André Luiz de Souza Brito

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  • Última atualização do currículo em 10/10/2018


Tem experiência na área de Ciência da Computação. Interesse na área de Jogos Digitais, Game Design, Jogos Sérios, Gamificação e Acessibilidade em Jogos Digitais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
André Luiz de Souza Brito
Nome em citações bibliográficas
BRITO, A. L. S.;BRITO, ANDRÉ

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Instituto Metrópole Digital.
Avenida Senador Salgado Filho, 3000
Lagoa Nova
59078400 - Natal, RN - Brasil
Telefone: (84) 33422216
Ramal: 121


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado profissional em Engenharia de Software.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Level Up: uma proposta de processo gamificado para a educação, Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Charles Andryê Galvão Madeira.
Palavras-chave: Gamificação na Educação; Design Thinking; Framework Octalysis.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2013 - 2015
Especialização em Arquitetura de Nuvem. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Cloud Gaming: análise sobre a adção da arquitetura de nuvem para a indústria de Jogos Digitais.
Orientador: Brivaldo André Marinho da Silva.
2002 - 2007
Graduação em Ciências da Computação.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
1999 - 2001
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Nossa Senhora das Neves, CNSN, Brasil.
1991 - 1998
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Nossa Senhora das Neves, CNSN, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Extensão universitária em Curso de Formação de Tutores. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Capacitação de Professores Conteudistas. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2014 - 2014
Desenvolvimento de Personagens Automatizados. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2014 - 2014
Criação de Jogos Usando a Engine Construct 2. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista de Tecnologia da Informação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista Web-Flow, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Bolsista do projeto SBTVD, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Bolsista PET, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20


Prefeitura Municipal de Natal, PMN, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de sistemas, Carga horária: 30

Atividades

04/2009 - 03/2013
Serviços técnicos especializados , Secretaria Especial do Meio Ambiente e Urbanismo, .

Serviço realizado
Acompanhamento do desenvolvimento do projeto SIGNatal; Desenvolvimento de sistemas administrativos para a Secretaria; Manutenção do Portal da SEMURB.


Projetos de pesquisa


2005 - 2005
SBTVD - Sistema Brasileiro de Televisão Digital
Descrição: Projeto elaborado como resposta a requisição formal de proposta (RFP) 11/2004 para o Sistema Brasileiro de Televisão Digital que visava o estudo e desenvolvimento de codificador e decodificador H.264/AVC. O consórcio do projeto denominado H264Brasil é formado por nove (9) instituições de ensino: IME, COPPE/UFRJ, CETUC/PUC-Rio, UFF, UnB, Unicamp, UFRGS, UFRN e CEFET-Ceará. O objetivo principal do projeto é o desenvolvimento de um simulador de um codificador e decodificador de acordo com o padrão H.264/AVC, além de disponibilizar uma implementação de referência que possa ser utilizada por produtos que usem o padrão H.264/AVC no âmbito do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD). Além do objetivo principal, o simulador foi usado para avaliar as caracteríicas e potencialidades do padrão H.264/AVC e sua adequabilidade ao SBTVD..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: André Luiz de Souza Brito - Integrante / Gustavo Girão - Integrante / Milano Carvalho - Integrante / Sílvio Fernandes - Integrante / Monica Magalhães - Integrante / Ivan Saraiva Silva - Coordenador.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Japonês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Finalista no Desafio Gamedu (3° Lugar), Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
2005
IV Concurso Regional Nordeste de Oratória em Língua Japonesa - 2 lugar, Categoria C, CEFET/RN e Fundação Japão.
2005
Maratona de Programação ACM-IPCP - Menção Honrosa, ACM.
2004
Maratona de Programação ACM-ICPC - Menção Honrosa, ACM.
2003
Desafio Sebrae 2003 - Campeão Estadual, SEBRAE.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
CAMPOS, A. M. C. ; BRITO, A. L. S. . Inteligência artificial. 1. ed. Natal: SEDIS-UFRN, 2018. 85p .

2.
BRITO, A. L. S.; SOUZA, A. M. C. . Introdução a jogos digitais. 1. ed. Natal: SEDIS-UFRN, 2016. 110p .

3.
FERREIRA, F. A. ; BRITO, A. L. S. . Modelagem 2D. 1. ed. Natal: SEDIS-UFRN, 2016. 97p .

4.
BRITO, A. L. S.. Design de jogos digitais. 1. ed. Natal: SEDIS-UFRN, 2015. 127p .

Capítulos de livros publicados
1.
BRITO, A. L. S.; MADEIRA, C. A. G. . Metodologias Gamificadas para a Educação: uma Revisão Sistemática. In: Everson Mario Novak. (Org.). Informática Aplicada à Educação. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2018, v. , p. 106-117.

2.
CARVALHO, M. ; BRITO, A. L. S. ; FERNANDES, S. ; GIRAO, G. ; MAGALHAES, M. ; SILVA, I. S. . Estimação de Movimento em Hardware para o Projeto SBTVD Utilizando o Algoritmo da Busca Completa. In: Anamaria Martins Moreira, Umberto Souza da Costa. (Org.). IV Workshop Técnico Científico do DIMAp - Artigos Selecionados. 1ed.Natal: EDUFRN, 2006, v. , p. 36-47.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRITO, ANDRÉ; MADEIRA, CHARLES . Metodologias gamificadas para a educação: uma revisão sistemática. In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2017, Recife. Recife: Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2017. p. 133-142.

2.
BRITO, ANDRÉ; MADEIRA, CHARLES . XP & Skills: gamificando o processo de ensino de introdução a programação. In: I Workshop de Jogos Educativos Digitais Interdisciplinares, 2015, Maceió. org.crossref.xschema._1.Title@4f688d02. p. 1124.

3.
BRITO, A. L. S.; GOMES, A. V. ; OLIVEIRA, D. S. S. ; NASCIMENTO, R. H. ; FERREIRA, R. R. . MATUTO: ferramenta de Análise de Tutoria. In: Moodle Moot 2014, 2014, São Paulo. Moodle Moot 2014. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2014. p. 88-97.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MAGALHAES, M. ; CARVALHO, M. ; BRITO, A. L. S. ; SILVA, I. S. . Memory Management Proposals for a Video Encoder. In: Fórum de Estudantes do SBCCI, 2005, Florianópolis. Student Forum on Microeletronics. Florianópolis: SForum 2005, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
BRITO, A. L. S.; GOMES, A. V. ; OLIVEIRA, D. S. S. ; NASCIMENTO, R. H. ; FERREIRA, R. R. . MATUTO: ferramenta de Análise de Tutoria. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
TAVARES, R. J. C. ; BRITO, A. L. S. . Criação de personagens e narrativas. Natal: SEDIS-UFRN, 2017 (Revisão Técnica de Livro).

2.
PEDROSA, S. S. ; BRITO, A. L. S. . Física aplicada a jogos. Natal: SEDIS-UFRN, 2017 (Revisão Técnica de Livro).

3.
KREUTZ, M. E. ; FILHO, M. S. C. ; ALVES, D. L. ; SOUZA, S. X. ; SILVA, K. G. ; BRITO, A. L. S. . Arquitetura de computadores. Natal: SEDIS-UFRN, 2016 (Revisão Técnica de Livro).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SOUZA, A. M. C.; BRITO, A. L. S.; FERNANDES, I. F.; SOARES, R. H. S. R.. Participação em banca de Gustavo Henrique Sarmento de Andrade. Relatório do Desenvolvimento do Game Mobile Mine Tycoon. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento para Dispositivos Móveis) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Workshop de Jogos do RN. 2014. (Oficina).

2.
Moode Moot 2014.MATUTO: ferramenta de Análise de Tutoria. 2014. (Encontro).

3.
International Conference on Graph Transformation. 2006. (Congresso).

4.
Programa de Incentivo aos Estudos de Língua Japonesa para Universitários. 2006. (Outra).

5.
Simpósio Brasileiro de Métodos Formais. 2006. (Simpósio).

6.
III ENEPET. 2004. (Encontro).

7.
Desafio Sebrae 2003. 2003. (Outra).

8.
III INTERPET's. 2003. (Encontro).

9.
XXXV SBPO. 2003. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRITO, A. L. S.. Maratona de Programação SBC (Fase Regional). 2017. .

2.
BRITO, A. L. S.. Maratona de Programação ACM-ICPC (Fase Regional). 2016. .

3.
BRITO, A. L. S.; MADEIRA, C. A. G. ; CAMPOS, A. M. C. ; SOUZA, A. M. C. ; FERNANDES, I. F. ; ARANHA, E. H. S. ; ROSA, J. G. S. S. ; TAVARES, R. J. C. . I Encontro Potiguar de Jogos, Entretenimento e Educação. 2015. (Outro).

4.
BRITO, A. L. S.; MADEIRA, C. A. G. . Maratona de Programação ACM-ICPC (Fase Regional). 2015. .

5.
BRITO, A. L. S.; CAMPOS, A. M. C. . Olimpíada Brasileira de Informática. 2015. .

6.
BRITO, A. L. S.. Maratona de Programação ACM-ICPC (Fase Regional). 2014. .

7.
BRITO, A. L. S.. Simpósio Brasileiro de Métodos Formais. 2006. (Congresso).

8.
BRITO, A. L. S.. International Conference on Graph Transformation. 2006. (Congresso).

9.
BRITO, A. L. S.. Maratona de programação ACM-IPCP. 2006. .




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