Andre de Lemos Freixo

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  • Última atualização do currículo em 07/01/2019


O pesquisador é Doutor em História (PPGHIS/UFRJ, 2012), autor da tese: "A arquitetura do novo: ciência e história da História do Brasil em José Honório Rodrigues". Também possui títulos de Mestre (PPGHIS/UFRJ, 2008) e Bacharel com Licenciatura (UFRJ, 2006) em História. É Professor Adjunto no Departamento de História da Universidade Federal de Ouro Preto (DEHIS/UFOP) e do Programa de Pós-Graduação em História da mesma instituição, vinculado à Linha de Pesquisa "Ideias, Linguagens e Historiografia", no qual trabalha com as seguintes áreas de interesse: História da Historiografia Brasileira, História do Brasil Republicano, História Pública, Teoria e Filosofia da História. Nesta instituição também é pesquisador integrado ao Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade (NEHM), no qual figurou como Coordenador no biênio 2014-2016. Coordena também o Grupo de Estudos em História, Ética e Política (GHEP/NEHM). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andre de Lemos Freixo
Nome em citações bibliográficas
FREIXO, Andre de Lemos

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Historia.
Rua do Seminário s/n
Centro
35420000 - Mariana, MG - Brasil
Telefone: (31) 35579406
URL da Homepage: http://www.ichs.ufop.br/dehis/


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em História Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A arquitetura do novo: ciência e história da História do Brasil em José Honório Rodrigues, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Carlos Fico da Silva Júnior.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Palavras-chave: História da Historiografia; Historiografia; Escrita da História; José Honório Rodrigues.
Grande área: Ciências Humanas
2006 - 2008
Mestrado em História Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Vicária redenção. Memória, historiografia e a questão do anti-semitismo no Rio de Janeiro da década de 1940,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Monica Grin Monteiro de Barros.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Historiografia; anti-semitismo; memória.
2000 - 2005
Graduação em História.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Chazak Veematz: um estudo sobre a memória dos primeiros anos da Hashomer Hatzair no Rio de Janeiro (décadas de 1940 e 1950).
Orientador: Maria Paula Nascimento Araujo.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.


Pós-doutorado


2012 - 2014
Pós-Doutorado.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria da História.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Educação.


Formação Complementar


2007 - 2007
História e Narrativa. (Carga horária: 8h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente de 3º Grau, Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Historia.

Cargo ou função
Colegiado de História (Membro).
03/2018 - 07/2018
Ensino, História - Licenciatura Ou Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
HIS135 - História do Brasil III
HIS812 - Seminário de História do Brasil
HIS864 - Leitura Dirigida VII - Ética
05/2016 - 06/2018
Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .

Cargo ou função
Presidente do Colegiado de história - Licenciatura.
08/2017 - 12/2017
Ensino, História - Licenciatura Ou Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
HIS132 - História do Brasil IV
HIS845 - Seminário de História da Historiografia Geral
03/2017 - 08/2017
Ensino, História - Licenciatura Ou Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
HIS132 - História do Brasil IV
HIS851 - Seminário em História da Historiografia
05/2016 - 05/2017
Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .

Cargo ou função
Integrante da Comissão de Espaço Físico do ICHS.
12/2014 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Historia.

Cargo ou função
Chefia do Setor de História do Brasil.
03/2016 - 08/2016
Ensino, História, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
PPH220 - Questões sobre tempo, filosofia da história e historiografia
03/2016 - 08/2016
Ensino, História - Licenciatura Ou Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
HIS813 - Seminário em História do Brasil - Gilberto Freyre e a História
02/2016 - 03/2016
Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Historia.

Cargo ou função
Presidente do Colegiado de Licenciatura em História.
08/2015 - 12/2015
Ensino, História - Licenciatura Ou Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
HIS135 - História do Brasil III
HIS812 - Seminário em História do Brasil - Primeira República
03/2015 - 08/2015
Ensino, História - Licenciatura Ou Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do Brasil IV (Obrigatória)
Seminário de História do Brasil XII - Primeira República (História e Historiografia)
08/2014 - 12/2014
Ensino, História - Licenciatura Ou Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do Brasil III (Obrigatória)
Seminário de História do Brasil XIV (Eletiva) - Tempo Presente
07/2014 - 11/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Historia.

Cargo ou função
Coordenador da equipe do Curso de História na VIIIª Mostra de Profissões da UFOP.
03/2014 - 07/2014
Ensino, História - Licenciatura Ou Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do Brasil III (Obrigatória)
História do Brasil IV (Obrigatória)

Programa de Pós-Graduação em história da Universidade Federal de Ouro Preto, PPGHIS/ UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 8

Atividades

01/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Ouro Preto, .


Programa de Pós Graduação em Educação da PUC-Rio, PPGE/PUC-RIO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Pós-Doutorado, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Leciona ao lado de Ana Waleska Pollo Campos Mendonça, com o fito de desenvolver uma nova linha de pesquisa para o Programa. A ênfase recai sobre reflexões de cunho teórico acerca do fazer historiográfico no campo da História da Educação. Além disso leciona as seguintes disciplinas: História da Educação Brasileira Mais do que um (ou "o") curso da História da Educação , o que se propõe é um curso no qual a historiografia sobre Educação no Brasil é o que está em questão. Assim, trata-se de focar a história escrita, com particular incidência sobre os últimos 20 anos, período em que a chamada História Cultural tornou-se parte hegemônica da produção historiográfica no campo da Educação no Brasil. Torna-se, pois, central, refletir sobre as possibilidades (e limites) desta abordagem, o que é feito a partir da análise de alguns dos mais representativos autores/trabalhos disponíveis nesse recorte. Questões Atuais da Educação O objetivo geral do curso é estudar algumas conceitos-chave do discurso pedagógico moderno, tentando entendê-los tanto na sua gênese histórica, quanto na forma como são (re)apropriadas e ressignificadas no discurso pedagógico contemporâneo. Estes formam a grade conceitual das questões de fundo sobre a educação com as quais nos debatemos até hoje. Entendê-las em perspectiva histórica, bem como conhecer os processos de circulação, apropriação e transformação desses conceitos permitirá, sem dúvida, um maior aprofundamento do debate sobre as questões da educação na contemporaneidade.

Atividades

08/2013 - 12/2013
Ensino, Educação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação Brasileira
05/2013 - 07/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação da PUC-Rio, .

Cargo ou função
Membro da Banca Avaliadora para Processo Seletivo de ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio.
03/2013 - 07/2013
Ensino, Educação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação Brasileira
03/2013 - 07/2013
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Questões Atuais da Educação
08/2012 - 12/2012
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação Brasileira

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Contratado temporário, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Aprovado em 15 de abril de 2010 no Processo Seletivo para Provimento de Vaga de Professor Substituto para o Setor de Teoria e Metodologia da História realizado pelo Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ), conforme o Edital nº 9, de 31 de março de 2010 (publicado no DOU, nº 63, segunda-feira, 5 de abril de 2010) para exercer as funções de Professor na Graduação do Curso de História do IFCS/UFRJ em disciplinas obrigatórias e eletivas, de acordo com o exposto na Lei nº. 8.745, de 09 de dezembro de 1993.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio em Docência, Carga horária: 16
Outras informações
Estágio em docência na UFRJ. Atividade de monitoria e assistência dos cursos de caráter obrigatório em Metodologia I e Metodologia II, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, ambas ministradas pelo Prof. Dr. Manoel L. L. Salgado Guimarães. As atividades envolveram acompanhamento, aulas e aulas extras de suporte aos alunos.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio em Docência, Carga horária: 16
Outras informações
Estágio em docência na UFRJ. Atividade de monitoria e assistência dos cursos de caráter obrigatório em Metodologia I e Metodologia II, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, ambas ministradas pelo Prof. Dr. Manoel L. L. Salgado Guimarães. As atividades envolveram acompanhamento, aulas e aulas extras de suporte aos alunos.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor de Disciplinas, Carga horária: 16
Outras informações
Atividade de acompanhamento e auxílio como monitor da disciplina Met-I - Introdução aos Estudos Históricos, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ, ministrada pelo Pofessor Dr. Manoel L. L. Salgado Guimarães ao longo do ano de 2005. O trabalho consistiu em uma participação ativa no acompanhamento do curso regular, aulas de reforço e auxílio aos alunos de primeiro período de História.


Universidade Aberta do Brasil, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Tutor à Distância, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 16
Outras informações
Tutor à Distância no Curso de História, modalidade EAD, no consórcio UAB/CEDERJ/CECIERJ/UNIRIO, na disciplina Metodologia da Pesquisa Histórica.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Tutor Presencial, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 16
Outras informações
Tutor Presencial do Curso de História Modalidade EAD, no consórcio UAB/CEDERJ/CECIERJ/UNIRIO nas disciplinas de América I e Moderna II, no pólo CEDERJ de Miguel Pereira.


Centro Popular de Educação e de Assistência Social Stella Maris, STELLA MARIS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 30


Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF, IPHAN/DF, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Outro (contrato terceirizado), Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 20


Colégio Estadual Amaro Cavalcanti, CEAC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 16
Outras informações
Atuação como Professor de História Geral e História do Brasil em turmas do Primeiro Ano do Ensino Médio. Atividade supervisionada pelas Professoras Iara Arruda (CEAC) e Carmem Gabriel (UFRJ).


Pré-Vestibular Comunitário Nossa Senhora das Dores, PVCNSD, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação como Professor de História do Brasil e História Geral para alunos do último ano do Ensino Médio. Atividade voluntária na Paróquia de N. S. das Dores, no Rio Comprido (RJ).

Atividades

02/2008 - 12/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
História do Brasil
História Geral


Linhas de pesquisa


1.
Ideias, Linguagens e Historiografia

Objetivo: Esta linha pretende fomentar pesquisas a partir de três eixos decisivos, dada a centralidade que adquiriram. Tais eixos balizam uma grande diversidade de investigações e têm a vantagem de constituir matrizes integradas sem deixar de designar dimensões relativamente autônomas, permitindo ainda ricos questionamentos sobre as fronteiras que as ligam e separam. Ideias constituem modalidades de representação dotadas de significado e efetividade, caracterizadas por um esforço de elaboração, o que as distingue de ideias pré-teóricas por meio das quais apreendemos e interagimos no mundo da vida. A historiografia é aqui compreendida como as formas diversas pelas quis os grupos percebem a si mesmos em uma perspectiva temporal, inscrevendo tais percepções em linguagens também variadas. Por sua vez, a linguagem deve ser encarada não apenas como ferramenta de comunicação, mas também como instrumento capz de prefigurar a realidade histórica..


Projetos de pesquisa


2014 - 2016
Historiografia e Modernidade: Variedades do Discurso Histórico
Descrição: Este projeto intitula-se SENHORES DO TEMPO: MODERNISMOS, HISTORICIDADE, HISTORIOGRAFIA, e integra o projeto maior "Historiografia e Modernidade: Variedades do Discurso Histórico" - Projeto coletivo de pesquisa que visa à consolidação do Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade (NEHM) e conta com o apoio do PRONEM - Programa de Apoio a Núcleos Emergentes de Pesquisa da FAPEMIG. Este projeto pretende investigar as variedades dos discursos históricos modernos. Fenômenos como a proximidade da nação com a historiografia na experiência de tempo serão investigados através do aparecimento de conceitos que expressem essa proximidade, bem como as indicações da importância da historiografia na elaboração de novas experiências de mundo. Minha pesquisa, nesse âmbito, tem por objetivo explorar e mapear a problemática do tempo na tradição do modernismo, ou ainda do(s) ?modernismo(s)? no Brasil. Tenho interesse pelas tensões e disputas não tanto do conceito/projeto estético literário modernista, mas daquilo que, talvez, possa ser mais geral a partir dos muitos projetos e projeções modernistas, o que ultrapassa possíveis demarcações de campos e canteiros: a questão da experiência do tempo moderno.4 Para isso, penso ser necessário caracterizar a questão do tempo no modernismo enquanto fenômeno mais amplo, não como um dado (objetivo), uma prerrogativa, ou um marco (original ou divisório) na história do Brasil, da cultura brasileira ou mesmo da literatura brasileira (por exemplo, como sinônimo do movimento lançado em São Paulo na Semana de Arte Moderna de 1922), mas como experiência vital que dialoga com um mundo do qual comparticipa de modo crítico e deliberadamente interventor. Em uma palavra, analisar as muitas modulações da historicidade tendo como esferas de questionamento privilegiadas a historiografia, tempo e temporalidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
O desejo por modernização: temporalidade e modernismos no Brasil (1870-1950)
Descrição: O objetivo deste projeto é repensar o iniciativas dos modernismos em atividade no Brasil à luz da problemática relação destes com a questão da temporalidade. Trata-se de pensar o conjunto de fenômenos no qual o modernismo se encampou. Tem-se aqui por objetivo explorar e mapear a tradição do modernismo, ou ainda do(s) ?modernismo(s)?, acionada pela intelectualidade em atividade em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte nas primeiras décadas do XX. Em foco está a questão da experiência do tempo e do espaço "plenamente brasileiro? e de como delas emergem enunciações de memória, história e de identidade específicas. Trata-se de uma categoria difícil, pelas muitas camadas de sentido que a formaram, formam e ainda nos informam a seu respeito como legado ou tradição. Essa análise busca colocar tais sentidos entre "parêntesis", e privilegia a abordagem da história da historiografia no sentido que define como seu problema o pensar as diferentes formas de acesso ao passado e de projeção de futuros (temporalidade) e de como a experiência revelada nesse momento goza de uma historicidade própria, que pode ser atingida por uma investigação destas formas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Andre de Lemos Freixo - Coordenador / Vitor do Carmo Dias - Integrante / Bruna Stuz Klem - Integrante.Número de orientações: 1
2012 - 2014
Fundamentos conceituais da Pedagogia Moderna
Descrição: Um dos objetivos fundamentais da pesquisa é refletir sobre as práticas pedagógicas modernas partindo dos fundamentos pedagógicos neo-humanistas do século XIX. Inicia-se, pois, com a verificação de suas modulações e a reverberação destes fundamentos no conjunto das práticas pedagógicas contemporâneas, em especial no modo como contribuem para a promoção de uma ideia específica de ?cultura? no seio da educação moderna. Essa investigação prima, portanto, pela reivindicação de atualidade para o debate acerca do conceito de Bildung, especialmente a partir das formulações de Wilhelm von Humboldt (1767-1835). O foco desta proposta se volta sobre questão da recepção deste modelo fundamental. Procurar-se-á verificar a configuração de dispositivos conceituais e institucionais (e quais foram eles) que permitiram operar as fusões de uma teoria elaborada a partir de um horizonte político, social e cultural bastante circunscrito por outros lugares, autores, idiomas e interesses ? em especial, sua entrada nas Américas. Isto é, como este modelo germânico circulou entre os teóricos da pedagogia moderna, sendo traduzido e incorporado a cenários e debates nos quais os problemas educativos eram tão diversos daquele em que emergiu?.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
Escrevendo história nos museus: o projeto do Museu Histórico Nacional
Descrição: O projeto visa analisar as diversas produções historiográficas empenhadas no âmbito do Museu Histórico Nacional. Objetivos: refletir tanto sobre a historiografia publicada no principal órgão de divulgação da Instituição, os Anais, quanto sobre as diversas construções narrativas implícitas na organização dos objetos no espaço museológico. Justificativa resumida: a pesquisa justifica-se pela importância dos espaços museológicos como lugares também de produção da História, tendo contudo objetivos distintos daqueles próprios do espaço acadêmico-universitário. Justifica-se ainda pela necessidade de incrementar o diálogo entre os profissionais de museu e os de História..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Andre de Lemos Freixo - Integrante / Manoel Salgado Guimarães - Coordenador / ALEXANDER MARTINS VIANNA - Integrante / RODRIGO TURIN - Integrante / HENRIQUE SERGIO DE ARAUJO BATISTA - Integrante / MARCIO ROMAO BRANTUAS BARCIA - Integrante.Financiador(es): PRONEX - Auxílio financeiro.
2008 - 2010
Os sistemas repressivos das ditaduras militares argentina e brasileira nos anos 1960 e 1970 e o papel dos Estados Unidos: uma análise comparada
Descrição: O presente projeto procura ampliar o alcance da pesquisa até o momento em andamento sobre os sistemas repressivos da ditadura militar brasileira na medida em que propõe uma análise comparativa da mesma problemática no caso da Argentina, bem como busca estabelecer a visão, as decisões e a influência dos Estados Unidos em relação a ambas as ditaduras. Numa primeira etapa, será analisada a ditadura militar argentina de Juan Carlos Onganía (1966-1970). A opção pelo período ditatorial iniciado pelo general Juan Carlos Onganía, em 28 de junho de 1966, decorre do fato de que Onganía inspirou-se no regime estabelecido no Brasil em 31 de março de 1964, especialmente no que diz respeito à chamada "Doutrina de Segurança Nacional" e ao caráter de autocracia modernizadora que os governos dos generais-presidentes Castelo Branco e Costa e Silva estabeleceram no Brasil. Se havia efetivos contatos entre as ditaduras do Cone Sul, como a chamada "Operação Condor", a ditadura militar argentina não optou pela montagem de um sistema repressivo especial, como ocorreu no Brasil com a montagem do "Sistema CODI-DOI". Nada obstante, a violência que caracterizaria o período ditatorial 1976/1983 já pode ser detectada na fase de Onganía. A opção pelo estudo do período 1966/1970 também decorre de algumas questões metodológicas: se o Archivo General de la Nación ainda não tornou público nenhum grande acervo referido ao período da última ditadura militar argentina (1976/1983), o acesso à documentação do período de Onganía é mais fácil. Buscar-se-á a documentação norte-americana (Departamento de Estado, Conselho de Segurança Nacional e embaixadas em Brasília e Buenos Aires) a fim de incorporar-se os Estados Unidos à proposta de análise comparativa. Portanto, o presente projeto deve ser visto como a primeira etapa de uma análise comparativa que se quer mais ampla, pois o propósito é também estabelecer, depois do próximo quadriênio, comparações entre a última ditadura militar argentina e a longeva.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
Memória e celebrações dos setenta anos do curso de História da Universidade do Brasil (1939-2009)
Descrição: Este projeto apresenta as propostas de atividades e produtos comemorativos que celebrarão a história e a memória dos setenta anos do curso de História da Universidade do Brasil. Coordenadas pela Comissão Organizadora das Celebrações dos setenta anos do curso de História da Universidade do Brasil (COC-70) ? que se constituiu em dezenove de março de dois mil e oito por decisão unânime da Plenária Ordinária do Departamento de História da UFRJ, sendo composta pelos professores Drs. José Murilo de Carvalho (presidente da COC-70), Francisco Calazans Falcon, Marieta de Moraes Ferreira, Manoel Salgado Guimarães e Norma Musco Mendes; contando ainda com o trabalho de organização executiva do doutorando do Programa de Pós-Graduação em História Social (PPGHIS) André de Lemos Freixo, com uma equipe de seis estagiários estudantes do curso de Graduação em História da UFRJ. Tais celebrações devem resgatar a trajetória institucional e intelectual que notabiliza esta escola de historiadores e os seus importantes núcleos de produção historiográfica. Como herdeiros e intérpretes desse legado cultural, educacional e acadêmico, que há setenta anos vem marcando a história de várias gerações de profissionais da História (professores e pesquisadores), a COC-70 sente-se orgulhosa em apresentar as propostas que se seguem nas próximas páginas, pois entende que essas festividades honram a memória e a tradição da inteligência da História e dos historiadores no Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Andre de Lemos Freixo - Coordenador / José Murilo de Carvalho - Integrante / Manoel Salgado Guimarães - Integrante / Marieta Moraes Ferreira - Integrante / Francisco Falcon - Integrante / Norma Mendes - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Rio de Janeiro - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2005 - 2006
Formulário Geral do Sítio Urbano de Porto Seguro - BA
Descrição: Concluir a pesquisa proposta e iniciada em prol dos "Inventários Nacionais de Bens Imóveis ? Sítios Urbanos (INBI/SU)", para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Rio de Janeiro (IPHAN-RJ) acerca da construção de uma história para a forma urbana destes sítios. No caso, Porto Seguro figurou como objeto de minha pesquisa. Os Inventários buscam compreender o modo de construção desses sítios urbanos ao longo do tempo, através da identificação dos modos de ocupação do espaço que deram lugar a diferentes usos e dos vestígios das formas que cederam lugar a outras, abrangendo áreas que referenciem todo um modo de vida construído historicamente num determinado território. O objetivo de tais inventários é, pois, instrumentalizar a leitura dos espaços urbanos hoje, fornecendo análises dos seus processos de produção, uso e transformação, com base em fontes documentais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2008 - Atual
Núcleo de Estudos de Judaísmo Contemporâneo
Descrição: Trata-se de um comitê participativo e propositivo, afinado com o estado das artes do ensino e da pesquisa em judaísmo no Brasil e no mundo, que possa se valer da infra-estrutura da UFRJ para divulgar suas atividades acadêmicas e mesmo realizá-las. O Núcleo já conta com o apoio da Fundação Hillel que irá nos ajudar a divulgar o Núcleo entre estudantes das universidades do Rio de Janeiro que freqüentam a sua sede; o Hillel ajudará a buscar fontes de financiamento de eventos que abriguem professores de fora do Rio de Janeiro e quando necessário disponibilizará a sua simpática sede para eventos de menor porte, especialmente à noite. O objetivo inicial do Núcleo será o de se estruturar como pólo aglutinador de atividades acadêmicas (ensino e pesquisa) que supram, com excelência, as demandas de estudantes de graduação e pós-graduação das universidades públicas e privadas do Rio de Janeiro. Um Núcleo que funcione como referência acadêmica na área de estudos judaicos tanto para os centros universitários no Rio de Janeiro, como para outros centros no Brasil e no mundo..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Membro de corpo editorial


2006 - Atual
Periódico: Caderno Universitário de História (UFRJ)


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Revista Ars Histórica
2014 - Atual
Periódico: História da Historiografia
2015 - Atual
Periódico: Revista Ágora (Vitória)
2016 - Atual
Periódico: Acervo (Rio de Janeiro)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Historiografia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Lê Bem.


Prêmios e títulos


2010
Bolsa FAPERJ Nota 10, Doutorado, FAPERJ.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science

Artigos completos publicados em periódicos

1.
6FREIXO, Andre de Lemos2015FREIXO, Andre de Lemos. José Honório Rodrigues na Biblioteca Nacional (1946-1953) - (re)considerando as relações entre memória e história. Revista Escrita da História, v. 2, p. 49-81, 2015.

2.
3FREIXO, Andre de Lemos2015FREIXO, Andre de Lemos. O corpo do tempo: ética, política e o caráter performático do tempo histórico na história da história do Brasil de José Honório Rodrigues. Revista Ágora (Vitória), v. 01, p. 145-176, 2015.

3.
5FREIXO, Andre de Lemos2015FREIXO, Andre de Lemos. Legados da disciplina histórica: experiências na fronteira entre consensos e horizontes. Topoi (Online): revista de historia, v. 16, p. 707-716, 2015.

4.
8FREIXO, Andre de Lemos2015FREIXO, Andre de Lemos; COELHO, P. . O ensino renovado de história pelo catedrático do Colégio de Pedro II, Jonathas Serrano. Revista Brasileira de História da Educação, v. 15, p. 261-292, 2015.

5.
4FREIXO, Andre de Lemos2014FREIXO, Andre de Lemos. Corpo e alma: história e tradição no pensamento de José Honório Rodrigues. Revista do Instituto Histórico e Geographico Brazileiro, v. a.174, p. 329-354, 2014.

6.
7FREIXO, Andre de Lemos2014FREIXO, Andre de Lemos. José Honório Rodrigues, a Série Documentos Históricos e os Anais da Biblioteca Nacional (1946-1955). Vozes, Pretérito & Devir: Revista de historia da UESPI, v. 3, p. 235-254, 2014.

7.
2FREIXO, Andre de Lemos2013 FREIXO, Andre de Lemos. Ousadia e redenção: o Instituto de Pesquisa Histórica de José Honório Rodrigues. História da Historiografia, v. 0, p. 140-161, 2013.

8.
11FREIXO, Andre de Lemos2013FREIXO, Andre de Lemos. Lições dos Mestres. ARS HISTORICA, v. 1, p. 1-11, 2013.

9.
9FREIXO, Andre de Lemos2011FREIXO, Andre de Lemos. Redimensionar o antissemitismo: sionismo e socialismo no Rio de Janeiro dos anos 1930/40. Revista Eletrônica do NIEJ, v. I, p. 50-73, 2011.

10.
1FREIXO, Andre de Lemos2011FREIXO, Andre de Lemos. Um 'arquiteto' da historiografia Brasileira: história e historiadores em José Honório Rodrigues. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA (ONLINE), v. 31, p. 143-172, 2011.

11.
10FREIXO, Andre de Lemos2008FREIXO, Andre de Lemos. O anti-semitismo nas Américas de Tucci Carneiro. Topoi (Rio de Janeiro), v. 9, p. 258-265, 2008.

12.
12FREIXO, Andre de Lemos2007FREIXO, Andre de Lemos. PROMESSAS DE UM ?VELHO MUNDO NOVO?: O SIONISMO SOB UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA. Boletim tempo presente (UFRJ), v. 2, p. 01/01, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FREIXO, Andre de Lemos. Força e Coragem: Hashomer Hatzair Rio, 70 anos de história e memória. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Talú Cultural, 2018. v. 1. 115p .

Capítulos de livros publicados
1.
FREIXO, Andre de Lemos. José Honório Rodrigues. In: PARADA, Maurício; RODRIGUES, Henrique Estrada. (Org.). Os Historiadores Clássicos da História do Brasil - Col. Clássicos da História, Vol. 4 -. 1ed.Petrópolis; Rio de Janeiro: Editora Vozes; Editora da PUC-Rio, 2018, v. 1, p. 359-393.

2.
FREIXO, Andre de Lemos. Capistrano de Abreu, intérprete de José Honório Rodrigues?. Conversas sobre o Brasil: ensaios de crítica histórica. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia, 2017, v. 1, p. 83-107.

3.
FREIXO, Andre de Lemos. "Ein Freund Deutschlands", ou, o Capistrano de Abreu de José Honório Rodrigues. In: MEDEIROS, Bruno Franco; SOUZA, Francisco Gouvea de; BELCHIOR, Luna Halabi; RANGEL, Marcelo de Mello; PEREIRA, Mateus Henrique de Faria.. (Org.). Teoria e Historiografia: debates contemporâneos. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2015, v. 1, p. 297-318.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FREIXO, Andre de Lemos. A história continua.... HHMagazine, p. 1 - 1, 27 nov. 2018.

2.
SANTIAGO, M. ; NIGRO, P. ; FREIXO, Andre de Lemos . Democracia sem memória. Curinga, Mariana-MG, p. 26 - 27, 12 set. 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FREIXO, Andre de Lemos. A civilização Holandesa no Brasil de José Honório Rodrigues: (re)leitura de um ensaio histórico. In: 6º Seminário Brasileiro de História da Historiografia - O giro-linguístico e a historiografia: balanço e perspectivas, 2012, Mariana. Caderno de Resumos e Anais do 6º Seminário Brasileiro de História da Historiografia - O giro-linguístico e a historiografia: balanço e perspectivas. Ouro Preto: Ed.UFOP, 2012. v. 1. p. 1-12.

2.
FREIXO, Andre de Lemos. História em questão, tradições em jogo: José Honório Rodrigues e a. In: XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética, 2009, Fortaleza. História e Ética: Simpósios Temáticos e Resumos [do] XXV Simpósio Nacional de História. Fortaleza: ANPUH, 2009.

3.
FREIXO, Andre de Lemos. José Honório Rodrigues: os clássicos e uma possível identidade historiográfica brasileira (décadas de 1949-1980). In: XIII Encontro de História ANPUH-Rio: Identidades, 2008, Seropédica. Anais complementares, 2008.

4.
FREIXO, Andre de Lemos. Vicária Redenção: considerações sobre memória e a escrita da História. In: Diálogos e Aproximações, 2008, Rio de Janeiro. Anais do Seminário Diálogos e Aproximações. Rio de Janeiro, 2008.

5.
FREIXO, Andre de Lemos. Entre Musas e Paradigmas: memória, história e a produção de conhecimento sobre o passado. In: XXIV Simpósio Nacional de História (ANPUH) - História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos, 2007, São Leopolo. Anais do XXIV Simpósio Nacional de História (ANPUH): História e multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos. São Leopoldo: Unisinos, 2007.

6.
FREIXO, Andre de Lemos. O Guardião: memória e identidade da primeira geração de militantes sionista-socialista do Hashomer Hatzair do Rio de Janeiro de 1940 e 1950. In: XII Encontro Regional de História - ANPUH - Usos do Passado, 2006, Niterói. Anais do XII Encontro Regional de História - ANPUH - Usos do Passado, 2006.

7.
FREIXO, Andre de Lemos. O Gurdião: O Holocausto e a memória dsa fundação do hashomer Hatzair carioca (década de 1940) na construção de uma identidade para o século XXI. In: II Jornada de Estudos Históricos do PPGHIS, 2006, Rio de Janeiro. Anais da II Jornada de Estudos Históricos do PPGHIS, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FREIXO, Andre de Lemos. Manoel Bomfim e os historiadores brasileiros de José Honório Rodrigues. Um estudo de caso.. In: 2º Seminário Nacional de História da Historiografia. A dinâmica do historicismo: tradições historiográficas, 2008, Mariana. Anais e Cadernos de Resumos. Ouro Preto: Edufop, 2008.

2.
FREIXO, Andre de Lemos. Os Ardis de "Mentes Pré-Ocupadas": história e memória na produção de conhecimento sobre o passado. In: Seminário Nacional de História da Historiografia: historiografia brasileira e modernidade, 2007, Mariana. Cadernos de Resumo e Programação do Seminário Nacional de História da Historiografia: Historiografia e modernidade. Mariana: Universidade Federal de Ouro Preto, 2007.

3.
FREIXO, Andre de Lemos. O Hashomer Hatzair no Rio de Janeiro: um panorama acerca do sionismo socialista carioca. In: XXVI Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2004, Rio de Janeiro. Anais da XXVI Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
FREIXO, Andre de Lemos. História em questão, tradições em jogo: José Honório Rodrigues e a "evolução" da pesquisa histórica no Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FREIXO, Andre de Lemos. José Honório Rodrigues e a. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FREIXO, Andre de Lemos. Notas acerca da história da historiografia de José Honório Rodrigues. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FREIXO, Andre de Lemos. Vicária Redenção: considerações sobre memória e a escrita da História. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FREIXO, Andre de Lemos. José Honório Rodrigues: os clássicos e uma possível identidade historiográfica brasileira (décadas de 1949-1980). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FREIXO, Andre de Lemos. Manoel Bomfim e os historiadores brasileiros de José Honório Rodrigues. Um estudo de caso.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FREIXO, Andre de Lemos. História, narrativa e memória. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
FREIXO, Andre de Lemos. História e Narrativa: considerações acerca da escrita da História. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
FREIXO, Andre de Lemos. Jovens guardiões: um panorama histórico acerca dos primeiros anos do movimento Hashomer Hatzair no Rio de Janeiro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
FREIXO, Andre de Lemos. História e Memória: notas sobre os lugares de memória. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
FREIXO, Andre de Lemos. Entre Musas e Paradigmas: memória, história e a produção de conhecimento sobre o passado. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
FREIXO, Andre de Lemos. Fantasmas de qual geração? A questão do anti-semitismo no Rio de Janeiro da década de 1940 à luz de um estudo de caso. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
FREIXO, Andre de Lemos. Os ardis de "mentes pré-ocupadas": memória e história na produção de conhecimento sobre o passado. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
FREIXO, Andre de Lemos. O guardião: o Holocausto e a memória da fundação do Hashomer Hatzair carioca (década de 1940). 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
FREIXO, Andre de Lemos. "O Guardião: memória e identidade da primeira geração de militantes sionista-socialistas do Hashomer Hatzair do Rio de Janeiro nas décadas de 1940 e 1950. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
FREIXO, Andre de Lemos. O Hashomer Hatzair no Rio de Janeiro: um panorama acerca do sionismo-socialista carioca. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
FREIXO, Andre de Lemos; ARAUJO, V. L. de . Prefácio. Serra, ES/Mariana, MG, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
FREIXO, Andre de Lemos; OHARA, J. ; KLEINBERG, E. ; SCOTT, J. W. ; WILDER, G. . Teses sobre Teoria e História. www.theoryrevolt.com: Wild On Collective, 2018. (Tradução/Outra).

3.
FREIXO, Andre de Lemos; ABREU, Marcelo ; MATA, S. R. da . A nostalgia como problema metahistórico: uma introdução. Mariana: Revista História da Historiografia, 2017 (Apresentação).

4.
FREIXO, Andre de Lemos; ABREU, Marcelo ; MATA, S. R. da . Mal-estar na nostalgia. Virgínia: The Hedhog Review, 2017. (Tradução/Artigo).

5.
FERREIRA, M. M. ; GUIMARAES, M. S. ; FREIXO, Andre de Lemos . HIS70RIA - Universidade do Brasil. Rio de Janeiro: Gráfica J. di Giorgio, 2009 (Catálogo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FREIXO, Andre de Lemos. Parecer circunstanciado para o artigo de Daiane Lopes Elias "Da perda do passado à História como disciplina".. 2008.

2.
FERREIRA, M. M. ; FREIXO, Andre de Lemos ; CÔRTES, Norma . Memória e celebrações dos setenta anos do curso de História da Universidade do Brasil (1939 - 2009). 2008.

3.
FREIXO, Andre de Lemos. Formulário Geral do Sítio Urbano de Porto Seguro/BA. 2006.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FREIXO, Andre de Lemos. Debate sobre Teoria(s) da História. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
FREIXO, Andre de Lemos. Restos de um passado: História e Memória. 2009. (Palestra).

2.
FREIXO, Andre de Lemos. Das lições da História à lições sobre historiografia: considerações sobre a escrita da História. 2009. (Palestra).

3.
FREIXO, Andre de Lemos. Lugares de memória e o lugar da História. 2008. (Palestra).

4.
FREIXO, Andre de Lemos. História é narrativa: notas para um debate. 2008. (Palestra).

5.
FREIXO, Andre de Lemos. Projeto de pesquisa: da construção do objeto à formulação de hipóteses. 2008. (Palestra).

6.
FREIXO, Andre de Lemos. História, narrativa e memória. 2008. (Palestra).

7.
FREIXO, Andre de Lemos. Tradição em jogo: José Honório Rodrigues e a História da História e dos historiadores do Brasil. 2008. (Palestra).

8.
FREIXO, Andre de Lemos. Narrar a História, erigir a nação: os Lugares de memória.. 2008. (Palestra).

9.
FREIXO, Andre de Lemos. História e memória: considerações sobre uma complexa relação. 2007. (Palestra).

10.
FREIXO, Andre de Lemos. Pierre Nora e os "Lugares de Memória". 2007. (Palestra).

11.
FREIXO, Andre de Lemos. O Projeto Científico da História no Século XIX. 2007. (Palestra).

12.
FREIXO, Andre de Lemos. História e Memória no filme "Narradores de Javé". 2007. (Palestra).

13.
FREIXO, Andre de Lemos. A memória democrática e a escrita da História. 2006. (Palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PEREIRA, M. H. de F.; FREIXO, Andre de Lemos; MAIA, M. R.; MOTTA, M. H. S.. Participação em banca de Amanda Queiroz Magalhães. Da visibilidade da tortura à luta pela anistia nas páginas do semanário Movimento: disputas e combates em busca de um projeto alternativo (1975-1981). 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
FREIXO, Andre de Lemos; PEREIRA, M. H. F.; VOIGT, A. F.; ABREU, Marcelo. Participação em banca de Eduardo Gerber Júnior. Anita Leocádia Prestes e a historiografia brasileira dos anos 1980: entre a história e a memória. 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
FREIXO, Andre de Lemos; MATA, S. R. da; ASSIS, A. A.. Participação em banca de Aída Rita Tedesco e Silva. Conceitos individualizantes e valores na Teoria da História de Heinrich Rickert. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
FREIXO, Andre de Lemos; NICOLAZZI, Fernando Felizardo; CEZAR, T. A. C.; RODRIGUES, M. C. M.. Participação em banca de Cesar Leonardo Van Kaan Saad. Um teorista nos trópicos: a escrita da Teoria da História do Brasil de José Honório Rodrigues (1939-1949). 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
FREIXO, Andre de Lemos; QUELLER, Jefferson José; ZANGELMI, A.. Participação em banca de Renan Magalhães. O segundo governo Vargas e o trabalhador rural : propostas políticas por uma legislação trabalhista no campo (1950-1954).. 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

6.
EISENBERG, Z. W.; MENDONÇA, Ana Waleska P. C.; GLAT, R.; FREIXO, Andre de Lemos; BRITTO, F. L.. Participação em banca de Denise Barreto da Silva. A gênese do conceito de inclusão na educação especial. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

7.
BRANDAO, R. E. L. Z.; PAULA, L. A. L.; FREIXO, Andre de Lemos; MANDELERT, D. V.; DUARTE, R. M.. Participação em banca de Camila Moura Pinto. Juventude, política e escola: grêmios escolares e novos caminhos participativos, a atual geração de jovens em um estudo de caso. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

8.
BRANDAO, R. E. L. Z.; LELIS, I. A. O. M.; MANDELERT, D. V.; FREIXO, Andre de Lemos; PAULA, L. A. L.. Participação em banca de Isabella Zappa. Ou isto ou aquilo: um estudo exploratório sobre a escolha dos estabelecimentos de ensino de prestígio no Rio de Janeiro. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
MENDONÇA, Ana Waleska P. C.; FREIXO, Andre de Lemos; COSTA, P. C.; MAGALDI, A. M. B. M.; FERNANDES, A. L. C.. Participação em banca de Luciana Borges Patroclo. As mães de famílias futuras: a Revista O Tico-Tico e a formação das meninas brasileiras (1905-1921). 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
TEIXEIRA, Felipe Charbel; Turin, Rodrigo; DAHER, Andrea Viana; ARAUJO, V. L.; FREIXO, Andre de Lemos. Participação em banca de Rodrigo Perez Oliveira. O conservadorismo de Eduardo Prado: a combinação dos repertórios antigo e moderno no pensamento político ocidental (1879-1901). 2015. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
FREIXO, Andre de Lemos; MENDONÇA, Ana Waleska P. C.; LELIS, I. A. O. M.; COSTA, P. C.; LOPES, S. C.. Participação em banca de Jefferson da Costa Soares. Dos professores "estranhos" aos catedráticos: aspectos da construção da identidade profissional docente no Colégio Pedro II (1925-1945). 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

4.
MENDONÇA, Ana Waleska P. C.; CHAVES, M. W.; COSTA, P. C.; LOPES, S. C.; PAULILO, A. L.; XAVIER, L. N.; FREIXO, Andre de Lemos. Participação em banca de Roberta de Barros do Rego Macedo. O Instituto de Pesquisas Educacionais do Distrito Federal nos anos 1930. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

5.
MENDONÇA, Ana Waleska P. C.; FREIXO, Andre de Lemos; CARVALHO, J. C. B.; CURY, C. R. J.; XAVIER, L. N.; COELHO, P.; SANTOS, P. S. M. B.. Participação em banca de Cecilia Neves Lima. Educação e desenvolvimento no Brasil: o INEP e o Projeto-Escola (1968-1970). 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

6.
LELIS, I. A. O. M.; MENDONÇA, Ana Waleska P. C.; MAGALDI, A. M. B. M.; CHAVES, M. W.; COELHO, P.; MARTINEZ, S. A.; FREIXO, Andre de Lemos. Participação em banca de Ivone Goulart Lopes. O projeto educativo das Salesianas na Escola Normal Nossa Senhora Auxiliadora, Campos/RJ e a tessitura da identidade da professora católica: 1937-1961. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
RANGEL, M. de M.; ARAUJO, V. L. de; HADDOCK-LOBO, R.; FREIXO, Andre de Lemos. Participação em banca de Mauro Franco Neto. Antropofagia, outridade e transculturação: para uma crítica das políticas temporais da colonialidade. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
RANGEL, M. de M.; FREIXO, Andre de Lemos; PETRONIO, R.; MARCELINO, D. A.. Participação em banca de Clayton José Ferreira. A Primeira República pelos ensaístas: dimensões ético-políticas e linguagens pragmáticas. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
ANTUNES, A.; ARANTES, B. C.; FREIXO, Andre de Lemos. Participação em banca de Andre de Abreu Costa. Memória histórica e identidade jurídica: Direito ao Esquecimento, a pretensão de verdade e a integridade do Direito. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
MENDONÇA, Ana Waleska P. C.; FREIXO, Andre de Lemos; COELHO, P.. Participação em banca de Luciana Felipe Cardoso. De Escola Normal a Instituto de Educação Sara Kubitschek: memória e monumentalização no sertão carioca (1959-1974). 2013.

5.
MENDONÇA, Ana Waleska P. C.; FREIXO, Andre de Lemos; LELIS, I. A. O. M.; LOPES, S. C.. Participação em banca de Jefferson da Costa Soares. Dos professores "estranhos" aos catedráticos:. 2013.

6.
FREIXO, Andre de Lemos; DUARTE, R. M.; COSTA, P. C.; BANNEL, R.. Participação em banca de Patrícia Teixeira de Sá. A mobilização da consciência histórica na visão de professores de história da Rede Municipal do Rio de Janeiro. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
ABREU, Marcelo; ROZA, Luciano; FREIXO, Andre de Lemos; MUNIZ, K.. Participação em banca de Guilherme Oliva de Paula. Tempo e cultura histórica: uma análise sobre a polêmica das cotas raciais no Brasil. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
FREIXO, Andre de Lemos; QUELLER, Jefferson José; MAGALHAES, F.. Participação em banca de Natália Fraga de Oliveira. Arthur Bernardes: Oligarquias e disputas eleitorais na Primeira República. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
ROZA, Luciano; MUNIZ, K.; FREIXO, Andre de Lemos. Participação em banca de Vitor do Carmo Gomes Dias. Temporalidade e modernismo no Teatro Experimental do Negro. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
FREIXO, Andre de Lemos; GAIO, G.; MOLLO, H. M.. Participação em banca de Bruna Stutz Klem. Clandestinas: as mulheres e a história da historiografia brasileira. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

5.
PEREIRA, M. H. de F.; FREIXO, Andre de Lemos; MACIEL, E. C. R.. Participação em banca de Ana Carolina Monay. A palavra feminina em primeira pessoa: tortura e testemunho. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

6.
FREIXO, Andre de Lemos; PEREIRA, M. H. de F.; ABREU, Marcelo. Participação em banca de Amanda Queiroz Magalhães. Tortura, anistia e democracia: disputas e combates a partir do Semanário Movimento (1975-1981). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

7.
MATA, S. R. da; ARAUJO, V. L. de; FREIXO, Andre de Lemos. Participação em banca de Aída Rita Tedesco e Silva. A lógica das ciências históricas na filosofia de Heinrich Rickert. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

8.
QUELLER, Jefferson José; FREIXO, Andre de Lemos; FONTES, Paulo. Participação em banca de Renan Vinícius Magalhães. O segundo governo Vargas e o trabalhador rural: propostas políticas e lutas sociais por uma legislação trabalhista no campo (1950-1954). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

9.
FREIXO, Andre de Lemos; ABREU, Marcelo; PEREIRA, M. H. F.. Participação em banca de Eduardo Gerber. ANITA LEOCÁDIA PRESTES E A HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA DOS ANOS 1980: ENTRE A HISTÓRIA E MEMÓRIA. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FREIXO, Andre de Lemos; ARAUJO, V. L. de; ABREU, Marcelo. Participação em banca de Vitor do Carmo Gomes Dias.SAÍDAS TEÓRICAS PARA A PROBLEMÁTICA DOS MODERNISMOS BRASILEIROS ANALÍTICA DA HISTORICIDADE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
PEREIRA, M. H. F.; FREIXO, Andre de Lemos; SOUSA, Francisco Gouvea de. Participação em banca de Valéria Dal Cim Fernandes.Sociedade em rede e os movimentos sociais: o caso do Movimento Passe Livre (2005­-2012). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
FREIXO, Andre de Lemos; BRETAS, Marcos; TEIXEIRA, Felipe Charbel. Participação em banca de Juliana Ferreira Sicuro de Moraes.Irmandades de pretos no Antigo Regime: um estudo de caso da Irmandade de São Vicente Ferrer dos Homens Pretos do Arraial da Passagem da cidade de Mariana (1770-1800). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
DAHER, Andrea Viana; TEIXEIRA, Felipe Charbel; FREIXO, Andre de Lemos. Participação em banca de Jessica Souza Brown da Silva.A representação fílmica do b-boying na década de 1980. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
GRIN, Monica; FREIXO, Andre de Lemos; MORAIS, Luiz Edmundo de Souza. Participação em banca de Leonel Victor Soares Caraciki.O ?MONUMENTO AO GUETO DE VARSÓVIA? DE NATHAN RAPOPORT EM VARSÓVIA E JERUSALÉM: ENQUADRAMENTO E NARRATIVAS DA SHOAH (1948 ? 1975). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MATA, S. R. da; FERNANDES, L.E. de O.; FREIXO, Andre de Lemos. Professor Substituto. 2016. Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
MATA, S. R. da; FREIXO, Andre de Lemos; ANTUNES, A.; SILVEIRA, M. A.; QUELLER, Jefferson José; ANDRADE, F. E.. Processo Seletivo para ingresso no Prgrama de Pós-Graduação em história da UFOP. 2016. Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
FREIXO, Andre de Lemos; ANDRADE, F. E.; QUELLER, Jefferson José. Processo Seletivo para Bolsista de Pós-Doutorado para o Prograga de Pós-Graduação em história da UFOP (CAPES/PNPD). 2016. Universidade Federal de Ouro Preto.

Outras participações
1.
MENDONÇA, Ana Waleska P. C.; FREIXO, Andre de Lemos; LELIS, I. A. O. M.; COELHO, P.; DUARTE, R. M.; EISENBERG, Z. W.; BANNEL, R.. Processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio. 2013. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro do Grupo de Estudos Medievais - LEME.O lugar da Idade Média na Modernidade. 2018. (Encontro).

2.
Encontro do LEHPI/UFES - A crise da política e da ética no mundo contemporâneo.Crise crônica ou Crônicas de (mais) uma crise: sobre as humanidades e o capitalismo tardio. 2018. (Encontro).

3.
I Encontro de Teoria da História e História da Historiografia.Comentários gerais e específicos sobre Projetos. 2017. (Oficina).

4.
International Family History Workshop.What drives us to the past? On the ethics of temporal discourses. 2017. (Oficina).

5.
XII Semana de História Política da UERJ.Ética(s) da recordação? Considerações sobre nostalgia e memória cultural. 2017. (Seminário).

6.
XII Semana de História Política da UERJ.Simpósio Temático 9: Intelectuais e Pensamento Social Brasileiro. 2017. (Simpósio).

7.
9º Seminário Brasileiro de História da Historiografia.Simpósio Temático 2 - Variedades da cultura histórica e historiografia no Brasil. 2016. (Seminário).

8.
Ciclo de debates GHEP/NEHM.Horizontes da (in)diferença: considerações sobre ética e historiografia à luz de Badiou e Agamben. 2016. (Encontro).

9.
IIª Conferência da Rede Internacional de Teoria da História. "The times they are a-changin'": first considerations on Gilberto Freyre' Theory of Time and Modernity. 2016. (Congresso).

10.
Seminário Sobre o Conceito de Golpe.Considerações sobre ética e historiografia à luz de (mais) um golpe. 2016. (Seminário).

11.
Fórum de Teoria e História da Historiografia do Rio de Janeiro."(In)disciplinando a história: do passado histórico ao passado prático". 2015. (Outra).

12.
Primera Jornada de Historia de la Historiografía argentina y brasilera.A edição de documentos históricos na Biblioteca Nacional: historiografia em tempos de redemocratização (1946-1953). 2015. (Seminário).

13.
Seminário Discursos Históricos e Política: perspectivas luso-brasileiras.José Honório Rodrigues na Biblioteca Nacional: a edição de documentos históricos e a redemocratização (1946-1953). 2015. (Seminário).

14.
8? Seminário Brasileiro de História da Historiografia.Simpósio Temático 8: Variedades da Cultura histórica e historiográfica no Brasil: a interpretação, o ensaísmo, a profissionalização e a emergência de uma cultura de massa (décadas de 1920 a 1960). 2014. (Seminário).

15.
Ciclo de Debates do NEHM.José Honório Rodrigues, a Série Documentos Históricos e os Anais da Biblioteca Nacional (1946-1955): "modernismo", identidade, especialização - notas de pesquisa. 2014. (Outra).

16.
SEMINÁRIO "A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DO ENSINO SECUNDÁRIO, NORMAL E PROFISSIONALION.?O ensino renovado de História pelo catedrático do Colégio Pedro II Jonathas Serrano?. 2014. (Seminário).

17.
VIII Mostra de Profissões da Universidade Federal de Ouro Preto. O Curso de História da UFOP. 2014. (Exposição).

18.
7º Simpósio Brasileiro de História da Historiografia."Ein Freund Deutschlands", ou, o Capistrano de Abreu de José Honório Rodrigues. 2013. (Simpósio).

19.
Sessão de Homenagem ao Centenário de Nascimento de José Honório Rodrigues.Corpo e alma: história e tradição no pensamento de José Honório Rodrigues. 2013. (Outra).

20.
XXVII Simpósio Nacional de História.Um amigo da Alemanha: Capistrano de Abreu e a ciência da história de José Honório Rodrigues. 2013. (Simpósio).

21.
Ciclo de Debates do NEHM.Ciencia e história da História do (e no) Brasil em José Honório Rodrigues (1936-1949). 2012. (Outra).

22.
VII Jornada Prof. Manoel Salgado de Estudos Históricos do PPGHIS/UFRJ.Escrita da História e Usos do Passado. 2012. (Encontro).

23.
VIº Seminário Nacional de História da Historiografia.A Civilização Holandesa no Brasil de José Honório Rodrigues: (re)leitura de um ensaio histórico. 2012. (Seminário).

24.
VI Jornada de Estudos Históricos do PPGHIS.O estado das artes: bibliografia e historiografia em José Honório Rodrigues. 2011. (Encontro).

25.
História e Margem. 2010. (Seminário).

26.
Iº Seminário Internacional NIEJ. 2010. (Seminário).

27.
V Jornada de Estudos Históricos do PPGHIS.Um projeto para a historiografia brasileira: história e historiadores brasileiros para José Honório Rodrigues. 2010. (Encontro).

28.
IIIº Seminário Nacional de História da Historiografia.José Honório Rodrigues e a. 2009. (Seminário).

29.
V Encontro de Pesquisa de Graduação em História.Olhares sobre a teoria da História. 2009. (Encontro).

30.
XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética.História em questão, tradições em jogo: José Honório Rodrigues e a. 2009. (Simpósio).

31.
2º Seminário Nacional de História da Historiografia. A dinâmica do historicismo: tradições historiográficas.Manoel Bomfim e os historiadores brasileiros de José Honório Rodrigues. Um estudo de caso.. 2008. (Seminário).

32.
Diálogos e Aproximações: seminário de pesquisa de pós-graduação em História da UFRJ.Vicária Redenção: considerações sobre memória e a escrita da História. 2008. (Seminário).

33.
IV Encontro de Pesquisa de Graduação de História.História e Escrita da História. 2008. (Encontro).

34.
XIII Encontro de História ANPUH-Rio: Identidades.José Honório Rodrigues: os clássicos e uma possível identidade historiográfica brasileira (décadas de 1949-1980). 2008. (Simpósio).

35.
III Jornada de Estudos Históricos do PPGHIS.Fantasmas de qual geração? A questão do anti-semitismo no Rio de Janeiro da década de 1940 à luz de um estudo de caso. 2007. (Outra).

36.
Seminário Nacional de História da Historiografia: historiografia brasileira e modernidade.Os Ardis de "Mentes Pré-Ocupadas": história e memória na produção de conhecimento sobre o passado. 2007. (Seminário).

37.
XXIV Simpósio Nacional de História (ANPUH) - História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos.Entre Musas e Paradigmas: memória, história e a produção de conhecimento sobre o passado. 2007. (Simpósio).

38.
II Jornada de Estudos Históricos do PPGHIS.O Gurdião: O Holocausto e a memória dsa fundação do hashomer Hatzair carioca (década de 1940) na construção de uma identidade para o século XXI. 2006. (Oficina).

39.
XII Encontro Regional de História.O guardião: memória e identidade da primeira geração de militantes sionista-socialista do Hashomer Hatzair do Rio de Janeiro nas décadas de 1940 e 1950. 2006. (Encontro).

40.
XXVI Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ.O Hashomer Hatzair no Rio de Janeiro: um panorama acerca do sionismo socialista carioca. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FREIXO, Andre de Lemos; ARAUJO, V. L. de ; PEREIRA, M. H. F. ; VARGAS, L. ; BOLDRINI, A. M. ; KLEM, B. S. ; RAMALHO, W. . 10º Seminário Brasileiro de Teoria da História e História da Historiografia - Emergências: desafios contemporâneos à historiografia. 2018. (Congresso).

2.
FREIXO, Andre de Lemos; RANGEL, M. de M. ; FIGUEIRA, F. . Ciclo de Palestras GHEP/NEHM Nietzsche e a II Consideração Intempestiva. 2017. (Outro).

3.
FREIXO, Andre de Lemos; GUIMARAES, L. M. P. ; BENTIVOGLIO, J. ; BELCHIOR, L. H. ; BIGOSSI, B. B. ; MERLO, H. . 9º Seminário Brasileiro de História da Historiografia. 2016. (Congresso).

4.
ARAUJO, V. L. de ; RANGEL, M. de M. ; FREIXO, Andre de Lemos . Ciclo de Palestras do GEHP/NEHM. 2016. (Outro).

5.
RANGEL, M. de M. ; FREIXO, Andre de Lemos ; MURUCI, Fabio . Ciclo de Palestras do GEHP/NEHM. 2016. (Outro).

6.
ABREU, Marcelo ; RANGEL, M. de M. ; FREIXO, Andre de Lemos ; ROZA, Luciano . Ciclo de Palestras do GHEP/NEHM. 2016. (Outro).

7.
RANGEL, M. de M. ; FREIXO, Andre de Lemos . Ciclo de debates do NEHM. 2016. (Outro).

8.
ABREU, Marcelo ; MOLLO, H. M. ; BEVERNAGE, Berber ; FREIXO, Andre de Lemos . IIª Confereência da Rede Internacional de Teoria da História: da utilidade e desvantagens da história para a vida. 2016. (Congresso).

9.
FREIXO, Andre de Lemos; GAIO, Henrique . Ciclo de Debates do NEHM. 2015. (Outro).

10.
MENDONÇA, Ana Waleska P. C. ; FREIXO, Andre de Lemos ; XAVIER, L. N. ; CARDOSO, T. F. L. ; MARTINEZ, S. A. ; ALCANTARA, A. B. ; DIAS, A. ; GOUVEA, F. ; SEPULVEDA, J. A. ; SILVA, J. C. S. ; CABRAL, M. ; MARINHO, N. ; MALDONADO, R. ; CAMARA, S. . III Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro. 2013. (Outro).

11.
MENDONÇA, Ana Waleska P. C. ; FREIXO, Andre de Lemos ; COELHO, P. . IIº Seminário do Grupo de Pesquisa História da Profissão Docente. 2013. (Outro).

12.
MENDONÇA, Ana Waleska P. C. ; FREIXO, Andre de Lemos ; COELHO, P. . IIIº Ciclo de Debates sobre História das Ideias Pedagógicas. 2013. (Outro).

13.
FREIXO, Andre de Lemos; MENDONÇA, Ana Waleska P. C. ; BRANDAO, Z. ; GOMES, A. C. . CICLO DE PALESTRAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: ESTUDOS SOBRE TRAJETÓRIAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS E PERCURSOS BIOGRÁFICOS. 2012. (Outro).

14.
FREIXO, Andre de Lemos; MENDONÇA, Ana Waleska P. C. . SEMINÁRIO: O Professor do Ensino Secundário, Normal e Técnico: uma perspectiva histórica. 2012. (Outro).

15.
FREIXO, Andre de Lemos. Diálogos e Aproximações: seminário de pesquisa de Pós-graduação em História da UFRJ. 2008. (Congresso).

16.
FREIXO, Andre de Lemos. III Jornada de Estudos Históricos do PPGHIS. 2007. (Outro).

17.
GUIMARAES, M. S. ; FICO, Carlos ; FREIXO, Andre de Lemos . Encontro de Historiografia e História Política. 2005. (Congresso).

18.
FICO, Carlos ; FERREIRA, M. M. ; ARAUJO, M. P. N. ; FREIXO, Andre de Lemos . 40 Anos do Golpe (1964-2004). 2004. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Vitor do Carmo Gomes Dias. O Teatro Experimental do Negro: Performatividade e Historicidade. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

2.
Bruna Stutz Klem. Clandestinas: o feminino e a história da historiografia brasileira. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Livia Vargas González. O que é um acontecimento? Teoria da história e acontecimento em Daniel Bensaïd e Walter Benjamin. Início: 2017. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Leliane Faustino. As representações dos sertões e sertanejas(os) pela ótica da crítica literária modernista brasileira: uma análise discursiva. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Isadora Mikovic Guimarães. Gênero e Trabalho: um estudo de caso sobre as mulheres e o mercado de trabalho na Organização Cáritas (Mariana-MG, 2016-2018). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Andre de Lemos Freixo.

2.
Natália Medeiros Calsini. Da casa ao chão de fábrica: mulheres trabalhadoras representadas no jornal A Plebe (1917-1920). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Andre de Lemos Freixo.

3.
Juliana Ferreira Sicuro de Moraes. Irmandades de pretos no Antigo Regime: um estudo de caso da Irmandade de São Vicente Ferrer dos Homens Pretos do Arraial da Passagem da cidade de Mariana (1770-1800). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Andre de Lemos Freixo.

4.
Jessica Souza Brown da Silva. A representação fílmica do b-boying na década de 1980. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Andre de Lemos Freixo.

Iniciação científica
1.
Vitor do Carmo Gomes Dias. SAÍDAS TEÓRICAS PARA A PROBLEMÁTICA DOS MODERNISMOS BRASILEIROS: ANALÍTICA DA HISTORICIDADE. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Andre de Lemos Freixo.

Orientações de outra natureza
1.
Daiane Lopes Elias. Memória e Celebração dos 70 anos do Curso de História da UFRJ. 2010. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pró Reitoria 1 da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Andre de Lemos Freixo.

2.
Andre Barbosa Fraga. Memória e Celebração dos 70 anos do Curso de História da UFRJ. 2010. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pró Reitoria 1 da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Andre de Lemos Freixo.

3.
Elizete Gomes Coelho dos Santos. Memória e Celebração dos 70 anos do Curso de História da UFRJ. 2010. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pró Reitoria 1 da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Andre de Lemos Freixo.

4.
Fernanda de Souza Antunes. Memória e Celebração dos 70 anos do Curso de História da UFRJ. 2010. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pró Reitoria 1 da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Andre de Lemos Freixo.

5.
Jorge Fernando da Concição de Moraes. Memória e Celebração dos 70 anos do Curso de História da UFRJ. 2010. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pró Reitoria 1 da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Andre de Lemos Freixo.

6.
Daniela Baeta dos Santos. Memória e Celebração dos 70 anos do Curso de História da UFRJ. 2010. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pró Reitoria 1 da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Andre de Lemos Freixo.

7.
Carine Pereira Rebonatto. Relatório Acadêmico de Monitoria na Disciplina "Metodologia da História II". 2010. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Andre de Lemos Freixo.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
10FREIXO, Andre de Lemos2008FREIXO, Andre de Lemos. O anti-semitismo nas Américas de Tucci Carneiro. Topoi (Rio de Janeiro), v. 9, p. 258-265, 2008.

2.
9FREIXO, Andre de Lemos2011FREIXO, Andre de Lemos. Redimensionar o antissemitismo: sionismo e socialismo no Rio de Janeiro dos anos 1930/40. Revista Eletrônica do NIEJ, v. I, p. 50-73, 2011.

3.
1FREIXO, Andre de Lemos2011FREIXO, Andre de Lemos. Um 'arquiteto' da historiografia Brasileira: história e historiadores em José Honório Rodrigues. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA (ONLINE), v. 31, p. 143-172, 2011.

4.
2FREIXO, Andre de Lemos2013 FREIXO, Andre de Lemos. Ousadia e redenção: o Instituto de Pesquisa Histórica de José Honório Rodrigues. História da Historiografia, v. 0, p. 140-161, 2013.

5.
11FREIXO, Andre de Lemos2013FREIXO, Andre de Lemos. Lições dos Mestres. ARS HISTORICA, v. 1, p. 1-11, 2013.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FREIXO, Andre de Lemos. A história continua.... HHMagazine, p. 1 - 1, 27 nov. 2018.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MENDONÇA, Ana Waleska P. C. ; FREIXO, Andre de Lemos ; XAVIER, L. N. ; CARDOSO, T. F. L. ; MARTINEZ, S. A. ; ALCANTARA, A. B. ; DIAS, A. ; GOUVEA, F. ; SEPULVEDA, J. A. ; SILVA, J. C. S. ; CABRAL, M. ; MARINHO, N. ; MALDONADO, R. ; CAMARA, S. . III Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro. 2013. (Outro).



Outras informações relevantes


Em novembro de 2012, fiquei aprovado e classificado em segundo lugar no concurso público para Professor Adjunto do Setor de Teoria e Historiografia da Universidade Federal de Minas Gerais. A Homologação foi feita e tornada pública em 16 de janeiro de 2013. Ver: http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?jornal=3&pagina=53&data=16/01/2013 (*)

(*) Meu nome foi publicado errado, onde lê-se "Andre de Lemos "Franco", leia-se: Andre de Lemos Freixo. A retificação foi homologada no DOU de 28 de janeiro de 2013. Ver: http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?jornal=3&pagina=41&data=28/01/2013



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