Simone de Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5674502533105114
  • Última atualização do currículo em 27/08/2018


Formação acadêmica: graduação em Pedagogia (UEM). Pós-Graduação: Especialização em Supervisão Escolar ; Especialização em Educação a Distância; Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional . Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM/ UEM (Bolsista CAPES). Doutora pelo Programa de pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática-PCM/ UEM (Bolsista Fundação Araucária). Tem experiência e formação específica na área de educação: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Superior modalidade presencial e a distância . Atuou como professora e supervisora pedagógica de Educação Infantil, professora de primeira série -alfabetização - do Ensino Fundamental. Foi diretora pedagógica de instituição de educação superior modalidade a distância. Atuou como tutora a distância e professora no curso de Pedagogia , bolsa UAB, pela Universidade Estadual de Maringá, e como professora orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC . Formadora de Coordenadores PNAIC -2016 . Professora e Orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso para o PARFOR. Atualmente é Professora Adjunta do curso de Pedagogia presencial da Universidade Estadual de Maringá. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Simone de Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, S.;SOUZA, Simone de


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Educação a Distância na ótica discente: a análise dos discursos de estudantes de licenciaturas em Física e Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Dr. Valdeni Soliani Franco.
Coorientador: Drª Maria Luisa Furlan Costa.
Bolsista do(a): Fundação Araucária, FA, Brasil.
2005 - 2007
Mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Geometria na educação infantil: da manipulação empirista ao concreto piagetiano,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Valdeni Soliani Franco.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2017
Especialização em andamento em Psicopedagogia Clínica e Institucional. (Carga Horária: 540h).
Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná, FAINSEP, Brasil.
2010 - 2010
Especialização em Educação a Distância. (Carga Horária: 360h).
Instituto Superior de Educação do Paraná, INSEP, Brasil.
Título: Educação a Distância e Educação Presencial: duas faces de uma mesma moeda?.
1998 - 1999
Especialização em Supervisão Escolar. (Carga Horária: 384h).
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari, FAFIMAN, Brasil.
Título: Nuances do Pensamento Liberal e Suas Implicações na Educação.
Orientador: Professora Doutora Guaraciaba Aparecida Tullio.
1989 - 1993
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em Desmestificando crenças e mitos sobre a matemática. (Carga horária: 62h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor colaborador, Carga horária: 20
Outras informações
Professora da disciplina "Problemas de Aprendizagem da Leitura e da Escrita para o Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional - turma 13

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor colaborador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas: Formação Docente: prática de ensino de Arte Filosofia da Educação Contemporânea FAD: Prática de Ensino na Educação Infantil Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil Estágio Curricular Supervisionado de Ensino Médio - Modalidade Normal FAD: Prática de Ensino no Ensino Médio- Modalidade Normal Concepções e limites das Teorias Curriculares História do Pensamento Educacional

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor colaborador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora das disciplinas: Didática - curso de Ciências Sociais. Metodologia do Ensino de História - curso de Pedagogia Didática para o ensino de Ciências e de Biologia - curso de Ciências Biológicas Didática - curso de Matemática Currículo como espaço de construção de identidades - Pedagogia Educação, Mídia e Arte - Pedagogia Psicologia da Educação - curso de Ciências Biológicas Didática para o ensino de Geografia - curso de Geografia Orientação profissional e técnicas de aprendizagem - curso de Odontologia Didática L - Curso de Química Introdução a Educação e Comunicação - Pedagogia Planejamento da Prática Docente - Pedagogia

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Orientador, Carga horária: 20
Outras informações
Professora Orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do curso de Pedagogia a Distância - UAB

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsa UAB, Enquadramento Funcional: Tutora a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Aprovada em 1º Lugar no processo seletivo para tutoria a distância, EDITAL Nº 027/2012-UAB-UEM


Instituto Superior de Educação do Paraná, INSEP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: T - 20, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de pós-graduação

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: T-20, Carga horária: 20

Atividades

06/2010 - 12/2010
Direção e administração, Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná, .

Cargo ou função
Diretora Pedagógica.
06/2010 - 08/2010
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio supervisionado - 100 h
05/2010 - 06/2010
Ensino, Gestão Educacional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Princípios e Prática de Orientação Educacional - 40 h
03/2010 - 04/2010
Ensino, Ensino e Aprendizagem de Educação Inf. e iniciais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia dos Anos Iniciais - 50 h
03/2010 - 03/2010
Ensino, Gestão Pública, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Organizacional e Recursos Humanos - 60h

Colégio Regina Mundi, RM, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2005
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Supervisora Pedagógica da Educação Infantil.

Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora do Ensino Fundamental , 1ª Série


Prefeitura do Município de Maringá, P/MARINGA, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1998
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora da Educação Infantil.

Vínculo institucional

1991 - 1992
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Colégio Marista de Maringá, CMM, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Classe, Carga horária: 20


Colégio Platão, PLATÃO, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1990
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Pré-escola, Carga horária: 20
Outras informações
Auxiliar da Pré-escola "A Corujinha" , associada ao Grupo Educacional Mega ( Colégio Platão)


Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação, ESAP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: convidada
Outras informações
Participação no curso de Pós-graduação lato sensu em Educação para a Infância: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Disciplinas ministradas: Organização do Trabalho pedagógico e Linguagem Oral e Escrita na Educação Infantil . Locais: Ponta-Porã, Naviraí , Guaíra. Carga Horária Total: 30 h/a



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Educação Integral: construção histórica e perspectivas contemporâneas no município de Maringá
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2018
As Políticas Educacionais de Formação e Profissionalização do Pedagogo: caminhos para a docência e a gestão de espaços escolares e não escolares
Descrição: O processo de globalizações, responsável por proporcionar a dispersão e incorporação de políticas educacionais globais, nem sempre atende às necessidades regionais e locais. Pelo contrário, tende distanciar-se de uma dimensão de comprometimento com a transformação social, para assumir um alinhamento com propostas de controle supranacional. Tais considerações têm propiciado o pensar na formação inicial e na profissionalização dos pedagogos a partir da regulamentação do Curso de Pedagogia por meio das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Consubstanciadas em documentos emitidos pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), as DCN são firmadas pelo Parecer do Conselho Nacional de Educação CNE/CP n° 05/2005 e no Parecer do CNE/CP n° 03/2006, assim como na Resolução CNE/CP n° 1/2006. Instaura-se, deste modo, uma proposta de currículo unificado, voltado especialmente à formação de pedagogos para atuarem como professores na educação infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Nesta pesquisa unimo-nos aos estudiosos, intelectuais e pesquisadores da formação inicial e continuada de pedagogos no sentido de refletirmos sobre os contextos de influência política e econômica que interferem nas reformas que atingem a educação, pelo viés da formação do pedagogo. Em se tratando do Curso de Pedagogia, consideramos as ideias de Ball (2009) quando abordam as reformas curriculares como uma tentativa de mudar as ações e o comportamento dos profissionais que atuam na prática do contexto político educacional.Tendo em vista as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (DCN), o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia, na Universidade Estadual de Maringá UEM passou por alterações substantivas, no que se refere ao currículo mínimo. O processo de implantação da proposta curricular iniciou-se com a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDBEN 9394/96, seguindo-se várias discussões envolvendo educadores da própria instituição com associações ligadas à área educacional e órgãos do poder público, em diferentes instâncias. O debate centrou-se na afirmação da identidade do profissional da educação e na construção da docência como patamar básico para a sua formação. No entanto, o Curso passa por nova reestruturação curricular neste ano de 2014, exigindo que estudos criteriosos sejam realizados, no sentido de levantar os rumos da formação inicial e continuada para os pedagogos como profissionais especialistas da educação. É fundamental, portanto, que se proceda ao levantamento das propostas do curso e que se estabeleçam parâmetros que norteiem os caminhos da profissionalização dos pedagogos. Neste propósito, lançamos a crítica à formação para uma docência ampliada, sem que se instituam propostas teóricas e práticas que promovam a profissão do pedagogo de forma a garantir sua atuação em funções de liderança administrativa e pedagógica, em espaços escolares e não escolares..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2016
Estado da Arte da relação escola e família: as concepções de pais, responsáveis e professores
Descrição: O presente projeto de pesquisa pretende inserir-se em uma área de estudo e pesquisa incipiente em nosso país: a relação escola e família. A problemática da pesquisa pode ser definida pelas seguintes questões: Quais as concepções dos pais a respeito da sua participação no desempenho escolar dos seus filhos? Quais as concepções dos professores a respeito da participação da família no desempenho escolar dos alunos? Quais os fatores que interferem na construção da relação escola e família? A revisão literária acerca da compreensão da relação escola e família como contextos de desenvolvimento e aprendizagem nas últimas duas décadas, é o nosso primeiro passo para refletirmos sobre o estado da arte da temática. O projeto ambiciona ainda uma coleta de dados através de instrumentos de pesquisa fechados (Escala de Concepções dos Docentes sobre a Relação Família e Escola, Escala de Concepções Familiares sobre a Relação Família e Escola, Questionário Sócio Demográfico para Docentes e para os familiares) atingir ao seu principal objetivo que é o de investigar os conceitos de pais e professores sobre a relação escola e família, buscando elucidar os fatores que interferem na construção ou não dessa parceria. A pesquisa terá como participantes pais ou responsáveis e docentes da educação infantil e do ensino fundamental. Ainda são objetivos específicos do projeto: compreender as concepções de pais e responsáveis em relação à sua própria participação e à participação dos professores no desenvolvimento e aprendizagem escolar das crianças; analisar as concepções de professores em relação à sua própria participação e à participação dos pais ou responsáveis ao desenvolvimento e aprendizagem escolar das crianças e estabelecer uma análise comparativa entre as concepções de pais ou responsáveis e as concepções de professores.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Simone de Souza - Integrante / Solange Franci Raimundo Yaegashi - Coordenador.
2010 - 2016
Educação a Distância e Tecnologias Educacionais
Descrição: O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação a Distância e Tecnologias Educacionais se constitui como um conjunto de docentes e discentes que desenvolvem estudos e pesquisas que tenham como foco as questões históricas, metodológicas, políticas e práticas mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação, com ênfase nas ações institucionais e governamentais desenvolvidas na modalidade de educação a distância. O grupo busca desenvolver estudos e pesquisas que estão voltados para as práticas educativas que se desenvolvem em uma modalidade distinta do ensino presencial, perpassando pelas questões relacionadas com os ambientes virtuais de aprendizagem e a produção de material didático impresso e áudio-visual, com ênfase na historicidade do processo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende PoucoLê Razoavelmente.
Inglês
Compreende PoucoLê Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, Simone de2016SOUZA, Simone de; FRANCO, VALDENI S. ; COSTA, MARIA LUISA F. . Educação a distância na ótica discente. Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP, v. 42, p. 99-114, 2016.

2.
COCHIA, C. B. R.2013COCHIA, C. B. R. ; SOUZA, S. . Resenha: Educação a Distância: elementos para pensar o ensino-aprendizagem contemporâneo. Teoria e Prática da Educação, v. 16, p. 147-149, 2013.

3.
SOUZA, Simone de2012 SOUZA, Simone de; FRANCO, Valdeni Soliani . Geometria na educação infantil: da manipulação empirista ao concreto piagetiano. Ciência e Educação (UNESP. Impresso), v. 18, p. 951-964, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SOUZA, S.. Os Discursos dos Estudantes de Licenciaturas no contexto da Educação a Distância. 1. ed. Curitiba - PR: CRV, 2016. 164p .

Capítulos de livros publicados
1.
SOUZA, S.; GUIETTI, S. A. . O Conceito de Tecnologia e suas implicações para a Educação. In: Maria Luisa Furlan Costa; Annie Rose dos Santos. (Org.). Educação e Novas Tecnologias: questões teóricas, políticas e práticas. 1ed.Maringá: Eduem, 2017, v. 1, p. 29-42.

2.
YEGASHI, S.F.R ; SERCONEK, G. C. ; CAETANO, L. M. ; SOUZA, S. ; MESTI, R. L. ; SILVA, E. S. ; COUTINHO, K. A. . A Relação família e escola no desempenho escolar. In: YAEGASHI, Solange F.R.; BIANCHINI, Luciane G.B.; CAETANO, Luciana M.; SANTOS, Annie R.; SHIMAZAKI, Elsa M.; PAULA, Ercília M. A. T. ; SAITO, Heloisa T. I. CINTRA, Erica P. U.. (Org.). Psicopedagogia: reflexões sobre práticas educacionais em espaços escolares e não escolares. 1ed.Curitiba / Paraná: CRV, 2016, v. 1, p. 195-207.

3.
SANTOS, A. R. ; CROCE, M. L. ; MARTINS, S. M. ; SOUZA, Simone de . Políticas para Educação a Distância no Brasil e a Formação de Professores. In: Antonio Carlos Frasson;Antonella Carvalho de Oliveira; Sandra Regina G. Pietrobon; Pauline Balabuch; Damaris B. G. Leite; Edevaldo R. Carneiro. (Org.). Formação de professores a distância: fundamentos e práticas. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 1, p. 13-25.

4.
SOUZA, S.; FRANCO, V. S. . O Sistema de tutoria na educação a distância. In: Maria Luisa Furlan Costa. (Org.). Educação a Distância no Brasil: avanços e perspectivas. 1ed.Maringá: Eduem, 2013, v. , p. 105-126.

5.
SOUZA, S.; FRANCO, Valdeni Soliani . A utilização de figuras geométricas e blocos lógicos no ensino da geometria. In: NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius; KATO, Lilian Akemi; BARROS, Rui Marcos de Oliveira. (Org.). Teoria e Prática em Educação Matemática: aproximação da universidade com a sala de aula. Maringá: Eduem, 2010, v. 1, p. 13-27.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, Simone de; LIMA, R. ; SCHMITT, M. ; GIANOTTO, D. E. P. . Contribuições e desafios da Internet para a Educação Básica e Superior :uma experiência didática. In: SINECT - III Simpósico Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2012, Ponta Grossa - PR. SINECT, 2012.

2.
SOUZA, S.. Materiais Manipuláveis no ensino de Matemática e a formação de professores. In: XI Encontro Paranaense de Educação Matemática - XI EPREM, 2011, Apucarana - PR. Anais XI EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2011.

3.
SOUZA, S.; FRANCO, Valdeni Soliani . Geometria na Educação Infantil: da manipulação empirista ao concreto piagetiano. In: I Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: atualidades da obra de Jean Piaget, 2009, Marília. I Colóquio Intenacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas, 2009.

4.
FRANCO, Valdeni Soliani ; SOUZA, S. . Geometria: a identificação de padrões como metodologia de ensino. In: I Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: atualidades da obra de Jean Piaget, 2009, Marília-SP. I Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, S.; FRANCO, Valdeni Soliani . A Contribuição dos Sólidos Geométricos no ensino de geometria para crianças da Educação Infantil. In: II Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: interlocuções e debates atuais, 2011, Marília - SP. Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: interlocuções e debates atuais. Marília: Fundepe editora, 2011. p. 44-45.

Artigos aceitos para publicação
1.
SOUZA, S.; FRANCO, V. S. ; COSTA, M. L. F. . Educação a Distância na ótica discente. Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, S.; FRANCO, Valdeni Soliani ; COSTA, M. L. F. . A Organização dos Estudos em EaD: a administração do espaço e do tempo na perspectiva dos estudantes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SOUZA, S.. Materiais Manipuláveis no ensino de Matemática: uma experiência didática na formação de professores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SOUZA, S.; FRANCO, V. S. . A Contribuição dos Sólidos Geométricos no ensino de Geometria para crianças da Educação Infantil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SOUZA, S.. Materiais manipuláveis no ensino de matemática e a formação de professores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SOUZA, S.; FRANCO, Valdeni Soliani . Geometria na Educação Infantil: da manipulação empirista ao concreto piagetiano. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SOUZA, Simone de; CROCE, M. L. . Técnicas de estudo na Educação a Distância. Campinas: Papirus, 2018 (Verbete para Dicionário Temático).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SOUZA, Simone de. Consultora ad hoc da Revista Paranaense de Educação Matemática. 2018.

2.
SOUZA, Simone de. Formação continuada de professores do Colégio Marista. 2017.

3.
SOUZA, Simone de. Formação Continuada para Professores da Rede Municipal de Ensino de Marialva. 2017.

4.
SOUZA, Simone de. Consutora ad hoc da Revista Paranaense de Educação Matemática. 2017.

5.
SOUZA, S.. Consultora ad hoc da Revista Paranaense de Educação Matemática. 2015.

6.
SOUZA, S.. Consultora ad hoc da Revista Paranaense de Educação Matemática. 2014.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
CROCE, M. L. ; SOUZA, Simone de . Políticas Educacionais em EaD. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SOUZA, Simone de; FRANCO, V. S. . A Geometria Elástica: possibilidades na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino fundamental. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SOUZA, S.. Linguagem oral e escrita. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

4.
SOUZA, S.. Metodologia dos anos iniciais. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

5.
SOUZA, S.. Fases do Desenvolvimento Infantil. 2010. .

6.
SOUZA, S.. O Lúdico na Aprendizagem. 2010. .

7.
SOUZA, S.. Princípios e Práticas de Orientação Educacional. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

8.
SOUZA, S.. A Arte, o Jogo e o Lúdico. 2010. (Material Didático).

9.
SOUZA, S.. Psicologia e Neurociência. 2010. (Material Didático).

10.
SOUZA, S.. Alfabetização na Perspectiva Construtivista. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
CHAVES, M.; FAVORETO, A.; COELHO, J. P. P.; SOUZA, S.. Participação em banca de Patrícia Laís de Souza. Anton Semionovitch Makarenko: contribuições para a educação na atualidade. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPE) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
COSTA, M. L. F.; IVASHITA, S. B.; SOUZA, S.. Participação em banca de Ivanilda de Almeida Meira Novais. Ensino Híbrido: estado do conhecimento das produções científicas no período de 2006 a 2016. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Educação (PPE)) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
COSTA, M. L. F.; SOUZA, S.; ALMEIDA, S. C. D.. Participação em banca de Márcio Ricardo Dias Marosti. A Tutoria no Brasil: análise dos artigos publicados no Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância de 2011 a 2013. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MORI, N. N. R.; LAZARETTI, L. M.; SOUZA, Simone de. Participação em banca de Marly Cavalcante de Almeida Hungaro. Psicopedagogia e TDAH: contribuições para o trabalho do professor. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
SOUZA, S.; YEGASHI, S.F.R; PEREIRA, A. M. T. B.. Participação em banca de Cicilia Conceição de Maria. O corpo humano como substrato da vida psíquica: obesidade. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação : Fisiologia Humana: funcionamento do organismo huma) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
SOUZA, S.; LEONEL, Márcia Helena. Participação em banca de Kátia CibeliJuliani Vecchi. Tecnologia Educacional e Inteligências Múltiplas: pontos de intersecção. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia Educacional) - Instituto Superior de Educação do Paraná.

4.
SOUZA, S.; LEONEL, Márcia Helena. Participação em banca de Soraya Christina Maldonado Molinari. Formação Continuada de Professores e as Tecnologias de Informação e Comunicações: reflexões. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia Educacional) - Instituto Superior de Educação do Paraná.

5.
SOUZA, S.; LEONEL, Márcia Helena. Participação em banca de Samia Abou Rejaili Ferro. As novas tecnologias de informação e comunicação e o ensino da Língua Inglesa. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia Educacional) - Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná.

6.
SOUZA, S.; LEONEL, Márcia Helena. Participação em banca de Graciele Roberta da Rocha. A importância do teatro na escola: transformação de vidas e descoberta de novos valores. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte - Educação) - Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná.

7.
SOUZA, S.; LEONEL, Márcia Helena. Participação em banca de Maria de Lourdes Delmonico Parente. A construção do conhecimento através das atividades lúdicas nos primeiros anos de ensino. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino-Aprendizagem em Educação Infantil) - Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, A. R.; SOUZA, Simone de. Participação em banca de Sabrina de Jesus Cardozo Kawamoto.O Uso da Tecnologia na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
ALENCAR, G. A. R.; AUADA, V. G.; SOUZA, S.. Participação em banca de Gabriela Lessak Tavares.Uso de gênero textual carta em práticas de alfabetização e letramento de adultos com deficiência intelectual. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
PERES, L. A. P.; SOUZA, S.; BARBARA, R. B. S.. Participação em banca de Luciane Andréa Nani Leal.Leitura e escrita nas séries iniciais do Ensino Fundamental: limites e possibilidades. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

4.
MENDONCA, F. W.; FRANCO, A. F.; SOUZA, S.. Participação em banca de Ingrid Rodrigues Raposo.Contação de história como estratégia pedagógica para o desenvolvimento da linguagem oral na educação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

5.
YEGASHI, S.F.R; CAMARGO, J. S.; SOUZA, S.. Participação em banca de Keila Faustino de Lima.A Literatura Infantil e o processo de aprendizagem e desenvolvimento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

6.
YEGASHI, S.F.R; ROSIN, S. M.; SOUZA, S.. Participação em banca de Juliana Gabricho Capella Pires.A relação da família e da escola diante das dificuldades de aprendizagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

7.
YEGASHI, S.F.R; SOUZA, S.; SILVA, E. E.. Participação em banca de Suzana Emiko Okada.A relação família- escola e sua influência sobre o desenvolvimento e aprendizagem de crianças e adolescentes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

8.
MIRANDA, M. J. C.; PAULA, E. M. A. T.; SOUZA, S.. Participação em banca de Marcella Floryana Ribeiro.A Acessibilidade como ferramenta para Inclusão Escolar e Social de pessoas com Surdocegueira. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

9.
MIRANDA, M. J. C.; PAULA, E. M. A. T.; SOUZA, S.. Participação em banca de Renata Pedroso Leonel.Deficiência Visual: caracterização e implicações das práticas escolares na perspectiva da Escola Inclusiva. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
FRANCO, Valdeni Soliani; NOGUEIRA, C. M. I.; BELLINI, L. M.; SOUZA, S.; BORGES, F. A.; ZULIANI, S. R. Q. A.. Colóquio 2014 - Projetos de Dissertações e Teses Acadêmicas do PCM. 2014. Universidade Estadual de Maringá.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º Encontro sobre formação de professores e práticas de gestão do espaço escolar.Mesa- redonda: Saberes e Fazeres na e da Escola Pública. 2017. (Encontro).

2.
Conferência Municipal de Educação de Maringá.Delegada da Meta nº 14. 2017. (Outra).

3.
II Jornada Interdisciplinar de História, Ciência, Arte, Tecnologia, Meio Ambiente e Cidadania Fiscal em Espaços não formais de Educação do Rio Grande do Sul. 2017. (Outra).

4.
Jornada de Cidadania Fiscal: uma abordagem interdisciplinar por meios da História da Ciência e da Arte em ambientes formais e não formais de Educação AArte. 2017. (Outra).

5.
Palestra: Educação Escolar, Indústria Cultural e Pseudoformação. 2017. (Outra).

6.
Pré-Conferência Municipal de Educação. 2017. (Outra).

7.
XIV Seminário de Pesquisa do PPE & I Seminário de integração entre Graduação e Pós-graduação. 2017. (Seminário).

8.
XXII Semana de Pedagogia da UEM & X Encontro de Pesquisa em Educação. 2016. (Outra).

9.
Curso de Capacitação: Material Didático. 2014. (Outra).

10.
SIED:EnPED - Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distancia.A Organização dos Estudos em EaD: a administração do espaço e do tempo na perspectiva dos estudantes. 2014. (Simpósio).

11.
Curso: Feedback: aprimoramento e reflexão sobre o papel da tutoria. 2013. (Outra).

12.
II Ciclo de Workshops: múltiplas abordagens na pesquisa em Ensino de Ciências e na Educação Matemática. 2013. (Outra).

13.
Práticas Profissionais dos professores de Matemática. 2013. (Seminário).

14.
Curso:Leitura e Escrita na Educação a Distância. 2012. (Outra).

15.
Curso a distância: Produção de Objetos de Aprendizagem. 2012. (Outra).

16.
Curso de Extensão: Educação Científica e Matemática. 2012. (Outra).

17.
II Jornada de Estudos do Curso de Pedagogia a Distância da UEM / Minicurso: O papel do Moodle na formação de professores na EaD.. 2012. (Outra).

18.
I Jornada de Estudos do curso de Pedagogia a Distância da UEM: EAD - Desafios e Possibilidades. 2012. (Outra).

19.
Mesa - redonda: Educação, Ciência e Liberdade. 2012. (Outra).

20.
Palestra A importância do tutor na aprendizagem dos alunos em cursos de EaD. 2012. (Outra).

21.
Colóquio 2011: projetos de dissertações e teses acadêmicas do PCM. 2011. (Outra).

22.
Colóquio 2011: projetos de dissertações e teses acadêmicas do PCM.Eduação a Distância: as expectativas e necessidades dos acadêmicos dos cursos de Pedagogia e de Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Maringá. 2011. (Outra).

23.
Ensino de Ciências e Matemática: caminhos e desafios. 2011. (Outra).

24.
Fórum Estadual de Educação PR- Região Noroeste. 2011. (Outra).

25.
III CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação. 2011. (Congresso).

26.
I Jornada de Estudos do Curso de Pedagogia a Distância da UEM. 2011. (Outra).

27.
XI Encontro Paranaense de Educação Matemática - XI EPREM.Materiais manipuláveis no Ensino de Matemática e a Formação de Professores. 2011. (Encontro).

28.
XVIII Semana de Pedagogia da UEM - Educação e Escola: saberes e práticas e XVI Encontro de Pesquisa em Educação.Materiais Manipuláveis no Ensino de Matemática: uma experiência didática na formação de professores. 2011. (Encontro).

29.
Coloquio 2010 - Projetos de dissertações e Teses acadêmicas do PCM. 2010. (Outra).

30.
Conversas sobre Semiótica. 2010. (Encontro).

31.
Matemática e cidadania. 2010. (Outra).

32.
Desafios de ensinar e aprender em um mundo complexo. 2009. (Outra).

33.
I Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: atualidade da Obra de Jean Piaget.Geometria na Educação Infantil: da manipulação empirista ao concreto piagetiano. 2009. (Outra).

34.
Teoria da Aprendizagem na obra de Jean Piaget. 2009. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUZA, S.; CROCE, M. L. . Evento de Extensão: 1º Encontro sobre Formação de Professores e práticas de gestão do espaço escolar. 2017. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Priscila Rocha Luiz. Pais permissivos e filhos sem limites: e agora professor?. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e Aprendizagem de educação infantil) - Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná. Orientador: Simone de Souza.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Andreia Aparecida Veronez. O Brincar na Educação Infantil: reflexões sobre a mediação do professor no processo de desenvolvimento social da criança. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Simone de Souza.

2.
Lucilene Estécio Farias de Lima. Contribuições dos jogos e brincadeiras para a Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Simone de Souza.

3.
Esmereide Rodrigues dos Santos. A Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: desafios no uso de materiais manipuláveis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Simone de Souza.

4.
Maxilaine Cardoso Pedroso. Escola e Família na formação do leitor disléxico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Simone de Souza.

5.
Samira Bezerra. A Família homoafetiva: a relação escola e família sob novas configurações sociais e legais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Simone de Souza.

6.
Ângela Márcia Garanhani Venâncio. A Ludicidade na infância: reflexões sobre práticas pedagógicas transformadoras. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Simone de Souza.

7.
Nicolly Martins Lepre Silva. Reflexões sobre o campo de atuação do tutor na modalidade de educação a distância. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Simone de Souza.

8.
Simoni Fabris Barbosa. Transtornos de Aprendizagem nas séries iniciais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Simone de Souza.

9.
Ocinéia Martins de Angelo. Os obstáculos da Síndrome de Burnout para um trabalho docente de qualidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Simone de Souza.

10.
Marta Brito da Silva. A participação da família na escola. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Simone de Souza.

11.
Vanessa Regina Spadari. O Trabalho psicomotor na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Simone de Souza.

12.
Elisangela Furini da Costa Alemão. O emprego de atividades lúdicas no ensino de Matemática no município de Tomazina/PR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Simone de Souza.

13.
Elizabeth Maria de Souza Motta Paz. Jogos e brincadeiras na Educação Infantil, perspectivas de socialização do educando. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Simone de Souza.

14.
Andrea Regina Mesquita da Silva. A afetividade e o papel do professor. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Simone de Souza.

15.
Andréa Cristina Zan Valério. O papel do professor na inclusão dos alunos autistas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Simone de Souza.

16.
Bernadete dos S. Camargo. O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na Educação Infantil e as ações dos professores. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Simone de Souza.

17.
Inês Aparecida Calligari Girotto. Indisciplina e a escola pública. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Simone de Souza.

18.
Helena Maria da Silva. A literatura enquanto recurso lúdico na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Simone de Souza.

19.
Jane Elza Domingos da Silva Pavan. A influência da participação familiar no contexto educacional. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Simone de Souza.

20.
Elaine Fuzari. A sala de recurso multifuncional na escola de Ensino Fundamental e o professor nesse contexto. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Simone de Souza.

21.
Valéria Rodler. Políticas Públicas para inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Simone de Souza.

22.
Luciana Demetke de Oliveira. A parceria entre família e escola no processo de aprendizagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Simone de Souza.

23.
Flávia Cavazzani de Morais. Educação Especial Inclusiva no ensino público. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Simone de Souza.

24.
Ana Paula Arioso dos Santos. A importância da Educação Infantil na aprendizagem da criança. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Simone de Souza.

25.
Regina Maria Favarão. A importância do lúdico na Educação Infantil: contribuições para o debate educacional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Simone de Souza.

26.
Ilda da Silva Monteiro. Aspectos da trajetória da Educação de Jovens e Adultos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Simone de Souza.

27.
Jéssica Espina Maschetti. Dependência Química: o trabalho do pedagogo com o aluno dependente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Simone de Souza.

28.
José Orlando Segantini Varaschin. Avaliação: ferramenta para o ensino aprendizagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Simone de Souza.

29.
Anna Renata Garcia da Silva Poleto. A importância do Letramento na Alfabetização. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Simone de Souza.

30.
Daiane Marcela Pacheco Fuzzo. AS contribuições do brincar para a criança e os seus reflexos no processo educacional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Simone de Souza.

31.
Andresa Andrade Silva. A Arte de Contar Histórias na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Simone de Souza.

32.
Danielle Alves Brigagão de Oliveira. O Bullying e o papel do professor: algumas considerações. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Simone de Souza.

33.
Adriana Géssica dos Santos. Classe Hospitalar: marcos históricos e atendimento pedagógico-educacional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Simone de Souza.

34.
Loana Pereira de Souza. Educação a Distância no Brasil: possibilidades e desafios na formação de professores. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Simone de Souza.

35.
Josiane Cristina dos Reis Coppi. A importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Simone de Souza.

36.
Gabriela matile Adamo. O ensino lúdico e sua importância na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Simone de Souza.

37.
Elisângela dos Santos Oliveira. A importância da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Simone de Souza.

38.
Paula Angélica Malysz. A Educação do Campo no espaço geográfico nacional com uma breve análise no município de Araruna-PR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Simone de Souza.

39.
Tatiane da Silva Santos. Educação Bilíngue: a inserção de uma nova língua para criança surda. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Simone de Souza.

40.
Nilva Ferreira Torres. Brincadeiras e Jogos: sua função no desenvolvimento infantil de 0 a 6 anos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Simone de Souza.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
SOUZA, S.; FRANCO, V. S. ; COSTA, M. L. F. . Educação a Distância na ótica discente. Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP, 2016.



Outras informações relevantes


2017 / 2018 - Membro do Colegiado do Curso de Filosofia (UEM)
2017 - aprovada em 1º lugar no Teste Seletivo para professor temporário: UEM - área de Prática de Ensino
2016 - Aprovada em 1º lugar no Concurso Público para professor efetivo: UEM - área de Didática e Metodologia de Ensino
2015 - Aprovada em 1º lugar no Teste Seletivo para professor temporário: UEM - campus Cianorte
2013 - Aprovada em 2º lugar no Teste Seletivo para professor temporário: UEM - área de Didática e Metodologia de Ensino



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 15:32:10