidado no município do Rio Grande. In: Mostra Unisinos de Iniciação Científica, 2005, São Leopoldo - RS. Mostra Unisinos de Iniciação Científica Mostra Unisinos de Iniciação Científica, 2005.

27.
DELGADO, A. C. C. ; GULARTE, G. P. ; FERNANDES, C. V. ; JARDIM, D. B. ; ANDRADE, C. L. ; SOUZA, D. W. . Culturas infantis e significados de Educação e Infância em creches domiciliares no Município de Rio grande. In: III Fórum Mundial de educação: A educação para um outro mundo possível, 2004, Porto Alegre. CD ROOM III Fórum Mundial de educação: A educação para um outro mundo possível, 2004.

28.
DELGADO, A. C. C. ; JARDIM, D. B. ; ANDRADE, C. L. ; FERNANDES, C. V. ; GULARTE, G. P. ; SOUZA, D. W. . Creches domiciliares em Rio Grande: características do trabalho das cuidadoras. In: III Mostra de Produção Universitária/ XIII Congresso de Iniciação Científica, 2004, Rio Grande-RS. III Mostra de Produção Universitária/ XIII Congresso de Iniciação Científica, 2004.

29.
DELGADO, A. C. C. ; JARDIM, D. B. ; FERNANDES, C. V. ; SOUZA, D. W. ; ANDRADE, C. L. ; GULARTE, G. P. . Culturas Infantis em craches Domociliares do Município do Rio Grande. In: III Mostra de Produção Universitária/ XII Congresso de Iniciação Científica, 2004, Rio Grande- RS. III Mostra de Produção Universitária/ XII Congresso de Iniciação Científica, 2004.

30.
DELGADO, A. C. C. ; JARDIM, D. B. ; ANDRADE, C. L. . Culturas infantis em creches domiciliares no Município do Rio grande: um estudo teórico. In: Ciência e Consciência 2004 - XIII Congresso de Iniciação Científica, 2004, Pelotas - RS. CD ROOM Ciência e Consciência 2004 - XIII Congresso de Iniciação Científica, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
JARDIM, D. B.; GIACOBBO, R. L. ; PEREIRA, V. A. . II Encontro Institucional com Lideranças e Estudantes Quilombolas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SCHIRMER, S. N. ; JARDIM, D. B. ; SENA, B. ; ROSA, T. S. ; SEIXAS, J. V. D. ; GOUDINHO, T. . Acompanhamento pedagógico: uma ação preventiva contra a retenção e a evasão nos cursos de graduação da FURG. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
JARDIM, D. B.; MOLON . Significados e Sentidos da Educação Ambiental no contexto escolar da Educação Infantil: uma pesquisa com crianças. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
JARDIM, D. B.; MOLON . Educação Ambiental e Educação da Infancia: Significados e sentidos construídos neste contexto. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
JARDIM, D. B.; MOLON . Educação Ambiental e Educação Infantil: Uma pesquisa qualitativa com crianças. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
JARDIM, D. B.; MOLON . A Educação Ambiental no contexto escolar da Educação Infantil: Seus Significados e sentidos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
JARDIM, D. B.; AMORIM . Eco-estética: projeto transcultural de Educação Estético-Ambiental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
MOLON ; JARDIM, D. B. . Significados das crianças sobre aspectos da Educação Ambiental através de suas atividades criadoras. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
JARDIM, D. B.; SOUZA ; AMORIM . Educação Ambiental e Educação Estética como prática pedagógica no espaço escolar através do projeto de educação estético-ambiental:. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
JARDIM, D. B.; AMORIM ; SOUZA . Educação Ambiental e educação estética como prática pedagógica no espaço escolar através do projeto de educação estético-ambiental:. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
JARDIM, D. B.. Significados das crianças sobre aspectos da Educação Ambiental através de suas atividades criadoras. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
JARDIM, D. B.; AMORIM ; SOUZA . Educação Estético-Ambiental: A complexidade do simples ato de jogar lixo no chão da escola. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
JARDIM, D. B.. Significados das crianças sobre aspectos da educação ambiental através de suas atividades criadoras. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
JARDIM, D. B.; AMORIM . PROJETO DE EDUCAÇÃO ESTÉTICO-AMBIENTAL: ?A COMPLEXIDADE DO SIMPLES ATO DE JOGAR LIXO NO CHÃO DA ESCOLA?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
JARDIM, D. B.; ANDRADE, C. L. ; DELGADO, A. C. C. . Cuidadoras de crianças no município do Rio Grande: características e traços desta atividade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
JARDIM, D. B.; ANDRADE, C. L. ; MENDONCA, B. ; BATISTA, C. S. ; BELO, M. R. . Rio Grande: vivendo histórias, construindo memórias. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
JARDIM, D. B.; ANDRADE, C. L. ; DELGADO, A. C. C. ; GULARTE, G. P. . "Refletindo sobre a prática em um contexto diversificado de educação e cuidado": um curso de formação em serviço em uma casa de cuidadora de crianças. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
DELGADO, A. C. C. ; REDIN, E. ; WURDIG, R. C. ; NUNES, G. H. L. ; GULARTE, G. P. ; JARDIM, D. B. ; ANDRADE, C. L. . Pesquisas com crianças e suas infâncias: diálogos interétnicos, culturas da infância e cultura lúdica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
JARDIM, D. B.; ANDRADE, C. L. ; FERNANDES, C. V. ; GULARTE, G. P. ; GOMES, M. R. ; DELGADO, A. C. C. . Cuidadoras de crianças no Município do Rio Grande: Um estudo piloto. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
JARDIM, D. B.; ANDRADE, C. L. ; DELGADO, A. C. C. . Casas de cuidadoras de crianças: contextos diversificados de educação e cuidado. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
JARDIM, D. B.; ANDRADE, C. L. ; DELGADO, A. C. C. . Traços que caracterizam o trabalho das cuidadoras de crianças no município do Rio Grande. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
JARDIM, D. B.; ANDRADE, C. L. ; DELGADO, A. C. C. . Um estudo piloto sobre casas de cuidadoras de crianças em seis zonas popularesno município do Rio Grande.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
DELGADO, A. C. C. ; ANDRADE, C. L. ; JARDIM, D. B. ; FERNANDES, C. V. ; GULARTE, G. P. ; GOMES, M. R. . "Nós queremos desenhar nos cadernos": Um estudo de caso etnográfico com crianças. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
DELGADO, A. C. C. ; JARDIM, D. B. ; ANDRADE, C. L. ; FERNANDES, C. V. ; GOMES, M. R. ; GULARTE, G. P. . Culturas infantis e significados das crianças em uma casa de cuidadora no município do Rio Grande. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
JARDIM, D. B.; ANDRADE, C. L. ; DELGADO, A. C. C. . Culturas infantis em creches domiciliares no Município do Rio grande: um estudo teórico. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
JARDIM, D. B.. Creches Domiciliares em Rio Grande: características do trabalho das cuidadoras. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
JARDIM, D. B.; WERHLI, A. V. ; MORELLO, A. ; ABREU, C. M. ; ZARDO, C. M. L. ; JOHN, J. ; MAURELL, J. R. P. ; DUARTE, K. B. ; SILVA, L. N. ; MACKEDANZ, L. F. ; PROTASIO, M. R. ; GARCIA, N. M. ; PEREIRA, R. K. D. ; ZASSO, S. M. B. . Comissão de Assessoria de Avaliação das Propostas de Monitoria. 2015.

2.
PEREIRA, V. A. ; MARTINEZ, D. M. V. ; FELIPPE, C. I. ; RODRIGUES, Obirajara. ; KINAS, P. G. ; LOBATO, A. O. C. ; PAIXAO, C. F. ; DIAS, R. D. ; JARDIM, D. B. ; BURLAMAQUI, Letícia. ; PROTASIO, M. R. ; CHAPLIN, L. C. ; NASCENTE, M. S. ; CADETE, J. ; HECKLER, I. R. . Comissão de Acompanhamento do Programa de Ações Afirmativas. 2014.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
JARDIM, D. B.; SCHIRMER, S. N. ; PEREIRA, V. A. ; BURLAMAQUI, Letícia. ; GAUTERIO, D. T. ; RAMIS, L. M. . Guia Acadêmico 2016. 2016. (Editoração/Outra).

2.
JARDIM, D. B.; SCHIRMER, S. N. ; PEREIRA, V. A. ; BURLAMAQUI, Letícia. . Guia Acadêmico 2015. 2015. (Editoração/Outra).

3.
JARDIM, D. B.; SCHIRMER, S. N. ; PEREIRA, V. A. ; GAUTERIO, D. T. ; RAMIS, L. M. . Anais Acolhida Cidadã 2015. 2015. (Editoração/Anais).

4.
JARDIM, D. B.; SCHIRMER, S. N. ; PEREIRA, V. A. ; CAETANO, M.R.V. ; COSTA, T. G. . Guia Acadêmico 2014. 2014. (Editoração/Outra).

5.
MENDA, C. C. ; JARDIM, D. B. ; SCHIRMER, S. N. . Curso de Gestão do Tempo de Aprendizagem. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
JARDIM, D. B.; MENDA, C. C. ; SCHIRMER, S. N. . Curso de Formação do programa de Ações Inclusivas- PROAI. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
JARDIM, D. B.. Oficina: "Refletindo sobre práticas educativas que revelam cuidado: higiene, troca de fraldas, mordidas, chupetas e mamadeiras". 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
JARDIM, D. B.. Oficina: "O planejamento na educação infantil a partir da Pedagogia de Projetos". 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
JARDIM, D. B.. Oficina: "O espaço da sala na Educação Infantil como uma proposta educativa para a promoção da autonomia das crianças". 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
JARDIM, D. B.. Oficina: "As crianças como atores sociais: protagonistas no processo de construção do conhecimento". 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
JARDIM, D. B.. Oficina: "Compreendendo o desenvolvimento infantil a partir de Piaget, Freud e Vygotsky". 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
JARDIM, D. B.. REFLETINDO SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS QUE REVELAM CUIDADO: HIGIENE, TROCA DE FRALDAS, MORDIDAS, CHUPETAS E MAMADEIRAS. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - texto).

13.
JARDIM, D. B.. O espaço da sala na Educação Infantil como uma proposta educativa para a promoção da autonomia das crianças. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - texto).

14.
JARDIM, D. B.. Oficina: "Compreendendo o desenvolvimento infantil a partir de Piaget, Freud e Vygotsky. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - texto).

15.
JARDIM, D. B.. O planejamento na educação infantil a partir da Pedagogia de Projetos. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - texto).

16.
JARDIM, D. B.. As crianças como atores sociais: protagonistas no processo de construção do conhecimento. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - texto).

17.
JARDIM, D. B.; AMORIM ; SOUZA ; ESTÉVEZ, P. R. . PROJETO DE EDUCAÇÃO ESTÉTICO-AMBIENTAL: ?A COMPLEXIDADE DO SIMPLES ATO DE JOGAR LIXO NO CHÃO DA ESCOLA?. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
DELGADO, A. C. C. ; JARDIM, D. B. ; ANDRADE, C. L. ; GULARTE, G. P. . Reflexões sobre práticas de cuidado e educação com cuidadoras de crianças no município do Rio Grande. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
CHAIGAR, V. ; JARDIM, D. B. . Memória escolar: resgatando vivências riograndinas. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

20.
DELGADO, A. C. C. ; JARDIM, D. B. . Estudo Etnográfico Acerca das Culturas Infantis e Significados de Educação e Infância em Creches Domiciliares/Informais no Município do Rio Grande. 2006. (Relatório de pesquisa).

21.
JARDIM, D. B.. Processo Seletivo 2006/ FURG. 2006. (Bolsista Processo Seletivo 2006/ FURG).

22.
JARDIM, D. B.. Culturas Infantis e olhares das crianças sobre creches domiciliares no município do Rio Grande. 2005. (Relatório de pesquisa).

23.
JARDIM, D. B.. Processo Seletivo 2005/ FURG. 2005. (Bolsista Processo Seletivo 2005/ FURG).

24.
JARDIM, D. B.. 31Feira do Livro - FURG e Comunidade: Leitura e Saber. 2004. (Brinquedoteca/ 31Feira do Livro - FURG e Comunidade: Leitura e Saber).

25.
JARDIM, D. B.. Processo Seletivo 2004/ FURG. 2004. (Bolsista Processo Seletivo 2004/ FURG).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
JARDIM, D. B.; NOGUEIRA, G. M.; Santos. Rejane dos. Participação em banca de Lisiane Martins Lopes.O brincar, as brincadeiras e os brinquedos na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Lic. UAB V2 SLS (322)) - Universidade Federal do Rio Grande.

2.
JARDIM, D. B.; PORTO, Ivalina.; SILVA, Alessandra da. Participação em banca de Minéia de Oliveira da Silva.A importância do brincar de faz de conta para as crianças da Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Lic. UAB V2 SLS (322)) - Universidade Federal do Rio Grande.

3.
JARDIM, D. B.; PORTO, Ivalina.; BORGES, Daniele Simões.. Participação em banca de Silviana Pereira Acosta Luz.O lúdico no processo de aprendizagem, com ênfase para os jogos e brincadeiras. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Lic. UAB V2 SLS (322)) - Universidade Federal do Rio Grande.

4.
JARDIM, D. B.; IGNÁCIO, Patrícia.; BORGES, Juliana.. Participação em banca de Patrícia Soares de Lima.A importância do brincar, dos jogos e das brincadeiras na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Lic. UAB V2 SLS (322)) - Universidade Federal do Rio Grande.

5.
JARDIM, D. B.; IGNÁCIO, Patrícia.; BORGES, Juliana.. Participação em banca de Liliane Martins Lopes.A Musicalização na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Lic. UAB V2 SLS (322)) - Universidade Federal do Rio Grande.

6.
JARDIM, D. B.; NOGUEIRA, G. M.; SILVA, Gisele Ruiz.. Participação em banca de Eniuza Gonçalves Munhoz.A importância do Lúdico na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Lic. UAB V2 SLS (322)) - Universidade Federal do Rio Grande.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
AVILA, A. R.; LOBATO, A. O. C.; PAIXAO, C. F.; JARDIM, D. B.; COSTA, E. S.; PEREIRA, R. R.. Comissão de aferição da veracidade da informação prestada por candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos. 2016. Universidade Federal do Rio Grande.

Outras participações
1.
JARDIM, D. B.; LEITE, E. M.; SILVA, L. N.. 14 Mostra de Produção Universitária. 2015. Universidade Federal do Rio Grande.

2.
JARDIM, D. B.; SCHIRMER, S. N.; SANTOS, L. A. T.; PAIXAO, C. F.; RODRIGUES, O.. Comissão Julgadora no Concurso de Logomarca/logotipo do Programa de Ações Afirmativas- PROAAF. 2015. Universidade Federal do Rio Grande.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Ciclo de Estudos: Discutindo direitos históricos a partir do documentário "Índio Cidadão?". 2016. (Outra).

2.
II Mostra Cultural Quilombola- 40h. 2016. (Outra).

3.
I Seminário estadual de saúde das Comunidades Tradicionais: Indígena e Quilombola- 20h. 2016. (Seminário).

4.
58 Reunião Ordinária do FONAPRACE - Região Sul. 2015. (Outra).

5.
II Fórum das Ações Afirmativas da Região Sul- 20h. 2015. (Outra).

6.
I Mostra Cultural Quilombola- 40h. 2015. (Outra).

7.
I Seminário de Negras e Negros de Rio Grande: contra a fantástica fábrica de cadáveres, a fúria negra ressuscita outra vez- nós por nós30 h. 2015. (Seminário).

8.
Seminário Intensivo de Formação Ampliada e Integração Cultural- 08h. 2015. (Seminário).

9.
VI Seminário de Encerramento da Acolhida Cidadã 2015- 04h. 2015. (Seminário).

10.
55 Reunião Ordinária do FONAPRACE Regional Sul. 2014. (Encontro).

11.
I Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica: conjugando Igualdade e Diferença como condição para Assegurar o Direito ao Direitoss. 2014. (Congresso).

12.
II Encontro Nacional de Estudantes Indígenas-.Ações Afirmativas: acesso e permanência dos estudantes indígenas na FURG. 2014. (Encontro).

13.
II Encontro Nacional de Estudantes Indígenas- 40h. 2014. (Encontro).

14.
I Seminário Regional: Povos Tradicionais, Cultura Local r Emancipação.Dos quilombols à Universidade e da Universidade aos Quilombos: Resistências e desafios na quebra de paradígmas. 2014. (Seminário).

15.
Encontro de Assistentes Sociais, Psicólogos e Pedagogos:.Atuação interdisciplinar na assistência estudantil da Universidade Federal do Rio Grande- FURG. 2013. (Encontro).

16.
I Seminário Interfaces Pedagógicas: Licenciaturas em dialogos/ II Mostra O Lugar da memória na escola: Coisas de crianças. 2013. (Seminário).

17.
V Encontro da Diversidade: Caminhos para a inclusão - 20h. 2013. (Encontro).

18.
VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire.Programa de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante: aprimorando espaços e ações pedagógicas, interativas e afirmativas. 2013. (Seminário).

19.
VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire - 20h. 2013. (Seminário).

20.
XIV Encontro para ações em EaD- 20h. 2013. (Encontro).

21.
I Encontro do CIC: crianças, Infâncias e Culturas: Pesquisas e e Práticas Pedagógicas em Diálogor. 2012. (Encontro).

22.
V Coloquio de Pesquisadores em Ed. Ambiental da Região Sul e IV Diálogos com a Ed. Ambiental - 40h. 2012. (Encontro).

23.
15 Semana Aberta da FURG - 40h.Expositora. 2011. (Outra).

24.
Seminário Diálogos e Olhares sobre a diversidade.Participação como relatora de grupo. 2011. (Seminário).

25.
Seminário Diálogos e Olhares sobre a diversidade na FURG. 2011. (Seminário).

26.
Vivências em Educação Ambiental: (Re)descobrindo caminhos na Universidade. 2011. (Oficina).

27.
II Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental. 2010. (Encontro).

28.
II Encontro Metropolitano de Educação Ambiental Martim-pescador.Significados e Sentidos da Educação Ambiental no contexto escolar da Educação Infantil": Uma pesquisa com crianças. 2009. (Encontro).

29.
I Seminário Diversidades das culturas Infantis: Dialogando e refletindo sobre o atendimento à criança em diferentes contextos.A Educação Ambiental no contexto escolar da Educação Infantil: seus significados e sentidos. 2009. (Seminário).

30.
VIII Educação Infantil em debate: problematizando políticas... Consolidando ações para a Educação da Infância.Educação Ambiental e Educação da Infancia: Significados e sentidos construídos neste contexto. 2009. (Seminário).

31.
Oficinas Permanentes de Formação Continuada em EaD: Adobe Connect. 2008. (Oficina).

32.
Primeiro Encontro de Diálogos pela Educação Ambiental - 40 h.organização do evento. 2008. (Encontro).

33.
VII Seminário de Pesquisa Qualitativa: fazendo metodologia - 25 h.Significados das crianças sobre aspectos da educação ambiental através de suas atividaes criadoras. 2008. (Seminário).

34.
X Encontro de Pós-Graduação/ VII Mostra de Produção Universitária.Significados das crianças sobre aspectos da educação ambiental através de suas atividades criadoras. 2008. (Outra).

35.
?Reflexões sobre práticas de cuidado e educação com cuidadoras de crianças no município do Rio Grande? - 40h.?Reflexões sobre práticas de cuidado e educação com cuidadoras de crianças no município do Rio Grande?. 2006. (Outra).

36.
"10 Anos do NEPE" - 04h. 2006. (Outra).

37.
Memória Escolar: resgatando vivências riograndinas - 12h.Rio Grande: vivendo histórias, construindo memórias. 2006. (Outra).

38.
Reavivando a literatura infantil na rotina da escola - 40h. 2006. (Outra).

39.
VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL - 48h.Cuidadoras de crianças no município do Rio Grande: características e traços desta atividade. 2006. (Seminário).

40.
I Congresso de Alfabetização e Educação Ambiental - 40h. Casas de cuidadoras de crianças: contextos diversificados de educação e cuidado. 2005. (Congresso).

41.
Infâncias, Culturas Infantis e Educação - 04h. 2005. (Outra).

42.
Jornada Pedagógica de Educação e Compromisso social: Novos desafios aos educadores - 20h.Cuidadoras de crianças no município do Rio Grande: Um estudo piloto. 2005. (Encontro).

43.
Mostra Unisinos de produção universitária - 56h. Um estudo piloto sobre casas de cuidadoras de crianças em seiz zonas populares no município do Rio Grande. 2005. (Congresso).

44.
Semana Acadêmica de Pedagogia: Formação de professores: Para quê? - 40h.Culturas infantis e significados das crianças em uma casa de cuidadora no município do Rio Grande. 2005. (Outra).

45.
Fórum Mundial de Educação: A educação para um outro mundo possível - 40h.Culturas infantis e significados de educação e infância em creches domiciliares/informais. 2004. (Outra).

46.
Semana Acadêmica de Pedagogia 2004 - "Práticas Educativas: Perspectivas e dimensões Pedagógicas" - 32h. 2004. (Outra).

47.
VI Seminário Educação Infantil em Debate - 20h. 2004. (Seminário).

48.
XXXI Feira do livro - FURG e comunidade: leitura e saber - 80h.Bolsista voluntária na "Brinquedoteca". 2004. (Outra).

49.
A criança e a televisão - 40h. 2003. (Outra).

50.
I Etapa de Jornada de Estudos do CEP-RUA - 12h. 2003. (Seminário).

51.
Infâncias e culturas no século XXI - 04h. 2003. (Outra).

52.
Primeira Semana de Letras - Metas Motivos e Perspectivas - 40h. 2003. (Outra).

53.
O lúdico no ensinar e no aprender - 40h. 2001. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FLOSS, Mayara. ; RODRIGUES, Obirajara. ; JARDIM, D. B. . I Seminário Estadual de Saúde das Comunidades Tradicionais: Indígena e Quilombola. 2016. (Outro).

2.
JARDIM, D. B.; SILVA, C. I. M. . II Mostra Cultural Quilombola. 2016. (Outro).

3.
JARDIM, D. B.; SPOTORNO, G. A. ; SILVA, C. I. M. ; RAMIS, L. M. . Novos caminhos, novos olhares: Acolhendo as culturas indígenas e quilombolas na FURG. 2016. (Outro).

4.
JARDIM, D. B.. I Ciclo de Estudos: discutindo direitos históricos a partir do documentário "Índio Cidadão?". 2015. (Outro).

5.
ROSA, Rogério. ; NUNES, G. H. L. ; JARDIM, D. B. . II Fórum das Ações Afirmativas- 100h. 2015. (Outro).

6.
SCHIRMER, S. N. ; BURLAMAQUI, Letícia. ; MAURELL, J. R. P. ; JARDIM, D. B. . Seminário Intensivo de Formação Ampliada e Integração Cultural. 2015. (Outro).

7.
JARDIM, D. B.; RODRIGUES, Obirajara. . Gincana Volta Solidária e Cultural- DCE/ FURG e Demoley- 40h. 2015. (Outro).

8.
JARDIM, D. B.; SCHIRMER, S. N. ; SPOTORNO, G. A. ; MARINHO, C. I. . I Mostra Cultural Quilombola- 60h. 2015. (Outro).

9.
JARDIM, D. B.. I Seminário de negras e negros de Rio Grande. 2015. (Outro).

10.
JARDIM, D. B.. Pare, pense, por quê?- Debate sobre Ed. Pública e Privada; sobre a redução da maioridade penal; e sobre identidade, história e memória negra. 2013. (Outro).

11.
SCHIRMER, S. N. ; JARDIM, D. B. . Vivências em Educação Ambiental: (Re)descobrindo caminhos na Universidade. 2011. (Outro).

12.
JARDIM, D. B.; SCHIRMER, S. N. ; GOUDINHO, T. ; SEIXAS, J. V. D. . Projeto de Ensino: Introdução a língua e a cultura japonesa. 2011. (Outro).

13.
JARDIM, D. B.. I Seminário Diversidades das culturas Infantis: Dialogando e refletindo sobre o atendimento à criança em diferentes contextos. 2009. (Outro).

14.
JARDIM, D. B.. X Encontro de Pós-Graduação/ VII Mostra de Produção Universitária. 2008. (Outro).

15.
JARDIM, D. B.; AMORIM ; AZEVEDO, C. ; CIANDRINI, F. ; COUTO, Z. ; DILLI, L. ; LANZNASTER, L. ; LIMA, L. S. ; MACHADO, B.M. ; MAISONNAVE, F.L. ; OLIVEIRA, L. ; POHREN, A. P. ; RODRIGUES, I. ; SALOMÂO, D. ; TEIXEIRA, C. . Primeiro Encontro de diálogos pela Educação Ambiental- I EDEA. 2008. (Outro).

16.
AMORIM ; JARDIM, D. B. ; SOUZA . Projeto de Educação Estético-Ambiental: A complexidade do simples ato de jogar lixo no chão da escola. 2008. (Outro).

17.
JARDIM, D. B.. Memória Escolar: resgatando vivências riograndinas. 2006. (Outro).

18.
JARDIM, D. B.; ANDRADE, C. L. ; DELGADO, A. C. C. ; GULARTE, G. P. . ?Reflexões sobre práticas de cuidado e educação com cuidadoras de crianças no município do Rio Grande?. 2006. (Outro).

19.
DELGADO, A. C. C. ; AFONSO, S. ; ALBUQUERQUE, S. S. ; MACHADO, C. R. S. ; NOGUEIRA, G. M. ; MOTTA, M. R. A. ; JARDIM, D. B. ; ANDRADE, C. L. ; DENDENA, F. ; FERRAZ, A. P. G. . "10 Anos do NEPE". 2006. (Outro).

20.
JARDIM, D. B.. Palestra "Infâncias, Culturas infantis e Educação". 2005. (Outro).

21.
JARDIM, D. B.. VI Seminário Educação Infantil em Debate: Tempos e Lugares das Infâncias. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Liliane Martins Lopes. A Musicalização na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia Lic. UAB V2 SLS (322)) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Daniele Barros Jardim.

2.
Patrícia Soares de Lima. A importância do brincar, dos jogos e das brincadeiras na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia Lic. UAB V2 SLS (322)) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Daniele Barros Jardim.

3.
Silviana Pereira Acosta Luz. O lúdico no processo de aprendizagem, com ênfase para os jogos e brincadeiras. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia Lic. UAB V2 SLS (322)) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Daniele Barros Jardim.

4.
Minéia de Oliveira da Silva. A importância do brincar de faz de conta para as crianças da Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia Lic. UAB V2 SLS (322)) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Daniele Barros Jardim.

5.
Lisiane Martins Lopes. O brincar, as brincadeiras e os brinquedos na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia Lic. UAB V2 SLS (322)) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Daniele Barros Jardim.

6.
Eniuza Gonçalves Munhoz. A importância do Lúdico na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia Lic. UAB V2 SLS (322)) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Daniele Barros Jardim.

Orientações de outra natureza
1.
Cíntia Veridiana Silva da Cruz da Silva. Estágio IV Ed. Infantil. 2016. Orientação de outra natureza. (Pedagogia Lic. UAB V2 SLS (322)) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Daniele Barros Jardim.

2.
Jennifer Josiane Dallmann Ramson. Estágio IV Ed. Infantil. 2016. Orientação de outra natureza. (Pedagogia Lic. UAB V2 SLS (322)) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Daniele Barros Jardim.

3.
Célia Regina Delgado de Carvalho. Estágio IV Ed. Infantil. 2016. Orientação de outra natureza. (Pedagogia Lic. UAB V2 SLS (322)) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Daniele Barros Jardim.

4.
Andressa do Val Osterberg. Estágio IV Ed. Infantil. 2016. Orientação de outra natureza. (Pedagogia Lic. UAB V2 SLS (322)) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Daniele Barros Jardim.

5.
Milena Alves Scholl. Estágio IV Ed. Infantil. 2016. Orientação de outra natureza. (Pedagogia Lic. UAB V2 SLS (322)) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Daniele Barros Jardim.

6.
NARA IONE OLIVEIRA DOS SANTOS. Estágio IV Ed. Infantil. 2016. Orientação de outra natureza. (Pedagogia Lic. UAB V2 SLS (322)) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Daniele Barros Jardim.

7.
VIVIAN KUHN. Estágio IV Ed. Infantil. 2016. Orientação de outra natureza. (Pedagogia Lic. UAB V2 SLS (322)) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Daniele Barros Jardim.

8.
ELIS MARGARETE DE FREITAS SIGA. Estágio IV Ed. Infantil. 2016. Orientação de outra natureza. (Pedagogia Lic. UAB V2 SLS (322)) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Daniele Barros Jardim.

9.
SAMIRA DE FREITAS SIGA. Estágio IV Ed. Infantil. 2016. Orientação de outra natureza. (Pedagogia Lic. UAB V2 SLS (322)) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Daniele Barros Jardim.



Outras informações relevantes


*Apoios financeiros recebidos em Projetos de Pesquisa:
-"Estudo etnográfico sobre culturas infantis e significados das crianças em uma creche domiciliar e uma escola lar do Municípo do Rio Grande", realizando um trabalho de Bolsista de Iniciação Científica, com apoio financeiro PIBIC/FAPERGS,coordenado pela Professora Doutora Ana Cristina Coll Delgado, no período de agosto de 2005 até julho de 2006; 
- "Culturas infantis e significados das crianças em uma casa de cuidadora no Município do Rio Grande", realizando um trabalho como Bolsista de Iniciação Científica, com o apoio financeiro da PROBIC/FAPERGS, coordenado pela professora Ana Cristina Coll Delgado, no período de agosto de 2004 até julho de 2005;
- Bolsista CAPES/ DS no Mestrado em Educação Ambiental- PPGEA/FURG, no período de março de 2009 a março de 2010.
*Apoios financeiros do MEC - FUNDAÇÃO COORDENAÇÃO APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR/CAPES para atuação como tutora e professora EaD de 2008 à 2016, pela Secretaria de Educação a distância - SEAD/FURG.
*Aprovação no Exame de Proficiência em Língua Espanhola, em nível de pós-graduação, realizado em 01de dezembro de 2008 aplicado pelo Instituto de Letras e Artes ILA/ FURG, obtendo nota 9,0 (nove), numa escala de zero a dez.
*Aprovação no Exame de Proficiência em Língua Inglesa, em nível de pós-graduação, realizado em 08 de outubro de 2017 aplicado pelo Centro de Gerenciamento de Informações e Concursos da Universidade Federal de Pelotas/ UFPEL, obtendo nota 7,0 (sete), numa escala de zero a dez.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 20:21:16