Marcelo Ferreira da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7707342419196314
  • Última atualização do currículo em 13/07/2018


Possui Graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (1981), Especialização em Educação (2004) e Mestrado em Artes pela Universidade Federal do Espírito Santo (2018). Atualmente é professor da Universidade Vila Velha e da Faculdade de Música do Espírito Santo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Cênicas, atuando principalmente nos seguintes objetos de pesquisa: teatro pós-dramático de matriz corporal, performance, formação de atores e direção de óperas e concertos cênicos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcelo Ferreira da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, M. F.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Artes.
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Título: A Poética do Teatro Urgente: no eixo do teatro pós-dramático,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Angela Maria Grando Bezerra.
Palavras-chave: pós-dramático.
2003 - 2004
Especialização em Formação Docente em Educação Superior. (Carga Horária: 400h).
Faculdades Integradas São Pedro, FAESA, Brasil.
Título: A música capixaba como ferramenta pedagógica no processo de (re)conhecimento de identidade.
Orientador: Joaõ Alvecio Sossai.
1978 - 1981
Graduação em Comunicação Social - Jornalismo.
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
História da Ópera. (Carga horária: 30h).
Wilson Olmo Sobrinho, WOS, Brasil.
2014 - 2014
Oficina de pesquisa do movimento. (Carga horária: 82h).
Mitzi Marzzuti Cia de Dança, MITZI, Brasil.
2010 - 2010
Curso de Dança Contemporânea. (Carga horária: 180h).
Mitzi Marzzuti Cia de Dança, MITZI, Brasil.
2000 - 2000
Ciclo de Formação Continuada,Núcleo Pedagógico. (Carga horária: 20h).
Faculdades Integradas São Pedro, FAESA, Brasil.
1998 - 1998
Workshop de dança-teatro - corpo - mestre e aprendiz do movimento. (Carga horária: 3h).
Escola de Teatro e Dança FAFI, FAFI, Brasil.
1993 - 1993
História da Dança. (Carga horária: 10h).
Departamento Estadual de Cultura, DEC, Brasil.
1993 - 1993
História da Dança. (Carga horária: 10h).
Departamento Estadual de Cultura, DEC, Brasil.
1980 - 1981
Conversação Inglesa, estágio 2. (Carga horária: 320h).
Instituto Brasil Estados Unidos de Vitória, IBEUV, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Escola de Teatro e Dança FAFI, FAFI, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 10
Outras informações
Curso de Qualificação em Dança, segundo ano.


Faculdades Integradas São Pedro, FAESA, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2007
Vínculo: ex Professor, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Trabalhei como Professor no Curso de Comunicação, na Disciplina Expressão Corporal.


Faculdade de Música do Espírito Santo, FAMES, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Designaçao Temporária, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Trabalho como professor das Disciplinas : Expressão Corporal ( Licenciatura) e Artes Cênicas ( Bacharelado).


Universidade Vila Velha, UVV, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12



Outros Projetos


2016 - Atual
A poética do Teatro Urgente
Descrição: Dissertação de Mestrado..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marcelo Ferreira da Silva - Coordenador / Angela Grando - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2013
Residencia Artística em Dança, Secretaria de Estado da Cultura ES.
2010
Residencia Artística em Dança, Secretaria de Estado da Cultura ES.
2007
Prêmio Klauss Vianna de Dança, Funarte / MINC.
2006
Melhor Diretor , espetáculo GODOT, Secretaria de Cultura de São Mateus,ES.
2006
Melhor montagem de Teatro , GODOT, Secretaria de Cultura de São Mateus,ES.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SILVA, M. F.. Dança contemporânea capixaba, Magno Godoy, arte e politica cultural.. Revista de Cultura do Diário Oficial do Estado do Espírito Santo, Vitória ES, p. seis - sete, 01 fev. 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, M. F.. A poética do teatro urgente: no eixo do teatro pós-dramático. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA, M. F.. Teatro Urgente: no eixo do teatro pós dramático. A montagem de Um corpo q cai. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, M. F.; ARRUDA, R. K. . A presença do pop no teatro contemporâneo. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, M. F.. O corpo no Teatro Urgente. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SILVA, M. F.. workshop Expressão Corporal e Direção Cênica. 2016. .

3.
SILVA, M. F.; GOMES, V. ; PAULA, R. . O teatro de Nelson Rodrigues. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SILVA, M. F.. Dança em tempo real, improvisação e performances. 1997. .


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
SILVA, M. F.. Metropolis. 2017. Teatral.

2.
BECKETT, S. ; SILVA, M. F. . PLUGGED, Ensaio sobre Dias Felizes. 2017. Teatral.

3.
BECKETT, S. ; SILVA, M. F. . PLUGGED, Ensaio sobre Dias Felizes. 2017. Teatral.

4.
BECKETT, S. ; SILVA, M. F. . PLUGGED, Ensaio sobre Dias Felizes. 2016. Teatral.

5.
SILVA, M. F.. CRASH, ensaio sobre a falência. 2015. Performática.

6.
SILVA, M. F.. Um corpo que cai. 2014. Performática.

7.
SILVA, M. F.. ÓPERA POBRE. 2013. Teatral.

8.
SILVA, M. F.. MEFISTO. 2012. Outra.

9.
SILVA, M. F.. PLAYBECKETT. 2011. Performática.

10.
SILVA, M. F.. STULTIFERA NAVIS. 2010. Coreográfica.

11.
SILVA, M. F.. FAHRENHEIT,451. 2008. Teatral.

12.
SILVA, M. F.. NOSFERATU. 2007. Coreográfica.

13.
SILVA, M. F.. Metropolis. 2007. Teatral.

14.
SILVA, M. F.; BECKETT, S. . GODOT. 2005. Teatral.

15.
SILVA, M. F.; BECKETT, S. . Back to Beckett. 2003. Teatral.

Música
1.
SILVA, M. F.. Concerto Brasil. 2017. Interpretação.

2.
SILVA, M. F.; SOUZA, L. ; BIANCA, R. . Musical 'É preciso saber viver'. 2017. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
SILVA, M. F.; LANG, F. . Metropolis. 2017 (Teatro).

2.
PERGOLESI, G. ; SILVA, M. F. . La Serva Padrona. 2016 (Ópera).

3.
SILVA, M. F.. O corpo no Teatro Urgente. 2016 (workshop).

4.
SILVA, M. F.. Vesperae Solennes de Confessore, k.339 Mozart. 2016 (Direção Cênica).

5.
MOZART, W. A. ; SILVA, M. F. . Vesperae solennes de confessore, k.339 Mozart. 2016 (Direção Cênica).

6.
MOZART, W. A. ; SILVA, M. F. . Concerto de Brandemburgo nº 3 e Cantata 147. 2016 (Direção Cênica).

7.
MOZART, W. A. ; SILVA, M. F. . Vesperae solennes de confessore, K. 339. 2016 (Direção Cênica).

8.
MOZART, W. A. ; SILVA, M. F. . Vesperae solennes de confessore, K. 339. 2016 (Direção Cênica).

9.
SILVA, M. F.. Recital Alunos da FAMES. 2016 (Direção).

10.
SILVA, M. F.; BALLARD, J. . CRASH, Ensaio sobre a falência. 2016 (Teatral).

11.
SILVA, M. F.; BALLARD, J. . CRASH, Ensaio sobre a Falência. 2016 (Teatral).

12.
SILVA, M. F.; BRECHT, B. . Ópera Pobre. 2015 (Teatral).

13.
SILVA, M. F.. Stultifera Navis. 2011 (Vídeo / DVD).

14.
SILVA, M. F.. Nosferatu. 2007 (Vídeo dança / DVD).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, M. F.; ARRUDA, R. K.; BERGEN, C. V. D.. Participação em banca de Brenda Caetano Perim.O objeto-iluminador como dispositivo para o jogo cênico do ator: Linguagens e Funções.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Vila Velha.

2.
SILVA, M. F.; ARRUDA, R. K.; GUERREIRA, C.. Participação em banca de Bruno Silva Porto.O objeto-motor como propulsor do jogo do ator:personagem, afeto, linguagem.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Vila Velha.

3.
SILVA, M. F.; REIS, C. T.; PEPINO, C. B.. Participação em banca de Adanna Eieny Hell.Os jogos teatrais como método de iniciação teatral e a relação com a teoria de Piaget.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Vila Velha.

4.
SILVA, M. F.; MATOS, N.; COUTO, L.. Participação em banca de Amanda Pachito de Amorim Lima.O ator nuclear e suas interações gravitacionais: reflexões sobre ser ator, diretor e dramaturgo em processos criativos de duplas.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Vila Velha.

5.
COUTO, L.; SILVA, M. F.; SANTOS, E.. Participação em banca de Leonardo Dariva Veita Gomes.Ponto, linha e plano: expressão corporal inspirada em Kandinsky. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Vila Velha.

6.
SOARES, E.; TONIATO, P.; SILVA, M. F.. Participação em banca de Ana Clara Klippel Gurgel do Amaral.Taketori Monogatari: O conto do cortador de bambu. Estudo de criação de figurino. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade Vila Velha.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Colóquio em Artes e Pesquisa dos alunos do Programa de Pós graduação em Artes Gra. 2018. (Outra).

2.
Sincronismos e Anacronismos na (des)figuração do Corpo.... 2016. (Seminário).

3.
4a Abertura de Processos de Criação Cênica.A poética do Teatro Urgente. 2015. (Outra).

4.
Afinidades Conceituais e metodológicas em comunicação/arte. 2003. (Seminário).

5.
Seminário convergências das Comunicações e Artes. 2003. (Seminário).

6.
1º Encontro Nacional de Dramaturgia e Direção Teatral. 1982. (Encontro).

7.
5º Festival Nacional de Teatro Amador.El Gran Nanica Circo. 1982. (Outra).

8.
1º Encontro Nacional de Corais Universitários.Nabuco , de G. Verdi. 1981. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, M. F.. Festival Vitória Brasil de Dança. 1991. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Claudete Vidal Sarmento. O corpo na performance do cantor lirico: a montagem da ópera "KAFKA". Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música) - Faculdade de Música do Espírito Santo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Iandra Yassara Hell. A teatralidade no Desfile Pomerano. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Vila Velha. Orientador: Marcelo Ferreira da Silva.

2.
Daysiree de Souza Ponciano. O figurino como linguagem da narrativa: o caso Ofélia, de Hamlet. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Vila Velha. Orientador: Marcelo Ferreira da Silva.

3.
Anderson de Souza Lima. A montagem de "Insanos": uma aproximação com o teatro performativo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Vila Velha. Orientador: Marcelo Ferreira da Silva.

4.
Elisa da Cunha Oliveira. O teatro no cinema de Tarantino: a atuação em " Bastardos Inglórios". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Vila Velha. Orientador: Marcelo Ferreira da Silva.

5.
Claudete Vidal Sarmento. Corpo e Performance na Música: a montagem da ópera contemporânea "Kafka". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Música) - Faculdade de Música do Espírito Santo. Orientador: Marcelo Ferreira da Silva.

6.
Wilber de Azevedo Fazôlo. A performance sonora e corporal no processo educativo da banda de musica EMEF " Dr. Denizart Santos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Faculdade de Música do Espírito Santo. Orientador: Marcelo Ferreira da Silva.



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SILVA, M. F.. Dança contemporânea capixaba, Magno Godoy, arte e politica cultural.. Revista de Cultura do Diário Oficial do Estado do Espírito Santo, Vitória ES, p. seis - sete, 01 fev. 2011.


Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, M. F.. Teatro Urgente: no eixo do teatro pós dramático. A montagem de Um corpo q cai. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


Trabalhei com a Cia.Neo-Iaô de Dança, dirigido por Magno Godoy, de 1986 a 2001.
Em 2003, criei a Cia Teatro Urgente.
Tenho uma produção anual de espetáculos de teatro-dança, contemplados com leis de incentivo e editais públicos.
Recebi Bolsa Residencia da Secretaria de Cultura do Es-2010-, para desenvolver uma criação cênica com a atriz, escritora e performer Maura Baiocchi, paranaense, que reside em SP e já estudou com o mestre da dança butoh Kazuo Ohno.
Com minha Cia Teatro Urgente já produzi: Fim de Partida , Godot (ambos adaptações de Beckett), Nosferatu, Metropolis (Prêmio Klauss Vianna de Dança- Funarte-MINC-2007) e Fahrenheit,451.
Com o espetáculo Godot, recebemos 06 premios no Festival Nacional de Teatro de São Mateus-ES.
A Cia. já se apresentou no Rio e São Paulo em temporadas.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 13:44:13