Débora Diva Alarcon Pires

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7696961395868388
  • Última atualização do currículo em 23/06/2017


Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2000). Possui especialização em Psicologia Escolar pela mesma universidade (1991). Atualmente é professora assistente na Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas da PUC Goiás na Problema Integrador de Competência e no atendimento aos acadêmicos de Medicina no apoio psicopedagógico com a metodologia ativa Ferramentas para o Processo Decisório, com o objetivo de desenvolver o pensamento crítico e reflexivo, potencializar a aprendizagem, os processos de tomada de decisões. Coordenadora do Projeto Aprender a Pensar (1989-2016), trabalhou com crianças e adolescentes com Altas Habilidades / Superdotação. Sócia fundadora do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD); Docente (cargo comicionado em habilidades médicas: Relação médico paciente, do 5° Período do curso de Medicina sa Universidade de Rio Verde Campus Aparecida desde agosto de 2016; e consultora do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades / Superdotação (NAAH/S-GO). Tem experiência na área de Psicologia Clínica com especialização em Terapia Familiar e Escolar, com ênfase em Relações Interpessoais e pessoas com Altas Habilidades / Superdotação, atuando nos seguintes temas: metodologia ativa: Ferramentas para Pensar, Ferramentas para o Processo Decisório, inteligência (Altas Habilidades / Superdotação), casais, família e formação de professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Débora Diva Alarcon Pires
Nome em citações bibliográficas
PIRES, D. D. A.

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Departamento de Psicologia.
Avenida Universitária - de 1/2 a 2099/2100
Setor Leste Universitário
74605010 - Goiânia, GO - Brasil
Telefone: (62) 39461386


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2002
Mestrado em Psicologia Social.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Título: Representação Social da Inteligência,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Pedro Humberto Campos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Representação Social; Inteligência.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Outros Setores.
1987 - 1991
Especialização em Psicologia. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Título: A superdotação na escola: conceituação e alternativa metodológica.
Orientador: Lenita Maria Junqueira Schultz.
1980 - 1983
Graduação em Pedagogia.
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Professor Carlos Pasquale, FFCLPCP, Brasil.
1975 - 1980
Graduação em Psicologia.
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Guarulhos, FFCLG, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Ofícina de Preenchimento de currículo Lattes. (Carga horária: 4h).
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
2012 - 2012
V Encontro Nacional do ConBrasD. (Carga horária: 36h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2012 - 2012
Has attended and completed yhis course Mindscape. (Carga horária: 20h).
International BodyTalk Association, IBA GLOBAL HEALI, Brasil.
2007 - 2009
Psicopatologia Clínica. (Carga horária: 450h).
Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
1994 - 1996
Formação em Terapia Familiar e de Casal. (Carga horária: 360h).
Holon Espaço Dinâmico, HOLON, Brasil.
1989 - 1989
Ferramentas para Pensar. (Carga horária: 40h).
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

Atividades

2/2012 - Atual
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividade do Eixo Teórico-Prárico
Atividade Integradora do Desenvolvimento Pessoal
2/1991 - Atual
Estágios , Departamento de Psicologia, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica.
3/1989 - Atual
Direção e administração, Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil, .

Cargo ou função
Professora responsável como coordenação do Projeto Aprendendo a Pensar.
2/1989 - Atual
Estágios , Departamento de Psicologia, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado em Psicologia Social/Comunitária.
2/1989 - Atual
Extensão universitária , Vice Reitoria Para Assuntos Comunitários e Estudantis, Coordenação de Estágio e Extensão.

Atividade de extensão realizada
Coordenadora do Projeto Aprender a Pensar.
3/1989 - 2/2014
Direção e administração, Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil, .

Cargo ou função
Coordenadora do Programa Aprender a Pensar.
3/1988 - 12/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Psicologia do Desenvolvimento I
Psicologia Escolar
Psicomotricidade
Psicodiagnóstico Infantil
7/1991 - 12/2011
Estágios , Vice Reitoria Para Assuntos Comunitários e Estudantis, Coordenação de Estágio e Extensão.

Estágio realizado
Estágio Supervisionado em Psicologia Escolar.
2/1989 - 12/2000
Estágios , Centro de Ciências Humanas, Pedagogia.

Estágio realizado
Estágio Supervisionado em Pedagogia.
6/1994 - 6/2000
Direção e administração, Vice Reitoria Para Assuntos Comunitários e Estudantis, Coordenação de Estágio e Extensão.

Cargo ou função
Coordenadora Administrativa do CEPSI.

Universidade de Rio Verde - Campus Aparecida, UNIRV, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Docente (cargo comissionado), Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Psicologia Social - Comunitária.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Psicologia Familiar.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Atividade Integradora do Desenvolvimento Pessoal.
4.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Processos Grupais e de Comunicação.
5.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Atividade do Eixo Teórico Prático.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Atividade de Desenvolvimento em Superdotação.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PIRES, D. D. A.. Havia Filhos no Caminho. O Popular, Goiânia, , v. 2, p. 1 - 1, 26 jan. 1997.

2.
PIRES, D. D. A.. Educação Escolar e Superdotação. Jornal Psicopedagogia, Goiânia, , v. 1, p. 5 - 5, 01 nov. 1996.

3.
PIRES, D. D. A.. A Infuência da Televisão. Diário da Manhã, Goiânia, , v. 2, p. 1 - 1, 02 jun. 1996.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PIRES, D. D. A.; Campos, P H . A Representação Social da Inteligênica em Familiares de Adolescentes considerados Superdotados. In: 3ª Jornada Internacional e 1ª Jornada Brasileira de Representação Social, 2003, Rio de Janeiro. Anais da 3º Jornada Internacional e 1ª Jornada Brasileira de Representação Social. Rio de Janeiro: Gráfica Estacio de Sá, 2003.

2.
PIRES, D. D. A.. Aprender a Pensar - Uma Metodologia Para Desenvolver o Potencial do Aluno. In: III Congresso Íbero - Americano de Superdotação e XII Seminário Nacional da Associação Brasileira para Superdotados, 1998, Brasília. Anais do III Congresso Ìbero - Americano de Superdotação, 1998.

3.
PIRES, D. D. A.. Ferramentas Para Pensar : Uma Metodologia Para Desevolver o Potencial do Aluno. In: IV Congresso Nacional de Psicologia Escolar, 1998, João Pessoa. Anais do IV Congresso Nacional de Psicologia Escolar, 1998.

4.
PIRES, D. D. A.. Projeto Aprender a Pensar. In: XI Seminário Nacional de Educação e Superdotação Inteligência : Patrimônio Social, 1996, São Paulo. Anais do XI Seminário Nacional de Educação e Superdotação Inteligência : Patrimônio Social, 1996.

5.
PIRES, D. D. A.. Programa de Estágio Interdisciplinar / A Escola do Futuro : Projeto em Ação. In: XVII Congresso Internacional de Psicologia Escolar e II Congersso Nacional de Psicologia Escolar, 1994, Campinas. Anais do XVII Congresso Internacional de Psicologia Escolar, 1994.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PIRES, D. D. A.. 6 º Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. In: 6 º Congresso Nacional de Psicologia Escolar, 2003, Salvador. Uma metodologia alternativa para desenvolver o potencial de Inteligencia e Criatividade, 2003.

2.
PIRES, D. D. A.. A representação da inteligência em familiares de adolescentes superdotados. In: I Encontro Internacional: violência, exclusão social e desenvolvimento humano, 2003, Brasília. UNB, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
PIRES, D. D. A.. A importância da estimulação cognitiva na Terceira Idade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PIRES, D. D. A.. 'Ferramentas para Pensar: uma metodologia ativa'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
PIRES, D. D. A.. Altas Habilidades / Superdotação: A criatividade no Pensar / Programa Aprender a Pensar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
PIRES, D. D. A.. 'Ferramentas para Pensar': Uma metodologia ativa para Formação de Médicos Humanistas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
PIRES, D. D. A.. PROGRAMAS DE ATENDIMENTO PARA ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM INSTITUIÇOES DE ENSINO SUPERIOR. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
PIRES, D. D. A.. PROJETO APRENDER A PENSAR/PUC GOIÁS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
PIRES, D. D. A.. A INCLUSÃO SOCIAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM INDICATIVOS DE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PIRES, D. D. A.. XIII ENCONTRO DE PRODUÇÃO CIENTIFICA DA PSICOLOGIA PUC GOIÁS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PIRES, D. D. A.. FERRAMENTAS PARA PENSAR-DESENVOLVENDO O POTENCIAL CRIATIVO E DECISORIO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
GODOI, M. L. ; PIRES, D. D. A. . Familia Nuclear e Vínculos Afetivos: Visão da Terapia Sistêmica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BARRETO, M. A. ; PIRES, D. D. A. . Potencialização da Aprendizagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
PIRES, D. D. A.. Introdução a Terapia Familiar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
PIRES, D. D. A.. Programa Aprender a Pensar. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
PIRES, D. D. A.; Campos, P H . A Representação Social da Inteligência em Familiares de Adolescentes Considerados Superdotados. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
PIRES, D. D. A.. Aprender a Pensar - Uma Metodologia para desenvolver o Potencial do Aluno. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
PIRES, D. D. A.. Ferramentas Para Pensar : Uma Metodologia para Desenvolver o Potencial do Aluno. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
PIRES, D. D. A.. Projeto Aprender a Pensar. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
PIRES, D. D. A.. Projeto Aprender a Pensar. 1996. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
PIRES, D. D. A.. A Escola do Futuro : Projeto em Ação. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
PIRES, D. D. A.. Programa de Estágio Interdisciplinar. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
PIRES, D. D. A.. Clínica Sistêmica e Práticas Grupais 2008 (Coordenação de Mesa Redonda na 8ª Jornada de Produção Científica do Departamento de Psicologia da UC).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PIRES, D. D. A.. Participação em banca de Ana Carolina Henrique Accioli Martins Soares e Amanda Teles.Conhecimento dos Acadêmicos de Medicina sobre HPV, Câncer do colo de útero e vacina. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

2.
PIRES, D. D. A.. Participação em banca de Lais de Castro Campos.Amor: Cura e Adoece o Sistema Familiar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

3.
PIRES, D. D. A.. Participação em banca de Marina Fayad Pereira.O Vir-a-ser de uma Gestalt-Terapeuta: a Fenomenologia da Relação Psicoterápica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

4.
PIRES, D. D. A.. Participação em banca de Silvana Aparecida Bernardo Porfirio.Justiça Educativa de Famílias: Espaço de Relação no Processo de Letígio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

5.
PIRES, D. D. A.. Participação em banca de Thalita Carla R. de Oliveira.Contribuições da terapia individual para problemas de relacionamento conjugal. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

6.
PIRES, D. D. A.. Participação em banca de Erlene de Fátima Carvalho Godoi.Terapia Compportamental aplicada a depressão: a alteração dos padrões comportamentais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

7.
PIRES, D. D. A.. Participação em banca de Valmire Soraia Soares Macedo.Matriz de Identidade: o berço dos vínculos afetivos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

8.
PIRES, D. D. A.. Participação em banca de Gabriela de Faria Marques Lima.Complexo de Édipo e castração. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

9.
PIRES, D. D. A.. Participação em banca de Grazielle Macedo Rosa.Grupos de idosos: uma oportunidade com a cura. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

10.
PIRES, D. D. A.; PIRES, L.; CHAVES, N. T. M.. Participação em banca de Adailma Alves de Souza.Motivação para Aprendizagem em Crianças Participantes do Programa Aprender a Pensar da UCG. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

11.
PIRES, L.; PIRES, D. D. A.. Participação em banca de Maria Cristina Rosa da Silva.Autoridade e Poder na Dinâmica da Vida Familiar Conteporânea: Uma Visão Psicossociológica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

12.
PIRES, D. D. A.; CHAVES, N. T. M.; BARRETO, M. A.. Participação em banca de Mariana Oliveira Saud.A Importância da Criativiade para os Participantes do Programa Aprender a Pensar da UCG. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

13.
PIRES, D. D. A.. Participação em banca de Mariana Lopes Godoi.Família Nuclear e Vínculos Afetivos: Visão da Terapia Siostêmica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

14.
ORSINI, M. R.; PIRES, D. D. A.. Participação em banca de Shirley Celma de Souza Lino Gomes.Fatores Relacionados a Qualidade de Vida de Pacientes Oncológicos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CRUZ, J. A.; PIRES, D. D. A.; CARVALHO, M. A. S.; CASTRO, A. G.. Banca Examinadora do Concurso Público para o cargo de Professor do Magistério Superior, classe A. 2013. Universidade Federal de Goiás.

2.
CARVALHO, M. M.; JÚNIOR, F. A. M.; PIRES, D. D. A.; ARAÚJO, A. C.. Professor Assistente na Área de Psicologia/CCG. 2012. Universidade Federal de Goiás.

3.
PIRES, D. D. A.; CARVALHO, M. M.. Processo Seletivo para Professor Substituto na área de Psicologia da Educação e Psicologia Social. 2011. Universidade Federal de Goiás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
JORNADA DA CIDADANIA PUC-GOIÁS.FERRAMENTAS PARA PENSAR: UMA METODOLOGIA ATIVA. 2016. (Oficina).

2.
JORNADA DA CIDADANIA PUC-GOIÁS.A IMPORTÂNCIA DA ESTIMULAÇÃO COGNITIVA NA TERCEIRA IDADE. 2016. (Oficina).

3.
XVI ENCONTRO DE PRODUÇÃO CIENTIFICA DE PSICOLOGIA DA PUC-GOIÁS.ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: À CRIATIVIDADE NO PENSAR /PROGRAMA APRENDER A PENSAR. 2016. (Oficina).

4.
XV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TERAPIA FAMILIAR.DESAFIOS DA TERAPIA FAMILIAR NA ATUALIDADE. 2016. (Simpósio).

5.
Congresso Brasileiro de Humanidades médicas. 2015. (Congresso).

6.
V Congresso Brasileiro de Humanidades Médica. "Ferramentas para Pensar" uma metodologia Ativa para Formação de Médicos Humanistas. 2015. (Congresso).

7.
8ª Semana de Cultura e Cidadania PUC-Goiás.Sistema criativo PO: ultrapassando sim e não. 2012. (Outra).

8.
8ª Semana de Cultura e Cidadania PUC-Goiás.Aprender a Pensar com Criatividade. 2012. (Outra).

9.
XII Encontro de Produção Científica de Psicologia da PUC-Goiás.Encontros, interatividade e outros pontos de vista: um espaço para intersubjetividade. 2012. (Encontro).

10.
7° Semana de Cultura Cidadania da PUCGoiás."Ferramentas para pensar" os desafios de ser educador no contexto escolar. 2011. (Outra).

11.
XI Encontro de Produção Científica de Psicologia da PUCGOIAS. 2011. (Encontro).

12.
1° Workshop Internacional PBL no Ensino Médico. 2010. (Outra).

13.
6° Semana de Cultura Cidadania da PUCGoiás.Criatividade: expressão e desenvolvimento - Programa Aprender a Pensar. 2010. (Encontro).

14.
Curso sobre Morte e Luto - Clínica Gêneses Espaço Vinvencial. 2010. (Outra).

15.
I Congresso Internacional sobre altas habilidades/superdotação. I Encontro Nacional do CONBRASD. IV Seminário de Altas Habilidades/superdotação da UFRJ. 2010. (Congresso).

16.
I Congresso Internacional sobre altas habilidades/superdotação. IV Encontro Nacional do CONBRASD. O atendimento no Programa Aprender a Pensar na PUCGOIÁS. 2010. (Congresso).

17.
I Encontro e X Jornada de Produção Científica do curso de Psicologia da PUCGOIÁS.Comunicação disfuncional e conflitos intergeracionais da família. 2010. (Outra).

18.
I Encontro e X Jornada de Produção Científica do curso de Psicologia da PUCGOIÁS.Vivências e conflitos no sistema familiar adolescente. 2010. (Outra).

19.
IV Simpósio do IDF PUCGOIÁS: Juventudes contemporâneas - sujeito direitos e produtores de cultura.Juventude e Afetividade. 2010. (Simpósio).

20.
5° Semana de Cultura Cidadania da Universidade Católica de Goiás.A escolha da profissão através das ferramentas para pensar. 2009. (Outra).

21.
III Simpósio do IDF: "Famílias e Sociedade - Desafios contemporâneos.A representação social da inteligência em familiares de adolescentes considerados superdotados. 2009. (Simpósio).

22.
IX Jornada de Produção Cientifica do curso de Psicologia da Universidade Católica de Goiás.Desenvolvimento da criatividade no PAP. 2009. (Outra).

23.
IX Jornada de Produção Cientifica do curso de Psicologia da Universidade Católica de Goiás.Motivação para aprendizagem em crianças participantes do Programa Aprender a Pensar - UCG. 2009. (Outra).

24.
Simpósio: Pesquisa, Extensão e Enfrentamento da Exploração Sexual. 2009. (Simpósio).

25.
I Mostra de Trabalhos da Equipe Multiprofissional da Secretária de Estado da Educação de Goiás. 2008. (Outra).

26.
I Ciclo de Estudos em Psicopedagodia e Educação Inclusiva.Altas Habilidades/Superdotação e Educação. 2007. (Outra).

27.
II Simpósio do IDF - Infância, adolescência, juventude e família: produção do conhecimento e inclusão social.Comemoração dos 18 anos Programa Aprender a Pensar. 2007. (Simpósio).

28.
VII JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA: PSICOLOGIA AMBIENTAL E PROMOÇÃO DA SAÚDE/UCG.Conflitos no Casamento Contemporâneo: Abordagem Sistêmcia na Terapia Conjugal. 2007. (Seminário).

29.
II Encontro Nacional para Superdotação.Investimentos nos Talentos: Responsabilidade de Todos. 2006. (Encontro).

30.
VI JORANDA DE PRODUÇÃO CINETÍFICA DO CEPSI.A Sociabilidade de Crianças com Indicativo de Superdotação. 2006. (Outra).

31.
VI JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO CEPSI.Representação Social da Inteligência em Familiares de Adolescentes Portadores de Superdotação. 2006. (Outra).

32.
VII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. A Representação Social da Inteligência em Familiares de Adolescentes Considerados Superdotados. 2005. (Congresso).

33.
I Encontro Nacional do Conselho Brasileiro para Superdotação. 2004. (Encontro).

34.
III Jornada Internacional e I Conferência Brasileira sobre Representações Sociais.A Representação Social da Inteligência em Familiares de Adolescentes Considerados Superdotados. 2003. (Outra).

35.
VI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Aprender a Pensar: uma Metodologia Alternativa para o Desenvolvimento do Potencial de Inteligência. 2003. (Congresso).

36.
ENCONTRO CENTRO OESTE DE PSICODRAMA.ENCONTRO CENTRO OESTE PSICODRAMA. 2002. (Encontro).

37.
I CONGRESSO BRAS. PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO. I CONGRESSO BRASILEIRO PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO. 2002. (Congresso).

38.
VI Jornada de Produção Científica das Universidades Católicas do Centro-Oeste.A superdotação na escola: conceituação e alternativa metodológica. 2002. (Outra).

39.
VI JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO OESTE.VI JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTIFICA DO CENTRO OESTE. 2002. (Outra).

40.
XI SEMINÁRIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA.XI SEMINÁRIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA. 2002. (Seminário).

41.
IV CONGRESSO BRASILEIRO DE TERAPIA FAMILIAR. IV CONGRESSO BRASILEIRO DE TERAPIA FAMILIAR. 2000. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria Beatriz Motta Marçal. Ferramentas para Pensar : Uma Metodologia Facilitadora para o Dsenvolvimento da Inteligência Emocional. 1998. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

2.
Flávia Rodrigues Maia. A Criança com Altas Habilidaes e a Relação com seus pais. 1998. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

3.
Viviana Rassi. Indisciplina na Sala de Aula. 1998. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

4.
Larissa Maria P. M. da Silva. Motivação no Projeto Aprender a Pensar. 1998. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

5.
Luciana Talone. Ferramentas para Pensar : Um Facilitador na Socialização do Superdotado. 1998. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

6.
Ana Cristina Borges Romão. Aprendizagem e o Processo de Criatividade. 1998. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

7.
Cibelle Bitencourt Carvalho. As Diferentes Concepções da Inteligência- Considerações Gerais. 1997. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

8.
Heliana Brandão Gonçalves. Criatividade e Superdotação. 1997. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

9.
Kátia Fernandes Guimarães. O Desenvolvimento da Criatividade no Aluno Intelectualmente Dotado. 1996. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

10.
Fabrícia Ferreira Vasconcelos. A Importância do Psicólogo Escolar Junto a Família. 1996. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

11.
Virgínia Sarmento Figueiredo de Almeida. A Supeardotação e o Processo de Desenvolvimento Infantil : Estudo Comparativo Considerando a Abordagem Cognitiva e Emocional. 1996. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

12.
Kátia Fernandes Guimarães. Núcleo de Atendimento ao Aluno Intelectualmente Superdotado. 1995. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

13.
Eleuza Garcia Silva. A Observação como principal ferramnta de trabalho do Psicólogo. 1995. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Divino Paulo da Silva Cassiano Ribeiro. Conflitos Conjugais e Dinâmica Familiar - Visão de Terapia Sistêmica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

2.
Renato Souza Sampaio. Conflito em Família Modelo Monoparental Paterno. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

3.
Jaiane Santos Silva. Ferramentas para Pensar no Desenvolvimento de Crianças com Indicativo Superdotação/Altas Habilidades. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

4.
Glécia Dayane Santana. Papéis Familiares Reestruturação e Comunicação: uma Visão Sistêmica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

5.
Patrícia Liliane Costa de Melo. Monoparentalidade e Terapia Familiar: Uma Visão Sistêmica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

6.
Sandra Alves Pereira. Conjugalidade e Papéis familiares: uma Abordagem Sistêmica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

7.
Marcela Jordanne Silva Couto. Parentalidade e seus Papéis: Uma perspectiva Sistemática da Terapia Familiar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

8.
Tatielly de Souza. Família, Comunicação: Uma abordagem Sistêmica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

9.
Marilia Prego Maciel. Famílias e conjugalidade: O papel da comunicação numa Perspectiva Sistêmica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

10.
Erica Barros Machado. Projeto Aprender a Pensar: Contribuições para o Desenvolvimento da Superdotado. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

11.
Fabiana Alves Silva. Inteligência e Superdotação: Reflexões sobre a Experiência no Projeto Aprender a Pensar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

12.
Daniella Della. Criatividade como instrumentos do Projeto Aprender a Pensar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

13.
Nêmorah Marinho Borges. O Desenvolvimento de Adolescentes do Projeto Aprender a Pensar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

14.
Estefânia Aparecida Borges Pereira de Sousa. Família Monoparental: Os Papéis Sob o Olhar da Terapia Sistêmica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

15.
Renata Silva e Souza. Luto em Família Abordagem Sistêmica e Novas Perspectivas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

16.
Andressa Pena Mendonça Barra. Terapia Familiar: O Papel do Limite na Abordagem Sistêmica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

17.
Jéssica Lima de Rezende. Família Monoparental: visão sistêmica na relação mãe e filha. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

18.
Vanessa Vicentini Araújo. Projeto Aprender a Pensar: Treinamento de Habilidades Sociais e Desenvolvimento de Competências. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

19.
Larissa Roriz Câmara Guimarães. Criança, sintoma e sistema: família sob enfoque da terapia familiar sistêmica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

20.
Paulini Bonifácio da Costa. Programa Aprender a Pensar: Um Olhar Sobre o Enriquecimento Curricular. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

21.
Ana Carolina Alves Silva. "O Ser criativo". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

22.
Mariana de Castro Silva. Ferramentos para Pensar: Uma Metodologia Para o Desenvolvimento Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

23.
Thycianna da Silva Ferro Resende. Pensamento lateral, criatividade e ferramentas para pensar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

24.
Priscila de Oliveira Leite Macedo. As contribuições das "Ferramentas para Pensar" na construção da autonomia infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

25.
André Diniz Martins Accioly. Encontros interatividade e outros pontos de vista: um espaço para intersubjetividade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

26.
Mariana Andrade Ferreira de Freitas. As ferramentas para pensar no desenvolvimento das altas habilidades/superdotação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

27.
Walquiria dos Santos Cavalcante. Os papéis, a sexulidade e a conjugalidade na fase de aquisição. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

28.
Maysis Senna Santa Cruz Eloi. Papéis funções e limites numa família monoparental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

29.
Camila Mello de Oliveira. A comunicação no contexto familiar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

30.
Lara Andréia de Oliveira. Vivências e conflitos no sistema familiar adolescente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

31.
Lourival Dias Neto. A conjugalidade e seu papel nas relações familiares. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

32.
Michelle Santos Branquinho. Comunicação disfuncional e conflitos intergeracionais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

33.
Sara Carlos da Silva. A importância de trabalhar com altas habilidades/superdotação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

34.
Adailma Alves de Souza. Motivação para Aprendizagem em Crianças Participantes do Programa Aprender a Pensar da UCG. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

35.
Mariana Oliveira Saud. A Importancia da Criatividade para os Participantes do Programa Aprender a Pensar da UCG. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.

36.
Mariana Lopes Godoi. Família Nuclear e Vínculos Afetivos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Débora Diva Alarcon Pires.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
PIRES, D. D. A.. XIII ENCONTRO DE PRODUÇÃO CIENTIFICA DA PSICOLOGIA PUC GOIÁS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PIRES, D. D. A.. A importância da estimulação cognitiva na Terceira Idade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PIRES, D. D. A.. Altas Habilidades / Superdotação: A criatividade no Pensar / Programa Aprender a Pensar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 9:51:02