Lívia Fernanda Nery da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3678326616930392
  • Última atualização do currículo em 29/08/2018


Possui graduação em LICENCIATURA PLENA EM LINGUA INGLESA pela Universidade Estadual do Piauí (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2005) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2013). Atualmente é professora Adjunto II da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Educação e Comunicação, com ênfase em Educação, mídias, EaD e processos de ensino e aprendizagem digitais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lívia Fernanda Nery da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, L.F.N

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Piauí, Centro de Educação Aberta e a Distância.
Rua Olavo Bilac
Centro
64600000 - Teresina, PI - Brasil
Telefone: (86) 32154101


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2013
Doutorado em Ciências da Comunicação.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Comunicação e Educação: Apropriações, interações e produções dos estudantes/comunicantes EaD no semiárido piauiense, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Alberto Efendy Maldonado Gómez de la Torre.
2004 - 2005
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Título: A afetividade entre docentes e discentes no enfrentamento das práticas de violência na escola,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Maria do Carmo Alves do Bomfim.
Palavras-chave: violência; Afetividade; discentes; docentes; Enfrentamento.
Grande área: Ciências Humanas
2002 - 2004
Especialização em Especialização em Supervisão Escolar.
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: AFETIVIDADE COMO AGENTE MOTIVADOR DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE NÍVEL FUNDAMENTAL.
Orientador: PROFESSOR MS ANTÔNIO FERNANDO VIEIRA NEY.
2000 - 2002
Especialização em Especialização Em Língua e Literatura Inglesa. (Carga Horária: 560h).
Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.
Título: A FALTA DE INTERESSE DOS ALUNOS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL EM APRENDER INGLÊS.
Orientador: PROFESSORA DRA ARLENE ELVAS BOHN.
1989 - 1994
Graduação em LICENCIATURA PLENA EM LINGUA INGLESA.
Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.
Título: Dificuldades de Aprendizagem em Língua Estrangeira.
Orientador: Noeme Oliviera.




Atuação Profissional



secretaria estadual de educação do piauí, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

2/1994 - Atual
Ensino, Licenciatura Plena em Língua Inglesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Inglês
2/2001 - 10/2001
Serviços técnicos especializados , Educação, Unidade Escolar Matias Olímpio.

Serviço realizado
Supervisão Escolar.

Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Teresina, SEMEC, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

4/1998 - Atual
Ensino, Ensino Fundamental, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Inglês
1/2002 - 12/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Educação, Escola Municipal Francisco Prado.

Cargo ou função
Professor efetivo.
1/2000 - 12/2002
Direção e administração, Educação, Escola Municipal Francisco Prado.

Cargo ou função
Diretora adjunta.

Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2009 - Atual
Direção e administração, Centro de Educação Aberta e a Distância, .

Cargo ou função
Coordenadora da Licenciatura em Letras Inglês -EaD.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
PÔ MÍDIA, PÔ... SOU JOVEM! - SUBJETIVIDADES E AFETIVIDADES NAS DISCURSIVIDADES MIDIÁTICAS DIGITAIS
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Lívia Fernanda Nery da Silva - Coordenador / Livio Bruno Nery da Silva Viana - Integrante / Fernanda Araújo Fortes - Integrante.
2014 - Atual
Usos e apropriações comunicacionais dos discentes do Curso de Letras Inglês EaD da UFPI

Projeto certificado pela empresa Universidade Federal do Piauí em 16/02/2016.
Descrição: O presente projeto tem por objetivo analisar os usos e apropriações comunicacionais dos estudantes da Educação a Distância (EaD) de letras inglês da Universidade Federal do Piauí, haja vista que a modalidade de Educação a Distância possibilita a implementação de conhecimentos no âmbito das tecnologias comunicacionais a sujeitos que trazem a formação na Educação Básica na modalidade presencial. Fato que pode proporcionar uma mudança nas práticas de aprender e comunicar desses sujeitos. Os discentes que serão pesquisados residem em diversos municípios do estado do Piauí, totalizando 60 alunos, distribuídos nos polos de apoio presencial de Inhuma e de São João do Piauí..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Lívia Fernanda Nery da Silva - Coordenador / Luis Carlos Sales - Integrante / Gildasio Guedes Fernandes - Integrante / Arnaldo Oliveira Junior - Integrante / Maria da Conceição Prado Oliveira - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Teoria da Informação/Especialidade: Processos da Comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, L.F.N2018SILVA, L.F.N; Vernieri, S.B.C . Feminicidio na juventude: a construção discursiva da notícia em manchetes de portais de Teresina. ECCOM - EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO, v. 9, p. 01-09, 2018.

2.
SILVA, L.F.N2017SILVA, L.F.N. O estágio supervisionado do curso de pedagogia EAD/UFPI: apresentação da perspectiva legal e de funcionamento. ECCOM - Educação, Cultura e Comunicação, v. 08, p. 227, 2017.

3.
SILVA, L.F.N2016SILVA, L.F.N; SALES. L.C. . USOS E APROPRIAÇÕES COMUNICACIONAIS DE DISCENTES EAD NO SERTÃO DO PIAUÍ NUMA PERSPECTIVA DE PESQUISA TRANSMETODOLÓGICA. Revista SODEBRAS, v. 11, p. 54-58, 2016.

4.
SILVA, L.F.N2016SILVA, L.F.N; VIANA, L. B. N. S. . ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA NO PIAUÍ: COMPETÊNCIAS E PERFIL DO EGRESSO. Revista SODEBRAS, v. 11, p. 67-69, 2016.

5.
SILVA, L.F.N2016SILVA, L.F.N; NASCIMENTO, J. F. . Educação online e mudanças nas práticas comunicacionais de discentes no sertão do Piauí na modalidade EAD. ECCOM - Educação, Cultura e Comunicação, v. 7, p. 125-138, 2016.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, L.F.N; SAID, G. F. (Org.) ; SOUSA, L. L. (Org.) ; VIANA, T. D. (Org.) . Gestão de Redes Educacionais na Cibercultura. 1. ed. Teresina: EDUFPI, 2016. v. 01. 238p .

2.
SOUSA, R. N. (Org.) ; SILVA, L.F.N (Org.) . Formação de Professores: Práticas Educativas e Formação Continuada de Professores. 01. ed. Teresina: Kerigma, 2016. v. 01. 145p .

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, L.F.N; SALES. L.C. . Educomunicação: noções básicas para a ressiginificação de uma prática educativa. Gestão de Redes Educacionais na Cibercultura. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2016, v. 1, p. 89-124.

2.
SILVA, L.F.N. A pesquisa transmetodológica: um relato de experiência de pesquisa digital em comunicação. Tecnologias Midiáticas e subjetividade. 1ed.Teresina: Editora da UFPI, 2016, v. 1, p. 189-208.

3.
SILVA, L.F.N. Comunicação e Educação: usos e apropriações comunicacionais de discentes EaD no Sertão piauiense. In: SOUZA JUNIOR, A. O.; OLIVEIRA, S. S.; LACERDA, N.A.. (Org.). Educação a Distância: midiatização, formação e saberes. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 01, p. 27-38.

4.
FERNANDES, G. G. ; SILVA, L.F.N . História da educação: um perpasse histórico da modalidade a distância. In: Antonio de Pádua Carvalho Lopes. (Org.). História de Instituições Escolares: sujeitos, práticas educacionais e cultura material. 01ed.Teresina: , 2016, v. 01, p. 121-136.

5.
CANTUARIO, D. O. J. ; SILVA, L.F.N . O suporte midiático na execução do estágio supervisionado do curso de letras inglês/ EaD: novas perspectivas na formação de professores. In: Sousa, Raimundo Nonato; SILVA, Lívia Fernanda Nery. (Org.). Formação de Professores: Práticas Educativas e Formação Continuada de Professores. 01ed.Teresina: Kerigma, 2016, v. 01, p. 87-97.

6.
SILVA, L.F.N; LUSTOSA, G. Q. . Educação a distância:competência comunicativa e identidade docente. In: Antonia Dalva França Holanda. (Org.). CONVERSAS PEDAGÓGICAS:ELEMENTOS DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE. 01ed.TERESINA: LIVIA, 2012, v. 01, p. 195-206.

7.
SILVA, L.F.N. Afetividade na escola é preciso.. In: BOMFIM,Maria do Carmo Alves; MATOS, Kelma Socorro Lopes. (Org.). Juventudes, Cultura de Paz e Violências na escola. 1ed.Fortaleza: UFC, 2006, v. 1, p. 199-212.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SILVA, L.F.N. A relação professor aluno como elemento de enfrentamento à violência na escola. Educação e Arte, Teresina, p. 42 - 44, 05 dez. 2010.

2.
SILVA, L.F.N; OLIVEIRA, Vera Lúcia Costa . O estágio supervisionado no curso de pedagogia EaD da UFPI. Interação: Educação a distância com qualidade, Teresina, p. 26 - 26, 05 maio 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, L.F.N. DISCURSIVIDADES EM REDE DIGITAL: REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL OU NÃO?. In: Encontro Nacional Discurso, Identidade e Subjetividade, 2016, Teresina. Anais de Trabalhos Completos| ENDIS 2016. Teresina, 2016. v. 1. p. 1-14.

2.
SILVA, L.F.N; FACUNDES, Leonildes Pessoa . Charges em rede digital: os discursos acerca da maioridade penal no Facebook. In: XIII Congresso da Associação Latino-americana de Investigadores da Comunicação, 2016, Cidade do México. Anais XIII Congresso da Associação Latino-americana de Investigadores da Comunicação. Cidade do México, 2016. v. 1. p. 307-314.

3.
SILVA, L.F.N; OLIVEIRA, Vera Lúcia Costa ; Guedes, Gildásio . O Estágio Supervisionado da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental do Curso de Pedagogia EAD/. In: I Seminário de educação a Distância, 2014, Uberlandia. I Semead ? 26 a 29 de setembro de 2014. Uberlãndia: EDITORA UFU, 2014.

4.
SILVA, L.F.N. COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM EM AMBIÊNCIA DIGITAL NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPI/EAD. In: XII ALAIC, 2012, Uruguai. Ponencias, 2012. p. 02-17.

5.
SILVA, L.F.N. Plim, plim: O percurso audivisual de uma modalidade educativa no Brasil. In: II Encontro Nordeste de História da Mídia, 2012, TERESINA. ANAIS DO II ENCONTRO NORDESTE DE HISTÓRIA DA MÍDIA, 2012. v. 1. p. 1-10.

6.
SILVA, L.F.N; OLIVEIRA, Vera Lúcia Costa ; Guedes, Gildásio . Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia a Distância: Ensino, Pesquisa e prática. In: VI COLOQUIO NACIONAL DA AFIRSE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 2011, TERESINA. VI Colóqui Nacional da AFIRSE -. Teresina: Editora da UFPI, 2011. v. 1. p. 441-444.

7.
SILVA, L.F.N; LUSTOSA, Georgina Quaresma . O Tutor no processo de ensino e aprendizagem em ambiência digital no curso de pedagogia EaD/UFPI. In: VI Colóquio Nacional da AFIRSE, 2011, Teresina. VI COLÓQUIO NACIONAL DA AFIRSE - PESQUISA EM EDUCAÇÃO:. Teresina: Editora da UFPI, 2011. v. 01. p. 450-454.

8.
SILVA, L.F.N; LUSTOSA, G. Q. . Educação a distância: o papel do tutor no processo de ensino e aprendizagem em ambiência digital. In: XX EPENN, 2011, MANAUS. ANAIS DO XX EPENN: EDUCAÇÃO, CULTUA E DIVERSIDADES. MANAUS: EDUFAM, 2011. v. 1. p. 2-9.

9.
SILVA, L.F.N; Guedes, Gildásio ; OLIVEIRA, Vera Lúcia Costa . O Curso de Pedagogia da UFPI: Estágio Supervisionado no contexto da modalidade a distância. In: XX EPENN, 2011, MANAUS. ANAIS DO XX EPENN: EDUCAÇÃO, CULTUA E DIVERSIDADES. MANAUS: EDUFAM, 2011. v. 1. p. 2-9.

10.
SILVA, L.F.N; BOMFIM, Maria do Carmo Alves . Na teia da afetividade: uma prática que enfrenta as barreiras do cotiano escolar. In: XVII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte-Nordeste, 2005, Belém. Educação, Ciência e Desenvolvimento Social, 2005. v. 2b. p. 30-38.

11.
SILVA, L.F.N. A importância da afetividade na relação professor-aluno como elemento de anfrentamento. In: II Encontro de Pesquisa em educação/ II Congresso Internacional em Educação, 2004, Teresina. Educação práticas Pedagógicas e Políticas de Inclusão Social, 2004.

12.
Freitas, Maria Janete Moreira ; SILVA, L.F.N ; Pacheco, José Professor . A importância das instituições de atendimento inicial a adolescentes em risco para uma cultura de paz e respeito aos direitos humanos. In: III Encontro de Pesquisa em educação/ II Congresso Internacional em Educação, 2004, Teresina. Educação Práticas pedagógicas e Políticas de Inclusão Social, 2004.

13.
FACUNDES, Leonildes Pessoa ; SILVA, L.F.N . Construindo a igualdade da etnia negar em sala de aula. In: III Encontro de Pesquisa em Educação/ II Congresso Internacional em Educação, 2004, Teresina. Educação Práticas Pedagógicas e políticas de Inclusão Social. Teresina: EDUFPI, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, L.F.N. A Licenciatura em Letras Inglês/EaD/UFPI: visão panorâmica e reflexões acerca do ensino de língua inglesa na modalidade a distância. In: II Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória: Cultura, Linguagem e Ensino, 2015, Teresina. aderno de Prograções e Resumos: II Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória: Cultura, Linguagem e Ensino. Teresina: Editora da UFPI, 2015. v. 1. p. 67-68.

2.
SILVA, L.F.N. Plim, plim: O percurso audivisual de uma modalidade educativa no Brasil. In: II Encontro Nordeste de História da Mídia, 2012, Teresina. Programação e Resumos II Encontro de História da Mídia do Nordeste. Teresina: EDUFPI, 2012. p. 42-42.

3.
SILVA, L.F.N. Comunicação, educação e tecnologia no processo ensino e aprendizagem em ambiência digital no curso de pedagogia da ufpi/ead.. In: XII ALAIC, 2012, Montevideo. Ponencias ALAIC XII. Montevideo: ALAIC, 2012. v. 1. p. 255-255.

4.
SILVA, L.F.N. Comunicação, Educação e tecnologias no processo de ensino e aprendizagem em ambiência digital no curso de pedagogia/EaD/UFPI. In: XII ALAIC, 2012, Montevideo. Ponencias. Montevideo, 2012. p. 20-20.

5.
SILVA, L.F.N. Educação a distância: o papel do tutor no processo de ensino e aprendizagem em ambiência digital. In: XX EPENN, 2011, MANAUS. ANAIS DO XX EPENN: EDUCAÇÃO, CULTUA E DIVERSIDADES. MANAUS: EDUFAM, 2011. v. 1. p. 656-656.

6.
SILVA, L.F.N; Guedes, Gildásio ; OLIVEIRA, Vera Lúcia Costa . O Curso de Pedagogia da UFPI: Estágio Supervisionado no contexto da modalidade a distância. In: XX EPENN, 2011, MANAUS. ANAIS DO XX EPENN: EDUCAÇÃO, CULTUA E DIVERSIDADES. MANAUS: EDUFAM, 2011. v. 1. p. 1-1.

7.
SILVA, L.F.N; BOMFIM, Maria do Carmo Alves . Na teia da afetividade: uma prática que enfrenta as barreiras do cotiano escolar. In: Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2005, Belém. Educação, Ciência e Desenvolvimento Social. Belém, 2005. v. 2b. p. 38-38.

8.
SILVA, L.F.N. A importância da afetividade na relação professor-aluno como elemento de anfrentamento à violência na escola. In: III Encontro de Pesquisa em Educação/ II Congresso Internacional de Educação da UFPI, 2004, Teresina. livro de Resumos do III Encontro de Pesquisa em Educação/ II Congresso Internacional de educação da UFPI. Teresina: EDUFPI, 2004. v. I. p. 101-101.

9.
FACUNDES, Leonildes Pessoa ; SILVA, L.F.N . Construindo a igualdade da etnia negar em sala de aula. In: III Encontro de Pesquisa em educação / II Congresso Internacional em educação, 2004, teresina. Educação: Práticas Pedagógicas e Políticas de Inclusão. Teresina: EDUFPI, 2004. v. 1. p. 142-142.

10.
Freitas, Maria Janete Moreira ; SILVA, L.F.N ; Pacheco, José Professor . A importância das instituições de atendimento inicial a adolescentes em risco para uma cultura de paz e respeito aos direitos humanos. In: III Encontro de Pesquisa em Educação/ II Congresso Internacional em Educação, 2004, Teresina. Educacção: Práticas Pedagógicas e Politicas de Inclusão. Teresina: EDUFPI, 2004. v. 1. p. 101-101.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, L.F.N. A Licenciatura em Letras Inglês/EaD/UFPI: visão panorâmica e reflexões acerca do ensino de língua inglesa na modalidade a distância. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SILVA, L.F.N. A Graduação em Letras Inglês na modalidade a distância na UFPI: Aliança entre educação e tecnologia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SILVA, L.F.N. Comunicação e Educação: Apropriações, interações e produções dos estudantes/comunicantes EaD no semiárido piauiense. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SILVA, L.F.N. Comunicação e Educação: Apropriações, interações e produções dos estudantes/comunicantes EaD no semiárido piauiense. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
SILVA, L.F.N. Comunicação, educação e tecnologia no processo ensino e aprendizagem em ambiência digital no curso de pedagogia da ufpi/ead.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SILVA, L.F.N. Plim, plim: O percurso audiovisual de uma modalidade educativa no Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SILVA, L.F.N. Comunicação, educação e tecnologia no processo ensino e aprendizagem em ambiência digital no curso de pedagogia da ufpi/ead.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SILVA, L.F.N; Guedes, Gildásio ; OLIVEIRA, Vera Lúcia Costa . ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: ENSINO, PESQUISA E PRÁTICA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SILVA, L.F.N; LUSTOSA, Georgina Quaresma . O TUTOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SILVA, L.F.N. Estágio Suprvisionado no Curso de Pedagogia da UFPI - EaD. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
SILVA, L.F.N. Construindo a igualdade da etnia negra em sala de aula. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SILVA, L.F.N; Freitas, Maria Janete Moreira ; Pacheco, José Professor . A importância da instituição de atendiemnto inical a adolescentes em riscos para uma cultura de paz e respeito aos direitos humanos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SILVA, L.F.N. A importância da afetividade na relação professor aluno com elemento de enfrentamento a á violência na escola. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, L.F.N. Curso de Extensão em Inglês Instrumental - Picos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SILVA, L.F.N. Curso de Extensão em Inglês Continuado de Picos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SALES. L.C.; CRUZ, R. E.; SILVA, L.F.N. Participação em banca de Sílvia Maria de Oliveira Sousa. Avaliação dos impactos do programa ?Mais Educação na Rede Pública Municipal de ensino de Aldeias Altas-Ma?. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.

2.
SILVA, L.F.N; QUEIROZ, M. M. A.. Participação em banca de GEORGE JOSE DOS SANTOS LIMA. ?Sentidos produzidos por adolescentes sobre sexualidade a partir da telenovela Malhação?. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Piauí.

3.
SILVA, L.F.N; SALES. L.C.; CRUZ, R. E.; PASSOS, G. O.; CARVALHEDO, J. L. P.. Participação em banca de Sílvia Maria de Oliveira Sousa. Análise e Implementação do Programa Mais Educação na Rede Publica Municipal de Ensino da Cidade de Aldeias Altas, estado do maranhão. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.

Qualificações de Doutorado
1.
BOMFIM, Maria do Carmo Alves; SILVA, L.F.N; LAURENTINO, M. C. S. S.. Participação em banca de MARIA DA CRUZ SOARES DA CUNHA LAURENTINO. RELAÇÕES DE GÊNERO EM PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA CULTURA DE PAZ. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Piauí.

2.
BOMFIM, Maria do Carmo Alves; SOBRAL, R. C. C.; ADAD, S. J. H. C.; LIMA, M. G. S. B.; SILVA, L.F.N. Participação em banca de Maria da Cruz Soares da Cunha Laurentino. Relações de Gênero e Formação Docente: Práticas de Mediação de Conflitos. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Piauí.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, L.F.N; BOMFIM, Maria do Carmo Alves. Participação em banca de Letícia R ibeiro dos Santos.O fenômeno das violências na Unidade Escolar Oitizeiro: relações entre os membros dad comunidade escolar e suas representações sobre violência. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.

2.
SILVA, L.F.N; BOMFIM, Maria do Carmo Alves; MACEDO, Rosa Maria. Participação em banca de Edmara de Catro Pinto.Representação de Jovens Estudantes sobre a Difusão das Violências pelass Mídias do Piauí. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.

3.
SILVA, L.F.N; BOMFIM, Maria do Carmo Alves; MACEDO, Rosa Maria. Participação em banca de SOUSA, Vilclênia Maria de Paula Barbosa.Processos de construção de identidades de jovens na prática de produções musicais do grupo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.

4.
SILVA, L.F.N; BOMFIM, Maria do Carmo Alves; MACEDO, Rosa Maria. Participação em banca de VIEIRA, Emanoelly Cristina.O festival de teatro como prática cultural da Pastoral de Jucentude. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.

5.
SILVA, L.F.N. Participação em banca de SOUSA, Maria da Conceição.O desenho infantil, a representação de mundo e o desenvolvimento da leitura. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Piauí.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SILVA, L.F.N. Comissão de Seleção para professor substituto,Classe Auxiliar I, nível TP 20h - Inglês. 2009. Universidade Federal do Piauí.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I FORUM DE COORDENADORES DA ÁREA DE PEDAGOGIA DO SISTEMA UNIVERSIDADEE ABERTA DO BRASIL.Estággio Supervisionado do Curso de Pedagogia da UFPI-EAD. 2010. (Outra).

2.
Seminário Sujeitos e Saberes na Mediação de Práticas Sócio-educativas.A experiência de Intercâmbio entre Brasil e Itália (UFOI-UNIVR): Aposta política, Educação e Justiça. 2006. (Seminário).

3.
Siamo ricchi? somos ricos? siamo poveri? somos pobres? Oficina de sapere e pratiche tra Italia e Brasile. 2005. (Oficina).

4.
III Encontro de Pesquisa da UFPI. Construindo a igualdade da etnia negra em sala de aula. 2004. (Congresso).

5.
III Encontro de Pesquisa em Educação/ II Congresso Internacional de Educação da UFPI. A importância da Instituição de Atendiemtno Inicial a Adolescentes em Riscos para uma cultura de paz e respeito aos direitos humanos. 2004. (Congresso).

6.
III Encontro de Pesquisa em Educação/ II Congresso Internacional de Educação da UFPI. A importância da Afetividade na relação professor aluno como elemento de enfrentamento à violência na escola. 2004. (Congresso).

7.
IV Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI.Educação. Movimentos Sociais e Direitos Humanos. 2004. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Fernanda Araújo Fortes. #Instafitness: estudo das expressões de afetividade por meio das interações na plataforma Instagram de perfis fitness. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Piauí. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fábio de Sousa Santos. Usos e Apropriações Educaionais e Comunicacionais dos discentes do Curso de Letras Inglês EaD da UFPI em São João. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Piauí. (Orientador).

Iniciação científica
1.
João da Matta. Usos e Apropriações Educaionais e Comunicacionais dos discentes do Curso de Letras Inglês EaD da UFPI em Gilbués e Água Branca. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Piauí, Universidade Federal do Piauí. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Jeane dos Santos Sampaio. As possibilidades pedagógicas do uso do blog no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educaional em Rede) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lívia Fernanda Nery da Silva.

2.
Maria Fátima Paula dos Santos. ANÁLISE DO PROCESSO DE INTERAÇÃO DE ALUNOS NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) NA PLATAFORMA MOODLE. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educaional em Rede) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lívia Fernanda Nery da Silva.

3.
Jeanne dos Santos Sampaio. AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DO USO DO BLOG NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM LÍNGUA INGLESA. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educaional em Rede) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lívia Fernanda Nery da Silva.

4.
Francisca Maria da Silva Abrão. Formulário online do google drive: entraves e vantagens. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educaional em Rede) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lívia Fernanda Nery da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Izaías Nascimento Pontes. Usos e Apropriações Educaionais e Comunicacionais dos discentes do Curso de Letras Inglês EaD da UFPI em Inhuma. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Lívia Fernanda Nery da Silva.

2.
EBER BEZERRA PINHEIRO. LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS: UMA ANÁLISE DO WARMING UP DO LIVRO WAY TO GO!. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Lívia Fernanda Nery da Silva.

3.
Djane de Sousa Gomes santos. A atuação do Pedagogo no contexto de sala de aula das crianças com síndrome de Down. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Lívia Fernanda Nery da Silva.

4.
Maria Iraci Barros Pinto Irene. Gestão Democrática no Processo de Organização da Unidade escolar Dr. Agnelo Pereira da Silva. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Lívia Fernanda Nery da Silva.

5.
Isaura Regina Pinheiro. Práticas pedagógicas que favorecem a permanência dos alfabetizandos nos cursos EJA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Lívia Fernanda Nery da Silva.

6.
Carlos da Silva Nogueira. Educação a Distância: vencendo barreiras. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Lívia Fernanda Nery da Silva.

7.
Mara Kelly Leitão de Andrade. Violências na Escola. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Lívia Fernanda Nery da Silva.

8.
Maria do Perpetuo Socorro Silva de Oliveira. As práticas docentes dos alfabetizadores da EJA na Escola Maria Dina Soares. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Lívia Fernanda Nery da Silva.

9.
Regina Maria Oliveira Bezerra. Análise do Programa Braisl Alfabetizado no Povoado Malhada Vermelha. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Lívia Fernanda Nery da Silva.

10.
Célia Maria de Sousa. Evasão escolar no 1º ano do Ensino Médio da Unidade escolar Armando Morro do Prata do Piauí. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Lívia Fernanda Nery da Silva.

11.
Maria da Conceição Sousa. O desenho infantil, a representação de mundo e o desenvolvimento da leitura. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Piauí. Orientador: Lívia Fernanda Nery da Silva.

12.
PINTO, Ana Lúcia Pereira. A formação do professor alfabetizador e a sua atuação em sala de aula. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Piauí. Orientador: Lívia Fernanda Nery da Silva.

Iniciação científica
1.
JOAO DA MATA CARVALHO PEREIRA FILHO. Comunicação e Educação dos discentes de letras inglês. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lívia Fernanda Nery da Silva.

2.
Fábio de Sousa Santos. Usos e Apropriações Educaionais e Comunicacionais dos discentes do Curso de Letras Inglês EaD da UFPI da Inhuma e São JOão do Piauí. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lívia Fernanda Nery da Silva.

3.
Izaías Nascimento Pontes. Usos e Apropriações Educaionais e Comunicacionais dos discentes do Curso de Letras Inglês EaD da UFPI da Inhuma. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lívia Fernanda Nery da Silva.

4.
JOAO DA MATA CARVALHO PEREIRA FILHO. Levantamento bibliográfico, aplicação de questionários, entrevistas e cartografia das mídias digitais.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lívia Fernanda Nery da Silva.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, L.F.N. Comunicação e Educação: Apropriações, interações e produções dos estudantes/comunicantes EaD no semiárido piauiense. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 10:32:27