Carla Fabiana Costa Calarge

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7226034559421806
  • Última atualização do currículo em 16/04/2018


Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Católica Dom Bosco (2007) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011). Possui Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior e Mestrado em Antropologia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Atualmente é responsável pela Coleção de Etnologia - Museu das Culturas Dom Bosco em Campo Grande/MS. Possui experiência na área de Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: povos indígenas, diversidade, identidade, educação a distância e formação de educadores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carla Fabiana Costa Calarge
Nome em citações bibliográficas
CALARGE, C. F. C.;CALARGE, CARLA FABIANA COSTA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Católica Dom Bosco, Reitoria, MCDB - Museu das Culturas Dom Bosco.
Av. Afonso Pena, 7000
Parque das Nações Indígenas
79040010 - Campo Grande, MS - Brasil
Telefone: (67) 33123903
URL da Homepage: http://mcdb.org.br/


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em História.
Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
Orientador: Linderval Augusto Monteiro.
2011 - 2014
Mestrado em ANTROPOLOGIA.
Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
Título: QUANDO PERMANECER É RESISTIR: A COMUNIDADE INDÍGENA BORORO DE JARUDORI,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Antônio Hilário Aguilera Urquiza.
Coorientador: Antônio José Guimarães Brito.
Palavras-chave: Antropologia; Bororo; Povos Indígenas; Terra Indígena; Territorialidade.
Grande área: Ciências Humanas
2009 - 2011
Especialização em Docência no Ensino Superior. (Carga Horária: 450h).
Centro de Ensino Superior de Maringá, CESUMAR, Brasil.
Título: OS CURSOS DE JORNALISMO EM CAMPO GRANDE-MS E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS: ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA.
Orientador: Márcia Previato de Souza.
2015
Graduação em andamento em História.
Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.
Bolsista do(a): Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.
2008 - 2011
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: OS KAIOWÁ DE MATO GROSSO DO SUL HISTÓRIA, RESISTÊNCIA E TERRITORIALIDADE.
Orientador: Antonio Hilario Aguilera Urquiza.
Bolsista do(a): Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, FUMS, Brasil.
2002 - 2007
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.
Título: A importância da Padronização Visual como Ferramenta de Comunicação.
Orientador: Joaquim Sérgio Borgato.




Formação Complementar


2010 - 2010
Extensão universitária em Curso Profissionalizante de Desenho Instrucional. (Carga horária: 120h).
Instituto Brasileiro de Desenho Instrucional, IBDIN, Brasil.
2009 - 2010
Extensão universitária em Formação de Tutores: Orientação Pedagógica em Educ. (Carga horária: 180h).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2008 - 2008
Capacitação em Educação em Direitos Humanos. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Antropologia da Comunicação Visual. (Carga horária: 16h).
Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.
2005 - 2005
TREINAMENTO DA REESTRUTURAÇÃO DO MUSEU DOM BOSCO. (Carga horária: 200h).
Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.


Atuação Profissional



Museu das Culturas Dom Bosco, MCDB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Conservador de Museu, Carga horária: 20
Outras informações
Responsável pela Coleção de Etnologia.


Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Ministrou a disciplina de Fundamentos da Educação a Distância e Uso das Tecnologias em Educação no Curso de Pedagogia EAD/UFMS - 80 horas aula

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário, Carga horária: 2
Outras informações
Professora da Disciplina Teorias da Comunicação na Nutrição - Curso de Nutrição - Vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Desenhista Instrucional

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Secretária de Curso - Orientadora

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a Distância, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Conteudista
Outras informações
Professora Conteudista do Curso de Formação de Professores em Culturas e História dos Povos Indígenas.


Faculdade Estácio de Sá, FES, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrou a disciplina de Metodologia Científica na Pós-graduação Latu Sensu em Gestão Estratégica da Administração Pública.


LIMA & CALARGE CONSULTORIA E REPRESENTAÇÃO LTDA-EPP, LCCR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaboradora, Carga horária: 20


Sistema Brasileiro do Agronegócio, SBA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Operadora de Controle Mestre, Carga horária: 36
Outras informações
Experiência em Produção de Projetos de Geradores de Caracteres, Dayang e Orad Operação de Geradores de Caracteres Implantação do Sistema de Geração de Caracteres da 4S Informática Operação de Controle Mestre Programação Monitoramento de Áudio e Vídeo, Satélites


Ayoub Gallery, AYOUB, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Diretora de Imagem, Carga horária: 36
Outras informações
Experiência na função de Videografismo, Operação de Áudio, Cinegrafia


TV MS - REDE RECORD, TV MS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Produtora, Carga horária: 20
Outras informações
Produção de Programas Jornalísticos Produção de Pautas Execução de Roteiros, Reportagem


Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Carga horária: 4

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Docente das disciplinas de Gestão de Marcas e Mídias, Gestão da Inovação Tecnológica, Antropologia, Sociologia e Ciência Política



Projetos de pesquisa


2011 - 2013
POLÍTICAS PÚBLICAS EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE MATO GROSSO DO SUL: diagnóstico de execução e levantamento das demandas

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Antonio Hilario Aguilera Urquiza em 27/07/2015.
Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa em parceria, entre duas instituições de nível federal: a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e o INCRA/MS, com a finalidade de elaborar diagnóstico acerca da realidade das comunidades quilombolas do Estado e o acesso às políticas públicas, com ênfase em: levantamento e análise das políticas públicas destinadas às comunidades quilombolas, a avaliação da execução das políticas em quatro comunidades do estado; levantamento das principais demandas dessas comunidades por benefícios públicos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Carla Fabiana Costa Calarge - Integrante / Antônio Hilário Aguilera Urquiza - Coordenador / Silvia Regina Zacharias - Integrante / Cindia Brustolin - Integrante / Ana Paula Martins Amaral - Integrante / Lourival dos Santos - Integrante / Anso da Silva - Integrante / Quelle Carina da Silva - Integrante / José Henrique Prado - Integrante / Caroline Himmelreich Ayala - Integrante / Levi Marques Pereira - Integrante / Celia Regina do Carmo - Integrante.Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2010 - 2010
Curso de Formação de Professores em Educação em Direitos Humanos
Descrição: O Curso de Extensão de Formação em Educação para os Direitos Humanos no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil ? UAB- é um curso de formação continuada para professores, gestores, técnicos e outros profissionais da educação básica que atuam em escolas urbanas e rurais (se for o caso de atendimento), lideranças comunitárias, membros de Comitês ou Conselhos Estaduais de Educação em Direitos Humanos e profissionais ligados/as às áreas do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (mídia, educação não formal e justiça e segurança) com carga horária total de 200 horas distribuídas em 07 módulos. Além disso, contamos com 60 horas-aula presenciais previstas no Manual..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2010
Curso de Formação de professores na temática culturas e história dos povos indígenas
Descrição: O Curso visa formar professores e profissionais da educação para atender as demandas da Lei 11.645/2008, que torna obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2009 - 2011
CRIAÇÃO DE COMITÊ ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
Descrição: Inicialmente, através das capacitações, o presente projeto pretende atender, particularmente aos educadores da rede pública com ênfase para os professores, técnicos e gestores das séries finais da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental de 04 Municípios do Estado de Mato Grosso do Sul (Campo Grande, Coxim, Aquidauana e Bela Vista) e outros municípios vizinhos. Como parceiros neste processo estarão envolvidos entidades da sociedade civil como a OAB, o CDDH, entre outros, e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, além dos respectivos municípios onde estarão acontecendo as capacitações. Em um segundo momento a instituição do Comitê de Educação em direitos Humanos do Estado de Mato Grosso do Sul contemplará as cinco áreas previstas no PNEDH (Educação Básica, Ensino Superior, Educação Não-formal, profissionais de Justiça e Segurança, Educação e Mídia), ou seja, instituições da sociedade civil, lideranças comunitárias e de instituições governamentais (Universidades, Secretaria Estadual de Educação, Secretarias Municipais de Educação). A criação do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos do Estado de Mato Grosso do Sul será precedida por capacitação de representantes das instituições da sociedade civil das cinco áreas previstas no PNEDH que comporão o Comitê, assim como a articulação de audiências públicas para a conscientização e mobilização em torno deste tema..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2009 - 2010
Educação na Diversidade e Cidadania
Descrição: O Curso de Formação em Educação na Diversidade e Cidadania no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil ? UAB- é um curso de formação continuada para professores, gestores e técnicos que atuam em escolas urbanas rurais (indígenas), com carga horária total de 180 horas distribuídas em 6 módulos, não computado nesta, o tempo de estudo individual ou em grupo, sem assistência docente. A implantação deste curso vem responder a uma longa demanda devido às características regionais apresentadas por este Estado da Federação. O Mato Grosso do Sul, além de ser um Estado fronteiriço, tem em sua história recente a conhecida Guerra do Paraguai. Possui, ainda, a segunda maior população indígena do pais, somada aos descendentes de quilombolas e migrantes europeus. Matogrosso do Sul é uma terra de acolhida e por isso apresenta um mosaico multicultural diversificado. Todos estes elementos formam o pano de fundo para a UFMS cadastrar-se como proponente a tomar parte neste projeto de capacitação para a diversidade. Considerando a diversidade a demanda por formação continuada de formação manifesta por inúmeros professores o curso terá em vista o desenvolvimento desta formação a partir da realidade e das necessidades culturais, direitos sociais, melhoria da qualidade do ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2015 - 2016
Periódico: Interações (UCDB)
2013 - Atual
Periódico: Tellus (UCDB)
2012 - 2015
Periódico: Revista Ñanduty


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ciências Sociais.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CALARGE, CARLA FABIANA COSTA2017CALARGE, CARLA FABIANA COSTA. O olhar das crianças bororo sobre a cultura: desenhos infantis e representação. TELLUS (UCDB), v. 17, p. 165, 2017.

2.
CALARGE, C. F. C.;CALARGE, CARLA FABIANA COSTA2015CALARGE, C. F. C.. Resenha: ETNODESENVOLVIMENTO & UNIVERSIDADE. Revista Ñanduty, v. 3, p. 162-163, 2015.

3.
CALARGE, CARLA FABIANA COSTA2014CALARGE, CARLA FABIANA COSTA; SA JUNIOR, M. T. . Entrevista: (...) um ex-dominicano que se tornou um estudioso da Inquisição, instituição formada pela ordem dos dominicanos e um ateu, ex-frade que se tornou um historiador da religião no Brasil. REVISTA ÑANDUTY, v. 2, p. 137-141, 2014.

4.
CALARGE, C. F. C.;CALARGE, CARLA FABIANA COSTA2013 CALARGE, C. F. C.. A metáfora museográfica da organização social Bororo no Museu das Culturas Dom Bosco. Tellus (UCDB), v. 13, p. 217-229, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MUSSI, V. P. L. ; CALARGE, C. F. C. ; GUTIERREZ, J. P. . Direitos Humanos e Cidadania: desenvolvimento pela educação em Direitos Humanos: sugestões para o professor. 1. ed. Campo Grande - MS: Editora UFMS, 2013. v. 1. 69p .

2.
PEREIRA, J. H. V. ; CALARGE, C. F. C. . Escola Intercultural de Fronteira: Brasil/Bolívia. 1. ed. Campo Grande - MS: Editora UFMS, 2013. v. 01. 139p .

3.
GIRÃO, Simone Anselmo ; CALARGE, C. F. C. ; SOUZA, Neimar Machado de . Culturas e história dos povos indígenas - Introdução conceitual da educação aberta e à distância e ferramenta moodle. 1. ed. Campo Grande: Ed. UFMS, 2010. v. 1. 65p .

4.
GUTIERREZ, J. P. ; CALARGE, C. F. C. ; GIRÃO, Simone Anselmo ; AQUINO, José Moacir de . Educação aberta e a distância, novas tecnologias e formas de linguagem. 1. ed. Campo Grande: Ed. UFMS, 2010. v. 1. 43p .

Capítulos de livros publicados
1.
COUTINHO, D. R. ; MARQUES, G. ; CALARGE, C. F. C. ; SUGIMOTO, D. L. . Ensinar e aprender ciência política: metodologias ativas no curso de direito. In: Aurelio Villa Sánchez. (Org.). Tendencias actuales de las transformaciones de las universidades en una nueva sociedad digital. 1ed.Vigo/Espanha: , 2018, v. , p. 179-193.

2.
PEREIRA, J. ; AGUILERA URQUIZA, Antônio Hilário ; CALARGE, C. F. C. . Acessibilidade: um novo horizonte para pessoas com necessidades especiais?. In: Nosimar Ferreira dos Santos Rosa; Luis Eduardo Moraes Sinésio; João Batista de Santana; Ghandi Winckler; Maria Salete da Silva Floreste. (Org.). Gestão Comunitária para Educadores do Programa Escola Aberta: Possibilidades de Reflexões e Intervenções. 1ed.Campo Grande: Editora UFMS, 2013, v. 1, p. 353-372.

3.
CALARGE, C. F. C.; RIEDNER, D. D. T. . Multimídias nas Práticas de Escolas na Fronteira. In: Jacira Helena do Valle Pereira; Carla Fabiana Costa Calarge. (Org.). Escola Intercultural de Fronteira: Brasil/Bolívia. 1ed.Campo Grande - MS: Editora UFMS, 2013, v. 1, p. 79-113.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MIYAKAWA, C. T. K. ; CALARGE, C. F. C. . A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO DO MARKETING NÃO TRADICIONAL NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. In: III Congresso Saberes em Ação, 2016, Campo Grande. Anais do III Congresso Saberes em Ação. Campo Grande: UCDB, 2016. p. 160-172.

2.
MACHADO, Lucimara dos Reis ; CALARGE, C. F. C. . EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. In: III Saberes em Ação, 2016, Campo Grande. Anais do III Congresso Saberes em Ação. Campo Grande: UCDB, 2016. p. 315-388.

3.
CALARGE, C. F. C.; AGUILERA URQUIZA, Antônio Hilário . Processo de Territorialização e Política Indigenista no sul de Mato Grosso do Sul entre os Povos Kaiowa e Guarani. In: 29ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2014, Natal. 29ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2014.

4.
CALARGE, C. F. C.; SOL, M. . Considerações sobre o papel da linguagem na (des)construção da identidade e dos estereótipos. In: XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS, 2014, CAMPO GRANDE. Anais do XI Congresso Internacional de Direitos Humanos, 2014.

5.
LIMA, L. S. ; CALARGE, C. F. C. . PARA UMA COMPREENSÃO DO HOMOEROTISMO NO CONTEXTO DAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS. In: II Congresso Iberoamericano de Arqueologia, Etnologia e Etno-história, 2012, Dourados - MS. Anais do Congresso Iberoamericano de Arqueologia, Etnologia e Etno-história. Dourados - MS: UFGD, 2012. v. 0. p. 0-0.

6.
CALARGE, C. F. C.; PRADO, José Henrique . CRIAÇÃO DO COMITÊ ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: IX SIDH - Seminário Internacional de Direitos Humanos, 2012, Campo Grande. Anais do IX Seminário Internacional de Direitos Humanos. Campo Grande: Editora UFMS, 2012. v. 0. p. 0-0.

7.
CALARGE, C. F. C.; AGUILERA URQUIZA, Antônio Hilário . Os Kaiowa e Guarani de Mato Grosso do Sul: resistência e territorialidade. In: 28ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2012, São Paulo. Anais da 28ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2012.

8.
CALARGE, C. F. C.. OS KAIOWÁ NA IMPRENSA SULMATOGROSSENSE E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS: IMAGENS E OMISSÃO. In: Semana de Cineclubismo e Produções Audiovisuais, 2011, Campo Grande. Anais ... Semana de Cineclubismo e Produções Audiovisuais da UFMS. Campo Grande: Editora UFMS, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CALARGE, C. F. C.. CRIANÇAS INDÍGENAS NA MÍDIA: RETRATO DA (IN)DIFERENÇA. In: 27ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2010, Belém. Anais 27ª RBA, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, M. V. S. ; CALARGE, CARLA FABIANA COSTA . A LEI DE ANISTIA, O BRASIL E A CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS. In: Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão 'Saberes em Ação', 2017, Campo Grande. Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão "Saberes em Ação". Campo Grande: UCDB, 2017. v. 4. p. 16-16.

2.
SOUZA, A. B. T. ; BEZERRA, I. Y. ; CALARGE, CARLA FABIANA COSTA . DIGNIDADE HUMANA E A QUESTÃO DOS DESABRIGADOS. In: Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão 'Saberes em Ação', 2017, Campo Grande. Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão "Saberes em Ação". Campo Grande: UCDB, 2017. v. 4. p. 51-51.

3.
PEDRO, L. C ; CALARGE, C. F. C. . REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE A INOVAÇÃO COMO OPORTUNIDADE DE DIFERENCIAL PARA MICRO E PEQUENO EMPREENDEDOR. In: III Saberes em Ação, 2016, Campo Grande. Anais do III Congresso Saberes em Ação. Campo Grande: UCDB, 2016. p. 38-38.

4.
CALARGE, C. F. C.; SOUZA, R. L. . REFLEXÕES SOBRE A MUSEALIZAÇÃO DE ARTEFATOS DESCONTEXTUALIZADOS. In: II Congresso Iberoamericano de Arqueologia, Etnologia e Etno-história, 2012, Dourados - MS. Anais do Congresso Iberoamericano de Arqueologia, Etnologia e Etno-história. Dourados - MS: UFGD, 2012. v. 0. p. 1-10.

5.
CALARGE, C. F. C.; AGUILERA URQUIZA, Antônio Hilário ; URQUIZA, M. G. . OS INDÍGENAS DE MATO GROSSO DO SUL E O PAPEL DA MÍDIA NOS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE ESTEREOTIPOS. In: I CIAEE - Congresso Iberoamericano de Arqueologia, Etnologia e Etno-história, 2010, Dourados-MS. Caderno de Resumos, 2010.

6.
CALARGE, C. F. C.; AGUILERA URQUIZA, Antônio Hilário . REPRODUÇÃO OU CONSCIÊNCIA CRÍTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR? OS INDÍGENAS NO MS E O PAPEL DA MÍDIA NOS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS. In: III SEMINÁRIO POVOS INDÍGENAS E SUSTENTABILIDADE: SABERES LOCAIS, EDUCAÇÃO E AUTONOMIA, 2009, Campo Grande - MS. III SEMINÁRIO POVOS INDÍGENAS E SUSTENTABILIDADE: SABERES LOCAIS, EDUCAÇÃO E AUTONOMIA. Campo Grande: UCDB, 2009. p. 59-59.

Apresentações de Trabalho
1.
COUTINHO, D. R. ; MARQUES, G. ; CALARGE, CARLA FABIANA COSTA . ENSINAR E APREENDER CIÊNCIA POLÍTICA: METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE DIREITO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CALARGE, C. F. C.. Museologia e Registro Histórico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CALARGE, C. F. C.. Totem e Tabu: Uma Interface entre Antropologia e Psicanálise. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
LIMA, L. S. ; CALARGE, C. F. C. . PARA UMA COMPREENSÃO DO HOMOEROTISMO NO CONTEXTO DAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CALARGE, C. F. C.. CRIANÇAS INDÍGENAS NA MÍDIA: RETRATO DA (IN)DIFERENÇA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CALARGE, C. F. C.; URQUIZA, M. G. . Os Indígenas de Mato Grosso do Sul e o Papel da Mídia nos Processos de Construção de Estereótipos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CALARGE, C. F. C.. Seminários Identidade e Fronteira - A Questão Indígena no MS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
CALARGE, C. F. C.. Criação do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos e Capacitação em Direitos Humanos no Estado de Mato Grosso do Sul. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
CALARGE, C. F. C.. CRIANÇAS INDÍGENAS NA MÍDIA: RETRATO DA (IN)DIFERENÇA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
CALARGE, C. F. C.; URQUIZA, M. G. ; AGUILERA URQUIZA, Antônio Hilário . OS INDÍGENAS DE MATO GROSSO DO SUL E O PAPEL DA MÍDIA NOS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE ESTEREOTIPOS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CALARGE, C. F. C.. Criação do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos e Capacitação em Direitos Humanos no Estado de Mato Grosso do Sul. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
CALARGE, C. F. C.. Seminários Identidade e Fronteira - A Questão Indígena no MS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
CALARGE, C. F. C.; PRADO, José Henrique . Criação de um Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos e Capacitação em Direitos Humanos no Estado de Mato Grosso do Sul. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
CALARGE, C. F. C.; AGUILERA URQUIZA, Antônio Hilário . REPRODUÇÃO OU CONSCIÊNCIA CRÍTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR? OS INDÍGENAS NO MS E O PAPEL DA MÍDIA NOS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, E. C. A. ; CALARGE, CARLA FABIANA COSTA . Anais do XIV Congresso Internacional de Direitos Humanos 2017 (Anais de Evento).

2.
CALARGE, C. F. C.; AGUILERA URQUIZA, Antônio Hilário . Anais do XII Congresso Internacional de Direitos Humanos. Campo Grande: UCDB, 2015 (Anais de Evento).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CALARGE, C. F. C.. Projeto Cineclube do Conselho Regional de Psicologia. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
CALARGE, CARLA FABIANA COSTA; COUTINHO, D. R. . Experiências com Metodologias Ativas no Curso de Direito. 2017. .

2.
CALARGE, CARLA FABIANA COSTA; LUCAS, S. R. . Surdez: Deficiência ou Diferença? Conceitos e Compreensões Quanto ao Surdo e sua Língua (Libras). 2016. .

3.
CALARGE, CARLA FABIANA COSTA. Tecnologia da Informação E Comunicação - TIC. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
CALARGE, CARLA FABIANA COSTA; DORSA, A. C. . O Uso das Ferramentas Google para Produtividade Acadêmica. 2015. .

5.
CALARGE, C. F. C.; RIEDNER, D. D. T. . Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC. 2014. .

6.
CALARGE, C. F. C.; OLIVEIRA, J. E. . Anais do Congresso Iberoamericano de Arqueologia, Etnologia e Etno-história. 2012. (ANAIS DE EVENTO).

7.
CALARGE, C. F. C.. Anais do IX Seminário Internacional de Direitos Humanos. 2012. (ANAIS DE EVENTO).

8.
CALARGE, C. F. C.. Fomento ao Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação. 2011. .

9.
CALARGE, CARLA FABIANA COSTA. Gravação de Video aula em estúdio. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
CALARGE, CARLA FABIANA COSTA. Gravação de Vìdeo aula utilizando o software DEBUT. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
CALARGE, C. F. C.. VIII Seminário Internacional de Direitos Humanos. 2011. (ANAIS DE EVENTO).

12.
CALARGE, C. F. C.. I SEMANA DE CINECLUBISMO E PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS DA UFMS. 2011. (ANAIS DE EVENTO).

13.
CALARGE, C. F. C.. III REUNIÃO DE ANTROPOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL. 2011. (ANAIS DE EVENTO).

14.
CALARGE, C. F. C.; GUTIERREZ, J. P. ; AGUILERA URQUIZA, Antônio Hilário . Curso de Formação de Professores em Educação em Direitos Humanos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
CALARGE, C. F. C.. Fomento ao Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação. 2010. .

16.
CALARGE, CARLA FABIANA COSTA. Capacitação sobre MOODLE - visão do aluno e professor. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.

18.
CALARGE, C. F. C.. Manual de Padronizaão do GC do Canal do Boi. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CALARGE, CARLA FABIANA COSTA; URQUIZA, M. G.; CORREA, M. A.. Participação em banca de Amanda Vieira Sandim. ARTE EDUCAÇÃO VALORIZANDO A CULTURA LOCAL: Ideias de Novas Abordagens no Ensino de Arte na Terra Indígena Buriti. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cultura e História dos Povos Indígenas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

2.
CALARGE, CARLA FABIANA COSTA; URQUIZA, M. G.; CORREA, M. A.. Participação em banca de Natália de Assis Dias. ARTE E GRAFISMO KADIWÉU NAS AULAS DE ARTES VISUAIS: Possibilidades de Sensibilizar e Criar. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cultura e História dos Povos Indígenas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

3.
CALARGE, CARLA FABIANA COSTA; URQUIZA, M. G.; CORREA, M. A.. Participação em banca de Maicon Moreno da Costa. O GRAFISMO INDÍGENA NAS AULAS DE ARTE: Experiências Com a Arte Kadiwéu no Ensino Fundamental. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cultura e História dos Povos Indígenas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

4.
CALARGE, CARLA FABIANA COSTA; URQUIZA, M. G.; CORREA, M. A.. Participação em banca de Ana Carolina Marques. Povos Indígenas e Museus Etnográficos: Aproximações e Distânciamentos. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cultura e História dos Povos Indígenas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

5.
CALARGE, CARLA FABIANA COSTA; URQUIZA, M. G.; CORREA, M. A.. Participação em banca de Daniela Araújo Magalhães. Abordagem do Diálogo Intercultural na Eja, Valorizando as Culturas dos Povos Indígenas. 2017 - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

6.
CALARGE, CARLA FABIANA COSTA; URQUIZA, M. G.; CORREA, M. A.. Participação em banca de João Romário Zanuncio Sobrinho. O Olhar Analítico das Representações Midiáticas dos Conflitos Territoriais Entre Indígenas e Fazendeiros no Estado De Mato Grosso Do Sul. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cultura e História dos Povos Indígenas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

7.
CALARGE, CARLA FABIANA COSTA; FERREIRA, E. M. L.; PRADO, José Henrique. Participação em banca de Danielly Coletti Duarte. PROTAGONISMO DA MULHER INDÍGENA NO ESPAÇO DE PODER: RESISTÊNCIA, REBELDIA E SUPERAÇÃO. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cultura e História dos Povos Indígenas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

8.
CALARGE, CARLA FABIANA COSTA; PRADO, José Henrique; FERREIRA, E. M. L.. Participação em banca de Gerson Jacobina. INCLUSÃO E PERMANÊNCIA DO ESTUDANTE TERENA NA UNIVERSIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cultura e História dos Povos Indígenas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

9.
CALARGE, CARLA FABIANA COSTA; FERNANDES, S. C.; FERREIRA, E. M. L.. Participação em banca de Diêneffer da Silva Figueiredo. Pajelança Terena na aldeia Tereré. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cultura e História dos Povos Indígenas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

10.
CALARGE, CARLA FABIANA COSTA; FERNANDES, S. C.; FERREIRA, E. M. L.. Participação em banca de Jhulia Vanessa Satilio Hazelski. A MULHER TERENA E SEUS ESPAÇOS DE LUTA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cultura e História dos Povos Indígenas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

11.
CALARGE, C. F. C.; FERNANDES, S. C.; FERREIRA, E. M. L.. Participação em banca de Elias Jorge Franco. A RELIGIOSIDADE DO TERENA NA ALDEIA LAGOINHA, SIDROLÂNDIA-MS. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cultura e História dos Povos Indígenas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

12.
CALARGE, C. F. C.; FERNANDES, S. C.; FERREIRA, E. M. L.. Participação em banca de Valdeir Santana. RESISTÊNCIA CULTURAL NO CAMPO RELIGIOSO INDÍGENA NO BRASIL COLONIAL. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cultura e História dos Povos Indígenas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

13.
SORATO, M.; FERREIRA, S. P. B. L.; CALARGE, C. F. C.. Participação em banca de Adriana Paiva Faustino Alves. INDÍGENA DO DISTRITO DE TAUNAY: ÍNDIO SÓ NÃO É, QUEM NÃO É. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cultura e História dos Povos Indígenas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

14.
CALARGE, C. F. C.; FERREIRA, S. P. B. L.; SORATO, M.. Participação em banca de Dinayde Jorge de Oliveira. EU SOU TERENA X ÛNDI TÊRENOE: VISÕES DE MUNDO DIFERENTES. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cultura e História dos Povos Indígenas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

15.
CALARGE, C. F. C.; FERREIRA, S. P. B. L.; SORATO, M.. Participação em banca de Fernanda Aguilera Parreira. EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cultura e História dos Povos Indígenas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

16.
CALARGE, C. F. C.; SORATO, M.; FERREIRA, S. P. B. L.. Participação em banca de Geisa Vareiro. DEMARCAÇÃO DO TERRITÓRIO INDÍGENA NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cultura e História dos Povos Indígenas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

17.
CALARGE, C. F. C.; FERREIRA, S. P. B. L.; SORATO, M.. Participação em banca de Giselaine Morais Jorge José. EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: o desafio da educação diferenciada. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cultura e História dos Povos Indígenas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

18.
CALARGE, C. F. C.; FERREIRA, S. P. B. L.; SORATO, M.. Participação em banca de Lucimara dos Reis Machado. EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cultura e História dos Povos Indígenas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

19.
CALARGE, C. F. C.; FERREIRA, S. P. B. L.; SORATO, M.. Participação em banca de Mônica Gomes Cardoso. REFLEXÕES SOBRE HISTÓRIA E CULTURA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: O CASO DA ETNIA TERENA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cultura e História dos Povos Indígenas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

20.
CALARGE, C. F. C.; FERREIRA, S. P. B. L.; SORATO, M.. Participação em banca de Solange de Oliveira. O DIA 19 DE ABRIL NO CMEI EMÍLIA ALVES NOGUEIRA UMA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cultura e História dos Povos Indígenas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

21.
CALARGE, C. F. C.; TENORIO, L. R. R.; SORATO, M.. Participação em banca de Katyuscia Oshiro. A História de Vida e sua Implicação na Formação dos Professores de Artes: Um novo caminho para as questões indígenas. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cultura e História dos Povos Indígenas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

22.
CALARGE, C. F. C.; TENORIO, L. R. R.; SORATO, M.. Participação em banca de Ana Constância de Jesus Paredes Nantes. Manifestações Artíticas dos Índios Kadiwéu: suas cores e suas formas nas artes visuais. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cultura e História dos Povos Indígenas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

23.
CALARGE, C. F. C.; TENORIO, L. R. R.; SORATO, M.. Participação em banca de Thais Mendes Sampaio. GRAFISMOS KADIWÉU EM SALA DE AULA: UMA METODOLOGIA APLICADA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cultura e História dos Povos Indígenas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

24.
CALARGE, CARLA FABIANA COSTA; TENORIO, L. R. R.; SORATO, M.. Participação em banca de Anderson Machado Padilha. Segurança Pública e Educação: o caso do PROERD Fronteira com jovens indígenas. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cultura e História dos Povos Indígenas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

25.
CALARGE, C. F. C.; SORATO, M.; TENORIO, L. R. R.. Participação em banca de Doralenir Rodrigues Barbosa. A AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE TERENA NA VERTENTE DE UMA ORALIDADE MÍTICA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cultura e História dos Povos Indígenas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

26.
CALARGE, C. F. C.; SORATO, M.; TENORIO, L. R. R.. Participação em banca de Claudia Regina Cariaga. A LEI 11.645/2008 E A REPRESENTAÇÃO INDÍGENA NO LIVRO DIDÁTICO. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cultura e História dos Povos Indígenas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SERQUEIRA, L. T.; CALARGE, C. F. C.. Participação em banca de Jean Guilherme da Rocha Canhete.O Papel das Agências Prestadoras de Serviços para Promotores Demonstradores. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Católica Dom Bosco.

2.
SERQUEIRA, L. T.; CALARGE, C. F. C.. Participação em banca de André Luiz Flores.Plano de Gestão e Formação Continuada no Exército Brasileiro - COmando Militar do Oeste (CMO). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Católica Dom Bosco.

3.
SERQUEIRA, L. T.; CALARGE, C. F. C.. Participação em banca de Flavio Henrique Nantes Etges e Renato Greghi Neto.A Viabilidade da Implantação dos Princípios da Governança no atual Modelo de Gestão em uma empresa Familiar na Cidade de Campo Grande/MS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Católica Dom Bosco.

4.
SERQUEIRA, L. T.; CALARGE, C. F. C.. Participação em banca de Letícia de Mello da Silva e Priscila Carvalho Wust.Empreendedorismo na Era Digital. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Católica Dom Bosco.

5.
SERQUEIRA, L. T.; CALARGE, C. F. C.. Participação em banca de Raisa Cristina de Souza.Controle Interno na Administração Pública: Contribuições para a Prefeitura Municipal de Campo Grande/MS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Católica Dom Bosco.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Congresso Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. A Lei de Anistia, o Brasil e a Corte Interamericana de Direitos Humanos. 2017. (Congresso).

2.
Semana de Formação Docente UCDB. 2017. (Seminário).

3.
Semana de Formação Docente UCDB. 2017. (Seminário).

4.
Setor Educativo em Museus.O Setor Educativo do Museu das Culturas Dom Bosco. 2017. (Outra).

5.
VI RAMS - Reunião de Antropologia de Mato Grosso do Sul.Territorialidade, Conflito e Resistência Indígena. 2017. (Encontro).

6.
III Congresso Saberes em Ação. 2016. (Oficina).

7.
Semana de Formação Docente UCDB. 2016. (Seminário).

8.
XIII Congresso Internacional de Direitos Humanos. 2016. (Congresso).

9.
Curso de formação de Brigada de Incêndio. 2015. (Oficina).

10.
Exibição dos Documentários "A Flor Brilhante" e "Mbaraka: A palavra que age".Debatedora da Mesa Redonda. 2015. (Outra).

11.
III Congresso Iberoamericano de Arqueologia Etnologia e Etno-história. CAMINHO DAS ALMAS?: UMA METÁFORA MUSEOGRÁFICA DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL BORORO. 2015. (Congresso).

12.
Projeto Cineclube.Mbaraka, a Palavra que Age. 2015. (Outra).

13.
Sessão de Filme e Debate Documentário Pisa Ligeiro. 2015. (Outra).

14.
VI Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade. 2015. (Seminário).

15.
XII Congresso Internacional de Direitos Humanos. Coordernação do Grupo Temático 1 - Multiculturalismo, Interculturalidade e Direitos Humanos. 2015. (Congresso).

16.
29 RBA - Reunião Brasileira de Antropologia. 2014. (Congresso).

17.
XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS. Considerações sobre o papel da linguagem na (des)construção da identidade e dos estereótipos. 2014. (Congresso).

18.
IV Reunião de Antropologia de Mato Grosso do Sul.Invasores da própria terra: terra indígena Bororo de Jarudori. 2013. (Encontro).

19.
Seminário de Documentação Indígena e Etnohistória. 2013. (Seminário).

20.
Seminário do Sistema Estadual de Museus. 2013. (Seminário).

21.
XXIV Congresso Brasileiro de Psicanálise. Totem e Tabu: Uma Interface entre Antropologia e Psicanálise. 2013. (Congresso).

22.
II CIAEE - Congresso Iberoamericano de Arqueologia, Etnologia e Etno-história. PARA UMA COMPREENSÃO DO HOMOEROTISMO NO CONTEXTO DAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS. 2011. (Congresso).

23.
III REUNIÃO DE ANTROPOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL. 2011. (Encontro).

24.
IX Reunião de Antropologia do Mercosul. 2011. (Outra).

25.
O Nascimento do Brasil - Prof. Dr. João Pacheco de Olivieira. 2011. (Outra).

26.
Semana de Cineclubismo e Produções Audiovisuais. 2011. (Congresso).

27.
X Encontro Nacional da Rede UNA-SUS. 2011. (Encontro).

28.
27ª Reunião Brasileira de Antropologia. CRIANÇAS INDÍGENAS NA MÍDIA: RETRATO DA (IN)DIFERENÇA. 2010. (Congresso).

29.
I CIAEE - Congresso Iberoamericano de Arqueologia, Etnologia e Etno-história. OS INDÍGENAS DE MATO GROSSO DO SUL E O PAPEL DA MÍDIA NOS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE ESTEREOTIPOS. 2010. (Congresso).

30.
III SEREX - Seminário de Extensão Universitária da Região Centro Oeste.Seminários Identidade e Fronteira - A Questão Indígena no MS. 2010. (Seminário).

31.
III SEREX - Seminário de Extensão Universitária da Região Centro Oeste.Criação de um Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos e Capacitação em Direitos Humanos no Estado de Mato Grosso do Sul. 2010. (Seminário).

32.
Semana do Índio - OAB/MS. 2010. (Outra).

33.
VIII Semana de Ciências Sociais - A Crise Econômica Mundial e as Ciências Sociais.CRIANÇAS INDÍGENAS NA MÍDIA: RETRATO DA (IN)DIFERENÇA. 2010. (Outra).

34.
VIII Semana de Ciências Sociais - A Crise Econômica Mundial e as Ciências Sociais.Seminários Identidade e Fronteira - A Questão Indígena no MS. 2010. (Outra).

35.
VIII Semana de Ciências Sociais - A Crise Econômica Mundial e as Ciências Sociais.Criação do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos e Capacitação em Direitos Humanos no Estado de Mato Grosso do Sul. 2010. (Outra).

36.
VII Seminário Internacional de Direitos Humanos. 2010. (Seminário).

37.
83 Colóquio em Educação "Estudos e Pesquisas em Educação, Memória e Etnicidade Transfronteiriças em Mato Grosso do Sul. 2009. (Outra).

38.
Encontro de Antropologia - As Fronteiras da Prática Antropológica em Mato Grosso do Sul. 2009. (Encontro).

39.
Identidade e Fronteira - Antropologia Urbana e a Presença Indígena nas cidades do MS. 2009. (Seminário).

40.
Identidade e Fronteira - Breve Panorama da Educação Escolar Indígena no Mato Grosso do Sul. 2009. (Seminário).

41.
Identidade e Fronteira - Conhecimentos Tradicionais e Interação com o Meio Ambiente: Experiência com o Ará Verà - Curso de Formação de Professores Indígenas. 2009. (Seminário).

42.
Identidade e Fronteira - Etnias, Demografia e Características Culturais. 2009. (Seminário).

43.
Identidade e Fronteira - Meio Ambiente, ONG's nas Aldeias do MS e Educação Superior Indígena: Conquistas e Desafios. 2009. (Seminário).

44.
Identidade e Fronteira - Os Terena e a questão da territorialidade. 2009. (Seminário).

45.
III Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade.Reprodução ou Consciência Crítica na Educação Superior? Os indígenas de MS e o papel da mídia nos processos de construção de estereótipos. 2009. (Seminário).

46.
III SEMINÁRIO POVOS INDÍGENAS E SUSTENTABILIDADE: SABERES LOCAIS, EDUCAÇÃO E AUTONOMIA.REPRODUÇÃO OU CONSCIÊNCIA CRÍTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR? OS INDÍGENAS NO MS E O PAPEL DA MÍDIA NOS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS. 2009. (Seminário).

47.
III Simpósio Internacional sobre Religiosidades, Diálogos Culturais e Hibridações. 2009. (Simpósio).

48.
VIII Reunión de Antropologia del Mercosur - Diversidad y Poder en América Latina. 2009. (Congresso).

49.
Identidade e Fronteira - A Questão Indígena no Mato Grosso do Sul (Tema: A Presença Indígena no MS: etnias, demografia, e características culturais). 2008. (Seminário).

50.
VI Semana de Ciências Sociais / II Seminário Internacional / I Encontro de Ciências Sociais. 2008. (Outra).

51.
Seminário TV Digital - Democracia Digital. 2006. (Seminário).

52.
Conferência Comunicação e Cultura (Prof. Dr. Massimo Canevacci). 2005. (Outra).

53.
Cultura Material Revitalização da Cultura Indígena (Aivone Carvalho Brandão David). 2005. (Outra).

54.
Curso de Antropologia da Comunicação Visual (Massimo Canevacci). 2005. (Oficina).

55.
Palestra Arqueologia Brasileira (Prof. Dra. Emília Mariko Kashimoto). 2005. (Outra).

56.
Palestra Forma e Museografia (Prof. Dr. Massimo Chiapetta). 2005. (Outra).

57.
Palestra O Museu Dom Bosco Hoje (Prof. Dra. Liane Maria Calarge). 2005. (Outra).

58.
Palestra Os Salesianos e os Museus Salesianos (Francisco de Lima Ribeiro). 2005. (Outra).

59.
Palestra Princípios de Bases da Museologia (Prof. Dr. Giovanni Pinna). 2005. (Outra).

60.
Palestra Restauração do Patrimônio Cultural em Museus (Prof Dr. Axel Nielsen). 2005. (Outra).

61.
XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2001. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, E. C. A. ; CHAIA, R. R. ; PAULETTI, M. ; CALARGE, CARLA FABIANA COSTA . XIV Congresso Internacional de Direitos Humanos. 2017. (Congresso).

2.
AGUILERA URQUIZA, Antônio Hilário ; CALARGE, C. F. C. . FÓRUM DE AÇÕES AFIRMATIVAS. 2015. (Outro).

3.
AGUILERA URQUIZA, Antônio Hilário ; AMARAL, A. P. M. ; AQUINO, José Moacir de ; PAULO, J. ; CALARGE, C. F. C. . XII Congresso Internacional de Direitos Humanos. 2015. (Congresso).

4.
OLIVEIRA, J. E. ; CALARGE, C. F. C. ; PRADO, José Henrique ; SOUZA, R. L. ; AGUILERA URQUIZA, Antônio Hilário . II CIAEE - Congresso Iberoamericano de Arqueologia, Etnologia e Etno-história. 2012. (Congresso).

5.
CALARGE, C. F. C.; AGUILERA URQUIZA, Antônio Hilário . IX Seminário Internacional de Direitos Humanos. 2012. (Outro).

6.
CALARGE, C. F. C.. Redescobrindo o Museu das Culturas Dom Bosco. 2012. (Exposição).

7.
AGUILERA URQUIZA, Antônio Hilário ; CALARGE, C. F. C. . III REUNIÃO DE ANTROPOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL. 2011. (Outro).

8.
CALARGE, C. F. C.. VIII Seminário Internacional de Direitos Humanos. 2011. (Outro).

9.
CALARGE, C. F. C.. VII Seminário Internacional de Direitos Humanos. 2010. (Outro).

10.
CALARGE, C. F. C.. III Simpósio Internacional sobre Religiosidades, Diálogos Culturais e Hibridações. 2009. (Outro).

11.
CALARGE, C. F. C.. III Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade. 2009. (Outro).

12.
CALARGE, C. F. C.. VII Semana de Ciências Sociais. 2009. (Outro).

13.
CALARGE, C. F. C.. Encontro de Antropologia - As Fronteiras da Prática Antropológica no Mato Grosso do Sul. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Eliane Regina Queiroz Piai. INOVAÇÃO EM GESTÃO MUNICIPAL: Projetos, Convênios e Captação de Recursos de Recursos Públicos. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Católica Dom Bosco. Orientador: Carla Fabiana Costa Calarge.

2.
Kemerson Cantero de Campos. UNIVERSIDADES FEDERAIS E FACEBOOK. Cenário brasileiro e pertinência para a gestão pública. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Católica Dom Bosco. Orientador: Carla Fabiana Costa Calarge.

3.
Rogenil Ferreira Nascimento. MARKETING POLÍTICO A importância das Mídias Sociais no Processo Eleitoral. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Católica Dom Bosco. Orientador: Carla Fabiana Costa Calarge.

4.
Rogério Barros de Moraes. PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E SUA RELAÇÃO COM A MORTALIDADE DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO BRASIL. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Empreendedorismo e Novos Negócios) - Universidade Católica Dom Bosco. Orientador: Carla Fabiana Costa Calarge.

5.
Camila Tami Kazuki Miyakawa. A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO DO MARKETING NÃO TRADICIONAL NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Uma aproximação do cidadão à justiça com o aprimoramento da imagem pública da instituição. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Católica Dom Bosco. Orientador: Carla Fabiana Costa Calarge.

6.
Eduardo Beeck Garozzi. MARKETING INSTITUCIONAL NA EDUCAÇÃO PÚBLICA. Estudo de caso aplicado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Católica Dom Bosco. Orientador: Carla Fabiana Costa Calarge.

7.
Betânia Kelly Rodrigues da Silva. Ensino de Direitos Humanos na Formação Policial: metodologia de ensino. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Carla Fabiana Costa Calarge.

8.
Carlos Augusto Pereira Regalo. A Educação em Direitos Humanos na Polícia Militar. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Carla Fabiana Costa Calarge.

9.
Carlos Roberto da Silveira da Silva Júnior. A Importância da Educação em Direitos Humanos no Processo de Formação Continuada de Policiais Civis e Militares. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Carla Fabiana Costa Calarge.

10.
Emerson de Almeida Vicente e Luciano Silva Martins. A Percepção do Policial Militar em Mato Grosso do Sul a respeito da Educação em Direitos Humanos. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Carla Fabiana Costa Calarge.

11.
Luis Carlos Martins de Souza. Policial Militar - Protetor, Difusor e Educador em Direitos Humanos pela natureza da profissão. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Carla Fabiana Costa Calarge.

12.
ADRIANA PAIVA FAUSTINO ALVES. INDÍGENA DO DISTRITO DE TAUNAY: ÍNDIO SÓ NÃO É, QUEM NÃO É. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cultura e História dos Povos Indígenas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Carla Fabiana Costa Calarge.

13.
MÔNICA GOMES CARDOSO. REFLEXÕES SOBRE HISTÓRIA E CULTURA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: O CASO DA ETNIA TERENA. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cultura e História dos Povos Indígenas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Carla Fabiana Costa Calarge.

14.
GISELAINE MORAIS JORGE JOSÉ. EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: o desafio da educação diferenciada. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cultura e História dos Povos Indígenas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Carla Fabiana Costa Calarge.

15.
LUCIMARA DOS REIS MACHADO. EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cultura e História dos Povos Indígenas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Carla Fabiana Costa Calarge.

16.
Dinayde Jorge de Oliveira. EU SOU TERENA X ÛNDI TÊRENOE: VISÕES DE MUNDO DIFERENTES. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cultura e História dos Povos Indígenas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Carla Fabiana Costa Calarge.

17.
SOLANGE DE OLIVEIRA. O DIA 19 DE ABRIL NO CMEI EMÍLIA ALVES NOGUEIRA UMA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cultura e História dos Povos Indígenas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Carla Fabiana Costa Calarge.

18.
FERNANDA AGUILERA PARREIRA. EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cultura e História dos Povos Indígenas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Carla Fabiana Costa Calarge.

19.
Edilce Schowantz Silva. O PROCESSO DE PLANEJAMENTO PARA CONSTRUÇÃO DE UMA APOSENTADORIA SEGURA. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica da Administração Pública) - Faculdade Estácio de Sá. Orientador: Carla Fabiana Costa Calarge.

20.
Iracema de Fátima Nais Inoue. A QUALIFICAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL DOS TRABALHADORES DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIASOCIAL (SUAS). 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica da Administração Pública) - Faculdade Estácio de Sá. Orientador: Carla Fabiana Costa Calarge.

21.
JUVENTINA DAMÁZIO TORRES. CAUSAS DA GRAVIDEZ DAS ADOLESCENTES GRÁVIDAS DA CASA DA ESPERANÇA SANTA RITA DE CÁSSIA DE CAMPO GRANDE-MS. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica da Administração Pública) - Faculdade Estácio de Sá. Orientador: Carla Fabiana Costa Calarge.

22.
Marly Ifran Morais. INSTITUTO DE IDENTIFICAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL, OS SERVIÇOS PRESTADOS E A CIDADANIA. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica da Administração Pública) - Faculdade Estácio de Sá. Orientador: Carla Fabiana Costa Calarge.

23.
NEIDE MACHADO DA SILVA GIMENES. A INSERÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO SETOR DE RECURSOS HUMANOS NA FUNTRAB/MS. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica da Administração Pública) - Faculdade Estácio de Sá. Orientador: Carla Fabiana Costa Calarge.

24.
WAGNER MENDONÇA QUARTIN. ESTUDO E ANÁLISE COMPARATIVA DO INCREMENTO POLICIAL, INDICADORES DE CRIMINALIDADE E CRESCIMENTO POPULACIONAL. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica da Administração Pública) - Faculdade Estácio de Sá. Orientador: Carla Fabiana Costa Calarge.

25.
Paulo Queiroz Barcelos. EXCELÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA: A IMPORTÂNCIA DO GESPÚBLICA. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica da Administração Pública) - Faculdade Estácio de Sá. Orientador: Carla Fabiana Costa Calarge.

26.
Telma América Moreira de Oliveira Teixeira. PRINCÍPIO DA EFICÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E CONCEITO DE EFICIÊNCIA. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica da Administração Pública) - Faculdade Estácio de Sá. Orientador: Carla Fabiana Costa Calarge.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CALARGE, C. F. C.;CALARGE, CARLA FABIANA COSTA2013 CALARGE, C. F. C.. A metáfora museográfica da organização social Bororo no Museu das Culturas Dom Bosco. Tellus (UCDB), v. 13, p. 217-229, 2013.



Outras informações relevantes


- Atua na Área de Criação, Diagramação e Design Instrucional
- Design Instrucional de Material Didático da Pós-Graduação em Saúde da Família - (UNA-SUS - EAD-UFMS - Fiocruz Cerrado Pantanal)
- Design Instrucional de Livro Didático: Os Terena da Aldeia Buriti: Saberes e Fazeres (Icléia Albuquerque de Vargas, et al.)
- Possui experiência em Adobe Premiere, Adobe Illustrator, Adobe InDesign e Corel Draw



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 13:27:41