Diadiney Helena de Almeida

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9765541377240062
  • Última atualização do currículo em 01/09/2018


Bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde na Casa de Oswaldo Cruz (COC - Fiocruz), Doutora em Direitos Humanos, Saúde Global e Políticas da Vida pelo Convênio entre a Casa de Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Professora de História na Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Diadiney Helena de Almeida
Nome em citações bibliográficas
ALMEIDA, D. H.

Endereço


Endereço Profissional
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria de Educação.
Rua Ari Lobo, 430
Campo Grande
23088120 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 24128156


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2018
Doutorado em Direitos Humanos, Saúde Global e Políticas da Vida.
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
com período co-tutela em Universidade de Coimbra (Orientador: João Arriscado).
Título: Práticas populares de cura: um estudo histórico das obras de folcloristas brasileiros e portugueses, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Dilene Raimundo do Nascimento.
Coorientador: João Arriscado Nunes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: História da Medicina; Práticas populares de cura; História Social da Cultura.
2008 - 2010
Mestrado em História das Ciências e da Saúde.
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Título: Hegemonia e Contra-hegemonia nas artes de curar oitocentistas,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Fernando Sérgio Dumas dos Santos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: História do Brasil; Práticas populares de cura; História da Medicina.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
Setores de atividade: Educação.
2008 interrompida
Graduação interrompida em 2009 em Ciências Sociais.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Ano de interrupção: 2009
2002 - 2007
Graduação em História.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Memórias das primeiras comunidades cristãs sobre o nascimento e infância de Jesus de Nazaré.
Orientador: Prof. Dr. André Leonardo Chevitarese.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



Palácio Itaboraí, PIT, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Fiotec
Outras informações
Pesquisa de campo; História oral; Práticas populares de cura em Petrópolis.


Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2012 - 2013
Pesquisa etnohistórica sobre os usos populares de plantas medicinais (parte do Projeto Estruturação de um Arranjo Produtivo Local de Plantas Medicinais em Petrópolis)
Descrição: O projeto visa produzir histórias de vida gravadas em áudio com os seguintes objetivos específicos: Identificar as plantas utilizadas com fins medicinais; realizar uma descrição densa acerca dos modos de fazer dos remédios, identificando: as partes das plantas utilizadas, as formas de preparo das receitas e, no caso de associações (entre plantas diferentes, ou entre plantas e outros elementos orgânicos ? como partes de animais, por exemplo), as condições em que isso se dá, definindo suas técnicas de uso, as dosagens, a posologia e as condições de restrição e recomendação do uso; Identificar as doenças para as quais cada planta e cada receita são utilizadas, bem como sua posologia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Diadiney Helena de Almeida - Integrante / Fernando Sérgio Dumas dos Santos - Coordenador / Fabiana Mello - Integrante / Camilla Vieira - Integrante.


Idiomas


Inglês
Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALMEIDA, D. H.2015 ALMEIDA, D. H.. O reconhecimento social dos curadores populares e a construção de uma identidade médica no Brasil oitocentista. Ciencias Sociales y Educación, v. 4, p. 141, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
ALMEIDA, D. H.. O processo de tradução científica dos conhecimentos de curas populares no Rio de Janeiro do século XIX. In: Hilerman Cardona Rodas; Zandra Pedraza Gómez. (Org.). Al otro lado del cuerpo: estudios biopolíticos en América Latina.. 1ed.Bogotá: Ediciones Uniandes, 2014, v. 1, p. 119-137.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, D. H.. As artes de curar de curandeiros e médicos: relações entre identidades culturais populares e identidades médicas no Rio de Janeiro durante o processo de institucionalização da medicina no Brasil (1808-1850). In: II SEMINARIO INTERNACIONAL DE ESTUDIANTES DE POSTGRADO EN ESTUDIOS AMERICANOS, 2009, Santiago - Chile. II SEMINARIO INTERNACIONAL DE ESTUDIANTES DE POSTGRADO EN ESTUDIOS AMERICANOS, 2009.

2.
ALMEIDA, D. H.. Um estudo das interações culturais entre curandeiros e médicos acadêmicos no Rio de Janeiro Oitocentista. In: XIII Encontro Regional de História Anpuh-Rio, 2008, Rio de Janeiro. Identidades, 2008.

3.
ALMEIDA, D. H.. Conhecimentos que circulam: práticas terapêuticas de curandeiros e médicos acadêmicos no Rio de Janeiro do século XIX. In: XIII Congresso Brasileiro de História da Medicina, 2008, Fortaleza - Ceará. Jornal Brasileiro de História da Medicina XIII Congresso Brasileiro de História da Medicina, 2008.

4.
ALMEIDA, D. H.. Médicos acadêmicos e curandeiros no Rio de Janeiro do século XIX: as possibilidades da documentação. In: IX Encontro Estadual de História "Vestígios do Passado: a História e suas fontes", 2008, Porto Alegre RS. Anais Eletrônicos do IX Encontro Estadual de História "Vestígios do Passado: a História e suas fontes", 2008.

5.
ALMEIDA, D. H.. Uma análise comparativa entre Mateus (1-2) e Lucas (1-3). In: XVII Ciclo de Debates em História Antiga, 2007, Rio de Janeiro. "Práticas Rituais e Religiosidade", 2007.

6.
ALMEIDA, D. H.. O retrato de Jesus no Proto-evangelho de Tiago e no Evangelho da Infância de Tomé. In: XVI Ciclo de Debates em História Antiga, 2006, Rio de Janeiro. "Escritos e Imagens", 2006.

7.
ALMEIDA, D. H.. Em torno das narrativas do nascimento e infância de Jesus de Nazaré. In: XIV Ciclo de Debates em História Antiga, 2004, Rio de janeiro. "Monumento, Visão e Memória", 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
ALMEIDA, D. H.. Em louvor de Deus e da Virgem Maria: as benzeduras enquanto práticas populares de cura entre portugueses e brasileiros no início do século XX. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ALMEIDA, D. H.. Práticas populares de cura nas obras de folcloristas brasileiros e portugueses.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ALMEIDA, D. H.. As doenças e as práticas populares de cura nas obras de folcloristas portugueses e brasileiros na primeira metade do século XX. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ALMEIDA, D. H.. O processo de tradução científica dos conhecimentos de cura populares no Rio de Janeiro do século XIX.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
ALMEIDA, D. H.. As artes de curar de curandeiros e médicos: relações entre identidades culturais populares e identidades médicas no Rio de Janeiro durante o processo de institucionalização da medicina no Brasil (1808-1850).. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
ALMEIDA, D. H.. Os que aviltam a difícil, nobre e útil arte da medicina : os diversos charlatanismos entre 1808 e 1850. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
ALMEIDA, D. H.. As relações culturais entre curandeiros e médicos acadêmicos no Rio de janeiro do século XIX. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
ALMEIDA, D. H.. Médicos acadêmicos e curandeiros no Rio de Janeiro do século XIX: as possibilidades da documentação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ALMEIDA, D. H.. Um estudo das interações culturais entre curandeiros e médicos acadêmicos no Rio de Janeiro oitocentista. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ALMEIDA, D. H.. Entre práticas terapêuticas de curandeiros e médicos no Rio de Janeiro do século XIX. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ALMEIDA, D. H.. Conhecimentos que circulam: práticas terapêuticas de curandeiros e médicos acadêmicos no Rio de Janeiro do século XIX. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ALMEIDA, D. H.. Reflexões sobre as relações culturais entre curandeiros e médicos no Rio de Janeiro da primeira metade do século XIX. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ALMEIDA, D. H.. Uma análise comparativa entre Mateus (1-2) e Lucas (1-3). 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ALMEIDA, D. H.. A memória da infância de Jesus de Nazaré no Evangelho da Infância, de Tomé. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ALMEIDA, D. H.. O retrato de Jesus no Proto-Evangelho de Tiago e no Evangelho da Infância, de Tomé. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ALMEIDA, D. H.. Memórias sobre as narrativas do nascimento e infância de Jesus de Nazaré. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
ALMEIDA, D. H.; SILVA, P. E. . Honra e vergonha: Maria, mãe de Jesus e Maria Madalena na literatura cristã do I e II séculos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
ALMEIDA, D. H.. Memória sobre o nascimento e infância de Jesus de Nazaré. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
ALMEIDA, D. H.. Memórias da infância de Jesus de Nazaré: repensando a tradição. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
ALMEIDA, D. H.. Reflexão em torno da memória da infância de Jesus de Nazaré. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
ALMEIDA, D. H.. Memórias da Infância de Jesus de Nazaré: repensando a tradição. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
ALMEIDA, D. H.. Memórias da Infância de Jesus de Nazaré: re-elaborando a tradição. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
ALMEIDA, D. H.. Em Torno das Narrativas da Infância de Jesus de Nazaré. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
ALMEIDA, D. H.. Reflexão em Torno da Cristologia nas Cartas Paulinas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
ALMEIDA, D. H.2015 ALMEIDA, D. H.. O reconhecimento social dos curadores populares e a construção de uma identidade médica no Brasil oitocentista. Ciencias Sociales y Educación, v. 4, p. 141, 2015.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 9:58:39