Dulce Cassol Tagliani

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9901364616148000
  • Última atualização do currículo em 31/10/2018


Dulce Cassol Tagliani concluiu o curso de Doutorado em Letras - Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas em 2009. Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, atuando no PPGLetras (Estudos da Linguagem), no curso de Especialização em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa e no curso de graduação em Letras, do qual foi coordenadora entre 2011 e 2012. Possui experiência na área de Linguística Aplicada, principalmente em questões envolvendo o processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa. Sua área de atuação está vinculada aos temas: ensino de língua portuguesa - práticas de leitura, produção de textos e análise linguística; livro didático; gêneros discursivos. Atuou como coordenadora de gestão pedagógica do PIBID/FURG entre 2012 e 2013. Coordena o projeto PLI CAPES/FURG/UA - Programa de Licenciaturas Internacionais. Coordenou o subprojeto Português/PIBID no ano de 2017. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Dulce Cassol Tagliani
Nome em citações bibliográficas
TAGLIANI, Dulce Cassol

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande, Departamento de Letras e Artes.
Av. Itália
96201-900 - Rio Grande, RS - Brasil
Telefone: (53) 32336621
URL da Homepage: http://www.ila.furg.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2009
Doutorado em Letras.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: O livro didático de língua portuguesa no contexto escolar: perspectivas de interação, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Vilson Leffa.
Palavras-chave: gênero discursivo; livro didático; teoria da atividade; Ensino fundamental; língua portuguesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1999 - 2001
Mestrado em Pós Graduação em Letras - Lingüística Aplicada.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: O tratamento do erro na produção textual: primazia da forma ou do conteúdo?,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: VILSON LEFFA.
Palavras-chave: produção textual; Erro; FORMA; CONTEÚDO.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior; Educação Média de Formação Geral; Educação Média de Formação Técnica Ou Profissional.
1997 - 1998
Especialização em Curso de Pós Graduação Em Educação Brasileira. (Carga Horária: 390h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Aspectos Conflitivos do Ensino de Língua Portuguesa baseada na Gramática Tradicional.
Orientador: ATILLA LOUZADA JUNIOR.
1993 - 1996
Graduação em Letras.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.




Formação Complementar


2007 - 2007
Manuais Didáticos e Ensino de Língua. (Carga horária: 40h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Curso de Extensão Língua Inglesa Instrumental - Mó. (Carga horária: 35h).
Universidade Franciscana, UFN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Aveiro, UA, Portugal.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade de Coimbra, UC, Portugal.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: PROFESSOR SUBSTITUTO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 40

Atividades

08/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Letras e Artes, .

Linhas de pesquisa
Linguística Aplicada
03/2007 - Atual
Ensino, Especialização em Linguística-Ensino de Português, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Oficina de Ensino de Gramática
03/2007 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras e Artes, .

Cargo ou função
Membro da Comissão do Cursp de Especialização em Lingüística e Ensino de Língua Portuguesa.
9/2006 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa II (morfologia)
Português Básico II
Produção Textual
Tópicos de Lingüística e Língua Portuguesa
01/2013 - 12/2016
Direção e administração, Instituto de Letras e Artes - ILA, .

Cargo ou função
Diretora de unidade acadêmica.
01/2011 - 12/2012
Direção e administração, Cursos de Letras, .

Cargo ou função
Coordenadora de curso.
2/1998 - 12/2000
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
LÍNGUA PORTUGUESA I
2/1998 - 12/2000
Ensino, Educação Artística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA
2/1998 - 12/2000
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PORTUGUÊS BÁSICO I
2/1998 - 12/2000
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PORTUGUÊS BÁSICO I
2/1998 - 12/2000
Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LÍNGUA E LINGUAGEM
2/1998 - 12/2000
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PORTUGUÊS BÁSICO I
8/2000 - 11/2000
Serviços técnicos especializados , Departamento de Letras e Artes, .

Serviço realizado
Orientadora e supervisora de estágios supervisionados em Língua Portuguesa.
8/2000 - 10/2000
Serviços técnicos especializados , Departamento de Letras e Artes, .

Serviço realizado
Oficina de Língua Portuguesa.
8/2000 - 10/2000
Serviços técnicos especializados , Departamento de Letras e Artes, .

Serviço realizado
Oferta do curso "Língua Portuguesa: da análise de textos à avaliação da produção textual dos alunos".
8/2000 - 10/2000
Serviços técnicos especializados , Departamento de Letras e Artes, .

Serviço realizado
Oficina de Língua Portuguesa.
8/1999 - 11/1999
Serviços técnicos especializados , Departamento de Letras e Artes, .

Serviço realizado
Orientadora e supervisora de estágios supervisionados em Língua Portuguesa.
10/1998 - 11/1998
Serviços técnicos especializados , Departamento de Letras e Artes, .

Serviço realizado
Oferta do curso "A preservação ambiental numa perspectiva discursiva".
8/1998 - 11/1998
Serviços técnicos especializados , Departamento de Letras e Artes, .

Serviço realizado
Orientadora e supervisora de estágios supervisionados em Língua Portuguesa.
1/1998 - 1/1998
Serviços técnicos especializados , Departamento de Letras e Artes, Coperve.

Serviço realizado
Correção da questão de redação e das questões de leitura e compreensão de textos referentes ao Concurso Vestibular 1998. 116 horas.

Universidade Franciscana, UFN, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

8/2005 - 9/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Letras Artes e Comunicação, Curso de Letras.

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Letras, conforme portaria nº 54/2005..
3/2005 - 9/2006
Ensino, Especialização Em Língua Portuguesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Formação crítica do Leitor
3/2005 - 9/2006
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Morfologia da Língua Portuguesa I
Morfologia da Língua Portuguesa II
Projeto Interdisciplinar em Letras I
Estágio supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I
Pragmática

Universidade La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: PROFESSOR, Enquadramento Funcional: PROFESSOR CONTRATADO, Carga horária: 8

Atividades

7/2001 - 12/2001
Ensino, Curso de Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LINGUÍSTICA II
7/2001 - 12/2001
Ensino, Curso de Ciências Econômicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LÍNGUA PORTUGUESA


Linhas de pesquisa


1.
Linguística Aplicada

Objetivo: Avançar qualitativamente no desenvolvimento de atividades voltadas para a atualização de docentes dos ensinos Fundamental e Médio, no sentido de produzir reflexos positivos dos estudos realizados e promover experimentos em sala de aula, visando a exploração e a aplicação de novas práticas e seu resultado na aprendizagem..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral; Educação Superior; Educação.
Palavras-chave: ensino; leitura; livro didático; produção textual; prática social; gênero discursivo.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Laboratório de ensino de Língua Portuguesa
Descrição: O projeto em questão pretende ser uma ação permanente de pesquisa voltada para a análise e discussão de práticas de linguagem no contexto escolar, no sentido de que essas discussões possam balizar a organização de sequências de atividades envolvendo a leitura, a produção de textos (orais e escritos) e a análise linguística. O diálogo universidade e escola, nesse sentido, é fundamental, considerando que a formação inicial do professor deve, necessariamente, envolver o espaço escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Dulce Cassol Tagliani - Coordenador / Silvana Schwab do Nascimento - Integrante / Camila Machado Colares - Integrante / João Wilson de Freitas Fontoura - Integrante / Katiuscia Medeiros Collares - Integrante / Lorena Luana Dias da Silva - Integrante / Rafaela Pedroso de Oliveira - Integrante / Ivan de Oliveira da Silva - Integrante / Kamaia Rodrigues Cezar - Integrante.
2014 - 2016
A produção textual no ensino médio
Descrição: Este projeto tem como principal objetivo investigar o processo de produção de textos em escolas do ensino médio, no sentido de perceber em que medida a teoria dos gêneros discursivos perpassa essa prática de linguagem. Além disso, buscamos organizar propostas de atividades de produção textual na perspectiva dos gêneros. O público alvo são professores e alunos de escolas públicas do município de Rio Grande/RS. As etapas do projeto envolvem observações de atividades de produção escrita, discussão do diagnóstico e, por fim, a elaboração de uma proposta de produção de textos que envolva a diversidade textual..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Gêneros orais e ensino de língua portuguesa
Descrição: O projeto "Gêneros orais e ensino de língua portuguesa" tem como principais objetivos investigar o desenvolvimento das práticas de linguagem no ensino médio, no tocante ao trabalho com os gêneros orais nas aulas de língua portuguesa, além de elaborar uma proposta de atividades envolvendo a língua oral. O trabalho será desenvolvido em etapas que contemplam, basicamente, entrevistas com professores do ensino médio de escolas públicas do município de Rio Grande, investigação dos livros didáticos utilizados nessas escolas e, por fim, elaboração de material didático..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Dulce Cassol Tagliani - Coordenador.
2009 - 2012
Práticas de linguagem em escolas da rede pública de ensino fundamental do município de Rio Grande/RS
Descrição: Em função, principalmente, de um histórico distanciamento entre universidade e escola, muitos problemas relacionados à escolarização da língua, da linguagem e de determinadas práticas sociais resultam da própria formação dos professores, uma vez que novas alternativas de ensino de língua materna não chegam até os bancos escolares. Nesse sentido, nossa proposta de pesquisa toma como escopo as práticas pedagógicas dos professores da rede escolar de ensino fundamental, com o propósito de que um diagnóstico das dificuldades e necessidades dos professores em relação ao processo de ensino e aprendizagem de língua materna possa refletir produtivamente no processo de letramento do aluno ? considerando que cabe ao professor estabelecer atividades que possibilitem aos alunos a apropriação das múltiplas linguagens, envolvidas no ensino-aprendizado de língua materna. Assim, aspectos relacionados à leitura, à produção de textos, à análise linguística e ao uso de material didático serão amplamente investigados e discutidos, no intuito de buscar estabelecer um percurso metodológico produtivo, tanto para os professores da rede escolar, quanto para o trabalho de formação dos alunos dos Cursos de Letras, pelo qual a universidade é responsável..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Dulce Cassol Tagliani - Coordenador / Elaine Nogueira da Silva - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
2008 - 2008
A produção textual escrita no ensino fundamental: desafios e possibilidades
Descrição: O projeto intitulado ?A produção textual escrita no ensino fundamental: desafios e possibilidades? tem como principais objetivos investigar o processo de produção de textos em escolas do ensino fundamental, além de elaborar uma proposta de atividade de produção textual baseada em gêneros textuais. O público alvo são os professores e alunos de escolas públicas de ensino fundamental do município de Rio Grande/RS. O trabalho será desenvolvido em etapas que envolvem observações de atividades de produção escrita nas referidas escolas, discussão do diagnóstico obtido e, por fim, a elaboração de uma proposta de produção de textos que envolva a diversidade textual e tipológica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Dulce Cassol Tagliani - Coordenador / Raquel Gonçalves fernandes - Integrante / Fernanda Machado Johannsen - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande - Cooperação.
2007 - 2009
Possibilidades de interação entre professor e livro didático de língua portuguesa
Descrição: O livro didático constitui uma importante ferramenta de ensino no atual contexto educacional brasileiro, apesar das constantes críticas a ele relacionadas. Alguns programas voltam-se para a avaliação desse material didático, com o objetivo de disponibilizar às escolas um material adequado às necessidades pedagógicas do professor e, também, ao aprendizado do aluno no que se refere a suas necessidades discursivas e a sua efetiva participação social. Nesse sentido, tal pesquisa pretende observar em que medida o uso do livro didático, pelo professor de português, colabora para que os objetivos de ensino de língua portuguesa sejam alcançados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Dulce Cassol Tagliani - Coordenador / Paloma Nascimento - Integrante / Joice Volkweis - Integrante / Francieli Piper - Integrante / Renata Nascimento - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande - Cooperação.
2006 - 2006
A relação entre o livro didático de língua portuguesa e os temas transversais
Descrição: Atualmente, muito se discute sobre a eficiência dos livros didáticos adotados pelas escolas, questiona-se principalmente se eles seguem os Parâmetros Curriculares Nacionais e se abordam questões sobre os temas transversais. Muitos autores já se posicionaram sobre esse aspecto, e a presente pesquisa se justifica pela necessidade de se verificar como esses temas estão sendo abordados nas salas de aula, dando, assim, condições ao aluno de interagir em sociedade e aprofundar os conhecimentos relacionados com as experiências vividas no seu dia-a-dia. Objetivos: Analisar em que medida o livro didático de língua portuguesa recupera as orientações publicadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais - diversidade de gêneros textuais; Observar em que termos os textos do livro didático apresentam os temas referidos nos PCN/Temas Transversais; Organizar um material didático (leitura e interpretação) que contemple as necessidades de capacitação crítica do aluno e esteja em consonância com as orientações dos PCN (um estudo de caso).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Dulce Cassol Tagliani - Coordenador / Ellen Rossato - Integrante.
2005 - 2006
Projeto de prática de ensino- Projeto interdisciplinar
Descrição: Projeto interdisciplinar.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Dulce Cassol Tagliani - Coordenador.


Projetos de extensão


2011 - 2012
Formação de Professores Mediadores de Leitura
Descrição: As habilidades de compreender, interpretar, comunicar e interagir são peças fundamentais para o exercício pleno da cidadania. A efetiva participação social do indivíduo na sociedade requer um conjunto de ações voltadas para o desenvolvimento pessoal e profissional do cidadão, de forma a contribuir para a diminuição da exclusão social. Promover ações que associem a leitura à criticidade e à liberdade parece fundamental em uma sociedade que se pretende emancipada de preconceitos e que legitima a leitura como um bem cultural. Nesse sentido, estabelecemos como objetivo geral do curso: desenvolver, junto aos professores da rede pública de ensino, a formação de mediadores de leitura, trazendo para discussão abordagens recentes sobre questões de leitura e sua aplicação no ensino. Entre as ações que serão desenvolvidas no curso estão previstas: discussões a respeito dos PCNs e suas implicações para o ensino de leitura, apresentação de conceitos de leitura, compreensão de textos e letramento, práticas de leitura de textos variados, análise de atividades de leitura de livros didáticos, discussão da transversalidade como articuladora entre obras literárias e não-literárias; produção de materiais didáticos que oportunizem o contato de estudantes com diferentes gêneros, inclusive os literários, possibilitando-lhes a sua interação com outras linguagens e ambientes para além da escola..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2017 - Atual
PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Descrição: O objetivo do PIBID/Português tem sido o de incentivar a carreira docente, favorecendo processos de formação em rede através da construção da identidade profissional via imersão dos licenciados na escola. Desta forma, busca-se o aperfeiçoamento dos mesmos em relação aos conhecimentos adquiridos na academia como forma de melhorar as práticas de linguagem na educação básica..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Dulce Cassol Tagliani - Coordenador.
2016 - Atual
PLI - A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM FOCO: O SABER E O FAZER NA INTERAÇÃO ENTRE FURG E UA
Descrição: Projeto vinculado ao Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), aprovado pela Capes, que visa oportunizar novas experiências formativas num espaço internacional de socialização, por meio da integração multidisciplinar entre discentes e docentes da FURG e da Universidade de Aveiro, visando à elevação da qualidade da formação inicial de professores das diversas habilitações dos cursos de graduação em Letras..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Dulce Cassol Tagliani - Coordenador / Tatiana Pimpão - Integrante / Eliana Tavares - Integrante / Luciana Iost Vinhas - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2012 - 2014
Programa de Licenciaturas Internacionais - PLI
Descrição: O projeto organizado, vinculado ao PLI - Programa de Licenciaturas Internacionais, busca oportunizar novas experiências formativas num espaço internacional de socialização, por meio da integração multidisciplinar entre discentes e docentes da FURG e da UA, visando à elevação da qualidade da formação inicial de futuros professores do Curso de Graduação em Letras-Português..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2011 - 2013
Licenciaturas da Universidade Federal do Rio Grande: um vivenciar com a Universidade de Coimbra
Descrição: O projeto organizado, vinculado ao PLI - Programa de Licenciaturas Internacionais - busca oportunizar novas experiências formativas num espaço internacional de socialização, por meio da integração multidisciplinar entre discentes e docentes da FURG e da UA, visando à elevação da qualidade da formação inicial de futuros professores do Curso de Graduação em Letras-Português..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Dulce Cassol Tagliani - Integrante / Ana Zeferina Maio - Coordenador.
2010 - 2010
Oficina de produção textual: o gênero relato de experiências - PRODOCÊNCIA
Descrição: ? Oportunizar aos alunos do Curso de Letras a elaboração e aplicação de estratégias didáticas envolvendo as práticas de produção escrita sob a perspectiva da teoria dos gêneros discursivos..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Dulce Cassol Tagliani - Coordenador / Elaine Nogueira da Silva - Integrante.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Linguística Aplicada
2012 - Atual
Periódico: Revista Artexto


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Revista Olh@res
2011 - 2011
Periódico: Revista Cadernos (UFRGS)
2013 - Atual
Periódico: Disciplinarum Scientia. Série Artes, Letras e Comunicação
2013 - 2013
Periódico: Revista Letrônica
2016 - 2016
Periódico: Cadernos do IL (UFRGS)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: Produção Textual.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: Ensino de Língua Portuguesa.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: Gramática Associada a Textos.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TAGLIANI, Dulce Cassol2011 TAGLIANI, Dulce Cassol. O livro didático como instrumento mediador no processo de ensino e aprendizagem de língua portguesa: a produção de textos. Revista Brasileira de Linguística Aplicada (Impresso), v. 11, p. 135-148, 2011.

2.
TAGLIANI, Dulce Cassol2009TAGLIANI, Dulce Cassol. O processo de escolha do livro didático de língua portuguesa. Linguagem em (Dis)curso (Impresso), v. 9, p. 303-320, 2009.

3.
TAGLIANI, Dulce Cassol2007TAGLIANI, Dulce Cassol. A perspectiva funcional de linguagem de Halliday e o ensino de língua portuguesa. Vidya (Santa Maria), v. 24, p. 109-116, 2007.

4.
TAGLIANI, Dulce Cassol2006TAGLIANI, Dulce Cassol. O papel da escola no conflito linguagem e estruturas sociais. Linguagens & Cidadania, v. 1, p. 1-6, 2006.

5.
TAGLIANI, Dulce Cassol2000TAGLIANI, Dulce Cassol. Resenha: A apropriação das habilidades textuais pela criança. Linguagem & Ensino (UCPel), Pelotas, v. 3, n.2, p. 138-142, 2000.

6.
TAGLIANI, Dulce Cassol1999TAGLIANI, Dulce Cassol. Aspectos conflitivos do ensino de Língua Portuguesa baseado na gramática tradicional.. Artexto (FURG), Rio Grande, RS, v. 10, p. 137-144, 1999.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
TAGLIANI, Dulce Cassol; BRISOLARA, L. B. (Org.) . Estudos da linguagem: diferentes olhares. 1. ed. Campinas, SP: Pontes Editora, 2016. v. 1.

2.
TAGLIANI, Dulce Cassol; AMARAL, M. (Org.) ; MOREIRA, R. R. (Org.) ; BRISOLARA, O. (Org.) ; GRANTHAM, M. (Org.) ; LONGARAY, E. A. (Org.) ; SEMINO, M. J. I. (Org.) . Ensino de Línguas: teorizando a prática e praticando a teoria. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2013. v. 1. 110p .

3.
TAGLIANI, Dulce Cassol. Multiação: pensando o ensino de língua portuguesa. Jundiaí: Paco Editorial, 2011. 147p .

4.
TAGLIANI, Dulce Cassol; BRISOLARA, M. C. (Org.) ; GRANTHAM, M. (Org.) ; AMARAL, M. (Org.) ; BRISOLARA, O. (Org.) ; OLIONI, Raymundo (Org.) ; ILHA, S. (Org.) . Linguística e Língua Portuguesa: reflexões. 1. ed. Curitba: Editora CRV, 2010. v. 1. 110p .

Capítulos de livros publicados
1.
TAGLIANI, Dulce Cassol; PEREIRA, L. P. . O ensino de língua portuguesa pelo viés dos gêneros multimodais: formação inicial e produção textual em foco. In: Alexandre melo de Sousa; Rosane Garcia;Tatiane castro dos Santos. (Org.). Perspectivas para o ensino de línguas. 1ed.Acre: NEPAN Editora, 2018, v. 2, p. 00-.

2.
TAGLIANI, Dulce Cassol; TUNES, S. . Práticas de letramento no contexto escolar: a produção textual em foco. In: BRISOLARA, L. B.; TAGLIANI, D. C.. (Org.). Estudos da linguagem: diferentes olhares. 1ed.Campinas/SP: Pontes Editora, 2016, v. , p. 00-00.

3.
TAGLIANI, Dulce Cassol. Gêneros Textuais no contexto acadêmico: implicações para o processo de ensino e aprendizagem de língua materna. In: SOUZA, S.;SOBRAL,A (Orgs.). (Org.). Gêneros, entre o Texto e o Discurso: Questões Conceituais e Metodológicas. 01ed.Campinas: Mercado de Letras, 2016, v. , p. 00-.

4.
TAGLIANI, Dulce Cassol. Práticas de Linguagem em escolas da rede pública: desafios frente ao novo. In: Dulce Cassol Tagliani; Marisa Porto do Amaral. (Org.). Ensino de Línguas: teorizando a prática e praticando a teoria. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2013, v. , p. 97-110.

5.
TAGLIANI, Dulce Cassol. A Teoria da Atividade em diferentes situações de interação. In: Rafael Vetromille-Castro; Christiane Heemann; Vanessa Ribas Fialho. (Org.). Aprendizagem de Línguas - a presença na ausência: CALL, Atividade e Complexidade. 1ed.Pelotas: Educat, 2012, v. 1, p. 109-128.

6.
TAGLIANI, Dulce Cassol. Ensino de Língua Portuguesa, livro didático e gêneros discursivos. In: Tagliani, Dulce. (Org.). Multiação: pensando o ensino de língua portuguesa. Jundiaí: Paco Editorial, 2011, v. , p. 47-62.

7.
TAGLIANI, Dulce Cassol. A interação em sala de aula pelo viés da Teoria da Atividade. In: Dulce Tagliani. (Org.). Linguística e Língua Portuguesa: reflexões. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2010, v. , p. 11-26.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TAGLIANI, Dulce Cassol. GÊNEROS ORAIS, LIVRO DIDÁTICO E ENSINO: PERSPECTIVAS DE INTERAÇÃO. In: Simpósio Internacional de Letras e Linguística, 2009, Uberlândia/MG. Anais do SILEL.. Uberlândia: EDUFU, 2009. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
TAGLIANI, Dulce Cassol. Gêneros textuais no contexto acadêmico: implicações para o processo de ensino e aprendizagem de língua materna. In: VIII SIGET - Simpósio Internacional de Gêneros Textuais, 2015, São Paulo. Caderno de Resumos VIII SIGET, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TAGLIANI, Dulce Cassol. Práticas de linguagem em escolas da rede pública: desafios frente ao ?novo?. In: 61º Seminário do GEL - Grupo de estudos Linguísticos, 2013, São Paulo. Caderno de Resumos do GEL, 2013.

2.
TAGLIANI, Dulce Cassol. A interação em sala de aula pelo viés da Teoria da Atividade. In: Congresso Internacional Linguagem e Interação II, 2010, São Leopoldo - RS. Anais do Congresso Internacional Linguagem e Interaçao II. São Leopoldo: Casa Leiria, 2010. p. 59-60.

3.
TAGLIANI, Dulce Cassol. O gênero livro didático como instrumento mediador no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa. In: V Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2009, Caxias do Sul-RS. V SIGET - Caderno de resumos. Caxias do Sul: Educs, 2009. p. 185.

4.
TAGLIANI, Dulce Cassol. Livro didático de língua portuguesa: o processo de escolha. In: XV Congresso da ALFAL, 2008, Montevideo. Caderno de resumos do VX Congresso da ALFAL, 2008.

5.
TAGLIANI, Dulce Cassol. Livro didático e professor de língua portuguesa: uma relação problemática.. In: VIII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 2007, Brasília. Resumos - VIII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 2007.

6.
TAGLIANI, Dulce Cassol. Livro didático e professor de língua portuguesa: uma relação problemática. In: V SENALE, 2007, Pelotas/RS. V Senale. Pelotas: Educat, 2007.

7.
TAGLIANI, Dulce Cassol. Análise Crítica de Gêneros Discursivos no Livro Didático de Língua Portuguesa. In: 53º Seminário do GEL, 2005, São Carlos/SP. Resumos/GEL. São Paulo: Mercado de Letras, 2005. p. 207.

8.
TAGLIANI, Dulce Cassol. Gêneros discursivos no livro didático de língua portuguesa. In: Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2005, Santa Maria/RS. Caderno de resumos. Santa Maria/RS: Editora da UFSM, 2005. p. 46-47.

9.
TAGLIANI, Dulce Cassol. A multidisciplinaridade no processo ensino-aprendizagem no curso de Letras. In: V Seminário Internacional em Letras, 2005, Santa Maria/RS, 2005.

10.
TAGLIANI, Dulce Cassol. A pertinência dos comentários feitos pelos professores na avaliação da produção textual.. In: III Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino. UCPEL, Pelotas, RS,, 2001, Pelotas. III SENALE - Escrita: questões e perspectivas. Pelotas: Editora da UCPel, 2001. v. 1. p. 61-61.

11.
TAGLIANI, Dulce Cassol. Avaliação da produção textual em língua portuguesa.. In: 4º Encontro do CELSUL. UFPR, Curitiba, PR, 2000, Curitiba. 4º Encontro do CELSUL - Programa e Resumos. Curitiba: Gráfica da UFPR, 2000. v. 1. p. 54-55.

12.
TAGLIANI, Dulce Cassol. Aspectos conflitivos do ensino de Língua Portuguesa baseado na gramática tradicional. In: II Seminário Nacional sobre linguagem e ensino. UCPEL, Pelotas, RS, 1999, Pelotas. II Seminário Nacional sobre linguagem e ensino - Programa e resumos. Pelotas: Editora da UCPel, 1999. v. 1. p. 86-87.

Apresentações de Trabalho
1.
TAGLIANI, Dulce Cassol. Linguagem e gêneros discursivos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
TAGLIANI, Dulce Cassol. Gêneros textuais no contexto acadêmico:implicações para o processo de ensino e aprendizagem de língua materna. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
TAGLIANI, Dulce Cassol. A leitura no espaço escolar: 'compromisso de todas as áreas'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
TAGLIANI, Dulce Cassol. Práticas de linguagem em escolas da rede pública: desafios frente ao 'novo'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
TAGLIANI, Dulce Cassol. A língua trabalhada através do texto: uma transformação possível?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
TAGLIANI, Dulce Cassol. Gramática Normativa: a norma culta em função das variantes, como (não) ensinar?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
TAGLIANI, Dulce Cassol. A interação em sala de aula pelo viés da Teoria da Atividade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
TAGLIANI, Dulce Cassol. Do PNLD à sala de aula: a interação livro didático e professor de língua portuguesa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
OLEIRO, Mari Lúcia Silva ; TAGLIANI, Dulce Cassol . A produção textual do gênero carta do leitor como instrumento para o desenvolvimento da competência discursiva. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
TAGLIANI, Dulce Cassol. Membro da Comissão Científica do 1º Seminário de Pesquisa do Livro Didático de Língua Portuguesa. 2012.

2.
TAGLIANI, Dulce Cassol. Consultor ad hoc da PROGRAD - FURG. 2011.

3.
TAGLIANI, Dulce Cassol. Consultor ad hoc da PROEXC - Edital PROEXT 2011 - SIGPROJ/MEC. 2011.

4.
TAGLIANI, Dulce Cassol. Membro da Comissão Científica do IX CELSUL. 2010.

5.
TAGLIANI, Dulce Cassol. Produção de contos no Grupo de idosos - NUTI/Cassino. 2007.

6.
TAGLIANI, Dulce Cassol. Revisão Lingüística de trabalho técnico - Curso de Gestão de Efluentes Líquidos, PROGRAMA TRAIN-SEA-COAST BRASIL, FURG.. 2004.

7.
TAGLIANI, Dulce Cassol. Avaliação das questões de redação e de leitura e compreensão de textos da prova de Língua Portuguesa do Processo Seletivo de 2004, da Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG .. 2004.

8.
TAGLIANI, Dulce Cassol. Revisão Lingüística de trabalho técnico - Gerenciamento Costeiro Integrado: Trocas e inter-relações entre os sistemas continental e oceânico adjacente. PROGRAMA TRAIN-SEA-COAST BRASIL - FURG.. 2003.

9.
TAGLIANI, Dulce Cassol. Avaliação das questões de redação e de leitura e compreensão de textos da prova de Língua Portuguesa do Processo Seletivo de 2002 da Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG. 2002.

10.
TAGLIANI, Dulce Cassol. Revisão Lingüística de trabalho técnico - Curso de Gestão de Água de Lastro, PROGRAMA TRAIN-SEA-COAST BRASIL, FURG.. 2002.

11.
TAGLIANI, Dulce Cassol. Avaliação das questões de redação e de leitura e compreensão de textos da prova de Língua Portuguesa do Processo Seletivo de 2001 da Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG. 2001.

Trabalhos técnicos
1.
TAGLIANI, Dulce Cassol. Correção de redações - Prova ENEM 2013. 2013.

2.
TAGLIANI, Dulce Cassol. Correção da prova de redação do consurso vestibular da FURG. 2007.

3.
TAGLIANI, Dulce Cassol. Correção da prova de redação do Concurso Vestibular da UNIFRA. 2006.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
TAGLIANI, Dulce Cassol; AMARAL, M. ; TAVARES, E. . Discutindo o Acordo Ortográfico. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
TAGLIANI, Dulce Cassol. Práticas de interpretação de textos contemporâneos - Rodas de conversa. 2018. .

2.
TAGLIANI, Dulce Cassol; SILVA, Elaine N. . Oficina: Gêneros discursivos e a Olimpíada de Língua Portuguesa. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
TAGLIANI, Dulce Cassol. Formação de Professores Mediadores de Leitura. 2011. .

4.
TAGLIANI, Dulce Cassol. Palestra - Livro didático de língua portuguesa: desafios e possibilidades. 2008. (Palestra em Curso de Extensão).

Demais trabalhos
1.
TAGLIANI, Dulce Cassol. I Ciclo de palestras do Curso de Letras da UNIFRA. 2006 (Evento) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ALVES, V. R. M.; TAGLIANI, Dulce Cassol; NEGREIROS, G. R. C.. Participação em banca de Lara Niederauer Machado. Progressão tópica em textos orais de alunos do ensino médio: um estudo a partir da Linguística do texto e da Pesquisa-ação. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
TAGLIANI, Dulce Cassol; SILVA, C. L. C. E.; NAUJORKS, J. C.. Participação em banca de Janina Antonioli Pires. Desenho da macroestrutura de um dicionário escolar para as séires iniciais. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Teses de doutorado
1.
BOHN, H. I.; TAGLIANI, Dulce Cassol; VANDRESEN, P.; LEFFA, V.; SOBRAL, A.. Participação em banca de Ida Maria Morales marins. Processos de identificação com docência: um olhar a partir da trajetória de formação de alunas em curso de licenciatura em Letras. 2013. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Qualificações de Doutorado
1.
GALIAZZI, M. C.; SCHMIDT, E. B.; CASTRO, L. R.; SARMENTO, M.; TAGLIANI, Dulce Cassol. Participação em banca de Eliane da Silveira Meirelles Leite. Narrativas das crianças na sociedade contemporânea: contribuições da Educação Ambiental para a construção de outras relações sociais na infância. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.

Qualificações de Mestrado
1.
ALVES, V. R. M.; TAGLIANI, Dulce Cassol. Participação em banca de Lara Niederauer Machado. Progressão tópica em textos orais de alunos do ensino médio: um estudo a partir da linguística do texto e da pesquisa-ação. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
PIMPAO, T.; TAGLIANI, Dulce Cassol; CARDOSO, T.. Participação em banca de Irene de Marco Ferreira. Sujeito explícito e/ou implícito como articuladores da continuidade tópica referencial: uma proposta didática. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguística-Ensino de Português) - Universidade Federal do Rio Grande.

2.
MAGALHAES, F.; MARTINS, A. A.; TAGLIANI, Dulce Cassol. Participação em banca de Livia Magalhães Vidinha. A leitura de charges por alunos de Ensino Médio. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Linguagens Verbo/Visuais e Tecnologias) - Instituto Federal Sul-Riograndense.

3.
Magalhães, Fernanda; TAGLIANI, Dulce Cassol; Avila, Alessandra. Participação em banca de Simoni Clair Strelow Thurow. O tratamento dado ao gênero tira em livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguagens Verbais e Visuais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense.

4.
Magalhães, Fernanda; TAGLIANI, Dulce Cassol; Machado, Ivete. Participação em banca de Neli Zoia von Pfeil. Analisando livros didáticos sob a perspectiva dialógica. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguagens Verbais e Visuais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense.

5.
SILVA, Elaine N.; TAGLIANI, Dulce Cassol; Silva, Margareth. Participação em banca de Elza Rabello Lopes. O ensino de produção textual a partir dos gêneros textuais:uma experiência com alunos do ensino médio. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingüística e Ensino de LP) - Universidade Federal do Rio Grande.

6.
GIBBON, A.; TAGLIANI, Dulce Cassol; BRISOLARA, M. C.. Participação em banca de Liciane Gautério da Costa Fernandes. O ensino de língua materna na EJA: relato de experiência. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingüística e Ensino de LP) - Universidade Federal do Rio Grande.

7.
TAGLIANI, Dulce Cassol; BRISOLARA, M. C.; GIBBON, A.. Participação em banca de Aline Centurião Lessa. O livro didático e o ensino de gramática. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingüística e Ensino de LP) - Universidade Federal do Rio Grande.

8.
Magalhães, Fernanda; TAGLIANI, Dulce Cassol; Cunha, Ana Paula. Participação em banca de Michele Lemões da Silva Santos. O tratamento dado à abordagem da variação linguística pelos livros didáticos do ensino fundamental. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguagens Verbais e Visuais e s) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense.

9.
BRISOLARA, M. C.; TAGLIANI, Dulce Cassol; AMARAL, M.. Participação em banca de Izabel Cristina Amaral de Souza. O ensino de gramática nas séries iniciais. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingüística e Ensino de LP) - Universidade Federal do Rio Grande.

10.
TAGLIANI, Dulce Cassol; SILVA, Elaine N.; TAVARES, E.. Participação em banca de Mari Lúcia da Silva Oleiro. A produção textual do gênero carta do leitor como instrumento para o desenvolvimento da competência discursiva. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingüística e Ensino de LP) - Universidade Federal do Rio Grande.

11.
TAGLIANI, Dulce Cassol; GIBBON, A.; BRISOLARA, M. C.. Participação em banca de Letícia Rodrigues. Leitura: um processo de aprendizagem. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingüística e Ensino de LP) - Universidade Federal do Rio Grande.

12.
TAGLIANI, Dulce Cassol; GIBBON, A.; BRISOLARA, M. C.. Participação em banca de Gislaine Silva Leite. A exploração da temática na produção escrita. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingüística e Ensino de LP) - Universidade Federal do Rio Grande.

13.
TAVARES, E.; TAGLIANI, Dulce Cassol; BRISOLARA, M. C.. Participação em banca de Silvia Lucia Moreira Carpolíngua. Variação Lingüística em Construções Passivas Pronominais. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingüística e Ensino de LP) - Universidade Federal do Rio Grande.

14.
LOUZADA, A.; TAGLIANI, Dulce Cassol; AMARAL, M.. Participação em banca de Renata Louzada Xavier. Preconceito, comunicação e relações no ambiente de trabalho. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingüística e Ensino de LP) - Universidade Federal do Rio Grande.

15.
TAGLIANI, Dulce Cassol; NIEDERAUER, Silvia; BARIN, Nilsa. Participação em banca de Sandra Saccol Freitas. Academia da leitura: promoção de leitores na escola. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua Portuguesa) - Universidade Franciscana.

16.
TAGLIANI, Dulce Cassol; KADER, Carla; PILAR, Jandira. Participação em banca de Sônia Machado de Oliveira. A construção da autoria nos textos dos alunos de especialização em língua portuguesa do Centro Universitário Franciscano.. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua Portuguesa) - Universidade Franciscana.

17.
TAGLIANI, Dulce Cassol; MÉA, Célia Della; BARIN, Nilsa. Participação em banca de Lauren Maciel Bortolanza. A referenciação do tipo encapsulamento anafórico. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua Portuguesa) - Universidade Franciscana.

18.
TAGLIANI, Dulce Cassol; KADER, Carla; BORTOLUZZI, Valéria. Participação em banca de Claudete Linhares Sachett. A identidade social das blogueiras de 15 a 25 anos da cidade de Santa Maria. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua Portuguesa) - Universidade Franciscana.

19.
TAGLIANI, Dulce Cassol; PILAR, Jandira; BORTOLUZZI, Valéria. Participação em banca de Luziane Boemo Mozzaquatro. Análise crítica das representações da figura feminina em tiras humorísticas. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua Portuguesa) - Universidade Franciscana.

20.
TAGLIANI, Dulce Cassol; PILAR, Jandira; MÉA, Célia Della. Participação em banca de Clarisse Dolores Scuzziato Dubiela. A relevância de gêneros discursivos no ensino de leitura e produção de textos. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua Portuguesa) - Universidade Franciscana.

21.
TAGLIANI, Dulce Cassol; BORTOLUZZI, Valéria; KADER, Carla. Participação em banca de Eliane de Fátima Diniz. A identidade do gaúcho nas tiras humorísticas do personagem Tapejara. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua Portuguesa) - Universidade Franciscana.

22.
TAGLIANI, Dulce Cassol. Participação em banca de Giovania Walter. A leitura numa perspectiva social. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua Portuguesa) - Universidade Franciscana.

23.
TAGLIANI, Dulce Cassol. Participação em banca de Patrícia Moraes da Silva. Anáforas e compreensão textual. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua Portuguesa) - Universidade Franciscana.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TAGLIANI, Dulce Cassol; APPEL, Marta Lia; PROCHNOW, Ana Lúcia. Participação em banca de Claudio Nelson Wendler.Relações entre a importância do ler e a competência na escrita. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Franciscana.

2.
TAGLIANI, Dulce Cassol; APPEL, Marta Lia; PROCHNOW, Ana Lucia. Participação em banca de Maria Madalena Porto.O trabalho com o texto publicitário na sala de aula: uma investigação da prática docente.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Franciscana.

3.
TAGLIANI, Dulce Cassol; BORTOLUZZI, Valéria; PROCHNOW, Ana Lucia. Participação em banca de Mara Elena Mussoline.A produção textual escrita na alfabetização. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Franciscana.

4.
TAGLIANI, Dulce Cassol; KADER, Carla Callegaro; LEITÃO, Emilia Lorentz. Participação em banca de Graziela Dutra Kantorski.A oralidade no ensino da língua materna: considerações sobre as metodologias de ensino-aprendizagem presentes nos livros didáticos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Franciscana.

5.
TAGLIANI, Dulce Cassol; BORTOLUZZI, Valéria; PROCHNOW, Ana Lúcia. Participação em banca de Ivanilde Missio Gai.A utilização do jornal em sala de aula: investigação versus sugestão.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Franciscana.

6.
TAGLIANI, Dulce Cassol; NIEDERAUER, Silvia; APPEL, Marta Lia. Participação em banca de Andréia Tomazetti.O conto brasileiro contemporãneo: as novas tendências estéticas.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Franciscana.

7.
TAGLIANI, Dulce Cassol; PILLAR, Jandira; BORTOLUZZI, Valéria. Participação em banca de Marcela oswald da Rosa.Uma possibilidade de ensino de produção textual satisfatória centrada na metodologia do professor. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Franciscana.

8.
TAGLIANI, Dulce Cassol; RODRIGUES, Inara de Oliveira; FARIAS, Vera Prola. Participação em banca de Marson Augusto Streck.A biblioteca escolar e seu acervo literário no desenvolvimento do hábito da leitura. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Franciscana.

9.
TAGLIANI, Dulce Cassol; KADER, Carla Callegaro; BORTOLUZZI, Valéria. Participação em banca de Danilele Cirolini.A transitividade no gênero cartas do leitor. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Franciscana.

10.
TAGLIANI, Dulce Cassol; APPEL, Marta Lia; NIEDERAUER, Silvia. Participação em banca de Beatriz Carla Krummenauer.A representação feminina na obra Lucíola, de José de Alencar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Franciscana.

11.
TAGLIANI, Dulce Cassol; APPEL, Marta Lia; FARIAS, Vera Prola. Participação em banca de Elaine Soares Possobon.O autoritarismo na obra Vidas Secas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Franciscana.

12.
TAGLIANI, Dulce Cassol; BORTOLUZZI, Valéria; DALPIAN, Laurindo. Participação em banca de Tânia Binder.Análise do gênero histórias em quadrinhos e a formação crítica do leitor. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Franciscana.

13.
TAGLIANI, Dulce Cassol; DALPIAN, Laurindo; BARIN, Nilsa. Participação em banca de Carine Becker Pires.Analogia no processo de construção e reconstrução da língua. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Franciscana.

14.
TAGLIANI, Dulce Cassol; PROCHNOW, Ana Lúcia; BORTOLUZZI, Valéria. Participação em banca de Aparecida dos Santos Silva.A importância da biblioteca escolar na formação do gosto pela leitura. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Franciscana.

15.
TAGLIANI, Dulce Cassol; PROCHNOW, Ana Lúcia; FERRAZ, Márcia. Participação em banca de Marlise Noêmia Roos.Abordagem de leitura, interpretação e compreensão de textos em material didático de língua portuguesa.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Franciscana.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SILVA, Elaine N.; Avila, Alessandra; TAGLIANI, Dulce Cassol; GIBBON, A.; OLIONI, Raymundo. Seleção de Professor Substituto - Produção Textual. 2016. Universidade Federal do Rio Grande.

2.
TAGLIANI, Dulce Cassol; OLIONI, Raymundo; WEBLER, D.. Concurso Público - Contratação temporária - Língua Portuguesa. 2011. Universidade Federal do Rio Grande.

3.
TAGLIANI, Dulce Cassol; OLIONI, Raymundo; WEBLER, D.. Concurso Público - Contratação Temporária - Linguística/Língua Portuguesa. 2011. Universidade Federal do Rio Grande.

4.
BRISOLARA, M. C.; OLIONI, Raymundo; DRESCH, M.; TAGLIANI, Dulce Cassol. Banca Examinadora para seleção de Professor Adjunto - Linguística e Língua Portuguesa, conforme Portaria 1445/2011. 2011. Universidade Federal do Rio Grande.

5.
TAVARES, E.; TAGLIANI, Dulce Cassol; GIBBON, A.; SILVA, Elaine N.. Concurso público - contratação temporária Língua Portuguesa. 2010. Universidade Federal do Rio Grande.

6.
BRISOLARA, O.; TAGLIANI, Dulce Cassol; SILVA, Elaine N.. Concurso público para professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira - Edital 022/2009. 2009. Universidade Federal do Rio Grande.

7.
BRISOLARA, O.; TAVARES, E.; MITTMANN, S.; TAGLIANI, Dulce Cassol. Concurso Público para seleção de Professor Adjunto de Língua Portuguesa. 2009. Universidade Federal do Rio Grande.

8.
LOUZADA, A.; TAGLIANI, Dulce Cassol. Concurso público para assistente de administração - EDITAL Nº 001/2008 DE 17 DE MARÇO DE 2008. 2008. Universidade Federal do Rio Grande.

9.
GRANTHAM, M.; TAGLIANI, Dulce Cassol; TAVARES, E.. Concurso público - contratação temporária - língua portuguesa. 2008. Universidade Federal do Rio Grande.

Outras participações
1.
FEIJO, N.; TAGLIANI, Dulce Cassol; GOMES, V. S.; MOLINA, K. S.. Banca de Avaliação - seleção interna PLI. 2017. Universidade Federal do Rio Grande.

2.
TAGLIANI, Dulce Cassol; COLARES, I. G.; VALLE, L. M. B. C.; PICCOLI, H. C.. Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades. 2016. Universidade Federal do Rio Grande.

3.
TAGLIANI, Dulce Cassol; PICCOLI, H. C.; VALLE, L. M. B. C.; COLARES, I. G.. Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades. 2015. Universidade Federal do Rio Grande.

4.
TAGLIANI, Dulce Cassol; TAVARES, E.. Banca de Avaliação - seleção interna PLI. 2015.

5.
TAGLIANI, Dulce Cassol; VALLE, L. M. B. C.; PICCOLI, H. C.. Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades. 2014. Universidade Federal do Rio Grande.

6.
TAGLIANI, Dulce Cassol; BONATO, L.. Banca Avaliadora da Mostra da Produção Universitária. 2013. Universidade Federal do Rio Grande.

7.
TAGLIANI, Dulce Cassol; PICCOLI, H. C.; VALLE, L. M. B. C.. Seleção - Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades - Edital 01/2013. 2013. Universidade Federal do Rio Grande.

8.
VALLE, L. M. B. C.; TAGLIANI, Dulce Cassol; GIBBON, A. R.; MACHADO, G. F.; PICCOLI, H. C.; COLARES, I. G.; MACKEDANZ, L. F.. Seleção - Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades - Edital 01/2012. 2012. Universidade Federal do Rio Grande.

9.
TAGLIANI, Dulce Cassol; WEBLER, D.; SILVA, Elaine N.. Banca Avaliadora de trabalhos da XI Mostra da Produção Universitária. 2012. Universidade Federal do Rio Grande.

10.
TAGLIANI, Dulce Cassol; MAIO, A. Z.; BASTOS, B. G.; ZIMMER, M.. Comissão de Análise de candidaturas ao Programa de Licenciaturas Internacionais para não-bolsistas - Edital 001/2011 - GCUB/UC. 2011. Universidade Federal do Rio Grande.

11.
TAGLIANI, Dulce Cassol. Banca avaliadora de trabalhos na X Mostra da Produção Universitária. 2011. Universidade Federal do Rio Grande.

12.
VALLE, L. M. B. C.; TAGLIANI, Dulce Cassol; MACHADO, G. F.; PICCOLI, H. C.; COLARES, I. G.. Seleção - Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades - Edital 01/2011. 2011. Universidade Federal do Rio Grande.

13.
TAGLIANI, Dulce Cassol; MAIO, A. Z.; BASTOS, B. G.; ZIMMER, M.. Comissão de Análise de candidaturas ao Programa de Licenciaturas Internacionais - Edital 008/2011/CAPES. 2011. Universidade Federal do Rio Grande.

14.
TAGLIANI, Dulce Cassol. Banca Avaliadora de trabalhos de Iniciação Científica, Extensão e Ensino. 2008. Universidade Federal do Rio Grande.

15.
TAGLIANI, Dulce Cassol; PIMPAO, T.; GIBBON, A.. Seleção para o curso de especialização em linguística e ensino de português. 2007. Universidade Federal do Rio Grande.

16.
BRISOLARA, O.; TAGLIANI, Dulce Cassol; BRISOLARA, M. C.. Banca de defesa de projeto: Repensando a gramática: a significação dos modos verbais.. 2007. Universidade Federal do Rio Grande.

17.
BRISOLARA, O.; TAGLIANI, Dulce Cassol; GIBBON, A.. Banca de defesa de projeto: Relação entre língua e sociedade. 2007. Universidade Federal do Rio Grande.

18.
BRISOLARA, O.; TAGLIANI, Dulce Cassol; LOUZADA, A.. Banca de defesa de projeto: Pesquisa sobre a regência do verbo IR quando indica movimento. 2007. Universidade Federal do Rio Grande.

19.
TAGLIANI, Dulce Cassol; TAVARES, E.. Processo seletivo - Curso de Especialização em Linguística e Ensino de LP. 2007. Universidade Federal do Rio Grande.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
18º Seminário Institucional do PIBID/FURG: 10 anos de formação acadêmico-profissional.PIBID na rede: a Língua Portuguesa on line. 2017. (Seminário).

2.
6º SENALLP. 2017. (Seminário).

3.
VIII Colóquio Nacional Leitura e Cognição, II Simpósio Internacional Leitura, Literatura e Mídia, VIII COnferência Linguística e Cognição.O ensino de Língua Portuguesa pelo viés dos gêneros multimodais: a produção escrita em foco.. 2017. (Simpósio).

4.
VI SIMELP.Práticas de produção escrita na escola. 2017. (Simpósio).

5.
I Fórum das Licenciaturas. 2016. (Encontro).

6.
II Ciclo de Estudos Dialógicos do Discurso. 2016. (Encontro).

7.
VIII SENALE.A PRODUÇÃO TEXTUAL EM FOCO: desafios e possibilidades. 2016. (Seminário).

8.
VIII SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.Gêneros textuais no contexto acadêmico:implicações para o processo de ensino e aprendizagem de língua materna. 2015. (Simpósio).

9.
V SENALLP. 2015. (Seminário).

10.
I Fórum das Licenciaturas. 2014. (Outra).

11.
61º Seminário do GEL.Práticas de linguagem em escolas da rede pública: desafios frente ao "novo". 2013. (Seminário).

12.
1º Seminário de Pesquisa de Livros Didáticos de Língua Portuguesa. 2012. (Seminário).

13.
Encontro do Programa de Licenciaturas Internacionais - PLI UC/CAPES/FURG.Discussões PLI. 2012. (Outra).

14.
I ENFOCO - Encontro de Formação Continuada.GT Mediadores de Leitura. 2012. (Encontro).

15.
VII SENALE.Ensino de língua portuguesa, livro didático e gêneros do discurso. 2012. (Seminário).

16.
VII SENALE - GT.Coordenação de Simpósio: PENSANDO O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2012. (Seminário).

17.
I SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.Livro Didático? Há controvérsias.. 2011. (Simpósio).

18.
I SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.Coordenação do GT "Ensino de Língua Portuguesa: o papel do livro didático no sistema de atividades da escola".. 2011. (Simpósio).

19.
Congresso Internacional Linguagem e Interação II. A interação em sala de aula pelo viés da Teoria da Atividade. 2010. (Congresso).

20.
III SILID - II SIMAR.Do PNLD à sala de aula: a interação livro didático e professor de língua portuguesa. 2010. (Simpósio).

21.
II Seminário Nacional de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa -SENALLP. 2010. (Seminário).

22.
IX CELSUL.Coordenadora do GT: LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA MATERNA:produção, avaliaçõa, circulação e usos.. 2010. (Encontro).

23.
XII SILEL.Gêneros orais, livro didático e ensino: perspectivas de interação. 2009. (Simpósio).

24.
I Encontro de Formação Continuada. 2008. (Encontro).

25.
Programa de Formação Continuada - "Desafios da docência na atualidade". 2008. (Outra).

26.
XV Congresso da ALFAL. Livro didático de língua portuguesa: o processo de escolha. 2008. (Congresso).

27.
I Seminário sobre Linguística e ensino de Língua Portuguesa. 2007. (Seminário).

28.
IV Semana de Letras - A Formação Pedagógica do Profissional de Letras: procedimentos práticos em sala de aula. 2007. (Encontro).

29.
VIII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. Livro didático e professor de língua portuguesa. 2007. (Congresso).

30.
V Senale.Livro didático e professor de língua portuguesa: uma relação problemática. 2007. (Seminário).

31.
I Ciclo de Palestras do Curso de Letras. 2006. (Encontro).

32.
VII CELSUL. 2006. (Encontro).

33.
VI Seminário Internacional em Letras.A multidisciplinaridade no processo ensino-aprendizagem no curso de Letras. 2006. (Seminário).

34.
III SIGET.Gêneros discursivos no livro didático de língua portuguesa. 2005. (Simpósio).

35.
Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino. 2005. (Seminário).

36.
V Seminário Internacional em Letras. 2005. (Seminário).

37.
III SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE LINGUAGEM E ENSINO.III SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE LINGUAGEM E ENSINO, UCPEL, Pelotas, RS, 12 a 14 de novembro de 2001. 2001. (Seminário).

38.
4º Encontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul - CELSUL.Avaliação da produção textual em língua portuguesa. 2000. (Encontro).

39.
IX ENCONTRO SUL-BRASILEIRO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA, UNISINOS,. 2000. (Encontro).

40.
II SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE LINGUAGEM E ENSINO.II SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE LINGUAGEM E ENSINO, UCPEL, Pelotas, RS, 29 setembro a 01 de outubro de 1999. 1999. (Seminário).

41.
I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO: A ética, a emoção e a auto-estima na perspectiva educacional, Secretaria Municipal de Educação,. 1999. (Seminário).

42.
V Congresso Brasileiro de Linguística aplicada.Atividade de extensão universitária. 1998. (Oficina).

43.
V CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGÜÍSTICA APLICADA. 1998. (Congresso).

44.
I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA REGIÃO SUL: Desafios da Educação da América Latina para o novo milênio. FURG/UCPEL/UFPEL, 25 e 26/08/97. FURG, Rio Grande, RS.. 1997. (Seminário).

45.
I ENCONTRO DE VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA DO CONE SUL. 1996. (Encontro).

46.
, I ENCONTRO DO CÍRCULO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO SUL - CELSUL. 13 A 14/11/95. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC. Palestrante: Jorge Campos..MINI-CURSO TENDÊNCIAS EM SEMÂNTICA. 1995. (Oficina).

47.
I Encontro do CELSUL. 1995. (Oficina).

48.
I ENCONTRO DO CÍRCULO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO SUL. 1995. (Encontro).

49.
CURSO DE SEMIOLINGÜÍSTICA TEXTUAL E DISCURSIVA. 1994. (Outra).

50.
II SEMINÁRIO DE DIDÁTICA: A SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO. 1994. (Seminário).

51.
SEMINÁRIO: ASPECTS OF AMERICAN CULTURE / WRITING FILM SCRIPTS.. 1994. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TAGLIANI, Dulce Cassol. 6º Seminário Nacional de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa. 2017. (Congresso).

2.
Avila, Alessandra ; PIMPAO, T. ; TAGLIANI, Dulce Cassol . V SENALLP - Seminário Nacional de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa. 2015. (Congresso).

3.
GONCALVES, C. A. N. ; TAGLIANI, Dulce Cassol . I ENFOCO - Encontro de Formação Continuada. 2012. (Outro).

4.
TAGLIANI, Dulce Cassol; WEBLER, D. ; GRANTHAM, M. . III Seminário Nacional de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa. 2011. (Congresso).

5.
TAGLIANI, Dulce Cassol; SILVA, Elaine N. ; OLIONI, Raymundo . II Seminário Nacional de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa - SENALLP. 2010. (Congresso).

6.
TAGLIANI, Dulce Cassol. I Ciclo de Palestras do Curso de Letras/UNIFRA. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Brenda Rodrigues. O COMPONENTE CULTURAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA FRANCESA UTILIZADOS NA REGIÃO SUL E A IDENTIDADE DOCENTE DOS FUTUROS PROFESSORES DE FRANCÊS DESSA REGIÃO. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande. (Orientador).

Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Alessandra Padilha. O gênero portfólio na formação inicial de professores. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingüística e Ensino de LP) - Universidade Federal do Rio Grande. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Leonardo dos Santos Morales. Leitura e escrita como práticas sociais de uma sociedade tecnologizada e multiletrada. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em Linguística e Ensino de Portuguê) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Dulce Cassol Tagliani.

2.
Denise Cruz Schimieski Saadi. O trabalho com os gêneros discursivos e as práticas de produção textual. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingüística e Ensino de LP) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Dulce Cassol Tagliani.

3.
Danise Maciel. Ensino de Língua Portuguesa: um estudo de caso. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingüística e Ensino de LP) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Dulce Cassol Tagliani.

4.
Suzane Costa. A linguagem da internet e a produção de textos. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingüística e Ensino de LP) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Dulce Cassol Tagliani.

5.
Iara Beatriz Voughan Pereira. A indissociabilidade entre letramento escolar e letramento social. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingüística e Ensino de LP) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Dulce Cassol Tagliani.

6.
Carla Rosane da Silva dos Santos. A linguagem no gênero e.mail. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingüística e Ensino de LP) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Dulce Cassol Tagliani.

7.
Gisele Milford Ulguim. As práticas de oralidade em livros didáticos. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingüística e Ensino de LP) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Dulce Cassol Tagliani.

8.
Rita de Cássia Louzada. A produção textual no ensino médio: os PCN, o LD e o ENEM. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingüística e Ensino de LP) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Dulce Cassol Tagliani.

9.
Sylvia Félix. Interação em ambiente virtual. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingüística e Ensino de LP) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Dulce Cassol Tagliani.

10.
Aline Centurião Lessa. Livro didático, gramática e ensino. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingüística e Ensino de LP) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Dulce Cassol Tagliani.

11.
Mari Lúcia da Silva Oleiro. A produção textual do gênero carta do leitor como instrumento para o desenvolvimento da competência discursiva. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingüística e Ensino de LP) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Dulce Cassol Tagliani.

12.
Gislaine Silva Leite. A exploração da temática na produção escrita. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingüística e Ensino de LP) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Dulce Cassol Tagliani.

13.
Letícia Rodrigues. Leitura: um processo de aprendizagem. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingüística e Ensino de LP) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Dulce Cassol Tagliani.

14.
Eliane de Fátima Diniz. A identidade do gaúcho nas tiras humorísticas do personagem Tapejara. 2006. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua Portuguesa) - Universidade Franciscana. Orientador: Dulce Cassol Tagliani.

15.
Clarisse Dubiela. A relevância de gêneros discursivos no ensino de leitura e produção de textos. 2006. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua Portuguesa) - Universidade Franciscana. Orientador: Dulce Cassol Tagliani.

16.
Luziane Mozzaquatro. Análise crítca das representações da figura feminina em tiras humorísticas. 2006. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua Portuguesa) - Universidade Franciscana. Orientador: Dulce Cassol Tagliani.

17.
Elaine Pozzatti Dalla Lana. O aspecto verbal e a produção textual. 2005. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua Portuguesa) - Universidade Franciscana. Orientador: Dulce Cassol Tagliani.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Cláudio Nelson Wendler. Relações entre a importância do ler e a competência na escrita.. 2005. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Franciscana. Orientador: Dulce Cassol Tagliani.

2.
Mara Elena Mussoline. A produção textual escrita na alfabetização. 2005. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Franciscana. Orientador: Dulce Cassol Tagliani.

3.
Maria Madalena Porto. O trabalho com o texto publicitário na sala de aula: uma investigação da prática docente.. 2005. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Franciscana. Orientador: Dulce Cassol Tagliani.

Iniciação científica
1.
Eduardo Soasres da Cunha. A produção textual no ensino médio: desafios e possibilidades. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Dulce Cassol Tagliani.

2.
Matheus Soares de Lima. A produção textual no ensino médio: desafios e possibilidades. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Dulce Cassol Tagliani.

3.
Natália Garcia Guerreiro. A produção textual no ensino médio: desafios e possibilidades. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Dulce Cassol Tagliani.

4.
Letícia Adamoli Xavier. Práticas de linguagem em escolas públicas do município de Rio Grande. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Dulce Cassol Tagliani.

Orientações de outra natureza
1.
Eduardo Soasres da Cunha. Monitoria - disciplina de Gêneros textuais e ensino de LM. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Dulce Cassol Tagliani.



Inovação



Projetos de pesquisa

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
TAGLIANI, Dulce Cassol; PEREIRA, L. P. . O ensino de língua portuguesa pelo viés dos gêneros multimodais: formação inicial e produção textual em foco. In: Alexandre melo de Sousa; Rosane Garcia;Tatiane castro dos Santos. (Org.). Perspectivas para o ensino de línguas. 1ed.Acre: NEPAN Editora, 2018, v. 2, p. 00-.


Apresentações de Trabalho
1.
TAGLIANI, Dulce Cassol. Práticas de linguagem em escolas da rede pública: desafios frente ao 'novo'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
TAGLIANI, Dulce Cassol. Práticas de interpretação de textos contemporâneos - Rodas de conversa. 2018. .


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GONCALVES, C. A. N. ; TAGLIANI, Dulce Cassol . I ENFOCO - Encontro de Formação Continuada. 2012. (Outro).

2.
TAGLIANI, Dulce Cassol. 6º Seminário Nacional de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa. 2017. (Congresso).



Outras informações relevantes


Coordenadora do Programa de Licenciaturas Internacionais - PLI/FURG (2014 - atual)

Coordenadora do curso de Especialização em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa da FURG (2017 - ...)

Diretora do Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande (2013 - 2016)

Coordenadora do Curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande (2011-2012);

Coordenadora de Gestão Pedagógica do PIBID/FURG (2012-2013);

Membro do Conselho Deliberativo do Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande (2013-2016);

Coordenadora do Programa MAIS LEITURA (FURG/MEC);

Membro do Comitê de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande (2010-2012);

Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande (2011-2012);



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 13:09:20